BRPI0924551A2 - Cobertura multicamada de superfície com camada impermeável - Google Patents

Cobertura multicamada de superfície com camada impermeável Download PDF

Info

Publication number
BRPI0924551A2
BRPI0924551A2 BRPI0924551-0A BRPI0924551A BRPI0924551A2 BR PI0924551 A2 BRPI0924551 A2 BR PI0924551A2 BR PI0924551 A BRPI0924551 A BR PI0924551A BR PI0924551 A2 BRPI0924551 A2 BR PI0924551A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
layer
aminopropyl
trimethoxysilane
pvc
group
Prior art date
Application number
BRPI0924551-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Alexandre Siche
Original Assignee
Tarkett G.D.L. S. A.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Tarkett G.D.L. S. A. filed Critical Tarkett G.D.L. S. A.
Priority to BRPI0924551-0A priority Critical patent/BRPI0924551B1/pt
Publication of BRPI0924551A2 publication Critical patent/BRPI0924551A2/pt
Publication of BRPI0924551B1 publication Critical patent/BRPI0924551B1/pt

Links

Abstract

COBERTURA MULTICAMADA DE SUPERFÍCIE COM CAMADA IMPERMEÁVEL. A invenção se refere a uma cobertura multicamada de superfície, incluindo uma camada em PVC que inclui cargas inorgânicas, a cobertura incluindo uma camada impermeável que inclui ácool polivinílico e composto de silano, incluindo, pelo menos, uma função de amina..

Description

RELATÓRIO DESCRITIVO Pedido de patente de invenção para “COBERTURA
MULTICAMADA DE SUPERFÍCIE COM CAMADA IMPERMEÁVEL” Objeto da Invenção A presente invenção se refere a uma cobertura multicamada de superfície em PVC que compreende uma camada impermeável em álcool polivinílico. Fundamentos da Invenção Para a decoração interior ou exterior de uma superfície, como a de um prédio, casa ou veículo, as coberturas de superfície decorativas em cloreto de polivinilo (PVC) são bem conhecidas e amplamente utilizadas. Entretanto, as coberturas em PVC apresentam a desvantagem de ser permeáveis a certas substâncias. Para impedir ou limitar este fenômeno, e, ao mesmo tempo, impedir ou limitar a penetração na cobertura de sujeira, independentemente da sua natureza, é proposta a cobertura da superfície externa da camada visível e mais alta da cobertura da superfície com uma cobertura protetora do tipo poliuretano. Entretanto, esta solução não resolve o problema de contaminantes, presentes na superfície a ser coberta, que entram na cobertura, por exemplo, contaminantes de superfície betuminosa, ou do adesivo utilizado para ligar a cobertura da superfície. Estes contaminantes migram pelas várias camadas da cobertura da superfície, levando à deterioração das características de performance mecânica e à aparência antiestética da — cobertura. Além disso, para a fabricação da cobertura de superfície em PVC e, em particular, de um produto multicamada, a fabricação de uma ou mais camadas da cobertura envolve o uso de PVC reciclado de coberturas antigas de superfície decorativa. Certos compostos, por exemplo, os pigmentos utilizados na camada decorativa destas coberturas recicladas, podem ser encontrados na nova cobertura, utilizando PVC reciclado. No caso de pigmentos, eles levam à deterioração da aparência antiestética e, emtermos gerais, ao fenômeno de amarelecimento da cobertura.
Para reduzir ou eliminar o fenômeno de amarelecimento e manter as características de performance mecânica da cobertura em PVC, é proposto o uso de uma camada impermeável. Em termos gerais, ela é em poliéster ou película de poliamida ou cobertura. O álcool polivinílico, bem conhecido pelas suas propriedades impermeáveis em películas de embalagem, não é utilizado na camada em PVC devido a sua baixa aderência ao PVC e, particularmente, na camada em PVC que inclui uma quantidade significativa de cargas minerais.
Tradicionalmente, a duplicação de uma película impermeável ouda cobertura de composição impermeável é realizada sobre, pelo menos, uma face da cobertura de superfície, geralmente entre a camada de suporte e a camada de desgaste, possivelmente entre a camada de suporte e a camada decorativa da cobertura decorativa.
Caso a etapa de cobertura não apresente problemas específicos, o uso de uma película que mede de 10um a 20um de espessura tem a desvantagem de requerer uma etapa de duplicação, o que é particularmente crucial durante a fabricação contínua de uma cobertura de superfície que tem 4 ou 5 metros de largura, por exemplo, visto que as películas impermeáveis se encontram geralmente disponíveis somente em — larguras com 2 metros ou 3,5 metros.
Além disso, o uso de uma camada impermeável em poliamida ou poliéster torna a reciclagem das coberturas em PVC, que são envolvidas por elas, muito difícil ou mesmo impossível pela necessidade de tratamento especial que não é compatível ou pouquíssimo compatível com a maioria dos processos de reciclagem que envolve coberturas de superfície em PVC.
Objetivo da Invenção A presente invenção propõe uma solução que não apresenta as — desvantagens do estado da técnica.
A presente invenção propõe uma cobertura de superfície que compreende uma camada impermeável alternativa às camadas impermeáveis do estado da técnica e que é compatível com a reciclagem das coberturas de superfície que ela contém.
A invenção também busca apresentar uma cobertura de superfície em relação à qual as características de performance mecânica e a aparência estética apresentam menor alteração ao longo do tempo.
Resumo da Invenção A presente invenção descreve uma cobertura multicamada de 15º superfície que compreende uma camada em PVC, a camada compreendendo cargas inorgânicas, a cobertura compreendendo uma camada impermeável que compreende álcool polivinílico e composto de silano, o composto de silano compreendendo, pelo menos, uma função de amina.
De acordo com as modalidades especiais, a cobertura de superfície, de acordo com a invenção, compreende uma ou mais ou qualquer combinação das diversas características abaixo: - O composto de silano tem a seguinte fórmula: R1 R2—SIR4 —N—RS5 R3
Em que R1, R2, R3 são, de forma interdependente, um grupo de hidroxila, grupo de metoxi ou grupo de etoxi, e em que R4 é um grupo de (CH2)n, n sendo igual a 1, 2 ou 3, e em que R5 é, independentemente de R1, R2 ou R3, hidrogênio, alquila cíclica ou linear, fenil, grupo de amida ou grupo de amino etil com a fórmula -C2H4-NH-R7, R7 sendo hidrogênio, alquila, grupo de fenil, grupo de benzila ou grupo de vinil- benzila; - O composto de silano é selecionado do grupo que consiste em 3-aminopropil-trietoxisilano, 3-aminopropil-trimetoxisilano, aminoetil- aminopropil-silano triol, aminoetil-aminopropil- trimetoxisilano, N- (2- Aminoetil) -3-aminopropil- - trimetoxisilano, — N-(2-Aminoetil) -3- aminopropil-metilodimetoxisilano, N-2-(benzilamina)-etil-3-aminopropil- trimetoxisilano, = N-2-(vinilbenzilamina)-etil-3-aminopropil trimetoxisilano, N-ciclohexila-aminometila-metilodietoxisilano, N- Ciclohexila-aminometil-trietoxisilano, N-Ciclohexila-3-aminopropil- trimetoxisilano, N-Fenil-aminometila- trimetoxisilano e 3-Ureidopropil- trimetoxisilano, Vinilbenzil-aminoetil-aminopropil- trimetoxisilano.
- O composto de silano representa entre 6% e 40% por peso do peso total do álcool polivinílico; - A cobertura compreende uma camada de suporte e uma camada de desgaste; - A camada impermeável está localizada entre a camada de suporte e a camada de desgaste e/ou na parte inferior da camada de suporte; - A camada em PVC, preferivelmente a camada de suporte, é —espumada; - A camada em PVC, preferivelmente a camada de suporte, é compacta;
- A cobertura também compreende um verniz de proteção em poliuretano; - A cobertura é um revestimento de piso.
A presente invenção também descreve um método de fabricação de uma cobertura de superfície, de acordo com a invenção, o método compreendendo uma etapa de aplicação de uma composição que compreende álcool polivinílico e composto de silano que compreendem, pelo menos, uma função de amina em, pelo menos, uma camada de cobertura para formar uma camada impermeável.
De acordo com as modalidades especiais, o método de fabricação da cobertura de superfície, de acordo com a invenção, compreende uma ou mais ou qualquer combinação das diversas características abaixo: - A aplicação da composição é efetuada por impressão; - A aplicação da composição é efetuada com uma largura de 4 ou 5 metros; - A composição é aplicada para formar uma camada impermeável de 0,5u a 10u de espessura, quando seca, na cobertura multicamada; - A aplicação da composição é efetuada na parte superior e/ou parte inferior da camada de suporte da cobertura multicamada; - A composição é preparada com o preparo de uma mistura que compreende entre 80% e 95% do peso da água, entre 5% e 20% do peso de álcool polivinílico e, possivelmente, entre 0,4% e 1,5% do peso de um agente umectante, a mistura sendo, inicialmente, aquecida entre 90ºC e 95ºC, antes de acrescentar, ainda quente, o composto de silano, que representa entre 6% e 40% do peso (pcr) em relação à quantidade de álcool polivinílico.
Breve Descrição das Figuras Figura | representa esquematicamente uma película em PVC —ouuma camada não espumável que compreende uma camada impermeável.
Figura 2 representa esquematicamente uma primeira modalidade de uma cobertura multicamada de superfície, de acordo com a invenção, que compreende uma camada impermeável.
Figura 3 representa esquematicamente uma segunda modalidade de uma cobertura multicamada de superfície, de acordo com a invenção, que compreende uma camada impermeável.
Figura 4 representa esquematicamente uma terceira modalidade de uma cobertura multicamada de superfície, de acordo com a invenção, que compreende uma camada impermeável.
Figura 5 representa esquematicamente uma quarta modalidade de uma cobertura multicamada de superfície, de acordo com a invenção, que compreende uma camada impermeável.
Figura 6 representa esquematicamente uma quinta modalidade de uma cobertura multicamada de superfície, de acordo com a invenção, —quecompreende uma camada impermeável.
Descrição detalhada da invenção A originalidade da presente invenção é encontrada no uso de uma composição que compreende álcool polivinílico (PVOH) e composto de silano, como uma camada impermeável de uma cobertura de superfície em PVC, que é não espumável ou espumada. Ela pode compreender um revestimento de piso e revestimento de parede das superfícies interiores de um veículo, por exemplo.
A aplicação de álcool polivinílico na película em PVC, além de conter cargas, requer, inicialmente, que ele seja “compatível” com o substrato em PVC, isto e, para aumentar sua aderência ao PVC. A modificação do PVC com o uso de adesivos do tipo isocianato, não é possível, visto que esta solução, além de ser muito dispendiosa, requer tratamento da película ou da camada em PVC na massa, e não na superfície. Além disso, o uso de isocianatos tem a desvantagem de gerar problemas de viscosidade na camada em PVC e liberar gases tóxicos. Surpreendentemente, foi detectado que a composição que compreende álcool polivinílico e composto de silano funcionalizado oferece boa aderência na camada ou película em PVC, particularmente na camada em PVC que compreende cargas inorgânicas, ao mesmo tempo em que apresenta efeito impermeável contra o aumento de plastificantes e/ou contaminantes.
A composição, utilizada na camada impermeável da cobertura de superfície, de acordo com a invenção, é uma solução aquosa de álcool polivinílico que compreende um composto de silano funcionalizado, a composição compreendendo, possivelmente, um agente umectante, o agente umectante sendo, preferivelmente, do tipo poliéter-siloxano.
A composição é preparada com um preparo de uma mistura que compreende entre 80% e 95% de água por peso, entre 5% e 20% de álcool polivinílico por peso e, possivelmente, entre 0,4% e 1,5% de agente umectante por peso. A mistura sendo, inicialmente, aquecida, por exemplo, entre 90ºC e 95ºC, antes de acrescentar, ainda quente, por exemplo, em aproximadamente 80ºC, um composto de silano, que representa entre 6% e 40% do peso (per) em relação à quantidade de álcool polivinílico. A composição é mexida por, aproximadamente, 60 minutos em, aproximadamente, 95ºC.
O composto de silano é selecionado entre os compostos de silanol ou silano funcionalizado, preferivelmente compostos de silano ou silanol que compreendem, pelo menos, uma função de amina. Preferivelmente, o composto de silano tem a seguinte fórmula química: R1 R2—Si-R4—N—RS R3 Em que RI, R2, R3 são, independentemente, um grupo de hidroxila, grupo de metoxi ou grupo de etoxi, e em que R4 é um grupo de (CH2)n, n sendo igual a 1, 2 ou 3, e em que R5 é, independentemente de R1,R2eR3, hidrogênio, alquila cíclica ou linear, fenil, grupo de amida ou grupo de amino da fórmula -C2H4-NH-R7, R7 sendo hidrogênio, alquila, grupo de fenil, grupo de benzila ou grupo de vinil-benzila.
O composto de silano é selecionado do grupo que consiste em 3-aminopropil-trietoxisilano, 3-aminopropil-trimetoxisilano, —aminoetil- aminopropil-silano triol, aminoetil-aminopropil- trimetoxisilano, N- (2- Aminoetil) -3-aminopropil- trimetoxisilano, — N-(2-Aminoetil) -3- aminopropil-metilodimetoxisilano, N-2-(benzilamina)-etil-3-aminopropil- trimetoxisilano, — N-2-(vinilbenzilamina)-etil-3-aminopropil trimetoxisilano, N-ciclohexila-aminometila-metilodietoxisilano, N- Ciclohexila-aminometil-trietoxisilano, N-Ciclohexila-3-aminopropil- trimetoxisilano, N-Fenil-aminometila- trimetoxisilano e 3-Ureidopropil- trimetoxisilano, Vinilbenzil-aminoetil-aminopropil- trimetoxisilano.
Os exemplos de composições referidas como barreiras, de acordo com a invenção, são apresentados nas tabelas 1 e 2. A proporção —dos componentes é apresentada em porcentagens por peso em relação ao peso do álcool polivinílico (pcr).
Tabela 1: Exemplos de composição o A O pa [Ss | PVE ooo | 100,0 | 100,0 | 100,0 [ 100,0 | 100,0 | se O os | 200 [ 300 | 400 | [Agente umectante | 91 [91 for ar jar | 9 Tabela 2: Exemplos de composição Lo LIT 6 ID gg [o [| 10 | 809,1 809,1 PVORNÀÚÀÚúÚúNúNúN ooo | 100,0 | 100,0 | 100,0 | 100,0 | 100,0 | [sir a oo | 15 | 150 [| 200 | [Agente umectante || 91 [97 [ar | or por 9) O álcool polivinílico é Elvanol& 90-50, Elvanol& 71-30, Elvanol& 70-75, da Dupont, ou Exceval HR 3010 e Exceval AQ 4104 da Kuraray. O agente umectante é poliéter polidimetilsiloxano, por exemplo, BYKGO-307 da BYK, ou Tego& Wet 270 da Evonik.
O composto de silano sil-1 é 3-aminopropil-trietoxisilano, por exemplo, Z-6011, da Dow Corning&k. O composto de silano sil-2 é aminoetil-aminopropil- trimetoxisilano, por exemplo, Geniosil& GF9 ou GF91 da Wacker, ou Z-6020 da Dow Corning&.
Foram também preparadas as composições que compreendem um composto de silano funcionalizado, apresentando grupo de epóxi, ou grupo de alquila, bem como as composições que compreendem uma mistura de silano apresentando grupo de epóxi, ou grupo de alquila, e silano, incluindo, pelo menos, um grupo de alquila (tabelas 3 e 4).
Tabela 3: Exemplos de composição Po Tu 112] 13 [14 [| 15 | 16 | 809,1 | 809,1 | 809,1 | 809,1 | 809,1 | 809,1 PVOH 100,0 | 100,0 | 100,0 | 100,0 | 100,0 | 100,0 si Ss [2060 [| oo | oo | 00 | se o oo | 6O | 125 | 200 | [Agente umectante —f 91 | 91 [ar | ar jar | 91 | Tabela 4: Exemplos de composição a ag 9 | 809,1 | 809,1 | 809,1 PVOH | 100,0 | 100,0 | 100,0 | se ças 00 | 625 | [se gas | 625 | 00 | [Agente umectante | 91 | 91 | 91) O composto de silano sil-3 é glicidoxipropiltrimetoxisilano, por exemplo, Z-6040, da Dow Corning&, e o composto de silano sil-4 é N- octiltrietoxisilano, por exemplo, Z-6341 da Dow Corning&.
A chamada composição “impermeável” tem a vantagem de ser facilmente aplicada sobre uma camada ou película em PVC, por exemplo, por impressão, rotogravura ou aparelho de cobertura do tipo rolamento. Assim, é possível integrar a etapa de instalação da camada impermeável ao método de fabricação da cobertura de superfície contínua, por 2 e 4 metros de largura, e, possivelmente, até para larguras maiores.
Para avaliar a aderência da composição sobre uma camada em PVC, que compreende ou não cargas inorgânicas, a composição é aplicada na forma de uma única camada sobre diferentes camadas em PVC, quando secas, por exemplo, por um minuto, em 100ºC, para formar uma película de,aproximadamente, lum de espessura.
A aderência do composto impermeável do PVC é avaliada pelo método que consiste em riscar o produto com um pente de seis dentes, avaliando a resistência da casca por meio da fita adesiva do tipo TESA&
4124. A aderência é considerada boa quando não há rompimento de qualquer vestígio de película do substrato. A classificação “1” significa que a aderência é boa e a classificação “3” significa nenhuma aderência. No caso de uma estrutura sanduíche, isto é, uma camada impermeável entre duas camadas de suporte do mesmo tipo, a aderência é avaliada pelo teste de resistência da casca, de acordo com o padrão NF EN 431. Os resultados são apresentados nas tabelas 5 a 8. Tabela 5: Aderência das composições da tabela 1 sobre vários suportes em PVC. [o ]r172/ 3/45] Camada de suporte feita de PVC reciclado, 3/1 1 1 1 compreendendo cargas Camada de suporte de PVC espumável, incluindo cargas [BI fo 1 1 01) Camada de suporte de PVC não-espumável, 3/2 1 compreendendo cargas Filme de PVC compreendendo cargas Blil1 1 /1[1] Tabela6: Aderência das composições da tabela 2 sobre vários suportes em PVC. E [T/6[ 7 [8/9 1) Camada de suporte feita de PVC reciclado, 3171 1 1 compreendendo cargas Camada de suporte de PVC espumável, compreendendo 3/12/22 1/11 cargas Camada de suporte de PVC não-espumável, 3 111 compreendendo cargas Filme de PVC compreendendo cargas EISNENDENHEN
Tabela 7: Aderência das composições da tabela 2 sobre vários suportes em PVC. [oo Juris 6) Camada de suporte feita de PVC reciclado, 3/3 |? ? compreendendo cargas ers Camada de suporte de PVC espumável, compreendendo 3 3 3/33 cargas Camada de suporte de PVC não-espumável, 3 3 |? compreendendo cargas Filme de PVC compreendendo cargas Tabela 8: Aderência das composições da tabela 3 sobre vários suportes em PVC. [LL 718) Camada de suporte feita de PVC reciclado, compreendendo cargas Camada de suporte de PVC espumável, compreendendo cargas Camada de suporte de PVC não-espumável, compreendendo cargas Filme de PVC compreendendo cargas
A camada de suporte reciclada em PVC, que foi utilizada na avaliação da aderência, compreende 30% de PVC por peso, 55% de cargas inorgânicas e 14% de plastificante por peso.
A camada de suporte espumável em PVC, que foi utilizada na avaliação da aderência, compreende 100 pcr de PVC P682 da Pevikon& e DP 2170 da Pevikon&, 117 per de carbonato de cálcio (Omya BL 20), utilizados como carga inorgânica, 2,9 por de agente de expansão, azodicarbonamida (Porofor ADCL-C2), 1,38 per de óxido de zinco (ZnO), utilizado para baixar a temperatura de decomposição do agente de expansão, 0,7 pcr de titânio RC 82, 30,3 per de DIHP (Jayflex 77), 26,2 per de DIBP (Palatinol& IC) e 14,5 per de hidrocarboneto desaromatizado, utilizado como redutor de viscosidade (Exxsol D100) e “pcr” referente à porcentagem em relação à quantidade de PVC.
A camada de suporte não espumável em PVC, utilizada na avaliação da aderência, compreende 100 pcr de Lacovyl PVC PB 1702 H,
156 per de carga inorgânica (Omya BL20), 45 per de DIHP (Jayflex 77), 28 per de DIBP (Palatinol IC) e 5 per de redutor de viscosidade (Exxsol D100) e “per” referente à porcentagem em relação à quantidade de PVC.
A película em PVC que compreende cargas inorgânicas, utilizada na avaliação da aderência, compreende 100 per de Evipol PVC 6030, 100 per de carbonato de cálcio (Imerys Micronic P5), utilizado como carga inorgânica, 33 per de plastificante DINP da Exxon e 6 per de estabilizador Lagor (Lastab S DC 1211).
Ao comparar as várias composições testadas e uma composição de controle (composição de álcool polivinílico não contendo composto de silano — composição T —), parece que a composição que compreende um composto de silano funcionalizado, compreendendo, pelo menos, uma função de amina, permite a aderência sobre a película ou camada em PVC, compreendendo cargas inorgânicas, seja ou não a camada não espumável, ou espumável, e espumada.
Além disso, as composições que compreendem a mistura de compostos de silano, que têm funcionalidades diferentes, não melhoram a aderência.
Preferivelmente, o composto de silano funcionalizado representa entre 6 e 40 per (porcentagem em relação ao álcool polivinílico). Vantajosamente, em relação à camada não espumável em PVC, o composto de silano funcionalizado representa, aproximadamente, 6 per, e, em relação à camada espumável em PVC, o composto de silano funcionalizado representa, aproximadamente, 20 per.
Foi estudada a aderência da composição na chamada aplicação “sanduíche” entre duas camadas de suporte (tabela 8). Foi observada melhora na aderência. Em relação à quantidade de silano funcionalizado, compreendendo, pelo menos, uma função de amina, de 15 por, a aderência passa de O N/5S0 (mm) para 23 N/SO (mm) com a camada de suporte 3 elaborada de PVC reciclado, compreendendo cargas, e para 11 N/S0 (mm) em relação à camada de suporte não espumável em PVC 3. Tabela 8: Aderência (em N/50 (mm)) de composições, de acordo com a invenção de suportes diferentes. [ composição ER a ao | Camada de 15 17 23 inseparável suporte feita de PVC reciclado, compreendendo cargas Camada de 4 4 7 1 28 suporte de PVC não-espumável, compreendendo cargas A composição, de acordo com a invenção, pode ser aplicada em uma única camada, ou, possivelmente, na forma de diversas camadas sucessivas.
A espessura da camada impermeável, ou camadas impermeáveis, na cobertura da superfície, é, preferivelmente, entre 0,5 um e 10 um, vantajosamente entre 4 um e 8 um.
A camada impermeável muito fina tem a vantagem de permitir a cobertura em PVC, que compreende a camada impermeável, para ser 15º compatível aos métodos convencionais de reciclagem das coberturas em PVC, permitindo, assim, que as coberturas sejam recicladas.
A chamada composição da “camada impermeável” é aplicada sobre, pelo menos, uma das camadas da cobertura multicamada (figuras 1 a 6). A composição é, preferivelmente, aplicada na camada de suporte em PVC 3 da cobertura multicamada.
A camada decorativa 5 pode, possivelmente, ser aplicada na porção superior da camada de suporte 3
(figura 4) ou na camada impermeável 2 que cobre a camada de suporte 3 da cobertura multicamada (figura 5). A camada decorativa pode ser qualquer camada adequada, preferivelmente em tinta ou película, compreendendo um ou mais desenhos decorativos.
A composição da camada impermeável é aplicada na parte inferior da camada de suporte 3 e/ou na parte superior da camada de suporte 3. A expressão “parte inferior” é compreendida como a porção da parte de baixo da camada de suporte 3 que entra em contato com a superfície a ser coberta, sendo compreendido que a “parte superior” representa a porção da parte de cima da camada de suporte 3 que entra em contato com a camada de desgaste 4.
A camada de suporte 3 pode ser não espumável ou espumável. No caso de uma camada de suporte espumável 3, a camada compreende uma ou mais agentes de expansão, como sulfonil hidrazona, por exemplo, P, P' —oxi bis benzeno sulfonil hidrazona, ou azodicarbonamida, por exemplo, Unifoam AZ ULTRA 7043 ou Ultra 1050.
A camada impermeável 2 apresenta boa aderência na camada em PVC na qual ela é aplicada, além de apresentar efeito impermeável ao impedir a migração de plastificantes e/ou contaminantes pela cobertura da superfície e, mais particularmente, em relação à camada decorativa 5 (figuras 4 a 6).
O efeito impermeável da composição foi avaliado pelo teste de alcatrão, que consiste em colocar alcatrão líquido na parte inferior da cobertura multicamada de superfície, compreendendo a camada impermeável, de acordo com a invenção, aplicada úmida, entre 7 g/m2 e 45 g/m2. O alcatrão pode migrar por uma semana em uma temperatura de, aproximadamente, 70ºC. A classificação entre “1” e “5” é atribuída com base na aparência de uma mancha na parte superior do revestimento de piso. “1” significa que não há diferença em relação à cobertura de superfície sem alcatrão e as classificações “3” a “5” significam que a cobertura de superfície apresenta uma cor com variação entre marrom escuro e preto. Os resultados são apresentados na tabela 9. Tabela 9: Efeito impermeável Sem camada | T 1O 10 10 10 T o ft sem ee ste [nte Dee [ode baixo de uma 5 1 3 1 camada de suporte não espumável.
Preferivelmente, a composição é aplicada úmida na camada de suporte entre 15 g/m2 e 45 g/m2, vantajosamente, com, aproximadamente, 22 g/m2 ou, aproximadamente, 35 g/m2.
Na cobertura de superfície, a camada impermeável tem, preferivelmente, uma espessura de, pelo menos, 4 um a Sum. Preferivelmente, a cobertura multicamada de superfície também pode compreender um verniz de proteção, por exemplo, em poliuretano, aplicado na face mais alta da camada de desgaste 4.
A aderência da composição do álcool polivinílico, contendo ou não um composto de silano funcionalizado, também pode ser melhorada com o uso de uma base que é, inicialmente, aplicada na camada de suporte
3. Preferivelmente, a base é um copolímero, incluindo ácidos acrílicos, por exemplo, Neocry1& A 1131, ou XK 151 da DSM, dispersão poliuretânica, por exemplo, Neorez R 989 da DSM, dispersão de poliisocianato, por exemplo, Bayhydur& VP LS 2240, ou uma combinação destes compostos. O uso da mistura das dispersões de PVC e resina de acrílico é também possível.
Legenda: 1: Camada não espumável 2: Camada impermeável 3: Camada de suporte 4: Camada de desgaste 5: Camada decorativa

Claims (16)

REIVINDICAÇÕES
1. Cobertura de superfície caracterizada por compreender uma camada em PVC, a camada compreendendo cargas inorgânicas, a camada compreendendo uma camada impermeável (2) que compreende álcool polivinílio e composto de silano, o composto de silano compreendendo, pelo menos, uma função de amina.
2. Cobertura de superfície de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo composto de silano que tem a seguinte fórmula: R1 R2—Si-R4—N-RS R3 em que R1, R2, R3 são, de forma interdependente, um grupo de hidroxila, grupo de metoxi e grupo de etoxi, e em que R4 é um grupo de (CH2)n, n sendo igual a 1, 2 ou 3, e em que R5 é, independentemente de R1, R2 ou R3, hidrogênio, alquila cíclica ou linear, fenil, grupo de amida ou grupo de amino etil da fórmula -C2H4-NH-R7, R7 sendo hidrogênio, 15º alquila, grupo de fenil, grupo de benzila ou grupo de vinil-benzila.
3. Cobertura de superfície de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada pelo composto de silano ser selecionado do grupo que consiste em 3-aminopropil-trietoxisilano, 3-aminopropil-trimetoxisilano, aminoetil-aminopropil-silano triol, aminoetil-aminopropil- trimetoxisilano, N- (2-Aminoetil) -3-aminopropil- trimetoxisilano, N-(2-Aminoetil) -3- aminopropil-metilodimetoxisilano, N-2-(benzilamina)-etil-3-aminopropil- trimetoxisilano, — N-2-(vinilbenzilamina)-etil-3-aminopropil trimetoxisilano, N-ciclohexila-aminometila-metilodietoxisilano, N- Ciclohexila-aminometil-trietoxisilano, N-Ciclohexila-aminometil- trietoxisilano, “N-Ciclohexila-3-aminopropil-trimetoxisilano, — N-Fenil- aminometila- trimetoxisilano e 3-Ureidopropil-trimetoxisilano, Vinilbenzil- aminoetil-aminopropil- trimetoxisilano.
4. — Cobertura de superfície de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizada pelo composto de silano representar entre 6% e 40% por peso do peso total do álcool polivinílico.
5. — Cobertura de superfície de acordo com qualquer uma S —das reivindicações | a 4, caracterizada pela cobertura compreender uma camada de suporte (3) e uma camada de desgaste (4).
6. — Cobertura de superfície de acordo com a reivindicação 5 caracterizada pela camada impermeável (2) estar localizada entre a camada de suporte (3) e a camada de desgaste (4) e/ou na parte inferior da camada de suporte (3).
7. — Cobertura de superfície de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizada pela camada em PVC compreender, preferivelmente, a camada de suporte (3), ser espumada.
8. — Cobertura de superfície de acordo com qualquer uma 15º das reivindicações 1 a 7, caracterizada pela camada em PVC, preferivelmente a camada de suporte (3), ser compacta.
9. Cobertura de superfície de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizada pela cobertura compreender também um verniz de proteção em poliuretano.
10. Cobertura de superfície de acordo com qualquer uma das reivindicações | a 9, caracterizada pela cobertura ser revestimento de piso.
11. Método de fabricação de uma cobertura multicamada de superfície como definida em qualquer uma das reivindicações de 1 a 10, caracterizado por compreender uma etapa de aplicação de uma composição que compreende álcool polivinílico e composto de silano que compreendem, pelo menos, uma função de amina em, pelo menos, uma camada de cobertura para formar uma camada impermeável (2).
12. Método de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pela aplicação da composição ser efetuada por impressão.
13. Método de acordo com a reivindicação 11 ou 12, caracterizado pela aplicação da composição ser efetuada com uma largura de4ouS metros.
14. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações de 10 a 12, caracterizado pela composição ser aplicada para formar uma camada impermeável (2) de 0,5u a 10u de espessura, quando seca, na cobertura multicamada.
15. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações de 10 a 13, caracterizado pela aplicação da composição ser efetuada na parte superior e/ou parte inferior da camada de suporte (3) da cobertura multicamada.
16. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 15º del0al4,caracterizado pela composição ser preparada com o preparo de uma mistura que compreende entre 80% e 95% do peso da água, entre 5% e 20% do peso de álcool polivinílico e, possivelmente, entre 0,4% e 1,5% do peso de um agente umectante, a mistura sendo, inicialmente, aquecida entre 90ºC e 95ºC, antes de acrescentar, ainda quente, o composto de silano, que representa entre 6% e 40% do peso (pcr) em relação à quantidade de álcool polivinílico.
BRPI0924551-0A 2009-06-09 2009-06-09 Cobertura de superfície e método de fabricação de uma cobertura multicamada de superfície BRPI0924551B1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0924551-0A BRPI0924551B1 (pt) 2009-06-09 2009-06-09 Cobertura de superfície e método de fabricação de uma cobertura multicamada de superfície

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0924551-0A BRPI0924551B1 (pt) 2009-06-09 2009-06-09 Cobertura de superfície e método de fabricação de uma cobertura multicamada de superfície

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0924551A2 true BRPI0924551A2 (pt) 2021-10-13
BRPI0924551B1 BRPI0924551B1 (pt) 2022-02-22

Family

ID=80742415

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0924551-0A BRPI0924551B1 (pt) 2009-06-09 2009-06-09 Cobertura de superfície e método de fabricação de uma cobertura multicamada de superfície

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0924551B1 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0924551B1 (pt) 2022-02-22

Similar Documents

Publication Publication Date Title
AU2009347572B2 (en) Multilayer surface coating with barrier layer
CA2937570C (en) Air-water barrier silicone coatings
KR100921676B1 (ko) 무용제 우레탄 방수제가 코팅된 고무화 아스팔트 시트를 이용한 복합 방수 시트 구조체 및 복합 시트 방수 공법
JP5242804B2 (ja) 表面の密閉方法
KR20170015895A (ko) 분무 가능한 조성물, 이의 용도 및 건물 부품 내 개구 또는 간극의 밀봉 방법
BR112019017810A2 (pt) Composição à base de água com propriedades mecânicas aprimoradas
EP2984115B1 (de) Primerlose haftung von kleb- und dichtstoffen auf basis von silanfunktionellen polymeren
US20170044400A1 (en) Superhydrophobic elastomeric silicone coatings
BRPI0924551A2 (pt) Cobertura multicamada de superfície com camada impermeável
RU2505560C2 (ru) Многослойное покрытие поверхности со вспененным поддерживающим слоем
RU2573901C2 (ru) Способ получения поверхностного покрытия, имеющего защитный слой
EP1424355B1 (en) Method for surface treatment of rubber, process for production of rubber articles, rubber compositions, rubber moldings and process for production thereof
LU102867B1 (en) PVC-based multilayer surface covering with PVOH barrier
JP5507823B2 (ja) ウレタン系シーリング材の表面処理方法、一液型表面処理剤、および、この一液型表面処理剤が塗布された壁又は屋根
Wypych Plasticizers in Various Industrial Products
JP6279919B2 (ja) 積層体
JP2002106118A (ja) 積層防水構造
JP2014168947A (ja) 積層体
JPH055090A (ja) シーリング材の表面処理剤
JP2014141665A (ja) 被覆材及び被覆方法

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 09/12/2011, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. PATENTE CONCEDIDA CONFORME ADI 5.529/DF, QUE DETERMINA A ALTERACAO DO PRAZO DE CONCESSAO.

B16C Correction of notification of the grant [chapter 16.3 patent gazette]

Free format text: REF. RPI 2668 DE 22/02/2022 QUANTO A DATA DE DEPOSITO.