BRPI0904872A2 - pneumático - Google Patents

pneumático Download PDF

Info

Publication number
BRPI0904872A2
BRPI0904872A2 BRPI0904872-3A BRPI0904872A BRPI0904872A2 BR PI0904872 A2 BRPI0904872 A2 BR PI0904872A2 BR PI0904872 A BRPI0904872 A BR PI0904872A BR PI0904872 A2 BRPI0904872 A2 BR PI0904872A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
tread
shoulder
groove
circumferential
row
Prior art date
Application number
BRPI0904872-3A
Other languages
English (en)
Inventor
Delwyn Lovell Harvey
Timothy Michael Rooney
Joseph Thomas Janesh
Original Assignee
Goodyear Tire & Rubber
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Goodyear Tire & Rubber filed Critical Goodyear Tire & Rubber
Publication of BRPI0904872A2 publication Critical patent/BRPI0904872A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60CVEHICLE TYRES; TYRE INFLATION; TYRE CHANGING; CONNECTING VALVES TO INFLATABLE ELASTIC BODIES IN GENERAL; DEVICES OR ARRANGEMENTS RELATED TO TYRES
    • B60C11/00Tyre tread bands; Tread patterns; Anti-skid inserts
    • B60C11/03Tread patterns
    • B60C11/11Tread patterns in which the raised area of the pattern consists only of isolated elements, e.g. blocks
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60CVEHICLE TYRES; TYRE INFLATION; TYRE CHANGING; CONNECTING VALVES TO INFLATABLE ELASTIC BODIES IN GENERAL; DEVICES OR ARRANGEMENTS RELATED TO TYRES
    • B60C11/00Tyre tread bands; Tread patterns; Anti-skid inserts
    • B60C11/03Tread patterns
    • B60C11/04Tread patterns in which the raised area of the pattern consists only of continuous circumferential ribs, e.g. zig-zag
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60CVEHICLE TYRES; TYRE INFLATION; TYRE CHANGING; CONNECTING VALVES TO INFLATABLE ELASTIC BODIES IN GENERAL; DEVICES OR ARRANGEMENTS RELATED TO TYRES
    • B60C11/00Tyre tread bands; Tread patterns; Anti-skid inserts
    • B60C11/03Tread patterns
    • B60C11/04Tread patterns in which the raised area of the pattern consists only of continuous circumferential ribs, e.g. zig-zag
    • B60C11/042Tread patterns in which the raised area of the pattern consists only of continuous circumferential ribs, e.g. zig-zag further characterised by the groove cross-section
    • B60C11/047Tread patterns in which the raised area of the pattern consists only of continuous circumferential ribs, e.g. zig-zag further characterised by the groove cross-section the groove bottom comprising stone trapping protection elements, e.g. ribs
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60CVEHICLE TYRES; TYRE INFLATION; TYRE CHANGING; CONNECTING VALVES TO INFLATABLE ELASTIC BODIES IN GENERAL; DEVICES OR ARRANGEMENTS RELATED TO TYRES
    • B60C2200/00Tyres specially adapted for particular applications
    • B60C2200/14Tyres specially adapted for particular applications for off-road use

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Tires In General (AREA)

Abstract

PNEUMáTICO é descrito um pneumático configurado com primeira e segunda fileiras de ombrodos elementos da banda de rodagem do ombro opostas às respectivas primeira e segundafileiras interiores dos elementos interiores da banda de rodagem, separadas, respectivamente, pela extensão circunferencial da primeira e segunda ranhuras em forma de ziguezague em uma região da banda de rodagem do pneumático. Cada ranhura é definida por elementos da banda de rodagem do ombro e elementos interiores da banda de rodagem opostos e inclui uma parte de ranhura central visível circunferencialmente contínua que se estende paralela a um plano central circunferencial da banda de rodagem. As ranhuras circunferendais visíveis comunicam com ranhuras laterais do ombro e intermediárias angulares com uma dimensão relativamente grande da boca adjacente a uma respectiva ranhura circunferencial. Regiões escalonadas para dentro e para fora do ombro nos elementos da banda de rodagem do ombro facilitam as bordas de aderência e impedem a obstrução por lama das ranhuras do ombro.

Description

"PNEUMÁTICO"
Campo Técnico
A invenção diz respeito, no geral, a um pneumático e, mais especificamente, a umpneumático com uma banda de rodagem para melhor desempenho fora da estrada em su-perfícies lamacentas.
Antecedentes da Invenção
Certos tipos de veículo, tais como SUV's e caminhões, são projetados para ser u-sados na estrada e fora da estrada. Na direção de tais veículos fora da estrada, condiçõeslamacentas podem tornar a tração difícil. Além do mais, o acúmulo de lama na banda derodagem do pneumático com o tempo pode degradar a capacidade de tração da banda derodagem do pneumático. Dessa maneira, é desejável que pneumáticos para uso fora daestrada mantenham desempenho satisfatório sob as diversas condições encontradas forada estrada, incluindo lama.
Sumário da Invenção
De acordo com um aspecto da invenção, um pneumático é configurado, em umaregião da banda de rodagem, com primeira e segunda fileiras de ombro dos elementos dabanda de rodagem do ombro opostas às respectivas primeira e segunda fileiras interioresdos elementos interiores da banda de rodagem, as primeira e segunda fileiras de ombrosendo separadas das primeira e segunda fileiras interiores pela extensão circunferencial dasprimeira e segunda ranhuras em forma de ziguezague, respectivamente. Cada ranhura édefinida pelos elementos da banda de rodagem do ombro e pelos elementos interiores dabanda de rodagem opostos, e cada uma das primeira e segunda ranhuras tendo uma partede ranhura central visível circunferencialmente contínua que se estende paralela a um planocentral circunferencial da banda de rodagem.
De acordo com um outro aspecto, os elementos da banda de rodagem do ombro eos elementos interiores da banda de rodagem da primeira fileira de ombro e da primeira filei-ra interior, são cada qual ligados, pelo menos parcialmente, por lados laterais angulados quese estendem até a primeira ranhura circunferencial, e elementos interiores da banda de ro-dagem circunferencialmente adjacentes são separados por uma ranhura interior lateral emforma de funil definida pelos lados angulados dos elementos interiores da banda de roda-gem adjacentes.
Em um aspecto adicional, as ranhuras circunferenciais visíveis comunicam com ra-nhuras laterais do ombro e intermediárias angulares com uma dimensão da boca relativa-mente grande nas respectivas ranhuras circunferenciais. Os blocos do ombro podem teradicionalmente regiões de ombro escalonadas para dentro e para fora em uma respectivaborda da banda de rodagem para obter bordas de aderência e para impedir a obstrução porlama das ranhuras do ombro.Definições
"Razão de aspecto" do pneumático significa a razão da sua altura de seção (SH)por sua largura de seção (SW) multiplicada por 100 %, para expressão como um percentual.
"Banda de rodagem assimétrica" significa uma banda de rodagem que tem um pa-drão de banda de rodagem não simétrico ao redor do plano central ou do plano equatorialEP do pneumático.
"Axial" e "axialmente" significam fileiras ou direções que são paralelas ao eixo geo-métrico de rotação do pneumático.
"Ângulo de cambagem" significa a inclinação angular das rodas frontais de um veí-culo. Para fora no topo a partir da perpendicular é cambagem positiva; para dentro no topo écambagem negativa.
"Circunferencial" significa fileiras ou direções que se estendem ao longo do períme-tro da superfície da banda de rodagem anular perpendicular à direção axial.
"Plano Central Equatorial (CP)" significa o plano perpendicular ao eixo geométricode rotação do pneumático e que passa através do centro da banda de rodagem.
"Pegada" significa o caminho de contato ou a área de contato da banda de rodagemdo pneumático com uma superfície chata em velocidade zero e sob carga e pressão nor-mais.
"Ranhura" significa uma área vazia alongada em uma banda de rodagem que podese estender de forma circunferencial ou lateralmente ao redor da banda de rodagem de umamaneira reta, curva ou em ziguezague. Algumas vezes, ranhuras que se estendem de formacircunferencial e lateral têm partes comuns. A "largura da ranhura" é igual à área da superfí-cie da banda de rodagem ocupada por uma ranhura ou parte de ranhura, cuja largura estáem questão, dividida pelo comprimento de tais ranhura ou parte de ranhura; assim, a largurada ranhura é sua largura média sobre seu comprimento. Ranhuras podem ter profundidadesvariadas em um pneumático. A profundidade de uma ranhura pode variar ao redor da circun-ferência da banda de rodagem, ou a profundidade de uma ranhura pode ser constante, masvariar em relação à profundidade de uma outra ranhura no pneumático. Se tais ranhurasestreitas ou largas tiverem profundidade substancialmente reduzida, se comparadas comlargas ranhuras circunferenciais que as interconectam, elas são consideradas formando"barras de amarra" que tendem a manter uma característica tipo nervura na região da bandade rodagem envolvida.
"Lado interior" significa o lado do pneumático mais próximo do veículo quando opneumático for montado em uma roda e a roda for montada no veículo.
"Lateral" significa uma direção axial.
"Bordas laterais" significam uma fileira tangente ao caminho de contato ou pegadada banda de rodagem axialmente mais externo, se medida sob carga e inflação do pneumá-tico normais, as fileiras sendo paralelas ao plano central equatorial.
"Área de contato líquida" significa a área de solo total que faz contato com elemen-tos da banda de rodagem entre as bordas laterais ao redor de toda a circunferência da ban-da de rodagem dividida pela área bruta de toda a banda de rodagem entre as bordas Iaterais.
"Banda de rodagem não direcional" significa uma banda de rodagem que não temdireção de deslocamento para frente preferida e que não exige-se que seja posicionada emum veículo em uma posição ou posições específicas na roda para garantir que o padrão dabanda de rodagem seja afileirado com a direção de deslocamento preferida. Inversamente,um padrão direcional da banda de rodagem tem uma direção de deslocamento preferida queexige posicionamento específico da roda.
"Lado exterior" significa o lado do pneumático mais distante do veículo quando opneumático for montado em uma roda e a roda for montada no veículo.
"Radial" e "radialmente" significam direções radialmente na direção ou para longedo eixo geométrico de rotação do pneumático.
"Nervura" significa uma fileira de borracha que se estende circunferencialmente nabanda de rodagem que é definida por pelo menos uma ranhura circunferencial e tanto umasegunda tal ranhura quanto uma borda lateral, a fileira sendo lateralmente não dividida porranhuras de profundidade completa.
"Ranhura transversal" significa pequenas fendas moldadas no interior dos elemen-tos da banda de rodagem do pneumático que subdividem a superfície da banda de rodageme aumentam a tração; ranhuras transversais são, no geral, estreitas na largura e próximasna pegada dos pneumáticos em oposição às ranhuras que permanecem abertas na pegadado pneumático.
"Ângulo de deslizamento" significa o ângulo de desvio entre o plano de rotação e adireção de deslocamento de um pneumático.
"Elemento da banda de rodagem" ou "elemento de tração" significa uma nervura ouum elemento de bloco definido com uma forma de ranhuras adjacentes.
"Largura do arco da banda de rodagem" significa o comprimento do arco da bandade rodagem medido entre as bordas laterais da banda de rodagem.
Descrição Resumida dos Desenhos
A invenção será descrita a título de exemplo e em relação aos desenhos anexos,nos quais:
A figura 1 é uma vista em perspectiva de um pneumático que inclui uma banda derodagem do pneumático.
A figura 2 é uma vista plana frontal da banda de rodagem.
A figura 3 é uma vista plana frontal ampliada de uma parte da banda de rodagem.A figura 4 é uma vista em perspectiva de uma parte da banda de rodagem.
A figura 5 é uma vista seccional transversal através da banda de rodagem da figura3, tomada ao longo da linha 3-3.
A figura 6 é uma vista em perspectiva esquerda de uma parte da banda de rodagem.
A figura 7 é uma vista em perspectiva de topo de uma parte da banda de rodagem.
Descrição Detalhada da Invenção
Em relação às figuras 1 e 2, um pneumático 10 é mostrado com uma banda de ro-dagem circunferencial 12 e um par de costados 14, cada costado com uma banda superiordos elementos de bloco do costado. O pneumático 10 é de um tipo projetado para uso emdiversas superfícies e sob uma faixa de condições de superfície, incluindo lama. A utilidadefora da estrada do pneumático 10 torna o desempenho em condições molhadas importante,especialmente, desempenho na lama. Portanto, a banda de rodagem 12 do pneumático 10fornece um desempenho fora da estrada projetado para manter a tração do pneumático emvárias condições de estrada, particularmente lama, e fornece alívio de pressão de acúmulodinâmico para melhor autolimpeza em condições lamacentas de direção. Além do mais, abanda de rodagem 12 fornece bordas cortantes circunferenciais para capacidade de direcio-namento da lama. Além do mais, como será explicado, os blocos do ombro alternam nasbordas da banda de rodagem entre configurações que se projetam para dentro e para fora econtribuem com variadas bordas de aderência para o aumento da tração, e também forne-cem saídas adicionais para impedir a obstrução por lama das ranhuras do ombro.
A banda de rodagem 12 é construída com primeira fileira de ombro 18 dos elemen-tos ou blocos da banda de rodagem 36; uma primeira fileira interior ou central 20 dos ele-mentos de bloco 58; uma segunda fileira interior 22 dos elementos de bloco 106; e uma se-gunda fileira de ombro 24 dos elementos de bloco 78. Uma ranhura central circunferencialem forma de ziguezague 26 se estende entre as fileiras interiores 20, 22 e segue, no geral,ao longo de um plano central equatorial da banda de rodagem do pneumático.
Da forma mais bem vista nas figuras 3, 4, 5, 6 e 7, a primeira fileira de ombro 18 éseparada da primeira fileira interior 20 por uma primeira ranhura circunferencial 28. A ranhu-ra 28 tem uma parte central "visível" 30 que se estende na circunferência da banda de roda-gem. Similarmente, a banda de rodagem 12 inclui uma segunda ranhura circunferencial 32no lado oposto da banda de rodagem, a ranhura 32 separando a segunda fileira de ombro24 da segunda fileira interior 22. Pelo termo "visível", entende-se que existe um caminhocentral circunferencial desobstruído contínuo, representado pela fileira rompida nos dese-nhos e que corre coextensivamente nas respectivas ranhuras 28, 32. A parte central visíveldas ranhuras 30, 34 opera para fornecer alívio de pressão de acúmulo dinâmico na bandade rodagem para melhor autolimpeza. Além do mais, as bordas dos elementos de bloco nasfileiras da banda de rodagem 18, 20, 22, 24 que definem os contornos externos das ranhu-ras 28, 32 fornecem melhor "corte" para maior capacidade de direcionamento da lama.
A primeira fileira de ombro 18 inclui um arranjo circunferencial de elementos de blo-co espaçados 36. Elementos de bloco adjacentes 36A e 36B alternam no arranjo. Cada e-lemento de bloco 36A e 36B tem uma parte cuneiforme axialmente voltada para dentro 38que mescla com uma parte axialmente voltada para fora 40 que se estende até uma bordaexterna da banda de rodagem 12. Cada parte de bloco 38 é definida por lados opostos an-gulados 42, 44 e uma parede de extremidade axialmente voltada para dentro 46 posicionadana ranhura circunferencial 28. Os elementos de bloco 36A e 36B são espaçados no arranjopor uma ranhura lateral 48 com uma boca da ranhura 48 que abre para a ranhura 28. Umanervura de ejeção de pedra 52 é medialmente posicionada para se estender ao longo deuma superfície de base de cada ranhura lateral 48. Os lados 42, 44 de cada bloco de ombro36A e 36B inclinam a partir da ranhura 28 na direção da borda da banda de rodagem 12axialmente voltada para fora em um ângulo na faixa de 12 até 23 graus. As superfícies deextremidade voltadas para dentro 46 de cada bloco 36A e 36B são anguladas em um ângulode inclinação comum, mas em direções opostas em relação ao plano central equatorial dabanda de rodagem. As paredes de extremidade 46 dos blocos inclinam, preferivelmente, emum ângulo na faixa de 82 até 98 graus (-8 até 8 em relação ao plano central).
Os blocos 36A e 36B são adicionalmente diferenciados em que os blocos 36A têmum ombro plano para fora 54, enquanto que os blocos 36B têm uma parte de ombro cônca-va para dentro 56 ao longo da borda externa da banda de rodagem. As superfícies dos blo-cos escalonadas para dentro e para fora 36A e 36B criam bordas de aderência para forne-cer tração e, também, fornecem saídas para impedir a obstrução por lama das ranhuras la-terais do ombro 48.
A primeira fileira interior 18 inclui um arranjo circunferencial de elementos de blocoespaçados 58. Cada elemento de bloco 58 tem uma parte de cunha posicionada axialmentepara fora 60 e uma parte bifurcada axialmente voltada para dentro 62. O elemento de bloco58 é ligado ao longo da parte de cunha 60 pelos lados 64, 66 que se inclinam na direção daprimeira ranhura circunferencial 28 em um ângulo que fica na faixa de 7 até 31 graus. Umafenda cônica cega 68 se estende para o interior da parte voltada para dentro 62 de cadaelemento de bloco 58. O arranjo de elementos de bloco 58 é separado por uma ranhura late-ral 70 com uma parte de boca 72 que abre para a ranhura circunferencial 28. Uma ranhuratransversal cega 74 se estende para o interior de uma parede de extremidade 76 de cadaelemento de bloco 58, da forma mostrada. A parede de extremidade 76 dos elementos debloco adjacentes 58 na primeira fileira interior 20 é angulada em direções opostas em rela-ção ao plano central circunferencial do pneumático, o ângulo ficando em uma faixa preferidade 82 até 98 graus (-8 até 8 em relação ao plano central). As paredes de extremidade 76dos elementos de bloco 58 se afileiram opostas e paralelas em relação a uma respectivaparede de extremidade 46 dos elementos de bloco da primeira fileira de ombro 36 ao longoda ranhura 28. Os ângulos de inclinação e comprimento alternados das paredes de extremi-dade 76 no arranjo dos elementos de bloco na fileira 20 correspondem ao ângulo de inclina-ção e comprimento alternados das paredes de extremidade 46 dos elementos de bloco doombro 36. Em decorrência disto, as paredes de extremidade 46, 76 dão à ranhura círcunfe-rencial 28 uma forma de ziguezague. Entretanto, a parte central visível 30 da ranhura 28 seestende linearmente na ranhura 28.
Percebe-se que a inclinação angular das ranhuras laterais 70 se afileira com a incli-nação angular das ranhuras 48. O ângulo da inclinação da ranhura fica em uma faixa prefe-rida de 12 até 23 graus. As partes da boca 72, 50 das ranhuras 70, 48, respectivamente, seafileiram em oposição. A parte da boca 72 tem uma largura preferida de 18 até 49 milíme-tros, e a parte da boca 50 da ranhura 48 tem uma largura preferida na faixa de 21 até 54milímetros. A combinação dos ângulos da ranhura do ombro e interior e das (relativamentegrande) larguras das ranhuras 70, 48, em combinação com as ranhuras circunferençiaisvisíveis 28, 32, reduz as pressões de acúmulo de lama, tornando a banda de rodagem 12relativamente autolimpante. A obstrução por lama nas ranhuras é reduzida, e resulta emmelhor tração na lama e capacidade de direcionamento da lama.
A segunda fileira de ombro 24 inclui um arranjo circunferencial de elementos debloco espaçados 78, cada elemento de bloco com uma parte de bloco bifurcada axialmentevoltada para dentro 80 e uma parte axialmente voltada para fora 82. A parte de bloco bifur-cada é ligada por lados inclinados 84, 86 que terminam em uma parede de extremidade emforma de V 88 adjacente à ranhura circunferencial 32. Os elementos de bloco são espaça-dos por ranhuras laterais inclinadas 90 que têm uma parte da boca da ranhura 92 que co-munica com a ranhura 32. Uma série linearmente afileirada de projeções ejetoras de pedra94 se estende ao longo de uma região média de cada ranhura lateral 90. Na fileira 24, ele-mentos de bloco 78 alternados têm uma região de ombro formada voltada para dentro 96 euma região de ombro formada plana 98, respectivamente. Assim, as bordas que definem asregiões 96, 98 são radialmente deslocadas e fornecem bordas de aderência para maior tra-ção em condições de superfície lamacentas. Uma ranhura de fenda cônica voltada paradentro 100 separa a primeira e segunda partes de dente 102, 104 da parte de bloco bifurca-da voltada para dentro 80. A parte de dente 104 de cada bloco 78 tem uma parede de ex-tremidade 88, no geral, paralela à ranhura 32, e a parte de dente 102 tem uma parede deextremidade 88 que é angulada em um ângulo de inclinação na faixa de 16 até 34 graus emrelação ao plano central da banda de rodagem 12. No geral, as partes de dente 102, 104têm o mesmo comprimento e formam um ângulo até uma fileira central 105 de cada fenda100 em um faixa de 12 até 30 graus.A segunda fileira intermediária ou interior 22 inclui um arranjo circunferencial de e-Iementos de bloco espaçados alternados 106A e 106B. Cada elemento de bloco 106A temuma parte bifurcada axialmente voltada para fora 108 e uma parte bifurcada axialmente vol-tada para dentro 124. A parte bifurcada do elemento de bloco 108 é configurada pelas par-tes de bloco do dente 110, 112 que terminam em uma parede de extremidade 114. A partebifurcada 108 é ligada pelos lados 120, 122. Uma fenda cônica cega 116 se estende para ointerior da parte voltada para dentro 108 de cada elemento de bloco 106A, dividindo as par-tes de dente 110, 112. Os elementos de bloco alternados 106A, 106B são separados poruma ranhura lateral 130 com uma parte da boca 130 que abre para a ranhura circunferencial32. A parede de extremidade 114 dos blocos de dente 110, 112 é, no geral, paralela à ra-nhura 32, e as partes de bloco 110, 112 são, no geral, do mesmo comprimento. A parte bi-furcada voltada para dentro 124 dos blocos 106A inclui partes de bloco do dente 126, 128.
Cada um dos elementos de bloco 106 B tem uma parte bifurcada axialmente volta-da para fora definida pelas partes de bloco do dente 134, 136 separadas por uma fenda cô-nica 138. As partes de bloco do dente 134, 136 terminam em uma parede de extremidadeque é angulada em um ângulo em uma faixa de 17 até 33 graus em relação ao plano centralda banda de rodagem. Na parte axialmente voltada para dentro de cada bloco 106B existeum entalhe 142.
Percebe-se que as ranhuras laterais intermediárias e do ombro 48, 70, 90, 130 sãoanguladas em um ângulo de inclinação em uma faixa de 12 até 23 graus para a ranhura 48;13 até 24 graus para a ranhura 70; 0 até 16 para a ranhura 90; e -21 até 37 graus para aranhura 130. Além do mais, a largura das partes de boca das ranhuras laterais na respectivaranhura circunferencial 28, 32 para cada uma fica, nominalmente, em uma faixa de 21 até54 milímetros para a ranhura 48; 18 até 49 milímetros para a ranhura 70; 24 até 56 milíme-tros para a ranhura 90; e 3 até 14 milímetros para a ranhura 130. Esta combinação de ângu-lo e largura da ranhura lateral reduz pressões de acúmulo de lama na banda de rodagem eproduz um pneumático com banda de rodagem com melhor autolimpeza e menor obstruçãopor lama. Também resultam melhores tração na lama e capacidade de direcionamento dalama.
A inclusão de partes de ranhura visíveis em combinação com os supramencionadosângulo e largura da ranhura aumenta adicionalmente o alívio de pressão de acúmulo dinâ-mico para melhor autolimpeza. Além do mais, a forma externa em ziguezague das ranhurascircunferenciais 28, 32 fornece bordas cortantes circunferenciais para maior capacidade dedirecionamento da lama, ainda mantendo o caminho central visível em cada ranhura paramelhoria do alívio de pressão de acúmulo e de autolimpeza. Também auxilia no desempe-nho do pneumático em uma superfície lamacenta, a configuração escalonada para dentro epara fora do bloco de ombro em ambas as bordas da banda de rodagem. Esta configuraçãodo ombro fornece variadas bordas de aderência e também fornece saídas adicionais paracanalização da lama, a fim de impedir a obstrução por lama das ranhuras do ombro.
Variações na presente invenção são possíveis à luz da sua descrição aqui forneci-da. Embora certas modalidades e detalhes representativos tenham sido mostrados com opropósito de ilustrar a invenção em questão, ficará aparente aos versados na técnica quevárias mudanças e modificações podem ser feitas sem fugir do escopo da invenção emquestão. Portanto, entende-se que podem ser feitas mudanças nas modalidades descritasem particular que ficarão no completo escopo pretendido da invenção definido pelas seguin-tes reivindicações anexas.

Claims (10)

1. Pneumático, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende:primeira e segunda fileiras de ombro dos elementos da banda de rodagem do om-bro opostas às respectivas primeira e segunda fileiras interiores dos elementos interiores dabanda de rodagem dentro de uma região da banda de rodagem do pneumático, as primeirae segunda fileiras de ombro sendo separadas das primeira e segunda fileiras interiores pe-las primeira e segunda ranhuras circunferenciais substancialmente em forma de ziguezaguese estendendo circunferencialmente, respectivamente, cada ranhura circunferencial definidapor elementos da banda de rodagem do ombro e elementos interiores da banda de rodagemopostos, e cada uma das primeira e segunda ranhuras circunferenciais possuindo uma partede ranhura central visível circunferencialmente contínua que se estende paralela a um planocentral circunferencial da banda de rodagem;cada um dos elementos da banda de rodagem do ombro e dos elementos interioresda banda de rodagem da primeira fileira de ombro e da primeira fileira interior sendo, pelomenos parcialmente, ligados por lados laterais angulados que se estendem até a primeiraranhura circunferencial, e em que os elementos interiores da banda de rodagem circunfe-rencialmente adjacentes são separados por uma ranhura interior lateral em forma de funildefinida pelos lados angulados dos elementos interiores da banda de rodagem adjacentes; ecada ranhura lateral em forma de funil possuindo uma parte da boca na primeira ra-nhura circunferencial e um segmento de ranhura que se estende axialmente para dentroalém da primeira fileira interior na direção de uma região central da banda de rodagem.
2. Pneumático, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato deque os elementos da banda de rodagem do ombro circunferencialmente adjacentes na pri-meira fileira de ombro são separados por uma ranhura de espaçamento lateral definida pe-los lados angulados dos elementos da banda de rodagem do ombro adjacentes.
3. Pneumático, de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADO pelo fato deque cada ranhura de espaçamento se estende, em uma extremidade, até uma borda dabanda de rodagem e inclui uma parte da boca da ranhura substancialmente alinhada na pri-meira ranhura circunferencial oposta a uma respectiva ranhura interior lateral da primeirafileira interior.
4. Pneumático, de acordo com a reivindicação 3, CARACTERIZADO pelo fato deque as partes da boca da ranhura das ranhuras interiores laterais têm uma dimensão delargura circunferencial em uma faixa de 16 até 49 milímetros; eas partes da boca das ranhuras de espaçamento têm uma dimensão de largura cir-cunferencial em uma faixa de 21 até 54 milímetros.
5. Pneumático, de acordo com a reivindicação 4, CARACTERIZADO pelo fato deque as ranhuras laterais e as ranhuras de espaçamento têm um ângulo de inclinação subs-tancialmente comum em uma faixa de 7 até 31 graus em relação a uma direção axial dopneumático.
6. Pneumático, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato deque cada elemento de ombro da banda de rodagem da primeira fileira de ombro se alinhaoposto e forma um par alinhado com um elemento interior de banda de rodagem correspon-dente da primeira fileira interior, cada elemento de ombro da banda de rodagem e corres-pondente elemento interior da banda de rodagem em cada dito par alinhado tendo superfí-cies de extremidade paralelas opostas que se estendem em um ângulo comum em relaçãoa um plano central equatorial da banda de rodagem.
7. Pneumático, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato deque os elementos da banda de rodagem do ombro e os elementos interiores da banda derodagem da segunda fileira de ombro e da segunda fileira interior são circunferencialmenteescalonados e, pelo menos parcialmente, ligados por lados laterais angulados que se es-tendem até a segunda ranhura circunferencial, e em que elementos da banda de rodagemdo ombro circunferencialmente adjacentes da segunda fileira de ombro são separados poruma ranhura de ombro lateral em forma de funil definida pelos lados angulados dos segun-dos elementos de ombro da fileira adjacentes.
8. Pneumático, de acordo com a reivindicação 7, CARACTERIZADO pelo fato deque cada ranhura de ombro lateral inclui uma parte da boca da ranhura que comunica com asegunda ranhura circunferencial, a parte da boca da ranhura possuindo uma dimensão delargura circunferencial em uma faixa de 24 até 56 milímetros; ecada um dos elementos da banda de rodagem do ombro da segunda fileira de om-bro e dos elementos interiores da banda de rodagem da segunda fileira interior inclui umaparte bifurcada de bloco adjacente à segunda ranhura circunferencial, cada parte de blocobifurcada compreendendo um primeiro bloco de dente e um segundo bloco de dente sepa-rados por uma ranhura cega afunilada, e cada primeiro e segundo blocos de dente possuin-do uma superfície de extremidade angulada voltada para a segunda ranhura circunferencial.
9. Pneumático, de acordo com a reivindicação 8, CARACTERIZADO pelo fato deque a superfície de extremidade do primeiro bloco de dente e do segundo bloco dente decada da parte bifurcada angula em uma direção oposta em respectivos ângulos de inclina-ção na faixa de-3 até 3 graus e 16 até 34 graus.
10. Pneumático, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende:primeira e segunda fileiras de ombro dos elementos da banda de rodagem do om-bro opostas às respectivas primeira e segunda fileiras interiores dos elementos interiores dabanda de rodagem em uma região da banda de rodagem do pneumático, as primeira e se-gunda fileiras de ombro sendo separadas das primeira e segunda fileiras interiores pelasprimeira e segunda ranhuras substancialmente em forma de ziguezague, se estendendocircunferencialmente, respectivamente, cada ranhura definida por elementos da banda derodagem do ombro e elementos interiores da banda de rodagem opostos, e cada uma dasprimeira e segunda ranhuras com uma parte de ranhura central visível circunferencialmentecontínua que se estende paralela a um plano central circunferencial da banda de rodagem;os elementos da banda de rodagem de cada fileira de ombro tendo, alternativamen-te, regiões do ombro formadas para dentro e para fora adjacentes a uma respectiva bordada banda de rodagem; eos elementos da banda de rodagem da primeira fileira de ombro sendo separadospor uma ranhura inclinada com uma parte da boca da ranhura na primeira ranhura circunfe-rencial dimensionada na largura entre 21 e 54 milímetros, e os elementos da banda de ro-dagem da primeira fileira interior sendo separados por uma ranhura inclinada possuindouma parte da boca da ranhura na primeira ranhura circunferencial dimensionada na larguraentre 18 e 49 milímetros.
BRPI0904872-3A 2008-12-16 2009-12-09 pneumático BRPI0904872A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US12/335,604 US8156977B2 (en) 2008-12-16 2008-12-16 Tire

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0904872A2 true BRPI0904872A2 (pt) 2011-03-15

Family

ID=41818853

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0904872-3A BRPI0904872A2 (pt) 2008-12-16 2009-12-09 pneumático

Country Status (3)

Country Link
US (1) US8156977B2 (pt)
EP (1) EP2199112B1 (pt)
BR (1) BRPI0904872A2 (pt)

Families Citing this family (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP4654301B2 (ja) * 2009-02-06 2011-03-16 東洋ゴム工業株式会社 空気入りタイヤ
CN103998257B (zh) * 2011-12-13 2016-09-07 株式会社普利司通 充气轮胎
JP6013979B2 (ja) * 2013-06-13 2016-10-25 住友ゴム工業株式会社 空気入りタイヤ
USD780096S1 (en) * 2014-09-25 2017-02-28 Cooper Tire & Rubber Company Tire tread
JP6194984B1 (ja) 2016-05-30 2017-09-13 横浜ゴム株式会社 空気入りタイヤ
JP6786927B2 (ja) * 2016-07-28 2020-11-18 住友ゴム工業株式会社 空気入りタイヤ
CN110267829B (zh) * 2017-03-30 2020-05-22 横滨橡胶株式会社 充气轮胎
USD832188S1 (en) 2017-10-25 2018-10-30 Cooper Tire & Rubber Company Tire tread
JP7392461B2 (ja) * 2019-12-25 2023-12-06 住友ゴム工業株式会社 空気入りタイヤ
USD947102S1 (en) 2020-01-17 2022-03-29 Allaeddin Jallad Tire tread
USD988238S1 (en) * 2021-04-21 2023-06-06 Tianjin Wanda Tyre Co., Ltd. Tire
USD988235S1 (en) * 2021-04-21 2023-06-06 Tianjin Wanda Tyre Co., Ltd. Tire
USD988240S1 (en) * 2021-04-21 2023-06-06 Tianjin Wanda Tyre Co., Ltd. Tire
USD988237S1 (en) * 2021-04-21 2023-06-06 Tianjin Wanda Tyre Co., Ltd. Tire

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE8533453U1 (de) 1985-11-28 1986-02-13 Continental Gummi-Werke Ag, 3000 Hannover Fahrzeugluftreifen
USD326075S (en) * 1990-04-04 1992-05-12 The Goodyear Tire & Rubber Company Tire tread and buttress
USD344049S (en) * 1992-09-30 1994-02-08 The Goodyear Tire & Rubber Company Tire tread
US5658404A (en) * 1994-04-15 1997-08-19 The Goodyear Tire & Rubber Company Radial pneumatic light truck or automobile tire
AT403561B (de) 1995-01-25 1998-03-25 Semperit Ag Fahrzeugreifen
USD388038S (en) * 1996-12-18 1997-12-23 The Goodyear Tire & Rubber Company Tire tread
USD412687S (en) * 1997-02-05 1999-08-10 The Goodyear Tire & Rubber Company Tire tread
USD428838S (en) * 1999-10-20 2000-08-01 The Goodyear Tire & Rubber Company Tire tread
DE19957915B4 (de) 1999-12-02 2005-08-11 Continental Aktiengesellschaft Fahrzeugluftreifen
USD549156S1 (en) * 2006-02-28 2007-08-21 The Goodyear Tire & Rubber Company Tire tread
USD568233S1 (en) * 2007-06-25 2008-05-06 The Goodyear Tire & Rubber Company Tire
USD578954S1 (en) * 2008-05-06 2008-10-21 The Goodyear Tire & Rubber Company Tire

Also Published As

Publication number Publication date
EP2199112A1 (en) 2010-06-23
US20100147426A1 (en) 2010-06-17
EP2199112B1 (en) 2012-05-30
US8156977B2 (en) 2012-04-17

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0904872A2 (pt) pneumático
US20130061993A1 (en) Commercial truck steer tire tread
EP2163404B1 (en) Multi-purpose tire
US8555940B2 (en) Pneumatic tire with tread having circumferential grooves
BR102012012203A2 (pt) Pneumático para caminhão comercial.
JP4838162B2 (ja) 空気入りタイヤ
US4299264A (en) Tires
US9751365B2 (en) High mileage truck tire tread
BRPI0407784B1 (pt) Pneu
US6095215A (en) Tire having tread including working rib portion
BRPI1107098A2 (pt) pneumÁtico
CN109910519B (zh) 充气轮胎
JP2008155912A (ja) 空気入りタイヤ
JP4404398B2 (ja) 空気入りタイヤ
CA2927941A1 (en) Snow tire with directional paddles
JP2001121922A (ja) 空気入りタイヤ
JP4441009B2 (ja) 空気入りタイヤ
JP6527758B2 (ja) 空気入りタイヤ
GB2046188A (en) Improvements Relating to Tyres
US20040045649A1 (en) Surface profile of the tread-pattern elements of a tread for a tire
US11214097B2 (en) Pneumatic tire
US20190232722A1 (en) Tread for a tire
JP6748413B2 (ja) 空気入りタイヤ
US20200114695A1 (en) Tire tread sidewall features
US20190176532A1 (en) Pneumatic tire

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]

Free format text: MANTIDO O INDEFERIMENTO UMA VEZ QUE NAO FOI APRESENTADO RECURSO DENTRO DO PRAZO LEGAL