PT10886U - Equipamento de estimulação optocinética para treino e reabilitação vestibular - Google Patents

Equipamento de estimulação optocinética para treino e reabilitação vestibular Download PDF

Info

Publication number
PT10886U
PT10886U PT10886U PT1088613U PT10886U PT 10886 U PT10886 U PT 10886U PT 10886 U PT10886 U PT 10886U PT 1088613 U PT1088613 U PT 1088613U PT 10886 U PT10886 U PT 10886U
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
ball
equipment
supported
orientation
mirrors
Prior art date
Application number
PT10886U
Other languages
English (en)
Other versions
PT10886T (pt
Inventor
C Ndida Maria Dos Santos Pereira Malça
Fernando Domingues Moita
Maria In S Cardoso Ara Jo
Original Assignee
Inst Politécnico De Coimbra
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Inst Politécnico De Coimbra filed Critical Inst Politécnico De Coimbra
Priority to PT10886U priority Critical patent/PT10886U/pt
Publication of PT10886T publication Critical patent/PT10886T/pt
Publication of PT10886U publication Critical patent/PT10886U/pt

Links

Landscapes

  • Rehabilitation Tools (AREA)

Abstract

A PRESENTE INVENÇÃO REFERE-SE A UM EQUIPAMENTO DE ESTIMULAÇÃO OPTOCINÉTICA PARA REABILITAÇÃO VESTIBULAR. DESTE EQUIPAMENTO É PARTE INTEGRANTE A BOLA DE ESPELHOS (1) QUE POR INTERMÉDIO DA FONTE LUMINOSA LED (3), DE INTENSIDADE E ORIENTAÇÃO REGULÁVEIS, PROJETA LUZ COM MOVIMENTO ROTACIONAL. A FIXAÇÃO OCULAR É CONSEGUIDA ATRAVÉS DO LASER (4) IGUALMENTE REGULÁVEL. A BOLA DE ESPELHOS (1) ESTÁ APOIADA EM TRÊS ESFERAS (2), INDIVIDUALMENTE CONTROLADAS POR TRÊS MOTORES (10), QUE LHE TRANSMITEM O MOVIMENTO DE ROTAÇÃO SEGUNDO OS TRÊS EIXOS. A VELOCIDADE ANGULAR E O SENTIDO DE ROTAÇÃO DE CADA DOS MOTORES SÃO CONTROLADOS REMOTAMENTE PELA INTERFACE BLUETOOTH DESENVOLVIDA E QUE FAZ PARTE INTEGRANTE DESTA INVENÇÃO. ESTA INTERFACE WIRELESS ALÉM DE PERMITIR A INTERLIGAÇÃO DO EQUIPAMENTO COM DIVERSOS SISTEMAS OPERATIVOS POSSIBILITA, ADICIONALMENTE, O CONTROLO DA GLOBALIDADE DOS PARÂMETROS CLÍNICOS BEM COMO A RECEÇÃO E O ARMAZENAMENTO DOS DADOS DO ENSAIO CLÍNICO DE CADA PACIENTE PERMITINDO A CONSTANTE MONITORIZAÇÃO DA SUA EVOLUÇÃO.

Description

Descrição
Equipamento de estimulação optocinética para treino e reabilitação vestibular
Domínio técnico da invenção: A estimulação optocinética é reconhecida com um tratamento eficaz na reabilitação vestibular de doentes com alterações do equilíbrio de etiologia vestibular ou central. Este tratamento tem como objetivo provocar um conflito neuro-sensorial, isto é, vai provocar nistagmos optocinéticos induzidos por um estímulo óptico em movimento, que fomenta o deslizamento do alvo na retina obrigando o sistema oculomotor a um movimento de perseguição lenta seguido de um movimento sacádico. Desta forma, é promovida uma estimulação sensorial dos vestíbulos que conduz ao aumento da eficácia e incremento do reflexo vestíbulo - ocular (RVO) . A reabilitação vestibular, através da estimulação optocinética, é extensivamente usada no tratamento de vestibulopatias e.g., nevrite vestibular, doença de Méniere, labirintite, fístula labiríntica, insuficiência vertebro-basilar, presbivertigo, entre outras. A técnica anterior:
Os equipamentos para estimulação optocinética disponíveis no mercado, e.g. o Stimulopt e o Optotest, apresentam algumas limitações significativas, nomeadamente, no que diz respeito: i) ao número de eixos de rotação, alguns equipamentos apenas permitem dois sentidos de rotação; ii) a fixação ocular do paciente não é possível, porque nenhum dos equipamentos possui um ponto de fixação de luz; iii) a portabilidade e compacidade, a maioria dos equipamentos não são portáteis em virtude das dimensões que apresentam; iv) o registo e a monitorização dos dados do paciente não estão disponíveis, os equipamentos existentes não integram uma interface que permita a comunicação com um qualquer sistema operativo e que possibilite o armazenamento dos dados do paciente bem como as condições, e.g. velocidade e ângulo de 1/4 rotação, intensidade da luz, tempo, etc., em que determinado ensaio clínico for efetuado.
Para superar estas limitações foi concebido um protótipo de um equipamento de estimulação optocinética, objeto da presente invenção, fundamentalmente caracterizado por:i) permitir rotação triaxial; ii) possibilitar um ou mais pontos de fixação de luz, o que permite diminuir ou inibir o nistagmo espontâneo que se encontra presente em muitas patologias vestibulares e aumentar o ganho do RVO; iii) ser compacto tornando-o num equipamento portátil e de baixo custo de produção; iv) todas as funcionalidades deste equipamento são controladas remotamente por intermédio de um interface multiplataforma e que faz parte integrante desta invenção. Esta interface multiplataforma permite a interligação do equipamento com diversos sistemas operativos desde computadores até qualquer dispositivo móvel disponível no mercado que possua tecnologia Bluetooth. Adicionalmente, o software de gestão e controlo permite o controlo da globalidade dos parâmetros clínicos bem como a receção e o armazenamento dos dados do ensaio clínico de cada paciente possibilitando a constante monitorização da sua evolução.
Descrição das figuras: FIG. 1 - Representação em perspectiva esquemática e simplificada, de acordo com o invento, e que ilustra a bola de espelhos (1) que, por intermédio do braço articulado que possui na sua extremidade uma lâmpada LED (3) , de intensidade remotamente regulável, projeta luz iluminando a globalidade da área da sala onde decorrerá o ensaio clínico. A bola de espelhos (1) está apoiada em três esferas de iguais dimensões (2) que são individualmente acionadas pelos motores (10) permitindo controlar o movimento de rotação da bola de espelhos (1) segundo qualquer direção e velocidade regulável; a fixação ocular é conseguida através do braço articulado (4) que na sua extremidade possui um laser de intensidade e orientação remotamente reguláveis pelo software de gestão. 0 equipamento pode incluir até três pontos de fixação de luz. 2/4 FIG. 2 - Representação em perspectiva esquemática e simplificada, de acordo com o invento, e que ilustra alguns dos componentes do equipamento, nomeadamente a bola de espelhos (1) apoiada nas três esferas (2) que por sua vez se encontram inferiormente apoiadas nos rolamentos de esfera (16) e lateralmente nos mini rolamentos de esfera (14) fixos aos apoios laterais (15) ; os rolamentos (16) e os apoios (15) são aparafusados à base intermédia (6) que, por intermédio dos casquilhos (18), se encontra acoplada à base inferior (7) onde encaixa a tampa (5). FIG. 3 - Representação em perspectiva esquemática e simplificada, de acordo com o invento, e que ilustra alguns dos componentes do equipamento, nomeadamente as flanges dos motores de passo (11) que transmitem às esferas (2) o movimento de rotação dos motores (10) sustentados pelos apoios de motor (12) e controlados, individualmente, por três placas drivers de potência (8) , que por sua vez são controladas por um microcontrolador ATmega328 (9) que comunica, via Bluetooth, com a interface multiplataforma de gestão e controlo. FIG. 4 - Representação em perspectiva esquemática e simplificada, de acordo com o invento, e que ilustra em vista explodida de alguns dos componentes do equipamento como os apoios (12) dos motores de passo (10) , os apoios (15) dos mini rolamentos de esfera (14), e do apoio (17) do braço articulado da lâmpada LED (3) e do laser (4) ; todos estes apoios são aparafusados à base intermédia (6) que aloja as placas de potência para driver dos motores (8), a placa com o microprocessador ATmega328 (9) e o transformador (13).
Descrição pormenorizada da invenção:
Fazendo referência às figuras, vai ser agora descrita com detalhe a caracterização do equipamento que é alvo do presente invento e que dele faz parte integrante a bola de espelhos (1), que por intermédio da lâmpada LED acoplada ao braço articulado (3) , de intensidade e orientação reguláveis, projeta luz iluminando a globalidade da área da sala onde decorrerá o ensaio clínico. A fixação ocular é 3/4 conseguida através do braço articulado (4) que na sua extremidade possui um laser de intensidade e orientação igualmente reguláveis remotamente pela interface multiplataforma de gestão e controlo que permite a interligação do equipamento com diversos sistemas operativos via wireless. Os braços articulados (3) e (4) estão fixos à base intermédia (6) através do apoio (17). A bola de espelhos (1) está apoiada em três esferas de iguais dimensões (2) por sua vez inferiormente apoiadas nos rolamentos de esfera (16) e lateralmente nos mini rolamentos de esfera (14) fixos aos apoios laterais (15) . Os rolamentos (16) e os apoios (15) são aparafusados à base intermédia (6) que, por intermédio dos casquilhos (18), se encontra acoplada à base inferior (7) onde encaixa a tampa (5). As esferas (2) recebem, das flanges (11) acopladas aos motores de passo (10) , o movimento de rotação transmitindo-o, segundo os três possíveis eixos de rotação, à bola de espelhos (1). A velocidade angular e o sentido do movimento de rotação produzido por cada um dos motores de passo (10), sustentados pelos apoios (12), são controlados, individualmente, por cada uma das três placas driver de potência (8) , que por sua vez são controladas pela placa microcontrolador com ATmega328 (9) e que comunica, via wireless, com o interface de gestão multiplataforma especificamente desenvolvida para este equipamento e que faz parte integrante desta invenção. Esta interface multiplataforma de gestão permite a interligação do equipamento com diversos sistemas operativos desde computadores até qualquer dispositivo móvel disponível no mercado com interface Bluetooth. Adicionalmente, esta interface multiplataforma de permite o controlo da globalidade dos parâmetros clínicos bem como a receção e o armazenamento dos dados do ensaio clínico de cada paciente possibilitando a constante monitorização da sua evolução.
Coimbra, 10 de abril de 2013 4/4

Claims (1)

  1. Reivindicações 1 - Equipamento de estimulação optocinética para o treino e reabilitação vestibular que, contendo uma multiplataforma de gestão e controlo com interface Bluetooth para controlo remoto de todas funcionalidades e caracteristicas do próprio equipamento de estimulação optocinética e para realizar a receção e o armazenamento dos parâmetros e dados clínicos do ensaio efetuado a cada paciente e uma placa com o microprocessador (9) e o transformador (13), é caracterizado por: integrar uma bola de espelhos (1) apoiada em três esferas independentes de iguais dimensões (2) que por sua vez se encontram inferiormente apoiadas nos rolamentos de esfera (16) e lateralmente nos mini rolamentos de esfera (14) fixos aos apoios laterais (15); possuir três motores independentes (10), sustentados pelos apoios de motor (12) e flanges de acoplamento (11) às três esferas (2), que promovem de forma independente e segundo os três possíveis eixos de rotação o movimento de rotação e o transmitem à bola de espelhos (1); incorporar uma base intermédia (6) que aloja as três placas driver de potência (8) dos três motores independentes (10); possuir um braço articulado (3) ao qual está acoplado uma lâmpada LED, de intensidade e orientação reguláveis remotamente, e um ou mais pontos de fixação de luz - lasers - (4), para fixação ocular, de intensidade e orientação igualmente reguláveis remotamente. Coimbra, 30 de Janeiro de 2014 1/1
PT10886U 2013-01-28 2013-01-28 Equipamento de estimulação optocinética para treino e reabilitação vestibular PT10886U (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT10886U PT10886U (pt) 2013-01-28 2013-01-28 Equipamento de estimulação optocinética para treino e reabilitação vestibular

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT10886U PT10886U (pt) 2013-01-28 2013-01-28 Equipamento de estimulação optocinética para treino e reabilitação vestibular

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT10886T PT10886T (pt) 2013-07-29
PT10886U true PT10886U (pt) 2014-03-20

Family

ID=48948576

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT10886U PT10886U (pt) 2013-01-28 2013-01-28 Equipamento de estimulação optocinética para treino e reabilitação vestibular

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT10886U (pt)

Citations (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2681528A1 (fr) * 1991-09-20 1993-03-26 Zeitoun Alain Stimulateur optocinetique pouvant servir a la reeducation vestibulaire.
WO2002031945A2 (en) * 2000-10-13 2002-04-18 Clarity, Llc Magnetic actuation and positioning
US20090240172A1 (en) * 2003-11-14 2009-09-24 Treno Corporation Vestibular rehabilitation unit

Patent Citations (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2681528A1 (fr) * 1991-09-20 1993-03-26 Zeitoun Alain Stimulateur optocinetique pouvant servir a la reeducation vestibulaire.
WO2002031945A2 (en) * 2000-10-13 2002-04-18 Clarity, Llc Magnetic actuation and positioning
US20090240172A1 (en) * 2003-11-14 2009-09-24 Treno Corporation Vestibular rehabilitation unit

Also Published As

Publication number Publication date
PT10886T (pt) 2013-07-29

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2589735T3 (es) Disposición de cepillado de animales y método de funcionamiento de disposición de cepillado de animales
BR112017013457B1 (pt) Aparelho para redução dos efeitos de tremores
US8851669B2 (en) Device for causing and/or rehabilitating the binocular motivity of a patient
RU2012102108A (ru) Татуировочный аппарат
WO2019037674A1 (zh) 一种眩晕症诊疗系统
PT10886U (pt) Equipamento de estimulação optocinética para treino e reabilitação vestibular
RU2011145318A (ru) Трехосный подвес камеры
ES2561931T3 (es) Soporte de espejo y dispositivo para ajustar la orientación de un espejo
CN104586514A (zh) 用于腹腔微创手术的视觉机器人
CN109350860B (zh) 一种医疗外科护理用烤灯及其使用方法
CN108379042B (zh) 一种头戴式视功能训练装置
WO2018069555A1 (es) Kit de adaptación de unas gafas de realidad virtual y procedimiento de utilización del mismo para la neurorrehabilitación visual
ES2547420T3 (es) Dispositivo terapéutico sensible y estimulante
US20220151538A1 (en) Oculomotor Testing Devices and Methods Using Add-On Structures for a Mobile Device
CN211355489U (zh) 一种智能转动眩晕症治疗机
WO2018178427A1 (es) Sistema robotizado para rehabilitación funcional asistida de articulaciones
CN114392153A (zh) 一种脸板腺清洁按摩仪及按摩装置
US20090318271A1 (en) Training Device for Building Up the Musculature of the Locomotor System
US10470657B1 (en) Systems and methods for administering a gaze nystagmus test
RU173729U1 (ru) Пространственный механизм с тремя степенями свободы
ES1090588U (es) Dispositivo simulador de movimiento
ES2822656T3 (es) Instrumento magnético para el cuidado de la salud
CN208464578U (zh) 机械外骨骼关节及下肢外骨骼助行机器人
CN210278001U (zh) 一种皮肤病治疗用色素激光仪
ES1182486U (es) Conjunto de transmisión mecánica para equipos de rehabilitación

Legal Events

Date Code Title Description
BB1K Laying open of utility model application

Effective date: 20130520

FG3K Utility model granted, date of granting

Effective date: 20140317