PT109589A - Embalagem de conserva para produtos alimentares em conserva e suas utilizações de conservação e preparação de alimentos - Google Patents

Embalagem de conserva para produtos alimentares em conserva e suas utilizações de conservação e preparação de alimentos Download PDF

Info

Publication number
PT109589A
PT109589A PT109589A PT10958916A PT109589A PT 109589 A PT109589 A PT 109589A PT 109589 A PT109589 A PT 109589A PT 10958916 A PT10958916 A PT 10958916A PT 109589 A PT109589 A PT 109589A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
sealed
package
valve
package according
pressure
Prior art date
Application number
PT109589A
Other languages
English (en)
Inventor
Alberto Gomes Dos Santos António
Martinho Barbosa Gomes Coutinho António
Original Assignee
Antonio Alberto Gomes Dos Santos
Antonio Martinho Barbosa Gomes Coutinho
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Antonio Alberto Gomes Dos Santos, Antonio Martinho Barbosa Gomes Coutinho filed Critical Antonio Alberto Gomes Dos Santos
Priority to PT109589A priority Critical patent/PT109589A/pt
Priority to PCT/IB2017/054936 priority patent/WO2018033845A1/pt
Publication of PT109589A publication Critical patent/PT109589A/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47JKITCHEN EQUIPMENT; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; APPARATUS FOR MAKING BEVERAGES
    • A47J43/00Implements for preparing or holding food, not provided for in other groups of this subclass
    • A47J43/28Other culinary hand implements, e.g. spatulas, pincers, forks or like food holders, ladles, skimming ladles, cooking spoons; Spoon-holders attached to cooking pots
    • A47J43/284Hand implements for separating solids from liquids or liquids from liquids
    • A47J43/286Hand implements for draining preserving liquid from canned food, e.g. tuna-squeezers

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Packages (AREA)

Abstract

A PRESENTE INVENÇÃO ENQUADRA-SE NA ÁREA DAS EMBALAGENS DE CONSERVA, ADEQUADAS PARA CONSERVAR PRODUTOS ALIMENTARES, TIPICAMENTE HERMETICAMENTE SELADAS, COMO LATAS DE CONSERVA, E DESCARTÁVEIS. É OBJECTO DA PRESENTE INVENÇÃO UMA EMBALAGEM DE CONSERVA PARA PRODUTOS ALIMENTARES EM CONSERVA QUE COMPREENDE I) UM CORPO ÚNICO SELADO (1), II) UM LÍQUIDO CONSERVANTE EDÍVEL E III) UMA VÁLVULA (30) FORMADA NO CORPO ÚNICO SELADO (1) ¿ PREFERENCIALMENTE NA SUA REFERIDA PAREDE SUPERIOR ¿ CONFIGURADA PARA, QUANDO SUBMETIDA A UMA PRESSÃO SUPERIOR A UMA PRESSÃO PRÉ-DEFINIDA NO INTERIOR DO CORPO ÚNICO SELADO (1), ABRIR UMA PASSAGEM PARA O INTERIOR DO REFERIDO CORPO ÚNICO SELADO (1) PELO MENOS ENQUANTO A DITA PRESSÃO INTERIOR FOR SUPERIOR À DITA PRESSÃO PRÉ-DEFINIDA. ADICIONALMENTE, É TAMBÉM OBJECTO DA PRESENTE INVENÇÃO A UTILIZAÇÃO DA REFERIDA EMBALAGEM PARA CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS, BEM COMO A UTILIZAÇÃO PARA PREPARAÇÃO DE ALIMENTOS.

Description

DESCRIÇÃO
EMBALAGEM DE CONSERVA PARA PRODUTOS ALIMENTARES EM CONSERVA E SUAS UTILIZAÇÕES DE CONSERVAÇÃO E PREPARAÇÃO DE ALIMENTOS
CAMPO DA INVENÇÃO A presente invenção enquadra-se na área das embalagens de conserva, adequadas para conservar produtos alimentares, tipicamente hermeticamente seladas, como latas de conserva, e descartável.
Pretende-se, com o objecto da presente invenção ampliar as funcionalidades das comuns embalagens de conserva para que incluam a capacidade de operar como recipiente de preparação dos alimentos, por acção de calor. A embalagem da presente invenção providencia assim duas funcionalidades, de conservação e de preparação de alimentos.
Pretende-se igualmente, com o objecto da presente invenção, conservar produtos de uma forma eficiente e diminuir a impregnação dos alimentos por líquidos edíveis de conservação. A embalagem da presente invenção providencia assim uma funcionalidade melhorada na conservação e preparação de alimentos e sua utilização.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO A presente invenção encontra antecedentes mais próximos em embalagens rígidas para conserva de alimentos seladas e sob vácuo, como latas de conserva de produtos alimentares, como peixe, carne ou legumes.
Este tipo de embalagens de conserva apresenta vários inconvenientes: uma elevada exposição e consequentemente concentração do liquido de conserva, tipicamente oleoso, e a necessidade de inclusão de uma elevada quantidade desse mesmo liquido. Esse líquido mantém-se impregnado no alimento presente no interior da embalagem, sem possibilidade de separação.
Por outro lado, possibilitam apenas a função de conservação, não permitindo operar como recipiente de preparação dos alimentos.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO É assim objecto da presente invenção uma embalagem de conserva e preparação de produtos alimentares em conserva que compreende i) um corpo único selado (1) e sob vácuo, ii) um líquido conservante edível e iii) uma válvula (30) formada no corpo único selado (1) - preferencialmente na sua referida parede superior - configurada para, quando submetida a uma pressão superior a uma pressão pré-definida no interior do corpo único selado (1), abrir uma passagem para o interior do referido corpo único selado (1) pelo menos enquanto a dita pressão interior for superior à dita pressão pré-definida .
Esta configuração amplia consideravelmente as funcionalidades da embalagem da presente invenção, tornando-a não só adequada para conservação mas igualmente para preparação de alimentos por acção de calor. A válvula (30) possibilita a i) simples colocação da embalagem sob vácuo e ii) operar como válvula (30) de libertação de pressão. A inclusão de uma válvula (30) no corpo único selado (1) possibilita o aquecimento da embalagem, aumentando a pressão no seu interior, que escapa por via da válvula (30), configurada para abrir quando uma pressão pré-definida é ultrapassada. A condição de abertura poderá ser definitiva ou não. É importante relevar que a presente embalagem cumpre simultaneamente as funções de conserva e preparação de alimentos. Assim, a sua configuração tem de ser tal que se mantenha hermeticamente selada (função de conserva) até que submetida a calor (função de preparação). A presença de uma válvula (30) num objecto deste tipo proporciona confecção a vácuo, com vantagens como a homogeneidade do cozimento, preservação das texturas e sabores dos alimentos uma vez que os alimentos serão cozinhados com os seus próprios sucos.
Conforme as temperaturas no interior vão subindo, dá-se libertação de gases o que permite que o processo de cozedura passe a cozedura "a pressão" que por sua vez acelera todo o processo.
Uma vez atingida a pressão pré-definida a válvula (30) dispara libertando a pressão e finalizando a confecção/cozedura dos alimentos.
Numa configuração especifica da embalagem da presente invenção, combinável com qualquer uma das descritas, esta consiste numa lata de conserva, hermeticamente selada.
Num modo vantajoso daquele acima descrito, a referida válvula (30) compreende um elemento de fusível configurado para, quando submetido a uma pressão superior a uma pressão pré-definida no interior do corpo único selado (1), sofrer um deslocamento e/ou rompimento tal que é aberta uma passagem para o interior do referido corpo único selado (1) pelo menos enquanto a dita pressão interior for superior à dita pressão pré-definida.
Este fusível implementa especificamente a função da válvula (30), por seu rompimento e ou deslocamento, criando uma abertura que permite o escape de vapor, tipicamente, do interior do corpo único selado (1) . Veja-se que, tratando-se de uma embalagem que se pretende descartável e portanto altamente simplificada, a válvula (30) que incorpora deverá igualmente assim ser. Por outro lado, e como acima referido, a válvula (30) deve manter-se em estado de selagem até que a função de preparação de alimentos seja iniciada. Todos esses requisitos são cumpridos por esta configuração específica e vantajosa.
Num modo específico da embalagem da presente invenção, a referida válvula (30) compreende adicionalmente: • um corpo principal (33) - preferencialmente de forma substancialmente troncocónica - com um canal central no qual está formada uma câmara (35), e • uma peça de fecho (32) fixada à referida câmara (35), por sua vez compreendendo o referido elemento de fusível, sendo a referida fixação preferencialmente por colagem.
Tal possibilita uma forma fiável e simplificada de especificamente implementar a válvula (30), pois o corpo principal (33) fixa a válvula (30) adequadamente ao corpo único selado (1) e a peça de fecho (32) incorpora o elemento de fusível, assim criando uma estrutura integra, que cumpra com os requisitos de selagem hermética durante a fase de conservação e de sustentação de pressão interna aquando da fase de preparação de alimentos. Na sua forma troncocónica, o corpo principal (33) tem a base do cone de maior diâmetro disposta para o exterior do corpo único selado (1) e a base de menor diâmetro disposta para o interior do corpo único selado (1) .
Num outro modo vantajoso da embalagem da presente invenção, especificamente da válvula (30) e combinável com qualquer um dos anteriores que lhe são respeitantes, o elemento de fusivel consiste num elemento encaixado por pressão na referida peça de fecho (32), preferencialmente fixado num dos seus lados, de forma pivotante, à peça de fecho (32) . Preferencialmente, a peça de fecho (32) é constituída por dois elementos que se encontram unidos, envolvendo o elemento de fusível. Tal permite uma selagem adequada até que a pressão interna ultrapasse a pressão pré-definida, mantendo o elemento de fusível fixado à embalagem por via da fixação pivotante.
Num modo vantajoso alternativo aos acima descritos, a referida válvula (30) compreende um elemento de estrangulamento ao invés do elemento de fusível configurado para, quando submetido a uma pressão superior a uma pressão pré-definida no interior do corpo único selado (1), limitar a libertação de gás do interior do corpo único selado (1) pelo menos enquanto a dita pressão interior for superior à dita pressão pré-definida.
Este elemento de estrangulamento consiste numa implementação alternativa da função da válvula (30), por não permitir a passagem de gás do interior do corpo único selado (1) para o seu exterior. Preferencialmente, este elemento consiste num canal. Aplica-se o que foi referido para a configuração com fusível.
Num outro modo vantajoso da embalagem da presente invenção alternativo ao acima descrito, especificamente da válvula (30) e combinável com qualquer um dos anteriores que lhe são respeitantes, o elemento de estrangulamento consiste num furo que atravessa longitudinalmente de um lado ao outro um corpo principal da válvula (33), que por sua vez consiste num cilindro ou tronco-cone maciço que contém no seu interior o elemento de estrangulamento.
Entende-se que a válvula (30) acima descrita é independente da embalagem da presente invenção incluindo qualquer outro elemento que não lhe diga respeito, mantendo nesse caso, ainda assim, a vantagem de, simultaneamente, permitir funções de conserva e preparação de alimentos. Também essa embalagem seria tal que se mantém hermeticamente selada (função de conserva) até que submetida a calor (função de preparação).
Adicionalmente, é igualmente objecto da presente invenção a utilização da embalagem da presente invenção, em qualquer uma das suas configurações anterior e subsequentemente descritas, para conservação de alimentos.
Adicionalmente, é também objecto da presente invenção a utilização de qualquer embalagem da presente invenção que inclua uma válvula (30) - anterior ou subsequentemente descrita - para preparação de alimentos por aquecimento.
Numa configuração vantajosa, combinável com qualquer uma das anteriormente descritas, a embalagem compreende adicionalmente iv) uma placa perfurada (10) no interior do corpo único selado (1) e que se estende ao longo de uma secção longitudinal do referido corpo, encontrando-se posicionada a uma altura relativamente a uma sua superfície inferior interna, longitudinal, tal que ultrapassa a altura do liquido conservante edivel, quando um eixo longitudinal da embalagem se encontra disposto perpendicularmente ao vector gravidade. Preferencialmente, a referida altura é de entre 5-30 % da altura total do corpo único selado (1), relativamente a uma sua superfície inferior interna, longitudinal. A altura preferencial é de 10 %. A embalagem da presente invenção contém adicionalmente um ou mais alimentos no seu interior.
Esta embalagem permite conservação de alimentos de uma forma eficiente e permitindo a simples separação de agentes conservantes, tipicamente oleosos, dos elementos conservados. Especificamente, o facto de a placa perfurada (10) estar a uma certa altura em relação à superfície inferior interna permite que alimentos estejam colocados no interior da embalagem, concretamente de um dos lados da placa perfurada (10). Quando a embalagem se encontra numa posição invertida, encontram-se totalmente embebidos, quando a embalagem está numa posição dita não-invertida, o agente conservante, tipicamente no estado líquido, escorre através da placa perfurada (10), proporcionando uma simples remoção. A placa perfurada (10) consiste preferencialmente numa placa microperfurada. A combinação destas características com uma válvula (30) na embalagem melhoram a função de preparação de alimentos, uma vez que os alimentos encontrar-se-ão sobre a placa perfurada (10), escorridos de líquido edível e com este disposto inferiormente, sendo aquecido e preparando/cozinhando assim os alimentos.
Numa configuração específica da embalagem da presente invenção, combinável com qualquer uma das descritas, esta consiste numa lata de conserva, hermeticamente selada.
Para que a placa perfurada (10) se encontre posicionada à referida altura, a embalagem da presente invenção contém adicionalmente meios de elevação (11).
Num modo preferencial da embalagem da presente invenção, combinável com qualquer um dos anteriores, o corpo único selado (1) compreende numa sua parede superior uma linha de fragilização (13) adequada para abertura da embalagem de conserva, que forma uma superfície de abertura (14) da embalagem de conserva. A linha de fragilização (13) consiste numa linha com menor espessura que a restante área, e que delimita uma área fechada.
Num outro modo preferencial da embalagem da presente invenção, específico do anterior, esta compreende meios de apoio à abertura (20), de tal forma configurados e dispostos sobre a parede superior que, quando puxados, permitem a remoção da uma superfície de abertura (14) da embalagem de conserva, e que preferencialmente compreendem uma segunda pega.
Adicionalmente, é objecto da presente invenção a utilização de uma placa perfurada (10) como escorredor na embalagem anterior ou subsequentemente descrita, em qualquer uma das suas versões, quando contendo colocados alimentos num dos seus lados e estando posicionada no interior de um corpo único selado (1) , antes ou após a sua abertura, bem como quando a sua superfície se encontra disposta perpendicularmente ao vector gravidade. Num modo preferencial, a dita placa perfurada (10) compreende uma abertura numa das suas extremidades com dimensões superiores às perfurações, adequada para sua remoção com um utensílio de cozinha, como um garfo. Num outro modo preferencial, a placa perfurada (10) é microperfurada.
Adicionalmente, é igualmente objecto da presente invenção a utilização da embalagem da presente invenção, em qualquer uma das suas configurações anterior e subsequentemente descritas, para conservação de alimentos. A embalagem contém uma quantidade de líquido conservante edível tal que a sua tona não ultrapassa a altura à qual a placa perfurada (10) se encontra posicionada, relativamente a uma superfície inferior interna, longitudinal, do corpo único selado (1), quando um eixo longitudinal da embalagem se encontra disposto perpendicularmente ao vector gravidade. Como referido anteriormente, uma utilização com uma quantidade de líquido conservante nestas proporções em relação à altura da placa perfurada (10) garante uma cobertura dos alimentos durante a sua conservação, e um escorrimento simples e total quando se pretende abrir a embalagem.
Entende-se que as configurações vantajosas acima descritas e referentes à embalagem com placa perfurada (10) são independentes daquelas que incluem uma válvula, apesar de, quando combinadas, melhorarem a função de preparação de alimentos, uma vez que os alimentos encontrar-se-ão sobre a placa perfurada, escorridos de liquido edivel e com este disposto inferiormente, sendo aquecido e preparando/cozinhando assim os alimentos.
DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
Figura 1 - representação de uma embalagem de conserva num modo de realização de acordo com a presente invenção, onde é claramente visivel a válvula (30) disposta sobre os meios de apoio à abertura (20), ambos acoplados à superfície de abertura (14) do corpo único selado (1). São igualmente representados o rebordo de manuseamento (22) e linha de fragilização (13) .
Figura 2 - representação de um modo de realização da válvula (30) da presente invenção onde está representada e a peça de fecho, incluída na câmara (35) do corpo principal (33) da válvula (30), sendo igualmente visíveis a primeira perfuração cilíndrica (391) e a segunda perfuração cilíndrica (392) e o corpo principal (33) da válvula compreendendo na sua base de maior diâmetro uma depressão radial (38).
Figura 3 - vista lateral de uma embalagem de conserva num modo de realização de acordo com a presente invenção, incluindo o corpo único selado (1) com uma cobertura de material isolante térmico (21) que envolve pelo menos uma superfície longitudinal inferior do corpo único selado (1).
Figura 4 - representação de um modo de realização de uma placa perfurada (10) de acordo com a presente invenção, sendo adequada para operar como escorredor na embalagem de conserva com corpo único selado (1) de qualquer modo de realização descrito. A placa perfurada (10) compreende meios de elevação (11), especificamente quatro pés, para operação como escorredor.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
As configurações vantajosas mais gerais da presente invenção estão descritas no Sumário da invenção. Essas configurações são detalhadas de seguida, de acordo com outros modos vantajosos e/ou preferenciais de implementação da presente invenção.
Numa configuração preferencial da embalagem da presente invenção, combinável com qualquer uma das anteriores, esta compreende adicionalmente pelo menos um primeiro elemento vedante posicionado numa sua secção de fixação ao referido corpo único selado (1), e preferencialmente de tipo o-ring.
Numa configuração preferencial da embalagem da presente invenção, combinável com qualquer uma das anteriores contendo uma válvula (30) com elemento de fusivel, a referida peça de fecho (32) é de formato discordai, tendo: - numa sua superfície superior em relação ao interior do corpo único selado (1), um rebordo de pressão que se prolonga perpendicularmente à superfície discóide e - numa sua superfície lateral, um sulco adequado para acoplamento de um segundo elemento vedante, preferencialmente de tipo o-ring. 0 referido rebordo de pressão possibilita uma melhor fixação à peça de fecho (32) , com a extensão da superfície de contacto entre os dois elementos, especialmente relevante quando a válvula (30) se encontra submetida a forças de sucção (aquando da criação de um vácuo no interior da lata) ou de aumento da pressão interna (aquando da preparação de alimentos).
Numa outra configuração preferencial da embalagem objecto da presente invenção, combinável com qualquer uma das anteriores contendo um elemento de fusível, o corpo principal (33) compreende duas perfurações cilíndricas: • uma primeira perfuração cilíndrica (391) que o atravessa de uma base adequada para estar disposta para o interior da embalagem até à câmara (35) e • uma segunda perfuração cilíndrica (392) que o atravessa de uma base adequada para estar disposta para o exterior da embalagem até à câmara (35), sendo que ambas as perfurações cilíndricas (391, 392) têm um diâmetro menor que o da câmara (35) e a primeira perfuração cilíndrica (391) tem um diâmetro maior do que a segunda perfuração cilíndrica (392).
Num outro modo preferencial da presente invenção, o corpo principal (33) da válvula compreende na sua base de maior diâmetro uma depressão radial (38) do exterior para o interior, existindo portanto a depressão no interior radialmente - do corpo principal.
Em diversas configurações vantajosas da embalagem da presente invenção, combináveis com qualquer uma das anteriores contendo meios de elevação (11), o posicionamento da placa perfurada (10) à referida altura é realizado por via de meios de elevação (11), que consistem preferencialmente num rebordo formado no interior do corpo único selado (1), adequado para assentamento da placa perfurada (10), ou alternativamente em pelo menos três prolongamentos da placa que se estendem perpendicularmente à referida secção longitudinal de tal forma que assentam sobre a superfície inferior interna.
Tais configurações consistem num formato simplificado em que a placa perfurada (10) se mantenha à altura pretendida.
Numa outra configuração opcional da presente invenção, esta compreende um cesto, que por sua vez inclui a referida placa perfurada (10) como sua superfície inferior.
Em outra configuração da embalagem da presente invenção, combinável com qualquer uma das anteriormente descritas, a placa perfurada (10) está acoplada a uma primeira pega que se prolonga perpendicularmente à placa perfurada (10), sendo preferencialmente retráctil e que, quando não lhe é aplicada uma força de intensidade pré-definida, se eleva acima da superfície superior do corpo único selado (1). São liquidos de conservação adequados para qualquer uma das utilizações liquidos alimentícios que contenham total ou parcialmente água, óleo ou azeite.
Num outro modo preferencial da presente invenção, o corpo principal (33) da válvula compreende na sua base de maior diâmetro uma depressão radial (38) do exterior para o interior, existindo portanto a depressão no interior radialmente - do corpo principal.
Num modo preferencial da embalagem da presente invenção, combinável com qualquer um dos anteriores, o corpo único selado (1) compreende numa sua parede superior uma linha de fragilização (13) adequada para abertura da embalagem de conserva, que forma uma superfície de abertura (14) da embalagem de conserva. A linha de fragilização (13) consiste preferencialmente numa linha com menor espessura que a restante área, e que delimita uma área fechada.
Num outro modo preferencial da embalagem da presente invenção, especifico do anterior, esta compreende meios de apoio à abertura (20), de tal forma configurados e dispostos sobre a parede superior que, quando puxados, permitem a remoção da uma superfície de abertura (14) da embalagem de conserva, e que preferencialmente compreendem uma segunda pega.
Em outro modo de realização preferencial e vantajoso da embalagem da presente invenção, combinável com qualquer outro que inclua os meios de apoio à abertura (20), a válvula (30) está disposta/formada sobre os referidos meios de apoio à abertura (20). Tal possibilita uma simplificação do processo de fabrico e um aumento da robustez de toda a embalagem, pois evita que sejam realizadas sucessivas perfurações no corpo único selado (1), existindo assim uma única partilhada entre a válvula (30) e os meios de apoio à abertura (20).
Tanto os meios de apoio à abertura (20) como a válvula, em qualquer uma das configurações anteriormente descritas, estão acoplados à superfície de abertura (14) do corpo único selado (1) por meio do primeiro elemento vedante.
Em outra configuração vantajosa e preferencial da embalagem da presente invenção, combinável com qualquer uma das anteriores, o corpo único selado (1) compreende adicionalmente um rebordo de manuseamento (22) adequado para manuseamento por parte de um utilizador que se prolonga paralelamente a um seu plano longitudinal. Tal permite a um utilizador manusear a embalagem com maior segurança após a fase de preparação de alimentos, sem se queimar devido à temperatura elevada de outras secções do corpo único selado (D .
Em outra configuração vantajosa e preferencial da embalagem da presente invenção, combinável com qualquer uma das anteriores, esta compreende adicionalmente uma cobertura de material isolante térmico (21) que envolve pelo menos uma superfície longitudinal inferior do corpo único selado (1) e, preferencialmente, parte do referido rebordo de manuseamento (22) . Trata-se de uma medida adicional de segurança do utilizador da embalagem, para evitar queimaduras devido à temperatura elevada do corpo único selado (1). São liquidos de conservação adequados para qualquer uma das utilizações liquidos alimenticios que contenham total ou parcialmente água, óleo animal ou vegetal edivel ou azeite.
MODOS DE REALIZAÇÃO
Num modo de realização preferencial do objecto da presente invenção, esta consiste numa lata de conserva, preferencialmente de aço revestido a estanho, tendo o corpo único selado (1) o tipico formato de paralelepípedo com cantos arredondados. A placa perfurada (10) está disposta sobre um rebordo no interior do corpo único selado (1) , que lhe permite manter-se a uma altura de 10 % da altura total do corpo selado único.
Neste modo de realização, a embalagem de conserva compreende meios de apoio à abertura (20) que incluem uma segunda pega, facilitando a abertura da embalagem. A válvula (30) está disposta sobre os referidos meios de apoio, partilhando ambos uma única perfuração do corpo único selado (1), para sua fixação. A embalagem inclui ainda o referido rebordo de manuseamento (22), bem como a referida cobertura de material isolante térmico (21).
Preferencialmente, tanto o corpo único selado (1) como a placa perfurada (10) são de aluminio, de latão ou de um material plástico inerte em relação a produtos alimentares.
Preferencialmente, a válvula (30), a cobertura de material isolante térmico (21), o primeiro elemento vedante e/ou o segundo elemento vedante são de silicone, teflon, metal ou um material plástico inerte em relação a produtos alimentares.
Naturalmente, este conjunto de limitações em especifico não estão relacionadas com as vantagens providenciadas pela presente invenção, tratando-se meramente de realizações preferenciais ilustrativas.
Como será evidente a um perito na especialidade, a presente invenção não deverá estar limitada aos modos de realização descritos no presente documento, sendo possiveis diversas alterações que se mantêm no âmbito da presente invenção.
Evidentemente, os modos preferenciais acima apresentados são combináveis, nas diferentes formas possiveis, evitando-se aqui a repetição de todas essas combinações.
Lisboa, 13.02.2017

Claims (23)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Embalagem de conserva e confecção de produtos alimentares em conserva caracterizada por compreender i) um corpo único selado (1), ii) um liquido conservante edivel e iii) uma válvula (30) formada no corpo único selado (1) - preferencialmente na sua referida parede superior configurada para, quando submetida a uma pressão superior a uma pressão pré-definida no interior do corpo único selado (1), abrir uma passagem para o interior do referido corpo único selado (1) pelo menos enquanto a dita pressão interior for superior à dita pressão pré-definida.
  2. 2. Embalagem de acordo com a reivindicação anterior caracterizada por a referida válvula (30) compreender um elemento de fusivel configurado para, quando submetido a uma pressão superior a uma pressão pré-definida no interior do corpo único selado (1), sofrer um deslocamento e/ou rompimento tal que é aberta uma passagem para o interior do referido corpo único selado (1) pelo menos enquanto a dita pressão interior for superior à dita pressão pré-definida .
  3. 3. Embalagem de acordo com a reivindicação anterior caracterizada por a referida válvula (30) compreender adicionalmente: - um corpo principal (33) - preferencialmente de forma substancialmente troncocónica - com um canal central no qual está formada uma câmara (35), e - uma peça de fecho (32) fixada à referida câmara (35) , por sua vez compreendendo o referido elemento de fusivel, sendo a referida fixação preferencialmente por colagem.
  4. 4. Embalagem de acordo com a reivindicação anterior caracterizada por o elemento de fusível consistir num elemento encaixado por pressão na referida peça de fecho (32), preferencialmente fixado num dos seus lados, de forma pivotante, à peça de fecho (32).
  5. 5. Embalagem de acordo com qualquer uma das reivindicações 3-4 caracterizada por a peça de fecho (32) ser constituída por dois elementos que se encontram unidos, envolvendo o elemento de fusível.
  6. 6. Embalagem de acordo com qualquer uma das reivindicações 3-5 caracterizada por a referida peça de fecho (32) ser de formato discoidal, tendo: - numa sua superfície superior em relação a ao interior do corpo único selado (1), um rebordo de pressão que se prolonga perpendicularmente à superfície discóide e - numa sua superfície lateral, um sulco adequado para acoplamento de um segundo elemento vedante, preferencialmente de tipo o-ring.
  7. 7. Embalagem de acordo com a reivindicação 1 caracterizada por a referida válvula (30) compreender um elemento de estrangulamento configurado para, quando submetido a uma pressão superior a uma pressão pré-definida no interior do corpo único selado (1), impedir a libertação de gás do interior do corpo único selado (1) pelo menos enquanto a dita pressão interior for superior à dita pressão pré-definida.
  8. 8. Embalagem de acordo com a reivindicação anterior caracterizada por o elemento de estrangulamento consistir num furo que atravessa longitudinalmente de um lado ao outro um corpo principal da válvula (33), que por sua vez consiste num cilindro ou tronco-cone maciço que contém no seu interior o elemento de estrangulamento.
  9. 9. Embalagem de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores caracterizada por a referida válvula (30) compreender adicionalmente pelo menos um primeiro elemento vedante posicionado numa sua secção de fixação ao referido corpo único selado (1), e preferencialmente de tipo o-ring.
  10. 10. Embalagem de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores caracterizada por o corpo único selado (1) compreender numa sua parede superior uma linha de fragilização (13) adequada para abertura da embalagem de conserva, que forma uma superfície de abertura (14) da embalagem de conserva e a embalagem compreender adicionalmente meios de apoio à abertura (20), de tal forma configurados e dispostos sobre a parede superior que, quando puxados, permitem a remoção da uma superfície de abertura (14) da embalagem de conserva através da linha de fragilização (13), e que preferencialmente: - compreendem uma segunda pega e/ou - sobre os quais a válvula (30) está disposta/formada.
  11. 11. Embalagem de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores caracterizada por o corpo único selado (1) compreender adicionalmente um rebordo de manuseamento (22) adequado para manuseamento por parte de um utilizador, que se prolonga paralelamente a um seu plano longitudinal.
  12. 12. Embalagem de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores caracterizada por compreender adicionalmente uma cobertura de material isolante térmico (21) que envolve pelo menos uma superfície longitudinal inferior do corpo único selado (1) e, preferencialmente, parte do referido rebordo de manuseamento (22).
  13. 13. Embalagem de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores caracterizada por a válvula (30), a cobertura de material isolante térmico (21), o primeiro elemento vedante e/ou o segundo elemento vedante serem de silicone, teflon, metal ou um material plástico inerte em relação a produtos alimentares.
  14. 14. Embalagem de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores caracterizada por compreender adicionalmente iv) uma placa perfurada (10) no interior do corpo único selado (1), adequada para a colocação de alimentos, e que se estende ao longo de uma secção longitudinal do referido corpo, encontrando-se posicionada a uma altura relativamente a uma sua superfície inferior interna, longitudinal, tal que ultrapassa a altura do líquido conservante edível, quando um eixo longitudinal da embalagem se encontra disposto perpendicularmente ao vector gravidade.
  15. 15. Embalagem de conserva para produtos alimentares em conserva de acordo com a reivindicação anterior caracterizada por a referida altura ser de entre 5-30 % da altura total do corpo único selado (1).
  16. 16. Embalagem de acordo com qualquer uma das reivindicações 14-15 caracterizada por o posicionamento da placa perfurada (10) à referida altura ser realizado por via de meios de elevação (11), que consistem preferencialmente num rebordo formado no interior do corpo único selado (1), adequado para assentamento da placa perfurada (10), ou alternativamente em pelo menos três prolongamentos da placa que se estendem perpendicularmente à referida secção longitudinal de tal forma que assentam sobre a superfície inferior interna.
  17. 17. Embalagem de acordo com qualquer uma das reivindicações 14-16 caracterizada por compreender um cesto, que por sua vez inclui a referida placa perfurada (10) como sua superfície inferior.
  18. 18. Embalagem de acordo com qualquer uma das reivindicações 14-17 caracterizada por a placa perfurada (10) estar acoplada a uma primeira pega que se prolonga perpendicularmente à placa perfurada (10), sendo preferencialmente retráctil e que, quando não lhe é aplicada uma força de intensidade pré-definida, se eleva acima da superfície superior do corpo único selado (1).
  19. 19. Embalagem de acordo com qualquer uma das reivindicações 14-18 caracterizada por a placa perfurada (10) consistir numa placa microperfurada.
  20. 20. Embalagem de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores caracterizada por o corpo único selado (1) e/ou a placa perfurada (10) serem de alumínio, de latão ou de um material plástico inerte em relação a produtos alimentares.
  21. 21. Utilização da embalagem de qualquer uma das reivindicações anteriores para preparação de alimentos contidos no seu interior por aquecimento, contendo pelo menos um liquido conservante adequado para preparação do alimento.
  22. 22. Utilização de acordo com a reivindicação anterior em que o liquido conservante compreende um ou combinações dos seguintes elementos: - água - óleo vegetal ou animal edível; - azeite.
  23. 23. Utilização de placa perfurada (10) como escorredor na embalagem de qualquer uma das reivindicações 1-19, quando contendo colocados alimentos num dos seus lados e estando posicionada no interior de um corpo único selado (1), antes ou após a sua abertura, bem como quando a sua superfície se encontra disposta perpendicularmente ao vector gravidade. Lisboa, 13.02.2017
PT109589A 2016-08-17 2016-08-17 Embalagem de conserva para produtos alimentares em conserva e suas utilizações de conservação e preparação de alimentos PT109589A (pt)

Priority Applications (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT109589A PT109589A (pt) 2016-08-17 2016-08-17 Embalagem de conserva para produtos alimentares em conserva e suas utilizações de conservação e preparação de alimentos
PCT/IB2017/054936 WO2018033845A1 (pt) 2016-08-17 2017-08-14 Embalagem de conserva para produtos aumentares em conserva e suas utilizações de conservação e preparação de aumentos

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT109589A PT109589A (pt) 2016-08-17 2016-08-17 Embalagem de conserva para produtos alimentares em conserva e suas utilizações de conservação e preparação de alimentos

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT109589A true PT109589A (pt) 2018-02-19

Family

ID=61455991

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT109589A PT109589A (pt) 2016-08-17 2016-08-17 Embalagem de conserva para produtos alimentares em conserva e suas utilizações de conservação e preparação de alimentos

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT109589A (pt)

Citations (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
SE0301571L (sv) * 2003-05-30 2004-12-01 Micvac Ab Ventil

Patent Citations (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
SE0301571L (sv) * 2003-05-30 2004-12-01 Micvac Ab Ventil
WO2004106190A1 (en) * 2003-05-30 2004-12-09 Micvac Ab Valve
AU2004242623A1 (en) * 2003-05-30 2004-12-09 Micvac Ab Valve
SE527398C2 (sv) * 2003-05-30 2006-02-28 Micvac Ab Envägsventil för livsmedelsförpackning
MXPA05012913A (es) * 2003-05-30 2006-02-28 Micvac Ab Valvula.
EP1633655A1 (en) * 2003-05-30 2006-03-15 Micvac AB Valve
RU2005141142A (ru) * 2003-05-30 2006-05-10 Миквак Аб (Se) Клапан
BRPI0410834A (pt) * 2003-05-30 2006-06-27 Micvac Ab válvula
CN1798694A (zh) * 2003-05-30 2006-07-05 米克瓦科股份公司
JP2007534561A (ja) * 2003-05-30 2007-11-29 ミクバック アーベー
RU2338676C2 (ru) * 2003-05-30 2008-11-20 Миквак Аб Клапан
CN100503392C (zh) * 2003-05-30 2009-06-24 米克瓦科股份公司
JP4361091B2 (ja) * 2003-05-30 2009-11-11 ミクバック アーベー
ES2341956T3 (es) * 2003-05-30 2010-06-30 Micvac Ab Valvula.
US8911150B2 (en) * 2003-05-30 2014-12-16 Micvac Ab Valve

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US6607764B1 (en) Ventable, microwave-safe food package
EP2850915B1 (en) Microwave moisture lock cover
AU2007243145B2 (en) Pouch for steaming vegetables
CN104582544B (zh) 用于蒸制食物的装置
ES2604839T3 (es) Envase para alimentos
US20050079250A1 (en) Food packaging allowing the food to be steam cooked
ES2213375T3 (es) Metodo y dispositivo para cocer y envasar al vacio mejillones con microondas.
KR101616815B1 (ko) 월남쌈 용기
JP6604973B2 (ja) 容器入り冷凍食品
US20210007548A1 (en) Self-heatable container
BR112016007877A2 (pt) Método para produzir massa de macarrão frito
PT109589A (pt) Embalagem de conserva para produtos alimentares em conserva e suas utilizações de conservação e preparação de alimentos
ES2221563B2 (es) Procedimiento de preparacion y envasado de un producto alimenticio fresco para su conservacion y posterior coccion al vapor, y envase correspondiente.
WO2018033845A1 (pt) Embalagem de conserva para produtos aumentares em conserva e suas utilizações de conservação e preparação de aumentos
JP5537747B1 (ja) マイクロ波調理用包装冷凍麺類
KR20100009406U (ko) 휴대용 발열조리기구
JP6100531B2 (ja) マイクロ波調理用包装冷凍麺類
KR101406618B1 (ko) 이중구조 뚜껑이 구비된 컵밥 포장용기
KR20160140096A (ko) 고압 스팀 조리 용기
JP6612534B2 (ja) 電子レンジ加熱用食品容器
KR20130090971A (ko) 컵밥 포장용기
RU2661395C2 (ru) Способ приготовления пищевых продуктов и устройство для осуществления способа
JP2006027665A (ja) 電子レンジ調理用食品パック
JP3197831U (ja) 食品加熱保温貯留装置又は食品冷蔵貯留装置に用いる袋入り食品収納用カゴ
ES2580230T3 (es) Unidad de transformación, kit de transformación y uso

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 20170221