BRPI1101887A2 - bobina de ignição - Google Patents
bobina de ignição Download PDFInfo
- Publication number
- BRPI1101887A2 BRPI1101887A2 BRPI1101887A BRPI1101887A2 BR PI1101887 A2 BRPI1101887 A2 BR PI1101887A2 BR PI1101887 A BRPI1101887 A BR PI1101887A BR PI1101887 A2 BRPI1101887 A2 BR PI1101887A2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- ignition coil
- high voltage
- suppression means
- support element
- spark suppression
- Prior art date
Links
Classifications
-
- H—ELECTRICITY
- H01—ELECTRIC ELEMENTS
- H01F—MAGNETS; INDUCTANCES; TRANSFORMERS; SELECTION OF MATERIALS FOR THEIR MAGNETIC PROPERTIES
- H01F38/00—Adaptations of transformers or inductances for specific applications or functions
- H01F38/12—Ignition, e.g. for IC engines
-
- H—ELECTRICITY
- H01—ELECTRIC ELEMENTS
- H01F—MAGNETS; INDUCTANCES; TRANSFORMERS; SELECTION OF MATERIALS FOR THEIR MAGNETIC PROPERTIES
- H01F27/00—Details of transformers or inductances, in general
- H01F27/40—Structural association with built-in electric component, e.g. fuse
- H01F27/402—Association of measuring or protective means
Landscapes
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Power Engineering (AREA)
- Ignition Installations For Internal Combustion Engines (AREA)
Abstract
BOBINA DE IGNIçãO. Já são conhecidas bobinas de ignição, com um corpo de bobina, que apresenta um enrolamento secundário, cuja extremidade está eletricamente conectada por uma mola de contato com um contato de alta tensão. Nessas bobinas de ignição, frequentemente, um meio de supressão de centelha, por exemplo um diodo, está disposto no lado de alta tensão da bobina de ignição sobre a trilha elétrica. O diodo tem por função absorver tensões indesejáveis, que são induzidas quando a corrente é ligada. Dessa maneira, pelo diodo são evitadas ignições falhas. A disposição do diodo requer, todavia, nessa configuração, comparativamente muito espaço de montagem. Na bobina de ignição de acordo com a invenção, espaço de montagem existente entre a mola de contato e o contato de alta tensão é utilizado para disposição do meio de supressão de centelha e assim economizado espaço de montagem. Segundo a invenção é previsto que a mola de contato (14) apresenta um elemento de suporte (21) elétricamente não condutor, no qual está previsto o meio de supressão de centelha (20), que está conectado eletricamente por condutores (19) elétricos com a extremidade do enrolamento secundário (3) e o contato de alta tensão (15).
Description
BOBINA DE IGNIÇÃO
Estado atual da Técnica
A invenção refere-se a uma bobina de ignição segundo o preâmbulo da reivindicação principal.
Da JP 2009027064 A já é conhecida uma bobina de ignição, com um corpo de bobina, que apresenta um enrolamento secundário, cuja extremidade está eletricamente conectada por uma mola de contato com um contato de alta tensão. Nessas bobinas de ignição, freqüentemente, um meio de supressão de centelha, por exemplo um diodo, está disposto no lado de alta tensão da bobina de ignição sobre a trilha elétrica. 0 diodo tem por função absorver tensões indesejáveis, que são induzidas quando a corrente é ligada. Dessa maneira, pelo diodo são evitadas ignições falhas. A disposição do diodo requer, todavia, nessa configuração, comparativamente muito espaço de montagem.
Vantagens da Invenção
A bobina de ignição de acordo com a invenção com as características da reivindicação principal tem, frente a isso, a vantagem de que o espaço de montagem existente entre a mola de contato e o contato de alta tensão é utilizado para a disposição do meio de supressão de centelha, na medida em que a mola de contato apresenta um elemento de suporte eletricamente não condutor, no qual está previsto o meio de supressão de centelha, que está conectado eletricamente por condutores elétricos com a extremidade do enrolamento secundário e o contato de alta tensão. Pelo espaço de montagem economizado, a bobina de ignição pode ser construída menor, especialmente com menos altura. A alta tensão é conduzida pelo fio dos condutores elétricos do meio de supressão de centelha, que, em oposição à mola de contato eletricamente condutora do estado atual da técnica, não apresenta arestas e não produz aumentos excessivos de campo.
Pelas medidas especificadas nas sub-reivindicações são possíveis outras configurações vantajosas e aperfeiçoamentos da bobina de ignição indicada na reivindicação principal.
Conforme uma execução vantajosa, o meio de supressão de centelha é um diodo, uma resistência elétrica ou um condensador.
É especialmente vantajoso que o elemento de suporte eletricamente não condutor seja fixado com uma extremidade ao corpo da bobina e, na outra extremidade, atue elasticamente contra o contato de alta tensão. Dessa maneira é obtido o efeito elástico por um elemento de suporte eletricamente não condutor, que pressiona o condutor elétrico do meio de supressão de centelha ao contato de alta tensão.
Segundo uma configuração vantajosa, o elemento de suporte eletricamente não condutor está encaixado em uma bolsa do corpo da bobina. Dessa maneira, o elemento de suporte pode ser muito facilmente fixado ao corpo da bobina.
É muito vantajoso que o elemento de suporte eletricamente não condutor seja produzido de plástico, pois o elemento de suporte dessa maneira pode ser produzido a custo muito baixo. Graças a uma execução em forma de tira do elemento de suporte, de um lado é imitado o contorno de uma solução convencional, isto é, também bobinas de ignição existentes podem ser providas dessa solução; de outro lado, essa seleção de geometria favorece as diversas variantes para fixação do meio de supressão de centelha.
Também é vantajoso que o elemento de suporte eletricamente não condutor apresente um alojamento para a fixação do meio de supressão de centelha, pois o meio de supressão de centelha é assim disposto no elemento de suporte com grande economia de espaço. Conforme o exemplo de execução, o alojamento é obtido por um recesso no elemento de suporte.
Além disso, é vantajoso que o alojamento compreenda respectivamente uma ranhura ou rebaixo para os condutores elétricos do meio de supressão de centelha, pois dessa maneira é minimizada a demanda de espaço e protegido o condutor elétrico.
É ainda vantajoso que o meio de supressão de centelha seja grampeado, colado ou impresso como circuito de outra maneira sobre o elemento de suporte eletricamente não condutor, pois dessa maneira é obtida uma fácil produção da conexão.
Desenho
Um exemplo de execução da invenção está simplificadamente representado no desenho e detalhadamente explicado na descrição a seguir.
Fig. 1 - mostra em corte uma bobina de ignição representada simplificada,
Fig. 2 - uma vista do elemento de suporte conforme a fig. 1 com meio de supressão de centelha nele montado e
Fig. 3 - uma vista de um elemento de suporte individual conforme a fig. 1. Descrição do Exemplo de Execução
A fig. 1 mostra em corte uma bobina de ignição conforme a invenção.
A bobina de ignição apresenta um corpo de bobina primária 2 apresentando uma bobina primária 1 executada como enrolamento e um corpo de bobina secundária 4 alojando uma bobina secundária 3 executada como enrolamento. Os dois corpos de bobina 2, 4 encerram um segmento de um núcleo de ferro 5, que é formado de um pacote de chapas mutuamente estratifiçadas, por exemplo chapas elétricas. Os corpos de bobina 2, 4 com suas bobinas 1, 3 e o núcleo de ferro 5 estão dispostos em um alojamento 6, que é cheio com uma massa fundida 7 de endurecimento, por exemplo uma resina fundida.
A bobina primária 1 está conectada com uma fonte de tensão 9 por meio de um conduto de conexão 8. Na bobina secundária 3, por meio da bobina primária 1 é induzida uma alta tensão, que é conduzida a uma vela de ignição 10 por uma conexão elétrica.
0 corpo de bobina secundária 4 tem uma saída de alta tensão 13 eletricamente conectada com a bobina secundária .3, que é contatada com um contato de alta tensão 15 através de uma mola de contato 14. 0 contato de alta tensão 15 conduz adiante a alta tensão em direção a uma vela de ignição 16, por exemplo por uma mola helicoidal 17. 0 contato de alta tensão 15 é executado por exemplo em forma de pino ou em forma de cilindro, mas também ser executado em qualquer outra forma, por exemplo em forma de caixa ou em forma de capa e ser parte de uma resistência supressora de interferências. A bobina de ignição apresenta no lado de alta tensão um meio de supressão de centelha 20, que pode absorver tensões indesejáveis, que são induzidas quando da ligação da corrente, e assim evitar ignições falhas. Dessa maneira, são aperfeiçoadas as propriedades EMV da bobina de ignição.
De acordo com a invenção é previsto que a mola de contato 14 apresente um elemento de suporte 21 eletricamente não condutor, no qual está previsto o meio de supressão de centelha 20. O meio de supressão de centelha 20 está eletricamente conectado por condutores 19 elétricos, de um lado, com a saída de alta tensão 13 e, ao menos indiretamente, com o enrolamento secundário 3 e, de outro lado, com o contato de alta tensão 15. Pela execução segundo a invenção, o espaço de montagem para o meio de supressão de centelha 20 é economizado, pois espaço de montagem livre, que até agora era utilizado apenas para a mola de contato como tal, é empregado adicionalmente para a disposição do meio de supressão de centelha 20. O espaço de montagem para o meio de supressão de centelha 20 disposto anteriormente separado em outro local é assim liberado e pode ser economizado.
A provisão do meio de supressão de centelha 20 no lado de alta tensão da bobina de ignição tem a vantagem de que a supressão de centelha de ligação é eletricamente mais eficaz e, portanto, possibilita maior tensão de ligação.
O meio de supressão de centelha 20 pode ser um diodo, uma resistência elétrica ou um condensador.
O elemento de suporte 21 eletricamente não condutor está fixado com uma extremidade ao corpo de bobina secundária 4 e atua, na outra extremidade, elasticamente 6/7
contra o contato de alta tensão 15. 0 elemento de suporte 21, além da função de mole j o e de suporte, compensa adicionalmente uma tolerância entre o corpo de bobina secundária 4 e o contato de alta tensão 15. Por exemplo, o elemento de suporte 21 fica encaixado em uma bolsa 22 do corpo de bobina secundária 4.
A fig. 2 mostra uma vista do elemento de suporte de acordo com a invenção com meio de supressão de centelha nele previsto segundo a fig. 1. Na vista conforme a fig. 2, as partes inalteradas ou de ação igual conforme a bobina de ignição segundo a fig. 1 são caracterizadas com iguais referências.
0 elemento de suporte 21 eletricamente não condutor é produzido por exemplo de plástico e executado em forma de tira. Em sua extremidade voltada para o corpo de bobina secundária 4, está previsto por exemplo um angulamento em forma de tala para fixação do elemento de suporte 21 na bolsa 22 do corpo de bobina secundária 4. 0 elemento de suporte 21 tem um alojamento 24 para fixação do meio de supressão de centelha 20, que conforme o exemplo de execução compreende um recesso 25 em forma de janela no elemento de suporte 21. O recesso 25 é um pouco maior do que as dimensões geométricas do meio de supressão de centelha 20. O alojamento 24 apresenta, além disso, ranhuras ou rebaixos 28 em forma de canal para o alojamento ao menos parcial dos condutores 19 elétricos do meio de supressão de centelha 20.
O meio de supressão de centelha 20 pode estar grampeado, colado ou impresso como circuito sobre o elemento de suporte 21. Conforme o exemplo de execução, 7/7
estão previstos meios de encaixe 29 para o grampeamento. Com um circuito impresso, os correspondentes componentes eletrônicos são por exemplo soldados.
A fig. 3 mostra uma vista do elemento de suporte de acordo com a invenção sem o meio de supressão de centelha de acordo com a fig. 1. Na vista segundo a fig. 3, as partes inalteradas ou de ação igual conforme a bobina de ignição segundo a fig. 1 são caracterizadas com iguais referências.
Claims (9)
1. Bobina de ignição com um corpo de bobina (4) , que apresenta um enrolamento secundário (3), cuja extremidade está eletricamente conectada por uma mola de contato (14) com um contato de alta tensão (15) , e com um meio de supressão de centelha (20), caracterizada pelo fato de que a mola de contato (14) apresenta um elemento de suporte (21) eletricamente não condutor, no qual está previsto o meio de supressão de centelha (20) , que está conectado eletricamente por condutores (19) elétricos com a extremidade do enrolamento secundário (3) e o contato de alta tensão (15).
2. Bobina de ignição, de acordo com a reivindicação .1, caracterizada pelo fato de que o meio de supressão de centelha (20) é um diodo, uma resistência elétrica ou um condensador.
3. Bobina de ignição, de acordo com uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizada pelo fato de que o elemento de suporte (21) eletricamente não condutor é fixado com uma extremidade ao corpo da bobina (4) e, na outra extremidade, atua elasticamente contra o contato de alta tensão (15).
4. Bobina de ignição, de acordo com uma das reivindicações 1, 2 ou 3, caracterizada pelo fato de que o elemento de suporte (21) eletricamente não condutor está encaixado em uma bolsa (22) do corpo de bobina (4).
5. Bobina de ignição, de acordo com uma das reivindicações 1, 2, 3 ou 4, caracterizada pelo fato de que o elemento de suporte (21) eletricamente não condutor é produzido de plástico e executado em forma de tira.
6. Bobina de ignição, de acordo com uma das reivindicações 1, 2, 3, 4 ou 5, caracterizada pelo fato de que o elemento de suporte (21) eletricamente não condutor apresenta um alojamento (24) para a fixação do meio de supressão de centelha (20) .
7. Bobina de ignição, de acordo com uma das reivindicações 1, 2, 3, 4, 5 ou 6, caracterizada pelo fato de que o alojamento (24) compreende um recesso (25) no elemento de suporte (21) eletricamente não condutor.
8. Bobina de ignição, de acordo com uma das reivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6 ou 7, caracterizada pelo fato de que o alojamento (24) compreende uma ranhura ou um rebaixo (28) para os condutores (19) elétricos do meio de supressão de centelha (20) .
9. Bobina de ignição, de acordo com uma das reivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 ou 8, caracterizada pelo fato de que o meio de supressão de centelha (20) é grampeado, colado ou impresso como circuito sobre o elemento de suporte (21) eletricamente não condutor.
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
DE201010027945 DE102010027945A1 (de) | 2010-04-20 | 2010-04-20 | Zündspule |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BRPI1101887A2 true BRPI1101887A2 (pt) | 2012-10-02 |
Family
ID=44730841
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BRPI1101887 BRPI1101887A2 (pt) | 2010-04-20 | 2011-04-19 | bobina de ignição |
Country Status (2)
Country | Link |
---|---|
BR (1) | BRPI1101887A2 (pt) |
DE (1) | DE102010027945A1 (pt) |
Families Citing this family (1)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
DE102017116277B4 (de) * | 2016-07-21 | 2023-06-22 | Borgwarner Ludwigsburg Gmbh | Zündspule und Verfahren zum Herstellen einer Zündspule |
Family Cites Families (1)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
JP2009027064A (ja) | 2007-07-23 | 2009-02-05 | Hanshin Electric Co Ltd | 内燃機関用点火コイル |
-
2010
- 2010-04-20 DE DE201010027945 patent/DE102010027945A1/de not_active Withdrawn
-
2011
- 2011-04-19 BR BRPI1101887 patent/BRPI1101887A2/pt not_active IP Right Cessation
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
DE102010027945A1 (de) | 2011-10-20 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
KR101610901B1 (ko) | 차량의 전자 제어 장치 | |
JP6129716B2 (ja) | ケースモールド型コンデンサ | |
BRPI1101887A2 (pt) | bobina de ignição | |
JP7320632B2 (ja) | 誘導性部品 | |
JP2015018616A (ja) | コネクタ、及びコネクタユニット | |
JP2017123415A (ja) | コイル装置及び電気接続箱 | |
JP2014116174A (ja) | 配線ダクトシステム | |
US10319552B2 (en) | Battery connection unit, and attachment structure for battery connection unit | |
JP2017208945A (ja) | 直流モータ | |
US9413209B2 (en) | Rotating electric machine | |
JP5242297B2 (ja) | 電気接続箱 | |
KR102250426B1 (ko) | 보호 컨덕터 브리지를 갖는 플러그 | |
JP2006328990A (ja) | 内燃機関用点火コイル | |
JP6141451B2 (ja) | シールドコネクタ | |
JP6036203B2 (ja) | 照明装置 | |
KR102648707B1 (ko) | 액츄에이터 및 이를 포함하는 차량 조향 시스템 | |
JP5784094B2 (ja) | 電子部品モジュールおよびその搭載方法 | |
JP2015122241A (ja) | アース構造 | |
JP2014051926A (ja) | 内燃機関用の点火コイル | |
US7623015B2 (en) | Electric coil or power inverter | |
JP7558839B2 (ja) | 電源装置、照明装置 | |
JP6040842B2 (ja) | 電子制御装置 | |
JP2021044270A (ja) | 電気回路装置 | |
JP5236256B2 (ja) | 対のリード線短絡防止キャップおよび配線連結部短絡防止カバーからなる短絡防止具 | |
CN111244847B (zh) | 插入结合结构、电气连接箱及线束 |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B03A | Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention | ||
B08F | Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law | ||
B08K | Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87) |
Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2458 DE 14-02-2018 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013. |