BRPI0913113B1 - Ferramental de colocação no lugar de bucha de chaveta e kit de atarraxamento e de colocação no lugar de chaveta - Google Patents
Ferramental de colocação no lugar de bucha de chaveta e kit de atarraxamento e de colocação no lugar de chaveta Download PDFInfo
- Publication number
- BRPI0913113B1 BRPI0913113B1 BRPI0913113-2A BRPI0913113A BRPI0913113B1 BR PI0913113 B1 BRPI0913113 B1 BR PI0913113B1 BR PI0913113 A BRPI0913113 A BR PI0913113A BR PI0913113 B1 BRPI0913113 B1 BR PI0913113B1
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- key
- tooling
- percussion
- tool
- place
- Prior art date
Links
Classifications
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B25—HAND TOOLS; PORTABLE POWER-DRIVEN TOOLS; MANIPULATORS
- B25B—TOOLS OR BENCH DEVICES NOT OTHERWISE PROVIDED FOR, FOR FASTENING, CONNECTING, DISENGAGING OR HOLDING
- B25B27/00—Hand tools, specially adapted for fitting together or separating parts or objects whether or not involving some deformation, not otherwise provided for
- B25B27/14—Hand tools, specially adapted for fitting together or separating parts or objects whether or not involving some deformation, not otherwise provided for for assembling objects other than by press fit or detaching same
- B25B27/143—Hand tools, specially adapted for fitting together or separating parts or objects whether or not involving some deformation, not otherwise provided for for assembling objects other than by press fit or detaching same for installing wire thread inserts or tubular threaded inserts
-
- Y—GENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
- Y10—TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
- Y10T—TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
- Y10T279/00—Chucks or sockets
- Y10T279/34—Accessory or component
- Y10T279/3406—Adapter
Landscapes
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Mechanical Engineering (AREA)
- Percussive Tools And Related Accessories (AREA)
- Portable Nailing Machines And Staplers (AREA)
- Details Of Spanners, Wrenches, And Screw Drivers And Accessories (AREA)
- Hand Tools For Fitting Together And Separating, Or Other Hand Tools (AREA)
Abstract
ferramental de colocação no lugar de bucha de chaveta e kit de atarraxamento e de colocação no lugar de chaveta para a colocação no lugar da bucha (300) de chaveta (320), o ferramental pode ser montado em uma ferramenta de atarraxamento (100), e conectado a uma alimentação pneumática. ele compreende um dispositivo de transmissão de torque de atarraxamento (14, 52) para atarraxar a bucha, e em um cárter (12), um dispositivo de percussão de chaveta (16), que permite engastar a chaveta na bucha quando uma pressão de engaste lhe é aplicada pela alimentação pneumática. o dispositivo de percussão (16) compreende uma pluralidade de pratos (18a, 18b, 18c) substancialmente perpendiculares ao eixo de atarraxamento. a pressão de engaste brutalmente aplicada sobre os pratos no interior do cárter (12), aciona o dispositivo de percussão de chaveta e permite o engaste dessas últimas. o ferramental não compreende peças mecânicas em movimento e apresenta uma grande confiabilidade. a invenção visa também um kit que compreende um ferramental desse tipo e uma ferramenta de atarraxamento.
Description
“FERRAMENTAL DE COLOCAÇÃO NO LUGAR DE BUCHA DE CHAVETA E KIT DE ATARRAXAMENTO E DE COLOCAÇÃO NO LUGAR DE CHAVETA”
[0001] A invenção se refere ao domínio dos ferramentais para a colocação no lugar de buchas de chaveta.
[0002] Uma tal bucha de chaveta 300 é apresentada nas figuras 1 e 2. Ela compreende um corpo de bucha rosqueado exteriormente 310, que é colocado no lugar por atarraxamento, e uma ou várias chavetas 320 (quatro no exemplo representado), que são engastadas no momento da colocação no lugar para impedir qualquer desatarraxamento da bucha. O engaste de uma chaveta é feito percutindose axialmente essa última (de acordo com o eixo do corpo de bucha, flechas A) para fazer a chaveta penetrar, à força, entre a bucha e o alojamento no qual ela foi previamente atarraxada.
[0003] Para a colocação no lugar de buchas de chavetas, é utilizado habitualmente um ferramental de colocação no lugar montada em uma ferramenta de atarraxamento. Um exemplo de um tal ferramental 400, montado em uma pistola de atarraxamento 500, é dado na figura 3.
[0004] Para permitir o atarraxamento da bucha, o ferramental de colocação no lugar 400 compreende uma árvore 410, da qual uma extremidade é própria para ser acionada em rotação pela ferramenta de atarraxamento 500 via um adaptador de árvore 460, e da qual uma outra extremidade recebe um nariz de colocação de buchas (não representado), e permite por intermédio desse último o atarraxamento da bucha.
[0005] Para permitir o engaste da chaveta, o ferramental 400 pode ser ligado a uma alimentação pneumática. No momento de percutir a chaveta, uma pressão de ar é brutalmente aplicada sobre um prato 420 (na superfície da direita 470 desse último na figura 3). Sob o efeito dessa pressão, esse prato 420 se desloca acionando para isso uma cabeça cônica 430. Essa última afasta em seu movimento pequenas bielas 440 que por contragolpe propulsam um percutor 450, de maneira a que esse último percuta as chavetas permitindo o engaste das mesmas.
[0006] Tais buchas de chavetas são notadamente utilizadas na aeronáutica
Petição 870190138594, de 23/12/2019, pág. 7/19
2/10 para unir peças de aeronaves, por exemplo peças de motor de avião. Uma dificuldade que sobrevém freqüentemente, por ocasião de tais uniões, é a falta de espaço que pode complicar e mesmo impedir em certos casos a colocação no lugar da bucha.
[0007] De maneira que, a fim de limitar a ocupação de espaço do ferramental, o diâmetro do ferramental não pode exceder um certo tamanho. Conseqüentemente, a superfície do prato é limitada e a força de pressão que é aplicada nele também. É por essa razão que a fim de transmitir ao percutor uma força suficiente para permitir engastar a chaveta, recorre-se ao sistema de pequenas bielas 440 apresentado precedentemente para desmultiplicar o movimento do prato 420. Graças a esse sistema, para um trajeto (um deslocamento) dado do prato 420, o percutor 450 só realiza um trajeto que só é uma fração desse último. Assim, a força disponível para a percussão é desmultiplicada, e o engaste da chaveta pode ser realizado em condições adequadas.
[0008] Esse sistema apresenta, no entanto, o inconveniente de que as pequenas bielas 440, submetidas a solicitações mecânicas grandes, se desgastam rapidamente. O ferramental de colocação no lugar de buchas de chaveta é portanto pouco confiável, e as pequenas bielas devem com freqüência ser substituídas ou consertadas.
[0009] Um primeiro objetivo da invenção é fornecer um ferramental de colocação no lugar de uma bucha de chaveta, próprio para ser montado em uma ferramenta de atarraxamento, e próprio para ser conectado a uma alimentação pneumática; que compreende um dispositivo de transmissão de torque de atarraxamento, que permite atarraxar a bucha de acordo com um eixo de atarraxamento quando um torque de atarraxamento é aplicado ao dispositivo pela ferramenta de atarraxamento; e um dispositivo de percussão de chaveta alojado em um cárter, que permite engastar a chaveta na bucha quando uma pressão de engaste lhe é aplicada pela alimentação pneumática, de confiabilidade elevada, e que tem um volume reduzido.
[0010] Esse objetivo é atingido graças ao fato de que o dispositivo de percussão
Petição 870190138594, de 23/12/2019, pág. 8/19
3/10 compreende uma pluralidade de pratos substancialmente perpendiculares ao eixo de atarraxamento e pelo menos parcialmente superpostos ao longo desse último, próprios sob o efeito da pressão de engaste brutalmente aplicada sobre esses últimos a acionar o dispositivo de percussão e permitir o engaste da chaveta.
[0011] Ainda que a definição precedente de um ferramental de acordo com a invenção só tenha sido apresentada fazendo-se referência a uma chaveta (única), compreende-se naturalmente que um tal ferramental é previsto para montar uma bucha que compreende ou uma só chaveta, ou várias chavetas. Nesse último caso, o dispositivo de percussão de chaveta permite a percussão de todas as chavetas em uma só operação.
[0012] Graças à utilização de uma pluralidade de pratos (por exemplo, dois, três ou quatro pratos), a pressão de engaste, no lugar de ser aplicada sobre um superfície única, que não pode exceder a superfície de seção do ferramental, é aplicada sobre um conjunto de superfícies (as superfícies dos pratos); graças a isso, é possível duplicar, triplicar e mesmo aumentar ainda mais a superfície submetida à pressão de engaste e assim, aplicar ao dispositivo de percussão uma força suficiente para que ele possa eficazmente engastar a ou as chavetas.
[0013] Vantajosamente, como os pratos são pelo menos parcialmente superpostos ao longo do eixo de atarraxamento, o volume radial do ferramental é menor do que se existisse só um prato único. Graças a isso, o ferramental permanece relativamente compacto. Na prática, são previstos em geral pratos de mesma dimensão, dispostos lado a lado uns na seqüência dos outros ao longo do eixo de atarraxamento/percussão, perpendicularmente a esse último. O cárter tem nesse caso como perímetro exterior substancialmente aquele dos pratos.
[0014] De acordo com um modo de realização, o dispositivo de percussão é constituído por peças fixas umas em relação às outras. De fato, a utilização de vários pratos permite evitar o recurso a sistemas de desmultiplicação mecânica, tais como pequenas bielas. Assim, vantajosamente, o dispositivo de percussão pode ser constituído por peças fixas, sem parte móvel, o que permite que ele apresente uma excelente confiabilidade.
Petição 870190138594, de 23/12/2019, pág. 9/19
4/10
[0015] Será, no entanto, notado que a utilização de vários pratos para aumentar a força de pressão aplicada ao dispositivo de percussão, não exclui o que se recorra a um dispositivo mecânico (notadamente para a desmultiplicação) de tipo pequenas bielas ou outro, em função das tensões especiais de colocação no lugar da bucha de chaveta.
[0016] De acordo com um modo de realização, para o atarraxamento, o dispositivo de transmissão de torque compreende uma árvore de atarraxamento, da qual uma extremidade é própria para ser acionada em rotação pela ferramenta de atarraxamento, e da qual uma outra extremidade é própria para ser conectada a um adaptador de atarraxamento.
[0017] De acordo com um modo de realização, o dispositivo de percussão compreende uma parte em forma de luva, montada deslizante coaxialmente em torno de uma árvore que transmite o torque de atarraxamento, os pratos sendo dispostos no cárter em torno dessa parte em forma de luva, pelo menos um dos pratos sendo desmontável em relação a essa parte em forma de luva. A árvore faz parte naturalmente nesse caso do dispositivo de transmissão de torque de atarraxamento. Ela serve então também para a guia do dispositivo de percussão. A concepção do dispositivo de percussão com pelo menos um prato que pode ser desmontado da parte em forma de luva permite substituir, em caso de necessidade, somente o ou os pratos desmontáveis sem que se tenha necessidade de substituir o dispositivo de percussão inteiro.
[0018] Por outro lado, de acordo com um modo de realização, os pratos e/ou os elementos de cárter são sem contra-rebaixo na direção de atarraxamento, o que facilita a fabricação dos mesmos, notadamente a usinagem dos mesmos. O cárter pode assim ser constituído pelo empilhamento de peças de cárter sem contrarebaixo. É possível então prever a união de seus elementos sucessivos por parafusos dispostos de acordo com a direção de atarraxamento. Vantajosamente, os parafusos podem solidarizar simultaneamente várias partes de cárter, por exemplo quatro partes de cárter no modo de realização ilustrado pelas figuras.
[0019] De acordo com um modo de realização, o ferramental compreende meios
Petição 870190138594, de 23/12/2019, pág. 10/19
5/10 de retorno do dispositivo de percussão, que permitem depois de uma percussão fazê-lo voltar para uma posição inicial que permite uma nova percussão.
[0020] De acordo com um modo de realização, os meios de retorno compreendem pelo menos uma mola, por exemplo um conjunto de molas de compressão regularmente espaçadas na circunferência do cárter.
[0021] De acordo com um modo de realização, pelo menos um conduto de ar disposto em uma ou várias parede(s) do cárter permite colocar sob pressão de ar os pratos. O conduto de ar é assim formado sem adição de peças suplementares, e é protegido contra os choques durante a utilização do ferramental, pelo próprio corpo do cárter.
[0022] Um segundo objetivo da invenção é fornecer um kit de atarraxamento e de colocação no lugar de chaveta, que compreende uma ferramenta de atarraxamento e um ferramental de colocação no lugar de chaveta, de confiabilidade elevada, e que tem um volume bastante reduzido.
[0023] Esse objetivo é atingido graças ao fato de que o kit compreende um ferramental de colocação no lugar de chaveta tal como descrito precedentemente.
[0024] Em um tal kit, a ferramenta de atarraxamento é adaptada para receber o ferramental de colocação no lugar de bucha de chaveta. Ela pode compreender um disparador para desencadear uma subida brutal de pressão no ferramental de colocação no lugar de bucha de chaveta e permitir o engaste da chaveta.
[0025] A invenção será bem compreendida e suas vantagens aparecerão melhor com a leitura da descrição detalhada que se segue, de modos de realização representados a título de exemplos não limitativos. A descrição se refere aos desenhos anexos, nos quais:
As figuras 1 e 2 já descritas representam esquematicamente uma bucha de chavetas, respectivamente em vista de lado e em vista de frente;
A figura 3 já descrita é uma vista em corte axial de uma ferramenta e de um ferramental conhecidos, que permitem a colocação no lugar de buchas de chavetas;
A figura 4 representa uma vista esquemática em perspectiva de uma
Petição 870190138594, de 23/12/2019, pág. 11/19
6/10 ferramenta de atarraxamento e de um ferramental de colocação no lugar de buchas de acordo com a invenção;
A figura 5 representa uma vista esquemática de lado da ferramenta e do ferramental da figura 4, uma seção axial do ferramental sendo representada, na posição inicial antes de percussão; e
A figura 6 é uma ampliação da seção axial do ferramental de colocação no lugar de bucha das figuras 4 e 5, mas representada na posição final, depois de percussão.
[0026] Fazendo-se referência às figuras 4 a 6, uma ferramenta de atarraxamento 100 equipada com um ferramental 10 de colocação no lugar de bucha de chaveta de acordo com a invenção vai agora ser apresentada.
[0027] A ferramenta de atarraxamento 100 é uma chave de ângulo que permite o atarraxamento de todos os tipos de parafusos ou outros. A ferramenta de atarraxamento 100 é alimentada por uma alimentação pneumática (não representada) via uma conexão 102. Ela compreende um compor alongado 103, que contém meios para utilizar a pressão de ar de alimentação de maneira a evitar na saída um torque de atarraxamento (ou desatarraxamento). A conexão de alimentação com ar 102 é conectada a uma primeira extremidade 104 da ferramenta 100. Na outra extremidade 106 dessa última, que forma um ângulo reto, a ferramenta 100 apresenta uma interface de conexão 108 que permite a fixação e o acionamento de um conector de atarraxamento ou de um outro ferramental próprio para ser montado na ferramenta de atarraxamento 100.
[0028] Finalmente, a ferramenta de atarraxamento 100 compreende meios de disparo (alavanca 110), que permite colocar sob pressão de ar a ferramenta 100 e assim provocar o atarraxamento. Um botão-inversor 112 é também previsto na ferramenta de atarraxamento 100 para passar em modo de atarraxamento e inverter o sentido de rotação se for desejado.
[0029] O ferramental 10 de colocação no lugar de ducha de chaveta é fixado na interface de conexão 108 da ferramenta 100.
[0030] Esse ferramental 10 é constituído principalmente por um cárter 12 feito de
Petição 870190138594, de 23/12/2019, pág. 12/19
7/10 quatro partes 12A, 12B, 12C e 12D, uma árvore 14, e um dispositivo de percussão
16. O dispositivo de percussão 16 compreende um percutor 17, dois pratos interiores 18A e 18B, e um nariz de colocação de buchas 20 fixado na extremidade do percutor 17 na direção de atarraxamento/percussão.
[0031] O dispositivo de percussão 16 (mais precisamente, o percutor 17) compreende, no interior do cárter 12, uma parte principal em forma de luva 22 e um prato 18C. A parte 22 em forma de luva compreende uma passagem interna 24 da qual o diâmetro é substancialmente igual àquela da arvore 14 com exceção da folga. O dispositivo de percussão 16 é montado de maneira a poder deslizar sobre a árvore 14 disposta na passagem 24 do percutor 17.
[0032] O prato 18B de forma circular é disposto em torno da parte 22 em forma de luva do percutor 17. Um ressalto 26 é previsto nessa última para bloquear o prato 18B na parte 22 em forma de luva e impedir que o mesmo se desloque na direção de atarraxamento/percussão A.
[0033] O prato 18 A também de forma circular é disposto em torno da parte 22 em forma de luva no lado da interface de conexão 108 em relação ao prato 18B. Esse prato 18A é prolongado na direção de atarraxamento por uma parte cilíndrica 28 que contém a parte 22 em forma de luva e cuja extremidade na direção de atarraxamento A repousa sobre o prato 18B, impedindo que o mesmo suba na direção da interface de conexão 108.
[0034] Finalmente, a extremidade 30 do dispositivo de percussão 16 dirigida para a interface de conexão 108 é rosqueada exteriormente, e uma porca 31 associada a uma arruela 34 é atarraxada nessa extremidade 30 de maneira a bloquear o empilhamento dos pratos 18A, 18B e impedir que os mesmos subam na direção da interface de conexão 108.
[0035] Graças a essa porca 31, as diferentes peças do dispositivo de percussão 16 são ligadas rigidamente juntas, a saber notadamente o percutor 17, os dois pratos 18A e 18B e o nariz de colocação de buchas 20.
[0036] Será notado que qualquer sistema que permite solidarizar os pratos 18A e 18B (e mesmo 18C) à parte de luva 22 do dispositivo de percussão 16 pode
Petição 870190138594, de 23/12/2019, pág. 13/19
8/10 também ser utilizado em outros modos de realização da invenção.
[0037] O cárter 12 é composto por quatros partes 12A-12D, fixadas por um conjunto de parafusos 38 que passam através das passagens 40 formadas no volume do cárter 12 na direção de atarraxamento/percussão A. O cárter tem uma forma geral cilíndrica, as peças de extremidade 12A e 12D formando tampas nas extremidades do cárter.
[0038] As partes de cárter 12B e 12C compreendem também respectivamente pratos de separação fixos 42B e 42C que são prolongados até a parte 22 em forma de luva e contribuem assim para a guia e para a retenção do dispositivo de percussão 16. A peça de extremidade 12A, os pratos de separação 42B e 42C, e a peça de extremidade 12D definem e separam no interior do cárter três câmaras 32A, 32B e 32C substancialmente fechadas, independentes, cada uma delas tendo uma forma de segmento de cilindro.
[0039] Cada um dos pratos 18A, 18B e 18C se estende em uma das câmaras 32 A, 32B e 32C, perpendicularmente à direção de atarraxamento/percussão, e pode se deslocar de acordo com um trajeto limitado entre uma posição inicial, antes de percussão, na qual o prato está no lado oposto à direção de atarraxamento/percussão, até uma posição final, depois de percussão, na qual ele está em batente contra a parede da câmara no lado da direção de atarraxamento/percussão (essas paredes são pratos de separação 42B, 42C e a peça de cárter de extremidade 12D).
[0040] As câmaras 32 A, 32B e 32C são ligadas a um conduto 35 de alimentação com ar sob pressão via os orifícios de alimentação 36A, 36B, 36C. Em relação aos pratos 18A, 18B e 18C, esses orifícios se abrem no lado oposto à direção de atarraxamento/percussão A. Assim a pressão de ar dentro das câmaras 32A-32C, que provém do conduto 35 tende a empurrar os pratos 18A, 18B e 18C na direção de atarraxamento. O conduto 35 de alimentação com ar é formado no próprio volume da parede do cárter 12.
[0041] Depois da percussão das chavetas, para permitir que a pressão de ar caia de novo dentro das câmaras 32A, 32B, 32C, cada uma dessas últimas
Petição 870190138594, de 23/12/2019, pág. 14/19
9/10 compreende pelo menos uma abertura (aqui, três aberturas 37 dispostas com ângulos de 120°, em vista de acordo com o eixo de atarraxamento). As aberturas das câmaras 32A-32C são perfuradas através da parede do cárter 12 e previstas para colocar em comunicação as câmaras 32A-32C com o exterior do cárter, quando os pratos 18A, 18B e 18C estão substancialmente na posição extrema na direção de atarraxamento/percussão, depois da percussão. Enquanto os pratos 18A, 18B e 18C não estiverem substancialmente nessa posição, as aberturas 37 são obstruídas pelos pratos, o que impede que o ar seja evacuado por essas últimas e que a pressão diminua dentro das câmaras 321 A-32C.
[0042] O dispositivo de percussão 16 é finalmente submetido à ação de um conjunto de molas helicoidais 44 colocadas em recortes feitos de acordo com a direção de atarraxamento A, no fundo do cárter 12 (parte 12D). A ação dessas molas tende a levar o dispositivo de percussão 16 de volta à direção oposta à direção de atarraxamento/percussão empurrando para isso o prato 18C do dispositivo de percussão 16.
[0043] Na direção de atarraxamento A, o percutor 17 se termina por uma parte cilíndrica 23 que se estende fora do cárter 12.
[0044] Essa parte cilíndrica 23 na extremidade do dispositivo de percussão 16 é guiado exteriormente no movimento de percussão pela passagem interna 33 formada na extremidade da parte de cárter 12D, que é uma parte em forma de luva 46. No exterior rosqueado da parte em luva 46 é fixado o nariz de colocação de buchas 20. Esse nariz de colocação 20, de maneira conhecida, compreende um corpo cilíndrico 48 fixo, no qual é montado de maneira a poder deslizar um martelo 50 solidário do percutor 17. Por outro lado, um adaptador de atarraxamento 52 atarraxado em um recorte 54 da árvore 14 permite a transmissão do torque de atarraxamento da árvore 14 para a bucha, durante a etapa de atarraxamento dessa última.
[0045] O ferramental 10 é fixado na ferramenta de atarraxamento 100 da maneira seguinte: um anel 56 é atarraxado em um rosqueamento de um recorte disposto na interface de conexão 108 do corpo 103 da ferramenta de atarraxamento
Petição 870190138594, de 23/12/2019, pág. 15/19
10/10
100. A parte de cárter 12A é atarraxada sobre o anel 56. Para o acionamento em rotação da árvore 12, um quadrado de acionamento da ferramenta de atarraxamento assegura a ligação com a árvore 14 permitindo a transmissão do movimento rotativo (atarraxamento/desatarraxamento) a essa última.
[0046] Por outro lado, um disparador 60 (figura 4) que permite colocar ou não sob pressão de ar o conduto de alimentação 53 e, portanto, desencadear a percussão, é fixado na parte de cárter 12A.
[0047] O funcionamento do ferramental 10 de colocação no lugar de chaveta é o seguinte:
Introduz-se a bucha no local que está previsto para essa última.
Atarraxa-se a bucha de maneira clássica com o auxílio do adaptador de atarraxamento, acionado em rotação pela ferramenta de atarraxamento 100 via a árvore 14.
Engasta-se então as chavetas da maneira seguinte: Por pressão sobre o disparador 60, abre-se o acesso do conduto de alimentação 35 ao ar sob pressão fornecido pela alimentação pneumática.
[0048] As partes das câmaras 32A, 32B e 32C situadas no lado oposto à direção de atarraxamento/percussão são quase instantaneamente colocados sob pressão (tipicamente da ordem de 6 Bars). Submetidos a essa pressão, os três pratos 18A, 18B e 18C são vivamente empurrados na direção de atarraxamento/percussão. O prato 18A aciona o prato 18B via sua parte cilíndrica 28, e esse último aciona a parte 22 em forma de luva do percutor 17 (graças ao ressalto 26). Assim, o dispositivo de percussão se desloca de uma só vez na direção de atarraxamento/percussão, e o martelo 59 engasta as chavetas em torno da bucha.
[0049] Quando os pratos 18A, 18B e 18C atingem sua posição extrema na direção de atarraxamento/percussão, as aberturas 37 são liberadas. O ar sob pressão é evacuado por essas aberturas 37 fazendo a pressão dentro das câmaras 32A, 32B e 32C voltar para a pressão ambiente, e permitindo a subida dos pratos 18A, 18B e 18C.
Claims (8)
1. Ferramental (10) de colocação no lugar de bucha (300) de chaveta (320), próprio para ser montado em uma ferramenta de atarraxamento (100), e próprio para ser conectado a uma alimentação pneumática; que compreende um dispositivo de transmissão de torque de atarraxamento (14, 52), que permite atarraxar a bucha de acordo com um eixo de atarraxamento quando um torque de atarraxamento é aplicado ao dito dispositivo pela ferramenta de atarraxamento; e um dispositivo de percussão de chaveta (16) alojado em um cárter (12), que permite engastar a chaveta na bucha quando uma pressão de engaste lhe é aplicada pela alimentação pneumática; caracterizado pelo fato de que o dispositivo de percussão (16) compreende uma pluralidade de pratos (18A, 18B, 18C) substancialmente perpendiculares ao eixo de atarraxamento e pelo menos parcialmente superpostos ao longo desse último, próprios sob o efeito da pressão de engaste brutalmente aplicada sobre esses últimos para acionar o dispositivo de percussão e permitir o engaste da chaveta.
2. Ferramental (10) de colocação no lugar de bucha de chaveta de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o dispositivo de percussão (16) é constituído por peças fixas umas em relação às outras.
3. Ferramental (10) de colocação no lugar de bucha de chaveta de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que o dispositivo de percussão compreende uma parte (22) em forma de luva, montada deslizante coaxialmente em torno de uma árvore (14) que transmite o torque de atarraxamento, os pratos (18A, 18B, 18C) sendo dispostos no cárter em torno dessa parte em forma de luva, pelo menos um dos pratos sendo desmontável em relação a essa parte em forma de luva (22).
4. Ferramental (10) de colocação no lugar de bucha de chaveta de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente meios de retorno (44) do dispositivo de percussão, que permitem depois de percussão fazê-lo voltar para uma posição inicial que permite uma nova percussão.
Petição 870190138594, de 23/12/2019, pág. 17/19
2/2
5. Ferramental (10) de colocação no lugar de bucha de chaveta de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que os meios de retorno do dispositivo de percussão compreendem pelo menos uma mola (44).
6. Ferramental (10) de colocação no lugar de bucha de chaveta de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de que pelo menos um conduto de ar (35) disposto em uma ou várias parede(s) do cárter permite colocar sob pressão de ar os pratos (18A, 18B, 18C) por ocasião da percussão
7. Ferramental (10) de colocação no lugar de bucha de chaveta de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de que o dispositivo de percussão compreende exatamente três pratos (18A, 18B, 18C).
8. Kit de atarraxamento e de colocação no lugar de chaveta, caracterizado pelo fato de que compreende uma ferramenta de atarraxamento (100) e um ferramental (10) como definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 7.
Applications Claiming Priority (3)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
FR0853212 | 2008-05-19 | ||
FR0853212A FR2931091B1 (fr) | 2008-05-19 | 2008-05-19 | Outillage de mise en place de douille a clavette et kit comprenant celui-ci |
PCT/FR2009/050922 WO2009150360A1 (fr) | 2008-05-19 | 2009-05-18 | Outillage de mise en place de douille a clavette et kit comprenant celui-ci |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BRPI0913113B1 true BRPI0913113B1 (pt) | 2020-06-02 |
Family
ID=39938151
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BRPI0913113-2A BRPI0913113B1 (pt) | 2008-05-19 | 2009-05-18 | Ferramental de colocação no lugar de bucha de chaveta e kit de atarraxamento e de colocação no lugar de chaveta |
Country Status (9)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US20110148051A1 (pt) |
EP (1) | EP2285534B1 (pt) |
JP (1) | JP2011520636A (pt) |
CN (1) | CN102036786B (pt) |
BR (1) | BRPI0913113B1 (pt) |
CA (1) | CA2724748C (pt) |
FR (1) | FR2931091B1 (pt) |
RU (1) | RU2518650C2 (pt) |
WO (1) | WO2009150360A1 (pt) |
Families Citing this family (7)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
CN104568296B (zh) * | 2014-12-08 | 2017-08-25 | 太原航空仪表有限公司 | 一种孔加压及孔保护的装置 |
CN106312918B (zh) * | 2015-07-09 | 2018-03-06 | 上海丞捷机电有限公司 | 螺栓拧紧器、螺栓拆松器及多螺栓拧紧拆松器 |
DE102016100933B4 (de) | 2016-01-20 | 2024-04-25 | Fairchild Fasteners Europe - Camloc Gmbh | Montagewerkzeug, dessen Verwendung und Verfahren zur Befestigung eines Gewindeeinsatzes |
US10668606B2 (en) | 2017-12-14 | 2020-06-02 | Raytheon Technologies Corporation | Key locked insert installation tool |
US10882167B2 (en) | 2018-09-26 | 2021-01-05 | Toyota Motor Engineering & Manufacturing North America, Inc. | Crimping devices including a pistol-grip air hammer and a crimp socket with a sloped key |
CN111283620B (zh) * | 2020-03-01 | 2021-01-12 | 张晓琳 | 一种可设定扭矩同时可扭转装入四根弹簧的机构 |
CN114851131B (zh) * | 2022-03-31 | 2024-02-23 | 呼伦贝尔安泰热电有限责任公司扎兰屯热电厂 | 一种齿形联轴器转动拆装工具 |
Family Cites Families (21)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US2929134A (en) * | 1957-05-16 | 1960-03-22 | Ingersoll Rand Co | Rotation and impact tool |
US3245137A (en) * | 1963-11-29 | 1966-04-12 | Newton Insert Company | Rotating and impact tool for installing a keyed threaded element |
US3390597A (en) * | 1966-04-20 | 1968-07-02 | Newton Insert Co | Threaded element installing device |
DE1929630A1 (de) * | 1969-06-11 | 1971-01-07 | Linde Ag | Trockenlauf-Kolbenmaschine,beispielsweise Trockenlauf- Kolbenverdichter,deren Kolben mit sogenannten gefangenen Kolbenringen ausgestattet sind |
DE2113933A1 (de) * | 1970-03-31 | 1971-10-14 | Phillips Internat Co | Werkzeug zur Anbringung von Einsaetzen |
US3915071A (en) * | 1972-07-28 | 1975-10-28 | Linde Ag | Piston for hydrostatic machines |
US3800886A (en) * | 1972-10-24 | 1974-04-02 | A Bazhal | Percussive drilling machine |
US3811515A (en) * | 1973-01-15 | 1974-05-21 | A Bazhal | Percussive drilling machine |
SE7808382L (sv) * | 1977-08-12 | 1979-02-13 | Bollhoff & Co | Gengbussning med vridlasning |
SU1172688A1 (ru) * | 1983-11-29 | 1985-08-15 | Днепропетровский Филиал Проектно-Конструкторского Технологического Института Автоматизации И Механизации | Приспособление дл установки и запрессовки шпонок в шпоночные пазы |
US4562755A (en) * | 1984-04-03 | 1986-01-07 | Rexnord Inc. | Installation tool for stud/insert with lock ring |
SU1209406A1 (ru) * | 1984-08-20 | 1986-02-07 | Ордена Трудового Красного Знамени Экспериментальный Научно-Исследовательский Институт Металлорежущих Станков | Способ запрессовки шпонки в вал и устройство дл его осуществлени |
US4714008A (en) * | 1985-11-21 | 1987-12-22 | Bowers Walter B | Piston for internal combustion engines and the like |
US4752996A (en) * | 1986-02-12 | 1988-06-28 | Microdot Inc. | Insert installation tool |
US4914933A (en) * | 1988-09-29 | 1990-04-10 | Rexnord Holdings Inc. | Installation and swaging tool for inserts |
US5040277A (en) * | 1989-12-18 | 1991-08-20 | Deutsch Al | Combined installation and swaging tool |
RU2047458C1 (ru) * | 1992-06-24 | 1995-11-10 | Самарский филиал Института машиноведения им.А.А.Благонравова РАН | Устройство для запрессовки шпонок в валы |
US5398574A (en) * | 1992-12-23 | 1995-03-21 | Unex Corporation | Fluid operating tool |
US5617623A (en) * | 1995-05-24 | 1997-04-08 | Jergens, Inc. | Installation tool for keylocking inserts |
US6854173B2 (en) * | 2002-07-08 | 2005-02-15 | The Boeing Company | Fastener installation apparatus and associated method |
CN200942494Y (zh) * | 2006-08-21 | 2007-09-05 | 郑晓存 | 一种夹具钳 |
-
2008
- 2008-05-19 FR FR0853212A patent/FR2931091B1/fr active Active
-
2009
- 2009-05-18 US US12/993,632 patent/US20110148051A1/en not_active Abandoned
- 2009-05-18 BR BRPI0913113-2A patent/BRPI0913113B1/pt active IP Right Grant
- 2009-05-18 EP EP09761911.8A patent/EP2285534B1/fr active Active
- 2009-05-18 RU RU2010151974/02A patent/RU2518650C2/ru active
- 2009-05-18 JP JP2011510027A patent/JP2011520636A/ja active Pending
- 2009-05-18 CN CN2009801181923A patent/CN102036786B/zh active Active
- 2009-05-18 WO PCT/FR2009/050922 patent/WO2009150360A1/fr active Application Filing
- 2009-05-18 CA CA2724748A patent/CA2724748C/fr active Active
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
EP2285534B1 (fr) | 2017-07-05 |
CA2724748C (fr) | 2016-01-26 |
RU2010151974A (ru) | 2012-06-27 |
US20110148051A1 (en) | 2011-06-23 |
FR2931091B1 (fr) | 2010-06-11 |
FR2931091A1 (fr) | 2009-11-20 |
RU2518650C2 (ru) | 2014-06-10 |
JP2011520636A (ja) | 2011-07-21 |
CN102036786B (zh) | 2013-02-13 |
EP2285534A1 (fr) | 2011-02-23 |
WO2009150360A1 (fr) | 2009-12-17 |
CN102036786A (zh) | 2011-04-27 |
CA2724748A1 (fr) | 2009-12-17 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
BRPI0913113B1 (pt) | Ferramental de colocação no lugar de bucha de chaveta e kit de atarraxamento e de colocação no lugar de chaveta | |
ES2428720T3 (es) | Casquillo de cambio rápido y conjunto de retención de llave hexagonal para una herramienta de instalación de fijaciones | |
US8176817B2 (en) | Tool coupling structure | |
US8147173B2 (en) | Adapter for operating a keyhole saw on a driving machine | |
US10267346B2 (en) | Expandable fixing device | |
JP2009531147A5 (pt) | ||
ES2318340T3 (es) | Herramienta de instalacion de fijaciones y kit para actualizar una herramienta de instalacion de fijaciones. | |
JP6806303B2 (ja) | 特に家具の側壁にシェルフを結合するための結合装置 | |
US20160047617A1 (en) | Universal remote trigger actuator | |
CN101439507A (zh) | 组合式螺丝旋紧器头部 | |
CN101543985B (zh) | 一种螺柱拧紧装置 | |
ES2654557T3 (es) | Casquillo con una resistencia reforzada | |
US2212686A (en) | Recoil construction | |
USD605921S1 (en) | Drill chuck adapter | |
KR101902115B1 (ko) | 너트 및 와셔 체결용 공구 조립체 | |
CN201186422Y (zh) | 双头螺柱拧紧器 | |
US20190217400A1 (en) | Quick Release Adapter | |
KR101861562B1 (ko) | 신속 탈착이 가능한 총기용 소음기 및 소염기의 조립체 | |
EP3517246B1 (en) | Universal socket ratchet wrench | |
JP5379452B2 (ja) | 締結工具 | |
CN107577137A (zh) | 一种手表按键治具 | |
ES2283219B1 (es) | Tornillo para conectores electricos. | |
ES2543699T3 (es) | Dispositivo de fijación de caña para un arma de fuego manual | |
US1477337A (en) | Spiral tool | |
US11504832B2 (en) | Tool adapter quick-release structure |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B06F | Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette] | ||
B06U | Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette] | ||
B09A | Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette] | ||
B16A | Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette] |
Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 02/06/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. |