BRPI1002650A2 - sistema de antena compreendendo uma antena eletricamente pequena para recepção de sinais de canais de banda de uhf - Google Patents

sistema de antena compreendendo uma antena eletricamente pequena para recepção de sinais de canais de banda de uhf Download PDF

Info

Publication number
BRPI1002650A2
BRPI1002650A2 BRPI1002650-9A BRPI1002650A BRPI1002650A2 BR PI1002650 A2 BRPI1002650 A2 BR PI1002650A2 BR PI1002650 A BRPI1002650 A BR PI1002650A BR PI1002650 A2 BRPI1002650 A2 BR PI1002650A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
antenna
receiver
transistor
active
impedance
Prior art date
Application number
BRPI1002650-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Jean-Luc Robert
Philippe Minard
Philippe Borges
Brice Praho
Original Assignee
Thomson Licensing
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Thomson Licensing filed Critical Thomson Licensing
Publication of BRPI1002650A2 publication Critical patent/BRPI1002650A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01QANTENNAS, i.e. RADIO AERIALS
    • H01Q9/00Electrically-short antennas having dimensions not more than twice the operating wavelength and consisting of conductive active radiating elements
    • H01Q9/02Non-resonant antennas
    • HELECTRICITY
    • H03ELECTRONIC CIRCUITRY
    • H03HIMPEDANCE NETWORKS, e.g. RESONANT CIRCUITS; RESONATORS
    • H03H11/00Networks using active elements
    • H03H11/02Multiple-port networks
    • H03H11/28Impedance matching networks
    • H03H11/30Automatic matching of source impedance to load impedance
    • HELECTRICITY
    • H03ELECTRONIC CIRCUITRY
    • H03JTUNING RESONANT CIRCUITS; SELECTING RESONANT CIRCUITS
    • H03J7/00Automatic frequency control; Automatic scanning over a band of frequencies
    • H03J7/02Automatic frequency control
    • H03J7/04Automatic frequency control where the frequency control is accomplished by varying the electrical characteristics of a non-mechanically adjustable element or where the nature of the frequency controlling element is not significant

Landscapes

  • Input Circuits Of Receivers And Coupling Of Receivers And Audio Equipment (AREA)
  • Details Of Aerials (AREA)

Abstract

SISTEMA DE ANTENA COMPREENDENDO UMA ANTENA ELETRICAMENTE PEQUENA PARA RECEPçãO DE SINAIS DE CANAIS DE BANDA DE UHF. A invenção se refere a um sistema de antena para recepção de sinais de canais da banda de UHF por um receptor, que compreende uma antena eletricamente pequena. O sistema também compreende, conectado entre a porta de antena e aquela do receptor, um dispositivo de combinação de impedâncias ativas, controlado por sinais de comando, dependendo da qualidade do sinal recebido pelo receptor, para compensar as variações de impedância, devido ao meio físico associado com a antena, e rejeitar as frequências de canais interferentes adjacentes ao canal de recepção, sem interferir com a combinação de impedâncias ativas da antena.

Description

"SISTEMA DE ANTENA COMPREENDENDO UMA ANTENA ELETRICAMENTE PEQUENA PARA RECEPÇÃO DE SINAIS DE CANAIS DE BANDA DE UHF"
A presente invenção se refere a um sistema de antena compreendendo uma Ante- na Eletricamente Pequena (ESA)1 para recepção de sinais de canais de banda de UHF.
A presente invenção propicia o uso da parte inferior da zona espectral a 1 GHz na parte superior liberada de UHF (Freqüência Ultra-Alta). De fato, essa zona foi usada previa- mente para difusão de televisão analógica. A passagem de difusão de televisão de analógi- ca para digital liberou, assim essa zona. Essas freqüências são dedicadas a agentes de di- fusão, para implementar serviços de difusão de Alta Definição (HD)1 e a operadores móveis com a finalidade de lançar serviços de acesso à Internet por meio de redes celulares. O po- sicionamento delas no espectro de UHF1 a menos de 1 GHz1 garante uma banda larga e uma boa penetração em prédios.
Mas a aparência programada dos serviços de acesso à Internet, na parte superior do espectro de UHF1 possui claramente o problema de coabitação em termos de interferên- cias com os serviços de recepção do padrão DVB_T ou DVB_H. De fato, é recomendado atribuir a totalidade da subbanda de 790 - 862 MHz, ou 9 canais, às comunicações eletrônicas.
Além do mais, os itens de equipamento portáteis miniaturizados são multibanda e multimodo e têm várias importantes funções sem fio.
Os terminais chatos extras integrando, desse modo, uma antena dentro das suas coberturas, da qual alguns cobrem de 4 a 5 bandas de freqüência, e as antenas de banda larga têm, geralmente, níveis medíocres de desempenho e se mantêm relativamente volu- mosas, enquanto que as antenas de qualidade são pequenas, mas de banda estreita.
O uso da banda de UHF localizada de 470 a 862 MHz torna o projeto de antenas em miniatura mais delicado. Envolve, desse modo, antenas eletricamente pequenas com dimensões físicas muito menores do que o comprimento de onda.
Por conseguinte, os desempenhos em termos de eficiência são medíocres. A efici- ência é, além do mais, particularmente dependente da influência do plano de terra, do aco- plamento, do posicionamento dentro de um grande número de diferentes circuitos e da combinação de impedâncias.
Um circuito e um método para antenas eletricamente pequenas de combinação de impedâncias em banda larga são conhecidos do documento US 6 121 940.
O circuito de combinação de impedâncias é formado por circuitos ativos simulando o comportamento de uma reatância diferente da de Foster, de modo que os circuitos, nas capacitâncias negativas e nas indutâncias negativas, obtenham uma combinação em banda larga de antenas eletricamente pequenas. Esse circuito de combinação de impedâncias propicia que a reatância equivalente da antena seja neutralizada. No entanto, esse circuito se refere às freqüências de 30 - 88 MHz para os dipolos de comprimento de aproximadamente 1 metro e não é adaptado às freqüências usadas pela invenção e correspondentes aos canais de UHF.
Para promover uma reatância diferente da de Foster, um circuito ativo é usado que, de uma impedância positiva, capacitiva ou indutiva, vai promover a sua impedância de ima- gem. Esse tipo de estrutura é referido como um conversor de impedância negativa.
O princípio de um conversor de impedância negativa é descrito em relação à Figura 1. Dois transistores T1 e T2 são montados diferentemente, de uma maneira tal que a base do primeiro transistor T1 é conectada ao plano de terra pelo intermediário de uma resistên- cia R2 e de modo que a base do segundo transistor T2 seja conectada a um elemento ca- pacitivo C2.
Para compensar a reatância da antena, é, portanto, suficiente posicionar esse con- versor em série com a antena, isto é, que o transmissor do segundo transistor T2 seja co- nectado à porta 1 da antena, e que o transmissor do primeiro transistor seja conectado à porta 2 do receptor, de modo a obter uma combinação de impedâncias em banda larga.
No caso de pequenas antenas em banda de UHF, o coeficiente de reflexão da an- tena mostra que a reatância varia, por exemplo, de 0,6 pF a 3,5 pF na banda de UHF, o que resulta que uma perfeita compensação da reatância da antena vai requerer que a mesma lei de variação seja seguida.
No entanto, esse conceito, conhecido como o conceito de Linvill, é apenas válido a uma baixa freqüência.
Por outro lado, se essa estrutura diferencial a uma alta freqüência for analisada, deve-se notar que é similar àquela usada para promover resistências negativas em tecnolo- gia de silício e resulta que a compensação vista do lado do receptor é contaminada com uma resistência positiva adicional.
Além desse circuito ser posicionado diretamente após a antena, é importante que não introduza atenuação, que vai penalizar a sensibilidade ou o ganho dessa estrutura.
Desse modo, se um ganho de 1 GHz precisa ser assegurado, a freqüência de corte, definida pela resistência R2, e a capacidade parasita do coletor do transistor T2 devem ser superiores a 1 GHz.
A invenção objetiva superar esses problemas.
A invenção consiste em um sistema de antena para recepção de sinais de canais da banda de UHF por um receptor, que compreende uma antena eletricamente pequena. O sistema compreende, conectado entre a porta de antena e aquela do receptor, um dispositi- vo de combinação de impedâncias ativas, controlado por sinais de comando, dependendo da qualidade do sinal recebido pelo receptor, para compensar as variações de impedância, devido ao meio físico associado com a antena, e rejeitar as freqüências de canais interferen- tes adjacentes ao canal de recepção, sem interferir com a combinação de impedâncias ati- vas da antena.
O conceito da invenção vai permitir, por meio da adição de um dispositivo de com- binação de impedâncias ativas, garantir um nível de desempenho das antenas eletricamente pequenas por toda a banda de UHF, permitindo, desse modo, um ótimo nível de sensibilida- de. Também, a adição de uma rede de filtros rejeitados, que pode ser sintonizada, controla- da pelo processador do terminal, vai garantir um controle das interferências potenciais da parte superior do espectro de UHF, enquanto conservando as possibilidades para recepção de novos serviços propostos nessa zona de freqüência.
De preferência, o dispositivo de combinação de impedâncias ativas compreende um conversor de impedância negativo de capacidade variável, formado por um primeiro transis- tor e um segundo transistor montados diferencialmente, para o que os respectivos transmis- sores de cada transistor são conectados a uma fonte de energia por uma indutância de im- pedância dupla, criando um ponto de referência desacoplado no nível de RF.
De preferência, o dispositivo de combinação de impedâncias ativas compreende uma rede de filtragem formada por uma rede paralela de filtros rejeitadores ativos, conecta- da a cada extremidade da indutância de impedância dupla.
De preferência, a base do primeiro transistor do conversor de impedância negativa é conectado ao plano de terra pela parte intermediária de uma capacidade variável, para executar uma combinação de impedâncias.
De preferência, um primeiro sinal de comando para o controle da capacidade variá- vel do conversor de impedância negativa e um sinal de comando para o controle de capaci- dades variáveis da rede de filtragem são transmitidos, por meio de informações do receptor significando o nível recebido ou a presença de um alto nível de interferência analisada por meio de um bloco de controle associado com o receptor.
As características e vantagens da invenção mencionada acima vão emergir mais claramente por leitura da descrição apresentada a seguir, feita com referência aos desenhos anexados no apêndice, em que:
- a Figura 1, já descrita, descreve uma adaptação de uma antena eletricamente pe- quena, usando um conversor de impedância negativa de acordo com a técnica anterior; e
- a Figura 2 descreve um sistema de antena de acordo com a invenção.
A Figura 2 descreve o princípio da invenção. Um sistema de antena de acordo com a invenção compreende, desse modo, uma antena eletricamente pequena na qual a porta de entrada 1 é conectada, por meio da porta 2 de um dispositivo de combinação de impe- dâncias ativas, a um receptor para a recepção de sinais de canais de banda de UHF, por meio de um receptor padrão, por exemplo, um receptor DVB-H, ele mesmo compreendendo um amplificador A, um elemento sintonizador T e um desmodulador D. O dispositivo de combinação de impedâncias ativas é formado primeiramente por um conversor de impedância digital ClN, como descrito com a ajuda da figura 1 e compre- endendo a adição de uma indutância L2, conectada à base do transistor T1, o que propícia tanto obter um ganho nos limites de freqüências da banda de UHF1 por exemplo, um ganho de 6 a 8 dB, quanto também propicia que a compensação capacitiva seja feita linear, de acordo com a freqüência do sinal recebido.
Uma capacidade variável Cv substitui a capacidade C2 do conversor de impedância negativa CIN1 como descrito com a Figura 1. É controlado por um sinal S1, controlado por um bloco de comando BC associado com o desmodulador do receptor, e propicia que um sinal S1 seja transmitido, que age na capacidade variável Cv1 para considerar os efeitos de controle que acarretam, dependendo da estrutura e/ou terminal da antena, fenômenos de descombinação e perda de sensibilidade. A detecção de uma voltagem de acordo com um limiar definido autoriza a transmissão de uma voltagem de controle, que modifica a capaci- dade Cv do conversor, agindo, desse modo, diretamente na combinação de impedâncias da antena e, desse modo, na sua eficiência.
O dispositivo de combinação de impedâncias compreende, associado com o con- versor de impedância negativo CIN do modo descrito a seguir, uma rede de filtragem que pode ser sintonizada F por um sinal de controle S2, controlado pelo bloco de comando BC. De fato, o controle de elementos interferentes do sistema de combinação de impedâncias ativas é necessário, com relação à coabitação na parte superior do espectro de serviços de acesso à Internet, e, desse modo, os elementos que podem provocar potencialmente interfe- rência para os receptores DVB_H.
Sendo também parte do dispositivo de combinação de impedâncias, uma fonte de energia A, conectada aos transmissores dos transistores T1 e T2, assegura a polarização de corrente contínua (DC) dos transistores T1 e T2.
Os transmissores dos transistores T1 e T2 são desacoplados no nível de RF por uma indutância de impedância dupla L3-1 e L3-2. Por conseguinte, a polarização de transis- tores, nos quais cada um dos transmissores é conectado a uma das extremidades dessa indutância de impedância dupla L3-1 e L3-2, é garantida, e o ponto central P desta indutân- cia dupla, conectado à fonte de energia A, é um ponto de referência (ponto frio) desacoplado no nível de RF.
Esse ponto de referência P é aqui usado criteriosamente para colocar as redes de filtragem compostas de filtros rejeitadores. Se for suficiente, de fato, ressoar a indutância L3 a um alvo valor (impedância dupla), e, desse modo, não interferir com a funcionamento em radiofreqüência do conversor com uma capacidade adequada para promover um filtro rejei- tador. A rede de filtragem compreende uma rede paralela de filtros rejeitadores ativos LC conectados a cada um dos transmissores dos transistores e controlados por um sinal S2 controlado por meio de um bloco de comando BC1 associado com o processador receptor. Essa estrutura propicia, desse modo, que a rejeição seja aumentada. A Figura 2 mostra a rejeição de 3 canais interferentes ligados ao "dividendo digital", que corresponde ao uso da zona espectral abaixo dos GHz liberados. O número de filtros rejeitadores depende do nú- mero de canais interferentes.
Dentro do contexto do funcionamento do terminal no meio físico do Dividendo Digi- tal, um método de varredura permite que os elementos interferentes em altos níveis sejam localizados e memorizados em termos de freqüência, o terminal estando em um modo de recepção DVD_H. As informações do detector de banda larga (WBD) permitem que a pre- sença de um elemento interferente com a recepção seja detectada, essas informações transmitidas para o bloco de controle, que então autoriza a ativação de um filtro rejeitador no elemento interferente mais próximo ao canal DVBJH recebido. Se as informações do WBD (Detector de Banda Larga) retornar acima de um limiar predefinido, o elemento interferente é filtrado. Se a interferência persistir, a ativação de um segundo rejeitador é então autorizado no elemento interferente vizinho mais próximo.
O conceito propicia, desse modo, a eliminação de, por exemplo, 3 elementos inter- ferentes de canais do tipo de acesso à Internet da parte superior do espectro de UHF.
O conceito da combinação de impedâncias ativas foi validado na banda de UHF em uma antena eletricamente pequena.
Os resultados em termos de combinação de impedâncias apresentam um aperfei- çoamento significativo, pois a antena sozinha tem um coeficiente de perda de retorno inferior a 1 dB ou uma perda de transmissão da ordem de 16 dB.
As medidas em um meio físico interno permitiram que o ganho desse conceito fos- se realçado, que são traduzidas por uma margem de 3 a 6 dB da razão C/N, o critério de qualidade necessário para garantir uma recepção isenta de erro.
A rede proposta de filtros rejeitadores, que pode ser sintonizada, pode ser imple- mentada por uso de tecnologia MEMS (Sistemas MicroEletroMecânicos), propiciando um alto número de capacidades comutáveis em um substrato miniatura. O bloco de controle BC transmite um primeiro sinal de comando S1, para o controle da capacidade variável Cv do conversor de impedância negativo, e um sinal de comando S2, para o controle das capaci- dades variáveis da rede de filtragem. As informações do receptor na qualidade do sinal re- cebido, tais como as informações no Controle de Ganho Automático (AGC) significando o nível recebido, ou tais como as informações do detector WBD (Detector de Banda Larga), significando a presença de um elemento interferente de alto nível, ou tais como outras in- formações significando erros (ECC), ou interferências, que são analisadas por esse bloco de controle BGC, de acordo com um limiar definido, para definir os comandos da capacidade variável Cv do conversor CIN e das capacidades variáveis C da rede de filtros rejeitadores. É principalmente equipada com um DAC (Circuito Analógico Digital), garantindo, desse mo- do, a formação de interface com as capacidades de tecnologia MEMS controlada por volta- gem.

Claims (4)

1. Sistema de antena para recepção de sinais de canais da banda de UHF por um receptor, que compreende uma antena eletricamente pequena, CARACTERIZADO pelo fato de que o sistema compreende, conectado entre a porta conectada à antena (Porta 1) e a- quela do receptor (Porta 2), um dispositivo de combinação de impedâncias ativas, controla- do por sinais de comando (S1, S2), dependendo da qualidade do sinal recebido pelo recep- tor, para compensar as variações de impedância, devido ao meio físico associado com a antena, e rejeitar as freqüências de canais interferentes adjacentes ao canal de recepção, sem interferir com a combinação de impedâncias ativas da antena.
2. Sistema de antena, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fa- to de que o dispositivo de combinação de impedâncias ativas compreende um conversor de impedância negativa (CIN) de capacidade variável (Cv), formado por um primeiro transistor (T1) e um segundo transistor (T2) montados diferencialmente, a base do primeiro transistor (T1) é conectada ao plano de terra por meio de uma indutância L2 e a base do segundo transistor (T2) é conectada ao plano de terra por meio de uma capacidade variável Cv, para promover uma combinação de impedâncias e para o que os respectivos transmissores de cada transistor (T1, T2) são conectados a uma fonte de energia (A) por meio de uma indu- tância de impedância dupla (L3-1, L3-2), criando um ponto de referência (P) desacoplado no nível de RF.
3. Sistema de antena, de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADO pelo fa- to de que o dispositivo de combinação de impedâncias ativas compreende adicionalmente uma rede de filtração, formada por uma rede paralela de filtros rejeitadores ativos conecta- dos a cada uma das extremidades da indutância de impedância dupla (L3-1, L3-2).
4. Sistema de antena, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fa- to de que um primeiro sinal de comando S1, para o controle da capacidade variável do con- versor de impedância negativa, e um sinal de comando S2, para o controle das capacidades variáveis da rede de filtragem, são transmitidos por meio de informações do receptor, signifi- cando o nível do sinal recebido ou a presença de um nível alto de interferência analisada por meio de um bloco de controle (BC), associado com o receptor, de acordo com um limiar de- finido.
BRPI1002650-9A 2009-08-28 2010-07-30 sistema de antena compreendendo uma antena eletricamente pequena para recepção de sinais de canais de banda de uhf BRPI1002650A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0955898A FR2949612A1 (fr) 2009-08-28 2009-08-28 Systeme d'antenne comprenant une antenne electriquement petite pour reception de signaux de canaux de la bande uhf

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1002650A2 true BRPI1002650A2 (pt) 2012-03-27

Family

ID=41343427

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1002650-9A BRPI1002650A2 (pt) 2009-08-28 2010-07-30 sistema de antena compreendendo uma antena eletricamente pequena para recepção de sinais de canais de banda de uhf

Country Status (8)

Country Link
US (1) US8639203B2 (pt)
EP (1) EP2290745A1 (pt)
JP (1) JP5702088B2 (pt)
KR (1) KR20110023791A (pt)
CN (1) CN102005648B (pt)
BR (1) BRPI1002650A2 (pt)
FR (1) FR2949612A1 (pt)
TW (1) TWI509990B (pt)

Families Citing this family (26)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20130009720A1 (en) * 2011-07-06 2013-01-10 Hrl Laboratories, Llc Wide bandwidth automatic tuning circuit
CN103548205B (zh) 2011-04-07 2017-02-22 Hrl实验室有限责任公司 可调阻抗表面
CN103636122B (zh) 2011-04-07 2016-06-15 Hrl实验室有限责任公司 非福斯特电路
WO2013006740A2 (en) * 2011-07-06 2013-01-10 Hrl Laboratories, Llc Automatic tuning circuit
US9407239B2 (en) 2011-07-06 2016-08-02 Hrl Laboratories, Llc Wide bandwidth automatic tuning circuit
EP2730031B1 (en) * 2011-07-06 2017-11-15 HRL Laboratories, LLC Non-foster circuit stabilization circuit and method
ES2804557T3 (es) * 2011-12-19 2021-02-08 Televes Sa Dispositivo para el procesado de señales de alta frecuencia
US9214724B2 (en) * 2012-04-04 2015-12-15 Hrl Laboratories, Llc Antenna array with wide-band reactance cancellation
US9276554B2 (en) 2012-04-04 2016-03-01 Hrl Laboratories, Llc Broadband non-Foster decoupling networks for superdirective antenna arrays
US10103445B1 (en) 2012-06-05 2018-10-16 Hrl Laboratories, Llc Cavity-backed slot antenna with an active artificial magnetic conductor
US9960484B2 (en) * 2012-06-12 2018-05-01 The United States Of America As Represented By Secretary Of The Navy Non-foster active impedance circuit for electrically small antennas
ES2472165A1 (es) * 2012-12-28 2014-06-30 Televes, S.A. Dispositivo de filtrado de señales de telecomunicación para antenas
CN103475357B (zh) * 2013-08-31 2016-07-06 西安电子科技大学 基于有源电感实现的半有源片上电感
KR101533232B1 (ko) * 2014-01-15 2015-07-02 한국과학기술원 차동 패치 안테나 및 이를 이용한 테라헤르츠 검출 장치
US9705201B2 (en) 2014-02-24 2017-07-11 Hrl Laboratories, Llc Cavity-backed artificial magnetic conductor
US10073812B2 (en) 2014-04-25 2018-09-11 The University Of North Carolina At Charlotte Digital discrete-time non-foster circuits and elements
US9425769B1 (en) 2014-07-18 2016-08-23 Hrl Laboratories, Llc Optically powered and controlled non-foster circuit
US10193233B1 (en) 2014-09-17 2019-01-29 Hrl Laboratories, Llc Linearly polarized active artificial magnetic conductor
US10340889B1 (en) 2016-09-23 2019-07-02 Hrl Laboratories, Llc Low noise non-foster circuit
US11183760B2 (en) * 2018-09-21 2021-11-23 Hrl Laboratories, Llc Active Vivaldi antenna
US11024952B1 (en) 2019-01-25 2021-06-01 Hrl Laboratories, Llc Broadband dual polarization active artificial magnetic conductor
CN110086903B (zh) * 2019-04-08 2020-11-13 维沃移动通信有限公司 调阻装置及移动终端
US11026027B2 (en) 2019-05-10 2021-06-01 Starkey Laboratories, Inc. Ear-worn electronic device incorporating an antenna actively loaded using a non-foster circuit
CN111146574B (zh) * 2019-12-31 2022-05-03 重庆邮电大学 基于非福斯特匹配电路的小型化盘锥天线
KR102319398B1 (ko) * 2020-03-16 2021-11-01 국방과학연구소 비-포스터 매칭 회로를 이용한 vhf 대역 crlh 전송선 안테나
US11469508B1 (en) 2021-05-27 2022-10-11 Eagle Technology, Llc Communications device with electrically small antenna and settable operating curve and related method

Family Cites Families (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4053820A (en) * 1976-01-29 1977-10-11 Wisconsin Alumni Research Foundation Active filter
FR2547136B1 (fr) * 1983-06-01 1985-07-12 Labo Electronique Physique Circuit de stabilisation de la frequence d'un oscillateur libre en fonction de la temperature
JPS61196625A (ja) * 1985-02-26 1986-08-30 Sony Corp オ−トダイン受信機
US6414562B1 (en) * 1997-05-27 2002-07-02 Motorola, Inc. Circuit and method for impedance matching
US6121940A (en) * 1997-09-04 2000-09-19 Ail Systems, Inc. Apparatus and method for broadband matching of electrically small antennas
US7020450B2 (en) * 2000-09-05 2006-03-28 Nec Corporation Active inductors using bipolar silicon transistors
US20020183013A1 (en) * 2001-05-25 2002-12-05 Auckland David T. Programmable radio frequency sub-system with integrated antennas and filters and wireless communication device using same
KR101031692B1 (ko) * 2002-12-18 2011-04-29 파나소닉 주식회사 무선 통신 장치, 무선 통신 방법, 안테나 장치 및 제 1듀플렉서
JP4481590B2 (ja) * 2003-05-15 2010-06-16 ルネサスエレクトロニクス株式会社 アクティブインダクタンス回路及び差動アンプ回路
US7170356B2 (en) * 2004-02-23 2007-01-30 Infineon Technologies Ag Circuit with variable capacitance and method for operating a circuit with variable capacitance
US7577411B2 (en) * 2005-02-17 2009-08-18 Kyocera Corporation Mobile station access and idle state antenna tuning systems and methods
JP5317969B2 (ja) * 2006-07-12 2013-10-16 エプコス アクチエンゲゼルシャフト 負荷ラインの適応
JP4876968B2 (ja) * 2007-02-23 2012-02-15 パナソニック電工株式会社 無線受信機及びそれを用いた無線通信システム

Also Published As

Publication number Publication date
CN102005648B (zh) 2014-10-15
JP5702088B2 (ja) 2015-04-15
US8639203B2 (en) 2014-01-28
TWI509990B (zh) 2015-11-21
KR20110023791A (ko) 2011-03-08
US20110165853A1 (en) 2011-07-07
TW201108605A (en) 2011-03-01
CN102005648A (zh) 2011-04-06
JP2011061776A (ja) 2011-03-24
FR2949612A1 (fr) 2011-03-04
EP2290745A1 (en) 2011-03-02

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1002650A2 (pt) sistema de antena compreendendo uma antena eletricamente pequena para recepção de sinais de canais de banda de uhf
US9214718B2 (en) Methods for characterizing tunable radio-frequency elements
US20050285798A1 (en) Built-in whip antenna for a portable radio device
TWI552535B (zh) 用於調諧一通訊裝置之方法及設備
US9070968B2 (en) Methods for characterizing tunable radio-frequency elements in wireless electronic devices
US7323884B2 (en) RF test chamber
KR101719551B1 (ko) 안테나 장치
KR20180030062A (ko) 안테나 튜너들의 교정 및 적응성 제어
JP2011061776A5 (pt)
ITMI20070152A1 (it) Circuito per adattare l'impendenza del carico di un dispositivo elettronico
BRPI0700451B1 (pt) Aparelho e unidade de antena aplicáveis a um dispositivo sem fio em uma banda de frequência
US20200373971A1 (en) Wireless communications device
US20130324057A1 (en) Determining a delivered power estimate and a load impedance estimate using a directional coupler
BR112018005751B1 (pt) Aparelho e método para antena sintonizável de abertura adaptativa
US20110116243A1 (en) Noise reduction apparatus of mobile terminal
US9014245B2 (en) Method and apparatus for compensating for phase shift in a communication device
CN102468533A (zh) 移动通讯装置及其天线
Liao et al. Frequency reconfigurable antenna for VHF/UHF digital TV reception on portable devices using switching matching networks
US9735850B2 (en) High linearity antenna swapping circuitry
EP3185351A1 (en) Antenna for wireless communication device chassis having reduced cutback
US20180166777A1 (en) Shield box for wireless terminal test
CN107819476B (zh) 一种用于gprs采集终端的防雷天线与系统
CN101740865A (zh) 基于单极子天线的双频点获取方法及装置
CN112703678A (zh) 用于天线调谐的系统和方法
US20110148735A1 (en) Dual-band antenna

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]
B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]