BRPI1005563A2 - aparelho, mÉtodo e sistema de recepÇço, e, programa para controlar recepÇço de um sinal recebido - Google Patents

aparelho, mÉtodo e sistema de recepÇço, e, programa para controlar recepÇço de um sinal recebido Download PDF

Info

Publication number
BRPI1005563A2
BRPI1005563A2 BRPI1005563-0A BRPI1005563A BRPI1005563A2 BR PI1005563 A2 BRPI1005563 A2 BR PI1005563A2 BR PI1005563 A BRPI1005563 A BR PI1005563A BR PI1005563 A2 BRPI1005563 A2 BR PI1005563A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
spectrum
spectrum inversion
received signal
signal
inversion
Prior art date
Application number
BRPI1005563-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Hidetoshi Kawauchi
Takashi Yokokawa
Original Assignee
Sony Corp
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Sony Corp filed Critical Sony Corp
Publication of BRPI1005563A2 publication Critical patent/BRPI1005563A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L27/00Modulated-carrier systems
    • H04L27/26Systems using multi-frequency codes
    • H04L27/2601Multicarrier modulation systems
    • H04L27/2647Arrangements specific to the receiver only
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L27/00Modulated-carrier systems
    • H04L27/26Systems using multi-frequency codes
    • H04L27/2601Multicarrier modulation systems
    • H04L27/2647Arrangements specific to the receiver only
    • H04L27/2655Synchronisation arrangements
    • H04L27/2657Carrier synchronisation

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Two-Way Televisions, Distribution Of Moving Picture Or The Like (AREA)
  • Circuits Of Receivers In General (AREA)
  • Television Systems (AREA)

Abstract

APARELHO, MÉTODO E SISTEMA DE RECEPÇçO, E, PROGRAMA PARA CONTROLAR RECEPÇçO DE UM SINAL RECEBIDO. Aqui é descrito um aparelho de recepção incluindo: uma seção de detecção de inversão de espectro configurado para detectar a ocorrência ou ausência de inversão de espectro em um sinal recebido condizendo com o padrão de Radiodifusão de Vídeo Digital - Terrestre 2 conhecido como DVB-T2, usando um sinal P1 constituindo o sinal recebido; a seção de inversão de espectro configurada para efetuar um processo de inversão de espectro no sinal recebido se a ocorrência da inversão de espectro é detectada pelo menos, pela seção de detecção de inversão de espectro; e urna seção de demodulação configurada para demodular do sinal recebido tendo sofrido o processo de inversão de espectro se a ocorrência da inversão de espectro é detectada pelaseção de detecção de inversão de espectro, a seção de demodulação ainda retirando a modulação do sinal recebido ainda para sofrer o processo de inversão de espectro se a ausência da inversão de espectro é detectada pela seção de detecção de inversão de espectro.

Description

"APARELHO, MÉTODO E SISTEMA DE RECEPÇÃO, E, PROGRAMA PARA CONTROLAR RECEPÇÃO DE UM SINAL RECEBIDO" FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
1. Campo da Invenção
A presente invenção se refere à um aparelho de recepção, um método de recepção, um programa de recepção, e um sistema de recepção. Mais particularmente, a invenção se refere à um aparelho de recepção, um método de recepção, um programa de recepção, e um sistema de recepção através do qual pode ser corretamente demodulada dos sinais recebidos condizentes com o padrão de DVB-T2 (Radiodifusão de Vídeo Digital - Terrestre 2) mesmo se inversão de espectro ocorre.
2. Descrição da técnica relacionada
O padrão de DVB-T2 está correntemente trabalhado como um padrão representativo para Radiodifusão digital terrestre (ver "Modulação e codificação de canal de estrutura de quadro para um sistema de Radiodifusão de televisão digital de segunda geração (DVB-T2)", um sítio de web de DVB atualizado em 30 de Junho de 2008; pesquisado em 27 de Maio de 2009 na Internet em <URL=http:\\www.dvb.org/technology/dvbt2/al22.tm3980r5.DVB-T2.pdf>). Radiodifusões Digitais Terrestre com base no padrão de DVB-T2 utiliza o método de modulação chamado OFDM (Multiplexação por Divisão de Freqüência Ortogonal).
Fig. 1 é uma visão esquemática mostrando um exemplo de composição de um sinal digital condizente com o padrão de DVB-T2.
Como mostrado na Fig. 1, o sinal digital condizendo com o padrão de DVB-T2 (a seguir chamado o sinal de DVB-T2) tem dois tipos de quadros: quadros com base no padrão de DVB-T2 (a seguir cada um chamado de quadro T2 ), e quadros condizentes com algum outro padrão do que o padrão de DVB-T2 (a seguir cada um chamado a parte de FEF (quadro de extensão futura)), que é para ser padronizado no futuro. Cada quadro é encabeçado por um sinal PI. O sinal Pl indica o tamanho da FFT (Transformada de Fourier Rápida) tamanho do quadro em questão, fornece informação indicando se o método de comunicação em uso é MISO (Múltipla Entrada Saída Única) ou SISO (Entrada Única Saída Única), e fornece informação indicando se o quadro em questão é uma parte de FEF. Se o quadro passa a ser um quadro T2, ele tem seu sinal Pl seguido por um sinal P2 e um sinal de dados. SUMÁRIO DA INVENÇÃO
Porque o sinal de DVB-T2 é modulado através do método de OFDM, o sinal pode desenvolver inversão de espectro quando o aparelho de recepção em uso converte um sinal de RF em um sinal de IF. Em tal um caso, o aparelho de recepção não pode demodular o sinal de DVB-T2 de forma correta. Quando não é corretamente demodulada do sinal PI, o aparelho de recepção não pode adquiri informação necessária para demodulação de quadro.
A presente invenção foi feita em vista das circunstâncias acima e fornece um aparelho de recepção, um método de recepção, um programa de recepção, e um sistema de recepção por meio dos quais pode ser corretamente demodulada do sinal recebido condizente com o padrão de DVB-T2 mesmo se inversão de espectro ocorre.
Ao realizar a presente invenção e de acordo com uma modalidade dela, é fornecido um aparelho de recepção incluindo: meios de detecção de inversão de espectro para detectar a ocorrência ou ausência de inversão de espectro em um sinal recebido condizendo com o padrão de Radiodifusão de Vídeo Digital - Terrestre 2 conhecido como DVB-T2, usando um sinal Pl constituindo o sinal recebido; meios de inversão de espectro para efetuar um processo de inversão de espectro no sinal recebido se a ocorrência da inversão de espectro é detectada pelo menos, através dos meios de detecção de inversão de espectro; e meios de demodulação para demodular do sinal recebido tendo sofrido o processo de inversão de espectro se a ocorrência da inversão de espectro é detectada pelos meios de detecção de inversão de espectro, os meios de demodulação ainda retirando a modulação do sinal recebido ainda para sofrer o processo de inversão de espectro se a ausência da inversão de espectro é detectada através dos meios de detecção de inversão de espectro.
O aparelho de recepção incorporando a presente invenção como esboçado acima corresponde a um método de recepção de acordo com a invenção e representando a funcionalidade do aparelho de recepção esboçado acima, assim como para um programa de acordo com a invenção e equivalente ao método de recepção.
Em que o aparelho de recepção esboçado acima incorporando a presente invenção está em uso, a ocorrência ou ausência de inversão de espectro é detectada a partir de um sinal recebido condizendo com o padrão de Radiodifusão de Vídeo Digital - Terrestre 2 conhecido como DVB-T2, usando um sinal Pl constituindo o sinal recebido. Um processo de inversão de espectro é efetuado no sinal recebido se a ocorrência da inversão de espectro é detectada pelo menos, através dos meios de detecção de inversão de espectro. É demodulada do sinal recebido tendo sofrido o processo de inversão de espectro se a ocorrência da inversão de espectro é detectada; é demodulada do sinal recebido ainda para sofrer o processo de inversão de espectro se a ausência da inversão de espectro é detectada.
De acordo com uma outra modalidade da presente invenção, é fornecido um sistema de recepção incluindo: meios de aquisição para adquirir sobre um canal de transmissão um sinal condizendo com o padrão de Radiodifusão de Vídeo Digital - Terrestre 2 conhecido como DVB-T2, como um sinal recebido; e meios de processo de decodificação de canal de transmissão para efetuar um processo de decodificação de canal de transmissão no sinal recebido adquirido através dos meios de aquisição. Os meios de processo de decodificação de canal de transmissão incluem: meios de detecção de inversão de espectro para detectar a ocorrência ou ausência de inversão de espectro no sinal recebido usando um sinal Pl constituindo o sinal recebido; meios de inversão de espectro para efetuar um processo de inversão de espectro no sinal recebido se a ocorrência da inversão de espectro é detectada pelo menos, através dos meios de detecção de inversão de espectro; e meios de demodulação para demodular do sinal recebido tendo sofrido o processo de inversão de espectro se a ocorrência da inversão de espectro é detectada através dos meios de detecção de inversão de espectro, os meios de demodulação ainda retirando a modulação do sinal recebido ainda para sofrer o processo de inversão de espectro se a ausência da inversão de espectro é detectada através dos meios de detecção de inversão de espectro.
Em que o sistema de recepção esboçado acima incorporando a presente invenção está em uso, um sinal condizendo com o padrão de Radiodifusão de Vídeo Digital - Terrestre 2 conhecido como DVB-T2 é adquirido como um sinal recebido sobre um canal de transmissão; e um processo de decodificação de canal de transmissão é efetuado no sinal recebido assim sendo adquirido. Durante o processo de decodificação de canal de transmissão, a ocorrência ou ausência de inversão de espectro é detectada a partir do sinal recebido usando um sinal Pl constituindo o sinal recebido. Um processo de inversão de espectro é efetuado no sinal recebido se a ocorrência da inversão de espectro é detectada pelo menos, através dos meios de detecção de inversão de espectro. E demodulada do sinal recebido tendo sofrido o processo de inversão de espectro se a ocorrência da inversão de espectro é detectada; é demodulada do sinal recebido ainda para sofrer o processo de inversão de espectro se a ausência da inversão de espectro é detectada.
De acordo com uma modalidade adicional da presente invenção, é fornecido um sistema de recepção incluindo: meios de processo de decodificação de canal de transmissão para efetuar um processo de decodificação de canal de transmissão em um sinal recebido que é adquirido sobre um canal de transmissão e que condiz com o padrão de Radiodifusão de Vídeo Digital - Terrestre 2 conhecido como DVB-T2; e meios de decodificação de fonte de informação para efetuar um processo de decodificação de fonte de informação no sinal recebido tendo sofrido o processo de decodificação de canal de transmissão efetuado através dos meios de processo de decodificação de canal de transmissão. Os meios de processo de decodificação de canal de transmissão incluem: meios de detecção de inversão de espectro para detectar a ocorrência ou ausência de inversão de espectro no sinal recebido usando um sinal Pl constituindo o sinal recebido; meios de inversão de espectro para efetuar um processo de inversão de espectro no sinal recebido se a ocorrência da inversão de espectro é detectada pelo menos, através dos meios de detecção de inversão de espectro; e meios de demodulação para demodular do sinal recebido tendo sofrido o processo de inversão de espectro se a ocorrência da inversão de espectro é detectada através dos meios de detecção de inversão de espectro, os meios de demodulação ainda retirando a modulação do sinal recebido ainda para sofrer o processo de inversão de espectro se a ausência da inversão de espectro é detectada através dos meios de detecção de inversão de espectro.
Em que o sistema de recepção esboçado acima incorporando a presente invenção está em uso, um processo de decodificação de canal de transmissão é efetuado em um sinal recebido que é adquirido sobre um canal de transmissão e que condiz com o padrão de Radiodifusão de Vídeo Digital - Terrestre 2 conhecido como DVB-T2; e um processo de decodificação de fonte de informação é efetuado no sinal recebido tendo sofrido o processo de decodificação de canal de transmissão. Durante o processo de decodificação de canal de transmissão, a ocorrência ou ausência de inversão de espectro é detectada a partir do sinal recebido usando um sinal Pl constituindo o sinal recebido. Um processo de inversão de espectro é efetuado no sinal recebido se a ocorrência da inversão de espectro é detectada pelo menos, através dos meios de detecção de inversão de espectro. É demodulada do sinal recebido tendo sofrido o processo de inversão de espectro se a ocorrência da inversão de espectro é detectada; é demodulada do sinal recebido ainda para sofrer o processo de inversão de espectro se a ausência da inversão de espectro é detectada.
De acordo com uma mesma modalidade adicional da presente invenção, é fornecido um sistema de recepção incluindo: meios de processo de decodificação de canal de transmissão para efetuar um processo de decodificação de canal de transmissão em um sinal recebido que é adquirido sobre um canal de transmissão e que condiz com o padrão de Radiodifusão de Vídeo Digital - Terrestre 2 conhecido como DVB-T2; e meios de saída para emitir uma imagem ou um som com base no sinal recebido tendo sofrido o processo de decodificação de canal de transmissão efetuado através dos meios de processo de decodificação de canal de transmissão. Os meios de processo de decodificação de canal de transmissão incluem: meios de detecção de inversão de espectro para detectar a ocorrência ou ausência de inversão de espectro no sinal recebido usando um sinal Pl constituindo o sinal recebido; meios de inversão de espectro para efetuar um processo de inversão de espectro no sinal recebido se a ocorrência da inversão de espectro é detectada pelo menos, através dos meios de detecção de inversão de espectro; e meios de demodulação para demodular do sinal recebido tendo sofrido o processo de inversão de espectro se a ocorrência da inversão de espectro é detectada através dos meios de detecção de inversão de espectro, os meios de demodulação ainda retirando a modulação do sinal recebido ainda para sofrer o processo de inversão de espectro se a ausência da inversão de espectro é detectada através dos meios de detecção de inversão de espectro.
Em que o sistema de recepção esboçado acima incorporando a presente invenção está em uso, um processo de decodificação de canal de transmissão é efetuado em um sinal recebido que é adquirido sobre um canal de transmissão e que condiz com o padrão de Radiodifusão de Vídeo Digital - Terrestre 2 conhecido como DVB-T2; e uma imagem ou um som é emitido com base no sinal recebido tendo sofrido o processo de decodificação de canal de transmissão. Durante o processo de decodificação de canal de transmissão, a ocorrência ou ausência de inversão de espectro é detectada a partir do sinal recebido usando um sinal Pl constituindo o sinal recebido. Um processo de inversão de espectro é efetuado no sinal recebido se a ocorrência da inversão de espectro é detectada pelo menos, através dos meios de detecção de inversão de espectro. É demodulada do sinal recebido tendo sofrido o processo de inversão de espectro se a ocorrência da inversão de espectro é detectada; é demodulada do sinal recebido ainda para sofrer o processo de inversão de espectro se a ausência da inversão de espectro é detectada.
De acordo com uma ainda modalidade adicional da presente invenção, é fornecido um sistema de recepção incluindo: meios de processo de decodificação de canal de transmissão para efetuar um processo de decodificação de canal de transmissão em um sinal recebido que é adquirido sobre um canal de transmissão e que condiz com o padrão de Radiodifusão de Vídeo Digital - Terrestre 2 conhecido como DVB-T2; e meios de controle de gravação para controlar a gravação do sinal recebido tendo sofrido o processo de decodificação de canal de transmissão efetuado através dos meios de processo de decodificação de canal de transmissão. Os meios de processo de decodificação de canal de transmissão incluem: meios de detecção de inversão de espectro para detectar a ocorrência ou ausência de inversão de espectro no sinal recebido usando um sinal Pl constituindo o sinal recebido; meios de inversão de espectro para efetuar um processo de inversão de espectro no sinal recebido se a ocorrência da inversão de espectro é detectada δ pelo menos, através dos meios de detecção de inversão de espectro; e meios de demodulação para demodular do sinal recebido tendo sofrido o processo de inversão de espectro se a ocorrência da inversão de espectro é detectada através dos meios de detecção de inversão de espectro, os meios de demodulação ainda retirando a modulação do sinal recebido ainda para sofrer o processo de inversão de espectro se a ausência da inversão de espectro é detectada através dos meios de detecção de inversão de espectro.
Onde o sistema de recepção esboçado acima incorporando a presente invenção está em uso, um processo de decodificação de canal de transmissão é efetuado em um sinal recebido que é adquirido sobre um canal de transmissão e que condiz com o padrão de Radiodifusão de Vídeo Digital - Terrestre 2 conhecido como DVB-T2; e a gravação é controlada do sinal recebido tendo sofrido o processo de decodificação de canal de transmissão. Durante o processo de decodificação de canal de transmissão, a ocorrência ou ausência de inversão de espectro é detectada a partir do sinal recebido usando um sinal Pl constituindo o sinal recebido. Um processo de inversão de espectro é efetuado no sinal recebido se a ocorrência da inversão de espectro é detectada pelo menos, através dos meios de detecção de inversão de espectro. É demodulada do sinal recebido tendo sofrido o processo de inversão de espectro se a ocorrência da inversão de espectro é detectada; é demodulada do sinal recebido ainda para sofrer o processo de inversão de espectro se a ausência da inversão de espectro é detectada.
De acordo com a presente invenção incorporada como esboçado acima, pode ser corretamente demodulada do sinal recebido condizendo com o padrão de DVB-T2 mesmo se inversão de espectro ocorre no sinal.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
Recursos e vantagens adicionais da presente invenção se tornarão aparente quando de uma leitura da seguinte descrição e desenhos em anexo nos quais:
Fig. 1 é uma visão esquemática mostrando um exemplo de composição de um sinal digital condizente com o padrão de DVB-T2;
Fig. 2 é um diagrama em bloco mostrando um exemplo de configuração de um sistema de sistema de transmissão transmitindo sinais de DVB-T2;
Fig. 3 é uma visão esquemática explicativa de portadoras de
informação;
Fig. 4 é uma visão esquemática mostrando um exemplo de composição de um sinal P1;
Fig. 5 é um diagrama em bloco mostrando um exemplo de configuração de um sistema de recepção como uma primeira modalidade da presente invenção;
Fig. 6 é um diagrama em bloco mostrando um exemplo de composição detalhada de uma seção de processo de decodificação de Pl;
Fig. 7 é um diagrama em bloco mostrando um exemplo de composição detalhada de um correlator;
Fig. 8 é uma visão esquemática explicativa de valores de correlação BeC antes do retardo; Fig. 9 é uma visão esquemática mostrando valores de
correlação BeC após retardo junto com um valor de correlação de saída;
Fig. 10 é um diagrama em bloco mostrando um exemplo de composição detalhada de um correlator inverso;
Fig. 11 é um diagrama em bloco mostrando um outro exemplo de composição detalhada do correlator inverso;
Fig. 12 é um diagrama em bloco mostrando um exemplo de composição detalhada de um pesquisador de máximo;
Fig. 13 é um fluxograma explicativo de um processo de demodulação de Pl efetuado pelo sistema de recepção; Fig. 14 é um outro fluxograma explicativo do processo de demodulação de Pl efetuado pelo sistema de recepção;
Fig. 15 é um fluxograma explicativo de um processo de detecção de sinal Pl e um processo de detecção de inversão de espectro realizado na etapa S38 da Fig. 13;
Fig. 16 é um fluxograma explicativo de um processo de detecção de valor máximo realizado na etapa S61 da Fig. 15;
Fig. 17 é um diagrama em bloco mostrando um outro exemplo de composição detalhada do pesquisador de máximo; Fig. 18 é um diagrama em bloco mostrando um exemplo de
configuração de um sistema de recepção como uma segunda modalidade da presente invenção;
Fig. 19 é um diagrama em bloco mostrando um exemplo de composição detalhada de uma seção de processo de decodificação de Pl incluída na Fig. 18;
Fig. 20 é um diagrama em bloco mostrando um exemplo de composição detalhada de um correlator incluído na Fig. 19;
Fig. 21 é um diagrama em bloco mostrando um exemplo de composição detalhada de um pesquisador de valor máximo incluído na Fig. 19; Fig. 22 é um diagrama em bloco mostrando um exemplo de
configuração de um sistema de recepção como uma terceira modalidade da presente invenção; e
Fig. 23 é um diagrama em bloco mostrando um exemplo de composição de um computador pessoal. DESCRIÇÃO DETALHADA DAS MODALIDADES PREFERIDAS <Premissas da presente invenção> [Exemplo de configuração do sistema de transmissão]
Fig. 2 é um diagrama em bloco mostrando um exemplo de configuração de um sistema de transmissão 10 transmitindo sinais de DVB- Τ2.
O sistema de transmissão 10 na Fig. 2 é composto de uma seção de processo de codificação de Pl 11, uma seção de processo de codificação de dados 12, uma seção de modulação ortogonal 13, a seção de conversão de D/A 14, a seção de conversão de freqüência 15, e uma antena 16. O sistema de transmissão 10 transmite sinais de DVB-T2 tais como aqueles de radiodifusões digitais terrestres e radiodifusões digitais via satélite.
A seção de processo de codificação de Pl 11 é composta de um bloco de geração de sinal de 384 bits 21, um bloco de modulação de DBOSK (Chaveamento de Deslocamento de Fase Binário Diferencial) 22, um bloco de embaralhar 23, um bloco de geração de portadora de IK 24, uma tabela de CDS 25, um bloco de computação de IFFT (Transformada de Fourier Rápida Inversa) 26, e um bloco de geração de sinal de Pl 27. Assim sendo estruturada, a seção de processo de codificação de Pl 11 gera o sinal PI.
Sinais Sl e S2 representando o tamanho da FFT, informação de método de comunicação, ou informação de tipo sobre o quadro em questão são entradas para o bloco de geração de sinal de 384 bits 21. O bloco de geração de sinal de 384 bits 21 mapeia os sinais de Sl e S2 em uma seqüência 0-1 pré-determinada para gerar um sinal de 384 bits.
Dado o sinal de 384 bits gerado pelo bloco de geração de sinal de 384 bits 21, o bloco de modulação de DBPSK 22 efetua modulação de DBPSK do sinal recebido. O bloco de modulação de DBPSK 22 então supre o bloco de embaralhar 23 com o sinal modulado em DBPSK resultante
composto de componentes IeQ.
O bloco de embaralhar 23 embaralha em uma seqüência de M, o sinal modulado em DBPSK alimentado a partir do bloco de modulação de DBPSK 22.
O bloco de geração de portadora de IK 24 lê números de portadoras efetivas a partir da tabela de CDS 25 e, através da referência aos números de portadoras efetivas recuperados, mapeia em portadoras de IK o sinal modulado em DBPSK embaralhado pelo bloco de embaralhar 23 e composto dos componentes I e Q. A tabela de CDS 25 armazena os números das portadoras efetivas dentre as portadoras de 1K.
O bloco de computação de IFFT 26 efetua computação de IFFT de um sinal de Ik composto dos componentes IeQ mapeados pelo bloco de geração de portadora de IK 24 nas portadoras de 1K. Um sinal de IFFT resultando da computação de IFFT e composto dos componentes I e Q é enviado a partir do bloco de computação de EFFT 26 para o bloco de geração de sinal de Pl 27.
O bloco de geração de sinal de Pl 27 gera um sinal Pl composto dos componentes IeQ usando o sinal de IFFT alimentado a partir do bloco de computação de IFFT 26. O sinal Pl assim sendo gerado é fornecido para a seção de modulação ortogonal 13.
A seção de processo de codificação de dados 12 efetua processos de codificação tal como criptografia, mapeamento, e computação de IFFT de um sinal que é entrado de fora como representativo de um tamanho de quadro e outra informação, assim como um sinal de Radiodifusão, e por meio disso, gerar um sinal P2 composto dos componentes IeQ junto com um sinal de dados. A seção de processo de codificação de dados 12 então supre a seção de modulação ortogonal 13 com o sinal P2 composto dos componentes IeQeo sinal de dados.
A seção de modulação ortogonal 13 efetua modulação ortogonal de ambos o sinal Pl alimentado a partir do bloco de geração de sinal de Pl 27 e o sinal de DVB-T2 composto do P2 e sinais de sinais de dados provenientes da seção de processo de codificação de dados 12.
A seção de conversão de D/A 14 efetua conversão de D/A do sinal de DVB-T2 adquirido através da modulação ortogonal através da seção de modulação ortogonal 13. O sinal analógico resultante é enviado para a seção de conversão de freqüência 15.
A seção de conversão de freqüência 15 efetua conversão de freqüência do sinal analógico proveniente da seção de conversão de D/A 14, e por meio disso, gerar um sinal de RP (freqüência de rádio). O sinal de RF é transmitido a partir da antena 16 sobre canais de transmissão tais como ondas terrestres ou via satélite. [Explicação de portadoras efetivas]
Fig. 3 é uma visão esquemática explicativa de portadoras de informação como parte de um sinal de portadora de IK gerado pelo bloco de geração de portadora de IK 24.
Como mostrado na Fig. 3, das 1024 portadoras compondo o sinal de portadora de 1K, 853 portadoras são designadas como portadoras de informação. Daquelas portadora de informação portadoras, 384 portadoras são designadas como portadoras efetivas que são usadas para transmitir informação real. [Explicação do sinal PI]
Fig. 4 é uma visão esquemática mostrando um exemplo de composição do sinal PI. Como mostrado na Fig. 4, o sinal Pl tem uma estrutura C-A-B
estrutura. Isto é, uma parte de informação real A do sinal Pl é precedida por e parcialmente sobreposta com uma parte de sobreposição C, o resto da parte de informação real
A sendo ainda seguida por e sobreposta com uma parte de sobreposição B. As partes de sobreposição CeB são cada feitas maiores de fSH em freqüência do que a parte de informação real A quando inserida. <Primeira modalidade>
[Exemplo de configuração do sistema de recepção como a primeira modalidade] Fig. 5 é um diagrama em bloco mostrando um exemplo de configuração de um sistema de recepção como a primeira modalidade da presente invenção.
0 sistema de recepção 50 na Fig. 5 é composto de uma antena 51, uma seção de conversão de freqüência 52, um oscilador local 53, uma seção de conversão de A/D 54, uma seção de demodulação ortogonal 55, um oscilador local 56, uma seção de processo de decodificação Pl 57, um inversor de espectro 58, um seletor 59, uma seção de processo de decodificação de dados 60, e uma seção de saída 61. A antena 51 adquire o sinal de RF fora do sinal de DVB-T2
enviado a partir do sistema de transmissão 10 na Fig. 2. O sinal de RF assim sendo adquirido é alimentado para a seção de conversão de freqüência 52.
A seção de conversão de freqüência 52 multiplica o sinal de RF vindo de uma antena 51 por uma portadora tendo uma freqüência de oscilação de (Fnc + BW) fornecida pelo oscilador local 53, e por meio disso, convertendo o sinal de RF em um sinal de IF tendo a freqüência central de Fnc- Neste ponto, inversão de espectro pode acontecer. A seção de conversão de freqüência 52 envia o sinal de IF tpara a seção de conversão de A/D 54.
O oscilador local 53 gera a portadora com a freqüência de oscilação (Fnc + BW). A portadora assim sendo gerada é fornecida para a seção de conversão de freqüência 52.
A seção de conversão de A/D 54 efetua conversão de A/D do sinal de IF proveniente da seção de conversão de freqüência 52. O sinal de IF resultante em forma digital é enviado para a seção de demodulação ortogonal 55.
A seção de demodulação ortogonal 55, de forma ortogonal, demodulação do sinal de IF vindo da seção de conversão de A/D 54 usando a portadora com a freqüência de oscilação BW alimentada proveniente do oscilador local 56. A seção de demodulação ortogonal 55 supre o sinal composto dos componentes IeQe adquirido através de demodulação ortogonal para a seção de processo de decodificação Pl 57, inversor de espectro 58, e seletor 59. O oscilador local 56 gera a portadora com a freqüência de oscilação BW e envia a portadora gerada para a seção de demodulação ortogonal 55.
A seção de processo de decodificação Pl 57 detecta e decodifica o sinal Pl o fora do sinal vindo da seção de demodulação ortogonal 55. Ao mesma temporização, a seção de processo de decodificação Pl 57 detecta se inversão de espectro ocorreu ou não no sinal de DVB-T2 recebido. A seção de processo de decodificação Pl 57 supre o seletor 59 com um sinal de detecção de inversão de espectro indicando o resultado da detecção. A seção de processo de decodificação Pl 57 será explicada em mais detalhes com referência à Fig. 6.
O inversor de espectro 58 efetua um processo de inversão de espectro no sinal composto dos componentes IeQe alimentado a partir da seção de demodulação ortogonal 55. O inversor de espectro 58 então supre o seletor 59 com o sinal composto dos componentes IeQ resultante.
De acordo com o sinal de detecção de inversão de espectro proveniente da seção de processo de decodificação Pl 57, o seletor 59 seleciona um dos sinais: o sinal ainda para sofrer o processo de inversão de espectro e vindo da seção de demodulação ortogonal 55, ou o sinal tendo sofrido o processo de inversão de espectro e alimentado a partir do inversor de espectro 58. O seletor 59 alimenta o sinal selecionado para a seção de processo de decodificação de dados 60. A seção de processo de decodificação de dados 60 efetua
decodificação de canal de transmissão (e.g., demodulação) e decodificação de fonte de informação do sinal P2 e sinal de dados fora do sinal fornecido a partir do seletor 59, usando os sinais de Sl e S2 obtidos através de decodificação da seção de processo de decodificação Pl 57. Um sinal de Radiodifusão assim sendo adquirido é enviado a partir da seção de processo de decodificação de dados 60 para a seção de saída 61.
A seção de saída 61 é tipicamente constituída de um mostrador e alto-falantes. A seção de saída 61 emite uma imagem e/ou um som com base no sinal de Radiodifusão fornecido a partir da seção de processo de decodificação de dados 60.
[Exemplo de composição detalhada da seção de processo de decodificação de PI]
Fig. 6 é um diagrama em bloco mostrando um exemplo de composição detalhada da seção de processo de decodificação Pl 57 na Fig. 5.
Como mostrado na Fig. 6, a seção de processo de decodificação Pl 57 é composta de um correlator 71, um correlator inverso 72, um pesquisador de valor máximo 73, um inversor de espectro 74, um seletor 75, um bloco de computação de FFT 76, um correlator de CDS 77, e um bloco de decodificação 78.
O correlator 71 obtém um valor de correlação do sinal composto dos componentes IeQe fornecido a partir da seção de demodulação ortogonal 55 na Fig. 5, na suposição que inversão de espectro não ocorreu. O valor de correlação assim sendo adquirido é alimentado ao pesquisador de valor máximo 73. O correlator 71 será explicado em mais detalhes com referência á Fig. 7.
O correlator inverso 72 obtém um valor de correlação do sinal composto dos componentes IeQe alimentado a partir da seção de demodulação ortogonal 55 na suposição que inversão de espectro ocorreu. O valor de correlação assim sendo adquirido é enviado ao pesquisador de valor máximo 73. O correlator 72 será explicado em mais detalhes com referência á Figs. IOe 11.
O pesquisador de valor máximo 73 efetua um processo de detecção de sinal Pl e um processo de detecção de inversão de espectro usando os valores de correlação cada um composto dos componentes IeQe fornecidos a partir do correlator 71 e do correlator inverso 72. O pesquisador de valor máximo 73 prossegue para enviar um Sinalizador de detecção de Pl indicando o resultado do processo de detecção de sinal Pl para o bloco de computação de FFT 76 e um sinal de detecção de inversão de espectro representando do resultado para o seletor 59 na Fig. 5. O pesquisador de valor máximo 73 será explicado em mais detalhes com referência á Fig. 12 e outros desenhos.
O inversor de espectro 74 efetua um processo de inversão de espectro no sinal composto dos componentes IeQe fornecido a partir da seção de demodulação ortogonal 55. Um sinal resultante do processo de inversão de espectro e composto dos componentes I e Q é enviado a partir do inversor de espectro 74 para o seletor 75.
De acordo com o sinal de detecção de inversão de espectro proveniente do pesquisador de valor máximo 73, o seletor 75 seleciona um dos sinais: o sinal ainda para sofrer o processo de inversão de espectro e vindo da seção de demodulação ortogonal 55, ou o sinal tendo sofrido o processo de inversão de espectro e fornecido a partir do inversor de espectro 74. O seletor 75 alimenta o sinal selecionado para o bloco de computação de FFT 76.
Com base no sinalizador de detecção de Pl proveniente do pesquisador de valor máximo 73, o bloco de computação de FFT 76 efetua FFT computação do sinal que vem do seletor 75, que contém 1024 itens de dados e que é composto dos componentes I e Q. O bloco de computação de FFT 76 então supre o correlator de CDS 77 com os 1024 sinais de dados resultantes da computação de FFT e composto dos componentes IeQ. Ainda mais, o bloco de computação de FFT 76 supre o correlator de CDS 77 com um sinal de início de símbolo.
O correlator de CDS 77 extrai 384 sinais de dados de portadoras efetivas a partir dos 1024 sinais de dados alimentados provenientes do bloco de computação de FFT 76 e composto dos componentes I e Q, em resposta ao sinal de início de símbolo proveniente do bloco de computação de FFT 76 e com referência aos números de portadoras efetivas armazenadas em uma memória, não mostrado. Os sinais assim sendo extraídos são enviados a partir do correlator de CDS 77 para o bloco de decodificação 78.
O correlator de CDS 77 também obtém um valor de correlação dos 1024 sinais de dados alimentados a partir do bloco de computação de FFT 76 e composto dos componentes I e Q. O correlator de CDS 77 então adquire um montante de deslocamento portadora à portadora Foffset (chamada à seguir de montante de deslocamento de unidade máximo) com base no valor de correlação assim sendo obtido. O montante de deslocamento de unidade máximo F0ffSet é enviado para o oscilador local 53 (Fig. 5). Isto força a freqüência central Fnc da portadora gerada pelo oscilador local 53 a ser mudada de Fnc + F0ffSet· Como um resultado, o erro de freqüência de portadora à portadora do sinal de DVB-T2 é corrigido.
Na maneira descrita cima, o correlator 71, correlator inverso 72, pesquisador de valor máximo 73, inversor de espectro 74, seletor 75, bloco de computação de FFT 76, e correlator de CDS 77 efetuam o processo de decodificação de canal de transmissão que é um processo de decodificação executado no canal de transmissão.
O bloco de decodificação 78 efetua decodificação e demodulação de DBPSK dos 384 sinais de dados alimentados a partir do correlator de CDS 77 e composto dos componentes I e Q, e também extrai os sinais de Sl e S2 a partir dos sinais recebidos. Deve ser notado que a decodificação feita através do bloco de decodificação 78 corresponde ao resultado do ato de embaralhar feito pelo bloco de embaralhar 23 na Fig. 2; a demodulação de DBPSK corresponde à modulação de DBPSK realizada pelo bloco de modulação de DBPSK 22 na Fig. 2; e a extração dos sinais de Sl e S2 corresponde ao mapeamento efetuado pelo bloco de geração de sinal de 384 bits 21 naFig. 2.
O bloco de decodificação 78 emite os sinais extraídos de Sl e S2. Também, o bloco de decodificação 78 emite um sinalizador de permissão para os registros 163 e 173 (na Fig. 12, a ser discutido mais tarde) do pesquisador de valor máximo 73 tal que a reconfiguração dos registros 163 e
173 será permitida.
Na maneira descrita acima, o bloco de decodificação 78 efetua um processo de decodificação de fonte de informação que é o processo de decodificação com relação à informação representada pelo sinal PL
[Explicação do correlator]
Fig. 7 é um diagrama em bloco mostrando um exemplo de
composição detalhada do correlator 71 na Fig. 6.
Na Fig. 7, o correlator 71 é composto de um deslocador de freqüência 91, um circuito de retardo 92, um multiplicador 93, um circuito de média de movimento 94, um circuito de retardo 95, um circuito de retardo 96, um multiplicador 97, um circuito de média de movimento 98, e um
multiplicador 99.
O deslocador de freqüência 91 multiplica o sinal alimentado a partir da seção de demodulação ortogonal 55 na Fig. 5 e composto dos componentes I e Que pore"j2^', e por meio disso, reduzindo a freqüência do sinal de uma freqüência de fSH· Com esta multiplicação realizada, se o sinal vindo da seção de demodulação ortogonal 55 é um sinal Pl com nenhuma inversão de espectro ocorrendo nele, então a freqüência das partes de sobreposição C e B no sinal Pl se torna a mesma que a freqüência original da parte de informação real A naquele sinal PL O deslocador de freqüência 91 supre um sinal tendo sua freqüência reduzida da freqüência fSH para o circuito de retardo 92 e multiplicador 97.
Dado o sinal a partir do deslocador de freqüência 91, o circuito de retardo 92 retarda o sinal recebido de Tc representando o comprimento da parte de sobreposição C do sinal PI. O sinal assim sendo retardado é enviado
para o multiplicador 93.
O multiplicador 93 recebe dois sinais: o sinal resultante da demodulação ortogonal efetuada pela seção de demodulação ortogonal 55, e o sinal retardado pelo circuito de retardo 92. O multiplicador 93 multiplica os sinais de entrada, e alimenta o resultado da multiplicação para o circuito de
média de movimento 94.
O circuito de média de movimento 94 obtém uma média de movimento do resultado da multiplicação fornecido a partir do multiplicador 93. A média de movimento resultante é enviada como um valor de correlação C para o circuito de retardo 95.
O circuito de retardo 95 retarda o valor de correlação C proveniente do circuito de média de movimento 94 em tal uma maneira que o valor de correlação C será entrada para o multiplicador 99 ao mesma temporização como um valor de correlação B proveniente do circuito de média de movimento 98. O circuito de retardo 95 alimenta o valor de correlação C retardado para o multiplicador 99.
O circuito de retardo 96 retarda o sinal proveniente da seção de demodulação ortogonal 55 de Tb representando o comprimento da parte de sobreposição B no sinal PI. O sinal assim sendo retardado é enviado para o
multiplicador 97.
O multiplicador 97 multiplica o sinal proveniente do deslocador de freqüência 91 pelo sinal proveniente do circuito de retardo 96. O resultado da multiplicação é passado adiante para o circuito de média de movimento 98.
O circuito de média de movimento 98 obtém uma média de movimento do resultado da multiplicação alimentada a partir do multiplicador 97. A média de movimento resultante é fornecida como um valor de correlação B para o multiplicador 99. O multiplicador 99 multiplica o valor de correlação C proveniente do circuito de retardo 95 pelo valor de correlação B proveniente do circuito de média de movimento 98. O resultado da multiplicação é enviado como um valor de correlação para o pesquisador de valor máximo 73 (Fig. 6).
Fig. 8 é uma visão esquemática explicativa dos valores de correlação BeC antes do retardo onde o sinal entrado proveniente da seção de demodulação ortogonal 55 é um sinal Pl com nenhuma inversão de espectro ocorrendo nele. Fig. 9 é uma visão esquemática mostrando os valores de correlação BeC após retardo junto com um valor de saída de correlação onde o caso da Fig. 8 se aplica.
Como mostrado na Fig. 8, se o sinal entrado a partir da seção de demodulação ortogonal 55 é um sinal Pl com nenhuma inversão de espectro ocorrendo nele, então o sinal Pl emitido a partir do circuito de retardo 92 é iniciado em uma temporização de início da parte de informação real A no sinal Pl entrado a partir da seção de demodulação ortogonal 55. As freqüências das partes de sobreposição C e B no sinal Pl emitido a partir do circuito de retardo 92 se tornam as mesmas que a freqüência da parte de informação real A no sinal Pl entrado a partir da seção de demodulação ortogonal 55.
Também, o sinal Pl emitido a partir do circuito de retardo 96 tem a posição de início de sua parte de sobreposição B coincidindo com a posição final da parte de sobreposição B no sinal Pl entrado a partir da seção de demodulação ortogonal 55. A freqüência da parte da informação real A no sinal Pl emitido a partir do circuito de retardo 96 se torna a mesma que as freqüências das partes de sobreposição C e B no sinal Pl emitido a partir do deslocador de freqüência 91.
Conforme descrito acima, o valor de correlação C aumenta em um gradiente pré-determinado sobre o comprimento Tc a partir da posição inicial da parte de informação real A no sinal Pl entrado a partir da seção de demodulação ortogonal 55, como mostrado na Fig. 8. O valor de correlação C então se torna constante sobre um comprimento de Tr -Tc. Daí em diante, o valor de correlação C diminuir em um gradiente pré-determinado sobre o comprimento Tc. O comprimento Tr representa o comprimento da parte de informação real A.
Também como mostrado na Fig. 8, o valor de correlação B aumenta em um gradiente pré-determinado sobre um comprimento Tb a partir da posição inicial da parte de sobreposição B no sinal Pl entrado a partir da seção de demodulação ortogonal 55. O valor de correlação B então se torna constante sobre um comprimento Tr - Tb. Daí em diante, o valor de correlação B diminui em um gradiente pré-determinado sobre o comprimento Tb.
Quando o valor de correlação C acima é retardado pelo circuito de retardo 95, a temporização para o valor de correlação C iniciar a aumentar coincide com a mesma temporização do valor de correlação B como mostrado na Fig. 9. Assim sendo o valor de correlação emitido a partir do correlator 71 inicia a aumentar sobre o comprimento Tb, e aumenta em um gradiente pré-determinado acima de 2K (=Tc-Tb) como mostrado na Fig. 9. O valor de correlação a partir do correlator 71 então se torna constante sobre o comprimento Tb, antes de diminuir sobre o comprimento Tb.
Ao contrário, onde o sinal Pl entrado a partir da seção de demodulação ortogonal 55 é um sinal Pl com inversão de espectro ocorrendo nele, mesmo se o deslocador de freqüência 91 reduz a freqüência do sinal Pl da freqüência fSH, as freqüências das partes de sobreposição C e B no sinal Pl ainda não se tornaram as mesmas que a freqüência original da parte de informação real A naquele sinal PI. Como um resultado, o valor de correlação emitido a partir do correlator 71 se torna menor do que o valor em feito na configuração da Fig. 9. [Exemplo de composição detalhada do correlatar inverso]
Fig. 10 é um diagrama em bloco mostrando um exemplo de composição detalhada do correlator inverso 72.
O correlator inverso 72 na Fig. 10 é composto de um deslocador de freqüência 111, um circuito de retardo 112, um multiplicador 113, um circuito de média de movimento 114, um circuito de retardo 115, um circuito de retardo 116, um multiplicador 117, um circuito de média de movimento 118, e um multiplicador 119. Os componentes do correlator inverso 72 são os mesmos que aqueles do correlator 71 na Fig. 7 exceto para o deslocador de freqüência 111 substituindo o deslocador de freqüência 91 do correlator 71. As descrições dos componentes comum para os dois dispositivos de obtenção de valores de correlação será omitida a seguir onde redundante.
O deslocador de freqüência 111 multiplica o sinal alimentado a partir da seção de demodulação ortogonal 55 na Fig. 5 e composto dos componentes IeQ por e " J2"fa>' , e por meio disso, aumentando a freqüência do sinal da freqüência fSH. Com esta multiplicação efetuada, se o sinal vindo da seção de demodulação ortogonal 55 é um sinal Pl com inversão de espectro ocorrendo nele, Então as freqüências das partes de sobreposição C e B no sinal Pl se torna a mesma que a freqüência original da parte de informação real A naquele sinal PI. Como um resultado, o valor de correlação emitido a partir do correlator inverso 72 fica sendo o valor indicado na Fig. 9.
O deslocador de freqüência 111 envia um sinal com sua freqüência aumentada da freqüência fSH para o circuito de retardo 112 e multiplicador 117.
[Um outro exemplo de composição detalhada do correlator inverso]
Fig. 11 é um diagrama em bloco mostrando um outro exemplo de composição detalhada do correlator inverso 72.
Dos componentes da estrutura mostrada na Fig. 11, aqueles também encontrados na configuração da Fig. 10 são designados por numerais de referência parecidos, e suas descrições serão omitidas a seguir onde redundante.
A composição do correlator inverso 72 na Fig. 11 difere da estrutura na Fig. 10 principalmente em que um inversor de espectro 120 é adicionado outra vez e que um deslocador de freqüência 121 é adotado para substituir o deslocador de freqüência 111. O correlator inverso 72 na Fig. 11 efetua um processo de inversão de espectro no sinal alimentado a partir da seção de demodulação ortogonal 55, e processa o sinal resultante na mesma maneira que o correlator 71.
Mais especificamente, o inversor de espectro 120 do correlator inverso 72 na Fig. 11 efetua o processo de inversão de espectro no sinal fornecido a partir da seção de demodulação ortogonal 55 e composto dos componentes I e Q. O sinal resultante a partir do processo de inversão de espectro é enviado para o multiplicador 113, deslocador de freqüência 121, circuito AND de retardo 116.
O deslocador de freqüência 121 multiplica o sinal a partir do inversor de espectro 120 por e " '2 "fs" ' , e por meio disso, reduzindo a freqüência do sinal da freqüência fSH- Com esta multiplicação realizada, se o sinal vindo da seção de demodulação ortogonal 55 é um sinal Pl com inversão de espectro ocorrendo nele, então as freqüências das partes de sobreposição C e B no sinal obtidos efetuando o processo de inversão de espectro no sinal Pl se torna o mesmo que a freqüência original da parte de informação real A no sinal PI. Como um resultado, o valor de correlação emitido a partir do correlator inverso 72 fica sendo o valor indicado na Fig. 9.
O deslocador de freqüência 121 envia um sinal com sua freqüência reduzida da freqüência fSH para o circuito de retardo 112 e para o multiplicador 117. [Explicação do pesquisador de máximo]
Fig. 12 é um diagrama em bloco mostrando um exemplo de composição detalhada do pesquisador de valor máximo 73 na Fig. 6.
Como mostrado na Fig. 12, o pesquisador de valor máximo 73 é composto de uma unidade de detecção de valor máximo 151, uma unidade de detecção de valor máximo inverso 152, uma porção de comparação 153, uma porção de seleção 154, e uma porção de saída 155.
A unidade de detecção de valor máximo 151 é constituída de uma porção de computação de valor absoluto 161, uma porção de seleção 162, um registro 163, uma porção de comparação 164, uma porção de comparação 165, e um circuito AND 166. A unidade de detecção de valor máximo 151 detecta um valor máximo do valor de correlação alimentado a partir do correlator 71 na Fig. 6 e composto dos componentes IeQ.
A porção de computação de valor absoluto 161 obtém um valor absoluto do valor de correlação fornecido a partir do correlator 71 e composto dos componentes I e Q. O valor absoluto assim sendo adquirido é enviado para a porção de seleção 162 e porções de comparação 164 e 165.
Com base no sinalizador de detecção de Pl alimentado a partir do circuito AND 166, uma porção de seleção 162 seleciona um de dois valores absolutos: o valor absoluto fornecido a partir da porção de computação de valor absoluto 161, ou o valor absoluto máximo emitido a partir do registro 163 e em efeito no presente. A porção de seleção 162 alimenta o valor absoluto selecionado para o registro 163.
O registro 163 recebe o valor absoluto a partir da porção de seleção 162 e armazena o valor recebido como o valor máximo absoluto no presente. O registro 163 alimenta o valor absoluto armazenado para uma porção de seleção 162 e porções de comparação 164 e 153. Também, o registro 163 reconfigura o valor absoluto retido para zero em resposta ao sinalizador de permissão emitido a partir do bloco de decodificação 78 (Fig. 6).
A porção de comparação 164 compara o valor absoluto proveniente da porção de computação de valor absoluto 161 com o valor absoluto máximo em efeito no presente e proveniente do registro 163. O resultado da comparação é enviado a partir da porção de comparação 164 para
o circuito AND 166.
A porção de comparação 165 compara o valor absoluto a partir da porção de computação de valor absoluto 161 com um valor limite entrada externamente, e supre o resultado da comparação para o circuito AND 166. O valor limite é colocado antecipadamente em uma memória, não mostrado, de modo ilustrativo dentro da seção de processo de decodificação Pl 57.
Se o resultado da comparação proveniente da porção de comparação 164 indica que o valor máximo é igual à ou maior do que o valor absoluto máximo em efeito no presente, e se o resultado da comparação a partir da porção de comparação 165 indica que o valor máximo é igual à ou maior do que o valor limite, então o circuito AND 166 emite um sinal de nível alto denotando a detecção do sinal Pl como um sinalizador de detecção de PI. Isto é, onde o valor absoluto é encontrado ser o valor absoluto máximo no presente e igual à ou maior do que o valor limite, o circuito AND 166 emite um sinal de nível alto como o sinalizador de detecção de Pl.
Ao contrário, o circuito AND 166 emite um sinal de nível baixo indicando a ausência do sinal Pl como o sinalizador de detecção de PL
A unidade de detecção de valor máximo inverso 152 é composta de uma porção de computação de valor absoluto 171, uma porção de seleção 172, um registro 173, porções de comparação 174 e 175, e um circuito AND 176. A unidade de detecção de valor máximo inverso 152 detecta um valor máximo do valor de correlação alimentado a partir do correlator inverso 72 e composto dos componentes IeQ.
A unidade de detecção de valor máximo inverso 152 é a mesma que a unidade de detecção de valor máximo 151 em termos de composição e funcionalidade exceto que o que é objetivado para em resposta processado é o valor de correlação fornecido a partir do correlator inverso 72. Por esta razão, a unidade de detecção de valor máximo inverso 152 não será mais discutida.
A porção de comparação 153 compara o valor absoluto fornecido a partir do registro 163 da unidade de detecção de valor máximo 151, com o valor absoluto proveniente do registro 173 da unidade de detecção
de valor máximo inverso 152.
Se o valor absoluto proveniente do registro 163 é encontrado ser maior do que o valor absoluto proveniente do registro 173 como um resultado da comparação, a porção de comparação 153 emite um sinal de detecção de inversão de espectro indicando a ausência de inversão de espectro para a porção de seleção 154 e para a porção de saída 155. Se o valor absoluto proveniente do registro 173 é encontrado maior do que o valor absoluto a partir do registro 163, então a porção de comparação 153 emite um sinal de detecção de inversão de espectro indicando a ocorrência de inversão de espectro para a porção de seleção 154 e para a porção de saída 155.
De acordo com o sinal de detecção de inversão de espectro alimentado a partir da porção de comparação 153, a porção de seleção 154 seleciona um dos dois sinalizadores: um sinalizador de detecção de Pl a partir do circuito AND 166 da unidade de detecção de valor máximo 151, ou um sinalizador de detecção de Pl a partir do circuito AND 176 da unidade de detecção de valor máximo inverso 152. A porção de seleção 154 supre o sinalizador de detecção de Pl selecionado para a porção de saída 155 e para o bloco de computação de FFT 76 (Fig. 6).
De acordo com o nível do sinalizador de detecção de Pl proveniente da porção de seleção 154, a porção de saída 155 emite o sinal de detecção de inversão de espectro alimentado a partir porção de comparação 153 para o seletor 75 (Fig. 6) e para o seletor 59 (Fig. 5). Mais especificamente, se o sinalizador de detecção de Pl é encontrado Alto, i.e., se o sinal Pl é encontrado detectado, a porção de saída 155 emite o sinal de detecção de inversão de espectro. Isto é, o sinal de detecção de inversão de espectro emitido a partir da porção de saída 155 é um sinal que indica a ocorrência ou ausência da inversão de espectro a ser detectado usando o sinal PI.
[Explicação do processo do sistema de recepção]
Figs. 13 e 14 são fluxogramas explicativos do processo de decodificação de P1 efetuado pelo sistema de recepção 5 0 na Fig. 5.
Na etapa S31, os osciladores locais 53 e 56 na Fig. 5 selecionam a largura de banda BW. Na etapa S32, o oscilador local 53 seleciona a freqüência central Fnc. Na etapa S33, a seção de conversão de freqüência 52 multiplica o sinal de RF recebido através da antena 51 por uma portadora tendo a freqüência de oscilação (Fnc + BW) fornecido pelo oscilador local 53, e por meio disso, convertendo o sinal de RF em um sinal de IF tendo a freqüência central Fnc. A seção de conversão de freqüência 52 envia o sinal de IF assim sendo adquirido para a seção de conversão de A/D 54.
Na etapa S34, a seção de conversão de A/D 54 efetua
conversão de A/D do sinal de IF vindo da seção de conversão de freqüência 52. O sinal resultante de IF na forma digital é passado adiante a partir da seção de conversão de A/D 54 para a seção de demodulação ortogonal 55.
Na etapa S35, a seção de demodulação ortogonal 55, de forma ortogonal, demodulação do sinal de IF a partir da seção de conversão de A/D 54 usando a portadora fornecido a partir do oscilador local 56. A seção de demodulação ortogonal 55 envia o sinal resultante a partir da demodulação ortogonal e composto dos componentes IeQ para a seção de processo de decodificação Pl 57, para o inversor de espectro 58, e para o seletor 59. Na etapa S36, o inversor de espectro 74 (Fig. 6) da seção de processo de decodificação Pl 57 efetua um processo de inversão de espectro no sinal alimentado a partir da seção de demodulação ortogonal 55 e composto dos componentes IeQ.
Na etapa S37, o correlator 71 (Fig. 6) obtém um valor de correlação do sinal alimentado a partir da seção de demodulação ortogonal 55 e composto dos componentes I e Q na suposição que inversão de espectro não ocorreu no sinal. O correlator 71 envia o valor de correlação assim sendo adquirido para o pesquisador de valor máximo 73. Também, o correlator inverso 72 adquire um valor de correlação do sinal fornecido a partir da seção de demodulação ortogonal 55 e composto dos componentes I e Q na suposição que inversão de espectro ocorreu no sinal. O correlator inverso 72 passa adiante o valor de correlação assim sendo obtido para o pesquisador de valor máximo 73.
Na etapa S38, o pesquisador de valor máximo 73 realiza um processo de detecção de sinal Pl e um processo de detecção de inversão de espectro. O processo de detecção de sinal Pl e processo de detecção de inversão de espectro serão discutido mais tarde in mais detalhes com referência à Fig. 15.
Na etapa S39, o seletor 75 verifica para determinar se inversão de espectro ocorreu usando o sinal de detecção de inversão de espectro alimentado a partir do pesquisador de valor máximo 73 como um resultado do processo de detecção de sinal Pl e processo de detecção de inversão de espectro na etapa S38.
Se na etapa S39, inversão de espectro é encontrado ter ocorrido, i.e., se o sinal de detecção de inversão de espectro indica a ocorrência de inversão de espectro, então controle é passado para etapa S40. Na etapa S40, o seletor 75 seleciona o sinal no qual o processo de inversão de espectro é efetuado pelo inversor de espectro 74 e emite o sinal selecionado para o bloco de computação de FFT 76. A partir da etapa S40, controle é passado para a etapa S42.
Se na etapa S39 inversão de espectro não é encontrado ter ocorrido, i.e., se o sinal de detecção de inversão de espectro indica a ausência de inversão de espectro, então controle é passado para a etapa S41. Na etapa S41, o seletor 75 de forma seletiva emite, para o bloco de computação de FFT 76, o sinal que tem ainda de sofrer o processo de inversão de espectro e que é fornecido a partir da seção de demodulação ortogonal 55. A partir da etapa S41, controle é passado para a etapa S42. Na etapa S42, o bloco de computação de FFT 76 verifica para
determinar se o sinalizador de detecção de Pl alimentado a partir do pesquisador de valor máximo 73 como o resultado do processo de detecção de sinal Ple processo de detecção de inversão de espectro na etapa S38 é Alto. Se na etapa S42 o sinalizador de detecção de Pl é encontrado ser Alto, então etapa S43 é alcançada. Na etapa S43, o bloco de computação de FFT 76 configura para 0 o número N a ser anexado ao sinal fornecido a partir do seletor 75. Isto é, o bloco de computação de FFT 76 reconfigura o processo de computação de FFT. A partir da etapa S43, controle é passado para a etapa S46.
Se na etapa S42 o sinalizador de detecção de Pl não é
encontrado ser Alto, i.e., se o sinalizador de detecção de Pl é encontrado Baixo, então controle é passado para a etapa S44.
Na etapa S44, o bloco de computação de FFT 76 verifica para determinar se o número N é sendo configurado. Se o número N não é encontrado estar configurado, então controle é retornado para a etapa S38. Etapa S38 à S42 e etapa S44 são repetidos até o sinalizador de detecção de Pl ser encontrado ser Alto.
Se na etapa S44 o número N é encontrado estar configurada, então etapa S45 é alcançada. Na etapa S45, o bloco de computação de FFT 76 incrementa o número N by 1 e vai para a etapa S46.
Na etapa s46, o bloco de computação de FFT 76 verifica determinar se o número N é 1023. Se na etapa S46 o número N não é encontrado ser 1023, então controle é retornado para a etapa S38. Etapa S38 à S46 são então repetidas até o número N se torna 1023.
Conforme descrito, se o nível do sinalizador de detecção de Pl se torna Alto antes do número N atingir 1023, então o bloco de computação de FFT 76 reconfigura o processo de computação de FFT. Como um resultado, mesmo se o sinal Pl é transmitido em ambiente de múltiplos caminhos onde pré-eco existe, a onda dominante do sinal Pl pode ser
submetida à computação de FFT.
Se na etapa S46 o número N é encontrado ser 1023, então etapa S47 na Fig. 14 é alcançada. Na etapa S47, o bloco de computação de FFT 76 efetua computação de FFT do sinais com os números variando de 0 à 1023. Os 1024 sinais de dados resultantes são passados adiante a partir do bloco de computação de FFT 76 para o correlatar de CDS 77. Também, o bloco de computação de FFT 76 supre um sinal de início de símbolo para o
correlator de CDS 77.
Na etapa S48, o correlator de CDS 77 extrai 384 sinais de
dados a partir dos 1024 sinais de dados alimentados a partir do bloco de computação de FFT 76, com referência aos números de portadoras efetivas armazenada na memória interna. O correlator de CDS 77 envia os 384 sinais de dados extraídos para o bloco de decodificação 78.
Na etapa S49, o correlator de CDS 77 obtém um valor de correlação dos 1024 sinais de dados provenientes do bloco de computação de FFT 76.
Na etapa S50, o correlator de CDS 77 verifica para determinar se um pico do valor de correlação é detectado. Se o pico do valor de correlação é encontrado estar detectado, então controle é passado para a etapa S51.
Na etapa S51, o correlator de CDS 77 detecta o montante de deslocamento de unidade máximo Foffset com base no pico do valor de correlação. O montante de deslocamento detectado é enviado a partir do correlator de CDS 77 para o oscilador local 53.
Na etapa S52, o oscilador local 53 muda a freqüência central Fnc to Fnc + Foffset usando o montante de deslocamento de unidade máximo Foffset- Esta etapa assim sendo corrige o erro de freqüência de portadora à
portadora do sinal de DVB-T2.
Na etapa S53, o bloco de decodificação 78 efetua decodificação e demodulação de DBPSK dos 384 sinais de dados alimentado a partir do correlator de CDS 77. O bloco de decodificação 78 também extrai os sinais de Sl e S2 a partir dos sinais recebidos.
Na etapa S54, o bloco de decodificação 78 emite os sinais de Sl e S2 assim como um sinalizador de permissão. Em resposta ao sinalizador de permissão, os registros 163 e 173 (Fig. 12) do pesquisador de valor máximo 73 são reconfigurados para 0. Também, os sinais de Sl e S2 emitidos na etapa S54 são usados pela seção de processo de decodificação de dados 60. A partir da etapa S54, controle é passado para a etapa S55.
Se na etapa S50 o pico do valor de correlação não é encontrado estar detectado, então controle é passado para a etapa S55.
Na etapa S55, o pesquisador de valor máximo 73 verifica para determinar se a recepção através da antena 51 está terminada, i.e., se os valores de correlação pararam de ser entrados a partir do correlator 71 e do correlator inverso 72. Se na etapa S55 a recepção através da antena 51 não é encontrado estar terminada, então controle é retornado para a etapa S38 na Fig. 13. Etapa S38 à S55 são repetidos até a recepção através da antena 51
chegara a um final.
Se na etapa S55 a recepção através da antena 51 é encontrada estar terminada, então o processo é trazido para um final.
Fig. 15 é um fluxograma explicativo do processo de detecção de sinal Ple processo de detecção de inversão de espectro realizados na etapa S38 da Fig. 13.
Na etapa S61, a unidade de detecção de valor máximo 151 (Fig. 12) do pesquisador de valor máximo 73 efetua um processo de detecção de valor máximo que detecta um valor máximo do valor de correlação alimentado a partir do correlator 71. Também, a unidade de detecção de valor máximo inverso 152 efetua um processo de detecção de valor máximo inverso que detecta um valor máximo do valor de correlação fornecido a partir do correlator inverso 72.
O processo de detecção de valor máximo será explicado em mais detalhes com referência á Fig. 16. O processo de detecção de valor máximo inverso é o mesmo que o processo de detecção de valor máximo exceto que o valor de correlação objetivado a ser processado é fornecido não a partir do correlator 71 mas a partir do correlator inverso 72. Por esta razão, descrições detalhadas do processo de detecção de valor máximo inverso serão omitidas a seguir onde redundante.
Na etapa S62, a porção de comparação 153 compara o valor máximo alimentado para a unidade de detecção de valor máximo 151 seguindo o processo de detecção de valor máximo na etapa S61 com o valor máximo fornecido a partir da unidade de detecção de valor máximo inverso 152 seguindo o processo de detecção de valor máximo inverso na etapa S61.
Na etapa S63, a porção de comparação 164 verifica para determinar se o valor máximo a partir da unidade de detecção de valor máximo inverso 152 é igual à ou maior do que o valor máximo a partir da unidade de detecção de valor máximo 151.
Se na etapa S63 o valor máximo proveniente da unidade de detecção de valor máximo inverso 152 é encontrado ser igual à ou maior do que o valor máximo proveniente da unidade de detecção de valor máximo 151, então controle é passado para a etapa S64. Na etapa S64, a porção de comparação 164 emite o sinal de detecção de inversão de espectro indicando a ocorrência de inversão de espectro para a porção de seleção 154 e para a porção de saída 155. A partir da etapa S64, controle é passado para a etapa S66.
Se na etapa S63 o valor máximo proveniente da unidade de detecção de valor máximo inverso 152 é encontrado ser menor do que o valor máximo proveniente da unidade de detecção de valor máximo 151, então controle é passado para a etapa S65. Na etapa S65, a porção de comparação 164 emite o sinal de detecção de inversão de espectro indicando a ausência de inversão de espectro para a porção de seleção 154 e para a porção de saída 155. A partir da etapa S65, controle é passado para a etapa S66.
Na etapa S66, a porção de seleção 154 verifica para determinar se inversão de espectro ocorreu de acordo com o sinal de detecção de inversão de espectro fornecido a partir da porção de comparação 153. Se na etapa S66 inversão de espectro é encontrada ter ocorrida, i.e., se o sinal de detecção de inversão de espectro indica a ocorrência de inversão de espectro, então controle é passado para a etapa S67.
Na etapa S67, a porção de seleção 154 seleciona o sinalizador de detecção de Pl fornecido a partir da unidade de detecção de valor máximo inverso 152 seguindo o processo de detecção de valor máximo inverso, e emite o sinalizador de detecção de Pl selecionado para a porção de saída 155 e para o bloco de computação de FFT 76. A partir da etapa S67, controle é passado para a etapa S69.
Se na etapa S66 inversão de espectro não é encontrada ter ocorrida, i.e., se o sinal de detecção de inversão de espectro indica a ausência de inversão de espectro, então controle é passado para a etapa S68.
Na etapa S68, a porção de seleção 154 seleciona o sinalizador de detecção de Pl alimentado a partir da unidade de detecção de valor máximo 151 seguindo o processo de detecção de valor máximo, e emite o sinalizador de detecção de Pl selecionado para a porção de saída 155 e para o bloco de computação de FFT 76. A partir da etapa S68, controle é passado para a etapa S69.
Na etapa S69, a porção de saída 155 verifica para determinar se o nível do sinal Pl proveniente da porção de seleção 154 é Alto. Se na etapa S69 o nível do sinal Pl é encontrado ser Alto, então o controle é passado para a etapa S70. Na etapa S70, a porção de saída 155 emite o sinal de detecção
de inversão de espectro fornecido a partir da porção de comparação 153 para o seletor 75 (Fig. 6) e para o seletor 59 (Fig. 5).
Se o sinal de detecção de inversão de espectro indica a ocorrência de inversão de espectro, os seletores 75 e 59 de forma seletiva emite o sinal no qual o processo de inversão de espectro é efetuado. Se o sinal de detecção de inversão de espectro indica a ausência de inversão de espectro, então os seletores 75 e 59, de forma seletiva, emite o sinal na qual o processo de inversão de espectro ainda tem de ser realizado.
Como um resultado, onde o sinal de detecção de inversão de espectro indica a ocorrência de inversão de espectro, é demodulada do sinal PI, tendo sofrido o fluxo de descida do processo de inversão de espectro do seletor 75 na seção de processo de decodificação Pl 57; a seção de processo de decodificação de dados 60 demodulação do P2 e sinais de dados nos quais o processo de inversão de espectro foi efetuado. Onde o sinal de detecção de inversão de espectro indica a ausência de inversão de espectro, é demodulada do sinal Pl ainda para sofrer o processo de inversão de espectro fluxo de descida do seletor 75; a seção de processo de decodificação de dados 60 demodulação do P2 e sinais de dados nos quais o processo de inversão de espectro ainda tem de ser realizado. Isto é, se o sinal recebido de DVB-T2 é encontrado ter inversão de espectro ocorrendo nele no sistema de recepção 50, então antes de ser demodulada do sinal de DVB-T2 ele é submetido ao processo de inversão de espectro. Se o sinal recebido de DVB-T2 é encontrado não ter nenhuma inversão de espectro ocorrendo nele, é demodulada do sinal como ele é. Nesta maneira, o sistema de recepção 50 permite corretamente demodular do sinal recebido de DVB-T2 mesmo se inversão de espectro ocorre naquele sinal.
Após a etapa S70 ser realizada, ou se na etapa S69 o sinal Pl é encontrado ser não Alto mas Baixo, controle é retornado para a etapa S38 na Fig. 13. A partir da etapa S38, controle é passado para a etapa S39.
Fig. 16 é um fluxograma explicativo do processo de detecção de valor máximo realizada pela unidade de detecção de valor máximo 151 na etapa S61 da Fig. 15.
Na etapa S 71, a porção de computação de valor absoluto 161 obtém um valor absoluto do valor de correlação alimentado a partir do correlator 71 e composto dos componentes I e Q. A porção de computação de valor absoluto 161 alimenta o valor absoluto assim sendo adquirido para a porção de seleção 162 e para as porções de comparação 164 e 165.
Na etapa S 72, a porção de comparação 164 compara o valor absoluto proveniente da porção de computação de valor absoluto 161 com o valor absoluto máximo no presente fornecido a partir do registro 163. O resultado da comparação é enviado a partir da porção de comparação 164 para o circuito AND 166.
Na etapa S73, a porção de comparação 165 compara o valor absoluto a partir da porção de computação de valor absoluto 161 com um valor limite entrado externamente. A porção de comparação 165 envia o resultado da comparação para o circuito AND 166.
Na etapa S 74, o circuito AND 166 verifica para determinar se o valor absoluto é igual à ou maior do que o valor absoluto máximo no presente se o valor absoluto é igual à ou maior do que o valor limite, nas bases dos resultados das comparações provenientes das porções de comparação 164 e 165.
Se o valor absoluto é encontrado ser igual à ou maior do que o valor absoluto máximo no presente e se o valor absoluto é também encontrado igual à ou maior do que o valor limite na etapa S74, então controle é passado para a etapa S75. Na etapa S75, o circuito AND 166 emite um sinal de nível Alto como o sinalizador de detecção de Pl para a porção de seleção 154. Se o sinal de detecção de inversão de espectro indica a ausência de inversão de espectro, este sinalizador de detecção de Pl é selecionado pela porção de seleção 154.
Na etapa S76, a porção de seleção 162 seleciona o valor absoluto fornecido a partir da porção de computação de valor absoluto 161 e envia o valor absoluto selecionado para o registro 163. A partir da etapa S76, controle é passado para a etapa S79.
Se o valor absoluto é encontrado se menor do que o valor absoluto máximo no presente ou se o valor absoluto é encontrado menor do que o valor limite na etapa S74, então controle é passado para a etapa S77. Na etapa S77, o circuito AND 166 emite um sinal de nível Baixo como o sinalizador de detecção de Pl para a porção de seleção 154. Se o sinal de detecção de inversão de espectro indica a ausência de inversão de espectro, este sinalizador de detecção de Pl é, de forma seletiva, emitido pela porção de seleção 154.
Na etapa S78, a porção de seleção 162 seleciona o valor absoluto máximo no presente fornecido a partir do registro 163 e alimenta o valor absoluto selecionado para o registro 163. A partir da etapa S78, controle é passado para a etapa S 79.
Na etapa S79, o registro 163 armazena o valor absoluto a partir da porção de seleção 162 como o valor absoluto máximo no presente. Este valor absoluto é enviado para a porção de seleção 162 e para a porção de comparação 164.
Como descrito acima, o sistema de recepção 50 detecta a ocorrência ou ausência de inversão de espectro usando o sinal PL Se inversão de espectro é detectada ter ocorrido, é demodulada do sinal recebido tendo sofrido o processo de inversão de espectro. Se inversão de espectro é detectada estar ausente, então é demodulada do sinal recebido ainda para sofrer o processo de inversão de espectro. Assim sendo corretamente demodulada do sinal Pl tal que os sinais de Sl e S2 necessários para demodulação de quadro podem ser obtidos. Também, é corretamente demodulada do P2 e sinais de dados usando os sinais de Sl e S2 e com base na ocorrência ou ausência de inversão de espectro detectada.
Ainda mais, o sistema de recepção 50 calcula valores de correlação do sinal de DVB-T2 e detecta a partir desses valores o valor de correlação máximo em termos absolutos no presente. Cada vez que tal um valor máximo é detectado, o processo de computação de FFT para o sinal de DVB-T2 é reconfigurado. Isto torna possível detectar o sinal Pl na suposição que a posição onde o valor de correlação é o maior no sinal de DVB-T2, é a posição na qual o sinal Pl é para ser detectado.
[Um outro exemplo de composição detalhada do pesquisador de máximo]
Fig. 17 é um diagrama em bloco mostrando um outro exemplo de composição detalhada do pesquisador de valor máximo 73.
O pesquisador de valor máximo 73 na Fig. 17 é composto de porções de computação de valor absoluto 161 e 162, uma porção de comparação 201, uma porção de seleção 202, um registro 203, porções de comparação 204 e 205, e circuito AND 206, e uma porção de saída 155.
Dos componentes mostrados na Fig. 17, aqueles também encontrados na Fig. 12 são designados por numerais de referência parecidos, e suas descrições serão omitidos a seguir onde redundante. O pesquisador de valor máximo 73 na Fig. 17 detecta o maior dos valores de correlação emitidos a partir de ambos o correlator 71 e o correlator inverso 72, e emite um sinalizador de detecção de PL
Mais especificamente, a porção de comparação 201 compara o valor absoluto do valor de correlação proveniente do correlator 71 através da porção de computação de valor absoluto 161, com o valor absoluto do valor de correlação enviado a partir do correlator inverso 72 através da porção de computação de valor absoluto 171.
Se o valor absoluto do valor de correlação a partir do correlator inverso 72 é encontrado igual à ou maior do que o valor absoluto do valor de correlação a partir do correlator 71 como um resultado da comparação, então a porção de comparação 201 emite para a porção de saída 155 o sinal de detecção de inversão de espectro indicando a ocorrência de inversão de espectro. Neste ponto, a porção de comparação 201 emite para a porção de seleção 202, o valor absoluto do valor de correlação fornecido a partir do correlator inverso 72.
Ao contrário, se o valor absoluto do valor de correlação a partir do correlator inverso 72 é encontrado menor do que o valor absoluto do valor de correlação a partir do correlator 71, então a porção de comparação 201 emite para a porção de saída 155 o sinal de detecção de inversão de espectro indicando a ausência de inversão de espectro. Neste ponto, a porção de comparação 201 emite para a porção de seleção 202 o valor absoluto do valor de correlação alimentado a partir do correlator 71.
A porção de seleção 202 seleciona ou o valor absoluto fornecido a partir da porção de comparação 201 ou o valor absoluto máximo no presente emitido a partir do registro 203, de acordo com o sinalizador de detecção de Pl proveniente do circuito AND 206. A porção de seleção 202 alimenta o valor absoluto selecionado para o registro 203.
O registro 203 armazena o valor absoluto enviado a partir da porção de seleção 202 como o valor absoluto máximo em efeito no presente. O registro 203 também envia o valor absoluto retido para a porção de seleção 202 e para a porção de comparação 204. Ainda mais, o registro 203 reconfigura o valor absoluto retido para 0 em resposta ao sinalizador de permissão emitido a partir do bloco de decodificação 78 (Fig. 6).
A porção de comparação 204 compara o valor absoluto alimentado a partir da porção de comparação 201 com o valor absoluto máximo no presente fornecido a partir do registro 203. O resultado da comparação é enviado a partir da porção de comparação 204 para o circuito AND 206.
A porção de comparação 205 compara o valor absoluto a partir da porção de comparação 201 com um valor limite entrado externamente. O resultado da comparação é enviado a partir da porção de comparação 205 para o circuito AND 206. O valor limite é mantido previamente ilustrativamente em uma memória, não mostrado, dentro da seção de processo de decodificação Pl 57.
Se o resultado da comparação proveniente da porção de comparação 204 indica que o valor absoluto é igual à ou maior do que o valor absoluto máximo no presente e se o resultado da comparação a partir da porção de comparação 205 mostra que o valor absoluto é igual à ou maior do que o valor limite, então o circuito AND 206 emite um sinal de nível Alto como o sinalizador de detecção de Pl para a porção de saída 155 e para o bloco de computação de FFT 76 (Fig. 6). Ao contrário, o circuito AND 206 emite um sinal de nível Baixo como o sinalizador de detecção de Pl para a porção de saída 155 e para o bloco de computação de FFT 76. <Segunda modalidade>
Fig. 18 é um diagrama em bloco mostrando um exemplo de configuração de um sistema de recepção como a segunda modalidade da presente invenção. Dos componentes mostrados na Fig. 18, aquele também encontrado na Fig. 5 são designados por numerais de referência parecidos, e suas descrições serão omitidas a seguir onde redundante.
A configuração do sistema de recepção 250 na Fig. 18 é substancialmente o mesmo que a configuração na Fig. 5 exceto que a seção de processo de decodificação Pl 251 é instalada para substituir a seção de processo de decodificação Pl 57. O sistema de recepção 250 utiliza um único correlator para detectar a ocorrência ou ausência de inversão de espectro.
Mais especificamente, a seção de processo de decodificação Pl 251 efetua em uma base de compartilhamento de temporização, dois processos: processo de detecção de Pl de inversão presente para detectar o sinal Pl na suposição que o sinal alimentado a partir da seção de demodulação ortogonal 55 tem inversão de espectro ocorrendo nele, e um processo de detecção de Pl de inversão ausente para detectar o sinal Pl na suposição que o sinal vindo da seção de demodulação ortogonal 55 não tem nenhuma inversão de espectro ocorrendo nele.
Quando efetuando o processo de detecção de Pl de inversão presente, a seção de processo de decodificação Pl 251 gera um sinal de detecção de inversão de espectro indicando a ocorrência de inversão de espectro. Quando realizando o processo de detecção de Pl de inversão ausente, a seção de processo de decodificação Pl 251 prossegue com um processo de detecção de inversão de espectro para gerar um sinal de detecção de inversão de espectro indicando a ausência de inversão de espectro. Quando da detecção do sinal PI, a seção de processo de decodificação Pl 251 envia o sinal de detecção de inversão de espectro para o seletor 59. Também, a seção de processo de decodificação Pl 251 decodifica o sinal Pl detectado em sinais de Sl e S2 e supre esses sinais resultantes para a seção de processo de decodificação de dados 60. [Exemplo de composição detalhada da seção de processo de decodificação de PI]
Fig. 19 é um diagrama em bloco mostrando um exemplo de composição detalhada da seção de processo de decodificação Pl 251 incluída na Fig. 18.
Dos componentes mostrados na Fig. 19, aqueles também encontrados na Fig. 6 são designados por numerais de referência parecidos, e suas descrições serão omitidas a seguir onde redundante.
A estrutura da seção de processo de decodificação Pl 251 na Fig. 19 é substancialmente a mesma que a estrutura na Fig. 6 exceto que um único correlator 261 é instalado para substituir o correlator 71 e o correlator inverso 72 e que um pesquisador de valor máximo 262 é adotado para substituir o pesquisador de valor máximo 73.
O correlator 261 da seção de processo de decodificação Pl 251 obtém o valor de correlação do sinal fornecido a partir da seção de demodulação ortogonal 55 na Fig. 18 de acordo com um sinalizador de comutação que vem do pesquisador de valor máximo 262 e que indica comutação do processo de detecção de Pl de inversão presente para o processo de detecção de Pl de inversão ausente ou vice versa. Mais especificamente, se o sinalizador de comutação indica
comutação para o e processo de detecção de Pl de inversão presente, o correlator 261 obtém o valor de correlação do sinal alimentado a partir da seção de demodulação ortogonal 55 na suposição que o sinal tem inversão de espectro ocorrendo nele. Ao contrário, se o sinalizador de comutador indica comutação para o processo de detecção de Pl de inversão ausente, o correlator 261 adquire o valor de correlação do sinal fornecido a partir da seção de demodulação ortogonal 55 na suposição que o sinal não tem inversão de espectro ocorrendo nele. O correlator 261 envia o valor de correlação assim sendo obtido para o pesquisador de valor máximo 262. O correlator 261 será discutido mais tarde em mais detalhe com referência à Fig. 20.
O pesquisador de valor máximo 262 detecta o sinal Pl usando o valor de correlação alimentado a partir do correlator 261, e detecta a ocorrência ou ausência de inversão de espectro. O pesquisador de valor máximo 262 então envia um sinalizador de detecção de Pl para o bloco de computação de FFT 76 e um sinal de detecção de inversão de espectro para o seletor 75 e para o seletor 59 (Fig. 18). Também, o pesquisador de valor máximo 262 alimenta o sinalizador de comutação para o correlator 261 de acordo com o sinalizador de detecção de PI. O pesquisador de valor máximo 262 será discutido mais tarde em mais detalhes com referência à Fig. 21. [Exemplo de composição detalhada do correlator]
Fig. 20 é um diagrama em bloco mostrando um exemplo de composição detalhada do correlator 261 incluído na Fig. 19.
Dos componentes compondo a estrutura da Fig. 20, aqueles também encontrados na configuração da Fig. 7 são designados por numerais de referência parecidos, e suas descrições serão omitidas a seguir onde redundante.
O correlator 261 na Fig. 20 é substancialmente o mesmo na estrutura que o correlator na Fig. 7 exceto que a porção de seleção 272 é adicionada mais uma vez e que um deslocador de freqüência 271 é instalado para substituir o deslocador de freqüência 91.
O deslocador de freqüência 271 multiplica o sinal a partir da seção de demodulação ortogonal 55 na Fig. 18 por e "Jlnís" ' ou e J 2 'ÍSH ' fornecido a partir da porção de seleção 272, e por meio disso, deslocando a freqüência do sinal de uma freqüência de fSH. O deslocador de freqüência 271 envia o sinal com sua freqüência deslocada pela freqüência fSH para o circuito de retardo 92 e para o multiplicador 97.
De acordo com o sinalizador de comutação proveniente do pesquisador de valor máximo 262, a porção de seleção 272 seleciona ou ti™ ou q SUpre o que é selecionado para o deslocador de freqüência
271. Mais especificamente, se o sinalizador de comutação indica comutação para o processo de detecção de Pl de inversão ausente, uma porção de seleção 272 alimenta e~j24s" para o deslocador de freqüência 271. Se o sinalizador de comutação indica comutação para o processo de detecção de Pl de inversão presente, então uma porção de seleção 272 supre en4sH' para o deslocador de freqüência 271.
[Exemplo de composição detalhada do pesquisador de máximo]
Fig. 21 é um diagrama em bloco mostrando um exemplo de composição detalhada do pesquisador de valor máximo 262 incluído na Fig. 19.
Dos componentes compondo a estrutura da Fig. 21, aqueles também encontrados na Fig. 17 são designados por numerais de referência parecidos, e suas descrições serão omitidas a seguir onde redundante. A composição do pesquisador de valor máximo 262 na Fig. 21
é substancialmente a mesma que a configuração na Fig. 17 exceto que uma única porção de computação de valor absoluto 281 é instalada para substituir as porções de computação de valor absoluto 161 e 171 e uma porção de comparação 201 e que uma porção de comutação 282 é adicionada mais uma vez.
A porção de computação de valor absoluto 281 obtém o valor absoluto do valor de correlação alimentado a partir do correlator 261 (Fig. 20) e composto dos componentes I e Q. O valor absoluto assim sendo adquirido é enviado a partir da porção de computação de valor absoluto 281 para a porção de seleção 202 e para porções de comparação 204 e 205.
A porção de comutação 282 emite um sinalizador de comutação para o correlator 261 usando o sinalizador de detecção de Pl emitido a partir do circuito AND 206. Mais especificamente, se o sinalizador de detecção de Pl não é emitido dentro de um pré-determinado período de temporização a partir do circuito AND 206, a porção de comutação 282 determina que a ocorrência ou ausência de inversão de espectro é falsamente detectada pelo processo de detecção de Pl de inversão presente ou pelo processo de detecção de Pl de inversão ausente sendo correntemente realizado, e emite um sinalizador de comutação para comutação para o outro
processo para o correlator 261.
Se o nível do sinalizador de detecção de Pl é encontrado ser Alto, então a porção de comutação 282 detecta a ocorrência ou ausência de inversão de espectro correspondendo ao processo apontado pelo sinalizador de comutação. A porção de comutação 282 prossegue para emitir um sinal de detecção de inversão de espectro para o seletor 75 (Fig. 19) e para o seletor 59 (Fig. 18).
Isto é, se o nível do sinalizador de detecção de Pl é encontrado ser Alto e se o valor de correlação é adquirido pelo correlator 261 na suposição que inversão de espectro ocorreu no sinal fornecido a partir da seção de demodulação ortogonal .55, a porção de comutação 282 emite o sinal de detecção de inversão de espectro indicando a ocorrência de inversão de espectro. Se o nível do sinalizador de detecção de Pl é encontrado ser Alto e se o valor de correlação é obtido pelo correlator 261 na suposição que inversão de espectro não ocorreu no sinal alimentado a partir da seção de demodulação ortogonal 55, então a porção de comutação 282 emite o sinal de detecção de inversão de espectro indicando a ausência de inversão de espectro.
Conforme descrito, se o sinalizador de detecção de Pl não é emitido pelo menos, para um pré-determinado período de temporização, então o sistema de recepção 250 determina que a ocorrência ou ausência de inversão de espectro é falsamente detectada. Contudo, este método de determinação não é limitativo da presente invenção. Alternativamente, a ocorrência ou ausência de inversão de espectro pode ser determinado para ser falsamente detectado se os valores dos sinais de Sl e S2 do quadro T2 emitido a partir do bloco de decodificação 78 (Fig. 19) não são constantes e são assim sendo indicativos do sinal Pl sendo incorretamente decodificado.
Também conforme descrito, se a ocorrência ou ausência de inversão de espectro é encontrada ser falsamente detectada, o sistema de recepção 250 força o deslocador de freqüência 271 a mudar a direção do deslocamento de freqüência. Alternativamente, o deslocador de freqüência 271 pode ser arrumado para deslocar a direção do deslocamento de freqüência em predeterminados intervalos de temporização. Neste caso, o pesquisador de valor máximo 262 pode obter o maior valor dos valores de correlação em efeito conforme a freqüência é deslocada em cada uma das diferentes direções, comparar os valores de correlação máximo assim sendo obtidos, e emitir o sinal de detecção de inversão de espectro e sinalizador de detecção de Pl correspondendo ao maior valor dos valores de correlação. <Terceira modalidade>
[Exemplo de configuração do sistema de recepção conforme a terceira modalidade]
Fig. 22 é um diagrama em bloco mostrando um exemplo de configuração de um sistema de recepção conforme a terceira modalidade da
presente invenção.
Dos componentes compondo a configuração na Fig. 22, aqueles também encontrados na Fig. 5 são designados por numerais de referência parecidos, e suas descrições serão omitidas a seguir onde redundante.
A configuração do sistema de recepção 290 na Fig. 22 é substancialmente a mesma que a configuração na Fig. 5 exceto que uma seção de controle de gravação 291 e uma seção de gravação 292 são instaladas para substituir a seção de saída 61. O sistema de recepção 290 grava sinais de Radiodifusão sem emitir imagens ou sons correspondendo aos sinais. Mais especificamente, a seção de controle de gravação 291 força uma seção de gravação 292 para gravar o sinal de Radiodifusão emitido a partir da seção de processo de decodificação de dados 60. A seção de gravação 292 é composta de um disco rígido ou de mídia removível tal como discos magnéticos, discos ópticos, discos magnéticos ópticos, ou memória de semicondutor.
Embora não mostrado, a seção de saída 61 do sistema de recepção 250 na Fig. 18 pode ser substituída pela seção de controle de gravação 291 e pela seção de gravação 292. O sinal de Radiodifusão mencionado acima pode ser um sinal
de Radiodifusão de TV por IP. Em tal um caso, o sistema de transmissão 10 e sistema de recepção 50 (250, 290) tem uma interface de rede configurada para transmissão e recepção de sinal de DVB-T2, e utilize a Internet como seu canal de transmissão. O sinal de Radiodifusão também pode ser um sinal de Radiodifusão de CATV. Neste caso, o sistema de transmissão 10 e sistema de recepção 50 (250, 290) são equipados com terminais conectando ao cabo para transmissão e recepção de sinal de DVB-T2, e utiliza o cabo como seu canal de transmissão.
Na descrição precedente, o inversor de espectro 58 foi mostrado sempre para efetuar o processo de inversão de espectro independente da ocorrência ou ausência de inversão de espectro sendo detectada. Alternativamente, o inversor de espectro 58 pode ser arrumado para realizar o processo de inversão de espectro somente quando a ocorrência de inversão de espectro é detectada. Naquele caso, o sinal de detecção de inversão de espectro é
entrado a partir da seção de processo de decodificação Pl 57 para o inversor de espectro 58. Se o sinal de detecção de inversão de espectro indica a ocorrência de inversão de espectro, o inversor de espectro 58 efetua o processo de inversão de espectro. Se o sinal de detecção de inversão de espectro indica a ausência de inversão de espectro, então o inversor de espectro 58 não realiza o processo de inversão de espectro. Também, o seletor 59 não está instalado. O inversor de espectro 58 supre a seção de processo de decodificação de dados 60 com o sinal resultante composto dos componentes
IeQ.
A série das etapas e processos descritos acima pode ser
executada ou por hardware ou por software.
Em tais casos, um computador pessoal tal como um mostrado na Fig. 23 pode ser usado pelo menos, como parte do sistema de recepção citado acima.
Na Fig. 23, a CPU (Unidade de Processamento Central) 301 efetua vários processos de acordo com os programas gravados em uma ROM (Memória Somente de Leitura) 302 ou com os programas carregados a partir da unidade de armazenamento 308 em uma RAM (Memória de Acesso Randômico) 303. A RAM 303 pode também acomoda dados necessários pela CPU 301 em realizar seus processamentos diversos.
A CPU 301, ROM 302, e RAM 303 são interconectados através de uma barra de comunicação 304. Uma interface de entrada/saída 305 é também conectada à barra de comunicação 304. A interface de entrada/saída 305 é conectada com uma unidade
de entrada 306 tipicamente composta de um teclado e um mouse, com uma unidade de saída 307 composta ilustrativamente de um mostrador, com uma unidade de armazenamento 308 tipicamente constituída por um disco rígido, e com uma unidade de comunicação 309 geralmente formado por um modem e um adaptador de terminal. A unidade de comunicação 309 controla comunicações conduzidas com outros dispositivos (não mostrado) através de
redes incluindo a Internet.
Uma unidade de disco 310 é também conectada conforme necessário com a interface de entrada/saída 305. Mídia removível 311 tal como discos magnéticos, discos ópticos, magneto-disco ópticos magnéticos ópticos ou memória de semicondutor podem ser carregados na unidade de disco 310. Os programas de computador recuperados do meio removível carregado podem ser instalados conforme necessários na unidade de
armazenamento 308.
Onde a série de processos acima são para ser executados por
software, os programas constituindo o software pode ser ou recuperado a partir do hardware dedicado do computador em uso ou instalado sobre redes ou a partir do meio de gravação adequado ressonância magnética um computador de propósito geral ou equipamento similar capaz de executar funções diversas com base nos programas instalados.
Como mostrado na Fig. 23, uma mídia de gravação que mantém esses programas é distribuída para usuários não somente como a mídia removível (mídia de pacote) 311 além de seus aparelhos e constituída por disco magnéticos (incluindo discos flexíveis), disco ópticos (incluindo CD-ROM (Disco Compacto -Memória Somente de Leitura), DYD (disco versátil digital) e disco de Blu-ray), discos magnéticos ópticos (incluindo MD (Mini-disco)), ou memórias de semicondutor, a mídia carregando programas oferecidos para os usuários; mas também na forma da ROM 302 ou unidade de disco rígido na unidade de armazenamento 308, o meio acomodando os programas e incorporado antecipadamente nos aparelhos dos usuários.
Nesta especificação, a etapa descrevendo os programas gravados em um meio de gravação representa não somente os processos que são para serem realizados na seqüência representada (i.e., em uma base de séries temporais) mas também processos que podem ser efetuados em paralelo ou individualmente e não necessariamente em ordem cronológica.
O presente pedido contém assunto relacionado àquele descrito no Pedido de Patente de Prioridade Japonês JP 2009-283758 depositado em no Escritório de Patente do Japão em 15 de dezembro de 2009, digital qual o conteúdo inteiro é aqui incorporado para referência.
Deve ser entendido por aqueles com qualificação na técnica que várias modificações, combinações, sub-combinações e alternações podem ocorrer dependendo dos requisitos de projeto e outros fatores na medida que eles estão dentro do escopo das reivindicações anexas ou do equivalente delas.

Claims (18)

1. Aparelho de recepção, caracterizado pelo fato de compreender: meios de detecção de inversão de espectro para detectar a ocorrência ou ausência de inversão de espectro em um sinal recebido condizendo com o padrão de Radiodifusão de Vídeo Digital - Terrestre 2 conhecido como DVB-T2, usando um sinal Pl constituindo o mencionado sinal recebido; meios de inversão de espectro para efetuar um processo de inversão de espectro no mencionado sinal recebido se a ocorrência da mencionada inversão de espectro é detectada pelo menos, pelos mencionados meios de detecção de inversão de espectro; e meios de demodulação para demodular o mencionado sinal recebido tendo sofrido o mencionado processo de inversão de espectro se a ocorrência da mencionada inversão de espectro é detectada pelos mencionados meios de detecção de inversão de espectro, os mencionados meios de demodulação ainda retirando a modulação do mencionado sinal recebido ainda para sofrer o mencionado processo de inversão de espectro se a ausência da mencionada inversão de espectro é detectada pelos mencionados meios de detecção de inversão de espectro.
2. Aparelho de recepção de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que os mencionados meios de inversão de espectro sempre efetuam o mencionado processo de inversão de espectro no mencionado sinal recebido independente da ocorrência ou ausência da mencionada inversão de espectro sendo detectada.
3. Aparelho de recepção de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de compreender adicionalmente: meios de correlação para obter um valor de correlação entre o mencionado sinal recebido e um sinal adquirido deslocando a freqüência do mencionado sinal recebido de uma diferença de freqüência entre a parte de informação real constituindo o mencionado sinal Pl e uma parte de sobreposição sobreposta com a mencionada parte de informação real, na suposição que a mencionada inversão de espectro não ocorreu no mencionado sinal recebido; e meios de correlação inversa para obter um valor de correlação entre o mencionado sinal recebido e um sinal adquirido deslocando a freqüência do mencionado sinal recebido da mencionada diferença de freqüência na suposição que a mencionada inversão de espectro ocorreu no mencionado sinal recebido, em que, se o mencionado sinal recebido é o mencionado sinal PI, então os mencionados meios de detecção de inversão de espectro detectam a ocorrência ou ausência da mencionada inversão de espectro com base em um resultado de comparar um valor absoluto máximo do mencionado valor de correlação adquirido pelos mencionados meios de correlação, com um valor absoluto máximo do mencionado valor de correlação obtido pelos mencionados meios de correlação inversa.
4. Aparelho de recepção de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de compreender adicionalmente: meios de detecção de Pl para detectar que o mencionado sinal recebido é o mencionado sinal Pl se o maior dos dois valores absolutos de correlação obtidos pelos mencionados meios de correlação e pelos mencionados meios de correlação inversa é um valor máximo, em que os mencionados meios de detecção de inversão de espectro detectam a ocorrência ou ausência da mencionada inversão de espectro se os mencionados meios de detecção de Pl detectam que o mencionado sinal recebido é o mencionado sinal PI.
5. Aparelho de recepção de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que: os mencionados meios de demodulação incluem meios de computação de FFT para efetuar computação de FFT no mencionado sinal recebido tendo sofrido o mencionado processo de inversão de espectro se os mencionados meios de detecção de inversão de espectro detectam a ocorrência da mencionada inversão de espectro em uma temporização na qual os mencionados meios de detecção de Pl detectam que o mencionado sinal recebido é o mencionado sinal PI, os mencionados meios de computação de FFT ainda efetuando computação de FFT no mencionado sinal recebido ainda para sofrer o mencionado processo de inversão de espectro se os mencionados meios de detecção de inversão de espectro detectam a ausência da mencionada inversão de espectro na mesma temporização; e os mencionados meios de computação de FFT reconfiguram a mencionada computação de FFT cada vez que os mencionados meios de detecção de Pl detectam que o mencionado sinal recebido é o mencionado sinal PI.
6. Aparelho de recepção de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de compreender adicionalmente: meios de correlação para obter um valor de correlação entre o mencionado sinal recebido e um sinal adquirido deslocando a freqüência do mencionado sinal recebido da diferença de freqüência entre a parte de informação real constituindo o mencionado sinal Pl e uma parte de sobreposição sobreposta com a mencionada parte de informação real, na suposição que a mencionada inversão de espectro não ocorreu no mencionado sinal recebido, os mencionados meios de correlação ainda obtendo um valor de correlação entre o mencionado sinal recebido e um sinal adquirido deslocando a freqüência do mencionado sinal recebido da mencionada diferença de freqüência na suposição que a mencionada inversão de espectro ocorreu no mencionado sinal recebido; e meios de detecção de Pl para detectar que o mencionado sinal recebido é o mencionado sinal Pl se o valor absoluto do mencionado valor de correlação obtido pelos mencionados meios de correlação é um valor máximo, em que, se os mencionados meios de detecção de Pl detectam que o mencionado sinal recebido é o mencionado sinal Pl e se o mencionado valor de correlação é obtido pelos mencionados meios de correlação na suposição que a mencionada inversão de espectro não ocorreu no mencionado sinal recebido, então os mencionados meios de detecção de inversão de espectro detectam a ausência da mencionada inversão de espectro, os mencionados meios de detecção de inversão de espectro ainda detectando a ocorrência da mencionada inversão de espectro se o mencionado valor de correlação é obtido pelos mencionados meios de correlação na suposição que a mencionada inversão de espectro ocorreu no mencionado sinal recebido.
7. Aparelho de recepção de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que: os mencionados meios de demodulação incluem meios de computação de FFT para efetuar computação de FFT no mencionado sinal recebido tendo sofrido o mencionado processo de inversão de espectro se os mencionados meios de detecção de inversão de espectro detectam a ocorrência da mencionada inversão de espectro em uma temporização na qual os mencionados meios de detecção de Pl detectam que o mencionado sinal recebido é o mencionado sinal PI, os mencionados meios de computação de FFT ainda efetuando computação de FFT no mencionado sinal recebido ainda para sofrer o mencionado processo de inversão de espectro se os mencionados meios de detecção de inversão de espectro detectam a ausência da mencionada inversão de espectro na mesma temporização; e os mencionados meios de computação de FFT reconfiguram a mencionada computação de FFT cada vez que os mencionados meios de detecção de Pl detectam que o mencionado sinal recebido é o mencionado sinal PI.
8. Método de recepção para uso com a aparelho de recepção recebendo um sinal recebido condizendo com o padrão de Radiodifusão de de compreender as etapas de: detectar a ocorrência ou ausência de inversão de espectro no mencionado sinal recebido usando um sinal Pl constituindo o mencionado sinal recebido; efetuar um processo de inversão de espectro no mencionado sinal recebido se a ocorrência da mencionada inversão de espectro é detectada pelo menos, na etapa de detecção de inversão de espectro; demodular o mencionado sinal recebido tendo sofrido o mencionado processo de inversão de espectro se a ocorrência da mencionada inversão de espectro é detectada na mencionada etapa de detecção de inversão de espectro; e demodular o mencionado sinal recebido ainda para sofrer o mencionado processo de inversão de espectro se a ausência da mencionada inversão de espectro é detectada na mencionada etapa de detecção de inversão de espectro.
9. Programa para controlar recepção de um sinal recebido, para uso com um computador condizendo com o padrão de Radiodifusão de Vídeo Digital - Terrestre 2 conhecido como DVB-T2, caracterizado pelo fato de compreender as etapas de: detectar a ocorrência ou ausência de inversão de espectro no mencionado sinal recebido usando um sinal Pl constituindo o mencionado sinal recebido; efetuar um processo de inversão de espectro no mencionado sinal recebido se a ocorrência da mencionada inversão de espectro é detectada pelo menos, na etapa de detecção de inversão de espectro; demodular o mencionado sinal recebido tendo sofrido o mencionado processo de inversão de espectro se a ocorrência da mencionada inversão de espectro é detectada na mencionada etapa de detecção de inversão de espectro; e demodular o mencionado sinal recebido ainda para sofrer o mencionado processo de inversão de espectro se a ausência da mencionada inversão de espectro é detectada na mencionada etapa de detecção de inversão de espectro.
10. Sistema de recepção, caracterizado pelo fato de compreender: meios de aquisição para adquirir sobre um canal de transmissão um sinal condizendo com o padrão de Radiodifusão de Vídeo Digital - Terrestre 2 conhecido como DVB-T2, como um sinal recebido; e meios de processo de decodificação de canal de transmissão para efetuar um processo de decodificação de canal de transmissão no mencionado sinal recebido adquirido pelos meios de aquisição, em que os mencionados meios de processo de decodificação de canal de transmissão incluem meios de detecção de inversão de espectro para detectar a ocorrência ou ausência de inversão de espectro no mencionado sinal recebido usando um sinal Pl constituindo o mencionado sinal recebido, meios de inversão de espectro para efetuar um processo de inversão de espectro no mencionado sinal recebido se a ocorrência da mencionada inversão de espectro é detectada pelo menos, pelos mencionados meios de detecção de inversão de espectro, e meios de demodulação para demodular o mencionado sinal recebido tendo sofrido o mencionado processo de inversão de espectro se a ocorrência da mencionada inversão de espectro é detectada pelos mencionados meios de detecção de inversão de espectro, os mencionados meios de demodulação ainda retirando a modulação do mencionado sinal recebido ainda para sofrer o mencionado processo de inversão de espectro se a ausência da mencionada inversão de espectro é detectada pelos mencionados meios de detecção de inversão de espectro.
11. Sistema de recepção, caracterizado pelo fato de compreender: meios de processo de decodificação de canal de transmissão para efetuar um processo de decodificação de canal de transmissão em um sinal recebido que é adquirido sobre um canal de transmissão e que condiz com o padrão de Radiodifusão de Vídeo Digital - Terrestre 2 conhecido como DVB-T2; e meios de decodificação de fonte de informação para efetuar um processo de decodificação de fonte de informação no mencionado sinal recebido tendo sofrido o mencionado processo de decodificação de canal de transmissão efetuado pelos mencionados meios de processo de decodificação de canal de transmissão, em que os mencionados meios de processo de decodificação de canal de transmissão incluem meios de detecção de inversão de espectro para detectar a ocorrência ou ausência de inversão de espectro no mencionado sinal recebido usando um sinal Pl constituindo o mencionado sinal recebido, meios de inversão de espectro para efetuar um processo de inversão de espectro no mencionado sinal recebido se a ocorrência da mencionada inversão de espectro é detectada pelo menos, pelos mencionados meios de detecção de inversão de espectro, e meios de demodulação para demodular o mencionado sinal recebido tendo sofrido o mencionado processo de inversão de espectro se a ocorrência da mencionada inversão de espectro é detectada pelos mencionados meios de detecção de inversão de espectro, os mencionados meios de demodulação ainda retirando a modulação do mencionado sinal recebido ainda para sofrer o mencionado processo de inversão de espectro se a ausência da mencionada inversão de espectro é detectada pelos mencionados meios de detecção de inversão de espectro.
12. Sistema de recepção, caracterizado pelo fato de compreender: meios de processo de decodificação de canal de transmissão para efetuar um processo de decodificação de canal de transmissão em um sinal recebido que é adquirido sobre um canal de transmissão e que condiz com o padrão de Radiodifusão de Vídeo Digital - Terrestre 2 conhecido como DVB-T2; e meios de saída para emitir uma imagem ou um som com base no mencionado sinal recebido tendo sofrido o mencionado processo de decodificação de canal de transmissão efetuado pelos mencionados meios de processo de decodificação de canal de transmissão, em que os meios de processo de decodificação de canal de transmissão incluem meios de detecção de inversão de espectro para detectar a ocorrência ou ausência de inversão de espectro no mencionado sinal recebido usando um sinal Pl constituindo o mencionado sinal recebido, meios de inversão de espectro para efetuar um processo de inversão de espectro no mencionado sinal recebido se a ocorrência da mencionada inversão de espectro é detectada pelo menos, pelos mencionados meios de detecção de inversão de espectro, e meios de demodulação para demodular o mencionado sinal recebido tendo sofrido o mencionado processo de inversão de espectro se a ocorrência da mencionada inversão de espectro é detectada pelos mencionados meios de detecção de inversão de espectro, os mencionados meios de demodulação ainda retirando a modulação do mencionado sinal recebido ainda para sofrer o mencionado processo de inversão de espectro se a ausência da mencionada inversão de espectro é detectada pelos mencionados meios de detecção de inversão de espectro.
13. Sistema de recepção, caracterizado pelo fato de compreender: meios de processo de decodificação de canal de transmissão para efetuar um processo de decodificação de canal de transmissão em um sinal recebido que é adquirido sobre um canal de transmissão e que condiz com o padrão de Radiodifusão de Vídeo Digital - Terrestre 2 conhecido como DVB-T2; e meios de controle de gravação para controlar a gravação do mencionado sinal recebido tendo sofrido o mencionado processo de decodificação de canal de transmissão efetuado pelos mencionados meios de processo de decodificação de canal de transmissão, em que os mencionados meios de processo de decodificação de canal de transmissão incluem meios de detecção de inversão de espectro para detectar a ocorrência ou ausência de inversão de espectro no mencionado sinal recebido usando um sinal Pl constituindo o mencionado sinal recebido, meios de inversão de espectro para efetuar um processo de inversão de espectro no mencionado sinal recebido se a ocorrência da mencionada inversão de espectro é detectada pelo menos, pelos mencionados meios de detecção de inversão de espectro, e meios de demodulação para demodular o mencionado sinal recebido tendo sofrido o mencionado processo de inversão de espectro se a ocorrência da mencionada inversão de espectro é detectada pelos mencionados meios de detecção de inversão de espectro, os mencionados meios de demodulação ainda retirando a modulação do mencionado sinal recebido ainda para sofrer o mencionado processo de inversão de espectro se a ausência da mencionada inversão de espectro é detectada pelos mencionados meios de detecção de inversão de espectro.
14. Aparelho de recepção, caracterizado pelo fato de compreender: uma seção de detecção de inversão de espectro configurada para detectar a ocorrência ou ausência de inversão de espectro em um sinal recebido condizendo com o padrão de Radiodifusão de Vídeo Digital - Terrestre 2 conhecido como DVB-T2, usando um sinal Pl constituindo o mencionado sinal recebido; uma seção de inversão de espectro seção configurada para efetuar um processo de inversão de espectro no mencionado sinal recebido se a ocorrência da mencionada inversão de espectro é detectada pelo menos pela mencionada seção de detecção de inversão de espectro; e uma seção de demodulação configurada para demodular o mencionado sinal recebido tendo sofrido o mencionado processo de inversão de espectro se a ocorrência da mencionada inversão de espectro é detectada pela mencionada seção de detecção de inversão de espectro, a seção de demodulação mencionada ainda retirando a modulação do mencionado sinal recebido ainda para sofrer o mencionado processo de inversão de espectro se a ausência da mencionada inversão de espectro é detectada pela mencionada seção de detecção de inversão de espectro.
15. Sistema de recepção, caracterizado pelo fato de compreender: uma seção de aquisição configurada para adquirir sobre um canal de transmissão, um sinal condizendo com o padrão de Radiodifusão de Vídeo Digital - Terrestre 2 conhecido como DVB-T2, como um sinal recebido;e uma seção de processo de decodificação de canal de transmissão configurada para efetuar um processo de decodificação de canal de transmissão no mencionado sinal recebido adquirido pela mencionada seção de aquisição, em que a mencionada seção de processo de decodificação de canal de transmissão inclui uma seção de detecção de inversão de espectro configurada para detectar a ocorrência ou ausência de inversão de espectro no mencionado sinal recebido usando um sinal Pl constituindo o mencionado sinal recebido, uma seção de inversão de espectro seção configurada para efetuar um processo de inversão de espectro no mencionado sinal recebido se a ocorrência da mencionada inversão de espectro é detectada pelo menos pela mencionada seção de detecção de inversão de espectro, e uma seção de demodulação configurada para demodular o mencionado sinal recebido tendo sofrido o mencionado processo de inversão de espectro se a ocorrência da mencionada inversão de espectro é detectada pela mencionada seção de detecção de inversão de espectro, a seção de demodulação mencionada ainda retirando a modulação do mencionado sinal recebido ainda para sofrer o mencionado processo de inversão de espectro se a ausência da mencionada inversão de espectro é detectada pela mencionada seção de detecção de inversão de espectro.
16. Sistema de recepção, caracterizado pelo fato de compreender: uma seção de processo de decodificação de canal de transmissão configurada para efetuar um processo de decodificação de canal de transmissão em um sinal recebido que é adquirido sobre um canal de transmissão e que condiz com o padrão de Radiodifusão de Vídeo Digital - Terrestre 2 conhecido como DVB-T2; e uma seção de processo de decodificação de fonte de informação configurada para efetuar um processo de decodificação de fonte de informação no mencionado sinal recebido tendo sofrido o mencionado processo de decodificação de canal de transmissão efetuado pela mencionada seção de processo de decodificação de canal de transmissão, em que a mencionada seção de processo de decodificação de canal de transmissão inclui uma seção de detecção de inversão de espectro configurada para detectar a ocorrência ou ausência de inversão de espectro no mencionado sinal recebido usando um sinal Pl constituindo o mencionado sinal recebido, uma seção de inversão de espectro seção configurada para efetuar um processo de inversão de espectro no mencionado sinal recebido se a ocorrência da mencionada inversão de espectro é detectada pelo menos pela mencionada seção de detecção de inversão de espectro, e uma seção de demodulação configurada para demodular o mencionado sinal recebido tendo sofrido o mencionado processo de inversão de espectro se a ocorrência da mencionada inversão de espectro é detectada pela mencionada seção de detecção de inversão de espectro, a seção de demodulação mencionada ainda retirando a modulação do mencionado sinal recebido ainda para sofrer o mencionado processo de inversão de espectro se a ausência da mencionada inversão de espectro é detectada pela mencionada seção de detecção de inversão de espectro.
17. Sistema de recepção, caracterizado pelo fato de compreender: uma seção de processo de decodificação de canal de transmissão configurada para efetuar um processo de decodificação de canal de transmissão em um sinal recebido que é adquirido sobre um canal de transmissão e que condiz com o padrão de Radiodifusão de Vídeo Digital - Terrestre 2 conhecido como DVB-T2; e uma seção de saída configurada para emitir uma imagem ou um som com base no mencionado sinal recebido tendo sofrido o mencionado processo de decodificação de canal de transmissão efetuado pela mencionada seção de processo de decodificação de canal de transmissão, em que a mencionada seção de processo de decodificação de canal de transmissão inclui uma seção de detecção de inversão de espectro configurada para detectar a ocorrência ou ausência de inversão de espectro no mencionado sinal recebido usando um sinal Pl constituindo o mencionado sinal recebido, uma seção de inversão de espectro configurada para efetuar um processo de inversão de espectro no mencionado sinal recebido se a ocorrência da mencionada inversão de espectro é detectada pelo menos pela mencionada seção de detecção de inversão de espectro, e uma seção de demodulação configurada para demodular o mencionado sinal recebido tendo sofrido o mencionado processo de inversão de espectro se a ocorrência da mencionada inversão de espectro é detectada pela mencionada seção de detecção de inversão de espectro, a seção de demodulação mencionada ainda retirando a modulação do mencionado sinal recebido ainda para sofrer o mencionado processo de inversão de espectro se a ausência da mencionada inversão de espectro é detectada pela mencionada seção de detecção de inversão de espectro.
18. Sistema de recepção, caracterizado pelo fato de compreender: uma seção de processo de decodificação de canal de transmissão configurada para efetuar um processo de decodificação de canal de transmissão em um sinal recebido que é adquirido sobre um canal de transmissão e que condiz com o padrão de Radiodifusão de Vídeo Digital - Terrestre 2 conhecido como DVB-T2; e uma seção de controle de gravação configurada para controlar a gravação do mencionado sinal recebido tendo sofrido o mencionado processo de decodificação de canal de transmissão efetuado pela mencionada seção de processo de decodificação de canal de transmissão, em que a mencionada seção de decodificação de canal de transmissão inclui uma seção de detecção de inversão de espectro configurada para detectar a ocorrência ou ausência de inversão de espectro no mencionado sinal recebido usando um sinal Pl constituindo o mencionado sinal recebido, uma seção de inversão de espectro configurada para efetuar um processo de inversão de espectro no mencionado sinal recebido se a ocorrência da mencionada inversão de espectro é detectada pelo menos pela mencionada seção de detecção de inversão de espectro, e uma seção de demodulação configurada para demodular o mencionado sinal recebido tendo sofrido o mencionado processo de inversão de espectro se a ocorrência da mencionada inversão de espectro é detectada pela mencionada seção de detecção de inversão de espectro, a seção de demodulação mencionada ainda retirando a modulação do mencionado sinal recebido ainda para sofrer o mencionado processo de inversão de espectro se a ausência da mencionada inversão de espectro é detectada pela mencionada seção de detecção de inversão de espectro.
BRPI1005563-0A 2009-12-15 2010-12-08 aparelho, mÉtodo e sistema de recepÇço, e, programa para controlar recepÇço de um sinal recebido BRPI1005563A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2009283758A JP5493802B2 (ja) 2009-12-15 2009-12-15 受信装置、受信方法、およびプログラム、並びに受信システム

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1005563A2 true BRPI1005563A2 (pt) 2013-04-09

Family

ID=43821770

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1005563-0A BRPI1005563A2 (pt) 2009-12-15 2010-12-08 aparelho, mÉtodo e sistema de recepÇço, e, programa para controlar recepÇço de um sinal recebido

Country Status (7)

Country Link
US (1) US8537939B2 (pt)
EP (1) EP2337291A3 (pt)
JP (1) JP5493802B2 (pt)
CN (1) CN102098466B (pt)
BR (1) BRPI1005563A2 (pt)
RU (1) RU2494559C2 (pt)
TW (1) TWI455586B (pt)

Families Citing this family (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP5712559B2 (ja) 2010-10-27 2015-05-07 ソニー株式会社 信号処理装置、信号処理方法、及び、プログラム
JP5644372B2 (ja) * 2010-10-27 2014-12-24 ソニー株式会社 信号処理装置および方法、並びに、プログラム
TWI461705B (zh) * 2012-05-24 2014-11-21 Mstar Semiconductor Inc 頻譜反轉判斷裝置及頻譜反轉判斷方法
CN103475895B (zh) * 2012-06-06 2016-02-03 晨星软件研发(深圳)有限公司 频谱反转判断装置及频谱反转判断方法
KR101340048B1 (ko) * 2012-06-12 2013-12-11 (주)에프씨아이 스펙트럼 반전 검출 장치 및 방법
KR101963369B1 (ko) * 2012-12-13 2019-03-28 주식회사 솔루엠 디지털 방송 수신기 및 스펙트럼 반전 처리 방법
CN103346845B (zh) * 2013-05-27 2015-11-18 东南大学 基于快速傅里叶变换的盲频谱感知方法及装置
CN104935541B (zh) * 2014-03-19 2018-05-22 日本电气株式会社 多普勒频移搜索方法及装置
CN105573422A (zh) * 2014-10-14 2016-05-11 联咏科技股份有限公司 同相分量正交分量倒置检测器与方法
GB2575116B (en) 2018-06-29 2021-04-28 Imagination Tech Ltd Synchronisation symbol detector

Family Cites Families (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7065703B2 (en) * 2001-02-14 2006-06-20 Conexant Systems, Inc. Synchronization of a communications system
JP4164363B2 (ja) * 2001-02-22 2008-10-15 コーニンクレッカ フィリップス エレクトロニクス エヌ ヴィ 低減された複雑性のキャリア間干渉除去
AU2002345130A1 (en) * 2002-06-20 2004-01-06 Nokia Corporation Method and system for receiving a multi-carrier signal
US7221680B2 (en) * 2003-09-02 2007-05-22 Qualcomm Incorporated Multiplexing and transmission of multiple data streams in a wireless multi-carrier communication system
US8526412B2 (en) * 2003-10-24 2013-09-03 Qualcomm Incorporated Frequency division multiplexing of multiple data streams in a wireless multi-carrier communication system
JP2006101085A (ja) * 2004-09-29 2006-04-13 Seiko Epson Corp Ofdm伝送システム、ofdm送信装置、ofdm受信装置およびofdm伝送方法
KR100652385B1 (ko) * 2004-11-11 2006-12-06 삼성전자주식회사 스펙트럼 반전을 자동 검출하는 디지털 비디오 방송수신기 및 그 방법
KR100849811B1 (ko) * 2007-09-28 2008-07-31 삼성전기주식회사 스펙트럼 반전 검출 장치 및 방법
US8306156B2 (en) * 2007-10-17 2012-11-06 Montage Technology Group Limited Data aided detection of spectrum inversion
US7652980B2 (en) * 2007-11-02 2010-01-26 Nokia Corporation Orthogonal frequency division multiplexing synchronization
JP2009283758A (ja) 2008-05-23 2009-12-03 Panasonic Electric Works Co Ltd 半導体装置およびその製造方法
RU77740U1 (ru) * 2008-06-03 2008-10-27 Общество С Ограниченной Ответственностью "Институт Компьютерных Систем" Система цифровой закрытой мобильной радиосвязи, теле- и радиовещания на основе cofdm
US8804859B2 (en) * 2009-02-23 2014-08-12 Mediatek, Inc. Methods and apparatuses for dealing with spectrum inversion

Also Published As

Publication number Publication date
US20110142098A1 (en) 2011-06-16
RU2010150364A (ru) 2012-06-20
TW201141214A (en) 2011-11-16
JP2011129973A (ja) 2011-06-30
US8537939B2 (en) 2013-09-17
CN102098466A (zh) 2011-06-15
JP5493802B2 (ja) 2014-05-14
RU2494559C2 (ru) 2013-09-27
TWI455586B (zh) 2014-10-01
CN102098466B (zh) 2016-01-20
EP2337291A2 (en) 2011-06-22
EP2337291A3 (en) 2012-03-07

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1005563A2 (pt) aparelho, mÉtodo e sistema de recepÇço, e, programa para controlar recepÇço de um sinal recebido
EP2259523B1 (en) Receiving apparatus, receiving method and program, and receiving system
US8520754B2 (en) Reception apparatus and method, program and reception system
RU2439827C1 (ru) Устройство приема, способ приема, программа и система приема
EP2400704A2 (en) Receiving apparatus, receiving method, and receiving system with channel estimation
BRPI1002938B1 (pt) aparelho e método de processamento de sinal, e, sistema de recepção
EP2355509A1 (en) Reception apparatus and method, program and reception system
US9621396B2 (en) Transmitter, receiver, and controlling methods thereof
US8385480B2 (en) Receiving apparatus and receiving method
BRPI1100253A2 (pt) aparelho de recepÇço de informaÇço, mÉtodo de processamento de um sinal de alerta, e, meio legÍvel por computador nço transitàrio
EP2346221B1 (en) Reception apparatus and method, program and reception system
JP2021158394A (ja) 受信装置、及び受信方法
JP3712962B2 (ja) 送信装置および伝送装置および受信装置および信号構成
JP3117415B2 (ja) ダイバーシティ受信方式ならびにその送信装置、受信装置
JP2008236330A (ja) 地上デジタル放送装置と地上デジタル放送の再送信方法
JP4053056B2 (ja) 信号伝送方法および送信装置および伝送装置および受信装置
WO2015079943A1 (ja) 信号処理装置、信号処理方法、並びにプログラム
US20140009684A1 (en) Receiving device, receiving method, program, and receiving system
JP2002280994A (ja) デジタル信号復調装置

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AS 3A E 6A ANUIDADES. PAGAR RESTAURACAO.

B08H Application fees: decision cancelled [chapter 8.8 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]
B08G Application fees: restoration [chapter 8.7 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: A CLASSIFICACAO ANTERIOR ERA: H04N 11/24

Ipc: H04L 27/26 (2006.01)

B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B11D Dismissal acc. art. 38, par 2 of ipl - failure to pay fee after grant in time