PT104434A - Processo de obtenção de enchidos à base de bacalhau - Google Patents

Processo de obtenção de enchidos à base de bacalhau Download PDF

Info

Publication number
PT104434A
PT104434A PT104434A PT10443409A PT104434A PT 104434 A PT104434 A PT 104434A PT 104434 A PT104434 A PT 104434A PT 10443409 A PT10443409 A PT 10443409A PT 104434 A PT104434 A PT 104434A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
cod
obtaining
sausages
bread
filling
Prior art date
Application number
PT104434A
Other languages
English (en)
Inventor
Jose Antonio Capeda
Original Assignee
Eurofumeiro Sociedade Ind De T
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Eurofumeiro Sociedade Ind De T filed Critical Eurofumeiro Sociedade Ind De T
Priority to PT104434A priority Critical patent/PT104434A/pt
Publication of PT104434A publication Critical patent/PT104434A/pt

Links

Landscapes

  • Meat, Egg Or Seafood Products (AREA)

Abstract

A PRESENTE INVENÇÃO DIZ RESPEITO A UM PROCESSO DE OBTENÇÃO DE ENCHIDOS À BASE DE BACALHAU, COM UMA MASSA, OU RECHEIO, COM AS CARACTERÍSTICAS DA DOS ENCHIDOS COMUNS, EM PARTICULAR A SUA CONSISTÊNCIA E MALEABILIDADE E DE MODO A FACILITAR A OBTENÇÃO DE UM ASPECTO FÍSICO SEMELHANTE AO DOS ENCHIDOS COMUNS. PARA ULTRAPASSAR AS DIFICULDADES IMPOSTAS PELAS CARACTERÍSTICAS DO BACALHAU, NOMEADAMENTE AO NÍVEL DA SUA TEXTURA, INGREDIENTES DE CONSERVA, EM ESPECIAL A ELEVADA QUANTIDADE DE SAL E SUA CONSISTÊNCIA E MALEABILIDADE, FOI NECESSÁRIO ALTERAR O PROCESSO DE OBTENÇÃO DO RECHEIO FACE AOS RECHEIOS TRADICIONAIS; O PROCESSO DE PREPARAÇÃO PRÉVIA DOS RESPECTIVOS INGREDIENTES, EM ESPECIAL DO BACALHAU E DO PÃO; E AINDA O PROCESSO DE CURA OU SECAGEM DOS ENCHIDOS TENDO EM CONTA AS CARACTERÍSTICAS DO RECHEIO. A APLICAÇÃO PREFERENCIAL DO ENCHIDO É NA INDÚSTRIA AGROALIMENTAR.

Description

DESCRIÇÃO "PROCESSO DE OBTENÇÃO DE ENCHIDOS À BASE DE BACALHAU" A presente invenção diz respeito a um processo de obtenção de enchidos à base de bacalhau, com vista à utilização por exemplo como enchidos do tipo "alheira", com aplicação na indústria agro-alimentar.
Domínio técnico da invenção A presente invenção diz respeito a um processo de obtenção de enchidos à base de bacalhau, com vista à sua utilização por exemplo como enchidos do tipo "alheira". De forma a obter uma massa, ou recheio, com as características da dos enchidos comuns, em particular a sua consistência e maleabilidade e de modo a facilitar a obtenção de um aspecto fisico semelhante ao dos enchidos comuns ultrapassando as dificuldades impostas pelas caracteristicas do bacalhau, nomeadamente ao nivel da sua textura, ingredientes de conserva, em especial a elevada quantidade de sal e sua consistência física, foi necessário não apenas alterar o processo de obtenção do recheio face aos recheios tradicionais, incluindo para isso ingredientes com forte componente oleaginosa (inexistentes no recheio de enchidos comuns), mas também alterar o processo de preparação prévia dos respectivos ingredientes, em especial do bacalhau e do pão. Teve ainda de ser alterado o processo de cura ou secagem dos enchidos tendo em conta as características do novo recheio com que se trabalhou. 1
Antecedentes da Invenção
Nos processos de obtenção de enchidos do tipo "alheira" podemos verificar que os ingredientes utilizados para tempero dos recheios são essencialmente os mesmos, variando apenas o ingrediente base, o qual dá habitualmente nome ao tipo de enchido. Assim, encontramos as chamadas alheiras de caça, as quais têm como ingrediente base carne de coelho, de perdiz ou outras e as alheiras de suíno, galinha ou pato. Este tipo de alheiras utiliza ingredientes como pão, pimentão, banha, alho, azeite, aos quais se junta o tipo de carne pretendido, ou seja, não variam os ingredientes de tempero, apenas varia o tipo de carne base utilizado, o que significa que o resultado obtido em termos de consistência, textura e apresentação do enchido é o mesmo. Além disso, independentemente do tipo de carne a utilizar, o processo de secagem ou cura é idêntico, não variando consoante se trate de um enchido de suíno, pato, galinha ou caça. Da mesma forma, a preparação dos ingredientes não difere do tipo de carne a utilizar. Na presente invenção alguns dos ingredientes utilizados têm, além da função de tempero, a de permitir melhor consistência à massa ou recheio obtido, devido às características do ingrediente base utilizado, o bacalhau. Além disso, a preparação dos ingredientes, em particular o pão, difere da preparação habitual do pão nos enchidos do mesmo tipo. Também o processo de cura ou secagem é mais alargado no caso do enchido de bacalhau comparativamente ao dos enchidos correntes. 0 documento PT 103500 descreve um produto alimentar tipo enchido cuja base de fabrico são os cogumelos agaricus, cogumelos pleurotus e pão, utilizando como condimentos o azeite virgem, alho, louro, malaguetas, pimento vermelho, 2 colorau e sal. Alguns destes ingredientes são comuns aos da presente invenção, contudo, o método de cura ou secagem baseia-se no actualmente existente para os enchidos fumados e não fumados, diferindo do utilizado no invento agora proposto, o qual é mais demorado precisamente devido às caracteristicas do ingrediente principal, o bacalhau.
Nesta secção, as diferenças entre a presente invenção e o estado da técnica são apresentadas de um modo muito vago. Se as diferenças fundamentais em que se baseiam a presente invenção são: 1) ingredientes com forte componente oleaginosa, presentes no recheio; 2) processo de preparação prévia dos respectivos ingredientes, em especial do bacalhau e do pão; 3) processo de cura ou secagem dos enchidos, Há que especificar em que consistem estas e outras eventuais diferenças (embora aqui não se pretenda uma explicação detalhada dos processos envolvidos nas mesmas) e estabelecer uma relação directa com o estado da técnica, evidenciando as vantagens da presente invenção nestes aspectos particulares.
Descrição geral da invenção A presente invenção diz respeito a um processo de obtenção de enchidos à base de bacalhau com vista à sua aplicação por exemplo como enchidos do tipo "alheira". De forma a ultrapassar as caracteristicas do tipo de ingrediente base utilizado, o bacalhau, foram introduzidos outros ingredientes cuja função é o de dotar a massa obtida após 3 mistura dos vários ingredientes, de caracteristicas em termos de textura e maleabilidade de modo a que se obtenha um resultado final idêntico ao dos enchidos correntes. 0 recheio para enchidos à base de bacalhau compreende os seguintes componentes ou ingredientes: Pão, bacalhau, cebola, oleaginosas, temperos e gordura, sendo que o bacalhau será de preferência desfiado e, numa realização preferencial, o pão será fatiado em fatias de espessura entre 3 a 5 mm. As oleaginosas utilizadas serão de preferência azeitonas, ainda de mais preferência uma mistura de azeitonas pretas e verdes às rodelas. Numa realização preferencial ainda mais preferencial a gordura utilizada será azeite, podendo utilizar-se como temperos: sal, salsa, pimentão-doce, alho, piripiri. 0 pão fatiado aqui utilizado deverá ter uma espessura ligeiramente inferior ao utilizado nos enchidos correntes, uma vez que fatias de espessura maior implicam maior absorção de água, o que, adicionado ao facto do bacalhau em si conter também água em excesso, implicará um tempo de secagem ainda maior. A utilização de bacalhau desfiado além de permitir uma menor retenção de água, permite uma maior uniformização da massa ou recheio devido ao seu menor volume. A utilização das duas variedades de azeitonas permite, além de um sabor mais apurado, sobretudo dotar a massa ou recheio de maior consistência e maleabilidade, por se tratar de ingredientes com forte componente oleaginosa, as quais se complementam com o azeite a adicionar. Os restantes componentes são utilizados sobretudo para tempero. 4
Descrição detalhada da invenção A presente invenção diz respeito a um processo de obtenção de enchidos à base de bacalhau, com vista à sua utilização por exemplo como enchidos do tipo "alheira". Passa-se de seguida a explicar a forma preferencial de obtenção do enchido.
Tendo em conta os ingredientes anteriormente referidos, começa-se o processo de obtenção do enchido fatiando o pão em fatias muito finas, preferencialmente entre 3 a 5 mm para que a sua capacidade de absorção de água seja menor, principalmente tendo em conta que o bacalhau por si só é também um agente absorsor, tornando também a massa ou recheio mais fina. De seguida coloca-se a cebola desidratada em água durante 7-10 horas, de preferência 8 horas para que possa hidratar e recuperar o seu sabor, sendo-lhe posteriormente retirado o excedente de água. Uma vez que o bacalhau é recepcionado salgado, coloca-se em água para lhe ser retirado o sal. Após esta operação, desfia-se o bacalhau e junta-se alho, permanecendo este preparado em repouso durante entre 1,5 a 3 horas, de preferência duas horas para que o bacalhau absorva o sabor do alho. Posteriormente efectua-se uma leve cozedura ao bacalhau durante cerca de 20 minutos, juntando-se piripiri e sal para tempero. A cozedura leva a um apurar do sabor do bacalhau, assim como a dotá-lo de maior flexibilidade e facilidade de acomodação juntamente com os outros ingredientes, o que permite maior homogeneidade à massa ou recheio obtidos. O bacalhau cozido é passado por um crivo e separado da água de cozedura. De seguida, o pão é misturado 5 com a água de cozedura do bacalhau e mexido durante algum tempo para absorver a água e preparar a mistura.
Com a cebola é efectuado um estrugido em azeite, sendo a mistura bem cozinhada para que o azeite absorva o sabor da cebola. Este preparado é adicionado ao pão já escaldado, temperando-se esta mistura também com alho e pimentão-doce, de forma a apurar o sabor. De seguida é misturado o bacalhau já cozido com as azeitonas verdes e pretas misturando-se estes ingredientes. A consistência da massa ou recheio obtidos é avaliada, assim como o seu tempero, sendo-lhe adicionado mais azeite para melhor consistência ou mais alho para um sabor mais apurado. Após a obtenção da massa ou recheio mediante o processo descrito, procede-se ao enchimento em enchedora automática, numa base de tripa, a qual é previamente lavada através de várias passagens em água corrente, sendo posteriormente colocada em água e ácido láctico para se proceder á sua desinfecção, tal como se processa com os enchidos comuns. Após fechados, os enchidos passam ao processo de cura ou secagem pelo método de fumagem, o qual tem um período superior ao tradicional, sendo de entre 2 a 3,5 horas, de preferência entre 2,5 a 3 horas, dado tratar-se de um produto mais húmido, sendo ainda necessário garantir que no seu exterior fica com um aspecto rugoso e seco. Porém, é necessário que a temperatura das alheiras antes de entrarem nas estufas de secagem, não ultrapasse os 10°C de modo a que não haja desenvolvimento exagerado de bactérias patogénicas. Após a secagem ou cura os enchidos são retirados das estufas procedendo-se ao seu arrefecimento. De salientar que devem estar a cerca de 5 o C no espaço de menos de 5 horas, de modo a que as características organolépticas e microbiológicas sejam garantidas, pelo que são encaminhadas para o túnel de congelação onde atingirão a temperatura 6 indicada. Ao contrário dos enchidos correntes, os quais podem repousar em câmaras a 6°C durante cerca de 2 dias antes da sua embalagem, os enchidos obtidos pelo processo agora descrito carecem de embalagem mais rápida de forma a manter por mais tempo as caracteristicas da massa ou recheio, aumentando também o seu prazo de validade.
Exemplo
Para uma mais fácil compreensão da invenção descrevem-se de seguida exemplos de realizações preferenciais do invento, as quais, contudo, não pretendem, limitar o objecto da presente invenção.
Numa realização preferencial inicia-se o processo de obtenção do enchido com fatiar o pão em fatias de espessura preferencialmente entre 3 a 5 mm. De seguida coloca-se a cebola desidratada em água durante 7-10 horas, de preferência 8 horas, sendo posteriormente retirado o excedente de água. Demolha-se o bacalhau e, de seguida desfia-se o bacalhau e junta-se alho, permanecendo este preparado em repouso durante entre 1,5 a 3 horas, de preferência 2 horas para que o bacalhau. Posteriormente coze-se o bacalhau durante cerca de 20 minutos, temperando com piripiri e sal. O bacalhau cozido é passado por um crivo e separado da água de cozedura. De seguida, o pão é misturado com a água de cozedura do bacalhau e mexido durante algum tempo.
Faz-se um estrugido com cebola e azeite e adiciona-se o pão já escaldado, temperando-se esta mistura com alho e pimentão-doce. De seguida mistura-se o bacalhau já cozido com as azeitonas verdes e pretas. De seguida, procede-se ao 7 enchimento numa base de tripa, a qual é previamente lavada através de várias passagens em água corrente, sendo posteriormente colocada em água e ácido láctico para se proceder á sua desinfecção. Após fechados, os enchidos passam ao processo de cura ou secagem pelo método de fumagem, o qual tem um período entre 2 a 3,5 horas, de preferência entre 2,5 a 3 horas. Após a secagem ou cura os enchidos são retirados das estufas procedendo-se ao seu arrefecimento. De salientar que devem estar a cerca de 5o C pelo menos durante 5 horas. Finalmente o enchido é embalado.
Lisboa, 11 de Março de 2010 8

Claims (7)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Processo para a obtenção de enchidos à base de bacalhau caracterizado por compreender os seguintes passos: a) Fatiar o pão; b) Colocar a cebola desidratada em água; c) Demolhar o bacalhau; d) Temperar o bacalhau com alho; e) Deixar repousar durante 1,5-3 horas; f) Cozer o bacalhau, temperando com sal e piripiri; g) Escorrer o bacalhau; h) Desfiar o bacalhau; i) Misturar o pão fatiado com a água de cozedura do bacalhau; j) Efectuar um refogado com a cebola e o azeite; k) Adicionar o preparado do passo anterior ao pão já escaldado, temperando-se esta mistura com alho e pimentão-doce; l) Misturar o bacalhau cozido com as azeitonas e adicionar de seguida azeite e/ou alho; m) Introduzir o recheio numa base de tripa, previamente lavada e desinfectada; n) Fechar o enchido e fumá-lo; o) Após fumagem, deixar em repouso; p) Embalamento dos enchidos.
  2. 2. Processo para a obtenção de enchidos à base de bacalhau de acordo com a reivindicação anterior caracterizado por a espessura das fatias de pão de acordo com o passo a) estar compreendida entre 3-5 mm. 1
  3. 3. Processo para a obtenção de enchidos à base de bacalhau de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores caracterizado por a cebola desidratada de acordo com o passo b) estar em água durante 7-10 horas, retirando-se de seguida o excedente de água.
  4. 4. Processo para a obtenção de enchidos à base de bacalhau de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores caracterizado por o bacalhau ficar a cozer de acordo com o passo f) durante cerca de 20 minutos.
  5. 5. Processo para a obtenção de enchidos à base de bacalhau de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores caracterizado por a fumagem do enchido de acordo com o passo n) ocorrer durante 2,5 a 3 horas.
  6. 6. Processo para a obtenção de enchidos à base de bacalhau de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores caracterizado por o enchido de acordo com o passo o) permanecer em repouso durante 5 horas a cerca de 5 °C.
  7. 7. Utilização dos enchidos obtidos pelo processo descrito nas reivindicações anteriores caracterizado por serem utilizados na indústria agro-alimentar. Lisboa, 11 de Março de 2010. Anabela Teixeira de Carvalho Digitally signed by Anabela Teixeira de Carvalho DN: CN = Anabela Teixeira de Carvalho, C = PT, O = MULTICERI CA. OU = CERTIPOR - RA Date: 2010.03.11 11:03:59 Z 2
PT104434A 2009-03-11 2009-03-11 Processo de obtenção de enchidos à base de bacalhau PT104434A (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT104434A PT104434A (pt) 2009-03-11 2009-03-11 Processo de obtenção de enchidos à base de bacalhau

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT104434A PT104434A (pt) 2009-03-11 2009-03-11 Processo de obtenção de enchidos à base de bacalhau

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT104434A true PT104434A (pt) 2010-09-13

Family

ID=42937779

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT104434A PT104434A (pt) 2009-03-11 2009-03-11 Processo de obtenção de enchidos à base de bacalhau

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT104434A (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US9913488B2 (en) Egg products including plant fiber and method of preparing same
KR20170126222A (ko) 화학 첨가물을 함유하지 않는 천연 소시지의 제조방법
US20060019016A1 (en) Composition for preparing a food product that is at least partially gelled
JP2015173619A (ja) 即席乾燥味付肉及びその製造方法
RU2297163C1 (ru) Способ производства полуфабрикатов мясных рубленых, завернутых в растительный лист
US20180319563A1 (en) A method of producing a snack-sized thermally processed meat-based product in a peelable package
KR20190117154A (ko) 수비드 닭강정 제조방법
PT104434A (pt) Processo de obtenção de enchidos à base de bacalhau
KR100724768B1 (ko) 영양첨가물을 함유한 소시지 제조방법
DK2320755T3 (en) A method of controlling product properties in the preparation of meat products
CN106261871A (zh) 一种蔬菜鸡肉软骨豆腐及其制作方法
KR101319102B1 (ko) 죽순을 첨가한 만두 제조방법
GR1009321B (el) Προϊοντα με βαση θερμικα επεξεργασμενο κρεας και κρεας αργης ωριμανσης
KR101797545B1 (ko) 다이어트 소시지 및 이의 제조방법
RU2557145C2 (ru) Композиция пищевого продукта из макруруса
RU2810498C1 (ru) Способ производства колбасы и колбаса, полученная данным способом
RU2755190C1 (ru) Способ производства рулета из свинины
RU2684311C1 (ru) Способ приготовления мясного полуфабриката в виде фрикаделек из мяса птицы
RU2747232C1 (ru) Способ производства изделия колбасного вареного на основе растительных компонентов
RU2513996C1 (ru) Способ получения консервов "котлеты домашние с капустой и соусом луковым с горчицей"
EP4338595A1 (en) Animal fat analogue
RU2474179C1 (ru) Способ получения консервов "голубцы рыбные в томатном соусе"
UA125006C2 (uk) Спосіб виробництва рибних кулінарних виробів у желюючій заливці
KR20150110288A (ko) 잡냄새가 없는 단골순대 및 그 제조방법
RU2644016C1 (ru) Способ производства варено-запеченного окорока из свинины

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 20100809

FC3A Refusal

Effective date: 20110519