BRPI1102875A2 - aperfeiÇoamentos introduzidos em mÁquina recolhedora de grços com conjunto de enleiramento e prÉ conjunto de captaÇço integral dos grços prÉ limpos - Google Patents

aperfeiÇoamentos introduzidos em mÁquina recolhedora de grços com conjunto de enleiramento e prÉ conjunto de captaÇço integral dos grços prÉ limpos Download PDF

Info

Publication number
BRPI1102875A2
BRPI1102875A2 BRPI1102875A BRPI1102875A2 BR PI1102875 A2 BRPI1102875 A2 BR PI1102875A2 BR PI1102875 A BRPI1102875 A BR PI1102875A BR PI1102875 A2 BRPI1102875 A2 BR PI1102875A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
grain
assembly
cleaning
grains
rotary
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Adolfo Horowicz
Original Assignee
Adolfo Horowicz
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Adolfo Horowicz filed Critical Adolfo Horowicz
Priority to BRPI1102875 priority Critical patent/BRPI1102875A2/pt
Publication of BRPI1102875A2 publication Critical patent/BRPI1102875A2/pt

Links

Landscapes

  • Combined Means For Separation Of Solids (AREA)

Abstract

APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM MÁQUINA RECOLHEDORA DE GRçOS COM CONJUNTO DE ENLEIRAMENTO E PRÉ-LIMPEZA E CONJUNTO DE CAPTAÇçO INTEGRAL DOS GRçOS PRÉ-LIMPOS. Máquina recolhedora de grãos (1) do tipo café ou outros, composta por uma unidade na forma de chassi (CH). com eixo transversal (ET) e rodas (R), passível de ser tracionada por veículo motor, tal como trator ou equivalente; dita recolhedora de grãos (1) compreende um arranjo de equipamentos e Implementos montados no único chassi. (CH) de maneira a prever um conjunto frontal de enleiramento e pré-limpeza (CEL) alinhado, segundo eixolongitudinal (E), a um conjunto posterior de captação integral (CCI) dos grãos pré-limpos, o qual está vinculado, lateralmente, a uma primeira esteira elevatória (EL1), desta sendo transferidos à uma bica de descarga (BD) e a uma esteira rotativa (ER) associada a um ventilador (V1), o qual é inserido em uma carenagem (C1) com um duto superior de ventilação forçada aplicada à limpeza das impurezas leves e pelo menos dois dutos inferiores onde são acoplados dutos flexíveis (D) com bocais na forma de sopradores (S1); montada na porção extrema da esteira rotativa (ER) e acima do conjunto de captação integral (CCI) é prevista uma segunda esteira elevatória (EL2) lateral, a qual transfere os grãos limpos na esteira rotativa (ER) para um compartimento de descarga (CD).

Description

·,' 'J' 1> 1/15
"APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM MÁQUINA RECOLHEDORA DE GRÃOS COM CONJUNTO DE ENLEIRAMENTO E PRÉ-LIMPEZA E CONJUNTO DE CAPTAÇÃO INTEGRAL DOS GRÃOS PRÉ-LIMPOS".
CAMPO DE APLICAÇÃO
A presente patente de invenção trata de aperfeiçoamentos introduzidos em máquina recolhedora de grãos com conjunto de enleiramento e pré-limpeza e conjunto de captação integral dos grãos pré-limpos, sendo que, mais precisamente, ditos aperfeiçoamentos se referem a um novo arranjo para uma recolhedora de grãos tipo café e outros, a qual passa a prever, no mesmo chassi que comporta o conjunto frontal de limpeza, denominado " dè "pré limpeza, -um implemento posterior, denominado de conjunto de captação integral dos grãos pré-limpos que recolhem.os grãos que, porventura, deixaram de ser recolhidos Jpelo mencionado conjunto frontal; o arranjo formado pelo conjunto frontal de enleiramento e pré-limpeza e o conjunto posterior de captação dos grãos pré-limpos proporcionam o recolhimento integral dos grãos dispostos no solo, cooperando com a redução de perdas e, principalmente, eliminando a mão de obra de limpeza posterior (varrição) trazendo, conseqüentemente, alta produtividade. FUNDAMENTOS DA TÉCNICA
É de conhecimento, que atualmente, existem no mercado diversos modelos de recolhedoras de grãos que realizam a colheita mecanizada, principalmente, na etapa do processo de colheita do café de varrição, ou seja, grãos que caem no solo ou são derrubados pelas colhedoras, sendo que referido café de varrição, geralmente, é composto de um volume reduzido de grãos de café e um alto volume 'de impurezas, tais como, galhos e folhas.
Sabe-se, também, que os convencionais equipamentos agrícolas são compostos por mecanismos que desenvolvem múltiplas funções, quais sejam: derriçamento, recolhimento dos grãos, separação dos grãos de sujidades, pedras, galhos, toletes, etc. e ensacamento, sendo que, existem, basicamente, dois tipos de máquinas recolhedora, ou seja, as máquinas recolhedoras com mecanismo de sucção de grãos e as máquinas recolhedoras com mecanismo de esteira onde, ambas, recolhem toda a massa de grãos com as sujidades para a porção interna dos equipamentos que posteriormente serão separados.
" — —■ Mencionadas maquinas recolhedoras. com
mecanismo de esteira arremessam os grãos de café juntamente com as impurezas para o solo onde uma esteira eleva a referida ^ massa para um sistema de separação dos grãos de café das impurezas e, posterior, ensaque.
Entretanto, dita máquina recolhedora com esteira apresenta alguns inconvenientes, tais como, a necessidade de uma pré-operação mecânica para dispor os grãos de café na porção central da rua e o desenvolvimento de uma pré-limpeza das impurezas maiores, galhos e pedras proporcionando baixa qualidade da colheita com alto volume de perdas.
Já a máquina recolhedora com mecanismo por sucção é desenvolvida para recolher os frutos de café que se encontram enleirados no solo executando na mesma operação a abanação e o ensaque, sendo que dita máquina recolhe os grãos de café por aspiração através de um bocal que se desloca rente ao solo, transportando o café recolhido por um tubo flexível até o sistema de limpeza, onde as impurezas que foram aspiradas são separadas dos frutos e eliminadas, enquanto os frutos de café são ensacados.
O principal inconveniente da maquina por sucção reside no fato de apresentar baixa produtividade, alto consumo de combustível e alta poluição atmosférica por pó.
Outro inconveniente de ambas as máquinas reside no fato do recolhimento integral das sujidades e grãos de café para a porção interna do equipamento exigir um sistema de separação e sistema - de · recolhimento extremamente dimensionado, elevando o custo do produto, além de apresentar, também, custo com operacional por meio da contratação de uma equipe depré-limpeza manual à frente do equipame"ntõ de sucção, o que diminui significativamente a produtividade do mesmo.
O requerente atuante na. área _ de implementos agrícolas, preocupado em desenvolver implementos agrícolas que facilitam a limpeza dos grãos, bem como a colheita, é depositante de alguns documentos de patente, tal como, o de n. PI 0702984-5 que trata de recolhedora, abanadora e transportadora mecanizada de grãos, a qual prevê uma estrutura tubular desenvolvida para comportar os dispositivos usuais de operação, inclusive um equipamento de transbordo basculante associado a um elevador de grãos dotado de esteira com canecos transportadores que visam aumentar a eficiência e capacidade operacional no campo.
Outro documento depositado pelo requerente, de n°. PI 0706018-1 trata de recolhedora dotada de conjunto de abanação composto por peneiras vibratórias, bem como os equipamentos aplicados para o melhor desempenho do referido conjunto de peneiras, tais como mecanismo de ventilação, mecanismos de transporte dos grãos abanados em direção ao elevador e setor de ensacamento; o chassi, também aperfeiçoado contempla plataformas de suporte de sacaria vazia e cheia, bem como foi aperfeiçoado o dispositivo de sopro dos detritos e grãos disposto à frente da máquina recolhedora, sendo que para tanto é previsto bocal de sopro, posicionado _ à frente dos rastelos, especialmente desenvolvido para auxiliar a função de limpeza dos grãos caídos no centro da rua, operando, assim, em parceria ao duto soprador disposto ao lado dos rastelos, antes de sua entrada pelo bocal de sucção.
Outro documento como o de n0. PI 0903290-8 trata de conjunto de sucção com "mecanismo" picador aplicado em máquina recolhedora de grãos notadamente desenvolvidos para t aprimorar o succionamento e transformação dos resíduos de médio e grande porte, tais como, galhos e gravetos possibilitando a obtenção de fragmentos residuais que facilitam a limpeza dos grãos recolhidos.
Outro documento de n. PI 1003654-7, refere-se a um mecanismo separador de galhos e/ou folhas aplicado em máquina colheitadeira de grãos e correlatos que proporciona um aumento da produtividade da colheita do grão por meio da separação integral dos galhos e/ou folhas, permitindo a redução de volume captado e, conseqüentemente, o redimensionamento das maquinas colheitadeiras.
Denota-se, assim, uma acentuada preocupação em aperfeiçoar o equipamento principal, dito como recolhedora, implementando-a com acessórios mecânicos que, por meio de seu arranjo sobre um mesmo chassi passível de ser tracionado por um único veículo de tracionamento, garantam otimização na produtividade e na qualidade da limpeza dos grãos colhidos e ensacados. ANÁLISE DO ESTADO DA TÉCNICA
Uma breve pesquisa ao banco de patentes
trouxe ao conhecimento alguns documentos que apresentam modelos de recolhedoras, tais como, o documento ,de n°. MU 8901652-1 que trata de colheitadeira de café com sistemas integrados para o auto-propelir, colher, coletar, transportar, limpar armazenar e descarregar o produto colhido edocumento de n°. PI 0705335-5 que trata de sistema de pré-limpeza de grãos de café aplicado em implemento agrícola do tipo recolhedora onde o implemento agrícola de recolhimento recebe um "sistema" de "pré-" limpeza, sendo este formado basicamente por uma peneira primária,,sob a qual é instaIada uma penejra secundária, que, por sua vez, tem definido em sua parte inferior uma peneira terciária, sendo que adjacente a estas duas ultimas peneiras é montado um dispositivo de ventilação, onde o volume de grãos de café peneirados são transportados por um sistema elevatório que apresenta em sua parte superior um bocal de escoamento, ao qual é instalado um dispositivo de ventilação, onde em adição é previsto um sistema diferenciado de peneiramento regulável dos grãos de café colhido balizado em conceito de "gangorra" que permite que a peneira secundária descreva movimentos de inclinação positiva, inclinação negativa e ausência de inclinação pela montagem do quadro de peneira sobre uma pluralidade de carnes montados no chassi desta e que são regulados por um sistema de regulagem de inclinação da peneira. ·. ·'· « . . . _ 6/15
Outro documento encontrado de n°. MU 8700700-2 trata de implemento agrícola para separação de grãos de café varrido de material particulado impuro implemento agrícola do tipo abanadeira provido de um chassi com um par de um par de rodas pneumáticas, e ainda um conjunto de quarto pés de apoio reguláveis manualmente aos desníveis do solo, o qual apresenta um sistema de peneiramento diferenciado, formado por um conjunto de peneiras, peneira superior; peneira intermediária e peneira de finalização todas devidamente fixadas em sua laterais as colunas estruturais por elementos de vibração, tal como borrachões onde a peneira de tem seu corpo sustentado por um par de mancais, onde especialmente a peneira intermediária - recebe-o volume de grãos- de café varrido e ainda- o material particulado fruto da quebra de torrões de terra, estes gerados pela ação do mecanismo de mecanismo de _quebra de torrão composto de uma estrutura com um rolete de quebra.
BREVE DESCRIÇÃO DO OBJETO
Pensando era proporcionar melhorias ao
mercado consumidor, o requerente desenvolveu aperfeiçoamentos introduzidos em máquina recolhedora de grãos com conjunto de enleiramento e pré-limpeza e conjunto de captação integral dos grãos pré-limpos onde dita máquina recolhedora é rebocável por veículos de tração, tal como trator agrícola e acionada pela
tomada de força do mencionado veículo. A máquina recolhedora compreende um
único chassi dotado de eixo transversal para a montagem dos
pneus e meios de fixação para a instalação axial do conjunto de
de enleiramento e pré-limpeza, disposto à frente da recolhedora, e
do conjunto de captação integral dos grãos enleirados, disposto na porção médio-posterior da recolhedora, conjunto este que é montado de forma a alimentar o conjunto de limpeza convencional formado pela esteira elevadora, bica de descarga, peneira rotativa e elevador de descarga dos grãos limpos num depósito para ensacamento.
O conjunto de enleiramento central e pré- limpeza, ou seja, o conjunto frontal compreende um conjunto de implementos mecânicos que, montados na porção frontal do chassi da recolhedora, atuam no recolhimento e pré-limpeza dos grãos. Referidos implementos mecânicos são compostos por pares de rastelos rotativos PI 0603260-5 que, superficialmente' limpos de galhos e folhas por sopradores laterais. DI 6604154-6., formado por um ventilador e carenagem com pelo menòs~um bócaTpãFã" montagem de pelo menos uma mangueira em cuja extremidade livre ^é-instalado pelo menos um bocal triplo,. cujo_modelo é protegido pelo registro.de ^desenho industrial n .0 DI 6604154-6.
Ditos rastelos rotativos recolhem os grãos derriçados no solo, bem como parte das impurezas restantes da sopragem prévia (folhas e galhos) e os enleiram no centro da rua de maneira a serem recolhidos pela recolhedora cilíndrica frontal que atua, ainda, como peneira separadora de galhos e folhas, conduzindo o material a um outro implemento mecânico, alinhado longitudinalmente, conformado pela esteira transversal PI 0706018-1, que faz a função de jogar lateralmente os galhos e as folhas, permitindo que os grãos pré-limpos sejam encaminhados ao inovado conjunto de captação integral dos grãos pré-limpos.
O conjunto de enleiramento e pré-limpeza é montado no mesmo chassi do conjunto de captação de grãos, o qual é compreendido por um tambor cilíndrico com vassouras rotativas, tambor este acionado por motor axial e que, na porção frontal, é livre para a entrada dos grãos pré-limpos, sendo que dito tambor é protegido por carenagem semicircular, enquanto que no mesmo conjunto'de captação de grãos é montado, o mecanismo separador de galhos e folhas objeto da solicitação da patente depositada em 22/09/2010.
Paralelo a vassoura rotativa é prevista uma grade provida de recortes oblongos praticados no sentido longitudinal, os quais são dimensionados de maneira a permitir a separação entre os grãos e as impurezas maiores, sendo"qüè as impurezas que transpassam os recortes e os grãos que permanecem no solo são recolhidos através da vassoura rotativa e depositados num mecanismo transversal na forma" dé" rosca" transportadora, responsável, por sua vez, em conduzir os grãos em direção à esteira elevadora-lateral.- - — ^ _ _ _._ . - .. _
Abaixo da grade e alinhado com o tambor de vassouras rotativas é montado, de forma angular, o bocal de um duto soprador associado à carenagem no interior do qual é instalado um ventilador com a finalidade de soprar os grãos contra a vassoura rotativa evitando as perdas comuns nos equipamentos de esteira.
Assim, após o enleiramento dos grãos por meio dos rastelos o conjunto de pré-limpeza faz uma pré- separação dos grãos em relação às impurezas na forma de galhos e folhas, através da esteira transversal. Os grãos pré-limpos são conduzidos para a vassoura rotativa que empurra os grãos e demais sujidades (pequenas pedras e terra) em direção à grade perfurada, otimizando a separação e limpeza dos grãos que, conduzidos à rosca transportadora, encaminha-os à esteira elevadora e esta, aos demais equipamentos de limpeza e separação previstos na recolhedora.
Os grãos que, por ventura, não são recolhidos nesta etapa, continuam enleirados por debaixo do implemento e são soprados pelo duto soprador posterior de encontro à vassoura rotativa. Estes grãos soprados são, então, integrados aos grãos continuamente provenientes do conjunto de pré-limpeza e seguem, juntos, em direção à rosca transportadora e todas as demais etapas, eliminando as perdas que ocorrem nos atuais equipamentos existentes.
Finalizando e para melhor entendimento do equipamento como um todo, seguem as etapas finais do recolhimento: ~
i) a esteira elevadora eleva os grãos até a bica de descarga;
ii) os grãos; durante a queda em direção à peneira rotativa, recebem um fluxo de ventilação forçada que separa as impurezas mais leves (pós e folhas restantes) dos grãos, ventilador este que é o mesmo empregado para atuar nos sopradores frontais; as impurezas mais leves retornam para a atmosfera e para o solo;
iii) na peneira rotativa os grãos são separados das impurezas mais pesadas (pedras e torrões) e maiores que os grãos; e
iv) os grãos limpos são encaminhados a outro elevador lateral, sendo descarregados no ensacador ou compartimento adequado, previsto na própria recolhedora; estes compartimentos são descarregados em carreadores da plantação.
OBJETIVOS E VANTAGENS
A principal vantagem do arranjo proposto para a presente recolhedora, ou seja, a adição do inovado conjunto de limpeza de grãos ao conjunto de pré-limpeza reside no fato de que a retirada dos grãos da rua em trabalho é praticamente integral, dispensando a mão de obra de varrição, proporcionando alta produtividade. DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
A complementar a presente descrição de modo a obter uma melhor compreensão das características do presentè invento e de acordo-com uma preferencial realização; prática do mesmo, acompanha a descrição, em anexo, um conjunto de desenhos, onde, de maneira exemplificada, embora não limitativa, se representou seu funcionamento:
A figura 1 representa uma vista em perspectiva lateral da maquina recolhedora em sua integralidade, ou seja, equipada com o conjunto frontal de enleirãmento^ pré-- limpeza e o conjunto de captação de grãos pré-limpos, alinhados longitudinalmente num mesmo-chassLe encimados .pelo conjunto de limpeza final para ensamento; ..„
A figura 2 ilustra a recolhedora, em sua integralidade, através de vista em perspectiva posterior;
A figura 3 é uma vista inferior da recolhedora, mostrando o alinhamento longitudinal do conjunto de enleiramento e pré-limpeza e conjunto de captação de grãos pré- limpos, arranjados na recolhedora;
A figura 4 é uma vista superior, mostrando o arranjo preferencial da recolhedora com os conjuntos em alinhamento longitudinal;
A figura 5 mostra uma vista em perspectiva
posterior do conjunto.de enleiramento e pré-limpeza;
A figura 6 ilustra uma vista em perspectiva de um par de rastelo rotativo; A figura 7 ilustra uma vista em perspectiva do conjunto de captação de grãos e este acoplado à esteira de elevação;
A figura 8 revela uma vista em corte longitudinal do conjunto de pré-limpeza e conjunto.de captação de grãos, ilustrando o sentido de recolhimento e limpeza dos grãos;
A figura 9 representa uma vista em perspectiva ampliada do conjunto de captação de grãos formado pela vassoura rotativa e ventilador com soprador posterior;
As figuras 10 e 11 mostram vistas- em perspectiva e corte transversal da vassoura rotativa. DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
Com referências aos"désenhõsf~a"pfe'sente"- invenção se refere a "APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM MÁQUINA" RECOLHEDORA- DE= GRÃOS .COM _ CONJUNTO DE E N LEI RAM E NTO E- PRÉ-LIMPEZA E CONJUNTO DE CAPTAÇÃO INTEGRAL DOS GRÃOS PRÉ-LIMPOS", mais precisamente trata-se de máquina recolhedora de grãos (1) do tipo café ou outros, composta por uma unidade na forma de chassi (CH) com eixo transversal (ET) e rodas (R), unidade passível de ser tracionada por veículo motor (não ilustrado), tal como trator ou equivalente; no referido chassi (CH) são arranjados os diversos conjuntos ou implementos agrícolas que, em associação, atuam no recolhimento e limpeza dos grãos.
Segundo a presente invenção, o arranjo preferencial para a recolhedora de grãos (1) compreende um conjunto frontal de enleiramento e pré-limpeza (CEL) alinhado, segundo eixo longitudinal (E), a um conjunto posterior de captação integral (CCI) dos grãos pré-limpos, o qual está vinculado, lateralmente, a uma primeira esteira elevatória (ELI), responsável por carregar os grãos pré-limpos aos setores convencionais da máquina recolhedora (1), os quais, por sua vez, são conformados por uma bica de descarga (BD), uma peneira rotativa (ER) associada a um ventilador (Vl) que é utilizado, por sua vez, para produzir ventilação forçada na região superior da recolhedora, visando à limpeza das impurezas leves e ventilação forçada na região inferior para limpeza dos galhos e folhas da rua através de dutos flexíveis (D) e sopradores (SI). Das mencionadas bica de descarga (BD) e esteira rotativa (ER) as pedras e torrões são, finalmente, separados, dos grãos por meio de queda livre em função das distintas densidades de matéria, permitindo que somente os grãos ~séjàm "conduzidos a uma- segunda esteira elevatória (EL2) lateral, a qual descarrega os ~ grãos em um compartimento de descarga (ÇD).
- ________ O conjunto de enleiramento e pré-limpeza
(CEL) (figuras 5 e 6), é disposto na parte frontal do chassi (CH) e inclui chassi (CH') para a montagem de ventilador (VT) dotado de carenagem (VT') com um par de bocais (VT") para montagem de respectivas mangueiras (MG) em cujas extremidades livres são instalados bocais triplo (BT). Na porção frontal da base do chassi (CH') se desenvolvem dois extensores laterais (2A), simétricos e paralelos, sendo que em cada um deles é instalado um braço em perfil metálico (3A) passível de sustentar um par de eixos (EX) de rastelos rotativos (RR) e um motor central (Ml) onde cada porção extrema dos eixos (EX) recebem dispositivos de transmissão através de correia e engrenagens (TI), as quais, por sua vez, são conectados no eixo do referido motor central (Ml). A montagem dos pares de rastelos rotativos (RR) é realizada de maneira a manter um espaçamento (P) central, alinhado ao eixo longitudinal (E) conformando bocal de entrada dos grãos rastelados em direção à peneira cilíndrica rotativa (4) que, por sua vez, é seguida pela esteira transversal (5); ambos implementos (4) e (5) são acionados por motor (M2) e dispositivo de transmissão por correia e engrenagens (Tl'). ·
O conjunto de captação integral (CCI) de grãos é contíguo à esteira transversal (5) em relação ao eixo longitudinal (E) e é composto pelo equipárrientó formado por tambor cilíndrico (6) com eixo central (6a) onde é montada uma vassoura rotativa (6b). tambor este acionado por motor axial (M3) e que, na ρ õrçã o ~f ro η t a I, e ~p ro tè g i d o- ρ o r ~c a r e η a g e m semicircular (6c), enquanto que na porção posterior é montada, angularmente, uma grade (7) com furos oblongos (Za) no.sentido longitudinal da _ grade, furos que são dimensionados de maneirada permitir a separação entre os grãos e as impurezas. - . .
As impurezas que transpassam os furos e os grãos que permanecem no solo são recolhidos através da vassoura rotativa (6b) e depositados no berço metálico (8) provido de rosca transportadora (9); a lateral do berço metálico (8) é provida abertura (8a) acoplada à referida esteira elevadora (ELI).
Alinhado com o berço metálico (8), segundo o eixo longitudinal (E), é previsto um ventilador posterior (V2) inserido em uma carenagem cilíndrica (10) a qual possui um bocal de saída da ventilação forçada em direção a um duto soprador (11), o qual é posicionado de forma angular sob o berço metálico (8) e fixado na aba angular (7b) da grade (7) de maneira a se posicionar próximo à passagem das escovas (6d) da vassoura rotativa (6b).
Uma construção preferencial da vassoura rotativa (6b) prevê eixo transversal (6a) multifacetado, conformando planos (6e) para a fixação, por solda ou outro meio, de mancais em "L" (6f) que, em associação a réguas (6g) são passíveis de fixar, por múltiplos parafusos (PI)·, correspondentes escovas (6d).
O funcionamento do arranjo de equipamentos e implementos da recolhedora (1), após o enleiramento dos grãos por meio dos rastelos rotativos (RR) são
previstas as seguintes etapas:
a) Pré-separação dos grãos em relação a impurezas grossas (galhos, pedras e folhas) por meio da picadora peneira cilíndrica rotativa (4) e esteira transversal (5) que permitem que os- grãos sejam captados pela escova rotativa (6b);------------------------------------
b) Dita escova rotativa (6b) eleva os grãos em direção à grade (7) e ao berço metálico (8) e rosca sem fim (9) que, por sua vez, direciona os grãos para a esteira elevadora (ELI);
c) Os grãos que, por ventura, não são captados pela vassoura rotativa (6b) na passagem da recolhedora, são redirecionados à mesma, novamente, por meio do duto soprador (11), fazendo com que os grãos sejam varridos em direção à grade angular (7);
d) Todos os grãos recolhidos pela vassoura rotativa (6b) são conduzidos pela rosca transportadora para o elevador lateral (ELI) que transfere os grãos para a bica de descarga (BD) e desta para a peneira rotativa (PR), sendo que nesta passagem as impurezas mais leves (folhas e pós) são separados dos grãos por meio do ventilador (VI); e) A separação das impurezas mais pesadas, maiores ou menores que a densidade dos grãos é realizada na peneira rotativa (ER);
f) Os grãos limpos na peneira rotativa são conduzidos para o outro elevador lateral (EL2) que os transfere para o compartimento de descarga (CD).
~ É certo que quando o presente invento for colocado em pratica, poderão ser introduzidas modificações no que se refere a certos detalhes de construção e forma, sem que isso implique afastar-se dos princípios fundamentais que estão claramente substanciados no quadro reivindicatório, ficando assim entendido que a terminologia empregada teve a finalidade de não limitação.

Claims (5)

1.) "APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM MÁQUINA RECOLHEDORA DE GRÃOS COM CONJUNTO DE ENLEIRAMENTO E PRÉ-LIMPEZA E CONJUNTO DE CAPTAÇÃO INTEGRAL DOS GRÃOS PRÉ-LIMPOS", máquina recolhedora de grãos (1) do tipo café ou outros, composta por uma unidade na forma de chassi" (CH) com eixo transversal (ET) e rodas (R), passível de ser tracionada por veículo motor, tal como trator ou equivalente; caracterizado pela recolhedora de grãos (1) compreender um arranjo de equipamentos e implementos montados no único chassi (CH) de maneira a prever um conjunto frontal de enieiramento e pré-liropeza (CEL) alinhado, segundo eixo longitudinal (E), a um conjunto posterior de captação integral (CCI) dos grãos pré-limpos, o qual está vinculado, lateralmente, a um a prim eira este i raelevatória (EL·!), desta sendo transfe ri dos à uma bica de descarga (BD) e a uma esteira rotativa (ER) associada a um ventilador (VI), o qual é inserido em. uma carenagem (Cl) com um duto superior de ventilação forçada aplicada à limpeza das impurezas leves e pelo menos dois dutos inferiores onde são acoplados dutos flexíveis (D) com bocais na forma de sopradores (SI); montada na porção extrema da esteira rotativa (ER) e acima do conjunto de captação integral (CCI) é prevista uma segunda esteira elevatória (EL2) lateral, a qual transfere os grãos limpos na esteira rotativa (ER) para um compartimento de descarga (CD).
2.a) "CONJUNTO DE ENLEIRAMENTO", de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo conjunto de pré-limpeza (CEL) ser disposto na parte frontal do chassi (CH) e incluir chassi (CH') para a montagem de ventilador (VT) dotado de carenagem (VT') com um. par de bocais (VT") para montagem de respectivas mangueiras (MG) em cujas extremidades livres são instalados bocais triplo (BT); na porção frontal da base do chassi (CH') se desenvolvem dois extensores laterais (2A), simétricos e paralelos, sendo que em cada um deles é instalado um braço em perfil metálico (3A) passível de sustentar um par de eixos (EX) de rastelõs rotativos (RR) e um motor central (Ml) onde cada porção extrema dos eixos (EX) recebem dispositivos de transmissão através de correia e engrenagens (TI), as quais, por sua vez, são conectados no eixo do referido motor central (Ml); o arranjo dos pares de rastelõs rotativos (RR) é realizado de maneira a manter um espaçamento (P) central, alinhado, ao eixo longitudinal (E) conformando bocal de entrada dos grãos rastelados em direção à peneira cilíndrica rotativa (4) que, por sua vez, é seguida pela esteira transversal (5); ambos implementos -(4) e. (5) são acionados por motor (M2) e dispositivo de transmissão por correia e engrenagens (Tl'). -
3.a) "CONJUNTO DE CAPTAÇÃO INTEGRAL DOS GRÃOS PRÉ- LIMPOS", de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo conjunto de captação integral (CCI) de grãos ser composto por tambor cilíndrico (6) com eixo central (6a) onde é montada uma vassoura rotativa (6b), tambor este acionado por motor axial (M3) e que, na porção frontal, é protegido por carenagem semicircular (6c), enquanto que na porção posterior é montada, angularmente, uma grade (7) com furos oblongos (7a) nó sentido longitudinal da grade; as impurezas que transpassam os furos e os grãos que permanecem no solo são recolhidos através da vassoura rotativa (6b) e depositados no berço metálico (8) provido de rosca transportadora (9); a lateral do berço metálico (8) é provida abertura (8a) acoplada à referida esteira elevadora (ELI); alinhado com o berço metálico (8), segundo o eixo longitudinal (E), é previsto um ventilador posterior (V2) inserido em uma carenagem cilíndrica (10) a qual possui um bocal de saída da ventilação forçada em direção a um duto soprador (11), o qual é posicionado de forma angular sob o berço metálico (8) e fixado na aba angular (7b) da grade (7) de maneira a se posicionar próximo à passagem das escovas (6d) da vassoura rotativa (6b).
4.3) "CONJUNTO DE CAPTAÇÃO INTEGRAL DOS GRÃOS PRÉ- LIMPOS", de acordo com as reivindicações 1, 2 e 3, caracterizado pelo conjunto de captação integral (CCI) de grãos ser contíguo à esteira transversal (5) em relação ao eixo longitudinal (E)
5.) "CONJUNTO DE CAPTAÇÃO INTEGRAL DÕS GRÃOS PRÉ- LIMPOS", de acordo com as reivindicações 1 e 3 e numa "construção preferencial, caracterizado pela vassoura, rotativa (6b) prever eixo transversal (6a) mu Itifacetado,^conformando planos (6e) para a fixação, por solda ou outro meio, de mancais em "L" (6f) que, em associação a réguas (6g) são passíveis de fixar, por múltiplos parafusos (PI), correspondentes escovas (6d).
BRPI1102875 2011-06-22 2011-06-22 aperfeiÇoamentos introduzidos em mÁquina recolhedora de grços com conjunto de enleiramento e prÉ conjunto de captaÇço integral dos grços prÉ limpos BRPI1102875A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1102875 BRPI1102875A2 (pt) 2011-06-22 2011-06-22 aperfeiÇoamentos introduzidos em mÁquina recolhedora de grços com conjunto de enleiramento e prÉ conjunto de captaÇço integral dos grços prÉ limpos

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1102875 BRPI1102875A2 (pt) 2011-06-22 2011-06-22 aperfeiÇoamentos introduzidos em mÁquina recolhedora de grços com conjunto de enleiramento e prÉ conjunto de captaÇço integral dos grços prÉ limpos

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1102875A2 true BRPI1102875A2 (pt) 2013-07-16

Family

ID=48771089

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1102875 BRPI1102875A2 (pt) 2011-06-22 2011-06-22 aperfeiÇoamentos introduzidos em mÁquina recolhedora de grços com conjunto de enleiramento e prÉ conjunto de captaÇço integral dos grços prÉ limpos

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI1102875A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US7131254B2 (en) Mobile apparatus for retrieving and processing bulk harvested nuts and fruits
US7412817B2 (en) Method for retrieving and processing bulk harvested nuts and fruits
CA2643550C (en) Harvesting corn cobs
US8591301B2 (en) Collecting corn cobs in a cart towed behind a combine harvester
CN207151186U (zh) 自动捡拾摘果机车
WO2011041277A1 (en) Corn cob conveying and cleaning system using induction and air flow from a harvester for separating and spreading light crop residue
US20170202148A1 (en) Harvesting apparatus
US9027319B1 (en) Nut tree pickup and debris separator
WO2015003232A1 (pt) Aperfeiçoamento em recolhedora e processadora de grâos
US3591948A (en) Harvester for nuts and the like
BR102016024532A2 (pt) colheitdeira agrícola
CN105284301A (zh) 自走式自动捡拾摘果机
BRPI1000206A2 (pt) máquina para recolher e limpar grãos de café em coco
US7536848B2 (en) Article pickup apparatus
US5592805A (en) Nut harvester
BRPI1102875A2 (pt) aperfeiÇoamentos introduzidos em mÁquina recolhedora de grços com conjunto de enleiramento e prÉ conjunto de captaÇço integral dos grços prÉ limpos
WO2012100311A1 (pt) Minirrecolhedora e limpadora de grãos de café em coco
WO2014201533A1 (pt) Implemento compacto para separar e limpar grãos diversos
US20050061623A1 (en) Conveyor cleaning apparatus
CN215453993U (zh) 一种油沙豆收获机
US3105344A (en) Nut harvesting machine
BR102014008418A2 (pt) recholhedora e processadora de café enleirado
BR112016028628B1 (pt) colheitadeira agrícola
BR202018072739U2 (pt) Disposição construtiva em exaustores aplicados no sistema de limpeza de colhedora de café
BR102018001456B1 (pt) Implemento agrícola para recolher, limpar e ensacar frutos e grãos diversos

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 3A ANUIDADE.

B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2277 DE 26/08/2014.