PT2216667E - Dispositivo de distribuição de fibra ótica e rede de fibra ótica incluindo o mesmo - Google Patents

Dispositivo de distribuição de fibra ótica e rede de fibra ótica incluindo o mesmo Download PDF

Info

Publication number
PT2216667E
PT2216667E PT09001719T PT09001719T PT2216667E PT 2216667 E PT2216667 E PT 2216667E PT 09001719 T PT09001719 T PT 09001719T PT 09001719 T PT09001719 T PT 09001719T PT 2216667 E PT2216667 E PT 2216667E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
cable
side wall
fiber optic
line
distribution device
Prior art date
Application number
PT09001719T
Other languages
English (en)
Inventor
Bartlomiej Sokolowski
Tomasz Ciechomski
Grzegorz Fabrykowski
Original Assignee
Ccs Technology Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Ccs Technology Inc filed Critical Ccs Technology Inc
Publication of PT2216667E publication Critical patent/PT2216667E/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G02OPTICS
    • G02BOPTICAL ELEMENTS, SYSTEMS OR APPARATUS
    • G02B6/00Light guides; Structural details of arrangements comprising light guides and other optical elements, e.g. couplings
    • G02B6/44Mechanical structures for providing tensile strength and external protection for fibres, e.g. optical transmission cables
    • G02B6/4439Auxiliary devices
    • G02B6/444Systems or boxes with surplus lengths
    • G02B6/4441Boxes
    • G02B6/4446Cable boxes, e.g. splicing boxes with two or more multi fibre cables
    • GPHYSICS
    • G02OPTICS
    • G02BOPTICAL ELEMENTS, SYSTEMS OR APPARATUS
    • G02B6/00Light guides; Structural details of arrangements comprising light guides and other optical elements, e.g. couplings
    • G02B6/44Mechanical structures for providing tensile strength and external protection for fibres, e.g. optical transmission cables
    • G02B6/4439Auxiliary devices
    • G02B6/4471Terminating devices ; Cable clamps

Description

1
DESCRIÇÃO
"DISPOSITIVO DE DISTRIBUIÇÃO DE FIBRA ÓTICA E REDE DE FIBRA ÓTICA INCLUINDO O MESMO" 0 pedido de patente refere-se a um dispositivo de distribuição de fibra ótica para aplicações interiores, especialmente a uma caixa de superfície. Mais adiante, o pedido de patente refere-se a uma rede de fibra ótica compreendendo, pelo menos, um desses dispositivos de distribuição de fibra ótica.
Num mundo com uma necessidade sempre crescente de largura de banda larga, os cabos óticos tornaram-se a parte principal das redes de telecomunicações. Os cabos óticos podem transmitir sinais de voz, sinais de dados e sinais de vídeo por distâncias muito longas e a uma velocidade muito alta. Os desenvolvimentos das redes de telecomunicações óticas permitem a ligação do utilizador final diretamente à fibra ótica. Este tipo de tecnologia de rede, conhecida como tecnologia FTTH (fiber to the home - fibra até casa), necessita de alargar uma rede de comunicações "totalmente ótica" mais perto dos subscritores. Por consequência, essas redes de telecomunicações incluem um grande número de pontos de distribuição entre um cabo de distribuição e um utilizador final ou subscritor.
Uma das partes essenciais da rede FTTH é a ligação de "última milha" que é frequentemente uma instalação interior. Os diferentes tipos de edifícios, tais como unidades de várias residências e bloco de apartamentos, necessitam de sistemas de cablagem complicados, o que pode significar que existem vários cabos separados, cada um para 2 ligar um subscritor. A instalação de muitos cabos que fornecem a ligação entre um ponto de distribuição principal (que normalmente se situa na cave ou noutro local do edificio) e o utilizador final pode causar vários problemas no encaminhamento que passa pela parede ou pelos níveis do edifício. Por consequência, essas instalações consomem muito tempo e são dispendiosas.
Outra forma de fornecer a ligação entre o ponto de distribuição principal e o utilizador final ou subscritor é utilizar um cabo ótico compreendendo um cabo ascendente com cabos de fixação bifurcados, em que o cabo ascendente deve ser ligado ao ponto de distribuição principal através de um cabo de distribuição, e em que os cabos de fixação devem ser ligados aos subscritores através de um cabo de derivação. A instalação de um cabo ótico compreendendo um cabo ascendente e cabos de fixação bifurcados para fornecer a ligação entre o ponto de distribuição principal e os subscritores é efetuada por um técnico de campo altamente qualificado utilizando dispositivos de distribuição de fibra ótica padrão, o que resulta numa instalação de custos elevados. 0 documento US-A-5 659 655 divulga um dispositivo de distribuição de fibra ótica contendo as características do preâmbulo da reivindicação 1.
Em oposição a este cenário, é fornecido um novo dispositivo de distribuição de fibra ótica que permite uma instalação fácil, de modo a reduzir os custos da mesma. Mais adiante, é fornecida uma nova rede de fibra ótica, incluindo os dispositivos de distribuição de fibra ótica.
Um novo dispositivo de distribuição de fibra ótica é definido na reivindicação 1. 3
Uma nova rede de fibra ótica compreendendo, pelo menos, um dispositivo de distribuição de fibra ótica de acordo com a reivindicação 1 é definida na reivindicação 6.
As formas de realização preferidas do dispositivo de distribuição de fibra ótica e da rede de fibra ótica são fornecidas nas reivindicações dependentes e na descrição abaixo. As formas de realização exemplares serão explicadas em mais detalhe relativamente às figuras, nas quais: a figura 1 ilustra uma vista em explosão de uma forma de realização preferida de um dispositivo de distribuição de fibra ótica; a figura 2 ilustra um detalhe do dispositivo de distribuição de fibra ótica de acordo com a figura 1; a figure 3 ilustra um detalhe da figura 2 juntamente com um cabo de derivação; a figura 4 ilustra uma forma de realização de uma rede de fibra ótica compreendendo dispositivos de distribuição de fibra ótica de acordo com a figura 1; a figura 5 ilustra outra forma de realização de uma rede de fibra ótica compreendendo dispositivos de distribuição de fibra ótica de acordo com a figura 1.
As figuras 1 a 3 ilustram uma forma de realização preferida de um dispositivo de distribuição de fibra ótica 10 para aplicações interiores. O dispositivo de distribuição de 4 fibra ótica 10 compreende um compartimento 11 contendo uma parte de base 12 e uma parte de cobertura 13. A parte de base 12 e a parte de cobertura 13 do compartimento 11 definem um interior do compartimento 11. A parte de base 12 e a parte de cobertura 13 do compartimento 11 podem ser acopladas uma à outra. A parte de base 12 do compartimento 11 fornece, pelo menos, uma abertura de entrada para um cabo de fibra ótica de entrada que entra no interior do compartimento 11 a partir do exterior do mesmo, e uma abertura de saída para um cabo de fibra ótica de saída que entra no exterior do compartimento 11 a partir do interior do mesmo. O cabo de fibra ótica de entrada e o cabo de fibra ótica de saída podem ser um cabo ascendente. Mais adiante, o cabo de fibra ótica de entrada e o cabo de fibra ótica de saída podem ser um cabo de fixação. O cabo de fibra ótica de entrada e o cabo de fibra ótica de saída não são ilustrados nas figuras 1 a 3, mas nas figuras 4 e 5, que ilustram o dispositivo de distribuição de fibra ótica 10 relativamente às formas de realização de redes de fibra ótica. O cabo de fibra ótica de entrada e o cabo de fibra ótica de saída compreendem um grande número de fibras óticas. A parte de base 12 do compartimento 11 compreende duas paredes laterais opostas 14 e 15, nomeadamente uma primeira parede lateral 14 e uma segunda parede lateral 15. A abertura de entrada para o cabo ascendente ou cabo de fixação é destinada à primeira parede lateral 14 da parte de base 12 do compartimento 11, e a referida abertura de saída para o cabo ascendente ou cabo de fixação é destinada 5 a uma segunda parede lateral oposta 15 da parte de base 12 do compartimento 11.
Antes da instalação, a referida abertura de entrada para o cabo ascendente ou cabo de fixação e a referida abertura de sarda para o cabo ascendente ou cabo de fixação são fechadas por secções de parede amovíveis 16, 17 das respetivas paredes laterais 14, 15. Durante a instalação, estas secções de parede 16, 17 podem ser removidas e substituídas por ilhós 18 (consulte a seta 19 da figura 1), definindo a referida abertura de entrada e a referida abertura de saída.
Além da abertura de entrada para um cabo ascendente ou cabo de fixação destinada à primeira parede lateral 14 da parte de base 12 do compartimento 11, existem aberturas de saida para cabos de derivação de fibra ótica destinadas à referida primeira parede lateral 14. Além da abertura de saída para um cabo ascendente ou cabo de fixação destinada à segunda parede lateral 15 da parte de base 12 do compartimento 11, existem aberturas de saída para cabos de derivação de fibra ótica destinadas à referida segunda parede lateral 15. Antes da instalação, estas aberturas de saída para os cabos de derivação são fechadas por secções de parede amovíveis 20, 21 das respetivas paredes laterais 14 e 15. Estas secções de parede 20, 21 podem ser removidas e substituídas por ilhós 23 (consulte a seta 24 da figura 1) durante a instalação, definindo as referidas aberturas de saída para os cabos de derivação. A parte de base 12 do compartimento 11 compreende ainda uma terceira parede lateral 25 que se projeta entre a referida primeira parede lateral 14 e a referida segunda parede 6 lateral oposta 15. As aberturas de saída adicionais para cabos de derivação de fibra ótica e/ou adaptadores para conetores de fibra ótica podem ser destinadas à referida terceira parede lateral 25. Antes da instalação, a referida terceira parede lateral 25 é fechada por uma secção de parede amovível 26. A referida secção de parede amovível 26 pode ser removida e substituída por uma ilhó 27 (consulte a seta 28 da figura 1), definindo as referidas aberturas de saída adicionais para os cabos de derivação, ou por uma estrutura de adaptador 29 (consulte a seta 30 da figura 1), definindo um elemento de sustentação para adaptadores de fibra ótica que permitem a entrada de conetores de fibra ótica.
Normalmente, a caixa de superfície é montada numa parede. Neste caso, as aberturas de saída para cabos de derivação de fibra ótica destinadas à referida primeira parede lateral 14 e à referida segunda parede lateral 15 podem ser utilizadas para cabos de derivação verticais, e as aberturas de saída para cabos de derivação de fibra ótica destinadas à referida terceira parede lateral 25 podem ser utilizadas para cabos de derivação horizontais. A parte de base 12 do compartimento 11 compreende ainda uma parede inferior 31, em que, pelo menos, duas linhas espaçadas 32 e 33 dos elementos de controlo do raio de curvatura 34 e 35 são destinadas à referida parede inferior 31. Cada linha 32, 33 dos elementos de controlo do raio de curvatura 34, 35 passa, de um modo geral, paralelamente à referida terceira parede lateral 25. Os elementos de controlo do raio de curvatura 34, 35 das linhas 32, 33 são dispostos de modo a que no meio, entre cada dois elementos de controlo do raio de curvatura adjacentes 34 da primeira 7 linha 32, seja colocado cada um dos elementos de controlo do raio de curvatura 35 da segunda linha 33, fornecendo assim dois canais de orientação a cada um, nomeadamente um primeiro canal de orientação para orientar fibras óticas de um cabo de derivação ou cabo adaptador (pigtail) entre a terceira parede lateral 25 e a primeira parede lateral 14, e um segundo canal de orientação para orientar essas fibras óticas entre a terceira parede lateral 25 e a segunda parede lateral 15.
Cada elemento de controlo do raio de curvatura 34 da primeira linha 32 compreende duas paredes laterais de controlo do raio de curvatura que convergem na direção da segunda linha 33 dos elementos de controlo do raio de curvatura 35. Cada elemento de controlo do raio de curvatura 35 da segunda linha 33 compreende duas paredes laterais de controlo do raio de curvatura que convergem na direção da primeira linha 32 dos elementos de controlo do raio de curvatura 34.
Os elementos de libertação de tensão são destinados à parede inferior 31 da parte de base 12 do compartimento 11, nomeadamente os primeiros elementos de libertação de tensão 36 adjacentes à terceira parede lateral 25, e os segundos elementos de libertação de tensão 37 adjacentes à primeira parede lateral 14 e à referida segunda parede lateral 15. Os primeiros elementos de libertação de tensão 36 fornecem libertação de tensão para os cabos de derivação ou cabos adaptadores que se estendem até à referida terceira parede lateral 25.
Pelo menos uma linha 38, 39 dos segundos elementos de libertação de tensão 37 destinada à referida parede inferior 31 passa, de um modo geral, paralelamente à referida primeira parede lateral 14 e à referida segunda parede lateral 15 para fornecer libertação de tensão para os cabos de derivação que passam pelas respetivas aberturas de saída da respetiva parede lateral 14, 15. Cada cabo de derivação 40 (consulte a figura 3) que passa pela respetiva parede lateral 14, 15 pode ser colocado num segundo elemento de libertação de tensão 37 e pode ser fixado no referido segundo elemento de libertação de tensão 37 utilizando uma retenção de cabo 41 à volta do respetivo cabo de derivação 40 e do respetivo segundo elemento de libertação de tensão 37. Tal como é possível ver na figura 3, em cada lado de cada segundo elemento de libertação de tensão 37, está colocado um elemento de orientação da retenção de cabo 42 que orienta a retenção de cabo 41 ao montar a respetiva retenção de cabo 41 no respetivo elemento de libertação 37.
De acordo com a figura 3, duas linhas espaçadas 38, 39 dos segundos elementos de libertação de tensão 37 passam, de um modo geral, paralelamente à referida primeira parede lateral 14 e à referida segunda parede lateral 15. No meio, entre cada dois segundos elementos de libertação de tensão adjacentes 37 de cada linha 38, 39, está colocado cada um dos segundos elementos de libertação de tensão 37 da respetiva linha espaçada 39, 38 dos segundos elementos de libertação de tensão 27. No meio, entre cada dois elementos de orientação da retenção de cabo adjacentes 42 de cada linha 38, 39, está colocado um elemento de orientação da retenção de cabo 42 da respetiva linha espaçada 39, 38.
De acordo com a figura 1, o dispositivo de distribuição de fibra ótica 10 compreende um suporte de união 43 posicionado dentro do compartimento 11. O suporte de união 9 43 está preso de forma oscilante ao compartimento 11, nomeadamente à parte de base 12. Uma dobradiça 22 é formada entre o suporte de união 43 e a parte de base 12 do compartimento 11 que passa, de um modo geral, paralelamente à terceira parede lateral 25 da parte de base 12.
Dependendo do desenho concreto da rede de fibra ótica na qual o dispositivo de distribuição de fibra ótica 10 é utilizado, o suporte de união 43 pode suportar, pelo menos, uma união entre uma fibra ótica de um cabo ascendente e uma fibra ótica de um cabo adaptador ou, pelo menos, uma união entre uma fibra ótica de um cabo de fixação e uma fibra ótica de um cabo adaptador ou, pelo menos, uma união entre uma fibra ótica de um cabo ascendente e uma fibra ótica de um cabo de derivação ou, pelo menos, uma união entre uma fibra ótica de um cabo de fixação e uma fibra ótica de um cabo de derivação.
Convém referir que as fibras óticas de um cabo de fixação podem ser previamente ligadas a conetores de fibra ótica. Neste caso, as fibras óticas do cabo de fixação podem ser ligadas a uma fibra ótica de um cabo de derivação utilizando um adaptador sustentado pela estrutura de adaptador 29, contornando assim o suporte de união 43. A figura 4 ilustra uma vista esquemática de uma forma de realização preferida de uma rede de fibra ótica 44 incluindo os dispositivos de distribuição de fibra ótica 10. A figura 4 ilustra, como parte da rede de fibra ótica 44, um conjunto de cabos 45 que compreende um cabo ascendente 46 e cabos de fixação 47 bifurcados a partir do referido cabo ascendente 46. 10 O cabo ascendente 46 da rede de fibra ótica 44 compreende um revestimento de cabo 48 à volta de diversos feixes de fibras óticas (não ilustrado), em que cada um dos referidos feixes de fibras óticas compreende preferencialmente um tubo-tampão à volta de diversas fibras óticas individuais. O cabo ascendente 46 compreende ainda um adaptador de bifurcação 49 montado numa primeira extremidade 50 do referido cabo ascendente 46, o referido adaptador de bifurcação 49 separando as fibras óticas individuais 51 do referido cabo ascendente 46, de modo a que cada uma das referidas fibras óticas individuais 51 do referido cabo ascendente 46 seja rodeada por um tubo de proteção individual 52, e que cada uma das referidas fibras óticas individuais 51 do referido cabo ascendente 26 possa ser ligada a uma fibra ótica de um cabo de distribuição (não ilustrado). As fibras óticas individuais 51 do referido cabo ascendente 46 são preferencialmente ligadas a conectores de fibra ótica 53, de modo a ligar cada uma das referidas fibras óticas individuais 51 do referido cabo ascendente 46 a uma fibra ótica do referido cabo de distribuição. O cabo ascendente 46 da rede de fibra ótica 35 compreende ainda localizações de acesso de amplitude média (midspan) 54, em que na zona de, pelo menos, uma destas localizações de acesso de amplitude média 54, pelo menos, um cabo de fixação 47 é bifurcado a partir do referido cabo ascendente 46. De acordo com a forma de realização da figura 4, o conjunto de cabos 45 compreende três localizações de acesso de amplitude média 54, em que, em cada localização de acesso de amplitude média 54, um cabo de fixação 47 é bifurcado a partir do referido cabo ascendente 46. Cada um dos referidos cabos de fixação 47 do conjunto de cabos 36 11 compreende fibras óticas não unidas do referido cabo ascendente 46. 0 cabo ascendente 46 da rede de fibra ótica 44 compreende ainda um membro de tração 55 para reunir o cabo ascendente 46 com os cabos de fixação 47 através de uma conduta de cabos durante a instalação. 0 membro de tração 55 é destinado a uma segunda extremidade 56 do referido cabo ascendente 46. 0 membro de tração 55 é preferencialmente um elemento integrante do cabo ascendente 46. A rede de fibra ótica 44 compreende ainda, pelo menos, um primeiro dispositivo de distribuição de fibra ótica 10. O ou cada primeiro dispositivo de distribuição de fibra ótica 10 corresponde ao dispositivo de distribuição de fibra ótica 10 ilustrado nas figuras 1 a 3.
Na forma de realização de uma rede de fibra ótica 44 da figura 4, é introduzido um cabo de fixação 47 em cada primeiro dispositivo de distribuição de fibra ótica 10. Neste caso, cada primeiro dispositivo de distribuição de fibra ótica 10 suporta pontos de ligação para ligar as fibras óticas de um cabo de fixação 47 às fibras óticas de um cabo de derivação 40. No caso de as fibras óticas de um cabo de fixação 47 serem previamente ligadas a conetores de fibra ótica 56 (consulte a figura 3), os conetores de fibra ótica 56 das fibras óticas previamente ligadas de um cabo de fixação 47 podem ser ligados diretamente aos conetores de fibra ótica do cabo de derivação 40 utilizando adaptadores sustentados na estrutura de adaptador 29. É igualmente possivel unir as fibras óticas de um cabo de fixação 47 às fibras óticas de cabos adaptadores utilizando o suporte de união 43 para o armazenamento das uniões e 12 para ligar as fibras óticas dos cabos adaptadores às fibras óticas do cabo de derivação 40 através dos conetores de fibra ótica introduzidos nos adaptadores sustentados na estrutura de adaptador 29. Isto resulta numa ligação indireta através do cabo adaptador.
Mais adiante, é possível unir as fibras óticas de um cabo de fixação 47 diretamente às fibras óticas do cabo de derivação 40 utilizando o suporte de união 43 para o armazenamento das uniões. O cabo de derivação 40 que surge a partir do primeiro dispositivo de distribuição de fibra ótica 10 entra num segundo dispositivo de distribuição de fibra ótica 57, nomeadamente no segundo dispositivo de distribuição de fibra ótica 57 a seguir ao primeiro dispositivo de distribuição de fibra ótica 10. Os referidos segundos dispositivos de distribuição de fibra ótica 57 suportam pontos de ligação para ligar as fibras óticas de um cabo de derivação 40 às fibras óticas de, pelo menos, um cabo de terminal de rede ótica 58 que se estende até um subscritor 59.
As fibras óticas de cada cabo de derivação 40 são orientadas até, pelo menos, um segundo dispositivo de distribuição de fibra ótica 57, o ou cada segundo dispositivo de distribuição de fibra ótica 57 suportando uniões para ligar as fibras óticas do referido cabo de derivação 40 às fibras óticas de, pelo menos, um cabo de terminal de rede ótica 58 que se estende até um subscritor 59. De acordo com a figura 4, as fibras óticas do cabo de derivação 40 ligadas às fibras óticas do cabo de fixação superior 47 são orientadas até uma cascata de segundos 13 dispositivos de distribuição de fibra ótica 57, em que dentro de cada segundo dispositivo de distribuição de fibra ótica 57, pelo menos, uma fibra ótica do cabo de derivação 40 é ligada através de uma fibra ótica de um cabo adaptador a uma fibra ótica de um cabo de terminal de rede ótica 58. As outras fibras óticas do cabo de derivação 40 não são cortadas e saem dos respetivos segundos dispositivos de distribuição de fibra ótica 57. A figura 5 ilustra uma vista esquemática de outra forma de realização preferida de uma rede de fibra ótica 60 incluindo os dispositivos de distribuição de fibra ótica 10. A figura 5 ilustra, como parte da rede de fibra ótica 44, um cabo ascendente 46 que entra diretamente nos dispositivos de distribuição de fibra ótica 10. Neste caso, cada primeiro dispositivo de distribuição de fibra ótica 10 suporta pontos de ligação para ligar as fibras óticas de um cabo ascendente 46 às fibras óticas de um cabo de derivação 40 .
No caso de as fibras óticas de um cabo ascendente 46 serem ligadas a conetores de fibra ótica, os conetores de fibra ótica das fibras óticas ligadas de um cabo ascendente 46 podem ser ligados diretamente aos conetores de fibra ótica do cabo de derivação 40 utilizando adaptadores sustentados na estrutura de adaptador 29. É igualmente possível unir as fibras óticas de um cabo ascendente 46 às fibras óticas de cabos adaptadores utilizando o suporte de união 43 para o armazenamento das uniões e para ligar as fibras óticas dos cabos adaptadores às fibras óticas do cabo de derivação 40 através dos conetores de fibra ótica introduzidos nos adaptadores 14 sustentados na estrutura de adaptador 29. Isto resulta numa ligação indireta das fibras óticas de um cabo ascendente 46 às fibras óticas do cabo de derivação 40.
Mais adiante, é possível ligar as fibras óticas de um cabo ascendente 46 diretamente às fibras óticas do cabo de derivação 40.
De acordo com a figura 5, uma cascata de dispositivos de distribuição de fibra ótica 10 é destinada ao cabo ascendente 46, em que dentro de cada dispositivo de distribuição de fibra ótica em cascata 10, pelo menos, uma fibra ótica do cabo ascendente 46 é ligada a uma fibra ótica do cabo de derivação 40. As outras fibras óticas do cabo ascendente 46 não são cortadas e saem dos respetivos dispositivos de distribuição de fibra ótica 10.
Conforme descrito relativamente à figura 4, as fibras óticas de cada cabo de derivação 40 da rede de fibra ótica de acordo com a figura 5 são orientadas até, pelo menos, um segundo dispositivo de distribuição de fibra ótica 57, o ou cada segundo dispositivo de distribuição de fibra ótica 57 suportando uniões para ligar as fibras óticas do referido cabo de derivação 40 às fibras óticas de, pelo menos, um cabo de terminal de rede ótica 58 que se estende até um subscritor 59.
Tal como é possível ver na figura 2, dois elementos de armazenamento e orientação do comprimento em excesso da fibra ótica tipo cilindro ou tipo tambor 60 e 61 são destinados à parede inferior 31 da parte de base 12 do compartimento 11 do dispositivo de distribuição de fibra ótica 10. Os dois elementos de armazenamento e orientação 15 do comprimento em excesso da fibra ótica tipo cilindro ou tipo tambor 60 e 61 são inseridos um no outro, de modo a que o primeiro elemento de armazenamento e orientação do comprimento em excesso da fibra 60, que define um diâmetro mais pequeno para a orientação das fibras óticas, seja parcialmente rodeado pelo segundo elemento de armazenamento e orientação do comprimento em excesso da fibra 61, que define um diâmetro maior para a orientação das fibras óticas, em que um primeiro espaço de armazenamento do comprimento em excesso é fornecido entre os dois elementos de armazenamento e orientação do comprimento em excesso da fibra 60 e 61, e em que um segundo espaço de armazenamento do comprimento em excesso é fornecido radialmente fora do segundo elemento de armazenamento e orientação do comprimento em excesso da fibra 61. O primeiro espaço de armazenamento do comprimento em excesso fornecido entre os dois elementos de armazenamento e orientação do comprimento em excesso da fibra 60 e 61 pode ser preferencialmente utilizado na instalação da figura 5 para o armazenamento do comprimento em excesso da fibra do cabo ascendente 46, ou na instalação da figura 4 para o armazenamento do comprimento em excesso da fibra do cabo de fixação 47. O segundo espaço de armazenamento do comprimento em excesso fornecido radialmente fora do segundo elemento de armazenamento e orientação do comprimento em excesso da fibra 61 pode ser preferencialmente utilizado em ambas as instalações para o armazenamento do comprimento em excesso da fibra dos cabos de derivação ou cabos adaptadores. 16
Lista de números de referência 10 dispositivo de distribuição de fibra ótica 11 compartimento 12 parte de base 13 parte de cobertura 14 primeira parede lateral 15 segunda parede lateral 16 secção de parede 17 secção de parede 18 ilhó 19 seta 20 secção de parede 21 secção de parede 22 dobradiça 23 ilhó 24 seta 25 terceira parede lateral 26 secção de parede 27 ilhó 28 seta 29 estrutura de adaptador 30 seta 31 parede inferior 32 linha 33 linha 34 elemento de controlo do raio de curvatura 35 elemento de controlo do raio de curvatura 36 elemento de libertação de tensão 37 elemento de libertação de tensão 38 linha 39 linha cabo de derivação 40 17 41 retenção de cabo 42 elemento de orientação da retenção de cabo 43 suporte de união 44 rede de fibra ótica 45 conjunto de cabos 46 cabo ascendente 47 cabo de fixação 48 revestimento de cabo 49 adaptador de bifurcação 50 primeira extremidade 51 fibra ótica individual 52 tubo de proteção individual 53 conetor de fibra ótica 54 localização de acesso de amplitude média 55 membro de tração 56 segunda extremidade 57 dispositivo de distribuição de fibra ótica 58 cabo de terminal de rede 59 subscritor 60 elemento de armazenamento e orientação do comprimento em excesso 61 elemento de armazenamento e orientação do comprimento em excesso
Lisboa, 2 de Abril de 2012

Claims (6)

1 REIVINDICAÇÕES 1. Um dispositivo de distribuição de fibra ótica (10) compreendendo um compartimento (11), o referido compartimento (11) fornecendo uma abertura de entrada para um cabo ascendente de fibra ótica (46) ou para um cabo de fixação de fibra ótica (47) e uma abertura de saída para o referido cabo ascendente de fibra ótica (46) ou para o referido cabo de fixação de fibra ótica (47), em que a referida abertura de entrada é destinada a uma primeira parede lateral (14) do compartimento e a referida abertura de saída é destinada a uma segunda parede lateral oposta (15) do compartimento; o referido compartimento (11) contendo uma terceira parede lateral (25) que se projeta entre a referida primeira parede lateral (14) e a referida segunda parede lateral oposta (15), em que as aberturas de saída para cabos de derivação de fibra ótica (40) e/ou adaptadores para conetores de fibra ótica são destinadas à referida terceira parede lateral (25); o referido compartimento (11) contendo ainda uma parede inferior (31), em que, pelo menos, duas linhas espaçadas (32, 33) dos elementos de controlo do raio de curvatura (34, 35) são destinadas à referida parede inferior (31); caracterizado por cada linha (32, 33) dos elementos de controlo do raio de curvatura (34, 35) passar, de um modo geral, paralelamente à referida terceira parede lateral(25); no meio, entre cada dois elementos de controlo do raio de curvatura adjacentes (34) da primeira linha (32), estar colocado cada um dos elementos de controlo do raio de curvatura (35) da segunda linha (33), fornecendo assim dois canais de orientação a cada um, nomeadamente um primeiro 2 canal de orientação para orientar as fibras óticas entre a terceira parede lateral (25) e a primeira parede lateral (14), e um segundo canal de orientação para orientar as fibras óticas entre a terceira parede lateral (25) e a segunda parede lateral (15); cada elemento de controlo do raio de curvatura (34) da primeira linha (32) compreender duas paredes laterais de controlo do raio de curvatura que convergem na direção da segunda linha (33) dos elementos de controlo do raio de curvatura, e por cada elemento de controlo do raio de curvatura (35) da segunda linha (33) compreender duas paredes laterais de controlo do raio de curvatura que convergem na direção da primeira linha (32) dos elementos de controlo do raio de curvatura.
2. 0 dispositivo de distribuição de fibra ótica de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por as aberturas de saída adicionais para os cabos de derivação de fibra ótica (40) serem destinadas à referida primeira parede lateral (14) .
3. O dispositivo de distribuição de fibra ótica de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado por as aberturas de saída adicionais para os cabos de derivação de fibra ótica (40) serem destinadas à referida segunda parede lateral (15) .
4. 0 dispositivo de distribuição de fibra ótica de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado por as aberturas de saída para os cabos de derivação de fibra ótica (40) serem destinadas à referida primeira parede lateral (14) e à referida segunda parede lateral (15); 3 pelo menos uma linha (38, 39) dos elementos de libertação de tensão (37) destinada à referida parede inferior (31) passar, de um modo geral, paralelamente à referida primeira parede lateral (14) e à referida segunda parede lateral (15) para fornecer libertação de tensão para os cabos de derivação que passam pelas respetivas aberturas de saída da respetiva parede lateral (14, 15), de modo a que cada cabo de derivação possa ser colocado num elemento de libertação de tensão (37) e possa ser fixado no referido elemento de libertação de tensão (37) utilizando uma retenção de cabo (41) à volta do respetivo cabo de derivação (40) e do respetivo elemento de libertação de tensão (37); em que, em cada lado de cada elemento de libertação de tensão (37), está colocado um elemento de orientação da retenção de cabo (42) que orienta a retenção de cabo (41) ao montar a respetiva retenção de cabo (41) no respetivo elemento de libertação (37).
5. O dispositivo de distribuição de fibra ótica de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por duas linhas espaçadas (38, 39) dos elementos de libertação de tensão (37) passarem, de um modo geral, paralelamente à referida primeira parede lateral (14) e à referida segunda parede lateral (15), em que no meio, entre cada dois elementos de libertação de tensão adjacentes (37) de cada linha (38, 39), está colocado cada um dos elementos de libertação de tensão (37) da respetiva linha espaçada (39, 38) dos elementos de libertação de tensão, e em que no meio, entre cada dois elementos de orientação da retenção de cabo adjacentes (42) de cada linha (38, 39), está colocado um elemento de orientação da retenção de cabo (42) da respetiva linha espaçada (39, 38). 4
6. Uma rede de fibra ótica, caracterizada por compreender um cabo ascendente (46); o referido cabo ascendente (46) compreendendo um revestimento de cabo (48) à volta de diversos feixes de fibras óticas; um adaptador de bifurcação (49) montado numa extremidade (50) do referido cabo ascendente (46), o referido adaptador de bifurcação (49) separando as fibras óticas do referido cabo ascendente (46), de modo a que cada uma das referidas fibras óticas do referido cabo ascendente (46) seja rodeada por um tubo de proteção individual e que cada uma das referidas fibras óticas do referido cabo ascendente (46) possa ser ligada a uma fibra ótica de um cabo de distribuição; pelo menos, um primeiro dispositivo de distribuição de fibra ótica (10) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, o referido primeiro dispositivo de distribuição de fibra ótica (10) suportando pontos de ligação para ligar as fibras óticas do cabo ascendente (46) às fibras óticas de um cabo de derivação (40); e pelo menos, um segundo dispositivo de distribuição de fibra ótica (57) suportando pontos de ligação para ligar as fibras óticas de um cabo de derivação (40) às fibras óticas de um cabo de terminal de rede ótica (58) que se estende até um subscritor (59). Lisboa, 2 de Abril de 2012
PT09001719T 2009-02-06 2009-02-06 Dispositivo de distribuição de fibra ótica e rede de fibra ótica incluindo o mesmo PT2216667E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP09001719A EP2216667B1 (en) 2009-02-06 2009-02-06 Fiber optic distribution device and fiber optic network including the same

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2216667E true PT2216667E (pt) 2012-04-13

Family

ID=40821902

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT09001719T PT2216667E (pt) 2009-02-06 2009-02-06 Dispositivo de distribuição de fibra ótica e rede de fibra ótica incluindo o mesmo

Country Status (8)

Country Link
US (1) US20100202745A1 (pt)
EP (2) EP2426539B1 (pt)
CN (1) CN101799576B (pt)
AT (1) ATE542160T1 (pt)
AU (1) AU2010200293B2 (pt)
ES (2) ES2381148T3 (pt)
PL (1) PL2216667T3 (pt)
PT (1) PT2216667E (pt)

Families Citing this family (47)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US11294135B2 (en) 2008-08-29 2022-04-05 Corning Optical Communications LLC High density and bandwidth fiber optic apparatuses and related equipment and methods
US8452148B2 (en) 2008-08-29 2013-05-28 Corning Cable Systems Llc Independently translatable modules and fiber optic equipment trays in fiber optic equipment
CN102209921B (zh) 2008-10-09 2015-11-25 康宁光缆系统有限公司 具有支持来自光学分路器的输入和输出光纤的适配器面板的光纤终端
ATE534049T1 (de) 2009-02-24 2011-12-15 Ccs Technology Inc Haltevorrichtung für ein kabel oder eine anordnung zur verwendung mit einem kabel
US8699838B2 (en) 2009-05-14 2014-04-15 Ccs Technology, Inc. Fiber optic furcation module
US8538226B2 (en) 2009-05-21 2013-09-17 Corning Cable Systems Llc Fiber optic equipment guides and rails configured with stopping position(s), and related equipment and methods
US9075216B2 (en) 2009-05-21 2015-07-07 Corning Cable Systems Llc Fiber optic housings configured to accommodate fiber optic modules/cassettes and fiber optic panels, and related components and methods
AU2010263046B2 (en) 2009-06-19 2015-07-23 Corning Cable Systems Llc High fiber optic cable packing density apparatus
EP3693778A1 (en) 2009-06-19 2020-08-12 Corning Optical Communications LLC High density and bandwidth fiber optic apparatuses and related equipment and methods
US8712206B2 (en) 2009-06-19 2014-04-29 Corning Cable Systems Llc High-density fiber optic modules and module housings and related equipment
US8625950B2 (en) 2009-12-18 2014-01-07 Corning Cable Systems Llc Rotary locking apparatus for fiber optic equipment trays and related methods
US8992099B2 (en) 2010-02-04 2015-03-31 Corning Cable Systems Llc Optical interface cards, assemblies, and related methods, suited for installation and use in antenna system equipment
US8913866B2 (en) 2010-03-26 2014-12-16 Corning Cable Systems Llc Movable adapter panel
EP2558895B1 (en) 2010-04-16 2019-04-17 Corning Optical Communications LLC Sealing and strain relief device for data cables
EP2381284B1 (en) 2010-04-23 2014-12-31 CCS Technology Inc. Under floor fiber optic distribution device
US9075217B2 (en) 2010-04-30 2015-07-07 Corning Cable Systems Llc Apparatuses and related components and methods for expanding capacity of fiber optic housings
US9720195B2 (en) 2010-04-30 2017-08-01 Corning Optical Communications LLC Apparatuses and related components and methods for attachment and release of fiber optic housings to and from an equipment rack
US8705926B2 (en) 2010-04-30 2014-04-22 Corning Optical Communications LLC Fiber optic housings having a removable top, and related components and methods
US9632270B2 (en) 2010-04-30 2017-04-25 Corning Optical Communications LLC Fiber optic housings configured for tool-less assembly, and related components and methods
US8660397B2 (en) 2010-04-30 2014-02-25 Corning Cable Systems Llc Multi-layer module
US9519118B2 (en) 2010-04-30 2016-12-13 Corning Optical Communications LLC Removable fiber management sections for fiber optic housings, and related components and methods
US8879881B2 (en) 2010-04-30 2014-11-04 Corning Cable Systems Llc Rotatable routing guide and assembly
US8718436B2 (en) * 2010-08-30 2014-05-06 Corning Cable Systems Llc Methods, apparatuses for providing secure fiber optic connections
US9547145B2 (en) 2010-10-19 2017-01-17 Corning Optical Communications LLC Local convergence point for multiple dwelling unit fiber optic distribution network
US9279951B2 (en) 2010-10-27 2016-03-08 Corning Cable Systems Llc Fiber optic module for limited space applications having a partially sealed module sub-assembly
US8662760B2 (en) 2010-10-29 2014-03-04 Corning Cable Systems Llc Fiber optic connector employing optical fiber guide member
US9116324B2 (en) 2010-10-29 2015-08-25 Corning Cable Systems Llc Stacked fiber optic modules and fiber optic equipment configured to support stacked fiber optic modules
CN203759315U (zh) 2010-11-30 2014-08-06 康宁光缆系统有限责任公司 光纤装置
TWI487964B (zh) 2011-02-02 2015-06-11 Corning Cable Sys Llc 適用於為設備機架中之光學底板建立光學連接之稠密光纖連接器組件及相關的連接器與纜線,以及模造光纖連接器構件的方法
EP2520959B1 (en) * 2011-05-05 2014-03-12 CCS Technology, Inc. Cable strain relief device for cable closures and cable closure having at least one such cable strain relief device
US9008485B2 (en) 2011-05-09 2015-04-14 Corning Cable Systems Llc Attachment mechanisms employed to attach a rear housing section to a fiber optic housing, and related assemblies and methods
CA2840388C (en) 2011-06-30 2020-03-10 Corning Cable Systems Llc Fiber optic equipment assemblies employing non-u-width-sized housings and related methods
US8953924B2 (en) 2011-09-02 2015-02-10 Corning Cable Systems Llc Removable strain relief brackets for securing fiber optic cables and/or optical fibers to fiber optic equipment, and related assemblies and methods
US9038832B2 (en) 2011-11-30 2015-05-26 Corning Cable Systems Llc Adapter panel support assembly
US9219546B2 (en) 2011-12-12 2015-12-22 Corning Optical Communications LLC Extremely high frequency (EHF) distributed antenna systems, and related components and methods
EP2629128A1 (en) * 2012-02-14 2013-08-21 CCS Technology, Inc. Fiber optic distribution device
US10110307B2 (en) 2012-03-02 2018-10-23 Corning Optical Communications LLC Optical network units (ONUs) for high bandwidth connectivity, and related components and methods
ES2625506T3 (es) * 2012-06-15 2017-07-19 Ccs Technology, Inc. Dispositivo de distribución de fibras ópticas
US9250409B2 (en) 2012-07-02 2016-02-02 Corning Cable Systems Llc Fiber-optic-module trays and drawers for fiber-optic equipment
US9042702B2 (en) 2012-09-18 2015-05-26 Corning Cable Systems Llc Platforms and systems for fiber optic cable attachment
EP2725397B1 (en) 2012-10-26 2015-07-29 CCS Technology, Inc. Fiber optic management unit and fiber optic distribution device
US8985862B2 (en) 2013-02-28 2015-03-24 Corning Cable Systems Llc High-density multi-fiber adapter housings
DE102013016760A1 (de) 2013-10-10 2015-04-16 Wabco Europe Bvba-Sprl Elektronikgehäuse
CA3150114A1 (en) 2019-09-06 2021-03-11 Przemyslaw Andrzej KUKIAN Cable seal and strain relief assembly
BR102019027520A2 (pt) 2019-12-20 2021-07-06 Furukawa Electric Latam S.A. caixa de terminação óptica para distribuição de potência óptica
EP4168839A1 (en) 2020-06-22 2023-04-26 Corning Research & Development Corporation Cable seal and strain relief assembly
WO2021262490A1 (en) * 2020-06-22 2021-12-30 Corning Research & Development Corporation Cable strain relief assembly

Family Cites Families (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPS59107317A (ja) * 1982-12-13 1984-06-21 Nippon Telegr & Teleph Corp <Ntt> 光ケ−ブル用接続箱内の配線方法
US5150246A (en) * 1989-08-31 1992-09-22 At&T Bell Laboratories Administration arrangement for local area network architecture
JP3052242B2 (ja) * 1991-10-16 2000-06-12 富士通株式会社 光ケーブル分配装置
US5715348A (en) * 1996-03-27 1998-02-03 Next Level Communications Fiber management system and method for routing optical fiber having a minimum bend radius
US5659655A (en) * 1996-04-29 1997-08-19 Mcdonnell Douglas Corporation Optical ribbon cable fanout boxes
US5823646A (en) * 1997-09-02 1998-10-20 Siecor Corporation Door assembly for optical hardware cabinet
US6385381B1 (en) * 1999-09-21 2002-05-07 Lucent Technologies Inc. Fiber optic interconnection combination closure
US6845207B2 (en) * 2001-02-12 2005-01-18 Fiber Optic Network Solutions Corp. Optical fiber enclosure system
US6850685B2 (en) * 2002-03-27 2005-02-01 Adc Telecommunications, Inc. Termination panel with pivoting bulkhead and cable management
CN102062914B (zh) * 2006-10-16 2014-06-18 3M创新有限公司 光纤电缆保持装置
US7546018B2 (en) * 2007-01-13 2009-06-09 Ofs Fitel, Llc Fiber optic cabling for multi-dwelling unit (MDU) and commercial building deployments
US7418184B1 (en) * 2007-03-15 2008-08-26 Curtis Paul Gonzales Fiber optic categorization and management tray
PL213378B1 (pl) * 2007-11-06 2013-02-28 Corning Cable Systems Polska Spolka Z Ograniczona Odpowiedzialnoscia Modulowa skrzynka rozdzielcza dla swiatlowodów i uklad modulowych skrzynek rozdzielczych dla swiatlowodów
US7764859B2 (en) * 2008-03-28 2010-07-27 Adc Telecommunications, Inc. Universal cable management panel

Also Published As

Publication number Publication date
ES2472455T3 (es) 2014-07-01
US20100202745A1 (en) 2010-08-12
ATE542160T1 (de) 2012-02-15
ES2381148T3 (es) 2012-05-23
CN101799576B (zh) 2015-03-04
EP2426539B1 (en) 2014-04-09
EP2426539A1 (en) 2012-03-07
EP2216667B1 (en) 2012-01-18
AU2010200293A1 (en) 2010-08-26
PL2216667T3 (pl) 2012-07-31
AU2010200293B2 (en) 2015-07-23
EP2216667A1 (en) 2010-08-11
CN101799576A (zh) 2010-08-11

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT2216667E (pt) Dispositivo de distribuição de fibra ótica e rede de fibra ótica incluindo o mesmo
ES2681721T3 (es) Terminal de conexión óptico que tiene un esquema de mapeado de correspondencia de puertos
US10101543B2 (en) Indexing terminals for supporting a bidirectional indexing architecture
RU2480798C2 (ru) Оптоволоконный распределительный бокс со съемным органайзером
JP3819022B2 (ja) 光ファイバオーガナイザ
US8873924B2 (en) Fiber optic cabinet
EP2527895B1 (en) Fiber optic distribution device
ES2900533T3 (es) Módulo de empalme con unidad de parcheo
PT1616210E (pt) Caixa local de convergência para redes de cabos de fibras ópticas
US20080069513A1 (en) Fiber optic cable entry device
US20100202746A1 (en) Fiber Optic Distribution Device and Fiber Optic Network Including the Same
PT1636239E (pt) Derivados indolo com actividade antipsicótica melhorada
TW201926805A (zh) 用於多戶住宅單元的光纖連接盒
US20230261451A1 (en) Management device for hybrid cable
KR20100071468A (ko) 스플리터 모듈 및 이를 구비하는 광가입자망 시스템
AU2004226635A1 (en) Optical fiber cable distribution frame
KR20090005383U (ko) 광단자함
US20100104247A1 (en) Optical access network system
CN217443613U (zh) 光纤配线架和光纤配线柜
AU2013389185B2 (en) Optical joint closure
JP5188187B2 (ja) 集合住宅(mdu)および商業ビルへの配設のための光ファイバ配線
KR20000047106A (ko) 광코드저장용 트레이
KR20010053940A (ko) 지하용 광 중간 절체장치의 케이블 및 인장선 고정장치