PT102102B - Sistema de cartao electronico com registo provisorio de impressao digital e respectiva unidade de leitura - Google Patents

Sistema de cartao electronico com registo provisorio de impressao digital e respectiva unidade de leitura Download PDF

Info

Publication number
PT102102B
PT102102B PT10210298A PT10210298A PT102102B PT 102102 B PT102102 B PT 102102B PT 10210298 A PT10210298 A PT 10210298A PT 10210298 A PT10210298 A PT 10210298A PT 102102 B PT102102 B PT 102102B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
card
fingerprint
electronic card
owner
access
Prior art date
Application number
PT10210298A
Other languages
English (en)
Other versions
PT102102A (pt
Original Assignee
Fernao Augusto De Araujo Vicen
Jose Aveiro De Sousa Marques
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Fernao Augusto De Araujo Vicen, Jose Aveiro De Sousa Marques filed Critical Fernao Augusto De Araujo Vicen
Priority to PT10210298A priority Critical patent/PT102102B/pt
Publication of PT102102A publication Critical patent/PT102102A/pt
Publication of PT102102B publication Critical patent/PT102102B/pt

Links

Landscapes

  • Credit Cards Or The Like (AREA)
  • Collating Specific Patterns (AREA)
  • Control Of Vending Devices And Auxiliary Devices For Vending Devices (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
SISTEMA DE CARTÃO ELECTRÓNICO COM REGISTO PROVISÓRIO DE IMPRESSÃO DIGITAL E RESPECTIVA UNIDADE DE LEITURA
- INTRODUÇÃO
A presente invenção refere-se a um novo sistema de cartão electrónico com registo provisório de impressão digital pelo dedo do proprietário e respectiva unidade de leitura que permite apenas o acesso do portador do cartão a máquinas ou a equipamentos que funcionem com cartões electrónicos, por meio da gravação provisória no cartão da impressão digital do seu proprietário.
- ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
Os cartões electrónicos tradicionais para acesso controlado a certas máquinas, equipamentos ou edifícios são geralmente constituídos por uma banda magnética ou por um micro-chip, onde se encontram gravados os dados pessoais do seu proprietário, bem como o código de acesso ao funcionamento dessas máquinas, equipamentos ou edifícios. Eles são particularmente utilizados em máquinas de pagamento situadas em bancos ou em lojas.
A tecnologia informática associada a estes cartões tradicionais que utilizam bandas magnéticas ou microchips de identificação sofre de diversas desvantagens, nomeadamente:
- A perda do cartão pode ser danosa se o código de acesso for conhecido da pessoa que encontrar o cartão,
- Existem já casos de utilização abusiva deste tipo de cartões por pessoas não autorizadas que conseguiram chegar ao conhecimento do código de acesso.
3-0 proprietário tem de memorizar o código com receio de ele poder chegar a conhecimento alheio. Esta memorização pode falhar, sobretudo em pessoas com deficiência de memória.
Este facto é ainda agravado pela necessidade de memorizar vários códigos quando se utilizam vários cartões para fins semelhantes ou diferentes (vária contas bancárias, vários tipos de cartões, etc.).
Com o objectivo de conseguir uma mais segura identificação do titular foram desenvolvidos cartões que utilizam impressões digitais permanentes (Patentes U.S. Nos. 2.163.777, 2.500.612, 3.532.426, 3.584.958), e ainda uma máquina dotada de fita plástica transparente onde o utilizador apõe a sua impressão digital, sendo esta impressão apagada após comparação (Patente U.S. No. 3.677.623). A patente U.S. No. 4.338.025 refere um sistema de identificação por impressão digital em que o utilizador introduz o seu cartão de identificação, envolvido num envelope com ele solidário, numa unidade sensora, iniciando assim uma acção de identificação e depois coloca a sua impressão digital numa área transparente do cartão, com o mesmo já inserido dentro da máquina de processamento, de modo a que o sistema sensor possa varrer a impressão, não podendo o cartão ser removido da unidade de leitura antes da impressão residual ser limpa, pelo próprio envelope do cartão, da área transparente do cartão.
Contudo os sistemas que utilizam cartões electrónicos com impressão digital referidos nas patentes Norte-americanas acima mencionadas não utilizam superfícies espelhadas dos cartões nem o mecanismo de limpeza da impressão digital do cartão se encontra instalado na própria máquina de leitura. Em particular o sistema referido na patente Norte-americana U.S. No. 4.338.025, para além de não utilizar uma superfície espelhada do cartão nem o mecanismo de limpeza da impressão
digital do cartão leitura, utiliza convencional se encontrar instalado na própria máquina de ainda um cartão com um formato não leituras e alterações de sistema que processamento sem introduzir grande monta.
de cartão electrónico da não pode ser inserido nas máquinas de máquinas nestas presente permite eliminar estas desvantagens garantindo que seu proprietário, ou quem por ele autorizado, o pode sem necessidade de memorização de qualquer código, .
invenção apenas o utilizar, aumentando a fiabilidade de leitura da impressão digital por utilização de superfície espelhada e instalando o sistema de limpeza da impressão na saída da máquina de leitura. Estas unidades de leitura podem assim ser obtidas a partir das tradicionais com simples alterações.
- DESCRIÇÃO PORMENORIZADA DO SISTEMA DE CARTÃO DA INVENÇÃO
Os autores verificaram, com surpresa, que não era necessário que os cartões electrónicos possuíssem um código permanente de acesso a máquinas, equipamentos, edifícios, etc., ou impressões digitais, para garantir que a sua utilização só seria possível pelo seu proprietário, ou por alguém por ele autorizado e por uma única vez, evitando assim utilizações abusivas. De facto, os autores verificaram que era possível aumentar a segurança de utilização dos cartões electrónicos comuns por meio da introdução de um sistema de gravação provisória da impressão digital do seu proprietário. Esta impressão digital provisória é criada pelo proprietário por pressão de um ou mais dedos sobre pelo menos um local prédeterminado, de superfície espelhada, do cartão, imediatamente antes da sua utilização. Essa impressão digital provisória é reconhecida por um sistema de leitura, já conhecido, que abre o acesso à máquina, equipamento ou edifício que se pretende utilizar, após comparação da imagem digitalizada adquirida pelo sistema de leitura com imagens digitalizadas contidas em bancos de dados que identificam o proprietário do cartão.
No final da utilização, quando o cartão é retirado da máquina ou equipamento onde foi inserido, ele é forçado a passar através de uma fenda existente à saída do sistema de leitura, que se encontra munida de um feltro de pequena espessura humedecido com um detergente líquido medicinal, que limpa, ou mais especificamente apaga, a impressão digital criada na superfície espelhada do cartão pelo proprietário, no início da operação. Esta limpeza garante que o cartão, quando no exterior da máquina ou do equipamento de utilização, não possua qualquer informação que permita a sua re-utilização em caso de extravio ou uso abusivo.
sistema de cartão da presente invenção permite assim resolver algumas desvantagens da técnica anterior por eliminação de qualquer possibilidade de utilização de um cartão electronico extraviado, conferindo uma maior fiabilidade de leitura da impressão digital e limpeza pela própria máquina de leitura da impressão digital, sendo esta máquina facilmente obtida por adaptação simples das máquinas de leitura tradicionais. Além disso o facto de a impressão digital do titular do cartão ser efectuada antes e não após a introdução do cartão na máquina de leitura apresenta como vantagem não desprezável em relação aos sistemas da técnica anterior o facto de permitir que o seu titular possa pedir a uma pessoa, da sua inteira confiança, que o substitua numa e só numa operação de utilização do cartão (tal como se tratasse de uma procuração para uma única transacção). Isto é particularmente relevante em situações de doença ou outras em que o titular se encontre momentaneamente impossibilitado de se deslocar até à unidade de leitura para efectuar a transacção desejada.
sistema de cartão da presente invenção permite ainda a sua utilização para alarme em caso de emergência quer quando o proprietário se sente ameaçado, quer em situações críticas de doença súbita. Nestes casos pode ser prevista a impressão de um dedo específico do proprietário para dar o alarme a um centro de assistência policial ou de assistência médica. A unidade de leitura do cartão compreendida no sistema da presente invenção permite assim a emissão de um sinal de alarme nos seguintes casos:
a) quando o cartão é digital, introduzido sem qualquer impressão
b) digital quando o cartão incorrecta, é introduzido com uma impressão
c) dedo do quando a impressão proprietário especialmente escolhido para alarme.
digital impressa corresponde a um
Neste caso o alarme pode ser enviado para um centro de assistência policial ou de assistência médica.

Claims (4)

1. Sistema de cartão electrónico que, para além de possuir uma banda magnética comum com os dados referentes à identificação do titular, permite o registo provisório de impressão digital pelo dedo do proprietário e respectiva unidade de leitura que permite o acesso do proprietário do cartão a máquinas, equipamentos ou edifícios que funcionem com cartões electrónicos, caracterizado por compreender:
a) um cartão electrónico para impressão digital numa superfície espelhada de dimensão um pouco superior à do dedo polegar,
b) uma unidade de leitura do cartão que limpa a impressão digital fazendo passar o cartão por um feltro humedecido com um detergente medicinal quando o cartão electrónico é retirado da unidade de leitura.
2. Sistema de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a unidade de leitura dos cartões electrónicos possuir a capacidade de emitir um sinal de alarme nos seguintes casos:
a) quando o cartão é introduzido sem qualquer impressão digital,
b) quando o cartão é introduzido com uma impressão digital incorrecta,
c) quando a impressão digital impressa corresponde a um dedo do proprietário especialmente escolhido para alarme.
3. Sistema de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado por a unidade de leitura dos cartões electrónicos possuir a capacidade de enviar o sinal de alarme emitido quando a impressão digital impressa corresponde a um dedo do proprietário especialmente escolhido, para um centro de assistência policial ou de assistência médica.
4. Utilização do sistema de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por ser efectuada por aplicação nomeadamente nos seguintes casos:
a) máquinas de pagamento,
b) máquinas de recebimento,
c) acesso a zonas reservadas de edifícios ou de instalações,
d) fechaduras de qualquer tipo,
e) acesso a viaturas,
f) utilização de viaturas,
g) acesso a computadores e/ou sistemas informáticos,
h) acesso a qualquer máquina ou equipamento que deva ser aberto apenas por pessoal devidamente credenciado.
PT10210298A 1998-01-27 1998-01-27 Sistema de cartao electronico com registo provisorio de impressao digital e respectiva unidade de leitura PT102102B (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT10210298A PT102102B (pt) 1998-01-27 1998-01-27 Sistema de cartao electronico com registo provisorio de impressao digital e respectiva unidade de leitura

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT10210298A PT102102B (pt) 1998-01-27 1998-01-27 Sistema de cartao electronico com registo provisorio de impressao digital e respectiva unidade de leitura

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT102102A PT102102A (pt) 1999-01-29
PT102102B true PT102102B (pt) 2000-06-30

Family

ID=20085727

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT10210298A PT102102B (pt) 1998-01-27 1998-01-27 Sistema de cartao electronico com registo provisorio de impressao digital e respectiva unidade de leitura

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT102102B (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2864304B1 (fr) * 2003-12-19 2006-02-03 Sagem Procede de securisation d'une carte personnelle de donnees, carte personnelle de donnees et etui pour carte personnelle

Also Published As

Publication number Publication date
PT102102A (pt) 1999-01-29

Similar Documents

Publication Publication Date Title
EP0310603B1 (en) Method and apparatus for verifying identity
US6929180B2 (en) Personal identification method and personal identification device
EP0441774B1 (en) Personal identification system and method
BR0214294A (pt) Sistema de cartão de transação, e, método para cadastrar o mesmo
BR9815359A (pt) Dispositivo de segurança tendo caracterìsticas de segurança múltiplas e método de fabricar o mesmo
JP5606382B2 (ja) 個人認証システム
JP2003187274A (ja) 入場券と入場券管理システム
WO2002042859A3 (en) Electronic procurement system and method
PT102102B (pt) Sistema de cartao electronico com registo provisorio de impressao digital e respectiva unidade de leitura
JPH0784661A (ja) 電子ロックを用いた情報処理装置
JPS58146967A (ja) 個人識別方式
AR027086A1 (es) Sistema y metodo pra el monitoreo computarizado de informacion
JPS5929906B2 (ja) キヤツシユカ−ド等の磁気カ−ド不正使用防止方法
JPH04311266A (ja) 利用者照合システムおよび病院情報システム
JP4800506B2 (ja) 情報記録カード、情報読取りシステムおよび情報読取り/書込みシステム
JP3036076U (ja) 文字筆形状・文字筆圧認識照合装置
JP3023671U (ja) クレジットカードおよびクレジット管理システム
JP2024070539A (ja) 割符機能付ラベル
BE904435A (fr) Cartes ou autres supports inviolables permettant l'acces a tous appareils de distribution ou autres systemes informatises.
JPS62119695A (ja) 特定個人判別システム
JPH07214956A (ja) カード
RU103414U1 (ru) Система взаимодействия разделенных без персональных данных информационной системы
JPS5953975A (ja) 指紋識別装置
JPH10230696A (ja) 複数の登録人が掲載された個人識別機能を持つ証明票及びこの証明票を用いた本人確認システム
JPS60142773A (ja) キヤツシユカ−ド利用者チエツク方法

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19980407

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 20000327

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20010731