BRPI1101726A2 - embalagem dotada de auxÍlio para abertura por rasgamento - Google Patents
embalagem dotada de auxÍlio para abertura por rasgamento Download PDFInfo
- Publication number
- BRPI1101726A2 BRPI1101726A2 BRPI1101726-0A BRPI1101726A BRPI1101726A2 BR PI1101726 A2 BRPI1101726 A2 BR PI1101726A2 BR PI1101726 A BRPI1101726 A BR PI1101726A BR PI1101726 A2 BRPI1101726 A2 BR PI1101726A2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- package
- perforated
- lines
- packaging
- tear
- Prior art date
Links
Classifications
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B65—CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
- B65D—CONTAINERS FOR STORAGE OR TRANSPORT OF ARTICLES OR MATERIALS, e.g. BAGS, BARRELS, BOTTLES, BOXES, CANS, CARTONS, CRATES, DRUMS, JARS, TANKS, HOPPERS, FORWARDING CONTAINERS; ACCESSORIES, CLOSURES, OR FITTINGS THEREFOR; PACKAGING ELEMENTS; PACKAGES
- B65D75/00—Packages comprising articles or materials partially or wholly enclosed in strips, sheets, blanks, tubes, or webs of flexible sheet material, e.g. in folded wrappers
- B65D75/52—Details
- B65D75/58—Opening or contents-removing devices added or incorporated during package manufacture
- B65D75/5827—Tear-lines provided in a wall portion
Landscapes
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Mechanical Engineering (AREA)
- Packages (AREA)
- Laminated Bodies (AREA)
Abstract
EMBALAGEM DOTADA DE AUXÍLIO PARA ABERTURA POR RASGAMENTO. Trata-se de uma embalagem na forma de um bastão ou almofada, que consiste em uma ou duas folhas (7, 7<39>), a qual possui pelo menos uma camada de alumínio voltada para os conteúdos e uma camada, a qual é voltada para fora dos conteúdos, é realmente conectada á camada de alumínio e é feita de polietileno tereftalato (camada de PET) ou outros materiais, dotada de um auxílio para abertura por rasgamento em uma das superfícies externas, a qual compreende uma linha picotada na camada de PET. A invenção é caracterizada pelo fato de que o auxílio para aber- tura por rasgamento possui pelo menos duas linhas picotadas (4, 5), o ponto de interseção da qual na superfície externa reside a uma distância da borda mais próxima da embalagem, e no que o ângulo entre as linhas picotadas no ponto de interseção é entre 60<198> e 90<198>.
Description
Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "EMBALA- GEM DOTADA DE AUXÍLIO PARA ABERTURA POR RASGAMENTO".
A presente invenção refere-se a uma embalagem dotada de um auxílio para abertura por rasgamento, de acordo com o preâmbulo da reivin- dicação 1.
A US 4.762.514 descreve uma embalagem do tipo sacola para bebidas, feita de duas folhas dispostas substancialmente paralelas ou de maneira simétrica, no caso em que um auxílio perfurante para um canudo para beber é fornecido. O auxílio perfurante consiste em uma pluralidade de linhas picotadas, as quais procedem de uma maneira do tipo em estrela a partir de um centro e possuem um comprimento de entre 2 mm e 20 mm. Em uma variante, no caso de uma sacola em pé, as linhas picotadas cruzadas são fornecidas em uma região rugosas. As rugosidades são destinadas a prevenir que o canudo para beber escape. Em uma terceira variante, forne- cem-se as linhas picotadas que se estendem radialmente as quais, no en- tanto, não alcançam o centro; em uma quarta variante, uma pluralidade de linhas picotadas, as quais são paralelas, porém, um ângulo para o lado de fora da sacola é fornecido. Nessas variantes, também, as linhas picotadas têm um comprimento de 2 mm a 20 mm. Menciona-se que tais auxílios per- furantes podem ser fornecidos em ambas as superfícies da sacola. Um meio de acessar o conteúdo da sacola, que não seja usando um canudo para be- ber não é descrito. O conteúdo do documento citado é incorporado, por meio de referência, ao presente pedido para jurisdições nas quais isto é possível, em particular para os EUA.
As linhas picotadas, as quais são dispostas de uma maneira do tipo em estrela e, ademais, são formadas de uma maneira "pontilhada", são conhecidas também pelo documento DE 295 10 276 no caso de um pacote de confete. Isto consiste em uma sacola completamente preenchida simetri- camente axial, a qual é amarrada como um saco no topo e possui o picotado no fundo. Quando a sacola é jogada, ela arrebenta na região picotada quan- do ela atinge um obstáculo e libera o confete. O conteúdo do documento citado é incorporado, por meio de referência, ao presente pedido para júris- dições nas quais isto é possível, em particular para os EUA.
A US 1.939.794 descreve um papel de embrulho, rio qual uma vez que um artigo, mas preferivelmente uma pluralidade de artigos, os quais podem ser removidos individualmente, foram embrulhados, as regiões que se sobrepõem do papel são presas juntas. A fim de tornar mais fácil de re- mover os artigos, os quais são dispostos de uma maneira alinhada ao longo do eixo geométrico do cilindro, separadamente, e também para dar à emba- lagem aberta uma aparência atrativa, as linhas picotadas são fornecidas. Estas se estendem, por um lado, normais ao eixo geométrico de embrulhar na região de apoio dos artigos individuais, a fim de tornar mais fácil de sepa- rá-los; por outro lado, elas se estendem paralelas ao eixo geométrico do embrulho ao longo de geratrizes, a fim de que o embrulho do artigo individu- al possa ser rasgado facilmente. O papel de embrulho não tem outro uso do que para empacotar uma pluralidade de artigos sobrepostos. O conteúdo do documento citado é incorporado, por meio de referência, ao presente pedido para as jurisdições nas quais isto é possível, em particular para os EUA.
A DE 84 28 908 U descreve um filme encolhível, no qual, a fim de desembalar o artigo embalado mais facilmente, faz-se a provisão de li- nhas picotadas duplas que se estendem longitudinal ou transversalmente, as quais formam uma "tira rasgável" em cada caso entre si. Quando em uma região um pedaço da tira rasgável é exposto e agarrado, a embalagem pode ser aberta sem quaisquer outros problemas ao rasgar a tira de uma maneira apropriada. A fim de possibilitar o agarramento, as aberturas para os dedos são fornecidas na região da tira, e, portanto, a embalagem não é impenetrá- vel. O conteúdo do documento citado é incorporado, por meio de referência, ao presente pedido para as jurisdições nas quais isto é possível, em particu- lar para os EUA.
Em particular, mas não exclusivamente, a invenção refere-se ao que é conhecido como uma embalagem à prova de crianças feita de uma folha de multicamadas dotada de pelo menos uma camada plástica externa que consiste, na maioria, em polietileno tereftalato (PET), e pelo menos uma camada de alumínio interna, a qual, então, está voltada para os conteúdos. Em vez de uma camada de PET, a qual irá sempre ser, exclusivamente, mencionada abaixo no presente documento para maior clareza, uma cama- da de papel, polipropileno orientado (OPP) ou poliamida orientada (OPA) também pode ser usada.
Na prática, tais folhas com multicamadas consistem substanci- almente em mais camadas. Uma camada de polietileno adicional quase sempre está presente dentro da camada de alumínio; do lado de fora, a im- pressão igualmente com multicamadas é aplicada acima da camada de PET, acima de uma camada protetora transparente para imprimir imagem, mas 10 tudo isso não é essencial para o objetivo da presente invenção, a saber, a abertura mais fácil de tal embalagem, e, portanto, não precisa ser ainda mais explicada.
As embalagens feitas de tais folhas são amplamente usadas pa- ra medicamentos, com a folha de alumínio sendo usada por conta de seu excepcional efeito de blindagem (camada-barreira) contra todas as influên- cias externas e a folha de PET é usada por conta de sua alta força mecâni- ca. Isso também é usado, se desejado, para tornar a embalagem final "à prova de crianças", tendo vários critérios regulamentares ou critérios defini- dos por padrões ou convenções para quando tal embalagem deve ser de- signada à prova de crianças. Em qualquer caso, por conta da estrutura men- cionada, não é simples abrir a embalagem sem auxílios, e, portanto, várias medidas foram tomadas na técnica anterior para tornar a abertura mais fácil no presente sem perder a característica de ser à prova de crianças, tanto quanto possível.
Neste sentido, faz-se referência, em particular, a US 2008/0038415 A1, a qual, no caso de um bastão feito de tal folha com multi- camadas, fornece uma linha picotada, a qual não alcança a borda para que seja necessário, no memento de abertura, dobrar o bastão nas regiões da linha picotada e então, rasgar ao longo da linha picotada. Desde que se as- suma que as crianças não irão dobrar o bastão, esta embalagem deve ser considerada à prova de crianças apesar da linha picotada. Uma vez que o dobramento só acontece "na região da linha picotada", geralmente não é simples para os adultos abrir esta embalagem.
Com relação ao termo "bastão", diz- se também que deve ficar entendido como incluindo uma sacola tubular, na qual uma folha é formada dentro de um tubo ao longo de uma costura longitudinal e o tubo é dividido em volumes individuais em partes predeterminadas por costuras transver- sais. Neste caso, a costura longitudinal é normalmente disposta aproxima- damente no meio do comprimento das costuras transversais, o que resulta em uma superfície de visualização na superfície oposta à costura longitudi- nal e, como um resultado das costuras transversais, duas bordas laterais, normalmente, extremamente redondas, as quais são produzidas ao curvar o material do tubo e tendem a ter a borda afiada na região das costuras trans- versais, uma vez que elas são, logicamente, soldadas juntas na região das costuras transversais. Portanto, os usuários preferem tentar abrir a embala- gem na região de uma das costuras transversais começando por uma das bordas laterais. A costura longitudinal e a costura transversal são entendidas para significarem tiras adesivas ou vedantes, por meio do qual a folha tubu- lar é unida a si própria de uma maneira impenetrável região da costura.
Uma embalagem mais do tipo sacola ou do tipo almofada, a qual possui uma costura longitudinal e costuras transversais, mas na qual um auxílio para abertura é disposto no ponto no qual é óbvio até para crianças, e, portanto, não pode ser considerada como à prova de crianças, é conheci- do a partir da US 3.608.815. Uma forma especial dotada de uma pluralidade de regiões picotadas é descrita por US 6.102.571, com uma região picotada adicional sendo fornecida, em particular, na região da costura longitudinal, onde a folha é uma forma de três camadas e é, particularmente, difícil de abrir, a fim de tornar a abertura mais fácil. Tal consideração dos problemas na região da costura longitudinal, no caso de um bastão, também é descrita na EP 1 152 947. Os conteúdos dos documentos citados são incorporados, por meio de referência, ao presente pedido para as jurisdições nas quais isto é possível, em particular, para os EUA.
Em adição aos bastões, também existem como embalagens, em particular no campo médico, o que são conhecidos como almofadas, nos quais a embalagem consiste em duas folhas, normalmente idênticas e sime- tricamente dispostas, as quais são conectadas, normalmente vedadas, jun- tas ao longo da periferia da embalagem. Em uma configuração, é possível dobrar uma folha ao longo de uma borda lateral e, então, criar uma embala- gem a qual, quando estiver em uma forma quadrada, possui costuras vedan- tes em três lados e a dobra da folha no quarto lado. A última construção re- presenta uma aproximação dos bastões, mas no caso dos bastões, a costu- ra longitudinal está sempre no meio de uma das duas superfícies externas, enquanto no caso da almofada, ela forma uma costura lateral e não pode ser distinguida tecnicamente das costuras transversais.
Agora é um objetivo da presente invenção especificar um auxílio para abertura para bastões e almofadas, como um resultado do qual a ca- racterística de ser à prova de crianças do auxílio para abertura, em particu- lar, não está compreendida.
De acordo com a invenção, isto é realizado por meio das carac- terísticas dadas na parte caracterizante da reivindicação 1.
A invenção, então, fornece essencialmente, a uma distância da borda dos bastões ou da almofada, duas linhas picotadas que se cruzam em pelo menos uma das superfícies da embalagem, cada uma das linhas pico- tadas, preferivelmente, se estende em uma linha reta, em que o ângulo entre as linhas picotadas no ponto de interseção é entre 60° e 90°.
Isso torna possível, no caso de bastões, também, em particular, aqueles de acordo com a inicialmente mencionada US 2008/0038415 A1, a abertura mais fácil, desde que o material da embalagem possa ser dobrado ao longo de uma linha picotada e também, precisamente, na região apropri- ada da outra linha picotada, ao longo da qual acontece o rasgamento. Nesta conexão, também deve-se notar que é favorável posicionar as linhas picota- das na superfície dos bastões no dito documento por conta do espaço inde- sejado do conteúdo. Os outros documentos inicialmente mencionados não são do tipo genérico; em particular US 4.762.514, o qual é mencionado pri- meiro, só pode ser encontrado e designado novamente por consideração ex- post, apesar das medidas similares. No caso de bastões e, particularmente, de almofadas, nos quais é mais difícil agarrar e dobrar uma das superfícies da embalagem per se do que é no caso de bastões, prevê-se que tais linhas picotadas sejam forma- das de uma maneira alinhada em ambas as superfícies da embalagem. Em particular nesta variante, é vantajoso fornecer pelo menos a linha para aber- tura por rasgamento em uma forma dupla ou múltipla; isto é, para fornecer duas ou mais linhas picotadas que se estendem paralelas entre si a uma pequena distância de separação, desde quando as duas superfícies da em- balagem são dobradas, as linhas para abertura por rasgamento não são, normalmente, alinhadas. A distância a ser mantida é substancialmente me- nor do que aquela entre as linhas picotadas mencionadas inicialmente no caso do papel de embrulho e do filme encolhível, os quais são, logicamente, destinados a formar tiras mecanicamente estáveis entre si. Preferivelmente, esta distância é abaixo de um milímetro, muito preferivelmente abaixo de meio milímetro, e, particularmente, preferivelmente abaixo de 0,1 mm.
A multiplicação garante que, apesar dos deslocamentos usuais que ocorrem durante o dobramento, as linhas para abertura por rasgamento estejam sempre presentes, que são alinhadas uma com a outra. Isso se a- plica mutatis mutandis às linhas de dobramento. No que segue, por questão de clareza, apenas uma linha picotada é referida, exceto nas explicações especificamente relacionadas à multiplicação. No caso de tal multiplicação, a expressão "ponto de interseção" torna-se uma superfície de interseção, as pequenas dimensões da qual, no entanto, garantem que o mesmo se apli- que a isto, conforme se estabelece com relação ao ponto.
Em uma primeira variante, uma das linhas picotadas se estende paralela à borda adjacente da embalagem e a outra se estende substancial- mente normal a ela; neste caso, o ponto de interseção dela é localizado pre- ferivelmente a alguma distância do canto mais próximo da embalagem. Nes- ta variante, a linha picotada a qual se estende paralela à borda adjacente é, normalmente, a linha de dobramento e a linha picotada que se estende nor- mal à ela é a linha para abertura por rasgamento. A distância entre a linha de dobramento que se estende paralela à borda adjacente e a última é, nes- te caso, preferivelmente entre 3 e 20 mm, em particular preferivelmente en- tre 10 e 15 mm. Isso torna o agarramento e o curvamento mais fácies.
Em uma outra modalidade, o ponto de interseção é localizado próximo a um dos cantos da embalagem, mas fora da região da costura ve- dante ou costuras vedantes, e as duas linhas picotadas são giradas através de cerca de 45° com relação às bordas da embalagem. Nesta variante, a fim de rasgar toda a embalagem, a linha picotada a qual corta o canto é preferi- velmente a linha de dobramento e a linha picotada a qual corre para dentro do canto é preferivelmente a linha para abertura por rasgamento. Se apenas uma pequena abertura for destinada a ser criada, então, a funcionalidade das linhas é trocada; isso pode ser indicado com facilidade por meio de rotu- lagem correspondente.
O ponto de interseção das duas, se apropriado múltiplas, linhas picotadas é preferivelmente movido para tão longe para dentro do canto que se permite o agarramento confortável do pacote a fim de rasgá-lo. A linha de dobramento deve ser pelo menos, em cada caso, 15 mm, preferivelmente 20 mm a 25 mm de comprimento em ambos os lados do ponto de interseção; a linha picotada, a qual torna mais fácil o dobramento e garante que isso acon- teça na localização correta, pode ser muito mais curta. No caso de contornos do pacote retangulares ou quadrados, isso significa que o ponto de interse- ção reside no bissetor do ângulo a uma distância de 15 a 25 mm do canto.
O modo de operação da embalagem é conforme segue:
O usuário dobra a embalagem sobre uma das duas linhas pico- tadas e rasga ao longo da outra das duas linhas picotadas. Na primeira vari- ante, o usuário dobra a embalagem sobre a linha picotada que se estende paralela à borda adjacente e rasga a embalagem normal a esta borda; no caso da disposição no canto, o usuário dobra a embalagem sobre a linha picotada praticamente cortando o canto e rasgando a embalagem, come- çando da região do canto, de maneira diagonal, de fato, ao longo do bissetor do ângulo, no caso de pacotes retangulares ou quadrados com cerca de 45°.
Conforme surge a partir do que foi iniciado, é vantajoso dispor as duas linhas picotadas em uma das superfícies externas da embalagem de uma maneira alinhada com linhas picotadas análogas no lado oposto da embalagem, de modo que a linha picotada, ao longo da qual o usuário rasga a embalagem, é, de fato, uma linha picotada dupla, uma vez que está pre- sente igualmente em ambas as regiões da folha para ser rasgada.
A invenção será explicada em mais detalhes no texto a seguir com referência aos desenhos, nos quais:
a figura 1 mostra uma primeira modalidade em vista plana e se- ção esquemática,
a figura 2 mostra uma segunda modalidade em uma vista análo- ga àquela na figura 1, e
a figura 3 mostra uma variante.
A figura 1 ilustra um pacote do tipo almofada, o qual é formado a partir de duas folhas, preferivelmente idênticas 7, T. Um pacote substanci- almente retangular 1 é ligado por meio de quatro costuras vedantes 2, 3. Neste caso, as costuras vedantes 2 se estendem paralelas entre si e as du- as costuras vedantes 3 igualmente se estendem paralelas entre si, mas normais às costuras vedantes 2.
A figura secundária da figura 1 ilustra uma seção puramente es- quemática ao longo da linha A-A, com a ilustração dos conteúdos e da cos- tura vedante 3 localizada na direção de visualização da seção que é omitida para que os detalhes essenciais sejam ilustrados. As duas costuras vedan- tes 2 podem ser vistas na figura secundária e as duas folhas 7, T das quais a embalagem 1 consiste são claramente visíveis. Deve-se notar que uma seção normal à linha A-A teria exatamente a mesma aparência.
De acordo com a invenção, o auxílio para a abertura de acordo com a invenção na forma de duas linhas picotadas 4, 5 é fornecido na região de uma das costuras vedantes 2, 3. Neste caso, a linha picotada 4 se esten- de paralela à borda adjacente 2 e a linha picotada 5 se estende substanci- almente normal (comumente perpendicular) à ela. Essas duas linhas picota- das são fornecidas não apenas na folha superior 7, a qual pode ser vista na figura 1, mas também alinhada com ela na vista da figura 1 na folha T locali- zada sob ela. O usuário, então, usa a linha picotada 4 como uma linha de curvamento, como um resultado do qual a linha picotada 5, ao longo da qual o pacote 1 é rasgado, vem à região da borda, a qual é, logicamente, formada agora pela linha de curvamento 4, e o pacote pode, agora, ser rasgado com facilidade ao longo da linha picotada 5, apesar de agora ser duas vezes mais espessa nesta região.
A disposição e o comprimento das linhas picotadas 4, 5 depen- dem do tamanho da embalagem 1, dos conteúdos dela e da resposta à questão de se a embalagem é destinada a ser dividida pelo menos substan- cialmente em duas partes ou se é suficiente para criar uma abertura de re- moção.
Normalmente, pílulas, pastilhas, lentes de contato, substâncias pulverulentas ou granulares, as quais são destinadas a serem transferidas de uma embalagem para um outro recipiente, ou se não materiais do tipo em gel ou outros materiais viscosos, os quais são destinados a serem levados pelo usuário, são embalados em tais embalagens no campo da medicina. Pode-se concluir, até mesmo a partir desta enumeração, que existem op- ções de remoção muito diferentes e que uma grande variedade de formas do auxílio para abertura, de acordo com a invenção, resulta a partir dele. No caso de aplicações com outros conteúdos, por exemplo, para condimentos, para componentes caros, em particular, com formato pequeno no campo da eletrônica, ou na indústria de cosméticos, existem ainda mais condições im- postas na abertura de tais almofadas ou bastões.
A figura 2 ilustra uma variante na qual as linhas picotadas 4, 5 foram movidas para dentro de um dos cantos da embalagem 1, e se esten- dem substancialmente no bissetor do ângulo das costuras vedantes 2, 3 ou normais à primeira linha picotada. Neste caso, é possível curvar a embala- gem sobre a linha picotada 4 e, então, rasgá-la ao longo da linha picotada 5, assim, de maneira substancial e diagonal à embalagem. Pode-se ver que é, então, possível criar uma abertura muito grande no estado cortado sem ter o risco de um artigo de um pedaço, por exemplo, uma lente de contato, ser acidentalmente agitado ou perdido.
Também é possível curvar a embalagem sobre a linha picotada 5 e rasgá-la ao longo da linha picotada 4, como um resultado do qual, dado um comprimento apropriado da linha picotada 4, o canto da embalagem é cortado. Isso prova ser particularmente útil quando o material na forma de pedaço ou líquido é destinado a ser removido da embalagem 1, por exem- pio, consumido.
A figura 2 também mostra uma variante da embalagem 1 per se, especificamente uma embalagem a qual consiste apenas em uma folha 7 a qual é dobrada ao longo de uma borda 6 e é fechada ao longo das três bor- das restantes por meio de linhas vedantes 2, 3. Isso também é perfeitamente visível na figura secundária, a qual novamente mostra uma seção esquemá- tica ao longo da linha A-A. Logicamente, é possível, no presente, fornecer um auxílio para abertura análogo àquele da figura 1. O dito auxílio para aber- tura pode, se a abertura fácil for desejada, ser fornecido na região da borda de dobramento 6, uma vez que não é, então, necessário rasgar através de uma das costuras vedantes quando a embalagem é curvada sobre a linha picotada paralela à borda 6 e subseqüentemente aberta.
A figura 3 mostra uma variante da invenção no caso do que é conhecido como um bastão, novamente em vista plana e seção esquemáti- ca. Pode-sever que neste caso, duas bordas de dobramento 6 estão presen- tes, uma vez que as costuras vedantes ou a costura vedante 2 correspon- dentes foram ou foi deslocada para o meio de uma das superfícies e forma a costura longitudinal 2' lá. Na modalidade exemplificativa ilustrada, mostrou- se a linha picotada 4 para se curvar paralela à costura longitudinal e mos- trou-se a linha picotada 5 para rasgar normal à ela.
É claro que é possível variar o ângulo entre as duas linhas pico- tadas 4, 5. No entanto, se o pequeno ângulo entre elas tornar-se menor do que 60°, podem ocorrer problemas no momento do rasgamento, por cuja razão prefere-se uma disposição, a qual é tanto quanto possível, em ângulos retos. Quanto a se esta disposição é paralela a uma das bordas laterais ou costuras ou, conforme ilustrado na figura 2, simétrica ao bissetor do ângulo entre duas bordas em um canto, depende das circunstancias mencionadas acima. As linhas picotadas 4, 5 são fornecidas na camada de PET, uma vez que, logicamente, esta camada é a qual determina a força de rasgamen- to mecânica da cobertura da embalagem 1. Ao mesmo tempo, isso fornece um primeiro auxílio visual para encontrar o ponto de abertura. Este auxílio de orientação é, preferivelmente, acentuado por meio de um projeto correspon- dente da impressão na embalagem 1. As linhas picotadas 4, 5 podem ser produzidas de qualquer modo conhecido, assim, mecanicamente ou outro, preferivelmente, por meio de um feixe de alta potência, preferivelmente, por meio de um laser. A adaptação do comprimento de onda e potência do laser ao material usado não é um problema para a pessoa versada na técnica com conhecimento da invenção e no campo de aplicação, e que, igualmente, orienta o laser com relação à folha, e, portanto, não há necessidade de se aprofundar nessa questão em mais detalhes.
Com relação às próprias linhas picotadas 4, 5, deve-se dizer que elas não devem se estender em linhas retas, mas também podem ser ondu- ladas ou curvas; elas podem, absolutamente, ser formadas de uma maneira muito diferente das linhas puramente ilustradas de maneira esquemáticas. Elas podem ser linhas onde a camada de PET ou foi apenas picotada ou até mesmo, pelo menos substancialmente, removida; as linhas podem ser contí- nuas ou elas podem ser pontilhadas ou linhas tracejadas. A produção e o efeito nas características da abertura são conhecidos e amplamente descri- tos. Com o conhecimento da invenção, elas também podem ser levadas aos valores desejados por meio de alguns testes simples.
Por fim, é possível, conforme já dito, fornecer uma ou ambas as linhas em forma dupla ou múltipla, por exemplo, a linha de dobramento so- bre a qual as folhas da embalagem são curvadas a fim de tornar este cur- vamento mais fácil.
É essencial, mas, conforme com as linhas picotadas e auxílios para abertura por rasgamento previamente conhecidos, já conhecidos, que a função protetora da embalagem se mantenha completamente retida na regi- ão das linhas picotadas 4, 5, isto é, a camada de alumínio, a qual, logica- mente, cumpre esta função, não pode ser danificada ou debilitada. A embalagem não precisa, de modo algum, ser quadrada ou nem mesmo retangular. Os contornos poligonais e até mesmo aqueles que possuem um contorno que é curvo, pelo menos em partes, também podem ser usados. As expressões "paralela a" e "normal a" devem, então, se referi- rem a tangentes ou secantes desta parte.
Claims (9)
1. Embalagem na forma de um bastão ou almofada, que consis- te em uma ou duas folhas (7, 7'), a qual possui pelo menos uma camada de alumínio voltada para os conteúdos e uma camada, a qual é voltada para fora dos conteúdos, é realmente conectada à camada de alumínio e é feita de pelo menos um material selecionado do grupo que consiste em: polietile- no tereftalato (PET), papel, polipropileno orientado (OPP) ou poliamida orien- tada (OPA), dotada de um auxílio para abertura por rasgamento em uma das superfícies externas, a qual compreende uma linha picotada na camada de PET, em que o auxílio para abertura por rasgamento possui pelo menos du- as linhas picotadas de interseção (4, 5).
2. Embalagem, de acordo com a reivindicação 1, em que o ponto de interseção na superfície externa reside a uma distância da borda mais próxima da embalagem, e em que, preferivelmente, o ângulo entre as linhas picotadas no ponto de interseção é entre 60° e 90°.
3. Embalagem, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, em que os auxílios para abertura por rasgamento, os quais são alinhados entre si, são fornecidos em duas superfícies externas.
4. Embalagem, de acordo com uma das reivindicações 1 a 3, em que pelo menos uma das linhas picotadas (4, 5) está em uma forma dupla ou múltipla.
5. Embalagem, de acordo com uma das reivindicações 1 a 4, em que uma das linhas picotadas (4) se estende paralela à borda adjacente.
6. Embalagem, de acordo com uma das reivindicações 1 a 4, em que o ponto de interseção reside na região do canto da embalagem, e em que uma das linhas picotadas (5) se estende em direção ao canto.
7. Embalagem, de acordo com a reivindicação 6, em que, no ca- so do contorno da embalagem retangular ou quadrado, o ponto de interse- ção reside no bissetor do ângulo a uma distância de 15 a 25 mm do canto.
8. Embalagem, de acordo com a reivindicação 5, em que a dis- tância da linha picotada (4) da borda adjacente é entre 3 e 20 mm, preferi- velmente entre 10 e 15 mm.
9. Embalagem, de acordo com a reivindicação 4, em que a dis- tância das linhas picotadas duplas ou múltiplas (4, 5) entre si é abaixo de 1 mm, preferivelmente abaixo de 0,5 mm e, particularmente, preferivelmente abaixo de 0,1 mm.
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
EP10450050A EP2371737A1 (de) | 2010-03-29 | 2010-03-29 | Verpackung mit Aufreißhilfe |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BRPI1101726A2 true BRPI1101726A2 (pt) | 2012-11-20 |
Family
ID=42562663
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BRPI1101726-0A BRPI1101726A2 (pt) | 2010-03-29 | 2011-03-29 | embalagem dotada de auxÍlio para abertura por rasgamento |
Country Status (6)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US20110233267A1 (pt) |
EP (1) | EP2371737A1 (pt) |
CN (1) | CN102205898A (pt) |
AR (1) | AR080731A1 (pt) |
BR (1) | BRPI1101726A2 (pt) |
MX (1) | MX2011003264A (pt) |
Families Citing this family (6)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
ES2523566T3 (es) * | 2011-11-04 | 2014-11-27 | Nestec S.A. | Envase de envoltura continua |
GB2545720A (en) * | 2015-12-23 | 2017-06-28 | Glowcroft Ltd | Packaging |
WO2019106555A1 (en) * | 2017-11-29 | 2019-06-06 | U.P.M. Produzione S.R.L. | A single-dose package for liquid, semi-liquid, granular or powder products |
USD896634S1 (en) | 2019-01-29 | 2020-09-22 | Golden State Foods Corp. | Container |
USD896633S1 (en) | 2019-01-29 | 2020-09-22 | Golden State Foods Corp. | Container |
CN110979955A (zh) * | 2019-11-21 | 2020-04-10 | 全越 | 防误撕包装袋 |
Family Cites Families (13)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US1939794A (en) * | 1932-01-26 | 1933-12-19 | Robert C Seybold | Wrapping sheet |
US3608815A (en) | 1969-07-03 | 1971-09-28 | Dixie Wax Paper Co | Opening aid for packages |
US3809220A (en) * | 1972-07-24 | 1974-05-07 | Becton Dickinson Co | Child safety package |
DE8428908U1 (de) * | 1984-10-02 | 1984-12-06 | Nordenia Kunststoffe Peter Mager KG, 2841 Steinfeld | Schrumpffolie zum Verpacken fester Gegenstaende mit empfindlicher Oberflaeche |
US4762514A (en) * | 1985-11-01 | 1988-08-09 | Fujimori Kogyo Co., Ltd. | Method of making beverage packaging bag |
US5511665A (en) * | 1994-10-31 | 1996-04-30 | G. D. Searle & Co. | Child-resistant package |
DE29510276U1 (de) * | 1995-06-24 | 1996-10-24 | Hans-Friedrich Mayer GmbH, 42555 Velbert | Konfetti-Packung |
JP2000103437A (ja) | 1998-09-30 | 2000-04-11 | Hosokawa Yoko Co Ltd | 包装袋 |
CH692980A5 (de) | 1999-01-21 | 2003-01-15 | Alcan Tech & Man Ag | Verpackung. |
US7607834B2 (en) * | 2004-08-02 | 2009-10-27 | R.P. Scherer Technologies, Inc. | Peelable pouch containing a single or multiple dosage forms and process of making same |
EP1626010A1 (en) | 2004-08-12 | 2006-02-15 | Amcor Flexibles Europe | Packaging having a weakening area |
DE102004047445B4 (de) * | 2004-09-30 | 2007-05-31 | Lts Lohmann Therapie-Systeme Ag | Nichtwiederverschließbare Verpackung für gesundheitsgefährdende Erzeugnisse, Verwendung der Verpackung, sowie Verfahren zu deren Herstellung |
DE102004062864A1 (de) * | 2004-12-21 | 2006-06-22 | Boehringer Ingelheim Pharma Gmbh & Co. Kg | Folienbehälter |
-
2010
- 2010-03-29 EP EP10450050A patent/EP2371737A1/de not_active Withdrawn
-
2011
- 2011-03-22 US US13/053,675 patent/US20110233267A1/en not_active Abandoned
- 2011-03-23 CN CN2011100707184A patent/CN102205898A/zh active Pending
- 2011-03-25 MX MX2011003264A patent/MX2011003264A/es not_active Application Discontinuation
- 2011-03-29 AR ARP110101017A patent/AR080731A1/es unknown
- 2011-03-29 BR BRPI1101726-0A patent/BRPI1101726A2/pt not_active Application Discontinuation
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
EP2371737A1 (de) | 2011-10-05 |
AR080731A1 (es) | 2012-05-02 |
US20110233267A1 (en) | 2011-09-29 |
CN102205898A (zh) | 2011-10-05 |
MX2011003264A (es) | 2012-01-23 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
ES2678678T3 (es) | Elemento característico de abertura de envase y métodos de fabricación del mismo | |
RU2363632C2 (ru) | Легко отслаивающаяся, безопасная для детей упаковка для пленочных лекарственных форм | |
ES2577540T3 (es) | Método y aparato para hacer envases marcados por láser | |
AU2003210960B2 (en) | Child resistant sachet | |
AU2009289793B2 (en) | Childproof individual dose packaging for transdermal therapeutic systems or film-like forms of administration | |
JP4958902B2 (ja) | フィルム容器 | |
ES2549555T3 (es) | Envase flexible cerrable repetidamente, laminado y métodos de fabricación del mismo | |
BRPI0516295B1 (pt) | Packaging that can not be closed again, use of a pack and process for the manufacture of a packaging and packaging objects | |
BRPI1101726A2 (pt) | embalagem dotada de auxÍlio para abertura por rasgamento | |
PT1901973E (pt) | Embalagem de bolha resistente a crianças | |
BRPI0714741A2 (pt) | Embalagem para películas as quias contem uma substância ativa ,uso da embalagem e método para embalar péliculas as quais contem uma substância ativa | |
BR112020014641A2 (pt) | método para produção de uma embalagem selada de abertura por rompimento | |
JP2013039932A (ja) | 注出口付き包装袋 | |
JP2019081603A (ja) | 包装袋 | |
JP7318268B2 (ja) | パウチ | |
JP5942487B2 (ja) | 包装容器 | |
JP2003002341A (ja) | 飲み口用部材付き袋 | |
JP5907702B2 (ja) | 注出口付き包装袋 | |
JP5867174B2 (ja) | 包装容器 | |
WO2022124312A1 (ja) | パウチ | |
JP3229860U (ja) | 折り畳み式漏斗および加工食品 | |
RU2767570C9 (ru) | Герметичная упаковка со вскрываемым уголком | |
JP7537201B2 (ja) | パウチ | |
RU2767570C1 (ru) | Герметичная упаковка со вскрываемым уголком | |
JP2011063319A (ja) | 複合容器 |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B03A | Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette] | ||
B11A | Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing | ||
B11Y | Definitive dismissal - extension of time limit for request of examination expired [chapter 11.1.1 patent gazette] |