BRPI1014242B1 - Dispositivo de comutação para tensão média, alta ou extremamente alta e mecanismo de distribuição - Google Patents

Dispositivo de comutação para tensão média, alta ou extremamente alta e mecanismo de distribuição Download PDF

Info

Publication number
BRPI1014242B1
BRPI1014242B1 BRPI1014242-8A BRPI1014242A BRPI1014242B1 BR PI1014242 B1 BRPI1014242 B1 BR PI1014242B1 BR PI1014242 A BRPI1014242 A BR PI1014242A BR PI1014242 B1 BRPI1014242 B1 BR PI1014242B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
medium
switching device
housing
distribution mechanism
switch
Prior art date
Application number
BRPI1014242-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Peter Glassmacher
Original Assignee
Abb Technology Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=41269148&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI1014242(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Abb Technology Ag filed Critical Abb Technology Ag
Publication of BRPI1014242A2 publication Critical patent/BRPI1014242A2/pt
Publication of BRPI1014242B1 publication Critical patent/BRPI1014242B1/pt
Publication of BRPI1014242B8 publication Critical patent/BRPI1014242B8/pt

Links

Images

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H02GENERATION; CONVERSION OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02BBOARDS, SUBSTATIONS OR SWITCHING ARRANGEMENTS FOR THE SUPPLY OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02B13/00Arrangement of switchgear in which switches are enclosed in, or structurally associated with, a casing, e.g. cubicle
    • H02B13/02Arrangement of switchgear in which switches are enclosed in, or structurally associated with, a casing, e.g. cubicle with metal casing
    • H02B13/035Gas-insulated switchgear
    • H02B13/055Features relating to the gas
    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01HELECTRIC SWITCHES; RELAYS; SELECTORS; EMERGENCY PROTECTIVE DEVICES
    • H01H31/00Air-break switches for high tension without arc-extinguishing or arc-preventing means
    • H01H31/003Earthing switches
    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01HELECTRIC SWITCHES; RELAYS; SELECTORS; EMERGENCY PROTECTIVE DEVICES
    • H01H33/00High-tension or heavy-current switches with arc-extinguishing or arc-preventing means
    • H01H33/02Details
    • H01H33/53Cases; Reservoirs, tanks, piping or valves, for arc-extinguishing fluid; Accessories therefor, e.g. safety arrangements, pressure relief devices
    • H01H33/56Gas reservoirs
    • H01H2033/566Avoiding the use of SF6

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Power Engineering (AREA)
  • Gas-Insulated Switchgears (AREA)
  • Dc-Dc Converters (AREA)
  • Organic Insulating Materials (AREA)
  • Insulating Bodies (AREA)
  • Power Conversion In General (AREA)
  • Inorganic Insulating Materials (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)

Abstract

cetonas fluoradas como um meio de isolamento de alta tensão. a presente invenção refere-se a um dispositivo de comutação (200) para tensão média, alta ou extremamente alta, em que pelo menos um componente com tensão (100, 202, 203, 400) do dispositivo de comutação é encerrado em um invólucro (201, 206) e o invólucro (201, 206) é enchido com um meio de enchimento (204). o meio de enchimento (204) compreende pelo menos um composto do grupo de cetonas fluoradas, ou consiste do mesmo.

Description

[0001] A presente invenção refere-se a um dispositivo de comutação para tensão média, alta ou extremamente alta, em que pelo menos um componente com tensão do dispositivo de comutação é encerrado em um invólucro, e o invólucro é enchido, ou pode ser enchido, com um meio de enchimento.
[0002] Todos os componentes que estejam com tensão em pelo menos um estado de operação do dispositivo de comutação podem ser entendidos como sendo componentes com tensão. Entretanto, eles não necessitam estar realmente com tensão em cada estado de operação do dispositivo de comutação. Dependendo de sua configuração, por exemplo, um comutador nem sempre está com tensão, já que por meio de um processo de comutação ele pode ser transladado para um estado de operação no qual ele fica com tensão.
[0003] Dependendo das definições usadas, as demarcações das regiões de tensão média, alta ou extremamente alta podem variar. De acordo com uma definição predominante, a região de tensão média se estende de 1 kV a 52 kV e a região de tensão alta de 52 kV a 110 kV. De acordo com uma outra definição a região de tensão alta inicia antes de 50 kV. Tensões maiores que 110 kV são designadas como tensões extremamente altas. Desta maneira um dispositivo de comutação para tensão média, alta ou extremamente alta pode ser entendido como sendo um dispositivo de comutação para tensões de 1 kV para cima.
[0004] Mecanismo de distribuição e equipamento de comutação para tensão média, alta ou extremamente alta também estão incluídos entre estes dispositivos de comutação. Uma multiplicidade de dispositivos de comutação deste tipo é de técnica anterior conhecida.
[0005] Um item exemplar de equipamento de comutação para tensão média, alta ou extremamente alta é um comutador para tensões tais como também são usadas, por exemplo, em mecanismo de distribuição para tensão média, alta ou extremamente alta. Mecanismo de distribuição deste tipo permite, por meio de comutação apropriada, a formação de conexões entre diferentes condutores e assim, por exemplo, o fornecimento de energia para vários consumidores, ou a reação para falhas de caminhos condutores particulares, em que estes são contornados pela seleção de caminhos de fornecimento de energia alternativos.
[0006] Dispositivos de comutação para tensão média, alta ou extremamente alta frequentemente devem satisfazer altas exigências com relação à sua confiabilidade e segurança humana. Estas incluem, por exemplo, em comutadores para tensão média, alta ou extremamente alta, tais como comutadores de energia, interruptores de energia, comutadores de carga, disjuntores, interruptores de carga, etc., a exigência de que arcos ocorrendo entre os contatos durante os processos de comutação possam ser rapidamente extinguidos, ou que sua ocorrência possa ser impedida. Para satisfazer estas exigências várias soluções foram propostas no passado. Assim, comutadores para tensões médias, altas ou extremamente altas podem ser designados de bobinas de extinção que têm a tarefa de extinguir arcos de comutação. Igualmente, componentes com tensão de dispositivos de comutação para tensão média, alta ou extremamente alta podem ser encerrados em um invólucro que é enchido com um meio de enchimento. Como um exemplo deve ser relatado aqui que os contatos de comutadores para tensão média, alta ou extremamente alta são frequentemente encerrados em um invólucro que é enchido com um meio de enchimento. O meio de enchimento pode ter a propriedade de extinguir rapidamente quaisquer arcos que ocorram, isto é, ele pode agir como um meio de extinção de arco.
[0007] Componentes com tensão de mecanismo de distribuição para tensão média, alta ou extremamente alta, por exemplo, barramentos, podem ser encerrados em um invólucro que, por exemplo, pode ser projetado como uma câmara separada ou compartimento de anteparo no alojamento do mecanismo de distribuição. Um meio de enchimento adequado com o qual este invólucro é enchido pode agir como um meio de isolamento elétrico e pode isolar componentes com tensão de outros componentes do mecanismo de distribuição. Igualmente ele pode agir como um meio de extinção de arco para quaisquer arcos de falha que possam ocorrer dentro do mecanismo de distribuição. A segurança pessoal de operadores do mecanismo de distribuição pode ser aumentada tanto por meio de uma ação de isolamento elétrico de um meio de enchimento como também por meio de uma ação de extinção de arco de falha de um meio de enchimento. Se arcos de falhas forem extinguidos imediatamente após eles aparecerem tempos de parada e exigências de manutenção podem ser reduzidos. Em vez de encher com um meio de enchimento um vácuo também é frequentemente gerado no invólucro de dispositivos de comutação para tensão média, alta ou extremamente alta.
[0008] Ar, óleo e um "gás sólido", isto é, um material que translada para um estado gasoso somente quando o arco se desenvolve, podem ser nomeados como meios de enchimento, entre outros. A DE 598 450 A revela um disjuntor. Os contatos do disjuntor são acomodados em recipientes enchidos com óleo. A partir da DE 641 963 A um mecanismo de distribuição elétrica coberto com metal é de técnica conhecida, no qual componentes tais como um comutador de energia e um transformador são acomodados em um recipiente enchido com óleo como um fluido isolante.
[0009] Entretanto, hexafluoreto de enxofre (SF6) também é frequentemente usado como um meio de enchimento que é adequado tanto como um meio de extinção de arco como também como um meio de isolamento elétrico. Em comparação com ar SF6 oferece a vantagem de uma maior resistência à ruptura por um fator de aproximadamente 2,5 em pressão padrão. Isto torna possível pequenas distâncias de separação de isolamento, e assim permite o projeto de dispositivos de comutação mais compactos para tensão média, alta ou extremamente alta. A partir da DE 195 19 301 A1 um disjuntor para um mecanismo de distribuição de alta tensão isolado a gás e encerrado por metal é de técnica conhecida. Aqui um pino de contato e um contato oposto são arranjados em um alojamento que é enchido com SF6 como um gás isolante. A DE 32 15 234 C2 descreve um mecanismo de distribuição de tensão média encerrado, no qual lâminas de comutação são arranjadas em um alojamento enchido com um gás isolante; as lâminas podem ser levadas para três posições de comutação.
[00010] A partir do ponto de vista de proteção ambiental, e em particular proteção de clima, entretanto, SF6 apresenta muitas desvantagens. Seu potencial de aquecimento global (GWP), também conhecido como seu CO2-equivalente, é de 22.800. Assim 1 kg de SF6 ao longo de um período de tempo de 100 anos é considerado como sendo igualmente danificador como 22.800 kg de CO2. Além disso, sua vida útil atmosférica é extremamente alta em 3.200 anos. Assim, na Europa, por exemplo, o manuseio e uso de SF6 está sujeito a regulações rigorosas. Estoques de SF6 e seu consumo devem ser monitorados, por exemplo.
[00011] Portanto, é um objetivo da invenção fornecer dispositivos de comutação para tensão média, alta ou extremamente alta, os quais sejam distinguidos por bom isolamento de componentes com tensão, extinção segura de quaisquer arcos que possam ocorrer e boa compatibilidade ambiental.
[00012] Este objetivo é alcançado por meio de um dispositivo de comutação para tensão média, alta ou extremamente alta, em que pelo menos um componente com tensão do dispositivo de comutação é encerrado em um invólucro, e o invólucro é enchido com um meio de enchimento que contém pelo menos um composto do grupo de cetonas fluoradas, ou consiste no mesmo. Além disso, este objetivo é alcançado pelo uso de pelo menos um composto do grupo de cetonas fluoradas como um componente de um meio de enchimento, ou como um meio de enchimento, para o enchimento de um invólucro, no qual pelo menos um componente com tensão de um dispositivo de comutação para tensão média, alta ou extremamente alta é encerrado, e também por meio de um método para o enchimento de um invólucro, no qual pelo menos um componente com tensão de um dispositivo de comutação para tensão média, alta ou extremamente alta é encerrado, com um meio de enchimento que contém pelo menos um composto do grupo de cetonas fluoradas, ou consiste no mesmo.
[00013] Aqui não é um pré-requisito da invenção que o enchimento do invólucro com o meio de enchimento seja completo. De fato, a invenção compreende também tais variantes nas quais o volume do meio de enchimento é menor que o volume limitado pelo invólucro.
[00014] Cetonas parcialmente fluoradas ou perfluoradas com a fórmula geral R - C(0) - R’ podem ser usadas, por exemplo, como cetonas fluoradas, em que R e R’ são substituintes parcialmente fluorados ou perfluorados, os quais podem ser os mesmos, ou podem diferir, e são, por exemplo, grupos alquilas fluorados. R, entretanto, também pode representar um grupo alquila linear ou ramificado. Os grupos alquilas fluorados igualmente podem ser lineares ou ramificados. R, por exemplo, pode representar um grupo perfluorisopropil e R’ para um grupo trifluormetil ou um grupo pentafluoretil.
[00015] Exatamente como um exemplo de uma cetona parcialmente fluorada um composto com a fórmula geral citada anteriormente pode ser citado, no qual R representa um grupo alquila linear ou ramificado, para um grupo metil, por exemplo, e R’ tem o significado citado acima.
[00016] Compostos particulares do grupo de cetonas fluoradas são, para citar alguns exemplos, CF3C(O)CF(CF3)2, CF3CF2C(0)CF(CF3)2, CH3C(0)CF2CF2H e CH3C(0)CF2CFHCF3.
[00017] A fabricação destas cetonas fluoradas está descrita na EP 1 261 398.
[00018] Cetonas fluoradas podem ser fabricadas usando métodos de técnica conhecida. Por exemplo, elas podem ser fabricadas pela dissociação de ésteres de ácidos carboxílicos perfluorados usando a conversão do éster perfluorado com uma fonte de íons de fluoreto sob condições de reação, tal como está descrito no documento de patente US 5.466.877 (Moore e outros), e pela combinação do éster com pelo menos um iniciador, o qual é selecionado do grupo consisitindo em nucleófilos não hidroxilados gasosos; nucleófilos não hidroxilados líquidos, e misturas de pelo menos um nucleófilo não hidroxilado (gasoso, líquido ou sólido) e pelo menos um solvente, o qual é inerte com relação a agentes acilantes. Os precursores de éster de ácido carboxílico fluorado podem ser derivados dos ésteres de hidrocarbo- netos livres de flúor ou parcialmente fluorados correspondentes por meio de fluorinação direta com gás de flúor, tal como está exposto no relatório descritivo de patente US 5.399.718 (Costello e outros).
[00019] Cetonas fluoradas, as quais são alfa ramificadas para o grupo carbonila, podem ser fabricadas, por exemplo, tal como exposto no relatório descritivo de patente US 3.185.734 (Fawcett e outros) e no Journal of the American Chemical Society (J. Am. Chem. Soc.), volume 84, páginas 4285-88, 1962. Estas cetonas fluoradas ramificadas são fabricadas mais vantajosamente pela adição de hexafluorpropileno a halogenetos de acila em um ambiente livre de água na presença de íons de fluoreto em uma temperatura elevada, como uma regra de aproximadamente 50°C a 80°C. A mistura de íons diglima/fluoreto pode ser reciclada para preparações subsequentes de cetonas fluoradas, por exemplo, para minimizar a exposição à umidade. Se este esquema de reação for usado, uma pequena quantidade de dímero e/ou de trímero de hexafluorpropileno pode estar presente no produto de cetona perfluorada ramificada como um subproduto. A quantidade de dímero e/ou de trímero pode ser minimizada pela adição de forma gradual de hexafluorpropileno ao halogeneto de acila durante um período de tempo estendido, por exemplo, diversas horas. Estas contaminações de dímero e/ou de trímero podem ser removidas normalmente por meio de destilação da cetona perfluorada. Em casos nos quais os pontos de ebulição se encontram muito próximos uns aos outros para destilação fracionária, a contaminação de dímero e/ou de trímero vantajosamente pode ser removida em um modo oxidativo por meio de tratamento do produto de reação com uma mistura de um permanganato de metal de álcali em um solvente orgânico adequado tal como acetona, ácido acético, ou uma mistura destes, em temperatura ambiente ou em uma temperatura elevada, preferivelmente em um recipiente selado.
[00020] Ácido acético é um solvente preferido para este propósito; tem sido observado que ácido acético não tende a decompor a cetona, enquanto que em alguns casos um certo nível de decomposição tem sido detectado se acetona tiver sido usada. A reação de oxidação preferivelmente é executada em uma temperatura elevada, isto é, acima da temperatura ambiente, preferivelmente de aproximadamente 40°C ou mais, a fim de acelerar a reação. A reação pode ser executada sob pressão, em particular se a cetona tiver um baixo ponto de ebulição.
[00021] A reação preferivelmente é executada com agitação a fim de ajudar na mistura completa das duas fases, as quais possivelmente podem não ser completamente miscíveis.
[00022] Se, na reação aditiva de hexafluorpropileno, halogenetos de acila de cadeia curta relativamente voláteis (por exemplo, halogenetos de acila contendo de dois a cerca de cinco átomos de carbono) forem usados, um desenvolvimento significativo de pressão pode ocorrer no reator em temperaturas de reação elevadas (por exemplo, em temperaturas na faixa de cerca de 50°C a cerca de 80°C). Tem sido descoberto que este desenvolvimento de pressão pode ser minimizado se inicialmente somente uma fração do material de fornecimento de halogeneto de acila (por exemplo, cerca de 5% a 30%) for acrescentada ao reator e o componente restante do halogeneto de acila for fornecido, juntamente com o hexafluorpropileno, continuamente ou em pequenas etapas (preferivelmente em uma razão equimolar) durante um período de tempo estendido (por exemplo, 1 a 24 horas, dependente em parte do tamanho do reator). O material de fornecimento de halogeneto de acila inicial e o fornecimento subsequente dos dois componentes conjuntamente para o reator também servem para minimizar a produção dos subprodutos de dímero e/ou de trímero de hexafluorpropileno. O halogeneto de acila preferivelmente é um fluoreto de acila e pode ser perfluorado (por exemplo, CF3COF, C2F6COF, C3F7COF), parcialmente perfluorado (por exemplo, HCF2CF2COF), ou não fluorado (por exemplo, C2H5COF), em que o produto de cetona formado é perfluorado ou parcialmente fluorado. As perfluorocetonas também podem incluir componentes que contenham um ou mais heteroátomos não formando cadeia interrompendo a cadeia de carbono principal na parte perfluorada da molécula, tal como, por exemplo, um átomo de nitrogênio, oxigênio ou de enxofre.
[00023] Cetonas perfluoradas, as quais podem ser lineares, podem ser fabricadas de acordo com o ensinamento do relatório descritivo de patente US 4.136.121 (Martini e outros) pela conversão de um sal metálico alcalino do ácido carbônico perfluorado com um fluoreto de acila perfluorado. Cetonas deste tipo também podem ser fabricadas de acordo com o ensinamento do relatório descritivo de patente US 5.998.671 (Van Der Puy) pela conversão de um sal do ácido carbônico perfluorado com um anidrido ácido perfluorado em um solvente aprótico em temperaturas elevadas.
[00024] O meio de enchimento pode conter pelo menos um composto do grupo de cetonas fluoradas, ou ele pode consistir de pelo menos um composto do grupo de cetonas fluoradas. No primeiro caso, além do pelo menos um composto do grupo de cetonas fluoradas, outros componentes que não pertencem ao grupo de cetonas fluoradas são um componente do meio de enchimento. O pelo menos um composto do grupo de cetonas fluoradas, portanto, também é por si mesmo somente um componente do meio de enchimento. No segundo caso o meio de enchimento contém exclusivamente um ou uma pluralidade de compostos do grupo de cetonas fluoradas e, portanto, não existem componentes do meio de enchimento presentes que não pertencem ao grupo de cetonas fluoradas.
[00025] Formas exemplares de modalidade da presente invenção permitem que o composto do grupo de cetonas fluoradas seja um composto do grupo C3-C15 de cetonas fluoradas, em particular do grupo C4-C8 de cetonas fluoradas, preferivelmente do grupo C5C7.
[00026] De acordo com formas de modalidade deste tipo, e outras formas de modalidade, provisão pode ser feita de que o composto do grupo de cetonas fluoradas é um composto do grupo de cetonas perfluoradas.
[00027] Aqui um exemplo de modalidade da invenção permite que o composto seja do grupo das cetonas perfluoradas CF3CF2C(O)CF(CF3)2, isto é, dodecafluoro-2-metilpentano-3-ona. Isto pode ser vantajoso, entre outras coisas, pelo motivo de que este composto pode ser obtido comercialmente sob o nome de marca Novec 1230. Ele não necessita, portanto, ser fabricado especialmente para o uso de acordo com a invenção; ao contrário disto ele já é disponível. Até o presente momento CF3CF2C(0)CF(CF3)2 foi usado como um meio de extinção de fogo de técnica conhecida.
[00028] No exposto a seguir propriedades de compostos do grupo de cetonas fluoradas, e possíveis vantagens que podem acompanhar o uso de acordo com a invenção de um composto do grupo de cetonas fluoradas como um componente de um meio de enchimento, ou como um meio de enchimento, para o enchimento de um invólucro, no qual pelo menos um componente com tensão de um dispositivo de comutação para tensão média, alta ou extremamente alta é encerrado, são esclarecidas e descritas em termos concretos para um meio de enchimento no qual o composto é do grupo de cetonas fluoradas CF3CF2C(0)CF(CF3)2.
[00029] Compostos do grupo de cetonas fluoradas podem ser distinguidos por terem comparativamente boa compatibilidade ambiental, em particular a partir do ponto de vista de proteção de clima. Para o CF3CF2C(0)CF(CF3)2, por exemplo, o potencial de aquecimento global (GWP) de 1,1 kg de CF3CF2C(O)CF(CF3)2 é assim, considerado durante um período de tempo de 100 anos, como danificando exatamente como 1 kg de CO2. Sua vida útil atmosférica é de somente 5 dias (0,014 anos) e, portanto, é muitas vezes menor que a do SF6, por exemplo. Seu potencial de exaustão de ozônio (ODP) é 0.
[00030] Além disso, compostos do grupo de cetonas fluoradas podem oferecer a vantagem de uma alta capacidade de isolamento elétrico. A partir disto uma multiplicidade de vantagens pode resultar pelo uso de um composto do grupo de cetonas fluoradas como um componente de um meio de enchimento, ou como um meio de enchimento, para o enchimento de um invólucro, no qual pelo menos um componente com tensão de um dispositivo de comutação para tensão média, alta ou extremamente alta é encerrado.
[00031] Existe assim, por exemplo, a possibilidade de projetar dispositivos de comutação particularmente compactos para tensão média, alta ou extremamente alta que não são dependentes do uso de SF6. Comutadores e mecanismo de distribuição para tensão média, alta ou extremamente alta podem ser citados como exemplos. O abandono do SF6, tal como já esclarecido, pode trazer com ele a vantagem de compatibilidade ambiental significativamente melhorada de dispositivos de comutação deste tipo. Por outro lado não é necessariamente o caso em que o invólucro no qual o pelo menos um componente com tensão do dispositivo de comutação para tensão média, alta ou extremamente alta é encerrado deve ser projetado especialmente para enchimento com um meio de enchimento de acordo com a invenção, e em vez disto ele também pode ser, por exemplo, um invólucro que foi projetado para enchimento com SF6 como um meio de enchimento, mas que é enchido com um meio de enchimento de acordo com a invenção. A migração para o uso de um meio de enchimento de acordo com a invenção pode ser aliviada neste modo.
[00032] Além disso, compostos do grupo de cetonas fluoradas podem ser adequados para extinguir arcos de comutação, ou também arcos de falhas, em dispositivos de comutação para tensão média, alta ou extremamente alta imediatamente após seu aparecimento. Por causa deste recurso a confiabilidade de tais dispositivos de comutação pode ser aumentada. Além disso, o uso de dispositivos de extinção adicionais, tais como bobinas de extinção, por exemplo, pode ser desnecessário. Isto por sua vez pode resultar em custos de produção reduzidos, e ao mesmo tempo pode reduzir a exigência de espaço de dispositivos de comutação para tensão média, alta e extremamente alta. Também pelo uso de um composto do grupo de cetonas fluoradas como um componente de um meio de enchimento, ou como um meio de enchimento, para o enchimento de um invólucro no qual pelo menos um componente com tensão de um comutador para tensão média, alta ou extremamente alta é encerrado, as exigências no acionamento de comutador relacionadas podem ser minimizadas. Assim, as propriedades de extinção de arco do meio de enchimento, por exemplo, podem render a mais uma separação particularmente rápida de contatos que era necessária anteriormente durante a abertura de um comutador para tensão média, alta ou extremamente alta. Por causa deste recurso a possibilidade de usar acionamentos de comutadores de custos muito baixos e mais compactos pode resultar.
[00033] O meio de enchimento pode ser assim usado para servir como um meio de isolamento elétrico e/ou como um meio de extinção de arco.
[00034] Para citar exatamente uma vantagem possível adicional, dispositivos de comutação para tensão média, alta ou extremamente alta, nos quais pelo menos um componente com tensão do dispositivo de comutação é encerrado em um invólucro e o invólucro é enchido com um meio de enchimento que contém pelo menos um composto do grupo de cetonas fluoradas, ou consiste no mesmo, podem ser particularmente adequados para operação sob condições climáticas extremas. Eles também podem então ser usados fora de edifícios controlados climaticamente. Além disso, meios de enchimento deste tipo podem existir como um líquido sob condições normais. Isto pode facilitar armazenamento e transporte. O ponto de congelamento do CF3CF2C(0)CF(CF3)2, por exemplo, é de -108°C. A temperatura crítica do CF3CF2C(0)CF(CF3)2, por outro lado, é de +168,7°C. Sob condições normais o CF3CF2C(0)CF(CF3)2, portanto, existe como um líquido.
[00035] Um meio de enchimento que contém pelo menos um composto do grupo de cetonas fluoradas, ou consiste no mesmo, pode, além disso, ter a vantagem em que ele é amplamente não prejudicial para a saúde. Isto melhora níveis de segurança ao trabalhar com o meio de enchimento, por exemplo, durante produção, instalação ou manutenção de um dispositivo de comutação de acordo com a invenção, ou durante operação do mesmo. Para o CF3CF2C(0)CF(CF3)2, por exemplo, a propriedade de não ser prejudicial para a saúde é cumprida muito amplamente. Isto também é verdadeiro após qualquer dispersão no ar.
[00036] Além disso, um meio de enchimento que contém pelo menos um composto do grupo de cetonas fluoradas, ou consiste no mesmo, pode ser sem odor, o que torna agradável trabalhar com ele.
[00037] Além disso, um meio de enchimento que contém pelo menos um composto do grupo de cetonas fluoradas, ou consiste no mesmo, pode ter uma baixa viscosidade, o que facilita o enchimento de um invólucro com o meio de enchimento, em particular por meio de bombas automáticas. O CF3CF2C(0)CF(CF3)2, por exemplo, tem uma viscosidade de 3,9 x 10-8 m2/s em 25°C.
[00038] Um meio de enchimento que contém pelo menos um composto do grupo de cetonas fluoradas, ou consiste no mesmo, pode, além disso, ser incolor e pode desaparecer de objetos com os quais ele entra em contato sem deixar quaisquer resíduos.
[00039] Exemplos de modalidade da presente invenção consideram que o dispositivo de comutação é projetado como um dispositivo de comutação para tensão média. O uso de um composto do grupo de cetonas fluoradas como um componente de um meio de enchimento, ou como um meio de enchimento, para o enchimento de um invólucro no qual pelo menos um componente com tensão de um dispositivo de comutação de tensão média é encerrado, pode trazer com ele a vantagem em que, em comparação com regiões de maior tensão na região de tensão média, isto é, na faixa de tensões de 1 kV a 52 kV, um meio de enchimento de acordo com a invenção pode extinguir um arco com uma probabilidade particularmente alta, e uma ação de isolamento elétrico pode ser assegurada pelo meio de enchimento em um modo particularmente seguro.
[00040] De acordo com uma forma exemplar de modalidade da invenção o dispositivo de comutação de acordo com a invenção é projetado como um comutador com pelo menos dois dispositivos de contato encerrados no invólucro. Os dispositivos de contato podem ser de projetos diferentes. Assim, configuração dos dispositivos de contato como tubos de comutação que podem ser conectados eletricamente por meio de um contato de comutação é tão exequível quanto implementação como um par de peças de contato que podem ser conectadas eletricamente de forma direta conjuntamente. Nas formas exemplares de modalidade esclarecidas aqui pode ser vantajoso se os dispositivos de contato forem circundados diretamente pelo meio de enchimento por meio do arranjo dos dois dispositivos de contato no invólucro. O meio de enchimento pode então isolar os dispositivos de contato na direção para fora, em outras palavras, ele pode agir como um meio de isolamento elétrico. Além disso, ele pode extinguir prontamente arcos que podem ocorrer durante a separação ou conexão elétrica dos dispositivos de contato, e pode assim suportar operação confiável do comutador, e assim também de um dispositivo elétrico no qual ele é instalado. A rápida extinção de arcos, além disso, pode contribuir para desgaste reduzido de componentes de comutação e assim pode aumentar sua vida útil.
[00041] O comutador também pode ter mais de dois dispositivos de contato; por exemplo, ele pode ser projetado como um comutador de três posições com três dispositivos de contato encerrados no invólucro.
[00042] Exemplos adicionais de modalidade da invenção consideram que o dispositivo de comutação é projetado como mecanismo de distribuição. Um grande número de componentes com tensão frequentemente está presente em mecanismo de distribuição; estes devem ser isolados em relação às outras partes. Exemplos de tais componentes incluem barramentos, conectores de cabo, ou comutadores. Igualmente arcos de comutação ou arcos de falhas podem ocorrer no mecanismo de distribuição; estes deve ser extinto assim que possível após aparecerem. O meio de enchimento pode se encarregar destas tarefas. Aqui é possível que o mecanismo de distribuição inclua uma pluralidade de invólucros separados, os quais em cada caso são enchidos com um meio de enchimento, o qual contém pelo menos um composto do grupo de cetonas fluoradas, ou consiste no mesmo. Todos os invólucros podem ser enchidos com o mesmo meio de enchimento, ou os meios de enchimento podem diferir. De acordo com outras variantes o alojamento total do mecanismo de distribuição pode ser enchido com o meio de enchimento de tal maneira que o alojamento forma um invólucro de acordo com a invenção.
[00043] De acordo com modelos exemplares de modalidade da invenção o dispositivo de comutação para tensão média, alta ou extremamente alta é projetado como mecanismo de distribuição que inclui pelo menos um comutador para tensão média, alta ou extremamente alta arranjado no invólucro. Assim, os comutadores arranjados no invólucro podem ser isolados eletricamente em relação às outras partes do mecanismo de distribuição por meio do meio de enchimento no invólucro. De acordo com este exemplo de modalidade da invenção tanto uma pluralidade de comutadores para tensão média, alta ou extremamente alta do mecanismo de distribuição pode ser arranjada no invólucro como também pode exatamente um único comutador. Igualmente, diferentes invólucros podem ser incluídos no mecanismo de distribuição, em cada qual pelo menos um comutador para tensão média, alta ou extremamente alta é arranjado. Um meio de enchimento de acordo com a invenção, por causa de uma boa ação de isolamento elétrico, pode aumentar a confiabilidade operacional do mecanismo de distribuição e ao mesmo tempo abrir a possibilidade de formas particularmente compactas de projeto. Uma vez que um meio de enchimento de acordo com a invenção pode ser projetado para ter uma forte ação de extinção de arco de acordo com o exemplo de modalidade quaisquer arcos de falhas ocorrendo dentro do invólucro enchido com o meio de enchimento podem ser extinguidos rapidamente. Isto pode ser benéfico para a confiabilidade operacional do mecanismo de distribuição, e também pode aumentar sua vida útil e reduzir exigências de manutenção.
[00044] Formas exemplares de modalidade da invenção consideram que o dispositivo de comutação para tensão média, alta ou extremamente alta é projetado como mecanismo de distribuição que inclui pelo menos um comutador para tensão média, alta ou extremamente alta arranjado no invólucro, em que este comutador por sua vez é por si mesmo um dispositivo de comutação para tensão média, alta ou extremamente alta. Pelo menos dois dispositivos de contato do comutador são encerrados no invólucro do comutador, em que o invólucro é enchido com um meio de enchimento, o qual contém pelo menos um composto do grupo de cetonas fluoradas, ou consiste no mesmo. Em exemplos de modalidade da invenção o mecanismo de distribuição para tensão média, alta ou extremamente alta desta maneira pode ter um invólucro que é configurado, por exemplo, como uma câmara de comutação e é enchido com um meio de enchimento, o qual contém pelo menos um composto do grupo de cetonas fluoradas, ou consiste no mesmo. Dentro deste invólucro é arranjado pelo menos um comutador para tensão média, alta ou extremamente alta, cujos pelos menos dois dispositivos de contato são encerrados em um invólucro adicional, o qual é igualmente enchido com um meio de enchimento, o qual contém pelo menos um composto do grupo de cetonas fluoradas, ou consiste no mesmo. Aqui, os meios de enchimento do invólucro do mecanismo de distribuição, tal como, por exemplo, a câmara de comutação, e os meios de enchimento do invólucro dos dispositivos de contato do comutador não precisam ter necessariamente a mesma composição.
[00045] Uma vantagem destes exemplos de modalidade pode ser vista no fato de que uma ação de isolamento elétrico particularmente boa e uma ação de extinção de arco particularmente boa do meio de enchimento ou meios de enchimento podem se fazer sentidas por si mesmas tanto no invólucro do mecanismo de distribuição como também no invólucro dos dispositivos de contato. As vantagens de um meio de enchimento que contém pelo menos um composto do grupo de cetonas fluoradas, ou consiste no mesmo, podem então ser exploradas em dois aspectos, e podem assim se manifestar por si mesmas por uma extensão particularmente significativa.
[00046] Outras formas exemplares de modalidade da invenção incluem o recurso em que o dispositivo de comutação para tensão média, alta ou extremamente alta é projetado como mecanismo de distribuição que inclui pelo menos um comutador para tensão média, alta ou extremamente alta arranjado no invólucro, em que o comutador arranjado no invólucro inclui pelo menos dois dispositivos de contato, os quais são circundados pelo meio de enchimento do invólucro do mecanismo de distribuição. Desta maneira mecanismo de distribuição para tensão média, alta ou extremamente alta pode ter um invólucro que é configurado, por exemplo, como uma câmara de comutação e é enchido com um meio de enchimento, o qual contém pelo menos um composto do grupo de cetonas fluoradas, ou consiste no mesmo. Dentro deste invólucro é arranjado pelo menos um comutador para tensão média, alta ou extremamente alta. Ao contrário do exemplo de modalidade esclarecido imediatamente acima, entretanto, seus pelos menos dois dispositivos de contato não são assim encerrados uma segunda vez dentro da zona limitada pelo invólucro do mecanismo de distribuição, por exemplo, dentro de uma câmara de comutação. Assim, o meio de enchimento do invólucro do mecanismo de distribuição também pode circundar os contatos de um comutador arranjado dentro deste invólucro. Uma vez que um meio de enchimento que contém pelo menos um composto do grupo de cetonas fluoradas, ou consiste no mesmo, pode ser igualmente adequado para extinguir arcos de comutação de um comutador para tensão média, alta ou extremamente alta muito rapidamente após eles aparecerem, e também pode agir efetivamente contra arcos de falhas, e ao mesmo tempo pode fornecer excelente isolamento elétrico, qualquer invólucro separado dos dispositivos de contato pode ser dispensado. Por meio disto o recurso de produção e a exigência de espaço para o mecanismo de distribuição podem ser reduzidos adicionalmente.
[00047] De acordo com algumas formas de modalidade da invenção o mecanismo de distribuição pode ser projetado como mecanismo de distribuição de bloco que contém mais de um comutador. Em particular se os dispositivos de contato dos comutadores estiverem encerrados em um invólucro comum com um meio de enchimento que contém pelo menos um composto do grupo de cetonas fluoradas, ou consiste no mesmo; se, por exemplo, os dispositivos de contato também estiverem circundados pelo meio de enchimento do invólucro do mecanismo de distribuição, um projeto particularmente compacto para o mecanismo de distribuição de bloco pode ser possível.
[00048] Exemplos de modalidade da invenção consideram que o invólucro do dispositivo de comutação é provido com um elemento de fechamento que pode ser aberto e fechado de novo. O elemento de fechamento, por exemplo, pode ser configurado como uma válvula de chapeleta, a qual é fixada ao invólucro, e possui dispositivo de travamento e também dispositivo de vedação. Se o dispositivo de comutação, por exemplo, existir como mecanismo de distribuição para tensão média, alta ou extremamente alta, por causa do elemento de fechamento existe a possibilidade de obter acesso às partes encerradas no invólucro do mecanismo de distribuição para propósitos de manutenção. Um meio de enchimento que contém pelo menos um composto do grupo de cetonas fluoradas, ou consiste no mesmo, pode sob condições normais existir como um líquido. Por causa deste recurso o meio de enchimento pode ser liberado do invólucro durante manutenção e coletado em um recipiente de uma maneira simples, e após manutenção estar completa pode ser colocado de novo dentro do invólucro do mecanismo de distribuição. Assim uma redução em consumo do meio de enchimento e também assim um custo economia podem ser tornadas possíveis.
[00049] A invenção é esclarecida com mais detalhes no exposto a seguir com a ajuda de três figuras.
[00050] Aqui:
[00051] A figura 1 mostra uma representação esquemática de um comutador para tensão média, alta ou extremamente alta de acordo com um primeiro exemplo de modalidade da invenção;
[00052] A figura 2 mostra uma representação esquemática de um mecanismo de distribuição de tensão média de acordo com um segundo exemplo de modalidade da invenção, o qual inclui um comutador de acordo com o primeiro exemplo de modalidade da invenção;
[00053] A figura 3 mostra um fluxograma que ilustra a sequência de um método de acordo com a invenção.
[00054] A figura 1 mostra uma representação esquemática de um comutador 100 para tensão média, alta ou extremamente alta, ou seja, um dispositivo de comutação para tensão média, alta ou extremamente alta de acordo com um primeiro exemplo de modalidade da invenção. O comutador 100 inclui dois dispositivos de contato projetados como as peças de contato 101 e 102. Estas são encerradas em um invólucro 105. Contato com elas pode ser feito por meio das peças de conexão 103 e 104. As peças de conexão 103 e 104 são levadas para fora através dos isoladores cerâmicos 106 e 107. Para citar exatamente uma possibilidade adicional, isoladores de resina fundidos também podem ser usados. A peça de contato 101 e a peça de conexão 103 são configuradas de tal maneira que elas podem se deslocar, de maneira que as peças de contato 101 e 102 podem ser conectadas conjuntamente ou separadas eletricamente. Para esta finalidade a peça de conexão 103 é circundada por um fole 108, o qual é levado através do isolador cerâmico 106. A peça de conexão 103 pode ser conectada a um acionamento de comutador. Dentro do invólucro 105 do comutador 100 componentes com tensão do comutador 100 são encerrados com as peças de contato 101 e 102, tal como são as seções correspondentes das peças de conexão 103 e 104. O invólucro 105 é enchido com um meio de enchimento 109, o qual consiste de um composto do grupo de cetonas fluoradas. O presente exemplo apresenta o CF3CF2C(0)CF(CF3)2 como o meio de enchimento 109, isto é, uma cetona perfluorada C-6.
[00055] O meio de enchimento 109 é distinguido pela propriedade em que ele isola eletricamente os componentes com tensão 101-104 do comutador 100 do invólucro 105 e do ambiente circundante. Aqui, a ação de isolamento elétrico comparativamente é fortemente pronunciada, de maneira que trabalho pode ser empreendido com um menor volume do meio de enchimento. Isto permite uma construção compacta para o comutador 100. Além disso, o meio de enchimento 109 tem a propriedade de extinguir rapidamente arcos que podem surgir durante processos de comutação entre as peças de contato 101 e 102, o que é vantajoso já que a confiabilidade operacional e vida útil do comutador 100 são envolvidas. Ao contrário do meio SF6 amplamente usado ele é favorável climaticamente. Além disso, ele não é venenoso e, portanto, pode ser manuseado sem dano.
[00056] Um comutador de três posições com três dispositivos de contato encerrados no invólucro 105 pode ser construído em um modo similar.
[00057] A figura 2 mostra uma representação esquemática de um mecanismo de distribuição de tensão média 200 de acordo com um segundo exemplo de modalidade da invenção, o qual inclui um comutador 100 de acordo com o primeiro exemplo de modalidade da invenção.
[00058] O mecanismo de distribuição de tensão média 200 é dividido em várias zonas por meio dos anteparos 201 e do alojamento 206. No interesse de clareza somente alguns destes anteparos são providos com um símbolo de referência. O mecanismo de distribuição 200 inclui uma zona de baixa tensão NVR, uma zona de barramento SSR, uma zona de disjuntor TSR, uma zona de comutador de energia LSR e uma zona de conexão de cabo KAR. Os anteparos 201 formam invólucros da zona de baixa tensão NVR, da zona de barramento SSR, da zona de disjuntor TSR, da zona de comutador de energia LSR e da zona de conexão de cabo KAR. Cada um dos invólucros das zonas SSR, TSR e LSR do mecanismo de distribuição de tensão média 200 é provido com um elemento de fechamento 205 que pode ser aberto e fechado de novo. A zona de comutador de energia LSR contém um componente com tensão na forma do comutador de energia 100. Componentes com tensão são arranjados igualmente na zona de conexão de cabo KAR na forma das partes de conexão 202. O barramento 203 da zona de barramento SSR é igualmente um componente com tensão. A zona TSR contém igualmente um componente com tensão na forma de um comutador interruptor e aterramento 400, o qual é projetado como um comutador de três posições. Assim componentes com tensão são encerrados nos invólucros das zonas LSR, KAR, SSR e TSR formados pelos anteparos 201 e pelo alojamento 206. Em particular o mecanismo de distribuição de tensão média 200 inclui, na forma do comutador de energia 100 e do disjuntor 400, comutadores arranjados para tensão média, cada um em um invólucro. Os invólucros que confinam as zonas LSR, TSR e SSR são em cada caso enchidos com um meio de enchimento 204 que consiste de um composto do grupo de cetonas fluoradas. Neste exemplo o meio de enchimento 204 é selecionado para ser o mesmo CF3CF2C(O)CF(CF3)2 em todas as zonas LSR, TSR e SSR. Assim na produção somente um meio de enchimento necessita ser mantido em estoque. Os invólucros são configurados por meio de projeto apropriado dos anteparos 201 e do alojamento 206 de tal maneira que o meio de enchimento não pode escapar deles. Entretanto, também é possível isolar a zona de barramento SSR em um modo a não ser seu enchimento com um meio de enchimento de acordo com a invenção. Assim, por exemplo, um sólido pode ser usado, tal como ar encamisado.
[00059] O uso de CF3CF2C(0)CF(CF3)2 como um meio de enchimento 204 assegura bom isolamento dos componentes com tensão 100, 400 e 203. Ao mesmo tempo o meio de enchimento é adequado para extinção rápida dos arcos de falhas que podem ocorrer dentro das zonas LSR, TSR e SSR; isto pode aumentar a confiabilidade operacional e também a vida útil do mecanismo de distribuição de tensão média 200. Os invólucros das zonas LSR, TSR e SSR também asseguram que um arco ocorrendo em uma destas zonas não pode avançar para as outras zonas. Em comparação com SF6 o meio de enchimento 204 é menos prejudicial para o clima.
[00060] O comutador de energia 100 é construído de acordo com o exemplo de modalidade correspondendo ao exemplo de modalidade mostrada na figura 1. O comutador de energia 100, portanto, representa um dispositivo de comutação de acordo com a invenção que possui seu próprio invólucro. Ao mesmo tempo o comutador de energia 100 é encerrado no invólucro, formado pelos anteparos 201, da zona de comutador de energia LSR do mecanismo de distribuição de tensão média 200, o qual por si mesmo representa igualmente um dispositivo de comutação de acordo com a invenção. Aqui, por exemplo, os meios de enchimento 204 dos invólucros do mecanismo de distribuição de tensão média 200, e o meio de enchimento 109 do invólucro 105 com os dispositivos de contato 101 e 102 (mostrados somente na figura 1) do comutador de energia 100, não necessitam necessariamente ter a mesma composição.
[00061] O uso do comutador de energia 100, o qual é por si mesmo um dispositivo de comutação de acordo com a invenção, como um componente do mecanismo de distribuição de tensão média 200, o qual é igualmente um dispositivo de comutação de acordo com a invenção, oferece a vantagem em que uma ação de isolamento elétrico particularmente boa e uma ação de extinção de arco particularmente boa do meio de enchimento CF3CF2C(0)CF(CF3)2 podem se fazer sentidas por si mesmas tanto no invólucro da zona de comutador de energia LSR do mecanismo de distribuição de tensão média 200 como também no invólucro 105 dos dispositivos de contato 101, 102. As vantagens do meio de enchimento CF3CF2C(0)CF(CF3)2 podem então ser exploradas em dois aspectos e podem assim se manifestar por si mesmas por uma extensão particularmente significativa.
[00062] Em vez de o comutador de energia 100 usado no exemplo de modalidade outros comutadores de energia, tais como, por exemplo, comutadores a vácuo, também podem ser usados. Alternativamente também é possível não encapsular separadamente os dispositivos de contato do comutador de energia tal como construído, de maneira que os dispositivos de contato do comutador de energia também são circundados pelo meio de enchimento 204 do invólucro formado pelos anteparos 201, o qual confina a zona de comutador de energia LSR do mecanismo de distribuição de tensão média 200. Uma vez que o meio de enchimento 204 pode ser adequado para extinguir arcos de comutação do comutador de energia muito rapidamente após eles surgirem, igualmente para agir efetivamente contra arcos de falhas, e também para fornecer excelente isolamento elétrico, um invólucro separado dos dispositivos de contato pode ser dispensado. Por meio disto o recurso de produção e exigência de espaço para o mecanismo de distribuição de tensão média 200 possivelmente podem ser reduzidos adicionalmente.
[00063] O elemento de fechamento 205 que pode ser aberto e fechado de novo, por exemplo, do invólucro da zona de comutador de energia LSR do mecanismo de distribuição de tensão média 200, é configurado como uma válvula de chapeleta e possui dispositivo de travamento (não mostrado) e também dispositivo de vedação (não mostrado). O elemento de fechamento 205 permite acesso ao comutador de energia 100 para propósitos de manutenção. O meio de enchimento existe como um líquido sob condições normais. Por causa deste recurso o meio de enchimento 204 de acordo com o exemplo de modalidade pode ser retirado durante manutenção do invólucro que confina a zona de comutador de energia LSR, coletado em um recipiente de uma maneira simples, e após a manutenção estar completa pode ser colocado novamente dentro do invólucro. Assim, uma redução em consumo do meio de enchimento 204 e também uma redução de custo são possíveis.
[00064] A figura 3 mostra um fluxograma que ilustra em um modo exemplar a sequência de um método de acordo com a invenção.
[00065] A etapa 301 é o ponto de partida. A etapa 302 compreende o enchimento de um invólucro, em cada um pelo menos um componente com tensão de um dispositivo de comutação para tensão média, alta ou extremamente alta é encerrado, com um meio de enchimento. O meio de enchimento contém pelo menos um composto do grupo de cetonas fluoradas, ou consiste no mesmo. O método termina na etapa 303.

Claims (14)

1. Dispositivo de comutação (100, 200) para tensão média, alta ou extremamente alta, sendo que pelo menos um componente com tensão (101, 102, 103, 104, 100, 202, 203, 400) do dispositivo de comutação é encerrado em um invólucro (105, 201, 206) e o invólucro (105, 201, 206) é enchido com um meio de isolamento elétrico e/ou meio de extinção de arco, caracterizado pelo fato de que o meio de isolamento elétrico e/ou o meio de extinção de arco compreende ou consiste de uma cetona fluorada C5.
2. Dispositivo de comutação (100, 200), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a cetona fluorada C5 é uma cetona perfluorada.
3. Dispositivo de comutação (100, 200), de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que a cetona fluorada C5 é selecionada do grupo consistindo de CF3C(O)CF(CF3)2 e CH3C(O)CF2CFHCF3.
4. Dispositivo de comutação (100, 200), de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que a cetona fluorada é alfa ramificada para o grupo carbonila.
5. Dispositivo de comutação (100, 200), de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que a cetona fluorada C5 é uma perflurocetona que que contém um ou mais heteroátomos não formando cadeia interrompendo a cadeia de carbono principal em uma parte perfluorada da molécula.
6. Dispositivo de comutação (100, 200), de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que o heteroátomo é um átomo de nitrogênio, oxigênio ou de enxofre.
7. Dispositivo de comutação (100, 200), de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que é configurado como um dispositivo de comutação (100, 200) para tensão média.
8. Dispositivo de comutação (100, 200), de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que o dispositivo de comutação é configurado como uma comutador (100) com pelo menos dois dispositivos de contato (101, 102) encerrados em um invólucro (105).
9. Dispositivo de comutação (100, 200), de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que o comutador (100) é configurado como um comutador de três posições com três meios de contato encerrados dentro do invólucro (105).
10. Dispositivo de comutação (100, 200), de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que o invólucro (105, 201, 206) compreende um elemento de fechamento (205) que pode ser aberto e fechado de novo.
11. Dispositivo de comutação (100, 200), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo fato de que é um mecanismo de distribuição (200) de média tensão, no qual um comutador de energia (100) é usado como constituinte, sendo que o comutador de energia (100) é um comutador a vácuo.
12. Mecanismo de distribuição, caracterizado pelo fato de que o mecanismo de distribuição incluí pelo menos um dispositivo de comutação (100, 200), como definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 11, para tensão média, alta ou extremamente alta disposto no invólucro (201, 206).
13. Mecanismo de distribuição, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que o dispositivo de comutação (100, 200) disposto dentro do invólucro (201, 206) inclui pelo menos dois meios de contato, que são envolvidos pelo meio de isolamento elétrico e/ou meio de extinção de arco do invólucro (201, 206) do mecanismo de distribuição.
14. Mecanismo de distribuição, de acordo com a reivindi-cação 12 ou 13, caracterizado pelo fato de que o mecanismo de distribuição é configurado com um mecanismo de distribuição de bloco que contém mais de um comutador (100, 400).
BRPI1014242A 2009-06-17 2010-06-14 Dispositivo de comutação para tensão média, alta ou extremamente alta e mecanismo de distribuição BRPI1014242B8 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102009025204A DE102009025204C5 (de) 2009-06-17 2009-06-17 Schalteinrichtung für Mittel-, Hoch-oder Höchstspannung mit einem Füllmedium
DE102009025204.5 2009-06-17
PCT/EP2010/058317 WO2010146022A1 (en) 2009-06-17 2010-06-14 Fluorinated ketones as a high-voltage insutlating medium

Publications (3)

Publication Number Publication Date
BRPI1014242A2 BRPI1014242A2 (pt) 2020-09-15
BRPI1014242B1 true BRPI1014242B1 (pt) 2021-04-13
BRPI1014242B8 BRPI1014242B8 (pt) 2023-02-14

Family

ID=41269148

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1014242A BRPI1014242B8 (pt) 2009-06-17 2010-06-14 Dispositivo de comutação para tensão média, alta ou extremamente alta e mecanismo de distribuição

Country Status (22)

Country Link
US (1) US8916059B2 (pt)
EP (1) EP2443712B1 (pt)
JP (1) JP5801294B2 (pt)
KR (1) KR101792488B1 (pt)
CN (1) CN102742103B (pt)
AP (1) AP2012006076A0 (pt)
AU (1) AU2010261904B2 (pt)
BR (1) BRPI1014242B8 (pt)
CA (1) CA2765459C (pt)
DE (3) DE202009009305U1 (pt)
EA (1) EA201270025A1 (pt)
ES (1) ES2849674T3 (pt)
HK (1) HK1177333A1 (pt)
IL (1) IL216882A0 (pt)
MX (1) MX2011013267A (pt)
MY (1) MY156893A (pt)
NZ (1) NZ596978A (pt)
RU (1) RU2545086C2 (pt)
SG (1) SG177266A1 (pt)
UA (1) UA107933C2 (pt)
WO (1) WO2010146022A1 (pt)
ZA (1) ZA201109038B (pt)

Families Citing this family (45)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CA2764874C (en) 2009-06-12 2018-12-18 Abb Technology Ag Dielectric insulation medium
DE202009009305U1 (de) 2009-06-17 2009-11-05 Ormazabal Gmbh Schalteinrichtung für Mittel-, Hoch- oder Höchstspannung mit einem Füllmedium
FR2965120B1 (fr) 2010-09-22 2012-10-12 Areva T & D Sas Appareil de coupure d'un courant electrique de moyenne ou haute tension et son procede de fabrication
FR2965121B1 (fr) * 2010-09-22 2012-10-12 Areva T & D Sas Utilisation de melanges sf6/fluorocetone(s) pour l'isolation electrique et/ou l'extinction d'arc electrique
RU2553678C2 (ru) 2010-12-14 2015-06-20 Абб Рисерч Лтд Диэлектрическая изоляционная среда
CN103415895B (zh) 2010-12-14 2016-08-03 Abb技术有限公司 介电绝缘介质
CA2821158A1 (en) 2010-12-16 2012-06-21 Abb Technology Ag Dielectric insulation medium
EP2511927B1 (en) * 2011-04-11 2018-08-29 ABB Schweiz AG Switch having two sets of contact elements
FR2975820B1 (fr) * 2011-05-24 2013-07-05 Schneider Electric Ind Sas Melange de decafluoro-2-methylbutan-3-one et d'un gaz vecteur comme milieu d'isolation electrique et/ou d'extinction des arcs electriques en moyenne tension
FR2975819B1 (fr) * 2011-05-24 2013-07-05 Alstom Grid Sas Melange d'octofluorobutan-2-one et d'un gaz vecteur comme milieu d'isolation electrique et/ou d'extinction des arcs electriques en haute tension
FR2975818B1 (fr) * 2011-05-24 2013-07-05 Schneider Electric Ind Sas Melange d'octofluorobutan-2-one et d'un gaz vecteur comme milieu d'isolation electrique et/ou d'extinction des arcs electriques en moyenne tension
FR2975821B1 (fr) * 2011-05-24 2013-07-05 Alstom Grid Sas Melange de decafluoro-2-methylbutan-3-one et d'un gaz vecteur comme milieu d'isolation electrique et/ou d'extinction des arcs electriques en haute tension
FR2975836B1 (fr) 2011-05-24 2014-07-04 Schneider Electric Ind Sas Appareillage electrique a isolation gazeuse ayant des moyens de regulation de la pression de gaz
FR2980629B1 (fr) * 2011-09-22 2015-01-16 Alstom Grid Sas Melange d'hydrofluoroolefine et de fluorocetone pour l'utilisation comme milieu d'isolation et/ou d'extinction d'arc et appareil electrique haute tension a isolation gazeuse le comprenant
FR2980628B1 (fr) * 2011-09-22 2014-07-25 Schneider Electric Ind Sas Melange d'hydrofluoroolefine et de fluorocetone pour l'utilisation comme milieu d'isolation et/ou d'extinction d'arc et appareil electrique moyenne tension a isolation gazeuse le comprenant
FR2980632B1 (fr) * 2011-09-23 2013-09-13 Schneider Electric Ind Sas Dispositif de coupure avec enceinte de gaz fluore, sectionneur et ampoule a vide
US8817471B2 (en) 2011-11-16 2014-08-26 Cooper Technologies Company Overheat suppression systems and methods for an electrical housing
WO2013087700A1 (en) 2011-12-13 2013-06-20 Abb Technology Ag Sealed and gas insulated high voltage converter environment for offshore platforms
FR2987490B1 (fr) * 2012-02-28 2014-10-24 Schneider Electric Ind Sas Cellule de coupure moyenne tension et poste la comprenant
FR2988215B1 (fr) * 2012-03-16 2014-02-28 Schneider Electric Ind Sas Melange d'hydrofluoroolefine et d'hydrofluorocarbure pour ameliorer la tenue a l'arc interne dans les appareils electriques moyenne et haute tension
EP2893546B1 (en) 2012-09-04 2017-07-12 ABB Schweiz AG Device and method for monitoring rooms equipped with high-voltage apparatuses
CN104756217B (zh) * 2012-09-04 2018-01-19 Abb 技术有限公司 用于操作电气设备的方法和电气设备
WO2014037030A1 (en) * 2012-09-04 2014-03-13 Abb Technology Ag Method for operating an electrical apparatus and electrical apparatus
EP2747092A1 (en) * 2012-12-21 2014-06-25 Solvay SA A method for dielectrically insulating active electric parts
WO2015052100A1 (en) * 2013-10-07 2015-04-16 Abb Technology Ag Apparatus for the generation, the distribution and/or the usage of electrical energy and component for such an apparatus
EP3069421B1 (en) 2013-11-12 2017-09-20 ABB Schweiz AG Water and contamination adsorber for co2 insulated electrical apparatus for the generation, transmission, distribution and/or usage of electrical energy
WO2015086067A1 (en) * 2013-12-11 2015-06-18 Abb Technology Ag Vacuum circuit breaker
MX2016008054A (es) 2013-12-23 2016-10-12 Abb Technology Ag Dispositivo de encendido electrico.
CN103956673A (zh) * 2014-05-07 2014-07-30 Abb技术有限公司 用于产生、分配和/或使用电能的装置或这样的装置的部件
EP3146531B2 (en) 2014-05-20 2023-02-01 Hitachi Energy Switzerland AG Electrical apparatus for the generation, transmission, distribution and/or usage of electrical energy and method for recovering a substance from an insulation medium of such an apparatus
WO2016091273A1 (en) * 2014-12-12 2016-06-16 Abb Technology Ag Gas-insulated electrical apparatus, in particular gas-insulated transformer or reactor
AU2015378898A1 (en) 2015-01-20 2017-08-03 Ormazabal Corporate Technology, A.I.E. Electrical insulation system for medium- and high-voltage electrical switchgear
ES2759262T5 (es) 2015-04-13 2022-11-30 Hitachi Energy Switzerland Ag Dispositivo para interrumpir solo corrientes que no son de cortocircuito, en particular seccionador o conmutador de puesta a tierra
DE102015213597A1 (de) * 2015-07-20 2017-01-26 Siemens Aktiengesellschaft Hoch- oder Mittelspannungsanordnung mit Isolierraum und Absorptionsmittel
CN107126660B (zh) 2016-02-26 2021-02-05 中化蓝天集团有限公司 一种包含含氟酮的组合物
CA3066634A1 (en) 2017-06-16 2018-12-20 Eaton Intelligent Power Limited Isolating bus enclosure arrangements for switchgear
US10164412B1 (en) * 2017-06-16 2018-12-25 Eaton Intelligent Power Limited Switchgear with a two-high circuit interrupter configuration
US10158214B1 (en) * 2017-06-16 2018-12-18 Eaton Intelligent Power Limited Switchgear with modular bus configuration supporting individual and parallel feed arrangements
US11418015B2 (en) 2017-06-16 2022-08-16 Eaton Intelligent Power Limited Isolating gas-insulated bus arrangements for switchgear
DE102017220570A1 (de) * 2017-11-17 2019-05-23 Siemens Aktiengesellschaft Isolationsmedium für eine Elektroenergieübertragungseinrichtung
EP3503321A1 (en) * 2017-12-19 2019-06-26 ABB Schweiz AG Inner compartment design for medium voltage switchgears
DE102017223548B4 (de) * 2017-12-21 2021-03-25 Siemens Aktiengesellschaft Antriebsstange mit Kompensationselement
RU2696134C1 (ru) * 2018-12-18 2019-08-01 Федеральное государственное автономное образовательное учреждение высшего образования "Белгородский государственный национальный исследовательский университет" (НИУ "БелГУ") Способ получения эфирного масла из плодов укропа пахучего
RU2697097C1 (ru) * 2018-12-25 2019-08-12 Федеральное государственное автономное образовательное учреждение высшего образования "Белгородский государственный национальный исследовательский университет" (НИУ "БелГУ") Способ получения эфирного масла из плодов фенхеля обыкновенного
ES2781127A1 (es) 2019-02-27 2020-08-28 Ormazabal Corporate Tech A I E Sistema de aislamiento eléctrico de bajo impacto ambiental para aparamenta eléctrica de media y alta tensión

Family Cites Families (96)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE548450C (de) 1932-04-12 Mix & Genest Akt Ges Foerderanlage, deren Foerderbehaelter auf Schleifkontakte des Foerderweges wirken
US1894816A (en) * 1930-07-25 1933-01-17 Gen Electric Electrical switch gear
GB398890A (en) * 1932-03-24 1933-09-25 Reyrolle A & Co Ltd Improvements in or relating to metal-clad electric switchgear
US3150245A (en) 1957-09-13 1964-09-22 Westinghouse Electric Corp Liquefied gas circuit interrupters
US3185734A (en) 1960-10-25 1965-05-25 Du Pont Novel polyfluoro-substituted ketones and their preparation from polyfluoro acid fluorides
CH322444A (de) 1961-01-27 1957-06-15 Moser Glaser & Co Ag Metallgekapselte elektrische Hochspannungs-Schaltanlage
US3201728A (en) 1962-08-23 1965-08-17 Westinghouse Electric Corp Evaporative cooled inductive apparatus having cast solid insulation with cooling ducts formed therein
SE371829B (pt) 1966-07-11 1974-12-02 Montedison Spa
GB1554424A (en) 1975-06-23 1979-10-24 Allied Chem Composition and apparatus for suppresing carbon formation in electric discharges
US4162227A (en) 1976-02-24 1979-07-24 The United States Of America As Represented By The United States Department Of Energy Dielectric gas mixtures containing sulfur hexafluoride
NL7711424A (nl) 1976-10-23 1978-04-25 Hoechst Ag Werkwijze voor de bereiding van fluor bevattende ketonen.
US4175048A (en) 1977-09-06 1979-11-20 The United States Of America As Represented By The United States Department Of Energy Gaseous insulators for high voltage electrical equipment
US4166798A (en) 1978-08-21 1979-09-04 Allied Chemical Corporation Electrical device with fluorinated divalent sulfur dielectric gas
US4288651A (en) 1979-12-06 1981-09-08 Electric Power Research Institute, Inc. Dielectric gas selected from binary mixtures of SF6, SO2 and CF3 CFCF2
US4350838A (en) 1980-06-27 1982-09-21 Electric Power Research Institute, Inc. Ultrasonic fluid-atomizing cooled power transformer
US4296003A (en) 1980-06-27 1981-10-20 Electric Power Research Institute, Inc. Atomized dielectric fluid composition with high electrical strength
DE3215234C2 (de) * 1982-04-23 1986-10-30 Felten & Guilleaume Energietechnik GmbH, 5000 Köln Gekapselte, mit Isoliergas gefüllte Mittelspannungsschaltanlage
US4440971A (en) 1982-05-24 1984-04-03 Electric Power Research Institute, Inc. Supersaturated vapor dielectrics
JPS6020406A (ja) 1983-07-13 1985-02-01 三菱電機株式会社 ガス絶縁電気装置
JP3042703B2 (ja) 1988-12-02 2000-05-22 エクスフルアー リサーチ コーポレイション パーフッ素化有機物質を製造する直接フッ素化法
JPH0458705A (ja) * 1990-06-27 1992-02-25 Hitachi Ltd ガス絶縁開閉装置
JP2738997B2 (ja) 1991-08-13 1998-04-08 三菱電機株式会社 ベイパーミスト式ガス絶縁電気機器
US5159527A (en) 1991-12-05 1992-10-27 Minnesota Mining And Manufacturing Company Dielectric liquids
US5573654A (en) 1994-03-04 1996-11-12 Minnesota Mining And Manufacturing Company Process for making hexafluoropropane and perfluoropropane
US5456877A (en) 1994-03-04 1995-10-10 Martin Marietta Energy Systems, Inc. Method of preparing a high solids content, low viscosity ceramic slurry
US5466877A (en) 1994-03-15 1995-11-14 Minnesota Mining And Manufacturing Company Process for converting perfluorinated esters to perfluorinated acyl fluorides and/or ketones
JPH08306549A (ja) 1995-04-28 1996-11-22 Central Japan Railway Co 電気機器の冷却構造
DE19519301A1 (de) 1995-05-26 1996-11-28 Abb Management Ag Trenner für eine metallgekapselte gasisolierte Hochspannungsschaltanlage
US5858065A (en) 1995-07-17 1999-01-12 American Air Liquide Process and system for separation and recovery of perfluorocompound gases
US5730894A (en) 1996-04-16 1998-03-24 E. I. Du Pont De Nemours And Company 1,1,2,2,3,3,4,4-octafluorobutane azeotropic (like) compositions
JP2879848B1 (ja) 1998-03-31 1999-04-05 工業技術院長 含フッ素ケトンからなる断熱ガス及びそれを充填した断熱材
CA2236615C (en) 1998-04-30 2006-12-12 Konstandinos S. Zamfes Differential total-gas determination while drilling
US5998671A (en) * 1998-05-15 1999-12-07 Alliedsignal Inc. Fluorinated ketones and method for making same
JP2000059935A (ja) 1998-08-18 2000-02-25 Toshiba Corp ガス絶縁電気装置のガス封入方法およびその異物検出方法
JP2002528583A (ja) 1998-10-26 2002-09-03 スリーエム イノベイティブ プロパティズ カンパニー 発泡剤としてフッ素化ケトンを使用するポリマー発泡体の製造法
JP4134403B2 (ja) * 1998-11-06 2008-08-20 株式会社日立製作所 送配電機器
JP3983916B2 (ja) 1999-01-29 2007-09-26 株式会社日立製作所 ガス絶縁電気機器
DE60042565D1 (de) 1999-07-20 2009-08-27 3M Innovative Properties Co Feuerlöschzusammensetzung
US6317531B1 (en) 1999-09-17 2001-11-13 Agilent Technologies, Inc. Optical cross-connect utilizing metal/hydride mirrors
JP2001086611A (ja) 1999-09-17 2001-03-30 Hitachi Ltd ガス絶縁電気装置
SG111012A1 (en) 2000-02-28 2005-05-30 Mitsubishi Electric Corp Failure determining apparatus of gas-insulated electrical appliance
US6685764B2 (en) 2000-05-04 2004-02-03 3M Innovative Properties Company Processing molten reactive metals and alloys using fluorocarbons as cover gas
ZA200301572B (en) 2000-08-30 2004-04-16 Asahi Glass Co Ltd Process for preparation of fluorinated ketones.
DK1345986T3 (da) 2000-12-21 2009-01-12 Dow Global Technologies Inc Opblæsningsmiddelsammensætning og polymerskum indeholdende en normalt flydende hydroflourcarbon og carbondioxid
FR2819314B1 (fr) 2001-01-08 2003-06-13 Alstom Procede pour controler de facon non intrusive un taux de melange d'un melange gazeux a au moins deux composants
US6394107B1 (en) 2001-04-24 2002-05-28 3M Innovative Properties Company Use of fluorinated ketones as wet cleaning agents for vapor reactors and vapor reactor components
US6540930B2 (en) 2001-04-24 2003-04-01 3M Innovative Properties Company Use of perfluoroketones as vapor reactor cleaning, etching, and doping gases
US6403149B1 (en) 2001-04-24 2002-06-11 3M Innovative Properties Company Fluorinated ketones as lubricant deposition solvents for magnetic media applications
US20030007543A1 (en) 2001-06-14 2003-01-09 3M Innovative Properties Company Use of fluorinated ketones as test fluids in the testing of electronic components
US6423673B1 (en) 2001-09-07 2002-07-23 3M Innovation Properties Company Azeotrope-like compositions and their use
KR200269107Y1 (ko) 2001-12-20 2002-03-18 엘지산전 주식회사 가스절연 배전반의 단로기 구조
DE10229041A1 (de) 2002-06-28 2004-01-22 Solvay Fluor Und Derivate Gmbh Herstellung homogener Gasgemische
CA2516996C (en) 2003-02-28 2009-12-15 Taiyo Nippon Sanso Corporation Molten metal treatment,method for treating molten metal, and apparatus and method for feeding cover gas to molten metal
US20040197474A1 (en) 2003-04-01 2004-10-07 Vrtis Raymond Nicholas Method for enhancing deposition rate of chemical vapor deposition films
US20050011859A1 (en) 2003-07-15 2005-01-20 Bing Ji Unsaturated oxygenated fluorocarbons for selective aniostropic etch applications
JP2005126480A (ja) 2003-10-21 2005-05-19 Three M Innovative Properties Co フッ化ケトンを含む熱伝達作動液
US7128133B2 (en) 2003-12-16 2006-10-31 3M Innovative Properties Company Hydrofluoroether as a heat-transfer fluid
EP1589625B1 (en) * 2004-04-19 2019-10-23 ABB Schweiz AG Gas-insulated switchgear device
US7153448B2 (en) 2004-05-26 2006-12-26 E.I. Du Pont De Nemours And Company 1,1,1,2,2,4,5,5,5-nonafluoro-4-(trifluoromethyl)-3-pentanone compositions comprising a hydrofluorocarbon and uses thereof
US7074343B2 (en) 2004-05-26 2006-07-11 E. I. Du Pont De Nemours And Company 1,1,1,2,2,4,5,5,5-nonafluoro-4-(trifluoromethyl)-3-pentanone refrigerant compositions comprising a hydrocarbon and uses thereof
US7252780B2 (en) 2004-05-26 2007-08-07 E.I. Du Pont De Nemours And Company 1,1,1,2,2,4,5,5,5-nonafluoro-4-(trifluoromethyl)-3-pentanone refrigerant and heat transfer compositions comprising a fluoroether
JP2006255606A (ja) 2005-03-17 2006-09-28 Daicel Chem Ind Ltd マイクロカプセルの製造方法
KR100696675B1 (ko) 2005-05-11 2007-03-20 이한신 특별고압 수전설비
JP4429205B2 (ja) 2005-05-16 2010-03-10 三菱電機株式会社 ガス絶縁機器
JP4573874B2 (ja) 2005-07-29 2010-11-04 三井・デュポンフロロケミカル株式会社 ハイドロフルオロカーボンを用いた放射性物質の除染用溶剤組成物及び除染材、並びに放射性物質の除染方法
WO2007032344A1 (ja) 2005-09-15 2007-03-22 Tokyo Denki University ガス絶縁開閉装置及びガス遮断器
EP1764487A1 (de) 2005-09-19 2007-03-21 Solvay Fluor GmbH Arbeitsfluid für einen ORC-Prozess
US7385089B2 (en) 2005-12-23 2008-06-10 3M Innovative Properties Company Fluorochemical ketone compounds and processes for their use
KR20070080895A (ko) 2006-02-09 2007-08-14 삼성전자주식회사 플루오르화 케톤을 이용한 반도체 칩 패키지 보관 장치 및보관 방법
JP4660407B2 (ja) 2006-03-27 2011-03-30 株式会社東芝 ガス絶縁開閉器
DE502006003878D1 (de) 2006-04-05 2009-07-16 Abb Research Ltd Schaltkammer eines Hochspannungsschalters mit einem Heizvolumen veränderbarer Grösse
JP2007300716A (ja) 2006-04-28 2007-11-15 Toshiba Corp ガス絶縁機器
US8791254B2 (en) 2006-05-19 2014-07-29 3M Innovative Properties Company Cyclic hydrofluoroether compounds and processes for their preparation and use
CN101197221A (zh) 2006-12-06 2008-06-11 中国科学院电工研究所 一种高压断路器
US7807074B2 (en) 2006-12-12 2010-10-05 Honeywell International Inc. Gaseous dielectrics with low global warming potentials
CA2674086C (en) * 2007-02-06 2016-05-31 Solvay Fluor Gmbh Nonflammable compositions comprising fluorinated compounds and use of these compositions
GB0706196D0 (en) 2007-03-29 2007-05-09 E2V Tech Uk Ltd Sealed and cooled enclosure with coltage isolation
US7736529B2 (en) 2007-10-12 2010-06-15 Honeywell International Inc Azeotrope-like compositions containing sulfur hexafluoride and uses thereof
FR2930019B1 (fr) * 2008-04-09 2012-12-07 Airbus France Procede de refroidissement d'un element confine au moyen d'un fluide caloporteur
JP2010021263A (ja) 2008-07-09 2010-01-28 Toshiba Corp ガス絶縁電気機器の絶縁診断方法
FR2937179A1 (fr) 2008-10-09 2010-04-16 Areva T & D Sa Chambre de coupure pour disjoncteur haute tension a soufflage d'arc ameliore
JP5284873B2 (ja) 2008-10-29 2013-09-11 株式会社荏原製作所 ガス処理装置および半導体製造装置
JP2010171173A (ja) * 2009-01-22 2010-08-05 Japan Ae Power Systems Corp ベーパミスト絶縁式電気機器
AU2010227549B2 (en) 2009-03-25 2014-02-27 Novartis Ag Pharmaceutical composition containing a drug and siRNA
CA2764874C (en) 2009-06-12 2018-12-18 Abb Technology Ag Dielectric insulation medium
DE202009009305U1 (de) 2009-06-17 2009-11-05 Ormazabal Gmbh Schalteinrichtung für Mittel-, Hoch- oder Höchstspannung mit einem Füllmedium
JP5238622B2 (ja) 2009-06-17 2013-07-17 株式会社東芝 ガス絶縁機器、および、その製造方法
WO2011019456A1 (en) 2009-06-26 2011-02-17 University Of South Florida Ct atlas of musculoskeletal anatomy to guide treatment of sarcoma
FR2952223B1 (fr) 2009-11-03 2018-09-21 Schneider Electric Energy France Utilisation de materiaux composites specifiques en tant que materiaux d'extinction d'arc electrique dans des appareils electriques
WO2011090992A1 (en) 2010-01-25 2011-07-28 3M Innovative Properties Company Perfluoroketones as gaseous dielectrics
FR2955970B1 (fr) 2010-02-02 2012-03-09 Areva T & D Sas Utilisation de fluorocetones a l'etat gazeux pour l'isolation electrique et/ou l'extinction d'arc electrique
US8193393B2 (en) 2010-03-26 2012-06-05 3M Innovative Properties Company Fluoroether diketones for high temperature heat transfer
US8535559B2 (en) 2010-03-26 2013-09-17 3M Innovative Properties Company Nitrogen-containing fluoroketones for high temperature heat transfer
FR2965121B1 (fr) 2010-09-22 2012-10-12 Areva T & D Sas Utilisation de melanges sf6/fluorocetone(s) pour l'isolation electrique et/ou l'extinction d'arc electrique
FR2965120B1 (fr) 2010-09-22 2012-10-12 Areva T & D Sas Appareil de coupure d'un courant electrique de moyenne ou haute tension et son procede de fabrication
DE102011075990B4 (de) 2011-05-17 2014-10-09 Schneider Electric Sachsenwerk Gmbh Schaltanlage für Hoch- oder Mittelspannung

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI1014242A2 (pt) 2020-09-15
ES2849674T3 (es) 2021-08-19
CN102742103B (zh) 2015-10-07
WO2010146022A1 (en) 2010-12-23
EP2443712B1 (en) 2020-12-16
DE102009025204C5 (de) 2013-01-31
UA107933C2 (uk) 2015-03-10
EA201270025A1 (ru) 2012-06-29
IL216882A0 (en) 2012-03-01
CA2765459A1 (en) 2010-12-23
US20120145521A1 (en) 2012-06-14
AU2010261904A1 (en) 2012-01-12
AU2010261904B2 (en) 2014-07-24
CA2765459C (en) 2017-09-05
AP2012006076A0 (en) 2012-02-29
MX2011013267A (es) 2012-02-01
DE102009025204B3 (de) 2010-11-25
US8916059B2 (en) 2014-12-23
KR101792488B1 (ko) 2017-11-02
BRPI1014242B8 (pt) 2023-02-14
KR20120034108A (ko) 2012-04-09
MY156893A (en) 2016-04-15
JP5801294B2 (ja) 2015-10-28
JP2012530483A (ja) 2012-11-29
CN102742103A (zh) 2012-10-17
RU2545086C2 (ru) 2015-03-27
SG177266A1 (en) 2012-02-28
EP2443712A1 (en) 2012-04-25
ZA201109038B (en) 2013-03-27
HK1177333A1 (zh) 2013-08-16
DE202009009305U1 (de) 2009-11-05
RU2012101451A (ru) 2013-07-27
NZ596978A (en) 2014-09-26
DE112010002583T5 (de) 2012-08-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1014242B1 (pt) Dispositivo de comutação para tensão média, alta ou extremamente alta e mecanismo de distribuição
US8709303B2 (en) Dielectric insulation medium
US8704095B2 (en) Dielectric insulation medium
BR112014018340A2 (pt) Mistura de hidrofluoro olefina e de hidrofluoro carboneto para melhorar a manutenção com arco interno nos aparelhos elétricos de média e alta tensão
AU2012280257A1 (en) Use of a mixture comprising a hydrofluoroolefin as a medium-voltage arc-extinguishing and/or insulating gas and medium-voltage electrical device comprising same
NO325499B1 (no) Enfaset eller flerfaset koplingsinnretning i et omsluttende hus
US4570043A (en) Dielectric fluids and apparatus incorporating such fluids
CN109196600B (zh) 直链八氟丁烯在环境安全的介电绝缘或灭弧流体中作为介电化合物的用途
CN114072881A (zh) 介电绝缘或消弧流体
JP2023085791A (ja) 電力用スイッチギア
JPS6081708A (ja) 電気絶縁用ゴム組成物

Legal Events

Date Code Title Description
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 13/04/2021, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: ABB SCHWEIZ AG (CH)

B25C Requirement related to requested transfer of rights

Owner name: ABB SCHWEIZ AG (CH)

Free format text: A FIM DE ATENDER A TRANSFERENCIA, REQUERIDA ATRAVES DA PETICAO NO 870220075531 DE 22/08/2022, E NECESSARIO APRESENTAR GUIA DE RECOLHIMENTO, CODIGO 248, RELATIVA A ALTERACAO DE ENDERECO DA EMPRESA CEDENTE. ALEM DISSO, E PRECISO APRESENTAR A GUIA DE CUMPRIMENTO DE EXIGENCIA.

B25G Requested change of headquarter approved

Owner name: ABB SCHWEIZ AG (CH)

B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: ABB POWER GRIDS SWITZERLAND AG (CH)

B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: HITACHI ENERGY SWITZERLAND AG (CH)

B25L Entry of change of name and/or headquarter and transfer of application, patent and certificate of addition of invention: publication cancelled

Owner name: ABB POWER GRIDS SWITZERLAND AG (CH)

Free format text: ANULADA A PUBLICACAO CODIGO 25.4 NA RPI NO 2719 DE 14/02/2023 POR TER SIDO INDEVIDA.

B25K Entry of change of name and/or headquarter and transfer of application, patent and certificate of addition of invention: republication

Owner name: ABB SCHWEIZ AG (CH) ; ABB POWER GRIDS SWITZERLAND AG (CH)

Free format text: RETIFICACAO DO DESPACHO ?(25.1) ? TRANSFERENCIA DE TITULAR? PUBLICADO NA RPI NO 2717, DE31/01/2023, QUANTO AO ITEM ?(71) ? DEPOSITANTE?, VISTO QUE TRATAVA-SE DE UMA TRANSFERENCIAPARCIAL.

B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: ABB SCHWEIZ AG (CH) ; HITACHI ENERGY SWITZERLAND AG (CH)