BRPI0821398B1 - Método de selecionar uma lente oftálmica semi-acabada, método de calcular um sistema óptico de uma lente oftálmica e método de fabricação de lente oftálmica - Google Patents

Método de selecionar uma lente oftálmica semi-acabada, método de calcular um sistema óptico de uma lente oftálmica e método de fabricação de lente oftálmica Download PDF

Info

Publication number
BRPI0821398B1
BRPI0821398B1 BRPI0821398-4A BRPI0821398A BRPI0821398B1 BR PI0821398 B1 BRPI0821398 B1 BR PI0821398B1 BR PI0821398 A BRPI0821398 A BR PI0821398A BR PI0821398 B1 BRPI0821398 B1 BR PI0821398B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
lens
ophthalmic lens
fact
frame
semi
Prior art date
Application number
BRPI0821398-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Frédéric Dubois
Cécile Pietri
Pauline Colas
David Freson
Original Assignee
Essilor International
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=39200042&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0821398(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Essilor International filed Critical Essilor International
Publication of BRPI0821398A2 publication Critical patent/BRPI0821398A2/pt
Publication of BRPI0821398A8 publication Critical patent/BRPI0821398A8/pt
Publication of BRPI0821398B1 publication Critical patent/BRPI0821398B1/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G02OPTICS
    • G02CSPECTACLES; SUNGLASSES OR GOGGLES INSOFAR AS THEY HAVE THE SAME FEATURES AS SPECTACLES; CONTACT LENSES
    • G02C13/00Assembling; Repairing; Cleaning
    • G02C13/003Measuring during assembly or fitting of spectacles
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B29WORKING OF PLASTICS; WORKING OF SUBSTANCES IN A PLASTIC STATE IN GENERAL
    • B29DPRODUCING PARTICULAR ARTICLES FROM PLASTICS OR FROM SUBSTANCES IN A PLASTIC STATE
    • B29D11/00Producing optical elements, e.g. lenses or prisms
    • B29D11/00009Production of simple or compound lenses
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B29WORKING OF PLASTICS; WORKING OF SUBSTANCES IN A PLASTIC STATE IN GENERAL
    • B29DPRODUCING PARTICULAR ARTICLES FROM PLASTICS OR FROM SUBSTANCES IN A PLASTIC STATE
    • B29D11/00Producing optical elements, e.g. lenses or prisms
    • B29D11/00951Measuring, controlling or regulating

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Ophthalmology & Optometry (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Manufacturing & Machinery (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Optics & Photonics (AREA)
  • Eyeglasses (AREA)

Abstract

método de selecionar uma lente oftálmica semi-acabada, método de calcular um sistema óptico de uma lente oftálmica e método de fabricação de lente oftálmica um método de selecionar uma lente oftálmica semi-acabada 5 de acordo com uma armação de óculos dadas compreendendo as etapas de: fornecer os dados de base de face frontal da armação de óculos; fornecer uma lista de lentes oftálmicas semi-acabadas com uma pluralidade de bases de face frontal, selecionar da lista de lentes oftálmicas semiacabadas a lente oftálmica semi-acabada cuja base frontal é a mais próxima da base frontal da armação de óculos.

Description

“MÉTODO DE SELECIONAR UMA LENTE OFTÁLMICA SEMI-ACABADA, MÉTODO DE CALCULAR UM SISTEMA ÓPTICO DE UMA LENTE OFTÁLMICA E MÉTODO DE FABRICAÇÃO DE LENTE OFTÁLMICA”
A invenção refere-se a um método de selecionar uma lente oftálmica semi-acabada de acordo com uma armação de óculos dada.
Convencionalmente, lentes de óculos são fabricadas por solicitação de acordo com especificações intrínsecas a usuários individuais. Entretanto, lentes são comumente fabricadas utilizando um número limitado de modelos de lentes semi-acabadas. Um modelo de lente semi-acabada tem uma face frontal e uma face traseira.
Na armação da presente invenção e de acordo com ISO Padrão 13666: 1998 (E/P) (Ophthalmic optics - Spectacle lenses - Vocabulary), a curvatura da face frontal é denominada uma “curva de base”.
A face frontal de um modelo de lente semi-acabada é normalmente destinada a ser a superfície frontal final da lente final e a outra face é usinada de modo que o sistema óptico da lente final se adapte às prescrições oftálmicas do usuário. Alguma usinagem secundária da face frontal pode ocorrer, porém sem modificar sua curvatura.
Modelos de lente semi-acabada são normalmente obtidos por moldagem por injeção ou por fundição em moldes. Também podem ser produzidos por usinagem de um modelo.
Os fabricantes produzem, tipicamente, uma série de modelos de lentes semiacabadas, cada tendo sua própria curva de base. Essa “série de curva de base” é um sistema de modelos de lente semi-acabada que as faces frontais aumentam incrementalmente em curvatura (por exemplo, + 0.50 D, + 2.00 D, + 4.00 D, e assim por diante).
A superfície frontal de um modelo de lente semi-acabada de uma série de curva de base serve como o ponto de partida a partir do qual a superfície óptica da superfície traseira será calculada e a lente final ser fabricada de acordo com a prescrição de um usuário (ou potência focal).
As superfícies frontais dos modelos de lente semi-acabada de uma “série de curva de base” podem ser esferas, superfícies asféricas, superfícies de adição progressiva.
Com relação a um exemplo, lentes de adição progressiva (PAL) podem ser fabricadas graças a modelos de lente semi-acabada com superfícies frontais esféricas ou asféricas e a superfície de adição progressiva é usinada para formar a face traseira da lente final. Também podem ser fabricadas graças a modelos de lente semi-acabada com superfícies de adição progressiva e a face traseira do modelo é usinada de modo a formar uma superfície esférica ou tórica. Também é possível fabricar lente progressiva graças a modelos de lente semi-acabada com superfícies de adição progressiva e usinar a face traseira do modelo de lente de modo a obter uma segunda superfície de adição progressiva e fornecer PAL “de adição dual”.
Petição 870180163839, de 17/12/2018, pág. 5/12
Cada curva de base em uma série é convencionalmente utilizada para produzir uma gama de prescrição, como especificado pelo fabricante. Os fabricantes utilizam gráficos de seleção de curva de base que fornecem as faixas de prescrição recomendadas para cada curva de base na série. Um exemplo de um gráfico de seleção de curva de base típico é revelado no documento de patente US 6.948.816 onde a série de curva de base das figuras 23 A a C compreende cinco curvas base. O gráfico de seleção indica a curva de base exclusiva a ser escolhida de acordo com uma dada prescrição como uma função da potência esférica SPH e da potência cilíndrica CYL para curar uma visão astigmática. O gráfico de seleção revelado refere-se às lentes de adição progressiva (PAL) nas quais uma potência muda continuamente entre uma porção de distância e uma porção perto. O mesmo tipo de gráfico de seleção é amplamente utilizado para todo tipo de lentes oftálmicas como, por exemplo, lentes únicas (esféricas e/ou tóricas), lentes bifocais, lentes asféricas, PAL.
A tendência comum é limitar o número de curvas base de uma série de curva de base para minimizar o número de molde, os custos de estocar e exigências de inventário. Uma série de curvas base padrão compreende um número menor ou igual a vinte curvas base, como, por exemplo, igual ou menor ou igual a dez, e preferivelmente cinco a oito curvas base.
Normalmente, uma pessoa necessita usar óculos e com uma prescrição preenchida por um oftalmologista ou por outro profissional autorizado a cuidar dos olhos, vai até uma ótica. O oculista ou o fornecedor de lentes, com base na prescrição acima mencionada, determina primeiramente as lentes semi-acabadas que se adequam melhor à prescrição e, em um segundo momento, aconselha o futuro usuário a escolher uma armação de óculos entre uma escolha limitada de armações adaptadas ao par de lentes.
Normalmente, a seleção da lente semi-acabada se baseia nos critérios ópticos, como a prescrição de usuário, conforto óptico e o parâmetro medido da armação de óculos são utilizados para as etapas de fazer borda e chanfro.
No sentido da invenção uma etapa de cortar as lentes de acordo com um formato de armação de óculos é denominada “fazer borda” e uma etapa de formar um chanfro em uma borda externa da lente é denominada “chanfro.”
Alguns usuários futuros de óculos são incitados a escolher a armação que fica melhor em vez do par de lentes que se adequam melhor a sua prescrição. Esses futuros usuários podem ficar desse modo frustrados ao serem propostos uma escolha limitada de armações.
A presente invenção tem como objetivo melhorar a situação.
Para essa finalidade, a presente invenção propõe um método de selecionar uma lente oftálmica semi-acabada, de acordo com uma armação de óculos dada, compreendendo as etapas de:
Fornecer os dados de base da face frontal de armação de óculos
Fornecer uma lista de lentes oftálmicas semi-acabadas com uma pluralidade de bases de face frontal,
Selecionar da lista de lentes oftálmicas semi-acabadas a lente oftálmica semiacabada cuja base frontal é a mais próxima a partir da base frontal da armação de óculos.
Será desse modo entendido que, ao contrário da abordagem da técnica anterior, a armação escolhida é um dado de entrada do método, enquanto a lente apropriada é um dado de saída.
O usuário futuro pode escolher a armação que fica melhor e o fornecedor de lentes é capaz de selecionar uma apropriada que se adeque tanto à prescrição do usuário como a escolha de armação.
De acordo com outro aspecto, a invenção refere-se a um método de calcular um sistema óptico (OS) de uma lente oftálmica, de acordo com uma armação de óculos dada compreendendo as etapas de:
Fornecer dados de usuário,
Selecionar uma lente oftálmica semi-acabada de acordo com o método de seleção da invenção,
Otimização do sistema óptico (OS), de acordo pelo menos com o critério que consiste nos dados de usuário, de modo a gerar pelo menos uma segunda superfície óptica diferente da superfície frontal da lente oftálmica.
De acordo com modalidades adicionais que podem ser consideradas individualmente ou em combinação:
Durante a etapa de otimização parâmetro de fazer borda é gerado;
Antes da etapa de otimização o método compreende ainda uma etapa de fornecer dados de capacidade de deformação da armação de óculos, e a etapa de otimização compreende ainda uma etapa de otimização de parâmetro de fazer borda de acordo pelo menos com o critério que consiste em dados geométricos e de capacidade de deformação da lente de óculos e dados de usuário;
Os dados geométricos da armação de óculos incluem a curva Ci em dioptria da superfície frontal de uma lente de óculo, os dados de capacidade de deformação da armação de óculos incluem o coeficiente de capacidade de deformação C4 em dioptria da lente de óculos, a base de superfície frontal corresponde a uma curva em dioptria, e o parâmetro de fazer borda inclui pelo menos um chanfro calculado referente: |Cb - Cf|<Cd, com Cb a curva do chanfro em dioptria;
O chanfro é calculado com relação a uma borda da lente de óculos de acordo com um modo de desenho especificado e a curva do chanfro sendo:
Cb = Cf quando |C| - Cf|<Cd,
Cb = Cf - Cd quando |C| — Cf|>Cd, e Cf - Cf < 0
Cb = Cf + Cd quando |C, - Cf|>Cd e Cf - cf > 0;
Antes da etapa de otimização o método inclui ainda a etapa de fornecer um modo de fazer borda;
Pelo menos uma superfície óptica gerada é a superfície traseira da lente oftálmica;
Pelo menos uma superfície óptica gerada é uma superfície de camada entre a superfície frontal e traseira da lente oftálmica de óculos;
O critério de otimização compreende ainda o índice de refração do sistema óptico (OS);
Os dados geométricos são obtidos por medir uma armação de óculos;
Os dados geométricos são obtidos a partir de uma base de dados de armação de óculos;
Os dados geométricos compreendem parâmetros de contorno e um formato de referência;
Os dados geométricos compreendem dados tridimensionais da armação de óculos;
Os dados geométricos compreendem dados bidimensionais da armação de óculos e dados de curva da armação de óculos;
Os dados geométricos compreendem um dado de contorno interno do aro da armação de óculos;
Os dados geométricos da lente de óculos compreendem ainda dados geométricos da face frontal da lente de óculos;
O critério de otimização compreende ainda a espessura da lente de óculos;
A lente oftálmica é uma lente oftálmica progressiva;
A lente oftálmica é uma lente oftálmica monofocal;
A lente oftálmica é uma lente oftálmica multifocal;
O sistema óptico (OS) é identificado por uma função óptica (OF), pelo menos duas superfícies ópticas compreendem uma primeira superfície óptica (S1) definida por uma primeira equação (ES1) e uma segunda superfície (S2) definida por uma segunda equação (ES2), a etapa de otimização compreende ainda:
- uma etapa de geração (GEN), na qual um sistema óptico virtual (VOS) é utilizado para gerar uma função virtual (VOF);
- uma etapa de modificação (MOD),a qual a função virtual (VOF) é modificada de modo a obter a função (OF);
- uma etapa de cálculo (CAL), na qual a segunda equação (ES2) é calculada a partir da função (OF), e a primeira equação (ES1).
De acordo com outro aspecto, a invenção refere-se a um método de fabricação de lente oftálmica compreendendo as etapas de:
receber dados geométricos de uma armação de óculos, receber um sistema óptico (OS) de um dado de lente oftálmica calculado utilizando um método de acordo com a invenção, fabricar a lente oftálmica calculada.
O cálculo pode ser feito no lado de fabricante e o recebimento pode ser um recebimento interno.
De acordo com modalidades adicionais que podem ser consideradas individualmente ou em combinação:
armação de óculos é selecionada em um lado de pedido de lente e os dados geométricos são transmitidos para um dispositivo de computação instalado em um lado de fabricante de lente onde as etapas de cálculo são processadas;
a armação de óculos é selecionada em um lado de pedido de lente e após ser fabricada em um lado de fabricante de lente, a lente oftálmica é transmitida para o lado de pedido com parâmetros de fazer borda;
a armação de óculos é selecionada em um lado de pedido de lente e após ser fabricada em um lado de fabricante de lente, a lente oftálmica é com borda e a lente oftálmica com borda é enviada para o lado do pedido;
a lente de óculos fabricada quando com borda, é encaixada na armação de óculos selecionada.
A invenção também se refere a um método de encomendar lentes oftálmicas compreendendo as etapas de:
selecionar uma armação de óculos, encomendar em um fabricante de lentes uma lente oftálmica fabricada de acordo com a invenção, encaixar a lente oftálmica com borda na armação de óculos selecionado.
O método de encomendar pode compreender ainda uma etapa de fazer borda da lente oftálmica feia no lado de pedido.
De acordo com outro aspecto, a invenção refere-se a um produto de programa de computador que compreende uma ou mais seqüências de instruções armazenadas que é acessível a um processador e que, quando executada pelo processador, faz com que o processador realize pelo menos uma das etapas de pelo menos um do método de acordo com a invenção.
A invenção também se refere a um meio legível por computador que contém uma ou mais seqüências de instruções do programa de computador de acordo com a invenção.
A menos que especificamente mencionado de outro modo, a seção transversal de um aro de uma armação de óculos deve ser entendida como de acordo com um plano que compreende o centro baricêntrico do aro da armação de óculos.
A menos que especificamente mencionado de outro modo, a seção transversal de uma lente oftálmica deve ser entendido como de acordo com um plano que compreende o centro baricêntrico da lente oftálmica.
A menos que especificamente mencionado de outro modo, a palavra “oculista” deve ser entendida também como um profissional que cuida dos olhos.
A menos que especificamente mencionado de outro modo, como evidente a partir das seguintes discussões, é reconhecido que em todas as discussões do relatório descritivo que utilizam termos como “computar”, “calcular”, “gerar” ou similares, se refere à ação e/ou processos de um computador ou sistema de computação, ou dispositivo de computação eletrônico similar, que manipulam e/ou transformam dados representados como físicos, como eletrônicos, quantidades nos registros e/ou memórias do sistema de computação em outros dados similarmente representados como quantidades físicas nas memórias, registros ou outros tais dispositivos de armazenagem de informações, transmissão ou display, do sistema de computação.
As modalidades da presente invenção podem incluir aparelhos para executar as operações da presente invenção. Esse aparelho pode ser especialmente construído para as finalidades desejadas, ou pode compreender um computador de propósito geral ou Processador de Sinais digitais (“DSP”) seletivamente ativado ou reconfigurado por um programa de computador armazenado no computador. Tal programa de computador pode ser armazenado em um meio de armazenagem legível por computador, como porém não é limitado a, qualquer tipo de disco incluindo discos flexíveis, discos ópticos, CD-ROMs, discos ópticosOmagnéticos, memórias somente de leitura (ROMs), memórias de acesso aleatório (RAMs), memórias somente de leitura eletricamente programáveis (EPROMs), memórias somente de leitura eletricamente apagáveis e programáveis (EEPROMs), cartões magnéticos ou ópticos, ou qualquer outro tipo de mídia apropriado para armazenagem de instruções eletrônicas, e capazes de serem acoplados a um barramento de sistema de computador.
Os processos e displays apresentados aqui não são inerentemente relacionados a nenhum computador ou outro aparelho específico, vários sistemas de propósito geral podem ser utilizados com programas de acordo com os ensinamentos da presente invenção, ou pode ser conveniente construir um aparelho mais especializado para executar o método desejado. A estrutura desejada para uma variedade desses sistemas aparecerá a partir da descrição abaixo. Além disso, modalidades da presente invenção não são descritas com referência a nenhuma linguagem de programação específica. Será reconhecido que uma variedade de linguagens de programação pode ser utilizada para implementar os ensinamentos da invenção como descrito aqui.
Modalidades não de limitação da invenção serão descritas agora com referência ao desenho em anexo, onde:
A figura 1 é a face frontal de uma armação de óculos de aro fechado;
As figuras 2a e 2b são seções transversais de dois tipos de aros de armação de óculos;
A figura 3 representa o contorno de uma lente oftálmica, antes e após fazer borda;
A figura 4 representa o contorno de uma lente adicional progressiva, antes e após fazer borda;
A figura 5 representa uma seção transversal de uma lente oftálmica com borda para encaixar em um aro de armação fechado;
As figuras 6 a 9 representam seções transversais de uma lente oftálmica encaixada em uma armação de óculos, o sistema óptico da lente oftálmica foi calculado de acordo com critérios diferentes.
Os elementos nas figuras são ilustrados para simplicidade e clareza e não foram necessariamente traçados em escala. Por exemplo, as dimensões de alguns dos elementos na figura podem ser exageradas em relação a outros elementos para ajudar a melhorar a compreensão das modalidades da presente invenção.
Na estrutura da invenção, os seguintes termos têm os significados indicados abaixo:
- Eixo geométrico óptico da lente de adição: direção perpendicular à face frontal da lente e que passa através do centro óptico ou PRP para lentes progressivas da última;
- região de visão de distância: região da lente que circunda o ponto de visão de distância, e na qual as características ópticas locais de potência óptica e de astigmatismo da lente são substancialmente idênticas àquelas no ponto de visão de distância;
- região de visão próxima: região da lente que circunda o ponto de visão próxima, e na qual as características ópticas locais de potência óptica e de astigmatismo da lente são substancialmente idênticos àquelas do ponto de visão próxima;
- adição de uma lente progressiva: diferença entre o valor de potência óptica da lente no ponto de visão próxima e aquele no ponto de visão de distância;
- características ópticas de uma lente: dados em potência óptica, astigmatismo, aberração, etc., referentes às modificações de um feixe de luz que passa através da lente;
- prescrição: conjunto de características ópticas de potência óptica, de astigmatismo e, onde relevante de adição, determinadas por um oftalmologista para corrigir os defeitos de visão de um indivíduo, por exemplo, por meio de uma lente posicionada na frente de seu olho. O termo “astigmatismo” é utilizado para indicar o par de dados formado por um valor de amplitude e um valor de ângulo. Embora isso seja um abuso de linguagem, também é às vezes utilizado para indicar a amplitude somente do astigmatismo. O contexto permite que aqueles versados na arte entendam qual uso do termo é pretendido. Dito em termos gerais, a prescrição para uma lente progressiva compreende valores de potência óptica e de astig matismo no ponto de visão de distância e, onde apropriado, um valor de adição;
- características de superfície de uma lente: dados geométricos referentes a uma face da lente, como valores de esfera média ou de cilindro, por exemplo;
- esfera média, indicada por D: (N-1) vezes a meia soma dos inversos dos dois raios de curvatura de uma superfície expressa em metro, indicados por R1 e R2, e determinados no mesmo ponto na última. Em outras palavras:
D = (N-1) x (1/R1+1/R2)/2, onde N é o índice de refração da lente, e
- cilindro, indicado C: (N-1) vezes o valor absoluto da meia diferença dos inversos dos dois raios de curvatura de uma superfície expressa em metro, determinado no mesmo ponto na última. Em outras palavras: C = (N-1 )x|1/R1 -1/R2|;
- “altura” é utilizado para definir uma lente ou uma dimensão de zona de lente correspondendo a um vertical quando a visão é horizontal;
- “largura” é utilizado para definir uma lente ou uma dimensão de zona de lente que corresponde à horizontal quando a visão é horizontal.
A figura 1 mostra uma representação de uma armação de óculos 10 e a posição das pupilas direita e esquerda do usuário na armação de óculos 10, que são respectivamente referenciadas D e G.
A figura mostra para a armação 10 o contorno da lente em linhas grossas 14, e em linhas finas os limites interno 16 e externo 18 da armação de óculos 10.
Um elemento, feito de plástico ou outro material, cujo contorno corresponde à parte inferior do entalhe da armação de óculos, é denominado o gabarito da armação de óculos. O gabarito é, portanto, o formato externo que a lente deve ter após recortada para encaixar na armação de óculos.
A letra B designa a altura total do gabarito determinada com o sistema De encaixotamento, isto é, de acordo com o padrão ISO8624 no sistema para a medição de armações de lentes. Essa altura corresponde à altura de um retângulo no qual a lente encaixa após ser recortada.
Um elemento que conecta os gabaritos direito e esquerdo da armação é denominado a ponte da armação de óculos, referenciada pela letra P na figura 1.
A meia-distância interpupilar direita PD e a meia-distância interpupilar esquerda PG se referem aproximadamente à metade da distância entre as duas pupilas do usuário. Para o encaixe de lentes progressivas, um oculista mede as duas meias-distâncias interpupilar PD e PG.
A meia-distância esquerda, respectivamente direita, é a distância entre o eixo geométrico vertical de simetria da armação e o centro da pupila esquerda, respectivamente direita.
Altura de encaixotamento direita HD, respectivamente altura de encaixotamento es querda HG, se refere à distância vertical entre a pupila direita, respectivamente ponto esquerdo e mais baixo da meia-armação direita, respectivamente altura esquerda.
Para o encaixe de lentes progressivas, o oculista pode medir as alturas DATUM referenciadas HDd e HGd na figura 1. Essas alturas de referência direita e esquerda são respectivamente as distâncias entre a pupila direita ou esquerda e a interseção direita ou esquerda entre uma linha vertical que passa através da pupila e armação em sua parte inferior.
As medições de distância interpupilar e de altura da pupila em relação à armação são realizadas para uma dada posição do usuário, a saber para o usuário olhando no infinito com sua cabeça reta.
Os aspectos de uma dada armação podem ser medidos na armação, utilizando um dispositivo conhecido na arte. Por exemplo, US-A-5 333 412 descreve um dispositivo que torna possível medir em 3 dimensões, o formato da parte inferior do entalhe da armação. O formato desse modo determinado então torna possível calcular a altura S.
Os aspectos de uma armação pode ser também fornecidos diretamente pelo fabricante de acordo com o modelo escolhido pelo usuário.
Utilizando os dados desse modo definidos, cada lente é recortada de tal modo que a cruz de encaixe CM de uma lente progressiva esteja situada na armação voltada para a pupila do olho correspondente, quando o usuário olha no infinito com sua cabeça reta.
Conseqüentemente, quando o usuário da armação olha no infinito com sua cabeça reta, sua visão passa através da lente na cruz de encaixe. É evidentemente possível, se a cruz de encaixe não for marcada na lente, utilizar o meio das micro-marcas para posicionar as lentes, após correção pela distância entre esse meio e a cruz de encaixe.
A menos que especificamente mencionado de outro modo, o método de acordo com a invenção pode aplicar-se a qualquer tipo de armação de óculos, por exemplo, armações de metal, armações de plástico, armações de combinação, armações sem semi-aro, armações Nylor, sem aro.
As figuras 2a e 2b mostram seções transversais de dois aros diferentes de armações de óculos.
O aro 20 na figura 2a tem um entalhe no formato de V 22, normalmente correspondendo à armação de óculos fechada de metal ou plástico. A lente a ser encaixada em tal armação de óculos fechada é chanfrada de modo a ter um chanfro no formato de A corres pondente (formato de V inverso).
O aro 20 na figura 2b tem um entalhe no formato de U 24, normalmente correspon dendo à armação de óculos sem semi-aro. A lente a ser encaixada em tal armação de óculos sem semi-aro é chanfrada de modo a ter um chanfro no formato de U correspondente e então encaixada na armação de óculos utilizando um fio de retenção.
A figura 3 mostra uma representação do contorno de uma lente oftálmica, antes e após fazer borda. Na figura, a linha fina corresponde ao contorno da lente antes de fazer borda; em um modo padrão, a lente tem um formato circular. A linha grossa corresponde ao contorno do gabarito da armação, que também é o contorno da lente após fazer borda a lente. Essa boda da lente seguida ou combinada com uma etapa de chanfro permite o encaixe subsequente da lente na armação de óculos.
A figura 3 mostra a largura total A do gabarito da armação e a altura total B desse gabarito, isto é, a largura e a altura do retângulo no qual a lente recortada encaixe. Como explicado acima, o posicionamento da lente na armação consiste em determinar a posição desejada da lente na armação, utilizando dados de posicionamento, por exemplo, pontos notáveis da lente.
Por exemplo, a cruz de encaixe da lente, o meio de micro-marcas marcadas na superfície da lente, ou também o centro óptico no caso de uma lente de visão única podem ser utilizados. Na figura 3, a cruz de encaixe ou centro óptico é marcado pela cruz referenciada CM.
Para uma lente que não tem uma simetria rotacional, também é necessário realizar um posicionamento angular da lente na armação.
A figura 4 mostra esquematicamente uma lente de adição, antes de a última ter sido formada com borda em torno de um contorno C nas dimensões de uma armação. Na figura , os lados nasal e temporal da lente, respectivamente indicados por N e T, a linha meridiana LM, os pontos de visão de distância e visão próxima, respectivamente indicados por VL e VP, a inset In, e um ponto de referência de prisma (PRP) da lente, indicado por 0, são indicados.
A figura 5 mostra uma seção transversal de uma lente oftálmica com borda e chanfrada 100. Tal lente oftálmica apresenta uma face frontal 102, uma face traseira 104 e uma periferia externa 106.
A face traseira 104 é a face mais próxima ao olho do usuário quando a lente oftálmica é encaixada na armação. Normalmente a face traseira 104 é côncava e a face frontal 102 é convexa.
A periferia externa 106 é precedida durante as etapas de fazer borda e chanfro. Como representado na figura 5 a periferia externa apresenta meio de encaixe, nesse caso um chanfro 108. Como discutido anteriormente, a geometria do chanfro, em particular sua posição e formato, depende da armação de óculos na qual a lente oftálmica deve ser encaiχαΗθ
Opcionalmente, a periferia externa da lente pode apresentar um contra chanfro de face frontal 110 e um contra chanfro de face traseira 112.
A presente invenção refere-se a um método de selecionar uma lente oftálmica se mi-acabada de acordo com uma armação de óculos dada compreendendo as etapas de: fornecer os dados de base de face frontal de armação de óculos fornecer uma lista de lentes oftálmicas semi-acabadas com uma pluralidade de bases de face frontal, selecionar da lista de lentes oftálmicas semi-acabadas a lente oftálmica semiacabada cuja base frontal esteja mais próxima da base frontal da armação de óculos.
No sentido da invenção, a lente oftálmica final pode ser de qualquer tipo de lente conhecida, por exemplo, lente não colorida ou lente fotocrômica ou lente solar.
De acordo com uma modalidade da invenção a lente semi-acabada é selecionada de modo a ter o toro médio da face frontal da lente semi-acabada, expresso em índice de refração de 1,53, diferindo em menos de 0,5 Dioptria, preferivelmente menos de 0,2 Dioptria, mais preferivelmente menos de 0,1 Dioptria do toro médio da face frontal da armação de óculos, expresso em índice de refração de 1,53.
De acordo com uma modalidade da invenção, a lista de lentes oftálmicas semiacabadas pode ser obtida por um método para selecionar curvas de base para uma lente oftálmica de acordo com dados de prescrição dados compreendendo as etapas de:
- fornecer uma série de curva de base que consiste em uma pluralidade de curvas base;
- Calcular uma lente alvo de acordo com os dados de prescrição;
- selecionar, pelo menos para um parâmetro óptico e/ou um parâmetro geométrico, um valor limite para a diferença entre os valores de curvas de base e o valor de lente alvo do(s) parâmetro(s);
- determinar a lista das curvas de base da série de curva de base onde a diferença para o(s) parâmetro(s) é menor ou igual ao(s) valor(es) de limite selecionado(s).
De acordo com a presente invenção é graças à determinação de uma lista de curvas base possíveis para uma dada prescrição, uma curva de base adequada pode ser escolhida de modo a atender a critérios de customização.
Na estrutura da invenção, os seguintes termos têm os significados indicados abaixo:
- “curvatura” de uma superfície óptica é a curvatura em uma zona ou em um ponto específico da superfície. Se a superfície for esférica, a curvatura é constante e pode ser determinada em todo lugar. Se a superfície for uma superfície asférica de visão única, sua curvatura é normalmente medida ou determinada no centro óptico. Se a superfície for uma superfície de adição progressiva, sua curvatura é normalmente medida ou determinada no ponto de visão de distância. Os pontos acima mencionados são preferidos porém não pontos de limitação onde uma curvatura, de acordo com a presente invenção, pode ser medido ou determinado;
- uma “lente alvo” tem uma função óptica virtual de acordo com a prescrição de um usuário e com um desenho escolhido; e
- um “desenho é uma palavra amplamente usada conhecida da pessoa versada na arte para designar o conjunto de parâmetros que permite definir uma função óptica de um sistema óptico genérico; cada fabricante de lente oftálmica tem seus próprios desenhos, particularmente para lente asférica e para PAL. Como por exemplo, um “desenho” de lente progressiva resulta de uma otimização da superfície progressiva de modo a recuperar a capacidade de um presbíope de ver claramente em todas as distâncias porém também de respeitar de forma ótima todas as funções visuais fisiológicas como visão fóvea, visão extrafóvea, visão binocular e minimizar astigmatismos indesejados. Os “desenhos” de lente progressiva são testados através de experimentos clínicos rigorosos antes de serem comercializados.
De acordo com modalidades diferentes que podem ser combinadas:
- a lente alvo é calculada com uma face frontal de acordo com elipses Tscherning;
- um parâmetro selecionado é um parâmetro óptico escolhido na lista que compreende potência dióptrica, astigmatismo total, astigmatismo resultante;
- o método para calcular a diferença de um valor de parâmetro selecionado entre as curvas base e a lente alvo é escolhido na lista que compreende diferenças de raiz média quadrada (RMS), diferenças de pico para vale (PV), desvio padrão, diferenças de ponto a ponto;
- um parâmetro selecionado é um parâmetro óptico determinado em um ponto específico ou em uma zona da lente, como por exemplo, uma zona em torno do centro óptico ou ponto de referência de prisma (PRP);
- a lente é uma lente de adição progressiva e um parâmetro selecionado é um parâmetro óptico determinado em um local escolhido na lista que compreende uma zona de zona de visão distante, uma zona da zona de visão próxima, uma zona da zona de visão intermediária, pontos específicos da zona de visão distante, zona de visão próxima, zona de visão intermediária, linha de meridiano;
- a diferença dos valores do parâmetro óptico selecionado é expressa utilizando unidades de dioptria e onde o valor limite é compreendido entre 0,2 e 1 dioptria, como exemplo menor ou igual a 0,6 dioptria e/ou maior ou igual a 0,4 dioptria;
- um parâmetro selecionado é um parâmetro geométrico que é um valor de espessura em um ponto específico ou em uma zona da lente.
A invenção também se refere a um método de calcular um sistema óptico (OS) de uma lente oftálmica de acordo com uma armação de óculos dada. De acordo com uma modalidade da invenção tal método pode compreender as etapas de:
- fornecer dados de usuário;
- fornecer dados geométricos da armação de óculos;
- fornecer dados de capacidade de deformação da armação de óculos,
- selecionar uma lente oftálmica semi-acabada de acordo com o método de seleção da invenção,
- otimização do sistema óptico (OS) e parâmetro de fazer borda de acordo pelo menos com o critério que consiste nos dados do usuário, geométrico e de capacidade de deformação de modo a gerar pelo menos uma segunda superfície óptica diferente da superfície frontal da lente oftálmica e parâmetros de fazer borda.
No sentido da invenção, a lente oftálmica final pode ser de qualquer tipo de lente conhecida, por exemplo, lente não colorida ou lente fotocrômica ou lente solar.
No sentido da invenção, os dados geométricos incluem pelo menos dados de contorno e formato.
Os dados de contorno pode ser escolhidos de, porém não limitados a, lista que compreende:
- perímetro 3D de um da face da armação de óculos ou da parte inferior do entalhe,
- a distância em pelo menos um ponto entre a parte inferior do entalhe e uma das faces da armação de óculos.
Os dados de formato podem ser escolhidos de, porém não limitados a, lista que compreende:
- a tangente na superfície da face frontal da armação de óculos,
- uma representação digital 3D da armação de óculos,
- o toro médio, esfera, cilindro da face frontal da armação de óculos,
- ângulo diédrico,
- a representação digital 3D do perfil interior da armação de óculos,
- o ângulo de inclinação da armação de óculos.
De acordo com a invenção, os dados geométricos podem ser obtidos por medir uma armação de óculos dada utilizando um dispositivo de medição bem conhecido na arte. Vantajosamente, a precisão dos dados geométricos é aperfeiçoada. Realmente, embora as armações de óculos sejam produzidas com base em uma armação de referência, pequenas diferenças geométricas podem existir entre uma armação dada e a armação de referência.
Os dados geométricos podem ser também obtidos de uma base de dados de armação de óculos. Vantajosamente tal método é menos demorado.
Os dados geométricos podem ser também obtidos por uma combinação de medições e uso de uma base de dados.
De acordo com modalidade diferente da invenção, os dados geométricos podem compreender, porém não são limitados a:
- parâmetros de contorno efetivos e um formato de referência,
- dados tridimensionais da armação de óculos,
- dados bidimensionais da armação de óculos e dados de curva da armação de óculos,
- dados de perfil interno do aro da armação de óculos,
- dados geométricos da face frontal da armação de óculos.
De acordo com a invenção os dados de capacidade de deformação da armação de óculos incluem o coeficiente de capacidade de deformação Cd da lente de óculos.
O coeficiente de capacidade de deformação Cd pode ser pré-definido para materiais de cada armação ou pode ser definido de acordo com critérios estéticos especificados pelo usuário.
O coeficiente de capacidade de deformação pode ser expresso em dioptria, correspondendo à diferença entre o toro médio da armação de óculos quando deformado e o toro médio da armação de óculos quando não deformado, ambos expressos em índice de refração de 1,53.
De acordo com a invenção, os dados do usuário compreendem pelo menos os dados da prescrição do usuário, e também podem compreender elementos escolhidos da, porém não limitados à lista que compreende:
- PD monocular,
- altura de ponto de encaixe,
- ângulo pantoscópico,
- a escolha de um critério estético, por exemplo: “1:1”, “1:2”, “traçado de curva frontal”.
O “traçado de curva frontal” é um critério no qual o chanfro é formado de modo a ficar contíguo a superfície frontal da lente com a superfície frontal da armação de óculos.
O “1:1 é um critério no qual o chanfro é formado na borda externa da lente oftálmica em eqüidistância da face frontal e traseira da lente oftálmica.
O “1:2” é um critério no qual o chanfro é formado na borda externa da lente oftálmica de modo a ter a distância entre o chanfro e a face frontal da lente igual a 1/2 da distância entre o chanfro e a face traseira da lente.
De acordo com a invenção, os dados de prescrição podem incluir pouca ou nenhuma correção visual. Por exemplo, quando a lente oftálmica é uma lente solar, a prescrição pode compreender nenhuma correção de visão.
Além dos dados do usuário o método, de acordo com a invenção, pode compreender uma etapa de fornecer dados de customização. Os dados de customização podem ser escolhidos de, porém não limitados a, lista que compreende:
- o estilo de vida do usuário,
- a preferência do usuário,
- os hábitos do usuário.
A etapa de otimização do método de acordo com a invenção pode depender dos dados do usuário e dos dados de customização.
Dados de posicionamento podem ser utilizados para otimizar o sistema óptico. De acordo com a invenção, os “parâmetros de posicionamento” incluem pelo menos a posição 3D ou 2D de uma face da lente de acordo com o contorno de uma face da armação de óculos.
Os parâmetros de posicionamento podem ser escolhidos de, porém não limitados à lista que compreende:
Um parâmetro de 3D do chanfro da lente oftálmica,
A distância entre o chanfro da lente oftálmica e as superfícies de uma da face da lente oftálmica,
Estampagens que indicam o ponto de referência óptico em uma da superfície da lente óptica, por exemplo o PRP.
A etapa de otimização é descrita em maiores detalhes quando o sistema óptico é calculado de modo a posicionar a face frontal da lente oftálmica de acordo com a face frontal da lente de óculos, com o critério estético de “traçado de curva frontal” selecionado.
A etapa de otimização de acordo com a invenção compreende primeiramente a otimização de uma superfície óptica da lente oftálmica diferente da superfície frontal da lente oftálmica. A etapa de otimização também compreende a otimização dos parâmetros de fazer borda associados à lente semi-acabada e armação de óculos selecionados.
No sentido da invenção parâmetros de fazer borda incluem pelo menos a posição 2D ou 3D e formato do chanfro no perfil externo da lente oftálmica.
Os parâmetros incluem pelo menos um chanfro calculado referente: |Cb - Cf|<Cd, com Cb a curvatura do chanfro, Cf a curvatura da face frontal da armação de óculos, C| a curvatura da face frontal da lente oftálmica e Cd o coeficiente de capacidade de deformação da armação de óculos. O chanfro pode ser calculado com relação a uma borda da lente de óculos de acordo com um modo de desenho especificado e a curva do chanfro sendo:
Cb = Cf quando |C| - Cf|<Cd,
Cb = Cf — Cd quando |C| - Cf|>Cd, e Cf — Cf < 0
Cb = Cf + Cd quando |C| - Cf|>Cd e Cf - cf > 0
A etapa de otimização pode incluir gerar os parâmetros de fazer borda.
Durante a etapa de otimização do método de acordo com a invenção a superfície óptica gerada pode ser escolhida da lista que compreende:
- a superfície traseira da lente,
- uma superfície de dioptria entre a superfície frontal e traseira da lente.
O pedido WO 2007/017766 ensina um método ao ter uma primeira superfície de um sistema óptico calculando uma segunda superfície do sistema óptico de acordo com uma prescrição dada.
De acordo com o método revelado em WO 2007/017766 o sistema óptico (OS), por exemplo de uma lente oftálmica, é identificado por uma função óptica (OP), pelo menos duas superfícies ópticas compreendem uma primeira superfície óptica (S1), por exemplo a superfície frontal da lente oftálmica ou lente semi-acabada, definida por uma primeira equação (ES1) e uma segunda superfície (S2), por exemplo a superfície traseira da lente oftálmica, definida por uma segunda equação (ES2). O método revelado em WO 2007/017766 compreende ainda:
- uma etapa de geração (GEN), na qual um sistema óptico virtual (VOS) é utilizado para gerar uma função virtual (VOF);
- uma etapa de modificação (MOD), na qual a função virtual (VOF) é modificada de modo a obter a função (OF);
- uma etapa de cálculo (CAL), na qual a segunda equação (ES2) é calculada a partir da função (OF), e a primeira equação (ES1).
Portanto, de acordo com o método da invenção a lente semi-acabada é selecionada com base na face frontal da armação de óculos e a face traseira da lente semi-acabada selecionada pode ser gerada com base na prescrição de usuário e a geometria da face frontal da lente semi-acabada selecionada, utilizando o método revelado em WO 2007/017766.
Nas modalidades diferentes descritas a seguir, os parâmetros de posicionamento são gerados de acordo com critérios de posição da lente oftálmica na armação de óculos. A face traseira da lente oftálmica e/ou uma superfície de dioptria entre a face frontal e traseira da lente oftálmica são geradas de acordo não somente com a geometria da superfície frontal da lente como também de acordo com critérios ópticos, em particular com a prescrição do usuário.
De acordo com uma modalidade ilustrada na figura 6, o sistema óptico e o parâmetro de fazer borda da lente oftálmica são calculados de modo a posicionar a face frontal da lente oftálmica em uma dada distância a partir da face frontal da armação de óculos.
A distância dada pode ser escolhida pelo usuário de acordo com critérios estéticos, esse nenhum critério estético é especificado pode ser considerado que o critério de “traçado de curva frontal” é aplicado.
O critério de “traçado de curva frontal” corresponde à distância entre a face frontal da armação de óculos e a face frontal da lente tão pequena quanto possível.
De acordo com uma modalidade onde o critério de “traçado de curva frontal” foi escolhido, o parâmetro de posicionamento da lente oftálmica é calculado de modo a ter a distância d entre o Pf e P1 menor do que 1 mm, preferivelmente menor do que 0,5 mm, preferivelmente menor do que 0,1 mm.
Pf sendo o ponto de junção entre a face frontal da armação de óculos e o perfil interno da armação de óculos.
P1 sendo o ponto de junção entre a face frontal da lente oftálmica e o perfil externo da lente oftálmica.
A distância d é calculada em uma seção transversal, portanto, o critério deve ser continuamente aplicado para a maioria das seções transversais da armação de óculos, por exemplo, mais do que 50%, mais do que 70%, mais do que 80%, mais do que 90%, substancialmente 100%.
Nessa modalidade a curvatura da face frontal da armação de óculos é medida utilizando um dispositivo de medição no lado do oculista.
A face frontal da lente semi-acabada é selecionada pelo fabricante da lente utilizando um método de seleção de acordo com a invenção.
O chanfro é calculado de modo a ter uma curvatura Cb:
Cb = Cf quando |C| - Cf|<Cd,
Cb = Cf — Cd quando |C| — Cf^Cd, e C-ι — Cf < 0
Cb = Cf + Cd quando |Cj - Cf|>Cd e Cf - cf > 0
Com Cb a curvatura do chanfro, Cf a curvatura da face frontal da armação de óculos, C| a curvatura da face frontal da lente oftálmica e Cd o coeficiente de capacidade de deformação da armação de óculos.
As figuras 7 a 9 ilustram modos diferentes de definir a diferença entre a face frontal da lente oftálmica e a face frontal da lente óptica.
Como ilustrado na figura 7, a diferença entre a face frontal da lente oftálmica e a face frontal da lente óptica pode ser expressa com o ângulo entre Tf e T1 menor do que 15°, preferivelmente menor do que 10°, preferivelmente menor do que 5o.
Tf sendo a tangente à face frontal da armação de óculos no ponto Pf. Pf sendo o ponto de junção entre a face frontal da armação de óculos e o perfil interno da armação de óculos.
T1 sendo a tangente à face frontal da lente oftálmica no ponto P1. P1 sendo o ponto de junção entre a face frontal da lente oftálmica e o perfil externo da lente oftálmica.
O ângulo é calculado em uma seção transversal, portanto, os critérios devem ser continuamente aplicados para a maioria das seções transversais da armação de óculos, por exemplo mais de 50%, mais de 70%, mais de 80%, mais de 90%, substancialmente 100%.
A figura 8 ilustra uma situação onde a distância d entre Pf e P1 e o ângulo entre Tf e TI estão próximos de zero. Quando tal configuração é continuamente aplicada a maioria das seções transversais pode ser considerado como tendo a face frontal da lente oftálmica como encostando à face frontal da lente de óculos.
Como ilustrado na figura 9, a diferença entre a face frontal da lente oftálmica e a fa ce frontal da lente óptica pode ser expressa com o toro médio da face frontal da lente oftálmica (tendo um índice refratário de 1,53) diferindo menos de 0,5 Dioptria, preferivelmente menos de 0,25 Dioptria, mais preferivelmente menos de 0,12 Dioptria do toro médio da face frontal da armação de óculos.
Em algumas modalidades o toro médio pode ser próximo a uma esfera.
A figura 9 ilustra uma situação onde o toro médio da face frontal da lente oftálmica é sensivelmente igual ao toro médio da face frontal da armação de óculos. Quando tal configuração é continuamente aplicada a maioria das seções transversais pode ser considerado como tendo a face frontal da lente oftálmica como encostando à face frontal da lente de ócu10 los.
A invenção foi descrita acima com o auxílio de uma modalidade sem limitação do conceito inventivo geral; em particular, os critérios de otimização não são limitados aos exemplos discutidos.

Claims (20)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Método de selecionar uma lente oftálmica semi-acabada, de acordo com uma determinada armação de óculos, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende as etapas de:
    fornecer os dados de base da face frontal de armação de óculos fornecer uma lista de lentes oftálmicas semi-acabadas com uma pluralidade de bases de face frontal, selecionar da lista de lentes oftálmicas semi-acabadas a lente oftálmica semiacabada cuja base de face frontal é a mais próxima da base de face frontal da armação de óculos.
  2. 2. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a lista de lentes oftálmicas semi-acabadas é obtida por um método para selecionar curvas de base para uma lente oftálmica de acordo com determinados dados de prescrição compreendendo as etapas de:
    - fornecer uma série de curva de base que consiste em uma pluralidade de curvas base;
    - calcular uma lente alvo de acordo com os dados de prescrição;
    - selecionar, pelo menos para um parâmetro óptico e/ou um parâmetro geométrico, um valor limite para a diferença entre os valores de curvas de base e o valor de lente alvo do(s) rferidos parâmetro(s);
    - determinar a lista das curvas de base da série de curva de base, onde a diferença para o(s) parâmetro(s) é menor ou igual ao(s) valor(es) de limite selecionado(s).
  3. 3. Método de calcular um sistema óptico (OS) de uma lente oftálmica, de acordo com uma armação de óculos determinada, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende as etapas de:
    fornecer dados de usuário, selecionar uma lente oftálmica semi-acabada por um método como definido em qualquer uma das reivindicações 1 ou 2, otimização do sistema óptico (OS), de acordo pelo menos com o critério que consiste nos dados de usuário, de modo a gerar pelo menos uma segunda superfície óptica diferente da superfície frontal da lente oftálmica.
  4. 4. Método, de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADO pelo fato de que durante a etapa de otimização parâmetros de fazer borda são gerados.
  5. 5. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 3 a 4, CARACTERIZADO pelo fato de que antes da etapa de otimização o método inclui ainda uma etapa de fornecer um modo de fazer borda.
  6. 6. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 3 a 5,
    Petição 870180163839, de 17/12/2018, pág. 6/12
    CARACTERIZADO pelo fato de que os critérios de otimização compreendem ainda o índice de refração do sistema óptico (OS).
  7. 7. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 3 a 6, CARACTERIZADO pelo fato de que os dados geométricos são obtidos por medir uma armação de óculos.
  8. 8. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 3 a 7, CARACTERIZADO pelo fato de que os dados geométricos são obtidos de um banco de dados de armação de óculos.
  9. 9. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 3 a 8, CARACTERIZADO pelo fato de que os dados geométricos compreendem parâmetros de contorno e um formato de referência.
  10. 10. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 3 a 9, CARACTERIZADO pelo fato de que os dados geométricos compreendem dados de contorno interno do aro da armação de óculos.
  11. 11. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 3 a 10, CARACTERIZADO pelo fato de que dados geométricos da lente de óculos compreendem ainda dados geométricos da face frontal da lente de óculos.
  12. 12. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 3 a 11, CARACTERIZADO pelo fato de que critério de otimização compreende ainda a espessura da lente de óculos.
  13. 13. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 3 a 12, CARACTERIZADO pelo fato de que a lente oftálmica é uma lente oftálmica multifocal.
  14. 14. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 3 a 12,
    CARACTERIZADO pelo fato de que a lente oftálmica é uma lente oftálmica monofocal.
  15. 15. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 3 a 14,
    CARACTERIZADO pelo fato de que o sistema óptico (OS) é identificado por uma função óptica (OF), pelo menos duas superfícies ópticas compreendem uma primeira superfície óptica (S1) definida por uma primeira estação (ES1) e uma segunda superfície (S2) definida por uma segunda equação (ES2), a etapa de otimização compreende ainda:
    - uma etapa de geração (GEN), na qual um sistema óptico virtual (VOS) é utilizado para gerar uma função virtual (VOF);
    - uma etapa de modificação (MOD) na qual a função virtual (VOF) é modificada de modo a obter a função (OF);
    - uma etapa de cálculo (CAL), na qual a segunda equação (ES2) é calculada a partir da função (OF), e a primeira equação (ES1).
  16. 16. Método de fabricação de lente oftálmica, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende as etapas de:
    Petição 870180163839, de
  17. 17/12/2018, pág. 7/12 receber dados geométricos de uma armação de óculos, receber um sistema óptico (OS) de um dado de lente oftálmica calculado utilizando um método como definido em qualquer uma das reivindicações 3 a 15, fabricar a lente oftálmica calculada.
    5 17. Método, de acordo com a reivindicação 16, CARACTERIZADO pelo fato de que a . armação de óculos é selecionada em um lado de pedido de lente e os dados geométricos são transmitidos para um dispositivo de computação instalado em um lado de fabricante de lente onde as etapas de cálculo são processadas.
  18. 18. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 16 ou 17,
    10 CARACTERIZADO pelo fato de que a etapa de cálculo é realizada por um método como definido em qualquer uma das reivindicações 4 a 15 e a armação de óculos é selecionada em um lado de pedido de lente e após ser fabricada em um lado de fabricante de lente, a lente oftálmica é transmitida para o lado de pedido com parâmetros de fazer borda.
  19. 19. Método, de acordo com as reivindicações 16 ou 17, CARACTERIZADO pelo fa-
    15 to de que a armação de óculos é selecionada em um lado de pedido de lente e após ser fabricada em um lado de fabricante de lente, a lente oftálmica é com borda e a lente oftálmica com borda é enviada para o lado do pedido.
  20. 20. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 16 a 19, CARACTERIZADO pelo fato de que a lente de óculos fabricada quando com borda, é en-
    20 caixada na armação de óculos selecionada.
BRPI0821398-4A 2007-12-28 2008-12-23 Método de selecionar uma lente oftálmica semi-acabada, método de calcular um sistema óptico de uma lente oftálmica e método de fabricação de lente oftálmica BRPI0821398B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP07301758.4A EP2028531B1 (en) 2007-12-28 2007-12-28 Method of selecting a semi-finished ophthalmic lens according to a given spectacle frame
EP07301758.4 2007-12-28
PCT/EP2008/068275 WO2009065965A1 (en) 2007-12-28 2008-12-23 Method of selecting a semi-finished ophthalmic lens according to a given spectacle frame

Publications (3)

Publication Number Publication Date
BRPI0821398A2 BRPI0821398A2 (pt) 2015-10-13
BRPI0821398A8 BRPI0821398A8 (pt) 2018-08-14
BRPI0821398B1 true BRPI0821398B1 (pt) 2019-05-14

Family

ID=39200042

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0821398-4A BRPI0821398B1 (pt) 2007-12-28 2008-12-23 Método de selecionar uma lente oftálmica semi-acabada, método de calcular um sistema óptico de uma lente oftálmica e método de fabricação de lente oftálmica

Country Status (5)

Country Link
US (1) US8540367B2 (pt)
EP (1) EP2028531B1 (pt)
CN (1) CN101960359B (pt)
BR (1) BRPI0821398B1 (pt)
WO (1) WO2009065965A1 (pt)

Families Citing this family (20)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP2028533B1 (en) * 2007-12-28 2020-09-23 Essilor International Method of calculating an optical system according to a given spectacle frame
US8002404B2 (en) * 2009-05-22 2011-08-23 Polylite Taiwan Co., Ltd. Prescription lens and method of making same
PT2486443T (pt) * 2009-10-07 2018-03-09 Essilor Int Método de determinar uma lente e uma função ótica
DE102010037400B4 (de) * 2010-09-08 2022-05-25 Optotech Optikmaschinen Gmbh Verfahren zur Herstellung von kostenoptimierten Brillengläsern mit besonders vorteilhaften Eigenschaften für den Nutzer
AU2012351474B2 (en) 2011-12-15 2016-02-25 Essilor International Methods for determining a progressive ophthalmic lens and a set of semi finished lens blanks
KR102412892B1 (ko) * 2013-05-02 2022-06-24 에씰로 앙터나시오날 헤드 장착형 광학 시스템을 제공하기 위한 방법
EP3800500A1 (en) * 2013-06-13 2021-04-07 Essilor International Method for determining a surface of a face of an optical lens adapted to a spectacle frame
EP3019908B1 (en) * 2013-07-10 2023-06-07 Essilor International Lens supply system and related methods
CN103499887A (zh) * 2013-10-12 2014-01-08 江苏格林视通光学有限公司 一种大基弯大直径近视太阳镜镜片
US10928652B2 (en) * 2014-01-22 2021-02-23 Essilor International Method for optimizing a set of optical lens blanks
US9104046B1 (en) * 2014-01-27 2015-08-11 Thomas H Clark Apparatus for and methods of determining if progressive add lenses (PALs) are properly positioned in a subject's eyeglasses
US9699123B2 (en) 2014-04-01 2017-07-04 Ditto Technologies, Inc. Methods, systems, and non-transitory machine-readable medium for incorporating a series of images resident on a user device into an existing web browser session
CN104360496A (zh) * 2014-09-29 2015-02-18 上海万明眼镜有限公司 一种个性化大面弯偏光太阳镜镜片及其制备方法
CN104297942A (zh) * 2014-09-29 2015-01-21 上海万明眼镜有限公司 一种减薄的远视镜片及其制备方法
EP3002114B1 (en) * 2014-09-30 2017-03-01 Essilor International (Compagnie Generale D'optique) Method for optimizing the position of an optical lens in a lens blank
CN104339486B (zh) * 2014-10-27 2017-06-09 温州市瓯海东田眼镜制造有限公司 一种偏心老花镜片的设计工艺
CN109891302A (zh) * 2016-07-08 2019-06-14 视觉放松公司 直接表面加工优化的镜片毛坯
EP3789815A1 (de) 2019-09-03 2021-03-10 Carl Zeiss Vision International GmbH Computerimplementiertes verfahren zum anpassen eines brillenglases an eine brillenfassung
CN114647101B (zh) * 2022-03-22 2023-11-14 天津市眼科医院视光中心有限公司 基于镜架订制镜片的基弯测算方法
EP4261600A1 (en) * 2022-04-14 2023-10-18 Essilor International Calculation module configured to select a base-curve of a lens allowing the lens to be adapted to a frame of an eyewear

Family Cites Families (20)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPS57158829A (en) * 1981-03-27 1982-09-30 Hoya Corp Production of glasses
DE3218139A1 (de) * 1982-05-14 1983-11-17 Fa. Carl Zeiss, 7920 Heidenheim Rohform fuer brillenlinsen und mittel zur auswahl der geeigneten rohform
US4524419A (en) * 1982-09-13 1985-06-18 Intelab Medical Systems, Inc. System for determining the optimal ground depth of an ophthalmic lens having a closed homeomorphic boundary
EP0865871B1 (en) * 1992-06-24 2003-01-15 Hoya Corporation Spectacle lens production
US5790232A (en) 1994-10-31 1998-08-04 Nikon Corporation Spectacle lens and manufacturing method thereof
US5648832A (en) 1995-12-05 1997-07-15 Oakley, Inc. Decentered noncorrective lens for eyewear
BR9708087A (pt) 1996-03-21 1999-07-27 Sola Int Holdings Lentes de visão única aperfeiçoadas
JP4425350B2 (ja) 1996-04-04 2010-03-03 カール・ツァイス・ヴィジョン・オーストラリア・ホールディングス・リミテッド プログレッシブレンズ要素及びその設計方法並びに使用方法
DE19701312A1 (de) 1997-01-16 1998-07-23 Zeiss Carl Fa Brillenglas mit sphärischer Vorderseite und multifokaler Rückseite, sowie Verfahren zu seiner Herstellung
CA2362129C (en) 1999-02-12 2006-10-03 Hoya Corporation Spectacle lens and manufacturing method therefor
WO2001053857A2 (en) 2000-01-24 2001-07-26 Iq Optics Limited Method and kit for making ophthalmic lenses
ATE316257T1 (de) 2000-04-28 2006-02-15 Rodenstock Gmbh Verfahren zur herstellung einer brille
JP4618656B2 (ja) 2000-05-10 2011-01-26 株式会社ニコン・エシロール 累進多焦点レンズシリーズ
DE60142982D1 (de) * 2000-10-27 2010-10-14 Hoya Corp Herstellungsverfahren für eine brillenlinse und zuführungssystem für eine brillenlinse
WO2003005170A2 (en) 2001-07-06 2003-01-16 Digital Vision, Inc. Electronic ordering system, such as for use by eye care professionals
DE10338033A1 (de) 2003-08-19 2005-03-31 Rodenstock Gmbh Individuelles Einstärkenbrillenglas
JPWO2005084885A1 (ja) * 2004-03-09 2007-11-29 Hoya株式会社 眼鏡レンズ製造方法及び眼鏡レンズ製造システム
JP4228966B2 (ja) 2004-03-30 2009-02-25 セイコーエプソン株式会社 眼鏡レンズ
EP1752815A1 (en) * 2005-08-11 2007-02-14 Essilor International (Compagnie Generale D'optique) Method of manufacturing an optical system
FR2898193B1 (fr) * 2006-03-01 2008-05-09 Essilor Int Procede de determination d'une lentille ophtalmique progressive.

Also Published As

Publication number Publication date
CN101960359A (zh) 2011-01-26
US20100283965A1 (en) 2010-11-11
BRPI0821398A8 (pt) 2018-08-14
WO2009065965A1 (en) 2009-05-28
BRPI0821398A2 (pt) 2015-10-13
US8540367B2 (en) 2013-09-24
CN101960359B (zh) 2013-06-05
EP2028531A1 (en) 2009-02-25
EP2028531B1 (en) 2016-05-04

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0821398B1 (pt) Método de selecionar uma lente oftálmica semi-acabada, método de calcular um sistema óptico de uma lente oftálmica e método de fabricação de lente oftálmica
US8308294B2 (en) Method of calculating an optical system according to a given spectacle frame
JP5670741B2 (ja) 所与の眼鏡フレームに応じて光学系を計算する方法
CN110431474B (zh) 具有可变折光力的渐变眼镜片及其设计与生产方法
JP2012524293A (ja) 眼鏡レンズを決定する方法
JP2012525599A (ja) 眼科用レンズの設計の光学特性を評価するための方法
KR102100726B1 (ko) 안과용 렌즈의 광학 파라미터 결정 방법
BRPI0821730B1 (pt) Método para determinar o formato do bisel de uma lente oftálmica e meio legível porcomputador
BR112017009947B1 (pt) Método para a fabricação de uma lente oftálmica de óculos, pela fabricação de um vidro de lente de acordo com um sistema óptico
BRPI0821533B1 (pt) Método para modificar os dados da forma da armação de óculos, método de fabricação de lentes oftálmicas e método de solicitação de uma lente oftálmica.
US10216006B2 (en) Multifocal lens supply system for providing to a wearer a customized progressive spectacle ophthalmic lens
BR112015030018B1 (pt) Método para determinar uma superfície de uma face de uma lente óptica adaptada para uma armação de óculos
US8622545B2 (en) Spectacle lenses and method of making same
US9618771B2 (en) Method for determining a progressive opthalmic lens and a set of semi finished lens blanks
KR102232563B1 (ko) 안경 렌즈를 설계하는 방법, 렌즈 및 렌즈를 설계하기 위한 장치
KR20150083860A (ko) 안과용 렌즈의 실현 가능성 결정 방법
ÖGE AN OVERVIEW OF PROGRESSIVE ADDITION LENSES (PALS)

Legal Events

Date Code Title Description
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: ESSILOR INTERNATIONAL (FR)

B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 14/05/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 14/05/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS