"PROCESSO PARA EXTRAÇÃO DA PROTEÍNA DE COLÁGENOPROVENIENTE DA PELE DE BOVINOS"
Refere-se a presente Patente de Invenção a um processo para extraçãoda proteína de colágeno proveniente da pele de bovinos que tem por finalidade reduzir otempo de extração da proteína de colágeno e aumentar a qualidade do produto finalobtido. O processo para extração da proteína de colágeno proveniente da pele de bovinosproporciona eficiência e agilidade na extração, maior qualidade do colágeno obtido,redução de custos e aumento da produtividade.
Atualmente, o processo para extração da proteína de colágenoproveniente da pele de bovinos é realizada pela extração em soluções ácidas, alcalinas oupor hidrólise enzimática. Apesar da variação existente entre os métodos, o objetivo detodos é fazer com que o produto finai seja obtido com a melhor qualidade possível de talforma que o fluxograma a ser seguido esteja muito bem definido para que não ocorraperda de matéria prima, gastos excessivos, lentidão do processo e, principalmente,danificação do produto final.
O problema existente tanto na extração em soluções ácidas, comotambém nas alcalinas e por hidrólise enzimática é que, de modo geral, elas não são muitobem programadas, ou seja, as etapas do processo levam um tempo maior do que onecessário para serem executadas, gerando um custo excessivo e uma queda daprodutividade.
Como se não bastasse, pode-se citar, ainda, a baixa qualidade doproduto final, uma vez que é normal a ocorrência da quebra parcial da grande moléculade colágeno devido ao excesso de vigor em seu trato, e/ou má elaboração/execução dasetapas. A tão indesejada quebra parcial da grande molécula de colágeno faz com que oproduto final obtido não seja mais a proteína de colágeno, mas sim uma proteínadegradada, chamada gelatina. Quando isto ocorre, a degradação é facilmentedemonstrada pela quebra brusca da viscosidade, podendo ocasionar sérios problemas namanipulação e armazenamento do produto.
Com o intuito de solucionar tais inconvenientes, desenvolveu-se apresente Patente de Invenção de um processo para extração da proteína de colágenoproveniente da pele de bovinos que tem por finalidade realizar a extração da proteína decolágeno em menos tempo e com um custo reduzido, otimizando-se o processo de talmodo a aumentar a produtividade e evitar a indesejada degradação da proteína decolágeno.
O dito processo para extração da proteína de colágeno proveniente dapele de bovinos possui um fluxograma para ser cumprido rigorosamente, cujas etapassão: o abate de bovinos; a obtenção da pele; o envio ao curtume; o descarne; aeliminação da musculatura; a eliminação da gordura; a calcinação com hidróxido decálcio; a eliminação da exoderme; a separação da endoderme; a obtenção da fibra; adescalcinação em fulão com água adicionada a ácido acético; o transporte; odescarregamento em tanque; a seleção; o uso de enxugadeira; a eliminação do excesso deágua; o corte; a moagem; a obtenção da pasta; a secagem; o depósito em caçambahigienizada; a passagem pelo quebrador; a passagem pelo moinho; a passagem pelopeneiramento manual; o descarte das partes maiores; a passagem pelo ciclone de envase;a embalagem primária; a embalagem secundária; o aguardo da aprovação oficial; e oproduto final.
A invenção poderá ser melhor compreendida através da seguintedescrição detalhada, em consonância com as figuras em anexo, onde:
A FIGURA 1 representa um fluxograma do processo para extração daproteína de colágeno proveniente da pele de bovinos apresentando, através de palavraschaves, as três partes principais do processo;
A FIGURA 2 representa um fluxograma do referido processodemonstrando, através de palavras chaves, de todas as etapas referentes à primeira partedo processo;
A FIGURA 3 representa um fluxograma do dito processo mostrando,através de palavras chaves, todas as etapas referentes à segunda parte do processo;
A FIGURA 4 representa um fluxograma do processo para extração daproteína de colágeno apresentando, através de palavras chaves, todas as etapas referentesà terceira e última parte do processo.
Com referência a estas figuras, pode-se observar que o processo paraextração da proteína de colágeno proveniente da pele de bovinos é inicializado pelaexecução da primeira (A) parte do processo, que começa com o abate de bovinos (1)sadios em frigoríficos para a obtenção da pele (2), que é a matéria prima enviada aocurtume (3). No curtume, a pele é submetida à operação de descarne (4) para retirada damusculatura (5) e da gordura (6) localizadas em uma fina camada interna da pele. Emseguida, ocorre a calcinação (7) com hidróxido de cálcio - Ca(OH)2 (8) - para elevaçãodo pH até próximo a 12, tendo por objetivo induzir ao inchamento das proteínaspossibilitando a divisão longitudinal da pele em duas partes. Após a divisão, a exoderme(9) é eliminada e a endoderme (10), que é rica em glicina (aproximadamente 24%) elisina (aproximadamente 3%), é utilizada para a obtenção da fibra (11).
A segunda (B) parte do processo começa com a descalcinação em fulão(12) da fibra, sendo efetuada com enxágue contínuo de água tratada e filtradaadicionadas de 0,12% de ácido acético - H2O + CH3COOH (13) - por aproximadamente9 horas até atingir um pH próximo à neutralidade (pH = 7,0). A descalcinação émonitorada e consta das planilhas de produção e controle do programa HACCP (HazardAnalysis and Criticai Control Points, equivalente ao APPCC - Análise de Perigos ePontos Críticos de Controle). Logo após, ocorre a descarga do fulão diretamente emveículo com caçamba tipo tanque em aço inox totalmente vedado contra intempéries,para que aconteça o transporte (14) com documentação sanitária até a fábrica, ondeocorre o descarregamento em tanque (15) também revestido em aço inox, no qual érealizada a seleção (16) por amostragem supervisionada pelo controle de qualidade.
Continuando, há o encaminhamento para a enxugadeira (17), que é uma prensa especialcom roletes de borracha sanitária, responsável pela retirada do excesso de água - excessode H2O (18). Em seguida, é utilizada uma mesa em aço inox para o corte (19) emporções menores, sendo que, prosseguindo, estas porções são moídas ao passar pelamoagem (20), realizada em equipamento especial com discos de 2 mm para obtenção dapasta (21).
A terceira (C) e última parte do processo é inicializada com a secagem(22) da pasta em equipamento especial Drum Dryer, realizada em camadas de 0,5 mm deespessura e em temperaturas variando entre 120°C e 170°C, por um intervalo de tempoentre 30 e 45 segundos. O produto, então seco e pasteurizado, é depositado em caçambahigienizada (23) e, logo após, passa pelo quebrador (24) de partícula, produzindopartículas de 6 mm que são enviadas para o moinho (25). Continuando, as partículaspassam pelo peneiramento manual (26) para que seja possível o descarte (27) daspartículas de maior tamanho. As partículas ideais, que apresentam a granulometriadesejada, são enviadas para o ciclone de envase (28) através de uma tubulação higiênica,e lá recebem a embalagem primária (29) em saco de polietileno de alta densidade, sendofechado com lacre plástico inviolável e com identificador do lote. Prosseguindo, ocorre aembalagem secundária (30) em caixa de papelão corrugado, sendo rotulada e selada comfita adesiva, paletizada e envolvida em plástico strech. Então há o aguardo da aprovaçãooficial (31) fornecida pelo laboratório reconhecido pelo MAPA (Ministério daAgricultura, Pecuária e Abastecimento), aprovação, esta, decorrente das análises finaispara que o produto possa ser comercializado no mercado externo, tendo validade de 12meses quando conservado em temperatura ambiente. Tem-se, então, a proteína decolágeno legalmente aprovada, ou seja, o produto final (32), o qual será transportado emveículo próprio, limpo (caminhão ou container) e higienizado para o transporte dealimento.
Conclui-se que o processo para extração da proteína de colágenoproveniente da pele de bovinos proporciona, através de uma seqüência bem definida deetapas divididas em três partes principais, a redução do tempo e dos custos do processode extração da proteína de colágeno, o aumento da produtividade e o incremento daqualidade do produto final obtido.