BRPI1106493A2 - Sistema para fixação de esterno - Google Patents

Sistema para fixação de esterno Download PDF

Info

Publication number
BRPI1106493A2
BRPI1106493A2 BRPI1106493A BRPI1106493A2 BR PI1106493 A2 BRPI1106493 A2 BR PI1106493A2 BR PI1106493 A BRPI1106493 A BR PI1106493A BR PI1106493 A2 BRPI1106493 A2 BR PI1106493A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
plate
holes
sternal
bone
sternum
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Jose Tadeu Leme
Original Assignee
Jose Tadeu Leme
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Jose Tadeu Leme filed Critical Jose Tadeu Leme
Priority to BRPI1106493A priority Critical patent/BRPI1106493B1/pt
Publication of BRPI1106493A2 publication Critical patent/BRPI1106493A2/pt
Publication of BRPI1106493B1 publication Critical patent/BRPI1106493B1/pt

Links

Landscapes

  • Surgical Instruments (AREA)
  • Prostheses (AREA)

Abstract

SISTEMA PARA FIXAÇÃO DE ESTERNO notadamente de um sistema composto por placa (1) bipartida de titânio de diferentes configurações para atender a anatomia do esterno (2) onde será fixada por meio de parafusos (3) e, interligadas pro travas (4) corrediças em rasgos que formam canais (5) com encaixe do tipo ''rabo de andorinha'' (6).

Description

“SISTEMA PARA FIXAÇÃO DE ESTERNO”
BREVE APRESENTAÇÃO
Trata a presente solicitação de Patente de Invenção de um inédito, “SISTEMA PARA FIXAÇÃO DE ESTERNO”, especialmente constituído de uma 5 placa bipartida unida por trava removível formatando peça única, a qual é fixada ao osso por meio de parafusos, capaz de estabelecer forte vínculo entre os componentes supracitados e a estabilidade angular do conjunto resultando em inúmeras vantagens, entre elas a menor necessidade da adaptação íntima da placa como o esterno.
CAMPO DE APLICAÇÃO
. O sistema pleiteado foi desenvolvido para procedimentos de fechamento ou reparo primário e secundário do esterno após uma esternotomia ou fratura do esterno com o objetivo de estabilizar e propiciar a consolidação óssea. EMBASAMENTO
A esternotomia é um procedimento cirúrgico que precede a cirurgia
cardíaca, sendo uma incisão no peito que começa na parte superior do esterno, osso abaixo do pescoço oco, até o seu final, após a incisão inicial, corta-se o esterno para dar espaço suficiente à cirurgia cardíaca.
... Por sua vez, as fraturas do esterno, apesar de não serem comuns, são de alta mortalidade devido à associação de outras injúrias.
Em ambas as situações acima comentadas é freqüente a indicação de fixação cirúrgica, principalmente se ocorrer desalinhamento e/ ou sobreposição.
Tecnologias modernas que proporcionam praticidade e segurança, de acordo com o foco desse pedido de patente, no que se refere a abertura e o fechamento do esterno, têm ganhado espaço na área médica, que busca técnicas e produtos capazes de reduzir o tempo de exposição da caixa torácica, expondo menos o paciente a fatores de risco.
ESTADO DA TÉCNICA
O atual estado da técnica antecipa alguns documentos de patentes que versam sobra à matéria em apreço, como o KR 20080040635 que trata de um sistema de reconstrução de esterno viabilizado com pelo menos um cabo flexível cuja ponta dobrada é fixada por fusão, não sem antes passar por uma conexão com dois canais e uma ponteira.
Os fios de aço, cerclam e aproxima o osso. No entanto, este procedimento favorece a progressão de processo da porção superior do mediatisno para o interior da cavidade mediastinal, o que dificulta ou mesmo impede a fusão óssea, além dos fios poderem vir a cortar o esterno devido à fragilidade óssea em casos de pacientes de risco.
O Pl 0318677-6 "Placa para Osteosíntese". A placa para osteosíntese 15 apresenta a forma de um 'x' e compreende um lado superior, um lado inferior destinado a fazer contato com o osso, uma parte central e uma área periférica adjacente comportando as quatro pernas do 'x' e em cujas extremidades existem quatro orifícios. Os orifícios da placa possuem meios apropriados para um ancoramento rígido e com angulação estável dos parafusos para osteosíntese a 20 serem introduzidos em ditos orifícios.
Já o produto acima por ser peça única limita a margem de manuseio do mesmo em determinados procedimentos, sendo que numa eventual necessidade de retirada, por exemplo, numa intervenção cirúrgica reincidente / emergencial é obrigatória a retirada de todos os parafusos para abrir o esterno novamente. Por outro lado, o vínculo da placa com o osso é precário resultado da junção da cabeça do parafuso com a mesma, o que impõe uma condição em que o contato íntimo com o osso deve ser pleno. Isso prejudica o suprimento sanguíneo na fratura.
O W090/04366 antecipa um dispositivo específico para fechar a abertura do esterno numa cirurgia cardíaca, apresentando as mesmas deficiência acima comentadas.
O Pl 0518727-3 “Disposição de Fixação, e, Método para Fixar uma Pluralidade.de Segmentos de Osso. Compreende pelo menos duas placas, uma das quais pode ser uma placa contornada e uma das quais pode ser uma placa de preensão. a placa contornada pode ter uma pluralidade de dentes, e a placa de IO preensão pode ter um elemento de preensão resiliente. os dentes podem ser arranjados de modo que o elemento de preensão resiliente encontra progressiva resistência quando as placas são comprimidas.
Já essa placa, bipartida, trabalha com um sistema de encaixe baseado num encaixe deslizante em que a fixação é efetivada pela particularidade resiliente do material na região de “pega”. Apesar de melhora o manuseio no campo cirúrgico, esse tipo de encaixe é dificultoso e não confiável podendo se soltar ou gerar folgas que causam instabilidade no conjunto.
DO NOVO SISTEMA
Ciente do atual estado da técnica, suas lacunas e limitantes, o 20 inventor, após estudos e pesquisas criou o “SISTEMA PARA FIXAÇÃO DE ESTERNO” em questão, apresenta como ponto diferenciador e verdadeiramente inédito a fixação rígida por placas de titânio devidamente parafusadas e conectadas com trava que percorre um canal com encaixe tipo “rabo de andorinha”, muito eficaz e confiável. A placa foi desenvolvida em diversos formatos / dimensões para atender anatomicamente qualquer parte do esterno, proporcionando meihor estabilidade da placa e maior resistência ao esforço mecânico exigido.
DAS VANTAGENS
Em suma, a invenção reivindicada apresenta como vantagens mais preponderantes:
> Menor afrouxamento do parafuso;
> Maior estabilidade do dispositivo;
> Adaptação íntima da placa com o osso menos necessária;
> Maior resistência aos esforços mecânicos exigidos;
> Garante a osteossintese do esterno em um tempo menor;
> Permite a abertura e fechamento imediato do osso esterno, em emergências cardíacas, por exemplo;
. > Fixação rígida mesmo em pacientes de risco (crianças, idosos e obesos), garantindo a osteosíntese em menor tempo.
Grande parte das vantagens está relacionada com o vínculo existente
entre a placa/ parafuso/ osso e a estabilidade angular do sistema. A dimensão da força de vínculo entre a placa e o parafuso está diretamente relacionada com o formato da cabeça do parafuso. A estabilidade angular do sistema decorrente possibilita adequada adaptação da placa, não havendo necessidade de contato
íntimo com o osso, o que disponibiliza à fratura e necessária distribuição de suprimento sanguíneo, uma vez que não há nenhuma forma de pressão entre placa e osso, desse modo melhorando os processos de cicatrização.
A seguir, explica-se a invenção com referência aos desenhos anexos, nos quais estão representadas de forma ilustrativa e não limitativa: Fig. 1 - Vista em perspectiva explodida de uma placa reta com 3x3 furos e trava componentes do sistema;
Fig. 2 - Vista superior em corte de uma placa reta com 3x3 furos e trava componentes do sistema;
Fig. 3 - Vista em elevação em corte de uma placa reta com 3x3 furos e
trava componentes do sistema;
Fig. 4 - Vista em perspectiva de uma placa reta com 2x2 furos, com
trava;
Fig. 5 - Vista em perspectiva de uma placa reta com 4x4 furos, com
trava;
Fig. 6 - Vista em perspectiva de uma placa em formato de estrela com 3x3 furos, com trava;
Fig. 7 - Vista em perspectiva de uma placa em formato de estrela com 6x6 furos, com trava;
Fig. 8 - Vista em perspectiva de uma placa em formato H com 4x4
furos, com trava;
Fig. 9 - Vista em perspectiva de uma placa em formato X com 4x4 furos, com trava;
■ Fig. 10 - Vista em corte lateral do sistema e seus componentes, mostrando uso;
Fig. 11 - Detalhe da fixação do parafuso na placa e no osso. DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
O “SISTEMA PARA FIXAÇÃO DE ESTERNO” notadamente de um sistema composto por placa (1) bipartida de titânio de diferentes configurações para atender a anatomia do esterno (2) onde será fixada por meio de parafusos (3) e, interligadas por travas (4) corrediças em rasgos que formam canais (5) com encaixe do tipo “rabo de andorinha” (6).
Mais particularmente, o sistema reivindicado, conforme mostrado na figura 1 é representado por uma placa (1) bipartida de delineamento 5 substancialmente retilíneo, com as extremidades alongadas dotadas de três orifícios (8), sendo que do orifício mais interno ocorre um alargamento (3) da peça. Nas pontas se destacam projeções duplas concordantes com projeção simples, ambas com rasgos chanfrados que formatam canais (5) com encaixe “rabo de andorinha”
(6). Ditos canais (5) são percorridos por travas (4) compatíveis com o perfil dos mesmos, desse modo efetivando a ligação entre as peças. Por sua vez, a fixação da placa (1) ao osso é garantida pela configuração das cabeças dos parafusos (3), que apresentam roscas (7) compatíveis com as roscas localizadas nos orifícios (8) das placas (1).
Mantendo o mesmo conceito inventivo, as placas (1) podem sofrer 15 variações construtivas, como mostrado na figura 4 que trata de uma placa (1) reta com dois orifícios (8) em cada extremidade. A figura 5 mostra uma placa (1) reta com quatro orifícios (8) em cada extremidade. A figura 6 mostra uma placa (1) em formato de uma estrela com três orifícios (8) em cada extremidade. A figura 7 mostra uma placa (1) em formato de uma estrela com seis orifícios (8) em cada 20 extremidade. A figura 8 mostra uma placa (1) em formato H com seis orifícios (8) em cada extremidade placa em formato H com quatro orifícios em cada extremidade. A figura 9 mostra uma placa (1) em formato X com quatro orifícios (8) em cada extremidade furos, com trava;
Portanto, o presente pedido de patente de invenção se reveste de novidade e inventividade graças à fixação do esterno ser feito por placas de titânio e conectadas entre si por pino trava proporcionando uma abertura e fechamento imediato sem a necessidade de desparafusar a placa, e em uma eventual emergência, diminui a exposição da caixa torácica ao meio externo, que somado a aplicação industrial o faz merecedor do privilégio de patente.

Claims (2)

1. “SISTEMA PARA FIXAÇÃO DE ESTERNO” caracterizado por ser constituído por uma placa (1) bipartida orifícios (8), sendo que na face interna configura projeções duplas concordantes com projeção simples, ambas com rasgos chanfrados que formatam canais (5) com encaixe “rabo de andorinha” (6) percorridos por travas (4) compatíveis com o perfil dos mesmos; a fixação da placa (1) ao osso é garantida pela configuração das cabeças dos parafusos (3), que apresentam roscas (7) compatíveis com as roscas localizadas nos orifícios (8) das placas (1).
2. “SISTEMA PARA FIXAÇÃO DE ESTERNO”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelas placas (1) poderem assumir diferentes formatos, dimensões e número de orifícios (8).
BRPI1106493A 2011-12-15 2011-12-15 sistema para fixação de esterno BRPI1106493B1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1106493A BRPI1106493B1 (pt) 2011-12-15 2011-12-15 sistema para fixação de esterno

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1106493A BRPI1106493B1 (pt) 2011-12-15 2011-12-15 sistema para fixação de esterno

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1106493A2 true BRPI1106493A2 (pt) 2013-11-12
BRPI1106493B1 BRPI1106493B1 (pt) 2017-03-14

Family

ID=49549810

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1106493A BRPI1106493B1 (pt) 2011-12-15 2011-12-15 sistema para fixação de esterno

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI1106493B1 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI1106493B1 (pt) 2017-03-14

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112012026818B1 (pt) fórceps e conjunto de fixação óssea
ES2959525T3 (es) Clavo intramedular
BRPI0918203B1 (pt) Parafuso endósseo para fixar uma placa a um sítio ósseo, dispositivo ortopédico para a osteossíntese de fraturas e sistema para fixar e extrair um parafuso endósseo
US20150223851A1 (en) Foot Bone Plate Providing Fixation and Compression
BR112015003783B1 (pt) Ligação configurada para uso em um sistema âncora-em-âncora e sistema âncora-em- âncora
BRPI0609409A2 (pt) par de fórceps
BRPI0510055B1 (pt) sistema de reconstrução de esterno, cabo flexível, e, método e conjunto para reconstrução de esterno
JP2004523300A5 (pt)
BRPI0612275A2 (pt) grampo para fixaÇço externa tendo um eixo longitudinal
BR112016001234B1 (pt) Broca de ferramenta para um osteótemo ultrassônico e osteótemo ultrassônico
BR112016020280B1 (pt) Instrumento de guia separável e conjunto de fixação óssea
BR112020026325A2 (pt) Haste de conexão de fixação externa com atamento fêmea
CN107635492A (zh) 外部固定系统
BR112015001589B1 (pt) pino alongado para um sistema de fixação modular externo, para aplicações de fixação temporária e/ou permanente, e sistema de fixação modular externo
BR112017023981B1 (pt) Implante de fusão óssea, e, método para a produção individualizada do implante de fusão óssea
BR112017012331B1 (pt) Sistema de fixação de fio, ponta tensionadora de fio e sistema de parafuso de tensionamento de fio, método para tensionar um fio através de um elemento de fixação externa e fio de parafuso de fixação
AU2017296286A1 (en) Chest wall repair device
BR102018069005A2 (pt) Método e instrumentos para montagem de uma prótese ortopédica femoral
BR112016029600B1 (pt) Placa óssea de coluna medial
BR112016002276B1 (pt) grupo de ancoragem para um aparelho imobilizador externo
US20150250566A1 (en) Alveolar distractor
EP3740146A1 (en) Implant positioner and sternal plating system
BRPI1106493A2 (pt) Sistema para fixação de esterno
RU2572189C1 (ru) Устройство для размещения и фиксации металлического имплантата при хирургическом лечении травматически поврежденных костей лонного сочленения тазового кольца
TW202220621A (zh) 骨科植入物用器械

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 4A ANUIDADE. PAGAR RESTAURACAO.

B08G Application fees: restoration
B65X Notification of requirement for priority examination of patent application
B65Y Grant of priority examination of the patent application (request complies with dec. 132/06 of 20061117)
B06A Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application according art. 36 industrial patent law
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 15/12/2011, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 8A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2544 DE 08-10-2019 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.