BRPI1002216A2 - processo de fechamento de sacos de papel - Google Patents

processo de fechamento de sacos de papel Download PDF

Info

Publication number
BRPI1002216A2
BRPI1002216A2 BRPI1002216-3A BRPI1002216A BRPI1002216A2 BR PI1002216 A2 BRPI1002216 A2 BR PI1002216A2 BR PI1002216 A BRPI1002216 A BR PI1002216A BR PI1002216 A2 BRPI1002216 A2 BR PI1002216A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
paper
bag
adhesive
film
paper bag
Prior art date
Application number
BRPI1002216-3A
Other languages
English (en)
Inventor
Ilson Luis Argenta
Sandro Barsch Muniz
Jose Eduardo Nardi
Original Assignee
Iguacu Celulose Papel S A
Ilson Luis Argenta
Tecniaco Maquinas E Servicos Ltda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=46087853&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI1002216(A2) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Iguacu Celulose Papel S A, Ilson Luis Argenta, Tecniaco Maquinas E Servicos Ltda filed Critical Iguacu Celulose Papel S A
Priority to BRPI1002216-3A priority Critical patent/BRPI1002216B1/pt
Publication of BRPI1002216A2 publication Critical patent/BRPI1002216A2/pt
Publication of BRPI1002216B1 publication Critical patent/BRPI1002216B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B32LAYERED PRODUCTS
    • B32BLAYERED PRODUCTS, i.e. PRODUCTS BUILT-UP OF STRATA OF FLAT OR NON-FLAT, e.g. CELLULAR OR HONEYCOMB, FORM
    • B32B7/00Layered products characterised by the relation between layers; Layered products characterised by the relative orientation of features between layers, or by the relative values of a measurable parameter between layers, i.e. products comprising layers having different physical, chemical or physicochemical properties; Layered products characterised by the interconnection of layers
    • B32B7/04Interconnection of layers
    • B32B7/12Interconnection of layers using interposed adhesives or interposed materials with bonding properties

Landscapes

  • Bag Frames (AREA)

Abstract

PROCESSO DE FECHAMENTO DE SACOS DE PAPEL, utilizado no equipamento conformador do tubo de papel, aplicando adesivo termoativável ou película de material termo-plástico(1 0) em regiões pré-determinadas da camada mais interna(1) dos sacos ou fardos quando se trata dos mesmos serem sanfonados(3) ou, regiões pré-determinadas da camada mais interna(2), quando se trata de saco sem sanfona(4) ; tal adesivo ou película(10) é secado ou resfriado na fase anterior à formação do tubo e integra uma ou as duas extremidades do saco de papel(3 ou 4), que está assim preparado para a fase subsequente do fechamento, propriamente dita; na etapa de fechamento, as áreas(1 e 2) que contém o aditivo termoativável ou a película de material termo-plástico(1 0) são aquecidas à temperatura especificada para o tipo de adesivo ou película utilizados, provocando a termoativação ou fusão dos mesmos e a colagem das áreas pré-determinadas das paredes mais internas(1 e 2) do saco de papel(3 ou 4); após a co/agem interna, a extremidade a ser fechada é dobrada a 180<198> para qualquer um dos lados, como também, a extensão da dobragem é variável, conforme a necessidade de resistência exigida pelo saco; na última etapa do fechamento, é aplicada uma fita de fechamento(5) sobre a área dobrada e em parte das áreas das paredes de ambos os lados do saco de papel.

Description

"PROCESSO DE FECHAMENTO DE SACOS DE PAPEL"
A presente invenção se refere a um processo de fechamento de sacos de papel que proporciona, na fase de formação do tubo da embalagem, a aplicação de um adesivo termoativável ou uma película de termo-plástico em áreas pré-determinadas da camada mais interna do dito saco, diretamente nas extremidades a serem fechadas.
Atualmente são conhecidos do estado da técnica diversos processos para fechamento de sacos de papel, que podem ser de monocamadas ou multicamadas, por colagem e por costura.
Tais sacos podem ser fabricados com o fundo já fechado através de colagem ou costura, para posterior enchimento e fechamento do topo do saco com colagem ou costura, podendo também vir com fechamento por colagem de fundo e topo prontos, deixando apenas uma abertura para enchimento, estes últimos sendo denominados sacos valvulados.
Os citados sacos são predominantemente pré-fabricados por máquinas que formam o tubo e executam o fechamento do fundo, sendo fornecidos para posterior enchimento e fechamento de topo por um segundo grupo de máquinas.
Estes dois grupos de máquinas, no entanto, apresentam alguns inconvenientes, como por exemplo, as máquinas que executam o pré- fechamento do fundo por colagem são construtivamente complexas e possuem elevados preços de aquisição e operação, sendo que, as máquinas que executam enchimento e posterior fechamento de topo por colagem apresentam baixa produtividade, alto consumo de papel e elevado preço de aquisição, dificultando a ampliação do uso de papel em boa parte das aplicações comerciais.
As máquinas que executam o pré-fechamento do fundo por costura, geram produtos de baixa qualidade quanto à hermeticidade e aparência, como também, possuem baixa produtividade, problemas de manutenção e de custos elevados no processo de costura.
O mesmo ocorre com os equipamentos de enchimento e fechamento de topo por costura, sendo que, da mesma forma que o primeiro grupo, as citadas deficiências dos sacos costurados, acima citadas, limitam a ampliação do uso do papel em muitas aplicações comerciais, constituindo-se numa solução que, embora adotada em muitas destas, apresenta elevado grau de insatisfação dos usuários.
A presente novidade tecnológica foi desenvolvida verificando-se a necessidade de um processo de fechamento de sacos de papel que tenha como um dos objetivos prover um processo confiável, de baixo custo, alta produtividade e flexibilidade para fechamento do fundo e topo de sacos de papel, viabilizando a ampliação do uso deste material ecologicamente sustentável e menos danoso ao meio ambiente.
Outro objetivo de dita invenção é prover um processo de fechamento de sacos de papel que prevê a aplicação, na fase de formação do tubo, de um adesivo termoativável ou película de termo-plástico em áreas pré-determinadas da camada mais interna do dito saco, nas extremidades a serem fechadas.
Outro objetivo de dita invenção é prover um processo de fechamento de sacos de papel que prevê a subseqüente ativação do adesivo termoativável ou fusão da película de material termo-plástico e a aplicação de fita plástica com adesivo termoativável ou outro ou fita de papel com película de adesivo termoativável ou outro ou por fita de papel com película plástica ou outra combinação que possibilite uma junção resistente e rápida entre as faces das referidas fitas e as faces do papel que compõe os referidos fardos ou sacos.
Outro objetivo de dita invenção é prover um processo de fechamento de sacos de papel que seja utilizado em equipamentos de produção de sacos pré- fabricados de papel monofolhados e multifolhados inclusive aqueles com camadas de materiais termoplásticos ou de outro material que cumpra funções de proteção extra do seu conteúdo e, em equipamentos de envaze de produtos diversos em sacos de papel monofolhados e multifolhados, inclusive aqueles com camadas de materiais termoplásticos ou de outro material que cumpra funções de proteção extra do seu conteúdo.
A invenção se refere a um processo que compreende basicamente em três fases, ou seja, a fase 1, que é na formação do tubo, sanfonado ou não, tem-se a etapa de aplicação do adesivo termoativável ou película de termoplástico. Na fase de formação do tubo, no equipamento denominado tubeira, é efetuada a aplicação e secagem de adesivo termoativável ou película de material termoplástico em áreas específicas, dependendo se o saco é sanfonado ou não.
Nos casos de sacos multifolhados, tal aplicação ocorre sempre na folha mais interna e, ainda, nos casos em que a camada mais interna for de algum tipo de termoplástico, a aplicação do adesivo ou película de termoplástico pode ser descartada.
Nos casos, ainda, em que seja desejável a aplicação de cola diretamente nas áreas necessárias durante o processo de fechamento, na pré-fabricação ou no fechamento após envaze, esta fase de aplicação de adesivo pode ser suprimida.
A fase 2 do processo em questão, que é no fechamento do fundo e do topo do saco na pré-fabricação do mesmo, é a ativação do adesivo termoativável ou fusão da película de termoplástico ou aplicação de cola nas áreas desejadas, ou seja, após a formação e corte do tubo nas dimensões desejadas, a extremidade que compõe o fundo, no caso de saco fechado com boca aberta, passa por um dispositivo de pressão e aquecimento, compatíveis com as características do adesivo utilizado ou do material da película termo-plástica, para ativar o dito adesivo ou fundir a dita película nas regiões pre- determinadas.
Tal fusão do adesivo ou da dita película por pressão e aquecimento visa garantir resistência e total hermeticidade ao referido saco. Nos casos em que a pré-fabricação do saco inclua o fechamento do topo e do fundo, a operação descrita acima é efetuada em ambas as extremidades do mesmo.
Nos casos, ainda em que a camada mais interna do referido saco seja constituída de termoplástico ou de papel com película de termoplástico laminado ou plastificado, o processo de fusão por aquecimento e pressão pode ser aplicado sobre a referida camada de termoplástico ou sobre a película de termoplástico laminado ou plastificado, podendo não ser necessária a aplicação de adesivo termoativável.
A segunda etapa, da segunda fase deste processo, é a dobragem da(s) extremidade(s) a ser(em) fechada(s), ou seja, após a ativação do adesivo, descrito na ultima etapa descrita, a extremidade do fundo ou extremidades do fundo e topo, do referido saco recebe uma dobragem a 180° em toda a extensão transversal do referido saco, que visa garantir resistência e hermeticidade ao mesmo, sendo que, o comprimento da dobra pode variar conforme as necessidades de resistência desejadas para o referido saco. A terceira etapa, da segunda fase, é a aplicação de fita de fechamento, ou seja, após a dobragem, é efetuada a passagem de uma fita de fechamento sobre a região do fechamento, de modo que a mesma recubra ambos os lados do saco, incluindo a dobra e, de modo que, uma área além da dobra, do lado desta, seja também coberta, de modo a unir a área dobrada à área adjacente da lateral do referido saco.
Tal fita pode ser de termoplástico, termoplástico com adesivo termoativável, papel com adesivo termoativável, papel com película laminada ou plastificada de termoplástico, papel com adesivo aplicado no momento da colagem ou ainda outro material que garanta alta resistência dos fechamentos de topo e fundo aos esforços gerados pelo manuseio do referido saco.
Também podem ser variáveis as espessuras da referida fita de fechamento e do adesivo aplicado, como também, a extensão da cobertura da referida fita é variável e depende da resistência desejada para o referido fechamento. A quarta etapa, da segunda fase, é a adesão da fita de fechamento ao papel, ou seja, após posicionamento da referida fita de fechamento, conforme descrito na terceira etapa, é executada a adesão por aquecimento e pressão da referida fita à superfície do papel.
A fase 3 do processo em questão se procede no fechamento do topo do saco, após o envaze, ou seja, após o enchimento do referido saco, executado pelo usuário do saco pré-fabricado, as mesmas operações descritas na segunda até quarta etapas são executadas.
Para uma melhor compreensão do processo de que trata a presente invenção são apresentadas a seguir figuras esquemáticas de uma realização particular da invenção, cujas dimensões e proporções não são necessariamente as reais, pois as figuras têm apenas a finalidade de apresentar didaticamente os diversos aspectos da invenção, cuja abrangência de proteção está determinada apenas pelo escopo das reivindicações anexas.
Conforme pode ser visto, as figuras de 1 a 8 ilustram a seqüência do processo de fechamento de sacos de papel.
O exemplo a seguir refere-se a uma realização particular do processo de fechamento de sacos de papel, utilizado no equipamento conformador do tubo de papel, aplicando adesivo termoativável ou película de material termo- plástico(10) em regiões pré-determinadas da camada mais interna(1) dos sacos ou fardos quando se trata dos mesmos serem sanfonados(3) ou, regiões pré-determinadas da camada mais interna(2), quando se trata de saco sem sanfona(4).
Tal adesivo ou película(10) é secado ou resfriado na fase anterior à formação do tubo e integra, conforme mostrado na figura 3 e 4, uma ou as duas extremidades do saco de papel(3 ou 4), que está assim preparado para a fase subseqüente do fechamento, propriamente dita.
Na etapa de fechamento, as áreas(1 e 2) que contém o aditivo termoativável ou a película de material termo-plástico(IO) são aquecidas à temperatura especificada para o tipo de adesivo ou película utilizada, o que provoca termoativação ou fusão dos mesmos e a colagem das áreas pré-determinadas das paredes mais internas(1 e 2) do saco de papel(3 ou 4), conforme mostrado na figura 5.
Nos casos em que a camada mais interna for composta por material termo- plástico ou de papel com película de material termo-plástico, a operação de aquecimento e pressão pode, opcionalmente, fundir as ditas paredes nas áreas pré-determinadas(1 e 2), sem a necessidade de adesivo termoativável(IO). Após a colagem interna, a extremidade a ser fechada é dobrada a 180° para qualquer um dos lados, conforme mostrado na figura 6, como também, a extensão da dobragem é variável, conforme a necessidade de resistência exigida pelo saco.
Na última etapa do fechamento, é aplicada uma fita de fechamento(5) sobre a área dobrada e em parte das áreas das paredes de ambos os lados do saco de papel, conforme mostrado nas figuras 7 e 8.
Dita fita de fechamento(5) pode ser de material termoplástico, termoplástico com adesivo termoativável, papel com adesivo termoativável, papel com película laminada ou plastificada de termoplástico, papel com adesivo aplicado no momento da colagem ou ainda outro material que garanta alta resistência dos fechamentos de topo e fundo aos esforços gerados pelo manuseio do referido saco.
Também podem ser variáveis as espessuras da referida fita de fechamento e do adesivo aplicado, bem como a extensão das áreas recobertas pela dita fita de fechamento(5).
O homem da técnica prontamente perceberá, a partir da descrição e dos desenhos representados, várias maneiras de realizar a invenção sem fugir do escopo das reivindicações em anexo.

Claims (5)

1. "Processo de fechamento de sacos de papel", caracterizado por ser utilizado no equipamento conformador do tubo de papel, aplicando adesivo termoativável ou película de material termo-plástico(IO) em regiões pré- determinadas da camada mais interna(1) dos sacos ou fardos quando se trata dos mesmos serem sanfonados(3) ou, regiões pré-determinadas da camada mais interna(2), quando se trata de saco sem sanfona(4) ; tal adesivo ou película(10) é secado ou resfriado na fase anterior à formação do tubo e integra uma ou as duas extremidades do saco de papel(3 ou 4), que está assim preparado para a fase subseqüente do fechamento, propriamente dita ; na etapa de fechamento, as áreas(1 e 2) que contém o aditivo termoativável ou a película de material termo-plástico(IO) são aquecidas à temperatura especificada para o tipo de adesivo ou película utilizados, provocando a termoativação ou fusão dos mesmos e a colagem das áreas pré-determinadas das paredes mais internas(1 e 2) do saco de papel(3 ou 4) ; após a colagem interna, a extremidade a ser fechada é dobrada a 180° para qualquer um dos lados, como também, a extensão da dobragem é variável, conforme a necessidade de resistência exigida pelo saco ; na última etapa do fechamento, é aplicada uma fita de fechamento(5) sobre a área dobrada e em parte das áreas das paredes de ambos os lados do saco de papel;
2. "Processo de fechamento de sacos de papel", de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que nos casos em que a camada mais interna for composta por material termoplástico ou de papel com película de material termo-plástico, a operação de aquecimento e pressão pode, opcionalmente, fundir as ditas paredes nas áreas pré-determinadas(1 e 2), sem a necessidade de adesivo termoativável(IO);
3. "Processo de fechamento de sacos de papel", de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato da dita fita de fechamento(5) poder ser de material termoplástico, termoplástico com adesivo termoativável, papel com adesivo termoativável, papel com película laminada ou plastificada de termoplástico, papel com adesivo aplicado no momento da colagem ou ainda outro material que garanta alta resistência dos fechamentos de topo e fundo aos esforços gerados pelo manuseio do referido saco;
4.
"Processo de fechamento de sacos de papel", de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de ser variáveis as espessuras da referida fita de fechamento e do adesivo aplicado, bem como a extensão das áreas recobertas pela dita fita de fechamento(5).
BRPI1002216-3A 2010-07-07 2010-07-07 Processo de fechamento de sacos de papel utilizado no equipamento conformador do tubo de papel BRPI1002216B1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1002216-3A BRPI1002216B1 (pt) 2010-07-07 2010-07-07 Processo de fechamento de sacos de papel utilizado no equipamento conformador do tubo de papel

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1002216-3A BRPI1002216B1 (pt) 2010-07-07 2010-07-07 Processo de fechamento de sacos de papel utilizado no equipamento conformador do tubo de papel

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1002216A2 true BRPI1002216A2 (pt) 2012-05-22
BRPI1002216B1 BRPI1002216B1 (pt) 2020-08-11

Family

ID=46087853

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1002216-3A BRPI1002216B1 (pt) 2010-07-07 2010-07-07 Processo de fechamento de sacos de papel utilizado no equipamento conformador do tubo de papel

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI1002216B1 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI1002216B1 (pt) 2020-08-11

Similar Documents

Publication Publication Date Title
TWI631907B (zh) 煙草袋
ES458180A1 (es) Una bolsa perfeccionada de forma tubular.
US8535209B2 (en) Method and system for making a stepped end
CN102015276A (zh) 改进的制作平底枕形袋的方法和设备
KR20040039496A (ko) 자립성 포장봉투, 포장체 및 원반로울 및 그들의 제조방법
JP5919714B2 (ja) シュリンクフィルム付台紙
BR112017022499B1 (pt) Método de formação de embalagens reforçadas, e sistema para formar embalagens reforçadas
EP1464587A1 (en) Packaging of the stickpack type with improved opening and method for manufacturing the same
JP4118570B2 (ja) ヒダ付き包材の原反ロール及びヒダ付き包材の原反ロールの製造方法
US2609317A (en) Sealing of thermoplastic materials
BRPI1002216A2 (pt) processo de fechamento de sacos de papel
EP0037594A2 (en) Method of producing a radiographic film package
US2597305A (en) Bag
JP4060077B2 (ja) ヒダ付き扁平袋の製造方法
JP2013237454A (ja) 易開封手段を施したピロー包装袋及びこの製法
BR112017020190B1 (pt) recipiente e método para produzir um recipiente do dito tipo
JP4118568B2 (ja) ヒダ付き縦ピロー包装体の製造方法
US2790592A (en) Laminated material and bags and linings made therefrom
CN201268151Y (zh) 一种可调护书套
CN106634665A (zh) 一种封箱胶带
JP5927659B2 (ja) 複数物品包装体及び複数物品包装用ラベル
JP2009120240A (ja) 包装用袋体及びその製造方法
USRE21971E (en) Packaging structure
JP6323944B2 (ja) 開封容易な通気性多層紙袋
CN216888012U (zh) 防漏液型纸袋

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Ipc: B32B 7/12 (2006.01)

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: IGUACU CELULOSE, PAPEL S.A. (BR/PR) ; ILSON LUIS ARGENTA (BR/SC) ; POLISAC MAQUINAS E SERVICOS LTDA (BR/PR)

B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 11/08/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 11A ANUIDADE.

B24D Patent annual fee: restoration after fee payment
B25C Requirement related to requested transfer of rights

Owner name: IGUACU CELULOSE, PAPEL S.A. (BR/PR) ; POLISAC MAQUINAS E SERVICOS LTDA (BR/PR) ; ILSON LUIS ARGENTA (BR/SC)

Free format text: A FIM DE ATENDER A TRANSFERENCIA, REQUERIDA ATRAVES DA PETICAO NO 870220028029 DE 31/03/2022, E NECESSARIO APRESENTAR DOCUMENTO QUE COMPROVE QUE OS REPRESENTANTES DAS CEDENTES TEM PODERES PARA REALIZAREM TAL ATO E O DOCUMENTO DE CESSAO TENHA A ASSINATURA DE TODOS OS INTERESSADOS. ALEM DISSO, E PRECISO APRESENTAR A GUIA DE CUMPRIMENTO DE EXIGENCIA.

B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: POLISAC MAQUINAS E SERVICOS LTDA (BR/PR) ; ILSON LUIS ARGENTA (BR/SC) ; IGUACU EMBALAGENS INDUSTRIAIS LTDA (BR/PR)