BRPI1013457A2 - Compressor de êmbolo com válvula de ponto morto - Google Patents

Compressor de êmbolo com válvula de ponto morto Download PDF

Info

Publication number
BRPI1013457A2
BRPI1013457A2 BRPI1013457-3A BRPI1013457A BRPI1013457A2 BR PI1013457 A2 BRPI1013457 A2 BR PI1013457A2 BR PI1013457 A BRPI1013457 A BR PI1013457A BR PI1013457 A2 BRPI1013457 A2 BR PI1013457A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
valve
piston
cylinder
compressor
control
Prior art date
Application number
BRPI1013457-3A
Other languages
English (en)
Inventor
Eberhard Bredel
Uwe Mende
Original Assignee
Voith Patent Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Voith Patent Gmbh filed Critical Voith Patent Gmbh
Publication of BRPI1013457A2 publication Critical patent/BRPI1013457A2/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F04POSITIVE - DISPLACEMENT MACHINES FOR LIQUIDS; PUMPS FOR LIQUIDS OR ELASTIC FLUIDS
    • F04BPOSITIVE-DISPLACEMENT MACHINES FOR LIQUIDS; PUMPS
    • F04B25/00Multi-stage pumps
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F04POSITIVE - DISPLACEMENT MACHINES FOR LIQUIDS; PUMPS FOR LIQUIDS OR ELASTIC FLUIDS
    • F04BPOSITIVE-DISPLACEMENT MACHINES FOR LIQUIDS; PUMPS
    • F04B49/00Control, e.g. of pump delivery, or pump pressure of, or safety measures for, machines, pumps, or pumping installations, not otherwise provided for, or of interest apart from, groups F04B1/00 - F04B47/00
    • F04B49/02Stopping, starting, unloading or idling control
    • F04B49/03Stopping, starting, unloading or idling control by means of valves

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Compressors, Vaccum Pumps And Other Relevant Systems (AREA)

Abstract

Compressor de embolo com válvula de ponto morto.a presente invencão refere-se a um compressor de émbolo para a compressão de um meio compressivel. O compressor de émbolo possui um estagio de compressor que possui um émbolo conduzido em. Um. Compartimento de cilindro e uma camara de válvula de entrada ligada ao compartimento de cilindro através de uma valvula de entrada, e uma camara de válvula de saida ligada a um compartimento de cilindro por meio de uma valvula de saida. A camara de valvula de entrada é ligada ao compartimento de cilindro por meio de uma valvula de ponto morto. A valvula de ponto morto apresenta um corpo de valvula e um corpo de comando. O espaco interno de corpo de valvula possui uma ligacao ao compartimento de cilindro do estagio de compressor, e a face externa do corpo de valvula possui uma abertura de compensacao que liga o espaco interno do corpo de valvula a camara de valvula de entrada. O corpo de comando pode ser movido em vai-vem sobre o corpo da valvula, em uma posicao aberta libera a abertura de compensacao, em uma posicao fechada fecha a abertura de compensacão e se movimenta para a posicao fechada quando uma pressão na camara de valvula de saida do estagio de compressor ultrapassa um, valor pré-definivel. A presente invencao refere-se ainda a uma valvula de ponto morto para um compressor de émbolo para a compressão de um meio compressivel.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para: "COMPRESSOR DE EMBOLO COM VÁLVULA DE PONTO MORTO". A presente invenção refere-se a um compressor de embolo com uma válvula de ponto morto.
Os compressores de embolo servem para a compressão de gases, tais como o ar que deve ser usado como meio de trabalho para a operação de diversos agregados. Durante a operação, tais compressores são usados, por exemplo, de tal modo que um reservatório de ar comprimido seja preenchido com ar comprimido, até que um nivel de pressão pré-definido seja alcançado. Ao alcançar o nivel de pressão pré-definido, uma válvula de controle disposto entre o compressor e o reservatório de ar comprimido abre, de modo que o ar transportado pelo compressor possa escapar para os arredores. O compressor propriamente dito muitas vezes não é desligado, uma vez que ele é firmemente acoplado, por exemplo, a um motor de veiculo.
Porém, entre a válvula de controle e o compressor encontram-se em geral linhas de pressão mais longas. Com a válvula de controle aberta, o compressor tenta superar a resistência da linha e assim precisa, agora como antes, gerar uma certa contra-pressão. Em especial no caso de compressores de vários estágios aparece o efeito, devido aos diversos volumes de curso dos estágios individuais, que os estágios inferiores agora como antes precisam efetuar um trabalho que não pode ser menosprezado. A fim de resolver isso, já foi sugerido dispor uma válvula de ponto morto entre o compartimento do cilindro de um estágio do compressor e a câmara da válvula de admissão daquele estágio de compressor. Ao alcançar ou exceder uma determinada pressão diferencial na câmara da válvula de escape daquele estágio de compressor ou de um estágio de compressor disposto o mais a jusante possível, essa válvula adicional fecha e uma geração de pressão será possível. Caso contrário, a válvula adicional abre quando em virtude do abrir da válvula de escape no reservatório de ar comprimido, a pressão na câmara da válvula de escape cai.
Na disposição mencionada ficou evidente a desvantagem de que, devido a estados de equilíbrio, onde a força que é exercida por meio da câmara da válvula de escape e uma tubulação pertencente sobre partes da válvula de ponto morto é igual à força que é exercida sobre a válvula ou partes desta por meio do estágio do compressor, ocorrem movimentos de vibração, por exemplo, do tucho da válvula da câmara da válvula de entrada. Isto tanto pode danificar o tucho da válvula como também da placa da base da válvula. Além disso, os movimentos vibratórios causam um abrir e fechar descontrolado da válvula de ponto morto, e, por conseguinte, oscilações de pressão descontroladas no compressor, fato este que por sua vez pode causar danos nas lamelas do compressor.
Por essa razão, a presente invenção tem a tarefa de fornecer um compressor de êmbolo com uma válvula de ponto morto e uma válvula de ponto morto onde os problemas mencionados não ocorrem em estados de equilíbrio.
De acordo com a presente invenção, a tarefa é solucionada com a ajuda de um compressor de êmbolo com as características da reivindicação 1. Além disso, a tarefa também é solucionada com a ajuda de uma válvula de ponto morto de acordo com a reivindicação 14 . Realizações vantajosas da presente invenção são evidentes das reivindicações dependentes. O compressor de êmbolo de acordo com a presente invenção, de um estágio ou de vários estágios, para a compressão de um meio compressível apresenta pelo menos um estágio de compressor. Este estágio de compressor apresenta um êmbolo guiado em um compartimento de êmbolo e uma câmara de válvula de admissão ligada ao compartimento do cilindro por meio de uma válvula de admissão, e uma câmara da válvula de escape ligada ao compartimento de cilindro por meio de uma válvula de escape. A câmara da válvula de escape pode ser a câmara da válvula de escape do compartimento do cilindro do primeiro estágio de compressor (compressor de um estágio só) ou uma câmara da válvula de escape de um outro compartimento do cilindro, por exemplo, um disposto mais a jusante (compressor de vários estágios). No primeiro estágio de compressor a câmara de válvula de admissão é ligado ao compartimento do cilindro por meio de uma válvula de ponto morto. A válvula de ponto morto possui um corpo de válvula e um corpo de distribuição. O espaço interno do corpo de válvula possui uma ligação com o compartimento do cilindro do estágio do compressor, e a superficie externa do corpo de válvula, que é afastada do interior do corpo de válvula possui uma abertura de compensação que liga o interior do corpo de válvula à câmara de válvula de admissão. O corpo de distribuição pode ser movido em vai-vem no corpo de válvula, em uma posição aberta libera a abertura de compensação da superficie externa do corpo de válvula, e em uma posição fechada fecha a mesma. 0 corpo de distribuição movimenta-se para a posição fechada quando uma pressão na câmara da válvula de escape do estágio de compressor disposto a jusante ultrapassar um valor pré-definivel.
De acordo com o ensinamento da presente invenção, é previsto um espaço interno do corpo de válvula para dentro do qual o meio do compartimento do cilindro pode fluir, e pode sair através de aberturas de compensação para dentro da câmara da válvula de escape quando um corpo de distribuição disposto no corpo de válvula libera uma ou várias aberturas de compensação. Isto possibilita, por um lado, a disposição da válvula de ponto morto, especialmente da pelo menos uma abertura de compensação, em uma área onde reinam temperaturas menos altas do que diretamente dentro de ou sobre a placa de base de válvula, onde convencionalmente era prevista a abertura de escape da válvula de ponto morto. Por outro lado, a disposição de acordo com a presente invenção de pelo menos uma abertura de compensação na superfície externa do corpo de válvula oferece a possibilidade de realizar a direção de movimentação do corpo de distribuição e a direção de saída do meio do compartimento do cilindro para dentro da câmara de válvula de admissão de tal modo que estas se encontram em um ângulo, em especial verticalmente um sobre o outro, a fim de dessa maneira evitar os movimentos oscilatórios. Além disso, a direção de escape do meio do interior do corpo de válvula pode ser executada de tal modo que esta é orientada em um ângulo ou verticalmente à superfície externa do corpo de válvula, de modo que o meio que sai não flua ao longo da superfície externa do corpo de válvula, assim evitando a formação de coqueificação em qualquer superfície de passível de corrosão.
Uma outra vantagem da presente invenção está no fato de que um e o mesmo componente, isto é, o corpo de distribuição, tanto pode ser uma corrediça para o fechamento seletivo da pelo menos uma abertura de compensação no corpo de válvula, como também um êmbolo para a solicitação de pressão com uma pressão de controle, especialmente a pressão da câmara da válvula de escape. A princípio, a presente invenção também pode ser usada em tal compressor de êmbolo ou em tal válvula de ponto morto para um compressor de êmbolo, onde não é /são previstas câmaras de válvula de admissão especiais e/ou uma câmara da válvula de escape, e sim uma área de entrada e/ou área de saída de configuração diferente para o meio a ser comprimido para dentro ou para fora do compartimento do cilindro. Também pode ser prevista, no lugar da solicitação do corpo de distribuição com a pressão da câmara da válvula de escape, uma outra pressão de controle que age sobre o corpo de distribuição que move o corpo de distribuição para a posição de fechamento quando a pressão de controle ultrapassar um valor pré-definido.
Realizações vantajosas prevêem que o corpo de válvula em essência tem forma de cilindro e o corpo de distribuição, em essência, uma forma de cilindro oco. Isto permite uma produção simples e uma adaptação simples dos dois corpos um ao outro. Em particular o diâmetro interno do corpo de distribuição pode corresponder em essência ao diâmetro externo do corpo de válvula.
Uma forma de execução especialmente vantajosa da presente invenção prevê que o corpo de distribuição é executado como êmbolo de comando em um cilindro de êmbolo de comando. Dessa forma, o movimento relativo do corpo de distribuição em relação ao corpo do cilindro pode ser controlado por meio de uma pressão presente no cilindro do êmbolo de comando.
De acordo com uma forma de execução especialmente preferida, a este respeito é previsto que o cilindro do êmbolo de controle seja solicitado com uma pressão que corresponde à pressão na câmara da válvula de escape. Assim, o ensinamento da presente invenção para a obtenção de um controle ou regulação especialmente simples do rendimento transportado pelo compressor de êmbolo é implementado pelo fato de que as condições de pressão reinantes na câmara da válvula de escape influenciam diretamente o rendimento transportado pelo estágio do compressor. A este respeito pode até ser prevista uma tubulação entre a câmara da válvula de escape no estágio de compressor e o cilindro do êmbolo de comando.
Uma forma de execução especialmente econômica de espaço e barata da presente invenção prevê que o cilindro do êmbolo de comando seja integrado na câmara de válvula de admissão. Nisso, por exemplo, a parede do cilindro do êmbolo de comando pode ser integrada diretamente na caixa da câmara de válvula de admissão. Mas como alternativa, o cilindro do êmbolo de comando também pode ser inserido na câmara de válvula de admissão como um componente independente.
Um aperfeiçoamento de acordo com a presente invenção da presente invenção prevê que a válvula de ponto morto possui um elemento de mola que solicita o corpo de distribuição com uma força de mola. A força de mola exercida pelo elemento de mola sobre o corpo de distribuição é uma força antagonista para a força que é exercida sobre o corpo de distribuição pela pressão transmitida pela câmara da válvula de escape para dentro do cilindro de êmbolo de comando. Somente ao ultrapassar a força de mola exercida pelo elemento de mola por meio da pressão exercida sobre o corpo de distribuição, o corpo de distribuição movimenta-se no cilindro do êmbolo de comando da posição aberta para a posição fechada. A este respeito pode ser previsto que o corpo de válvula apresenta um assento para o elemento de mola. O elemento de mola pode ser, por exemplo, uma mola de pressão espiral que pode ser disposta em um assento com a forma de um cilindro oco do corpo de válvula. Em especial, o assento do elemento de mola pode ser separado da parte do corpo de válvula que está em ligação com o meio do compartimento do cilindro.
Uma vez que em um movimento do corpo de distribuição da posição aberta para a posição fechada pode ocorrer uma compressão do meio que se encontra no assento do elemento de mola contra a força de mola, pode ser previsto, de acordo com a presente invenção, que em uma forma de execução preferida o assento e/ou o corpo de distribuição possua respectivamente uma ou várias aberturas de escape que principalmente na posição fechada do corpo de distribuição estão dispostas de tal modo que se torna possivel um transbordar do meio entre o assento e o ambiente do corpo de distribuição, isto é, especialmente da câmara de válvula de admissão. Dessa forma, é impedida uma influência indesejada da característica de reação à pressão da válvula de ponto morto.
Uma forma de execução especialmente preferida resulta pelo fato de que a direção de fluxo principal do meio entre o interior do corpo de válvula e a câmara de válvula de admissão ou, quando não for prevista nenhuma câmara de válvula de admissão, o meio ambiente do corpo de válvula, forma um ângulo com a direção de movimento do corpo de distribuição, em essência entre 45 graus e 90 graus. A conseqüência disso é que através de um fluxo do meio em uma posição aberta ou uma posição fechada do corpo de distribuição não pode haver nenhuma influência ou somente uma influência negligenciável sobre a posição do corpo de distribuição. Uma vez que o componente de força transmitido para o corpo de distribuição trabalha amplamente verticalmente à direção de movimentação do corpo de distribuição, o corpo de distribuição quase que não se desloca ou não se desloca, e estados de vibração indesejados são evitados. Nesse contexto pode ser fornecido também que várias aberturas de compensação sejam dispostas em um corpo de válvula que também podem ser dispostas em lados opostos.
Além da possibilidade de dispor a direção de escape do meio de tal modo que não podem ocorrer movimentos vibratórios dentro da válvula de ponto morto, a disposição de acordo com a presente invenção oferece também a vantagem de que especialmente em compressores de um estágio só ou de dois estágios, onde em conseqüência de uma coqueificação frequente da placa da base da válvula ocorre o emperramento de, por exemplo, uma válvula de ponto morto executada como corrediça que desliza sobre a placa de assento da válvula, em virtude do escape do meio afastado da placa de base da válvula para dentro da câmara de válvula de admissão, as aberturas de compensação e a área em volta das mesmas por cima do qual passa um corpo de distribuição, não sofrem mais nenhuma coqueificação.
Outras formas de execução exemplares da presente invenção são explicadas detalhadamente a seguir com a ajuda das figuras. Em que: A figura -1 mostra um compressor de êmbolo de acordo com a presente invenção de vários estágios.
As figuras 2a, 2b mostram uma válvula de ponto morto de acordo com a presente invenção em posição fechada e em posição aberta. O compressor de êmbolo 10 de.vários estágios de acordo com a presente invenção para a compressão de meios compressiveis possui dois estágios de compressor 1, 2. Cada estágio de compressor 1, 2 consiste de ou compreende um êmbolo (não mostrado) guiado em um compartimento de cilindro 11, 21 e respectivamente uma câmara de válvula de admissão 13, 23 ligada ao compartimento de cilindro 11, 21 por meio de uma válvula de admissão 12, 22, e uma câmara da válvula de escape 15, 25 ligada ao compartimento de cilindro 11, 21 através de uma válvula de escape 14, 24. O estágio de compressor 1 disposto a montante em relação ao último estágio de compressor 2 apresenta uma válvula de ponto morto 16 através da qual a câmara de válvula de admissão 13 é ligada ao compartimento de cilindro 11. A câmara da válvula de escape 25 do último estágio de compressor 2 e por isso disposto o mais longe a jusante, é ligado à câmara de válvula de admissão 13 do primeiro estágio de compressor 1 disposto a montante através de uma tubulação 3.
Entre os dois estágios de compressor 1, 2 é previsto um trocador de calor 4 para o esfriamento do meio compressivel. A figura 1 mostra a válvula de ponto morto 16 em posição fechada. O reservatório de ar comprimido a ser preenchido (não mostrado) não apresenta a pressão interna pré-definida. Por esta razão a válvula de escape disposta no reservatório de ar comprimido (não mostrada) é fechada e o compressor 10 de vários estágios trabalha contra a pressão interna do sistema fechado. A pressão diferencial Δρ na câmara da válvula de escape 25 do estágio de compressor 2 disposto o mais a jusante encontra-se acima de um valor pré-definido. Esta pressão diferencial reina na válvula de ponto morto 16 através da tubulação 3 e mantém a válvula de ponto morto 16 em posição fechada. Assim não há nenhuma ligação permanente entre a câmara de válvula de admissão 13 e o compartimento de cilindro 11 do primeiro estágio de compressor 1, e o meio é comprimido no primeiro estágio de compressor 1.
As figuras 2a e 2b mostram a válvula de ponto morto 16 na posição fechada e na posição aberta. A válvula de ponto morto 16 possui um corpo de válvula 30 que no seu lado voltado para o compartimento de cilindro 11 é fixado na placa de base da válvula 32. O corpo de válvula 30 apresenta uma forma de cilindro e possui na sua face de camisa 34 aberturas de compensação 36. Estas são essencialmente circulares ou elípticas e distribuídas sobre toda a circunferência da face de camisa. Na presente forma de execução são previstas quatro aberturas de compensação 36. No lugar de furos circulares também podem ser previstas fendas ou outras geometrias de abertura. A vantagem é a disposição das aberturas ao longo de toda a circunferência, de modo que as forças que são exercidas pelo fluxo do meio através das aberturas de compensação 36 compensam-se em grande escala mutuamente.
No lado afastado do compartimento de cilindro 11 do corpo de válvula 30 é previsto um assento 38 que é separado do interior do corpo de válvula 42 por meio de uma parede 40. No assento 38 é disposta uma mola espiral 44. A mola espiral 44 exerce uma força de mola contra a parede 40 e um êmbolo de comando 46. O êmbolo de comando 4 6 possui a forma de um cilindro oco. O diâmetro interno do êmbolo de comando 46 corresponde em essência ao diâmetro externo do corpo de válvula 30. 0 embolo de comando 46 é móvel em vai-vem ao longo de um eixo longitudinal X conjunto do corpo de válvula 30 e do êmbolo de comando 46, dentro de um cilindro do êmbolo de comando 48. Na presente forma de execução, o cilindro do êmbolo de comando 48 é uma configuração apropriada da parede da câmara de válvula de admissão 13. Mas, o cilindro do êmbolo de comando 48 também pode ser previsto como um componente separado. No cilindro do êmbolo de comando 48 desemboca a tubulação 3 na saida 50. A saida 50 poderia ser posicionada, no lugar do posicionamento mostrado, radialmente fora e, portanto, a uma distância coberto pelo êmbolo de comando 4 6 também fora do êmbolo de comando 4 6, a fim de não prejudicar um escape do meio de comando no cilindro do êmbolo de comando 48. A face de camisa 34, também denominada de parede do corpo de válvula 30, e especialmente a parede do êmbolo de comando 46 possuem aberturas de saida 52, 54 que na posição fechada mostrada na figura 2a permitem o transbordar do ar comprimido no assento 38 por meio do processo de fechamento para dentro da câmara de válvula de admissão 13.
Se for necessário, o êmbolo de comando 46 pode ser vedado na sua circunferência radialmente externa contra o cilindro do embolo de comando 48, por exemplo, por meio de um anel de vedação (não mostrado) , especialmente de PTFE, com vantagem apoiado por aço, que é embutido em uma ranhura circunferencial especialmente prevista para tal, na superfície externa do cilindro do êmbolo de comando 48. É lógico que também podem ser usadas outras vedações entre o êmbolo de comando 46 e o cilindro do êmbolo de comando 4 8 a fim de vedar a câmara solicitada pela pressão de comando no cilindro do êmbolo de comando 48. Também é possível uma vedação com ou sem elementos de vedação adicionais, especialmente anel de vedação, entre o êmbolo de comando 46 e o corpo de válvula 30. Com vantagem especial, as juntas mostradas de êmbolo de comando 46 e corpo de válvula 30 entram em contato uma com a outra na posição fechada do êmbolo de comando 4 6, a fim de vedar o interior do corpo de válvula cercado pelo corpo de válvula 30 e também as aberturas de compensação 36.
Quando o reservatório de ar comprimido (não mostrado) alcança a pressão interna desejada, a válvula de escape (não mostrada) abre e o compressor de vários estágios 10 não trabalha mais contra a pressão interna do sistema fechado. A pressão diferencial Δρ na câmara da válvula de escape 25 do estágio de compressor 2 disposto mais a jusante é então aproximadamente zero, isto é, a pressão diferencial Δρ não ultrapassa o valor pré-definido. O valor pré-definido é estipulado, por exemplo, pela força da mola 44 no assento 38. A força da mola 4 4 move então o êmbolo de comando 4 6 em direção do eixo longitudinal X, afastando-se do compartimento de cilindro 11 para dentro do cilindro do êmbolo de comando 48. Esta posição aberta é mostrada na figura 2b. As aberturas de compensação 36 do corpo de válvula 30 agora não são mais fechadas pelo êmbolo de comando 46. Surge uma ligação livre entre o compartimento de cilindro 11 e a câmara de válvula de admissão 13 no primeiro estágio de compressor 1, de modo que o meio no primeiro estágio de compressor 1, apesar de um movimento permanente do êmbolo, não é comprimido, isto é, o primeiro estágio de compressor 1 está em ponto morto. Ao mesmo tempo as aberturas de compensação 36 podem ser livremente atravessadas e o risco de que se forme uma coqueificação em torno das mesmas é pequeno em virtude do nivel de temperatura relativamente baixo no corpo de válvula 30 .

Claims (16)

1. Compressor de êmbolo (10) para a compressão de um meio compressivel com: - um estágio de compressor (1), sendo que - o estágio de compressor (1) possui um êmbolo conduzido em um compartimento de cilindro (11) e - uma câmara de válvula de entrada (13), ou área de afluxo, ligado ao compartimento de cilindro (11) por meio de uma válvula de entrada (12), e sendo que o compressor de êmbolo - possui uma câmara de válvula de saida (25), ou área de sarda do fluxo, ligada a um compartimento de cilindro (21) por meio de uma válvula de saida (24), sendo que a câmara de válvula de entrada (13) ou a área de afluxo é ligada ao compartimento de cilindro (11) por meio de uma válvula de ponto morto (16), caracterizado pelo fato de que a válvula de ponto morto (16) - abrange um corpo de válvula (30) que compreende um espaço interno de corpo de válvula e uma face externa do corpo de válvula (34) afastada do espaço interno do corpo de válvula, e - possui um corpo de comando (46), sendo que o espaço interno do corpo de válvula apresenta uma ligação com o compartimento de cilindro (11) do estágio de compressor (1), e a face externa do corpo de válvula (34) apresenta uma abertura de compensação (36) que liga o espaço interno de corpo de válvula à câmara de válvula de entrada (13) ou a área de afluxo, e sendo que o corpo de comando (46) pode ser movido em vai-vem sobre o corpo de válvula (30) , em uma posição de abertura libera a abertura de compensação (36), em uma posição fechada fecha a abertura de compensação (36) e se movimenta para a posição fechada quando uma pressão na câmara de válvula de saída (25) do estágio de compressor (2) ou uma outra pressão de controle agindo sobre o corpo de comando (46) ultrapassa um valor pré-definível.
2. Compressor de êmbolo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o corpo de válvula (30) em essência é cilíndrico.
3. Compressor de êmbolo, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que o corpo de comando (4 6) tem uma forma essencialmente de cilindro oco.
4. Compressor de êmbolo, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o corpo de comando é executado como um êmbolo de comando (4 6) em um cilindro de êmbolo de comando (48).
5. Compressor de êmbolo, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que o cilindro de êmbolo de comando (48) é solicitado com uma pressão que corresponde à pressão na câmara de válvula de saida (25).
6. Compressor de êmbolo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 4 ou 5, caracterizado pelo fato de que o cilindro de êmbolo de comando (48) é ligado à câmara de válvula de saida (25) através de uma tubulação (3).
7. Compressor de êmbolo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 4 a 6, caracterizado pelo fato de que o cilindro de êmbolo de comando (48) é integrado na câmara de válvula de entrada (13).
8. Compressor de êmbolo, de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que a válvula de ponto morto (16) possui um dispositivo de mola (44) que impulsiona o corpo de comando (46) com uma força de mola.
9. Compressor de êmbolo, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que o corpo de válvula (30) possui um assento (38) para o dispositivo de mola (44).
10. Compressor de êmbolo, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que o assento (38) e o corpo de comando (46) possuem cada um uma abertura de saída (52, 54).
11. Compressor de êmbolo, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que na posição fechada as aberturas de saída (52, 54) do assento (38) e do corpo de comando (4 6) são de tal modo dispostas que se torna possível um transbordar do meio entre o assento (38) e a câmara de válvula de entrada (13).
12. Compressor de êmbolo, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que a direção de fluxo principal do meio entre o espaço interno de corpo de válvula e a câmara de válvula de entrada (13) forma um ângulo essencialmente entre 45° e 90° com a direção de movimentação do corpo de comando (46).
13. Compressor de êmbolo (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o compressor de êmbolo possui - um estágio de compressor disposto a montante (1) e - um estágio de compressor disposto a jusante (2), sendo que: - cada estágio de compressor (1, 2) possui um êmbolo guiado em um compartimento de cilindro (11, 21); - uma câmara de válvula de entrada (13, 23) ligada ao compartimento de cilindro (11, 21) por meio de uma válvula de entrada (12, 22), e - uma câmara de válvula de salda (15, 25) ligada ao compartimento de cilindro (11, 21) por meio de uma válvula de saida (14, 24), sendo que no estágio de compressor disposto a montante (1) a câmara de válvula de entrada (13) é ligada ao compartimento de cilindro (11) por meio de uma válvula de ponto morto (16), e sendo que o espaço interno do corpo de válvula da válvula de ponto morto (16) possui uma ligação com o compartimento de cilindro (11) do estágio de compressor disposto a montante (1), e sendo que o corpo de comando (46) movimenta-se para a posição de fechamento quando uma pressão na câmara de válvula de saida (25) do estágio de compressor disposto a jusante (2) ultrapassa uma pressão pré-definivel.
14. Válvula de ponto morto (16) para um compressor de êmbolo (10) para a compressão de um meio compressivel, com um estágio de compressor, sendo que o estágio de compressor possui um êmbolo conduzido em um compartimento de cilindro e uma câmara de válvula de entrada ou área de afluxo ligado ao compartimento de cilindro através de uma válvula de entrada, e uma câmara de válvula de saida ou área de saida do fluxo, ligada a um compartimento de cilindro através de uma válvula de saida, sendo que a válvula de ponto morto é dimensionada para ligar no estágio de compressor a câmara de válvula de entrada ou a área de afluxo ao compartimento de cilindro, caracterizado pelo fato de que a válvula de ponto morto: - compreende um corpo de válvula (30), que cerca um espaço interno do corpo de válvula, e uma face externa do corpo de válvula (34) afastada do espaço interno do corpo de válvula; e - possui um corpo de comando (46), sendo que o espaço interno do corpo de válvula possui uma ligação com o compartimento de cilindro do estágio de compressor disposto a montante, e a face externa do corpo de válvula apresenta uma abertura de compensação (36) que liga o espaço interno de corpo de válvula à câmara de válvula de entrada ou a área de afluxo, e sendo que o corpo de comando (46) pode ser movido em vai-vem sobre o corpo de válvula (30), em uma posição aberta libera a abertura de compensação (36), em uma posição fechada fecha a abertura de compensação (36) e se movimenta para a posição fechada quando uma pressão na câmara de válvula de saida do estágio de compressor ou uma outra pressão de comando agindo sobre o corpo de comando (46) ultrapassa um valor pré-definível.
15.
Válvula de ponto morto (16), de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de que o corpo de comando é executado como embolo de comando (4 6) em um cilindro de êmbolo de comando (48).
BRPI1013457-3A 2009-11-05 2010-11-05 Compressor de êmbolo com válvula de ponto morto BRPI1013457A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102009053133A DE102009053133A1 (de) 2009-11-05 2009-11-05 Kolbenverdichter mit Leerlaufventil

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1013457A2 true BRPI1013457A2 (pt) 2015-06-09

Family

ID=43853026

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1013457-3A BRPI1013457A2 (pt) 2009-11-05 2010-11-05 Compressor de êmbolo com válvula de ponto morto

Country Status (3)

Country Link
US (1) US20110123377A1 (pt)
BR (1) BRPI1013457A2 (pt)
DE (1) DE102009053133A1 (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102013001147A1 (de) 2013-01-24 2014-07-24 Voith Patent Gmbh Mehrstufiger Kolbenverdichter
AT516091B1 (de) 2014-06-30 2018-05-15 Hoerbiger Kompressortech Hold Leerlaufregelung für mehrstufigen Kolbenverdichter
DE102015225065B4 (de) 2015-12-14 2022-03-31 Voith Patent Gmbh Zylinderkopf für mehrstufigen Kolbenverdichter
DE102016124141B4 (de) 2016-12-13 2018-06-28 Voith Patent Gmbh Ventilanordnung für einen Kolbenverdichter
US11204029B2 (en) * 2018-11-14 2021-12-21 Quincy Compressor Llc Loadless start valve for a compressor
CN112814485B (zh) * 2020-12-31 2022-05-27 深圳市万维空调净化工程有限公司 用于控制气闸室的锁体的气闸控制系统

Family Cites Families (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1428981A (en) * 1921-08-15 1922-09-12 Ingersoll Rand Co Compressor unloader
US1810540A (en) * 1927-12-21 1931-06-16 Westinghouse Air Brake Co Valve controlling device
US1820732A (en) * 1929-02-09 1931-08-25 Davey Dev Company Compressor
US3193184A (en) * 1962-01-29 1965-07-06 Arthur J Hopper Governor for compressors
US3255954A (en) * 1962-07-06 1966-06-14 Atlas Copco Ab Positive displacement compressors
US4270885A (en) * 1979-05-07 1981-06-02 Ingersoll-Rand Company Unloading means for a gas compressor
DE3136948A1 (de) * 1981-09-17 1983-03-31 Wabco Westinghouse Fahrzeugbremsen GmbH, 3000 Hannover Einrichtung zur erzeugung von druckgas
DE3214713A1 (de) * 1982-04-21 1983-10-27 Wabco Westinghouse Fahrzeugbremsen GmbH, 3000 Hannover Einrichtung zur erzeugung von druckgas
US4470428A (en) * 1982-05-21 1984-09-11 Eaton Corporation Unloader and check valve
DE3446096A1 (de) * 1984-12-18 1986-06-19 Wabco Westinghouse Fahrzeugbremsen GmbH, 3000 Hannover Sitzventileinrichtung
US4778351A (en) * 1987-07-06 1988-10-18 Ingersoll-Rand Company Unloader, and in combination with an air compressor inlet housing
US4993922A (en) * 1988-11-30 1991-02-19 Holset Engineering Company, Inc. Air compressor unloader system
DE4322210B4 (de) * 1993-07-03 2006-06-14 Wabco Gmbh & Co.Ohg Einrichtung zum Erzeugen von Druckgas
US5694965A (en) * 1996-03-04 1997-12-09 Maverick International, Inc. Pneumatic pressure regulator
DE502005002636D1 (de) * 2004-10-19 2008-03-13 Voith Patent Gmbh Mehrstufiger Kolbenverdichter mit reduzierter Leistungsaufnahme im Leerlauf

Also Published As

Publication number Publication date
DE102009053133A1 (de) 2011-05-12
US20110123377A1 (en) 2011-05-26

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1013457A2 (pt) Compressor de êmbolo com válvula de ponto morto
KR101542989B1 (ko) 차량용 밸브
US9829115B2 (en) Valve
US9863494B2 (en) Suspension damper
MX2008003804A (es) Termostato para motor que tiene un pasaje de derivación del fluido de amortiguamiento de la presión.
KR101744812B1 (ko) 차량용 밸브
JP2010523904A5 (pt)
JP2018529921A (ja) 電子膨張弁
US11480095B2 (en) Oil temperature control assembly
WO2019117151A1 (ja) 冷却水制御弁装置、および、それを用いたエンジン冷却システム
EP2565505A1 (en) Fluid control valve assembly
KR101610175B1 (ko) 차량용 오일 쿨러
BR112014009454A2 (pt) intensificador de volume com declivagem de carga de assento
JP6029878B2 (ja) 制御バルブ
BRPI0822870A8 (pt) Válvula de controle de temperatura, e, método para regular um fluxo de refrigerante em um sistema de resfriamento automotivo
KR20190062804A (ko) 냉각수 제어 밸브유닛, 및 이를 구비한 엔진 냉각 시스템
CN103314242B (zh) 用于控制冷却剂的流速的装置
KR20180060470A (ko) 냉각수 제어밸브 유닛을 갖는 엔진
ATE500417T1 (de) Sicherheitsventil
JP2015517050A5 (pt)
JP2014126280A (ja) 温度式膨張弁
PT2708970E (pt) Regulador de pressão
TW201522778A (zh) 排液裝置
PT108135A (pt) Dispositivo de válvula de controlo
TWI564472B (zh) 減壓平衡裝置

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 5A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2343 DE 01-12-2015 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.