BRPI1013907B1 - Método implementado por meio de computador de avaliação pelo menos uma característica ótica e mídia legível por computador - Google Patents

Método implementado por meio de computador de avaliação pelo menos uma característica ótica e mídia legível por computador Download PDF

Info

Publication number
BRPI1013907B1
BRPI1013907B1 BRPI1013907-9A BRPI1013907A BRPI1013907B1 BR PI1013907 B1 BRPI1013907 B1 BR PI1013907B1 BR PI1013907 A BRPI1013907 A BR PI1013907A BR PI1013907 B1 BRPI1013907 B1 BR PI1013907B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
design
prescription
optionally
particularity
lens
Prior art date
Application number
BRPI1013907-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Cécile Petignaud
Benjamin Rousseau
Mathieu Guillot
Pauline Colas
Jean Sahler
Valérie Parmentier
Gilles Garcin
Cécile Pietri
Original Assignee
Essilor International
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Essilor International filed Critical Essilor International
Publication of BRPI1013907A2 publication Critical patent/BRPI1013907A2/pt
Publication of BRPI1013907A8 publication Critical patent/BRPI1013907A8/pt
Publication of BRPI1013907B1 publication Critical patent/BRPI1013907B1/pt

Links

Images

Classifications

    • GPHYSICS
    • G02OPTICS
    • G02CSPECTACLES; SUNGLASSES OR GOGGLES INSOFAR AS THEY HAVE THE SAME FEATURES AS SPECTACLES; CONTACT LENSES
    • G02C7/00Optical parts
    • G02C7/02Lenses; Lens systems ; Methods of designing lenses
    • G02C7/06Lenses; Lens systems ; Methods of designing lenses bifocal; multifocal ; progressive
    • G02C7/061Spectacle lenses with progressively varying focal power
    • GPHYSICS
    • G02OPTICS
    • G02CSPECTACLES; SUNGLASSES OR GOGGLES INSOFAR AS THEY HAVE THE SAME FEATURES AS SPECTACLES; CONTACT LENSES
    • G02C7/00Optical parts
    • G02C7/02Lenses; Lens systems ; Methods of designing lenses
    • G02C7/024Methods of designing ophthalmic lenses
    • GPHYSICS
    • G02OPTICS
    • G02CSPECTACLES; SUNGLASSES OR GOGGLES INSOFAR AS THEY HAVE THE SAME FEATURES AS SPECTACLES; CONTACT LENSES
    • G02C7/00Optical parts
    • G02C7/02Lenses; Lens systems ; Methods of designing lenses
    • G02C7/024Methods of designing ophthalmic lenses
    • G02C7/028Special mathematical design techniques
    • GPHYSICS
    • G02OPTICS
    • G02CSPECTACLES; SUNGLASSES OR GOGGLES INSOFAR AS THEY HAVE THE SAME FEATURES AS SPECTACLES; CONTACT LENSES
    • G02C2202/00Generic optical aspects applicable to one or more of the subgroups of G02C7/00
    • G02C2202/08Series of lenses, lens blanks

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Ophthalmology & Optometry (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Optics & Photonics (AREA)
  • Mathematical Physics (AREA)
  • Eyeglasses (AREA)

Abstract

método implementado por meio de computador de avaliação pelo menos uma característica ótica e mídia legível por computador método implementado por meio de computador de avaliar pelo menos uma característica ótica selecionada de um design de lente oftálmica durante uma prescrição e opcionalmente domínio de particularidade de design com as etapas de: a) selecionar uma prescrição e, opcionalmente, conjunto de parâmetros de particularidade de design tendo uma pluralidade de parâmetros de prescrição na lista consistindo em potência esférica (sph), potência cilíndrica (cyl) , eixo de cilindro (axe), potência de adição (add) com a ressalva de que a lente oftálmica é uma lente de adição progressiva (pal) e selecionar uma prescrição e opcionalmente faixa de particularidade de design para cada prescrição selecionada e, opcionalmente, parâmetros de particularidade de design, a fim de definir a prescrição e, opcionalmente, domínio de particularidade de design; b) combinar a prescrição e, opcionalmente, domínio de particularidade do design, a fim de obter uma amostra representativa de coordenadas dentro das mesmas e fornecer uma pluralidade de coordenadas de combinação onde cada coordenada consiste em uma série de valores de prescrição selecionados e, opcionalmente, parâmetros de particularidade de design dentro de sua prescrição e, opcionalmente, faixa de particularidade de design; c) fornecer um critério de avaliação para a característica ótica selecionada do design de lente oftálmica; d) calcular o valor de critério de avaliação para cada coordenada articulada de combinação da etapa b); e) fornecer uma representação visual dos valores de critério de avaliação.

Description

[1] A invenção refere-se em geral ao campo da melhora da visão e, mais especificamente refere-se a um método para avaliar uma característica ótica de um design de lente oftálmicas de óculos. A lente oftálmica pode ser, por exemplo, uma lente progressiva, uma lente unifocal. A lente unifocal pode ser, por exemplo, uma lente asférica. A invenção também refere-se a um método de cálculo ou otimização de um design de lente oftálmica e um método para a fabricação de uma lente oftálmica de óculos. Além disso, a invenção refere-se a uma peça de software criada para implementar os métodos da invenção, e interface gráfica. Lentes oftálmicas de óculos estão desgastadas e amplamente utilizadas para corrigir muitos tipos diferentes de deficiências de visão. Estes incluem defeitos, tais como miopia e hipermetro- pia, astigmatismo e defeitos na visão de campo próximo geralmente associados com o envelhecimento (presbiopia). Oftalmologistas ou optometristas rotineiramente melhoram a acuidade visual de um usuário, corrigindo os erros refrativos dos olhos, em termos de esfera (SPH), cilindro (CYL) e eixo do cilindro (AXE). A potência de adição da zona de visão próxima (ADD) também é prescrita quando o usuário está presbiótico. Outros dados podem ser prescritos, em particular um prisma, em certos casos específicos.
[2] Um design de lente, neste documento, é o que caracteriza um produto oftálmico. A expressão "produto oftálmico"refere-se a uma família de lente para todas as prescrições em que todas as lentes da família de lentes têm características comuns.
[3] No quadro da presente invenção um "design"de uma lente oftálmica de óculos tem de ser entendido como as características do sistema ótico das referidas lentes que não são diretamente determinadas pelos parâmetros de prescrição padrão do usuário consistindo em esfera, cilindro, eixo de cilindro e valores de adição de potência determinados para o referido usuário.
[4] Em outras palavras, um "design" é uma formulação amplamente utilizada conhecida por uma pessoa versada na técnica para designar o conjunto de parâmetros, exceto parâmetros de prescrição padrão do usuário aqui mencionados acima, permitindo a definição de uma função ótica de um sistema ótico genérico; cada fabricante de lentes oftálmicas tem seus próprios desings, especialmente para lentes asféricas e lentes de adição progressiva (PAL). Como por exemplo, um "design" PAL resulta de uma otimização da superfície progressiva de modo a restaurar a capacidade de um presbíope para ver claramente em todas as distâncias, mas também para idealmente respeitar todas as funções fisiológicas visuais, como visão foveal, visão extra- foveal, visão binocular e minimizar astigmatismos indesejados. "Designs" PAL são testados através de rigorosos testes clínicos antes de serem comercializados.
[5] Fabricantes de lentes oftálmicas continuamente melhoram os desempenhos óticos de seus designs de lente. De acordo com as tendências atuais, os designs também podem ser adequados para ter em conta uma série de particularidades do design, incluindo, por exemplo, parâmetros de personalização.
[6] As características óticas resultantes de um design de lente oftálmica dentro das dadas faixas de prescrição não são fáceis de determinar porque numerosos parâmetros têm de ser levados em conta. Além disso, também é difícil comparar de uma maneira confiável de lentes oftálmicas diferentes dentro das dadas faixas de prescrição. As referidas determinações de características ópticas ou comparações de design são feitas, até agora, em uma base de ponto em ponto onde apenas alguns pontos característicos de uma lente e um número muito limitado de dados de prescrição são escolhidos.
[7] Um problema que a invenção visa resolver é melhor avaliar as características óticas de um design de lente oftálmica, em pelo menos um domínio de prescrição.
[8] Para este efeito, um assunto da invenção é um método de avaliação pelo menos uma característica ótica selecionada de um design de lente oftálmica sobre uma prescrição e, opcionalmente, domínio de particularidade de design compreendendo as etapas de: a) selecionar uma prescrição e, opcionalmente, conjunto de parâmetros de particularidade de design compreendendo uma pluralidade de parâmetros de prescrição na lista consistindo em potência esférica (SPH), potência cilíndrica (CYL) , eixo de cilindro (AXE), potência de adição (ADD) com a ressalva de que a lente oftálmica é uma lente de adição progressiva (PAL) e selecionar uma prescrição e opcionalmente faixa de particularidade de design para cada prescrição selecionada e, opcionalmente, parâmetros de particularidade de design, a fim de definir a prescrição e, opcionalmente, domínio de particularidade de design; b) combinar a prescrição e, opcionalmente, domínio de particularidade do design, a fim de obter uma amostra representativa de coordenadas dentro da prescrição e, opcionalmente, domínio de particularidade de design e assim fornecer uma pluralidade de coordenadas de combinação onde cada coordenada consiste em uma série de valores de prescrição selecionados e, opcionalmente, parâmetros de particularidade de design dentro de sua prescrição e, opcionalmente, faixa de particularidade de design, - c) fornecer um critério de avaliação para a característica ótica selecionada do design de lente oftálmica; d) calcular o valor de critério de avaliação para cada coordenada articulada de combinação da etapa b); e) fornecer uma representação sensorial dos valores de critério de avaliação sobre a prescrição e, opcionalmente, domínio de particularidade de design.
[9] De acordo com uma modalidade, o referido método é implementado por meio de computador.
[10] O vocabulário usado no presente documento refere-se prin-cipalmente a Norma Internacional ISO 13666, "Ophthalmic Optics - spectacle lenses - vocabulary"número de referência ISO 13666: 1998 (E/F).
[11] No âmbito da invenção, os seguintes termos têm o significado indicado aqui abaixo:
[12] - "parâmetros de prescrição" são características óticas, tais como potência esférica (SPH, também chamado de potência ótica), potência cilíndrica (CYL, também chamada de "cilindro"), eixo do cilindro (AXE), potência de adição (ADD), prisma prescrito, determinado por um oftalmologista, a fim de corrigir os defeitos da visão de um indivíduo, por exemplo, através de uma lente posicionada na frente do seu olho. O termo 'astigmatismo' é utilizado para designar o par de dados formado por um valor de amplitude e um valor de ângulo. Embora este seja um abuso de linguagem, também é por vezes utilizado para designar a amplitude do astigmatismo somente. Astigmatismo em um olho ocorre quando o erro refrativo é dependente de meridiano. Isso geralmente é devido a uma ou mais superfícies de refração, mais co- mumente a córnea anterior, tendo uma forma toroidal. O contexto permite que aqueles versados na técnica compreendam qual o uso do termo é pretendido. De um modo geral, os dados da prescrição para uma lente de adição progressiva compreendem valores de potência ótica (SPH), do astigmatismo (CYL) e eixo do cilindro (AXE) no ponto de visão a distância , e um valor de adição (ADD), - "particularidades de design" são características de design que dão uma grande tendência a um design, como por exemplo comprimento do canal de progressão, além repartição entre a parte frontal e a face posterior das lentes, tamanho de zona de visão próximo e/ou intermédios e/ou distante, podendo também incluem recursos de personalização adequados para otimizar um design de lente para um usuário, como personalização das particularidades de design precedentes, ou inserção do usuário, coeficiente olho-cabeça do usuário;
[13] - uma "característica ótica" é um parâmetro ótico de lente inteira ou um parâmetro de superfície de lente de uma lente, ou uma combinação de uma pluralidade de parâmetros óticos de lente inteira e/ou parâmetros de superfície da lente da referida lente; a expressão "lente inteira"refere-se a o sistema ótico definido por todas as superfícies da lente, o índice da lente e a posição de cada superfície relativamente uma à outra, e, opcionalmente, a posição da lente em relação ao olho do usuário (ou seja, condições de uso); a expressão "superfície da lente"refere-se a uma das superfícies da lente;
[14] - sobre PAL, uma região de visão à distância é a região de uma lente de adição progressiva que envolve o ponto de visão a distância (também chamado de "ponto de referência à distância") e no qual as características óticas locais da potência ótica e de astigmatismo da lente são substancialmente idênticas àquelas no ponto de visão a distância , uma região de visão de perto é a região de uma lente de adição progressiva que envolve o ponto de visão próximo (também chamado de "ponto visual próximo"), e no qual as características óticas locais da potência ótica e de astigmatismo da lente são substancialmente idênticas àquelas do ponto de visão próximo; uma potência de adição (ADD) de uma lente de adição progressiva é a diferença entre o valor da potência ótica da lente, no ponto de visão de perto e àquele no ponto de visão a distância , uma "prescrição e opcionalmente faixa de particularidade de design" se refere a uma faixa de valores para uma dada prescrição e, opcionalmente, parâmetros de particularidade de design; - uma "prescrição e opcionalmente domínio de particulari- dade de design"refere-se a uma pluralidade de prescrições e, opcio- nalmente, faixas de particularidade de design, cada uma definida por uma prescrição e, opcionalmente, parâmetro de particularidade de design dentro de uma pluralidade de prescrição e, opcionalmente, parâmetros de particularidade de design.
[15] Graças ao presente método de avaliação dos recursos se-lecionados de um design de lente oftálmica, pode-se obter uma representação de valores de critério de avaliação sobre uma prescrição inteira e, opcionalmente, domínio de particularidade de design em uma maneira confiável. Um designer de lente ou um oftalmologista pode, assim, avaliar as características desejadas de um determinado design de lente, ou comparar diferentes desenhos de lentes, para uma prescrição e, opcionalmente de domínio de particularidade de design. De acordo com diferentes modalidades do método de avaliação atual, que podem ser combinadas: a lente oftálmica é uma PAL e o conjunto de parâmetro de prescrição da etapa a) compreende ainda um parâmetro de particularidade de design escolhido na lista consistindo em coeficiente olho-cabeça, comprimento do canal de progressão, inserção, repartição de adição entre a face frontal e a face traseira da lente;
[16] - o critério de avaliação é uma função de um parâmetro ótico de lentes inteiras e o referido parâmetro ótico de lentes inteiras é escolhido na lista consistindo em potência ótica, astigmatismo, astigmatismo resultante, eixo de astigmatismo, gradiente de potência ótica, gradiente de astigmatismo, gradiente de astigmatismo resultante e onde o referido parâmetro ótico de lentes inteiras é determinado de acordo com pelo menos uma dada direção de observação, escolhida por exemplo na lista consistindo em direção de visão distante passando através do ponto de referência de distância, direção de visão próxima passando através do ponto visual próximo, direção passando através da linha meridiana para um dado valor de adição alcançado, direções passando através da região de visão a distância, direções passando através da região de visão próxima, direções passando através da região de progressão; o critério de avaliação é uma função de um parâmetro de superfície de lente e o referido parâmetro de superfície de lente é escolhido na lista consistindo em valor de esfera, valor de cilindro, gradiente de valor de esfera, gradiente de valor de cilindro e onde o referido parâmetro de superfície de lente é determinado de acordo com pelo menos um dado ponto de superfície, escolhido por exemplo na lista consistindo em centro geométrico, ponto de referência de prisma (PRP), ponto de referência de distância, ponto visual próximo, ponto de referência de design, pontos dentro da zona de visão a distância, pontos dentro da região de visão próxima, pontos dentro da região de progressão;
[17] - a função anterior é escolhida na lista consistindo em função de identidade, função média, função média quadrada, função média ponderada, valor de campo entre duas direções de observação ou entre dois pontos de superfície, área onde o parâmetro de avaliação é compreendido entre valores limiares, funções binárias SIM ou NÃO, função de comparação com outro design, funções matemáticas complexas, número de mudança de sinal de gradiente dentro de uma faixa, funções fornecidas por um sistema expert, ou uma combinação dos mesmos; um sistema expert pode ser um software usando redes neu- rais para resolver problema de inteligência artificial ou cálculos estatísticos definidos sabendo outras características de design de lente; - a representação sensória da etapa e) é escolhida na lista consistindo em representações visuais, representações auditivas, representações olfativas, representações táteis, representações gustativas, ou uma combinação das mesmas; de acordo com uma modalidade a representa-ção visual consiste na visualização da variação do critério de avaliação sobre a prescrição e opcionalmente domínio de particularidade de de- sign da etapa a) ou sobre uma zona da referida prescrição e opcionalmente domínio de particularidade de design;
[18] - o método de avaliação compreende ainda a etapa f) de fazer a representação sensorial de modo a obter urn valor de avaliação com referência a uma escala de avaliação ; de acordo com uma modalidade, a escala de avaliação é um gráfico colorido.
[19] A invenção também refere-se a uma interface gráfica para a visualização dos valores de critério de avaliação calculados de acordo com o método anterior de avaliação onde os referidos valores são visualizados durante a prescrição e opcionalmente domínio de particularidade de design de acordo com uma representação 2D ou 3D. A invenção também é direcionada à um método para calcular ou otimizar um design de lente oftálmica compreendendo as etapas de:
[20] - fornecer um dado design de lente oftálmica;
[21] - avaliar o dado design de acordo com o método de avaliação anterior.
[22] De acordo com diferentes modalidades do referido método para calcular ou otimizar um design de lente oftálmica:
[23] - um parâmetro de design do dado design é modificado de modo a fornecer um design modificado e o design modificado é avaliado, como por exemplo, é comparado com o dado design e/ou avaliado, por exemplo, graças ao método de avaliação de acordo com o método de avaliação anterior;
[24] - a modificação do parâmetro de design é repetida até alcançar um valor limiar durante a prescrição e opcionalmente domínio de particularidade de design ou durante um sub-domínio do referido domínio para o referido parâmetro de design.
[25] A presente invenção também refere-se a um método de fabricação de uma lente oftálmica de acordo com uma dada prescrição compreendendo as etapas de:
[26] - fornecer uma lente em branco;
[27] - usinar pelo menos uma superfície da lente em branco demodo a obter uma lente se ajustando ao design de lente oftálmica calculado ou otimizado e a dada prescrição. A lente em branco pode ser um produto semi-finalizado com uma face frontal se ajustando ao design calculado ou otimizado; neste caso, somente a face traseira é usinada de modo a se ajustar a dada prescrição. A invenção também refere-se a um produto de programa de computador compreendendo uma ou mais sequências de instrução armazenadas que é acessível a um processador e que, quando executado pelo processador, faz com que o processador realize pelo menos uma das etapas das diferentes modalidades dos métodos anteriores.
[28] A invenção também refere-se a uma mídia legível por computador carregando uma ou mais sequências de instruções do produto de programa de computador anterior.
[29] A menos que especificamente indicado o contrário, como aparente a partir das discussões a seguir, é apreciado que durante todas as discussões da especificação a utilização de termos como "computação", "cálculo""geração", ou similares, refere-se à ação e/ou processos de um computador ou sistema de computação, ou dispositivo de computação eletrônico similar, que manipula e/ou transforma dados representados como físicos, tais como eletrônica, quantidade dentro dos registros e/ou memórias do sistema de computador em outros dados similarmente representados como quantidade física dentro das memórias, registros ou outros armazenamentos de informação similares do sistema de computação, dispositivos de transmissão ou de exibição.
[30] As modalidade da presente invenção podem incluir aparelhos para realizar as operações aqui. Estes aparelhos podem ser especificamente construídos para os propósitos desejados, ou pode compreender um computador de propósito geral ou Processador de Sinal Digital ("DSP") seletivamente ativado ou reconfigurado por um programa de computador armazenado no computador. Tal programa de computador pode ser armazenado em uma mídia de armazenamento legível por computador, como, mas não limitada a, qualquer tipo de disco incluindo disquetes, discos óticos, CD-ROMs, discos magnéticos-óticos, memórias somente leitura (ROMs), memórias de acesso aleatório (RAMs) memórias somente leitura eletricamente programáveis (EPROMs), memórias somente leitura eletricamente apagáveis e programáveis (EEPROMs), cartões magnéticos ou óticos, ou qualquer tipo de mídia adequada para armazenar instruções eletrônicas, e capaz de ser acoplada à um barramento de sistema de computador.
[31] Os processos e exibições apresentados aqui não estão ine-rentemente relacionado à qualquer computador particular ou outro aparelho. Vários sistemas de propósito geral podem ser usados com programas de acordo com os ensinamentos aqui, ou pode provar-se conveniente construir um aparelho mais especializado para realizar o método desejado. A estrutura desejada para uma variedade destes sistemas aparecerá a partir da descrição abaixo. Além disso, a modalidade da presente invenção não é descrita com referência a nenhuma linguagem de programação particular. Será apreciado que uma variedade de linguagens de programação pode ser usada para implementar os ensinamentos das invenções como descrito aqui.
[32] As características da presente invenção, assim como a própria invenção, tanto como sua estrutura quanto seu funcionamento, serão melhor compreendidas a partir dos desenhos não limitantes de acompanhamento e exemplos, tomados em conjunto com a descrição de acompanhamento, na qual:
[33] - a figura 1 mostra um exemplo de um mapa de potência delente de adição progressiva compreendendo exemplos de pontos característicos usados dentro da estrutura da presente invenção;
[34] - figura 2 mostra um exemplo de um mapa de potência delente de adição progressiva compreendendo exemplos de zonas ca-racterísticas usadas dentro da estrutura da presente invenção;
[35] - figuras 3 a 6 mostram diferentes exemplos de representação de critérios de avaliação de acordo com a presente invenção;
[36] - figura 7 mostra diagramas em bloco esquemáticos destacando as etapas de um método de acordo com a presente invenção.
[37] As Figuras 1 e 2 mostram um mapa de plotagem de contorno de potência de uma lente de adição progressiva 10 onde convencionalmente as iso-curvas de potência são deslocadas de acordo com dois ângulos da direção de observação, chamados ALPHA (ângulo vertical) e BETA (ângulo lateral). A diferença de potência entre duas linhas é 0.25 Diopter. A linha 11 corresponde à "linha meridiana angular" que corresponde ao caminho de observação de cima para baixo.
[38] Exemplos de pontos característicos onde o parâmetro de superfície de lentes pode ser avaliado de acordo com a presente invenção são mostrados na figura 1 onde o ponto A é o ponto de referência de distância, ponto B é a montagem cruzada, ponto C é o ponto visual próximo.
[39] Exemplos de pontos que podem ser selecionados a fim de avaliar um valor de campo entre dois pontos são mostrados na figura 2. Os pontos D e E estão situados na zona de visão a distância na linha 12 no mesmo valor ALPHA. Os pontos D e E estão respectivamente situados na lado temporal e nasal na lente no mesmo valor de potência que corresponde a + 0.25 Diopter em comparação ao valor de potência no ponto que cruza a linha meridiana angular 11 e a linha 12. A distância entre D e E define um campo de visão de 0,25 Diopter na região de visão a distância. Os pontos F, G, H, I estão situados em uma zona situada lateralmente a uma direção da linha meridiana angular 11 onde um valor de adição especificado é alcançado ao longo da linha 13, no mesmo valor ALPHA. Os pontos F e G, H e I estão situados no lado temporal, respectivamente o lado nasal das lentes. Os pontos G e H estão situados a + 0,25 Diopter em comparação ao valor de potência no ponto que cruza a linha meridiana angular 11 e a linha 13, enquanto que os pontos F e I estão situados a + 0,50 Diopter em comparação ao mesmo ponto. Os campos nesta região são definidos conformemente. Os pontos J, K, L, M estão situados em uma zona situada lateralmente à zona de visão próxima ao longo da linha 14 no mesmo valor ALPHA. Os pontos J e K, L e M estão situados no lado temporal, respectivamente o lado nasal das lentes. Os pontos K e L estão situados a + 0,25 Diopter em comparação ao valor de potência no ponto que cruza a linha meridiana angular 11 e a linha 13, enquanto que os pontos J e M estão situados a + 0,50 Diopter em comparação ao mesmo ponto. Os campos na região progressiva são definidos conformemente.
[40] As Figuras 3 a 6 referem-se às apresentações dos valores de avaliação com relação aos designs de lentes de adição progressivas.
[41] De acordo com uma modalidade frequentemente utilizada, um design de lente é implementado por um fabricante de lentes de acordo com um número limitado de séries de curvas básicas. Lentes em branco semi-acabadas são fabricadas de acordo com as referidas curvas básicas com o design escolhido. Cada curva básica é caracterizada pela sua curvatura. A "curvatura" de uma superfície ótica é a curvatura de uma zona ou em um ponto específico da referida superfície. Se a superfície é esférica, a curvatura é constante e pode ser determinada em todos os lugares. Se a superfície é uma superfície asfé- rica de visão única, sua curvatura é geralmente medida ou determinada no centro ótico. Se a superfície é uma superfície de adição pro- gressiva, sua curvatura é geralmente medida ou determinada no ponto de visão a distância. Os pontos acima mencionados aqui são os preferidos, mas não limitando os pontos onde a curvatura de acordo com a presente invenção pode ser medida ou determinada.
[42] As curvas básicas são geralmente expressas referindo-se a um padrão de índice de refração de 1,53, enquanto o índice de refra- ção também pode ser usado para se referir e expressar curvas básicas. A face frontal de uma lente em branco semi-acabada é geralmente destinada a ser a superfície frontal final da lente final e a outra face é usinada assim como o sistema ótico da lente final, cabe a prescrição oftálmica do usuário. Alguma usinagem menor da face frontal pode ocorrer, mas sem modificar sua curvatura.
[43] Lentes em branco semi-acabadas são normalmente obtidas por moldagem por injeção ou por vazamento em moldes. Elas também podem ser produzidas por usinagem em branco.
[44] Os fabricantes costumam produzir uma série de lentes em branco semi-acabadas, cada uma com sua própria curva básica. Esta “série de curva básica" é um sistema de lentes em branco semiacabadas que as faces frontais aumentam incrementalmente em curvatura.
[45] A superfície frontal de uma lente em branco semi-acabada de uma série de cruva básica serve como ponto de partida a partir do qual a superfície ótica da superfície traseira será calculada e a lente final será fabricada de acordo com a prescrição do usuário (ou potência focal).
[46] As superfícies frontais das lentes em branco semiacabadas de uma "série de curva básica" podem ser esferas, superfícies asféricas, superfícies de adição progressiva.
[47] Como por exemplo, as lentes de adição progressiva (PAL) podem ser fabricados graças à lentes em branco semi-acabadas com superfícies frontais esférica ou asférica e a superfície de adição progressiva é usinada para formar a face posterior da lente final. Elas também podem ser fabricadas graças às lentes em branco semiacabadas com superfícies de adição progressiva e a face posterior do branco é fabricada de modo a formar uma superfície esférica ou tórica. Também é possível fabricar PAL graças às lentes em branco semiacabadas com superfícies de adição progressiva e usinadas na face posterior da lente em branco, de modo a obter uma segunda superfície de adição progressiva e fornecer PAL de “adição dupla”.
[48] Cada curva básica em uma série é convencional mente usada para produzir uma faixa de prescrição, conforme especificado pelo fabricante. Os fabricantes usam gráficos de seleção de curva básica que fornecem as faixas de prescrição recomendadas para cada curva básica da série. O gráfico de seleção indica uma curva básica para ser escolhida de acordo com a dada prescrição como uma função da potência esférica SPH e da potência cilíndrica CYL para a cura de uma visão de astigmatismo. As Figuras 3-6 ilustram uma representação com base em um gráfico de seleção que se relaciona com uma lente de adição progressiva (PAL) em que uma potência muda constantemente entre uma porção a distância e uma porção próxima. O mesmo tipo de gráfico de seleção é amplamente utilizado para todo o tipo de lentes oftálmicas, como por exemplo, lentes de visão simples (como lentes esféricas e/ou tóricas, asféricas), lentes bi-focais, PAL.
[49] A gráfico de seleção da Figuras 3-6 compreende 6 curvas básicas, onde a curvatura da base de diferentes curvas para um índice de refração de 1,53 é de 1,75 diopters na zona 1; 2,75
[50] A dioptria na zona 2; 3,75 diopters na zona 3; 5,25 diopters na zona 4; 6,6. diopters na zona 5, 8,0 diopters na zona 6.
[51] As Figuras 3 a 6 representam variações das diferenças entre dois valores de cálculo de um critério de avaliação, onde os dois designs têm o mesmo gráfico de seleção de acordo com a esfera (SPH) e cilindro (CYL).
[52] Também seria possível comparar dois designs que não teriam o mesmo gráfico de seleção de acordo com parâmetros de prescrição escolhidos e definir as zonas comuns, onde a comparação seria fácil de manusear.
[53] A Figura 3 representa a variação da diferença entre dois valores de design de lente de um critério de avaliação exemplar que consiste na largura de astigmatismo resultante medida no ponto de visão à distância (A da figura 1) para um eixo do cilindro igual a 0 e um acréscimo igual a 1,50 diopters. A escala de variação 30 representa a variação do referido valor em níveis de cinza. A referida escala de variação também pode ser um gráfico colorido. Pode-se ver que a diferença no astigmatismo resultante no ponto de visão distante tem um valor positivo, por exemplo, quando o valor do cilindro é inferior a 2 diopters e para o domínio curva básica (zona 6) de 8 Diopters. De acordo com uma modalidade, o designer de lente deseja que a diferença de astigmatismo resultante no ponto distante entre os dois designs seja homogênea sobre todo o domínio da prescrição. Ele vai, portanto, fazer um novo cálculo de design, e concentrará seus esforços em valores cilindro menores que 2 diopters e zona 6, de modo a obter um valor negativo de forma homogênea sobre todo o domínio da prescrição.
[54] A Figura 4 representa a variação da diferença entre dois valores de design de lente de outro critério de avaliação exemplar quanto à simetria de design, por um eixo do cilindro de zero e um acréscimo de 1,50 diopters. O referido critério é calculado da seguinte forma: calcula-se a diferença entre duas meias larguras de iso- astigmatismo para uma variação de + 0,25 diopters na posição alfa do ponto de visão à distância (pontos D e E da figura 2, na linha 12). Os resultados são apresentados em percentuais da diferença entre os valores da meia largura de acordo com a escala de 40. Pode-se então comparar a meia largura do iso astigmatismo entre dois designs e estimar a melhor "simetria" entre os dois designs. A referida simetria ideal pode variar de uma zona para outra. De acordo com uma modalidade, o designer de lente vai determinar e escolher o modelo mais simétrico nas diferentes zonas do domínio da prescrição. A referida seleção vai ajudar o designer a otimizar a simetria entre a parte nasal e a parte temporal de uma lente de acordo com um design resultante de todo o domínio.
[55] A Figura 5 representa as variações da diferença entre dois valores de design de lente de outro critério de avaliação exemplar em relação à largura da potência para valores de iso-potência em pontos de uma zona situada lateralmente a um sentido da linha do meridiano 11, onde um valor de adição especificado é alcançado ao longo da linha 13, no mesmo valor de ALPHA para uma variação de 0,50 diopters (ponto F e I da figura 2, na linha 13), para um eixo do cilindro de zero e um acréscimo de 1,5 diopters. Os resultados são apresentados de acordo com a escala de 50.
[56] A Figura 6 representa a variação da diferença entre dois valores de design de lente de outro critério de avaliação exemplar em relação à largura de potência para valores de iso-potência em pontos em uma zona situada lateralmente à região de visão à distância para uma variação de 0,25 diopters (pontos D e E da figura 2, na linha 12), onde o eixo do cilindro é de 90° e a adição é 2,5 diopters. Uma zona 65 é de interesse particular. Pode-se ver que a diferença do referido critério de avaliação é muito importante para a prescrição de uma zona correspondente à curva básica de 1,75 diopters. De acordo com uma modalidade, o designer de lente vai usar essas informações para otimizar o segundo design da referida zona, a fim de obter um valor rela- tivamente uniforme da largura de potência para valores de iso-potência entre os pontos D e E na faixa de prescrição total.
[57] A Figura 7 mostra um diagrama em bloco esquemático ressaltando as etapas de um método de acordo com a presente invenção, onde os dados de entrada são a escolha de um primeiro design D1, etapa 101, a escolha de um segundo design D2, etapa 102, a escolha do tipo de análise, A S, etapa 103, de acordo com a prescrição escolhida e, opcionalmente, parâmetros de particularidade de design. Outros dados de entrada são a escolha de um critério de personalização C1, etapa 107 e C2, respectivamente, etapa 109 para o primeiro e segundo design. Condições de uso W1, W2, como envoltório, ângulo pantoscópico também podem ser introduzidas para cada design nas etapas 111 e 113.
[58] Os gráficos de seleção D1SC, etapa 103, D2 SC, etapa 104, respectivamente o primeiro e o segundo design são levados em conta, de modo a definir um gráfico de seleção D1 D2 SC, na etapa 105, adequado para ambos os designs.
[59] A prescrição e, opcionalmente, domínio de particularidade de design para a prescrição escolhida e, opcionalmente, parâmetros de particularidade de design é definidos e combinados de modo a obter uma amostra representativa de coordenadas dentro da prescrição e, opcionalmente, domínio de particularidade de design. O cálculo do critério de avaliação é feito na etapa 106, CALC, compreendendo as etapas 108, 110, onde o cálculo das características óticas das lentes L1, L2 de acordo com critérios de personalização C1, C2, e condições de uso W1, W2 respectivamente do primeiro e segundo design são feitas, medidas 112, 114, onde os critérios de avaliação A D1-, A-D2 são calculados para cada design e combinados graças a uma função de comparação COMP, etapa 115. O referido cálculo é feito para a combinação de coordenadas da prescrição e, opcionalmente, domínio de particularidade de design.
[60] Uma escala de avaliação, SCA, é determinado na etapa 116, de modo a otimizar a visualização dos resultados. A referida escala pode ser definida por exemplo, de modo a cobrir um intervalo entre os valores máximos e mínimos de COMP (A-D1, A-D2). Os resultados são exibidos na etapa 117, DISP, por exemplo, de acordo com o gráfico de seleção D1 D2 SC, ou uma zona do referido gráfico de seleção, e os valores de COMP (A-D1, A-D2) são visualizados em conformidade, usando, por exemplo, um gráfico colorido. O usuário pode então facilmente levar em conta as informações visualizadas para comparar os dois desenhos de lentes e, por exemplo, também pode usar essas informações para otimizar um dos dois designs. A invenção foi descrito acima, com a ajuda de modalidades, sem limitação do conceito inventivo geral, em especial os vários critérios de avaliação podem ser escolhidos, e inúmeros recursos de todos os tipos de lentes oftálmicas de óculos podem ser avaliados de acordo com a presente invenção.

Claims (10)

1. Método implementado por meio de computador para otimizar um design de lente oftálmica, o método compreendendo a avaliação de pelo menos uma característica ótica selecionada de um design de lente oftálmica sobre uma prescrição e, opcionalmente, domínio de particularidade de design, caracterizado pelo fato de compreender as etapas de: selecionar uma prescrição e, opcionalmente, conjunto de parâmetros de particularidade de design compreendendo uma pluralidade de parâmetros de prescrição na lista consistindo em potência esférica (SPH), potência cilíndrica (CYL) , eixo de cilindro (AXE), potência de adição (ADD) com a ressalva de que a lente oftálmica é uma lente de adição progressiva (PAL) e selecionar uma prescrição e opcionalmente faixa de particularidade de design para cada prescrição selecionada e, opcionalmente, parâmetros de particularidade de design, a fim de definir a prescrição e, opcionalmente, domínio de particulari-dade de design; combinar a prescrição e, opcionalmente, domínio de par-ticularidade do design, a fim de obter uma amostra representativa de coordenadas dentro da prescrição e, opcionalmente, domínio de particularidade de design e assim fornecer uma pluralidade de coordenadas de combinação onde cada coordenada consiste em uma série de valores de prescrição selecionados e, opcionalmente, parâmetros de particularidade de design dentro de sua prescrição e, opcionalmente, faixa de particularidade de design; fornecer um critério de avaliação para a característica ótica selecionada do design de lente oftálmica; calcular o valor de critério de avaliação para cada coordenada articulada de combinação da etapa b); fornecer, utilizando uma interface gráfica, uma representação visual dos valores de critério de avaliação sobre a prescrição e, opcionalmente, domínio de particularidade de design; e em que, para otimizar o design de uma lente oftálmica, o método compreende ainda as etapas de: fornecer um dado design de lente oftálmica; e - modificar um parâmetro do dado design de modo a fornecer um design modificado e comparar o design modificado com o dado design e avaliar o design modificado, graças a dita avaliação realizada nas etapas a) a e).
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a lente oftálmica é uma PAL e a prescrição e opcionalmente conjunto de parâmetro de particularidade da etapa a) compreende ainda um parâmetro de particularidade de design escolhido na lista consistindo em coeficiente olho-cabeça, comprimento do canal de progressão, inserção, repartição de adição entre a face frontal e a face traseira da lente.
3. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o critério de avaliação é uma função de um parâmetro ótico de lentes inteiras e o referido parâmetro ótico de lentes inteiras é escolhido na lista consistindo em potência ótica, astigmatismo, astigmatismo resultante, eixo de astigmatismo, gradiente de potência ótica, gradiente de astigmatismo, gradiente de astigmatismo resultante e onde o referido parâmetro ótico de lentes inteiras é determinado de acordo com pelo menos uma dada direção de observação, escolhida, por exemplo, na lista consistindo em direção de visão distante passando através do ponto de referência de distância, direção de visão próxima passando através do ponto visual próximo, direção passando através da angular linha meridiana para um dado valor de adição alcançado, direções passando através da região de visão a distância, direções passando através da região de visão próxima, direções passando através da região de progressão.
4. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o critério de avaliação é uma função de um parâmetro de superfície de lente e o referido parâmetro de superfície de lente é escolhido na lista consistindo em valor de esfera, valor de cilindro, gradiente de valor de esfera, gradiente de valor de cilindro e onde o referido parâmetro de superfície de lente é determinado de acordo com pelo menos um dado ponto de superfície, escolhida, por exemplo, na lista consistindo em centro geométrico, ponto de referência de prisma, ponto de referência de distância, ponto visual próximo, ponto de referência de design, pontos dentro da zona de visão a distância, pontos dentro da região de visão próxima, pontos dentro da região de progressão.
5. Método, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que a função é escolhida na lista consistindo em função de identidade, função média, função média quadrada, função média ponderada, valor de campo entre duas direções de observação ou entre dois pontos de superfície, área onde o parâmetro de avaliação é compreendido entre valores limiares, funções binárias SIM ou NÃO, função de comparação com outro design, funções complexas, funções fornecidas por um sistema expert ou uma combinação dos mesmos.
6. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a representação visual consiste na visualização da variação do critério de avaliação sobre a prescrição e opcionalmente domínio de particularidade de design da etapa a) ou sobre uma zona da referida prescrição e opcionalmente domínio de particularidade de design.
7. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende ainda as seguintes etapas: f) fazer representação sensorial de modo a obter um valor de avaliação com referência a uma escala de avaliação.
8. Método, de acordo com a reivindicação 6 e 7, caracterizado pelo fato de que a escala de avaliação é um gráfico colorido.
9. Método, de acordo com a reivindicação anterior, caracterizado pelo fato de que a modificação do parâmetro de design é repetida até alcançar um valor limiar, durante a prescrição e opcionalmente domínio de particularidade de design ou durante um sub-domínio do referido domínio para o referido parâmetro de design.
10. Mídia legível por computador, caracterizada pelo fato de carregar uma ou mais sequências de instruções para realizar o método como definido na reivindicação 1.
BRPI1013907-9A 2009-04-30 2010-04-22 Método implementado por meio de computador de avaliação pelo menos uma característica ótica e mídia legível por computador BRPI1013907B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP09305389A EP2246729A1 (en) 2009-04-30 2009-04-30 A method for assessing an optical feature of an ophthalmic lens design
EP09305389.0 2009-04-30
PCT/EP2010/055377 WO2010124991A1 (en) 2009-04-30 2010-04-22 A method for assessing an optical feature of an ophthalmic lens design

Publications (3)

Publication Number Publication Date
BRPI1013907A2 BRPI1013907A2 (pt) 2016-10-11
BRPI1013907A8 BRPI1013907A8 (pt) 2018-08-14
BRPI1013907B1 true BRPI1013907B1 (pt) 2020-07-14

Family

ID=41060036

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1013907-9A BRPI1013907B1 (pt) 2009-04-30 2010-04-22 Método implementado por meio de computador de avaliação pelo menos uma característica ótica e mídia legível por computador

Country Status (6)

Country Link
US (1) US8870375B2 (pt)
EP (2) EP2246729A1 (pt)
JP (1) JP5738276B2 (pt)
CN (1) CN102439511B (pt)
BR (1) BRPI1013907B1 (pt)
WO (1) WO2010124991A1 (pt)

Families Citing this family (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US9164295B2 (en) * 2010-10-06 2015-10-20 Shamir Optical Industry Ltd. Vision prescription, measuring method and measuring apparatus, and a lens production method
DE102012000390A1 (de) * 2012-01-11 2013-07-11 Rodenstock Gmbh Brillenglasoptimierung mit individuellem Augenmodell
US10613347B2 (en) 2012-01-11 2020-04-07 Rodenstock Gmbh Population of an eye model for optimizing spectacle lenses with measurement data
EP2752703A1 (en) * 2013-01-07 2014-07-09 ESSILOR INTERNATIONAL (Compagnie Générale d'Optique) Ophthalmic lens having at least a stable zone
US20140240470A1 (en) * 2013-02-28 2014-08-28 Codi Comercio Design Industrial, Lda Method, system and device for improving optical measurement of ophthalmic spectacles
BR112016025896B1 (pt) * 2014-05-12 2022-04-19 Essilor International Sistemas e métodos para o fornecimento de lentes oftálmicas corretivas de alta resolução
CN107077008B (zh) * 2014-05-15 2019-11-19 依视路国际公司 用于修改眼科镜片表面的屈光功能的方法
EP3037869A1 (en) * 2014-12-23 2016-06-29 Essilor International (Compagnie Generale D'optique) A method for comparing a first ophthalmic lens with a second ophthalmic lens
WO2018071042A1 (en) 2016-10-14 2018-04-19 Carl Zeiss Vision International Gmbh Reduced distortion spectacle lens
FR3059436B1 (fr) * 2016-11-28 2019-01-25 Laure PICHEREAU-BASLE Procede et dispositif de bilan intermediaire d’une optique
EP3548961A1 (en) * 2016-11-30 2019-10-09 Essilor International A method for providing a selection chart of non-prescription ophthalmic lenses
DE102017007975B4 (de) 2017-01-27 2018-12-27 Rodenstock Gmbh Computerimplementiertes Verfahren, Vorrichtung und Computerprogrammerzeugnis für die Belegung eines Augenmodells zur Optimierung von Brillengläsern mit Messdaten
CN106901685B (zh) * 2017-03-06 2019-01-22 云视野(北京)科技有限公司 一种获取屈光度的方法、装置及电子设备
EP3454110B1 (en) * 2017-09-11 2022-10-05 Rupp + Hubrach Optik GmbH Progressive addition lens and method for manufacturing thereof
US10007128B1 (en) * 2017-10-02 2018-06-26 Carl Zeiss Vision International Gmbh Method and device for establishing a target design
EP3717963A1 (en) 2017-11-30 2020-10-07 Essilor International Set of ophthalmic lenses
DE102018115412B4 (de) * 2018-06-27 2023-08-03 Carl Zeiss Vision International Gmbh Computerimplementiertes Verfahren, Datenverarbeitungssystem zum Erzeugen eines Zieldesigns sowie Computerprogramm, Speichermedium mit Instruktionen zum Erzeugen eines Zieldesigns, Verfahren zum Bereitstellen eines Brillenglases, Speichermedium mit einer numerischen Darstellung eines Brillenglases und Verfahren zum Herstellen eines Brillenglases

Family Cites Families (19)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3960442A (en) * 1974-08-05 1976-06-01 American Optical Corporation Ophthalmic lens series
JP4425350B2 (ja) * 1996-04-04 2010-03-03 カール・ツァイス・ヴィジョン・オーストラリア・ホールディングス・リミテッド プログレッシブレンズ要素及びその設計方法並びに使用方法
DE19701312A1 (de) * 1997-01-16 1998-07-23 Zeiss Carl Fa Brillenglas mit sphärischer Vorderseite und multifokaler Rückseite, sowie Verfahren zu seiner Herstellung
CA2386062A1 (en) * 1999-10-01 2001-04-12 Sola International Holdings Ltd. Progressive lens
GB2393409B (en) * 2000-07-05 2004-09-15 Pentax Corp Supplying method of spectacle lenses
DE10313275A1 (de) * 2003-03-24 2004-10-14 Rodenstock Gmbh Verfahren zum Berechnen eines individuellen Progressivglases
GB2423839A (en) 2005-02-28 2006-09-06 Spelthorne Borough Council Method of assessing energy efficiency of buildings
EP1727088A1 (en) 2005-05-25 2006-11-29 Thomson Licensing Method for assessing image quality
US8434025B2 (en) * 2005-11-15 2013-04-30 Carl Zeiss Vision Australia Holdings Limited Ophthalmic lens design and/or dispensing
FR2895092B1 (fr) * 2005-12-16 2008-02-29 Essilor Int Procede de determination d'une lentille ophtalmique.
EP1998661A4 (en) 2006-03-22 2010-12-15 Univ Missouri APPARATUS AND METHOD FOR EVALUATING VISUAL NEUTRALIZATION
EP3627497A1 (en) 2006-04-03 2020-03-25 Vocollect, Inc. Methods and systems for assessing and improving the performance of a speech recognition system
US20070269557A1 (en) 2006-05-19 2007-11-22 Hannaford Licensing Corp. Method and system for assessing, scoring, grouping and presenting nutritional value information of food products
FR2911696B1 (fr) * 2007-01-24 2009-10-30 Essilor Int Verre ophtalmique progressif a inset personnalise.
US7970175B2 (en) 2007-04-30 2011-06-28 Delphi Technologies, Inc. Method and apparatus for assessing head pose of a vehicle driver
JP5088030B2 (ja) 2007-07-26 2012-12-05 ヤマハ株式会社 演奏音の類似度を評価する方法、装置およびプログラム
EP2034468A1 (en) 2007-09-05 2009-03-11 Nederlandse Organisatie voor toegepast- natuurwetenschappelijk onderzoek TNO Method for assessing the performance of a motion simulator and performance indicator obtained with such method
DE602007012541D1 (de) 2007-09-05 2011-03-31 Whirlpool Co Verfahren zur raschen Kalkulation der in eine Waschmaschine mit Wasserrezirkulationssystem zu ladenden Wassermenge und zur Ausführung dieses Verfahrens geeignete Waschmaschine
JP5037625B2 (ja) * 2007-10-10 2012-10-03 Hoya株式会社 累進屈折力レンズの製造方法

Also Published As

Publication number Publication date
US8870375B2 (en) 2014-10-28
BRPI1013907A8 (pt) 2018-08-14
US20120188504A1 (en) 2012-07-26
CN102439511A (zh) 2012-05-02
EP2425293A1 (en) 2012-03-07
JP5738276B2 (ja) 2015-06-24
BRPI1013907A2 (pt) 2016-10-11
WO2010124991A1 (en) 2010-11-04
EP2246729A1 (en) 2010-11-03
EP2425293B1 (en) 2017-11-01
CN102439511B (zh) 2014-01-29
JP2012525599A (ja) 2012-10-22

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1013907B1 (pt) Método implementado por meio de computador de avaliação pelo menos uma característica ótica e mídia legível por computador
US10973407B2 (en) Method for determining an ophthalmic lens having unwanted astigmatism
CN108139603B (zh) 确定眼科镜片的三维性能的方法、计算眼科镜片的相关方法
ES2950282T3 (es) Optimización de lentes oftálmicas con un modelo de ojo individual
JP6675317B2 (ja) 装用者に、カスタマイズされた眼科用累進眼鏡レンズを提供する方法
JP6845795B2 (ja) 装用者に適合された光学レンズのレンズ設計を決定する方法
BRPI0821398B1 (pt) Método de selecionar uma lente oftálmica semi-acabada, método de calcular um sistema óptico de uma lente oftálmica e método de fabricação de lente oftálmica
BR112017009947B1 (pt) Método para a fabricação de uma lente oftálmica de óculos, pela fabricação de um vidro de lente de acordo com um sistema óptico
KR102001808B1 (ko) 눈의 보다 고차의 수차를 고려하여 프로그레시브 렌즈를 위한 개선된 설계를 결정하기 위한 방법
CA2827310A1 (en) A method for determining target optical functions
US11543682B2 (en) Method for evaluating an ophthalmic lens; associated evaluation system and industrial assembly for manufacturing an ophthalmic lens
KR20150081288A (ko) 안과용 렌즈의 광학 파라미터 결정 방법
CN105339833A (zh) 用于确定镜片验光单的方法和系统
Doll et al. Which feature influences on-eye power change of soft toric contact lenses: Design or corneal shape?
US20210117588A1 (en) Computer-implemented method, data processing system for producing a target design and computer program, storage medium having instructions for producing a target design, method for providing a spectacle lens, storage medium having a numerical representation of a spectacle lens and method for manufacturing a spectacle lens
JP6581192B2 (ja) 累進型眼科用レンズ
ES2967252T3 (es) Ajuste de las refracciones subjetiva y objetiva
KR20180063884A (ko) 근시 및 노안 착용자를 위한 안과용 누진 가법 렌즈 및 그러한 렌즈를 제공하는 방법
JP6979765B2 (ja) 光学表面を最適化する方法
KR20150083860A (ko) 안과용 렌즈의 실현 가능성 결정 방법
US20230236437A1 (en) Pair of optical element for augmented reality equipment
US10859855B2 (en) Method for providing an ophthalmic lens to a wearer

Legal Events

Date Code Title Description
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: ESSILOR INTERNATIONAL (FR)

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 14/07/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 13A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2719 DE 14-02-2023 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.