BRPI1103260B1 - bomba centrífuga de vários estágios - Google Patents

bomba centrífuga de vários estágios Download PDF

Info

Publication number
BRPI1103260B1
BRPI1103260B1 BRPI1103260-0A BRPI1103260A BRPI1103260B1 BR PI1103260 B1 BRPI1103260 B1 BR PI1103260B1 BR PI1103260 A BRPI1103260 A BR PI1103260A BR PI1103260 B1 BRPI1103260 B1 BR PI1103260B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
channel
volute
centrifugal pump
long
pump
Prior art date
Application number
BRPI1103260-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Arnaldo Rodrigos
Original Assignee
Sulzer Management Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Sulzer Management Ag filed Critical Sulzer Management Ag
Publication of BRPI1103260A2 publication Critical patent/BRPI1103260A2/pt
Publication of BRPI1103260B1 publication Critical patent/BRPI1103260B1/pt

Links

Images

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F04POSITIVE - DISPLACEMENT MACHINES FOR LIQUIDS; PUMPS FOR LIQUIDS OR ELASTIC FLUIDS
    • F04DNON-POSITIVE-DISPLACEMENT PUMPS
    • F04D29/00Details, component parts, or accessories
    • F04D29/40Casings; Connections of working fluid
    • F04D29/42Casings; Connections of working fluid for radial or helico-centrifugal pumps
    • F04D29/44Fluid-guiding means, e.g. diffusers
    • F04D29/445Fluid-guiding means, e.g. diffusers especially adapted for liquid pumps
    • F04D29/448Fluid-guiding means, e.g. diffusers especially adapted for liquid pumps bladed diffusers
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F04POSITIVE - DISPLACEMENT MACHINES FOR LIQUIDS; PUMPS FOR LIQUIDS OR ELASTIC FLUIDS
    • F04DNON-POSITIVE-DISPLACEMENT PUMPS
    • F04D29/00Details, component parts, or accessories
    • F04D29/40Casings; Connections of working fluid
    • F04D29/42Casings; Connections of working fluid for radial or helico-centrifugal pumps
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F04POSITIVE - DISPLACEMENT MACHINES FOR LIQUIDS; PUMPS FOR LIQUIDS OR ELASTIC FLUIDS
    • F04DNON-POSITIVE-DISPLACEMENT PUMPS
    • F04D1/00Radial-flow pumps, e.g. centrifugal pumps; Helico-centrifugal pumps
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F04POSITIVE - DISPLACEMENT MACHINES FOR LIQUIDS; PUMPS FOR LIQUIDS OR ELASTIC FLUIDS
    • F04DNON-POSITIVE-DISPLACEMENT PUMPS
    • F04D29/00Details, component parts, or accessories
    • F04D29/40Casings; Connections of working fluid

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Structures Of Non-Positive Displacement Pumps (AREA)

Abstract

REVESTIMENTO PARA BOMBA EM FORMA DE VOLUTA PARA UMA BOMBA CENTRÍFUGA. A presente invenção refere-se a um revestimento para bomba em forma de voluta (1) para uma bomba centrífuga que inclui uma câmara para alojar pelo menos um impulsor (4) montado em um eixo (2) para girar o impulsor em torno de um eixo geométrico de rotação (2a), uma câmara em forma de voluta que forma um canal de fluxo dividido em uma primeira voluta (5.1) e uma segunda voluta (5.2), e um primeiro canal (6.1) e um segundo canal (6.2) conectados à primeira e à segunda voluta respectivamente. O primeiro canal é também chamado de canal longo e o segundo canal é também chamado de canal curto. No revestimento para bomba em forma de voluta (1), o primeiro canal ou canal longo (6.1) é axialmente deslocado com relação ao segundo canal ou canal curto (6.2) e/ou com relação à segunda voluta (5.2).

Description

[0001] A presente invenção refere-se a um revestimento para bomba em forma de voluta de acordo com o preâmbulo da reivindicação 1 e a uma bomba centrífuga incluindo este revestimento para bomba em forma de voluta.
[0002] Bombas com revestimento em forma de voluta são muito comuns. Seu aspecto característico é o revestimento de bomba em forma de voluta o qual, comumente, torna esse tipo de bomba reconhecível pelo lado de fora. Revestimentos do tipo de voluta podem ser construídos como parte de um arranjo de bomba em um só estágio ou em vários estágios. Em algumas bombas de vários estágios um revestimento em forma de voluta é proporcionado apenas para o último estágio. Tanto bombas de sucção simples quanto de sucção dupla, com revestimentos em forma de voluta dupla, são usadas com frequência.
[0003] Um revestimento em forma de voluta geralmente inclui uma câmara designada para alojar pelo menos um impulsor o qual é em geral do tipo com fluxo radial ou misto e montado em um eixo para rotação quando acionado por um motor. O revestimento inclui ainda uma câmara em forma de voluta para coletar material bombeado e uma seção de canal e descarga para conduzir o material para fora. A descarga pode ser posicionada tangencialmente ao revestimento em forma de voluta, ou posicionada radialmente proporcionando-se um tubo em S. Uma seção de canal de sucção é posicionada vantajosamente de maneira axial em caso de mancais dispostos apenas em um lado do impulsor, e radialmente ou tangencialmente no caso de mancais em cada um dos lados do impulsor. Na sua configuração mais simples, com uma só voluta, o revestimento pode ser subdividido de maneira geral em duas seções principais consistindo em uma seção de câmara a jusante incluindo uma câmara em forma de voluta e da uma seção de canal a montante e descarga. O plano ou seção no qual a voluta e o canal se encontram é geralmente definido como a garganta. A borda principal da garganta que separa ou guia o fluxo a partir da câmara para o interior do canal é designada lábio quebra-mar ou quebra-mar e para qualquer comprimento determinado a superfície superior e inferior que se estendem além do lábio são denominadas língua. No caso de um revestimento com uma pluralidade de volutas e canais de fluxo dispostos em torno de um impulsor o número de lábios vai ser normalmente igual ao número de volutas ou canais de fluxo. Isto é, no caso de uma voluta dubla vão haver dois lábios.
[0004] O revestimento de bomba convencional com voluta dupla e descarga dupla é disposto de tal maneira que um canal externo ou longo conectado a uma primeira voluta é enrolado em torno de uma segunda voluta ou voluta interna e por cima de um canal curto conectado à segunda voluta de modo que a descarga do meio bombeado é realizada através de um bocal de descarga comum que pode ser proporcionado, por exemplo, em um flange. Isso proporciona um meio de bombeamento eficaz, mas impõe uma grande área de alcance na direção radial e, assim, uma altura maior que é desvantajosa para disposições de bomba que requerem uma solução mais compacta.
[0005] Um exemplo corrente de uma disposição de bomba desse tipo é uma bomba de dois estágios com dois impulsores montados escorados um no outro em um eixo e separados por uma bucha central presa ao eixo, com um impulsor montado em um revestimento por etapas e o outro em um revestimento de uma descarga. A admissão para o revestimento da descarga é feita por meio de um canal que atravessa o topo e o fundo que respectivamente atravessam por cima e por baixo do revestimento de estágio e do revestimento de descarga. As seções transversais dos canais atravessantes se unem na abertura de admissão do revestimento de descarga.
[0006] A altura imposta pelo revestimento de voluta dupla representa uma altura de bombeamento desvantajosa como um todo e uma grande distância entre os canais atravessantes e a bucha central, com a parte do revestimento da bucha central sendo constituída de uma grande massa de material. Isto resulta também em outros grandes bolsões de massa sólida entre os canais atravessantes e os contornos vizinhos do revestimento. Assim, do ponto de vista do custo, uma altura maior do revestimento em forma de voluta dupla leva a uma massa maior na configuração de múltiplos estágios descrita e, portanto, a uma solução mais cara. É um objetivo da presente invenção proporcionar um revestimento de bomba em forma de voluta com duas ou mais volutas e uma bomba centrífuga incluindo tal revestimento de bomba em forma de voluta que apresentem um invólucro geométrico que seja menor na direção radial do que o invólucro geométrico de um revestimento de voluta dupla convencional de uma bomba igualmente classificada e que têm uma linha divisória mais próxima do eixo geométrico de rotação do que a linha divisória em um revestimento de voluta dupla convencional de uma bomba igualmente classificada. Outro objetivo da invenção aplicado a bombas de múltiplos estágios é reduzir a massa material do revestimento de bomba em forma de voluta se comparado a um revestimento convencional de voluta dupla de uma bomba de múltiplos estágios igualmente classificada.
[0007] Esse objetivo é conseguido de acordo com a invenção pelo revestimento de bomba definido na reivindicação 1 e pela bomba centrífuga definida na reivindicação 9.
[0008] O revestimento de bomba em forma de voluta para uma bomba centrífuga de acordo com a invenção inclui uma câmara para alojar pelo menos um impulsor montado em um eixo para girar o impulsor em torno de um eixo geométrico de rotação, uma câmara em forma de voluta que forma um canal de fluxo dividido em uma primeira voluta e uma segunda voluta, e um primeiro Canal e um segundo canal conectados à primeira e à segunda voluta respectivamente, com o primeiro canal sendo chamado de canal longo e o segundo canal sendo chamado de canal curto. O revestimento de bomba em forma de voluta é caracterizado pelo fato de que o primeiro canal ou canal longo é axialmente deslocado com relação ao segundo canal ou canal curto e/ou com relação à segunda voluta, por exemplo, pelo fato de que o primeiro canal ou canal longo é axialmente deslocado em mais da metade do seu comprimento com relação ao segundo canal ou canal curto e/ou com relação à segunda voluta. Uma parte final do canal longo pode, por exemplo, ser posicionada na direção axial na parte lateral do canal curto ou lado a lado com o canal curto.
[0009] Em uma modalidade variante vantajosa a primeira e a segunda voluta estão conectadas cada uma a um só canal. Em outra modalidade variante vantajosa os canais têm cada um uma parte final que forma uma descarga dupla.
[00010] Em uma modalidade vantajosa, o primeiro canal ou canal mais longo tem uma parede mais próxima do eixo geométrico de rotação chamada doravante de parede interna, na qual uma distância radial entre o eixo geométrico de rotação e a parede interna diminui ao longo de pelo menos parte do comprimento do canal longo. Em outra modalidade vantajosa, uma distância radial entre o eixo geométrico de rotação e a parede interna do canal longo é menor do que o raio do impulsor em uma parte da extensão do canal longo. Em mais outra modalidade vantajosa, o revestimento de bomba em forma de voluta compreende um duto de entrada e, por uma parte da extensão do canal longo, uma distância radial entre o eixo geométrico de rotação e a parede interna do canal longo é menor à metade do diâmetro do duto de entrada ou menor do que metade do menor diâmetro do duto de entrada.
[00011] Independentemente da modalidade ou da modalidade variante, o canal longo e/ou o canal curto podem ter uma seção transversal constante por parte de seus respectivos comprimentos ou uma seção transversal que se alarga por parte de seus respectivos comprimentos. Além disso, o canal longo e/ou o canal curto podem ter uma seção transversal constante pela maior parte de seu respectivo comprimento ou uma seção transversal que se alarga pela maior parte de seu respectivo comprimento.
[00012] A bomba centrífuga de acordo com a invenção inclui pelo menos um impulsor montado em um eixo para girar o impulsor em torno de um eixo geométrico de rotação e um revestimento de bomba em forma de voluta de acordo com uma ou mais das configurações e variantes de configurações descritas acima. A bomba centrífuga é tipicamente do tipo radial ou do tipo com fluxo misturado.
[00013] Em uma modalidade vantajosa a bomba centrífuga é uma bomba de múltiplos estágios. Em uma modalidade vantajosa variante, a bomba centrífuga é uma bomba de múltiplos estágios incluindo uma disposição de impulsores escorados um no outro e um estágio de descarga, no qual o canal longo do estágio de descarga passa entre uma bucha central e um cruzamento da bomba de múltiplos estágios.
[00014] O revestimento de bomba em forma de voluta e a bomba centrífuga de acordo com a invenção têm a vantagem de que a geometria do invólucro do revestimento de bomba em forma de voluta e, consequentemente da bomba centrífuga na direção radial podem se tornar menores, por exemplo, 80% ou 90% em relação àquelas de uma bomba de mesma linha com voluta dupla convencional. Na prática, isso tipicamente significa uma redução geral na altura do revestimento. Também é vantajoso que a posição de repouso da bomba de acordo com a invenção pode estar abaixo da sua posição de montagem e que a linha divisória possa ser posicionada mais próxima do eixo geométrico da bomba do que em uma bomba de mesma linha com voluta dupla convencional.
[00015] Outra vantagem do revestimento de bomba em forma de voluta e da bomba centrífuga de acordo com a invenção se relaciona à bombas de múltiplos estágios nas quais a massa material do revestimento de bomba em forma de voluta pode ser reduzida se comparada ao revestimento de voluta dupla convencional de uma bomba de múltiplos estágios convencionais da mesma linha. No revestimento de bomba em forma de voluta de acordo com a invenção é particularmente possível reduzir a massa material ou a espessura entre a geometria hidráulica do revestimento e aquela dos contornos geométricos vizi-nhos. Em uma bomba de múltiplos estágios de acordo com a invenção é possível diminuir a distância entre o cruzamento superior e inferior, reduzindo-se assim a altura geral de toda a bomba se comparada a bombas de múltiplos estágios convencionais. Uma solução mais compacta é encontrada desta maneira pelo revestimento de bomba em forma de voluta e pela bomba centrífuga de acordo com a invenção.
[00016] A descrição acima das modalidades e variantes serve somente de exemplo. Outras modalidades vantajosas podem ser vistas nas reivindicações dependentes e no desenho. Além disso, no contexto da presente invenção, aspectos particulares das descritas ou ilustradas e das variantes descritas ou ilustradas podem ser combinados entre si para formar novas modalidades.
[00017] A seguir a invenção será explicada em maior detalhe com referência à modalidade específica e com referência ao desenho.
[00018] A figura 1 é uma seção perpendicular ao eixo geométrico de rotação através de um revestimento de bomba com voluta convencional tendo uma voluta dupla; a figura 1A é uma seção em corte através da parte de saída do revestimento de bomba em forma de voluta convencional de acordo com a figura 1; a figura 2 é um corte perpendicular ao eixo geométrico de rotação através de uma modalidade de um revestimento de bomba em forma de voluta de acordo com a invenção tendo uma voluta dupla; a figura 2A é um corte transversal através da parte de saída da modalidade de um revestimento de bomba em forma de voluta de acordo com a invenção mostrado na figura 2; a figura 3 é um corte axial através do revestimento de bomba em forma de voluta convencional de acordo com a figura 1; a figura 4 é um corte axial através da modalidade de um revestimento de bomba em forma de voluta de acordo com a invenção mostrada na figura 2; a figura 5 é um corte axial através de um revestimento de bomba em forma de voluta convencional tendo dois estágios e uma voluta dupla; e a figura 6 é um corte axial através de uma segunda modalidade de um revestimento de bomba em forma de voluta de acordo com a invenção tendo dois estágios e uma voluta dupla.
[00019] As figuras 1, 1 A e 3 ilustram um revestimento de bomba em forma de voluta convencional para uma bomba centrífuga, a figura 1 sendo uma seção A’ - A’ perpendicular a um eixo geométrico de rotação, a figura 1 A sendo um corte transversal C’ - C’ através da parte de saída e a figura 3 sendo um corte axial B’ -B’ através do revestimento de bomba em forma de voluta convencional. O revestimento de bomba em forma de voluta convencional ilustrado inclui uma câmara para alojar pelo menos um impulsor 4 montado em um eixo 2 para rotação em torno de um eixo geométrico de rotação 2a quando, por exemplo, acionado por um motor. O revestimento inclui ainda uma câmara em forma de voluta que forma um canal de fluxo dividido em uma primeira voluta 5.1 e uma segunda voluta 5.2 que tipicamente se estendem cada uma por aproximadamente metade do círculo ou menos, e um primeiro canal 6.1 e um segundo canal 6.2 conectados à primeira e à segunda voluta respectivamente para guiar o material bombeado para fora.
[00020] O revestimento inclui proveitosamente pelo menos uma parede 3 separando o primeiro canal 6.1 da segunda voluta 5.2 e/ou do segundo canal 6.2, a referida parede 3 sendo chamada de costela ou costela divisora ou parede de costela divisora. Uma parte de borda principal 7.1, 7.2 do revestimento 1 que separa ou guia o fluxo a partir de uma voluta 5.1, 5.2 para o interior de um canal 6.1, 6.2 é designado lábio corta-água ou corta-água e para qualquer dada extensão as superfícies superior e inferior que se estendem além do lábio são denominadas a língua. No caso do revestimento com volutas duplas e duplos canais de fluxo há dois lábios corta-água 7.1, 7.2, sendo um dos lábios corta-água a parte de borda principal da costela divisora 3 no revestimento mostrado na figura 1.
[00021] Um revestimento de bomba em forma de voluta convencional com voluta dupla e descarga dupla é posicionado de maneira tal que o primeiro canal 6.1, também chamado de canal externo ou longo, é enrolado em torno da segunda voluta 5.2, também chamada voluta interna, e sobre o segundo canal 6.2, também chamado canal interno ou curto, de modo que a descarga do meio bombeado é feito através de uma abertura de descarga comum 8 a qual pode ser proporciona-da, por exemplo, em um flange 8a. A parte final ou última parte dos canais 6.1, 6.2 pode ser posicionada tangencialmente para o revestimento em forma de voluta, como ilustrado na figura 1, ou posicionado radialmente proporcionando-se, por exemplo, um tubo em S. O revestimento de bomba em forma de voluta pode incluir ainda um duto de sucção ou um canal de sucção não ilustrado nas figuras.
[00022] As figuras 2, 2A e 4 ilustram uma de revestimento de bom- ba em forma de voluta 1 de acordo com a invenção, com a figura 2 sendo um corte A - A perpendicular a um eixo geométrico de rotação, a figura 2 A sendo um corte transversal C - C através da parte de saída e a figura 4 sendo uma seção axial B - B através do revestimento de bomba em forma de voluta. Na modalidade ilustrada, o revestimento de bomba em forma de voluta 1 para uma bomba centrífuga de acordo com a invenção inclui uma câmara para alojar pelo menos um impulsor 4 montado em um eixo 2 para girar o impulsor em volta de um eixo geométrico de rotação 2a, uma câmara em forma de voluta que forma um canal de fluxo dividido em uma primeira voluta 5.1 e uma segunda voluta 5.2 que tipicamente se estendem cada uma por cerca de metade do círculo ou menos, e um primeiro canal 6.1 e um segundo canal 6.2 conectados à primeira e à segunda voluta respectivamente, sendo o primeiro canal 6.1 chamado canal longo e o segundo canal 6.2 sendo chamado canal curto.
[00023] O revestimento de bomba em forma de voluta 1 conforme a invenção é caracterizado pelo fato de que o primeiro canal ou canal longo 6.1 é deslocado axialmente com relação ao segundo canal ou canal curto 6.2 e/ou com relação à segunda voluta 5.2, por exemplo, pelo fato de que a maior parte ou mais que a metade da extensão do primeiro canal ou canal longo 6.1 é axialmente deslocado com relação ao segundo canal ou canal curto 6.2 e/ou com relação à segunda voluta 5.2. Uma parte final ou última parte do canal longo 6.1 pode, por exemplo, ser posicionada na direção axial na parte lateral do canal curto 6.2 ou lado a lado com o canal curto 5.2. O revestimento 1 inclui proveitosamente pelo menos uma parede 3’ separando o primeiro canal 6.1 da segunda voluta 5.2 e/ou do segundo canal 6.2, a referida parede 3’ sendo chamada uma costela ou costela divisora ou parede de costela divisora. O revestimento 1 pode incluir ainda uma parte de borda principal 7.1, 7.2 do revestimento 1 que separa ou guia o fluxo de uma voluta 5.1, 5.2 para o interior de um canal 6.1,6.2 e que é designada lábio corta-água ou corta-água. No caso de um revestimento com volutas duplas e duplos canais de fluxo há dois lábios corta-água 7.1, 7.2, como mostrado na figura 2.
[00024] Na modalidade ilustrada nas figuras 2, 2A e 4, o arranjo de voluta dupla é tipicamente retido como no revestimento de bomba em forma de voluta. Entretanto, o canal longo 6.1 assume favoravelmente uma configuração com desenho diferente porque, por exemplo, as áreas de corte transversal ao longo da extensão desse canal são progressivamente deslocadas na direção axial até o ponto em que as próximas áreas de corte transversal estão posicionadas mais próximas e radialmente em torno do eixo 2 e na parte lateral do canal curto 6.2. Cada uma das últimas seções-transversais do canal longo 6.1 e do canal curto tipicamente se juntam a um duto de descarga comum dotado de uma abertura 8 e opcionalmente com um flange 8a. A parte final ou última parte dos canais 6.1, 6.2 pode ser posicionada tangencialmente ao revestimento em forma de voluta, como ilustrado na figura 2 ou posicionado radialmente proporcionando-se, por exemplo, um tubo em S. O revestimento de bomba em forma de voluta pode incluir ainda um duto de sucção ou canal de sucção não ilustrado nas figuras.
[00025] Em uma modalidade variante vantajosa, a primeira e a segunda voluta 5.1, 5.2 estão conectadas, cada uma delas, a um só canal 6.1, 6.2. Em outra modalidade variante vantajosa, os canais 6.1, 6.2 têm uma parte final ou última parte cada que forma uma descarga dupla como ilustrado na figura 2A.
[00026] Em uma modalidade vantajosa, o primeiro canal ou canal mais longo 6.1 tem uma parede mais próxima do eixo geométrico de rotação 2a chamada doravante de parede interna 6.1a, na qual uma distância radial entre o eixo geométrico de rotação 2a e a parede interna 6.1a diminui ao longo de pelo menos parte do comprimento do canal longo. Em outra modalidade vantajosa, uma distância radial entre o eixo geométrico de rotação 2a e a parede interna 6.1a do canal longo 6.1 é menor do que o raio do impulsor 4 em uma parte da extensão do canal longo. Em mais outra modalidade vantajosa, o revestimento de bomba em forma de voluta compreende um duto de entrada e, por uma parte da extensão do canal longo 6.1, uma distância radial entre o eixo geométrico de rotação 2a e a parede interna 6.1a do canal longo é menor que a metade do diâmetro do duto de entrada ou menor do que metade do menor diâmetro do duto de entrada. A parede interna 6.1 a do canal longo 6.1 não precisa ser reta como ilustrado na figura 4, mas, na prática, pode assumir qualquer formato apropriado em uma seção de corte transversal, tal como um formato circular, oval ou curvo.
[00027] Independentemente da modalidade ou da modalidade variante, o canal longo 6.1 e/ou o canal curto 6.2 podem ter uma seção transversal constante por parte de seus respectivos comprimentos ou uma seção transversal que se alarga por parte de seus respectivos comprimentos. Além disso, o canal longo e/ou o canal curto podem ter uma seção transversal constante pela maior parte de seu respectivo comprimento ou uma seção transversal que se alarga pela maior parte de seu respectivo comprimento.
[00028] A figura 5 ilustra um corte axial através de um revestimento de bomba em forma de voluta convencional tendo dois estágios e uma voluta dupla; e a figura 6 ilustra um corte axial através de uma segunda modalidade de um revestimento de bomba em forma de voluta de acordo com a invenção tendo dois estágios e uma voluta dupla. O revestimento de bomba em forma de voluta 1 ilustrado na figura 5 inclui um primeiro estágio e um segundo estágio ou estágio de descarga cada um com uma câmara para alojar um impulsor 41, 4" montado em um eixo comum 2 para girar em torno de um eixo geométrico de rotação 2 a quando, acionado, por exemplo, por um motor. Os impulsores 41, 4" são tipicamente montados de forma que estão escorados um no outro no eixo 2 e separados por uma bucha central 2b.
[00029] O primeiro estágio do revestimento de bomba em forma de voluta inclui um canal de fluxo para coletar o material bombeado e um primeiro canal 6.11 e um segundo canal 6.21 cada um deles conectado ao canal de fluxo para transportar o material bombeado enquanto o estágio de descarga inclui uma câmara em forma de voluta que forma um canal de fluxo dividido em uma primeira voluta e uma segunda voluta que se estendem tipicamente por cerca de metade do círculo ou menos, e um primeiro canal 6.1" e um segundo canal 6.2" conectados à primeira e segunda volutas respectivamente para conduzir o meio bombeado para fora. O estágio de descarga inclui proveitosamente pelo menos uma parede de costela divisora separando o primeiro canal 6.1" da segunda voluta e/ou do segundo canal 6.2" do estágio de descarga. Os canais 6.1 ’, 6.21 do primeiro estágio são conectados respectivamente através dos canais atravessantes 9.1, 9.2, tais como um canal atravessante superior e inferior para a abertura de admissão do estágio de descarga.
[00030] Em um revestimento de bomba em forma de voluta tendo dois estágios e uma voluta dupla o primeiro canal 6.1" do estágio de descarga é enrolado em torno da segunda voluta e por cima do segundo canal 6.2" do estágio de descarga de modo que a descarga do material bombeado é realizada através de uma abertura de descarga comum. O revestimento de bomba em forma de voluta pode incluir ainda um duto de sucção ou canal de sucção não ilustrado na figura 5.
[00031] A segunda modalidade de um revestimento de bomba em forma de voluta 1 de acordo com a invenção conforme mostrado na figura 6 inclui um primeiro estágio e pelo menos um segundo estágio ou estágio de descarga. Cada estágio tem uma câmara para alojar um impulsor 41, 4" montado em um eixo comum 2 para girar em torno de um eixo geométrico de rotação 2a quando acionado, por exemplo, por um motor. Os impulsores 41, 4" são tipicamente montados escorados um no outro e separados por uma bucha central 2b no eixo 2.
[00032] O primeiro estágio da segunda modalidade inclui um canal de fluxo para coletar o material bombeado e um primeiro canal 6.11 e um segundo canal 6.21 cada um deles conectado ao canal de fluxo enquanto o estágio de descarga inclui uma câmara em forma de voluta que forma um canal de fluxo dividido em uma primeira voluta e em uma segunda voluta, cada uma estendendo-se tipicamente por metade do círculo ou menos, e um primeiro canal 6.1" e um segundo canal 6.2" conectados à primeira e à segunda voluta respectivamente, sendo o primeiro canal 6.1" chamado canal longo e o segundo canal 6.2" sendo chamado canal curto.
[00033] No revestimento de bomba em forma de voluta 1 de acordo com a segunda modalidade o primeiro canal ou canal longo 6.1" do estágio de descarga está deslocado axialmente com relação ao segundo canal ou canal curto 6.2" do estágio de descarga e/ou com relação à segunda voluta do estágio de descarga, por exemplo, em que uma parte maior ou mais que a metade do primeiro canal ou canal longo 6.1" é axialmente deslocada com relação ao segundo canal ou canal curto 6.2" e/ou com relação à segunda voluta. Uma parte final ou última parte do canal longo 6.1" do estágio de descarga pode, por exemplo, ser posicionada na direção axial na parte lateral do canal curto 6.2" ou lado a lado com o canal curto do estágio de descarga.
[00034] O estágio de descarga inclui vantajosamente pelo menos uma parede de costela divisora 3’ separando o primeiro canal 6.1" do estágio de descarga da segunda voluta do estágio de descarga e/ou do segundo canal 6.2I1 do estágio de descarga. Os canais 6.11, 6.21 do primeiro estágio são conectados respectivamente por canais atraves- santes 9.1, 9.2, tais como um canal atravessante para a abertura de admissão do estágio de descarga.
[00035] Na segunda modalidade ilustrada na figura 6, o arranjo de voluta dupla é tipicamente retido no revestimento de bomba de voluta dupla convencional. Entretanto, o canal longo 6.111 do estágio de descarga assume favoravelmente uma configuração com desenho diferente uma vez que as áreas de corte transversal ao longo da extensão desse canal são progressivamente deslocadas na direção axial até o ponto em que as próximas áreas de corte transversal são posicionadas mais próximas e radialmente em torno do eixo 2 e lateralmente ao canal curto 6.2" do estágio de descarga. Na última seção em corte transversal cada um dentre o canal longo 6.1" do estágio de descarga e o canal curto 6.2" do estágio de descarga se une tipicamente um duto de descarga comum. O revestimento de bomba em forma de voluta 1 da segunda modalidade pode incluir ainda um duto de sucção ou canal de sucção não ilustrado na figura 6.
[00036] Em uma modalidade variante vantajosa, a primeira e a segunda voluta 5.1, 5.2 estão conectadas, cada uma delas, a um só canal 6.1", 6.2Em outra modalidade variante vantajosa, os canais 6.1", 6.2 " têm, cada um, uma parte final ou última parte que forma uma descarga dupla.
[00037] Em outra modalidade variante vantajosa o canal longo 6.1" do estágio de descarga passa entre uma bucha central 2b e um cruzamento 9.1,9.2 do revestimento de bomba em forma de voluta 1.
[00038] Em uma modalidade vantajosa, o primeiro canal ou canal mais longo 6.1" tem uma parede mais próxima do eixo geométrico de rotação 2a chamada doravante de parede interna 6.1a", na qual uma distância radial entre o eixo geométrico de rotação 2a e a parede interna 6.1a" diminui ao longo de pelo menos parte do comprimento do canal longo 6.1" do estágio de descarga. Em outra modalidade vantajosa, uma distância radial entre o eixo geométrico de rotação 2a e a parede interna 6.1a" do canal longo 6.1" do estágio de descarga é menor do que o raio do impulsor 4" do estágio de descarga em uma parte da extensão do canal longo. Em mais outra modalidade vantajosa, o revestimento de bomba em forma de voluta compreende um duto de entrada e, por uma parte da extensão do canal longo 6.1" do estágio de descarga, uma distância radial entre o eixo geométrico de rotação 2a e a parede interna 6.1a" do canal longo do estágio de descarga é menor que a metade do diâmetro do duto de entrada ou menor do que metade do menor diâmetro do duto de entrada. A parede interna 6.1a" do canal longo 6.1" não precisa ser reta como ilustrado na figura 6, mas, na prática, pode assumir qualquer formato apropriado em uma seção de corte transversal, tal como um formato circular, oval ou curvo.
[00039] A invenção inclui ainda uma bomba centrífuga dotada de pelo menos um impulsor 4 montado em um eixo 2 para rotação do impulsor em torno de um eixo geométrico de rotação 2a e com um revestimento de bomba em forma de voluta 1 de acordo com uma ou mais das e variantes das modalidades descritas acima (vide figuras 2, 2A e 4 e figura 6 com relação aos numerais de referência). A bomba centrífuga de acordo com a invenção é tipicamente do tipo radial ou do tipo de fluxo misturado.
[00040] Em uma modalidade vantajosa, a bomba centrífuga é uma bomba de múltiplos estágios. Em uma modalidade vantajosa variante, a bomba centrífuga é uma bomba de múltiplos estágios incluindo uma disposição de impulsores escorados um no outro 41, 4" e um estágio de descarga, no qual o canal longo 6.1" do estágio de descarga passa entre uma bucha central 2b e um cruzamento 9.1, 9.2 da bomba de múltiplos estágios (vide figura 6 com relação aos numerais de referência).
[00041] Comparada à técnica anterior, o revestimento de bomba em forma de voluta e a bomba centrífuga de acordo com a invenção têm a vantagem de que elas são capazes de proporcionar uma solução mais compacta na direção radial e, quando aplicada a bombas de múltiplos estágios, uma utilização mais econômica do material.

Claims (9)

1. Bomba centrífuga de vários estágios (10) compreendendo um corpo de bomba em forma de voluta (1) e impulsores escorados um no outro (41, 4") montados em um eixo (2) para girar os impulsores em torno de um eixo de rotação (2a), o revestimento de bomba em forma de voluta (1) incluindo câmaras para alojar respectivos impulsores (4,4',4") e um estágio de descarga, o estágio de descarga incluindo uma câmara em forma de voluta que forma um canal de fluxo dividido em uma primeira voluta (5.1) e uma segunda voluta (5.2), e um primeiro canal (6.111) e um segundo canal (6.2 ") conectados à primeira e à segunda voluta respectivamente, com o primeiro canal sendo chamado de canal longo (6.111) e o segundo canal sendo chamado de canal curto (6.2"), caracterizada pelo fato de que o primeiro canal ou canal longo (6.1") é axialmente deslocado com relação ao segundo canal ou canal curto (6.2") e/ou com relação à segunda voluta (5.2) e em que o canal longo (6.1") do estágio de descarga passa entre uma bucha central (2b) e um cruzamento (9.1,9.2) da bomba de vários estágios.
2. Bomba centrífuga (10), de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que uma parte final do canal longo (6.1") é posicionada na direção axial na parte lateral do canal curto (6.2") ou lado a lado com o canal curto.
3. Bomba centrífuga (10), de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada pelo fato de que a primeira e a segunda voluta (5.1,5.2) estão conectadas cada uma a um só canal (6.1", 6.2").
4. Bomba centrífuga (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que os canais (6.1 ", 6.2") têm cada um uma parte final que forma uma descarga dupla.
5. Bomba centrífuga (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que o primeiro canal ou canal longo (6.1 ") tem uma parede interna (6.1a), e em que uma distância radial entre o eixo geométrico de rotação (2a) e a parede interna (6.1a) diminui ao longo de pelo menos parte do comprimento do canal longo (6.1").
6. Bomba centrífuga (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que o primeiro canal ou canal longo (6.1 ") tem uma parede interna (6.1a), e em que uma distância radial entre o eixo geométrico de rotação (2a) e a parede interna (6.1a) do canal longo (6.1 ") é menor que o raio do impulsor (4) por uma parte da extensão do canal longo.
7. Bomba centrífuga (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, compreendendo um duto de entrada, caracterizada pelo fato de que o primeiro canal ou canal longo (6.1 ") tem uma parede interna (6.1a), e em que por uma parte da extensão do canal longo uma distância radial entre o eixo geométrico de rotação (2a) e a parede interna (6.1a) do canal longo (6.1 ") é menor que metade do diâmetro do duto de entrada, em particular menor que metade do diâmetro menor do duto de entrada.
8. Bomba centrífuga (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que o canal longo (6.1") e o canal curto (6.2") têm uma seção transversal constante ao longo da maior parte de suas respectivas extensões ou um corte transversal que se alarga por sobre a maior parte de suas respectivas extensões.
9. Bomba centrífuga (10) de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que a bomba centrífuga é do tipo radial ou do tipo de fluxo misturado.
BRPI1103260-0A 2010-06-18 2011-06-17 bomba centrífuga de vários estágios BRPI1103260B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP10166566 2010-06-18
EP10166566.9 2010-06-18

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1103260A2 BRPI1103260A2 (pt) 2015-07-28
BRPI1103260B1 true BRPI1103260B1 (pt) 2020-10-27

Family

ID=43064789

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1103260-0A BRPI1103260B1 (pt) 2010-06-18 2011-06-17 bomba centrífuga de vários estágios

Country Status (7)

Country Link
US (1) US8939720B2 (pt)
EP (1) EP2397700B1 (pt)
JP (1) JP5872800B2 (pt)
KR (1) KR101845319B1 (pt)
CN (1) CN102312862B (pt)
BR (1) BRPI1103260B1 (pt)
ES (1) ES2805281T3 (pt)

Families Citing this family (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN102400959A (zh) * 2011-12-27 2012-04-04 上海新源动力有限公司 一种用于电动汽车的单级多涡室离心式水泵
JP5984133B2 (ja) * 2012-04-10 2016-09-06 株式会社日立製作所 渦巻きポンプ
CA2871451C (en) * 2012-04-27 2019-09-24 Weir Minerals Australia, Ltd. Centrifugal pump casing with offset discharge
US9435344B1 (en) * 2012-09-12 2016-09-06 Sidney T. Highnote Liquid sealed pump
CN102900703A (zh) * 2012-11-01 2013-01-30 中国船舶重工集团公司第七0四研究所 分体式双蜗壳结构
KR101399547B1 (ko) * 2012-11-26 2014-05-27 주식회사 대흥전기 대용량 흡입력을 갖는 엔진 직결형 자흡식 양수펌프
US20170067481A1 (en) * 2015-09-03 2017-03-09 Fluid Handling Llc Volute Design For Lower Manufacturing Cost and Radial Load Reduction
EP3401550B1 (en) * 2017-05-09 2024-02-14 Sulzer Management AG Volute casing for a centrifugal pump and centrifugal pump
KR20210096881A (ko) 2020-01-29 2021-08-06 김형용 벌류트형 펌프 케이싱
EP3964713A1 (en) * 2020-09-03 2022-03-09 Sulzer Management AG Multistage centrifugal pump for conveying a fluid
CN113498663B (zh) * 2021-08-10 2023-01-31 潢川县鑫永生生态农业科技有限公司 一种用于果园的灌溉、施肥装置
WO2024101514A1 (ko) * 2022-11-10 2024-05-16 한국생산기술연구원 단일유로 펌프의 설계 방법 및 단일유로 펌프

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB555308A (en) * 1941-03-08 1943-08-17 Alfred Buechi Improvements in or relating to diffuser devices for centrifugal pumps or blowers
GB707616A (en) * 1951-01-24 1954-04-21 Escher Wyss Ag Improvements in and relating to centrifugal compressors and pumps
US3671138A (en) * 1971-02-02 1972-06-20 Borg Warner Composite knockdown pump
DE3005094C2 (de) * 1980-02-12 1983-02-24 Klein, Schanzlin & Becker Ag, 6710 Frankenthal Kreiselpumpe mit Doppelspiralgehäuse
JPS6367699U (pt) * 1986-10-22 1988-05-07
JPH0925896A (ja) * 1995-07-07 1997-01-28 Ebara Corp ポンプ吐出ボリュートケーシングのコンパクト化形状
JP3475174B2 (ja) * 2000-02-10 2003-12-08 東芝テック株式会社 電動ポンプ
GB2412695A (en) * 2004-04-02 2005-10-05 Trivista Engineering Ltd Centrifugal compressor with multiple diffuser passages
US7014418B1 (en) * 2004-12-03 2006-03-21 Honeywell International, Inc. Multi-stage compressor and housing therefor

Also Published As

Publication number Publication date
EP2397700A2 (en) 2011-12-21
KR101845319B1 (ko) 2018-05-18
CN102312862A (zh) 2012-01-11
EP2397700A3 (en) 2013-01-23
JP5872800B2 (ja) 2016-03-01
US8939720B2 (en) 2015-01-27
BRPI1103260A2 (pt) 2015-07-28
JP2013189861A (ja) 2013-09-26
CN102312862B (zh) 2017-05-03
KR20110138193A (ko) 2011-12-26
ES2805281T3 (es) 2021-02-11
US20110311357A1 (en) 2011-12-22
EP2397700B1 (en) 2020-07-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1103260B1 (pt) bomba centrífuga de vários estágios
KR0180555B1 (ko) 전기청소기
US11359633B2 (en) Centrifugal compressor with intermediate suction channel
CN101297119B (zh) 多叶片离心式送风机
US5813834A (en) Centrifugal fan
US9784283B2 (en) Diffuser vanes with pockets for submersible well pump
EP1923572A2 (en) Electric blower and electric cleaner using the same
EA031306B1 (ru) Крыльчатка шламового насоса
CN107002708A (zh) 离心式鼓风机
US820398A (en) Centrifugal fan or pump.
JP2016031064A (ja) 多段ポンプ
JP3949663B2 (ja) 遠心羽根車
KR920002084A (ko) 전기청소기 및 전기청소기에 사용되는 송풍기 어셈블리와 임펠러
CN103148021A (zh) 具有进口导叶的离心压气机及涡轮增压器
JP7466683B2 (ja) 多翼遠心送風機
US10859092B2 (en) Impeller and rotating machine
WO2008027388B1 (en) Vacuum pumps with improved pumping channel cross sections
BRPI0509350B1 (pt) Rotor para uma bomba centrífuga
KR102210542B1 (ko) 원심팬
CN112177949A (zh) 多级离心压缩机
JP2019173617A (ja) インレットガイドベーン及び圧縮機
JP2020133502A (ja) 多段遠心流体機械
JP6078303B2 (ja) 遠心式流体機械
US20220372990A1 (en) Impeller, multi-blade fan, and air-conditioning apparatus
JPH0635879B2 (ja) 送風機

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B25G Requested change of headquarter approved

Owner name: SULZER PUMPEN AG (CH)

B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: SULZER MANAGEMENT AG (CH)

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 17/06/2011, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.