BRPI9809869B1 - Processo para medir sinais de célula dentro de uma zona de vizinhança de uma rede de telecomunicações móveis, e, processo para efetuar transferência de uma primeira estação base dentro de uma zona de vizinhança - Google Patents

Processo para medir sinais de célula dentro de uma zona de vizinhança de uma rede de telecomunicações móveis, e, processo para efetuar transferência de uma primeira estação base dentro de uma zona de vizinhança Download PDF

Info

Publication number
BRPI9809869B1
BRPI9809869B1 BRPI9809869-1A BR9809869A BRPI9809869B1 BR PI9809869 B1 BRPI9809869 B1 BR PI9809869B1 BR 9809869 A BR9809869 A BR 9809869A BR PI9809869 B1 BRPI9809869 B1 BR PI9809869B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
mobile
cell
mobile station
base stations
base station
Prior art date
Application number
BRPI9809869-1A
Other languages
English (en)
Other versions
BR9809869A (pt
Inventor
Torbjorn Ward
Anders Sandell
Daniel Dufour
Original Assignee
Ericsson Telefon Ab L M
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=25335338&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI9809869(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Ericsson Telefon Ab L M filed Critical Ericsson Telefon Ab L M
Publication of BR9809869A publication Critical patent/BR9809869A/pt
Publication of BRPI9809869B1 publication Critical patent/BRPI9809869B1/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W36/00Hand-off or reselection arrangements
    • H04W36/0005Control or signalling for completing the hand-off
    • H04W36/0055Transmission or use of information for re-establishing the radio link
    • H04W36/0061Transmission or use of information for re-establishing the radio link of neighbour cell information

Description

"PROCESSO PARA MEDIR SINAIS DE CÉLULA DENTRO DE UMA
ZONA DE VIZINHANÇA DE UMA REDE DE TELECOMUNICAÇÕES
MÓVEIS, E, PROCESSO PARA EFETUAR TRANSFERÊNCIA DE UMA
PRIMEIRA ESTAÇÃO BASE PARA UMA SEGUNDA ESTAÇÃO BASE DENTRO DE UMA ZONA DE VIZINHANÇA" Campo Técnico da Invenção A presente invenção relaciona-se a uma rede de telecomunicações móveis e, em particular, à associação de uma lista de vizinhança uniforme com diversas áreas de células dentro de uma área de serviço particular.
Descrição da Técnica Relacionada Dentro de um sistema de telecomunicações celular, diversas estações base, cada uma provendo cobertura de rádio ao longo de um área geográfica particular, são interconectadas para formar um sistema oferecendo cobertura de rádio contínua e contígua. Entretanto, uma vez que um número de radio freqüências ou canais disponíveis ou alocáveis são fixados, as freqüências ou canais disponíveis são conseqüentemente planejadas e reutilizadas dentro de uma área de serviço particular. Como uma ilustração, uma arquitetura possuindo células e grupos de células é utilizada para reutilizar repetidamente as freqüências disponíveis para prover cobertura de rádio ao longo de uma área de serviço particular e reduzir interferência de co- canal criada com elas.
Enquanto estiver engajada em uma conexão de chamada, uma estação móvel viajando dentro de uma rede de telecomunicações móveis particular se move para fora de uma área de cobertura de uma primeira estação base e se move em uma nova área de cobertura servida por uma segunda estação base. Como resultado, a menos que a chamada seja corretamente e precisamente transferida (“handover”) da primeira estação base para a segunda estação base, a conexão de chamada existente é indesejavelmente interrompida. Ainda mais, utilizando erroneamente uma freqüência associada a uma célula “não ótima” por uma estação móvel, aumenta-se adicionalmente o nível de interferência de co-canal criado por uma interface de radio enlace resultante. Pode ser requerida uma transferência adicional para melhorar a conexão de voz.
Um dos modos para transferir efetivamente uma estação móvel de uma primeira área de célula para uma segunda área de célula é conhecido como transferência assistida por móvel (MAHO). Uma estação móvel mede continuamente a força de sinal de estações base vizinhas ou adjacentes, reporta as medições de volta à rede de telecomunicações móveis de serviço e auxilia na transferência entre duas estações base adjacentes.
Portanto, no sentido de habilitar uma estação móvel viajando dentro de uma área de célula particular para medir freqüências de sinal, piloto, controle ou medição associadas a células vizinhas, a estação base de serviço precisa identificar uma lista de freqüências a serem medidas pela estação móvel. Tal lista é referida como “lista de vizinhos”, que é então continuamente enviada a estações móveis após uma chamada ser estabelecida. A estação móvel então mede as freqüências identificadas para auxiliar na determinação, por exemplo, da necessidade de uma transferência da área de célula corrente para uma das áreas de célula adjacentes identificadas.
Uma medição similar é também feita por uma estação móvel no modo ocioso, à medida que a estação móvel se move de uma primeira área de célula, por exemplo, para uma segunda área de célula. Tal processo para selecionar uma nova célula é referido como processo de re-seleção de célula.
Neste caso, a lista de células vizinhas enviada no canal de controle da estação base de serviço está especificando em quais canais medir. É feita agora referência à FIG. 1, que é um diagrama de uma área de serviço 10 ilustrando diversas áreas de célula, cada uma sendo servida por uma respectiva estação base. Cada estação base é adicionalmente associada a um canal de medição para identificar sua área de cobertura. Tais canais de medição são também conhecidos como canais de sinal, controle, busca e piloto. Para finalidades exemplificadoras, somente um canal de medição é mostrado, designado a cada área de célula na FIG. 1. Porém, será entendido que diversos canais, incluindo canais de tráfego, são tipicamente designados a uma única estação base servindo a uma área de célula particular.
De uma maneira convencional, quando uma estação móvel está localizada dentro de uma área de célula 20 sendo servida pelo canal de medição número um, uma estação base associada àquela célula transmite uma lista de vizinhos identificando freqüências a serem monitoradas pela estação móvel. Como uma ilustração, enquanto servida pelo canal número um na célula 20, a estação base associada instrui a estação móvel para monitorá-la e medir força de sinal associada a uma lista de vizinhos incluindo canais de medição números dois, três, quatro, cinco, seis, e sete, nas células 30, 40, 50, 60, 70 e 80, respectivamente. A lista de vizinhos transmitida, portanto, instrui a estação móvel para medir sinais recebidos ao longo dos canais de medição indicados, a partir de todas as áreas de célula possíveis nas quais a estação móvel pode possivelmente viajar. Tal lista de vizinhos é definida independentemente para cada célula. Conseqüentemente, quando a estação móvel viaja para fora da área de célula atual 20 associada ao canal de medição número um dentro de uma área de célula adjacente 40, sendo servida pelo canal de medição número três, uma estação base servindo a nova área de célula transmite similarmente uma nova lista de vizinhos instruindo a estação móvel para monitorar um novo conjunto de canais de medição nas células vizinhas. Por exemplo, enquanto viaja dentro da área de célula 40 associada ao canal número três, a estação móvel é instruída similarmente para medir uma lista de vizinhos incluindo os canais de medição números oito, nove, dez, quatro, um e dois nas células 90, 100, 110, 50, 20 e 30, respectivamente.
Entretanto, tal implementação para prover uma lista de vizinhos dependente de área de célula é inconveniente e ineficiente. Durante o planejamento de célula, por exemplo, um operador ou planejador tem que definir tediosamente diversas freqüências vizinhas ou números de canal para cada célula dentro de uma rede particular. Tal associação pode adicionalmente requerer medições de sinal manuais dentro de cada uma das células associadas para identificar e definir uma lista de vizinhos. Ainda mais, ciar tal lista de vizinhos em um certo ambiente pode ser até mesmo impraticável. Tal ambiente inclui, por exemplo, edifícios construídos pelo homem ou elevações altas.
No sentido de efetuar uma interface de radio mesmo dentro de um ambiente fechado, tal como um edifício ou elevação alta, o conceito de “células pico” ou células internas foi introduzido. É feita agora referência à FIG. 2 ilustrando um edifício 200 sendo servido por diversas estações base 210 localizadas intemamente a ele. Conseqüentemente, quando uma estação móvel entra no edifício 200, a estação móvel efetua serviço móvel comunicando sinais radio com estações base (BS) 210 estrategicamente colocadas através da estrutura. Dentro de tal arranjo tridimensional, definir uma lista de vizinhos sob medida para cada estação base toma-se muito tedioso e inconveniente. Ainda mais, à medida que a mobília e a paredes são movidas e/ou rearranjadas, uma lista de vizinhos associada, especificando os canais vizinhos ótimos, pode mudar. Ainda mais, devido a interferências e desvanecimento, uma estação base localizada não adjacente à localização corrente pode inesperadamente prover melhor comunicação radio para uma estação móvel particular do que a estação base mais adjacente. Como resultado, a melhor célula candidata pode até não ser incluída dentro da lista de vizinhos provida. Conseqüentemente, dentro de tal topografia, uma lista de vizinhos definida manualmente pode não prover ao melhor canal candidato durante um processo de seleção de célula para uma estação móvel.
Conseqüentemente, existe a necessidade de um mecanismo para habilitar um sistema de telecomunicações móveis de serviço a selecionar uma melhor célula candidata para uma estação móvel em viagem.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
Uma zona de vizinhança é definida dentro de uma rede de telecomunicações móveis para cobrir uma área geográfica particular ou um edifício. A zona de vizinhança definida compreende diversas áreas de célula, cada área de célula sendo servida por uma estação base. Cada estação base é adicionalmente associada a um canal de medição a ser transmitido ao longo de sua respectiva área de célula. Uma mesma lista de vizinhos é então definida dentro da citada zona de vizinhança onde a citada lista de vizinhos inclui dados especificando todos os canais de medição associados às citadas várias estações base incluídas dentro da citada zona de vizinhança. A mesma lista de vizinhos definida é posteriormente transmitida uniformemente dentro de cada uma das diversas áreas de célula. Para uma estação móvel ocupada, medições são feitas para cada um dos canais de medição indicados e reportadas de volta à rede de telecomunicações de serviço para efetuar uma transferência assistida por móvel (MAHO). Para uma estação móvel ociosa, a re-seleção de células é feita para mudar para uma nova vizinhança de célula mais adequada para prover serviço móvel para a estação móvel visitante.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
Um entendimento mais completo do processo e aparelho da presente invenção pode ser obtido por referência à seguinte descrição detalhada, quando tomada em conjunto com os desenhos que a acompanham, nos quais: FIGURA 1, como descrito acima, é um diagrama de uma área de serviço ilustrando diversas áreas de célula, cada uma sendo servida por uma respectiva estação base; FIGURA 2, como descrito acima, é um diagrama de um edifício sendo servido por diversas estações base localizadas intemamente a ele; FIGURA 3 é um diagrama de blocos de uma zona de vizinhança ilustrando diversas áreas de célula, cada uma transmitindo uma lista de vizinhos uniforme; FIGURA 4 é um diagrama de blocos de uma zona de vizinhança ilustrando um centro de comutação móvel (MSC) servindo áreas de célula associadas e selecionando uma célula apropriada a partir de diversas áreas de célula utilizando o mesmo canal de medição; FIGURA 5 é um diagrama de um edifício associado a uma zona de vizinhança particular sendo servida por um número de macro células dentro de uma Rede Móvel Terrestre Pública (PLMN); e FIGURA 6 é um fluxograma ilustrando as etapas realizadas por uma rede de telecomunicações móveis de serviço e estações móveis associadas de acordo com os ensinamentos da presente invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA DOS DESENHOS
Figura 3 é um diagrama de blocos de uma zona de vizinhança ilustrando diversas áreas de célula, cada uma transmitindo uma lista de vizinhos uniforme de acordo com os ensinamentos da presente invenção.
Uma zona de vizinhança 220 é planejada de modo a prover cobertura de rádio r ao longo de, por exemplo, um edifício 200 como ilustrado acima na FIG. 2. E em conexão com esta aplicação particular que as realizações preferidas da presente invenção serão descritas. Entretanto, como o sistema e processo da presente invenção são aplicáveis a qualquer rede de telecomunicações móveis, onde diversas estações base são utilizadas para prover cobertura de rádio ao longo de um ambiente fechado ou rodeado, tal como um campus fechado, altas elevações, áreas de shoppings, e similares, será entendido que a descrição da presente invenção no contexto de um edifício provido aqui é por meio de uma explicação da invenção, ao invés da limitação do escopo da invenção.
Conseqüentemente, diversas estações base, cada uma servindo a uma respectiva área de célula são conectadas a um centro de comutação móvel (MSC) 300 para prover serviço móvel dentro do edifício 200. Cada célula associada a uma estação base é adicionalmente designada a um canal de medição de uma maneira convencional. Planejamento ou alocação de tais canais de medição são efetuados de uma maneira convencional para reduzir interferências de co-canal e de canal adjacente, dentro da zona de vizinhança 220. Ao invés de determinar independentemente e individualmente e associar uma lista de vizinhos para cada área de célula, é definida uma “lista de vizinhos” única, especificando todos os canais de medição sendo utilizados dentro da zona de vizinhança. Posteriormente, de acordo com os ensinamentos da presente invenção, independentemente de qual área de célula está em questão, uma estação base correspondente transmite a lista de vizinhos para estações móveis associadas dentro de sua área de célula. Como resultado, diferentemente do sistema convencional, à medida que uma estação móvel 230 se move para fora de uma primeira área de célula 310, associada com o canal de medição número um em uma segunda área de célula 320, associada ao canal de medição número três, uma primeira estação base (BS) 315, servindo à primeira área de célula 310 e uma segunda estação base (BS) 325, servindo a segunda área de célula 320, transmite a mesma lista de vizinhos. Similarmente, todas as outras estações base dentro da zona de vizinhança transmitem a mesma lista de vizinhos. O número de canais de medição capazes de serem medidos por uma estação móvel viajando dentro da zona de vizinhança é dependente do terminal móvel. Por exemplo, uma estação base baseada em um padrão de serviço telefônico móvel avançado digital (D-AMPS) é capaz de explorar e medir a força de sinal de um a vinte e quatro (24) canais. Conseqüentemente, vinte e quatro números de canal de medição podem ser reutilizados e planejados dentro da zona de vizinhança 220.
Para uma estação móvel em conversação, a estação móvel 230 mede a força de sinal, por exemplo, de cada um dos canais de medição indicados pela lista de vizinhos e reporta as medições de volta à estação base de serviço. O processo para medir tais canais de medição dentro de uma rede de telecomunicações baseada em Múltiplo Acesso por Divisão de Tempo (TDMA), por exemplo, já é bem conhecido daqueles especialistas na técnica de telecomunicações móveis e não será discutido em detalhe aqui. A parte fixa da rede de telecomunicações móveis , tal como estações base (BS 315, 325), controlador de estação base (BSC) (não mostrado), e/ou centro de comutação móvel (MSC) 300 avalia então estas medições para determinar se uma transferência é necessária para a estação móvel reportada. Como uma ilustração, quando a medição associada à área de célula corrente cai abaixo de um nível de limiar, por exemplo, a MSC de serviço ou controlador de estação base (BSC, não mostrado na FIG. 3) efetua uma transferência da célula corrente para uma das células vizinhas com melhores medições.
Para uma estação móvel ociosa, um outro processo conhecido como processo de re-seleção de célula é realizado. Enquanto a estação móvel permanece dentro da mesma área de localização (LA) (não mostrada), não há necessidade da estação móvel informar a rede de telecomunicações móveis de serviço de sua localização corrente ou área de célula associada.
Conseqüentemente, de acordo com os ensinamentos da presente invenção, enquanto a estação móvel permanece dentro da zona de vizinhança, por exemplo, a estação móvel observa ou explora os canais de medição providos dentro da lista de vizinhos transmitida e comuta independentemente para uma das melhores células adjacentes. É feita agora referência à FIG. 4 ilustrando um centro de comutação móvel (MSC) 300, selecionando uma área de célula apropriada a partir de diversas áreas de célula utilizando o mesmo canal de medição para uma estação móvel particular 230. Como descrito acima, devido ao número limitado de canais de medição alocados para uma particular rede de telecomunicações móveis e as limitações físicas impostas a uma estação móvel para explorar e medir tais canais, os canais de medição disponíveis podem necessitar ser reutilizados dentro da zona de vizinhança 220. Como ilustração, uma primeira área de célula 310 associada a uma primeira estação base 315 está utilizando o canal de medição número um para transmitir uma lista de vizinhos. Uma outra área de célula 340 dentro da mesma zona de vizinhança 220 está utilizando adicionalmente o canal de medição número um para transmitir a mesma lista de vizinhos. As duas células utilizando o mesmo número de canal de medição são suficientemente distanciadas (distância de reutilização) para assegurar interferência de co-canal aceitável, criada pelo uso da mesma freqüência.
Quando a estação móvel 230, em conexão de voz e viajando dentro de uma área de célula 350 reporta uma medição abaixo de um valor de limiar imposto na rede de telecomunicações móveis a partir da área de célula corrente 350, e adicionalmente reporta uma medição desejável a partir do canal de medição número dois, um módulo de aplicação 330, associado ao centro de comutação móvel (MSC) de serviço 300, por exemplo, determina que a estação móvel 230 precisa ser transferida da área de célula corrente para uma das células vizinhas. O módulo de aplicação 330 então determina que o número do canal de medição indicado está sendo reutilizado pelas duas áreas de célula dentro da zona de vizinhança. Uma vez que a medição reportada é a soma de duas forças de canal recebidas pela estação móvel a partir da primeira e segunda estações base 315 e 345, no sentido de avaliar qual das duas células está correntemente mais adequada para servir à estação móvel 230, o módulo de aplicação 330 instrui a primeira estação base (BS) 315 servindo a primeira área de célula 310 e a segunda estação base (BS) 345 servindo a segunda área de célula 340 para medir a qualidade de comunicação de enlace superior para a estação móvel visitante (também conhecida como processo de verificação de móvel) dentro de suas respectivas áreas de célula. O módulo de aplicação 330 então transfere a estação móvel em conversação para aquela das estações base com melhor qualidade de comunicações de enlace superior. Como resultado, um novo canal de tráfego (TCH) associado à nova estação base é capturado e é permitida a transferência da conexão de chamada existente para a nova área de célula de uma maneira já bem conhecida por técnicos no assunto. FIGURA 5 é um diagrama de um edifício associado a uma zona de vizinhança particular sendo servida por um número de macro células dentro de uma rede móvel terrestre pública (PLMN). De acordo com os ensinamentos da presente invenção, o serviço móvel dentro do edifício 200 é efetuado via um número de estações base localizadas intemamente e associadas uma a cada outra como um zona de vizinhança 220. Ainda mais, no sentido de prover serviço móvel a uma estação móvel localizada extemamente ao edifício 200, uma ou mais macro ou micro células 500-510 são mostradas associadas a uma PLMN de serviço. Como ilustração, quando uma estação móvel (não mostrada) utilizando serviço móvel via uma primeira estação base 520 servindo uma primeira área de macro célula 500 então viaja dentro do edifício 200, uma das estações base “pico” associada à zona de vizinhança 220 recebe então a estação móvel e provê continuamente serviço móvel a ela. Uma transferência similar entre uma célula associada à zona de vizinhança e uma PLMN de serviço é efetuada quando uma estação móvel sai do edifício em uma das macro células 500-510. Conseqüentemente, no sentido de efetuar tal transferência entre a zona de vizinhança e a PLMN, a lista de vizinhos transmitida dentro do edifício inclui todos os canais de medição associados a diversas áreas de célula dentro da zona de vizinhança e um ou mais canais de medição associados às macro células em tomo ou vizinhas. Por exemplo, os canais de medição designados à primeira estação base 520 e a uma segunda estação base 530, associada à segunda macro célula 510 são incluídas dentro da lista de vizinhos transmitida à estações móveis dentro da zona de vizinhança 220. r E feita agora referência à FIG. 6, que é um fluxograma ilustrando as etapas realizadas por uma rede de telecomunicações móveis de serviço e uma estação móvel associada de acordo com os ensinamentos da presente invenção. Uma zona de vizinhança é definida para prover cobertura de rádio ao longo de uma área particular na etapa 400. Tal área deveria incluir um ambiente fechado ou rodeado, tal como um edifício, no qual um assinante móvel tem pontos de saída e entrada limitados, e onde o acesso a macro ou micro estações base externas é interferido ou “barrado” pelas paredes em tomo e/ou estruturas. Canais de controle ou medição disponíveis alocados para a rede de telecomunicações móveis são planejados e reutilizados por diversas estações base provendo cobertura de rádio contígua e contínua ao longo da área geográfica associada. Uma lista de vizinhos única especificando os canais de medição sendo utilizados por todas as estações base dentro da zona de vizinhança é adicionalmente definida. Tal lista pode incluir, adicionalmente, canais de medição adicionais associados a, por exemplo, estações base cobrindo pontos de saída e entrada, e macro e/ou micro células cobrindo a área geográfica rodeando o edifício.
Cada estação base associada à zona de vizinhança transmite a lista de vizinhos definida dentro de sua respectiva área de célula na etapa 410. Portanto, diferentemente da maneira convencional descrita na FIG. 1, todas as estações base instruem estações móveis associadas para monitorar e medir a mesma lista de canais de medição. Para uma estação móvel em conversação, viajando de uma primeira área de célula para uma segunda área de célula, medições MAHO nos canais de medição indicados são feitas pela estação móvel viajante e reportadas de volta à estação base de serviço, na etapa 420. O centro de comutação móvel (MSC) de serviço, por exemplo, então instrui uma estação base com a medição mais forte reportada para aceitar a transferência e alocar um novo canal de tráfego à estação móvel, na etapa 430. Para uma estação móvel ociosa, medições similares são feitas pela estação móvel para selecionar uma nova célula para visitar, a partir da área de célula corrente.
Onde o canal de medição reportado com a medição mais alta a partir de uma estação móvel em conversação está sendo reutilizado dentro da zona de vizinhança, o centro de comutação móvel (MSC) de serviço instrui estações base associadas utilizando o canal de medição indicado para efetuar verificação da estação móvel na etapa 440. Conseqüentemente, a qualidade de comunicação de enlace superior é medida por cada uma das estações base associadas para determinar qual estação base possui a mais alta qualidade de conexão, na etapa 450. Tal qualidade inclui força de sinal, erros de bit ou estrutura, fatores de dispersão de tempo, etc. A estação móvel é então instruída para transferir para a estação base determinada na etapa 460. Para uma estação móvel em modo ocioso, uma re-seleção de célula é feita independentemente pela estação móvel visitante, na etapa 460.
Embora uma realização preferida do processo e aparelho da presente invenção tenha sido ilustrada nos Desenhos que a acompanham e descrita na Descrição Detalhada precedente, será entendido que a invenção não está limitada à realização descrita, porém é capaz de numerosos rearranjos, modificações e substituições, sem se afastar do escopo da invenção conforme relatado e definido pelas reivindicações.

Claims (6)

1. Processo para medir sinais de célula dentro de uma zona de vizinhança (220) de uma rede de telecomunicações móveis, citada zona de vizinhança (220) compreendendo diversas áreas de célula (310, 320, 340), cada uma das citadas áreas de célula (310, 320, 340) sendo servida por uma estação base (315, 345, 520, 530) e associada a um canal de medição para identificar citada estação base (315, 345, 520, 530), caracterizado pelo fato do citado processo compreender as etapas de: associar uma mesma lista de vizinhos para cada uma das citadas estações base (315, 345, 520, 530), citada lista de vizinhos contendo todos os citados canais de medição associados às citadas diversas áreas de célula (310, 320, 340), dentro da citada zona de vizinhança (220); e transmitir citada mesma lista de vizinhos dentro de cada uma das citadas diversas áreas de célula (310, 320, 340), citada mesma lista de vizinhos instruindo estações móveis (230) viajando dentro de cada uma das citadas diversas áreas de célula (310, 320, 340), para medir citados canais de medição indicados para serviço móvel.
2. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que cada citada estação base (315, 345, 520, 530), e citadas estações base (315, 345, 520, 530) são servidas por um único centro de comutação móvel (MSC) (300).
3. Processo de acordo com a reivindicação 1, no qual citado pelo menos um dos citados canais de medição está sendo reutilizado dentro de mais de uma área de célula (310, 320, 340), caracterizado pelo fato de compreender adicionalmente as etapas de: receber medições associadas a cada um dos citados canais de medição transmitidos a partir de um estação móvel (230) particular viajando dentro de uma área de célula (310, 320, 340); determinar se a citada estação móvel (230) necessita ser transferida para uma célula utilizando um canal de medição particular com a qualidade de sinal mais forte, no qual citado canal de medição particular está sendo reutilizado dentro da citada zona de vizinhança (220); e transferir a dita estação móvel (230) para uma estação base (315, 345, 520, 530) com a qualidade de comunicação de enlace superior maior a partir da dita estação móvel (230) dentro da dita zona de vizinhança (220).
4. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que: a dita zona de vizinhança (220) é rodeada por uma segunda rede de telecomunicações móveis incluindo diversas segundas estações base (345, 530) para prover serviço de rádio, cada uma das segundas estações base (345, 530) associada a um canal de medição; a dita lista de vizinhos compreende adicionalmente pelo menos uma das ditas diversas segundas estações base (345, 530).
5. Processo de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que pelo menos uma das citadas segundas estações base (345, 530) incluídas dentro da citada mesma lista de vizinhos provê cobertura de rádio ao longo de pontos de entrada e saída associados à citada área fechada.
6. Processo para efetuar transferência de uma primeira estação base (315, 520) para uma segunda estação (345, 530) base dentro de uma zona de vizinhança (220), citada zona de vizinhança (220) associada a diversas estações base (315, 345, 520, 530), cada uma das citadas estações base (315, 345, 520, 530) servindo a uma área de célula (310, 320, 340) associada e designada a um canal de medição para identificar sua área de célula (310, 320, 340), caracterizado pelo fato do citado processo compreender as etapas de: transmitir uma mesma lista de vizinhos por cada uma das citadas diversas estações base (315, 345, 520, 530) para estações móveis (230) associadas viajando dentro de sua área de célula (310, 320, 340), citada mesma lista de vizinhos transmitida incluindo citados canais de medição designados a cada uma das citadas diversas estações base (315, 345, 520, 530); receber medições transmitidas por uma estação móvel (230) ocupada, viajando dentro de uma área de célula particular (310, 320, 340); determinar se citada estação móvel (230) ocupada precisa ser transferida para uma outra área de célula (310, 320, 340); determinar se um canal de medição com uma medição reportada suficiente está sendo reutilizado dentro da citada zona de vizinhança (220); instruir várias estações base (315, 345, 520, 530) utilizando citado canal de medição determinado para avaliar a qualidade de comunicações de enlace superior a partir citada estação móvel (230) ocupada; e transferir citada estação móvel (230) ocupada para uma estação base (315, 345, 520, 530) com melhor qualidade de comunicações de enlace superior.
BRPI9809869-1A 1997-05-21 1998-05-08 Processo para medir sinais de célula dentro de uma zona de vizinhança de uma rede de telecomunicações móveis, e, processo para efetuar transferência de uma primeira estação base dentro de uma zona de vizinhança BRPI9809869B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US08/861,270 US5974320A (en) 1997-05-21 1997-05-21 Providing a neighborhood zone within a mobile telecommunications network
PCT/SE1998/000852 WO1998053632A2 (en) 1997-05-21 1998-05-08 Providing a neighborhood zone within a mobile telecommunications network

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR9809869A BR9809869A (pt) 2000-06-27
BRPI9809869B1 true BRPI9809869B1 (pt) 2015-03-24

Family

ID=25335338

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI9809869-1A BRPI9809869B1 (pt) 1997-05-21 1998-05-08 Processo para medir sinais de célula dentro de uma zona de vizinhança de uma rede de telecomunicações móveis, e, processo para efetuar transferência de uma primeira estação base dentro de uma zona de vizinhança

Country Status (8)

Country Link
US (1) US5974320A (pt)
JP (1) JP4312267B2 (pt)
CN (1) CN1108079C (pt)
AU (1) AU739056B2 (pt)
BR (1) BRPI9809869B1 (pt)
CA (1) CA2290344C (pt)
DE (1) DE19882408B4 (pt)
WO (1) WO1998053632A2 (pt)

Families Citing this family (69)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
AU726718B2 (en) * 1996-11-18 2000-11-16 Nokia Telecommunications Oy Monitoring traffic in a mobile communication network
FI104683B (fi) * 1997-02-18 2000-04-14 Nokia Networks Oy Kanavanvaihto matkaviestinjärjestelmässä
US6044272A (en) * 1997-02-25 2000-03-28 Sbc Technology Resources, Inc. Mobile assisted handoff system and method
GB2327014B (en) * 1997-06-30 2002-04-24 Ericsson Telefon Ab L M Mobile communications system
DE19738340C2 (de) * 1997-09-02 2001-03-15 Siemens Ag Roaming von Mobilteilen in zumindest teilweise asynchronen drahtlosen Telekommunikationsnetzen, insbesondere DECT-Netzen
GB2334181B (en) * 1998-02-06 2003-02-19 Nec Technologies Over-the-air re-programming of radio transceivers
US7123628B1 (en) * 1998-05-06 2006-10-17 Lg Electronics Inc. Communication system with improved medium access control sub-layer
US6201969B1 (en) * 1998-06-02 2001-03-13 Lucent Technologies Inc. Control of handoff in CDMA cellular systems
GB2338866B (en) * 1998-06-26 2003-05-28 Nokia Mobile Phones Ltd Radio telephones and methods of operation
FI107861B (fi) * 1998-08-28 2001-10-15 Nokia Mobile Phones Ltd Naapurisolumittaukset solun uudelleenvalintaa varten
FI106087B (fi) * 1998-09-14 2000-11-15 Nokia Networks Oy Paikallispalvelualuetilaajien veloitus matkaviestinverkossa
DE69840194D1 (de) * 1998-09-15 2008-12-18 Lucent Technologies Inc Zellulares Funknetzwerk
US6360094B1 (en) * 1998-12-21 2002-03-19 Nortel Networks Limited Method for locating antenna problems in a cellular communications network
SE522071C2 (sv) 1999-07-06 2004-01-13 Ericsson Telefon Ab L M Förfarande för att automatiskt implementera en kanalplanändring i ett cellulärt nät
EP1806947B1 (en) * 1999-08-31 2009-10-21 Lucent Technologies Inc. System for handover in a cellular radio communication network
US6701152B1 (en) * 1999-10-07 2004-03-02 Utstarcom, Inc. Method and system for assignment of fixed subscriber units in wireless local loop systems
US6501964B1 (en) * 1999-12-20 2002-12-31 Nortel Networks Limited Sub-macro cellular base station
US6337983B1 (en) * 2000-06-21 2002-01-08 Motorola, Inc. Method for autonomous handoff in a wireless communication system
US20020181407A1 (en) * 2001-03-28 2002-12-05 Anders Khullar Link quality control by using time dispersion information
US6731936B2 (en) * 2001-08-20 2004-05-04 Qualcomm Incorporated Method and system for a handoff in a broadcast communication system
US6980820B2 (en) * 2001-08-20 2005-12-27 Qualcomm Inc. Method and system for signaling in broadcast communication system
KR100665425B1 (ko) * 2003-03-08 2007-01-04 삼성전자주식회사 이동 통신 시스템에서 핸드오버를 수행하는 시스템 및 방법
KR100606129B1 (ko) * 2003-04-30 2006-07-28 삼성전자주식회사 광대역 무선 접속 통신 시스템에서 채널 품질 측정 및보고 방법
US7460865B2 (en) 2003-06-18 2008-12-02 Fisher-Rosemount Systems, Inc. Self-configuring communication networks for use with process control systems
EP2259628B1 (en) * 2003-07-17 2017-07-05 InterDigital Technology Corporation Apparatus and method for delivery of assistance data
US7912485B2 (en) * 2003-09-11 2011-03-22 Qualcomm Incorporated Method and system for signaling in broadcast communication system
CN100344200C (zh) * 2004-03-12 2007-10-17 华为技术有限公司 一种基于区域位置信息进行无线资源管理的方法
US20050215265A1 (en) * 2004-03-23 2005-09-29 Sharma Sanjeev K Method and system for load balancing in a wireless communication system
US8570880B2 (en) * 2004-08-05 2013-10-29 Qualcomm Incorporated Method and apparatus for receiving broadcast in a wireless multiple-access communications system
KR100876771B1 (ko) * 2004-08-17 2009-01-07 삼성전자주식회사 무선 통신 시스템에서 제어 정보 압축 방법과 스캐닝 정보 송수신 방법 및 장치
US8160574B1 (en) 2005-06-17 2012-04-17 Fisher-Rosemount Systems, Inc. Wireless architecture utilizing geo-referencing
CN101278580B (zh) * 2005-10-04 2012-10-17 艾利森电话股份有限公司 Ip连接的无线电基站的无线电网络控制器选择
WO2007118656A1 (de) * 2006-04-12 2007-10-25 Vega Grieshaber Kg Sende-empfangsgerät zur drahtlosen übertragung von feldgerätesignalen
US7314786B1 (en) * 2006-06-16 2008-01-01 International Business Machines Corporation Metal resistor, resistor material and method
JP5082390B2 (ja) 2006-11-03 2012-11-28 日本電気株式会社 移動通信システムにおける移動局の移動管理方法および装置
CN101203039B (zh) * 2006-12-15 2011-07-06 华为技术有限公司 无线区域网络的系统初始化方法、设备和网络
BRPI0807058A2 (pt) * 2007-02-05 2020-08-11 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson [Publ] métodos para configurar um equipamento de usuário em uma estação base de rádio de uma rede de telecomunicação e para realizar medições de enlace descendente em uma ou mais células em um equipamento de usuário, estação base de ráio de uma rede de telecomunicação móvel, e, equipamento de usuário em uma rede de telecomunicação móvel
US7945840B2 (en) * 2007-02-12 2011-05-17 Micron Technology, Inc. Memory array error correction apparatus, systems, and methods
US8357152B2 (en) 2007-10-08 2013-01-22 Biosense Webster (Israel), Ltd. Catheter with pressure sensing
US8535308B2 (en) 2007-10-08 2013-09-17 Biosense Webster (Israel), Ltd. High-sensitivity pressure-sensing probe
US20090097452A1 (en) * 2007-10-12 2009-04-16 Qualcomm Incorporated Femto cell synchronization and pilot search methodology
US8437832B2 (en) 2008-06-06 2013-05-07 Biosense Webster, Inc. Catheter with bendable tip
US9101734B2 (en) 2008-09-09 2015-08-11 Biosense Webster, Inc. Force-sensing catheter with bonded center strut
US9326700B2 (en) 2008-12-23 2016-05-03 Biosense Webster (Israel) Ltd. Catheter display showing tip angle and pressure
US8475450B2 (en) 2008-12-30 2013-07-02 Biosense Webster, Inc. Dual-purpose lasso catheter with irrigation
US8600472B2 (en) 2008-12-30 2013-12-03 Biosense Webster (Israel), Ltd. Dual-purpose lasso catheter with irrigation using circumferentially arranged ring bump electrodes
US7907571B2 (en) * 2009-06-30 2011-03-15 Airvana, Corp. Mobile aware beacon
EP2503819A4 (en) * 2009-11-19 2017-06-28 Nec Corporation Wireless communication system, adjacent-cell list optimizing system, base station and adjacent-cell list updating method
US10688278B2 (en) 2009-11-30 2020-06-23 Biosense Webster (Israel), Ltd. Catheter with pressure measuring tip
US8920415B2 (en) 2009-12-16 2014-12-30 Biosense Webster (Israel) Ltd. Catheter with helical electrode
US8521462B2 (en) 2009-12-23 2013-08-27 Biosense Webster (Israel), Ltd. Calibration system for a pressure-sensitive catheter
US8529476B2 (en) 2009-12-28 2013-09-10 Biosense Webster (Israel), Ltd. Catheter with strain gauge sensor
US8608735B2 (en) * 2009-12-30 2013-12-17 Biosense Webster (Israel) Ltd. Catheter with arcuate end section
US8838106B2 (en) * 2010-02-23 2014-09-16 Apple Inc. Method and apparatus for cell reselection
CN102196490A (zh) * 2010-03-03 2011-09-21 鼎桥通信技术有限公司 一种进行无线资源管理的方法
US8798952B2 (en) 2010-06-10 2014-08-05 Biosense Webster (Israel) Ltd. Weight-based calibration system for a pressure sensitive catheter
US8226580B2 (en) 2010-06-30 2012-07-24 Biosense Webster (Israel), Ltd. Pressure sensing for a multi-arm catheter
US8380276B2 (en) 2010-08-16 2013-02-19 Biosense Webster, Inc. Catheter with thin film pressure sensing distal tip
US8731859B2 (en) 2010-10-07 2014-05-20 Biosense Webster (Israel) Ltd. Calibration system for a force-sensing catheter
US8979772B2 (en) 2010-11-03 2015-03-17 Biosense Webster (Israel), Ltd. Zero-drift detection and correction in contact force measurements
US9843892B2 (en) * 2010-11-16 2017-12-12 Nokia Technologies Oy Method and apparatus for providing emergency call cell selection
US8400949B2 (en) 2011-01-07 2013-03-19 Renesas Mobile Corporation Limited system information decoding for automatic neighbor relations in mobile networks
US8605668B2 (en) 2011-04-28 2013-12-10 Renesas Mobile Corporation Common channel configuration for multipoint communications
US9220433B2 (en) 2011-06-30 2015-12-29 Biosense Webster (Israel), Ltd. Catheter with variable arcuate distal section
US9662169B2 (en) 2011-07-30 2017-05-30 Biosense Webster (Israel) Ltd. Catheter with flow balancing valve
US9687289B2 (en) 2012-01-04 2017-06-27 Biosense Webster (Israel) Ltd. Contact assessment based on phase measurement
KR101880972B1 (ko) * 2012-04-02 2018-07-23 삼성전자주식회사 무선 통신시스템의 다층 클러스터링 장치 및 방법
EP2999264B1 (en) * 2013-06-09 2017-08-09 Huawei Technologies Co., Ltd. Wireless communication method, user equipment, and network node
US9363723B2 (en) 2013-11-05 2016-06-07 At&T Mobility Ii Llc Non-persistent heterogeneous neighbors

Family Cites Families (19)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPH03268697A (ja) * 1990-03-19 1991-11-29 Fujitsu Ltd 移動無線通信方式
CA2032325C (en) * 1990-12-14 1998-07-07 Leo Strawczynski Intra-cell call hand-over in radio communication systems with dynamic channel allocation
JP2643689B2 (ja) * 1991-10-21 1997-08-20 松下電器産業株式会社 マイクロセルラーシステムにおけるチャネル割り当て方法
US5327575A (en) * 1992-03-23 1994-07-05 Motorola, Inc. Directional handover control in digital mobile radio systems employing MAHO
US5295180A (en) * 1992-04-08 1994-03-15 U S West Newvector Group, Inc. Cellular telephone zone system
US5423064A (en) * 1992-10-13 1995-06-06 Fujitsu Limited Received signal strength indicator level monitor circuit for digital mobile communication system
US5440613A (en) * 1992-12-30 1995-08-08 At&T Corp. Architecture for a cellular wireless telecommunication system
US5325419A (en) * 1993-01-04 1994-06-28 Ameritech Corporation Wireless digital personal communications system having voice/data/image two-way calling and intercell hand-off
GB2277849B (en) * 1993-05-06 1997-09-10 Spectronics Micro Syst Ltd Radio communication system
JP2576369B2 (ja) * 1993-08-02 1997-01-29 日本電気株式会社 移動無線通信方式
US5509051A (en) * 1993-09-09 1996-04-16 Hughes Aircraft Company Prioritization of neighboring cells
US5428816A (en) * 1993-09-09 1995-06-27 Hughes Aircraft Company Method and apparatus for mobile assisted handoff
GB2294181A (en) * 1994-10-04 1996-04-17 Motorola Ltd Handover in a multilayer cellular radio system
US5701585A (en) * 1994-12-12 1997-12-23 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson Mobile assisted handoff
US5634192A (en) * 1995-02-23 1997-05-27 Northern Telecom Limited Mobile-assisted handoff technique
US5915221A (en) * 1995-08-08 1999-06-22 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson Neighbor cell list creation and verification in a telecommunications system
US5794149A (en) * 1995-12-29 1998-08-11 Lucent Technologies Inc. Base station controlled handoff method and apparatus
US5722073A (en) * 1996-02-21 1998-02-24 Telefonaktiebolaget L M Ericsson Method and system for measuring signals in a telecommunications systemhaving maho
CN1755342A (zh) * 2004-09-28 2006-04-05 北京埃德尔黛威新技术有限公司 一种液体压力管道泄漏检测方法及装置

Also Published As

Publication number Publication date
BR9809869A (pt) 2000-06-27
CA2290344C (en) 2008-07-15
JP4312267B2 (ja) 2009-08-12
CA2290344A1 (en) 1998-11-26
WO1998053632A2 (en) 1998-11-26
US5974320A (en) 1999-10-26
CN1108079C (zh) 2003-05-07
AU739056B2 (en) 2001-10-04
CN1257633A (zh) 2000-06-21
DE19882408B4 (de) 2007-05-03
JP2001526016A (ja) 2001-12-11
AU7558698A (en) 1998-12-11
WO1998053632A3 (en) 1999-02-25
DE19882408T1 (de) 2000-08-10

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI9809869B1 (pt) Processo para medir sinais de célula dentro de uma zona de vizinhança de uma rede de telecomunicações móveis, e, processo para efetuar transferência de uma primeira estação base dentro de uma zona de vizinhança
AU748336B2 (en) Cell identification based on distance
US5375123A (en) Allocation of channels using interference estimation
US5915221A (en) Neighbor cell list creation and verification in a telecommunications system
ITMI941727A1 (it) Collegamento mobile-assistito a bassa capacita' in una rete di comunicazioni cellulre
US7701899B2 (en) Base station identification
CN102934486B (zh) 基站、移动通信系统以及基站的呼叫允许控制方法和呼叫允许控制程序
FI105876B (fi) Naapurialisolujen määritys tukiasemassa
FI108833B (fi) Solukkoradioverkon kanavakonfigurointimenetelmä ja solukkoradioverkko
BR9715378B1 (pt) processo para troca de parÂmetros relacionados a hand-off durante um procedimento administrativo e segundo centro de comutaÇço màvel.
EP2861018B1 (en) Method for determining neighboring base station, base station and processing network element
US6442387B1 (en) Method of estimating interference level in a radio system
KR20050054953A (ko) 이동 무선 시스템을 동작시키는 방법, 이동 무선 시스템,이동국, 및 이동 무선 시스템에서 인접한 무선 셀들로이루어진 서브-그룹을 결정하기 위한 장치
JP2002530028A (ja) 新規な接続許可の制御によってスピーチ品質を維持するセルラー通信ネットワークおよび方法
EP2003915B1 (en) Method for determining if a handover needs to be executed for a mobile terminal of a wireless cellular telecommunication network from a first base station to a second base station
EP1086603B1 (en) Mobile communication network and method of operation thereof
EP0967819B1 (en) Method for handover in a cellular system
SE519294C2 (sv) Överlämningshanteringssystem och metod för ett hierarkiskt cellulärt nät

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B11B Dismissal acc. art. 36, par 1 of ipl - no reply within 90 days to fullfil the necessary requirements
B11N Dismissal: publication cancelled [chapter 11.14 patent gazette]

Free format text: ANULADA A PUBLICACAO DE ARQUIVAMENTO DO PEDIDO POR TER SIDO INDEVIDA.

B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 24/03/2015, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B15K Others concerning applications: alteration of classification

Ipc: H04W 36/00 (2009.01)

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 26A ANUIDADE.