BRPI1013665B1 - composição aditiva e método para produção de uma composição de polímero termoplástico - Google Patents

composição aditiva e método para produção de uma composição de polímero termoplástico Download PDF

Info

Publication number
BRPI1013665B1
BRPI1013665B1 BRPI1013665-7A BRPI1013665A BRPI1013665B1 BR PI1013665 B1 BRPI1013665 B1 BR PI1013665B1 BR PI1013665 A BRPI1013665 A BR PI1013665A BR PI1013665 B1 BRPI1013665 B1 BR PI1013665B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
additive composition
thermoplastic polymer
weight
clarifying agent
additive
Prior art date
Application number
BRPI1013665-7A
Other languages
English (en)
Inventor
Christopher T. Kochanowicz
Jiannong Xu
Original Assignee
Milliken & Company
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Milliken & Company filed Critical Milliken & Company
Publication of BRPI1013665A2 publication Critical patent/BRPI1013665A2/pt
Publication of BRPI1013665B1 publication Critical patent/BRPI1013665B1/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08KUse of inorganic or non-macromolecular organic substances as compounding ingredients
    • C08K5/00Use of organic ingredients
    • C08K5/0008Organic ingredients according to more than one of the "one dot" groups of C08K5/01 - C08K5/59
    • C08K5/0083Nucleating agents promoting the crystallisation of the polymer matrix
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08KUse of inorganic or non-macromolecular organic substances as compounding ingredients
    • C08K5/00Use of organic ingredients
    • C08K5/01Hydrocarbons
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08KUse of inorganic or non-macromolecular organic substances as compounding ingredients
    • C08K5/00Use of organic ingredients
    • C08K5/04Oxygen-containing compounds
    • C08K5/15Heterocyclic compounds having oxygen in the ring
    • C08K5/156Heterocyclic compounds having oxygen in the ring having two oxygen atoms in the ring
    • C08K5/1575Six-membered rings

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Medicinal Chemistry (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Crystallography & Structural Chemistry (AREA)
  • Compositions Of Macromolecular Compounds (AREA)

Abstract

dispersão líquida e composições termoplásticas que compreendem a mesma. a presente invenção refere-se a uma composição aditiva que compreende um meio líquido e um agente clarificação. o meio líquido é um hidrocarboneto líquido ou um tensoativo que possui um hlb de cerca de 6 ou menos. o agente de clarificação está disperso no meio líquido. em certas modalidades particulares, a composição aditiva compreende ambos o hidrocarboneto líquido e o tensoativo, com a hidrocarboneto líquido fornecendo o meio para a composição aditiva. uma composição de polímero termoplástico compreende um polímero termoplástico e uma composição aditiva da invenção. um método para produzir uma composição de polímero termoplástico compreende as etapas de fornecer um polímero termoplástico e a composição aditiva para produzir uma composição de polímero termoplástico.

Description

CAMPO TÉCNICO DA INVENÇÃO
[001] A presente invenção refere-se a uma dispersão líquida adequada para uso como aditivo para plásticos. Em particular, a dispersão líquida contém um meio líquido e um agente de clarificação. A presente invenção também é direcionada para composições termoplásticas que compreendem a dispersão líquida.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
[002] A presente invenção fornece, de modo geral, composições aditivas que compreendem um meio líquido e um agente de clarificação. O agente de clarificação pode ser um composto de acetal que é o produto da reação entre um alditol (por exemplo, um alditol não substituído ou um alditol Ci substituído) e um benzaldeído (por exemplo, um benzaldeído não substituído ou um benzaldeído substituído). Meios líquidos adequados incluem, mas não são limitados a hidrocarbonetos líquidos, tensoativos (por exemplo, tensoativos que possuem um valor de HLB de cerca de 6 ou menos) e combinações dos mesmos.
[003] As composições aditivas da invenção são adequadas para uso em várias aplicações, mas são consideradas, serem particularmente bem adequadas para uso em composições de polímeros termoplásticos. Em particular, as composições aditivas da invenção podem ser usadas para aperfeiçoar as propriedades ópticas (por exemplo, turbidez e/ou claridade) de composições de polímero termoplástico, tais como composições de polímero termoplástico que contêm po- lipropileno. Por exemplo, é considerado que as composições aditivas da invenção podem ser usadas para produzir composições de polímero termoplástico que exibem propriedades ópticas aperfeiçoadas em relação a composições de polímero termoplástico que contêm a mes ma quantidade do agente de clarificação liberado de uma forma diferente (por exemplo, uma composição de polímero termoplástico que contenha a mesma quantidade do agente de clarificação que tenha sido adicionado à composição polimérica na forma de um pó). De fato, também é considerado que as composições aditivas da invenção são capazes de produzir composições de polímero termoplástico que exibem propriedades ópticas que são comparáveis às propriedades ópticas exibidas pelas composições de polímero termoplástico que contêm concentrações maiores do agente de clarificação liberado de uma forma diferente (isto é, uma composição de polímero termoplástico que contenha mais agente de clarificação do que tenha sido adicionado à composição de polímero na forma de um pó). Nesse exemplo, acredi- ta-se que as composições aditivas da invenção possam ser usadas para reduzir a quantidade do agente de clarificação necessário para produzir uma composição de polímero termoplástico que possua um grupo desejado de propriedades ópticas.
[004] Adicionalmente, a forma líquida das composições aditivas da invenção é considerada fornecer certas vantagens no manuseio em relação ã composição aditiva em forma de pó. Por exemplo, algumas composições aditivas em forma de pó (por exemplo, agentes de clarificação) são conhecidas por formar aglomerados que são difíceis de dispersar uniformemente ou de distribuir depois da adição da composição aditiva a um polímero termoplástico em forma de pó ou peletiza- do. A dispersão ou distribuição não uniforme resultante pode dificultar a realização completa dos benefícios a serem obtidos a partir da incorporação da composição aditiva no polímero termoplástico. As composições aditivas da invenção, estando em forma líquida, são consideradas serem menos suscetíveis a tal aglomeração e, portanto, devem fornecer um meio para distribuir ou dispersar uniformemente a composição aditiva no polímero termoplástico. Essa distribuição ou dispersão mais uniforme é considerada contribuir, pelo menos em parte, para os benefícios observados quando se usam as composições aditivas da invenção.
[005] Em uma primeira modalidade, a invenção fornece uma composição aditiva que compreende um meio líquido, de hidrocarbo- neto, um agente de clarificação e um tensoativo que possua um HLB de cerca de 6 ou menos. O agente de clarificação pode compreender um acetal de um alditol.
[006] Em uma segunda modalidade, a invenção fornece uma composição aditiva que compreenda um agente de clarificação e um meio líquido. O agente de clarificação pode compreender um acetal de um alditol. O meio líquido pode ser selecionado do grupo que consiste em hidrocarbonetos, tensoativos que possuem um HLB de cerca de 6 ou menos e misturas dos mesmos.
[007] Em uma terceira modalidade, a invenção fornece uma composição aditiva que compreende cerca de 79,5% em peso ou menos de um óleo mineral; cerca de 10 a cerca de 30% em peso de um agente de clarificação de acordo com a estrutura de Fórmula (II) abaixo:
Figure img0001
e cerca de 0,5 a cerca de 80% em peso de mono-oleato de sorbitano.
[008] Em uma quarta modalidade, a invenção fornece um método para produzir uma composição de polímero termoplástico. O método compreende as etapas de fornecer um polímero termoplástico, fornecer uma composição aditiva de acordo com a invenção e misturar o polímero termoplástico e a composição aditiva para produzir uma composição de polímero termoplástico.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
[009] Como observado acima, a presente invenção fornece de modo geral composições aditivas que compreendem um agente de clarificação e um meio líquido, assim como composições termoplásticas que contém tais composições aditivas.
[0010] O agente de clarificação presente na composição aditiva da invenção pode ser qualquer agente de clarificação adequado. Preferivelmente, o agente de clarificação é um acetal de um alditol. Por exemplo, o composto de acetal pode ser o produto da reação entre um alditol e um benzaldeído. O composto de alditol pode ser um alditol não substituído (por exemplo, xilitol ou sorbitol) ou um alditol substituído (por exemplo, 1,2,3-tridesoxinonitol ou 1,2,3-tridesoxinon-1-enitol). O composto de benzaldeído pode ser um benzaldeído não substituído ou um benzaldeído substituído (por exemplo, 3,4-dimetilbenzaldeído ou 4-propilbenzaldeído). Adicionalmente, o composto de acetal produzido pela reação pode ser um composto de monoacetal, diacetal ou triacetal (isto é, um composto que contenha um, dois ou três grupos acetal, respectivamente).
[0011] Em certas modalidades, a composição aditiva compreende uma acetal de um alditol de acordo com a estrutura de fórmula (I) abaixo:
Figure img0002
[0012] Na estrutura de fórmula (I), Ri pode ser selecionado do grupo que consiste em hidrogênio, grupos alquila, grupos alquenila, grupos hidroxialquila, grupos alcóxi e grupos de haleto de alquila. R2, R3 R4 R5 RΘ, R7, Re, R9, R10 θ R11 podem ser, cada um, selecionados independentemente do grupo que consiste em hidrogênio, grupos alquila, grupos alcóxi, grupos alquenila, grupos arila e halogênios. R12 pode ser um grupo hidroxialquila selecionado do grupo que consiste em -CH2OH- e -CHOHCH2OH-.
[0013] Em certas modalidades, 0 agente de clarificação é um composto de acordo com a estrutura de fórmula (I) na qual Ri é hidrogênio e R12 é -CHOHCH2OH. Portanto, em tais modalidades, o agente de clarificação pode ser um composto de acetal produzido pela reação de sorbitol e um composto de benzaldeído (por exemplo, um benzalde- ído não substituído ou um benzaldeído substituído). Em tais modalidades, R2, R3I R4, RS, Re, R7, Re, R9, R10 e R11 podem ser, cada um, selecionados independentemente do grupo que consiste em hidrogênio, grupos alquila, grupos alcóxi, grupos alquenila, grupos arila e halogênios. Em uma modalidade mais específica, R2, Rs, Re, R7, Re e Rn podem ser, cada um, hidrogênio e R3, R4, RΘ θ R10 Podem ser, cada um, grupos alquila. Em uma modalidade específica, R2, Rs, Re, R7, Rs e Rn podem ser, cada um, hidrogênio e R3, R4, RΘ θ Ri° Podem ser’ cada um, grupos metila.
[0014] Em certas modalidades, Ri pode ser selecionado do grupo que consiste em grupos alquila e grupos alquenila. Portanto, em tais modalidades, 0 agente de clarificação pode ser um composto de acetal produzido pela reação de um alditol substituído (por exemplo, 1,2,3 trideoxinonitol ou 1,2,3-trideoxinon-1-enitol) e um composto de benzal deído (por exemplo, um benzaldeído não substituído ou um benzaldeí do substituído). Em tais modalidades, R2, Rs, R4, Rs, R®> R7’ Rδ’ Rg’ Rl° e Rn podem ser, cada um, selecionados independentemente do grupo que consiste em hidrogênio, grupos alquila, grupos alcóxi, grupos al quenila, grupos arila e halogênios. Em uma modalidade mais específi ca Rl é selecionado do grupo que consiste em grupos alquila e grupos alquenila, R2, Rs, Rs, Rs, Rz, Rs- Rio θ Rn são, cada um, hidrogênio, R12 é -CHOHCH2OH e R4 e R9 são cada um grupos alquila. Em uma modalidade mais específica, Ri é um grupo n-propila, R2, Rs, Rs, Rs, R7, R8, R10 e R11 são, cada um hidrogênio, R12 é -CHOHCH2OH e R4 e R9 são cada um grupos n-propila.
[0015] O agente de clarificação pode estar presente na composição aditiva em qualquer quantidade adequada. Em certas modalidades, 0 agente de clarificação pode estar presente na composição aditiva em uma quantidade de cerca de 1% em peso ou mais, cerca de 5% em peso ou mais, cerca de 10% em peso ou mais, cerca de 15% em peso ou mais ou cerca de 20% em peso ou mais, com base no peso total da composição aditiva. Em certas modalidades, 0 agente de clarificação pode estar presente na composição aditiva em uma quantidade de cerca de 50% em peso ou menos, cerca de 40% em peso ou menos, cerca de 30% em peso ou menos ou cerca de 25% em peso ou menos, com base no peso total da composição aditiva. Portanto, em certas modalidades, 0 agente de clarificação pode estar presente na composição aditiva em uma quantidade de cerca de 1 a cerca de 50% em peso, cerca de 5 a cerca de 40% em peso, cerca de 10 a cerca de 30% em peso ou cerca de 15 a cerca de 25% em peso (por exemplo, cerca de 20 a cerca de 25% em peso), com base no peso total da composição aditiva.
[0016] Como observado acima, as composições aditivas da invenção compreendem um meio líquido. O meio líquido é selecionado do grupo que consiste em hidrocarbonetos líquidos, tensoativos e combinações dos mesmos. Os hidrocarbonetos líquidos adequados para uso na composição aditiva da invenção podem ser quaisquer hidrocarbonetos líquidos adequados. Como utilizado aqui, a expressão "hidrocar- boneto" é pretendida referir-se de modo geral a compostos orgânicos que consistem inteiramente de átomos de carbono e átomos de hidrogênio. Portanto, a expressão "hidrocarboneto" é pretendida incluir al- canos, alcenos, alcinos, cicloalcanos, arenos (isto é, hidrocarbonetos aromáticos) e combinações e misturas dos mesmos. As expressões "hidrocarboneto líquido" e "meio de hidrocarboneto líquido", como utilizadas aqui são pretendidas referir-se a hidrocarbonetos que são líquidos em uma temperatura entre cerca de 10°C a cerca de 40°C (por exemplo, cerca de 15°C a cerca de 35°C ou cerca de 20°C a cerca de 30°C) e em uma pressão entre cerca de 80 kPa a cerca de 101 kPa. Em certas modalidades, o meio de hidrocarboneto líquido pode ser selecionado do grupo que consiste em óleos parafínicos (por exemplo, óleos compreendidos por alcanos, tais como n-alcanos), óleos naftalê- nicos (por exemplo, óleos compreendidos por cicloalcanos), óleos aromáticos (por exemplo, óleos compreendidos por arenos ou hidrocarbonetos aromáticos) e misturas dos mesmos. Em certas modalidades, o meio de hidrocarboneto líquido pode ser uma mistura de óleos parafínicos e óleos naftalênicos, tal como óleo mineral. Óleos minerais adequados incluem, mas não são limitados a óleos minerais leves co-mercializados por Penreco sob o nome DRAKEOL® (por exemplo, óleo mineral leve NF DRAKEOL® 7).
[0017] Como observado acima, a composição aditiva pode compreender um tensoativo. O tensoativo pode estar presente na composição aditiva sozinho ou em combinação com um hidrocarboneto líquido como descrito acima. Os tensoativos adequados para uso na composição aditiva tipicamente são líquidas em uma temperatura entre cerca de 10°C a cerca de 40°C (por exemplo, cerca de 15°C a cerca de 35°C ou cerca de 20°C a cerca de 30°C) e uma pressão entre cerca de 80 kPa a cerca de 101 kPa. Em certas modalidades, o tensoativo tem um equilíbrio Hidrofílico-Lipofílico (HLB) de cerca de 6 ou menos. Em certas modalidades, o tensoativo pode ser um tensoativo não iôni- co. Em certas modalidades, o tensoativo pode ser selecionado do grupo que consiste em ésteres de sorbitana, incluindo, mas não limitados a mono-oleato de sorbitana, trioleato de sorbitana, monoestearato de sorbitana, triestearato de sorbitana e misturas dos mesmos. Em certas modalidades, o tensoativo pode ser um tensoativo de mono-oleato de sorbitano, tal como o tensoativo SPAN® 80.
[0018] O meio líquido (por exemplo, hidrocarboneto líquido, tensoativo ou combinações dos mesmos) é tipicamente, o componente principal a composição aditiva, fornecendo um meio no qual o agente de clarificação e quaisquer outros componentes sólidos na composição (veja abaixo) estão dispersos ou suspensos. O meio líquido pode estar presente na composição em qualquer quantidade adequada que forneça um meio para a dispersão ou suspensão do agente de clarificação e outros componentes sólidos da composição aditiva. Como utilizadas aqui, as expressões "disperso", "dispersão", "suspenso" e "suspensão" são pretendidas referir-se a um sistema no qual o agente de clarificação é distribuído através do meio líquido e não sedimenta durante uma extensão apreciável durante a vida útil do produto. Portanto, embora as expressões sejam usadas de tal modo a abranger sistemas coloidais (por exemplo, composições aditivas nas quais a fase dispersa do agente de clarificação tem dimensões de cerca de 1 nm a cerca de 1 pm), as expressões também abrangem composições aditivas nas quais a fase dispersa da composição aditiva é maior do que cerca de 1 pm, desde que o agente de clarificação não se deposite em uma extensão apreciável durante a vida útil do produto.
[0019] Em certas modalidades, o meio líquido está presente na composição aditiva em uma quantidade de cerca de 50% em peso ou mais, cerca de 60% em peso ou mais, cerca de 70% em peso ou mais ou cerca de 75% em peso ou mais, com base no peso total da composição aditiva. Em certas modalidades, o meio líquido está presente na composição aditiva em uma quantidade de cerca de 99% em peso ou menos, cerca de 95% em peso ou menos, cerca de 90% em peso ou menos, cerca de 85% em peso ou menos ou cerca de 80% em peso ou menos, com base no peso total da composição aditiva. Portanto, em certas modalidades, o meio líquido pode estar presente na composição aditiva em uma quantidade de cerca de 99 a cerca de 50% em peso, cerca de 95 a cerca de 60% em peso, cerca de 90 a cerca de 70% em peso, cerca de 85 a cerca de 75% em peso (por exemplo, cerca de 80 a cerca de 75% em peso), com base no peso total da composição aditiva.
[0020] Em certas modalidades da composição aditiva da invenção, a composição aditiva compreende um meio de hidrocarboneto líquido e o meio de hidrocarboneto líquido está presente na composição aditiva em uma quantidade de cerca de 79,5% em peso ou menos, com base no peso total da composição aditiva. Em certas modalidades da composição aditiva da invenção, a composição aditiva compreende um tensoativo e o tensoativo está presente na composição aditiva em uma quantidade de cerca de 0,5 a cerca de 80% em peso, com base no peso total da composição aditiva.
[0021] As composições aditivas da invenção podem compreender componentes em adição ao agente de clarificação e o meio líquido. Por exemplo, a composição aditiva pode compreender antioxidantes, agentes de deslizamento, pigmentos, abrilhantadores ópticos, absorventes de ultravioleta e outros aditivos comuns de polímeros termoplásticos. Em certas modalidades, a composição pode compreender sílica, tal como sílica coloidal hidrofóbica. Quando presente na composição aditiva, a sílica pode estar presente na composição aditiva em uma quantidade de cerca de 0,2 a cerca de 1,0% em peso com base no peso total da composição aditiva.
[0022] As composições aditivas da invenção podem ser feitas por qualquer método adequado. Por exemplo, as composições aditivas da invenção podem ser feitas pela simples adição dos componentes individuais juntos e misturando até que uma composição aditiva que tenha a dispersão ou suspensão desejada seja produzida. Quando a composição aditiva compreende ambos, um meio de hidrocarboneto líquido e um tensoativo, o meio de hidrocarboneto líquido e o tensoativo podem ser combinados nas quantidades desejadas e misturados para produzir uma mistura substancialmente homogênea. Uma vez que o meio de hidrocarboneto líquido e o tensoativo tenham sido pré-misturados, o agente de clarificação e os componentes adicionais (se presentes) podem ser adicionados e a mistura misturada (por exemplo, misturada com alta intensidade) para produzir uma dispersão ou uma suspensão substancialmente homogênea.
[0023] Como observado acima, as composições aditivas da invenção são consideradas serem particularmente bem adequadas para uso em composições termoplásticas. Em particular, as composições aditivas da invenção podem ser combinadas com um ou mais polímeros termoplásticos para produzir uma composição de polímero termoplástico. O polímero termoplástico usado para produzir as composições de polímero termoplástico da invenção pode ser qualquer polímero termoplástico adequado. Polímeros termoplásticos adequados incluem, mas não são limitados a poliolefinas, poliéster (por exemplo, tereftalato de polietileno), poliamidas, poliestirenos ou policetonas (por exemplo, policetonas que tenham grupos carbonila em sua cadeia principal). Em certas modalidades, o polímero termoplástico pode ser uma poliolefina selecionada do grupo que consiste em polímeros e copolímeros de mono--olefinas alifáticas que contenham entre 2 a 6 átomos de carbono. Esses polímeros e copolímeros podem ter um peso molecular médio entre cerca de 10.000 a cerca de 2.000.000 ou cerca de 30.000 a cerca de 300.000.Em certas modalidades, o polímero termoplástico é uma poliolefina selecionada do grupo que consiste empolietilenos (por exemplo, polietileno linear de baixa densidade, polietileno de baixa densidade e polietileno de alta densidade), polipropilenos, copolímeros cristalinos de etileno/propileno (aleatórios ou em bloco), poli(l-buteno) e polimetilpenteno. Em certas modalidades, o polímero termoplástico é uma poliolefina selecionada do grupo que consiste em polipropilenos, polietilenos e misturas dos mesmos. Em certas modalidades, o polímero termoplástico é um polipropileno selecionado do grupo que consiste em homopolímeros de polipropileno, copolímeros aleatórios de polipropileno, copolímeros de impacto de polipropileno e misturas dos mesmos. Em uma modalidade mais específica, o polímero termoplástico é um copolímero aleatório de polipropileno.
[0024] A composição aditiva da invenção pode estar presente na composição de polímero termoplástico em qualquer quantidade adequada. Em certa modalidade, a composição aditiva está presente na composição de polímero termoplástico em uma quantidade de cerca de 0,4 a cerca de 2,0% em peso com base no peso total da composição de polímero termoplástico. A composição aditiva também pode ser adicionada ao polímero termoplástico em uma quantidade suficiente para fornecer uma concentração do agente de clarificação que caia dentro de uma faixa desejada. Portanto, conforme a concentração do agente de clarificação dentro das composições aditivas varia, a quantidade de uma composição aditiva particular necessária para fornecer a concentração desejada também variará. Em certas modalidades, a composição aditiva está presente na composição de polímero termoplástico em uma quantidade suficiente para fornecer uma quantidade de agente de clarificação entre cerca de 100 a cerca de 20.000 ppm, cerca de 100 a cerca de 10.000 ppm, cerca de 100 a cerca de 5.000 ppm, cerca de 500 a cerca de 3.000 ppm ou cerca de 500 a cerca de 2.500 ppm (por exemplo, cerca de 800 a cerca de 2.500 ppm), com base no peso total da composição de polímero termoplástico.
[0025] A composição de polímero termoplástico da invenção pode ser feita por qualquer método adequado. Em termos mais gerais, a composição de polímero termoplástico pode ser feita por um método que compreenda as etapas de fornecer um polímero termoplástico, fornecer uma composição aditiva de acordo com a invenção e misturar o polímero termoplástico e a composição aditiva para produzir uma composição de polímero termoplástico. O polímero termoplástico e a composição aditiva podem ser misturados por quaisquer meios adequados. Por exemplo, a composição aditiva pode ser pulverizada sobre um polímero termoplástico em pó ou peletizado e a mistura resultante pode ser misturada com baixa intensidade para distribuir substancialmente uniformemente a composição aditiva no polímero termoplástico.
[0026] O exemplo a seguir ilustra adicionalmente o assunto em questão descrito acima, mas é claro, não deve ser considerado como limitante do escopo desse de forma alguma.
EXEMPLO 1
[0027] Esse exemplo demonstra a produção de composições aditivas de acordo com a invenção assim como as propriedades ópticas exibidas pelas composições de polímero termoplástico de acordo com a invenção. Seis composições aditivas (amostras 1A-1F) foram produzidas pela mistura de várias quantidades de um óleo mineral leve (óleo mineral leve NF DRAKEOL® 7 da Penreco), um tensoativo (SPAN® 80) e um agente de clarificação (agente de clarificação MILLAD® 3988i da Milliken Chemical, uma divisão da Milliken & Company). As composições aditivas foram produzidas pela pré-mistura do óleo mineral com o tensoativo e depois adicionando o agente de clarificação. A mistura resultante foi misturada com alta intensidade até que uma dispersão ou suspensão substancialmente uniforme seja formada. As quantidades de óleo mineral, tensoativo e agente de clarificação usadas em cada uma das composições aditivas são mostradas na tabela 1 abaixo. Tabela 1. Quantidades de óleo mineral, tensoativo e agente de clarificação nas amostras 1A-1F.
Figure img0003
[0028] Cada uma das composições aditivas resultantes (amostras 1A-1F) foi adicionada depois a um copolímero aleatório de polipropile- no para produzir duas composições de polímero termoplástico. A primeira composição de polímero termoplástico continha uma quantidade da composição aditiva suficiente para fornecer uma concentração de agente de clarificação de aproximadamente 1.000 ppm com base no peso total da composição de polímero termoplástico e a segunda composição de polímero termoplástico continha uma quantidade da composição aditiva suficiente para fornecer uma concentração de agente de clarificação de aproximadamente 2.000 ppm com base no peso total da composição de polímero termoplástico. As composições de polímero termoplástico foram produzidas pela adição da composição aditiva ao copolímero aleatório de polipropileno peletizado e mistu- ração com baixa intensidade para distribuir substancialmente uniforme a composição aditiva no copolímero aleatório de polipropileno peletizado.
[0029] As duas composições de polímero termoplástico comparativas também foram produzidas pela adição de uma mistura matriz que contém o mesmo agente de clarificação (agente de clarificação MIL- LAD® 3988i da Milliken Chemical, uma divisão da Milliken & Company) ao mesmo copolímero aleatório de polipropileno. A mistura matriz compreendia aproximadamente 10% em peso do agente de clarificação em um veículo de homopolímero de polipropileno. Para produzir as composições de polímero termoplástico comparativas, a mistura matriz foi colocada no copolímero aleatório de polipropileno em uma quantidade suficiente para fornecer uma primeira composição de polímero termoplástico contendo aproximadamente 1.000 ppm do agente de clarificação (exemplo comparativo 1) e uma segunda composição de polímero termoplástico contendo aproximadamente 2.000 ppm do agente de clarificação (exemplo comparativo 2). As composições de polímero termoplástico foram produzidas pela adição da mistura matriz ao copolímero aleatório de polipropileno peletizado e pela misturação de baixa intensidade para distribuir substancialmente uniforme a mistura matriz no copolímero aleatório de polipropileno peletizado.
[0030] As composições de copolímero aleatório de polipropileno peletizado foram usadas depois para formar placas pela moldagem por injeção das composições em um moldador por injeção. As placas resultantes foram testadas de acordo com ASTM Standard D1003-92 usando um BYK-Gradner Haze-Gard Plus para determinar o índice de turbidez para cada uma das composições de copolímero aleatório de polipropileno. Os resultados para cada uma dessas medidas estão descritos na tabela 2 abaixo. Tabela 2. Medidas de turbidez para composições de copolímero aleatório produzidas usando as amostras 1A-1F e exemplos comparativos 1 e2.
Figure img0004
[0031] Como pode ser visto a partir de uma comparação dos índices de turbidez para o exemplo comparativo 1 e composições polimé- ricas 1 a 6, com uma carga de 1.000 ppm do agente de clarificação, as composições de polímero termoplástico que contêm uma composição aditiva de acordo com a invenção, exibiam todas índices de turbidez que eram demonstrativamente menores do que o índice de turbidez exibido por uma composição de polímero termoplástico que contém a mesma quantidade de agente de clarificação adicionado de maneira diferente (isto é, exemplo comparativo 1). De fato, as composições de polímero 5 e 6 exibiram índices de turbidez que eram próximos do ín- dice de turbidez exibido pelo exemplo comparativo 2, que continha duas vezes mais agente de clarificação (isto é, 2.000 ppm de agente de clarificação).
[0032] Todas as referências, incluindo as publicações, pedidos de patente e patentes citadas aqui estão incorporadas por referência na mesma extensão como se cada referência estivesse individualmente e especificamente indicada para ser incorporada por referência e fosse descrita aqui em sua totalidade.
[0033] O uso das expressões "um" e "uma" e "o/a" e referências similares no contexto da descrição do assunto em questão dessa aplicação (especialmente no contexto das reivindicações em anexo) são para ser interpretadas abrangendo o singular e o plural a menos que indicado de outra maneira ou claramente contradito pelo contexto. As expressões "compreendendo", "possuindo", "incluindo" e "contendo" são para ser interpretadas como expressões abertas (isto é, significando "incluindo, mas não limitado a") a menos que observado de outra maneira. A citação de médias de valores são pretendidas servir meramente, como um método abreviado de referir-se individualmente a cada valor em separado que caia dentro da média, a menos que indicado de outra maneira e cada valor em separado está incluído no pedido como se fosse citado aqui individualmente. Todos os métodos aqui descritos podem ser realizados em qualquer ordem adequada, a menos que indicado aqui ou claramente contradito pelo contexto. O uso de qualquer um e de todos os exemplos ou linguagem exemplifi- cadora (por exemplo, "tal como") aqui fornecidos, é meramente pretendido esclarecer o assunto em questão do pedido e não colocar uma limitação no escopo do assunto em questão a menos que reivindicado de outra maneira. Nenhum idioma no pedido deve ser considerado como indicando qualquer elemento não reivindicado como essencial a prática do assunto em questão aqui descrito.
[0034] As modalidades preferidas do assunto em questão desse pedido estão aqui descritas, incluindo a melhor maneira conhecida pelos inventores para realizar o assunto em questão reivindicado. Variações dessas modalidades podem se tornar claras para aqueles versados na técnica depois da leitura da descrição precedente. Os inventores esperam que os técnicos experientes empreguem tais variações como apropriado e os inventores pretendem que o assunto em questão aqui descrito seja praticado de modo diferente do que como especificamente aqui descrito. Consequentemente, essa descrição inclui todas as modificações e equivalentes do assunto em questão citado nas reivindicações anexadas a esse documento como permitido pela lei aplicável. Além disso, qualquer combinação dos elementos acima descritos em todas as variações possíveis dos mesmos é abrangida pela presente descrição a menos que indicado de outra maneira ou claramente contradito pelo contexto.

Claims (13)

1. Composição aditiva caracterizado pelo fato de compreender: (a) um meio de hidrocarboneto líquido; (b) um agente de clarificação, o agente de clarificação compreendendo um acetal de um alditol; e (c) um tensoativo que possua um HLB de 6 ou menos.
2. Composição aditiva de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o meio de hidrocarboneto líquido é selecionado do grupo que consiste em óleos parafínicos, óleos naftalênicos, óleos aromáticos e misturas dos mesmos.
3. Composição aditiva de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o meio de hidrocarboneto líquido está presente na composição aditiva em uma quantidade de 79,5% em peso ou menos com base no peso total da composição aditiva.
4. Composição aditiva de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o agente de clarificação é um acetal de um alditol de acordo com a estrutura de Fórmula (I) abaixo:
Figure img0005
em que Ri é selecionado do grupo que consiste em hidrogênio, grupos alquila, grupos alquenila, grupos hidroxialquila, grupos alcóxi e grupos de haleto de alquila; em que R2, R3, R4, Rs, Re, R7, Re, RΘ, R10 e Rn são, cada um, selecionados independentemente do grupo que consiste em hidrogênio, grupos alquila, grupos alcóxi, grupos alquenila, grupos arila e halogênios; e em que R12 θ um grupo hidroxialquila selecionado do grupo que consiste em -CH2OH- e - CHOHCH2OH-,
5. Composição aditiva de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que Ri é hidrogênio e R12 é -CHOHCH2OH-.
6. Composição aditiva de acordo com a reivindicação 4 ou 5, caracterizado pelo fato de que R2, Rs, Re, R7, Rs θ Rn são cada um, hidrogênio e R3, R4, R9 θ R10 são cada um, grupos metila.
7. Composição aditiva de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de que 0 agente de clarificação está presente na composição aditiva em uma quantidade de 10 a 30% em peso com base no peso total da composição aditiva.
8. Composição aditiva de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo fato de que 0 tensoativo é selecionado do grupo que consiste em mono-oleato de sorbitano, trioleato de sorbitano, monoestearato de sorbitano,triestearato de sorbitano e misturas dos mesmos.
9. Composição aditiva de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo fato de que 0 tensoativo está presente na composição aditiva em uma quantidade de 0,5 a 80% em peso com base no peso total da composição aditiva.
10. Composição aditiva de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a composição aditiva compreende: (a) 79,5% em peso ou menos de um óleo mineral; (b) 10 a 30% em peso de um agente de clarificação de acordo com a estrutura da fórmula (II) abaixo:
Figure img0006
e (c) 0,5 a 80% em peso de mono-oleato de sorbitano.
11. Método para produção de uma composição de polímero termoplástico, o método caracterizado pelo fato de compreender as etapas de: (a) fornecer um polímero termoplástico; (b) fornecer uma composição aditiva de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10; e (c) misturar o polímero termoplástico e a composição aditiva para produzir uma composição de polímero termoplástico.
12. Método de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que o polímero termoplástico é selecionado do grupo que consiste em homopolímeros de polipropileno, copolímeros aleatórios de polipropileno, copolímeros de impacto de polipropileno e misturas dos mesmos.
13. Método de acordo com a reivindicação 11 ou 12, caracterizado pelo fato de que a composição aditiva está presente na composição de polímero termoplástico em uma quantidade de 0,4 a 1,0% em peso baseado no peso total da composição de polímero termoplástico.
BRPI1013665-7A 2009-03-06 2010-02-25 composição aditiva e método para produção de uma composição de polímero termoplástico BRPI1013665B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US15799809P 2009-03-06 2009-03-06
US61/157,998 2009-03-06
PCT/US2010/000557 WO2010101610A1 (en) 2009-03-06 2010-02-25 Liquid dispersion and thermoplastic compositions comprising the same

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1013665A2 BRPI1013665A2 (pt) 2016-04-26
BRPI1013665B1 true BRPI1013665B1 (pt) 2020-10-13

Family

ID=42124277

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1013665-7A BRPI1013665B1 (pt) 2009-03-06 2010-02-25 composição aditiva e método para produção de uma composição de polímero termoplástico

Country Status (5)

Country Link
US (1) US8308974B2 (pt)
EP (1) EP2403904B1 (pt)
CN (1) CN102341449B (pt)
BR (1) BRPI1013665B1 (pt)
WO (1) WO2010101610A1 (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
PL2559726T3 (pl) * 2011-08-15 2014-07-31 Holland Colours Nv Dodatek w postaci koncentratu i jego wykorzystania
CN117534904A (zh) * 2018-12-21 2024-02-09 美利肯公司 添加剂组合物及包含该添加剂组合物的热塑性聚合物组合物

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6127460A (en) * 1997-12-02 2000-10-03 Sumitomo Bakelite Co., Ltd. Liquid epoxy resin potting material
FR2772767B1 (fr) * 1997-12-23 2000-02-25 Roquette Freres Composition amelioree d'acetal d'alditol et son utilisation dans les matieres plastiques et gelifiees
US6102999A (en) * 1998-09-04 2000-08-15 Milliken & Company Liquid dispersion comprising dibenzylidene sorbital acetals and ethoxylated nonionic surfactants
JP2004508374A (ja) * 2000-09-01 2004-03-18 ミリケン・アンド・カンパニー 新規のフッ素化およびアルキル化アルジトール誘導体、これを含有する組成物およびポリオレフィン物品
US6500964B2 (en) * 2001-03-23 2002-12-31 Milliken & Company Method of producing high yield alditol acetals with mineral acids and surfactants
TWI298729B (en) * 2001-03-27 2008-07-11 New Japan Chem Co Ltd Diacetal composition, polyolefin nucleating agent comprising the composition, polyolefin resin composition containing the diacetal composition, process for preparing the resin composition, and molded products
US8003725B2 (en) * 2002-08-12 2011-08-23 Exxonmobil Chemical Patents Inc. Plasticized hetero-phase polyolefin blends
US8022133B2 (en) * 2005-01-28 2011-09-20 Milliken & Company Co-additive compositions and methods for applying co-additive compositions into nucleated polymer compounds
CN101421341A (zh) 2006-02-27 2009-04-29 耶路撒冷希伯来大学伊森姆研究发展公司 使聚合物成核的方法
US8652447B2 (en) * 2008-12-18 2014-02-18 Chevron U.S.A. Inc. Cosmetic and personal care products containing synthetic magnesium alumino-silicate clays

Also Published As

Publication number Publication date
EP2403904B1 (en) 2013-05-01
EP2403904A1 (en) 2012-01-11
US8308974B2 (en) 2012-11-13
BRPI1013665A2 (pt) 2016-04-26
WO2010101610A1 (en) 2010-09-10
CN102341449B (zh) 2013-07-31
CN102341449A (zh) 2012-02-01
US20100224825A1 (en) 2010-09-09

Similar Documents

Publication Publication Date Title
TW500751B (en) Rotomoldina process for producina polvolefin hollow articles
Koontz et al. Polymer processing and characterization of LLDPE films loaded with α‐tocopherol, quercetin, and their cyclodextrin inclusion complexes
TW412557B (en) Composition as stabilizer for thermoplastic polymer
CN103146028B (zh) 聚烯烃用的添加剂组合物及其应用和聚烯烃组合物
CA1190692A (en) Polyethylene compositions for rotational moulding processes
TW455604B (en) Preparation of low-dust stabilisers
Joshi et al. Isothermal crystallization of HDPE/octamethyl polyhedral oligomeric silsesquioxane nanocomposites: role of POSS as a nanofiller
US11667846B2 (en) Cyclodextrin-polyoxometalate ionic liquid inclusion complex flame retardant additive for making a low smoke zero halogen compound
BR112015014135B1 (pt) composição aditiva e processo para produção de composição de polímero nucleado
BR112015029867A2 (pt) composição de agente clarificante e composição de resina de poliolefina contendo a mesma
Marchante et al. Ethylene vinyl acetate/nanoclay‐based pigment composites: Morphology, rheology, and mechanical, thermal, and colorimetric properties
CA1145877A (en) Inhibited curable solventless organopolysiloxane compositions
TWI749440B (zh) 熱塑性組成物
Marco et al. Analysis of the isothermal crystallization of isotactic polypropylene nucleated with sorbitol derivatives
Nandi et al. Dynamic rheology and morphology of HDPE‐fumed silica composites: Effect of interface modification
EP0211902A1 (en) AQUEOUS ADDITIVE SYSTEMS, METHODS AND POLYMERIC PARTICLES.
BRPI1013665B1 (pt) composição aditiva e método para produção de uma composição de polímero termoplástico
BRPI0717837A2 (pt) Composição de substâncias ativas na base de ceras de poliolefina de metaloceno, para produção de matérias sintéticas estabilizadas, resistentes à luz
TW202342421A (zh) 三醯胺化合物及包含其之組成物
JP4655665B2 (ja) 熱可塑性樹脂組成物及びその製造法
KR0156249B1 (ko) 폴리올레핀의 안정화 방법
WO2011014528A1 (en) Color masterbatch
Bouhelal et al. Nanostructure and micromechanical properties of reversibly crosslinked isotactic polypropylene/clay composites
Jin et al. Effect of a sorbitol nucleating agent on fractionated crystallization of polypropylene droplets
Agrawal et al. Cyclodextrin inclusion complex formation with butylated hydroxytoluene and its application in polyethylene film

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 13/10/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.