BRPI0905161A2 - massa base desidratada, processo de produção de massa base desidratada, processo de produção de alimentos desidratados e alimentos obtidos por tal processo - Google Patents

massa base desidratada, processo de produção de massa base desidratada, processo de produção de alimentos desidratados e alimentos obtidos por tal processo Download PDF

Info

Publication number
BRPI0905161A2
BRPI0905161A2 BRPI0905161A BRPI0905161A2 BR PI0905161 A2 BRPI0905161 A2 BR PI0905161A2 BR PI0905161 A BRPI0905161 A BR PI0905161A BR PI0905161 A2 BRPI0905161 A2 BR PI0905161A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
dehydrated
food
production process
fish
base mass
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Denise Ceravolo Verreschi
Nascimento Jorge Harison Pereira Do
Original Assignee
Inst Nac De Pesquisa Da Amazonia Inpa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Inst Nac De Pesquisa Da Amazonia Inpa filed Critical Inst Nac De Pesquisa Da Amazonia Inpa
Priority to BRPI0905161 priority Critical patent/BRPI0905161A2/pt
Publication of BRPI0905161A2 publication Critical patent/BRPI0905161A2/pt

Links

Landscapes

  • Freezing, Cooling And Drying Of Foods (AREA)

Abstract

MASSA BASE DESIDRATADA, PROCESSO DE PRODUçãO DE MASSA BASE DESIDRATADA, PROCESSO DE PRODUçãO DE ALIMENTOS DESIDRATADOS E ALIMENTOS OBTIDOS POR TAL PROCESSO A presente invenção se situa no campo da nutrição e engenharia de alimentos. A presente invenção refere-se a um alimento e a um processo de produção de alimentos desidratados compreendendo peixes liofilizados,preferencialmente pirarucu. A presente invenção descreve ainda uma massa base desidratada para um alimento e seu processo de produção. A presente invenção proporciona um alimento que possui sabor similar ao peixe fresco e cujo processo de produção é simples quando comparado aos alimentos existentes no mercado.

Description

Relatório Descritivo de Patente de Invenção
Massa Base Desidratada, Processo de Produção de Massa BaseDesidratada, Processo de Produção de Alimentos Desidratados εAlimentos obtidos por tal Processo
Campo da Invenção
A presente invenção se situa no campo da nutrição e engenharia dealimentos. A presente invenção refere-se a um alimento e a um processo deprodução de alimentos desidratados compreendendo peixes liofilizados,preferencialmente pirarucu. A presente invenção descreve ainda uma massabase desidratada para um alimento e seu processo de produção.
A presente invenção proporciona um alimento que possui sabor similarao peixe fresco e cujo processo de produção é simples quando comparado aosalimentos existentes no mercado.
Antecedentes da Invenção
A liofilização realiza o congelamento dos alimentos (frutas, ovos, carnes,etc.) como já conhecido no estado da técnica, passando-se então para aprodução de vácuo e aumento gradativo da temperatura, reduzindo-se destemodo a pressão circunvizinha, o que permite à água congelada no materialpassar diretamente da fase sólida ao gás - de modo similar àquela que faz comque os cubos de gelo não utilizados encolham em um freezer frost-free - sementretanto destruir-lhe as propriedades nutritivas pois mantém intacta asparedes celulares, que seriam destruídas na evaporação. O índice de águaextremamente reduzido que resulta inibe a ação dos microorganismos e dasenzimas que normalmente estragam ou degradam a substância.
Se uma substância desidratada por este processo for selada paraimpedir a reabsorção da humidade, a substância pode ser armazenada natemperatura ambiente sem refrigeração, e estará protegida da degradação pormuitos anos. A liofilização tende a danificar menos o tecido que está sendodesidratado do que outros métodos da desidratação, que envolvemtemperaturas mais altas. A liofilização não causa, geralmente, o encolhimentoou endurecimento do material que está sendo desidratado, e ossabores/cheiros permanecem, também, virtualmente inalterados diferente docongelamento do bolinho de pirarucu como é conhecido no estado da técnica,que acaba muitas vezes tirando essas propriedades.
No âmbito patentário, foram localizados aiguns documentos relevantesque serão descritos a seguir.
Os documentos US 2002/037345 e US 6,096,367 revelam um métodopara preparo de um alimento a base de peixe congelado que compreende a etapa de moagem do produto congelado e aquecimento do produto moído. Apresente invenção difere destes documentos pelo fato de compreender peixeliofilizado, e não congelado. E também pelo fato do peixe Iiofilizado encontrar-se em uma composição junto com outros ingredientes liofilizados/desidratados,e o método de preparo envolve a adição de água e posterior fritura.
O documento US 2003/108655 revela um processo para conservação depeças de peixe pré-congelada de modo a conservar a peça, compreendendo aetapa de embeber a peça em uma composição conservante antes de seucongelamento. A presente invenção difere deste documento pelo fato decompreender peixe liofilizado, e não congelado. E também pelo fato do peixeliofilizado encontrar-se em uma composição junto com outros ingredientesliofilizados/desidratados, e o método de preparo envolve a adição de água eposterior fritura.
O documento EP 788 312 revela um método para produção de umalimento seco de peixe compreendendo as etapas de corte das peças de peixe, imersão em um banho-maria com compostos conservantes, resfriamento daspeças e rápido congelamento e liofilização. A presente invenção difere destedocumento pelo fato da composição final Iiofilizada compreender ingredientesdiferentes, característicos do produto final, como purê de batata e condimentos,ambos desidratados. E também pelo processo de liofilização ser realizado a partir de peças de peixes secas, e não imersas em soluções conservantes.O documento WO 98/07326 revela um processo para produção depeixes ou mexilhões secos, onde tal processo compreende as etapas depreparar uma pasta ou lama contendo o peixe e secar a pasta ou lama atravésdo uso de temperaturas baixas de secagem e tempo curto, produzindo um póseco. A presente invenção difere deste documento pelo fato de compreenderutilização de um processo de íiofiiização das peças de peixe para posterioradição dos ingredientes adicionais.
Do que se depreende da literatura pesquisada, não foram encontradosdocumentos antecipando ou sugerindo os ensinamentos da presente invenção,de forma que a solução aqui proposta possui novidade e atividade inventivafrente ao estado da técnica.
Sumário da Invenção
A presente invenção tem como objeto um alimento e um processo deprodução de alimentos compreendendo pedaços de peixe liofilizados,preferencialmente músculo, uma massa base desidratada de alimento eaditivos, fornecida ao mercado consumidor na forma seca, em especial pré-fritoe congelado. O preparo do alimento pelo consumidor é extremamente fácil,sendo necessária apenas a adição de água para reconstituição, modelagem efritura.
É, portanto um objeto da presente invenção um alimento desidratadocompreendendo:
a) pedaços de peixe liofilizados;
b) massa base de alimento desidratada; e
c) opcionalmente aditivos.
Em uma realização preferencial, os pedaços de peixe liofilizado sãooriundos de peixes do gênero Arapaima, em especial o A. gigas, conhecidocomo pirarucu.
Em uma realização preferencial, a massa base de alimento desidratadacompreende alimentos desidratados ricos em amido, preferencialmente purê debatatas desidratado e temperos desidratados, preferencialmente cebola, salsa,cebolinha, pimenta do reino, sal e/ou suas misturas.
Em uma realização preferencial, os aditivos podem ser naturais comopor exemplo compostos organosulfurados, fenólicos, terpenos e/ou similares;
ou aditivos sintéticos como o tocoferol, TBHQ, BHA e preferencialmente o BHTe/ou similares, incluindo suas misturas.
É um objeto adicional da presente invenção um processo de produçãode alimentos que compreende as etapas de:
a) liofilização dos pedaços de peixe;
b) mistura dos pedaços Iiofilizados de a) com a massa basedesidratada; e
c) pré-fritura e congelamento do alimento.Em uma realização preferencial, a liofilização dos pedaços de peixecompreende secagem pelo método do frio, que apresenta temperatura epressão negativa.
Em um segundo aspecto, a presente invenção proporciona uma massabase desidratada compreendendo alimentos desidratados ricos em amido,preferencialmente purê de batatas desidratado e também temperosdesidratados, preferencialmente cebola, salsa, cebolinha, pimenta do reino, sale/ou suas misturas.
É um objeto adicional da presente invenção um processo de produçãode uma massa base desidratada compreendendo as etapas de:
a) mistura de alimentos ricos em amido, temperos e, opcionalmente,aditivos;
b) desidratação da mistura de a).
Estes e outros objetos da invenção serão imediatamente valorizadospelos versados na arte e pelas empresas com interesses no segmento, e serãodescritos em detalhes suficientes para sua reprodução na descrição a seguir.
Descrição Detalhada da InvençãoOs exemplos aqui mostrados têm o intuito somente de exemplificar umadas inúmeras maneiras de se realizar a invenção, contudo sem limitar, oescopo da mesma.Alimento desidratado
A presente invenção compreende um alimento desidratadocompreendendo:
a) pedaços de peixe liofilizados;
b) massa base de alimento desidratada; e
c) opcionalmente aditivos.
Peixe Iiofilizado
Em uma realização preferencial, os pedaços de peixe Iiofilizado sãooriundos de peixes do gênero Arapaima, em especial o A. gigas, comumenteconhecido como pirarucu. Em especial, os pedaços de peixe são compostos demúsculo de A. gigas.
O peixe Iiofilizado da presente invenção compreende peixes secos emliofilizadores. Tal processo consiste na secagem pelo método do frio onde sãoempregadas temperatura e pressão negativas (-40°C e pressão a vácuo),permitindo a obtenção de um produto final seco, porém contendo todas suasqualidades nutricionais e organolépticas.
Massa Base de Alimento Desidratada
A massa base de alimento da presente invenção compreende quaisquercompostos alimentícios que possam modular o sabor ou a textura decomposições desidratadas, em seu estado seco ou após o preparo dasmesmas.
Em uma realização preferencial, a massa base de alimento desidratadaé selecionada do grupo que compreende, mas não se limita a, veículosnutricionalmente aceitáveis que podem ser administrados sem risco amamíferos, especialmente humanos em qualquer composto alimentício eencontram-se em temperatura ambiente no estado seco como, por exemplo, em forma de pó. Ela compreende alimentos desidratados ricos em amido,preferencialmente purê de batatas desidratado e também temperosdesidratados, preferencialmente cebola, salsa, cebolinha, pimenta do reino, sale/ou suas misturas.
A base desidratada é utilizada para o preparo do alimento da presenteinvenção na casa do consumidor e poderá ser apresentada ao mercado emembalagens do tipo laminados com ou sem impressão de estruturas laminadascompostas de alumínio, papel, polietileno ou poiiéster.
Aditivos Opcionais
Em uma realização preferencial, os aditivos podem ser naturais comopor exemplo compostos organosulfurados, fenólicos, terpenos e/ou similares;ou aditivos sintéticos como o tocoferol, TBHQ, BHA e preferencialmente o BHTe/ou similares, incluindo suas misturas.
Processo de produção de alimentos
O processo de produção de alimentos da presente invençãocompreende as etapas de:a) liofilização dos pedaços de peixe;
b) mistura dos pedaços Iiofilizados de a) com a massa basedesidratada; e
c) pré-fritura e congelamento do alimento.
Um vez obtido o produto da liofilização do peixe seco, este é misturadocom a massa base de alimentos e aditivos opcionais, ambos desidratados.
O alimento desidratado, pré-frito e congelado, poderá ser apresentadoem embalagens que incluem resinas de polietileno, podendo ser utilizadotambém papel cartão como embalagem externa.
A massa base desidratada é preparada por um processo que compreende asetapas de:
a) mistura de alimentos ricos em amido, temperos e, opcionalmente,aditivos;
b) desidratação da mistura de a).
Preparo do Alimento Desidratado
O preparo do alimento produzido pelo processo descrito acimacompreende a reconstituição da massa pela adição de água, modelagem daforma do alimento e posterior fritura por meios convencionais.Preferencialmente, o alimento apresenta a forma esférica.
Exemplo 1. Realização Preferencial
Os ingredientes preferenciais são pirarucu liofilizado, purê de batatasdesidrataao, temperos desidratados: cebola, salsa, cebolinha, pimenta do reinoe sal; e estabilizante BHT, nas seguintes proporções: 40% de piraruculiofilizado, 45% de purê de batatas desidratado e 15% correspondente amistura dos temperos descritos acima mais o aditivo BHT, sendo este opcional.
O processo de liofilização do Pirarucu é realizado utilizando-se ummúsculo de pirarucu seco em Iiofilizador de marca Nacional - Terroni Ltda. Talprocesso consiste na secagem pelo método do frio onde são empregadastemperatura e pressão negativas (-40°C e pressão a vácuo), permitindo aobtenção de um produto final seco, porém contendo todas suas qualidadesnutricionais e organolépticas.
A inovação da presente invenção encontra-se na oferta de uma iguariada culinária regional na forma desidratada e material liofilizado, o que garante aqualidade nutricional e características organolépticas do produto, de fácilpreparo e permite a industrialização do mesmo.
Diversidade, facilidade e praticidade para consumidores. Produto deelevada qualidade nutricional e sensorial; de fácil produção com investimentosmínimos pela indústria alimentícia.
Os versados na arte valorizarão os conhecimentos aqui apresentados epoderão reproduzir a invenção nas modalidades apresentadas e em outrosvariantes, abrangidos no escopo das reivindicações anexas.

Claims (12)

Massa Base Desidratada, Processo de Produção de Massa BaseDesidratada, Processo de Produção de Alimentos Desidratados εAlimentos obtidos por tal Processo
1. Processo de produção de massa base desidratada caracterizado porcompreender as etapas de:a) mistura de alimentos ricos em amido, temperos e, opcionalmente,aditivos;b) desidratação da mistura de a).
2. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado peloalimento desidratado rico em amido ser o purê de batatas desidratado.
3. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelostemperos desidratados serem: cebola, salsa, cebolinha, pimenta do reino, sale/ou suas misturas.
4. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelosaditivos opcionais serem escolhidos do grupo que compreendeorganosulfurados, fenólicos, terpenos e/ou similares, tocoferol, TBHQ, BHA, emistura dos mesmos.
5. Processo de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo aditivoser o BHT.
6. Massa base desidratada caracterizada por ser obtida por um processoconforme descrito nas reivindicações 1 a 5.
7. Processo de produção de alimentos desidratados, caracterizado porcompreender as etapas de:a) liofilização dos pedaços de peixe;b) mistura dos pedaços Iiofilizados de a) com a massa basedesidratada; ec) pré-fritura e congelamento do alimento.
8. Processo de acordo com a reivindicação 7, caracterizada pela etapade liofilização dos pedaços de peixe compreender a secagem pelo método dofrio, com temperatura e pressão negativa.
9. Processo, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo peixeliofilizado ser pertencente ao gênero Arapaima.
10. Composição, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelopeixe ser Arapaima giga.
11. Composição, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelamassa base desidratada ser obtida conforme descrito nas reivindicações 1 a 5.
12. Alimento caracterizado por ser obtido conforme um processo descritonas reivindicações 7 a 11.
BRPI0905161 2009-12-23 2009-12-23 massa base desidratada, processo de produção de massa base desidratada, processo de produção de alimentos desidratados e alimentos obtidos por tal processo BRPI0905161A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0905161 BRPI0905161A2 (pt) 2009-12-23 2009-12-23 massa base desidratada, processo de produção de massa base desidratada, processo de produção de alimentos desidratados e alimentos obtidos por tal processo

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0905161 BRPI0905161A2 (pt) 2009-12-23 2009-12-23 massa base desidratada, processo de produção de massa base desidratada, processo de produção de alimentos desidratados e alimentos obtidos por tal processo

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0905161A2 true BRPI0905161A2 (pt) 2011-08-23

Family

ID=44484574

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0905161 BRPI0905161A2 (pt) 2009-12-23 2009-12-23 massa base desidratada, processo de produção de massa base desidratada, processo de produção de alimentos desidratados e alimentos obtidos por tal processo

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0905161A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Bhatkar et al. Drying of tomatoes and tomato processing waste: a critical review of the quality aspects
JP3137651B2 (ja) 抗酸化剤及び/または塩を含有する新鮮なハーブ製品
CN101815442A (zh) 适于咀嚼或吞咽困难者的食品
KR100672900B1 (ko) 조미훈제고등어 제조방법 및 상기 방법으로 제조한조미훈제고등어
CN102014642A (zh) 用于冷冻果蔬产品的方法
US20050208182A1 (en) Slow cooker compositions and methods of making and using same
Mateluna et al. Effect of processing on texture and microstructure of the seaweed Durvillaea antarctica
CN105520087A (zh) 一种速冻鱿鱼条的制备方法
US20090148579A1 (en) Method for preparing precooked frozen shellfish in packaging suitable for cooking
CN102860534B (zh) 利用食品中含有的天然色素制备彩色鱼糜脆片的加工方法
KR20070027025A (ko) 조미고등어 제조방법 및 상기 방법으로 제조한 조미고등어
AU2002361232B2 (en) Preservation of vegetables and herbs
KR101452108B1 (ko) 동결건조를 이용한 김치 스낵의 제조방법
JP2019187411A (ja) フリーズドライ食品由来調味料の製造方法
CN102885330B (zh) 一种添加紫薯的鱼糜休闲食品加工方法
Kok et al. 11 Manufacture of Fish Balls
BRPI0905161A2 (pt) massa base desidratada, processo de produção de massa base desidratada, processo de produção de alimentos desidratados e alimentos obtidos por tal processo
JP2006333791A (ja) 食品用酸化防止剤及び該食品用酸化防止剤を含有する乾燥食品。
US20110200722A1 (en) Freshness-keeping liquid
KR100476419B1 (ko) 파프리카 김치 및 이의 제조방법
BRPI0718090A2 (pt) "composição comestível e processo para a fabricação de uma composição comestível"
JPWO2015152320A1 (ja) 青果の加工前処理剤、およびそれを用いた青果の加工前処理方法
CN110506914A (zh) 一种改善冲调性的冻干奶油蘑菇汤块的制备方法
KR101019240B1 (ko) 콜로이드 입자형 숙성김치 소스 및 페이스트와 그 제조방법
KR100947252B1 (ko) 진공동결건조 야채비빔밥의 제조방법

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06V Preliminary requirement: patent application procedure suspended [chapter 6.22 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]
B12B Appeal against refusal [chapter 12.2 patent gazette]