PT1053421E - Conjunto melhorado de vendantes para veios - Google Patents

Conjunto melhorado de vendantes para veios Download PDF

Info

Publication number
PT1053421E
PT1053421E PT99942419T PT99942419T PT1053421E PT 1053421 E PT1053421 E PT 1053421E PT 99942419 T PT99942419 T PT 99942419T PT 99942419 T PT99942419 T PT 99942419T PT 1053421 E PT1053421 E PT 1053421E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
stator
rotor
radial
shaft
protrusion
Prior art date
Application number
PT99942419T
Other languages
English (en)
Inventor
David C Orlowski
Original Assignee
Isotech Illinois Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=22486956&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT1053421(E) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Isotech Illinois Inc filed Critical Isotech Illinois Inc
Publication of PT1053421E publication Critical patent/PT1053421E/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16JPISTONS; CYLINDERS; SEALINGS
    • F16J15/00Sealings
    • F16J15/44Free-space packings
    • F16J15/447Labyrinth packings
    • F16J15/4476Labyrinth packings with radial path
    • F16J15/4478Pre-assembled packings

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Sealing Using Fluids, Sealing Without Contact, And Removal Of Oil (AREA)
  • Sealing Devices (AREA)
  • Gasket Seals (AREA)
  • Sealing With Elastic Sealing Lips (AREA)
  • Sealing Of Bearings (AREA)

Description

-1-
DESCRIÇÃO "CONJUNTO MELHORADO DE VENDANTES PARA VEIOS"
Descrição
Esta invenção diz genericamente respeito a dispositivos vedantes para veios para utilização com equipamento rotativo. A manutenção adequada de equipamento rotativo é dificil de obter devido a ciclos de funcionamento rigorosos, à diminuição de factores do serviço, projecto e à falta de equipamento rotativo sobresselente em muitas instalações de processamento. Esta situação é especialmente verdadeira nos fusos de máquinas ferramentas, máquinas enroladoras de papel "efeito molhado", nas laminadoras de alumínio e nas bombas de quente e frio, e noutro equipamento em que a contaminação extrema afecta a lubrificação.
As várias formas de dispositivos vedantes para veios têm sido utilizadas para tentar proteger a integridade do ambiente de rolamentos, incluindo vedantes de vácuo de borracha, vedantes do tipo em labirinto e vedantes magnéticos. Os vedantes, ou vedantes em O, desgastam-se rapidamente e avariam, e são também conhecidos por permitir a imigração de quantidades excessivas de humidade e de outros contaminantes para o reservatório de óleo do equipamento operativo mesmo antes de a avaria chegar à interface entre o rotor e o estator.
Os vedantes do tipo em labirinto que envolvem coroas do estator e do rotor relacionadas, que não entram -2- em contacto entre si, mas que definem passagem entre eles, foram projectados e utilizados, e encontram-se ilustrados nas Patentes US Nos. 4,706,968; 4,989,883; 5,069,461, de Orlowski; e nas Patentes adicionais de Orlowski aqui citadas. Tal como descrito nas Patentes Nos. US 4,989,883 e 5,069,461 de Orlowski, são revelados melhoramentos nos vedantes em labirinto, incluindo a utilização de várias formas de vedantes em O para melhorar a acção da vedação estática quando o veio está em repouso, e é fornecida uma acção de vedação dinâmica sem contacto quando o veio está em rotação.
Os melhoramentos sobre estes vedantes em labirinto e vedantes em O são descritos nas Patentes Nos. US 5, 378, 000 e US A5 522 601. Nelas, o isolador, ou vedante, fornece um anel vedante inserido nos recessos existentes no rotor e no estator para fechar, em conjunto, o rotor e o estator na direcção axial. O verdadeiro bloqueio do rotor e do estator reduz drasticamente a possibilidade de migração do rotor a partir do estator. O resultado é uma variação do intervalo da interface radial a partir daquele que existiu anteriormente entre o rotor e o estator.
Um objectivo desta invenção é fornecer um melhoramento aos vedantes, ou isoladores de rolamentos, para evitar fugas de lubrificante e a entrada de contaminantes ao envolver o estator no rotor para criar uma interface axial na extremidade radial do rotor. Os vedantes da técnica anterior tinham, tradicionalmente, a interface entre o rotor e o estator radialmente exposta aos contaminantes ou lubrificantes na extremidade radial do vedante. A saliência de uma parte axial do estator no rotor -3- foi radialmente expandida. Esta saliência, ou protuberância, do estator no rotor foi radialmente expandida para além do diâmetro da parte maior do corpo do estator. 0 rotor, e o recesso no rotor, que anteriormente circundava a saliência do estator, ou inserção, é também radialmente estendido para além da parte maior do estator. 0 rotor envolve agora o estator, ou uma parte significativa da saliência do estator, de tal modo que o entrelaçado existente apresentado para a entrada do lubrificante ou contaminantes está revestido axialmente e na retaguarda. A interface axial revestida apresenta um acesso limitado ao interior do vedante e uma constante interface dimensional entre o rotor e o estator, independentemente de qualquer movimento axial do rotor em relação ao estator.
Uma ranhura pode ser trabalhada à máquina no estator para acentuar a extensão radial inovadora do rotor e do estator. Esta ranhura melhora a capacidade do vedante ao evitar a entrada de contaminantes para o intervalo da interface axial entre o rotor e o estator.
Este melhoramento inovador, isto é, o encapsulamento do estator através do rotor, permite que o intervalo da interface entre as partes acessíveis do estator e do rotor seja de dimensão previamente determinada. 0 melhoramento significa também que não existe flutuação ou variação no intervalo da interface resultante de qualquer movimento axial relativo entre o rotor e o estator.
Este vedante inovador, ou isolador de rolamentos, irá funcionar para melhorar grandemente a rejeição ou a entrada de contaminantes no intervalo da interface entre o -4- rotor e o estator. A entrada para o intervalo da interface está de frente, ou afastada, do fluxo normal de contaminantes, isto é, ao longo do eixo do veio na direcção do cárter. 0 intervalo da interface pode ser trabalhado à máquina em tolerâncias extremamente próximas, pois não existe movimento radial entre o rotor e o estator e qualquer movimento axial não afecta a interface.
Outros objectivos, vantagens modelos da invenção tornar-se-ão evidentes após a leitura da seguinte descrição detalhada e após a referência aos desenhos e às patentes da técnica anterior.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS A Fig.l é uma vista em corte que representa uma estrutura de vedação da técnica anterior com um veio. A Fig.2 é uma vista em corte que representa uma estrutura de vedação melhorada desta invenção com um veio.
DESCRIÇÃO DETALHADA DO MODELO PREFERIDO DA INVENÇÃO A Fig.l representa a técnica anterior com o maior controlo sobre o movimento axial relativo entre o rotor e o estator. A técnica anterior tinha, basicamente, o intervalo da interface radialmente aberto na lubrificação ou no contaminante, tal como significativamente ilustrado na Fig.l. A inovação desta invenção está no que se encontra demonstrado na Fig.2 e aqui descrito. A invenção pode também ser utilizada em vedantes, ou isoladores de rolamentos, que apenas utilizam labirintos tal como -5- ilustrado na maior parte da técnica anterior referenciada.
Tal como ilustra a Fig.2, poderá observar-se que a localização do intervalo, em relação às superfícies do rotor e do estator, e a direcção da abertura do intervalo da interface são ambas importantes para esta invenção.
Na Fig.l, o movimento axial do rotor (13), em relação ao estator (14), irá alterar as dimensões dos intervalos da interface radial (20) e (21). O intervalo da interface radial (21) é também receptivo aos contaminantes, em especial em condições extremas presentes nas superfícies (13a) e (14a) do rotor (13) e do estator (14), independentemente das dimensões do intervalo da interface (21) .
Tal como ilustrado na Fig.2, esta invenção estende o rotor (13) na radial muito além do diâmetro maior do estator (14) . Esta situação permite que o rotor (13) envolva também radialmente a saliência prolongada (19) do estator (14). É importante que esta extensão radial do rotor (13) se estenda para além da dimensão radial básica do estator (14). Esta situação exige um afastamento da técnica anterior na medida em que o rotor (13) era radialmente co-extensivo com o diâmetro maior do estator (14) . O intervalo da interface (21) entre o rotor (13) e o estator (14), que se encontra exposto à contaminação ou aos lubrificantes, tem agora dimensões fixas e independentes de qualquer movimento axial relativo entre o rotor (13) e o estator (14). O intervalo da interface (20) está ainda sujeito a variações de dimensão por qualquer movimento relativo entre o rotor (13) e o estator (14) . Este movimento relativo não é significativo para o -6- funcionamento, na medida em que apenas uma pequena quantidade de contaminantes conseguiram entrar no labirinto devido às dimensões e localização do intervalo da interface. A eliminação do intervalo da interface (21) das variações é mais importante nos vedantes onde o rotor (13) e o estator (14) não estão restringidos de movimento relativo. A orientação da abertura do intervalo da interface (21) é importante, independentemente do movimento relativo entre o rotor e o estator. 0 intervalo da interface (21), axialmente orientado para controlar a entrada de contaminantes, é inovador e importante. A abertura do intervalo da interface (21) está agora virada para a retaguarda na direcção do cárter e afastada da corrente de contaminantes. A corrente contaminada ou de arrefecimento será habitualmente conduzida ao longo do eixo do veio (10) e na direcção do cárter (11) .
Uma ranhura (22) pode ser cortada no estator (14). Esta ranhura (22) realça e acentua os benefícios da extensão radial do rotor (13) e do estator (14) com a orientação e independência resultantes do intervalo da interface (21) .
Este vedante pode ser constituído por qualquer metal trabalhado à máquina, como o bronze ou o aço inoxidável, ou por plásticos trabalhados à máquina, tais como o Teflon® ou outros plásticos trabalhados à máquina. Variações e outros aspectos do modelo preferido irão surgir aos entendidos na técnica, sem que se afastem do âmbito das reivindicações. -7-
REFERÊNCIAS CITADAS NA DESCRIÇÃO
Esta lista de referências citadas pelo requerente é apenas para a conveniência do leitor. A mesma não faz parte do documento de Patente Europeia. Embora muito cuidado tenha sido tomado na compilação das referências, erros e omissões não podem ser excluídos e o IEP não assume qualquer responsabilidade neste sentido.
Documentos de Patente citados na descrição • US 4706968 A, Orlowski [0003] • US 4989883 A [0003] • US 5069461 A [0003] • US 5378000 A [0004] • US 5522601 A [0004]
Lisboa, 26/02/2010

Claims (14)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Conjunto de vedantes do tipo em labirinto para a vedação de um veio rotativo que entra num cárter, compreendendo: a. um cárter (11) ; b. um estator (14) que circunda um veio (10) e que está fixo ao cárter (11), em que o dito estator (14) possui um corpo principal e uma saliência (19) que se estendem axial e radialmente para além do dito corpo principal; c. um rotor (14) que circunda o dito veio (10), rotativamente ligado ao dito veio (10), sendo que o dito rotor (13) possui uma extensão radial; d. o dito rotor (14) e o dito estator (13) estão em contacto um com o outro no dito veio (10) de modo a definir um intervalo da interface (20,21) entre eles; caracterizado por a dita extensão radial do rotor se estende radialmente mais para fora do que a saliência radial (19) do dito estator (14) e circundar a saliência (19) .
  2. 2. Um vedante de acordo com a reivindicação 1, em que o intervalo da interface (21) é dotado de um espaço radial entre a dita extensão radial do rotor e a dita parte que se estende na radial (19) da saliência do estator e o espaço radial (21) forma uma primeira passagem axial. -2-
  3. 3. Um vedante de acordo com a reivindicação 2, em que uma primeira passagem axial (21) abre-se para um espaço no dito estator (14) e está de frente para o corpo entre o dito cárter (11) e as extensões radiais do rotor e do estator.
  4. 4. Um vedante de acordo com a reivindicação 3, em que a dita dimensão da dita primeira passagem axial (21) é constante.
  5. 5. Um vedante de acordo com a reivindicação 4, em que a dimensão da dita primeira passagem axial (21) é previamente determinada.
  6. 6. Um vedante de acordo com a reivindicação 3, em que a dita abertura da dita primeira passagem axial (21) está virada para o lado contrário do refrigerante injectado, da dita extensão do rotor e na direcção do dito cárter (11) .
  7. 7. Um vedante de acordo com a reivindicação 2, em que o dito corpo principal do dito estator (14) circunda uma parte do dito rotor (13).
  8. 8. Um vedante de acordo com a reivindicação 2, em que o raio da superfície interna radial da extensão radial do rotor que circunda o dito rotor (14) é maior do que o raio de uma superfície externa da parte (19) que se estende radialmente da saliência do dito estator (14). -3-
  9. 9. Um vedante de acordo com a reivindicação 1, em que há, pelo menos, um labirinto formado entre o corpo principal do dito estator (14) e o corpo principal do dito rotor (13).
  10. 10. Um vedante de acordo com a reivindicação 1, em que o dito rotor (13) e o dito estator (14) são impedidos de movimento axial relativo entre si.
  11. 11. Um vedante de acordo com a reivindicação 1, em que uma ranhura é formada no dito corpo principal do dito estator (14), em que a dita ranhura aumenta a parte que se estende na radial (19) da saliência do dito estator (14) ·
  12. 12. Um método de vedaçao de um veio que sai de um cárter, compreendendo: a) a fixação de um estator (14), dotado de um corpo principal e uma saliência (19), ambos estendendo-se radial e axialmente para além do corpo principal do dito estator (14) concentricamente em redor do veio (10); b) a montagem de um rotor (13) vedado no veio (10) próximo do cárter (11) para a rotação com o veio (10) e fornecendo ao rotor (13) uma extensão radial; a dita extensão do rotor circundando a extremidade radial da saliência radial (19) do estator (14) e com superfícies espaçadas, radialmente sobrepostas, formando uma passagem -4- axial (21) entre as superfícies da extensão do rotor e a saliência do rotor (19); a abertura da dita passagem axial (21) virada para o lado contrário do dito rotor (13) e na direcção do corpo do dito estator (14).
  13. 13. 0 método de acordo com a reivindicação 12, incluindo, pelo menos, um labirinto entre o rotor (13) e o corpo principal do estator (14).
  14. 14. 0 método de acordo com a reivindicação 13, incluindo as fases de ligação do estator ao rotor (13) para evitar o movimento axial relativo entre o estator (13) e o rotor (14). Lisboa, 26/02/2010
PT99942419T 1998-08-25 1999-08-24 Conjunto melhorado de vendantes para veios PT1053421E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US09/139,499 US6419233B2 (en) 1998-08-25 1998-08-25 Shaft seal assembly

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1053421E true PT1053421E (pt) 2010-03-04

Family

ID=22486956

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT99942419T PT1053421E (pt) 1998-08-25 1999-08-24 Conjunto melhorado de vendantes para veios

Country Status (14)

Country Link
US (1) US6419233B2 (pt)
EP (1) EP1053421B8 (pt)
JP (1) JP3827950B2 (pt)
AT (1) ATE454580T1 (pt)
AU (1) AU740388B2 (pt)
BR (1) BR9906898A (pt)
CA (1) CA2306834C (pt)
CY (1) CY1110908T1 (pt)
DE (1) DE69941893D1 (pt)
DK (1) DK1053421T3 (pt)
ES (1) ES2338617T3 (pt)
PT (1) PT1053421E (pt)
WO (1) WO2000011380A1 (pt)
ZA (1) ZA200001985B (pt)

Families Citing this family (37)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
AU2003211184B2 (en) * 1998-07-06 2007-09-13 Skf Australia Pty Ltd Axle box sealing system
US6726214B2 (en) * 1998-11-25 2004-04-27 Jm Clipper Corporation Wrap-around severe splash seal
US7052014B1 (en) * 1999-02-04 2006-05-30 Orlowski David C Snap together bearing isolator
AU784026B2 (en) * 1999-07-06 2006-01-19 Skf Australia Pty Ltd Axle box sealing system
US6834859B2 (en) * 2002-01-31 2004-12-28 Garlock Sealing Technologies Llc Labyrinth grease hub seal
AU2003279040B2 (en) * 2002-09-30 2009-04-23 Garlock Sealing Technologies Llc Unitizing element and method for assembling a seal
US7604239B2 (en) * 2002-09-30 2009-10-20 Garlock Scaling Technologies LLC Split bearing isolator and a method for assembling seal
US20040227299A1 (en) * 2003-05-12 2004-11-18 Brian Simmons Magnetic bearing isolator
AU2005261496B2 (en) * 2004-07-12 2011-09-08 Aes Engineering Limited Seal
US20110204734A1 (en) 2005-06-25 2011-08-25 Orlowski David C Motor Grounding Seal
US8604653B2 (en) 2005-06-25 2013-12-10 Inpro/Seal, LLC Current diverter ring
US7521827B2 (en) * 2005-06-25 2009-04-21 Isotech Of Illinois, Inc. Motor ground seal
GB0516151D0 (en) * 2005-08-05 2005-09-14 Aes Eng Ltd Non-contacting bearing protector with integral vortices barrier system
US20080063330A1 (en) * 2006-09-07 2008-03-13 Orlowski David C Bearing monitoring method
US8421286B2 (en) * 2008-07-03 2013-04-16 Nidec Motor Corporation Kit and method for attaching a grounding ring to an electrical motor
WO2011060154A2 (en) * 2009-11-11 2011-05-19 Garlock Sealing Technologies, Llc Flooded bearing isolator
CN102192331A (zh) * 2010-03-16 2011-09-21 上海市离心机械研究所有限公司 一种轴径向组合密封装置及其装配方法
US20130228977A1 (en) * 2010-12-01 2013-09-05 Parker-Hannifin Corporation Bearing isolator
WO2012103467A1 (en) * 2011-01-28 2012-08-02 Aktiebolaget Skf Reinforced seal for rotary shafts
TW201338356A (zh) 2011-12-08 2013-09-16 Inpro Seal Llc 電流分流器環
US9249886B2 (en) * 2011-12-19 2016-02-02 Aktiebolaget Skf Pressure resistant static and dynamic seal assembly and method
US9249884B2 (en) * 2011-12-19 2016-02-02 Aktiebolaget Skf Pressure resistant static and dynamic seal assembly and method
DE112013000924B4 (de) 2012-02-10 2021-07-29 Orion Engineered Seals, Llc Labyrinthdichtung
WO2013192169A1 (en) 2012-06-18 2013-12-27 Inpro/Seal Llc Current diverter ring
US9831739B2 (en) 2012-06-18 2017-11-28 Inpro/Seal Llc Explosion-proof current diverting device
DE202013101140U1 (de) * 2013-03-17 2014-06-18 Paul Müller GmbH & Co. KG Unternehmensbeteiligungen Dichtelement
CN103291641A (zh) * 2013-05-16 2013-09-11 安徽三环水泵有限责任公司 矿用特种多级离心泵
BR112016007741B1 (pt) * 2013-10-10 2021-11-03 Weir Slurry Group Inc Conjunto de vedação para vedar uma passagem de fluido contra contaminantes, motor para uma bomba, método para prender um conjunto de vedação e método para detectar a perda de integridade de vedação
US9709172B2 (en) 2013-12-02 2017-07-18 Farrel Corporation Rotor shaft seal assembly
US9140366B2 (en) * 2014-01-10 2015-09-22 Flowserve Management Company Bearing isolator seal for rotating shaft
US9917491B2 (en) 2014-03-07 2018-03-13 Nidec Motor Corporation Ground ring and enclosure in an electric motor
US10927961B2 (en) 2015-04-21 2021-02-23 Inpro/Seal Llc Shaft seal assembly
ES2982887T3 (es) 2015-04-21 2024-10-18 Inpro/Seal Llc Conjunto de junta de árbol
CA2987952C (en) * 2015-06-18 2023-10-17 Inpro/Seal Llc Shaft seal assembly
US10753478B2 (en) 2016-11-07 2020-08-25 Garlock Sealing Technologies, Llc Bearing isolator for extreme conditions
US10704692B1 (en) 2017-04-26 2020-07-07 Garlock Sealing Technologies, Llc Flooded metallic bearing isolator
US11371560B1 (en) 2018-06-28 2022-06-28 Orion Engineered Seals, Llc Sealing device for pillow blocks

Family Cites Families (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2014859A (en) * 1934-03-03 1935-09-17 Jr David Mitchell Bearing seal
AT286034B (de) * 1968-11-25 1970-11-25 Binder Co Ag Einrichtung zur Abdichtung eines Lagers
US4466620A (en) * 1982-12-27 1984-08-21 Orlowski David C Sealing rings
US4484754A (en) * 1984-01-31 1984-11-27 Ballard Michael J Ring seal with overlapping flanges for contaminant trapping
IT1187539B (it) * 1985-02-28 1987-12-23 Danieli Off Mecc Tenuta a labirinto
JPS6250378U (pt) * 1985-09-17 1987-03-28
US4706968A (en) * 1986-12-01 1987-11-17 Orlowski David C Sealing rings with complimentary ring members
JPS63112625U (pt) * 1987-01-16 1988-07-20
US4743034A (en) * 1987-03-27 1988-05-10 Durametallic Corporation Labyrinth bearing protector seal
US5024451A (en) * 1990-07-05 1991-06-18 Garlock Inc. Multi-position labyrinth seal ring
US5378000A (en) * 1992-10-19 1995-01-03 Inpro Companies, Inc. Shaft seal assembly
US5967524A (en) * 1993-05-21 1999-10-19 Jm Clipper Corporation Hybrid seal device
US5522601A (en) * 1994-01-18 1996-06-04 Goulds Pumps, Incorporated Locking labyrinth sealing assembly
JPH09196186A (ja) * 1996-01-19 1997-07-29 Japan Energy Corp ラビリンスシール装置
CA2215174A1 (en) * 1996-09-11 1998-03-11 David R. Mundy Seal for bearing housing
US6062568A (en) * 1997-07-10 2000-05-16 Orlowski; David C. Bearing isolator with air purge
US6234489B1 (en) * 1999-02-05 2001-05-22 Isotech Of Illinois, Inc. Bearing isolator

Also Published As

Publication number Publication date
DK1053421T3 (da) 2010-04-26
WO2000011380A1 (en) 2000-03-02
JP3827950B2 (ja) 2006-09-27
EP1053421A4 (en) 2004-03-24
CA2306834C (en) 2006-05-09
US20010002742A1 (en) 2001-06-07
ES2338617T3 (es) 2010-05-10
JP2002523700A (ja) 2002-07-30
EP1053421B1 (en) 2010-01-06
CA2306834A1 (en) 2000-03-02
ZA200001985B (en) 2000-11-01
AU5580399A (en) 2000-03-14
AU740388B2 (en) 2001-11-01
EP1053421B8 (en) 2010-03-10
ATE454580T1 (de) 2010-01-15
DE69941893D1 (de) 2010-02-25
BR9906898A (pt) 2002-01-15
EP1053421A1 (en) 2000-11-22
US6419233B2 (en) 2002-07-16
CY1110908T1 (el) 2015-06-10

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1053421E (pt) Conjunto melhorado de vendantes para veios
US4743034A (en) Labyrinth bearing protector seal
US4575265A (en) Seal for shaft bearings
EP0742396B1 (en) Pinned unitary bearing seal
US4294454A (en) Rotary seal unit
CA1178985A (en) Labyrinth seal with contamination trap
US5431414A (en) Seal device
CA2936444C (en) Bearing isolator seal for rotating shaft
US6530573B1 (en) Seal device
JPH08210367A (ja) シール付ころがり軸受
JPS63130968A (ja) カセット形パッキン
JP2002516967A (ja) 固定ハウジングと回転軸との間のシール
JP4293722B2 (ja) 軸受装置
JP2809199B2 (ja) ウォータポンプ用軸受シール装置
JP2890354B2 (ja) ウォータポンプ用軸受シール装置
US6726214B2 (en) Wrap-around severe splash seal
US6336637B1 (en) Sever splash seal
JP2003052145A (ja) モータのオイルシール構造
US20080044279A1 (en) Adaptor Frame
US4418920A (en) Fluid seal for engine crankshaft applications
EP0995917B1 (en) Sealing assembly for two mechanical members connected for relative rotation, in particular for two rings of a rolling bearing
JPH09210071A (ja) シールド付転がり軸受
JPH0557530U (ja) 回転機軸受の油漏れ防止装置
JP3149863B2 (ja) ウォータポンプ用軸受及び自動車の水冷エンジン用ウォータポンプ
JP3161432B2 (ja) ウォータポンプ用軸受シール装置、ウォータポンプ用軸受および自動車の水冷エンジン用ウォータポンプ