DISPOSITIVO DE DESLOCAMENTO SIMULTÂNEO
PARA PORTAS
CORREDIÇAS
Objetivo da Invenção dispositivo de deslocamento simultâneo para portas corrediças que apresentam: tanto duas folhas corrediças que se deslocam na mesma direção e no mesmo sentido quanto três e quatro folhas corrediças que se deslocam em sentido oposto ao das primeiras folhas, de forma sincronizada, onde todos os elementos principais que configuram o dispositivo se encontram integrados em uma guia superior de fáceis instalação e montagem.
A presente invenção resulta especialmente idônea para ser aplicada em portas corrediças de vidro que se deslocam de forma manual com respeito a fechamentos ou painéis fixos que demarcam uma zona de passagem praticamente assistida pela referida porta.
Antecedentes da Invenção deslocamento simultâneo para portas corrediças com somente duas folhas corrediças, ambas com a capacidade de se deslocarem simultaneamente em uma mesma direção e um mesmo sentido. Para isso, a primeira folha corrediça se encontra suspensa em uma guia superior através de um par de carros móveis que deslizam pelo interior da mesma e de onde se penduram patins solidários a um perfil portante que sujeita a referida folha. A segunda folha corrediça se encontra suspensa do mesmo modo através de uma segunda guia superior paralela àquela da primeira folha. Para se levar a cabo o deslocamento simultâneo de ambas as folhas, a primeira delas apresenta uma correia «
2/16 déntada disposta entre duas polias solidárias ao perfil portante. Cada uma das polias está situada em uma das extremidades livres da primeira folha corrediça, de modo que a correia se estenda ao longo de toda a largura da mesma. A correia é enganchada em um ponto de referência fixo, geralmente uma peça ancorada no teto, exatamente ao lado das guias superiores, enquanto que a segunda folha corrediça é enganchada na citada correia. Desta forma, quando começa o deslocamento da segunda folha corrediça, esta começa a puxar a correia da primeira folha, que ao se encontrar ancorada em um ponto fixo puxa por sua vez uma das polias, provocando deste modo o deslocamento simultâneo de ambas as folhas corrediças.
dispositivo de deslocamento simultâneo anteriormente descrito apresenta limitações importantes e inconvenientes. A principal limitação é que permite somente o deslocamento simultâneo de duas folhas corrediças que se deslocam na mesma direção e no mesmo sentido. Quer dizer, não funciona com portas corrediças cujas folhas se deslocam de forma sincronizada em sentidos opostos. Esta limitação faz com que o dispositivo anteriormente descrito esteja destinado a um número reduzido de aplicações ou usos. De concreto, para sua aplicação ou uso em portas corrediças que apresentem uma largura livre de passagem relativamente pequena. Quanto aos inconvenientes, é destacada a complexidade de montagem do dispositivo descrito anteriormente, já que implica tanto na instalação de uma guia superior para cada uma das folhas corrediças quanto na instalação da peça de ancoragem da correia dentada, entre outros elementos.
A presente invenção resolve de maneira plenamente
3/16 satisfatória os problemas expostos anteriormente, graças a um dispositivo que apresenta uma grande flexibilidade de aplicação e uma grande simplicidade. De concreto, o dispositivo da presente invenção permite tanto o deslocamento simultâneo de duas folhas corrediças que se deslocam na mesma direção e no mesmo sentido quanto o deslocamento simultâneo de três e quatro folhas corrediças que se deslocam em sentido oposto às duas primeiras folhas de forma sincronizada, onde todos os elementos principais que configuram o dispositivo se encontram integrados em uma guia superior de fáceis instalação e montagem.
Descrição da Invenção
Para resolução dos problemas expostos anteriormente, o dispositivo de deslocamento simultâneo para portas corrediças da presente invenção é integrado em uma guia superior da qual se encontram suspensas uma primeira e uma segunda folha corrediça. Ambas as folhas corrediças apresentam a capacidade de se deslocarem na direção da guia superior, graças ao emprego de grampos de sujeição dotados de meios de rotação que deslizam sobre trilhos dispostos no interior da referida guia superior.
O dispositivo da presente invenção compreende uma primeira correia dentada habilitada para a união da primeira folha corrediça. A primeira correia dentada se encontra estabelecida entre um primeiro jogo de polias dentadas que giram livremente sobre o primeiro eixo e um segundo eixo respectivamente, onde os referidos primeiro eixo e segundo eixo são solidários à guia superior. O dispositivo da presente invenção compreende também uma segunda correia dentada habilitada para a união da segunda
4/16 folha corrediça e meios de acoplamento. Preferencialmente, a união das folhas corrediças às correias dentadas é levada a cabo através do emprego de peças de conexão, as quais são fixadas por uma de suas extremidades aos grampos, enquanto que pela outra extremidade são abraçadas as correias.
A segunda correia dentada se encontra estabelecida entre um segundo jogo de polias dentadas que giram livremente sobre o primeiro eixo e o segundo eixo, respectivamente.
Por sua vez, os meios de acoplamento permitem adotar: uma primeira posição, onde a primeira correia dentada e a segunda correia dentada se movem independentemente, e uma segunda posição, onde a primeira correia dentada e a segunda correia dentada se movem de forma solidária.
A primeira posição permite que as primeira e segunda folhas corrediças se movam em separado. A primeira posição cumpre uma função destacada durante as operações de montagem e manutenção. De concreto, permite ajustar a posição final das folhas corrediças, uma vez que estas se encontram fixadas às correias dentadas correspondentes, obtendo-se as superposições desejadas. Tais superposições podem ser produzidas bem entre as próprias folhas corrediças ou também entre as folhas corrediças e os fechamentos ou painéis fixos onde ficam estacionadas as mesmas.
A segunda posição permite que as primeira e segunda folhas corrediças se desloquem de forma simultânea na mesma direção e no mesmo sentido; este último pode ser o sentido correspondente à abertura da porta ou o correspondente ao fechamento da mesma. As velocidades de deslocamento das
5/16 primeira e segunda folhas corrediças são ajustadas para .cada uma delas em função do diâmetro do primeiro jogo de polias dentadas e o diâmetro do segundo jogo de polias dentadas, respectivamente. Tomando o exemplo que a primeira folha corrediça é a mais próxima do ponto de estacionamento e que sua distância percorrida é a metade da distância percorrida da segunda folha corrediça, para que ambas iniciem e terminem seu deslocamento de forma simultânea, é necessário que a segunda avance o dobro da velocidade que a primeira. Para isso, as polias do primeiro jogo apresentam a metade do diâmetro das polias do segundo jogo. Também pode se dar o caso de existirem outras relações de distância percorrida entre as primeira e segunda folhas corrediças. Em todo caso, para se evitarem superposições ou espaços livres entre folhas não desejados, uma vez que a porta se encontre aberta ou fechada, é necessário ajustar a velocidade de deslocamento de cada folha corrediça de forma correta através dos diâmetros dos primeiro e segundo jogos de polias.
Existem múltiplas soluções para se desacoplarem e acoplarem as primeira e segunda correias dentadas, o que dá lugar às primeira e segunda posições, respectivamente. Contudo, preferencialmente, os meios de acoplamento da presente invenção compreendem uma roda que gira livremente sobre um dos eixos e que dispõe de meios de bloqueio que permitem solidarizar seu movimento com aquele das polias dentadas dispostas no mesmo eixo. Preferencialmente, a roda fica compreendida entre as duas polias dentadas de um mesmo eixo. Os meios de bloqueio compreendem um ou mais orifícios passantes coincidentes com os orifícios de bloqueio
6/16 praticados sobre as polias dentadas, entre os quais é .intercalado pelo menos um elemento passante, por exemplo, uma chaveta, um passador ou um parafuso entre outros elementos. Para facilitar o acoplamento ou o desacoplamento do dispositivo, as polias contam com múltiplos orifícios de bloqueio formando um círculo concêntrico com o eixo da polia, de modo que com pequenos giros aplicados sobre as polias e sobre a roda dentada se façam coincidir facilmente os orifícios de bloqueio com o orifício passante.
Adicionalmente, a roda compreende uma fenda perimetral contínua que se encaixa em um ou mais elementos salientes dispostos sobre as polias do primeiro jogo ou do segundo jogo, sem que o referido encaixe limite o módulo relativo entre a roda e a polia correspondente, quer dizer, o elemento saliente desliza livremente pelo interior da fenda perimetral contínua. Mais ainda, a roda compreende, adicionalmente, uma ou mais fendas perimetrais descontínuas, dispostas na face oposta à fenda perimetral contínua, que se encaixam nos elementos salientes das polias do primeiro jogo ou do segundo jogo e que bloqueiam o movimento relativo entre a roda e a polia correspondente.
Adicionalmente, a roda compreende também um ou mais pivôs salientes flexíveis, cuja extremidade coincide com uma pluralidade de partes ocas dispostas de forma concêntrica nas polias do primeiro jogo ou do segundo jogo. Isso permite facear de forma precisa os meios de bloqueio para facilitar a introdução do meio passante.
Preferencialmente, a roda compreende também um perfil dentado.
Os eixos podem ser reforçados com umas peças de
7/16 reforço que se unem à extremidade inferior do eixo e que apresentam um elemento separador que evita o descarrilamento da segunda correia dentada.
A configuração do dispositivo de deslocamento simultâneo para portas corrediças descrita anteriormente está relacionada a uma modalidade preferida, não limitativa da presente invenção. Não obstante, fica óbvio chegar à conclusão que o dispositivo da presente invenção pode ser aplicado a portas corrediças que apresentam mais de duas folhas corrediças, onde todas elas têm a capacidade de se deslocar na mesma direção e no mesmo sentido. Isso se consegue adicionando-se, para cada folha adicional à segunda, uma nova correia dentada estabelecida entre um novo jogo de polias dentadas que giram livremente sobre o primeiro eixo e um segundo eixo, respectivamente, ao mesmo tempo em que se solidarizam as referidas correias através de meios de acoplamento como aquele que foi descrito. De modo igual à modalidade preferida, as velocidades de deslocamento de cada folha corrediça são ajustadas através dos diâmetros de cada jogo de polias dentadas.
De acordo com uma segunda modalidade preferida da presente invenção, o dispositivo compreende uma terceira correia dentada habilitada para a união de uma terceira folha corrediça, a referida terceira correia dentada se encontrando estabelecida entre um terceiro jogo de polias dentadas que giram livremente sobre um terceiro eixo e um quarto eixo, respectivamente, onde os referidos terceiro e quarto eixos são solidários à guia superior, sendo o movimento da terceira correia dentada sincronizado e oposto ao movimento da primeira correia dentada. Graças a esta
8/16 configuração, consegue-se que a primeira e a terceira .folhas corrediças se desloquem de forma sincronizada em sentidos opostos e de forma simultânea junto à segunda folha corrediça.
Para evitar o descarrilamento da primeira e da terceira correia dentada, o dispositivo da presente invenção compreende uma barra solidária à guia superior, disposta diante dos primeiro e terceiro eixos à altura da primeira correia dentada e da terceira correia dentada. Ademais, a peça de reforço comentada anteriormente se une à extremidade inferior dos primeiro e terceiro eixos para se proporcionar rigidez a ambos os eixos e absorver esforços sobre os mesmos, assegurando que se mantenha em todo momento a engrenagem que permite o sincronismo.
De acordo com uma terceira modalidade preferida da presente invenção, o dispositivo compreende adicionalmente uma quarta correia dentada habilitada para a união de uma quarta folha corrediça e segundos meios de acoplamento.
A quarta correia dentada se encontra estabelecida entre um quarto jogo de polias dentadas que giram livremente sobre o terceiro eixo e o quarto eixo, respectivamente.
Por sua vez, os segundos meios de acoplamento permitem adotar: uma terceira posição, onde a terceira correia dentada e a quarta correia dentada se movem independentemente, e uma quarta posição, onde a terceira correia dentada e a quarta correia dentada se movem solidariamente para se permitir o deslocamento simultâneo da terceira folha corrediça e da quarta folha corrediça. As referidas terceira e quarta posições são equivalentes às
9/16 primeira e segunda posições, respectivamente. Graças a esta configuração, consegue-se que as primeira e segunda folhas corrediças se desloquem em sentido oposto às terceira e quarta folhas corrediças, todas elas de forma simultânea.
Os segundos meios de acoplamento compreendem uma segunda roda que gira livremente sobre o terceiro ou o quarto eixo e que dispõe de segundos meios de bloqueio que permitem solidarizar seu movimento com aquele das polias dentadas dispostas no mesmo eixo. A segunda roda apresenta as mesmas características que a roda dentada descrita anteriormente. De modo igual, os segundos meios de bloqueio são equivalentes aos meios de bloqueio descritos anteriormente.
Preferencialmente, para se aproveitarem os máximos benefícios da presente invenção o sincronismo da terceira correia dentada e da primeira correia dentada, tanto na segunda quanto na terceira modalidade, leva-se a cabo situando-se as rodas dos primeiro e segundo meios de acoplamento sobre o primeiro eixo e sobre o terceiro eixo, respectivamente, e fazendo-se engrenar o perfil dentado de ambas as rodas.
Breve Descrição dos Desenhos
Em seguida, passa-se a descrever de maneira muito breve uma série de desenhos que ajudam a compreender melhor a invenção e que se relacionam expressamente às três modalidades da referida invenção que se apresentam como exemplos não limitativos desta.
- A figura 1 é uma vista em perspectiva do dispositivo da presente invenção de acordo com um primeiro modo de realização preferido.
10/16
- A figura 2 é uma vista em corte da guia superior de acordo com um primeiro modo de realização preferido.
- A figura 3 é uma vista em perspectiva do primeiro eixo de acordo com um primeiro modo de realização preferido.
- A figura 4 é uma vista em perspectiva do segundo eixo de acordo com um primeiro modo de realização preferido.
- A figura 5 é uma vista em perspectiva do dispositivo da presente invenção de acordo com um segundo modo de realização preferido.
- A figura 6 é uma vista em perspectiva do primeiro eixo e do terceiro eixo de acordo com um segundo modo de realização preferido.
- A figura 7 é uma vista em perspectiva do quarto eixo de acordo com um segundo modo de realização preferido.
- A figura 8 é uma vista em perspectiva do dispositivo da presente invenção de acordo com um terceiro modo de realização preferido.
- A figura 9 é uma vista em perspectiva do primeiro eixo e do terceiro eixo de acordo com um terceiro modo de realização preferido.
- A figura 10 é uma vista em corte em elevação do primeiro eixo e do terceiro eixo de acordo com um terceiro modo de realização preferido.
- A figura 11a é uma vista em perspectiva de um primeiro exemplo de configuração dos meios de acoplamento.
- A figura 11b é uma vista em perspectiva de um segundo exemplo de configuração dos meios de acoplamento.
- A figura 12a é uma vista em perspectiva de um primeiro
11/16 exemplo de configuração de uma das polias do primeiro e do terceiro jogo.
- A figura 12b ê uma vista em perspectiva de um segundo exemplo de configuração de uma das polias do primeiro do terceiro jogos.
- A figura 13a é uma vista em perspectiva de um primeiro exemplo de configuração de uma das polias do segundo e do quarto j ogos.
- A figura 13b é uma vista em perspectiva de um segundo exemplo de configuração de uma das polias do segundo e do quarto j ogos.
Modalidade Preferida da Invenção
A figura 1 mostra uma vista em perspectiva do dispositivo (1) de deslocamento simultâneo para portas corrediças da presente invenção, de acordo com o primeiro modo de realização preferido. Como se pode apreciar, a porta corrediça apresenta uma primeira folha corrediça (7) e uma segunda folha corrediça (8) suspensas a partir de uma guia superior (5), não mostrada nesta figura. Ambas as folhas corrediças (7) e (8) apresentam a capacidade de se deslocar na direção da guia superior (5), graças ao emprego de grampos (3) de sujeição dotados de meios de rotação (4) que deslizam sobre trilhos (6) dispostos no interior da referida guia superior (5) . A figura 2 mostra uma vista em corte da guia superior (5) , onde é apreciado como são integrados os componentes distintos da presente invenção.
De novo, na figura 1, pode-se apreciar que o dispositivo (1) da presente invenção compreende uma primeira correia dentada (9) habilitada para a união da primeira folha corrediça (7) . A primeira correia dentada
12/16 (9) se encontra estabelecida entre um primeiro jogo de .polias dentadas (11) e (12) que giram livremente sobre um primeiro eixo (13) e um segundo eixo (14), respectivamente, onde os referidos primeiro eixo (13) e segundo eixo (14) são solidários com a guia superior (5) . O dispositivo (1) da presente invenção compreende também uma segunda correia dentada (10) habilitada para a união da segunda folha corrediça (8) e de meios de acoplamento (2).
Preferencialmente, a união das folhas corrediças (7,
8) às correias dentadas (9, 10) é levada a cabo através do emprego de peças de conexão (18) , as quais são fixadas por uma de suas extremidades aos grampos (3), enquanto que pela outra extremidade são abraçadas à correia correspondente (9, 10) .
A segunda correia dentada (10) se encontra estabelecida entre um segundo jogo de polias dentadas (15, 16) que giram livremente sobre o primeiro eixo (13) e o segundo eixo (14), respectivamente.
Por sua vez, os meios de acoplamento (2) permitem adora: uma primeira posição onde a primeira correia dentada (9) e a segunda correia dentada (10) se movem independentemente, e uma segunda posição, onde a primeira correia dentada (9) e a segunda correia dentada (10) se movem de forma solidária.
A figura 3 mostra uma vista em perspectiva do primeiro eixo (13) de acordo com o primeiro modo de realização preferido, onde se pode apreciar com maior detalhe como são dispostos os componentes distintos do referido eixo (13) . Os meios de acoplamento (2) encontram-se adotando a segunda posição, quer dizer solidarizando a primeira correia
13/16 déntada (9) e a segunda correia dentada (10).
A figura 4 mostra uma vista em perspectiva do segundo eixo (14) de acordo com um primeiro modo de realização preferido, onde se pode apreciar com maior detalhe como são dispostos os componentes distintos no referido eixo (14).
A figura 5 mostra uma vista em perspectiva do dispositivo (1) de deslocamento simultâneo para portas corrediças da presente invenção, de acordo com um segundo modo de realização preferido. Como se pode apreciar, o dispositivo (1) compreende uma terceira (9') habilitada para a união de uma corrediça (7'), a terceira correia dentada estabelecida entre um terceiro jogo de correia dentada terceira folha (9') se encontra polias dentadas livremente sobre um terceiro eixo eixo (14'), respectivamente, onde os referidos terceiro eixo solidários à guia superior (5) , sendo o movimento da terceira correia dentada (9') sincronizado e oposto ao movimento da primeira correia dentada (9) . Graças a esta configuração, se consegue que as primeira e terceira folhas corrediças (7) e (7') se desloquem de forma sincronizada em sentidos opostos e de forma simultânea junto à segunda folha corrediça (8).
A figura 6 mostra uma vista em perspectiva do primeiro eixo (13) e do terceiro eixo (13') de acordo com um segundo modo de realização preferido, na qual se pode apreciar com detalhe como interagem os elementos de ambos os eixos (13, 13' ) .
Para se evitar um descarrilamento das primeira e terceira correias dentadas (9) e (9'), o dispositivo (1) da
14/16 presente invenção compreende uma barra (19) solidária com a .guia superior (5) , disposta diante dos primeiro e terceiro (9) uma peça de reforço (32) unida à extremidade inferior dos primeiro e terceiro eixos (13) e (13') para proporcionar rigidez a ambos os eixos esforços sobre os mesmos, assegurando que se mantenha em todo momento a engrenagem que permite o de reforço (32) apresenta um elemento sincronismo. A peça separador (33) que evita o descarrilamento da segunda correia dentada (10).
A figura 7 mostra uma vista em perspectiva do quarto eixo (14') de acordo com um segundo modo de realização preferido, onde se pode apreciar com maior detalhe como se dispõem os distintos componentes do referido eixo (14').
A figura 8 mostra uma vista em perspectiva do dispositivo (1) de deslocamento simultâneo para portas corrediças da presente invenção, de acordo com um terceiro modo de realização preferido. Como se pode apreciar, o dispositivo (1) compreende uma quarta correia dentada (10') habilitada para a união de uma quarta folha corrediça (8') e segundos meios de acoplamento (2') .
A quarta correia dentada (10') se encontra estabelecida entre um quarto jogo de polias dentadas (15') e (16') que giram livremente sobre o terceiro eixo (13') e o quarto eixo (14'), respectivamente. Por sua vez, os segundos meios de acoplamento (2') permitem adotar: uma terceira posição, onde a terceira correia dentada (9') e a quarta correia dentada (10') se movem independentemente, e uma quarta posição, onde a terceira correia dentada (9') e
15/16 a'quarta correia dentada (10') se movem de forma solidária, para se permitir o deslocamento simultâneo da terceira correia dentada (9') e da quarta correia dentada (10'). Graças a esta configuração, consegue-se que a primeira e segunda folhas corrediças (7) e (8) se desloquem em um sentido oposto às terceira e quarta folhas corrediças (7') e (8'), todas elas de forma simultânea.
A figura 9 mostra uma vista em perspectiva do primeiro eixo (13) e do terceiro eixo (13'), de acordo com um terceiro modo de realização preferido, na qual se pode apreciar em detalhes como interatuam os elementos de ambos os eixos (13, 13').
A figura 10 mostra uma vista em corte em elevação do primeiro eixo (13) e do terceiro eixo (13') de acordo com um terceiro modo de realização preferido.
A figura 11a mostra uma vista em perspectiva de um exemplo de configuração dos meios de acoplamento (2, 2'), onde se pode apreciar que estes compreendem uma roda (23, 23') e meios de bloqueio (17, 17'). Os meios de bloqueio compreendem um ou mais orifícios passantes (20) coincidentes com orifícios de bloqueio (27) praticados sobre as polias dentadas (11, 11', 12, 12', 15, 15', 16, 16'), entre os quais é intercalado pelo menos um elemento passante (21).
Adicionalmente, a roda (23, 23') compreende uma fenda perimetral contínua (28) que se encaixa em um ou mais elementos salientes (30) dispostos sobre as polias (11, 11', 12, 12', 15, 15', 16, 16'), sem que o referido encaixe limite o movimento relativo entre a roda (23, 23') e a polia correspondente (11, 11', 12, 12', 15, 15', 16, 16'),
16/16
quer dizer, o |
elemento |
saliente (30) desliza |
livremente |
pelo interior |
da |
fenda |
perimetral contínua |
(28) . |
Mais |
ainda, a roda |
(23, |
23' ) |
compreende, ademais, uma ou |
mais |
fendas perimetrais descontínuas (29), dispostas na face oposta à fenda perimetral contínua (28), que encaixam nos elementos salientes (30) das polias (11, 11', 12, 12', 15, 15', 16, 16') e que bloqueiam o movimento relativo entre a roda (23, 23') e a polia correspondente (11, 11', 12, 12', 15, 15' , 16, 16') .
A figura 11b mostra uma vista em perspectiva de um segundo exemplo de configuração dos meios de acoplamento (2, 2'), onde se pode apreciar que, adicionalmente, a roda também compreende pivôs salientes (31) flexíveis, cuja extremidade coincide com uma pluralidade de partes ocas (32) dispostas de forma concêntrica nas polias (11, 11',
12, 12' , 15, 15' , 16, 16') .
Preferencialmente, a roda (23, 23') compreende um perfil dentado (34), para se permitir o sincronismo da terceira correia dentada (9') e da primeira correia dentada (9) , tanto na segunda quanto na terceira modalidade, como se pode apreciar em detalhes nas figuras 6 e 9.
As figuras 12a e 12b mostram dois exemplos de configuração das polias do primeiro jogo e do terceiro jogo (11, 12) e (11', 12'), onde se apreciam os elementos comentados anteriormente.
As figuras 13a e 13b mostram dois exemplos de configuração das polias do segundo jogo e do quarto jogo (15, 16) e (15', 16'), onde se apreciam os elementos comentados anteriormente.