BRPI0904458A2 - aparelho medidor de fluxo de passagem magnético-indutivo - Google Patents

aparelho medidor de fluxo de passagem magnético-indutivo Download PDF

Info

Publication number
BRPI0904458A2
BRPI0904458A2 BRPI0904458-2A BRPI0904458A BRPI0904458A2 BR PI0904458 A2 BRPI0904458 A2 BR PI0904458A2 BR PI0904458 A BRPI0904458 A BR PI0904458A BR PI0904458 A2 BRPI0904458 A2 BR PI0904458A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
measuring line
magnetic
measuring
housing
inductive flowmeter
Prior art date
Application number
BRPI0904458-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Juan Carlos Gonzales Pelayo
Original Assignee
Krohne Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Krohne Ag filed Critical Krohne Ag
Publication of BRPI0904458A2 publication Critical patent/BRPI0904458A2/pt
Publication of BRPI0904458B1 publication Critical patent/BRPI0904458B1/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01FMEASURING VOLUME, VOLUME FLOW, MASS FLOW OR LIQUID LEVEL; METERING BY VOLUME
    • G01F1/00Measuring the volume flow or mass flow of fluid or fluent solid material wherein the fluid passes through a meter in a continuous flow
    • G01F1/56Measuring the volume flow or mass flow of fluid or fluent solid material wherein the fluid passes through a meter in a continuous flow by using electric or magnetic effects
    • G01F1/58Measuring the volume flow or mass flow of fluid or fluent solid material wherein the fluid passes through a meter in a continuous flow by using electric or magnetic effects by electromagnetic flowmeters
    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01FMEASURING VOLUME, VOLUME FLOW, MASS FLOW OR LIQUID LEVEL; METERING BY VOLUME
    • G01F15/00Details of, or accessories for, apparatus of groups G01F1/00 - G01F13/00 insofar as such details or appliances are not adapted to particular types of such apparatus
    • G01F15/14Casings, e.g. of special material

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Fluid Mechanics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Electromagnetism (AREA)
  • Measuring Volume Flow (AREA)

Abstract

APARELHO MEDIDOR DE FLUXO DE PASSAGEM MAGNéTICO-INDUTIVO. A presente invenção refere-se a um aparelho medidor de fluxo de passagem magnético-indutivo para medição da vazão de um veículo fluente com uma linha medidora (1), com um conjunto gerador de campo magnético que atravessa a linha de medição com dois eletrodos para registro da tensão de medição induzida no veículo fluente e com um alojamento (2) que recebe a linha medidora (1), o conjunto medidor do campo magnético e os eletrodos, sendo que a linha medidora (1) apresenta pela sua projeção longitudinal uma seção transversal variável e a seção transversal na região central da linha medidora (1) é menor do que no início da linha medidora (1) e em cuja extremidade, sendo que o alojamento (2) preferencialmente possui uma seção transversal em formato circular. De acordo com invenção, na região central da linha medidora (1) está previsto ao menos um reforço que interliga a linha medidora (1) com o alojamento (2); no exemplo de execução, como reforço estão previstos dois suportes (5 ,6).

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "APARELHOMEDIDOR DE FLUXO DE PASSAGEM MAGNÉTICO-INDUTIVO".
A presente invenção refere-se a um aparelho medidor de fluxode passagem magnético-indutivo para medição de fluxo de passagem de umveículo fluente com uma linha medidora, com um conjunto gerador de campomagnético para produzir um campo magnético que transpassa ao menosparcialmente a linha de medição com dois eletrodos para captação da ten-são de medição induzida no veículo fluente e com um alojamento que rece-be a linha de medição, preferencialmente também o conjunto gerador docampo magnético bem como os eletrodos bem como a linha de medição a-presenta uma seção transversal variável pela sua projeção longitudinal e aseção transversal na região inferior na linha medidora é menor do que noinício da linha medidora e na sua extremidade, sendo que preferencialmenteo alojamento possui uma seção transversal em formato circular.
Aparelhos medidores de fluxo de passagem magnético-indutivossão amplamente conhecidos no estado da técnica a décadas; neste sentido,à guisa de exemplo, fazemos referência à literatura "TechnischeDurchflupmessung" do professor Dr.-lng. K. W. Bonfig. 3. Auflage, Vulkan-Verlag Essen, 2002, páginas 123 até 167.
O princípio subadjacente de um aparelho medidor de fluxo depassagem magnético-indutivo para medição do fluxo de passagem de umveículo fluente se baseia em Faraday, o qual já propôs no ano de 1832 em-pregar o princípio e uma indução eletrodinâmica para a medição da veloci-dade do fluxo de um veículo fluente de acordo com a lei de indução de Fara-day surge em um veículo fluente, o qual carrega veículos de carga e atra-vessa o campo magnético, uma intensidade de campo elétrico perpendicu-larmente para com a direção do fluxo e perpendicularmente para com ocampo magnético. A lei de indução Faraday será aproveitada nos aparelhosmedidores de fluxo de passagem magnético-indutivos pelo fato de que pormeio de um conjunto gerador de campo magnético, que geralmente apre-senta duas bobinas magnéticas eletrificadas, é gerado um campo magnéticoe ao menos parcialmente é conduzido por uma linha medidora, sendo que ocampo magnético gerado apresenta ao menos um componente que se proje-ta perpendicularmente para com a direção do fluxo. Dentro do campo mag-nético, cada elemento volumétrico do veículo fluente que se movimenta atra-vés do campo magnético e que apresenta determinado número de veículosde carga, com a intensidade de campo formada neste elemento volumétrico,oferece uma contribuição para uma tensão de medição que pode ser regis-trada através dos eletrodos.
Embora, conforme acima já mencionado, aparelhos medidoresde fluxo de passagem magnético-indutivos já sejam amplamente conhecidosa décadas em uma variedade de formas de concretização que nem maispodem ser visualizadas, também em relação a aparelhos medidores de fluxode passagem- magnético-indutivos, como em muitos campos técnicos am-plamente desenvolvidos, sempre são desejados progressos e isto também éviável. Conseguinte, a presente invenção tem como objetivo aprimorar o a-parelho medidor de fluxo de passagem magnético-indutivo inicialmente des-crito na sua estrutura básica, e isto de acordo com pontos de vista bem dife-rentes que são isoladamente importantes, mas também na sua totalidade.
O aparelho medidor de fluxo de passagem magnético-indutivo,de acordo com a invenção, inicialmente é caracterizado pelo fato de que naregião central da linha medidora está previsto ao menos um reforço que in-terliga a linha de medição com o alojamento. Consegue-se desta maneiraque no aparelho medidor de fluxo de passagem magnético-indutivo, de a-cordo com a invenção, a linha medidora por um lado e o alojamento, por ou-tro lado, possam ter construções e acabamentos bem diversos. Assim sen-do, na configuração e concretização da linha medidora podem estar prepon-derantes tanto ponderações técnicas de fluxo como também técnicas de in-dução, enquanto que na configuração e acabamento do alojamento normal-mente preponderam ponderações de ordens mecânicas. Pelo fato de que deacordo com a invenção na região central da linha medidora está previsto umreforço que interliga a linha de mediação com o alojamento, a linha de medi-ção também poderá ter a necessária capacidade de resposta à pressão quenão existiria sem o reforço previsto consoante a invenção.O reforço previsto de acordo com a invenção na região centralda linha medidora, interligando a linha medidora com o alojamento, poderáter o acabamento variado, especialmente o reforço poderá ser previsto naregião central da linha medidora em forma de ao menos um suporte - inte-grado entre a linha medidora e o alojamento.
Especialmente, porém, não somente quando no aparelho medi-dor de fluxo de passagem magnético-indutivo de acordo com a invenção forusado como reforço apenas um único suporte entre a linha medidora e oalojamento, poderá ser recomendado prover na região central da linha medi-dora um anel de reforço que envolve a linha medidora, interligando a linhamedidora através do anel de reforço e do próprio reforço, eventualmente,portanto, sobre o suporte previsto como reforço, com o próprio alojamento.
Caso em um aparelho medidor de fluxo de passagem magnéti-co-indutivo de acordo com a invenção for previsto como reforço apenas umsuporte entre a linha medidora e o alojamento, então não é recomendadouma construção assimétrica desta natureza. Ao contrário, de preferênciadeverão ser previstos ao menos dois suportes que interligam a linha medido-ra com o alojamento.
Antes foi indicado que no aparelho medidor de fluxo de passa-gem magnético-indutivo de acordo com a invenção na região central da linhamedidora pode estar previsto um anel de reforço que envolve a linha de me-dição. Em caráter adicional - ou também alternativo - também o próprio alo-jamento poderá possuir na sua região central um anel de reforço - dispostona parte interna ou externa.
Caso no aparelho medidor de fluxo de passagem magnético-indutivo de acordo com a invenção for previsto na região central da linhamedidora um suporte à guisa de reforço da linha medidora com o alojamen-to, então existem diferentes possibilidades de configurar este suporte ou -caso vários estiverem previstos - configurar os mesmos de forma construtivae/ou funcional. Será especialmente vantajoso que o suporte, quando váriossuportes estiverem previstos, inicialmente seja configurado como suportesindividualizados ou também todos os suportes como cilindros ocos, de prefe-rência como cilindros ocos em formato circular. Tal versão oferece a possibi-lidade de prover sobre os suportes que interligam a linha medidora no aloja-mento, proverem as bobinas magnéticas pertencentes ao conjunto geradordo campo magnético e/ou dentro dos suportes que interligam a linha medi-dora com o alojamento seriam previstos os eletrodos que registram a tensãoinduzida.
No aparelho medidor de fluxo de passagem magnético-indutivo,a linha medidora, como é comum, pode representar o canal de fluxo paraveículos fluentes, cujo fluxo de passagem deve ser medido. Uma forma derealização preferencialmente prevista do aparelho medidor de fluxo de pas-sagem magnético-indutivo de acordo com a invenção é, todavia, concretiza-da de forma divergente da forma de realização convencional acima aborda-da. Esta forma de realização caracteriza-se pelo fato de que dentro do alo-jamento está previsto ao menos um elemento formador de linha medidora,de preferência dois elementos formadores de linha medidora, e o elementoda linha medidora, ou seja, o elemento formador da linha medidora junta-mente com uma parte da superfície interna do alojamento forma a próprialinha de medição. Nesta forma de realização especialmente preferida de umaparelho medidor de fluxo de passagem magnético-indutivo de acordo com ainvenção, portanto, o elemento formador da linha medidora, ou os elementosformadores da linha medidora não constituem isoladamente o canal de fluxopara o veículo fluente, cujo fluxo de passagem ou vazão deve ser medido.
Ao contrário, nesta forma de realização este canal de fluxo consiste no ele-mento formador da linha medidora, ou seja, nos elementos formadores dalinha medidora, e de uma parte da superfície interna do alojamento da linhamedidora, constituindo, portanto, o canal de fluxo para o veículo fluente. Estaforma de realização tem especialmente a vantagem de que o elemento ou oselementos formadores da linha medidora podem ser configurados de umaforma especialmente simples, especialmente levando-se em conta exigên-cias técnicas do fluxo e/ou técnicas de indução - e, portanto, técnicas damedição propriamente dita. Especialmente, esta forma de realização oferecea possibilidade de configurar de uma forma especialmente simplificada alinha medidora de modo concreto: os elementos medidores da linha medido-ra na região central, ou seja, onde comumente estão previstos os eletrodos,simplesmente são executados. Existe, contudo a possibilidade de que a li-nha condutora concretamente seja prevista com os elementos formadoresda linha medidora da região central, ou seja, onde comumente estão previs-tos os eletrodos, aplicando um raio de curvatura que é maior do que um raiode curvatura do próprio alojamento.
De acordo com outro ensinamento da invenção que também éindependente do que foi acima descrito e que adquire um significado inventi-vo, a linha medidora consiste funcionalmente em vários segmentos com pre-ferencialmente raios de curvaturas diversos. A expressão "funcional" deveráser expressa indicando que a linha medidora tanto pode ter acabamento emvários segmentos como também em forma inteiriça; de preferência, todavia,a linha medidora será inteiriça.
Na forma de realização descrita por último de um aparelho me-didor de fluxo de passagem magnético-indutivo de acordo com a invençãoexiste preferencialmente a linha medidora funcionalmente em três segmen-tos, qual seja um segmento central e sempre um segmento terminal, se-qüencial ao segmento central. No caso, os segmentos terminais represen-tam a admissão do fluxo, ou seja, a saída do fluxo.
De modo ainda mais vantajoso, uma forma de realização podeser constituída de tal modo que a linha medidora consiste funcionalmenteem cinco segmentos, ou seja, em um segmento central, um segmento detransição, seqüencial ao segmento central, e um segmento terminal sequen-ciai aos segmentos de transição.
Nas formas de realização descritas por último de aparelhos me-didores de fluxo de passagem magnético-indutivos de acordo com a inven-ção, conforme já foi dito, os diferentes segmentos possuem raios de curvatu-ra variáveis. Caso a linha medidora consista funcionalmente em três seg-mentos, então é recomendada uma forma de realização na qual o raio decurvatura do segmento central é maior do que raio de curvatura dos seg-mentos terminais. Se a linha medidora funcionalmente consiste em cincosegmentos, então será recomendada uma forma de realização, na qual oraio de curvatura do segmento central também é maior do que o raio de cur-vatura dos segmentos de transição. No caso, pode ser recomendada umaforma de realização, na qual os segmentos terminais apresentam um raio decurvatura que se projeta em sentido interminável e preferencialmente proverum acoplamento dos segmentos de transição com um ângulo aproximado de40° a 50° especialmente, em 45°, em relação ao eixo longitudinal da linhamedidora.
No aparelho medidor de fluxo de passagem magnético-indutivo,é visado um comprimento de montagem mais curto possível, uma queda depressão menor possível e a menor deformação possível em virtude da pres-são reinante no veículo fluente. Esta objetivação tripla requer compromissos.
Considerando-se os objetivos indicados, a forma de realização descrita porúltimo, ou seja, a forma de realização na qual a linha a medidora funcional-mente consiste em vários segmentos tendo raios de curvaturas preferenci-almente diversos, constitui uma otimização.
Sob outros pontos de vista, uma forma de realização preferidade um aparelho medidor de fluxo magnético-indutivo de acordo com a inven-ção é caracterizada pelo fato de que a espessura da parede da linha medi-dora da região central é menor do que no início da linha medidora e na suaextremidade. No caso, se enfrenta um conflito de objetivos. Por um lado, aespessura da parede da linha medidora, ou seja, o elemento formador dalinha de medição, ou dos elementos formadores da linha de medição, deveser especialmente reduzida na região central da linha medidora, porque umareduzida espessura de parede resulta em que a linha medidora, ou seja, oelemento medidor da linha formadora ou os elementos formadores da linhamedidora, na região central da linha medidora, podem ser configurados deuma forma especialmente simplificada, conforme isto é visado por motivostécnicos de fluxo e técnicos de indução e, portanto, ao todo, a partir de pon-tos de vista técnicos de medição. Por outro lado, todavia, - considerando-sea pressão reinante na linha de medição - torna-se necessária uma determi-nada possibilidade de resposta à pressão da linha medidora também na re-gião central. Este conflito de objetivo é amplamente solucionado pelo fato deque no aparelho medidor do fluxo de passagem magnético-indutivo de acor-do com a invenção, conforme já acima indicado, na região central da linhamedidora está previsto ao menos um reforço que liga a linha medidora como alojamento.
No aparelho medidor de fluxo de passagem magnético-indutivode acordo com a invenção, conforme já foi mencionado várias vezes, na re-gião central da linha medidora está previsto ao menos um reforço que interli-ga a linha medidora com o alojamento, preferencialmente na forma de aomenos um suporte. Depois, quando a espessura da linha medidora, ou seja,o elemento formador da linha medidora ou dos elementos formadores dalinha medidora na região central for menor do que no início da linha medido-ra e na sua extremidade, especialmente quando a espessura da paredetambém em forma absoluta for relativamente reduzida, mas não somentenesta hipótese, então se recomenda uma forma de realização especial quese caracteriza pelo fato de que a linha medidora, ou seja, o elemento da li-nha medidora ou os elementos da linha medidora apresentam elementosterminais que servem para apoio do anel de suporte, ou seja, dos elementosde suporte de medição, ou seja, do apoio dos suportes.
Inicialmente foi mencionado que o conjunto gerador de campomagnético que faz parte de um aparelho medidor de fluxo de passagemmagnético-indutivo comumente apresenta duas bobinas magnéticas eletrifi-cadas. Nesta hipótese, na forma de realização por último descrita de um a -parelho medidor de fluxo de passagem magnético-indutivo de acordo com ainvenção, os elementos de suporte podem ser configurados como passa-gens pertencentes às bobinas magnéticas do conjunto gerador de campomagnético.
Para aparelhos medidores de fluxo de passagem magnético-indutivos normalmente para linha medidora é usado material não-amagnético. Isto pode ser basicamente plástico, freqüentemente será, toda-via, usado aço inoxidável, ou seja, aço nobre. Também no aparelho medidorde fluxo de passagem magnético-indutivo de acordo com a invenção, a linhamedidora, ou seja, o elemento ou os elementos formadores de linha medido-ra podem consistir em aço inoxidável, porém, é possível a utilização de açomagnético-ductil.
Como é comum nos aparelhos medidores de fluxo de passagemmagnético-indutivos, recomenda-se também no aparelho medidor de fluxode passagem magnético-indutivo de acordo com a invenção prover na parteinterna ao menos parcialmente uma camada de cobertura elétrica isolante, oque seria feito quando estiver prevista uma camada cobertura de isolamentoelétrico apenas parcial, cobertura esta prevista no campo dos eletrodos. Nãoobstante, existe muitas razões para que o aparelho medidor de fluxo de pas-sagem magnético-indutivo de acordo com a invenção seja previsto interna-mente de modo completo com uma camada de cobertura isolante de eletrici-dade.
Com relação à construção e à concretização técnica de acaba-mento, finalmente, ainda está previsto para o aparelho medidor de fluxo depassagem magnético-indutivo de acordo com a invenção que a linha medi-dora, ou seja, o elemento ou os elementos formadores da linha de mediçãosejam mais curtos do que o alojamento e/ou que a linha medidora, ou seja,um ou vários elementos da linha medidora e o alojamento estão interligadospor processo de solda.
Detalhadamente existem diversas possibilidades de concretizaraparelhos medidores de fluxo de passagem magnético-indutivos de acordocom a invenção individualmente, ou seja, dar a estas unidades uma configu-ração e/ou realizar a sua ampliação. Neste sentido, é feita referência às rei-vindicações de patente que seguem a reivindicação 1 e a descrição seguintede um exemplo de execução em conexão com o desenho. O desenho mostra:
figura 1 em perspectiva e fortemente esquematizado um corte longitudi-nal por um exemplo de realização preferido de um aparelho medidor de fluxode passagem magnético-indutivo de acordo com a invenção,
figura 2 representação gráfica de um exemplo de execução preferido deuma linha medidora pertencente a um aparelho medidor de fluxo de passa-gem magnético-indutivo de acordo com a invenção, efigura 3 representação gráfica de um outro exemplo de realização prefe-rido de uma linha medidora que faz parte de um aparelho medidor de fluxode passagem magnético-indutivo de acordo com a invenção.
O aparelho medidor de fluxo de passagem magnético-indutivorepresentado nas figuras - essencialmente apenas em forma esquematizada- está destinado à medição do fluxo de passagem de um veículo fluente; a-presenta, por necessidade funcional, uma linha medidora 1, um conjuntogerador de campo magnético não mostrado para gerar um campo magnéticoque ao menos parcialmente transfixa a linha medidora 1, do qual fazem par-te duas bobinas magnéticas não mostradas, e dois eletrodos igualmente nãorepresentados para registrar a tensão de medição induzida no veículo fluen-te. Faz parte também do aparelho medidor de fluxo de passagem magnético-indutivo representado nas figuras um alojamento 2 que recebe a linha medi-dora 1, o conjunto gerador de campo magnético e os eletrodos, sendo queeste alojamento possui uma seção transversal circular e no exemplo de exe-cução represento possui flanges 3, 4 nos dois lados.
Para o aparelho medidor de fluxo de passagem magnético-indutivo de acordo com a invenção aplica-se inicialmente que na região cen-trai da linha medidora 1 está previsto ao menos um reforço que interliga alinha medidora 1 com o alojamento 2. De preferência, como reforço estáprevisto ao menos um suporte. Especialmente, mas não somente neste ca-so, quando como reforço estiver previsto apenas um único suporte, poderáser recomendado, porém, isto não está representado, prover na região cen-trai da linha medidora um anel de reforço que envolve a linha medidora einterligar a linha medidora através do anel do reforço e o próprio reforço e-ventualmente, portanto, sobre o suporte previsto como reforço, com o pró-prio alojamento.
Ocorre que em um aparelho medidor de fluxo de passagemmagnético-indutivo de acordo com a invenção pode ser previsto como refor-ço apenas um suporte entre a linha medidora e o alojamento, sendo que talconstituição assimétrica não é, todavia, recomendada. Ao contrário, confor-me mostrado também nas figuras, estão previstos dois suportes 5, 6 queinterligam a linha medidora 1 com o alojamento 2.
Já foi indicado que em um aparelho medidor de fluxo de passa-gem magnético-indutivo de acordo com a invenção, na região central da Ii-nha medidora, está previsto anel de reforço que envolve a linha medidora.Também o alojamento pode estar reforçado pelo fato de que na sua regiãocentral possui um anel de reforço - disposto na parte interna ou externa - oque, todavia, não está mostrado nas figuras.
Como mostram tanto a figura 1 como também a figura 2 para oexemplo de execução representado de um aparelho medidor de fluxo depassagem magnético-indutivo de acordo com a invenção, pode ser previstoque o suporte 5, 6 seja configurado como cilindros ocos em formato circularanelar. Isto oferece a possibilidade - não representada - nos suportes ou - nocaso de acabamento correspondente - dentro dos suportes proverem bobi-nas magnéticas pertencentes a conjunto gerador de campo magnético e/ouprover dentro destas unidades de suporte ou eletrodos.
Em um aparelho medidor de fluxo de passagem magnético-indutivo de acordo com a invenção a linha medidora, como é comum, poderepresentar o canal de fluxo para veículos fluentes, cuja vazão deve ser me-dida. Nas figuras, especialmente na figura 1, está, todavia, representadauma forma de realização preferida do aparelho medidor de fluxo de passa-gem magnético indutivo de acordo com a invenção, a qual, divergente daforma de realização comum acima abordada, apresenta uma concretizaçãoque se caracteriza pelo fato de que dentro do alojamento 2 estão previstosdois elementos formadores de linha de medição 7, 8 e estes elementos for-madores de linha de medição 7, 8 formam, juntamente com uma parte dasuperfície 9 interna do alojamento 2, a linha medidora 1. Nesta forma de rea-lização especialmente preferida de um aparelho medidor de fluxo de passa-gem magnético-indutivo de acordo com a invenção, portanto, os elementosformadores da linha medidora 7, 8 constituem isoladamente não o canal defluxo para o veículo fluente, cuja vazão deve ser medida, não representando,portanto, isoladamente a linha medidora 1. Ao contrário, nesta forma de rea-lização, a linha medidora 1 consiste nos elementos formadores de linha demedição 7, 8 e uma parte da superfície 9 interna do alojamento 2. Isto ofere-ce especialmente a vantagem de que os elementos formadores da linha me-didora 7, 8 podem ser perfilados de uma maneira especialmente simples,especialmente considerando-se exigências técnicas de fluxo e/ou de induçãoe, portanto, técnicas de medição. Esta forma de realização oferece especi-almente também a possibilidade de configurar de forma plana a linha medi-dora 1, ou seja, concretamente os elementos formadores da linha medidora7, 8 na região central, ou seja, onde comumente estão previstos os eletrodosconforme mostram as figuras. Não está representada também a possibilida-de eventual de prover a linha medidora, ou seja, os elementos formadoresda linha medidora na região central com um raio de curvatura maior do que oraio de curvatura do alojamento.
Conforme já acima indicado, um outro ensinamento da invençãoque adquiri significado especial, caracteriza-se pelo fato de que a linha me-didora 1 funcionalmente consiste em vários segmentos com raios de curva-tura preferencialmente variáveis. Detalhadamente, a linha medidora podefuncionalmente consistir em três segmentos, ou seja, um segmento central10 e um segmento terminal 11, 12 seqüencial ao segmento central 10. Oexemplo de execução mostrado na figura 3 ultrapassa, todavia, esta formu-lação. Este exemplo de execução a linha medidora 1 consiste funcionalmen-te em cinco segmentos, qual seja um segmento central 10, um segmento detransição 13, 14 seqüencial ao segmento central 10, e um segmento terminal11,12 seqüencial aos segmentos de transição 13, 14. Separadamente, apli-ca-se no caso que o raio de curvatura do segmento central 10 é maior doque o raio de curvaturas dos segmentos de transição 13, 14, sendo que ossegmentos terminais 11, 12 possuem um raio de curvatura que se projetacontra uma dimensão interminável e os segmentos terminais 11, 12 seguemcom ângulo aproximado 40° a 50° preferencialmente de aproximadamente45° para um eixo longitudinal da linha medidora nos segmentos de transição13, 14.
Não está mostrado nas figuras, embora de significado especial,uma forma de realização do aparelho medidor do fluxo de passagem magné-tico-indutivo de acordo com a invenção, na qual a espessura da parede dalinha medidora 1 na região central é menor do que no início da linha medido-ra 1 e na sua extremidade. Consoante uma forma de realização desta natu-reza, é preciso enfrentar um conflito de objetivos. Por um lado, a espessurada parede da linha medidora 1, ou seja, os elementos das linhas medidoras7, 8 - também - na região central da linha medidora 1 devem ser especial-mente reduzidos, porque com uma espessura de parede especialmente re-duzida a linha medidora 1, ou seja, os elementos formadores da linha demedição 7, 8 podem ser curvados ou perfilados de modo especialmente sim-ples como isto seria desejado por motivos técnicos de fluxo e de indução e,portanto, por motivos técnicos de medição propriamente ditos. Como na li-nha medidora reina uma determinada pressão, por outro lado também setorna necessária uma capacidade de resposta à pressão determinada dalinha medidora 1 também na região central. De acordo com a invenção, esteconflito de objetivo é solucionado pelo fato de que no aparelho medidor dofluxo de passagem magnético-indutivo de acordo com invenção, na regiãocentral da linha medidora 1, está previsto ao menos um reforço que interligaa linha medidora 1 com o alojamento, sendo que no exemplo de execuçãoestão previstos como reforço dois suportes 5, 6 integrados entre a linha me-didora 1 e o alojamento 2.
Finalmente também é indicado que, o que não está detalhada-mente apresentado nas figuras, a linha medidora 1 ao menos parcialmenteestá recoberta com uma camada de cobertura isolante de eletricidade, sen-do que a linha medidora 1, ou seja, os elementos formadores da linha medi-dora 7, 8 podem ser mais curtos do que o alojamento 2 e/ou que a linha me-didora 1, ou seja, os elementos formadores de linha medidora 7, 8 e o pró-prio alojamento 2 podem estar interligados por meio de solda.

Claims (16)

1. Aparelho medidor do fluxo de passagem magnético-indutivopara a medição da vazão de um veículo fluente com uma linha medidora,com um conjunto gerador de campo magnético para um campo magnéticoque ao menos atravessa parcialmente a linha medidora, com dois eletrodospara registrar uma tensão de medição, induzida no veículo fluente, e com umalojamento que recebe a linha medidora, o conjunto gerador de campo mag-nético e os próprios eletrodos, sendo que na sua projeção longitudinal a li-nha medidora apresenta uma seção transversal variável e a seção transver-sal da seção central da linha medidora é menor do que o início da linha me-didora na sua extremidade, sendo que preferencialmente o alojamento pos-sui seção transversal circular,caracterizado pelo fato de quena região central da linha medidora (1) está previsto ao menosum reforço que interliga a linha medidora (1) com o alojamento (2).
2. Aparelho medidor de fluxo de passagem magnético-indutivode acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que como refor-ço está previsto ao menos um suporte, de preferência ao menos dois supor-tes (5, 6) que interligam a linha medidora (1) com o alojamento (2).
3. Aparelho medidor de fluxo de passagem magnético-indutivode acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que na re-gião central da linha medidora está previsto um anel de reforço que envolvea linha medidora e a linha medidora está unida com o alojamento através deum anel de reforço e do próprio reforço.
4. Aparelho medidor de fluxo de passagem magnético-indutivode acordo com uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de quena sua região central o alojamento possui um anel de reforço, previsto naparte interna ou externa.
5. Aparelho medidor de fluxo de passagem magnético-indutivode acordo com uma das reivindicações 2 a 4, caracterizado pelo fato de queao menos alguns suportes (5, 6) são configurados como cilindro oco, de pre-ferência como cilindro oco em formato circular anelar.
6. Aparelho medidor de fluxo de passagem magnético-indutivode acordo com uma das reivindicações 2 a 5, caracterizado pelo fato de queno suporte que interliga a linha medidora com o alojamento, ou dentro dossuportes, estão previstas as bobinas magnéticas que fazem parte do conjun-to gerador do campo magnético.
7. Aparelho medidor de fluxo de passagem magnético-indutivode acordo com reivindicação 5 ou 6, caracterizado pelo fato de que dentrodos suporte que interligam a linha medidora com o alojamento estão previs-tos os eletrodos.
8. Aparelho medidor de fluxo de passagem magnético-indutivode acordo com uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo fato de quedentro do alojamento (1) está previsto ao menos um elemento formador delinha de medição (7), de preferência dois elementos formadores de linha demedição (7, 8), e o elemento formador de linha medidora (7), ou seja, os e-Iementos formadores de linha medidora (7, 8), juntamente com uma parte dasuperfície (9) interna do alojamento (2), formam a linha de medição e prefe-rencialmente a linha de medição (1), ou seja, o elemento formador de linhade medição (7) ou os elementos formadores de linha de medição (7, 8) sãoconfigurados planos na sua região central.
9. Aparelho medidor de fluxo de passagem magnético-indutivode acordo com uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo fato de quea linha medidora, ou seja, o elemento formador de linha medidora ou os e-Iementos formadores de linha medidora são configurados com raio de curva-tura maior do que o raio de curvatura do alojamento.
10. Aparelho medidor do fluxo de passagem magnético-indutivopara a medição do fluxo de passagem de um veículo fluente com uma linhamedidora, com um conjunto gerador de campo magnético para gerar umcampo magnético que ao menos atravessa parcialmente a linha medidora,com dois eletrodos para registrar uma tensão de medição, induzida no veícu-Io fluente, e com um alojamento que recebe a linha medidora, o conjuntogerador de campo magnético e os próprios eletrodos, sendo que a linha me-didora apresenta pela sua projeção longitudinal uma seção transversal vari-ável e a seção transversal da seção central da linha medidora é menor doque o início da linha medidora e em cuja extremidade e sendo que preferen-cialmente o alojamento preferencialmente possui seção transversal circular,ou seja, especialmente de acordo com uma das reivindicações 1 a 9,caracterizado pelo fato de quea linha medidora (1) funcionalmente consiste em vários segmentos preferen-cialmente com raios de curvatura diversos.
11. Aparelho medidor de fluxo de passagem magnético-indutivode acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que a linhamedidora (1) funcionalmente consiste em três segmentos, qual seja umsegmento central (10) e um segmento terminal (11, 12) seqüencial ao seg-mento central (10), preferencialmente consistindo em cinco segmentos, ouseja, um segmento central (10), um segmento de transição (13, 14) seqüen-cial ao segmento central (10) e um segmento terminal (11, 12) seqüencialaos segmentos de transição (13,14).
12. Aparelho medidor de fluxo de passagem magnético-indutivode acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que o raio decurvatura do segmento central (10) é maior do que o raio de curvatura dossegmentos terminais (11, 12) e preferencialmente o raio de curvatura dosegmento central (10) é maior do que o raio de curvatura do segmento detransição (13, 14).
13. Aparelho medidor de fluxo de passagem magnético-indutivode acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que os seg-mentos terminais (11, 12) apresentam um raio de curvatura projetado na di-mensão infindável, seguindo-se preferencialmente com um ângulo aproxi-mado de 40° a 50°, de preferência 45° aproximadamente com um eixo longi-tudinal da linha medidora (1) aos segmentos de transição (13, 14).
14. Aparelho medidor de fluxo de passagem magnético-indutivode acordo com uma das reivindicações de 1 a 13, caracterizado pelo fato deque a espessura de parede da linha medidora na região central é menor doque no início da linha medidora e na sua extremidade.
15. Aparelho medidor de fluxo de passagem magnético-indutivode acordo com uma das reivindicações 2 a 14, caracterizado pelo fato deque a linha medidora, ou seja, o elemento formador da linha medidora ou oselementos formadores da linha medidora apresentam um elemento do su-porte destinado ao apoio do anel de suporte ou ao apoio dos próprios suportes.
16. Aparelho medidor de fluxo de passagem magnético-indutivo,sendo que fazem parte do conjunto gerador de campo magnético duas bobi-nas magnéticas como definidas na reivindicação 15, caracterizadas pelo fatode que os elementos de apoio são configurados como sapatas polares per-tencentes às bobinas magnéticas do conjunto gerador do campo magnético.
BRPI0904458-2A 2008-11-17 2009-11-17 Aparelho medidor de fluxo de passagem magnético-indutivo BRPI0904458B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102008057756.1 2008-11-17
DE102008057756A DE102008057756A1 (de) 2008-11-17 2008-11-17 Magnetisch-induktives Durchflußmeßgerät

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0904458A2 true BRPI0904458A2 (pt) 2011-03-15
BRPI0904458B1 BRPI0904458B1 (pt) 2019-05-07

Family

ID=42112247

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0904458-2A BRPI0904458B1 (pt) 2008-11-17 2009-11-17 Aparelho medidor de fluxo de passagem magnético-indutivo

Country Status (6)

Country Link
US (1) US8286502B2 (pt)
EP (1) EP2196779B1 (pt)
JP (1) JP5787476B2 (pt)
CN (1) CN101788312A (pt)
BR (1) BRPI0904458B1 (pt)
DE (1) DE102008057756A1 (pt)

Families Citing this family (28)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102008036962A1 (de) * 2008-08-08 2010-02-11 Endress + Hauser Flowtec Ag Magnetisch-induktives Durchflussmessgerät mit einer Elektrodenanordnung und Verfahren zu dessen Fertigung
DE102008057755B4 (de) * 2008-11-17 2015-12-17 Krohne Ag Magnetisch-induktives Durchflußmeßgerät
MX2011009315A (es) * 2010-09-06 2012-03-15 Mr Technologies S A Medidor de precision para caudales reducidos.
DE102011104799B4 (de) 2011-06-06 2013-04-25 Krohne Messtechnik Gmbh Magnetisch-induktives Durchflussmessgerät und Verfahren zu dessen Betreiben
DE102012016270A1 (de) 2011-09-09 2013-03-14 Krohne Messtechnik Gmbh Verfahren zum Betrieb mehrerer benachbarter magnetisch-induktiver Durchflussmessgeräte
DE102012016401A1 (de) * 2011-11-20 2013-05-23 Krohne Ag Magnetisierungsvorrichtung für ein kernmagnetisches Durchflussmessgerät
DE102011119982A1 (de) * 2011-12-02 2013-06-06 Krohne Ag Magnetisch-induktives Durchflussmessgerät
DE102012006891B4 (de) * 2012-04-05 2019-05-23 Krohne Ag Magnetisch-induktives Durchflussmessgerät
DE102012014266A1 (de) 2012-07-19 2014-01-23 Krohne Ag Magnetisch-induktives Durchflussmessgerät
DE102012213507B3 (de) * 2012-07-31 2013-08-22 Ifm Electronic Gmbh Magnetisch-induktives Durchflussmessgerät
DE102012016408B4 (de) 2012-08-21 2022-06-09 Krohne Ag Magnetisch-induktives Durchflussmessgerät mit einer Mehrzahl von Funktionseinheiten, konstruktive Realisierung
DE102012017904A1 (de) 2012-08-21 2014-03-20 Krohne Ag Magnetisch-induktives Durchflussmessgerät und Verfahren zu seiner Herstellung
DE102012016404B4 (de) 2012-08-21 2021-08-05 Krohne Ag Magnetisch-induktives Durchflussmessgerät mit einer Mehrzahl von Funktionseinheiten
US9027418B2 (en) * 2012-09-28 2015-05-12 Rosemount Inc. Magnetic flowmeter
US9222815B2 (en) 2013-12-30 2015-12-29 Rosemount Inc. Wafer style insertable magnetic flowmeter with collapsible petals
DE102014001479B4 (de) 2014-02-06 2016-03-10 Krohne Ag Magenetisch-induktives Durchflussmessgerät
US10107700B2 (en) 2014-03-24 2018-10-23 Rosemount Inc. Process variable transmitter with process variable sensor carried by process gasket
DE102014113408A1 (de) 2014-09-17 2016-03-17 Endress + Hauser Flowtec Ag Verfahren zur Herstellung eines Magnetisch-induktives Durchfluss- messgeräts mit zum Teil reduziertem Querschnitt
DE102014119451A1 (de) * 2014-12-22 2016-06-23 Endress+Hauser Flowtec Ag Magnetisch-induktives Durchflussmessgerät
EP3045874B1 (de) 2015-01-14 2020-01-08 Krohne AG Magnetisch-induktives durchflussmessgerät
DE102015116679A1 (de) 2015-01-14 2016-07-14 Krohne Ag Magnetisch-induktives Durchflussmessgerät
EP3045875B1 (de) 2015-01-14 2020-01-15 Krohne AG Magnetisch-induktives durchflussmessgerät
CN105157767A (zh) * 2015-05-22 2015-12-16 姜跃炜 一种电磁流量传感器
DE102016118064B4 (de) * 2016-09-25 2021-12-09 Krohne Ag Messrohr zum Einsetzen in eine Messrohraufnahme eines magnetisch-induktiven Durchflussmessgeräts und magnetisch-induktives Durchflussmessgerät
DE102017115139A1 (de) * 2017-07-06 2019-01-10 Endress+Hauser SE+Co. KG Messrohr und Messrohr zur Bestimmung und/oder Überwachung zumindest einer Prozessgröße eines Mediums
DE102017130717A1 (de) 2017-12-20 2019-06-27 Endress+Hauser Flowtec Ag Fertigungsverfahren zur Herstellung eines magnetisch-induktiven Durchflussmessgerätes und magnetisch-induktives Durchflussmessgerät
CN112986101B (zh) * 2021-03-30 2022-11-04 中国电建集团西北勘测设计研究院有限公司 一种土石坝砂砾石筑坝料水平渗透特性试验方法
CN114235063B (zh) * 2021-12-30 2022-08-05 江苏迅创科技股份有限公司 一种大量程高精度电磁流量计

Family Cites Families (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4253340A (en) * 1979-09-12 1981-03-03 Fischer & Porter Co. Unitary electromagnetic flowmeter
US4459857A (en) * 1982-06-16 1984-07-17 Rosemount Inc. Electromagnetic flowmeter
JPS6015629U (ja) * 1983-07-13 1985-02-02 横河電機株式会社 電磁流量計発信器
DE3545155C2 (de) * 1984-12-26 1994-03-10 Toshiba Kawasaki Kk Elektromagnetisches Durchflußmeßgerät
JPS6243521A (ja) * 1985-08-21 1987-02-25 Toshiba Corp 電磁流量計検出器
US5280727A (en) * 1987-09-11 1994-01-25 Endress+Hauser Flowtec Ag Electromagnetic flow measuring tube and method of making same
NL8900021A (nl) * 1989-01-05 1990-08-01 Rheometron Ag Elektromagnetische doorstroommeter.
DE19708857A1 (de) * 1996-12-20 1998-07-02 Krohne Ag Magnetisch-induktives Durchflußmeßgerät für strömende Medien
GB2324606B (en) * 1997-04-25 2002-01-16 Kent Meters Ltd Electromagnetic flowmeter
JP2004233203A (ja) * 2003-01-30 2004-08-19 Yamatake Corp 電磁流量計用測定管
GB0329450D0 (en) * 2003-12-19 2004-01-28 Abb Ltd Electromagnetic flow meter insert
GB2411236B (en) * 2004-02-20 2007-10-17 Abb Ltd Electromagnetic flow meter insert
DE102004063617A1 (de) * 2004-12-02 2006-06-08 Krohne Ag Magnetisch-induktives Durchflußmeßgerät und Herstellungsverfahren für ein magnetisch-induktives Durchflußmeßgerät
DE102006000814B4 (de) * 2005-02-24 2010-01-28 Krohne Ag Magnetisch-induktives Durchflußmeßgerät
DE102006023915A1 (de) * 2006-05-19 2007-11-22 Endress + Hauser Flowtec Ag Messaufnehmer eines magnetisch induktiven Durchflussmessgeräts
DE102008057755B4 (de) * 2008-11-17 2015-12-17 Krohne Ag Magnetisch-induktives Durchflußmeßgerät
JP2010261490A (ja) * 2009-04-30 2010-11-18 Bridgestone Corp 制振装置

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0904458B1 (pt) 2019-05-07
EP2196779A1 (de) 2010-06-16
JP5787476B2 (ja) 2015-09-30
US8286502B2 (en) 2012-10-16
DE102008057756A1 (de) 2010-05-27
JP2010122216A (ja) 2010-06-03
CN101788312A (zh) 2010-07-28
US20100132478A1 (en) 2010-06-03
EP2196779B1 (de) 2017-08-09

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0904458A2 (pt) aparelho medidor de fluxo de passagem magnético-indutivo
DE502005003082D1 (de) Magnetisch-induktives Durchflussmessgerät und Herstellungsverfahren für ein magnetisch-induktives Durchflussmessgerät
BRPI0721449B1 (pt) Medidor de fluxo vibratório, e, método de determinação da viscosidade de um material de fluxo em um medidor de fluxo vibratório
CA2833329C (en) Nuclear magnetic flow meter and method for operation of nuclear magnetic flow meters
BRPI0722337A2 (pt) Dispositivo de fluxo vibratório, e, método para fabricar o mesmo
CA2279642A1 (en) Dual loop coriolis effect mass flowmeter
EP0008185B1 (en) Flowmeter of hot wire type
DE60005669D1 (de) Durchflussmessverfahren für mehrphasenströmungen mittels eines venturi-durchflussmessers
CN105358944B (zh) 自对准的撑杆
ES2781204T3 (es) Caudalímetro inductivo con piezas polares magnéticas extendidas
BR112014009741B1 (pt) componente de acionador e de sensor de desvio combinados para um medidor vibratório, e, método para formar o mesmo
DK1106974T3 (da) Magnetisk-induktivt flowmåleapparat
DE69942787D1 (de) Coriolis-massendurchflussmesser und verfahren zu seiner herstellung
CN101650203B (zh) 电磁流量计
RU122767U1 (ru) Электромагнитный расходомер
US3937080A (en) Electromagnetic apparatus for measuring the flow velocity of an electrically conductive fluid and method of calibration thereof
RU153291U1 (ru) Электромагнитный расходомер
JPS592498Y2 (ja) 熱線式流量計
RU101817U1 (ru) Электромагнитный расходомер
CN212206207U (zh) 一种带磁化功能的一体式水流量传感器
WO2018100447A1 (en) An attachable electromagnetic flowmeter
CN208887711U (zh) 一种具有清洗功能的电磁流量计
SU1457831A1 (ru) Модель тралового мешка
RU2146041C1 (ru) Электромагнитный расходомер
JPH03279815A (ja) 質量流量計

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 17/11/2009, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 17/11/2009, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS