PT10998U - Caixa de ligação/distribuição de fibras óticas - Google Patents

Caixa de ligação/distribuição de fibras óticas Download PDF

Info

Publication number
PT10998U
PT10998U PT10998U PT1099813U PT10998U PT 10998 U PT10998 U PT 10998U PT 10998 U PT10998 U PT 10998U PT 1099813 U PT1099813 U PT 1099813U PT 10998 U PT10998 U PT 10998U
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
cables
optical
distribution point
devices
optical distribution
Prior art date
Application number
PT10998U
Other languages
English (en)
Other versions
PT10998T (pt
Inventor
Williams Cibrão Da Cunha
Original Assignee
Cbe Projectos E Engenharia Em Telecomunicaç Es S A
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Cbe Projectos E Engenharia Em Telecomunicaç Es S A filed Critical Cbe Projectos E Engenharia Em Telecomunicaç Es S A
Priority to PT10998U priority Critical patent/PT10998U/pt
Publication of PT10998T publication Critical patent/PT10998T/pt
Publication of PT10998U publication Critical patent/PT10998U/pt

Links

Landscapes

  • Light Guides In General And Applications Therefor (AREA)
  • Mechanical Coupling Of Light Guides (AREA)

Abstract

O PRESENTE INVENTO REFERE-SE A UMA CAIXA DE LIGAÇÃO/DISTRIBUIÇÃO DE FIBRAS ÓTICAS ONDE ENTRA UM CABO PRINCIPAL DE FIBRAS ÓTICAS E ONDE SÃO LIGADOS SPLITTERS E/OU A UMA PLURALIDADE DE CABOS DE FIBRAS ÓTICAS PARA TELECOMUNICAÇÕES, CONCEBIDA DE RAIZ PARA MELHORAR A EFICIÊNCIA DE INSTALAÇÃO E FACILITAR A MANUTENÇÃO DA REDE DE FIBRAS ÓTICA.

Description

Descrição
Ponto de Distribuição Ótico
Antecedentes da Invenção Campo do Invento 0 presente invento diz respeito a um Ponto de Distribuição Ótico. Mais especificamente, o presente invento refere-se a um Ponto de Distribuição Ótico com fechos de tampa laterais e caraterísticas de melhorias de eficiência de instalação e facilidade de manutenção. Técnica Anterior A tecnologia para a extensão de uma linha óptíca através de uma rede de fibra óptica é realizada de várias maneiras, tais como a fibra óptica até casa (FTTH) , fibra até ao armário (FTTC) ou fibra até o nó (FTTN). Várias topologias de rede dentro da tecnologia FTTH têm sido desenvolvidas. Por exemplo, numa rede óptica passiva (PON), uma linha óptica prolonga-se a partir de um terminal ativo, na sala técnica (CO) até ao lado do assinante, onde a linha ótica é terminada na unidade de rede ótica. O número de linhas óticas que se estendem a partir da sala técnica (CO) é menor que o número de linhas óticas do lado dos assinantes. Para isto ser possível, é necessário dividir as linhas de ópticas que vêm da sala técnica, por meio de splitters óticos e realizar as fusões de união das fibras óticas que irão ligar aos assinantes. 0 Ponto de Distribuição Ótico tem a funcionalidade de permitir a instalação de splitters na rede ótica e organizar as conexões entre os vários cabos da rede.
Por norma, um Ponto de Distribuição Ótico é instalado nas premissas do cliente, em postes de telecomunicações ou de distribuição de electricidade de baixa tensão, etc., com a finalidade de fazer a ligação e/ou distribuição de cabos de fibras óticas de modo a que estes cabos possam ser ligados a uma pluralidade de outros cabos que vão alimentar a rede de acesso que chega até ao assinante, ou mesmo fazer a terminação das porções restantes dos cabos de fibras óticas que não são distribuídos.
Geralmente, o Ponto de Distribuição Ótico é instalado em pontos altos (fachadas, postes), onde o vento pode atingir velocidades consideráveis, e assim facilmente abrir estes dispositivos. Deve ser assegurado o correto fecho das caixas de modo a assegurar que as fibras óticas não são danificadas pelo vento, nem entra água da chuva na caixa, deteriorando a qualidade da rede ótica implementada.
Por outro lado, os cabos de fibras óticas instalados em traçado aéreo, são cabos muito fortes e difíceis de curvar devido aos tensores internos do cabo que permitem que este seja auto-suportado. A caixa deve permitir uma fixação forte e segura destes cabos.
Também, a ligação e/ou distribuição de cabos de fibras óticas ou a terminação das porções restantes dos cabos de fibras óticas que não são distribuídos tem que ser efetuadas quando existem alterações de rede ou há que proceder à ligação de assinantes. Portanto, no Ponto de Distribuição Ótico é necessário assegurar a facilidade de trabalho executado, aumento da eficiência na instalação e facilitar os trabalhos de manutenção futuros.
Descrição Detalhada
Portanto, o Ponto de Distribuição Ótico é uma caixa desenvolvida com vista à resolução dos problemas atrás apresentados, e é objecto do presente invento proporcionar um Ponto de Distribuição Ótico cujo tempo de montagem e instalação sejam significativamente melhorados. É também objeto do presente invento proporcionar um Ponto de Distribuição Ótico, que depois de instalado, seja de fácil manutenção, que permita a ligação de cabos principais, de distribuição e também de ligação de assinantes. É ainda objeto do presente invento proporcionar um Ponto de Distribuição Ótico cujo suporte de fixação de cabos principais seja forte e robusto, e que possua um sistema de fecho da tampa que evite a sua abertura pelo vento, que possua espaço disponível e de fácil acesso para a arrumação de folgas de tubos de fibras óticas, e que permita a instalação em parede ou em qualquer tipo de poste.
De acordo com os aspetos da presente invenção, os objectos acima descritos, e outros, podem ser realizados através do fornecimento de um Ponto de Distribuição Ótico que compreende duas peças, base e tampa (1), ligadas entre si por meio de dobradiças; aro selante fixado na tampa (2); dispositivos de posicionamento da tampa (3) ; dispositivos laterais e de topo que confinam os tubos de fibras óticas aos limites da caixa (4); dispositivos de fecho laterais (5); dois elementos em borracha com 021 mm para entrada/saída de cabos principais (6) ; dois elementos em borracha, com duas saídas, cada uma com 011 mm, para saída de cabos de distribuição e/ou assinante (7) ; quatro elementos em borracha, com duas saídas, cada uma com 010 mm, para saída de cabos de distribuição e/ou assinante (8) ; dois dispositivos para fixação dos cabos principais (9); quatro dispositivos para fixação dos cabos de distribuição ou assinante, com 011 mm (10); oito dispositivos para fixação dos cabos de distribuição ou assinante, com 010 mm (11); bandejas para terminação das fibras óticas, arrumação de fusões e splitters (12); cilindros perfurados para acomodação dos cabos de assinante, em borracha (13); quatro palhetas para acomodação das folgas de fibras óticas no fundo da caixa (14); parafuso e anilha de suporte de tensor de cabos principais (15) ; dois suportes para montagem da Ponto de Distribuição Ótico em postes (16); abraçadeiras metálicas (17) para utilização com os suportes de montagem em postes de madeira (18) e de cimento (19). O Ponto de Distribuição Ótico tem as seguintes dimensões:
Largura 245mm x Altura 291.5mm x Profundidade 94.5mm A base e a tampa da caixa (1) são ligadas entre si por meio de 3 conjuntos de dobradiças, no topo da caixa, permitindo a abertura da tampa até 180°. Quando a tampa está fechada, na área de contato entre as duas partes existe um aro selante em EPDM (2), que confere à Ponto de Distribuição Ótico um índice de proteção IP55. O dispositivo de posicionamento da tampa (3) é caraterizado por permitir a fixação da tampa aberta em duas posições: a 90° em relação à base, e a 180° em relação à base. Este dispositivo reveste-se de grande importância por permitir que a tampa se mantenha em posição estável enquanto o operacional desenvolve o seu trabalho, principalmente se a caixa estiver fixa na parede ou no poste.
No Ponto de Distribuição Ótico foram também previstos dispositivos limitadores (4) para a arrumação dos tubos de fibras óticas processados dentro da caixa, caraterizados por confinarem o espaço de trabalho e permitirem a arrumação dos tubos de fibras óticas, evitando um possível estrangulamento com o fecho da tampa sobre a base da caixa (1). O Ponto de Distribuição Ótico foi projetado de modo a possuir dois dispositivos de fecho lateral (5), caraterizados por permitirem um fecho eficaz da tampa da caixa. As soluções existentes no mercado possuem apenas um fecho central, fecho este que por vezes não é suficiente para manter a caixa fechada quando esta está colocada na sua posição final, ou seja, na parede ou em poste, em que fica exposto à intempérie e a ventos fortes, que forçam a abertura da caixa, e consequente estrago dos cabos instalados por entrada da chuva e poeiras dentro da caixa. Por outro lado, permite que o operacional verifique, visualmente, que a caixa se encontra bem fechada, mesmo que o operacional esteja ao nível do solo e o ponto de distribuição ótico instalado na sua posição final, ou seja, em parede ou em poste. A entrada dos cabos no ponto de distribuição ótico é feita através dos vários elementos em borracha, (6) (7) e (8), com diferentes diâmetros, dependendo se se trata de cabos de rede primária, rede de distribuição ou rede de assinante. Estes elementos em borracha permitem que seja feito o corte com um diâmetro o mais ajustado possível ao diâmetro do cabo, evitando a entrada de água e poeiras dentro da caixa. Pelo facto de serem em borracha, além do corte transversal, pode também ser feito o corte longitudinal, permitindo a instalação de cabos sem corte total das fibras (sangrias).
Os dispositivos de fixação dos cabos, (9) (10) e (11), foram desenhados de modo a manterem os cabos de fibras óticas bem fixos na caixa, sendo ao mesmo tempo de fácil acesso e remoção em caso de trocas de cabos.
Os dispositivos de fixação dos cabos de distribuição e de assinante, (10) e (11), permitem a fixação dos cabos por meio de abraçadeiras de serrilha. Estes dispositivos são caraterizados por permitirem uma fixação robusta dos cabos, sendo de fácil instalação/remoção por estarem encaixados na estrutura da base (1) do Ponto de Distribuição Ótico.
Para a fixação de cabos de assinante, caraterizados por serem de pequeno diâmetro (03 mm) , foram desenhados uns cilindros perfurados (13) para acomodação destes cabos. Cada um destes cilindros é caraterizado por permitir a instalação de até 4 cabos de assinante, sendo que estes cilindros permitem encher o espaço com um diâmetro que permita ser instalado nos dispositivos de fixação de cabos, (10) e (11), fixos por meios de abraçadeiras de serrilha (Fig. 9).
Os dispositivos de fixação dos cabos principais (9), são compostos por uma peça semicircular, que é fixa à estrutura base da caixa (1), por meio de dois parafusos. Estes dispositivos são caraterizados por permitirem a fixação de cabos de grandes capacidades, com diâmetros de até 021 mm, de forma robusta, evitando que o cabo ceda perante pressões exteriores (curvaturas à saida da caixa). De modo a reforçar a fixação dos cabos principais na caixa, foram desenhados dois suportes com parafuso e anilha para fixação do elemento tensor dos cabos (15) .
Os cabos que entram na caixa são preparados, sendo removido o seu revestimento exterior, ficando apenas os tubos com as fibras óticas, que vão, por sua vez, ser ligadas a splitters ou a outros cabos. Os tubos de fibras óticas são encaminhados para as bandejas para terminação das fibras óticas, arrumação de fusões e splitters (12).
As bandejas (12) são caraterizadas por permitirem a arrumação de até 24 fusões, terem espaço para a acomodação de um splitter e possuírem um sistema de tranca de abertura fácil. No Ponto de Distribuição Ótico é possível instalar até 6 bandejas, perfazendo um total de 144 fusões.
As folgas dos tubos de fibras óticas principais que entram no Ponto de Distribuição ótico e que não sofrem corte (sangrias), bem como as folgas dos tubos de cabos de distribuição que não são utilizados, ficam organizados num espaço desenhado para esse propósito no fundo da caixa, por baixo da base de fixação das bandejas (Fig. 10 e Fig. 11). Este espaço é desenhado para ser de fácil e acesso e permitir a arrumação das folgas dos tubos sem ter que remover as bandejas, ou qualquer outra base, permitindo o aumento de eficiência do operacional na instalação do Ponto de Distribuição Ótico. O espaço descrito é confinado pelas quatro palhetas para acomodação das folgas de fibras óticas (14), dispostas de maneira diametralmente opostas e que encaixam em locais próprios na base da caixa (1) e caraterizadas por permitirem a organização das folgas dos tubos de fibras óticas de forma fácil e eficiente, sem ter que proceder à remoção da estrutura de fixação das bandejas (12). 0 Ponto de Distribuição Ótico pode ser instalado diretamente na parede recorrendo a buchas e parafusos. Caso a rede ótica na qual se realiza trabalho esteja em traçado aéreo, a Ponto de Distribuição Ótico ficará instalada em poste. Para estes casos, são aplicados dois suportes metálicos (16), em aço inoxidável, que são fixos ao Ponto de Distribuição Ótico por meio de parafusos e porcas. A fixação do conjunto caixa/suporte metálico é feita pela utilização de abraçadeiras metálicas (17) que geram pressão de aperto pelo aperto de um parafuso. Estes suportes metálicos são caraterizados por permitirem a fixação do Ponto de Distribuição Ótico a diversos tipos de poste: poste redondo, em madeira (18) ou poste de faces retas, em cimento (19).
Vialonga, 16 de Abril de 2014

Claims (11)

  1. Reivindicações 1. Ponto de Distribuição Ótico para a ligação/distribuição de fibras óticas, onde entra um cabo principal de fibras óticas e onde são ligados splitters e/ou a uma pluralidade de cabos de fibras óticas, caraterizado por compreender um corpo principal composto por duas peças, base e tampa (1), ligadas entre si por meio de dobradiças; aro selante fixado na tampa (2); dispositivos de posicionamento da tampa (3); dispositivos laterais e de topo que confinam os tubos de fibras óticas aos limites da caixa (4); dispositivos de fecho laterais (5); dois elementos em borracha com 021 mm para entrada/saída de cabos principais (6); dois elementos em borracha, com duas saídas, cada uma com 011 mm, para saída de cabos de distribuição e/ou assinante (7); quatro elementos em borracha, com duas saídas, cada uma com 010 mm, para saída de cabos de distribuição e/ou assinante (8); dois dispositivos para fixação dos cabos principais (9) ; quatro dispositivos para fixação dos cabos de distribuição e/ou assinante, com 011mm (10); oito dispositivos para fixação dos cabos de distribuição ou assinante, com 010 mm (11); bandejas para terminação das fibras óticas, arrumação de fusões e splitters (12); cilindros perfurados para acomodação dos cabos de assinante, em borracha (13) ; quatro palhetas para acomodação das folgas de fibras óticas no fundo da caixa (14); parafuso e anilha de suporte de tensor de cabos principais (15); dois suportes para montagem da Ponto de Distribuição Ótico em postes (16); abraçadeiras metálicas (17) para utilização com os suportes de montagem em postes de madeira (18) e de cimento (19).
  2. 2. Ponto de Distribuição Ótico de acordo com a reivindicação 1, caraterizado por possuir um elemento selante em EPDM (2) que confere ao Ponto de Distribuição Ótico um índice de proteção IP55.
  3. 3. Ponto de Distribuição Ótico de acordo com as reivindicações anteriores, caraterizado por possuir um dispositivo de posicionamento da tampa (3) que permite a fixação da tampa aberta em duas posições.
  4. 4. Ponto de Distribuição Ótico de acordo com as reivindicações anteriores, caraterizado por possuir dois dispositivos de fecho lateral (5), que garantem o fecho efetivo da caixa, evitando abertura pela força do vento e consequente entrada de água das chuvas e poeiras.
  5. 5. Ponto de Distribuição Ótico de acordo com as reivindicações anteriores, caraterizado por possuir dispositivos de entrada/saida de cabos principais, de distribuição e de assinante, em borracha, (6) (7) e (8), que se ajustam ao diâmetro dos cabos, garantindo o índice de proteção IP55.
  6. 6. Ponto de Distribuição Ótico de acordo com as reivindicações anteriores, caraterizado por possuir dispositivos de fixação de cabos robustos, (10) e (11),de fácil instalação/remoção por estarem encaixados na estrutura da base (1) do Ponto de Distribuição Ótico.
  7. 7. Ponto de Distribuição Ótico de acordo com as reivindicações anteriores, caraterizado por possuir cilindros perfurados (13) para a acomodação de até 4 cabos de assinante de 3mm diâmetro, servindo como enchimento e permitindo a fixação nos dispositivos de fixação de cabos, (10) e (11).
  8. 8. Ponto de Distribuição Ótico de acordo com as reivindicações anteriores, caraterizado por possuir dois dispositivos de fixação dos cabos principais (9) que permitem a fixação de cabos de fibras óticas de grandes capacidades, de forma robusta, evitando que os cabos cedam perante a pressão de curvaturas mais apertadas.
  9. 9. Ponto de Distribuição Ótico de acordo com as reivindicações anteriores, caraterizado por possuir bandejas para terminação das fibras óticas, arrumação de fusões e splitters (12) com um sistema de tranca de abertura fácil.
  10. 10. Ponto de Distribuição Ótico de acordo com as reivindicações anteriores, caraterizada por possuir quatro palhetas que permitem a acomodação das folgas de fibras óticas no fundo da caixa de forma fácil e eficiente (14).
  11. 11. Ponto de Distribuição Ótico de acordo com as reivindicações anteriores, que possui um acessório composto por duas peças metálicas em aço inoxidável (16) e duas abraçadeiras metálicas (17), caraterizadas por permitirem a fixação do Ponto de Distribuição Ótico a postes de madeira (18) e a postes de cimento (19). Vialonga, 16 de Abril de 2014
PT10998U 2013-12-31 2013-12-31 Caixa de ligação/distribuição de fibras óticas PT10998U (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT10998U PT10998U (pt) 2013-12-31 2013-12-31 Caixa de ligação/distribuição de fibras óticas

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT10998U PT10998U (pt) 2013-12-31 2013-12-31 Caixa de ligação/distribuição de fibras óticas

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT10998T PT10998T (pt) 2014-06-30
PT10998U true PT10998U (pt) 2015-05-04

Family

ID=51831836

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT10998U PT10998U (pt) 2013-12-31 2013-12-31 Caixa de ligação/distribuição de fibras óticas

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT10998U (pt)

Citations (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20040001686A1 (en) * 2002-06-28 2004-01-01 Smith Kelly J. Aerial closure for local convergence point

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6721484B1 (en) * 2002-09-27 2004-04-13 Corning Cable Systems Llc Fiber optic network interface device
KR101253889B1 (ko) * 2011-03-10 2013-04-16 이건테크놀로지 주식회사 광케이블 단자함
PL2788808T3 (pl) * 2011-12-06 2015-09-30 Corning Res & Dev Corp Mufa światłowodowa

Patent Citations (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20040001686A1 (en) * 2002-06-28 2004-01-01 Smith Kelly J. Aerial closure for local convergence point

Also Published As

Publication number Publication date
PT10998T (pt) 2014-06-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US9442266B2 (en) Fiber optic enclosure for retrofitting pedestals in the field
RU2372699C1 (ru) Кабельный бокс и органайзер для линий связи и сплайсов
ES2569855T3 (es) Kit para dispositivo de fijación
EP2585868B1 (en) Fiber optic cabinet
BR102013009448A2 (pt) Caixa de emenda aérea para cabos de fibra óptica
PT2216667E (pt) Dispositivo de distribuição de fibra ótica e rede de fibra ótica incluindo o mesmo
RU2007131469A (ru) Модульная кабельная коробка для волоконно-оптических линий связи
US9470867B1 (en) Retaining enclosure for above-ground fiber optic/cable network terminal
MX2012014755A (es) Armario de pedestal de distribucion exterior.
BRPI0924232A2 (pt) uma caixa de junção de cabo que utiliza diferentes modos de realizar a impermeabilização do cabo principal
KR20090002595U (ko) 광접속분배함
RU170465U1 (ru) Оптоволоконный распределительный терминал
PT10998U (pt) Caixa de ligação/distribuição de fibras óticas
BRPI1100072A2 (pt) meio de fechamento ao nÍvel do solo
BR102019023385A2 (pt) caixa de terminação e derivação óptica
ES2689255A2 (es) Caja de terminación óptica
KR200444464Y1 (ko) 광단자함
CN210199376U (zh) 一种具有侧卡结构的光交箱
BR102013014638A2 (pt) aperfeiçoamento em caixas e dispositivos terminais de acesso e conexão de redes de fibra ótica
RU199937U1 (ru) Ящик соединительный оптический ясо
BR102020025707A2 (pt) Disposição construtiva aplicada a caixa terminal óptica
RU215689U1 (ru) Оптоволоконный блок
BR202020021833U2 (pt) Disposição construtiva aplicada a caixa de distribuição de cabos opticos
CN210957631U (zh) 一种电缆槽及其配电单元
RU111694U1 (ru) Бокс оптический настенный

Legal Events

Date Code Title Description
BB1K Laying open of utility model application

Effective date: 20140528

FG3K Utility model granted, date of granting

Effective date: 20150428