BRPI1014594A2 - composição agrícola, e, métodos de tratamento de vegetação e de um substrato - Google Patents

composição agrícola, e, métodos de tratamento de vegetação e de um substrato Download PDF

Info

Publication number
BRPI1014594A2
BRPI1014594A2 BRPI1014594-0A BRPI1014594A BRPI1014594A2 BR PI1014594 A2 BRPI1014594 A2 BR PI1014594A2 BR PI1014594 A BRPI1014594 A BR PI1014594A BR PI1014594 A2 BRPI1014594 A2 BR PI1014594A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
nitrogen
isethionic acid
fact
acid salt
composition according
Prior art date
Application number
BRPI1014594-0A
Other languages
English (en)
Inventor
R. Scott Tann
Howard M. Stridde
Original Assignee
Huntsman Petrochemical Llc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Huntsman Petrochemical Llc filed Critical Huntsman Petrochemical Llc
Publication of BRPI1014594A2 publication Critical patent/BRPI1014594A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01NPRESERVATION OF BODIES OF HUMANS OR ANIMALS OR PLANTS OR PARTS THEREOF; BIOCIDES, e.g. AS DISINFECTANTS, AS PESTICIDES OR AS HERBICIDES; PEST REPELLANTS OR ATTRACTANTS; PLANT GROWTH REGULATORS
    • A01N57/00Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing organic phosphorus compounds
    • A01N57/18Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing organic phosphorus compounds having phosphorus-to-carbon bonds
    • A01N57/20Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing organic phosphorus compounds having phosphorus-to-carbon bonds containing acyclic or cycloaliphatic radicals

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Dentistry (AREA)
  • Plant Pathology (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Pest Control & Pesticides (AREA)
  • Agronomy & Crop Science (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Agricultural Chemicals And Associated Chemicals (AREA)
  • Toxicology (AREA)
  • Catching Or Destruction (AREA)
  • Cultivation Of Plants (AREA)

Abstract

COMPOSIÇÃO AGRÍCOLA, E, MÉTODOS DE TRATAMENTO DE VEGETAÇÃO E DE UM SUBSTRATO Modalidades da presente invenção descrevem uma composição agrícola que é uma formulação agrícola estável, que pode ser registrada que inclui pelo menos um sal de ácido isetiônico contendo nitrogênio, pelo menos um produto de proteção para a planta, pelo menos um agente tensoativo e opcionalmente pelo menos um ingrediente ativo.

Description

“COMPOSIÇÃO AGRÍCOLA, E, MÉTODOS DE TRATAMENTO DE VEGETAÇÃO E DE UM SUBSTRATO” REFERÊNCIA CRUZADA DOS PEDIDOS DE PATENTE
RELACIONADOS 5 Este pedido de patente reivindica prioridade para o pedido de patente provisório U.S. No. 61/172.398, depositado em 24 de abril de 2009, que está aqui incorporado pela referência.
DECLARAÇÃO COM RELAÇÃO À PESQUISA OU
DESENVOLVIMENTO FEDERALMENTE SUPORTADO Não aplicável
FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO Campo da Invenção A presente invenção geralmente se refere a composições agrícolas, em particular a formulações agrícolas estáveis, que podem ser registradas que incluem ácido isetiônico e/ou sais deste. Fundamentos da Invenção Sabe-se que íons de dureza da água multivalentes (cálcio, magnésio, ferro, etc.) podem apresentar a eficácia de inúmeros pesticidas, especialmente herbicidas de ácido fraco. Por exemplo, a eficácia de glifosato (N-fosfonometil glicina) é comprometida quando combinado em uma solução de água dura contendo íons cálcio e magnésio. Íons cálcio e magnésio se ligarão ao glifosato e o tornarão menos efetivo. Este fenômeno é típico com herbicidas de aminofosfato, bem como outros herbicidas de ácido fraco. Para superar este problema, fabricantes comerciais atuais de formulações de herbicida de ácido fraco recomendaram na sua marca a inclusão de sulfato de amônio na solução de aspersão na forma de um condicionador de água. Inúmeros estudos de pesquisa mostraram que sulfato de amônio na solução de tanque de aspersão reduzirão o efeito dos íons de água dura na eficácia das formulações de glifosato.
Entretanto, soluções de aspersão que usam sulfato de amônio têm desvantagens. Graus de sulfato de amônio variam na cor e pureza. Frequentemente o aplicador é forçado para manusear lâmpadas não dispersantes muito grandes de sulfato de amônio que têm umidade absorvida. 5 Estes materiais são difíceis de manusear e não dissolvem facilmente na solução de aspersão. Isto leva a telas de filtro plugadas no equipamento de aspersão e pontas do bico plugado durante aplicações. Uma maneira de superar esta desvantagem é formular o sulfato de amônio na formulação herbicida de ácido fraco desejada. Formulações contendo a quantidade de sulfato de amônio necessária para fornecer o benefício do sulfato de amônio frequentemente não podem ser alcançadas devido aos limites de solubilidade da combinação de sulfato de amônio e o herbicida de ácido fraco desejado. Além disso, os agentes tensoativos necessários para a umectação ou espalhamento do ingrediente ativo herbicida são indisponíveis devido a se tornar incompatível e insolúvel na formulação. O produtor de pesticida é, desta forma, forçado a escolher entre o antagonismo de água dura para o herbicida e as propriedades de modificação da superfície desejadas conferidas pelo agente tensoativo.
BREVE SUMÁRIO DE ALGUMAS DAS MODALIDADES
PREFERIDAS Em um primeiro aspecto, modalidades da presente invenção descrevem uma composição agrícola que é uma formulação agrícola estável, que pode ser registrada que inclui pelo menos um sal de ácido isetiônico contendo nitrogênio, pelo menos um produto de proteção para a planta, pelo menos um agente tensoativo, e opcionalmente pelo menos um ingrediente ativo. Em uma modalidade da presente invenção, pelo menos um sal de ácido isetiônico contendo nitrogênio tem um grupo contendo nitrogênio catiônico que é um alquil amina, um alquilalcanolamina ou uma amina cíclica.
Em uma modalidade da presente invenção, pelo menos um sal de ácido isetiônico contendo nitrogênio compreende um sal de amônio de ácido isetiônico. 5 Em uma modalidade da presente invenção, o sal de ácido isetiônico contendo nitrogênio compreende um derivado de um sal de ácido isetiônico contendo nitrogênio.
Em uma modalidade da presente invenção, o derivado de um sal de ácido isetiônico contendo nitrogênio compreende sal de ácido metil isetiônico contendo nitrogênio.
Em uma modalidade da presente invenção, pelo menos um sal de ácido isetiônico contendo nitrogênio compreende adicionalmente ácido isetiônico.
Em uma modalidade da presente invenção, o produto de proteção para a planta é selecionado do grupo que consiste em: um inseticida, um fungicida, um biocida, um moluscicida, um algacida, um regulador do crescimento da planta, um anti-helmíntico, um rodenticida, um nematocida, um acaricida, um amebicida, um protozoacida, um protetor de cultura e uma combinação dos mesmos.
Em uma modalidade da presente invenção, pelo menos um agente tensoativo compreende um ou mais agentes ativos de superfície capazes de reduzir a tensão superficial da água.
Em uma modalidade da presente invenção, o ingrediente ativo compreende um ou mais dos seguintes e é selecionado do grupo que consiste em: um solvente, um água, um glicol, incluindo polialquilenoglicóis um glicol éter, um emético, um corante, uma fragrância, um álcool co-solvente e uma combinação dos mesmos, e outros ingredientes ativos de utilidade.
Em um segundo aspecto, modalidades da presente invenção descrevem um método de tratamento de vegetação compreendendo a etapa de colocar a formulação agrícola estável, que pode ser registrada em contato com vegetação ou solo. Em um terceiro aspecto, modalidades da presente invenção descrevem um método de tratamento de um substrato compreendendo a etapa 5 de colocar a formulação agrícola estável, que pode ser registrada em contato com o substrato que requer tratamento. O exposto anteriormente salientou amplamente as características da presente invenção de maneira tal que a descrição detalhada da invenção que se segue pode ser mais bem entendida. Características adicionais e vantagens da invenção serão descritas daqui em diante que formam o objetivo das reivindicações da invenção. Versados na técnica percebem que o conceito e as modalidades específicas descritas podem ser prontamente utilizados na forma de uma base para modificar ou projetar outras composições para realizar os mesmos propósitos da presente invenção. Versados na técnica também percebem que tais composições equivalentes não fogem do espírito e escopo da invenção, da forma apresentada nas reivindicações em anexo.
DESCRIÇÃO DETALHADA DAS MODALIDADES PREFERIDAS Em modalidades da presente invenção, sal de ácido isetiônico contendo nitrogênios podem funcionar como condicionadores de água em um nível inferior de sólidos dissolvidos que o sulfato de amônio, mas também eles surpreendentemente apresentam solubilidades que permitem que a formulação dos outros ingredientes ativos necessários para alcançar uma formulação agrícola que pode ser registrada. Modalidades da presente invenção descrevem uma composição agrícola que inclui pelo menos um sal de ácido isetiônico contendo nitrogênio, pelo menos um produto de proteção para a planta, pelo menos um agente tensoativo, e opcionalmente pelo menos um ingrediente ativo. A composição agrícola é uma formulação agrícola estável, que pode ser registrada.
Modalidades da presente invenção incluem pelo menos um sal de ácido isetiônico contendo nitrogênio.
As espécies contendo nitrogênio do sal podem ser qualquer um de grupo contendo nitrogênio catiônico.
Exemplos 5 de grupos contendo nitrogênio catiônicos podem ser alquil aminas, alquilalcanolaminas e amina cíclicas.
Exemplos específicos de grupos contendo nitrogênio catiônicos podem incluir amônio, alquil aminas, aminas graxas (por exemplo, amina de sebo, coco amina e aminas de soja), e seus derivados alcoxilados, alquildiaminas e seus derivados alcoxilados, alquilpoliaminas e seus derivados alcoxilados, etilenoaminas, etanolaminas, morfolinas, propilaminas substituídas, poliol aminas (por exemplo, JEFF AMINA® aminas conforme disopnível de Huntsman Corporation of The Woodlands, Texas) e combinações dos mesmos.
Um versado na técnica perceberá espécies catiônicas contendo nitrogênio apropriadas para usar em modalidades da presente invenção.
A parte aniônica do sal inclui ácido isetiônico.
Ácido isetiônico tem a fórmula geral HSO3-CH2-CH2-OH.
Duas versões de ácido isetiônico, a segunda sendo um derivado da primeira (ácido metil isetiônico), podem ser produzidas usando as seguintes reações:
O ácido isetiônico é neutralizado para formar o sal.
O ácido isetiônico pode ser neutralizado, separadamente ou em combinação, com tais reagentes como amônia e outros grupos contendo nitrogênio listados anteriormente e/ou em uma modalidade preferida amina de sebo etoxilada.
Por exemplo, uma amina de sebo pode formar o seguinte sal com ácido isetiônico.
AMINA DE SEBO → R-N"(EO)X&Y em que x,y são de 2-30 e EO refere-se a óxido de etileno.
H+SO3-CH2-CH2-OH O sal de ácido isetiônico contendo nitrogênio pode ainda incluir ácido isetiônico (espécies não neutralizadas). Em uma outra modalidade, o sal de ácido isetiônico contendo nitrogênio compreende 5 derivados de sal de ácido isetiônico contendo nitrogênios.
Um exemplo de um derivado de um sal de ácido isetiônico contendo nitrogênio pode ser sal de ácido metil isetiônico contendo nitrogênio (cujo ácido não neutralizado é caracterizado anteriormente). Um versado na técnica, com o benefício desta descrição, perceberá sais de ácido isetiônico contendo nitrogênio apropriados para uso na presente invenção.
Modalidades da presente invenção ainda incluem um produto de proteção para a planta.
O produto de proteção para as plantas pode incluir herbicidas solúveis em água, fertilizantes e combinações dos mesmos, incluindo sem limitação, herbicidas de aminofosfato.
Em uma modalidade, o produto de proteção para as plantas pode incluir, mas sem limitação, glifosato, glufosinato, sais de bipiridinil amônio quaternários (sal de bipiridínio), tais como paraquat e diquat, sais de fenóxi ácidos, tais como ácido 2,4- diclorofenoxiacético, ácido meta-clorofenoxiacético (MCPA), picloram, triclopir e fluroxypir, e bromoxinila.
Da forma aqui usada, "glifosato" significa N- fosfonometilglicina em sua forma ácida ou qualquer sal agricolamente aceitável deste, bem como qualquer composição ou formulação contendo um herbicida de glifosato. "Herbicida de glifosato" significa qualquer forma de glifosato que em solução aquosa fornece ânions glifosato junto com cátions adequados ou ácido de glifosato.
Exemplos de tais cátions adequados são cátions de metal alcalino, por exemplo, sódio e potássio, e amônio e cátions amônio substituídos.
O último inclui cátions derivados de aminas primárias ou secundárias, tais como isopropilamina ou dimetilamina, e de diaminas, tal como etilenodiamina.
Herbicida de glifosato inclui os sais de glifosato de isopropilamina e outros sais de glifosato agricolamente aceitáveis, tais como os descritos na patente U.S.
No. 3.799.758. Ainda, exemplos de sais de glifosato agricolamente aceitáveis são sal de trimetil-sulfônio ("sulfosato") ou 5 sais de aminoguanidina da forma descrita em EP-A-O 088 180. Em virtude de o glifosato ter mais que um átomo de hidrogênio que pode ser substituído, mono- e di-sais são possíveis, bem como misturas de tais sais.
Sais de glifosato típicos são os sais de potássio, amônio e trimetilsulfônio, bem como os sais de alquilsulfônio misto e sais de trialquilamônios.
Da forma aqui usada, "glufosinato" significa N- fosfonometilalanina em sua forma ácida ou qualquer sal agricolamente aceitável destes.
Em outras modalidades, o produto de proteção para a planta pode incluir, sem limitação: inseticidas, fungicidas, biocidas, moluscicidas, algacidas, regulador do crescimento da plantas, anti-helmínticos, rodenticidas, nematocidas, acaricidas, amebicidas, protozoacidas, protetor de culturas e combinações dos mesmos.
Exemplos de tais ingredientes agrícolas podem ser retirados do Pesticide Dictionary (contido no Farm Chemicals Handbook) ou British Crop Protection Society: Pesticides Manual, cujos conteúdos estão aqui incorporados pela referência.
Produto de proteção para as plantas ainda inclui substâncias químicas que são descritas como "ingredientes biologicamente ativos" no pedido de patente internacional No.
WO 2010/009820, que está aqui incorporado pela referência.
WO 2010/009820 inclui, sem limitação, descrições e listas de vários pesticidas, fungicidas, herbicidas, inseticidas, regulador do crescimento da plantas, rodenticidas, miticidas, moluscicidas, nematicidas e antimicrobianos que podem ser usados nas modalidades da presente invenção.
Um versado na técnica, com o benefício desta descrição, reconhecerá um produto de proteção adequado para as plantas e combinações dos mesmos para uso nesta invenção.
Modalidades da presente invenção ainda incluem pelo menos um agente tensoativo.
Pelo menos um agente tensoativo pode incluir um ou mais agentes ativos de superfície capazes de reduzir a tensão superficial da água.
Agentes tensoativos da presente invenção podem incluir, sem limitação, 5 ésteres de fosfato de alquila etoxilados e/ou alquilarila etoxilados; alquilamina etoxilados e/ou eteramina etoxilados e seus derivados de dimetilamino quaternário; alquildiamina etoxilados, óxidos de alquilamina, etanolaminas (tais como monoetanolamina (MEA), dietanolamina (DEA), trietanolamina (TEA)) e combinações dos mesmos.
Agentes tensoativos geralmente incluem todos os agentes tensoativos que estão presentas nas formulações agrícolas estáveis, que podem ser registradas.
Tais agentes tensoativos podem incluir, sem limitação: alquilpolissacarídeos, sorbitol e ésteres de sorbitan e etoxilados de tais ésteres, ácidos graxos etoxilados, alcanolaminas graxas etoxiladas, sulfosuccinatos, naftaleno sulfonatos, polímerpos bloco polioxietileno polioxipropileno, copolímeros alquil polioxietileno polioxipropileno, alquil etoxilados, alquilaril etoxilados, álcool éter sulfatos, álcool sulfatos, alfa olefina sulfonatos, sais de ácido dodecilbenzeno sulfônico e combinações dos mesmos.
Um versado na técnica reconhecerá outros agentes tensoativos adequados para uso nas modalidades da presente invenção.
Modalidades da presente invenção opcionalmente incluem pelo menos um ingrediente ativo.
Ingredientes ativos podem incluir, sem limitação: solventes, glicol (incluindo sem limitação polialquileno glicóis, tais como etileno glicol, propileno glicol, e dietileno glicol); glicol éteres; água; álcool co-solventes; eméticos, corantes, fragrâncias e combinações dos mesmos.
Um versado na técnica reconhecerá outros ingredientes ativos apropriados para incluir nas modalidades da presente invenção.
Composições agrícolas da presente invenção são formulações agrícolas estáveis, que podem ser registradas.
Formulações agrícolas estáveis,
que podem ser registradas são normalmente produtos agrícolas que serão ainda diluídos.
Entretanto, em alguns casos formulações que podem ser registradas prontas para uso podem ser usadas diretamente por donos de casa e agentes de controle de praga profissionais no tratamento de pragas 5 domésticas.
Estas misturas devem ser estáveis por períodos prolongados de tempo conforme previsto pelas agências governamentais, então eles têm uma vida de prateleira aceitável.
Este tipo de formulação agrícola requer registro governamental: por exemplo, nos Estados Unidos, registro é requerido por meio de Federal Inseticide, Fungicide and Rodenticida Act (FIFRA). Formulações comerciais estáveis, que podem ser registradas podem ser categorizadas como um concentrado solúvel (SL), da forma definida nas classificações desenvolvidas no Food and Agriculture Organization of the United Nations/World Health Organization (FAO/WHO) Joint Meeting on Pesticide Specifications (Roma 2006). Formulações comerciais estáveis, que podem ser registradas são distinguidas dos jatos prontos ou misturas de tanque em virtude de elas terem uma vida em prateleira estável apreciável e precisarem de números de registro do governo (por exemplo, FIFRA). Formulações comerciais estáveis, que podem ser registradas devem confirmar para os padrões reconhecidos para tal como reconhecidas pela autoridade governamental relevante.
Exemplos de tais padrões de estabilidade da formulação incluem os apresentados por CropLife International.
Tais padrões são frequentemente apresentados de acordo com os resultados dos testes prescritos pelas organizações CIPAC e ASTM.
Jatos prontos de campo e misturas de tanque são tipicamente diluídos, então misturados por um fazendeiro e então aplicados.
Jatos prontos de campo e misturas de tanque não têm, na maioria dos casos, vida de prateleira e em alguns países, tais como Estados Unidos eles não requerem números de registro.
Composições aqui descritas podem ainda compreender outros aditivos de utilidade.
Aditivos podem incluir umectantes, agentes anticongelamento, agentes antiespumantes, corantes e adjuvantes de agente tensoativo, tais como eméticos e agentes tamponantes.
Um versado na técnica, com o benefício desta descrição, reconhecerá outros aditivos 5 apropriados para uso nas modalidades da presente invenção.
Modalidades da presente invenção também descrevem um método de tratamento de vegetação compreendendo a etapa de colocar as composições agrícolas da presente invenção em contato com vegetação ou solo.
Composições da presente invenção podem ser aplicadas nas plantas e solos.
Modalidades da presente invenção também descrevem um método de tratamento de um substrato compreendendo a etapa de colocar as composições agrícolas da presente invenção em contato com o substrato.
Tais exemplos podem incluir usos de saúde pública de pesticidas ou formulações de saúde animal.
Como um exemplo, inseticidas podem ser aplicados no chão e paredes como um tratamento preventivo.
Também, fungicidas podem ser aplicados nas sementes e solos.
Composições da presente invenção podem ser usadas em outras aplicações apropriadas.
A presente invenção será ainda ilustrada por uma consideração dos seguintes exemplos, que devem ser exemplares da invenção.
Exemplos Exemplo de comparação 1: Duas formulações foram produzidas, uma usando sulfato de amônio (controle comercial) e a outra usando isetionato de amônio (modalidade da presente invenção). As formulações e composições são mostradas na tabela 1. O produto de proteção para a planta é um sal de isopropilamina de glifosato comercialmente disponível.
O agente tensoativo é mistura de agente tensoativo TERWET® 3780. Este agente tensoativo é uma mistura de amina de sebo etoxilada formulada que é comercialmente disponível da Huntsman Corporation of The Woodlands, Texas.
Tabela 1: Exemplo 1 Controle 1 Ingredientes % em peso % em peso
PRODUTO DE PROTEÇÃO PARA A PLANTA (IPA GLIFOSATO (62%)) 66,0 66,0 AGENTE TENSOATIVO (MISTURA DE AGENTE TENSOATIVO TERWET® 3780) 7,5 7,5 INGREDIENTE ATIVO (ÁGUA) 16,5 16,5 ISETIONATO DE AMÔNIO 10,0 -- SULFATO DE AMÔNIO -- 10,0 100,0 100,0
RESULTADOS LIMPO CRISTAIS
PESADOS Exemplo de comparação 2: Duas formulações foram produzidas, uma usando sulfato de amônio (controle comercial) e a outra usando isetionato de amônio (modalidade da presente invenção). As 5 formulações e composições são mostradas na tabela 2. O produto de proteção para a planta é um sal de potássio comercialmente disponível de glifosato. O agente tensoativo é agente tensoativo SURFONIC® T-5 que é um etoxilado de amina de sebo. Agente tensoativo SURFONIC® T-5 é comercialmente disponível da Huntsman Corporation of The Woodlands, Texas. Tabela 2: Exemplo 2 Controle 2 Ingredientes % em peso % em peso
PRODUTO DE PROTEÇÃO PARA A PLANTA (K+ GLIFOSATO (58%)) 56,1 56,1 AGENTE TENSOATIVO (AGENTE TENSOATIVO SURFONIC® T-5) 7,5 7,5 INGREDIENTE ATIVO (ÁGUA) 16,5 16,5
ISETIONATO DE AMÔNIO 10,0 -- SULFATO DE AMÔNIO -- 10,0 100,0 100,0
RESULTADOS LIMPO CRISTAIS
PESADOS Exemplos de comparação 1 e 2 mostram que formulações homogêneas, claras podem ser preparadas com isetionato de amônio que não pode ser preparado com uma quantidade equivalente de sulfato de amônio. Embora a presente invenção e suas vantagens tenham sido descritas em detalhe, deve-se entender que várias mudanças, substituições e alterações podem ser feitas aqui sem fugir do espírito e escopo da invenção conforme definido nas reivindicações em anexo.

Claims (11)

REIVINDICAÇÕES
1. Composição agrícola, caracterizada pelo fato de que compreende a) pelo menos um sal de ácido isetiônico contendo nitrogênio, 5 b) pelo menos um produto de proteção para a planta, c) pelo menos um agente tensoativo, e d) opcionalmente pelo menos um ingrediente ativo, em que a composição agrícola é uma formulação agrícola estável, que pode ser registrada.
2. Composição de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que pelo menos um sal de ácido isetiônico contendo nitrogênio tem um grupo contendo nitrogênio catiônico que é um alquil amina, um alquilalcanolamina ou uma amina cíclica.
3. Composição de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que pelo menos um sal de ácido isetiônico contendo nitrogênio compreende um sal de amônio de ácido isetiônico.
4. Composição de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o sal de ácido isetiônico contendo nitrogênio compreende um derivado de um sal de ácido isetiônico contendo nitrogênio.
5. Composição de acordo com a reivindicação 4, caracterizada pelo fato de que o derivado de um sal de ácido isetiônico contendo nitrogênio compreende sal de ácido metil isetiônico contendo nitrogênio.
6. Composição de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que pelo menos um sal de ácido isetiônico contendo nitrogênio compreende adicionalmente ácido isetiônico.
7. Composição de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o produto de proteção para a planta é selecionado do grupo que consiste em: um inseticida, um fungicida, um biocida, um moluscicida, um algacida, um regulador do crescimento da planta, um anti-helmíntico, um rodenticida, um nematocida, um acaricida, um amebicida, um protozoacida, um protetor de cultura e combinações dos mesmos.
8. Composição de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que pelo menos um agente tensoativo compreende um ou mais 5 agentes ativos de superfície capazes de reduzir a tensão superficial da água.
9. Composição de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o ingrediente ativo é selecionado do grupo que consiste em: um solvente, um água, um glicol, um glicol éter, um emético, um corante, uma fragrância, um álcool co-solvente e uma combinação dos mesmos.
10. Método de tratamento de vegetação, caracterizado pelo fato de que compreende a etapa de colocar a composição agrícola como definida na reivindicação 1, em contato com a vegetação ou o solo.
11. Método de tratamento de um substrato, caracterizado pelo fato de que compreende a etapa de colocar a composição agrícola como definida na reivindicação 1, em contato com o substrato.
BRPI1014594-0A 2009-04-24 2010-04-23 composição agrícola, e, métodos de tratamento de vegetação e de um substrato BRPI1014594A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US17239809P 2009-04-24 2009-04-24
US61/172398 2009-04-24
PCT/US2010/032147 WO2010124152A1 (en) 2009-04-24 2010-04-23 Nitrogen containinig isethionic acid salt in registerable, stable agricultural formulations

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1014594A2 true BRPI1014594A2 (pt) 2020-07-28

Family

ID=43011492

Family Applications (2)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1015337-3A BRPI1015337A2 (pt) 2009-04-24 2010-04-23 composição, e, métodos de tratamento de vegetação e de um substrato
BRPI1014594-0A BRPI1014594A2 (pt) 2009-04-24 2010-04-23 composição agrícola, e, métodos de tratamento de vegetação e de um substrato

Family Applications Before (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1015337-3A BRPI1015337A2 (pt) 2009-04-24 2010-04-23 composição, e, métodos de tratamento de vegetação e de um substrato

Country Status (10)

Country Link
US (2) US8883685B2 (pt)
EP (2) EP2421365B1 (pt)
JP (2) JP5576475B2 (pt)
CN (2) CN102413689B (pt)
AU (2) AU2010238686B2 (pt)
BR (2) BRPI1015337A2 (pt)
CA (2) CA2759702C (pt)
ES (2) ES2639226T3 (pt)
MX (2) MX2011011203A (pt)
WO (2) WO2010124152A1 (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CA2830518C (en) * 2011-04-20 2019-07-16 Huntsman Petrochemical Llc Spray drift reduction agents comprising low hydrophilic-lipophilic balance surfactants
CN113973799A (zh) * 2021-10-12 2022-01-28 广东海洋大学 羟乙基磺酸在清除吸附型底栖硅藻中的应用

Family Cites Families (21)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2913324A (en) * 1955-05-16 1959-11-17 Monsanto Chemicals Sulfoethyl carboxylic acid ester plant growth regulants
US3408174A (en) * 1962-12-10 1968-10-29 Witco Chemical Corp Dispersant compositions and toxicant concentrates containing the same
US3692512A (en) 1969-06-03 1972-09-19 Norman Henry Sachnik Controlling agricultural chemical spray drift with foam
US3799758A (en) 1971-08-09 1974-03-26 Monsanto Co N-phosphonomethyl-glycine phytotoxicant compositions
US3951842A (en) 1973-04-02 1976-04-20 Lever Brothers Company Synthetic detergent bar with antimushing agent
IL65187A (en) 1982-03-08 1985-03-31 Geshuri Lab Ltd N-phosphonomethylglycine derivatives,processes for their preparation and herbicidal compositions containing them
US4571309A (en) * 1983-07-20 1986-02-18 Westvaco Corporation C22 -Cycloaliphatic tricarboxylic acid derived isethionate esters and method of preparation
US5229424A (en) * 1988-11-16 1993-07-20 The Wellcome Foundation Limited Pesticidal cyclopropyl 2,4-dieneamides
US5646320A (en) * 1993-10-28 1997-07-08 Henkel Corporation Process for making isethionate ester salts
US5523432A (en) * 1994-04-07 1996-06-04 Henkel Kommanditgesellschaft Auf Aktien Process for the production of quaternary ammonium salts of fatty acid hydroxyalkanesulfonic acids
DE19511459A1 (de) * 1995-03-29 1996-10-02 Hoechst Ag Verfahren zur Herstellung von Acyloxyalkansulfonaten mit verbesserten Eigenschaften
DE19511460A1 (de) * 1995-03-29 1996-10-02 Hoechst Ag Verfahren zur Herstellung von Acyloxyalkansulfonaten mit verbesserten Eigenschaften
US7423167B2 (en) * 1997-01-28 2008-09-09 Stepan Company Ethylenically unsaturated amine salts of sulfonic, phosphoric and carboxylic acids
AU740853B2 (en) * 1998-02-13 2001-11-15 Monsanto Technology Llc Storage-stable composition containing exogenous chemical substance and siloxane surfactant
CN1277473C (zh) * 1998-11-23 2006-10-04 孟山都公司 高浓缩含水草甘膦组合物
JP4439055B2 (ja) * 1999-12-02 2010-03-24 株式会社Adeka ヒドロキシアルカンスルホン酸脂肪酸エステル類
MXPA04002176A (es) * 2001-09-07 2004-06-29 Syngenta Participations Ag Sistemas surfactantes para compuestos agricolamente activos.
US20040138064A1 (en) * 2002-11-13 2004-07-15 Tann R Scott Adjuvant for water soluble herbicides
CN101170907B (zh) * 2005-03-04 2012-10-03 孟山都技术公司 减轻用除草剂草甘膦制剂处理的草甘膦耐受性转基因棉花植物内的坏死
US9416065B2 (en) * 2007-02-12 2016-08-16 Archer Daniels Midland Company Adjuvants and methods of using them
US8623786B2 (en) 2008-07-21 2014-01-07 Cognis Ip Management Gmbh Sulphates of polyhydric alcohols, polyols, saccharides and polysaccharides for agricultural applications

Also Published As

Publication number Publication date
JP2012524812A (ja) 2012-10-18
CA2759702A1 (en) 2010-10-28
BRPI1015337A2 (pt) 2020-07-28
AU2010238686A1 (en) 2011-10-27
ES2639226T3 (es) 2017-10-25
CN102414167A (zh) 2012-04-11
CN102413689A (zh) 2012-04-11
AU2010238687A2 (en) 2011-10-27
EP2421365A4 (en) 2012-10-17
AU2010238687A1 (en) 2011-10-27
EP2421365A1 (en) 2012-02-29
JP2012524813A (ja) 2012-10-18
CA2759702C (en) 2017-09-26
CA2759265A1 (en) 2010-10-28
MX2011011203A (es) 2011-11-18
CA2759265C (en) 2016-11-29
AU2010238686B2 (en) 2014-10-23
US20120028802A1 (en) 2012-02-02
CN102414167B (zh) 2016-01-06
EP2421821A4 (en) 2012-10-17
EP2421821B1 (en) 2017-07-26
EP2421821A1 (en) 2012-02-29
EP2421365B1 (en) 2016-08-24
JP5602834B2 (ja) 2014-10-08
MX2011011120A (es) 2011-11-18
WO2010124152A1 (en) 2010-10-28
MX342473B (es) 2016-09-30
AU2010238687B2 (en) 2015-11-12
US8883685B2 (en) 2014-11-11
CN102413689B (zh) 2016-06-22
JP5576475B2 (ja) 2014-08-20
ES2603327T3 (es) 2017-02-27
WO2010124151A1 (en) 2010-10-28
US8859464B2 (en) 2014-10-14
US20120040831A1 (en) 2012-02-16

Similar Documents

Publication Publication Date Title
AU691425B2 (en) Glyphosate formulations containing etheramine surfactants
AU2008363855B2 (en) A liquid, homogenous herbicide composition, a method of weed control, a method of production of liquid, homogenous herbicide composition and use of a liquid, homogenous herbicide composition for weed control
EP0483095A2 (en) Improved formulations
BRPI1014594A2 (pt) composição agrícola, e, métodos de tratamento de vegetação e de um substrato
US9271488B2 (en) Isethionic acid salts in field ready spray and tank mixes
CA2318657E (en) Glyphosate formulations containing etheramine surfactants
JP2006504759A (ja) アルコキシル化アミンを含むペスチサイド製剤
AU2018265087A1 (en) Use of N-alkyl glucamides for reducing drift during the application of glufosinate-containing plant treatment agents
DE102008016620A1 (de) Pestizidformulierungen enthaltend alkoxylierte Oligoamine und alkoxylierte Mono- und/oder Diamine

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B11D Dismissal acc. art. 38, par 2 of ipl - failure to pay fee after grant in time
B350 Update of information on the portal [chapter 15.35 patent gazette]