PT1128471E - Dispositivo de guia de condutores para ligar a um aparelho eléctrico modular - Google Patents

Dispositivo de guia de condutores para ligar a um aparelho eléctrico modular Download PDF

Info

Publication number
PT1128471E
PT1128471E PT00440049T PT00440049T PT1128471E PT 1128471 E PT1128471 E PT 1128471E PT 00440049 T PT00440049 T PT 00440049T PT 00440049 T PT00440049 T PT 00440049T PT 1128471 E PT1128471 E PT 1128471E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
conductor
guide
electric apparatus
guide means
modular
Prior art date
Application number
PT00440049T
Other languages
English (en)
Inventor
Christian Dietrich
Claude Houde
Thomas Vogler
Dominique Werner
Original Assignee
Hager Electro
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Hager Electro filed Critical Hager Electro
Publication of PT1128471E publication Critical patent/PT1128471E/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01RELECTRICALLY-CONDUCTIVE CONNECTIONS; STRUCTURAL ASSOCIATIONS OF A PLURALITY OF MUTUALLY-INSULATED ELECTRICAL CONNECTING ELEMENTS; COUPLING DEVICES; CURRENT COLLECTORS
    • H01R4/00Electrically-conductive connections between two or more conductive members in direct contact, i.e. touching one another; Means for effecting or maintaining such contact; Electrically-conductive connections having two or more spaced connecting locations for conductors and using contact members penetrating insulation
    • H01R4/28Clamped connections, spring connections
    • H01R4/48Clamped connections, spring connections utilising a spring, clip, or other resilient member
    • H01R4/4809Clamped connections, spring connections utilising a spring, clip, or other resilient member using a leaf spring to bias the conductor toward the busbar
    • H01R4/48455Clamped connections, spring connections utilising a spring, clip, or other resilient member using a leaf spring to bias the conductor toward the busbar insertion of a wire only possible by pressing on the spring

Landscapes

  • Details Of Connecting Devices For Male And Female Coupling (AREA)
  • Coupling Device And Connection With Printed Circuit (AREA)
  • Connections By Means Of Piercing Elements, Nuts, Or Screws (AREA)
  • Connections Arranged To Contact A Plurality Of Conductors (AREA)

Description

ΡΕ1128471 1
DESCRIÇÃO
"DISPOSITIVO DE GUIA DE CONDUTORES PARA LIGAR A UM APARELHO ELÉCTRICO MODULAR" O presente invento diz respeito a um dispositivo de guia de condutores para ligar a um aparelho eléctrico modular, permitindo a operação de guia da extremidade descarnada de cada condutor desde a face frontal equipada do manipulo de comando da caixa do referido aparelho para pelo menos uma régua de bornes de ligação acessível a partir de um dos pequenos lados laterais da referida caixa perpendicular à referida face frontal, tendo em vista a sua ligação. 0 invento foi especialmente concebido para cooperar com as réguas de bornes de ligação rápida por engate directo dos condutores, integrados nos aparelhos eléctricos modulares para melhorar o seu conforto de utilização.
Logo que estas estão fixadas na sua calha, por exemplo num armário eléctrico tradicional, a existência de réguas de bornes de ligação rápida não é suficiente para assegurar um conforto óptimo, porque estas réguas de bornes são, na maior parte dos casos, pouco acessíveis. A face do aparelho modular no qual elas desembocam não se situa, com 2 PE1128471 efeito, na face frontal, e é preciso ainda que o utilizador possa orientar correctamente a extremidade de cada condutor a ligar para que as vantagens da ligação rápida possam ser apreciadas. A integração de um dispositivo de ligação rápida a um aparelho modular clássico necessita, por isso, que as caracteristicas destes dispositivos sejam utilizadas a um potencial conveniente, o complemento fornecido pelo invento.
As próprias réguas de bornes, por outro lado bem conhecidas, devem adaptar-se ao contexto particular nascido desta integração, e da necessária cooperação com o dispositivo de guia.
Classicamente, os dispositivos de ligação rápida comportam um guia condutor ligado ao borne condutor do aparelho e dotado com uma superfície de apoio plana de encontro à qual se deve aplicar a extremidade descarnada de cada condutor, uma lâmina de mola da qual pelo menos uma parte flexível é chamada para a referida superfície de apoio com o fim de apertar o condutor para realizar o contacto eléctrico, e um órgão de comando que visa afastar a referida lâmina da referida superfície para libertar o referido condutor, a referida lâmina de mola e o órgão de comando estando, por exemplo, dispostos de um lado e do outro da parte do guia condutor dotada com a referida superfície de apoio. 3 PE1128471
Esta é a configuração que está divulgada, nomeadamente, nas patentes EP 0 327 703 e EP 0 335 093.
De acordo com uma outra possibilidade, por exemplo descrita na patente alemã publicada sob o número 3514097, o órgão de comando e a lâmina de mola estão situados do mesmo lado do guia condutor, uma das extremidades terminais da referida lâmina sendo dotada com um orifício de recepção do condutor que ela vem encostar, quando em repouso, contra o guia condutor.
Para que dispositivos de ligação oferecendo as mesmas vantagens que estes últimos sejam susceptíveis de ser utilizados em boas condições se eles estão integrados no aparelho eléctrico modular, à semelhança do que é divulgado no documento japonês publicado sob o número 10074543A, é proposto, de acordo com o invento, juntar aos referidos aparelhos, dispositivos de guia que melhoram consideravelmente a ergonomia do acto de ligação dos condutores.
Para este efeito, os referidos dispositivos de guia comportam uns primeiros meios de guia guiando à extremidade anterior da caixa segundo uma primeira direcção a extremidade de cada condutor desde a face frontal até uns segundos meios de guia orientados segundo uma segunda direcção para o interior da referida caixa para a inserção da referida extremidade na régua de bornes de ligação rápida. 4 ΡΕ1128471 0 utilizador, colocado face a um aparelho modular fixado à sua calha, vê principalmente a face frontal sobre a qual ele deve poder dispor de um sinal de referência visual que lhe indique como seleccionar e realizar simplesmente a ligação.
Ora, os primeiros meios de guia consistem em pelo menos uma caleira por régua de bornes, orientada paralelamente ao eixo longitudinal do pequeno lado lateral, desembocando com uma das suas extremidades na face frontal do aparelho modular, e cuja outra extremidade é fechada, rodeando parcialmente os orifícios que marcam a entrada dos segundos meios de guia. A extremidade de cada caleira que desemboca na face frontal, constituindo o equivalente a um entalhe disposto na extremidade longitudinal da referida face frontal, desempenha as funções de sinal de referência no qual o utilizador, após selecção, pode introduzir a extremidade descarnada do condutor.
De acordo com uma possibilidade não exclusiva, o número de caleiras de guia corresponde exactamente ao número de orifícios marcando a entrada dos segundos meios de guia.
Tal como será explicado mais em detalhe seguidamente, os segundos meios de guia permitem, de facto, individualizar a ligação, sendo aí admitido um só condutor 5 ΡΕ1128471 por via de ligação. Esta individualização pode portanto ser tomada ao nivel dos primeiros meios de guia, de acordo com a possibilidade acima citada.
De acordo com uma variante, cada régua de bornes pode ser associada aos primeiros meios de guia constituídos por uma única caleira. Nesta configuração, uma caleira dá, por consequência, acesso a vários orifícios dos segundos meios de guia.
Um dos problemas ligados ao guiamento segundo a primeira direcção situa-se na realização da transferência dos primeiros para os segundos meios de guia: por outras palavras, a questão da passagem de uma direcção para outra implica meios comuns permitindo, por um lado, parar a progressão das extremidades dos condutores segundo a primeira direcção e preparar, por outro lado, as condições de acesso à segunda direcção.
Nesta óptica, a divisória que fecha a extremidade da caleira constituindo os primeiros meios de guia compreende, pelo menos, uma parte de cilindro cujo eixo se confunde com o eixo de pelo menos um orifício que marca a entrada dos segundos meios de guia para o qual a referida caleira conduz.
Cada parte de cilindro, vista como um elemento de divisória terminal dos primeiros meios de guia, pode igualmente ser vista como fazendo parte dos segundos meios 6 PE1128471 de guia, e constituir assim um elemento comum aos dois.
De acordo com uma configuração, a profundidade das caleiras é máxima ao nivel do desembocar sobre a face frontal do aparelho modular, e reduz-se progressivamente em direcção aos orifícios que marcam a entrada dos segundos meios de guia. 0 facto de que a profundidade seja a mais marcada ao nivel da face frontal explica-se pelas funções particulares do entalhe assim constituído, mencionadas primeiramente.
Em princípio, a extremidade descarnada do condutor guiado às cegas nos primeiros meios de guia é mantida em contacto com o fundo da caleira, o que implica o exercício de um constrangimento axial dirigido de encontro a o fundo. A diminuição da profundidade, fazendo "subir" o fundo da caleira, mantém o contacto em pressão até à rotura constituída pelos orifícios de entrada nos quais o condutor mergulha então naturalmente.
Quando as caleiras não conduzem senão a um orifício, se a trajectória às cegas não passa sobre um orifício, a divisória de extremidade com as suas partes de cilindro rectifica-a, pelo que a inserção nos segundos meios de guia se faz igualmente muito naturalmente.
Estes segundos meios consistem mais 7 ΡΕ1128471 precisamente, para cada condutor, numa conduta do tipo funil cujo orifício de entrada desemboca no fundo dos primeiros meios de guia, a secção dos referidos meios reduzindo-se progressivamente para terminar numa abertura de saída que desemboca na vizinhança do lugar de ligação na régua de bornes de ligação rápida. 0 estreitamento, na segunda direcção de guia, impõe à extremidade do condutor um trajecto que conduz a um nível preciso da zona de contacto entre o guia condutor e a lâmina flexivel da régua de bornes de ligação rápida. É de notar que a configuração destes últimos elementos participa de facto na acção de guia em cooperação com os segundos meios, tal como se verá em detalhe seguidamente.
Para facilitar ainda a passagem dos primeiros aos segundos meios de guia, a intersecção entre cada conduta dos segundos meios de guia e a caleira dos primeiros meios de guia na qual eles desembocam comporta um chanfro periférico.
Estando a estrutura do dispositivo de guia do invento assim colocada, faz -se notar que a régua de bornes integrada com a caixa isolante do aparelho modular responde precisamente às características que se seguem. Ela é constituída: - por um guia condutor ligado ao borne condutor do aparelho e dotado com uma superfície de apoio plana ΡΕ1128471 contra a qual se aplica a extremidade descarnada do condutor à saída dos segundos meios de guia; - por uma lâmina de mola da qual pelo menos uma parte elástica flexível inclinada em relação à referida superfície é chamada para esta última; por um órgão de comando susceptível de ser manipulado a partir da face frontal do aparelho modular e que visa afastar a referida lâmina da superfície de apoio de uma distância compatível com o calibre dos condutores a ligar. A forma do invólucro da ou das condutas está então prevista para se inserir no espaço existente entre a superfície de apoio do guia condutor e a parte inclinada da lâmina flexível. Todos estes elementos, dispostos numa estrutura compacta à saída das condutas, participam de facto na acção de guia, e a prolongam pelo menos na sua fase final até à ligação efectiva.
Para garantir que a individualização da ligação seja completa, além do facto de que o número de condutores dos segundos meios de guia corresponde ao número de condutores a ligar à régua de bornes, pelo menos a parte flexível da lâmina de mola inclinada para o guia condutor está igualmente dividida num número correspondente de lamelas paralelas móveis independentemente umas das outras.
Os cortes entre as lamelas estão então situados no prolongamento das paredes que separam as condutas. 9 PE1128471 A fim de não obstruir as operações de ligação do condutor, as condutas dos segundos meios de guia estão separadas por pelo menos uma divisória cuja forma truncada na saida permite o deslocamento de pelo menos um braço do órgão de comando cuja extremidade repousa, ao nivel da saída da referida divisória, sobre as lamelas situadas de um lado e de outro desta, sendo o referido braço comandado por uma cabeça de manobra acessível a partir da face frontal do aparelho eléctrico modular. Não há portanto interferência possível quando da inserção da extremidade do condutor. De acordo com uma possibilidade, o órgão de comando é susceptível de deslizar na caixa do aparelho modular paralelamente aos primeiros meios de guia, e a foram truncada permite o deslocamento rectilíneo do ou dos braços.
Os meios de chamada deste órgão em posição de repouso, lâmina de mola flexível em contacto com o guia condutor, não são outros senão a referida lâmina: o órgão de comando obedece, por outro lado, a uma concepção extremamente simples, só duas caixas funcionais devem ser tomadas em consideração para o seu funcionamento, tal como se verá seguidamente mais em detalhe.
Uma variante não deslizante, na qual o órgão de comando é susceptível de poder rodar em torno de um eixo perpendicular simultaneamente às direcções dos primeiros e segundos meios de guia, e situado na vizinhança da face 10 ΡΕ1128471 frontal da caixa do aparelho eléctrico modular, pode igualmente ser realizada. Neste caso, a forma truncada das divisórias de separação deve também permitir o movimento do ou dos braços do órgão de comando.
De acordo com uma caracteristica essencial, o dispositivo de guia do invento é susceptivel de ser fixado ao aparelho eléctrico modular por simples grampeamento (do francês "clipsage") que contudo não pode ser mais desfeito pelo utilizador, uma vez que o dispositivo foi colocado na caixa.
Esta possibilidade abre caminho a aplicações práticas extremamente interessantes, nomeadamente no estádio de fabrico, mas igualmente no de comercialização.
Assim, quando do fabrico, o controlo do produto pode ser efectuado antes da fixação por grampo de guia, podendo então os pontos de controlo ensaiar o produto pelos terminais, sem entrave.
Além disso, esta possibilidade permite não proceder à calibragem da capacidade de ligação do produto senão em última instância, adaptando um dispositivo de guia apropriado ao calibre que se pode utilizar com o aparelho que com o qual ele é dotado. Secundariamente, isto permite a estandardização do sub-conjunto de ligação interna, visto que a diferenciação se faz ao nivel do dispositivo de guia. 11 PE1128471
Isto permite igualmente comportar meios de referência ou de identificação do produto, estando por exemplo revestido de cores diferentes, e/ou por marcação, reprodução etc..., de acordo com a sua função, com a gama de produtos, etc...
Além do mais, neste caso, a sua face destinada a vir entrar em contacto com a caixa do aparelho modular comporta pelo menos uma ranhura longitudinal que se estende pelo menos ao longo de uma parte do seu comprimento desde a sua extremidade que comporta a zona onde desembocam a caleira ou as caleiras, destinada a vir a ficar em correspondência com pelo menos uma ranhura similar praticada na referida caixa para constituir pelo menos um orificio que dê acesso ao guia condutor da régua de bornes de ligação rápida. 0 ou os orifícios assim constituídos permitem o controlo do produto no local, em curso de utilização pela face frontal. 0 invento vai agora ser descrito mais em detalhe, fazendo referência aos desenhos, nos quais: a Figura 1 representa uma vista em perspectiva de um aparelho eléctrico modular comportando um dispositivo de guia de acordo com o presente invento; a Figura 2 é similar à precedente, com o dispositivo do invento destacado da caixa do aparelho 12 ΡΕ1128471 eléctrico modular; as Figuras 3 e 4 mostram, em perspectiva explodida, os elementos principais do invento; a Figura 5 representa os elementos montados funcionalmente; a Figura 6 ilustra uma variante do dispositivo de guia de acordo com o invento; a Figura 7 mostra, em perspectiva, os elementos principais desta variante montados; e a Figura 8 representa uma outra variante na qual o órgão de comando é rotativo.
Fazendo referência à Figura 1, o aparelho eléctrico modular (A) comporta uma face frontal (1) com vários niveis cujas extremidades longitudinais estão situadas acima das réguas de bornes de ligações, de acordo com uma configuração extremamente clássica. A face lateral pequena (2), perpendicular à orientação geral da face frontal (1), que está em primeiro plano na figura, comporta um dispositivo de guia (G) de acordo com o invento, cooperando com uma régua de bornes de ligação rápida cujo único órgão de comando (5) está visível, pois ele ultrapassa a face frontal (1).
Na configuração apresentada, podem ser ligados três condutores, por via do dispositivo de guia (G) do invento, à régua de bornes que aparece na Figura 2. Esta última comporta, classicamente, um guia condutor (3) electricamente ligado ao borne eléctrico do aparelho (A), 13 PE1128471 uma lâmina de mola (4), e o referido órgão de comando (5).
Os condutores, guiados pelo dispositivo (G), inserem-se entre o guia condutor (3) e a lâmina de mola (4), e são libertados através da acção sobre o botão do órgão de comando (5) que está disponível na face frontal (1) do aparelho eléctrico modular (A). 0 dispositivo de guia (G) do invento está claramente ilustrado na Figura 3: ele comporta uns primeiros meios de guia sob a forma de três caleiras (6a, 6b, 6c) cuja extremidade superior está livre, e cuja extremidade inferior está fechada por três paredes em partes de cilindro (7a, 7b, 7c) . As caleiras (6a, 6b, 6c) estão delimitadas por paredes laterais (8a, 8b) e intermédias (9a, 9b) e são dotadas com um fundo (10a, 10b, 10c) que é inclinado, a profundidade das caleiras diminuindo à aproximação dos orifícios (11a, 11b, 11c) que marcam a entrada dos segundos meios de guia.
Estes últimos tomam a forma de condutas de guia cuja forma pelo menos exterior conferida pelo invólucro (12) está desenhada para se adaptar ao espaço subsistente entre a lâmina de mola (4) e o guia condutor (3). Os condutores são dirigidos para o local de ligação, quer dizer, a zona de contacto entre a lâmina de mola (4) e uma parte plana (13) do guia condutor (3). 14 ΡΕ1128471
Eles estão dirigidos de tal maneira que a acção da sua extremidade permite flectir a lâmina de mola (4) para inserção entre uma aresta de extremidade desta última e a parte plana (13) do guia condutor (3).
Para assegurar uma coerência com a individualização dos condutores realizada pelos segundos meios de guia, a saber as condutas a jusante dos orifícios (11a, 11b, 11c), a parte inclinada da lâmina de mola (4)
está igualmente cortada em lamelas (14a, 14b, 14c) . A segunda parte (17) situada paralela à parte (13) está fixa em relação à caixa do aparelho (A). 0 órgão de comando (5) comporta dois braços de comando (15a, 15b) que agem simultaneamente sobre três lamelas (14a, 14b, 14c) por via dos orifícios (16) praticados na parte plana (13) do guia condutor (3). A Figura 4 mostra os mesmos elementos num outro ângulo. A este respeito, é de notar a existência da ranhura (18) praticada no dispositivo de guia G que está colocada em correspondência com uma ranhura correspondente da caixa do aparelho eléctrico modular (A) quando a primeira é fixada à segunda, para formar um orifício de controlo (C) que aparece nas figuras 1 e 2 diante do botão do órgão de comando (S) . Este orifício (C) serve de controlo no local, e permite ensaiar o estado de funcionamento do produto por intermédio do guia condutor por via da sua parte superior (19) . 15 ΡΕ1128471 A Figura 4 mostra igualmente uma pata flexível (20) montada sobre o botão (5) do órgão de comando, e que permite a fixação deste último quando a caixa do aparelho modular (A) está fechada, no fim da cadeia industrial, por simples acção de grampeamento. O gancho (21) na extremidade da referida pata permite manter o órgão (5) na caixa por apoio de encontro a um primeiro batente da caixa do aparelho (A). Uma travessa (22) permite limitar o curso do órgão de comando (5) por apoio sobre a sua parte horizontal (13) do guia condutor (3), fazendo as funções de segundo batente, entre os orifícios (16) de passagem dos braços (15a, 15b).
As extremidades (23a, 23b) das paredes que separam as condutas a jusante dos orifícios (11a, 11b, 11c) são truncadas para permitir a passagem dos referidos braços (15a, 15b). A parte restante do invólucro (12) está configurada para se adaptar ao espaço entre as lamelas (14a, 14b, 14c) e a parte (13) do guia (3) : isto ressalta particularmente bem da figura 5. A configuração da Figura 6 comporta dois dispositivos de guia do invento associados a duas réguas de bornes de ligação rápida. As referências utilizadas, na medida em que elas dizem respeito aos mesmos elementos que nas figuras precedentes, foram conservadas. Nesta solução, não há individualização das caleiras em relação aos orifícios dos segundos meios de guia, mas uma simples rampa por dispositivo, portanto por régua de bornes. 16 ΡΕ1128471
Os primeiros meios de guia, em referência na Figura 7, são constituídos por uma simples caleira (6) cujo fundo (10) é inclinado em rampa subindo em direcção aos orifícios (11a, 11b). A secção da referida caleira não é mais idêntica à da versão precedente, configurada ligeiramente curvilínea. A parede de fecho, comportando tantos troços de forma cilíndrica (7a, 7b) como orifícios (11a, 11b) fica quanto a ela idêntica, ao número aproximado de ligações possíveis. Esta solução não prevê, com efeito, senão duas possibilidades de ligação, na qual uma lâmina de mola (4) dividida em duas lamelas (14a, 14b), e um órgão de comando (5) de um só braço (15), atravessando um único orifício (16) da parte plana (13) do guia condutor (3). É de notar que o invólucro (12) das condutas a jusante dos orifícios (11a, 11b) se adapta ainda uma vez perfeitamente ao espaço residual entre as partes flexíveis (14a, 14b) da lâmina de mola (4) e a parte plana (13) do guia condutor (3) que guia as extremidades dos condutores para o nó de ligação.
Fazendo referência à Figura 8, e a título de exemplo, o botão (5) do órgão de comando está montado, de maneira a poder rodar, em torno de um eixo (23) perpendicular ao plano da figura, o braço (15) beneficiando então de um braço de alavanca que reduz o esforço de desconexão. Os outros elementos (guia condutor (3), lâmina de mola (4) da régua de bornes de ligação rápida) ficam, por outro lado, completamente similares àqueles que foram 17 ΡΕ1128471 descritos quando se fez referência a outras configurações.
Nesta figura, anexada sobre esta variante rotativa, o dispositivo de guia do invento não está representado, e é substituído por uma simples conduta (24) de introdução dos condutores. É, no entanto, bem evidente que a junção de um dispositivo de guia se pode fazer exactamente nas mesmas condições que anteriormente.
As configurações anteriormente descritas não são, por outro lado, de considerar senão como exemplos ilustrativos do invento, que não são, de modo algum, exaustivos deste último.
Lisboa, 2 de Abril de 2007

Claims (16)

  1. PE1128471 1 REIVINDICAÇÕES 1. Dispositivo de guia (G) de condutores para ser ligado a um aparelho eléctrico modular (A) do tipo fixado a uma calha com lados laterais pequenos, permitindo a operação de guia da extremidade descarnada de cada condutor a partir da face frontal (D incorporando a alavanca de comando da caixa do referido aparelho (A) em direcção a uma régua de bornes de ligação de um dos lados laterais pequenos (2) da referida caixa orientada perpendicularmente à referida face frontal, a referida régua de bornes sendo do tipo de ligação rápida para encaixe directo em pelo menos um condutor, caracterizado por ele comportar uns primeiros meios de guia (6, 6a, 6b, 6c) que guiam a extremidade de cada condutor no exterior da caixa segundo uma primeira direcção desde a face frontal até a uns segundos meios de guia orientados numa segunda direcção para o interior da referida caixa com o fim de inserir a referida extremidade na régua de bornes de ligação rápida.
  2. 2. Dispositivo de guia (G) de condutores para ser ligado a um aparelho eléctrico modular (A) de acordo com a reivindicação precedente, caracterizado por os primeiros meios de guia consistirem em pelo menos uma conduta (6, 6a, 6b, 6c) por régua de bornes, orientada paralelamente ao eixo longitudinal do lado lateral pequeno (2), desembocando por uma das suas extremidade na face 2 ΡΕ1128471 frontal (1) do aparelho modular (A), e cuja outra extremidade é fechada, confinando parcialmente com os orifícios (11a, 11b, 11c) que marcam a entrada dos segundos meios de guia.
  3. 3. Dispositivo de guia (G) de condutores para ser ligado a um aparelho eléctrico modular (A) de acordo com a reivindicação precedente, caracterizado por o número de condutas de guia (6, 6a, 6b, 6c) corresponder ao número de orifícios (11a, 11b, 11c) que marcam a entrada dos segundos meios de guia.
  4. 4. Dispositivo de guia (G) de condutores para ser ligado a um aparelho eléctrico modular (A) de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por cada régua de bornes estar associada com os primeiros meios de guia (6, 6a, 6b, 6c) constituídos por uma única conduta.
  5. 5. Dispositivo de guia (G) de condutores para ser ligado a um aparelho eléctrico modular (A) de acordo com qualquer uma das reivindicações 2 a 4, caracterizado por a divisória que fecha a extremidade da conduta (6, 6a, 6b, 6c) que constitui os primeiros meios de guia compreender pelo menos uma parte de cilindro (7a, 7b, 7c) coaxial com o eixo de pelo menos um orifício (11a, 11b, 11c) que marca a entrada dos segundos meios de guia em direcção aos quais conduz a referida conduta (6, 6a, 6b, 6c) . 3 PE1128471
  6. 6. Dispositivo de guia (G) de condutores para ser ligado a um aparelho eléctrico modular (A) de acordo com qualquer uma das reivindicações 2 a 5, caracterizado por a profundidade das condutas (6, 6a, 6b, 6c) é máxima ao nivel em que ela desemboca na face frontal do aparelho modular (A), e se reduz progressivamente em direcção aos orifícios (11a, 11b, 11c) que marcam a entrada dos segundos meios de guia.
  7. 7. Dispositivo de guia (G) de condutores para ser ligado a um aparelho eléctrico modular (A) de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado por os segundos meios de guia consistirem para cada condutor numa conduta em forma de funil cujo orificio de entrada (11a, 11b, 11c) desemboca no interior dos primeiros meios de guia (6, 6a, 6b, 6c), a secção dos referidos meios reduzindo-se progressivamente para terminar numa abertura de saída desembocando na vizinhança do ponto de ligação na régua de bornes de ligação rápida.
  8. 8. Dispositivo de guia (G) de condutores para ser ligado a um aparelho eléctrico modular (A) de acordo com a reivindicação precedente, caracterizado por a intersecção entre cada conduta dos segundos meios de guia e a caleira (6, 6a, 6b, 6c) dos primeiros meios de guia na qual ela desemboca comportar um chanfro periférico.
  9. 9. Dispositivo de guia (G) de condutores para ser ligado a um aparelho eléctrico modular (A) de acordo 4 ΡΕ1128471 com qualquer uma das reivindicações 7 e 8, caracterizado por a régua de bornes de ligação ser constituída por: - um guia condutor (3) ligado ao borne condutor do aparelho (A) e dotado com uma superfície de apoio plana (13) de encontro à qual se aplica a extremidade descarnada do condutor à saída dos segundos meios de guia; - uma mola de lâmina (4) da qual pelo menos uma parte flexível elástica inclinada em relação à referida superfície é forçada em direcção a esta última; e - um órgão de comando (5) susceptível de poder ser manipulado a partir da face frontal (1) do aparelho modular (A) e que é concebido para afastar a referida lâmina (4) da superfície de apoio (13) de uma distância compatível com o calibre dos condutores a ligar; a forma do invólucro (12) da ou das condutas está prevista para se inserir no espaço formado entre a superfície de apoio (13) do guia condutor (3) e a parte inclinada da lâmina de mola (4), de tal maneira a referida superfície de apoio plana (13) e a parte elástica da lâmina de mola (4), dispostas numa estrutura compacta na saída da conduta ou condutas, prolongam a acção de guia assegurada pelas referidas condutas.
  10. 10. Dispositivo de guia (G) de condutores para ser ligado a um aparelho eléctrico modular (A) de acordo 5 ΡΕ1128471 com a reivindicação precedente, caracterizado por o número de condutas dos segundos meios de guia corresponder ao número de condutores a ligar à régua de bornes, de onde pelo menos a parte flexível da mola de lâmina (4) inclinada em relação ao guia condutor (3) está dividida num número correspondente de partes de lâmina (14a, 14b, 14c) paralelas móveis independentemente umas das outras.
  11. 11. Dispositivo de guia (G) de condutores para ser ligado a um aparelho eléctrico modular (A) de acordo com a reivindicação precedente, caracterizado por as condutas dos segundos meios de guia estarem separadas pelo menos por uma divisória, cuja forma truncada à saída permite o deslocamento de pelo menos um braço (15a, 15b, 15c) do órgão de comando (5), cuja extremidade repousa, ao nível da saída da referida divisória, sobre as lamelas (14a, 14b, 14c) dispostas de um lado e de outro dela, o referido braço (15a, 15b, 15c) sendo comandado por intermédio de uma cabeça de manobra acessível a partir da face frontal (1) do aparelho eléctrico modular (A).
  12. 12. Dispositivo de guia (G) de condutores para ser ligado a um aparelho eléctrico modular (A) de acordo com a reivindicação precedente, caracterizado por a referida forma truncada permitir o deslocamento rectilíneo dos braços (15a, 15b, 15c).
  13. 13. Dispositivo de guia (G) de condutores para ser ligado a um aparelho eléctrico modular (A) de acordo 6 ΡΕ1128471 com a reivindicação 11, caracterizado por a referida forma truncada permitir o deslocamento de um braço (15) ligado a uma cabeça de manobra, rodando em torno de um eixo (23) perpendicular simultaneamente às direcções dos primeiros e segundos meios de guia e situado na vizinhança da face frontal (1) da caixa do aparelho eléctrico modular (A).
  14. 14. Dispositivo de guia (G) de condutores para ser ligado a um aparelho eléctrico modular (A) de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado por ele está fixado ao aparelho eléctrico modular (A) por grampeamento.
  15. 15. Dispositivo de guia (G) de condutores para ser ligado a um aparelho eléctrico modular (A) de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado por ele comportar meios para referenciação e identificação do referido aparelho eléctrico modular, em particular baseados na cor, e/ou marcação, e/ou gravação.
  16. 16. Dispositivo de guia (G) de condutores para ser ligado a um aparelho eléctrico modular (A) de acordo com uma das reivindicações 14 e 15, caracterizado por a sua face ser concebida para vir a entrar em contacto com a caixa do aparelho eléctrico modular (A) tem pelo menos uma ranhura longitudinal (18) que se estende pelo menos ao longo de uma parte do seu comprimento , desde a sua extremidade que comporta 0 desembocar da conduta ou condutas (6, 6a, 6b, 6c), concebida para se conjugar com 7 ΡΕ1128471 pelo menos uma ranhura similar praticada na referida caixa para constituir pelo menos um orifício (C) dando acesso ao guia condutor da régua de bornes de ligação rápida. Lisboa, 2 de Abril de 2007
PT00440049T 2000-02-21 2000-02-21 Dispositivo de guia de condutores para ligar a um aparelho eléctrico modular PT1128471E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP00440049A EP1128471B1 (fr) 2000-02-21 2000-02-21 Dispositif de guidage de conducteurs à raccorder à un appareil électrique modulaire

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1128471E true PT1128471E (pt) 2007-04-30

Family

ID=8174099

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT00440049T PT1128471E (pt) 2000-02-21 2000-02-21 Dispositivo de guia de condutores para ligar a um aparelho eléctrico modular

Country Status (5)

Country Link
EP (1) EP1128471B1 (pt)
AT (1) ATE350781T1 (pt)
DE (1) DE60032724T2 (pt)
ES (1) ES2279750T3 (pt)
PT (1) PT1128471E (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102006047255A1 (de) * 2006-10-06 2008-04-10 Abb Patent Gmbh Klemmanschluss und Anschlussklemmenanordnung
DE102006047254B3 (de) * 2006-10-06 2008-05-21 Abb Ag Installationsschaltgerät
DE102006049772B4 (de) * 2006-10-21 2008-09-04 Abb Ag Installationsschaltgerät
CA2738441A1 (en) * 2008-09-29 2010-04-01 Abb Ag Installation switching device having a screwless clamp terminal
DE102013110789B3 (de) * 2013-09-30 2014-12-04 Klaus Bruchmann Gmbh Adapter zum Kontaktieren von Sammelschienen
CN106575840B (zh) * 2014-07-05 2019-05-31 伊顿电气Ip两合公司 用于插入电源线的针对电子装置的插头适配器以及由插头适配器和装置形成的系统

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3967873A (en) * 1975-02-27 1976-07-06 General Electric Company Wire terminal electrical contact
DE8801623U1 (pt) * 1988-02-09 1988-04-07 Broekelmann, Jaeger & Busse Gmbh & Co, 5760 Arnsberg, De
US4886472A (en) * 1988-07-08 1989-12-12 Tsai Jing Hwang Push-type wire terminating apparatus

Also Published As

Publication number Publication date
ES2279750T3 (es) 2007-09-01
ATE350781T1 (de) 2007-01-15
EP1128471B1 (fr) 2007-01-03
DE60032724T2 (de) 2007-11-08
EP1128471A1 (fr) 2001-08-29
DE60032724D1 (de) 2007-02-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2343436T3 (es) Borne electrico para placas de circuitos impresos.
ES2745459T3 (es) Borne de conexión de conductor
ES2217479T3 (es) Conector de enchufe para conductores electricos.
US4794356A (en) Molded case circuit breaker auxiliary switch unit
ES2360372T3 (es) Dispositivo de conexión para cables multiconductores.
ES2342043T3 (es) Dispositivo de terminacion por ejemplo para un multiconector.
EP1953869A2 (en) Terminal block with jaw part for engagement with the flat pin of movable electric contacts
EP0007757B1 (en) Electrical distribution system
US7556523B2 (en) Wall outlet
ES2204087T3 (es) Dispositivo de conexion autodesnudante.
BRPI1100610A2 (pt) terminal e conexço flexÍvel com alavanca
JPH0481310B2 (pt)
PT1128471E (pt) Dispositivo de guia de condutores para ligar a um aparelho eléctrico modular
ES2306024T3 (es) Conjunto de conexion para cables electricos del tipo para conexion a conectores con terminales de clavijas cilindricas.
US20080050963A1 (en) Cable connector assembly
BR8102250Y1 (pt) Bloco para conexão de terminais de condutores
ES2260128T3 (es) Puente de clavija con dispositivo de ayuda de insercion.
WO2009024633A1 (es) Conector modular para conexiones eléctricas
AU709393B2 (en) Connection block for connecting electrical conductors to electrical equipment
ES2698973T3 (es) Conector rj45 con dispositivo de guiado para hilos
PT102182B (pt) Mecanismo de distribuicao
ES2545579T3 (es) Aparato eléctrico que comprende un borne de conexión bilateral
GB1597820A (en) Housing for an over-voltage leak off device for connector strips in telecommunications
BR112013031546B1 (pt) Contato elétrico, terminal elétrico e dispositivo elétrico
ES2197413T3 (es) Caja de acometida e interruptor para la corriente de la red.