PT101611B - Reservatorio e processo para a sua fabricacao - Google Patents

Reservatorio e processo para a sua fabricacao Download PDF

Info

Publication number
PT101611B
PT101611B PT10161194A PT10161194A PT101611B PT 101611 B PT101611 B PT 101611B PT 10161194 A PT10161194 A PT 10161194A PT 10161194 A PT10161194 A PT 10161194A PT 101611 B PT101611 B PT 101611B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
elements
grooves
prefabricated
prefabricated elements
tank
Prior art date
Application number
PT10161194A
Other languages
English (en)
Other versions
PT101611A (pt
Inventor
Urs Weber
Original Assignee
Brun Ag Elementwerk
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Brun Ag Elementwerk filed Critical Brun Ag Elementwerk
Publication of PT101611A publication Critical patent/PT101611A/pt
Publication of PT101611B publication Critical patent/PT101611B/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E04BUILDING
    • E04HBUILDINGS OR LIKE STRUCTURES FOR PARTICULAR PURPOSES; SWIMMING OR SPLASH BATHS OR POOLS; MASTS; FENCING; TENTS OR CANOPIES, IN GENERAL
    • E04H7/00Construction or assembling of bulk storage containers employing civil engineering techniques in situ or off the site
    • E04H7/02Containers for fluids or gases; Supports therefor
    • E04H7/18Containers for fluids or gases; Supports therefor mainly of concrete, e.g. reinforced concrete, or other stone-like material
    • E04H7/20Prestressed constructions

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Architecture (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Filling Or Discharging Of Gas Storage Vessels (AREA)
  • Underground Structures, Protecting, Testing And Restoring Foundations (AREA)
  • Manufacturing Of Tubular Articles Or Embedded Moulded Articles (AREA)
  • Reinforcement Elements For Buildings (AREA)

Description

PARA A SUA FABRICAÇÃO
t
Resumo: (màx. 150 palavras) @ invenção refere-se a um reservatório (D cujo invólucro (18,18') que forma a superfície lateral cilíndrica é constituído por elementos de betão armado (10,11) pré fabricado e com uma configuração arqueada, os quais apresentam em cada uma de duas arestas de topo uma ranhura vertical (13). As ranhuras (13) opostas de elementos (10,111) são ligadas, numa união íntima sem folgas, por um corpo de enchimento rígido (3) , que funciona como vedação. Vários elementos tensores (2), que se estendem uns sobre os outros, a uma certa distância, no interior dos elementos (10,11), mantêm unidos sob uma certa tensão os componentes do invólucro cilíndrico (18,18'). A zona inferior (18) do referido invólucro que forma a superfície lateral cilíndrica (18,18') é comprimida contra a placa do fundo (5) pela tensão referida. Entre cada dois elementos (10,11) previu-se, em baixo, um nicho (51) no nftp-d.
DIRECÇÃO
INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL
SERVIÇOS
CAMPO DAS CEBOLAS, 1100 LISBOA
TEL.: 888 51 51 / 2 / 3 LINHA AZUL 888 10 78 TELEFAX:87 5308
FOLHA DO RESUMO (Continuação)
PATENTES
Resumo (continuação) (57) nAo preencher as zonas sombreadas qual se encaixa e prende a placa de fundo (5), de betão preparado no local, e que fecha a extremidade inferior das ranhuras (13) dos elementos (10,11), numa união intima sem folgas.
Para a fabricação deste reservatório (1), dispõemse os elementos (10,11) uns encostados aos outros sobre uma placa anular de montagem (6) para formar o invólucro cilíndrico (18,18'). Colocam-se depois parcialmente sob tensão os elementos tensores (2) enfiados nos elementos (10,11). Betona-se então a placa de fundo (5), em local, de modo a ficar encaixada no nicho (51) e fechar em baixo as ranhuras (13). Depois injecta-se de baixo para cima o material do corpo de enchimento nas ranhuras (13) a partir da placa do fundo (5) . Deixa-se endurecer o betão e depois disso dá-se a tensão completa aos elementos tensores (2).
O depósito (1) é sólido, pode ser fabricado de maneira económica e tem uma grande duração. Evitam-se complicações que de outro modo surgem.
DSP-5 —
DESCRIÇÃO
RESERVATÓRIO E PROCESSO PARA A SUA FABRICAÇÃO
A presente invenção refere-se a um depósito, cujo invólucro vertical que constitui a sua superfície lateral cilíndrica é constituído por uma pluralidade de elementos prefabricados com uma configuração arqueada, de betão armado.
- apresentando os elementos, em duas arestas de topo, em cada uma uma ranhura vertical, sendo as ranhuras opostas de elementos encostados um ao outro preenchidas com um material de um corpo de enchimento que funciona como vedação, ficando desse modo os elementos ligados mutuamente com uma união íntima e sem folgas,
- com elementos tensores que se estendem uns sobre os outros, a uma certa distância, no interior dos elementos prefabricados, os quais atravessam, sem ligação, as ranhuras, e que se mantêm unido sob uma certa tensão o invólucro que constitui a parede lateral cilíndrica, f - sendo o espaço que envolve os elementos tensores parcialmente preenchido com material do corpo de enchimento, e
- sendo a extremidade inferior do invólucro que forma a superfície lateral cilíndrica encostada à placa de fundo, com uma certa pressão prévia, pelos elementos tensores.
A invenção refere-se ainda a um processo para a fabricação deste reservatório
São já conhecidos da patente DE 33 35 141 C2 um reservatório deste género e um processo para a sua fabricação. Este reservatório e o processo para a sua fabricação permitem,
-1AI ‘Os*,...
de um modo geral, obter bons resultados. Em condições particulares, podem por vezes surgir complicações.
apresentar um que, mantendo realizado incorrecta objectivo da presente invenção depósito e um processo para a sua ou melhorando a sua economia, maior segurança contra riscos de e portanto praticamente sem complicações.
com consiste em fabricação possa ser manipulação
Segundo prevendo-se resolve-se lateral cilíndrica, se encaixa a placa do fechando, com uma inferior da junta de na a presente invenção, este problema entre cada dois elementos da superfície extremidade inferior, um nicho no qual fundo, de betão preparado união íntima sem folgas, a topo dos elementos.
em local, e extremidade
Como actua radialmente e na também axialmente, da placa do fundo promove consolidação, não é em regra necessária qualquer fundação, mas sim apenas uma denominada placa anular de montagem, o que pode ter uma importância substancial do ponto de vista económico, mas também do ponto de vista da estanqueidade e da estabilidade do depósito.
a referida união íntima sem direcção periférica e eventualmente da placa do fundo promove ainda mais folgas, que complicações existentes,
Não existem portanto , sem ter que renunciar-se às designadamente:
Os elementos prefabricados praticamente quaisquer vantagens até agora são absolutamente estanques.
rígido são produzidos solidamente preenchidas com um visto que os corpos de enchimento da aplicação da tensão completa corpo de enchimento são
As juntas estanques, antes acunhados pela tensão final completa.
Concebe-se que serão reduzidos os custos de
Acresce a solidez particular proporcionadas pela união intima e sem folgas do fundo de betão preparado em local e dos elementos prefabricados, nos seus pontos de contacto, podendo isso ser obtido sem custos adicionais.
Vantajosamente, os elementos prefabricados podem ser providos em baixo com armaduras que se prendem no fundo, o que favorece também a solidez e a estanqueidade do depósito.
material dos corpos de enchimento pode ser constituído na sua maior parte, até pelo menos 95%, por cimento, o que, além de uma preparação rápida, permite obter mais rapidamente uma solidez mais elevada, portanto uma ligação rápida.
Se se fizer o fundo da ranhura perfilado, podem suportar-se muito bem esforços de deslizamento e de compressão. Resulta daí uma certa união íntima com os corpos de enchimento.
As distâncias entre os elementos tensores podem aumentar de baixo para cima, de modo que se tenha em conta a pressão do produto de enchimento, que diminui de baixo para < cima.
Igualmente as armaduras verticais, de preferência existentes, dos elementos prefabricados podem, por razões análogas, ser reduzida escalonadamente de baixo para cima.
Onde circunstâncias locais o tornem necessário, pode prever-se uma fundação anular. Mas em regra é suficiente e referida placa anular de montagem, que determina o nível para o assentamento dos elementos prefabricados.
Enquanto que anteriormente as juntas se enchiam antes da fabricação do fundo, de baixo para cima, porque os
-3tubos de enchimento a introduzir nas juntas eram incorporados no betão do fundo do depósito, de acordo com uma forma de realização preferida da presente invenção o enchimento das ranhuras faz-se depois da betonagem do fundo. De acordo com os ensinamentos da presente invenção resulta daí uma boa estanqueidade na zona periférica inferior, que é uma zona crítica. Os tubos desembocam, por um lado, nas ranhuras e, por outro lado, no interior do depósito. Uma falta de estanqueidade que, embora muito pouco provável, possa existir na zona dos tubos não teria qualquer efeito, porque conduziria ao interior do depósito.
De acordo com o processo segundo a presente invenção para a fabricação de um depósito segundo a presente invenção colocam-se sucessivamente os elementos prefabricados sobre uma placa de montagem para formar a superfície lateral cilíndrica, uns encostados aos outros. A placa anular de montagem, se as circunstâncias locais o exigirem pode também ser formada pela parte superior de uma fundação ou sobre uma fundação. Em seguida dá-se uma tensão parcial aos elementos tensores enfiados nos elementos prefabricados. Faz-se depois a betonagem da placa do fundo, em local, de modo que fique encaixada em nichos entre elementos prefabricados confiantes. Injecta-se (comprime-se) então o material para os corpos de enchimento das ranhuras, de baixo para cima, a começar de um ponto por cima do fundo. Deixa-se endurecer e depois dá-se aos elementos tensores a tensão completa.
A injecção (compressão) do material de enchimento nas ranhuras faz-se vantajosam^nte a partir do lado interior do depósito, de modo que não possa haver quaisquer fugas para o exterior.
depósito segundo a presente invenção pode ser fabricado vantajosamente, por exemplo da seguinte maneira:
Fabricam-se, numa fábrica de peças de betão prefabricadas, os elementos, com uma armadura vertical (relativamente ao depósito).
No local da obra faz-se um nivelamento suficiente ou constrói-se uma base de adaptação à topografia do local base nivelada constrói(eventualmente uma fundação). se uma placa por uma parte
Sobre a anular de montagem (que de uma fundação). Sobre a placa anular de outros os elementos prefabricados, pode também ser formada montagem colocam-se uns de modo que ao lado dos formem a superfície lateral cilíndrica.
Durante a colocação dos elementos prefabricados, ou depois disso, enfiam-se os elementos tensores (cabos ou fios tensores) nos tubos nos elementos prefabricados.
Dá-se uma tensão ligeira aos elementos tensores, de modo que os elementos fiquem bem encostados uns aos outros. Quando forem necessárias, prevêem-se vedações nos bordos das ranhuras, as quais impedem, quando da para os corpos de enchimento, que ele ranhuras.
injecção saia do material lateralmente das
- Faz-se então a betonagem do tendo então o cuidado de o betão preencher previstos nos elementos prefabricados, em baixo ranhuras. 0 betão tapa então inferiormente as
- Injecta-se depois, de baixo para dos corpos de enchimento para as ranhuras, esse material de enchimento também nos tubos se encontram os elementos tensores. Os tubos se faz a injecção para as ranhuras terminam depósito.
- Deixa-se depois endurecer o corpo podendo também o fundo acabar de endurecer.
depois a tensão completa fundo do reservatório, também os nichos na zona das ranhuras.
Dá-se tensores.
Podem tubos de enchimento cima, o material penetrando então em cujo interior através dos quais no interior do de enchimento, aos elementos então rebocar-se as zonas e dos elementos tensores.
terminais dos
Descreve-se a seguir com mais pormenor a presente invenção com referência aos desenhos esquemáticos
anexos que ilustram exemplos de realização. As figuras dos desenhos representam:
A fig.l, uma vista em planta de um depósito segundo a presente invenção;
A fig.2, um corte feito pela linha (II-II) da fig. 1
A fig.3, um corte de um elemento prefabricado, ampliado em relação à fig.2;
A fig.. 4, uma vista de cima, mais ou menos na mesma escala da fig. 3, de uma junta entre dois elementos prefabricados;
A fig. 5, uma vista, mais ou menos na mesma escala das fig. 3 e 4, do lado de topo de um elemento prefabricado, na zona da junta, com o nicho formado em baixo; e
A fig. 6, uma vista de cima, mais ou menos na mesma escala das fig. 3,4 e 5, dos tensores.
Nos desenhos, as referências numéricas indicam:
Depósito
Elemento prefabricado
Elemento de contraforte
Junta
Ranhura
Vedações de borracha
Perfil do fundo da ranhura
Tubo para o elemento tensor (2)
Tubo de injecção
Zona inferior da superfície lateral cilíndrica
18’Zona superior da superfície lateral cilíndrica
Armadura dos elementos prefabricados (10) ou (11) que se prende na placa do fundo (5)
Elemento tensor
Zona terminal do elemento tensor (2)
Dispositivo de cunha
Cavidades
Corpo de enchimento
Contraforte
Placa do fundo
Nicho no elemento prefabricado (10) ou (11), no qual se encaixa a placa do fundo
Placa anular de assentamento ou anel de montagem
Leito de cascalho
Armadura vertical do elemento prefabricado
9'Armadura vertical do elemento prefabricado
As proporções e as dimensões das peças representadas nas figuras foram escolhidas apenas de maneira simbólica, tendo-se dado mais importância à clareza e ao entendimento da representação.
A superfície lateral cilíndrica do depósito (1) está aqui representada como sendo constituída, por exemplo, por oito elementos (10).
A superfície lateral cilíndrica (18,18’) do depósito (1) é aqui constituída por oito elementos prefabricados (10,11) (podia ser constituída por um número maior ou menor de elementos).
Na fig. 1 estão representados sete elementos (10) iguais e um elemento de contraforte (11), os quais se encostam mutuamente em juntas (12) do mesmo tipo (ver também
as fig. 4 e 5).
A face de topo de cada elemento (10) e (11)
ilustrada na f ig. 5 apresenta uma única ranhura (13) (ver
também a fig. 4), prevendo-se vedações de borracha (14) para
vedação dos dois lados da ranhura (13). 0 fundo da ranhura (13) tem o perfil (15). Na fig. 5 pode ver-se também um dos tubos (16) e um elemento tensor (2) que se encontra no seu interior.
Através do tubo de injecção (17) que pode verse nas fig. 3 e 4, que vai do interior do depósito (1), acima
do fundo (5), para a ranhura (13) de uma junta (12), injectase de baixo para cima o material de enchimento para as ranhuras (13), quando da construção do depósito. Formam-se desse modo os corpos de enchimento (3).
Como em todas as juntas (12) as ranhuras (13) estão fechadas nas suas extremidades inferiores por material da placa de fundo (5) que penetra nos nichos (51), não pode perder-se nenhum do material de enchimento.
cruzam as zonas de extremidade (20) meio de dispositivos depois da preenchidas (2) de e onde são ancorados os mesmos, (21) , nas cavidades
As cavidades (22) acunhagem da tensão.
por (22) aplicação pelo reboco.
Na fig. 3 vê-se lateral cilindrica que superfície portanto os interior, estão a uma distância (18’) da superfície lateral cilíndrica (18,18*).
elementos tensores a zona inferior (18) (18,18*) os tubos (16), (2) que se encontram no menor que na zona superior são da seu elementos
A armadura (19) que se vê na fig. 3 prende os (10) e (11) à placa do fundo (5).
prefabricados fundação, quer sob do fundo maneira conhecida em si,
Um anel cuja natureza os elementos prefabricados (5) . Um leito de cascalho entre o fundo de montagem depende do (6), que constitui uma terreno, é aqui previsto (10,11), quer sob a borda (7) é colocado de uma (5) e o terreno (8).
A armadura vertical (9) funciona como armadura principal, enquanto que uma armadura auxiliar é mais ajustada ao estado da montagem.
Para a fabricação do prefabricaram-se previamente numa fábrica de prefabricado, os elementos individuais (10) e são depois levados para o local da obra. Constroi-se no depósito peças de (11), os
-8da obra uma placa anular de montagem (6), que é realizada de acordo com as caracteristicas do terreno (8). No interior da placa anular de montagem (6) é colocado um leito de cascalho (7). Sobre esta placa anular de montagem (6) são dispostos encostados uns aos outros sete elementos prefabricados (10) e um elemento de contraforte (11) para formar a superfície lateral cilíndrica (18,18'). Dá-se uma tensão apenas ligeira aos elementos tensores (2) introduzidos nos tubos (16), de modo a manter os elementos (10,11) bem encostados. Faz-se depois a betonagem da placa do fundo (5) sobre a placa anular de montagem (6) e sobre o leito de cascalho (7), introduzindo , material da placa do fundo nos nichos (51) formados na parte inferior das juntas (12). Estabelece-se assim a união íntima e sem folgas entre a placa do fundo (5) e os elementos prefabricados (10,11) e fecham-se ao mesmo tempo as extremidades inferiores das ranhuras (13) . Injecta-se depois, através dos tubos de injecção (17), que desembocam acima da placa do fundo (5) no reservatório (1), o material dos corpos de enchimento, fazendo-se a injecção para as ranhuras (13) de baixo para cima. Durante esta injecção preenche-se também o espaço oco que não é ocupado nos tubos (16) pelos elementos tensores (2), pelo menos parcialmente. Os elementos tensores (2) mantêm-se então sem qualquer ligação ao material de enchimento, podendo portanto deslizar livremente no interior j dos tubos (16). Deixa-se endurecer e dá-se então a tensão completa aos elementos tensores. Faz-se o acunhamento dos elementos tensores (2) nos contrafortes (4) e rebocam-se.
Conseguem-se, com tempos de construção curtos optimizados, uma estabilidade notável e uma estanqueidade absoluta, sem peças de elastómeros. As vedações de borracha (14) têm uma função apenas de carácter provisório, até o corpo de enchimento endurecer e se dar a tensão final aos elementos tensores.
Lisboa, 30 de Novembro de 1994
AGENTE GFiCTAL DA PROPRiEDADE ’.NT.>VSTR:aL

Claims (10)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Depósito (1), cujo invólucro vertical (18,18*) que constitui a superfície lateral cilíndrica é constituído por uma pluralidade de elementos prefabricados (10,11) com uma configuração arqueada, de betão armado,
    - apresentado os elementos prefabricados (10,11) em duas arestas de topo, em cada uma ranhura vertical (13), sendo as ranhuras (13) opostas de elementos prefabricados contíguos (10,11) preenchidas por um corpo de enchimento,(3) que funciona como vedação, constituído por um material de enchimento ficando assim ligados um ao outro com uma união íntima e sem folgas, com vários elementos tensores (2) que se estendem uns sobre os outros, a uma distância determinada, no interior dos elementos prefabricados (10,11), que atravessam, sem ligação, os corpos de enchimento (3) nas ranhuras (13), e que mantêm unido sob uma certa tensão o invólucro que constitui a superfície lateral cilíndrica, sendo espaço que envolve os elementos tensores (2) parcialmente preenchido com material dos corpos de enchimento, e
    - sendo a parte inferior (18) do invólucro que constitui a superfície lateral cilíndrica (18,18*) encostada com uma certa pressão prévia à placa do fundo (5), pelos elementos tensores (2), caracterizado por se prever entre cada dois elementos prefabricados (10,11) um nicho (51) colocado inferiormente, no qual se encaixa a placa do fundo de betão preparado no local e que fecha a extremidade inferior das ranhuras (13) nas faces de topo dos elementos prefabricados (10,11), com uma união íntima e sem folgas.
  2. 2. Depósito de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por os elementos prefabricados (10,11) apresentarem na extremidade inferior uma armadura (19) que se prende na placa do fundo (5).
  3. 3. Depósito de acordo com as reivindicações 1 ou 2, caracterizado por o material dos corpos de enchimento ser constituído por até 95% de cimento.
  4. 4. Depósito de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 3, caracterizado por o fundo da ranhura (13) apresentar um perfil (5),
  5. 5. Depósito de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 4, caracterizado por as distâncias entre os elementos tensores (2) aumentarem de baixo para cima.
  6. 6. Depósito de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 5, caracterizado por os elementos prefabricados (10,11) apresentarem uma armadura vertical (9,9*), que diminui escalonadamente de baixo para cima.
  7. 7. Depósito de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 6, caracterizado por se prever uma placa anular de assentamento (6) sob os elementos prefabricados (10,11) e eventualmente por baixo da placa do fundo (5) betonada no local.
  8. 8. Depósito de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 7, caracterizado por os elementos prefabricados (10,11) apresentarem pelo menos um tubo de injecção (17) conduzido numa ranhura (13), que desemboca acima da placa do fundo (5) no interior do depósito (1).
  9. 9. Processo para a fabricação de um depósito (1) de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 8, caracterizado por se colocarem uns encostados aos outros numa placa anular de montagem (6) os elementos prefabricados (10,11) para formar a superfície lateral cilíndrica (18,18*), por em seguida se dar uma tensão parcial aos elementos tensores (2) enfiados nos elementos prefabricados (10,11) por se fazer então a betonagem em local da placa do fundo (5), por se encaixar a mesma entre os elementos prefabricados contíguos (10,11), em nichos (51), e fechar as ranhuras (13) em baixo, sendo depois injectado (comprimido) material para os corpos de enchimento para as ranhuras (13) a partir de um ponto por cima da placa de fundo (5), deixando-se depois endurecer esse material e dando-se aos elementos tensores (2) a sua tensão completa.
  10. 10. Processo de acordo com a reivindicação 9, caracterizado por a injecção (compressão) do material nas ranhuras (13) ser feita a partir do interior do depósito (1).
    Lisboa, 30 de Novembro de 1994
    AGEMx· OFJCJAL DA PROPMit A J
PT10161194A 1993-12-21 1994-11-30 Reservatorio e processo para a sua fabricacao PT101611B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
CH380693A CH687629A5 (de) 1993-12-21 1993-12-21 Behaelter und Verfahren zu seiner Herstellung.

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT101611A PT101611A (pt) 1995-07-06
PT101611B true PT101611B (pt) 1996-12-31

Family

ID=4263857

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT10161194A PT101611B (pt) 1993-12-21 1994-11-30 Reservatorio e processo para a sua fabricacao

Country Status (6)

Country Link
CH (1) CH687629A5 (pt)
CZ (1) CZ287919B6 (pt)
DE (1) DE4439111B4 (pt)
NL (1) NL194243C (pt)
PL (1) PL178436B1 (pt)
PT (1) PT101611B (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ES2117923B1 (es) * 1994-12-22 1999-04-01 Brun Ag Elementwerk Deposito y procedimiento para su fabricacion.
WO2001034269A1 (en) * 1999-11-11 2001-05-17 Baker Hughes Incorporated Flotation tank erection method and resulting structure
PL218954B1 (pl) 2010-03-24 2015-02-27 Krzysztof Iwaniuk Zbiornik wielkogabarytowy

Family Cites Families (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CH658492A5 (de) * 1982-12-13 1986-11-14 Brun Ag Elementwerk Behaelter aus vorgefertigten betonelementen und seine herstellung.

Also Published As

Publication number Publication date
PT101611A (pt) 1995-07-06
DE4439111A1 (de) 1995-06-22
CZ287919B6 (cs) 2001-03-14
CZ317294A3 (en) 1995-07-12
NL194243C (nl) 2001-10-02
PL178436B1 (pl) 2000-04-28
NL194243B (nl) 2001-06-01
PL306335A1 (en) 1995-06-26
NL9402116A (nl) 1995-07-17
DE4439111B4 (de) 2004-04-29
CH687629A5 (de) 1997-01-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US6042301A (en) River bank flood barrier
US6408581B2 (en) Foundation element, methods for the construction of prefabricated structures including these elements, particularly prefabricated tunnels, and prefabricated structures made by these methods
KR100243396B1 (ko) 셀구조의 격자형 구조체를 이용한 옹벽구조물 및 그 시공방법
PT861355E (pt) Obra estrutural subterranea destinada especialmente a construcao de tuneis de passagens subterraneas de parques de estacionamento e de outras estruturas semelhantes um processo destinado a sua concretizacao e um elemento pre-fabricado para a referida estrutura
US3408784A (en) Prestressed concrete tank, process and structural unit therefor
PT101611B (pt) Reservatorio e processo para a sua fabricacao
KR101027078B1 (ko) 조립식 프리캐스트 콘크리트 암거
US5871307A (en) Pre-cast concrete panel wall
KR101630310B1 (ko) 상수관 밸브실용 조립식 구조물
KR100880022B1 (ko) 조립식 pc 펌프장 맨홀
NL8303558A (nl) Reservoir uit vooraf vervaardigde betonnen elementen, alsmede werkwijze voor het vervaardigen van dit reservoir.
KR920007982Y1 (ko) 레진콘크리트재 법면 보호용 원형블럭
US3500602A (en) Prefabricated water tank
CN112832288A (zh) 一种坡地建筑地下室抗浮构造及其施工方法
JPS6313197Y2 (pt)
KR102167717B1 (ko) 프리캐스트 콘크리트로 제작되는 콘크리트 구조물
CN220335606U (zh) 一种预制装配式施工结构
KR200252804Y1 (ko) 배수관로용 보강 장치
CA2171897C (en) Pre-cast concrete panel wall
KR200277326Y1 (ko) 배수로관용 보강 장치
KR200408198Y1 (ko) 호안용 생태블록
KR100465921B1 (ko) 토목 및 도로공사에서 하수관 안전용 보강장치
KR200316411Y1 (ko) 도로용 체결식 배수로
KR20210157445A (ko) 조립식 피씨암거 및 그 시공 구조
JP2919467B1 (ja) 地下貯水槽及びその構築に用いるピット構成部材

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19960923

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20040531