BRPI1106966B1 - Sistema de informação a bordo e uso do sistema de informação a bordo - Google Patents

Sistema de informação a bordo e uso do sistema de informação a bordo Download PDF

Info

Publication number
BRPI1106966B1
BRPI1106966B1 BRPI1106966-0A BRPI1106966A BRPI1106966B1 BR PI1106966 B1 BRPI1106966 B1 BR PI1106966B1 BR PI1106966 A BRPI1106966 A BR PI1106966A BR PI1106966 B1 BRPI1106966 B1 BR PI1106966B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
mobile radio
housing
radio antenna
information system
board information
Prior art date
Application number
BRPI1106966-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Jens PEULECKE
Torsten Wahler
Original Assignee
Continental Automotive Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Continental Automotive Gmbh filed Critical Continental Automotive Gmbh
Publication of BRPI1106966A2 publication Critical patent/BRPI1106966A2/pt
Publication of BRPI1106966B1 publication Critical patent/BRPI1106966B1/pt

Links

Images

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04BTRANSMISSION
    • H04B1/00Details of transmission systems, not covered by a single one of groups H04B3/00 - H04B13/00; Details of transmission systems not characterised by the medium used for transmission
    • GPHYSICS
    • G07CHECKING-DEVICES
    • G07CTIME OR ATTENDANCE REGISTERS; REGISTERING OR INDICATING THE WORKING OF MACHINES; GENERATING RANDOM NUMBERS; VOTING OR LOTTERY APPARATUS; ARRANGEMENTS, SYSTEMS OR APPARATUS FOR CHECKING NOT PROVIDED FOR ELSEWHERE
    • G07C7/00Details or accessories common to the registering or indicating apparatus of groups G07C3/00 and G07C5/00
    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01QANTENNAS, i.e. RADIO AERIALS
    • H01Q1/00Details of, or arrangements associated with, antennas
    • H01Q1/12Supports; Mounting means
    • H01Q1/22Supports; Mounting means by structural association with other equipment or articles
    • H01Q1/24Supports; Mounting means by structural association with other equipment or articles with receiving set
    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01QANTENNAS, i.e. RADIO AERIALS
    • H01Q9/00Electrically-short antennas having dimensions not more than twice the operating wavelength and consisting of conductive active radiating elements
    • H01Q9/04Resonant antennas
    • H01Q9/0407Substantially flat resonant element parallel to ground plane, e.g. patch antenna
    • H01Q9/0421Substantially flat resonant element parallel to ground plane, e.g. patch antenna with a shorting wall or a shorting pin at one end of the element

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Support Of Aerials (AREA)
  • Fittings On The Vehicle Exterior For Carrying Loads, And Devices For Holding Or Mounting Articles (AREA)

Abstract

sistema de informação a bordo com antena de rádio móvel. a presente invenção refere-se a um sistema de informação a bordo com uma antena de rádio móvel (2) para a captura de pelo menos uma variável relacionada com veículos. o sistema de informação a bordo compreende um alojamento (1) que pode ser instalado em um interior do veículo e um módulo de rádio móvel. a antena de rádio móvel (2) está posicionada em um recesso (3), no alojamento (1), e seu plano irradiante (4) está a uma distância do alojamento (1). um sistema de informação a bordo de acordo com a invenção pode ser usado particularmente em um veículo como um tacógrafo, de preferência, como um tacógrafo digital, e/ou como um equipamento de cobrança de pedágio.

Description

Descrição
[0001] A presente invenção refere-se a um sistema de informação a bordo com uma antena de rádio móvel para capturar pelo menos uma variável relacionada com veículos.
[0002] Sistemas de informação a bordo, particularmente tacógrafos, equipamentos de cobrança de pedágio ou o que se conhece como unidades de bordo universais, que combinam as funções de tacógrafos e de equipamentos de cobrança de pedágio, deve atender exigências técnicas cada vez mais elevadas. Particularmente, o acoplamento de um desses equipamentos a um dispositivo para a recepção de rádio móvel abre novas possibilidades de aplicação neste campo que possibilitam uma melhor comunicação entre um sistema de informação a bordo instalado em um veículo, por exemplo, um veículo de mercadorias pesado, e diversos transmissores e/ou receptores.
[0003] A técnica anterior já divulga tais dispositivos. Assim, a título de exemplo, o documento EP 1 538 572 A2 divulga um equipamento de coleta para as taxas de pedágio rodoviárias em que o equipamento de coleta pode ser inserido no alojamento de um tacógrafo digital e pode usar um módulo de rádio móvel para transmitir dados para um receptor externo. Uma desvantagem da técnica anterior conhecida até esta data, no entanto, é que, embora um receptor de rádio móvel possa ser integrado em um alojamento de um sistema de informação a bordo, uma antena de rádio móvel é geralmente montada do lado de fora do alojamento, em outra posição do veículo, no sentido de assegurar a recepção suficientemente forte. Porções eletricamente condutoras do alojamento podem influenciar a antena de rádio móvel durante a transmissão e recepção, de tal forma que a intensidade do sinal na antena de rádio móvel seja muito baixa. Montar a antena de rádio móvel do lado de fora do alojamento é igualmente desfavorável, no entanto, uma vez que, além da montagem da antena de rádio móvel, isto requer que uma conexão adicional, com ou sem fio, seja feita entre a antena de rádio móvel e o módulo de rádio móvel acomodado no alojamento do sistema de informação a bordo. Para instalar uma antena de rádio móvel em um interior de um veículo, a antena de rádio móvel não deve ter dimensões excessivas e deve exibir energia de transmissão e de recepção muito boas, que não sejam reduzidas por outros componentes.
[0004] A presente invenção é, portanto, baseada no objetivo de desenvolver um sistema de informação a bordo que evita os inconvenientes citados.
[0005] A invenção alcança este objetivo por meio de um sistema de informação a bordo. Refinamentos vantajosos e desenvolvimentos adicionais da invenção são obtidos de aspectos relatados na descrição.
[0006] Um sistema de informação a bordo, de acordo com a invenção, que está projetado para capturar pelo menos uma variável relacionada com veículos, compreende um alojamento que pode ser instalado no interior de um veículo, um módulo de rádio móvel e uma antena de rádio móvel, em que a antena de rádio móvel está posicionada em um recesso, no alojamento. O plano irradiante da antena de rádio móvel está a uma distância do alojamento neste caso.
[0007] O recesso é utilizado para prender a antena de rádio móvel de modo que nenhuma aresta da antena de rádio móvel sobressaia, mas sim um acabamento, que seja tão nivelado quanto possível com o resto do alojamento, seja alcançado. A antena de rádio móvel é, portanto, primeiramente posicionada no alojamento do sistema de informação a bordo, como resultado disso, o posicionamento da antena de rádio móvel no recesso do alojamento forma uma unidade compacta que pode ser facilmente instalada no interior do veículo. Em segundo lugar, o efeito alcançado pelo distanciamento de um plano irradiante do alojamento é que as características de radiação e recepção da antena de rádio móvel são boas o suficiente para ainda desempenhar de forma adequada, mesmo quando instalada no interior do veículo.
[0008] Em comparação com sistemas de informação a bordo conhecidos da técnica anterior, uma solução de acordo com a invenção oferece a vantagem de combinar todos os componentes que são necessários para a recepção de rádio móvel em um alojamento, o que significa que a unidade resultante pode ser instalada em e removida de veículos de forma fácil e rápida e, ao mesmo tempo, a antena de rádio móvel não precisa mais ser posicionada separadamente, em outra posição no veículo.
[0009] Em um desenvolvimento vantajoso, uma parte eletricamente condutora do alojamento do sistema de informação a bordo e o plano irradiante da antena de rádio móvel pode estar a uma distância de pelo menos 50% de uma altura total da antena de rádio móvel. Em um desenvolvimento particularmente vantajoso, a distância entre o plano irradiante da antena de rádio móvel e uma parte eletricamente condutora é de pelo menos 100% da altura total da antena de rádio móvel. Esta distância de pelo menos 50% da altura total da antena de rádio móvel garante que a antena de rádio móvel ainda possa ser instalada de forma compacta com o alojamento, uma vez que as dimensões são mantidas pequenas, mas há também uma distância suficiente de partes eletricamente condutoras do alojamento que afetam negativamente o desempenho da antena de rádio móvel.
[00010] Em um desenvolvimento vantajoso adicional, a antena de rádio móvel pode ser da forma de uma antena PIFA, isto é, uma "Antena Plana na forma de F Invertido". Uma antena PIFA é geralmente de concepção planar, compreendendo um plano irradiante e um plano de terra, disposto essencialmente paralelo a este, ditos planos sendo conectados um ao outro por uma ligação de curto circuito e também uma linha de suprimento para o plano irradiante. Tais antenas têm características de desempenho muito boas para baixos custos de produção e de instalação e, ao mesmo tempo, as dimensões comuns de uma antena dessas são adequadas para instalação em um interior de veículo. A seleção de tal tipo de antena permite que um posicionamento fácil da antena de rádio móvel no recesso seja conseguido, uma vez que, em primeiro lugar, a antena de rádio móvel pode ser construída com dimensões adequadamente pequenas e em segundo lugar, uma distância entre o plano irradiante da antena de rádio móvel e o alojamento pode ser facilmente ajustada.
[00011] Para melhorar as características de transmissão e recepção da antena de rádio móvel, dita antena pode ser montada em um lado externo do alojamento. De forma particularmente vantajosa, a antena de rádio móvel pode ser conectada diretamente ao alojamento.
[00012] Neste caso, o recesso para prender a antena de rádio móvel, de forma vantajosa, tem uma superfície essencialmente fechada. Isto atinge não só robustez mecânica aprimorada, como resultado da superfície contínua do alojamento, mas também o efeito de que a antena de rádio móvel pode ser facilmente montada no alojamento. Alternativamente, também pode haver um furo provido na superfície do alojamento para o recesso.
[00013] De forma particularmente vantajosa, a antena de rádio móvel pode ter dimensões que sejam inferiores ou iguais às dimensões do recesso no alojamento. O efeito que pode ser alcançado com isto é que a antena de rádio móvel termina nivelada com o alojamento, sem afetar negativamente as dimensões deste.
[00014] Em um desenvolvimento vantajoso adicional, uma base da antena de rádio móvel pode ser conectada a uma parte eletricamente condutora do alojamento. A base da antena de rádio móvel, que está sob a forma de uma porção não irradiante da antena, pode, assim, ter sua área de superfície conectada muito facilmente a um aterramento elétrico para o alojamento e a antena de rádio móvel pode, assim, desempenhar ao máximo. A face de contato da base do alojamento e a base em si podem ser, de forma particularmente vantajosa, aproximadamente do mesmo tamanho, o que permite especialmente o posicionamento com economia de espaço. Neste caso, é vantajoso montar a antena de rádio móvel diretamente no alojamento, já que isso significa que nenhuma potência da antena é absorvida pelo alojamento.
[00015] Vantajosamente, a antena de rádio móvel pode ser montada em um lado do alojamento que está distante do interior do veículo, seguindo a instalação. Isso produz espaço para uma unidade de controle do operador neste lado do alojamento que está voltado para o interior do veículo enquanto integra simultaneamente a antena de rádio móvel.
[00016] De forma particularmente vantajosa, o alojamento pode ter uma cobertura compreendendo material dielétrico, por exemplo, um plástico. Isto protege o alojamento contra danos mecânicos, mas ao mesmo tempo, o material dielétrico também garante que não haja blindagem por um material condutor. Particularmente, a antena de rádio móvel pode ser protegida por tal cobertura sem afetar negativamente a energia de transmissão e recepção. Ao mesmo tempo, a cobertura pode garantir que o alojamento e o acabamento da cobertura fiquem nivelados e, portanto, formem uma unidade compacta que pode ser facilmente instalada, sem o impedimento de porções salientes ou arestas.
[00017] Em um desenvolvimento vantajoso adicional, o alojamento também pode ser instalado em um fosso com dimensões de acordo com um padrão ISO 7736. Como resultado, o alojamento está em conformidade com um tamanho padrão para a instalação em consoles em um veículo, particularmente, em um compartimento de rádio. O alojamento do sistema de informação a bordo pode, assim, ser instalado facilmente e sem dificuldade em modelos de diferentes fabricantes.
[00018] Em um desenvolvimento vantajoso, a antena de rádio móvel pode estar conectada a um cabo, particularmente um cabo coaxial, o cabo podendo ser orientado através de um recorte na base da antena de rádio móvel, para dentro do alojamento. Portanto, é possível fazer uma conexão confiável entre a antena de rádio móvel e demais componentes posicionados dentro do alojamento, sem alterar a geometria da antena.
[00019] De forma particularmente vantajosa, um sistema de informação a bordo com as características citadas pode ser usado em um veículo como um tacógrafo, particularmente como um tacógrafo digital, e/ou como um equipamento de cobrança de pedágio, com uma combinação das características de tacógrafo e equipamento de cobrança de pedágio dando origem ao termo unidade de bordo universal. Isto completa uma extensão técnica desses equipamentos.
[00020] Modalidades exemplificativas da invenção estão ilustradas nos desenhos e são explicadas abaixo com referência às figuras 1 a 7, em que:A Figura 1 mostra uma vista posterior em perspectiva de um alojamento de um sistema de informação a bordo com um recesso, A Figura 2 mostra uma antena de rádio móvel para integração em um sistema de informação a bordo, A Figura 3 mostra uma ilustração - correspondente à Figura 1 - do alojamento do sistema de informação a bordo com uma antena de rádio móvel integrada,A Figura 4 mostra uma seção através do alojamento paralela a uma parte posterior do sistema de informação a bordo com uma antena de rádio móvel integrada,A Figura 5 mostra outra seção transversal através do alojamento, perpendicularmente à parte posterior do sistema de informação a bordo com uma antena de rádio móvel integrada,A Figura 6 mostra uma ilustração - correspondente à Figura 1 - do alojamento do sistema de informação a bordo com uma antena de rádio móvel integrada e também uma cobertura para a antena de rádio móvel, eA Figura 7 mostra uma vista frontal em perspectiva do alojamento do sistema de informação a bordo com uma antena de rádio móvel integrada e uma cobertura.A Figura 1 mostra uma vista posterior em perspectiva de um alojamento 1 para um sistema de informação a bordo de acordo com a invenção, isto é, o lado do alojamento 1 que é mostrado está distante do interior do veículo ou coberto por uma fenda para instalação, após a instalação. No caso ilustrado, o sistema de informação a bordo é um tacógrafo digital, mas também pode estar sob a forma de um tacógrafo convencional, um equipamento de cobrança de pedágio ou sob a forma de uma unidade universal de bordo. Pode ser instalado em diferentes tipos de veículos, tanto em automóveis como em veículos de mercadorias pesados.
[00021] As dimensões do alojamento 1 foram escolhidas de acordo com um padrão ISO 7736 ou DIN 75490, de modo que a instalação em fendas, por exemplo, fendas de rádio no painel de um veículo, é possível sem dificuldade com uma multiplicidade de modelos de diferentes fabricantes. O alojamento 1 compreende um material condutor, no caso presente um metal, e tem um recesso 3 na parte superior 13 de um lado externo 7. Alternativamente, o alojamento 1 também pode compreender um material eletricamente não condutor. Uma altura do alojamento 18 é de 50 mm na modalidade exemplificativa mostrada.
[00022] Na região do recesso 3, o alojamento 1 tem uma superfície aderente que está integralmente conectada ao alojamento 1. O recesso 3 tem uma face de contato 17, disposta paralelamente a uma parte superior 13 do alojamento 1, para uma base de uma antena de rádio móvel que está conectada à parte superior 13 do alojamento 1 por bordos chanfrados. O recesso 3 tem bordos chanfrados, em primeiro lugar, a fim de assegurar uma distância adequada entre uma antena de rádio móvel e o alojamento 1. Em segundo lugar, os bordos chanfrados também oferecem espaço suficiente dentro do alojamento 1 para a instalação de outros módulos ou componentes. Na modalidade exemplificativa mostrada, os bordos seguem em um ângulo de 45°, mas outros ângulos, de preferência na faixa entre 30° e 60°, também são possíveis. No caso mostrado, o recesso 3 está no bordo do alojamento 1, mas o recesso 3 também pode estar centralmente situado no alojamento 1. O recesso 3 também pode ser um paralelepípedo, ou seja, pode não ter bordos chanfrados ou, alternativamente, também pode ter um bordo chanfrado em pelo menos um lado e um bordo em ângulo reto em pelo menos outro lado. Um único entalhe para fora do alojamento1 na forma de um furo é igualmente abrangido pela invenção como um recesso 3, caso em que uma antena de rádio móvel é posicionada na depressão resultante.
[00023] O sistema de informação a bordo compreende ainda um módulo de rádio móvel, que não está mostrado na Figura 1, pois está situado dentro do alojamento1 e, assim, está oculto. O recesso 3 foi removido de uma parte superior 13 no alojamento do 1, mas pode também estar situado em uma parte inferior, que não é visível na Figura 1. A superfície do recesso 3 está na forma de uma área de superfície fechada, com a face de contacto 17 de uma antena de rádio móvel tendo as mesmas medidas de uma base de antena de rádio móvel; as medições também podem ser maiores do que uma base de antena. Uma antena de rádio móvel está instalada naquele lado, que está distante do interior do veículo após a instalação, a fim de permitir a instalação do mostrador e elementos de controle na parte frontal, mas o recesso 3 para uma antena de rádio móvel pode ser feito em qualquer posição no alojamento 1, isto é, incluindo em um lado que está voltado para o interior do veículo.
[00024] O recesso 3 contém uma bucha 14 através da qual uma antena de rádio móvel posicionada no recesso 3 pode ser conectada a componentes integrados dentro do alojamento 1. Além disso, o recesso 3 tem pelo menos um receptáculo 15 para a conexão de uma cobertura 9 no recesso 3. Na modalidade exemplificativa mostrada na Figura 1, uma pluralidade de receptáculos 15 está incluída para melhor montagem. No caso ilustrado, os receptáculos 15 estão projetados para manter pinos de travamento em uma cobertura 9, mas uma junta de parafuso também pode ser provida para a montagem da cobertura 9 no alojamento 1. Os receptáculos 15 estão a uma distância de não mais que 50 mm, a fim de evitar longos bordos, pois estes bordos agem como antenas e podem, portanto, interferir com a recepção da antena de rádio móvel 2.
[00025] Além dos receptáculos 15 e a bucha 14 que já foram mencionados, o alojamento 1 tem pelo menos uma área aberta 16 para a montagem do alojamento 1 em um dispositivo de montagem no interior do veículo, por exemplo, enroscando em um parafuso com rosca, ou para fazer contato elétrico com outros componentes posicionados no interior do veículo.
[00026] A Figura 2 mostra uma modalidade exemplificativa de uma antena de rádio móvel 2. Nesta figura, como também nas figuras que se seguem, elementos idênticos são providos, cada um, com os mesmos símbolos de referência. No caso ilustrado na Figura 2, a antena de rádio móvel 2 está sob a forma de uma antena PIFA, isto é, na forma de uma "Antena Planar Invertida em F". Neste contexto, um plano irradiante 4 está eletricamente conectado a uma base 8 por um elemento de ligação 12 que serve como uma linha de curto-circuito. O plano irradiante 4 e a base 8 estão dispostas paralelas uma à outra, e uma altura total 6 é obtida como uma distância entre uma parte superior do plano irradiante 4 e um lado inferior - não visível aqui - da base 8. A antena de rádio móvel 2 é feita de um material eletricamente condutor, particularmente um metal. No entanto, a antena de rádio móvel que pode ser inserida no recesso 3, também pode ser produzida com um desenho diferente, por exemplo, como uma antena de segmentos interconectados.
[00027] Como uma linha de suprimento ou para fins de conexão com o módulo de rádio móvel ou a outros módulos que podem ser posicionados dentro do alojamento 1, a antena de rádio móvel 2 compreende um cabo 10, no presente caso, um cabo coaxial, que é orientado através de um recorte 11, cuja base 8 da antena de rádio móvel 2 contém. O cabo 10 pode ser soldado, parafusado ou preso à antena de rádio móvel 2, particularmente ao elemento de ligação 12 ou ao plano irradiante 4.
[00028] A superfície do recesso 3 contém uma bucha 14 -correspondendo ao recorte 11 - para o cabo 10. Como no caso mostrado, o recorte 11 pode ser um furo na base 8, mas também pode ser um recorte em um bordo da base 8. O diâmetro do recorte 11 é apenas ligeiramente maior que o diâmetro do cabo 10 e menor ou do mesmo diâmetro que a bucha 14. Se o diâmetro da bucha 14 for maior que o diâmetro do recorte 11, é possível inserir um conector de antena através de uma extremidade do cabo 10, por exemplo. Este projeto melhora o desempenho da antena de rádio móvel 2, enquanto o cabo 10 enche o recorte 11 apenas ligeiramente maior quase completamente e não há, portanto, nenhuma influência negativa sobre o desempenho, já que uma porção do recorte 14 que não está preenchida pelo cabo 10 está coberta pela base 8.
[00029] A antena de rádio móvel 2 é adequada para receber diferentes sinais de rádio móvel, por exemplo, sinais baseados no padrão GSM, no padrão GPRS, no padrão UMTS ou outro padrão. As dimensões da antena de rádio móvel 2 são menores que ou iguais às dimensões do recesso 3. Isso garante que a antena de rádio móvel 2 não se saliente do alojamento 1 e a instalação no interior do veículo é, portanto, mais fácil de executar.
[00030] Na Figura 3, a antena de rádio móvel 2 mostrada na Figura 2 foi instalada no recesso 3 em um lado externo 7 do alojamento 1 - mostrado na Figura 1 - do sistema de informação a bordo. Neste caso, a base 8 da antena de rádio móvel 2 tem sua área de superfície conectada ao lado externo 7 do alojamento 1, o que significa que uma conexão terra é assegurada entre a base 8, servindo como um plano terra para a antena de rádio móvel 2 e um plano terra do alojamento1, o último plano de terra sendo provido pelo lado externo eletricamente condutivo 7 do alojamento 1. O cabo 10 é orientado através do recorte 11 e a bucha 14 para o interior do alojamento 1. A antena pode ser conectada por meio de rebitagem, soldagem, conexão de rosca ou adesiva. As dimensões da antena de rádio móvel 2 são menores ou iguais às dimensões do recesso 3. Isto significa que o alojamento 1 pode ser instalado em uma fenda com dimensões de acordo com a ISO 7736 ou DIN 75490, mesmo com uma antena de rádio móvel integrada 2.
[00031] A parte superior do plano irradiante 4 está na mesma altura que a parte superior 13 do alojamento 1 ou ligeiramente abaixo da parte superior 13. O plano irradiante 4 da antena de rádio móvel 2 está instalada a uma distância 5 da superfície do recesso 3. No caso mostrado, a distância 5 é de aproximadamente 100% da altura total 6 da antena de rádio móvel 2, o que significa que a irradiação não é obstruída, e é da mesma magnitude tanto no lado longitudinal quanto no lado transversal do plano irradiante 4. No entanto, a distância 5 também não precisa ser da mesma magnitude em todos os lados, desde que a distância mínima citada não seja transgredida em cada caso. Portanto, um nível relativamente elevado de variabilidade é conseguido para a integração de outros módulos no interior do alojamento 1.
[00032] A área de superfície da base 8 cobre a bucha 14 no alojamento 1, o que significa que o desempenho da antena de rádio móvel 2 não é enfraquecido pela bucha 14 com um diâmetro maior que o diâmetro do recorte 11.
[00033] Mesmo com outros formatos para o recesso 3, por exemplo, um entalhe para fora do alojamento 1, é fundamental que o plano irradiante 4 da antena de rádio móvel 2, em primeiro lugar, não se projete sobre as dimensões do alojamento 1, a fim de garantir instalação simples, mas em segundo lugar, esteja a uma distância suficiente 5 de uma porção eletricamente condutora do alojamento 1 e também esteja posicionado o mais próximo possível do lado externo 7 do alojamento 1. Isto alcança características de transmissão e recepção com qualidade adequada para a antena de rádio móvel 2 em um desenho compacto. Estes pré-requisitos devem ser realizados independentemente do design da antena de rádio móvel 2, o que quer dizer que quando é usada uma antena de segmentos interconectados, por exemplo, o plano irradiante 4 da mesma também deve estar a uma distância 5 de porções eletricamente condutoras do alojamento 1 e possibilita um acabamento nivelado com o alojamento 1.
[00034] A Figura 4 mostra uma seção através do alojamento 1, paralela à parte posterior do alojamento 1. O cabo 10 é conectado à antena de rádio móvel 2 e é orientado através de um recorte 11 na base 8 da antena de rádio móvel 2 e através da bucha 14 para o interior do alojamento 1. O recesso 3 tem bordos chanfrados a fim de assegurar uma distância 5, que, como já explicado, é de aproximadamente 100% da altura total 6 da antena de rádio móvel 2 entre o plano irradiante 4 e o alojamento 1. A base 8 da antena de rádio móvel 2 é montada nivelada em uma superfície do recesso 3. As dimensões da base 8 e da face de contato da base 8 no recesso 3 são essencialmente de mesma magnitude. Isto possibilita que um bom contato seja produzido com pouco espaço necessário.
[00035] Além disso, a antena de rádio móvel 2 está protegida contra danos mecânicos por uma cobertura 9. A cobertura 9 tem pinos de travamento que são introduzidos nos receptáculos 15 e travam neles. Isso permite que uma conexão confiável seja feita, com a cobertura 9 também sendo capaz de ser facilmente liberada. Alternativamente, provisão também pode ser feita para que a cobertura 9 seja montada por meio de parafusos, uma conexão magnética, conexão adesiva, rebitagem ou outros mecanismos de conexão. O resto do alojamento 1 também pode ser protegido contra danos mecânicos por uma cobertura.
[00036] A cobertura 9 é feita de um material dielétrico, ou seja, um material que não é eletricamente condutivo ou apenas um pouco, no presente caso plástico, para evitar influência negativa nas características de transmissão e recepção da antena de rádio móvel 2. Na modalidade exemplificativa mostrada, a cobertura 9 está em contato com o plano irradiante 4 da antena de rádio móvel 2, mas também é concebível que um espaço intermediário seja permitido entre as duas partes. A cobertura 9 continua rente à parte superior 13 de alojamento 1, de modo que uma superfície plana é obtida, mas a cobertura 9 também pode estar situada abaixo da parte superior 13 do alojamento1, de modo que um degrau ou chanfro é produzido entre a cobertura 9 e a parte superior 13. Isto resulta em um alojamento essencialmente no formato de um paralelepípedo com uma cobertura 9, dito alojamento é fácil de instalar e remover.
[00037] A Figura 5 mostra uma seção através do alojamento 1, perpendicular à parte posterior do alojamento 1. Também nesta figura, a distância 5 entre o plano irradiante 4 e o alojamento 1, particularmente uma parte eletricamente condutora do alojamento 1, é de aproximadamente 100% da altura total 6 da antena de rádio móvel 2.
[00038] O cabo 10 está em contato direto com um elemento de ligação 12 entre o plano irradiante 4 e a base 8 e é orientado através do recorte 11 neste elemento de ligação 12 para o interior do alojamento 1. A cobertura 9, por sua vez, cobre totalmente o recesso 3, incluindo a antena de rádio móvel 2, e assim garante uma conexão nivelada ao lado externo 7 do alojamento 1.
[00039] A Figura 6 mostra o alojamento 1 do sistema de informação a bordo sob a mesma perspectiva que a Figura 1. A antena de rádio móvel 2 está agora escondida sob a cobertura 9. A cobertura 9 fornece uma conexão nivelada ao formato do alojamento 1 de modo que, mesmo com a cobertura 9, as dimensões são adequadas para instalação em uma fenda de acordo com a ISO 7736 ou DIN 75490. No caso de uma instalação em uma fenda em um painel em um veículo, a distância entre a antena de rádio móvel 2 e porções eletricamente condutoras adicionais de outros equipamentos instalados, que podem cobrir a antena de rádio móvel 2 (por exemplo, um rádio), deve ser de pelo menos 20 mm, a fim de ser capaz de enviar e receber sinais com força suficiente.
[00040] A Figura 7 mostra a parte frontal, ou seja, aquele lado do alojamento 1 - mostrado em uma vista posterior na Figura 6 – do sistema de informação a bordo voltado a um interior do veículo, seguindo a instalação. Tal alojamento 1 com uma antena de rádio móvel integrada 2 para um sistema de informação a bordo pode ser usado para produzir um alojamento compacto 1, que é adequado para instalação em diferentes tipos de veículos sem a instalação suplementar de módulos ou antenas externas. Além disso, a substituição pelas medidas padrão é simples e rápida de executar.

Claims (8)

1. Sistema de informação a bordo, que é um tacógrafo digital ou um dispositivo de cobrança de pedágio ou uma unidade universal a bordo que combina as funções de tacógrafos e dispositivos de cobrança de pedágio, para a captura de pelo menos uma variável relacionada com veículos, compreendendo um alojamento (1) que pode ser instalado no interior de um veículo, um módulo de rádio móvel e uma antena de rádio móvel (2), caracterizado pelo fato de que, a antena de rádio móvel (2) está posicionada em um recesso (3) no alojamento (1) e um plano irradiante (4) da antena de rádio móvel (2) está a uma distância tal do alojamento (1), que uma parte eletricamente condutora do alojamento (1) e o plano irradiante (4) da antena de rádio móvel (2) estão a uma distância (5) de pelo menos 50% de uma altura total (6), da antena de rádio móvel (2), e que a antena de rádio móvel (2) está montada após uma instalação em um lado do alojamento (1) afastado do interior do veículo e que a antena de rádio móvel (2) é uma antena PIFA e que a antena de rádio móvel (2) está montada em um lado externo (7) do alojamento (1) e que uma base (8) da antena de rádio móvel (2) está conectada a uma porção eletricamente condutora do alojamento (1).
2. Sistema de informação a bordo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que, uma parte eletricamente condutora do alojamento (1) e o plano irradiante (4) da antena de rádio móvel (2) estão a uma distância (5) de pelo menos 100% de uma altura total (6) da antena de rádio móvel (2).
3. Sistema de informação a bordo, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que, a antena de rádio móvel (2) está diretamente conectada ao lado externo (7) do alojamento (1).
4. Sistema de informação a bordo, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que, a antena de rádio móvel (2) tem dimensões que são inferiores ou iguais às dimensões do recesso (3).
5. Sistema de informação a bordo, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que, o alojamento (1), de preferência o recesso (3), tem uma cobertura (9) compreendendo um material dielétrico, de preferência plástico.
6. Sistema de informação a bordo, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que, o alojamento (1) pode ser instalado em um fosso com dimensões de acordo com um padrão ISO 7736.
7. Sistema de informação a bordo, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que, a antena de rádio móvel (2) está conectada a um cabo (10), de preferência, um cabo coaxial, e o cabo (10) é orientado através de um recorte (11) situado na base (8) da antena de rádio móvel (2) para dentro do alojamento (1), sendo que a base (8) cobre uma área de superfície do recorte (11) que não é preenchida pelo cabo (10).
8. Uso do sistema de informação a bordo, como definido em qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que, o uso ocorre em um veículo, na forma de um tacógrafo, de preferência, como um tacógrafo digital, e/ou como um equipamento de cobrança de pedágio.
BRPI1106966-0A 2010-12-20 2011-12-20 Sistema de informação a bordo e uso do sistema de informação a bordo BRPI1106966B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102010055206A DE102010055206A1 (de) 2010-12-20 2010-12-20 Bordinformationssystem mit Mobilfunkantenne
DE102010055206.2 2010-12-20

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1106966A2 BRPI1106966A2 (pt) 2013-04-02
BRPI1106966B1 true BRPI1106966B1 (pt) 2021-10-26

Family

ID=45217305

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1106966-0A BRPI1106966B1 (pt) 2010-12-20 2011-12-20 Sistema de informação a bordo e uso do sistema de informação a bordo

Country Status (6)

Country Link
US (1) US20120188132A1 (pt)
EP (1) EP2466552B1 (pt)
CN (1) CN102542633A (pt)
BR (1) BRPI1106966B1 (pt)
DE (1) DE102010055206A1 (pt)
RU (1) RU2599617C2 (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20140011465A1 (en) * 2012-07-05 2014-01-09 Delphi Technologies, Inc. Molded conductive plastic antenna
CN103345783A (zh) * 2013-06-28 2013-10-09 成都众易通科技有限公司 一种方便对排布线路的行驶记录仪的壳体结构
JP6503911B2 (ja) 2015-06-17 2019-04-24 マツダ株式会社 車両用情報通信システム
KR101892027B1 (ko) 2016-05-18 2018-08-27 현대자동차주식회사 내장형 rf 안테나를 구비한 dtg 장치
EP4071930A1 (en) 2021-04-08 2022-10-12 Continental Automotive Technologies GmbH Antenna assembly and vehicle
DE102022201514A1 (de) * 2022-02-14 2023-08-17 Continental Automotive Technologies GmbH Stabförmige Kommunikationseinheit und Tachographensystem mit einer Kommunikationseinheit

Family Cites Families (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP2705392B2 (ja) * 1991-09-04 1998-01-28 日本電気株式会社 携帯無線機
FR2699740B1 (fr) * 1992-12-23 1995-03-03 Patrice Brachat Antenne large bande à encombrement réduit, et dispositif d'émission et/ou de réception correspondant.
JP2002337612A (ja) * 2001-05-15 2002-11-27 Murakami Corp アンテナ内蔵ルームミラー
DE20108778U1 (de) * 2001-05-25 2001-08-02 Mannesmann Vdo Ag Gehäuse für ein in einem Fahrzeug verwendbares Gerät zur automatischen Ermittlung von Straßenbenutzungsgebühren
RU2221277C1 (ru) * 2003-04-22 2004-01-10 Общество с ограниченной ответственностью "Альтоника" Система регистрации и восстановления параметров движения транспортного средства
DE60303713T2 (de) * 2003-07-15 2006-08-24 Siemens Ag Bauteilträger
JP2005091082A (ja) * 2003-09-16 2005-04-07 Denso Corp アンテナ一体型ナビゲーション装置
DE10356152A1 (de) 2003-12-02 2005-07-07 Siemens Ag Integriertes Erfassungsgerät für Straßenbenutzungsgebühren
DE10357799B4 (de) * 2003-12-10 2006-11-23 Siemens Ag Adaptersystem
SE528017C2 (sv) * 2004-02-02 2006-08-08 Amc Centurion Ab Antennanordning och bärbar radiokommunikationsanordning innefattande sådan antennanordning
US7142980B1 (en) * 2004-04-29 2006-11-28 Garmin Ltd. Vehicle dash-mounted navigation device
JP2006033699A (ja) * 2004-07-21 2006-02-02 Denso Corp 無線機一体型アンテナ及び無線機一体型アンテナの製造方法
US20070067088A1 (en) * 2005-09-16 2007-03-22 Kwang Baig In-vehicle multifunctional information device
DE102007024729A1 (de) * 2007-05-25 2008-11-27 Continental Automotive Gmbh Elektrisches Gerät mit einer Datenträgerverriegelungseinrichtung und Verfahren zum Entriegeln eines Datenträgers
RU82495U1 (ru) * 2008-10-15 2009-04-27 Открытое акционерное общество "Российский институт радионавигации и времени" Цифровой тахограф
EP2182471A1 (de) * 2008-11-03 2010-05-05 Schreiner Group GmbH & Co. KG Transponderetikett auf einer Metallfläche und Verfahren zum Anordnen eines Transponderetiketts auf einer Metallfläche
DE102009005045A1 (de) * 2009-01-13 2010-07-15 Wilhelm Sihn Jr. Gmbh & Co. Kg Patchantenne

Also Published As

Publication number Publication date
EP2466552A1 (de) 2012-06-20
CN102542633A (zh) 2012-07-04
DE102010055206A1 (de) 2012-06-21
US20120188132A1 (en) 2012-07-26
RU2599617C2 (ru) 2016-10-10
RU2011151949A (ru) 2013-06-27
BRPI1106966A2 (pt) 2013-04-02
EP2466552B1 (de) 2018-07-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1106966B1 (pt) Sistema de informação a bordo e uso do sistema de informação a bordo
BRPI1106967B1 (pt) Sistema de informação a bordo e veículo
US7372412B2 (en) Transceiver-integrated antenna
JP3655617B2 (ja) パッチアンテナ
ES2306346T3 (es) Dispositivo de conexion enchufable af coaxial electricamente conectado a un circuito impreso.
EP2888133B1 (en) Vehicle camera with integrated hf antenna and motor vehicle
EP3077773B1 (en) Consumption meter comprising a foldable printed circuit board assembly
US20050062658A1 (en) Roof for motor vehicles
US20180175478A1 (en) Embedding of processor into internal wireless coupler of a through glass antenna
JP4773472B2 (ja) 車載アンテナ装置
JP2007258770A (ja) アンテナ装置
US7173574B2 (en) Integrated antenna and method of manufacturing the same
JP2006186880A (ja) 円偏波アンテナ
US7813708B2 (en) Tuner module
JP4659723B2 (ja) アンテナ装置
CN215894930U (zh) 一种兼容车内外检测的毫米波雷达
JP4705558B2 (ja) Etc内蔵インナーミラー、アンテナの配置構成、及びアンテナの配置方法
PT2132825E (pt) Alimentação de antena de transmissão/recepção de micro-ondas
JP6440073B2 (ja) 分電盤
KR20170128673A (ko) 단락패치 안테나
BR202020001955U2 (pt) Módulo de antena para um veículo com sistema de circuito impresso
WO2010151033A2 (ko) 차량용 통신 장치 및 이에 포함된 룸미러 구조체, 상기 룸미러 구조체와 전기적으로 연결된 쉐이드 밴드
US7221968B2 (en) Dedicated short-range communication apparatus for motor vehicle
JP4461069B2 (ja) 複合アンテナ装置
JP7455468B2 (ja) 板状アンテナ

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 20/12/2011, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: CONTINENTAL AUTOMOTIVE TECHNOLOGIES GMBH (DE)