PT101816B - Dispositivo de recolha e gestao de informacao, de carregamento pelo utilizador final, por meio de seleccao directata dos items pretendidos de entre os constantes de uma lista apresentada em suporte movel - Google Patents

Dispositivo de recolha e gestao de informacao, de carregamento pelo utilizador final, por meio de seleccao directata dos items pretendidos de entre os constantes de uma lista apresentada em suporte movel Download PDF

Info

Publication number
PT101816B
PT101816B PT10181696A PT10181696A PT101816B PT 101816 B PT101816 B PT 101816B PT 10181696 A PT10181696 A PT 10181696A PT 10181696 A PT10181696 A PT 10181696A PT 101816 B PT101816 B PT 101816B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
list
lists
articles
information
central system
Prior art date
Application number
PT10181696A
Other languages
English (en)
Other versions
PT101816A (pt
Original Assignee
Maquiminho Maquinas E Equipam
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Maquiminho Maquinas E Equipam filed Critical Maquiminho Maquinas E Equipam
Priority to PT10181696A priority Critical patent/PT101816B/pt
Publication of PT101816A publication Critical patent/PT101816A/pt
Publication of PT101816B publication Critical patent/PT101816B/pt

Links

Landscapes

  • Cash Registers Or Receiving Machines (AREA)
  • Management, Administration, Business Operations System, And Electronic Commerce (AREA)

Description

DESCRIÇÃO "Dispositivo de recolha e gestão de informação, de carregamento pelo utilizador final, por meio de selecção directa dos items pretendidos de entre os constantes de uma lista apresentada em suporte móvel"
Domínio técnico 0 presente dispositivo, que possibilita a recolha de informação directamente seleccionada pelo utilizador final numa lista apresentada em suporte móvel e a posterior gestão centralizada da informação proveniente de várias listas daquele tipo, encontra-se particularmente vocacionado para a utilização em restaurantes, "seif-services" e estabelecimentos especializados em preparar refeições para fora - "take-away" - substituindo as tradicionais ementas em papel.
Estado actual da técnica
Nos restaurantes, tradicionalmente, o cliente recorre a um empregado de mesa para indicar os pratos que escolheu, apontando este último a encomenda num bloco-no-tas, encomenda essa que pósteriormente faz chegar à cozinha para que sejam confeccionados os pratos a servir.
Este método, apresenta diversos inconvenientes de que destacamos a introdução de erros (trocas ou omissões) na altura da indicação da encomenda do cliente ao empregado de mesa e também, posteriormente, aquando da transmissão da encomenda à cozinha, seja, uma vez mais, por erros do empregado de mesa, seja por má interpretação cozi nhei ros. da sua caligrafia, pelos
Por outro lado, nos estabelecimentos onde os empregados de mesa, em vez de apontarem a encomenda no bloco, a ditam directamente para a cozinha, cria-se um ambiente extremamente ruidoso, para além de que toda a gente fica a saber o que um dado cliente encomendou. r\
Outro método antes de entregarem manualmente numa ou rede ou não, as qua que é então entregue usual é aquele em que os a encomenda na cozinha a mais caixas registadoras, 1 is emitem um talão com uma na cozinha. empregados introduzem igadas em encomenda
Mais recentemente, nalguns estabelecimentos mais modernos, os empregados de mesa (ou, mais geralmente, um só deles, encarregado especificamente de tal tarefa), possuem bloco-notas electrónicos, onde apontam as encomendas, descarregando posteriormente as mesmas num terminal de computador que permite que a encomenda seja enviada à cozinha onde é impressa numa pequena impressora.
Este sistema, embora permita resolver alguns dos problemas atrás enunciados, não dispensa contudo a existência do empregado de mesa encarregado da função de apontar as encomendas, podendo ainda assim ser cometidas trocas ou omissões nas encomendas, para além do que, os clientes, têm de continuar a aguardar que o dito empregado os atenda.
Além do mais, os clientes continuam condicionados pelo velho problema de terem de proceder à encomenda toda de uma vez (até à sobremesa) logo no início, ou, alternativamente, de esperarem pelo dito empregado de cada vez que pretenderem encomendar mais alguma coisa. Η
Descrição do invento O presente dispositivo é constituído por listas apresentadas em suportes móveis, ou seja, listas com o aspecto das tradicionais ementas - que mais não são do que capas com algumas folhas onde se encontram discriminados os diversos pratos e demais artigos que se podem encomendar e respectivos preços - onde, contudo, existe um teclado que permite ao cliente ser ele próprio a indicar na dita lista quais os artigos que deseja encomendar, bem como as respectivas quantidades. r\
Por outro lado, cada lista possui ainda uma pequena memória local e dispositivos de I/O (entrada e saída de informação) através dos quais é possível lançar as encomendas no sistema central ou receber deste indicações úteis, por exemplo, relativas a pratos esgotados.
Todas as encomendas são descarregadas num sistema centralizado que se encarrega de as fazer chegar ao local de embalagem ou preparação dos produtos, designadamente à cozi nha.
As encomendas chegam à cozinha separadas em blocos, í ^ respeitando cada bloco a um determinado cliente ou conjunto de clientes, permitindo assim que a confecção de todos os pratos relacionados seja feita de modo a que os que levam menos tempo a preparar não sejam servidos muito antes dos outros.
As listas possuem ainda um visor que não só permite ao cliente visualizar e editar os artigos constantes da encomenda em curso, como ainda visualizar mensagens provenientes do sistema central, bem como um sistema de alimentação de energia.
Melhor maneira de materializar o invento
Preferencialmente, a materialização prática do invento é feita recorrendo a listas constituídas por bolsas plásticas, individuais, transparentes, flexíveis e dotadas de um teclado constituído por diversos contactos abertos que podem ser fechados por meio de um apontador de ponta metálica ligado por 'um fio condutor, ou meio equivalente, ao circuito electrónico inserido dentro da capa da lista.
Dentro de cada bolsa enfia-se uma folha de papel convencional com os diversos artigos disponíveis, folha essa que, uma vez colocada dentro da referida bolsa, fica com as linhas impressas devidamente alinhadas com os contactos atrás referidos. A reformulação das lista é, pois, tão simples quanto a reformulação das listas em papel tradicionais, bastando apenas informar o computador central de qual é o artigo correspondente a um determinado contacto.
Para tal efeito, cada contacto é referenciado por um número individual, por exemplo, o número de ordem na relação de produtos constante de uma determinada folha, mais a indicação do número da folha em causa.
Assim, desenvolvendo o exemplo, uma vez informado o sistema central de que o artigo constante da linha 5 da folha 1 é "truta assada", sempre que um dado cliente, na sua lista, carregar no contacto correspondente à "truta assada", isto é, ao contacto que se encontra defronte da linha onde está escrito o nome do dito prato - o qual em todas as listas ocupará a posição correspondente à dita linha 5 da folha 1 - o sistema será informado do prato pretendido, bem como da respectiva quantidade, logo que a encomenda seja descarregada da lista em causa. *1 Λ ç A dita quantidade é seleccionada de modo idêntico à da selecção do artigo propriamente dito, utilizando-se para o efeito os contactos numéricos, preferencialmente existentes também em cada bolsa.
Além dos contactos já mencionados, existem outros destinados à visualização e edição dos diversos artigos e respectivas quantidades já seieccionados.
Uma vez a encomenda pronta, o cliente envia a mesma para o sistema central carregando num contacto existente para esse efeito.
No caso de a encomenda ou posteriores aditamentos à mesma terem sido introduzidos e não terem sido descarregados para o sistema central pelo cliente, a lista emitirá um aviso sonoro e/ou luminoso ao fim de um tempo predetermi nado.
Cada lista possui ainda um interruptor que a desac-tiva quando a mesma é fechada depois de ter descarregado para o sistema central a encomenda ou o último aditamento.
No caso de um artigo ou prato esgotar, o sistema central informará deste facto todas as listas activas. Por outro lado, sempre que uma lista é reactivada (por meio da simples abertura da sua capa) é enviado um sinal ao sistema central o qual de imediato actualiza a lista no tocante à informação sobre pratos esgotados, etc.
Sempre que o cliente tente seleccionar um artigo que entretanto se tenha esgotado, a lista emitirá um aviso indicativo de que o produto em causa já se não encontra di sponivel.
Sempre que um número predeterminado de artigos se tenha esgotado, o sistema central poderá imprimir novas folhas com o fim de serem substituídas as existentes nas diversas listas. Nas folhas novas já não constarão os artigos esgotados. A actualização das correspondências entre os produtos remanescentes e as respectivas novas posições nas listas poderá, neste caso, ser estabelecida automaticamente pelo programa do sistema central.
No caso de se pretender, poder-se-á inserir nas listas folhas com a indicação dos artigos em lingua estrangeira, continuando o dispositivo a funcionar do mesmo modo, visto que para o sistema central o que conta é a posição do artigo na lista. A única regra imposta é que r*\ a tradução apareça na mesma posição (folha e linha) do original.
Descrição das figuras
Nas figuras anexas, apresentadas a titulo exemplificativo e não limitativo, pode-se observar: - Na figura 1, a representação esquemática dos íp elementos integrantes de cada suporte móvel constituinte de cada uma das listas integrantes do disposi tivo; - Na figura 2, a representação de uma configuração possível do teclado anteriormente referido a propósito da descrição do modo preferencial de materializar o invento; - Na figura 3, a representação esquemática do disposi tivo; - Na figura 4, a representação do diagrama funcional do programa de computador integrante do di sposi 11vo;
De acordo com a configuração representada na figura 1, todas as bolsas (12) de uma lista serão interligadas a uma placa electrónica (11) colocada no dorso da ementa, placa essa que contém um sistema (111) de alimentação de energia - o qual pode ser uma simples bateria, recarregá-vel ou não, ou um sistema alternativo de alimentação, por exemplo, constituído à base de células fotovoltaicas - uma memória de armazenamento de dados (112) e respectivo controlador; um visor (113) e respectivo controlador; um dispositivo de 1/0 (114), para entrada e saída de informação, e respectivo controlador; um interruptor (115) temporizado para corte da alimentação e poupança de energia; um avisador (116) do estado da encomenda (comunicada ao sistema central ou não); um componente (117) do tipo "write once" (escrita uma vez) com um código gravado; um controlador (118) de teclado; e um microprocessador (119).
Adicionalmente poderá existir um avisador de bateria baixa, o qual pode estar integrado no dito visor (113).
Em termos de alimentação de energia, segundo o modo preferencial de implementar a invenção, recorre-se a baterias recarregáveis incluindo em cada lista um sistema de carregamento da mesma sem contacto ou ligação física.
As listas (1) são constituídas pela placa electrónica (11) e por diversas bolsas (12), cada uma das quais com uma porção do teclado total.
Segundo a configuração representada na figura 2, cada folha da lista, inserida na respectiva bolsa (12) dotada de uma parte do total do teclado, contém "n" items, "n/2" em cada página, items esses a cada um dos quais corresponde um ponto do teclado aberto. Adicionalmente, existe um ponto por cada um dos digitos de 0 a 9; um ponto de contacto para introduzir decimais; um ponto de contacto para fazer subtrair a quantidade de um dado item e outro para adicionar; um ponto de contacto para correcção total dos pedidos anteriormente seieccionados; um ou mais pontos de contacto para fazer avançar no visor para trás e para a frente os pedidos já feitos; um ponto de contacto para pedir a conta; um ponto de contacto para introduzir o número do empregado encarregado de servir os pratos ou de apresentar a conta; um ponto de contacto para introduzir o número da mesa e um ponto de contacto para enviar a encomenda para o sistema central.
Embora o teclado e a sua utilização, pela simplicidade do sistema, sejam extremamente intuitivos, poderão incluir-se algumas notas explicativas em cada lista.
Para além dos atrás indicados, outros pontos de contacto poderão obviamente ser previstos para outras funções, sem que o espirito da invenção seja modificado.
Do mesmo modo, poderá existir apenas um teclado numérico para os digitos 0 a 9, colocado, por exemplo, na face interior da capa, em vez de todas as bolsas conterem pontos de contacto correspondentes a tais dígitos. O mesmo pode acontecer com os pontos de contacto relativos às outras funções, como, por exemplo, a de pedir a conta.
Em última análise, numa outra materialização prática do invento, que não a preferencial, os pontos de contacto relativos aos próprios artigos ou pratos disponíveis no estabelecimento poderiam não existir, sendo os artigos seieccionados num teclado único com base numa referência numérica. Para tal efeito utilizar-se-iam números de referência colocados numa coluna à frente dos artigos contidos na lista.
Obviamente que em vez de números poderiam ser utilizadas letras ou símbolos gráficos, tudo dependendo do tipo de visor utilizado, do teclado em causa e da própria capacidade do sistema, designadamente em termos de memória e processamento de informação, a qual, em princípio, só se encontra condicionada pelo factor custo.
Tendo em conta precisamente este último facto, o modo preferencial de implementar a presente invenção consiste na utilização de bolsas todas iguais, com os pontos de contacto correspondentes a cada artigo e demais pontos atrás referidos, bolsas essas integradas numa lista dotada de um visor numérico com ponto decimal, onde vai aparecendo a referência numérica dos artigos escolhidos, bem como a quantidade pretendida.
Versões mais elaboradas, poderão contemplar ainda um painel gráfico com " touch-screen" (selecção por toque no visor), bem como processamento de voz, para indicar, na língua pretendida, a ementa ou outros elementos de interesse. Adicionalmente cada lista pode ainda contemplar a existência de meios destinados a receber o pagamento do cliente por meio electrónico, seja por porta-moedas electrónico, seja por cartão de débito ou de crédito, ou qualquer outro meio semelhante.
Além disso, em vez da tecla para introdução do número da mesa e do empregado, estes dados poderão estar gravados em memória sendo transmitidos ao sistema central automaticamente sempre que necessário.
Na figura 3, pode visualizar-se o dispositivo na sua globalidade.
As várias listas (1) comunicam por meio dos respectivos 1 eitores/informadores (2) com o computador central (3), o qual direcciona as encomendas para a(s) impressora(s) (4) da cozinha e os pedidos de conta para a(s) impressora(s) de facturação (5). Uma ou mais impressora(s) auxiliares (6) poderão imprimir as folhas a inserir nas bolsas das diversas listas. A facturação e o controlo da caixa (7) será também feito de modo centralizado, sendo todo o sistema, ou pelo menos partes fundamentais do mesmo, alimentado por um sistema (8) de alimentação permanente de energia (UPS).
Por outro lado, meios (9) de I/O (entrada e sai da de informação) poderão ser utilizados, designadamente para efeitos de manutenção remota ou assistência ao dispositivo. A existência em cada lista (1) do código gravado no componente (117), código esse que é enviado juntamente com cada encomenda emitida por tal lista, desincentiva o roubo das listas, visto que o código de cada estabelecimento é individual e o sistema central de processamento só aceita encomendas transmitidas por listas que possuam o código correcto. Para avaliação da validade das listas pelo sistema central, o código é sempre enviado automaticamente juntamente com a informação de cada encomenda.
As comunicações entre cada lista e o computador central serão preferencialmente conduzidas por intermédio de leitores (2) individuais. Cada leitor estará associado a uma dada lista e será responsável pela comunicação da mesma como sistema central. Adicionalmente poderá ser também o leitor a integrar o sistema de carregamento da bateria da respectiva lista, sistema esse que, conforme anteriormente se referiu, é sem ligação por fios de modo a manter a mobilidade da lista.
Para além dos elementos ffsicos anteriormente referidos, o funcionamento do dispositivo é suportado por um programa de computador responsável pela integração de todo o sistema.
Adicionalmente, em cada lista (1), existe também um programa de comando, responsável pela interacção da transmissão da informação de/para o cliente. 0 programa local permite basicamente dar suporte à informação recebida por meio do teclado e à edição da mesma. Assim, cada lista permite a escolha de produtos e respectivas quantidades, bem como a visualização imediata, no visor (113), de todos os items da encomenda em curso.
Funções de apagamento também estão previstas.
Se a escolha estiver incompleta, errada ou o artigo estiver esgotado, o programa encarregar-se-á de activar um aviso de alerta ao cliente.
Com a encomenda serão transmitidos, à parte, ao sistema central, os artigos esgotados inicialmente selec-cionados e pósteriormente substituídos, para que no futuro, as quantidades disponíveis se possam adequar o mais aproximadamente possível ao gosto dos clientes. /Λ O controlo da temporização inerente à activação do avisador (116) pode também ser levado a cabo pelo programa de microcontrolador local. A nível do programa de computador do sistema central, esquematicamente representado na figura 4, existem diversos módulos, de que se destaca: um módulo de comunicação com as diversas listas, incluindo protocolo de detecção de erros de transmissão e pedido de reenvio de informação em caso de ser detectado algum erro; um módulo de contabilidade, e facturação, incluindo a preparação das facturas e seu lançamento para as diversas impressoras; um módulo de gestão da informação relativa às encomendas, bem como ao lançamento destas, em blocos, nas impressoras da coz inha. 0 lançamento das encomendas na cozinha é sempre feito na lingua do pais em que o sistema estiver instalado. Em contrapartida, a emissão de talões de venda ou o cálculo do troco poderão se feitos em qualquer lingua ou moeda de acordo com o solicitado pelo cliente. 0 módulo de facturação atrás referido encontra-se interligado ao módulo de comando da caixa, por exemplo, por meio de uma porta RS-232, a fim de permitir guardar o dinheiro recebido e dar o troco aos clientes.
Por outro lado, o programa de computador do sistema central possui ainda um módulo de actualização de ementas, ou seja, um módulo através do qual é possível indicar ao sistema que um determinado prato esgotou, de modo a este fazer chegar essa informação às diversas listas activas, ou às inactivas logo que estas voltem a ser activadas. Adicionalmente, poderão ser impressas novas folhas para inserir nas diversas listas, quando as ementas sofrerem alterações significativas, A impressão das folhas a colocar nas ementas poderá ser feita por meio do módulo de impressão de relatórios. Tal módulo será ainda responsável pela impressão de relatórios contabi1ísticos ou estatísticos, visto o sistema central poder ter ainda um módulo de "stocks" e um módulo de gestão com a criação de gráficos diversos.
Finalmente, um módulo adicional permite a manutenção do sistema por controlo remoto, por recurso, por exemplo, a comunicação via "modem".
No caso de o módulo de comunicação entre as diversas listas não conseguir obter o reenvio sem erros da comunicação, será lançada a parte da encomenda correcta e emitido um aviso especial de que o resto da encomenda não passou, a fim de um funcionário poder ir pessoalmente fazer a correcção da situação. 'v^ 'v^ Porto 22 de Janeiro de 1996
Esta folha pertence ao pedido de patente de invenção relativo a "Dispositivo de recolha e gestão de informação, de carregamento pelo utilizador final, por meio de selecção dir-ecta dos items pretendidos de entre os constantes de uma lista apresentada em suporte móvel"

Claims (4)

  1. REIVINDICAÇÕES 1§ - Dispositivo de recolha e gestão de informação, de carregamento pelo utilizador final, por meio de selecção directa dos items pretendidos de entre os constantes de uma lista apresentada em suporte móvel, em que cada lista (1) possui incorporado um teclado que permite ao cliente seleccionar directamente os artigos desejados, bem como a respectiva quantidade, incrementando ou decrementando a mesma; em que tal teclado está ligado a uma pequena memória local (112); em que a referida lista móvel possui dispositivos (114) de 1/0 que lhe permitem descarregar para um sistema central (3) a encomenda feita pelo utilizador final e carregar a partir de tal sistema informação, designadamente relativa a roturas pontuais da capacidade de fornecimento de certos artigos; em que a informação proveniente de todas as listas (1) é processada centralizadamente e as ordens de encomenda são directamente enviadas para o local (4) de embalagem ou preparação dos produtos; em que cada lista possui ainda um visor (113) que não só permite visualizar e editar os artigos constantes da encomenda em curso, como ainda visualizar mensagens provenientes do sistema central; caracterizado por a informação chegar ao dito local (4) separada em blocos, onde cada bloco respeita a um cliente ou conjunto de clientes, e por o referido teclado se encontrar materializado em diversas bolsas (12) plásticas, individuais e transparentes, por onde o mesmo teclado se encontra distribuído, bolsas essas onde se enfiam as diversas folhas da lista (1) fazendo alinhar os diversos items pelos contactos respectivos da porção do teclado integrado na correspondente bolsa, alinhamento esse segundo uma relação biunivoca; 2ã. - Dispositivo conforme a primeira reivindicação, caracterizado por, preferencialmente, a bateria (111) ser recarregável e por o carregamento ser feito por recurso a um carregador externo sem que haja ligação por fios ou outro contacto físico directo entre o carregador e a bateria. 3§. - Dispositivo conforme a primeira reivindicação, caracterizado por, preferencialmente, o teclado possuir ainda contactos correspondentes a um teclado numérico, bem como contactos destinados à edição no visor dos artigos seieccionados, à eliminação de escolhas precedentes, ao chamamento de empregados, ao pedido da conta, ao envio da encomenda para o sistema central e ã introdução de outro tipo de informação. 4ã. - Dispositivo conforme a primeira reivindicação, caracterizado por um avisador (116) que é actuado ao fim de um período de tempo predeterminado (regulável), quando foi seleccionado na lista um novo artigo ou feita qualquer alteração e a respectiva encomenda não foi lançada no sistema central dentro do dito período de tempo. 5ã. - Dispositivo conforme a primeira reivindicação, caracterizado por um interruptor (115) preferencialmente temporizado - que coloca fora de funcionamento uma lista que se encontre fechada e que, quando uma lista é aberta, desencadeia o lançamento de um sinal para o sistema central que faz com que este actualize a lista onde o referido interruptor estiver instalado. 6i. - Dispositivo conforme a primeira reivindicação, caracterizado por, preferencialmente, a selecção dos artigos ser feita por meio de um apontador de ponta metálica preso à lista e por o teclado ser constituído por uma série de contactos abertos. 1
    7i. - Dispositivo conforme a primeira reivindicação, caracterizado por cada lista possuir um código gravado num componente (117), código esse que é enviado juntamente com os dados de cada encomenda e que é idêntico para todas as listas do mesmo estabelecimento e sem o qual o respectivo sistema central de processamento, apenas sensível a tal código, não aceita a encomenda transmitida. rei vi ndi -para as por esta esgotado qual quer 8i. - Dispositivo conforme a primeira cação, caracterizado por o sistema central enviar listas activas a indicação dos produtos esgotados e emitir um aviso quando for seleccionado um artigo ou feita uma selecção errada ou incompleta ou por outro modo incorrecta. 9ã. - Dispositivo conforme a primeira e a segunda reivindicações, caracterizado por, preferencialmente, a comunicação entre as listas móveis e o sistema central ser feita através de 1 eitores/informadores ( 2) e por, também numa versão preferencial, os dispositivos de carregamento à distância de baterias estarem integrados nos 1 eitores/infoi— madores (2). 10â. - Dispositivo conforme a primeira reivindicação, caracterizado por o sistema central e o seu inter-relacionamento com as listas periféricas funcionar com base num programa de computador constituído por um módulo de comunicação com as diversas listas, incluindo protocolo de detecção de erros de transmissão e pedido de reenvio de informação em caso de ser detectado algum erro; um módulo de contabilidade, e facturação, incluindo a preparação das facturas e seu lançamento para as diversas impressoras; um módulo de gestão da informação relativa às encomendas, bem como ao lançamento desta, em blocos, nas impressoras da cozinha; um módulo destinado à emissão de talões de venda e ao cálculo do troco que poderão ser feitos em qualquer língua ou moeda, módulo esse ligado a um outro de comando da caixa, designadamente por recurso a uma porta RS-232; um módulo de actualização de ementas, incluindo a impressão automática de novas folhas para inserir nas listas e actualização correspondente da relação biunívoca entre o posicionamento dos artigos nas bolsas e os correspondentes contactos das diversas porções do teclado incluídas nas ditas bolsas.
  2. 111. - Dispositivo conforme a primeira e a décima reivindicações, caracterizado por o sistema central estar dotado de meios físicos, designadamente um "modem" e um programa de computador dedicados à manutenção do sistema por controlo remoto.
  3. 121. - Dispositivo conforme a primeira reivindicação, caracterizado por a transmissão das encomendas carregadas nas listas (1) pelos clientes incluir num bloco à parte todas as selecções de artigos que os mesmos clientes tiveram de substituir por as ditas listas (1) os avisarem de que tais artigos se encontravam esgotados no momento.
  4. 131. - Dispositivo conforme a primeira reivindicação, caracterizado por as listas (1) compreenderem meios destinados ao pagamento electrónico. Porto, 18 de Dezembro de 1997.
    RUY PELAYO DE SOUSA HENRIQUES Rua Sá da Bandeira, 706·2.°·Ε — 4000 PORTO
PT10181696A 1996-01-24 1996-01-24 Dispositivo de recolha e gestao de informacao, de carregamento pelo utilizador final, por meio de seleccao directata dos items pretendidos de entre os constantes de uma lista apresentada em suporte movel PT101816B (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT10181696A PT101816B (pt) 1996-01-24 1996-01-24 Dispositivo de recolha e gestao de informacao, de carregamento pelo utilizador final, por meio de seleccao directata dos items pretendidos de entre os constantes de uma lista apresentada em suporte movel

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT10181696A PT101816B (pt) 1996-01-24 1996-01-24 Dispositivo de recolha e gestao de informacao, de carregamento pelo utilizador final, por meio de seleccao directata dos items pretendidos de entre os constantes de uma lista apresentada em suporte movel

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT101816A PT101816A (pt) 1997-08-29
PT101816B true PT101816B (pt) 1999-01-29

Family

ID=20085564

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT10181696A PT101816B (pt) 1996-01-24 1996-01-24 Dispositivo de recolha e gestao de informacao, de carregamento pelo utilizador final, por meio de seleccao directata dos items pretendidos de entre os constantes de uma lista apresentada em suporte movel

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT101816B (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
SG99294A1 (en) * 1999-11-19 2003-10-27 Apex Pal Internat Pte Ltd Interactive menu system for restaurants

Also Published As

Publication number Publication date
PT101816A (pt) 1997-08-29

Similar Documents

Publication Publication Date Title
EP0750773B1 (en) A vending system
JP5852058B2 (ja) 商品販売データ処理装置、情報端末、および制御プログラム
US8985464B2 (en) Payment card storage apparatus and tab management system
JPWO2019054081A1 (ja) 飲料供給装置及び飲料供給方法
US9398833B2 (en) Paper product dispensing system and related methods
JP5055903B2 (ja) セルフオーダーシステム
JP6035708B2 (ja) チェックアウトシステム
PT101816B (pt) Dispositivo de recolha e gestao de informacao, de carregamento pelo utilizador final, por meio de seleccao directata dos items pretendidos de entre os constantes de uma lista apresentada em suporte movel
JP6416987B2 (ja) 商品販売データ処理装置、情報端末、および制御プログラム
JPH08115475A (ja) Idタグを用いた食堂レジシステム
JP2012014566A (ja) 飲食店用サービスシステム
EP1050836A1 (fr) Menu électronique
EP1064610B1 (fr) Procede et dispositif pour le paiement automatique d'au moins un article pris par un consommateur dans un restaurant self-service
TW200807335A (en) Paper money replenishment system
JP7330533B2 (ja) 商品販売データ処理装置、商品販売方法、プログラム
JPH06318217A (ja) ゴルフ場総合管理システム
JP6647363B2 (ja) 情報端末及びその制御プログラム
JP2007304777A (ja) ポイント利用システム及びポイント利用方法
JP2534804B2 (ja) 自動販売装置管理システム
EP2648166A2 (en) Recognizing wares in a shop
JPH11143939A (ja) 自動注文装置
JPS58176769A (ja) ポ−タブル端末機
ES1296784U (es) Bandeja para vitrinas expositoras que detecta automáticamente la selección de los productos por el empleado y realiza el envío de datos a un programa de gestión terminal de punto de venta
JP2023025884A (ja) プログラム及び注文処理システム
JPS5856903B2 (ja) 食堂管理システム

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19981019

MM3A Annulment or lapse

Effective date: 20050725