BRPI1101172A2 - composiÇço desodorante e antiperspirante, processo para produÇço de composiÇço desodorante e antiperspirante e mÉtodo para prevenÇço e/ou reduÇço dos odores da transpiraÇço - Google Patents

composiÇço desodorante e antiperspirante, processo para produÇço de composiÇço desodorante e antiperspirante e mÉtodo para prevenÇço e/ou reduÇço dos odores da transpiraÇço Download PDF

Info

Publication number
BRPI1101172A2
BRPI1101172A2 BRPI1101172-6A BRPI1101172A BRPI1101172A2 BR PI1101172 A2 BRPI1101172 A2 BR PI1101172A2 BR PI1101172 A BRPI1101172 A BR PI1101172A BR PI1101172 A2 BRPI1101172 A2 BR PI1101172A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
deodorant
composition according
composition
extract
antiperspirant
Prior art date
Application number
BRPI1101172-6A
Other languages
English (en)
Inventor
Luiz Francisco Pianowski
Original Assignee
Kyolab Laboratario Ltda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Kyolab Laboratario Ltda filed Critical Kyolab Laboratario Ltda
Priority to BRPI1101172-6A priority Critical patent/BRPI1101172A2/pt
Priority to US14/009,096 priority patent/US20140234234A1/en
Priority to PCT/BR2012/000177 priority patent/WO2012129630A1/pt
Publication of BRPI1101172A2 publication Critical patent/BRPI1101172A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61QSPECIFIC USE OF COSMETICS OR SIMILAR TOILETRY PREPARATIONS
    • A61Q15/00Anti-perspirants or body deodorants
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K8/00Cosmetics or similar toiletry preparations
    • A61K8/18Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition
    • A61K8/96Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition containing materials, or derivatives thereof of undetermined constitution
    • A61K8/97Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition containing materials, or derivatives thereof of undetermined constitution from algae, fungi, lichens or plants; from derivatives thereof
    • A61K8/9783Angiosperms [Magnoliophyta]
    • A61K8/9789Magnoliopsida [dicotyledons]

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • Botany (AREA)
  • Birds (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • Mycology (AREA)
  • Microbiology (AREA)
  • Biotechnology (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Cosmetics (AREA)

Abstract

COMPOSIÇçO DESODORANTE E ANTIPERSPIRANTE, PROCESSO PARA PRODUÇçO DE COMPOSIÇçO DESODORANTE E ANTIPERSPIRANTE E MÉTODO PARA PREVENÇçO E/OU REDUÇçO DOS ODORES DA TRANSPIRAÇçO. A presente invenção está relacionada a composições desodorantes e antiperspirantes contendo ingrediente ativo natural, contendo taninos em sua formulação. Estas composições são adequadas para uso em todas as formulações cosméticas, tais como bastão, aerossol, sprays e creme. A invenção trata também de processos de produção de composições desodorantes e antiperspirantes, assim como um método para prevenção e/ou redução dos odores da transpiração.

Description

COMPOSIÇÃO DESODORANTE E ANTIPERS PIRANTE, PROCESSO PARA PRODUÇÃO DE COMPOSIÇÃO DESODORANTE E ANTIPERSPIRANTE E MÉTODO PARA PREVENÇÃO E/OU REDUÇÃO DOS ODORES DA TRANSPIRAÇÃO Campo da Invenção
A presente invenção está relacionada a composições desodorantes e antiperspirantes contendo ingrediente ativo natural, que são taninos, em sua formulação. Estas composições são adequadas para uso em todas as formulações cosméticas, tais como bastão, aerossol, spray e creme.
A invenção trata também de processos de produção de composições desodorantes e antiperspirantes, assim como um método para prevenção e/ou redução dos odores da transpiração.
Antecedentes da Invenção
É prática comum no campo da cosmética a utilização de composições tópicas com o intuito de absorver, diminuir ou eliminar odores axilares geralmente 2 0 desagradáveis, provenientes da transpiração.
Sabe-se que o suor (écrino è apócrino) apresenta pouco odor quando secretado e que, a degradação desse suor por bactérias presente na pele através de reações enzimáticas, é responsável pela produção de compostos com odor desagradável.
De maneira geral, existem três grandes grupos de compostos utilizados para combater o mau cheiro corpóreo: os perfumes, os antiperspirantes e os desodorantes.
Os perfumes, normalmente apenas disfarçam o mau cheiro, mascarando-o; os antiperspirantes atuam através do bloqueio das glândulas sudoriparas, reduzindo
consequentemente a transpiração; e os desodorantes lançam mão da utilização de diversos agentes microbianos com o objetivo de controlar a quantidade de microorganismos presentes na pele, bem como reduzir as atividades metabólicas destes.
Existem diversas substâncias utilizadas para o controle da flora bacteriana residente na superfície da pele e, entre elas, as mais comumente utilizadas são o etanol, ciclodextrinas e o triclosan. Essas substâncias agem através dos mais diversos mecanismos, como por exemplo, privando o meio de substâncias necessárias ao crescimento bacteriano ou inibindo enzimas bacterianas necessárias às reações de degradação do suor.
Taninos são um grande grupo de substâncias naturais, complexas, de natureza fenólica, hidrossolúveis, que, além das reações clássicas dos fenóis, apresentam a propriedade de precipitar alcalóides e outras proteínas, formando complexos insolúveis em água com estes compostos.
Os taninos apresentam função de defesa vegetal, pois inibem o ataque às plantas por herbívoros vertebrados ou invertebrados através da diminuição da palatabilidade, por provocar dificuldades na digestão e produção de compostos tóxicos a partir de sua hidrólise.
Possuem 3 características gerais principais: a complexação com íons metálicos, atividade antioxidante e seqüestradora de radicais livres e a complexação com macromoléculas.
São divididos em dois grandes grupos, os hidrolisáveis e os condensados, apresentando diversas aplicações industriais como, por exemplo, no curtimento de couro, fabricação de tintas, produção de agentes floculantes e coagulantes para tratamento de água e no desenvolvimento de sabor adstringente de vinhos, sucos de frutas, chás e outras bebidas.
São escassas formulações desodorantes e antiperspirantes que apresentem atividade de absorção, diminuição e/ou eliminação dos odores axilares, que apresentem como ativo para essas ações um composto de origem natural.
Com a crescente demanda por produtos com apelo ecológico e que estimulem a reflexão sobre sustentabilidade, criou-se uma carência na área cosmética por produtos com essas características.
Persiste, portanto, a necessidade de
desenvolvimento de composições com ação desodorante e antiperspirantes contendo· ativos de origem natural, que sejam seguras e eficazes na ação proposta, para suprir a crescente necessidade por produtos ecológicos. Descrição da Invenção
Buscando uma alternativa às composições desodorantes e antiperspirantes comuns e focando a crescente necessidade por produtos com apelo ambiental, a depositante desenvolveu composições desodorantes e antiperspirantes, seguras e eficazes, contendo como ativo um composto de origem natural.
Trata portanto a invenção de uma COMPOSIÇÃO DESODORANTE E ANTIPERSPIRANTE caracterizada pelo fato de que compreende taninos de origem natural e um ou mais compostos adjuvantes cosmeticamente aceitáveis
As composições da presente invenção apresentam efetiva ação desodorante e antiperspirante e compreendem, como ativo, taninos obtidos de origem natural, por exemplo por processo específico de extração.
Os taninos utilizados como princípio ativo na composição da presente invenção podem ser obtidos de qualquer fonte natural que' contenha este composto, não se limitando meramente aos exemplos citados. Existem diversas espécies vegetais que apresentam taninos em sua composição, como por exemplo, o quebracho, barbatimão, angico, mangue, castanheiro europeu, castanheiro americano, aroeira, caju, jurema preta, mimosa, etc.
Certos taninos de origem vegetal podem ser utilizados a partir de apresentações comerciais sob forma de pó, por exemplo PHENOTAN BS, comercializado pela empresa TANAC S.A., ou SETA SUPERSOL LIGHT, comercializado pela empresa SETA S.A., ambos extratos de acácia negra com teores acima de 70% de tanantes.
De forma adequada, os ativos de taninos da composição da presente invenção são obtidos por processo de extração, que consiste da extração de produto macerado, por exemplo em etanol 96% concentrado, de qualquer fonte natural adequada que contenha taninos, obtendo-se um extrato hidroalcoólico com significante concentração de taninos.
Dentro de uma alternativa da invenção, após a extração, a partição do extrato com acetato de etila e butanol propicia três frações distintas com concentrações variadas de taninos. Quaisquer dessas frações, além do extrato hidroalcoólico, podem ser utilizados como ativos para compor a composição desodorante e antiperspirantes da presente invenção.
As composições da invenção, sem excluir outras alternativas, compreendem concentrações do ativo de 0,1 a 99% da formulação, preferencialmente de 5 a 10%, porcentagens relativas a agentes tanantes.
As composições da presente invenção são úteis na absorção, diminuição e/ou eliminação dos odores axilares provenientes da transpiração e podem estar nas formas cosméticas usuais, por exemplo bastão, roll-on, aerossol, spray, creme, pomada, gel, pó, liquido, loção, etc. As formulações podem se apresentar ainda sob forma de emulsões de óleo-em-água, água-em-óleo, emulsões múltiplas, ou produtos espumantes.
Compostos adjuvantes aos produtos da invenção são conhecidos, adequados à finalidade desejada, por exemplo agentes espessantes, emolientes, surfactantes,
emulsificantes, preservativos, propelente, veiculo, carga, perfume, solvente, antisséptico, germicida, bactericida, bacteriostático, fungistático, agentes de suspensão, pigmentos, corantes, agentes anti-sinerese, agentes cerosos, agentes^ de= acoplamento, endurecedores, antioxidantes, quelantes, tampões, etc.
Dentro de uma alternativa da invenção, as composições desodorantes/antiperspirantes contêm outros ativos, por exemplo sais metálicos antiperspirantes, ou sais metálicos adstringentes, como sais orgânicos" e inorgânicos de alumínio, zircônio e zinco, e suas misturas. De forma um pouco: mais detalhada, podem ser citados como adequados os seguintes sais opcionalmente adicionais ao produto da invenção: - sais de alumínio tais como cloreto, acetato, brometo,, nitrato, hidroxilactato, alumem, complexos de propileno glicol de cloridrato de alumínio, bromidrato de alumínio, haletos de alumínio, haloidratos de alumínio (por' exemplo cloridrato de alumínio) , hidróxialetos de alumínio, e suas 2 5 misturas;
sais de zircônio como cloreto, acetato, brometo e nitrato, cloridróxido de zircônio, complexos de propileno glicol de cloróxido de zircônio, pentacloroidrato de alumíno e zircônio, oxihaletos de zirconila, hidroxihaletos de zirconilae suas misturas;
- outros sais cosmeticamente aceitáveis como de zinco ou magnésio.
Dentro de uma realização particular da invenção, as composições compreendem como adjuvantes:
- 0,05 a 0,1%, um agente quelante, presente de um composto umectante, presente de 0,1 a 16% de um composto umectante 0,1 a 0,2% de agentes conservantes 0,1 a 17% de silicones
Dentro de realizações particulares da invenção, as composições desodorantes antiperspirantes da presente invenção podem ser configuradas sob formas de produtos absorventes (por exemplo fraldas, absorventes íntimos
femininos, absorventes de seios de lactentes, bandagens para ferimentos), e cosméticos (, desodorante e antiperspirantes propriamente ditos, xampus, cremes hidratantes, protetores solares, sabonetes e barras de toilete), ceras ou cremes de depilação, etc.
Um outro aspecto da invenção se refere a
processos de produção de composições desodorantes, caracterizado por compreender as seguintes etapas:
(A) Misturam-se água, conservante, ativo e quelante, homogeneizando-os.
(B) Separadaméntè misturam-se o umectante com
essência, até homogeneização.
(C) Adiciona-se a mistura obtida em (B) sobre a mistura obtida em (A) até homogeneização.
(D) Misturam-se os silicones até homogeneização.
(E) Adiciona-se, lentamente, a mistura obtida em
(C) sobre a mistura obtida em (D) , a temperatura ambiente, com agitação enérgica, por exemplo 1400 - 3000 rpm.
(F) Realizar ajuste de pH para 6 - 6,5, quando necessário.
O ativo utilizado nesse processo pode ser de
qualquer origem natural, particularmente taninos obtidos de qualquer fonte natural por processo de extração e posterior partição com acetato de etila e butanol, podendo estar na forma de extrato ou qualquer fração obtida da partição do extrato.
De maneira adicional, é objeto ainda da presente invenção um método para prevenção e/ou ' redução dos odores da transpiração que consiste na aplicação ou contato sobre a pele, de uma quantidade eficaz de composição desodorante e antiperspirante contendo taninos como ativo, tal como detalhada anteriormente. Exemplos
São apresentados, a .seguir exemplos meramente ilustrativos de realização da presente invenção. Estes exemplos não impõem qualquer limitação ao escopo da presente invenção, que é determinado pelas reivindicações apresentadas mais adiante. Exemplo 1
Extração de taninos de caju in natura.
Retirou—se e descartou-se a castanha da fruta in natura. 0 restante da fruta foi cortada e macerada por 4 dias em etanol 96%. Após este tempo foi realizada filtração por funil de Buchner, obtendo~-se um extrato hidroalcoólico. Exemplo 2
Partição do extrato
0 extrato hidroalcoólico obtido foi particionado com acetato de etila e butanol a fim de obter frações especificas de taninos.
A partir de 1 litro do extrato hidrolacoólico do exemplo anterior, concentrou-se até sair todo o etanol, completou-se o volume para 550mL com água, realizando extração com 500L de acetato de etila, com posterior agitação e separação das fases. Com esse procedimento obtiveram-se duas frações distintas, uma fração acetato de etila e uma fração aquosa.
Com a fração aquosa realizou-se extração com 500mL de acetato de etila, com posterior agitação e separação das fases e com a fração acetato de etila realizou-se agrupamento, obtendo-se uma fração com 730mg.
A partir da fração aquosa obtida, realizou-se novamente extração com 500mL de butanol, agitando-se para a separação das fases, obtendo-se novamente duas frações, uma nova fração aquosa e uma fração butanólica.
Com a fração aquosa, realizou-se nova extração com 500 mL de butanol, e agitação e separação das fases, obtendo-se, por fim, uma fração aquosa com 79g. Da fração butanoica realizou-se agrupamento, obtendo-se uma fração com 6,7 g. Exemplo 3
Cromatografia em camada delgada comparativa (ccd) As frações dos exemplos 1 e 2 foram submetidas- a
cromatografia em camada delgada, obtendo-se os seguintes resultados (em referência à figura 1):
1 - Extrato hidroalcoólico
2 - Fração aquosa
3 - Fração acetato de etila 4 - Fração butanólica
Eluente: Acetato de etila : ácido fórmico : água (90 : 5 : 5)
Revelador: anisaldeido 2 5 Exemplo 4
Composição desodorante e antiperspirante natural
Foi formulada a seguinte composição a partir do
extrato obtido no exemplo 1:
Desodorante e Antiperspirante Natural % Fase A ■ ■ ÁGUA DESMINERALIZADA. . . qsp 100,00 GLYDANT PLUS LIQUID 0,20 FRAÇÃO AQUOSA DO EXTRATO HIDR0ALC0ÓLIC0 CONTENDO TANINOS 5, 00 EDTA DISSÓDICO 0, 05 FASE B PR0PILEN0GLIC0 16, 00 ESSÊNCIA 0, 00 FASE C CICL0PENTASIL0XAN0 (DC 245) 7, 00 CICLOPENTASILOXANO (E) PEG/PPG-18/18 DIMETICONA (DC 5225 c) 10, 00
Exemplo 5
Teste de eficácia
Para a realização dos testes utilizou-se creme com 5% do extrato de tanino, do exemplo 4, em 2 0 voluntários que classificaram a ação desodorante e antiperspirante atribuindo classificações: ótimo, muito bom ou regular, conforme a tabela abaixo:
Ótimo 17 voluntários Muito Bom 2 voluntários Regular 1 voluntário

Claims (13)

1. COMPOSIÇÃO DESODORANTE E ANTIPERS PIRANTE caracterizada pelo fato de que compreende taninos de origem natural e ao menos um adjuvante cosmeticamente aceitável.
2. COMPOSIÇÃO de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o tanino está na forma de extrato hidroalcoólico ou de frações obtidas da partição deste extrato com acetato de etila e butanol.
3. COMPOSIÇÃO de acordo com a reivindicação 3, caracterizada pelo fato de que as fontes naturais de tanino são as plantas quebracho, barbatimão, angico, mangue, castanheiro europeu, castanheiro americano, aroeira, caju , jurema preta e mimosa.
4. COMPOSIÇÃO de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 4, caracterizada pelo fato de que o ativo está presente em uma concentração de 0,1 a 99% da formulação, porcentagens em massa de tanantes.
5. COMPOSIÇÃO de acordo com a reivindicação 5, caracterizada pela fato de que o ativo está presente preferencialmente em uma concentração de 5 a .10% da formulação.
6. COMPOSIÇÃO de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que os adjuvantes são um composto quelante, um composto umectante, agentes conservantes, silicones e água desmineralizada.
7. COMPOSIÇÃO de acordo com a reivindicação 7, caracterizada pelo fato de que o quelante está presente em concentrações em massa entre 0,01 a 0,05%, o umectante entre 0,1 e 16%, o conservante entre 0,1 e 0,2%, um ou mais silicones entre 0,1 e 17%.
8. COMPOSIÇÃO de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 5, caracterizada pelo fato de se apresentar como bastão, roll-on, aerossol, spray, creme, pomada, gel, pó, ou loção.
9. COMPOSIÇÃO de acordo com a reivindicação 1 caracterizada por se apresentar como um produto absorvente, particularmente fralda, * absorvente intimo feminino, absorvente de seios, ou bandagem para ferimentos.
10. COMPOSIÇÃO de acordo com a reivindicação 1 caracterizada por se apresentar como um produto cosmético, particularmente xampu, cremes hidratantes, protetores solares, sabonetes, barras de toalete, ou ceras ou cremes de depilação.
11. PROCESSO PARA PRODUÇÃO DE COMPOSIÇÃO DESODORANTE E ANTIPERSPIRANTE, caracterizado por compreender as seguintes etapas: (A) Misturam-se água, conservante, ativo confirme uma qualquer das reivindicações 1 a 7, e quelant.e, homogeneizando-os. (B) Separadamente misturam-se o umectante com essência, até homogeneização. (C) Adiciona-se a mistura obtida em (B) sobre a mistura obtida "em (A) até homogeneização. (D) Misturam-se os silicones até homogeneização. (E) Adiciona-se, lentamente, a mistura obtida em (C) sobre a mistura obtida em (D) ,' a temperatura ambiente, com agitação enérgica. (F) Realizar ajuste de pH para 6-6,5, quando necessário.
12. PROCESSO de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que o tanino está na forma de extrato hidroalcoólico ou de fração obtida por partição do extrato com acetato de etila e butanol.
13. MÉTODO PARA PREVENÇÃO E/OU REDUÇÃO DOS ODORES DA TRANS PI RAÇÃO caracterizado pelo fato de ser por aplicação ou contato com a superfície da pele de uma quantidade eficaz de uma composição tal como definida em uma qualquer das reivindicações 1 a 8.
BRPI1101172-6A 2011-03-31 2011-03-31 composiÇço desodorante e antiperspirante, processo para produÇço de composiÇço desodorante e antiperspirante e mÉtodo para prevenÇço e/ou reduÇço dos odores da transpiraÇço BRPI1101172A2 (pt)

Priority Applications (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1101172-6A BRPI1101172A2 (pt) 2011-03-31 2011-03-31 composiÇço desodorante e antiperspirante, processo para produÇço de composiÇço desodorante e antiperspirante e mÉtodo para prevenÇço e/ou reduÇço dos odores da transpiraÇço
US14/009,096 US20140234234A1 (en) 2011-03-31 2012-03-19 Deodorant and antiperspirant composition, method for producing a deodorant and antiperspirant composition, and method for preventing and/or reducing perspiration odour
PCT/BR2012/000177 WO2012129630A1 (pt) 2011-03-31 2012-03-19 Composição desodorante e antiperspirante, processo para produção de composição desodorante e antiperspirante e método para prevenção e/ou redução dos odores da transpiração

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1101172-6A BRPI1101172A2 (pt) 2011-03-31 2011-03-31 composiÇço desodorante e antiperspirante, processo para produÇço de composiÇço desodorante e antiperspirante e mÉtodo para prevenÇço e/ou reduÇço dos odores da transpiraÇço

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1101172A2 true BRPI1101172A2 (pt) 2013-06-04

Family

ID=46929235

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1101172-6A BRPI1101172A2 (pt) 2011-03-31 2011-03-31 composiÇço desodorante e antiperspirante, processo para produÇço de composiÇço desodorante e antiperspirante e mÉtodo para prevenÇço e/ou reduÇço dos odores da transpiraÇço

Country Status (3)

Country Link
US (1) US20140234234A1 (pt)
BR (1) BRPI1101172A2 (pt)
WO (1) WO2012129630A1 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
BR112017015775A2 (pt) * 2015-02-09 2018-03-27 Procter & Gamble composições de limpeza e/ou tratamento
EP3275984A1 (en) * 2016-07-29 2018-01-31 The Procter & Gamble Company Use of compositions comprising tannins
KR101873509B1 (ko) 2017-01-11 2018-07-02 배대열 니파야자 꽃대를 이용한 일회용 흡수제품

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
IT1183575B (it) * 1985-05-08 1987-10-22 Eurand Spa Formulazione deodorando ad effetto modulante sulla trfaspirazione
JP2002113080A (ja) * 2000-08-11 2002-04-16 Takasago Internatl Corp 消臭剤組成物およびその使用方法
DE10154368A1 (de) * 2001-11-06 2003-05-15 Henkel Kgaa Beta-Glucuronidase-Inhibitoren in Deodorantien und Antitranspirantien
US7501136B2 (en) * 2003-09-30 2009-03-10 Kao Corporation Deodorant composition
SG170753A1 (en) * 2006-03-22 2011-05-30 Takasago Perfumery Co Ltd Deodorant composition

Also Published As

Publication number Publication date
US20140234234A1 (en) 2014-08-21
WO2012129630A1 (pt) 2012-10-04

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CN103230354B (zh) 一种止汗祛臭组合物
EP3849509A1 (en) A topical composition comprising saccharide isomerate for microbiome balancing
JP2001508776A (ja) センチペダ植物エキス
WO2014131191A1 (en) A composition containing honokiol and/or magnolol and uses thereof
JP2001002532A (ja) 育毛剤
KR20130086395A (ko) 노인성 체취의 원인물질인 노네날 제거용 식물추출 조성물
JP5765744B2 (ja) アトピー性皮膚炎の予防剤または治療剤、および外用剤
JP3908244B2 (ja) 男性臭生成抑制デオドラント剤
BRPI1101172A2 (pt) composiÇço desodorante e antiperspirante, processo para produÇço de composiÇço desodorante e antiperspirante e mÉtodo para prevenÇço e/ou reduÇço dos odores da transpiraÇço
WO2012108494A1 (ja) 多価アルコールを含有する消臭剤
JP2002332240A (ja) 育毛剤組成物
CN109498520A (zh) 去屑组合物、洗发水及其制备方法
JP2005089402A (ja) 外用抗掻痒剤
US9827176B2 (en) Antifungal deodorant
EP3049053A1 (en) A composition for skin and scalp health
JP2002284648A (ja) 育毛剤組成物
JP2002145793A (ja) 皮膚外用剤
WO2017119143A1 (ja) 皮膚外用剤
JP2007137768A (ja) 皮膚若しくは毛髪用化粧料
JP3534181B2 (ja) ローズマリーエキス、ローズマリーエキス抽出方法、及びローズマリーエキスを用いた化粧料
JP4492918B2 (ja) 抗菌剤およびそれを用いた抗菌製品
JP2003095884A (ja) ツルグミを用いた育毛剤原料
JP2000053538A (ja) 発毛抑制剤
KR102078844B1 (ko) 무릇 추출물을 포함하는 천연 샴푸 조성물
JP2004323476A (ja) 抗真菌剤およびそれを用いた抗菌製品

Legal Events

Date Code Title Description
B23M Processing applications according to articles 230 and 231 of law 9.279/96: granting
B23I Processing applications acc. art. 230 and 231 (pipeline patent) patent issued

Free format text: PRAZO DE VALIDADE : (20 ANOS DA DATA DO DEPOSITO DO PRIMEIRO PEDIDO, DE ACORDO COM OS 3O E 4O DO ART. 230 DA LPI).

B15L Others concerning applications: renumbering

Free format text: RENUMERADO O PEDIDO DE PI1101172-6 PARA PP1101172-6.

B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: AS CLASSIFICACOES ANTERIORES ERAM: A61K 8/34 , A61Q 15/00

Ipc: A61K 8/97 (2006.01), A61K 8/34 (2006.01), A61Q 15/

Ipc: A61K 8/97 (2006.01), A61K 8/34 (2006.01), A61Q 15/

B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]