BRPI0908928B1 - laminador e método de laminação para produtos planos de aço - Google Patents

laminador e método de laminação para produtos planos de aço Download PDF

Info

Publication number
BRPI0908928B1
BRPI0908928B1 BRPI0908928-4A BRPI0908928A BRPI0908928B1 BR PI0908928 B1 BRPI0908928 B1 BR PI0908928B1 BR PI0908928 A BRPI0908928 A BR PI0908928A BR PI0908928 B1 BRPI0908928 B1 BR PI0908928B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
working
rollers
laminator
work
horizontal direction
Prior art date
Application number
BRPI0908928-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Shigeru Ogawa
Atsushi Ishii
Daisuke Kasai
Original Assignee
Nippon Steel Corporation
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=41065081&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0908928(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Nippon Steel Corporation filed Critical Nippon Steel Corporation
Publication of BRPI0908928A2 publication Critical patent/BRPI0908928A2/pt
Publication of BRPI0908928B1 publication Critical patent/BRPI0908928B1/pt

Links

Images

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B21MECHANICAL METAL-WORKING WITHOUT ESSENTIALLY REMOVING MATERIAL; PUNCHING METAL
    • B21BROLLING OF METAL
    • B21B13/00Metal-rolling stands, i.e. an assembly composed of a stand frame, rolls, and accessories
    • B21B13/14Metal-rolling stands, i.e. an assembly composed of a stand frame, rolls, and accessories having counter-pressure devices acting on rolls to inhibit deflection of same under load; Back-up rolls
    • B21B13/145Lateral support devices for rolls acting mainly in a direction parallel to the movement of the product
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B21MECHANICAL METAL-WORKING WITHOUT ESSENTIALLY REMOVING MATERIAL; PUNCHING METAL
    • B21BROLLING OF METAL
    • B21B29/00Counter-pressure devices acting on rolls to inhibit deflection of same under load, e.g. backing rolls ; Roll bending devices, e.g. hydraulic actuators acting on roll shaft ends

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Metal Rolling (AREA)
  • Casting Or Compression Moulding Of Plastics Or The Like (AREA)
  • Control Of Metal Rolling (AREA)
  • Laminated Bodies (AREA)
  • Reduction Rolling/Reduction Stand/Operation Of Reduction Machine (AREA)

Abstract

LAMINADOR E MÉTODO DE LAMINAÇÃO PARA PRODUTOS PLANOS DE AÇO. O objetivo é eliminar estritamente a diferença em desvio de rolos de trabalho na parte superior e parte inferior e esquerda e direita do laminador ocorrendo no estado de rolo de contato antes da laminação ou durante a laminação e eliminar o problema de deformação dos produtos planos ou sinuosidade ou arqueamento devido à força de impulso atuando entre os rolos de trabalho e os rolos de apoio. Para isto, são fornecidos um laminador para produtos planos tendo um par de rolos de trabalho superior e inferior acionados por motores elétricos, um par de rolos de apoio superior e inferior, e dispositivos para aplicar forças externas de direção substancialmente horizontal em tambores ou eixos dos rolos de trabalho em posições de pelo menos uma localização no lado de trabalho e lado de acionamento, para os rolos de trabalho superior e inferior respectivos do lado de entrada ou lado de saída do laminador, as forças externas sendo suportadas através de calços de rolo de trabalho por blocos projetados do alojamento de laminador ou elementos de suporte de calço de rolo de trabalho conectados aos calços de rolo de apoio, e o (...).

Description

CAMPO TÉCNICO
[001] A presente invenção refere-se a um laminador para produ- tos planos tendo rolos de trabalho acionados por motores elétricos e rolos de apoio suportando a força de reação de laminação aplicada aos rolos de trabalho e um método de laminação para produtos planos usando o mesmo.
ANTECEDENTES DA TÉCNICA
[002] Em um laminador para produtos planos tendo rolos de tra- balho acionados por motores elétricos e rolos de apoio suportando a força de reação de laminação aplicada aos rolos de trabalho, o método foi empregado para deslocar as posições centrais axiais do rolo de trabalho e as posições centrais axiais do rolo de apoio para dar um certo comprimento de desvio de direção de laminação e gerar um componente de força de direção horizontal (a menos que particular- mente estabelecido ao contrário, a "direção horizontal" indica a direção de rolamento) da força de reação de laminação para empurrar os rolos de trabalho e desse modo laminar produtos planos de formatos está- veis. Várias propostas foram feitas no passado.
[003] Por exemplo, a Patente Japonesa N° 2796465 descreve um laminador de rolo transversal de uma estrutura que empurra os calços de rolo de trabalho na direção horizontal.
[004] No entanto, o laminador desta Patente Japonesa N° 2796465, é de uma estrutura que empurra somente os calços dos ro- los de trabalho, de modo que existia o problema que não foi possível suprimir a flutuação na quantidade de desvio de rolo de trabalho devi- do à folga dos mancais de rolos de trabalho presentes entre os calços de rolos de trabalho e os rolos de trabalho.
[005] A Patente Japonesa N° 2972401 descreve um laminador para produtos planos fornecendo rolos de suporte para suportar os ro- los de trabalho na direção horizontal nos lados de entrada e saída do laminador.
[006] Os rolos de trabalho do laminador desta Patente Japonesa N° 2972401 assumem rolos de trabalho de pequenas dimensões para laminar materiais duros e materiais ultrafinos. Eles são diretamente acionados por motores elétricos, mas são indiretamente acionados através de rolos de apoio. No caso de acionamento indireto, devido à transmissão da força de acionamento, uma grande força horizontal atua nos rolos de trabalho a partir dos rolos de apoio. Devido à intera- ção com a força de direção horizontal da carga de laminação, isto se torna uma causa de instabilidade. Em particular, no caso de rolos de trabalho de pequenas dimensões, a deflexão de direção horizontal dos rolos de trabalho se torna grande, pela qual esta instabilidade é agra- vada, de modo que foi necessário a dimensão menor dos rolos de tra- balho e o aumento da rigidez fossem obtidos pelos rolos de suporte de direção horizontal.
[007] No entanto, este laminador é desenhado para eliminação de deflexão e minimização do tamanho dos rolos de trabalho para au- mentar enormemente a rigidez dos rolos de trabalho de dimensão me- nor, assim os problemas de ajuste de ponto zero, usado como o pa- drão no controle de laminação e manutenção do estado de ajuste de ponto zero, não são solucionados.
[008] A Patente Japonesa N° 2885102 descreve um laminador para produtos planos fornecendo rolos de suporte para suportar na direção horizontal em um lado dos rolos de trabalho.
[009] No entanto, o laminador desta Patente Japonesa N° 2885102, como o laminador da Patente Japonesa N° 2972401, é um laminador de um tipo de acionamento indireto usando rolos de trabalho de dimensões pequenas. Da mesma maneira que a Patente Japonesa N° 2972401, devido aos rolos de dimensões pequenas, a rigidez do rolo é pequena e a deflexão na direção horizontal ocorre facilmente. Se uma diferença em deflexão ocorre entre os rolos de trabalho supe- rior e inferior, a laminação se torna instável, assim aumentar a rigidez do rolo de trabalho na direção horizontal e controlar o sistema de mo- do que nenhuma diferença em deflexão ocorra entre os rolos de traba- lho superior e inferior, os rolos de trabalho superior e inferior, são for- necidos rolos de suporte de direção horizontal nos rolos de trabalho superior e inferior.
[010] Os rolos de suporte usados neste laminador são estrutura- dos para suportar os rolos de trabalho fornecendo forças em uma dire- ção oposta ao componente de força de direção horizontal da força de reação de laminação gerada devido ao desvio dos rolos de trabalho, assim não são capazes de estabilizar as posições centrais axiais dos rolos de trabalho. Adicionalmente, da mesma maneira que os rolos de trabalho da Patente Japonesa N° 2972401, os problemas de ajuste de ponto zero, usado como o padrão no controle de laminação e manu- tenção do estado de ajuste de ponto zero, não são solucionados.
[011] A Patente Japonesa N° 2966172 descreve um laminador para produtos planos fornecendo rolos intermediários para fornecer deflexão de direção horizontal em um lado ou ambos os lados dos ro- los de trabalho. Isto positivamente aplica deflexão aos rolos de traba- lho de modo a controlar o formato do material de laminação por perfis de rolos de trabalho (em particular o relevo de superfície na direção da linha de passagem do material laminado). Por esta razão, os rolos in- termediários são estruturados afunilados. Os rolos de trabalho são fei- tos para defletir ao longo deste, assim uma força de flexão é fornecida aos mancais.
[012] No entanto, as extremidades axiais dos rolos de trabalho usadas nos laminadores desta Patente Japonesa N° 2966172 são es- truturadas para fornecer a força de flexão de direção horizontal para suporte em controle de carga. Existia o problema que as estruturas não controlavam estritamente as posições de desvio de rolo de traba- lho. Adicionalmente, os problemas de ajuste de ponto zero e de manu- tenção do estado de ajuste de ponto zero, isto é a incapacidade de determinar os pontos de referência no controlador de laminação, per- maneceram.
[013] A Publicação de Patente Japonesa (A) N° 10-277619 des- creve um laminador para produtos planos conferindo uma força hori- zontal a um dos rolos de trabalho superior e inferior.
[014] O laminador desta Publicação de Patente Japonesa (A) N° 10-277619 é um laminador em que os centros axiais dos rolos de tra- balho são desviados dos centros axiais dos rolos de apoio na direção do lado de saída de laminação em que quando o material laminado deixa o laminador, os rolos de trabalho superior e inferior contatam se o espaço de rolo é pequeno e a diferença em tamanho dos rolos de trabalho superior e inferior fazem o rolo de dimensão grande se mover na direção de entrada de laminação, de modo a impedir isto, um dis- positivo conferindo força horizontal é colocado no rolo do lado de di- mensão grande e o rolo de trabalho de dimensão grande é empurrado na direção do lado de saída de laminação.
[015] No entanto, a força horizontal é fornecida pela invenção da Publicação de Patente Japonesa (A) N° 10-277619 assumindo a apli- cação somente no rolo de trabalho de dimensão grande quando o ma- terial laminado deixa o laminador e os rolos de trabalho superior e infe- rior contatam, assim, por exemplo, quando o rolo de trabalho superior tem dimensão grande e o rolo de trabalho inferior não é fornecido com um dispositivo que confere força horizontal, uma diferença surgirá no desvio entre os rolos de trabalho superior e inferior e causará defor- mação do material laminado. Em adição, existia o problema que um ângulo transversal ligeiro e a força de impulso são gerados entre o rolo de trabalho inferior e o rolo de apoio inferior, e ocorrem sinuosidade e arqueamento.
[016] O WO01/064360 descreve um laminador fornecido com um primeiro dispositivo de impulsão que fornece uma força de equilíbrio de direção superior e inferior ou força de flexão aos rolos através de caixas de mancal de rolo dos rolos de trabalho do laminador e um se- gundo dispositivo de impulsão fornecendo uma força de impulsão em uma direção perpendicular ao eixo do laminador no plano horizontal.
[017] No entanto, as forças externas devidas a estes dispositivos de impulsão são fornecidas através de caixas de mancal, assim da mesma maneira que na Patente Japonesa N° 2796465, existiu o pro- blema que não foi possível suprimir a flutuação no desvio de rolo de trabalho devido à folga dos mancais de rolo de trabalho presentes en- tre as caixas de mancal de rolo de trabalho e os rolos de trabalho.
[018] Adicionalmente, em um laminador de quatro estágios ou laminador de seis estágios acionado por rolo de trabalho, para estabili- zar as posições dos rolos de trabalho no plano horizontal, por exem- plo, em um laminador final de laminação quente com os rolos de traba- lho de um diâmetro de 800 mm e rolos de apoio de um diâmetro de 1600 mm, a prática foi determinar o desvio de direção de laminação das posições de centro axial do rolo de trabalho e as posições de cen- tro axial de rolo de trabalho em 6 a 13 mm aproximadamente, fornecer o componente de força de direção horizontal de carga de laminação, isto é, o componente de força de desvio, aos rolos de trabalho, e em- purrar os calços de rolos de trabalho contra os blocos projetados do alojamento de laminador ou elementos de suporte de calço de rolo de trabalho conectados aos calços de rolo de apoio para estabilizar a po- sição do rolo de trabalho.
[019] No entanto, o componente de força de desvio é um compo- nente de força da carga de laminação, assim é instantaneamente apli- cada quando o material laminado é conduzido para dentro. Portanto, existiam problemas em que uma diferença de parte superior e parte inferior e esquerda e direita ocorreu no desvio de rolo de trabalho e levou à deformação do material laminado ou à geração de uma força de impulso ente os rolos de trabalho e os rolos de apoio. DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
[020] A presente invenção tem como seu objetivo solucionar os problemas na técnica anterior explicada acima e fornecer um lamina- dor para produtos planos e método de laminação para produtos planos que elimina estritamente a diferença em desvios dos rolos de trabalho na parte superior e parte inferior e esquerda e direita do laminador (la- do de trabalho WS/lado de acionamento DS) que ocorre durante a la- minação e no estado de rolo de contato de trabalho de ajuste de ponto zero antes da laminação e elimina os problemas de deformação dos produtos planos e sinuosidade e arqueamento etc. devido à força de impulso que ocorre entre os rolos de trabalho e os rolos de apoio.
[021] Os inventores se empenharam em estudos intensivos com relação aos problemas acima mencionados e, como resultado, desco- briram que as flutuações no desvio dos rolos de trabalho superior e inferior durante a laminação estão enormemente relacionados nos problemas da deformação do material laminado e sinuosidade e ar- queamento - problemas que levam à grave problema em operações de laminação de produto plano.
[022] Por exemplo, eles descobriram que a diferença superior e inferior de desvio de rolo de trabalho de um laminador, flutua em cerca de 0,2 mm, que a deformação e ondulação do material laminado muda enormemente, e que a diferença esquerda e direita do desvio de rolo de trabalho (diferença do lado de trabalho WS e lado de acionamento DS) flutua cerca de 0,2 mm, assim o coeficiente de impulso entre os rolos de trabalho e os rolos de apoio é de cerca de 0,004, isto é, uma força de impulso significante de cerca de 39 KN é gerada para carga de laminação de 9.810 KN.
[023] A força de impulso que atua entre os rolos de trabalho e rolos de apoio é governada pela estrutura e dimensões do laminador também, mas manifesta-se como substancialmente o mesmo grau de diferença esquerda-direita da carga de rolamento. Por exemplo, quan- do realiza o ajuste de ponto zero de posição de rolo dos dispositivos de controle de espaço de rolo no lado de acionamento e lado de traba- lho por saídas de medição de carga de laminação usam dispositivos de detecção de carga, a força de impulso entre os rolos de trabalho e rolos de apoio se torna perturbação externa, o ajuste de ponto zero de posição de rolo preciso não pode ser realizado, e problemas como si- nuosidade e arqueamento são também causados. Adicionalmente, mesmo durante a laminação, a diferença esquerda e direita na carga de laminação devido à força de impulso induz diferenças esquerda e direita na taxa de laminação e sinuosidade do material laminado atra- vés da diferença esquerda e direita em deformação de laminador. Além disso, a diferença esquerda e direita no desvio de rolo de traba- lho propriamente dito se torna um erro ligeiro no ângulo de entrada do material laminado no plano horizontal, assim continuando a laminação neste estado, leva diretamente à sinuosidade do material laminado. Portanto, a presente invenção fornece tecnologia considerando o rela- xamento dos mancais de rolo de trabalho e a deformação dos estrei- tamentos de rolo de trabalho também e eliminando as diferenças da parte superior e da parte inferior e esquerda e direita em desvio de rolo de trabalho para realizar laminação estável.
[024] Adicionalmente, o componente de força de desvio é um componente de força da carga de rolamento, assim é instantaneamen- te aplicada quando o material laminado é conduzido para dentro. Nes- te instante, devido à folga dos calços de rolo de trabalho e mancais, a folga dos mancais de rolo de trabalho, a deformação dos estreitamen- tos de rolos de trabalho, etc., os rolos de trabalho se movem na dire- ção horizontal por cerca de 1 mm na direção do componente de força de desvio.
[025] Os inventores descobriram que a desigualdade do formato da extremidade dianteira do material laminado e a irregularidade da rugosidade da superfície dos rolos de trabalho neste momento causa- ram o comportamento da força friccional que atua entre os rolos de trabalho e material laminado para se tornar desigual na parte superior e parte inferior e esquerda e direita, que o movimento de direção hori- zontal instantâneo dos rolos de trabalho agravou isto, que surge uma diferença no desvio de rolo de trabalho neste momento no superior e inferior e/ou esquerda e direita, e que isto levou à deformação do ma- terial laminado ou ocorrência de força de impulso entre os rolos de tra- balho e os rolos de apoio.
[026] Portanto, eles pensaram que tornando o desvio de rolo de trabalho % ou menos da quantidade atual, de preferência zero, e tor- nando o componente de força de desvio causada instantaneamente no momento de entrada do componente de material laminado % ou me- nos da quantidade atual, de preferência zero e fornecendo forças de direção horizontal necessárias para estabilizar as posições de direção horizontal de rolo de trabalho de antes do começo de laminação por dispositivos especiais, poderiam estabilizar as posições de rolo de tra- balho no momento de entrada do material laminado e poderia impedir a deformação ou sinuosidade e arqueamento.
[027] Os inventores completaram a presente invenção baseados nesta ideia básica para solucionar os problemas.
[028] Como resultado, os inventores fornecem um laminador para produtos planos e um método de laminação para produtos planos que fornecem dispositivos para aplicar forças externas de direção substan- cialmente horizontais aos rolos de trabalho sem levar em consideração a força de desvio de direção de laminação e desse modo eliminar es- tritamente a diferença em desvio de rolos de trabalho na parte superior e parte inferior e esquerda e direita (lado de trabalho WS/lado de acio- namento DS) do laminador que ocorre no estado de rolo de contato do trabalho de ajuste de ponto zero antes da laminação e durante a lami- nação e eliminar o problema de deformação dos produtos planos ou sinuosidade ou arqueamento devido à força de impulso que atua entre os rolos de trabalho e os rolos de apoio.
[029] O ponto essencial da invenção é como segue: (1) Um laminador para produtos planos tendo um par de ro- los de trabalho superior e inferior acionados por motores elétricos e um par de rolos de apoio superior e inferior contatando os rolos de traba- lho e suportando força de reação de laminação aplicada nos rolos de trabalho, o laminador para produtos planos, caracterizado pelo fato de que o laminador tem dispositivos aplicando forças externas de direção substancialmente horizontal para tambores ou eixos dos rolos de tra- balho em posições de pelo menos uma localização cada no lado de trabalho e lado de acionamento através de um centro do laminador na direção de largura, para um total de duas ou mais localizações, para os rolos de trabalho superior e inferior respectivos, de um do lado de entrada ou lado de saída do laminador, as forças externas de direção horizontal aplicadas nos rolos de trabalho são suportadas através de calços de rolo de trabalho por blocos projetados do alojamento de la- minador ou elementos de suporte de calço de rolo de trabalho conec- tados aos calços de rolo de apoio, e
[030] o valor do desvio de direção de rolamento da posição de centro axial do rolo de trabalho e a posição de centro axial de rolo de apoio dividido pela soma do raio de rolo de trabalho e raio de rolo de apoio sendo 0,0025 ou menos para ambos os rolos superior e inferior. (2) Um laminador para produtos planos como descrito em (1), caracterizado pelo fato de que o laminador ainda tem dispositivos que aplicam forças externas de direção substancialmente horizontal em tambores ou eixos dos rolos de apoio em posições de pelo menos uma localização no lado de trabalho e lado de acionamento através de um centro do laminador na direção de largura, para um total de duas ou mais localizações, para os rolos de apoio superior e inferior respec- tivos. (3) Um laminador para produtos planos como descrito em (1), caracterizado pelo fato de que a direção das forças externas de direção horizontal aplicadas nos rolos de apoio está na mesma direção que o componente de força de direção substancialmente horizontal aplicado nos rolos de trabalho. (4) Um laminador para produtos planos como descrito em qualquer uma de (1) a (3), caracterizado pelo fato de que os dispositi- vos aplicando forças externas de direção substancialmente horizontal nos rolos de trabalho são fornecidos em posições aplicando força per- to das extremidades dos tambores de rolo de trabalho. (5) Um laminador para produtos planos como descrito em qualquer uma de (1) a (3), caracterizado pelo fato de que os dispositi- vos aplicando forças externas de direção substancialmente horizontal nos rolos de trabalho são fornecidos em posições aplicando força nas extremidades axiais dos rolos de trabalho fora dos calços de rolo de trabalho. (6) Um laminador para produtos planos como descrito em qualquer uma de (1) a (3), caracterizado pelo fato de que os dispositi- vos aplicando forças externas de direção substancialmente horizontal nos rolos de trabalho são fornecidos em posições aplicando força per- to das extremidades dos tambores de rolo de trabalho e em posições aplicando força nas extremidades axiais dos rolos de trabalho fora dos calços de rolo de trabalho. (7) Um laminador para produtos planos como descrito em qualquer uma de (1) a (3), caracterizado pelo fato de que os dispositi- vos aplicando forças externas de direção substancialmente horizontal nos rolos de trabalho são fornecidos em posições aplicando força per- to das extremidades dos tambores de rolo de trabalho e partes cen- trais dos tambores de rolo de trabalho são fornecidos com dispositivos aplicando forças externas de direção substancialmente horizontal me- nores que e em uma direção oposta do valor total das forças externas de direção horizontal aplicadas perto das extremidades axiais dos tambores de rolo de trabalho. (8) Um laminador para produtos planos como descrito em qualquer uma de (1) a (3), caracterizado pelo fato de que os dispositi- vos aplicando forças externas de direção substancialmente horizontal nos rolos de trabalho são fornecidos em posições aplicando força nas extremidades axiais dos rolos de trabalho fora dos calços de rolo de trabalho e partes centrais dos tambores de rolo de trabalho são forne- cidos com dispositivos aplicando forças externas de direção substan- cialmente horizontal na mesma direção que as forças externas de di- reção horizontal aplicadas nas extremidades axiais dos tambores de rolo de trabalho, (9) Um laminador para produtos planos como descrito em qualquer uma de (1) a (8), caracterizado pelo fato de que são forneci- dos, entre os calços de rolo de trabalho e blocos projetados de aloja- mento de laminador ou elementos de suporte de calço de rolo de tra- balho conectados nos calços de rolo de apoio, dispositivos de detec- ção de carga de direção horizontal de rolo de trabalho para medir as cargas de direção horizontal aplicadas nos rolos de trabalho. (10) Um laminador para produtos planos como descrito em qualquer uma de (1) a (9), caracterizado pelo fato de que os dispositi- vos aplicando forças externas de direção substancialmente horizontal nos rolos de trabalho têm partes contatando os rolos de trabalho de tipos de rolo. (11) Um laminador para produtos planos como descrito em qualquer uma de (1) a (9), caracterizado pelo fato de que os dispositi- vos aplicando forças externas de direção substancialmente horizontal nos rolos de trabalho são tipos de mancal hidrostáticos capazes de transmitir força aos rolos de trabalho através de pressão de fluido. (12) Um método de laminação para produtos planos usando um laminador para produtos planos tendo um par de rolos de trabalho superior e inferior acionados por motores elétricos e um par de rolos de apoio superior e inferior contatando os rolos de trabalho e supor- tando força de reação de laminação aplicada nos rolos de trabalho, e dispositivos aplicando forças externas de direção substancialmente horizontal para tambores ou eixos dos rolos de trabalho em posições de pelo menos uma localização ,cada, no lado de trabalho e lado de acionamento através de um centro do laminador na direção de largura, para um total de duas ou mais localizações, para os rolos de trabalho superior e inferior respectivos, de um do lado de entrada ou lado de saída do laminador, as forças externas de direção horizontal aplicadas nos rolos de trabalho são suportadas através de calços de rolo de tra- balho por blocos projetados do alojamento de laminador ou elementos de suporte de calço de rolo de trabalho conectados aos calços de rolo de apoio, o valor do desvio de direção de rolamento da posição de centro axial do rolo de trabalho e a posição de centro axial de rolo de apoio dividido pela soma do raio de rolo de trabalho e raio de rolo de apoio sendo 0,0025 ou menos, e tendo dispositivos de detecção de carga para medir a carga de laminação no lado de trabalho e lado de acionamento do laminador,
[031] o método de laminação para produtos planos caracterizado por,em trabalho de ajuste de ponto zero de posição de rolo antes de começar o trabalho de laminação, operar um dispositivo de controle de espaço de rolo do laminador para produtos planos em um estado de rotação de rolo para determinar um estado de rolo de contato, deter- minar um valor total de um valor de medida de carga do lado de traba- lho e valor de medida de carga do lado de acionamento pelo uso de medição de carga de laminação usam dispositivos de detecção de carga para uma carga de ajuste de ponto zero predeterminada, ajustar as forças externas de direção horizontal aplicadas a partir de dispositi- vos de aplicação de força externa de direção horizontal do lado de tra- balho e lado de acionamento nos rolos de trabalho de modo que as saídas dos dispositivos de detecção de carga de direção horizontal de rolo de trabalho se tornem valores predeterminados para o lado de trabalho e lado de acionamento, ajustar o equilíbrio do lado de trabalho e lado de acionamento na posição de rolo para determinar o ponto ze- ro de posição de rolo, de modo que o valor de medição de carga do lado de trabalho pela medição de carga de rolamento use os dispositi- vos de detecção de carga, se torne igual enquanto mantém este esta- do , e realizar o trabalho de laminação baseado neste ponto zero de posição de rolo. (13) Um método de laminação para produtos planos usando um laminador para produtos planos tendo um par de rolos de trabalho superior e inferior acionados por motores elétricos e um par de rolos de apoio superior e inferior contatando os rolos de trabalho e supor- tando força de reação de laminação aplicada nos rolos de trabalho, e dispositivos aplicando forças externas de direção substancialmente horizontal para tambores ou eixos dos rolos de trabalho em posições de pelo menos uma localização cada no lado de trabalho e lado de acionamento através de um centro do laminador na direção de largura, para um total de duas ou mais localizações, para os rolos de trabalho superior e inferior respectivos, de um do lado de entrada ou lado de saída do laminador, as forças externas de direção horizontal aplicadas nos rolos de trabalho são suportadas através de calços de rolo de tra- balho por blocos projetados do alojamento de laminador ou elementos de suporte de calço de rolo de trabalho conectados aos calços de rolo de apoio, o valor do desvio de direção de rolamento da posição de centro axial do rolo de trabalho e a posição de centro axial de rolo de apoio dividido pela soma do raio de rolo de trabalho e raio de rolo de apoio sendo 0,0025 ou menos,
[032] o método de laminação para produtos planos caracterizado por ajustar as forças externas de direção horizontal aplicadas a partir de dispositivos de aplicação de força externa de direção horizontal do lado de trabalho e lado de acionamento nos rolos de trabalho de modo que as saídas dos dispositivos de detecção de carga de direção hori- zontal de rolo de trabalho se tornem valores predeterminados para o lado de trabalho e lado de acionamento e controlar as forças externas de direção horizontal de modo a manter este estado durante a lamina- ção. Explicação do Modo de Operação
[033] De acordo com a invenção de (1), fornecendo dispositivos para aplicar forças externas de direção substancialmente horizontal nos rolos de trabalho em ambos os rolos de trabalho superior e inferi- or, é possível empurrar os rolos de trabalho contra elementos de su- porte de alta rigidez para estabilizar as posições centrais axiais e fa- zendo o valor do desvio de direção de laminação da posição central axial de rolo de trabalho e posição central axial de rolo de apoio dividi- do pela soma do raio de rolo de trabalho e raio de rolo de apoio a 0,0025 ou menor, é possível reduzir o componente de força de desvio de direção horizontal a ^ ou menos do anterior, de modo que seja possível eliminar estritamente a diferença em desvio dos rolos de tra- balho na parte superior e parte inferior e esquerda e direita (lado de trabalho WS/lado de acionamento DS) do laminador que ocorre duran- te a laminação ou no estado de rolo de contato de trabalho de ajuste de ponto zero antes da laminação e possível eliminar os problemas de deformação dos produtos planos e sinuosidade e arqueamento devido à força de impulso que ocorre entre os rolos de trabalho e os rolos de apoio.
[034] De acordo com a invenção de (2), fornecendo dispositivos para aplicar forças externas de direção substancialmente horizontal nos rolos de trabalho em ambos os rolos de trabalho superior e inferi- or, é possível empurrar os rolos de trabalho contra elementos de su- porte de alta rigidez para estabilizar as posições centrais axiais, de modo que seja possível eliminar os problemas de deformação dos produtos planos e sinuosidade e arqueamento devido à força e impul- so que ocorre entre os rolos de trabalho e os rolos de apoio.
[035] De acordo com a invenção de (3), quando se aplica forças horizontais na mesma direção, por exemplo, a direção do lado de saí- da de laminação, para os rolos de trabalho e rolos de apoio, as super- fícies de referência para determinar as posições de direção horizontal para ambos os rolos de trabalho e rolos de apoio se torna a superfície do lado de saída da janela de alojamento e se torna fácil manter o pa- ralelismo dos rolos de trabalho e rolos de apoio no plano horizontal em uma alta precisão.
[036] De acordo com a invenção de (4), fornecendo dispositivos para aplicar forças externas de direção substancialmente horizontal nos rolos de trabalho em posições aplicando força perto das extremi- dades dos tambores de rolo de trabalho, é fácil aplicar as forças exter- nas, e é possível impedir a deflexão de direção horizontal e possível impedir a deflexão de direção horizontal dos rolos de trabalho devido às forças externas se tornar excessiva.
[037] De acordo com a invenção de (5), fornecendo dispositivos para aplicar forças externas de direção substancialmente horizontal nos rolos de trabalho em posições aplicando força nas extremidades axiais dos rolos de trabalho fora de calços de rolo de trabalho, é possí- vel evitar a interferência com os guias do material laminado, e é possí- vel reduzir a folga de direção horizontal dos mancais.
[038] De acordo com a invenção de (6) fornecendo dispositivos para aplicar forças externas de direção substancialmente horizontal nos rolos de trabalho em posições aplicando força perto das extremi- dades dos tambores de rolo de trabalho, e em posições aplicando for- ça nas extremidades axiais dos rolos de trabalho fora de calços de rolo de trabalho, é possível cancelar a deflexão de direção horizontal dos rolos de trabalho devido a forças externas.
[039] De acordo com a invenção de (7), fornecendo dispositivos para aplicar forças externas de direção substancialmente horizontal nos rolos de trabalho em posições aplicando força perto das extremi- dades dos tambores de rolo de trabalho, e provendo as partes centrais dos tambores de rolo de trabalho com dispositivos para aplicar forças externas de direção substancialmente horizontal, menores que em uma direção oposta do valor total das forças externas de direção hori- zontal aplicadas perto das extremidades dos tambores de rolo de tra- balho, é possível cancelar a deflexão de direção horizontal dos rolos de trabalho devido a forças externas de direções diferentes.
[040] De acordo com a invenção de (8), fornecendo dispositivos para aplicar forças externas de direção substancialmente horizontal nos rolos de trabalho em posições aplicando força nas extremidades axiais dos rolos de trabalho fora de calços de rolo de trabalho, e pro- vendo as partes centrais dos tambores de rolo de trabalho com dispo- sitivos para aplicar forças externas de direção substancialmente hori- zontal na mesma direção que as forças externas de direção horizontal aplicadas nas extremidades axiais dos rolos de trabalho, é possível cancelar a deflexão de direção horizontal dos rolos de trabalho devido a forças externas da mesma direção.
[041] De acordo com a invenção de (9), fornecendo dispositivos de detecção de carga de direção horizontal de rolo de trabalho para medir as cargas de direção horizontal aplicadas nos rolos de trabalho entre os calços de rolo de trabalho e os blocos de projeção de aloja- mento de laminador ou elementos de suporte de calço de rolo de tra- balho conectados aos calços de rolo de apoio, é possível manter as forças externas de direção horizontal esquerda e direita iguais, de mo- do que se torne possível manter os rolos de trabalho paralelos aos ro- los de apoio todas as vezes e possível impedir a sinuosidade e arque- amento dos produtos planos devido à ocorrência de uma força de im- pulso.
[042] De acordo com a invenção de (10), fazendo as partes dos dispositivos para aplicar forças externas de direção substancialmente horizontal nos rolos de trabalho que contatam os rolos de trabalho, do tipo rolo, é possível aplicar força externa sem raspar os rolos de traba- lho e, ainda, é possível aplicar forças externas de direção substanci- almente horizontal em um estado inclinado mesmo quando os rolos de trabalho se movem para cima e para baixo no momento de laminação.
[043] De acordo com a invenção de (11), fazendo os dispositivos, para aplicar forças externas de direção substancialmente horizontal nos rolos de trabalho, dos tipos de mancal hidrostático capazes de transmitir força para os rolos de trabalho através de pressão de fluido, é possível aplicar força externa nos rolos de trabalho em um estado de não contato, assim não existe preocupação sobre raspar os rolos de trabalho e o lado do dispositivo de aplicação de força externa não é muito desgastado também.
[044] De acordo com a invenção de (12), ajustando as forças ex- ternas de direção horizontal aplicadas a partir de dispositivos de apli- cação de força externa de direção horizontal do lado de trabalho e lado de acionamento em rolos de trabalho de modo que as saídas dos dis- positivos de detecção de carga de direção horizontal de rolo de traba- lho e lado de acionamento, ajustando o equilíbrio do lado de trabalho e lado de acionamento da posição de rolo para determinar o ponto zero de posição de rolo de modo que o valor de medição de carga do lado de trabalho e o valor de medição de carga do lado de acionamento uti- lizem dispositivos de detecção de carga para se tornarem iguais en- quanto mantém este estado, e realizando o trabalho de laminado ba- seado neste ponto zero de posição de rolo, é possível manter as for- ças externas de direção horizontal esquerda e direita iguais e reprodu- zir constantemente o ponto zero de posição de rolo preciso de um es- tado com a força de impulso entre os rolos se torna extremamente pe- quena, de modo que seja possível impedir a sinuosidade ou arquea- mento do produto plano.
[045] De acordo com a invenção de (13), ajustando as forças ex- ternas de direção horizontal aplicadas a partir de dispositivos de apli- cação de força externa de direção horizontal do lado de trabalho e lado de acionamento para os rolos de trabalho de modo que as saídas dos dispositivos de detecção de carga de direção horizontal de rolo de tra- balho se tornem valores predeterminados para o lado de trabalho e lado de acionamento e controlar as forças externas de direção horizon- tal de modo a manter este estado durante a laminação, é possível manter as forças externas de direção horizontal esquerda e direita iguais, de modo que seja possível impedir a sinuosidade ou arquea- mento do produto plano na ocorrência de força de impulso durante a laminação.
[046] Os efeitos obtidos pela presente invenção serão explicados a seguir. De acordo com a presente invenção, é possível fornecer um laminador para produtos planos e um método de laminação para pro- dutos planos que podem eliminar estritamente a diferença em desvios dos rolos de trabalho na parte superior e parte inferior e esquerda e direita (lado de trabalho WS/lado de acionamento DS) do laminador ocorrendo no estado de rolo de contato do trabalho de ajuste de ponto zero etc. antes da laminação ou durante a laminação e pode eliminar o problema de deformação dos produtos planos ou sinuosidade ou ar- queamento etc. devido à força de impulso que ocorre entre os rolos de trabalho e rolos de apoio e exibir outros efeitos notáveis na indústria. BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[047] A figura 1(a) é uma vista plana ilustrando uma primeira mo- dalidade em um laminador para produtos planos da presente invenção.
[048] A figura 1(b) é uma vista lateral ilustrando uma primeira modalidade em um laminador (caso de laminador 4Hi).
[049] A figura 1(c) é uma vista lateral ilustrando uma primeira modalidade em um laminador para produtos planos da presente inven- ção. (caso de laminador 6Hi).
[050] A figura 2(a) é uma vista lateral ilustrando uma primeira modalidade em um laminador para produtos planos da presente inven- ção (tipo bloco projetado).
[051] A figura 2(b) é uma vista lateral ilustrando uma primeira modalidade em um laminador para produtos planos da presente inven- ção (tipo de retenção de calço de rolo de apoio).
[052] A figura 3(a) é uma vista lateral ilustrando uma segunda modalidade em um laminador para produtos planos da presente inven- ção (caso de laminador 4Hi).
[053] A figura 3(b) é uma vista lateral ilustrando uma segunda modalidade em um laminador para produtos planos da presente inven- ção (caso de laminador 6Hi).
[054] A figura 4 é uma vista plana ilustrando uma terceira modali- dade em um laminador para produtos planos da presente invenção.
[055] A figura 5 é uma vista plana ilustrando uma quarta modali- dade em um laminador para produtos planos da presente invenção.
[056] A figura 6 é uma vista plana ilustrando uma quinta modali- dade em um laminador para produtos planos da presente invenção.
[057] A figura 7 é uma vista plana ilustrando uma sexta modali- dade em um laminador para produtos planos da presente invenção.
[058] A figura 8 é uma vista plana ilustrando uma sétima modali- dade em um laminador para produtos planos da presente invenção.
[059] A figura 9 é uma vista plana ilustrando uma oitava modali- dade em um laminador para produtos planos da presente invenção (caso de laminador de 4 Hi).
[060] A figura 10 é um fluxograma ilustrando uma modalidade no método de laminação para produtos planos da presente invenção. S-1 (1) significa a etapa de determinar estado de rolo de contato em esta- do de laminação de rolo e operar dispositivos de controle de espaço de rolo até que o total de valores de medição de lado de trabalho e la- do de acionamento de dispositivos de detecção de carga de medição de carga de laminação se torna a carga de ponto zero predeterminada. S-2 (2) significa a etapa de justar cargas dos dispositivos de aplicação de força externa de direção horizontal de lado de trabalho e lado de acionamento de modo que os valores de medição de forças horizon- tais de lado de trabalho e lado de acionamento de dispositivos de de- tecção de carga de direção horizontal de rolo de trabalho ser tornam valores predeterminados. S-3 (3) significa a etapa de ajustar o equilí- brio de lado de trabalho/lado de acionamento de posição de rolo para determinar o ponto zero de posição de rolo de modo que o valor de medição de lado de trabalho e o valor de medição de lado de aciona- mento de dispositivos de detecção de carga de medição de carga de laminação se tornam iguais enquanto mantêm o equilíbrio de carga de lado de trabalho/lado de acionamento de dispositivos de detecção de carga de direção horizontal de rolo de trabalho. S-4 (4) significa a eta- pa de executar o trabalho de laminação baseado em ponto zero de posição de rolo acima. MODO DE REALIZAR A INVENÇÃO
[061] Os modos de realizar a presente invenção serão explicados em detalhes baseados nas figuras 1 a 10.
[062] Nas figuras 1 a 10, 11, 12, 13 e 14 são rolos de pressão de rolos de trabalho (11 e 12 são rolos de pressão de rolo de trabalho su- perior e 13 e 14 são rolos de pressão de rolos de trabalho inferior. Abaixo da mesma maneira, o lado acima da linha de passagem do ma- terial laminado é chamado "superior" e o lado abaixo é chamado "infe- rior"), 21 e 22 são rolos de trabalho, 31, 32, 33 e 34 são calços de rolo de trabalho, 41 e 42 são blocos projetados (alojamento de laminador), 51 e 52 são rolos de apoio, 61 e 62 são rolos intermediários, 71, 72, 73 e 74 são rolos de pressão de rolos intermediários, 81, 82, 83 e 84 são elementos de suporte de rolos de trabalho conectados aos calços de rolos de apoio, 91, 92, 93 e 94 são rolos de pressão de rolos de apoio, 101 e 102 são dispositivos de detecção de carga de direção horizontal de rolo de trabalho, 111 e 112 são dispositivos de detecção de carga de rolo de pressão, 121, 122, 123 e 124 são mancais hidrostáticos de uso de impulsão de rolo de trabalho, e 131 e 132 são dispositivos de detecção de carga de uso de medição de carga de laminação. Os mesmos elementos são indicados com os mesmos numerais de refe- rência e explicações sobrepostas são omitidas.
[063] A figura 1 é uma vista ilustrando uma primeira modalidade no laminador para produtos planos da presente invenção.
[064] O laminador para produtos planos da presente invenção tem rolos de trabalho 21 e 22 acionados por motores elétricos (não mostrados), rolos de apoio 51 e 52 contatando os rolos de trabalho 21 e 22 e suportando a força de reação de laminação aplicada nos rolos de trabalho 21 e 22, e dispositivos para aplicar forças externas de di- reção substancialmente horizontal (rolos de pressão de rolo de traba- lho 11, 12, 13 e 14) em posições de pelo menos uma localização ,cada, no lado de trabalho e lado de acionamento através de um cen- tro do laminador na direção de largura, para um total de duas ou mais localizações, para os rolos de trabalho 21 e 22.
[065] Adicionalmente, como explicado acima, para reduzir a força componente de desvio horizontal para % ou menos do anterior, é im- portante fazer o valor do desvio de direção de laminação da posição de centro axial do rolo de trabalho e posição de centro axial de rolo de apoio dividido pela soma do raio de rolo de trabalho e raio de rolo de apoio de 0,0025 ou menos.
[066] Laminadores para produtos planos incluem laminadores do tipo bloco projetado mostrados na figura 2(a) e laminadores do tipo de retenção de calço de rolo de apoio mostrados na figura 2(b). No caso de um laminador do tipo de bloco projetado, as forças externas de di- reção horizontal aplicadas nos rolos de trabalho 21 e 22 são suporta- das através dos calços dos rolos de trabalho 31, 32, 33, e 34 pelos blocos projetados de alojamento de laminador 41 e 42, enquanto no caso de um laminador do tipo de retenção de calço de rolo de apoio, são suportados pelos elementos de suporte de calço de rolo de traba- lho 81, 82, 83 e 84 conectados nos calços de rolo de apoio.
[067] Quando os dispositivos para aplicar forças externas de di- reção substancialmente horizontal nos rolos de trabalho 21 e 22, por exemplo, os rolos de pressão de rolo de trabalho 11, 12, 13 e 14 tal como mostrado na figura 1(a), são fornecidos. Estes rolos de pressão de rolo de trabalho 11, 12, 13 e 14 empurram os rolos de trabalho 21 e 22. Empurrando os rolos de trabalho, no caso onde o laminador é de um tipo de bloco projetado (figura 2(a)), a folga entre os eixos dos ro- los de trabalho e mancais, a folga dos mancais propriamente ditos, a folga entre os mancais e os alojamentos de mancal (calços de rolos), e a folga entre os calços de rolo e blocos projetados são absorvidas e as superfícies de bloco projetado de alojamento de laminador de alta rigi- dez pode se transformar na superfície de referência. Quando o lami- nador é de um tipo de retenção de calço de rolo de apoio (figura 2(b)), a folga entre os eixos dos rolos de trabalho e mancais, a folga de mancais propriamente ditos, a folga entre os mancais e os alojamentos de mancal (calços de rolo), a folga entre os calços de rolo e os ele- mentos de suporte de calço de rolo de trabalho, e a folga entre os elementos de suporte de calço de rolos de trabalho e a superfície de janela de alojamento de laminador são absorvidas e a superfície de janela de alojamento de laminador de alta rigidez pode se tornar a su- perfície de referência.
[068] Dessa maneira, é possível empurrar o elemento de aloja- mento de laminador de alta rigidez para estabilizar as posições de cen- tro axial, de modo que seja possível eliminar estritamente a diferença em desvio dos rolos de trabalho na parte superior e parte inferior e es- querda e direita (lado de trabalho WS/lado de acionamento DS) do la- minador que ocorre durante a laminação ou no estado de rolo de con- tato do trabalho de ajuste de ponto zero antes da laminação incluindo no momento da entrada do material de laminação. Adicionalmente, tornando o valor do desvio de direção de laminação da posição de centro axial de rolo de trabalho e posição de centro axial de rolo de apoio, dividido pela soma do raio de rolo de trabalho e raio de rolo de apoio, 0,0025 ou menos, é possível reduzir o componente de força de desvio de direção horizontal a % ou menos do anterior, de modo que seja possível estabilizar as posições de centro axial dos rolos de traba- lho incluindo no instante em que os materiais de laminação entram e é possível eliminar os problemas de deformação dos produtos planos e sinuosidade e arqueamento devido à força de impulso que ocorre en- tre os rolos de trabalho e os rolos de apoio.
[069] Os dispositivos para aplicar forças externas de direção substancialmente horizontal nos rolos de trabalho 21 e 22 são, como mostrado na figura 1(a), de preferência fornecidos em posições apli- cando força perto das extremidades dos tambores de rolo de trabalho. Por exemplo, fornecendo os rolos de pressão de rolo de trabalho 11, 12, 13 e 14 tal como mostrado na figura 1(a) em posições aplicando força perto das extremidades dos tambores de rolo de trabalho, forças externas podem ser facilmente aplicadas e é possível impedir a defle- xão de direção horizontal dos rolos de trabalho devido a forças exter- nas.
[070] Adicionalmente, tornando as partes que contatam os rolos de trabalho 21 e 22, o tipo de rolo, é possível aplicar força externa sem raspar os rolos de trabalho. Adicionalmente, é possível aplicar as for- ças externas de direção substancialmente horizontal no estado incli- nado mesmo se os rolos de trabalho se moverem para cima e para baixo durante a laminação.
[071] Na presente invenção, os dispositivos aplicando forças ex- ternas de direção horizontal (dispositivos de aplicação de força hori- zontal) podem ser fornecidos tanto no lado de entrada quanto no lado de saída do laminador enquanto em um lado dos rolos de trabalho. Na presente invenção, o desvio de rolo de trabalho é extremamente pe- queno (de preferência zero) e o componente de força de desvio de di- reção horizontal se torna extremamente pequeno. Adicionalmente, as forças externas de direção horizontal aplicadas pelos rolos de pressão são sempre maiores que o componente de força de desvio, assim a posição determinada pode ser tanto no lado de entrada ou lado de sa- ída do laminador. No entanto, quando se obtém um desvio significante, é preferível que a direção do componente de força de desvio e a dire- ção das forças externas de direção horizontal combinem.
[072] Adicionalmente, dispositivos de aplicação de força horizon- tal podem ser voltados para ambos os lados dos rolos de trabalho, mas neste caso é necessário tornar uma força horizontal maior que a outra e a força composta tem que ser conduzida através dos calços de rolos de trabalho para o alojamento de laminador. A explicação acima se aplica aos rolos intermediários e rolos de apoio descritos abaixo da mesma maneira que os dispositivos de aplicação de força externa ho- rizontal dos rolos de trabalho.
[073] Note que, a presente invenção pode ser aplicada não so- mente em um laminador de quatro estágios tendo rolos de trabalho 21 e 22 e rolos de apoio 51 e 52 (laminador 4Hi), tal como mostrado na figura 1(b), mas também um laminador de cinco estágios ou um lami- nador de seis estágios (laminador 6Hi) tendo rolos de trabalho 21 e 22, rolos intermediários 61 e 62, e rolos de apoio 51 e 52, tal como mos- trado na figura 1(c). No caso de um laminador de cinco estágios ou laminador de seis estágios tendo rolos intermediários 61 e 62, e "rolos de apoio" na presente invenção também significam os rolos intermedi- ários 61 e 62 suportando diretamente os rolos de trabalho 21 e 22.
[074] Adicionalmente, a expressão "força externa" aplicada nos rolos de trabalho na presente invenção é usada no sentido de: 1) que atua independentemente da carga de laminação e 2) fixação de um dispositivo para aplicar força no alojamento ou outra estrutura fora dos rolos de trabalho.
[075] A figura 3 é uma vista ilustrando uma segunda modalidade no laminador para produtos planos da presente invenção.
[076] A segunda modalidade no laminador para produtos planos da presente invenção é caracterizada em que o laminador tem, em adição aos dispositivos acima mencionados para aplicar forças exter- nas de direção substancialmente horizontal nos rolos de trabalho, dis- positivos para aplicar forças externas de direção substancialmente ho- rizontal (rolos de pressão de rolo de apoio 91, 92, 93 e 94) em posi- ções de pelo menos uma localização cada no lado de trabalho e lado de acionamento através de um centro do laminador na direção de lar- gura, para um total de duas ou mais localizações, para os rolos de apoio 51 e 52.
[077] No caso do laminador 4Hi mostrado na figura 3(a) e o lami- nador 6Hi mostrado em (b), por exemplo, os rolos de pressão de rolo de apoio 91, 92, 93 e 94 mostrados nas figuras 3(a), (b) são forneci- dos. Usando estes rolos de pressão de rolo de apoio para aplicar for- ças externas de direção substancialmente horizontal nos rolos de apoio, é possível empurrar os rolos de apoio 51 e 52 contra os ele- mentos de alojamento de laminador de alta rigidez para estabilizar as posições de centro axial, assim é possível ainda reduzir a deformação dos produtos planos e a sinuosidade e arqueamento devido à força de impulso que ocorre entre os rolos de trabalho e os rolos de apoio.
[078] No caso da técnica anterior fornecer o desvio de rolos de trabalho na direção do lado de saída de laminação, uma força de des- vio atua nos rolos de trabalho na direção de laminação e atua nos ro- los de apoio na direção oposta à laminação. Como resultado, a super- fície de referência determinando as posições de direção horizontal dos rolos de trabalho se torna a superfície do lado de saída da janela de alojamento, e a superfície de referência determinando as posições de direção horizontal dos rolos de apoio se torna a superfície do lado de entrada da janela de alojamento. Neste caso, para manter o paralelis- mo dos rolos de trabalho e rolos de apoio no plano horizontal é neces- sário administrar o paralelismo da superfície do lado de entrada e a superfície do lado de saída da janela de alojamento em uma alta pre- cisão. Surgem dificuldades no método de medição de paralelismo e ocorre facilmente erro.
[079] Como oposto a isto, como mostrado na figura 3, quando se aplica forças horizontais nos rolos de trabalho 21 e 22 e rolo de apoio 51 e 52 na mesma direção, por exemplo, a direção do lado de saída de laminação, a superfície de referência determinando a posição de direção horizontal se torna a superfície do lado de saída da janela de alojamento para os rolos de trabalho 21 e 22 e os rolos de apoio 51 e 52 e se torna fácil manter o paralelismo dos rolos de trabalho 21 e 22 e rolos de apoio 51 e 52 no plano horizontal em uma alta precisão.
[080] A figura 4 é uma vista ilustrando uma terceira modalidade no laminador para produtos planos da presente invenção.
[081] A terceira modalidade no laminador para produtos planos da presente invenção é caracterizada pelo fato de que os dispositivos, para aplicar forças externas de direção substancialmente horizontal nos rolos 21 e 22 (rolos de pressão de rolo de trabalho 11 e 12), são fornecidos em posições aplicando força nas extremidades axiais dos rolos de trabalho fora dos calços de rolo de trabalho 31 e 32.
[082] Provendo os rolos de trabalho 21 e 22 com rolos de pres- são de rolo de trabalho 11 e 12, tal como mostrado na figura 4, em po- sições que aplicam força nas extremidades axiais dos rolos de traba- lho fora dos calços de rolo de trabalho 31 e 32, é possível evitar a in- terferência com os guias do material laminado e também reduzir a fol- ga de direção horizontal nos mancais.
[083] Note que é também possível fixar os dispositivos para apli- car forças externas de direção substancialmente horizontal nos rolos de trabalho 21 e 22 (rolos de pressão de rolo de trabalho 11 e 12) nos calços de rolos de trabalho 31 e 32. Neste caso, as forças se tornam forças internas dos rolos de trabalho 21 e 22 incluindo calços, de modo a estabilizar as posições dos calços de rolo de trabalho 31 e 32, os dispositivos para empurrar os calços de rolo de trabalho 31 e 32 na direção horizontal, tal como descrito na Patente Japonesa N° 2796465 se tornam essenciais.
[084] A figura 5 é uma vista ilustrando uma quarta modalidade no laminador para produtos planos da presente invenção.
[085] A quarta modalidade no laminador para produtos planos da presente invenção é caracterizada pelo fato de que os dispositivos pa- ra aplicar forças externas de direção substancialmente horizontal nos rolos de trabalho 21 e 22 (rolos de pressão de rolo de trabalho 11, 12, 13 e 14) são fornecidos em posições aplicando força perto das extre- midades dos tambores dos rolos de trabalho 21 e 22 e em posições aplicando força nas extremidades axiais dos rolos de trabalho fora dos calços de rolo de trabalho 31 e 32.
[086] Provendo os rolos de trabalho 21 e 22 com os rolos de pressão de rolo de trabalho 11, 12, 13 e 14, tal como mostrado na figu- ra 5, em posições aplicando força perto das extremidades dos tambo- res dos rolos de trabalho 21 e 22 e posições aplicando força nas ex- tremidades axiais dos rolos de trabalho fora dos calços de rolo de tra- balho 31 e 32, é possível cancelar a deflexão de direção horizontal dos rolos de trabalho devido à força externa.
[087] A figura 6 é uma vista ilustrando uma quinta modalidade no laminador para produtos planos da presente invenção.
[088] A quinta modalidade no laminador de produtos planos da presente invenção é caracterizada pelo fato de que os dispositivos pa- ra aplicar forças externas de direção substancialmente horizontal nos rolos de trabalho 21 e 22 (rolos de pressão de rolo de trabalho 11 e 12) são fornecidos em posições aplicando força perto das extremida- des dos tambores dos rolos de trabalho 21 e 22 e as partes centrais dos tambores dos rolos de trabalho 21 e 22 são fornecidos com dispo- sitivos para aplicar forças externas de direção substancialmente hori- zontal (rolos de pressão de rolo de trabalho 13) menores que e em uma direção oposta ao valor total das forças externas de direção hori- zontal aplicadas perto das extremidades dos tambores de rolo de tra- balho.
[089] Provendo os rolos de trabalho 21 e 22 com rolos de pres- são de rolo de trabalho 11 e 12, tal como mostrado na figura 6, em po- sições aplicando força perto das extremidades dos tambores dos rolos de trabalho 21 e 22 e provendo partes centrais dos tambores dos rolos de trabalho 21 e 22 com rolos de pressão de rolo de trabalho 13 apli- cando força menor que e em uma direção oposta ao valor total das forças externas de direção horizontal aplicadas perto das extremida- des dos tambores de rolo de trabalho, é possível cancelar a deflexão de direção horizontal dos rolos de trabalho devido às forças externas das direções diferentes.
[090] A figura 7 é uma vista ilustrando uma sexta modalidade do laminador para produtos planos da presente invenção.
[091] A sexta modalidade do laminador para produtos planos da presente invenção é caracterizada pelo fato de que os dispositivos pa- ra aplicar forças externas de direção substancialmente horizontal nos rolos de trabalho 21 e 22 (rolos de pressão de rolo de trabalho 11 e 12) são fornecidos em posições aplicando força nas extremidades axi- ais dos rolos de trabalho fora dos calços de rolo de trabalho 31 e 32 e em que as partes centrais dos tambores de rolo de trabalho são forne- cidas com dispositivos para aplicar forças externas de direção subs- tancialmente horizontal na mesma direção que as forças externas de direção horizontal aplicadas nas extremidades axiais do rolo de traba- lho (rolos de pressão de rolo de trabalho 13).
[092] Provendo os rolos de trabalho 21 e 22 com os rolos de pressão de rolo de trabalho 11 e 12, tal como mostrado na figura 7, em posições aplicando força nas extremidades axiais dos rolos de traba- lho fora dos calços de rolo de trabalho 31 e 32 e provendo as partes centrais dos tambores de rolo de trabalho com rolos de pressão de ro- lo de trabalho 13, é possível cancelar a deflexão de direção horizontal dos rolos de trabalho devido às forças externas da mesma direção.
[093] A figura 8 é uma vista ilustrando uma sétima modalidade do laminador para produtos planos da presente invenção.
[094] A sétima modalidade do laminador para produtos planos da presente invenção é caracterizada pelo fato de que a provisão de dis- positivos de detecção de carga de direção horizontal de rolo de traba- lho 101 e 102 medindo as cargas de direção horizontal aplicadas nos rolos de trabalho 21 e 22 entre os calços de rolo de trabalho 31 e 32 e blocos projetados de alojamento de laminador 41 e 42. Os blocos pro- jetados de alojamento de laminador 41 e 42 podem ser os elementos de suporte de calço de rolo de trabalho 81, 82, 83 e 84 conectados aos calços de rolo de apoio.
[095] Fornecendo dispositivos de detecção de carga de direção horizontal de rolo de trabalho 101 e 102 medindo as cargas de direção horizontal aplicadas nos rolos de trabalho 21 e 22 entre os calços de rolo de trabalho 31 e 32 e os blocos projetados de alojamento de lami- nador 41 e 42, é possível detectar a força de direção horizontal aplica- da nos estreitamentos de rolo de trabalho esquerdo e direito e mancais de rolo de trabalho, ajustar as forças externas de direção horizontal fornecidas pelos rolos de impulso 11 e 12 de acordo com a necessida- de, e manter estas iguais, de modo que seja possível impedir a sinuo- sidade ou arqueamento dos produtos planos devido à ocorrência de força de impulso. Neste momento, efeitos similares são obtidos mes- mo se os blocos projetados de alojamento de laminador 41 e 42 forem elementos de suporte de calço de rolo de trabalho 81, 82, 83 e 84 co- nectados aos calços de rolo de apoio.
[096] Adicionalmente, o desenho dos dispositivos de detecção de carga 111 e 112 dos rolos de pressão é uma modalidade preferível e pode ser comutado pelas pressões dos rolos hidráulicos fornecendo as forças de impulso. Note que as forças de direção horizontal medidas pelos dispositivos de detecção de carga de direção horizontal 101 e 102 são forças compostas das forças de direção horizontal atuando a partir dos rolos de pressão e medidas pelos dispositivos de detecção de carga de rolo de pressão 111 e 112 e as forças atuando a partir dos rolos de apoio para os rolos de trabalho incluindo as forças de desvio, assim as funções dos dispositivos de detecção de carga de direção horizontal de rolo de trabalho 101 e 102 podem ser substituídas pelos dispositivos de detecção de carga de rolo de pressão 111 e 112.
[097] Subentende-se, mas os dispositivos de detecção de carga de direção horizontal de rolo de trabalho e dispositivos de detecção de carga de rolo de pressão são de preferência determinados para os ro- los de trabalho superior e inferior.
[098] A figura 9 é uma vista ilustrando uma oitava modalidade do laminador para produtos planos da presente invenção.
[099] A oitava modalidade do laminador para produtos planos da presente invenção é caracterizada pelo fato de que os dispositivos pa- ra aplicar forças externas de direção substancialmente horizontal nos rolos de trabalho 21 e 22 (mancais hidrostáticos de uso de impulso de rolo de trabalho 121, 122, 123 e 124) são tipos de mancais hidrostáti- cos capazes de transmitir força para os rolos de trabalho através de pressão de fluido.
[0100] Tornando os dispositivos para aplicar forças externas de direção substancialmente horizontal nos rolos de trabalho 21 e 22 tipos de mancal hidrostático capazes de transmitir força aos rolos de traba- lho através de pressão de óleo, água ou outro fluido, é possível aplicar força externa nos rolos de trabalho em um estado de não contato, de modo que não exista preocupação sobre raspar os rolos de trabalho e os dispositivos de aplicação de força externa também não são mais muito desgastados.
[0101] A figura 10 é um fluxograma ilustrando uma modalidade do método de laminação para produtos planos da presente invenção.
[0102] As modalidades dos laminadores para produtos planos usados no método de laminação para produtos planos da presente in- venção são como explicados acima, de modo que as explicações se- jam omitidas.
[0103] Primeiro, no trabalho de ajuste de ponto zero de posição de rolo antes de começar o trabalho de laminação, os dispositivos de con- trole de espaço de rolo do laminador para produtos planos são opera- dos no estado de rotação de rolo para determinar o estado de rolo de contato e o valor total do valor de medição de carga do lado de traba- lho e o valor de medição de carga do lado de acionamento dos dispo- sitivos de detecção de carga de uso de medição de carga de lamina- ção 131 e 132 é determinado em uma carga de ajuste de ponto zero predeterminado (figura 10, S-1).
[0104] A seguir, as forças externas de direção horizontal aplicadas a partir dos dispositivos de aplicação de força externa de direção hori- zontal do lado de trabalho e lado de acionamento para os rolos de tra- balho são ajustadas de modo que as saídas dos dispositivos de detec- ção de carga de direção horizontal de rolo de trabalho 101 e 102 se tornem valores predeterminados para os lado de trabalho e de acio- namento (figura 10, S-2).
[0105] A seguir, o equilíbrio do lado de trabalho e lado de aciona- mento na posição de rolo é ajustado para determinar o ponto zero de posição de rolo de modo que o valor de medição de carga do lado de trabalho e o valor de medição de carga do lado de acionamento dos dispositivos de detecção de carga de uso de medição de carga de la- minação 131 e 132 se tornem iguais enquanto mantêm o equilíbrio de carga de lado de trabalho WS/lado de acionamento DS dos dispositi- vos de detecção de carga de direção horizontal do rolo de trabalho 101 e 102 (figura 10, S-3).
[0106] Adicionalmente, o trabalho de laminação é realizado base- ado neste ponto zero de posição de rolo (figura 10, S-4).
[0107] Ajustando as forças externas de direção horizontal aplica- das a partir dos dispositivos de aplicação de força externa de direção horizontal do lado de trabalho e lado de acionamento nos rolos de tra- balho, de modo que as saídas dos dispositivos de detecção de carga de direção horizontal de rolo de trabalho 101 e 102 se tornem valores predeterminados para o lado de trabalho e lado de acionamento, é possível fazer as forças de direção horizontal aplicadas nos estreita- mentos de rolo de trabalho e mancais de rolo de trabalho uniformes esquerda e direita. Como resultado, é possível manter os rolos de tra- balho estritamente paralelos com os rolos de apoio. Adicionalmente, ajustando o equilíbrio do lado de trabalho e lado de acionamento da posição de rolo para determinar o ponto zero de posição de rolo, de modo que o valor de medição de carga do lado de trabalho e o valor de medição de carga do lado de acionamento dos dispositivos de de- tecção de carga de uso de medição de carga de laminação 131 e 132 se tornem iguais enquanto mantêm este estado, um ponto zero de po- sição de rolo precisa ser livre de força de impulso ou outra perturbação é obtido. Realizando o trabalho de laminação baseado neste ponto ze- ro de posição de rolo, é possível impedir a sinuosidade ou arqueamen- to dos produtos planos.
[0108] Note que, na presente invenção, o estado de rolo de conta- to no momento de ajuste de ponto zero de posição de rolo é também baseado nos rolos que estão em um estado de rotação.
[0109] Adicionalmente, normalmente, o ajuste de ponto zero de controle de espaço de rolo é realizado quando se muda rolos de traba- lho, assim os rolos de trabalho podem ser considerados ter perfis es- querdo e direito simétricos logo depois de operação de desbaste, mas o ajuste não é necessariamente realizado logo depois de mudá-los, assim deve ser levado em consideração o fato de que eles são em ge- ral assimétricos esquerda e direita devido ao desgaste desigual duran- te o uso, etc.
[0110] Quando se coloca o estado de rolo de contato neste esta- do, o desequilíbrio de esquerda e direita nos diâmetros dos rolos de apoio faz os componentes de força de desvio que atuam a partir dos rolos de apoio para os rolos de trabalho se tornarem assimétricos de esquerda e direita. Através das mudanças nos estreitamentos de rolo de trabalho e folgas de mancal, isto resulta nos eixos dos rolos de tra- balho sendo inclinados ligeiramente no plano horizontal. Como resul- tado, a força de impulso é gerada entre os rolos de trabalho e os rolos de apoio. Isto perturba o equilíbrio esquerdo-direito dos dispositivos de detecção de carga de uso de detecção de carga de laminação 131 e 132. Ao realizar o ajuste de ponto zero na posição de rolo neste esta- do, o ajuste preciso não é mais possível. Isto se torna a causa de si- nuosidade e arqueamento.
[0111] Quando oposto a isto, como descrito em (12), ao ajustar as forças externas de direção horizontal aplicadas nos rolos de trabalho de modo que as saídas dos dispositivos de detecção de carga de uso de medição de carga de direção horizontal de rolo de trabalho 101 e 102 se tornem as mesmas no lado de trabalho WS e no lado de acio- namento DS, as forças horizontais aplicadas nos estreitamentos de rolo de trabalho e mancais de rolo de trabalho se tornam iguais no lado de acionamento e lado de trabalho, de modo que seja possível manter os eixos dos rolos de trabalho em uma postura que é a mesma que o estado com nenhum desgaste desigual dos rolos de apoio. Portanto, nenhuma força de impulso ocorre entre os rolos e o ajuste de ponto zero de posição de rolo preciso se torna possível.
[0112] Adicionalmente, como descrito em (13), ajustando as forças externas de direção horizontal aplicadas a partir dos dispositivos de aplicação de força externa de direção horizontal do lado de trabalho e lado de acionamento nos rolos de trabalho de modo que as saídas dos dispositivos de detecção de carga de direção horizontal de rolo de tra- balho 101 e 102 se tornem valores predeterminados para o lado de trabalho WS e o lado de acionamento DS e controlem as forças exter- nas de direção horizontal de modo a manter este estado durante a la- minação, é possível manter as forças externas de direção horizontal esquerda e direita iguais, de modo que seja possível impedir a sinuo- sidade ou arqueamento do produto plano devido à ocorrência de força de impulso durante a laminação.
[0113] Acima, a explicação foi dada com referência à configuração mostrada na figura 8, mas, como explicado acima, os dispositivos de detecção de carga de direção horizontal de rolo de trabalho são de preferência determinados de modo a corresponder com os rolos de trabalho superior e inferior. Portanto, na explicação acima também, subentende-se que o trabalho de ajuste de ponto zero e controle de laminação são realizados baseados nos valores de saída dos disposi- tivos de detecção de carga de direção horizontal de rolo de trabalho determinados na parte superior e parte inferior.
[0114] Adicionalmente, quando se fornece rolos de apoio ou rolos intermediários com dispositivos de conferir força de direção horizontal também da mesma maneira que os rolos de trabalho, é possível de- terminar os dispositivos de detecção de carga de direção horizontal nos rolos de apoio ou rolos intermediários. Realizando o ajuste de pon- to zero da posição de laminação incluindo a saída detectada por estes dispositivos de detecção e ajustando as forças externas de direção horizontal aplicadas a partir dos dispositivos de aplicação de força ex- terna de direção horizontal de lado de trabalho e lado de acionamento nos rolos de trabalho, rolos intermediários, rolos de apoio de modo que as saídas destes dispositivos de detecção de carga de direção hori- zontal se tornem valores predeterminados para o lado de trabalho WS e lado de acionamento DS e laminação enquanto controlam as forças externas de direção horizontal de modo a manter este estado, é possí- vel manter as forças externas de direção horizontal esquerda e direita iguais, de modo que seja possível impedir a sinuosidade ou arquea- mento do produto plano que ocorre devido à força de impulso durante a laminação de modo mais preciso.
[0115] De acordo com a presente invenção, é possível fornecer um laminador para produtos planos e método de laminação para pro- dutos planos que podem eliminar estritamente a diferença em desvio de rolos de trabalho na parte superior e parte inferior e esquerda e di- reita (lado de trabalho WS/lado de acionamento DS) do laminador que ocorre durante a laminação ou no estado de rolo de contato do traba- lho de ajuste de ponto zero antes da laminação, e eliminar o problema de deformação dos produtos planos ou sinuosidade ou arqueamento devido à força de impulso que atua entre os rolos de trabalho e os ro- los de apoio. Efeitos notáveis na indústria são exibidos.

Claims (13)

1. Laminador para produtos planos tendo um par de rolos de trabalho superior e inferior (21,22) acionados por motores elétricos e um par de rolos de apoio superior e inferior (51,52) contatando os rolos de trabalho (21,22) e suportando força de reação de laminação aplicada nos rolos de trabalho, o laminador para produtos planos, caracterizado pelo fato de que: o laminador tem dispositivos (11,12,13,14) aplicando forças externas de direção horizontal para tambores ou eixos dos rolos de trabalho (21,22) e empurrando os tambores ou eixos dos rolos de tra- balho (21,22) em posições de pelo menos uma localização cada, no lado de trabalho e lado de acionamento através de um centro do lami- nador na direção de largura, para um total de duas ou mais localiza- ções, para os rolos de trabalho superior e inferior respectivos (21,22), de um do lado de entrada ou lado de saída do laminador, as forças externas de direção horizontal aplicadas nos rolos de trabalho (21,22) são suportados através de calços de rolo de traba- lho (31,32,33,34) por blocos projetados (41,42) do alojamento de lami- nador ou elementos de suporte de calço de rolo de trabalho (81,82,83,84) conectados aos calços de rolo de apoio, e o valor do desvio de direção de rolamento da posição de centro axial do rolo de trabalho e a posição de centro axial de rolo de apoio dividido pela soma do raio de rolo de trabalho e raio de rolo de apoio é 0,0025 ou menos para ambos os rolos superior e inferior.
2. Laminador para produtos planos, de acordo com a rei- vindicação 1, caracterizado pelo fato de que o laminador ainda tem dispositivos (91,92,93,94) que aplicam forças externas de direção hori- zontal em tambores ou eixos dos rolos de apoio (51,52) em posições de pelo menos uma localização no lado de trabalho e lado de aciona- mento através de um centro do laminador na direção de largura, para um total de duas ou mais localizações, para os rolos de apoio superior e inferior respectivos (51,52).
3. Laminador para produtos planos, de acordo com a rei- vindicação 2, caracterizado pelo fato de que a direção das forças ex- ternas de direção horizontal aplicada nos rolos de apoio (51,52) está na mesma direção que o componente de força externa de direção ho- rizontal aplicado nos rolos de trabalho (21,22).
4. Laminador para produtos planos, de acordo qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que os dispo- sitivos (11,12,13,14) aplicando forças externas de direção horizontal nos rolos de trabalho (21,22) são fornecidos em posições aplicando força perto das extremidades dos tambores de rolo de trabalho.
5. Laminador para produtos planos, de acordo com qual- quer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que os dispositivos (11,12) aplicando forças externas de direção horizontal nos rolos de trabalho (21,22) são fornecidos em posições aplicando força nas extremidades axiais dos rolos de trabalho fora dos calços de rolo de trabalho (31,32).
6. Laminador para produtos planos, de acordo com qual- quer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que os dispositivos (11,12,13,14) aplicando forças externas de direção hori- zontal nos rolos de trabalho (21,22) são fornecidos em posições apli- cando força perto das extremidades dos tambores de rolo de trabalho e em posições aplicando força nas extremidades axiais dos rolos de trabalho (21,22) fora dos calços de rolo de trabalho (31,32).
7. Laminador para produtos planos, de acordo com qual- quer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que os dispositivos (11,12) aplicando forças externas de direção horizontal nos rolos de trabalho (21,22) são fornecidos em posições aplicando força perto das extremidades dos tambores de rolo de trabalho e par- tes centrais dos tambores de rolo de trabalho são fornecidos com dis- positivos (13) aplicando forças externas de direção horizontal menores que e em uma direção oposta do valor total das forças externas de di- reção horizontal aplicadas perto das extremidades axiais dos tambores de rolo de trabalho.
8. Laminador para produtos planos, de acordo com qual- quer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que os dispositivos (11,12) aplicando forças externas de direção horizontal nos rolos de trabalho (21,22) são fornecidos em posições aplicando força nas extremidades axiais dos rolos de trabalho fora dos calços de rolo de trabalho (31,32,33,34) e partes centrais dos tambores de rolo de trabalho são fornecidos com dispositivos (13) aplicando forças ex- ternas de direção horizontal na mesma direção que as forças externas de direção horizontal aplicadas nas extremidades axiais dos tambores de rolo de trabalho,
9. Laminador para produtos planos, de acordo com qual- quer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo fato de que são fornecidos, entre os calços de rolo de trabalho (31,32,33,34) e blocos projetados de alojamento de laminador (41,42) ou entre os calços de rolo de trabalho (31,32,33,34) e elementos de suporte de calço de rolo de trabalho (81,82,83,84) conectados nos calços de rolo de apoio, dis- positivos de detecção de carga de direção horizontal de rolo de traba- lho (101,102) para medir as cargas de direção horizontal aplicadas nos rolos de trabalho (21,22).
10. Laminador para produtos planos, de acordo com qual- quer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado pelo fato de que os dispositivos (11,12,13,14) aplicando forças externas de direção hori- zontal nos rolos de trabalho (21,22) têm partes contatando os rolos de trabalho (21,22) de tipos de rolo.
11. Laminador para produtos planos, de acordo com qual- quer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado pelo fato de que os dispositivos (121,122,123,124) aplicando forças externas de direção horizontal nos rolos de trabalho (21,22) são tipos de mancal hidrostáti- cos capazes de transmitir força aos rolos de trabalho (21,22) através de pressão de fluido.
12. Método de laminação para produtos planos usando um laminador para produtos planos, caracterizado pelo fato de que: o laminador tem: um par de rolos de trabalho superior e inferior (21,22) acio- nados por motores elétricos; um par de rolos de apoio superior e inferior (51,52) conta- tando os rolos de trabalho e suportando força de reação de laminação aplicada nos rolos de trabalho; dispositivos (11,12,13,14) aplicando forças externas de di- reção horizontal para tambores ou eixos dos rolos de trabalho (21,22) e empurrando os tambores ou eixos dos rolos de trabalho (21,22) em posições de pelo menos uma localização cada, no lado de trabalho e lado de acionamento através de um centro do laminador na direção de largura, para um total de duas ou mais localizações, para os rolos de trabalho superior e inferior respectivos (21,22), em que as forças ex- ternas de direção horizontal aplicadas nos rolos de trabalho são supor- tadas através de calços de rolo de trabalho (31,32,33,34) e dispositi- vos de detecção de carga de direção horizontal de rolo de trabalho (101,102) para medir as cargas de direção horizontal por blocos proje- tados do alojamento de laminador ou elementos de suporte de calço de rolo de trabalho conectados aos calços de rolo de apoio, o valor do desvio de direção de rolamento da posição de centro axial do rolo de trabalho e a posição de centro axial de rolo de apoio dividido pela so- ma do raio de rolo de trabalho e raio de rolo de apoio é 0,0025 ou me- nos, e dispositivos de detecção de carga para medir a carga de laminação no lado de trabalho e lado de acionamento do laminador, em que o método de laminação para produtos planos, compreende as etapas de trabalho de ajuste de ponto zero de posição de rolo antes de começar o trabalho de laminação, operar um dispositivo de controle de espaço de rolo do laminador para produtos planos em um estado de rotação de rolo para determinar um estado de rolo de contato, de- terminar um valor total de um valor de medida de carga do lado de tra- balho e valor de medida de carga do lado de acionamento pelo uso de medição de carga de laminação usam dispositivos de detecção de carga (131,132) para uma carga de ajuste de ponto zero predetermi- nada, ajustar as forças externas de direção horizontal aplicadas a par- tir de dispositivos de aplicação de força externa de direção horizontal do lado de trabalho e lado de acionamento (11,12,13,14) nos rolos de trabalho (21,22) de modo que as saídas dos dispositivos de detecção de carga de direção horizontal de rolo de trabalho (101,102) se tornem valores predeterminados para o lado de trabalho e lado de acionamen- to, ajustar o equilíbrio do lado de trabalho e lado de acionamento na posição de rolo para determinar o ponto zero de posição de rolo de modo que o valor de medição de carga do lado de trabalho pela medi- ção de carga de rolamento use os dispositivos de detecção de carga (131,132) ,se torne igual enquanto mantém este estado, e realizar o trabalho de laminação baseado neste ponto zero de posição de rolo.
13. Método de laminação para produtos planos usando um laminador para produtos planos, caracterizado pelo fato de que: o laminador tem: um par de rolos de trabalho superior e inferior (21,22) acio- nados por motores elétricos; um par de rolos de apoio superior e inferior (51,52) conta- tando os rolos de trabalho e suportando força de reação de laminação aplicada nos rolos de trabalho; e dispositivos (11,12,13,14) aplicando forças externas de di- reção horizontal para tambores ou eixos dos rolos de trabalho (21,22) e empurrando os tambores ou eixos dos rolos de trabalho (21,22), em posições de pelo menos uma localização ,cada, no lado de trabalho e lado de acionamento através de um centro do laminador na direção de largura, para um total de duas ou mais localizações, para os rolos de trabalho superior e inferior respectivos (21,22), em que as forças ex- ternas de direção horizontal aplicadas nos rolos de trabalho (21,22) são suportadas através de lado de trabalho e calços de rolo de traba- lho (31,32,33,34) e dispositivos de detecção de carga de direção hori- zontal de rolo de trabalho (101,102) para medir as cargas de direção horizontal por blocos projetados do alojamento de laminador (41,42) ou elementos de suporte de calço de rolo de trabalho (81,82,83,84) conectados aos calços de rolo de apoio, o valor do desvio de direção de rolamento da posição de centro axial do rolo de trabalho e a posi- ção de centro axial de rolo de apoio dividido pela soma do raio de rolo de trabalho e raio de rolo de apoio é 0,0025 ou menos, em que o método de laminação para produtos planos ,compreende as etapas de ajustar as forças externas de direção horizontal aplicadas a partir de dispositivos de aplicação de força externa de direção hori- zontal do lado de trabalho e lado de acionamento (11,12,13,14) nos rolos de trabalho de modo que as saídas dos dispositivos de detecção de carga de direção horizontal de rolo de trabalho (101,102) se tornem valores predeterminados para o lado de trabalho e lado de acionamen- to e controlar as forças externas de direção horizontal de modo a man- ter este estado durante a laminação.
BRPI0908928-4A 2008-03-11 2009-02-24 laminador e método de laminação para produtos planos de aço BRPI0908928B1 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2008060558 2008-03-11
JP2008-060558 2008-03-11
JP2008291591 2008-11-14
JP2008-291591 2008-11-14
PCT/JP2009/053793 WO2009113413A1 (ja) 2008-03-11 2009-02-24 板圧延機および板圧延方法

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0908928A2 BRPI0908928A2 (pt) 2015-08-18
BRPI0908928B1 true BRPI0908928B1 (pt) 2020-12-29

Family

ID=41065081

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0908928-4A BRPI0908928B1 (pt) 2008-03-11 2009-02-24 laminador e método de laminação para produtos planos de aço

Country Status (10)

Country Link
US (1) US8621906B2 (pt)
EP (1) EP2260954B2 (pt)
JP (1) JP4681686B2 (pt)
KR (1) KR101232360B1 (pt)
CN (1) CN101970138B (pt)
AU (1) AU2009222686B2 (pt)
BR (1) BRPI0908928B1 (pt)
CA (1) CA2716790C (pt)
TW (1) TWI380858B (pt)
WO (1) WO2009113413A1 (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102008009902A1 (de) * 2008-02-19 2009-08-27 Sms Demag Ag Walzvorrichtung, insbesondere Schubwalzengerüst
EP2531312B1 (en) * 2010-02-01 2014-04-02 The Timken Company Unified rolling and bending process for roller bearing cages
CN107107137B (zh) * 2015-02-02 2018-12-18 东芝三菱电机产业系统株式会社 轧制生产线的蛇行控制装置
CN107542726B (zh) * 2016-06-29 2019-06-25 宝山钢铁股份有限公司 模拟实际工况的伺服油缸性能试验设备
CN111819013B (zh) * 2018-03-08 2022-03-15 日本制铁株式会社 轧机的设定方法以及轧机
CN116689487B (zh) * 2023-05-25 2024-05-28 重庆大学 基于深度学习的超深冲板材的智能冷轧设备

Family Cites Families (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPS56158214A (en) 1980-05-08 1981-12-05 Ishikawajima Harima Heavy Ind Co Ltd Rolling mill with differential roll speed
US4781050A (en) 1982-01-21 1988-11-01 Olin Corporation Process and apparatus for producing high reduction in soft metal materials
JPS60141311A (ja) 1983-12-29 1985-07-26 Hitachi Ltd 圧延機
JPS626711A (ja) * 1985-07-03 1987-01-13 Hitachi Ltd 圧延機のロ−ル開度零点調整方法及びその装置
US4724698A (en) 1985-09-20 1988-02-16 Wean United Rolling Mills, Inc. Method and apparatus for rolling strip
DE69009362T2 (de) 1989-09-08 1994-09-08 Hitachi Ltd Walzwerk und Walzverfahren.
JP2796465B2 (ja) 1991-01-29 1998-09-10 三菱重工業株式会社 クロスロール圧延機
JP2972401B2 (ja) 1991-08-26 1999-11-08 株式会社日立製作所 圧延機及び圧延方法
JP2966172B2 (ja) 1992-01-10 1999-10-25 株式会社神戸製鋼所 多段圧延機
JP3121471B2 (ja) 1993-04-22 2000-12-25 株式会社日立製作所 圧延機および圧延方法
JP2885102B2 (ja) 1994-12-09 1999-04-19 日本鋼管株式会社 圧延方法
JPH10277619A (ja) * 1997-02-05 1998-10-20 Nkk Corp 熱間圧延装置及び方法
JP3283823B2 (ja) * 1998-06-02 2002-05-20 株式会社日立製作所 板材圧延機
CN1213817C (zh) * 2000-03-01 2005-08-10 株式会社日立制作所 轧机及轧机改造方法
JP3526554B2 (ja) 2001-02-13 2004-05-17 株式会社日立製作所 タンデム圧延設備及びその圧延方法

Also Published As

Publication number Publication date
JPWO2009113413A1 (ja) 2011-07-21
EP2260954B1 (en) 2014-08-13
CA2716790A1 (en) 2009-09-17
KR20100116660A (ko) 2010-11-01
BRPI0908928A2 (pt) 2015-08-18
EP2260954A4 (en) 2013-08-07
TW200946258A (en) 2009-11-16
EP2260954A1 (en) 2010-12-15
CN101970138A (zh) 2011-02-09
WO2009113413A1 (ja) 2009-09-17
TWI380858B (zh) 2013-01-01
JP4681686B2 (ja) 2011-05-11
EP2260954B2 (en) 2017-11-22
CA2716790C (en) 2013-07-16
AU2009222686A1 (en) 2009-09-17
CN101970138B (zh) 2014-07-16
US8621906B2 (en) 2014-01-07
KR101232360B1 (ko) 2013-02-13
AU2009222686B2 (en) 2011-09-22
US20110000271A1 (en) 2011-01-06

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0908928B1 (pt) laminador e método de laminação para produtos planos de aço
CA2712013C (en) Rolling mill and rolling method for flat products of steel
EP2489447B1 (en) Rolling mill and zero ajustment process in rolling mill
JP2009178754A (ja) 圧延機の制御方法
JPS63230208A (ja) 軸方向に移動可能な圧延ロールを有する圧延機と、この圧延ロールの輪郭形状の調整方法
JP7127447B2 (ja) 圧延機の設定方法
US11400499B2 (en) Method for setting rolling mill, and rolling mill
US11612921B2 (en) Rolling mill, and method for setting rolling mill
JP7127446B2 (ja) 圧延機の設定方法
KR102252361B1 (ko) 크로스각 동정 방법, 크로스각 동정 장치, 및 압연기
JP2930469B2 (ja) クロスロール圧延機のワークロールチョック位置安定装置
US11819896B2 (en) Method for identifying thrust counterforce working point positions and method for rolling rolled material
CA2350534A1 (en) Rolling stand with back up and working rolls
KR20240038761A (ko) 압연기 및 압연 방법
JPS60255204A (ja) 圧延機
JP5929842B2 (ja) 冷延鋼板用スキンパスミルのハウジング精度測定方法、及び冷延鋼板用スキンパスミルのハウジング精度測定装置

Legal Events

Date Code Title Description
B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: NIPPON STEEL AND SUMITOMO METAL CORPORATION (JP)

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: NIPPON STEEL CORPORATION (JP)

B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B06A Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 29/12/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.