BRPI1100390B1 - Equipamento de impressão calcográfica e métodos para produzir documentos de segurança em formulários contínuos - Google Patents

Equipamento de impressão calcográfica e métodos para produzir documentos de segurança em formulários contínuos Download PDF

Info

Publication number
BRPI1100390B1
BRPI1100390B1 BRPI1100390-1A BRPI1100390A BRPI1100390B1 BR PI1100390 B1 BRPI1100390 B1 BR PI1100390B1 BR PI1100390 A BRPI1100390 A BR PI1100390A BR PI1100390 B1 BRPI1100390 B1 BR PI1100390B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
printing
paper
unit
continuous
cleaning
Prior art date
Application number
BRPI1100390-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Luiz Wilson Teixeira Da Silva
Original Assignee
Thomas Greg & Sons Gráfica Servs, Ind E Com, Imp E Exp Equip.Ltda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Thomas Greg & Sons Gráfica Servs, Ind E Com, Imp E Exp Equip.Ltda filed Critical Thomas Greg & Sons Gráfica Servs, Ind E Com, Imp E Exp Equip.Ltda
Priority to BRPI1100390-1A priority Critical patent/BRPI1100390B1/pt
Publication of BRPI1100390A2 publication Critical patent/BRPI1100390A2/pt
Publication of BRPI1100390B1 publication Critical patent/BRPI1100390B1/pt

Links

Images

Landscapes

  • Printing Methods (AREA)
  • Supply, Installation And Extraction Of Printed Sheets Or Plates (AREA)

Abstract

equipamento de impressão calcográfica e métodos para produzir documentos de segurança em formulário contínuos, trata a presente invenção de equipamento (1) de impressão calcográfica e métodos para produzir documentos (d) com elemento de segurança (s) aplicados em formulários contínuos, mais particularmente, o equipamento inclui unidade de impressão direta (2), do tipo calcográfica, unidade de sistema de limpeza contínua (3) com papel de limpeza (pl) de passagem dupla e unidade de alimentação (4) de formulários contínuos (pf)- bobina ou pacote-; referido equipamento (1) é passível de receber, em linha de produção, módulos intercambiáveis, tal como módulo de secagem contínua por lâmpada infravermelho (5), gerando grande precisão gráfica e maior celeridade na obtenção de folhas ou pacotes de documentos com impressão que requeiram segurança contra contradições, reprodução ou simulação, tais como documentos bancários, governamentais, de indústria e comércio.

Description

CAMPO TÉCNICO
[001] Trata a presente invenção de equipamento de impressão calcográfica e métodos para produzir documentos de segurança em formulários contínuos, mais particularmente, o equipamento inclui unidade de impressão direta do tipo calcográfica, unidade de porta bobinas de papel de limpeza , unidade para papel de trabalho,em bobina ou pacote e módulo de secagem contínua por lâmpadas infravermelho, gerando maior celeridade na obtenção de folhas ou pacotes de documentos com impressão que requeiram segurança contra contrafações, reprodução ou simulação, tais como documentos bancários, governamentais, de indústria e comércio.
FUNDAMENTOS DA TÉCNICA
[002] A impressão em alto relevo sensível ao tato, conhecida por intáglio ou impressão calcográfica, compreende um processo de impressão distinto e de alta tecnologia, voltado à produção de documentos de segurança que, geralmente, estão associados a outros elementos de distinção, tais como marcas d’água, e/ou impressão holográfica ou outros. O resultado da impressão calcográfica é de amplo conhecimento, posto que faz parte do uso diário da população através do manuseio de cédulas de identidade civil e públicas, documentos federais, estaduais e municipais, títulos e certificados, voucher's, ingressos esportivos e para shows, selos de autenticidade, dentre outros.
[003] Trata-se de um processo de impressão direta, que usa uma matriz metálica gravada em baixo relevo com sulcos e/ou pontos, tinta especial, pressão. Exemplos deste tipo de impressão podem ser ‘talho doce’, rotogravura e tampografia.
[004] Via de regra, no processo de impressão calcográfica, as áreas de grafismos (baixo gravado) são preenchidas com tinta, que são transferidas ao substrato, na sua totalidade, através do uso de pressão, resultando em uma impressão com relevo sensível ao tato.
[005] Os referidos substratos que alimentam a impressora calcográfica, geralmente provém de impressões offset, letterset, flexografia ou outra, e adentram, individualmente, à impressora calcográfica por meio de alimentadores convencionais. A impressão de dados variáveis, numeração tipográfica ou aplicação holográfica são, geralmente, executadas após a impressão calcográfica. É cediço que o setor comercial demandante de máquina de impressão de documentos de segurança tem buscado equipamentos que possuam módulos intercambiáveis, de modo que a máquina possa ser instalada em ambientes com espaços diversificados. Não obstante isso, também há grande procura no mercado por equipamentos que tenham como características de impressão: a rapidez e o uso de diferentes tipos de materiais (plástico, papel, adesivos e etc., em formulários contínuos), apresentando perfeição na impressão, fácil manutenção e economia no consumo de energia.
ANÁLISE DO ESTADO DA TÉCNICA
[006] Já são conhecidos da técnica equipamentos para aplicação de impressões em alto relevo, particularmente voltados a serviços de segurança de documentos de valor.
[007] O documento de patente norte americano US 5429044 (1995) menciona a utilização de impressão calcográfica em documentos de segurança, especialmente notas bancárias, incluindo um dispositivo de alimentação de papel, especialmente na forma de folhas, um dispositivo para o transporte de papel e uma unidade de leitura óptica variável apoiada por imagens de pelo menos uma fita, a qual é colocada em contato com o papel de tal forma que essas imagens são aplicadas em locais definidos no artigo correspondente à marca de impressão em papéis de segurança. A adesão entre as imagens e a fita é obtida, por exemplo, por meio de cera. De forma importante, verifica- se neste primeiro documento, a alimentação por folhas avulsas e a impressão por fita e cera para a obtenção do relevo, configurando-se de forma diferente da proposta na presente invenção, em que a impressão emprega cilindro com matriz em baixo relevo e contra-cilindro que atua com pressão e calor e a alimentação é feita por papel em formulário contínuo.
[008] Outro documento de patente, também norte americano de n. 6,263,790 (2001) que compreende uma máquina com um dispositivo de alimentação de folha de papel, um dispositivo para o transporte de papel e uma unidade para aplicar imagens de segurança configurada por pelo menos fita, a qual é colocada em contato em pontos determinados do papel, de maneira a transferir as imagens como elementos de segurança. A unidade de aplicação é definida por um cilindro aplicador, equipado com as almofadas que atuam como registro dos pontos determinados de transferência das imagens de segurança, almofadas que cooperam com um cilindro de prensa de passagem do papel. A máquina é equipada com um dispositivo para pré-aquecimento da fita com as imagens que serão aplicadas para a folha de papel. O contacto das almofadas previstas no cilindro impressor nas fitas com as imagens, contra o papel, transfere referidas imagens para o mesmo. Observa-se neste documento, novamente, o emprego de folhas avulsas para aplicação de transferência de imagem por pressão de fita aquecida. Este documento difere dos objetivos propostos na invenção.
[009] Outros equipamentos que auxiliam a compreensão do estado da técnica podem ser visualizados nos documentos JP 2000085096, US 5429044 e WO 2005/90088.
[010] Quase que a totalidade das patentes já depositadas referem-se a impressoras calcográficas (talho doce), que produzem impressos em apenas um tipo de papel e/ou folha ou plástico, e de forma individual, já que não permitem o uso de formulários contínuos. Além disso, não são diversificadas na impressão de materiais de diferentes tamanhos, já que realizam a impressão em material de tamanho certo e determinado, sendo que, para imprimir impressos em outro tamanho é necessário trocar todo o cassete que, como é de conhecimento, pesa em torno de 1 (uma) tonelada.
[011] Além disso, nenhuma das patentes depositadas, apresentam processo de secagem, integrado com a impressão, ao contrário disso, a secagem do material impresso ocorre após todo o processo, por meio natural, o demanda grande especo para tanto.
[012] Não obstante, esses equipamentos são demasiadamente grande, já que não são intercambiáveis, dificultando a manutenção. Ademais, algumas máquinas encontradas no mercado utilizam fitas para impressão, ao invés de tintas especiais, que são fixadas ao papel por meio de prensas.
BREVE DESCRIÇÃO DO OBJETO
[013] Em vista da técnica anterior, a presente invenção propicia um desempenho aprimorado na obtenção de documentos de segurança, pois que prevê um equipamento de impressão calcográfica para impressos de segurança em formulários contínuos, em bobinas ou pacotes, passível de receber módulos intercambiáveis, por exemplo, de secagem a raios infravermelhos e módulo de acabamento (corte ou dobra) e módulo de refrigeração a água.
[014] Uma das características principais consiste no sistema de alimentação de papel mediante formulário continuo que não permite a dilatação do papel, e concede o alcance do controle de registro, como avanço e o retrocesso do papel. Nas demais impressoras o papel tem deformidades pelo aquecimento, e depois na impressão não se consegue o controle do registro.
[015] O equipamento é configurada por unidades modulares, sendo elas: unidade combinada de alimentação e retorno de papel de limpeza, de uma unidade do papel do trabalho com sistema tracionador e caixa de vácuo, da unidade de impressão calcográfico com sistema de limpeza, de uma unidade de secagem por infravermelho e de unidade para dobragem e corte ou corte e dobragem.
[016] Além disso, o equipamento possui um painel elétrico onde estão agrupados os componentes elétricos e CLP (Controlador lógico programável) da máquina e um painel de operação onde estão os controles do operador e a IHM da máquina. Um segundo painel elétrico contém os componentes elétricos do equipamento de secagem infravermelho.
OBJETIVOS E VANTAGENS
[017] Todavia, a presente invenção foi projetada para diversificar a produção, atendendo de maneira única o mercado, uma vez que imprimi em diferentes tipos de materiais, em altura variável, por meio de formulário contínuo, em bobina ou pacote, o que diminui em muito o tempo de produção. Além de absorver diversos tipos de tamanho de impressos, sem precisar alterar qualquer componente da impressora, já que por meio eletrônico se adapta ao tamanho do material. Além disso conta de tecnologia que possibilitou a criação de módulos dependentes intercambiáveis, para ser adaptada em ambientes com características diferentes, apresentando fácil aos componentes para manutenção. Possui ainda módulo de secagem através de raios infravermelhos, que se adaptam ao tamanho do papel, possibilitando a secagem do material no próprio processo, economizando espaço e energia. Toda a operação da impressora é feita por servos-motores.
DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[018] A complementar a presente descrição de modo a obter uma melhor compreensão das características do presente invento e de acordo com uma preferencial realização prática do mesmo, acompanha a descrição, em anexo, um conjunto de desenhos, onde, de maneira exemplificada, embora não limitativa, se representou o seguinte:
[019] A figura 1 ilustra, esquematicamente, o equipamento de impressão com as unidades principais, quais sejam, a unidade porta-bobinas de papel limpeza, a unidade do papel de trabalho, a unidade de impressão calcográfica e a unidade de secagem por lâmpada infravermelho;
[020] A figura 2 mostra, de forma esquemática, o circuito de passagem do papel limpeza em detalhe “A” esquematizado, é ilustrado a estrutura básica da unidade porta- bobinas de papel limpeza;
[021] A figura 3 ilustra, esquematicamente, o circuito de passagem do papel de trabalho, onde é ilustrado esquema básico construtivo da unidade suporte do papel de trabalho em formulário contínuo;
[022] A figura 4 revela a combinação dos circuitos ilustrados nas figuras 2 e 3 para obtenção da impressão de documentos de segurança com base no equipamento inovado;
[023] A figura 5 representa, esquematicamente, o dispositivo de distribuição de tinta; e
[024] A figura 6 representa a etapa de limpeza final da chapa entintada, antes da transferência de tinta para o papel em formulário contínuo.
DESCRIÇÃO DETALHADA DO OBJETO
[025] Com referências aos desenhos, a presente invenção se refere a um equipamento (1) que inclui unidade de impressão direta (2), do tipo calcográfica em alto relevo, para obtenção de documentos (D) com impressão de segurança (S) contra contrafações, reprodução ou simulação.
[026] Em particular, o equipamento (1) caracteriza-se por compreender uma linha produtiva formada por módulos que inclui uma unidade porta-bobinas (3) de papel limpeza (PL), uma unidade porta bobina (4) do papel de trabalho em formulário contínuo (PF), em bobina ou pacote (não ilustrado), a unidade de impressão calcográfica (2) e uma unidade de secagem por lâmpada infravermelho (5)
[027] A unidade porta-bobinas (3) de papel limpeza (PL) (figura 2 e detalhe A) é constituída de uma estrutura de aço (3a), no centro da qual são dispostos dois pares de braços elevatórios (3b). A estrutura é transpassada por dois eixos expansivos (3d) e (3e), cada qual responsável por sustentar uma bobina para o papel limpeza (PL), sendo elas, uma desbobinadeira (3f) para alimentação da unidade de impressão (2) e uma rebobinadeira (3g) para acondicionamento do papel limpeza (PL) utilizado. A unidade porta-bobinas (3) prevê, ainda, componentes eletroeletrônicos interligados ao painel de comando (C1) da unidade (3) e conjunto de tração (3h) para auxiliar no processo de impressão do papel em formulário contínuo (PF), descrito adiante.
[028] A unidade suporte (4) do papel de trabalho ou papel a ser impresso em formulário contínuo (PF) (figura 3) é constituída de uma estrutura em aço (4a) dotada de meios para receber uma bobina (4b) de papel em formulário contínuo (PF) ou, numa outra versão, dotada de suporte para pacotes de formulários contínuos (não ilustrados) sendo que qualquer deles é encaminhado para um dispositivo de freio e tração (4c), seguindo por uma caixa de ventilação em forma de “U” (4d) que absorve movimentos intermitentes do substrato; o formulário contínuo é conduzido até a mesa de trabalho (4e) que direciona o formulário contínuo (PF) para a unidade de impressão (2).
[029] É previsto um painel de comando (C2) acoplada à unidade suporte (4) dotada de botoeira responsável por controlar todos os modos de atuação unidade, tais como botão para realizar o acoplamento da bobina (4b) ao sistema de freio e tração (4c), botões de liga e desliga o ventilador (4d), botão de parada de emergência e outros.
[030] A unidade de impressão (2) (figura 5) é responsável por todo processo de deposição da tinta aplicada na chapa (2a), por sua vez fixa ao cilindro suporte de chapa (2b), no substrato na forma de papel em formulário contínuo (PF).
[031] Esta unidade de impressão (2) é formada por estrutura vertical (2c) onde são montados o cilindro de chapa (2b) e respectiva chapa (2a) com a gravação em baixo relevo e o cilindro de impressão (2d), sujeito a um sistema pneumático. O cilindro de chapa (2b) é disposto junto à unidade distribuidora de tinta (7), responsável por entintar a chapa (2a).
[032] O excesso de tinta da chapa (2a) é extraído antes de alcançar o papel em formulário contínuo (PF) por meio de uma mantilha (2g) ou lona circular de limpeza (figura 5) e pelo papel limpeza (PL) que alcança a chapa (2a) entintada antes da mesma entrar em contato com o papel (PF).
[033] A figura 5 mostra, em maiores detalhes, a unidade distribuidora de tinta (7), configurada por corpo (7a) onde está acomodado o raspador (7c) e os rolos tinteiros (7b, 7d, 7e e 7f) que distribuem e transportam a tinta até a chapa (2a) do cilindro de chapa (2b).
[034] A unidade de impressão (2) utiliza um sistema de pré-limpeza através de uma manta circular de borracha (2g) com ajustes mecânicos e faca raspadora. Tem a função de entrar em contato com a chapa (2a), retirando o excesso de tinta. Uma faca de limpeza retira a tinta aderida à manta circular, deixando-a sempre limpa. A limpeza final da chapa (2a) entintada é realizada por meio de dois conjuntos de limpeza (12) (ver detalhe figura 6), integrantes do dispositivo oscilatório (10), perfazendo com que a chapa (2a) atrite com o papel limpeza (PL), num movimento oscilatório, atritando no contato (A1) no sentido longitudinal contrário ao giro do cilindro de chapa (2a) e num segundo contato (A2), no sentido transversal do giro do mesmo cilindro (2b).
[035] A unidade de secagem por infravermelho (5) (melhor visualizada na Figura 3) compreende uma estrutura horizontal (5a) disposta sobre base (5b), sendo que a estrutura horizontal (5a) possui acesso de entrada (5c) para o formulário contínuo (PF) alinhado com o acesso de saída (5c’), de maneira a permitir que o formulário contínuo (PF) se desloque por uma área linear longitudinal (5d) preenchida por lâmpadas infravermelhas (5e), que auxiliam a secagem da tinta após a impressão.
[036] O método de limpeza da chapa (2a) do cilindro impressor (2b) realizado pelo papel limpeza (PL) prevê o seguinte circuito (Figura 2):
[037] Saída do papel limpeza (PL) do desbobinador (3f), passando por esticadores (E1) previstos na estrutura (3a);
[038] O papel limpeza (PL) ultrapassa o tensionador (T1), preferencialmente montado na unidade suporte (3);
[039] O papel limpeza (PL) alcança rolos transversais (8) e esticadores (14) da unidade de impressão (2) de maneira a passar pela almofada e rolo oscilante (12) do dispositivo oscilatório (10), seguindo para a saída da unidade de impressão (2) por meio de um esticador (15);
[040] O papel limpeza (PL) ultrapassa o tensionador (T2), preferencialmente montado na unidade suporte (3);
[041] O papel limpeza (PL) adentra ao dispositivo de tração (3h) previsto na unidade porta-bobinas (3), alcançando a rebobinadeira (3g).
[042] A impressão realizada na unidade (2) (figura 4) no papel de formulário contínuo (PF) apresenta velocidade de impressão variável de 300 a 5000 impressões por hora, sendo controlada por um sistema de servo motores e CLP (controlador lógico programável) (13).
[043] Toda a movimentação do formulário contínuo (PF), tais como aceleração e paradas oscilatórias para impressão correta da chapa (2a) é realizado pela tracionamento das remalinas (RL) (detalhe da figura 1) dos formulários (PF) através dos tractores ou pares de esteiras de pinos (ES) previstos na entrada da unidade de impressão (2) (figura 3) e num dispositivo acumulador do substrato (10) previsto na saída da unidade de impressão (2) e disposta na entrada da unidade de secagem (5), diferenciando-se, sobremaneira, das máquinas convencionais que utilizam sensores para leitura de marcas de aceleração e parada, fato que coopera para a celeridade e uniformidade de impressão do processo, bem como representa menor custo, em equipamentos (como alinhadores e tensionadores de substrato) e tempo operacional de ajuste das marcações.
[044] O documento de segurança (D), resultado dos métodos adotados pelo equipamento (1) prevê a impressão de segurança (S), decorrente da aplicação de tinta em alto relevo, em papel de trabalho na forma de formulário contínuo (PF), o qual pode ser fornecido na forma de bobina ou em folhas dobradas.
[045] A altura da impressão é variável de 6 a 26 polegadas, com ajuste executados por servo motores e largura de até 25 polegadas, controlada por ajustes mecânicos de tinteiros.
[046] É certo que quando o presente invento for colocado em pratica, poderão ser introduzidas modificações no que se refere a certos detalhes de construção e forma, sem que isso implique afastar-se dos princípios fundamentais que estão claramente substanciados no quadro reivindicatório, ficando assim entendido que a terminologia empregada não teve a finalidade de limitação.

Claims (13)

1. “EQUIPAMENTO DE IMPRESSÃO CALCOGRÁFICA E MÉTODOS PARA PRODUZIR DOCUMENTOS DE SEGURANÇA EM FORMULÁRIOS CONTÍNUOS”, mais precisamente trata-se de um equipamento (1) que inclui unidade de impressão direta (2), do tipo calcográfica em alto relevo, para obtenção de documentos (D) com impressão de segurança (S) contra contrafações, reprodução ou simulação; caracterizado pelo equipamento (1) compreender uma linha produtiva formada por módulos que inclui: - uma unidade porta-bobinas (3) de papel limpeza (PL) - constituída de uma estrutura de aço (3a), no centro da qual são dispostos dois pares de braços elevatórios (3b) acionados por sistema pneumático (3c); a estrutura é transpassada por dois eixos expansivos (3d) e (3e), cada qual responsável por sustentar uma bobina para o papel limpeza (PL), sendo elas, uma desbobinadeira (3f) para alimentação da unidade de impressão (2) e uma rebobinadeira (3g) para acondicionamento do papel limpeza (PL) utilizado; - uma unidade para papel de trabalho (4) em formulário contínuo (PF), em bobina ou pacote - constituída de uma estrutura em aço (4a) dotada de meios para receber uma bobina (4b) ou pacotes de papel em formulário contínuo (PF), onde qualquer dos formatos de papel (PF) é encaminhado para um dispositivo de freio e tração (4c), seguindo por uma caixa de ventilação em forma de “U” (4d) absorvedora dos movimentos intermitentes do cil indro de impressão; o formulário contínuo é conduzido até a mesa de trabalho (4e) que direciona o formulário contínuo (PF) para os tractores ou esteiras de pinos (ES) da entrada da unidade de impressão (2); - uma unidade de impressão calcográfica (2) formada por estrutura vertical (2c) onde são montados o cilindro de chapa (2b) e respectiva chapa (2a) com a gravação em baixo relevo e o cilindro de impressão (2d), sujeito a um sistema pneumático e braço acionador de pressão (2e); o cilindro de chapa (2b) é disposto junto ao dispositivo distribuidor de tinta (7), responsável por entintar a chapa (2a); e - uma unidade de secagem por lâmpadas infravermelho (5) compreendida por uma estrutura horizontal (5a) disposta sobre base (5b), sendo que a estrutura horizontal (5a) possui acesso de entrada (5c) alinhado com o acesso de saída (5c’) do formulário contínuo (PF) da unidade de impressão (2), de maneira a permitir que o referido formulário contínuo (PF) se desloque por uma área linear longitudinal (5d) preenchida por lâmpadas infravermelhas (5e).
2. “EQUIPAMENTO”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pela unidade porta-bobinas (3) compreender uma unidade combinada de alimentação e retorno do papel limpeza (PL).
3. “EQUIPAMENTO”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo excesso de tinta da chapa (2a) é extraído antes de alcançar o papel em formulário contínuo (PF) por meio de uma mantilha (2g) ou lona circular de limpeza e pelo papel limpeza (PL) que alcança a chapa (2a) entintada antes de a mesma entrar em contato com o papel (PF), sendo que, para tanto, a estrutura vertical (2c) é equipada com pares de rolos transversais (8) e passadores circulares (9), bem como de um dispositivo oscilatório (9), que atua em conjunto com a intermitência da alimentação do papel em formulário contínuo (PF) associada a cada giro completo da chapa (2a) de entintamento.
4. “EQUIPAMENTO”, de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado pela limpeza final da chapa (2a) entintada ser realizada por meio de almofada e rolo oscilante (12), integrantes do dispositivo oscilatório (10), perfazendo com que a chapa (2a) atrite com o papel limpeza (PL), num movimento oscilatório, atritando no contato (A1) no sentido contrário ao giro do cilindro de impressão (2b) e num segundo contato (A2), no sentido do giro do cilindro (2b).
5. “EQUIPAMENTO”, de acordo com as reivindicações 1 e 3, caracterizado pela mantilha ou lona circular de limpeza (2g) confeccionada em PU (poliuretano) ser limpa por meio uma faca raspadora.
6. “EQUIPAMENTO”, de acordo com as reivindicações de 1 e 4, caracterizado pela movimentação do formulário contínuo (PF) ao longo do das unidades de impressão (2) de secagem (5) prever aceleração e paradas oscilatórias para impressão do substrato (D) através dos tractores, por onde as remalinas (RL) do substrato/formulário contínuo (PF) são posicionadas; d ito sistema de tracionamento é posicionado na entrada da unidade de Impressão (2) e na saída da unidade de secagem (5).
7. “MÉTODO PARA PRODUZIR DOCUMENTOS DE SEGURANÇA EM FORMULÁRIOS CONTÍNUOS”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo método de limpeza da chapa (2a) do cilindro impressor (2b) realizado pelo papel limpeza (PL) prever o seguinte circuito: (a) Saída do papel limpeza (PL) do desbobinador (3f), passando por esticadores (E1) previstos na estrutura (3a); (b) O papel limpeza (PL) ultrapassa o tensionador (T1), preferencialmente montado na unidade papel de trabalho (4); (c) O papel limpeza (PL) alcança os rolos transversais (8) e esticadores (14) da unidade de impressão (2) de maneira a passar pela almofada e rolo oscilante (12) do dispositivo oscilatório (5), seguindo para a saída da unidade de impressão (2) por meio de um esticador (15); (d) O papel limpeza (PL) ultrapassa o tensionador (T2), preferencialmente montado na unidade suporte (3); (e) O papel limpeza (PL) adentra ao dispositivo de tração (3h) previsto na unidade porta-bobinas (3), alcançando a rebobinadeira (3g).
8. “MÉTODO PARA PRODUZIR DOCUMENTOS DE SEGURANÇA EM FORMULÁRIOS CONTÍNUOS”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo método de impressão realizada na unidade (2) no papel de formulário contínuo (PF) apresentar velocidade de impressão variável de 300 a 5.000 impressões por hora, sendo controlada por um sistema de servo motores e CLP (controlador lógico programável) (13).
9. “DOCUMENTOS DE SEGURANÇA EM FORMULÁRIOS CONTÍNUOS”, de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado pelo documento de segurança (D) compreender folhas de formulário contínuo (PF), em bobina ou pacote, sendo que cada folha é dotada da impressão de segurança (S), decorrente da aplicação de tinta em alto relevo obtida pela chapa (2a).
10. “DOCUMENTOS DE SEGURANÇA EM FORMULÁRIOS CONTÍNUOS”, de acordo com as reivindicações de 1 a 8, caracterizado pelo documento (D) na forma de formulário contínuo (PF) com impressão de segurança (S) ser fornecido na forma de bobina.
11. “DOCUMENTOS DE SEGURANÇA EM FORMULÁRIOS CONTÍNUOS”, de acordo com as reivindicações de 1 a 8, caracterizado pelo documento (D) na forma de formulário contínuo (PF) com impressão de segurança (S) ser fornecido em folhas cortadas e dobradas.
12. “DOCUMENTOS DE SEGURANÇA EM FORMULÁRIOS CONTÍNUOS”, de acordo com as reivindicações de 1 a 8, caracterizado pelo documento (D) na forma de formulário contínuo (PF) com impressão de segurança (S) ser fornecido em folhas dobradas e cortadas.
13. “DOCUMENTOS DE SEGURANÇA EM FORMULÁRIOS CONTÍNUOS”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pela altura da impressão de segurança (S) no documento (D) em papel de formulário contínuo (PF) ser variável de 6 a 26 polegadas, com ajuste executados por servo motores e largura até 25 polegadas, controlada por ajustes mecânicos de tinteiros.
BRPI1100390-1A 2011-02-08 2011-02-08 Equipamento de impressão calcográfica e métodos para produzir documentos de segurança em formulários contínuos BRPI1100390B1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1100390-1A BRPI1100390B1 (pt) 2011-02-08 2011-02-08 Equipamento de impressão calcográfica e métodos para produzir documentos de segurança em formulários contínuos

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1100390-1A BRPI1100390B1 (pt) 2011-02-08 2011-02-08 Equipamento de impressão calcográfica e métodos para produzir documentos de segurança em formulários contínuos

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1100390A2 BRPI1100390A2 (pt) 2013-05-14
BRPI1100390B1 true BRPI1100390B1 (pt) 2021-04-13

Family

ID=48325982

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1100390-1A BRPI1100390B1 (pt) 2011-02-08 2011-02-08 Equipamento de impressão calcográfica e métodos para produzir documentos de segurança em formulários contínuos

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI1100390B1 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI1100390A2 (pt) 2013-05-14

Similar Documents

Publication Publication Date Title
KR100579020B1 (ko) 유가증권의 안전 인쇄 장치
ES2229441T3 (es) Maquina de impresion con medios de aplicacion de tinta intercambiables.
JP6575985B2 (ja) 缶装飾装置
ES2358527T3 (es) Impresora tipográfica y procedimiento para hacer funcionar la misma.
JP5284603B2 (ja) 枚葉印刷機
ES2511741T5 (es) Procedimiento y dispositivo para impresión combinada
ES2363445T3 (es) Revestimiento por gofrado para materiales imprimibles rigido-elásticos.
JPS6042044A (ja) 組合わせ輪転印刷機
JP5122946B2 (ja) スタンピングシリンダ
JP2021529692A (ja) 基材にセキュリティエレメントを製作するための装置および印刷機
JP2007516913A (ja) 印刷される部分の長さを変化させながら、オフセット印刷により被印刷体ウェブに印刷するための少なくとも1つの印刷ユニットを有する印刷機
KR100316365B1 (ko) 보안물(security)인쇄기
DE50007876D1 (de) Vorrichtung zum berührungslosen Lenken einer Materialbahn
JP5334991B2 (ja) フレキソ印刷用の印刷組版を準備する方法
BRPI1100390B1 (pt) Equipamento de impressão calcográfica e métodos para produzir documentos de segurança em formulários contínuos
EP1400353A1 (en) Intaglio printing machine
JP2011506154A5 (pt)
EP2340936A1 (en) Method and device for supplying foil to a printing press
CN205818624U (zh) 凹版双面印刷机
JP2000117941A (ja) フライング式版板交換を行うための方法及び装置
BRPI1102989B1 (pt) Impressora calcográfica multicor para produzir documentos de segurança em formulários contínuos e produto resultante
JP2006150820A (ja) 組合せ印刷のための方法及び装置
ES2223070T3 (es) Aparato de estampado en relieve, particularmente para el papel en forma de rollo.
KR20080003256U (ko) 용이한 초기 세팅을 가능케 하는 종이컵용 종이원단인쇄장치
JP2011122270A (ja) 紙透明化処理方法及びその装置並びにこれを利用する印刷機

Legal Events

Date Code Title Description
B15L Others concerning applications: renumbering

Free format text: RENUMERADO O PEDIDO DE PI1100390-1 PARA PP1100390-1.

B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06V Preliminary requirement: patent application procedure suspended [chapter 6.22 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 13/04/2021, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.