BRPI1106976A2 - refinador - Google Patents

refinador Download PDF

Info

Publication number
BRPI1106976A2
BRPI1106976A2 BRPI1106976-7A BRPI1106976A BRPI1106976A2 BR PI1106976 A2 BRPI1106976 A2 BR PI1106976A2 BR PI1106976 A BRPI1106976 A BR PI1106976A BR PI1106976 A2 BRPI1106976 A2 BR PI1106976A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
refiner
steam
fiber
valve flap
casing
Prior art date
Application number
BRPI1106976-7A
Other languages
English (en)
Inventor
Michael Frint
Original Assignee
Andritz Ag Maschf
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Andritz Ag Maschf filed Critical Andritz Ag Maschf
Publication of BRPI1106976A2 publication Critical patent/BRPI1106976A2/pt

Links

Classifications

    • DTEXTILES; PAPER
    • D21PAPER-MAKING; PRODUCTION OF CELLULOSE
    • D21DTREATMENT OF THE MATERIALS BEFORE PASSING TO THE PAPER-MAKING MACHINE
    • D21D1/00Methods of beating or refining; Beaters of the Hollander type
    • D21D1/20Methods of refining
    • D21D1/30Disc mills

Landscapes

  • Paper (AREA)
  • Crushing And Grinding (AREA)
  • Disintegrating Or Milling (AREA)
  • Spinning Methods And Devices For Manufacturing Artificial Fibers (AREA)

Abstract

Patente de invenção: REFINADOR. A presente invenção refere-se a um refinador com, pelo menos, um disco do refinador (9) rotativo e uma carcaça do refinador (2), em que a carcaça do refinador (2) apresenta uma saída de fibras (3) tangencial e um aparelho para controle da pressão e do escoamento de fibras. A invenção é caracterizada principalmente pelo fato de que, na carcaça (2) está previsto um flap de válvula (11). Através deste flap de valvula ocorre uma separação de mistura de vapor/ e fibras, de tal modo que, somente é separado o vapor, que na fase mais intensa é misturado com fibras, A parte de vapor na maior parte isenta de fibras permanece no refinados, pelo que aproximadamente esta quantidade de vapor vivo pode ser economizada em relação aos sistemas anteriores.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "REFINA-
DOR".
A presente invenção refere-se a um refinador com, pelo menos, um disco do refinador rotativo e uma carcaça ao refinador, sendo que a car- caça do refinador apresenta uma saída de fibras tangencial e um aparelho para o controle da pressão e do escoamento de fibras.
Refinadores deste tipo são conhecidos da patente WO 2006/112769. O desfibramento mecânico do material, em geral lascas de madeira, exige energia que é introduzida aos discos do refinador através dos segmentos do refinador. Esta energia é convertida em calor, pelo que a água contida no material evapora e gera uma pressão na carcaça do refinador. A maior parte do vapor é retirada da carcaça do refinador junto com as fibras produzidas. Durante a fabricação de fibras dos materiais contendo Iignina e celulose, em particular, para a indústria de material de madeira, por exem- pio, para placas de MDF, são empregados refinadores, nos quais a quanti- dade de vapor escoada do refinador é controlada com o auxílio de uma vál- vula de sopro. Com esta quantidade de vapor, ao mesmo tempo, a fibra pro- duzida é transportada para os processos seguintes através de uma tubula- ção (tubulação de sopro). A válvula de sopro é colocada diretamente na saí- da das fibras do refinador ou após uma curta peça de tubo após o refinador na tubulação de sopro, e é acionada, de tal modo que, a quantidade de va- por que escoa através da válvula de sopro está ajustada, de tal modo que, a quantidade de vapor vivo conduzida através de uma válvula de vapor vivo na carcaça do refinador pode ser mantida a menor possível. Devido à mistura de vapor e fibras, que escoa continuamente, é necessária uma correspon- dente alimentação de vapor vivo a fim de manter constante a pressão na carcaça do refinador. Neste caso, a retirada de vapor mínima e, com isto, também a alimentação de vapor vivo necessária em seguida está limitada através da parte de fibra, que no total deve ser retirada. Devido à rotação do disco do refinador as fibras produzidas são centrifugadas em torno da carca- ça, pelo que o consumo de energia é aumentado. Também existe o perigo de sinterização das fibras e, com isto, bloqueiem o escoamento de fibras ou escoamento total da mistura de fibras e vapor, o que, por sua vez, leva a um consumo de energia mais alto.
Por isto, o objetivo da invenção é obter uma outra redução de vapor vivo e economia de energia independentemente da quantidade de fi- bra que escoa.
Por isto, a invenção é caracterizada pelo fato de que na carcaça está previsto um flap de válvula. Devido a este flap de válvula ocorre uma separação da mistura de fibras/ vapor, de tal modo que, é separado somente o vapor, que na fase mais intensa é misturado com fibras. A parte de vapor mais consideravelmente isenta de fibras permanece no refinador, pelo que aproximadamente esta quantidade de vapor vivo pode ser economizada em relação aos sistemas anteriores.
Um aperfeiçoamento vantajoso da invenção é caracterizado pelo fato de que, o flap de válvula pode ser ajustado entre uma posição aberta e uma posição fechada. Com isto também pode ser controlado o tempo de retenção das fibras no refinador e, com isto, a qualidade do desfibramento. Além disso, a quantidade de vapor que escoa pode ser bem regulada com isto.
Uma execução vantajosa da invenção é caracterizada pelo fato de que, o flap de válvula está ligado com um acionamento montado exter- namente no refinador, sendo que, o acionamento pode ser um acionamento de fuso de auto-bloqueio. Com esta execução o ajuste do flap de válvula pode ser bem realizado durante a operação.
Agora a invenção será descrita a título de exemplo por meio de desenhos, em que,
A figura 1 representa a vista em 3D de um refinador de acordo com a invenção com acionamento,
A figura 2 representa uma vista sobre o lado frontal de um refi- nador de acordo com a invenção, A figura 3 representa um corte através de um refinador de acor-
do com a invenção,
A figura 4 representa a forma de funcionamento de um refinador de acordo com a invenção, e
A figura 5 representa um recorte de um refinador de acordo com a invenção na área do flap de válvula.
A figura 1 mostra uma vista em 3D de um refinador 1 de acordo com a invenção, com uma carcaça do refinador 2 e uma saída de fibras 3 tangencial. A carcaça do refinador 2 apresenta uma porta do refinador 4 gira- tória e uma tubulação de alimentação de vapor vivo 5. Além disso, na figura
1 está representado o acionamento 6 (motor) do refinador 1.
Na figura 2 está representada uma vista frontal sobre um refina- dor 1 de acordo com a invenção. Além da saída de fibras 3 disposta tangen- cial, e da porta do refinador 4, neste caso, pode-se reconhecer o acionamen- to de ajuste 7 para a válvula de regulagem e o acionamento 8, que neste caso, está executado como um acionamento de fuso de autobloqueio. Natu- ralmente também podem ser empregados outros acionamentos de regula- gem.
A figura 3 mostra um corte através de uma carcaça do refinador
2 de acordo com a invenção, com a saída de fibras 3 tangencial. Em torno do disco do refinador 9 está disposto um espaço anular 10 através do qual flui a mistura de vapor/ fibras. Na área do tubo para a saída de fibras 3 en-
contra-se o flap de válvula 11 (aqui na posição "totalmente aberto"). O flap de válvula encontra-se na extremidade de um anel de desvio 12.
A figura 4 representa um recorte ampliado (aproximadamente 1/4 de círculo) do refinador, em que, neste caso, também são mostradas as correntes da mistura de vapor/ fibras. A mistura de vapor/ fibras 13 formada no refinador encontra-se no canto direito superior da ilustração no espaço anular 10, e gira através do movimento de rotação do rotor na carcaça de pressão com uma certa velocidade (neste caso, no sentido anti horário). A- través do flap de válvula 11 esta mistura de vapor/ fibras 13 é dividida, prati- camente como com uma faca ou um raspador, em uma parte 14, que sai do refinador 1 através da saída de fibras 3, e uma parte 15 que permanece na carcaça de pressão do refinador 2 (no espaço anular 10), Através desta se- paração entre as fibras e o vapor resulta a possibilidade, de preferência, de manter no refinador um vapor quase sem fibras, sendo que, é separado so- mente o vapor, que se mistura com mais intensidade com as fibras. Neste caso, o refinador é usado adicionalmente para o desfibramento, também como uma centrífuga de fibras para a separação de fibras/ vapor. Neste ca- so resulta uma considerável economia de vapor vivo, uma vez que, até o momento todo o vapor é escoado. Devido à concentração de fibras conside- ravelmente maior na tubulação de sopro, reduz-se também a necessidade de cola na colagem posterior na tubulação de sopro.
A figura 5 mostra um recorte na área do flap de válvula 11. Além do disco do refinador 9, do espaço anular 10, do anel de desvio 12 e da saí- da de fibras 3 tangencial pode-se reconhecer também o flap de válvula 11 em uma posição usual de operação. O flap de válvula 11 pode ser girado em torno de um eixo 16, que está ligado com o acionamento de ajuste 7, através de um faixa angular 19 giratória. Na posição "totalmente fechada" (17) do flap de válvula 11 toda a mistura de vapor/ fibras é transferida para o espaço anular 10, o que é particularmente vantajoso durante o processo de partida. Na posição "totalmente aberta" (18) do flap de válvula 11 fica uma pequena fenda entre o flap de válvula e o disco do refinador 9, sendo que, o flap de válvula 11 é ajustado no prolongamento da saída de fibras 3 e, com isto, li- bera toda a seção transversal de fluxo da válvula. Através do giro do flap de válvula 11 em torno do eixo 16 pode ser sempre ajustado um ponto ótimo de operação para a entrega de fibras e necessidade de vapor vivo.

Claims (4)

1. Refinador com, pelo menos, um disco do refinador (9) rotativo e uma carcaça do refinador (2), em que a carcaça do refinador (2) apresenta uma saída de fibras (3) tangenciai e um aparelho para o controle da pressão e do escoamento de fibras, caracterizado pelo fato de que, na carcaça (2) está previsto um flap de válvula (11).
2. Refinador de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que, o flap de válvula (11) pode ser ajustado entre uma posição aber- ta (18) e uma posição fechada (17).
3. Refinador de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que, o flap de válvula (11) está ligado com um acionamento (7, 8) montado externamente no refinador (1).
4. Refinador de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que, o acionamento (7, 8) é um acionamento de fuso de au- tobloqueio.
BRPI1106976-7A 2010-12-23 2011-12-23 refinador BRPI1106976A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ATA2127/2010A AT510594B1 (de) 2010-12-23 2010-12-23 Refiner

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1106976A2 true BRPI1106976A2 (pt) 2013-04-24

Family

ID=45370375

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1106976-7A BRPI1106976A2 (pt) 2010-12-23 2011-12-23 refinador

Country Status (8)

Country Link
EP (1) EP2468952B1 (pt)
CN (1) CN102535218B (pt)
AT (1) AT510594B1 (pt)
BR (1) BRPI1106976A2 (pt)
CL (1) CL2011003295A1 (pt)
ES (1) ES2428080T3 (pt)
MY (1) MY167736A (pt)
PL (1) PL2468952T3 (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN110952359A (zh) * 2019-12-16 2020-04-03 刘桥娣 一种提取植物皮肉纤维生产卫生巾的设备
CN115229699B (zh) * 2022-08-15 2023-07-18 陕西科技大学 一种等距直齿磨盘齿型设计方法、系统及计算机存储介质

Family Cites Families (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR1167033A (fr) * 1955-01-31 1958-11-19 S I S Soc D Investissements Co Procédé de traitement de matière fibreuse
SE429874B (sv) * 1982-02-16 1983-10-03 Sunds Defibrator Sett och anordning vid framstellning av fibermassa an lignocellulosahaltigt material
SE435737B (sv) * 1983-03-09 1984-10-15 Sunds Defibrator Sett och anordning for hel eller delvis atervinning av anga, som er tillford eller genererad vid en process for framstellning av fibermassa sett och anordning for hel eller delvis atervinning av anga, som er tillford eller genererad vid en process for framstellning av fibermassa
SE447737B (sv) * 1983-11-30 1986-12-08 Frotator Ab Apparat for behandling av cellulosammassa med en konsistens ovanfor flytbarhetsgrensen med matningsbefremjande organ mellan bearbetande skivor
US5200038A (en) * 1985-08-28 1993-04-06 International Paper Company Pulp refiner with fluidizing inlet
CN2078763U (zh) * 1989-08-08 1991-06-12 张华� 中浓低噪音反向双动盘磨机
SE528361C2 (sv) * 2005-04-18 2006-10-24 Metso Panelboard Ab Malhus
DE102007022020B4 (de) * 2007-05-08 2013-08-01 Pallmann Maschinenfabrik Gmbh & Co. Kg Vorrichtung zum Aufbereiten von lignozellulosehaltigem Aufgabegut

Also Published As

Publication number Publication date
ES2428080T3 (es) 2013-11-06
CN102535218B (zh) 2016-03-09
CL2011003295A1 (es) 2012-04-27
PL2468952T3 (pl) 2013-11-29
EP2468952B1 (de) 2013-06-19
AT510594B1 (de) 2012-05-15
AT510594A4 (de) 2012-05-15
RU2011152272A (ru) 2013-06-27
EP2468952A1 (de) 2012-06-27
MY167736A (en) 2018-09-24
CN102535218A (zh) 2012-07-04

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CA2639890C (en) Multi-zone paper fiber refiner
FI56985B (fi) Raffineringsfoerfarande foer fibrigt raomaterial
RU2593775C2 (ru) Центрифуга и узел выпускного отверстия указанной центрифуги, обеспечивающий снижение потребляемой мощности
SE530995C2 (sv) Raffineringsplåt av hög intensitet med inre defibrerande zon
JP2009024317A (ja) 蒸気流路を有するリファイナープレートおよびディスクリファイナーからの逆流蒸気を抜き出す方法
BRPI1106976A2 (pt) refinador
FI122243B (fi) Menetelmä ja järjestelmä puuhakkeen tai massakuitujen jauhamiseksi
FI125608B (en) Blade element
RU2015105367A (ru) Вращающаяся машина для отделения твердого компонента растения от присоединенного компонента из мягкого вещества
NO160687B (no) Innretning for separasjon av gass fra en fibersuspensjon.
EP0442897A1 (en) PROCESS FOR PRODUCING FIBER PULP.
EP1871949B1 (en) Disc housing
JP3703847B2 (ja) ディスク型リファイナーのための一対の協働する精砕要素
FI65288C (fi) Anordning vid malapparater lignosellulosahaltigt material
BRPI0709754A2 (pt) processo e dispositivo para tratamento de minÉrios
US20150375231A1 (en) Single-Disc Refiner
CN110382776A (zh) 纸浆或纤维精磨机中的蒸汽排出
JPH0429792B2 (pt)
CN102828432A (zh) 一种间歇式磨浆机及其磨浆工艺
ES2907809T3 (es) Evacuación de vapor en un refinador de pulpa o de fibra
RU2574126C2 (ru) Рафинёр
CN207153286U (zh) 用于纸浆生产线的机械蒸汽分离器
CN105908554B (zh) 圆柱式解纤磨浆机
CN105887543A (zh) 带计量压缩进料装置的偏心进料高浓磨浆机
FI103482B (fi) Menetelmä ja laite kiekkojauhimen jauhatuksen ohjaamiseksi

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B06T Formal requirements before examination
B09A Decision: intention to grant
B11D Dismissal acc. art. 38, par 2 of ipl - failure to pay fee after grant in time