BRPI1102646A2 - Máquina de lavar roupa - Google Patents

Máquina de lavar roupa Download PDF

Info

Publication number
BRPI1102646A2
BRPI1102646A2 BRPI1102646-4A BRPI1102646A BRPI1102646A2 BR PI1102646 A2 BRPI1102646 A2 BR PI1102646A2 BR PI1102646 A BRPI1102646 A BR PI1102646A BR PI1102646 A2 BRPI1102646 A2 BR PI1102646A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
insert
washing machine
wrap
polymeric material
wrapper
Prior art date
Application number
BRPI1102646-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Mario Filippetti
Fiorella Trivillin
Monica Celotto
Original Assignee
Electrolux Home Prod Corp
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Electrolux Home Prod Corp filed Critical Electrolux Home Prod Corp
Publication of BRPI1102646A2 publication Critical patent/BRPI1102646A2/pt

Links

Classifications

    • DTEXTILES; PAPER
    • D06TREATMENT OF TEXTILES OR THE LIKE; LAUNDERING; FLEXIBLE MATERIALS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • D06FLAUNDERING, DRYING, IRONING, PRESSING OR FOLDING TEXTILE ARTICLES
    • D06F37/00Details specific to washing machines covered by groups D06F21/00 - D06F25/00
    • D06F37/26Casings; Tubs
    • D06F37/261Tubs made by a specially selected manufacturing process or characterised by their assembly from elements
    • DTEXTILES; PAPER
    • D06TREATMENT OF TEXTILES OR THE LIKE; LAUNDERING; FLEXIBLE MATERIALS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • D06FLAUNDERING, DRYING, IRONING, PRESSING OR FOLDING TEXTILE ARTICLES
    • D06F37/00Details specific to washing machines covered by groups D06F21/00 - D06F25/00
    • D06F37/26Casings; Tubs
    • DTEXTILES; PAPER
    • D06TREATMENT OF TEXTILES OR THE LIKE; LAUNDERING; FLEXIBLE MATERIALS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • D06FLAUNDERING, DRYING, IRONING, PRESSING OR FOLDING TEXTILE ARTICLES
    • D06F37/00Details specific to washing machines covered by groups D06F21/00 - D06F25/00
    • D06F37/26Casings; Tubs
    • D06F37/264Tubs provided with reinforcing structures, e.g. ribs, inserts, braces

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Textile Engineering (AREA)
  • Main Body Construction Of Washing Machines And Laundry Dryers (AREA)
  • Detail Structures Of Washing Machines And Dryers (AREA)

Abstract

MÁQUINA DE LAVAR ROUPA. A invenção refere-se a uma máquina de lavar roupa compreendendo uma cuba (10) incluindo um envoltório (20) sendo delimitado por uma parede (25), o envoltório sendo moldado como uma parte única do material polimérico, o envoltório (20) inclui pelo menos um inserto (30) conectado à parede (25), o inserto (30) sendo concebido de um material tendo uma condutividade térmica mais baixa do que a condutividade térmica do material que forma o envoltório (20) a fim de isolar localmente o envoltório onde o inserto está localizado.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "MAQUINA DE LAVAR ROUPA".
DESCRIÇÃO
A presente invenção refere-se a uma máquina de lavar roupa de lavanderia incluindo uma cuba adaptada para alojar um tambor giratório den- tro da qual a carga de lavagem/secagem é colocada.
No presente pedido, a expressão "máquina de lavar roupa" é re- ferida tanto a uma máquina de lavar roupa "padrão", adaptada somente para lavar e enxaguar a roupa, como a uma lavadora-secadora, que é adaptada para lavar, enxaguar, e também para secar a roupa.
No campo de eletrodomésticos, a necessidade de economizar energia e diminuir o consumo é extremamente percebida. Certamente, é im- portante para os fabricantes que seus eletrodomésticos sejam classificados como pertencendo a uma categoria de baixo consumo, tal como A, A+ ou 15 A++ Européia, devido às crescentes advertências dos clientes sobre o im- pacto que os aparelhos domésticos têm sobre o consumo de energia.
Portanto, no campo de máquinas de lavar, os produtores estão geralmente tentando modificar apropriadamente seus produtos a fim de sa- tisfazer as necessidades mencionadas acima.
Um inconveniente de modificar/projetar um eletrodoméstico a fim
de minimizar seu consumo é que geralmente o mesmo torna-se mais caro devido às etapas de processo extras geralmente requeridas para sua produ- ção e, consequentemente, o preço final a ser pago pelo cliente é mais alto. Portanto, é crítico encontrar um compromisso apropriado entre a necessida- 25 de de diminuir o consumo e o custo final do eletrodoméstico, em particular é muito importante que o custo não deve resultar em muito alto comparado aos padrões de mercado.
Na DE 4332684, é divulgada uma máquina de lavar roupa com uma cuba para receber um tambor de lavagem disposto giratoriamente. A fim de prover uma cuba tendo um isolamento térmico ótimo, a cuba é feita de paredes ocas ou de paredes duplas. A parede interna do corpo oco da cuba consiste de um material resistente à lixívia. O isolamento térmico é in- traduzido na cavidade deste corpo de cuba.
O requerente observou que, embora na máquina de lavar roupa divulgada na DE 4332684 a economia de energia é obtida devido à folha de isolamento presente em torno de toda a cuba quando comparada ao consu- 5 mo de energia da máquina de lavar roupa sem essa camada, a cuba propri- amente dita é extremamente complexa (sendo oca e formada por uma estru- tura de múltiplas camadas) e, assim, requer várias etapas de fabricação ca- ras.
É divulgada na EP 0835729 a produção, pelo método de molda- gem por injeção, de uma peça de tamanho grande e muito pesada de mate- rial plástico, o método melhorado de acordo com a invenção provê zonas localizadas a serem criadas em que a condutância térmica da peça é mais alta em impressões superficiais em correspondência com ejetores providos no molde para a remoção da mesma peça após ela ter sido moldada. Em uma modalidade preferida, a superfície externa da peça tem, em correspon- dência com as impressões superficiais, agrupamentos de furos de fundo fe- chados formados por grades de mininervuras e dispostos perpendicularmen- te com respeito um ao outro. A espessura da peça muda de um valor máxi- mo na periferia da cavidade para um valor máximo em correspondência com o fundo de uma parte substancial de ditos furos.
O requerente verificou que, conectando a uma cuba de máquina de lavar roupa um inserto de material de isolamento, a energia é economi- zada nas fases de aquecimento e manutenção do ciclo de lavagem reduzin- do as dispersões de energia térmica.
Com a expressão "uma cuba de máquina de lavar roupa" é pre-
tendida uma cuba apropriada para ser instalada em uma máquina de lavar roupa, mais geralmente máquinas nas quais em pelo menos uma fase de seu ciclo de trabalho ocorre dissipação de calor. Além disso, a máquina de lavar roupa de acordo com a presente invenção pode ser tanto do tipo de carga frontal ou do tipo de carga de topo.
A máquina de lavar roupa considerada na presente invenção é a provida com uma cuba compreendendo pelo menos um invólucro concebido em materiais poliméricos; de preferência esta cuba é uma cuba polimérica moldada formada geralmente por dois meios invólucros que são unidos por qualquer meio apropriado formando substancialmente um cilindro oco. Deve ser entendido que a cuba pode ser feita de qualquer número de envoltórios 5 contanto que cada envoltório seja moldado como um elemento polimérico em bloco. Deve ser entendido que elementos adicionais podem ser anexa- dos a cada invólucro durante ou após a moldagem do invólucro propriamen- te dito, tais elementos tendo funções mecânicas (por exemplo, um mancai no qual o eixo do tambor é conectado giratoriamente, etc.), componentes 10 vantajosos feitos geralmente de material metálico ou ferro fundido. Estes elementos podem ser, por exemplo, comoldados com o envoltório ou anexa- dos ao mesmo após o processo de moldagem. O envoltório em qualquer caso pode ser considerado moldado como uma peça única de material poli- mérico também se elementos adicionais são anexados/fixados ao mesmo.
Cada envoltório é delimitado por uma parede externa definindo
uma superfície interna e uma externa que são opostas uma à outra.
O requerente verificou que a energia é economizada não somen- te quando um inserto realizado em um material de isolamento térmico é as- sociado com toda a cuba, mas também no caso em que tal inserto é associ- 20 ado somente a uma parte da cuba. Isto reduz os custos da construção da cuba propriamente dita minimizando ao mesmo tempo a quantidade de ma- terial necessário.
Portanto, de acordo com a invenção, o envoltório da cuba da in- venção inclui pelo menos um inserto de material de isolamento térmico, onde 25 o termo "inserto" significa não somente um elemento concebido em um ma- terial tendo propriedades de isolamento térmicas posicionado em correspon- dência com uma parte da parede do envoltório, mas também uma camada de material de isolamento térmico (por exemplo, uma camada de tinta de isolamento térmico) posicionada em correspondência com uma parte de ou 30 toda a parede do envoltório.
Um material tendo propriedades de isolamento térmicas significa no que se segue um material que tem uma condutividade térmica que é mais baixa do que a condutividade térmica do material que forma o envoltório.
De acordo com um primeiro aspecto, a invenção refere-se a uma máquina de lavar roupa incluindo uma cuba compreendendo um envoltório delimitado por uma parede, o envoltório sendo moldado como uma parte 5 única de material polimérico, o envoltório incluindo pelo menos um inserto conectado à parede, o inserto sendo concebido em um material tendo uma condutividade térmica mais baixa do que a condutividade térmica do material que forma o envoltório.
De acordo com um segundo aspecto, a invenção refere-se a um 10 método de produção de uma máquina de lavar roupa incluindo uma cuba tendo um envoltório, compreendendo as etapas de injetar em um molde um primeiro material polimérico realizando o envoltório da cuba e um segundo material polimérico realizando um inserto conectado ao envoltório, de modo que o inserto e o envoltório são comoldados, o segundo material polimérico 15 tendo uma condutividade térmica mais baixa do que a condutividade térmica do primeiro material polimérico que forma o envoltório.
De acordo com um terceiro aspecto, a invenção refere-se a um método diferente de produção de uma máquina de lavar roupa incluindo uma cuba tendo um envoltório, compreendendo as etapas de:
- prover em um molde um inserto feito de um segundo material
polimérico, injetar no molde um primeiro material polimérico que concebe o envoltório, de modo que o envoltório é sobremoldado no inserto, o segundo material polimérico tendo uma condutividade térmica mais baixa do que a condutividade térmica do primeiro material polimérico que forma o envoltório. A presença do inserto permite um isolamento local do envoltório,
aprimorando a resistividade térmica em particular nas áreas onde a dissipa- ção de calor é maior.
Em pelo menos um dos aspectos mencionados acima, a presen- te invenção pode ter pelo menos uma das seguintes características preferi- das.
De preferência, o inserto é acoplado ao envoltório por qualquer um dos métodos alternativos: por meio de fixação mecânica, por colagem, por moldagem ou por revestimento.
Mais preferivelmente, a cuba e o inserto são comoldados.
De acordo com uma modalidade preferida diferente, a cuba é sobremoldada no inserto.
De acordo com uma modalidade preferida, o inserto pode cobrir
uma parte da superfície interna e/ou da superfície externa do envoltório.
Alternativamente ou, além disso, o inserto pode ser parcialmente embutido na parede do envoltório.
Ainda mais preferivelmente, o inserto é completamente embutido na parede do envoltório. No caso de um inserto de isolamento térmico locali- zado dentro da parede da cuba, o inserto impede a propagação de calor do interior (onde o calor é gerado) para o exterior da cuba, minimizando o a- quecimento do material da cuba localizado radialmente externo ao inserto, isto é, o material localizado entre o inserto e a superfície externa da parede da cuba. Deste modo, a energia é economizada e ao mesmo tempo não há nenhuma redução do espaço disponível no interior ou no exterior da cuba. Certamente, o espaço (isto é, volume) de uma máquina de lavar que está disponível entre o tambor e a cuba ou entre a cuba e o revestimento externo da máquina de lavar roupa é bastante limitado e mantido em um mínimo a fim de não aumentar as dimensões totais da máquina de lavar roupa propri- amente dita. Portanto, qualquer elemento adicional localizado neste volume é de preferência indesejado. Embutindo o(s) inserto(s) na parede da cuba, portanto, obtém-se a economia de energia sem reduzir o volume disponível. De acordo com uma modalidade preferida, o inserto está localizado dentro da parede da cuba na proximidade da parede interna da cuba para maximi- zar o efeito acima mencionado de minimizar a porção aquecida do material que forma a parede da cuba localizada radialmente externa ao inserto.
De preferência, a condutividade térmica do material que forma o inserto está compreendida entre 0,05 e 0,001 W/(mK).
De acordo com uma característica alternativa ou adicional, em
uma modalidade preferida, a cuba inclui um elemento de aquecimento fixado ao envoltório e o inserto é posicionado em correspondência com o elemento de aquecimento. O inserto está de preferência localizado em correspondên- cia com o fundo do envoltório, onde as dispersões são mais altas devido à presença de água da máquina de lavar quente e à carga de lastro. De prefe- rência, mas não necessariamente, a etapa de prover um inserto dentro do molde no terceiro aspecto da invenção inclui as etapas de:
- injetar em um molde um segundo material polimérico conce- bendo um inserto;
- deixar o segundo material polimérico solidificar;
- injetar o primeiro material polimérico após solidificação do se- gundo material polimérico.
Em outras palavras, no processo de sobremoldagem do envoltó- rio no inserto, os insertos tanto podem já estar providos no interior do molde em sua forma final (por exemplo, já moldados e solidificados) e sobre os mesmos o primeiro material polimérico que forma o envoltório é injetado, ou 15 tanto a moldagem do inserto como do envoltório pode ser efetuada no mes- mo molde em série, isto é, primeiro o material que forma o inserto é inserido, moldado e deixado solidificar e, então, sobre o mesmo o material que forma o envoltório é, por sua vez, injetado, moldado e deixado solidificar.
A invenção será mais bem descrita abaixo na base dos dese- nhos anexos. As figuras mostram:
- a figura 1 é uma seção transversal simplificada de uma primei- ra modalidade da cuba de uma máquina de lavar roupa de carregamento frontal concebida de acordo com a invenção;
- a figura 2 é uma vista de fundo da cuba da figura 1;
- a figura 3 é uma seção transversal parcial aumentada junto à
linha A-A da cuba da figura 2;
- a figura 4 é uma vista frontal da cuba da figura 2 em uma con- dição desmontada;
- as figuras 5-9 são seções transversais esquemáticas de cinco modalidades adicionais das cubas concebidas de acordo com a invenção.
Nas figuras, os elementos que são idênticos ou que preenchem a mesma função têm o mesmo numeral de referência. Além disso, as figuras são, em alguns casos, sobressimplificadas e os elementos são removidos a fim de melhorar a clareza de alguns para melhor mostrar e descrever a pre- sente invenção.
Com referência inicial à figura 1, com 10, uma cuba para uma 5 máquina de lavar roupa é totalmente indicada. Embora nas figuras anexas uma cuba de uma máquina de lavar roupa de carregamento frontal seja re- presentada, deve ser entendido que o ensinamento da invenção aplica-se também a lavadora-secadora combinada tanto na configuração de carrega- mento frontal como de carregamento de topo.
As peças restantes da máquina de lavar roupa, além da cuba 10,
são consideradas conhecidas na técnica e, portanto, não mais detalhadas.
A cuba 10 inclui um envoltório polimérico 20, de preferência dois (mas eles também podem ser mais do que dois) envoltórios poliméricos (ambos indicados com 20 e visíveis nas figuras 1 e 3), de preferência mol- dados por moldagem por injeção.
Cada envoltório é uma parte em bloco de material polimérico, is- to é, é moldado como uma peça única de plástico. Os dois envoltórios 20, denominados envoltório dianteiro e envoltório traseiro, são conectados um ao outro, por exemplo, por soldagem; alternativamente, eles podem incluir 20 flanges que são aparafusados juntos ou por quaisquer outras técnicas apro- priadas. Os dois envoltórios 20 conectados formam substancialmente uma forma oca cilíndrica. De preferência, a conexão do envoltório traseiro e do envoltório dianteiro é à prova d’água de modo que vazamentos não apare- cem durante o processo de lavagem ou de secagem da máquina em que a 25 cuba da invenção é montada. No interior do cilindro definido pelos dois en- voltórios, coaxialmente com o cilindro assim definido, a cuba 10 possui e aloja um tambor (não mostrado) que é adaptado para girar em torno de seu eixo e para conter as roupas a serem lavadas/secadas no ciclo de lavagem da máquina. O tambor e a montagem do motor para girar o mesmo são pe- 30 ças comumente conhecidas na indústria, e, portanto, não mais descritas. Elementos adicionais, tal como um mancai 45 para o eixo do tambor, feito, por exemplo, de material metálico, pode ser vantajosamente fixado a qual- quer um do(s) invólucro(s) 20. Estes elementos adicionais podem ser conec- tados e/ou fixados ao envoltório tanto durante o processo de moldagem do envoltório ou após a fase de moldagem.
Cada envoltório 20 é delimitado por uma parede 25 que define uma superfície interna 21 que está fazendo face com o tambor, não ilustra- do, durante a operação e uma superfície externa 22 oposta à interna. A pa- rede 25 compreende um envelope cilíndrico 29 tendo uma extremidade fe- chada por uma base 28 de modo que, quando os dois envoltórios 20 são conectados, as duas bases 28 resultam em uma oposta à outra. Em opera- ção, a superfície interna 21 está - além da carga de lavagem - em contato com os líquidos de lavagem durante os ciclos de lavagem (ver, por exemplo, a figura 3 em que um "nível de água" WL, isto é, um nível alcançado pela água durante o ciclo de lavagem, é representado). Se na descrição de um elemento particular do envoltório 20 é irrelevante se a superfície interna ou externa é pretendida, simplesmente o termo "superfície do envoltório" será usado para evitar redundância.
No caso, ilustrado nas figuras encerradas, de uma máquina de lavar roupa de carregamento frontal, o envoltório dianteiro 20 da cuba 10 compreende uma abertura 11 em correspondência com sua base 28 para carregar e descarregar as roupas a serem lavadas/secadas.
No caso, não ilustrado, de uma máquina de lavar roupa de car- regamento de topo, a abertura para carga/descarga de roupas é vantajosa- mente obtida no envelope cilíndrico 29 de um ou mais dos envoltórios com- preendidos na cuba 10.
Vantajosamente, a cuba 10 compreende uma entrada e uma sa-
ída (uma das quais, a saída 12, é mostrada nas figuras 1 e 3) para a entrada do líquido de lavagem e para a descarga do mesmo; ditas entrada e saída são dispostas de preferência de acordo com uma configuração de cuba pa- drão.
O envoltório de plástico 20 é de preferência concebido em um
polímero termoplástico, e ainda mais preferivelmente em polipropileno, ao qual agentes de reforço mecânicos ou enchimentos (por exemplo, fibras mi- nerais ou vítreas) podem ser adicionados. Um material presente no mercado do qual o envoltório 20 da invenção pode ser concebido é, por exemplo, Carboran®. A condutividade térmica do material que forma o envoltório 20 da cuba 10 da invenção está geralmente compreendida entre 0,2 e 0,6 W/(mK).
5 De acordo com a invenção, o envoltório 20 inclui pelo menos um
inserto 30 concebido de um material tendo uma condutividade térmica que é mais baixa do que a condutividade térmica do material que forma o envoltó- rio 20 e, de preferência, dita condutividade térmica está compreendida entre
0,001 e 0,05 W/(mK). Os materiais preferidos para a concepção do inserto 10 30 são qualquer um, ou qualquer combinação, dos seguintes: polímeros ex- pandidos ou espumados tais como poliuretano, poliolefinas expandidas, po- liestireno expandido, tal como Carboran®, etc.; ou Painéis de Isolamento de Vácuo (VIP); ou feltros tais como fibras minerais/vítreas, fibras sintéticas, materiais celulósicos, aerogéis, etc.; ou limites de bolha; ou madeira, etc., 15 contanto que tenham propriedades de isolamento.
O inserto 30 pode ser, por exemplo, concebido como segue: um material polimérico pode ser expandido ou espumado pela reação de ingre- dientes apropriados ("agentes de sopro") ou de aditivos em expansão incluí- dos na formulação do material polimérico do inserto 30, por exemplo, por 20 tratamento térmico. Alternativamente, um gás de expansão pode ser adicio- nado (isto é, injetado) na composição polimérica, o gás solubiliza parcial- mente no polímero durante a fase de moldagem devido à etapa de alta pres- são na mesma incluída e então o gás é liberado quando a pressão cai dentro do molde, gerando, assim, bolhas e, deste modo, expandindo o polímero.
O envoltório 20 pode incluir um inserto 30 único, uma pluralidade
de insertos do mesmo tipo (isto é, concebidos no mesmo material) ou uma pluralidade de insertos de tipos diferentes (isto é, concebidos de materiais diferentes tendo possivelmente condutividades térmicas diferentes).
O inserto 30 é fixado ao envoltório 20 e é posicionado, de prefe- rência, mas não necessariamente, em correspondência com o elemento de aquecimento (ver, por exemplo, resistência ao aquecimento 40 mostrada nas figuras 3 e 4) conectado à cuba 10. O inserto 30 está de preferência Iocali- zado em correspondência com a parte inferior do envoltório 20 (inferior com respeito ao eixo vertical definido como o eixo vertical da máquina de lavar roupa quando em uso) que está em contato com a água a ser aquecida du- rante o processo de lavagem. No entanto, o inserto 30 pode estar localizado 5 em qualquer região da cuba 10. O inserto 30 pode vantajosamente ter uma forma de placa, isto é, pode ser uma camada de material polimérico que é conformada a fim de seguir o contorno da parte da parede 25 do envoltório à qual ela é conectada.
Como um primeiro exemplo de uma modalidade da invenção 10 mostrada nas figuras 2 e 3, a cuba 10 é formada por dois envoltórios 20 e inclui um inserto 30 único localizado na parte inferior da cuba 10 cobrindo uma parte das superfícies externas 22 de ambos os envoltórios dianteiro e traseiro 20 em correspondência com seu envelope cilíndrico 29. O inserto 30 é fixado aos envoltórios 20 através de meios de fixação 32 tais como parafu- 15 sos, ganchos, meios de colchete de pressão, ou semelhantes.
De acordo com uma modalidade diferente da invenção mostrada nas figuras 5 e 6, o envoltório 20 pode incluir um ou mais insertos 30 que podem ser fixados ao(s) envoltório(s) 20 em correspondência com sua su- perfície externa 22 ou interna 21 (embora não mostrado nas figuras mencio- 20 nadas, um ou mais insertos podem estar presentes tanto na superfície inter- na 21 como na superfície externa 22 do envoltório 20), isto é, o inserto 30 pode estar em contato com a superfície interna e/ou externa da parede 25. As figuras mencionadas são figuras simplificadas para melhor realçar a loca- lização do inserto, portanto, muitos detalhes da cuba 10 foram removidos.
De acordo com uma modalidade diferente, adicional, mostrada
nas figuras 8 e 9, na superfície interna e/ou na superfície externa 21, 22 da parede 25 do envoltório 20 são concebidos os recessos 27, cada um dos quais é preenchido com um inserto 10. Deve ser entendido que embora nas figuras 5-9 os insertos estejam colocados em correspondência com ambas 30 as partes superior e inferior do envoltório 20, eles podem ser colocados em correspondência com uma parte única do mesmo. Além disso, um inserto único pode estar presente. Além das fixações entre o envoltório 20 e o inserto 30 descritos acima nas diferentes modalidades da invenção, isto é, meios de fixação tais como parafusos, ou a concepção de um recesso 27 no envoltório 20 onde o inserto é então encaixado, de acordo com uma modalidade diferente da in- venção, o inserto também pode ser colado ao envoltório 20.
A conexão entre o inserto 30 e o envoltório 20 pode ser obtida, de acordo com modalidades diferentes alternativas da invenção, também usando processos diferentes do que a fixação mecânica ou colagem, por exemplo, por moldagem.
Na figura 7, uma modalidade preferida adicional da invenção é
mostrada, onde os insertos 30 (que pode ser uma pluralidade de insertos ou também um inserto único) são embutidos dentro da parede 25 do envoltório 20. Deve ser entendido que cada inserto 30 pode ser completamente embu- tido na parede 25 ou somente parcialmente, isto é, uma parte de qualquer 15 um dos insertos 30 pode tornar-se visível na superfície interna e/ou externa. Mais preferivelmente, o inserto 30 é completamente embutido na parede 25.
A cuba da máquina de lavar roupa de acordo com a invenção é preferivelmente concebida de acordo com os seguintes métodos.
Em uma primeira modalidade preferida, o inserto 30 é sobremol- 20 dado no envoltório 20. O material polimérico que forma o envoltório 20 é primeiramente injetado em uma cavidade do molde e então o material tendo propriedades de isolamento, por exemplo, de preferência um polímero ex- pandido/expansível, é depois sobremoldado no envoltório solidificado, em correspondência com uma parte da superfície interna do envoltório e/ou em 25 correspondência com uma parte da superfície externa do envoltório. Opcio- nalmente, a fim de criar os recessos 27 em que o material que forma o inser- to 30 pode ser injetado, ou para eventualmente deixá-lo completar sua ex- pansão, alguns movimentos ou ajustes do molde podem ser providos.
De acordo com uma segunda modalidade para conceber a cuba 10 da invenção, o material polimérico que forma o envoltório 20 é sobremol- dado no material polimérico que forma o inserto 30. Em uma primeira varian- te da modalidade de sobremoldagem do método de acordo com a invenção, o material que forma o inserto 30 é injetado no molde primeiro, as fases de expansão e de solidificação ocorrem, e então o material que forma o envoltó- rio da cuba da invenção é posteriormente sobremoldado no mesmo. Tam- bém, neste caso, alguns ajustes ou movimentos do molde podem ser incluí- dos.
Em uma variante da modalidade de sobremoldagem do método da invenção, o inserto 30 é posicionado no molde já formado, por exemplo, já moldado e solidificado, e então o material polimérico que forma o envoltó- rio é injetado.
Em uma modalidade adicional da invenção, tanto o material do
envoltório como o material do inserto são coinjetados no molde e a solidifi- cação dos dois materiais prossegue completamente ou pelo menos parcial- mente em paralelo, obtendo um envoltório 20/inserto 30 comoldados.
Com os três métodos de produção da cuba da invenção mencio- nados acima, em que um processo de moldagem é usado para acoplar o inserto 30 ao envoltório 20, todas as modalidades mostradas nas figuras 5,
6, 7, 8 e 9 podem ser realizadas.
A fim de aprimorar a adesão mútua do envoltório e inserto, em particular quando o inserto cobre uma parte da superfície interna e/ou exter- 20 na do envoltório ou é revestido sobre o mesmo, uma fase de tratamento de superfície pode ser opcionalmente efetuada tanto sobre a superfície do en- voltório onde o inserto deve ser aplicado ou sobre a superfície do inserto que entra em contato com a superfície do envoltório.
De acordo com uma modalidade diferente, adicional, da inven- 25 ção, o inserto 30 é revestido sobre o envoltório 20, isto é tanto o envoltório (por exemplo, sua superfície externa e/ou interna) é completamente revesti- do pelo inserto ou somente uma parte do mesmo é revestida. Nesta modali- dade, o inserto pode ser, por exemplo, uma tinta, por exemplo, um revesti- mento de aerogel.
EXEMPL01
A cuba 10 representada nas figuras 2 e 3 é concebida em Car- boran®, ou polipropileno preenchido com fibras minerais-talco, carbonato de cálcio ou fibras metálicas ou fibras vítreas e inclui um inserto 30 único me- canicamente fixado sobre as superfícies externas dos envoltórios dianteiro e traseiro 20. O inserto é concebido em polietileno expandido tendo uma condutividade térmica igual a 0,044 W/(mK) e uma densidade de cerca de 30/40 kg/m3.
EXEMPLO 2
A superfície externa 22 do envoltório 20 é revestida usando um revestimento de aerogel, que pode cobrir toda a superfície ou somente uma parte da mesma. A condutividade térmica do revestimento é de cerca de 0,017 W(mK) e a espessura do inserto 30 resultante é de cerca de 0,2 mm. O inserto 30 pode suportar temperaturas na faixa de -40°C - 125°C.

Claims (15)

1. Máquina de lavar roupa compreendendo uma cuba (10) inclu- indo um envoltório (20) sendo delimitado por uma parede (25), o dito envol- tório sendo moldado como uma parte única de material polimérico, caracte- rizada pelo fato de que o dito envoltório (20) inclui pelo menos um inserto (30) conectado à dita parede (25), o dito inserto (30) sendo concebido de um material tendo uma condutividade térmica mais baixa do que a condutividade térmica do material que forma o envoltório (20) a fim de isolar localmente o envoltório onde o inserto está localizado.
2. Máquina de lavar roupa, de acordo com a reivindicação 1, em que o dito inserto (30) inclui um material polimérico expandido e/ou espumado.
3. Máquina de lavar roupa, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, em que a dita parede (25) define uma superfície interna (21) e uma exter- na (22), o dito inserto (30) cobrindo uma parte da dita superfície interna e/ou da dita superfície externa.
4. Máquina de lavar roupa, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, em que o dito inserto (30) é pelo menos parci- almente embutido em dita parede (25).
5. Máquina de lavar roupa, de acordo com a reivindicação 4, em que o dito inserto (30) é totalmente embutido em dita parede (25).
6. Máquina de lavar roupa, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, em que o dito inserto (30) é conectado à dita parede (25) por meios de fixação mecânicos (32) e/ou colagem.
7. Máquina de lavar roupa, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, em que o dito inserto (30) e dito envoltório (20) são comoldados.
8. Máquina de lavar roupa, de acordo com qualquer uma das reivindicações, em que o dito inserto (30) é sobremoldado em dito envoltório (20).
9. Máquina de lavar roupa, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, em que o dito envoltório (20) é sobremoldado em dito inserto (30).
10. Máquina de lavar roupa, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, em que o dito inserto (30) é revestido sobre dito envoltório (20).
11. Máquina de lavar roupa, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, em que a dita parede (25) inclui um recesso (27) no qual o inserto (30) é inserido.
12. Máquina de lavar roupa, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, compreendendo um elemento de aquecimento (40), o dito inserto (30) sendo conectado à dita parede (25) em correspon- dência com ou na proximidade do dito elemento de aquecimento (40).
13. Método de produção de uma máquina de lavar roupa incluin- do uma cuba (10) tendo um envoltório (20), compreendendo as etapas de injetar em um molde um primeiro material polimérico que concebe um inserto (30) conectado a dito envoltório (20), de modo que o dito inserto (30) e o dito envoltório (20) sejam comoldados, o dito segundo material polimérico tendo uma condutividade térmica mais baixa do que a condutividade térmica do dito primeiro material polimérico que forma o envoltório (20).
14. Método de produção da máquina de lavar roupa incluindo uma cuba (10) tendo um envoltório (20), compreendendo as etapas de: - prover em um molde um inserto (30) feito de um segundo ma- terial polimérico, injetar em dito molde um primeiro material polimérico que concebe o dito envoltório (20), de modo que o dito envoltório (30) é sobre- moldado sobre o dito inserto (30), o dito segundo material polimérico tendo uma condutividade térmica mais baixa do que a condutividade térmica do dito primeiro material polimérico que forma o envoltório (20).
15. Método, de acordo com a reivindicação 14, em que a etapa de prover um inserto (30) em um molde inclui as etapas de: - injetar em um molde um segundo material polimérico que con- cebe dito inserto (30); - deixar o segundo material polimérico solidificar; - injetar o dito primeiro material polimérico após solidificação do dito segundo material polimérico.
BRPI1102646-4A 2010-06-01 2011-06-01 Máquina de lavar roupa BRPI1102646A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP10164604.0A EP2392718B1 (en) 2010-06-01 2010-06-01 Washing machine

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1102646A2 true BRPI1102646A2 (pt) 2014-04-15

Family

ID=43035007

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1102646-4A BRPI1102646A2 (pt) 2010-06-01 2011-06-01 Máquina de lavar roupa

Country Status (5)

Country Link
US (1) US20120007481A1 (pt)
EP (1) EP2392718B1 (pt)
CN (1) CN102330319A (pt)
BR (1) BRPI1102646A2 (pt)
RU (1) RU2011122110A (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US10326323B2 (en) 2015-12-11 2019-06-18 Whirlpool Corporation Multi-component rotor for an electric motor of an appliance
US10202719B2 (en) 2016-03-17 2019-02-12 Whirlpool Corporation Laundry treating appliance with tub having a flexible portion
US10704180B2 (en) 2016-09-22 2020-07-07 Whirlpool Corporation Reinforcing cap for a tub rear wall of an appliance
WO2018086955A1 (en) * 2016-11-08 2018-05-17 Arcelik Anonim Sirketi A washing machine with reduced energy consumption
US10487435B2 (en) 2017-03-23 2019-11-26 Midea Group Co., Ltd. Tub for a laundry washing machine
US10975513B2 (en) * 2017-03-23 2021-04-13 Midea Group Co., Ltd. Tub with bearing housing insert for a laundry washing machine
US10693336B2 (en) 2017-06-02 2020-06-23 Whirlpool Corporation Winding configuration electric motor
EP3868538A1 (en) * 2020-02-19 2021-08-25 Electrolux Appliances Aktiebolag Component for a water bearing appliance and method for producing such component

Family Cites Families (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPH0281616A (ja) * 1988-09-19 1990-03-22 Polyplastics Co 加熱保温用成形体
US4972759A (en) * 1989-02-13 1990-11-27 Nelson Thomas E Thermal insulation jacket
FR2673575A1 (fr) * 1991-03-06 1992-09-11 So Ge Ma P Piece comprenant un corps en matiere thermoplastique recouvert sur une face d'un papier decor melamine, et procede de fabrication d'une telle piece.
DE4332684A1 (de) 1993-09-25 1995-03-30 Licentia Gmbh Waschmaschine
IT1289395B1 (it) 1996-10-08 1998-10-02 Electrolux Zanussi Elettrodome Procedimento perfezionato per lo stampaggio a iniezione di manufatti in materia plastica
IT1320650B1 (it) * 2000-03-29 2003-12-10 Eltek Spa Dispositivo dispensatore di agenti di lavaggio per una macchina dilavaggio domestica, in particolare una lavastoviglie.
DE10160788A1 (de) * 2001-12-11 2003-06-26 Bsh Bosch Siemens Hausgeraete Laugenbehälter mit einer Isolierschicht für wasserführende Haushaltgeräte
US6807700B2 (en) * 2002-07-09 2004-10-26 Owens Corning Fiberglass Technology, Inc. Acoustical laundry tub blanket
ITMI20031935A1 (it) * 2003-10-08 2005-04-09 Francesco Bonicelli Involucro polifunzionale per gruppo oscillante di un elettrodomestico e procedimento per la sua realizzazione
WO2005113879A1 (en) * 2004-04-20 2005-12-01 Lg Electronics Inc. Washing and drying machine
KR101067771B1 (ko) * 2004-04-20 2011-09-28 엘지전자 주식회사 드럼세탁기용 드럼의 전면홀 가공방법
EP2002047B1 (en) * 2006-03-31 2013-11-06 Arçelik Anonim Sirketi A noise-reduced tub for a washer/dryer
DE102008056555B3 (de) * 2008-11-10 2009-12-10 Miele & Cie. Kg Wäschebehandlungsmaschine insbesondere Waschmaschine mit isoliertem Kunststofflaugenbehälter

Also Published As

Publication number Publication date
CN102330319A (zh) 2012-01-25
RU2011122110A (ru) 2012-12-10
EP2392718A1 (en) 2011-12-07
US20120007481A1 (en) 2012-01-12
EP2392718B1 (en) 2015-08-12

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1102646A2 (pt) Máquina de lavar roupa
CN112543826B (zh) 衣物处理设备
CN102792097B (zh) 蒸汽发生器和具有该蒸汽发生器的洗衣机
CN101055070B (zh) 蒸汽发生器及具有该蒸汽发生器的滚筒式洗衣机
US7621155B2 (en) Steam generator and laundry machine having the same
CA2866660A1 (en) Refrigerator
KR100597742B1 (ko) 세탁기
JP7472218B2 (ja) 衣類処理装置
CN101187138A (zh) 蒸汽发生器及配备该蒸汽发生器的衣物处理装置
ATE541977T1 (de) Wäschebehandlungsmaschine insbesondere waschmaschine mit wärmeisoliertem kunststofflaugenbehälter
CN204690360U (zh) 衣物处理装置
JP2013048721A (ja) ドラム式洗濯乾燥機
EP2551396B1 (en) Washing machine
JP7375557B2 (ja) 貯湯式給湯機
CN103161050A (zh) 一种滚筒洗衣机、冷凝器嵌入式后筒结构及其制造方法
CN104048473A (zh) 保温部件及其成型方法
KR101684966B1 (ko) 스팀발생장치 및 이를 이용한 세탁장치
JP2010148785A (ja) 乾燥機
JP2013005931A (ja) 保温構造、被保温部材の施工方法
KR20090019405A (ko) 냉장고용 홈바도어 및 그 제조방법
EP2582870B1 (en) A method of making a casing integrated in an electrical household appliance and an electrical household integrating the casing
KR100745423B1 (ko) 드럼세탁기
KR20110103135A (ko) 스팀발생장치 및 이를 이용한 세탁장치
JP2005334145A (ja) 食器洗浄機
JP2005334133A (ja) 食器洗浄機

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B11Y Definitive dismissal - extension of time limit for request of examination expired [chapter 11.1.1 patent gazette]