BRPI9913452B1 - sistema de comunicação - Google Patents

sistema de comunicação Download PDF

Info

Publication number
BRPI9913452B1
BRPI9913452B1 BRPI9913452A BR9913452A BRPI9913452B1 BR PI9913452 B1 BRPI9913452 B1 BR PI9913452B1 BR PI9913452 A BRPI9913452 A BR PI9913452A BR 9913452 A BR9913452 A BR 9913452A BR PI9913452 B1 BRPI9913452 B1 BR PI9913452B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
base station
base stations
time difference
mobile station
station
Prior art date
Application number
BRPI9913452A
Other languages
English (en)
Other versions
BR9913452A (pt
Inventor
Lauri Oksanen
Original Assignee
Nokia Networks Oy
Qualcomm Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Nokia Networks Oy, Qualcomm Inc filed Critical Nokia Networks Oy
Publication of BR9913452A publication Critical patent/BR9913452A/pt
Publication of BRPI9913452B1 publication Critical patent/BRPI9913452B1/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W56/00Synchronisation arrangements
    • H04W56/001Synchronization between nodes
    • H04W56/002Mutual synchronization
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04BTRANSMISSION
    • H04B7/00Radio transmission systems, i.e. using radiation field
    • H04B7/24Radio transmission systems, i.e. using radiation field for communication between two or more posts
    • H04B7/26Radio transmission systems, i.e. using radiation field for communication between two or more posts at least one of which is mobile
    • H04B7/2662Arrangements for Wireless System Synchronisation
    • H04B7/2668Arrangements for Wireless Code-Division Multiple Access [CDMA] System Synchronisation
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W36/00Hand-off or reselection arrangements
    • H04W36/08Reselecting an access point

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)
  • Eye Examination Apparatus (AREA)

Abstract

<b>sistema de comunicação<d>. método para distribuir a informação de tempo em um sistema de comunicação de rádio compreendendo: uma rede incluindo uma pluralidade de estações base, cada uma capaz de transmitir e receber os sinais de comunicação de rádio e de uma área de cobertura respectiva, e incluindo uma primeira estação base e uma ou mais estações base vizinhas, cujas as áreas de cobertura vizinhas à área de cobertura da primeira estação base; e uma primeira estação móvel capaz de receber os sinais da primeira estação base; o método compreendendo: calcular as diferenças de tempo entre as estações base; e transmitir as indicações destas diferenças de tempo à primeira estação móvel.

Description

“SISTEMA DE COMUNICAÇÃO.” Campo da Invenção Esta invenção descreve o sistema de comunicação, no qual a provisão é feita para medir as diferenças de tempo entre as estações base. A presente invenção é de uma vantagem particular no sistema de telefone assíncrono CDMA (Acesso Múltiplo por Divisão de Código). A Figura 1 apresenta esquematicamente a configuração de um sistema de telecomunicação de rádio celular típico. O sistema compreende um número de estações base (EBs) 1, 2, 3 e etc. Cada estação base possui um transceptor de rádio capaz de transmitir sinais de rádio e receber os sinais de rádio da área de cobertura ou das células 4, 5, 6 e etc, próximo a estação base. Por meio destes sinais a estação base, pode comunicar com a estação móvel (EM) 7 nesta célula, a qual inclui um transceptor de rádio. Cada estação base é conectada ao controlador do sistema móvel (CSM) 8, o qual é ligado na rede de telefonia pública 9. Por meio deste sistema, o usuário da estação móvel 7 pode estabelecer uma chamada de telefone para a rede pública 9, através da estação base em cuja célula a EM está localizada. É desejável manter a comunicação entre a estação móvel e a rede de rádio, quando a estação móvel move para fora da célula da primeira estação base e para dentro da célula da segunda estação base. Isto é feito através do processo de handover (transferência entre células), no qual a estação móvel troca de comunicação com a primeira estação base para comunicar com a segunda estação base. Existem vários tipos de processos de handover. No handover pesado a móvel simplesmente comuta a partir da comunicação com a primeira estação base para comunicar com a segunda estação base. Esta aproximação é usada, por exemplo, no sistema de rádio telefônico GSM. No handover suave a móvel pode adotar um modo intermediário no qual, quando esta é localizada em uma área onde as células da primeira e da segunda estações base se sobrepõem, esta comunica com ambas, a primeira e a segunda estações base - esta pode transferir a informação de tráfego do usuário, tal como voz ou dados entre si mesma e ambas as estações base ao mesmo tempo. Esta aproximação é usada, por exemplo, no sistema de rádio telefônico IS-95. O handover suave é também proposto para ser usado no sistema ARIB/ETSI CDMA-W (CDMA de banda larga), detalhes de uma versão as quais estão disponíveis no endereço http://www.itu.Org/imt/2-radio-dev/rtt/j/j.pdf. A transmissão no sistema de comunicação de rádio são tipicamente organizados em blocos de comunicações estruturais que carregam os dados que são para serem transmitidos. Por exemplo, no sistema CDMA-W proposto um superquadro de duração de 720 ms, é dividido em 72 quadros de 10 ms. Cada quadro é dividido em 16 fendas de tempo de 0.625 ms, e cada fenda contém um número de símbolos que carregam os próprios dados. Os superquadros divididos desta forma são transmitidos um após o outro.
Em alguns sistemas de comunicação de rádio as estações base, são compactadas de forma sincronizada no tempo, de forma que as transmissões dos blocos estruturais das estações base (tal como os superquadros) sendo em tempos fechados ou em tempos de deslocamento fixos compactados. Isto pode melhorar a performance de rádio do sistema, por exemplo, através da redução do tempo de busca das móveis (como na IS-95) e melhorando a performance de interferência (como, por exemplo, no sistema TDD). No caso, do sistema IS-95 as estações base são sincronizadas por meio da informação de tempo universal disponível das transmissões do satélite GPS (sistema de posicionamento global). Usando esta informação de tempo universal, todas as estações base são sincronizadas à um nível curto (tipicamente em torno de lps ou menos). O deslocamento de tempo de cada estação base é então transmitido para a estação móvel. O pedido de sincronização desta forma torna mais difícil para as estações base se desdobrarem e mais caro para fabricar. Além disso, o sistema torna-se dependente de uma fonte de temporização externa, de forma que a performance do sistema é muito pouco reduzida se a fonte de temporização externa não estiver disponível.
Em outros sistemas as estações base não são sincronizadas ou somente são sincronizadas livremente. Por exemplo, no sistema CDMA-W é proposto para ser totalmente assíncrono: as estações base são para serem somente sincronizadas para o nível do superquadro (720 ms). Isto pode ser alcançado de forma relativamente fácil usando a rede de transmissão. Embora esta aproximação sincronizada livremente toma fácil desdobrar as estações base e reduzir seus custos coloca demandas elevadas nas estações móveis. Para enfrentar a falta de liberdade da sincronização, cada estação móvel no sistema deve ter uma poderosa máquina de busca de sincronização. A necessidade para tal máquina de busca poderosa aumentará o custo das estações móveis, a qual é um fator crucial nos telefones móveis orientados ao cliente, e aumenta o consumo de energia das móveis, reduzindo o tempo em espera/tempo de fala das estações móveis, a qual é também uma questão crucial para os clientes. Em adição, a máquina de sincronização levará um tempo substancial para medir e para o processo de sincronização de informação, por exemplo para os propósitos de handover, a qual pode prejudicar a operação das estações móveis e a rede - por exemplo através dos handovers de retardo.
Esta invenção tem por objetivo superar pelo menos alguns dos problemas de sincronização.
De acordo com um aspecto da presente invenção é fornecido um método para distribuir a informação de tempo no sistema de comunicação de rádio compreendendo: uma rede incluindo uma pluralidade de estações base, cada uma capaz de transmitir e receber sinais de comunicação de rádio para e de uma área de cobertura respectiva, e incluindo uma primeira estação base e uma ou mais estações base vizinhas, cujas áreas de cobertura vizinhas à área de cobertura da primeira estação base; e a primeira estação móvel capaz de receber os sinais da primeira estação base; o método compreendendo: calcular as diferenças no tempo entre estas estações base; e transmitir as indicações destas diferenças no tempo para a primeira estação móvel. O passo de calcular as diferenças no tempo, pode compreender as indicações de estabelecimento das diferenças no tempo. O passo preferencialmente compreende detectar as características repetidas dos sinais de comunicação e comparar o tempo das características como recebidas da primeira estação base e as estações base vizinhas uma com a outra ou com um sinal medido independente. As características repetidas podem, por exemplo, serem um sinal de tempo dedicado ou o começo ou o fim de um bloco de comunicação tal como um super quadro, quadro ou fenda. O passo de calcular as diferenças no tempo, podem compreender a medida destas diferenças diretamente, por exemplo, por meio dos próprios sinais recebidos e comparando seus tempos, ou por outros meios tal como registrar o tempo de comparação ou outros sinais (por exemplo sobre uma ligação a fio) das estações base. É preferido que na adição para transmitir uma indicação das diferenças no tempo para a primeira estação móvel, uma indicação de exatidão de que a indicação é também transmitida para a primeira estação móvel.
Preferencialmente o sistema de comunicação de rádio compreende uma segunda estação móvel capaz de receber os sinais de pelo menos duas estações base do grupo de estações base, compreendendo a primeira estação base e as estações base vizinhas. Preferencialmente uma de pelo menos duas estações base é a primeira estação base. O passo de receber os sinais de comunicação de rádio destas estações base e/ou o passo de calcular a diferença no tempo entre estas estações base, é preferencialmente executado pela segunda estação móvel. Então, no estabelecimento uma indicação da diferença no tempo entre as estações base, a segunda estação móvel preferencialmente transmite uma indicação de que a diferença no tempo para a rede, por exemplo para a primeira estação base. Isto pode adequadamente ser feito por meio da comunicação de rádio da segunda estação móvel diretamente para a primeira estação base, ou alternativamente por outra rota tal como a comunicação de rádio da segunda estação móvel para outra estação base e transferir os dados de lá para a primeira estação base.
Ao receber uma indicação da diferença no tempo (por exemplo da segunda estação móvel) a rede preferencialmente armazena a indicação para a transmissão para a primeira estação móvel e/ou executa o processo na indicação. Isto pode ser feito, por exemplo, na primeira estação base, em uma unidade dedicada ou no controlador da estação base/controlador da rede de rádio. O processamento pode ser para refinar a indicação armazenada da diferença de tempo, por exemplo pelo processamento da indicação recebida junto com a indicação previamente armazenada para gerar uma indicação corrigida que pode então ser armazenada por uma transmissão subseqüente para a primeira estação móvel. Isto pode permitir a exatidão da indicação armazenada a ser mantida mesmo como os desvios de tempo da estação base.
Enquanto medindo as diferenças de tempo a estação móvel pode adequadamente ser uma condição de handover suave. Alternativamente, esta pode não ser uma condição de handover suave.
Como uma alternativa ou em adição à segunda estação móvel, o sistema de comunicação de rádio pode compreender uma unidade de cálculo de sincronização capaz de receber os sinais de pelo menos duas da primeira estação base e as estações base vizinhas. O passo de receber os sinais de comunicação de rádio destas estações base e/ou o cálculo das diferenças no tempo entre estas estações base, podem então ser executadas pela unidade de cálculo de sincronização. A unidade de cálculo de sincronização pode ser uma unidade dedicada ou pode também executar outras funções.
Preferivelmente as indicações das diferenças de tempo são transmitidas para a primeira estação móvel, através da primeira estação base. Isto pode ser feito por meio de uma mensagem direcionada especificamente para a estação móvel ou por uma mensagem de difusão para todas ou mais de uma estação móvel (por exemplo por meio de um canal BCCH). A indicação pode adequadamente ser transmitida para a primeira estação móvel, em resposta à primeira estação móvel estabelecendo a comunicação com a primeira estação base ou em resposta à solicitação da primeira estação móvel.
Preferivelmente ao receber as indicações das diferenças de tempo a primeira estação móvel armazenas estas indicações. A primeira estação móvel pode mais tarde usar as indicações: no caso de estabelecer uma comunicação com uma das estações base vizinhas e/ou uma comunicação com uma das estações base vizinhas e/ou estimando a qualidade das ligações de comunicação com uma das estações base vizinhas. Ao estabelecer a comunicação a primeira estação móvel pode fazer uso das indicações recebidas das diferenças de tempo para assistir em um estabelecimento mais preciso medido da diferença de tempo. Em comunicação com a estação base vizinha a primeira estação móvel pode comunicar com a estação base vizinha na diferença de tempo indicada. O cálculo da qualidade da ligação de comunicação com a estação base vizinha pode ser usada na decisão se a primeira estação móvel deveria ceder totalmente ou parcialmente para ou da estação base vizinha. A indicação da diferença de tempo para a estação base vizinha pode adequadamente ser uma indicação da diferença de tempo entre a estação base vizinha e a primeira estação base ou uma indicação da diferença de tempo entre a estação base vizinha e o tempo padrão. O tempo padrão pode ser diretamente disponível para as estações móveis e/ou para as estações base - por exemplo por meio do sistema GPS.
Cada estação base pode informar uma ou mais estações móveis das diferenças de tempo entre si própria e uma ou mais estações base. Pode ser meios fornecidos por exemplo no RNC para checar as diferenças de tempo a serem transmitidas por duas ou mais das estações base que são consistentes.
As estações base vizinhas podem incluir algumas ou todas as estações base cuja as áreas de cobertura são adjacentes e/ou sobrepõe à primeira estação base. Ao menos as estações base pode ser a estação base de uma rede de comunicação diferente da primeira estação base e/ou operável em uma frequência diferente ou frequências diferentes da primeira estação base. Por exemplo, uma das estações base vizinhas pode ser a estação base operando de acordo para especificações de interface aérea diferente e regras da primeira estação base. Não existe necessidade para as estações base vizinhas para ser as estações base de um grupo definido (como, por exemplo, uma lista vizinha). As estações base vizinhas pode somente numerar uma estação base ou pode numerar mais do que uma estação base. O sistema de comunicação de rádio pode ser uma móvel e/ou sistema de telefone celular. O sistema de comunicação de rádio pode ser um sistema de comunicação de acesso múltiplo de divisão de código, preferencialmente um sistema de CDMA-Banda Larga. O sistema de comunicação é preferivelmente um no qual algumas ou todas as estações base são totalmente ou parcialmente assíncrona.
De acordo com um segundo aspecto da presente invenção é provido um sistema de comunicação de rádio que inclui: uma rede incluindo uma pluralidade de estações base, cada uma sendo capaz de transmitir e receber sinais de comunicação de rádio para e de uma área de cobertura respectiva, e tendo uma primeira estação base e uma ou mais estações base vizinhas cuja as áreas de cobertura vizinhas à área de cobertura da primeira estação base; e uma primeira estação móvel capaz de receber os sinais da primeira estação base; em que: o sistema inclui um temporizador para calcular a diferença de tempo entre pelo menos duas estações base e transmite esta indicação à rede; e a rede é capaz de transmitir uma indicação da diferença de tempo à primeira estação móvel. Preferivelmente o sistema inclui uma segunda estação móvel capaz de receber os sinais de pelo menos duas da primeira estação base e das estações base vizinhas e de transmitir sinais à rede, e o temporizador é incluído na segunda estação móvel.
De acordo com o terceiro aspecto da presente invenção são providos uma estação base para um sistema de comunicação de rádio que inclui uma rede incluindo uma pluralidade de estações base, cada uma sendo capaz de transmitir e receber sinais de comunicação de rádio para e de uma área de cobertura respectiva, havendo uma ou mais estações base vizinhas cuja as áreas de cobertura vizinhas à área de cobertura da estação base, a estação base incluindo: um dispositivo de comunicação de rádio para comunicar com a primeira estação móvel; uma memória para receber a informação da diferença de tempo indicando as diferenças de tempo entre a estação base e as estações base vizinhas; e aparelho de controle de transmissão para fazer com que o dispositivo de comunicação de rádio transmita à informação da diferença de tempo à primeira estação móvel.
Breve Descrição das Figuras A presente invenção será descrita agora por meio de exemplo com referência aos desenhos apensos nos quais: Figura 1 - apresenta esquematicamente uma configuração de uma rede típica de telecomunicações de rádio celular;
Figura 2 - apresenta esquematicamente uma outra configuração de uma rede típica de telecomunicações de rádio celular; e Figura 3 - apresenta a arquitetura de uma unidade de medida de sincronização.
Descrição Detalhada da Invenção Um exemplo da presente invenção como descrito em um sistema de telecomunicações W-CDMA será descrito agora. Será apreciado que este somente é um exemplo não-limitativo, e que a presente invenção pode ser usada em outros sistemas.
Como explicado acima, é proposto que no sistema W-CDMA as estações base somente serão sincronizadas ao nível do superquadro (720ms). O presente exemplo tem por objetivo melhorar os sistemas anteriores através da informação de coletada sobre a diferença de tempo entre as estações base vizinhas. Esta informação é transmitida então às estações móveis. Com esta informação as estações móveis podem sincronizar depressa e podem estabelecer a comunicação com uma estação base nova sem a necessidade de uma máquina de sincronização poderosa, ou (uma vez que menos busca de espaço de código- tempo pode ser necessário) mais rápido (com tempo de procura reduzido) e sem a necessidade para decodificar o BCCH da estação base nova. Também, esta melhoria de desempenho pode ser feita sem qualquer necessidade de ajustar a sincronização entre as estações base. Além disso, como será descrito abaixo a necessidade para TX das fendas de tempo (slots) na inter-freqüência e as medidas do inter-sistema podem ser amplamente reduzidos. Estes fatores podem potencialmente reduzir o risco de chamadas de qualidade ruim ou que são interrompidas e também podem ajudar a melhorar o desempenho da rede (por exemplo, a capacidade). O primeiro passo é estabelecer a diferença de tempo entre as estações base vizinhas. Isto poderia ser feito de vários modos. Um modo é ilustrado na Figura 2, na qual os componentes da rede são numerado como na figura 1. No sistema da Figura 2, as unidades medida de sincronização adicionais 20, 21 são fornecidas. A arquitetura geral de uma unidade de medida de sincronização é apresentada na Figura 3. A unidade inclui uma antena GPS 30 para receber os sinais GPS dos satélites GPS. Os sinais GPS recebidos são providos a um decodificador GPS 31 que decodifica os sinais GPS e provê uma saída de tempo universal na 32. A unidade também inclui uma antena W-CDMA 33 que provê que os sinais recebidos W-CDMA para um decodificador W-CDMA 34 que poderia ser semelhante ao receptor usado em uma estação móvel W-CDMA. O decodificador W-CDMA recebe os sinais W-CDMA das estações base próximas e os sinais 35 de cada uma dessas estações base é passado com a saída de tempo universal a um medidor de sincronização 36. O medidor de sincronização estabelece o desvio de tempo de cada um dos sinais recebidos das estação base de tempo universal e a saída desta informação de desvio 37. A informação de desvio de todas as unidades de medida de sincronização, são passadas a um banco de dados de sincronização 22 (figura 2), o qual armazena os desvios medidos para cada estação base de tempo universal. As unidades de sincronização podem atualizar a informação de desvio periodicamente. A estação móvel pode pedir a informação de desvio de tempo para estações base ou a rede pode enviar a informação para a móvel regularmente (por exemplo no BCCH) ou com respeito a um certo evento - por exemplo um pedido para handover ou por razões internas da rede, como iniciar uma inter-freqüência ou handover de um inter- sistema, por exemplo, razões de carga. Quando a informação de desvio de tempo for enviada a uma estação móvel, a informação é transferida do banco de dados de sincronização à estação base com a qual a estação móvel está em comunicação. A estação base transmite a informação de desvio então à estação móvel. As informações de desvios transmitidas podem cobrir todas as estações base na rede, ou apenas algumas delas - por exemplo apenas as que estiverem por perto ou apenas as que são vizinhas da estação(s) base, com a qual a estação móvel está em comunicação. Em vez de, ou além de, a informação de desvio é armazenada no banco de dados de sincronização, as informações de desvio podem ser armazenadas nas estações de base individuais. A estação móvel pode estar em uma condição de handover suave, no qual está comunicando com mais de uma estação base; as informações de desvio podem ser enviadas então à estação móvel por qualquer ou todas as estações base. Alternativamente, a móvel pode não estar em comunicação ativa, mas ainda pode estar medindo algumas das estações base, por exemplo para preparar o início das comunicações. A unidade alternativa que poderia executar convenientemente a armazenagem e/ou o processamento das indicações de tempo é o controlador da estação base (conhecido como RNC (o controlador da rede de rádio) no sistema W-CDMA). Este pode ser usado para processar e armazenar os resultados das medidas de tempo, e os enviar de volta às estações móveis pelas estações base. A rota preferida para isto é por meio do BCCH, pelo menos para handovers de intra-freqüência normal. Como os pedidos de inter-freqüências e dos handovers de inter-sistema (veja abaixo), pelo menos os para sistemas mais simples, as fendas de tempo de transmissão-livres na direção descendente, e estes regularmente precisam ser negociados entre a estação móvel e a base, os mesmos meios como é usado para esta negociação poderia ser usado para transmitir a indicação de tempo. Esta poderia ser uma conexão de sinalização dedicada.
Como uma alternativa para o uso do sistema GPS para sincronização, cada estação base poderia detectar ou ter que reportar a diferença de tempo entre si e a estação base vizinha.
Outro modo para estabelecer a diferença de tempo entre as estações base vizinhas é através das próprias estações móveis. As diferenças de tempo propostas para serem medidas no sistema W-CDMA como parte do processo para determinar se ou nem toda forma de handover deveria ser feita. No W-CDMA isto é necessário de forma que as necessidades das estação móveis para informar o sistema da estação base a diferença de tempo entre as estações base de forma que o tempo da estação base nova para esta conexão móvel para seja configurado para ser ajustado, tal que o móvel recebe os sinais praticamente ao mesmo tempo das duas estações base (dentro do mesmo símbolo de dados). Claro que podem ser feitas também medidas adicionais durante o handover suave, porque quando uma estação móvel está em uma condição de handover suave, esta está em comunicação com mais de uma estação base. Na proposta das estações móveis W-CDMA são solicitadas a reportarem para as estações base as diferenças de tempo entre as estações base a um nível pequeno. Para habilitar a reportagem destas diferenças para as outras estações móveis as diferenças de tempo reportadas, poderíam ser armazenadas na estação base para a qual eles foram reportados, ou a uma gama mais larga de estações base, ou as diferenças de tempo reportadas poderíam ser passadas pelas estações base para um banco de dados de sincronização como descrito acima. As informações de desvio poderíam ser enviadas então a uma estação móvel como descrito acima. As estações base não precisariam alterar as suas sincronizações para reduzir as diferenças de tempo.
Determinar a diferença de tempo com precisão entre as estações base, a localização do aparelho de medida deveria ser conhecido - isto permite que os fatores como a demora de propagação seja levado em conta. Uma vantagem das unidades de medida de sincronização da figura 2 é que as suas localizações possam ser fixadas para permitir determinar as diferenças de tempo com mais precisão. Porém, é antecipado que no sistema W-CDMA as estações móveis estarão freqüentemente em uma handover suave. Então, pode ser esperado que, embora a localização de cada estação móvel possa não ser conhecida precisamente, ainda podem ser determinadas com precisão as diferenças de tempo. Por exemplo, poderíam ser calculadas a média das diferenças de tempo reportadas para as diferentes estações móveis. Assim, deveria ser possível alcançar uma precisão de 62.5 ps ou menos. O relógio na estação móvel deveria ser suficientemente preciso e estável, para que não introduza muitos erros nas medidas. Poderia ser usado o conhecimento da localização da estação móvel, para aumentar a precisão das diferenças de tempo calculadas. Este conhecimento poderia ser derivado de várias fontes, inclusive GPS e os serviços de posicionamento providos pela própria rede celular (por exemplo, como atualmente exigido pelo FCC).
Desde que existem incertezas (tipicamente de duração maior do que menor) na precisão da medida, é preferível poder também informar as estações móveis da precisão calculada das diferenças de tempo que são informadas a eles, de forma que eles possam fazer melhor uso da informação da diferença de tempo. Para alcançar estas unidades que medem as diferenças de tempo, deveriam prover preferivelmente também uma indicação da precisão da medida, e isto também deveria ser transmitido às estações móveis.
Cada estação base no sistema W-CDMA é controlada por um controlador da estação base (RNC) que mantém uma lista das estações base vizinhas para a estação base em questão. A mesma lista poderia ser mantida pela própria estação base. Uma estação base neste sistema pode reportar adequadamente a uma estação móvel a diferença de tempo para isto e para as estações base na lista de vizinhanças. Reduzir as comunicações desnecessárias preferivelmente não reporta a diferença de tempo para qualquer outra estação base. A estação móvel pode armazenar então esta diferença de tempo e quando precisar estabelecer a comunicação com ou medir (por exemplo a qualidade do sinal de) uma das estações base vizinhas (no caso de ceder sobre ou de ou entrar com uma condição handover suave com a estação base) pode usar a diferença de tempo armazenada para permitir o estabelecimento de uma sincronização rápida com a estação base vizinha.
Um modo de uma estação base informar a diferença de tempo à uma estação móvel é usando um canal de informação do sistema. Um esquema para codificar a diferença de tempo e a sua precisão é ilustrada na tabela abaixo.
Um código adicional para a sincronização de nível pequeno poderia também ser adicionado.
As diferenças de tempo podem ser informadas como diferenças de tempo da estação base que executa a reportagem, ou como as diferenças do tempo universal ( no qual uma diferença de tempo para reportar a própria estação base pode ser enviada) ou de outro modo. O princípio descrito acima pode ser estendido a um handover de inter-modo (por exemplo W-CDMA FDD para W-CDMA TDD), a um handover de inter-freqüência (IFHO) e a um handover de inter-sistema (ISHO); e um inter-modo, uma inter-freqüência e uma medida inter-sistema (por exemplo de qualidade de sinal). Novamente, as diferenças de tempo poderíam ser medidas pelas estações móveis (ou automaticamente ou em demanda) e/ou através das unidades de medida de sincronização dedicadas, e/ou por outros meios como GPS ou linha de transmissão.
No IFHO o mesmo esquema para codificar a diferença de tempo, como no caso do handover básico poderia ser usado. Se o handover está então entre as duas freqüências da mesma localização da estação base então a sincronização poderia ser fixada, ou poderia haver uma sincronização a um pequeno nível. Um caso especial no esquema de sinalização poderia ser provido para indicar isto. Quando a sincronização for medida por meio das próprias estações móveis, a estação móvel poderia ser exigida a informar a diferença de tempo através da conexão antiga (pre-handover), ou pela conexão nova que é estabelecida após o handover. (Uma alteração na especificação pode ser necessária para solicitar que as estações móveis suportem isto). A presente invenção pode ser encontrada especialmente em handovers de Inter-sistema. Lá, no sistema W-CDMA normal, a estação móvel e a estação base precisam criar uma transmissão de períodos livres em uma transmissão W-CDMA normalmente contínua para o móvel poder medir o outro sistema (que pode, por exemplo ser um sistema GSM). Tipicamente a metade do quadro (5 ms) precisa se tornar disponível, uma vez que em alguns quadros o móvel busca a sincronização GSM e BSIC. Se a diferença de tempo entre as estações base W-CDMA e GSM forem conhecidas, a estação base W- CDMA poderia organizar a transmissão das fendas de tempo livres para coincidir com as fendas de tempo de informação de tempo GSM, enquanto reduz drasticamente o número exigido da transmissão das fendas de tempo livres e acelera a medida. Nas medidas do inter-sistema este benefício é potencialmente maior do que nas medidas de inter-freqüência, como as temporizações dos dois sistemas não são potencialmente tão compatíveis e também como nas medidas do inter-sistema o móvel também pode necessitar sair da transmissão, não só a estação base.
No ISHO, por exemplo entre o sistema W-CDMA e o outro sistema tal como o GSM, o mesmo esquema de codificação poderia ser usado. Alternativamente, o esquema de codificação poderia ser alterado para se ajustar melhor com as características do outro sistema. Quando a sincronização for medida por meio das próprias estações móveis, as estações móveis poderíam ser exigidas a informar a diferença de tempo pela antiga (prehandover) conexão no sistema antigo, ou pela conexão nova que é estabelecida após o handover no sistema novo. (Uma mudança na especificação pode ser necessária para exigir que as estações móveis suportem isto). A diferença de tempo medida só não pode ser utilizada para reportar isto as móveis, mas também pela rede tornando disponível exatamente as fendas de tempo corretas (livre de transmissões não desejadas) para as medidas pelas móveis.
Em cada caso onde uma indicação de diferenças de tempo (e opcionalmente suas precisões) são recebidas por uma unidade (por exemplo um RNC, estação base ou estação móvel) aquela unidade poderia armazenar a indicação(s). A unidade também poderia executar o processamento na indicação, por exemplo refinar os dados. Por exemplo, ao receber uma ou mais indicações subseqüentes, a unidade poderia usar aqueles dados (por calculando a média simples ou meios mais complexos) para melhorar a sua estimativa ou as diferenças de tempo. Também poderia ajustar então adequadamente a precisão armazenada. Para permitir que isto seja feito a unidade que armazena as indicações podem ser providas com uma memória para armazenar um grupo de diferenças de tempo e associados com cada informação definindo a estação(s) base, para qual a diferença de tempo se aplica e opcionalmente a precisão da diferença de tempo, e um processador para executar o processo nessas indicações e armazenar o resultado na memória. A memória é preferivelmente acessível ao aparelho transceptor, onde a unidade é uma estação móvel ou uma estação base de forma que as indicações podem ser usadas para a comunicação com ou medindo os sinais das estações base ou para a transmissão para as estações móveis. Onde a unidade for uma estação móvel, este arranjo tem a vantagem de que pode se fazer uso eficiente da informação recebida de mais de uma estação base. O termo estação móvel como usado aqui não insinua que a estação seja móvel. A localização de uma estação móvel pode ser mutável ou fixa. O inventor chama atenção para o fato de que a presente invenção, pode incluir qualquer característica ou combinação das características descritas aqui ou implicitamente ou explicitamente ou qualquer destas generalizações, sem limitar a extensão de quaisquer das reivindicações presentes. Em vista da descrição precedente será evidente para uma pessoa qualificado na arte que podem ser feitos várias modificações dentro do escopo da invenção.
REIVINDICAÇÕES

Claims (25)

1. Método para distribuir a informação de tempo em um sistema de comunicação de rádio, o qual inclui: uma rede incluindo uma pluralidade de estações base, cada uma capaz de transmitir e receber os sinais de comunicação de rádio de e para uma área de cobertura respectiva, e incluindo uma primeira estação base e uma ou mais estações base vizinhas cujas áreas de cobertura são vizinhas à área de cobertura da primeira estação base; e uma primeira estação móvel capaz de receber os sinais da primeira estação base; o método compreendendo estimar, ou seja, calcular as diferenças de tempo entre as estações base, CARACTERIZADO pelo fato das indicações das diferenças de tempo e das indicações da precisão das diferenças de tempo serem transmitidas à primeira estação móve1.
2. Método de acordo com a reivindicação 1, é CARACTERIZADO pelo fato de que compreende o passo de receber os sinais de comunicação de rádio da primeira estação base e das estações base vizinhas e calcular as diferenças de tempo entre as estações base.
3. Método de acordo com as reivindicações 1 e 2, é CARACTERIZADO pelo fato de que o sistema de comunicação de rádio inclui uma segunda estação móvel capaz de receber os sinais de pelo menos duas da primeira estação base e das estações base vizinhas, e que o passo de calcular as diferenças de tempo é executado através da segunda estação móvel.
4. Método de acordo com a reivindicação 3, é CARACTERI ZADO pelo fato de que o passo de calcular as diferenças de tempo entre as duas estações base e a segunda estação móvel transmite uma indicação da diferença de tempo à rede.
5. Método de acordo com a reivindicação 4, é CARACTERIZADO pelo fato de que a segunda estação móvel transmite a indicação da diferença de tempo à primeira estação base através da comunicação de rádio da segunda estação móvel para a primeira estação base.
6. Método de acordo com a reivindicação 1 ou 2, é CARACTERIZADO pelo fato de que a rede inclui uma unidade de estimação de sincronização capaz de receber os sinais de pelo menos duas da primeira estação base e as estações base vizinhas, o passo de calcular as diferenças de tempo entre as estações base é executado pela unidade de cálculo de sincronização.
7. Método de acordo com as reivindicações 4 a 6, é CARACTERIZADO pelo fato de que ao receber a indicação da diferença de tempo a rede armazena a indicação para transmissão para a primeira estação móvel.
8. Método de acordo com as reivindicações 4 a 7, é CARACTERIZADO pelo fato de que ao receber a indicação da diferença de tempo a rede gera um código que pertence à precisão da diferença de tempo que existe entre as estações base vizinhas.
9. Método de acordo com as reivindicações 4 a 8, é CARACTERIZADO pelo fato de que ao receber a indicação da diferença de tempo a rede executa o processamento nesta indicação e a precisão desta diferença.
10. Método de acordo com a reivindicação 8 ou 9, é CARACTERIZADO pelo fato de que a armazenagem e/ou processamento da indicação da diferença de tempo e a precisão desta temporização é executada por um controlador da rede de rádio.
11. Método de acordo com as reivindicações de 1 a 10, é CARACTERI ZADO pelo fato de que são transmitidas as indicações das diferenças de tempo e a precisão dessas diferenças à primeira estaçao móvel pela primeira estaçao base.
12. Método de acordo com as reivindicações de 1 a 11, é CARACTERIZADO pelo fato de que ao receber as indicações das diferenças de tempo e a precisão destas diferenças a primeira estação móvel armazena essas indicações.
13. Método de acordo com as reivindicações de 1 a 12, é CARACTERIZADO pelo fato de que estabelece a comunicação com uma das estações base vizinhas a primeira estação móvel faz uso das indicações recebidas das diferenças de tempo para a estação base vizinha.
14. Método de acordo com as reivindicações de 1 a 13, é CARACTERIZADO pelo fato de que o cálculo da qualidade de uma ligação de comunicação com uma das estações base vizinhas a primeira estação móvel faz uso das indicações recebidas da diferença de tempo para aquela estação base vizinha.
15. Método de acordo com as reivindicações de 1 a 14, é CARACTERI ZADO pelo fato de que a indicação da diferença de tempo para uma estação base é uma indicação da diferença de tempo entre aquela estação base vizinha e a primeira estação base.
16. Método de acordo com as reivindicações de 1 a 14, é CARACTERIZADO pelo fato de que a indicaçao da diferença de tempo para uma estação base é uma indicação da diferença de tempo entre a estação base vizinha e um tempo padrão.
17. Método de acordo com as reivindicações de 1 a 16, é CARACTERI ZADO pelo fato de que pelo menos uma das estações base vizinhas é uma estação base de uma rede de comunicação diferente da primeira estação base.
18. Método de acordo com as reivindicações de 1 a 17, é CARACTERI ZADO pelo fato de que pelo menos uma das estações base vizinhas é uma estação base de frequência operacional diferente da primeira estação base.
19. Método de acordo com as reivindicações de 1 a 18, é CARACTERIZADQ pelo fato de que pelo menos uma das estações base vizinhas é uma estação base que opera de acordo com as especificações da interface aérea e/ou com as regras da primeira estação base.
20. Método de acordo com as reivindicações de 1 a 19, é CARACTERI ZADQ pelo fato de que pelo menos uma das estações base vizinhas é operável para transmitir e/ou receber os sinais de um modo diferente da primeira estação base.
21. Método de acordo com as reivindicações de 1 a 20, é CARACTERI ZADQ pelo fato de que o sistema de comunicação de rádio é um sistema de telefone móvel.
22. Método de acordo com as reivindicações de 1 a 21, é CARACTERI ZADQ pelo fato de que o sistema de comunicação de rádio é um sistema de comunicação de acesso múltiplo por divisão de código.
23. Sistema de comunicação de rádio compreendendo: uma rede incluindo uma pluralidade de estações base, cada uma sendo capaz de transmitir e receber os sinais de comunicação de rádio e de uma área de cobertura respectiva, e havendo uma primeira estação base e uma ou mais estações base vizinhas cujas áreas de cobertura são vizinhas à área de cobertura da primeira estação base; e uma primeira estação móvel capaz de receber os sinais os sinais da primeira estação base, em que: o sistema inclui um calculador de tempo para calcular a diferença de tempo entre pelo menos duas estações base e transmitir a indicação à rede; CARACTERIZADO pelo fato de que a rede é capaz de transmitir uma indicação da diferença de tempo e a precisão da diferença de tempo para a primeira estação móvel.
24. Sistema de comunicação de rádio de acordo com a reivindicação 23, é CARACTERI ZADO pelo fato de que o sistema inclui uma segunda estação móvel capaz de receber os sinais de pelo menos duas da primeira estação base e as estações base vizinhas e de transmitir os sinais à rede, e o calculador de tempo é incluído na segunda estação móvel.
25. Estação base para um sistema de comunicação de rádio compreendendo uma rede incluindo uma pluralidade de estações base, cada uma sendo capaz de transmitir e receber os sinais de comunicação de rádio para e de uma área de cobertura respectiva, havendo uma ou mais estações base vizinhas cujas áreas de cobertura são vizinhas à área de cobertura de estação base, a estação base compreendendo ainda dispositivo de comunicação de rádio para comunicar com uma primeira estação móvel, memória para receber a informação da diferença de tempo indicando as diferenças de tempo entre a estação base e as estações base vizinhas; e memória para receber a informação indicando uma estimativa da precisão da informação da diferença de tempo; e CARACTERI ZADO por um aparelho de controle de transmissão para fazer com que o dispositivo de comunicação de rádio transmita a diferença de tempo e a precisão desta informação da diferença de tempo à primeira estação móvel.
BRPI9913452A 1998-09-07 1999-09-07 sistema de comunicação BRPI9913452B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GBGB9819482.2A GB9819482D0 (en) 1998-09-07 1998-09-07 Communication system
PCT/IB1999/001546 WO2000014907A1 (en) 1998-09-07 1999-09-07 Communication system

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR9913452A BR9913452A (pt) 2001-07-24
BRPI9913452B1 true BRPI9913452B1 (pt) 2016-10-25

Family

ID=10838464

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI9913452A BRPI9913452B1 (pt) 1998-09-07 1999-09-07 sistema de comunicação

Country Status (11)

Country Link
US (1) US7024194B1 (pt)
EP (1) EP1112627B1 (pt)
JP (1) JP4384358B2 (pt)
CN (1) CN1127819C (pt)
AT (1) ATE228283T1 (pt)
AU (1) AU5440899A (pt)
BR (1) BRPI9913452B1 (pt)
DE (1) DE69904063T2 (pt)
ES (1) ES2188221T3 (pt)
GB (1) GB9819482D0 (pt)
WO (1) WO2000014907A1 (pt)

Families Citing this family (29)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FI105251B (fi) * 1997-06-18 2000-06-30 Nokia Mobile Phones Ltd Menetelmä aikajakoisen solukkoverkon tukiasemien tunnistamiseksi matkaviestimessä ja matkaviestin
KR100542093B1 (ko) 2000-04-07 2006-01-11 인터디지탈 테크날러지 코포레이션 무선 통신 시스템용 기지국 동기 방법 및 시스템
US7254118B1 (en) 2000-05-22 2007-08-07 Qualcomm Incorporated Method and apparatus in a CDMA communication system
US7158505B2 (en) 2000-08-04 2007-01-02 Interdigital Technology Corporation Periodic cell search
DE10039967B4 (de) * 2000-08-16 2004-11-18 Siemens Ag Anpassung des Timing Advance beim synchronen Handover
US6826244B2 (en) 2001-02-27 2004-11-30 Interdigital Technology Corporation Initial cell search algorithm for 3G FDD wireless communication systems
US6775242B2 (en) 2001-07-09 2004-08-10 Qualcomm Incorporated Method and apparatus for time-aligning transmissions from multiple base stations in a CDMA communication system
US6847630B2 (en) * 2001-11-09 2005-01-25 Qualcomm, Incorporated Communications in an asynchronous cellular wireless network
CN1192531C (zh) * 2001-12-21 2005-03-09 华为技术有限公司 一种宽带码分多址系统同步的实现方法
US7813311B2 (en) 2002-02-05 2010-10-12 Interdigital Technology Corporation Method and apparatus for synchronizing base stations
US6937872B2 (en) * 2002-04-15 2005-08-30 Qualcomm Incorporated Methods and apparatuses for measuring frequencies of basestations in cellular networks using mobile GPS receivers
US20030214936A1 (en) * 2002-05-16 2003-11-20 Goff Max K. Using GPS signals to synchronize stationary multiple master networks
US8099094B2 (en) * 2004-07-12 2012-01-17 Interdigital Technology Corporation Neighbor scanning in wireless local area networks
US7702343B2 (en) * 2005-04-04 2010-04-20 Qualcomm Incorporated Efficient gap allocation for cell measurements in asynchronous communication networks
KR100770838B1 (ko) * 2005-05-11 2007-10-26 삼성전자주식회사 이동통신시스템에서의 핸드오버 방법과 그를 위한 이동통신시스템의 무선 네트워크 제어기
US8134977B2 (en) 2005-10-27 2012-03-13 Qualcomm Incorporated Tune-away protocols for wireless systems
US8068835B2 (en) * 2005-10-27 2011-11-29 Qualcomm Incorporated Tune-away and cross paging systems and methods
US8229433B2 (en) * 2005-10-27 2012-07-24 Qualcomm Incorporated Inter-frequency handoff
US9247467B2 (en) 2005-10-27 2016-01-26 Qualcomm Incorporated Resource allocation during tune-away
JP4050295B2 (ja) * 2005-11-10 2008-02-20 株式会社東芝 通信システム、移動通信端末装置及び制御局
DE102007039226A1 (de) 2007-08-20 2009-02-26 Giesecke & Devrient Gmbh Echtzeitmessung auf einem portablen Datenträger
US8526419B2 (en) 2009-01-05 2013-09-03 Qualcomm Incorporated Provision of inter-frequency subframe configuration in wireless communication
US8620333B2 (en) 2009-02-24 2013-12-31 Eden Rock Communications, Llc Systems and methods for base station reference frequency and timing correction
US8483731B2 (en) * 2009-02-24 2013-07-09 Eden Rock Communications, Llc Systems and methods for base station reference frequency correction and timing correction using transceiver feedback
WO2012037704A1 (en) * 2010-09-21 2012-03-29 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) Air-interface timing synchronization sharing
CN102685874B (zh) * 2012-04-12 2018-11-23 南京中兴新软件有限责任公司 一种多个接入点间偏差校准方法、系统和装置
JP5314171B1 (ja) 2012-04-20 2013-10-16 パナソニック株式会社 基地局装置、通信システム、及び同期方法
WO2016157657A1 (ja) * 2015-04-03 2016-10-06 株式会社Nttドコモ ユーザ装置及び基地局
CN110035491B (zh) * 2018-01-11 2020-06-19 维沃移动通信有限公司 一种同步指示方法和设备

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5440561A (en) * 1991-09-30 1995-08-08 Motorola, Inc. Method for establishing frame synchronization within a TDMA communication system
FR2695776B1 (fr) * 1992-09-15 1994-10-14 Alcatel Radiotelephone Procédé de transmission d'une information d'avance temporelle à un mobile évoluant dans des cellules d'un réseau GSM à BTS asynchrones.
SE9300681D0 (sv) * 1993-03-01 1993-03-01 Ericsson Telefon Ab L M A method and an apparatusfor handing off a mobile station from a first to a second channel in a mobile communication system
US5870427A (en) * 1993-04-14 1999-02-09 Qualcomm Incorporated Method for multi-mode handoff using preliminary time alignment of a mobile station operating in analog mode
EP0659326B1 (en) * 1993-06-14 2002-09-04 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson Time alignment of transmission in a down-link of a cdma system
KR970008949B1 (en) * 1994-11-16 1997-06-03 Korea Electronics Telecomm Method and system for providing a frequency handoff in communication in a cdma cellular telephone system
US5594718A (en) * 1995-03-30 1997-01-14 Qualcomm Incorporated Method and apparatus for providing mobile unit assisted hard handoff from a CDMA communication system to an alternative access communication system
JP2785789B2 (ja) * 1996-02-09 1998-08-13 日本電気株式会社 ディジタル移動通信システム
US5978679A (en) * 1996-02-23 1999-11-02 Qualcomm Inc. Coexisting GSM and CDMA wireless telecommunications networks
US6026301A (en) * 1996-12-17 2000-02-15 Northern Telecom Limited Method for hard handoff in a CDMA cellular environment
US6526039B1 (en) * 1998-02-12 2003-02-25 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson Method and system for facilitating timing of base stations in an asynchronous CDMA mobile communications system

Also Published As

Publication number Publication date
JP2002524967A (ja) 2002-08-06
DE69904063T2 (de) 2003-07-31
CN1324531A (zh) 2001-11-28
GB9819482D0 (en) 1998-10-28
EP1112627A1 (en) 2001-07-04
AU5440899A (en) 2000-03-27
WO2000014907A1 (en) 2000-03-16
CN1127819C (zh) 2003-11-12
US7024194B1 (en) 2006-04-04
ATE228283T1 (de) 2002-12-15
DE69904063D1 (de) 2003-01-02
BR9913452A (pt) 2001-07-24
ES2188221T3 (es) 2003-06-16
JP4384358B2 (ja) 2009-12-16
EP1112627B1 (en) 2002-11-20

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI9913452B1 (pt) sistema de comunicação
FI114603B (fi) Solukkomatkaviestinverkon kahden solun välinen kanavanvaihto- eli handovermenetelmä
AU724837B2 (en) Device and method in a cellular mobile telephone system
KR101344760B1 (ko) 광대역 무선통신 시스템에서 시스템 정보 블럭 송수신 방법및 장치
US20050053099A1 (en) Timing advance determinations in wireless communications devices and methods
US20100273490A1 (en) Communication system and method
KR100782949B1 (ko) 휴대인터넷 계측기에 의한 핸드오버 테스트 시스템
KR20040101517A (ko) 이동 gps 수신기를 이용하는 셀룰러 네트워크에서기지국의 주파수를 측정하기 위한 방법 및 장치
CN113973260B (zh) 上行信号定位的方法、通信基站和测量基站及ue
US6628642B1 (en) Synchronization deviation detection
US9544863B2 (en) Over-the-air synchronization for small cells in a wireless communication network
BRPI0807058A2 (pt) métodos para configurar um equipamento de usuário em uma estação base de rádio de uma rede de telecomunicação e para realizar medições de enlace descendente em uma ou mais células em um equipamento de usuário, estação base de ráio de uma rede de telecomunicação móvel, e, equipamento de usuário em uma rede de telecomunicação móvel
KR19990082113A (ko) 이동 무선 단말기의 위치를 결정하는 방법 및 장치
KR20060096471A (ko) 송신 시각 차 측정 방법 및 그 시스템
BRPI0918052B1 (pt) sincronização de uma estação base em um sistema de comunicação sem fio
KR20010050945A (ko) 무선 네트워크의 노드 및 모빌 유닛의 위치 결정 방법
JP2006262459A (ja) モバイル端末とアクセスポイントの間の同期を確立するための、または接続を確立するための方法
CN101199229A (zh) 在多个网络之间的无线越区切换
RU2008121165A (ru) Система и способы отстройки и перекрестного поискового вызова
KR20100023919A (ko) 핸드오프를 위한 통신 셀들에서의 시스템 정보를 브로드캐스팅하는 방법
KR20030036866A (ko) 무선 통신 시스템에서 후보 주파수 탐색을 행하는 방법 및장치
CN109314938A (zh) 基于ribs的同步服务
CN114071692A (zh) 发送通道时延的校正方法、装置及存储介质
KR20090065166A (ko) 광대역 무선접속 시스템에서의 인접 기지국 광고 메시지방송 및 수신 방법과, 이들을 이용한 핸드오버 방법
JP2002532982A (ja) 幾つかのベース・ステーションを介して移動dect電話に電話呼出しのコードレス送信を行うための装置及び方法

Legal Events

Date Code Title Description
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: QUALCOMM INCORPORATED (US)

Free format text: TRANSFERIDO DE: NOKIA NETWORKS OY

B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]

Free format text: INDEFIRO O PEDIDO DE ACORDO COM O ART. 25 DA LPI E ART .8O COMBINADO COM ART. 13 DA LPI

B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: AS CLASSIFICACOES ANTERIORES ERAM: H04B 7/26 , H04W 56/00 , H04W 36/34

Ipc: H04W 36/34 (2009.01), H04W 56/00 (2009.01)

B12B Appeal against refusal [chapter 12.2 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: AS CLASSIFICACOES ANTERIORES ERAM: H04W 36/34 , H04W 56/00

Ipc: H04B 7/26 (2006.01), H04W 56/00 (2009.01), H04J 13

B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 25/10/2016, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 23A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2686 DE 28-06-2022 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.