BRPI0902991A2 - processo para extração da proteìna de colágeno proveniente da pele de bovinos - Google Patents

processo para extração da proteìna de colágeno proveniente da pele de bovinos Download PDF

Info

Publication number
BRPI0902991A2
BRPI0902991A2 BRPI0902991-5A BRPI0902991A BRPI0902991A2 BR PI0902991 A2 BRPI0902991 A2 BR PI0902991A2 BR PI0902991 A BRPI0902991 A BR PI0902991A BR PI0902991 A2 BRPI0902991 A2 BR PI0902991A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
obtaining
extraction
collagen protein
skin
bovine skin
Prior art date
Application number
BRPI0902991-5A
Other languages
English (en)
Inventor
Gianini Beatriz Clark
Original Assignee
Novaprom Food Ingredients Ltda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Novaprom Food Ingredients Ltda filed Critical Novaprom Food Ingredients Ltda
Priority to BRPI0902991-5A priority Critical patent/BRPI0902991A2/pt
Priority to PCT/BR2010/000033 priority patent/WO2011022794A1/en
Publication of BRPI0902991A2 publication Critical patent/BRPI0902991A2/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07KPEPTIDES
    • C07K14/00Peptides having more than 20 amino acids; Gastrins; Somatostatins; Melanotropins; Derivatives thereof
    • C07K14/435Peptides having more than 20 amino acids; Gastrins; Somatostatins; Melanotropins; Derivatives thereof from animals; from humans
    • C07K14/78Connective tissue peptides, e.g. collagen, elastin, laminin, fibronectin, vitronectin or cold insoluble globulin [CIG]
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23JPROTEIN COMPOSITIONS FOR FOODSTUFFS; WORKING-UP PROTEINS FOR FOODSTUFFS; PHOSPHATIDE COMPOSITIONS FOR FOODSTUFFS
    • A23J1/00Obtaining protein compositions for foodstuffs; Bulk opening of eggs and separation of yolks from whites
    • A23J1/10Obtaining protein compositions for foodstuffs; Bulk opening of eggs and separation of yolks from whites from hair, feathers, horn, skins, leather, bones, or the like

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Biochemistry (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Biophysics (AREA)
  • Gastroenterology & Hepatology (AREA)
  • Genetics & Genomics (AREA)
  • Medicinal Chemistry (AREA)
  • Molecular Biology (AREA)
  • Proteomics, Peptides & Aminoacids (AREA)
  • Toxicology (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Peptides Or Proteins (AREA)

Abstract

A presente Patente de Invenção refere-se a um processo para extração da proteína de colágeno proveniente da pele de bovinos que tem por finalidade reduzir o tempo de extração da proteína de colágeno e aumentar a qualidade do produto final obtido. O processo também proporciona redução de custos e aumento da produtividade. O dito processo para extração da proteína de colágeno proveniente da pele de bovinos possui um fluxograma para ser cumprido rigorosamente, cujas principais etapas são: abate de bovinos (1); obtenção da pele (2); descarne (4); calcinação (7); obtenção da fibra (11); descalcinação em fulão (12); enxugadeira (17); obtenção da pasta (21); secagem (22); quebrador (24); peneiramento manual (26); embalagem primária (29); embalagem secundária (30); aprovação oficial (31); e produto final (32). Deste modo, define-se a presente Patente de Invenção como um processo bem elaborado de etapas divididas em três partes principais que podem ser, resumidamente, explicadas como: obtenção da fibra; obtenção da pasta; e finalização para acondicionamento da proteína de colágeno.

Description

"PROCESSO PARA EXTRAÇÃO DA PROTEÍNA DE COLÁGENOPROVENIENTE DA PELE DE BOVINOS"
Refere-se a presente Patente de Invenção a um processo para extraçãoda proteína de colágeno proveniente da pele de bovinos que tem por finalidade reduzir otempo de extração da proteína de colágeno e aumentar a qualidade do produto finalobtido. O processo para extração da proteína de colágeno proveniente da pele de bovinosproporciona eficiência e agilidade na extração, maior qualidade do colágeno obtido,redução de custos e aumento da produtividade.
Atualmente, o processo para extração da proteína de colágenoproveniente da pele de bovinos é realizada pela extração em soluções ácidas, alcalinas oupor hidrólise enzimática. Apesar da variação existente entre os métodos, o objetivo detodos é fazer com que o produto finai seja obtido com a melhor qualidade possível de talforma que o fluxograma a ser seguido esteja muito bem definido para que não ocorraperda de matéria prima, gastos excessivos, lentidão do processo e, principalmente,danificação do produto final.
O problema existente tanto na extração em soluções ácidas, comotambém nas alcalinas e por hidrólise enzimática é que, de modo geral, elas não são muitobem programadas, ou seja, as etapas do processo levam um tempo maior do que onecessário para serem executadas, gerando um custo excessivo e uma queda daprodutividade.
Como se não bastasse, pode-se citar, ainda, a baixa qualidade doproduto final, uma vez que é normal a ocorrência da quebra parcial da grande moléculade colágeno devido ao excesso de vigor em seu trato, e/ou má elaboração/execução dasetapas. A tão indesejada quebra parcial da grande molécula de colágeno faz com que oproduto final obtido não seja mais a proteína de colágeno, mas sim uma proteínadegradada, chamada gelatina. Quando isto ocorre, a degradação é facilmentedemonstrada pela quebra brusca da viscosidade, podendo ocasionar sérios problemas namanipulação e armazenamento do produto.
Com o intuito de solucionar tais inconvenientes, desenvolveu-se apresente Patente de Invenção de um processo para extração da proteína de colágenoproveniente da pele de bovinos que tem por finalidade realizar a extração da proteína decolágeno em menos tempo e com um custo reduzido, otimizando-se o processo de talmodo a aumentar a produtividade e evitar a indesejada degradação da proteína decolágeno.
O dito processo para extração da proteína de colágeno proveniente dapele de bovinos possui um fluxograma para ser cumprido rigorosamente, cujas etapassão: o abate de bovinos; a obtenção da pele; o envio ao curtume; o descarne; aeliminação da musculatura; a eliminação da gordura; a calcinação com hidróxido decálcio; a eliminação da exoderme; a separação da endoderme; a obtenção da fibra; adescalcinação em fulão com água adicionada a ácido acético; o transporte; odescarregamento em tanque; a seleção; o uso de enxugadeira; a eliminação do excesso deágua; o corte; a moagem; a obtenção da pasta; a secagem; o depósito em caçambahigienizada; a passagem pelo quebrador; a passagem pelo moinho; a passagem pelopeneiramento manual; o descarte das partes maiores; a passagem pelo ciclone de envase;a embalagem primária; a embalagem secundária; o aguardo da aprovação oficial; e oproduto final.
A invenção poderá ser melhor compreendida através da seguintedescrição detalhada, em consonância com as figuras em anexo, onde:
A FIGURA 1 representa um fluxograma do processo para extração daproteína de colágeno proveniente da pele de bovinos apresentando, através de palavraschaves, as três partes principais do processo;
A FIGURA 2 representa um fluxograma do referido processodemonstrando, através de palavras chaves, de todas as etapas referentes à primeira partedo processo;
A FIGURA 3 representa um fluxograma do dito processo mostrando,através de palavras chaves, todas as etapas referentes à segunda parte do processo;
A FIGURA 4 representa um fluxograma do processo para extração daproteína de colágeno apresentando, através de palavras chaves, todas as etapas referentesà terceira e última parte do processo.
Com referência a estas figuras, pode-se observar que o processo paraextração da proteína de colágeno proveniente da pele de bovinos é inicializado pelaexecução da primeira (A) parte do processo, que começa com o abate de bovinos (1)sadios em frigoríficos para a obtenção da pele (2), que é a matéria prima enviada aocurtume (3). No curtume, a pele é submetida à operação de descarne (4) para retirada damusculatura (5) e da gordura (6) localizadas em uma fina camada interna da pele. Emseguida, ocorre a calcinação (7) com hidróxido de cálcio - Ca(OH)2 (8) - para elevaçãodo pH até próximo a 12, tendo por objetivo induzir ao inchamento das proteínaspossibilitando a divisão longitudinal da pele em duas partes. Após a divisão, a exoderme(9) é eliminada e a endoderme (10), que é rica em glicina (aproximadamente 24%) elisina (aproximadamente 3%), é utilizada para a obtenção da fibra (11).
A segunda (B) parte do processo começa com a descalcinação em fulão(12) da fibra, sendo efetuada com enxágue contínuo de água tratada e filtradaadicionadas de 0,12% de ácido acético - H2O + CH3COOH (13) - por aproximadamente9 horas até atingir um pH próximo à neutralidade (pH = 7,0). A descalcinação émonitorada e consta das planilhas de produção e controle do programa HACCP (HazardAnalysis and Criticai Control Points, equivalente ao APPCC - Análise de Perigos ePontos Críticos de Controle). Logo após, ocorre a descarga do fulão diretamente emveículo com caçamba tipo tanque em aço inox totalmente vedado contra intempéries,para que aconteça o transporte (14) com documentação sanitária até a fábrica, ondeocorre o descarregamento em tanque (15) também revestido em aço inox, no qual érealizada a seleção (16) por amostragem supervisionada pelo controle de qualidade.
Continuando, há o encaminhamento para a enxugadeira (17), que é uma prensa especialcom roletes de borracha sanitária, responsável pela retirada do excesso de água - excessode H2O (18). Em seguida, é utilizada uma mesa em aço inox para o corte (19) emporções menores, sendo que, prosseguindo, estas porções são moídas ao passar pelamoagem (20), realizada em equipamento especial com discos de 2 mm para obtenção dapasta (21).
A terceira (C) e última parte do processo é inicializada com a secagem(22) da pasta em equipamento especial Drum Dryer, realizada em camadas de 0,5 mm deespessura e em temperaturas variando entre 120°C e 170°C, por um intervalo de tempoentre 30 e 45 segundos. O produto, então seco e pasteurizado, é depositado em caçambahigienizada (23) e, logo após, passa pelo quebrador (24) de partícula, produzindopartículas de 6 mm que são enviadas para o moinho (25). Continuando, as partículaspassam pelo peneiramento manual (26) para que seja possível o descarte (27) daspartículas de maior tamanho. As partículas ideais, que apresentam a granulometriadesejada, são enviadas para o ciclone de envase (28) através de uma tubulação higiênica,e lá recebem a embalagem primária (29) em saco de polietileno de alta densidade, sendofechado com lacre plástico inviolável e com identificador do lote. Prosseguindo, ocorre aembalagem secundária (30) em caixa de papelão corrugado, sendo rotulada e selada comfita adesiva, paletizada e envolvida em plástico strech. Então há o aguardo da aprovaçãooficial (31) fornecida pelo laboratório reconhecido pelo MAPA (Ministério daAgricultura, Pecuária e Abastecimento), aprovação, esta, decorrente das análises finaispara que o produto possa ser comercializado no mercado externo, tendo validade de 12meses quando conservado em temperatura ambiente. Tem-se, então, a proteína decolágeno legalmente aprovada, ou seja, o produto final (32), o qual será transportado emveículo próprio, limpo (caminhão ou container) e higienizado para o transporte dealimento.
Conclui-se que o processo para extração da proteína de colágenoproveniente da pele de bovinos proporciona, através de uma seqüência bem definida deetapas divididas em três partes principais, a redução do tempo e dos custos do processode extração da proteína de colágeno, o aumento da produtividade e o incremento daqualidade do produto final obtido.

Claims (2)

1.
) "PROCESSO PARA EXTRAÇÃO DA PROTEÍNA DECOLÁGENO PROVENIENTE DA PELE DE BOVINOS", compreendendo o abate debovinos (1) para obtenção da pele (2) levada ao curtume (3) a fim de receber o descarne(4) com retiro da musculatura (5) e da gordura (6), caracterizado por apresentar acalcinação (7) com Ca(OH)2 (8) seguida da eliminação da exoderme (9), sendo aendoderme (10) utilizada para obtenção da fibra (11) que sofrerá a descalcinação emfulão (12) com adição de H2O + CH3COOH (13) e posterior transporte (14),descarregamento em tanque (15), seleção (16) e passagem pela enxugadeira (17) comeliminação do excesso de H2O (18), seguido de corte (19), moagem (20) e obtenção dapasta (21) que passa pela secagem (22), vai para a caçamba higienizada (23), para oquebrador (24), moinho (25), peneiramento manual (26) com descarte (27) das maiorespartículas, indo as partículas ideais para o ciclone de envase (28), recebendo aembalagem primária (29) e a embalagem secundária (30), a fim de esperar a aprovaçãooficial (31), obtendo-se o produto final (32).
BRPI0902991-5A 2009-08-24 2009-08-24 processo para extração da proteìna de colágeno proveniente da pele de bovinos BRPI0902991A2 (pt)

Priority Applications (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0902991-5A BRPI0902991A2 (pt) 2009-08-24 2009-08-24 processo para extração da proteìna de colágeno proveniente da pele de bovinos
PCT/BR2010/000033 WO2011022794A1 (en) 2009-08-24 2010-02-01 Process to extract the collagen protein from bovine hide

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0902991-5A BRPI0902991A2 (pt) 2009-08-24 2009-08-24 processo para extração da proteìna de colágeno proveniente da pele de bovinos

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0902991A2 true BRPI0902991A2 (pt) 2010-06-29

Family

ID=42282230

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0902991-5A BRPI0902991A2 (pt) 2009-08-24 2009-08-24 processo para extração da proteìna de colágeno proveniente da pele de bovinos

Country Status (2)

Country Link
BR (1) BRPI0902991A2 (pt)
WO (1) WO2011022794A1 (pt)

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US9403953B2 (en) 2011-07-06 2016-08-02 Diversified Global Technologies, Llc Cosmetic sponge and method for providing a cosmetic sponge

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE202010009512U1 (de) 2010-05-28 2011-01-13 Hfp Ingredients B.V. Collagenpulver
ES2628023T3 (es) * 2011-06-28 2017-08-01 Lanbide Heziketaren Lagunak, L.H.L Método de obtención de colágeno a partir de piel animal

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB831124A (en) * 1955-05-18 1960-03-23 Alfred Bloch Purification of collagen
DE2643012C2 (de) * 1976-09-24 1982-05-19 Röhm GmbH, 6100 Darmstadt Verfahren zum Auflösen von Maschinenleimleder, Hautlappen, Falzspänen und dergleichen
US4185011A (en) * 1978-10-16 1980-01-22 Firma Carl Freudenberg Process for the production of collagen fibers
DE60131382T2 (de) * 2001-06-28 2008-09-11 Pv Industries B.V. Verfahren zur Wiedergewinnung von nativem Collagen

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US9403953B2 (en) 2011-07-06 2016-08-02 Diversified Global Technologies, Llc Cosmetic sponge and method for providing a cosmetic sponge

Also Published As

Publication number Publication date
WO2011022794A1 (en) 2011-03-03

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Khedkar et al. Food industry waste: A panacea or pollution hazard?
US7954733B2 (en) Eggshell membrane separation method
CN206238366U (zh) 一种新型木瓜清理切片设备
BRPI0902991A2 (pt) processo para extração da proteìna de colágeno proveniente da pele de bovinos
CN203913208U (zh) 净菜无害化高效加工保鲜系统
US20130243913A1 (en) Pet Food Making Process
Liadakis et al. Identification, quantification, and characterization of tomato processing by-products
CN204707922U (zh) 一种动物小分子肽粉生产设备
CN105166747A (zh) 一种草莓的加工方法
CN104286134A (zh) 无骨鲽鱼的加工方法
KR101780216B1 (ko) 도축돈 혈액을 이용한 가축 면역증강제 제조 방법
Nauman et al. Slaughter Wastes-A Curse or Blessing: An Appraisal
CN102499352B (zh) 猕猴桃嫩肉粉及工艺
WO2015002622A1 (en) High-bloom grade gelatin manufacturing process from poultry (chicken, turkey, duck, goose) tissues
DK2749297T3 (en) PROCESS FOR THE PRESERVATION OF PRODUCTS FROM meat industry AND OTHER FOOD INDUSTRIES
US1521784A (en) Method of preserving cheese curd
Polyanskikh et al. The technology of dehydrated soup base from poultry meat and bone residue
US11793215B1 (en) Production of finish feed product and feed ingredient from viscera
KR101033216B1 (ko) 불가사리 자동멸균 처리방법 및 그 장치
CN105994578A (zh) 一种大菱鲆复合保鲜方法
CN106234544B (zh) 一种生牛屠宰系统及方法
COWI Consulting Engineers et al. Cleaner Production Assessment in Meat Processing
JP6087316B2 (ja) 飼料の製造方法
ES2366855B2 (es) Procedimiento para la conservación de los subproductos procedentes de la industria c�?rnica y de otras industrias alimentarias.
Brits Enjoy your meat-from nose to tail

Legal Events

Date Code Title Description
B03B Publication of an application: publication anticipated [chapter 3.2 patent gazette]
B25C Requirement related to requested transfer of rights

Owner name: NOVAPROM FOOD INGREDIENTS LTDA (BR/SP)

Free format text: A FIM DE ATENDER A TRANSFERENCIA REQUERIDA ATRAVES DA PETICAO NO 860130003092, DE 20/09/2013, E NECESSARIO APRESENTAR A ATA DA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINARIA COM A APROVACAO DA REFERIDA INCORPORACAO.

B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: JBS S/A (BR/SP)

B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 7A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2384 DE 13-09-2016 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.

B15K Others concerning applications: alteration of classification

Ipc: C07K 14/78 (2006.01), A23J 1/10 (2006.01)