BRPI0902836A2 - dispositivo de proteção de fechadura de cilindro - Google Patents

dispositivo de proteção de fechadura de cilindro Download PDF

Info

Publication number
BRPI0902836A2
BRPI0902836A2 BRPI0902836A BRPI0902836A2 BR PI0902836 A2 BRPI0902836 A2 BR PI0902836A2 BR PI0902836 A BRPI0902836 A BR PI0902836A BR PI0902836 A2 BRPI0902836 A2 BR PI0902836A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
shutter
authentication
locking
open position
cylinder lock
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Akihiko Tsuchikiri
Yusuke Sawaki
Michiyuki Suzuki
Original Assignee
Asahi Denso Co Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Asahi Denso Co Ltd filed Critical Asahi Denso Co Ltd
Priority to BRPI0902836 priority Critical patent/BRPI0902836A2/pt
Publication of BRPI0902836A2 publication Critical patent/BRPI0902836A2/pt

Links

Landscapes

  • Lock And Its Accessories (AREA)

Abstract

DISPOSITIVO DE PROTEçãO DE FECHADURA DE CILINDRO Um dispositivo de proteção de fechadura de cilindro é fornecido com: um obturador (2) móvel entre uma posição fechada e uma posição aberta; um dispositivo de travamento (3) para travar o obturador (2) localizado na posição fechada e para restringir um movimento do obturador (2) para a posição aberta; um dispositivo de transmissão (6) para transmitir de modo sem fio um código; um dispositivo de recepção (7) para receber o código proveniente do dispositivo de transmissão (6) em um estado não de contato; e um dispositivo de autenti- cação (8) para autenticar se o código recebido pelo dispositivo de recepção (7) está correto. Um travamento do obturador (2) pelo dispositivo de travamento (3) é liberado de maneira que o obturador (2) é móvel da posição fechada para a posição aberta, somente quando o dispositivo de autenticação (8) autentica que um código correto é recebido.

Description

"DISPOSITIVO DE PROTEÇÃO DE FECHADURA DE CILINDRO"
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
Campo da Invenção
A presente invenção diz respeito a um dispositivo de proteção de fechadura de ci-lindro capaz de impedir que uma fechadura de cilindro fornecida em um veículo de duasrodas (uma motocicleta) ou coisa parecida seja quebrada ou impedir um acesso não autori-zado.
Técnica Anterior
A JP-A-11-044132 revela um dispositivo de proteção de fechadura de cilindro con-vencional para impedir que uma fechadura de cilindro em um veículo de duas rodas sejaquebrada por causa de violação, tal como inserção de tesoura, uma chave de parafuso oucoisa parecida em um orifício para chave, por uma terceira pessoa. O dispositivo de prote-ção convencional é equipado com: um obturador capaz de deslizar da sua posição fechadana qual o orifício para chave está fechado para a sua posição aberta na qual o orifício parachave está aberto; um alojamento para reter o obturador a fim de ser deslizável entre a po-sição aberta para a posição fechada; um fecho de ímã para fechar o orifício para chave eexecutar travamento ao reter o obturador na posição fechada; e uma chave de ímã paradestravar o fecho de ímã por meio de um magnetismo de um ímã.
No dispositivo de proteção de fechadura de cilindro convencional exposto anterior-mente, ao empurrar uma parte do obturador se estendendo do alojamento para dentro doalojamento, o orifício para chave é fechado e o fecho de ímã pode ser travado na posiçãofechada. Em outras palavras, uma seção de operação para deslocar o obturador para a po-sição fechada é formada, o obturador é deslocado para a posição fechada quando a seçãode operação é operada por um motociclista, e o orifício para chave é coberto para proteger afechadura de cilindro.
Entretanto, no dispositivo de proteção de fechadura de cilindro convencional indica-do acima, para deslocar o obturador localizado na posição fechada para a posição aberta, énecessário destravar o fecho de ímã ao inserir a chave de ímã no fecho de ímã. Portanto, aoperação de destravamento é desagradável. Em particular, em uma escuridão, por exemplo,à noite, ocorre um problema em que é difícil inserir a chave de ímã no fecho de ímã.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
Uma ou mais modalidades da presente invenção fornecem um dispositivo de prote-ção de fechadura de cilindro capaz de aperfeiçoar uma operabilidade de liberar um trava-mento de um obturador quando o obturador localizado na sua posição fechada é deslocadopara a sua posição aberta, de maneira que um travamento pode ser liberado facilmente e deforma suave.
De acordo com uma ou mais modalidades da presente invenção, um dispositivo deproteção de fechadura de cilindro é fornecido com: um alojamento fornecido acima de umorifício para chave de uma fechadura de cilindro; um obturador, móvel entre uma posiçãofechada e uma posição aberta no alojamento, para fechar o orifício para chave na posiçãofechada e para abrir o orifício para chave na posição aberta; um dispositivo de travamentopara travar o obturador localizado na posição fechada e para restringir um movimento doobturador para a posição aberta; um dispositivo de transmissão capaz de ser transportadopor um operador e capaz de transmitir de modo sem fio um código de autenticação; um dis-positivo de recepção capaz de receber o código de autenticação proveniente do dispositivode transmissão em um estado não de contato ao se deslocar o dispositivo de transmissãopróximo ao dispositivo de recepção; e um dispositivo de autenticação para autenticar se ocódigo de autenticação recebido pelo dispositivo de recepção está correto. Um travamentodo obturador pelo dispositivo de travamento é liberado de maneira que o obturador é móvelda posição fechada para a posição aberta, somente quando o dispositivo de autenticaçãoautentica que um código de autenticação correto é recebido.
De acordo com o dispositivo de proteção de fechadura de cilindro das modalidadesda presente invenção, após uma autenticação do dispositivo de autenticação ser executadaao se deslocar o dispositivo de transmissão próximo ao dispositivo de recepção, o travamen-to pelo dispositivo de travamento é liberado sob uma condição em que o código de autenti-cação correto foi recebido, e o obturador é configurado em um estado no qual o obturador émóvel da posição fechada para a posição aberta. Consequentemente, a operabilidade deliberar o travamento do obturador quando o obturador localizado na posição fechada é des-locado para a posição aberta é melhorada de maneira que o travamento pode ser liberadofacilmente e de forma suave.
Além do mais, uma vez que a autenticação do dispositivo de autenticação é execu-tada ao se deslocar o dispositivo de transmissão próximo ao dispositivo de recepção e otravamento é liberado usando o dispositivo de travamento, é possível evitar liberação invo-luntária do travamento. Em outras palavras, com o propósito de liberar o travamento, é ne-cessário que o motociclista execute intencionalmente uma ação para deslocar o dispositivode transmissão próximo ao dispositivo de recepção, pelo qual é possível impedir que o tra-vamento seja liberado involuntariamente e de forma inadvertida.
Adicionalmente, o dispositivo de transmissão pode incluir um transponder construí-do em uma seção de agarramento de uma chave de ignição, e o código de autenticaçãopode incluir um código ID inerente a um veículo.
Na estrutura exposta anteriormente, uma vez que o dispositivo de transmissão éformado do transponder construído na seção de agarramento da chave de ignição e o códi-go de autenticação é o código ID inerente ao veículo, o código ID de um sistema imobiliza-dor para permitir partida de motor quando o código ID inerente ao veículo é transmitido dotransponder para o dispositivo de recepção e somente quando o código ID está correto podeser usado em comum com o código de autenticação.
Além disso, o dispositivo de proteção de fechadura de cilindro pode incluir um dis-positivo de predisposição para predispor o obturador na direção da posição aberta, em queo obturador se desloca da posição fechada para a posição aberta por causa de uma forçade predisposição do dispositivo de predisposição quando o travamento pelo dispositivo de
travamento é liberado.
Na estrutura exposta anteriormente, uma vez que, quando o travamento usando odispositivo de travamento é liberado, o obturador se desloca da posição fechada para a po-sição aberta por causa da força de predisposição do dispositivo de predisposição, não énecessário o motociclista deslocar o obturador localizado na posição fechada para a posiçãoaberta, pelo qual a operabilidade da seqüência de operações da liberação do travamento àabertura do orifício para chave pode ser melhorada.
Além disso, o dispositivo de proteção de fechadura de cilindro pode incluir um co-mutador de acesso que é ligado quando o obturador travado pelo dispositivo de travamentoé empurrado e que inicia uma autenticação por meio do dispositivo de autenticação.
Na estrutura exposta anteriormente, uma vez que o comutador de acesso que é li-gado quando o obturador travado usando o dispositivo de travamento é empurrado e iniciaautenticação usando o dispositivo de autenticação é fornecido, a operação de autenticaçãousando o dispositivo de autenticação pode ser executada em um sincronismo desejado, e oobturador pode ter uma função de prevenção de crime para fechar o orifício para chave euma função de operação para ligar o comutador de acesso.
Além disso, o dispositivo de proteção de fechadura de cilindro pode incluir um dis-positivo de notificação que acende sob uma condição em que o dispositivo de autenticaçãoautentica que o código de autenticação está correto.
Na estrutura exposta anteriormente, uma vez que o dispositivo de notificação queacende sob a condição em que o dispositivo de autenticação autentica que o código de au-tenticação está correto é fornecido, o dispositivo de notificação pode possibilitar ao motoci-clista entender se o código de autenticação correto foi recebido de forma apropriada.
Além disso, o dispositivo de proteção de fechadura de cilindro pode incluir um dis-positivo de iluminação para iluminar o orifício para chave sob uma condição em que o obtu-rador tenha se deslocado da posição fechada para a posição aberta.
Na estrutura exposta anteriormente, uma vez que o dispositivo de iluminação parailuminar o orifício para chave sob a condição em que o obturador se deslocou da posiçãofechada para a posição aberta é fornecido, a operação para inserir a chave de ignição noorifício para chave pode ser feita facilmente mesmo em um caso no qual a área em volta doveículo está escura, por exemplo, à noite ou dentro de uma garagem.DESCRIÇÃO RESUMIDA DOS DESENHOS
A figura 1 é uma vista em perspectiva mostrando um dispositivo de proteção de fe-chadura de cilindro de acordo com uma modalidade exemplar da presente invenção;
A figura 2 é uma vista superior mostrando o dispositivo de proteção de fechadurade cilindro (um obturador está na sua posição aberta);
A figura 3 é uma vista seccional feita na linha Ill-Ill da figura 2;
A figura 4 é uma vista lateral mostrando o dispositivo de proteção de fechadura decilindro (seu alojamento foi removido de maneira que a sua configuração interna é vista);
A figura 5 é um diagrama de blocos mostrando o dispositivo de proteção de fecha-dura de cilindro;
A figura 6 é uma vista esquemática mostrando uma chave de ignição aplicada aodispositivo de proteção de fechadura de cilindro;
A figura 7 é uma vista seccional feita na linha Vll-Vll da figura 2;
A figura 8 é uma vista superior mostrando o dispositivo de proteção de fechadurade cilindro (um obturador está na sua posição fechada);
A figura 9 é uma vista seccional vertical mostrando o dispositivo de proteção de fe-chadura de cilindro em um estado mostrado na figura 8;
A figura 10 é uma vista lateral mostrando o dispositivo de proteção de fechadura decilindro no estado mostrado na figura 8 (seu alojamento foi removido de maneira que a suaconfiguração interna é vista); e
A figura 11 é uma vista lateral mostrando o dispositivo de proteção de fechadura decilindro em um estado no qual o obturador localizado na posição fechada é deslizado adicio-nalmente e liga um comutador de acesso.
DESCRIÇÃO DETALHADA DAS MODALIDADES EXEMPLARES
Uma modalidade exemplar da presente invenção será descrita referindo-se aos de-senhos.
Um dispositivo de proteção de fechadura de cilindro de acordo com a modalidadeexemplar é fornecido em um lado superior de um orifício para chave de uma fechadura decilindro de um veículo de duas rodas e pode proteger a fechadura de cilindro ao tornar pos-sível que o orifício para chave seja aberto e fechado a partir de um lado de fora. Tal comomostrado nas figuras 1 a 7, o dispositivo de proteção de fechadura de cilindro inclui princi-palmente um alojamento 1, um obturador 2, um solenóide 3 servindo como um dispositivode travamento, um comutador de acesso 4, uma mola espiral 5 servindo como um dispositi-vo de predisposição, um transponder 6 servindo como um dispositivo de transmissão, umaantena 7 servindo como um dispositivo de recepção e um dispositivo de autenticação 8.
O alojamento 1 é fornecido em um lado superior do orifício para chave A de umafechadura de cilindro S. No alojamento 1, um furo passante 1a através do qual o orifício parachave A confronta o exterior é formado em uma seção aproximadamente central do aloja-mento 1, e uma seção de acomodação 1b é formada para acomodar de forma deslizante oobturador 2. Interno a um corpo de cilindro constituindo a fechadura de cilindro S, um rotor Rcontendo múltiplos eixos de tombo (não mostrados) é disposto, e o orifício para chave A éformado de maneira que uma chave de ignição IK (ver a figura 6) pode ser inserida e extraí-da dele.
O obturador 2 é móvel entre sua posição fechada e sua posição aberta dentro doalojamento 1. O obturador 2 fecha o orifício para chave A na posição fechada (ver as figuras8 a 10) e abre o orifício para chave A na posição aberta (ver as figuras 2 a 4) de maneiraque o orifício para chave A confronta o exterior. Mais especificamente, o obturador 2 é desli-zável dentro do alojamento 1. Em uma extremidade de deslizamento do obturador 2, o obtu-rador 2 fica localizado na posição fechada e fecha o orifício para chave A, e na outra extre-midade do mesmo o obturador 2 fica localizada na posição aberta e abre o orifício para cha-ve A.
Além do mais, no obturador 2, uma seção convexa 2a se estendendo para cima é
formada na seção de extremidade de face superior da mesma, uma seção côncava 2b éformada na face traseira da mesma de maneira que ela pode ser encaixada com uma haste3a na posição fechada, e uma seção de braço 2c se estendendo para o lado da mesma éformada a fim de ser usada para ligar o comutador de acesso 4. Quando a parte convexa 2a é agarrada e o obturador 2 é deslizado (mais particularmente, deslocado da posição abertapara a posição fechada), a seção côncava 2b é deslocada para uma posição na qual a se-ção côncava 2b confronta a haste 3a do solenóide 3.
O solenóide 3 servindo como um dispositivo de travamento é usado para travar oobturador 2 localizado na posição fechada, restringindo assim o movimento do obturador 2 para a posição aberta. O solenóide 3 é equipado com a haste 3a que pode se estender (nadireção vertical na figura) quando energizado. Em outras palavras, quando o obturador 2está localizado na posição fechada, a haste 3a está em um estado protuberante, a ponta3aa da mesma está encaixada com a seção côncava 2b do obturador 2 para travar o obtu-rador 2, restringindo assim o movimento do obturador 2 para a posição aberta. Quando a haste 3a está em um estado retraído, o travamento do obturador 2 é liberado, e o obturador2 pode se deslocar da posição fechada para a posição aberta.
Mais especificamente, a haste 3a é predisposta para cima sempre usando uma mo-la ou coisa parecida (não mostrada). Quando o obturador 2 está localizado na posição aber-ta, a haste 3a é pressionada pela face traseira do obturador 2 e deslocada para a posiçãoretraída. Quando o obturador 2 alcança a posição fechada, a haste 3a se estende para den-tro da seção côncava 2b na face traseira do obturador 2, é encaixada com a face de paredeinterna da seção côncava 2b, sendo assim capaz de travar o obturador 2. Neste estado,quando o solenóide 3 é energizado, a haste 3a é abaixada e retraída, liberando assim o en-caixe e liberando o travamento do obturador 2.
O transponder 6 servindo como um dispositivo de transmissão pode ser transporta-do pelo motociclista e pode transmitir de modo sem fio um código de autenticação. Tal comomostrado na figura 6, o transponder 6 é construído na seção de agarramento da chave deignição IK e pode executar comunicação com a antena 7 (dispositivo de recepção) dispostaem um veículo. Mais especificamente, o transponder 6 construído na chave de ignição IKopera com base em um sinal de rádio transmitido pela antena 7 para transmitir sinais (o có-digo de autenticação e um código ID inerentes ao o veículo) como uma resposta ao sinal derádio.
O transponder 6 é provido com uma antena para receber o sinal de rádio transmiti-do pela antena 7 e para transmitir informação gerada no lado do transponder 6; um circuitode alta freqüência para demodular o sinal de rádio recebido; um IC de geração de código deautenticação para controlar o transponder 6; uma EEPROM formada de uma memória nãovolátil para armazenar informação inerente à chave de ignição IK (isto é, inerente ao veícu-lo); capacitores; etc. O transponder 6 é excitado por meio de ondas de rádio provenientes daantena 7, pelo que energia elétrica é fornecida para ele. Em outras palavras, o transponder6 não é equipado com uma fonte de energia, tal como uma célula seca ou uma bateria.
A antena 7 servindo como um dispositivo de recepção pode receber o código de au-tenticação (código ID) proveniente do transponder 6 em um estado não de contato ao sedeslocar o transponder 6 construído na chave de ignição IK próximo à antena 7. A antena 7é formada de uma bobina disposta dentro do alojamento 1, por exemplo. Em outras pala-vras, a antena 7 pode receber o código de autenticação (código ID) ao se deslocar a chavede ignição IK próxima à antena 7 a fim de ficar localizada em uma faixa (distância de chega-da de onda de rádio) na qual ondas de rádio podem ser transmitidas e recebidas entre aantena 7 e o transponder 6.
Nesta modalidade, uma vez que o transponder 6 é excitado por meio de ondas derádio provenientes da antena 7 e energia elétrica é fornecida para ele tal como descrito an-teriormente, a antena 7 pode receber o código de autenticação em um estado no qual a an-tena 7 e o transponder 6 estão localizados muito próximos um ao outro. A antena 7 é conec-tada eletricamente ao dispositivo de autenticação 8 e pode transmitir o código de autentica-ção (código ID) recebido pela antena 7 para o dispositivo de autenticação 8.
O dispositivo de autenticação 8 é usado para autenticar se o código de autentica-ção (código ID) recebido pela antena 7 (dispositivo de recepção) está correto. O dispositivode autenticação 8 é conectado eletricamente ao solenóide 3 servindo como um dispositivode travamento tal como mostrado na figura 5. Consequentemente, em um estado no qual oobturador 2 está travado na posição fechada, quando o dispositivo de autenticação 8 auten-tica que o código de autenticação correto foi recebido, a haste 3a do solenóide 3 é retraída(abaixada) e desencaixada do obturador 2, liberando assim o travamento do obturador 2.Por outro lado, se o dispositivo de autenticação 8 não autenticar que o código de autentica-ção correto foi recebido, a haste 3a permanece encaixada, e o travamento do obturador 2não é liberado.
Em outras palavras, o travamento do obturador 2 usando o solenóide 3 (dispositivode travamento) é liberado e o obturador 2 é configurado em um estado no qual o obturador 2é móvel da posição fechada para a posição aberta somente quando o dispositivo de autenti-cação 8 autentica que o código de autenticação correto foi recebido. O dispositivo de auten-ticação 8 é conectado eletricamente a uma ECU 9 para controlar o motor do veículo de duasrodas. Em um estado no qual a chave de ignição IK é inserida no orifício para chave A egirada, partida de motor é permitida somente quando o dispositivo de autenticação 8 auten-tica que o código de autenticação correto foi recebido.
Nesta modalidade, a mola espiral 5 (dispositivo de predisposição) para predispor oobturador 2 estando localizado na posição fechada na direção da posição aberta sempre édisposta dentro do alojamento 1. Quando o travamento do obturador 2 usando o solenóide 3(dispositivo de travamento) é liberado, o obturador 2 se desloca da posição fechada para aposição aberta espontaneamente por causa da força de predisposição da mola espiral 5. Emoutras palavras, quando o obturador 2 é deslizado da posição aberta para a posição fechadaa mola espiral 5 é empurrada e comprimida tal como mostrado na figura 10, e a força depredisposição (força de predisposição na direção da posição aberta) pode ser obtida.
Além disso, o comutador de acesso 4 que é ligado quando o obturador 2 travadousando o solenóide 3 (dispositivo de travamento) é empurrado adicionalmente e inicia au-tenticação usando o dispositivo de autenticação 8 é disposto dentro do alojamento 1. Maisespecificamente, quando o obturador 2 localizado na posição fechada é empurrado adicio-nalmente (deslocado para a direita na figura 9), a seção de braço 2c se estendendo a partirdo obturador 2 empurra a seção de operação 4a do comutador de acesso 4 e liga eletrica-mente o comutador de acesso 4, pelo que autenticação usando o dispositivo de autentica-ção 8 é iniciada.
Além disso, nesta modalidade, um diodo emissor de luz 10 (dispositivo de notifica-ção) que acende sob a condição em que o dispositivo de autenticação 8 autentica que ocódigo de autenticação está correto é formado no alojamento 1. Consequentemente, o diodoemissor de luz 10 pode possibilitar ao motociclista entender se o código de autenticaçãocorreto foi recebido de forma apropriada. E ainda, uma vez que, quando o código de autenti-cação correto é recebido, o travamento é liberado e o obturador 2 é deslocado para a posi-ção aberta pela mola espiral 5, o diodo emissor de luz 10 pode possibilitar ao motociclistaentender se o obturador 2 está na posição aberta mesmo na escuridão.Ainda adicionalmente, nesta modalidade, um diodo emissor de luz 11 servindo co-mo um dispositivo de iluminação para iluminar o orifício para chave A é disposto dentro doalojamento 1 tal como mostrado na figura 7. Quando o código de autenticação é recebido eo travamento é liberado e o obturador 2 é deslocado para a posição aberta pela mola espiral5, o diodo emissor de luz 11 acende, pelo qual a operação para inserir a chave de ignição IKno orifício para chave A pode ser feita facilmente. Em outras palavras, uma vez que o diodoemissor de luz 11 servindo como um dispositivo de iluminação ilumina o orifício para chaveA sob a condição em que o obturador 2 tenha se deslocado da posição fechada para a posi-ção aberta, a operação para inserir a chave de ignição IK no orifício para chave A pode serfeita facilmente mesmo em um caso no qual a área em volta do veículo está escura, por e-xemplo, à noite ou dentro de uma garagem.
A seguir será descrita a operação do dispositivo de proteção de fechadura de cilin-dro configurado tal como descrito anteriormente.
Primeiro, quando o veículo é estacionado, a chave de ignição IK é retirada do orifí-cio para chave A, a seção protuberante 2a do obturador 2 localizada na posição aberta éagarrada, empurrada e deslizada para a posição fechada. Enquanto o obturador 2 é desli-zado da posição aberta para a posição fechada tal como descrito anteriormente, o obturador2 comprime a mola espiral 5, e o obturador 2 tendo se deslocado para a posição fechadafica em um estado de ser sempre predisposto na direção da posição aberta. Desta vez, em-bora a seção de braço 2c do obturador 2 esteja localizada próxima à seção de operação 4ado comutador de acesso 4, a seção de braço 2c não empurra a seção de operação 4a, e ocomutador de acesso 4 fica em um estado de estar desligado eletricamente.
Além disso, tal como mostrado nas figuras 8 e 9, quando o obturador 2 tiver se des-locado para a posição fechada, a haste 3a do solenóide 3 é encaixada com o obturador 2 erestringe a operação de deslizamento do obturador 2 na direção da posição aberta, travandoassim o obturador 2. Além disso, o obturador 2 cobre a parte superior do orifício para chaveA de maneira que uma chave ou coisa parecida não pode ser inserida nele. Isto torna possí-vel impedir violação, tal como inserção de uma chave errada, tesoura ou coisa parecida noorifício para chave A, por uma terceira pessoa.
Por outro lado, com o propósito de deslizar o obturador 2 localizado na posição fe-chada para a posição aberta de maneira que o orifício para chave A confronte o exterior,primeiro, o obturador 2 é empurrado adicionalmente e deslizado levemente para ligar o co-mutador de acesso 4 tal como mostrado na figura 11. A mola espiral 5 é empurrada e com-primida adicionalmente pelo obturador 2. Consequentemente, a fonte de energia do veículotendo um sistema imobilizador é ligada, e autenticação usando o dispositivo de autenticação8 pode ser executada. Desta vez, o diodo emissor de luz 10 (dispositivo de notificação) a -cende para notificar o motociclista de que a fonte de potência está ligada.Então, a chave de ignição IK é deslocada próxima ao alojamento 1 de maneira queo transponder 6 construído nela fica localizado próximo à antena 7 dentro do alojamento 1.Consequentemente, comunicação é executada de modo sem fio entre o transponder 6 e aantena 7, e o código de autenticação (código ID) é transmitido do transponder 6 para a an-tena 7. O dispositivo de autenticação 8 autentica se o código de autenticação (código ID) é ocódigo correto predeterminado. Quando o código de autenticação está correto, a haste 3ado solenóide 3 é retraída (abaixada) e desencaixada do obturador 2, liberando assim o tra-vamento. Quando o encaixe entre a haste 3a e o obturador 2 é liberado e o travamento éliberado, o obturador 2 se desloca da posição fechada para a posição aberta espontanea-mente por causa da força de predisposição da mola espiral 5.
Quando o obturador 2 tiver se deslocado para a posição aberta, o orifício para cha-ve A confronta o exterior. Quando a chave de ignição IK é inserida no orifício para chave A egirada em uma direção predeterminada, o motor é iniciado e o veículo está pronto para fun-cionar. Entretanto, mesmo em um estado no qual a chave de ignição IK está inserida noorifício para chave A, comunicação é executada entre o transponder 6 e a antena 7, e o có-digo de autenticação (código ID) é transmitido do transponder 6 para a antena 7. O disposi-tivo de autenticação 8 autentica se o código de autenticação (código ID) é o código corretopredeterminado. Partida do motor é permitida somente quando o código de autenticaçãoestá correto.
Com esta modalidade descrita anteriormente, após a autenticação usando o dispo-sitivo de autenticação 8 ser executada ao deslocar o transponder 6 (dispositivo de transmis-são) próximo à antena 7 (dispositivo de recepção), o travamento usando o solenóide 3 (dis-positivo de travamento) é liberado sob a condição em que o código de autenticação corretofoi recebido, e o obturador 2 é configurado em um estado no qual o obturador 2 é móvel daposição fechada para a posição aberta. Consequentemente, a operabilidade de liberar otravamento do obturador 2 quando o obturador 2 localizado na posição fechada é deslocadopara a posição aberta é melhorada de maneira que o travamento pode ser liberado facilmen-te e de forma suave, em comparação com o dispositivo convencional no qual um fecho deímã é usado.
Além do mais, uma vez que a autenticação usando o dispositivo de autenticação 8é executada ao deslocar o transponder 6 (dispositivo de transmissão) próximo à antena 7(dispositivo de recepção) e o travamento pode ser liberado usando o solenóide 3 (dispositivode travamento), é possível evitar liberação involuntária do travamento. Em outras palavras,para o propósito de liberar o travamento, é necessário que o motociclista execute intencio-nalmente uma ação para deslocar o transponder 6 próximo à antena 7, pelo que é possívelimpedir que o travamento seja liberado involuntariamente e de forma inadvertida.
Em particular, com esta modalidade, uma vez que o transponder 6 é construído naseção de agarramento da chave de ignição IK1 após o código de autenticação (código ID)transmitido pelo transponder 6 ser autenticado ao se deslocar a chave de ignição IK próximaao alojamento 1 e o obturador 2 ser deslizado para a posição aberta, a chave de ignição IKpode ser simplesmente inserida no orifício para chave A. Consequentemente, esta sequên-cia de operações pode ser executada continuamente.
Além disso, com esta modalidade, uma vez que o dispositivo de transmissão é for-mado do transponder 6 construído na seção de agarramento da chave de ignição IK e o có-digo de autenticação é o código ID inerente ao veículo, o código ID do sistema imobilizadorpara permitir partida de motor quando o código ID inerente ao veículo é transmitido dotransponder 6 para a antena 7 (dispositivo de recepção) e somente quando o código ID estácorreto pode ser usado em comum com o código de autenticação (tornado comum).
Além disso, uma vez que, quando o travamento usando o dispositivo de travamentoformado do solenóide 3 é liberado, o obturador 2 se desloca da posição fechada para a po-sição aberta por causa da força de predisposição do dispositivo de predisposição formadoda mola espiral 5, não é necessário o motociclista deslocar o obturador 2 localizado na posi-ção fechada para a posição aberta, pelo qual a operabilidade da seqüência de operações daliberação do travamento à abertura do orifício para chave A pode ser melhorada.
Ainda adicionalmente, uma vez que o comutador de acesso 4 que é ligado quandoo obturador 2 travado usando o dispositivo de travamento formado do solenóide 3 é empur-rado e inicia autenticação usando o dispositivo de autenticação 8 é fornecido, a operação deautenticação usando o dispositivo de autenticação 8 pode ser executada em um sincronismodesejado, e o obturador 2 pode ter uma função de prevenção de crime para fechar o orifíciopara chave A e uma função de operação para ligar o comutador de acesso 4.
Embora a descrição tenha sido feita em conexão com a modalidade exemplar es-pecífica da presente invenção, a presente invenção não está limitada à modalidade exem-plar específica. Por exemplo, a antena 7 servindo como um dispositivo de recepção e o co-mutador de acesso podem ser formados em um componente diferente do alojamento 1 (porexemplo, um comutador de manuseio ou coisa parecida preso ao guidom de um veículo deduas rodas). Neste caso, ao contrário desta modalidade, o obturador não é exigido para serusado como um dispositivo de operação para ligar o comutador de acesso. Por exemplo,uma tecla de operação ou coisa parecida formada em um componente separado, tal como ocomutador de manuseio, também pode ser usada.
Além disso, o dispositivo de transmissão que pode ser transportado pelo motociclis-ta e pode transmitir o código de autenticação não está limitado ao transponder constituindoo sistema imobilizador de acordo com esta modalidade, mas pode ser um outro dispositivode transmissão (por exemplo, um tipo portátil separado e independente da chave de igniçãoIK). Neste caso, a presente invenção é aplicável a um veículo não equipado com um siste-ma imobilizador. Além disso, o dispositivo de travamento não está limitado àquele formadodo solenóide 3 de acordo com esta modalidade, mas pode ser um dispositivo de travamentoque pode ser acionado usando um motor, um cilindro, etc. Ainda adicionalmente, a presenteinvenção é aplicável a dispositivos de proteção de fechadura de cilindro para veículos dequatro rodas, buggies, motocicletas para neve, etc. a não ser veículos de duas rodas.
APLICABILIDADE INDUSTRIAL
A presente invenção é aplicável a dispositivos de proteção de fechadura de cilindronos quais, somente quando um dispositivo de autenticação autentica que um código de au-tenticação correto foi recebido, o travamento de um obturador é liberado usando um disposi-tivo de travamento e o obturador é móvel da sua posição fechada para a sua posição aberta,independente de diferença na aparência externa ou independente de outras funções acres-centadas.
DESCRIÇÃO DE NÚMEROS E SÍMBOLOS DE REFERÊNCIA
1: alojamento
2: obturador
3: solenóide (dispositivo de travamento)
4: comutador de acesso
5: mola espiral (dispositivo de predisposição)
6: transponder (dispositivo de transmissão)
7: antena (dispositivo de recepção)
8: dispositivo de autenticação
9: ECU
10: diodo emissor de luz (dispositivo de notificação)
11: diodo emissor de luz (dispositivo de iluminação)
A: orifício para chave
S: fechadura de cilindro

Claims (8)

1. Dispositivo de proteção de fechadura de cilindro, CARACTERIZADO pelo fato deque compreende:um alojamento (1) fornecido acima de um orifício para chave (A) de uma fechadurade cilindro (S);um obturador (2), móvel entre uma posição fechada e uma posição aberta no alo-jamento (1), para fechar o orifício para chave (A) na posição fechada e para abrir o orifíciopara chave (A) na posição aberta;um dispositivo de travamento (3) para travar o obturador (2) localizado na posiçãofechada e para restringir um movimento do obturador (2) para a posição aberta;um dispositivo de transmissão (6) capaz de ser transportado por um operador e ca-paz de transmitir de modo sem fio um código de autenticação;um dispositivo de recepção (7) capaz de receber o código de autenticação proveni-ente do dispositivo de transmissão (6) em um estado não de contato ao se deslocar o dispo-sitivo de transmissão (6) próximo ao dispositivo de recepção (7); eum dispositivo de autenticação (8) para autenticar se o código de autenticação re-cebido pelo dispositivo de recepção (7) está correto,em que um travamento do obturador (2) pelo dispositivo de travamento (3) é libera-do de maneira que o obturador (2) é móvel da posição fechada para a posição aberta, so-mente quando o dispositivo de autenticação (8) autentica que um código de autenticaçãocorreto é recebido.
2. Dispositivo de proteção de fechadura de cilindro, de acordo com a reivindicação-1, CARACTERIZADO pelo fato de que o dispositivo de transmissão (6) compreende umtransponder (6) construído em uma seção de agarramento de uma chave de ignição (IK), e ocódigo de autenticação compreende um código ID inerente a um veículo.
3. Dispositivo de proteção de fechadura de cilindro, de acordo com a reivindicação-1 ou 2, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende adicionalmente:um dispositivo de predisposição (5) para predispor o obturador (2) na direção daposição aberta, em que o obturador (2) se desloca da posição fechada para a posição aber-ta por causa de uma força de predisposição do dispositivo de predisposição (5) quando otravamento pelo dispositivo de travamento (3) é liberado.
4. Dispositivo de proteção de fechadura de cilindro, de acordo com a reivindicação-1 ou 2, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende adicionalmente:um comutador de acesso (4) que é ligado quando o obturador (2) travado pelo dis-positivo de travamento (3) é empurrado e que inicia uma autenticação por meio do dispositi-vo de autenticação (8).
5. Dispositivo de proteção de fechadura de cilindro, de acordo com a reivindicação- 1 ou 2, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende adicionalmente:um dispositivo de notificação (10) que acende sob uma condição em que o disposi-tivo de autenticação (8) autentica que o código de autenticação está correto.
6. Dispositivo de proteção de fechadura de cilindro, de acordo com a reivindicação- 1 ou 2, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende adicionalmente:um dispositivo de iluminação (11) para iluminar o orifício para chave (A) sob umacondição em que o obturador (2) tenha se deslocado da posição fechada para a posiçãoaberta.
7.
Dispositivo de proteção de fechadura de cilindro, de acordo com a reivindicação- 1 ou 2, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende adicionalmente:um dispositivo de predisposição (5) para predispor o obturador (2) na direção daposição aberta, em que o obturador (2) se desloca da posição fechada para a posição aber-ta por causa de uma força de predisposição do dispositivo de predisposição (5) quando otravamento pelo dispositivo de travamento (3) é liberado;um comutador de acesso (4) que é ligado quando o obturador (2) travado pelo dis-positivo de travamento (3) é empurrado e que inicia uma autenticação por meio do dispositi-vo de autenticação (8);um dispositivo de notificação (10) que acende sob uma condição em que o disposi-tivo de autenticação (8) autentica que o código de autenticação está correto; eum dispositivo de iluminação (11) para iluminar o orifício para chave (A) sob umacondição em que o obturador (2) tenha se deslocado da posição fechada para a posiçãoaberta.
BRPI0902836 2009-08-12 2009-08-12 dispositivo de proteção de fechadura de cilindro BRPI0902836A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0902836 BRPI0902836A2 (pt) 2009-08-12 2009-08-12 dispositivo de proteção de fechadura de cilindro

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0902836 BRPI0902836A2 (pt) 2009-08-12 2009-08-12 dispositivo de proteção de fechadura de cilindro

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0902836A2 true BRPI0902836A2 (pt) 2011-04-12

Family

ID=43837809

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0902836 BRPI0902836A2 (pt) 2009-08-12 2009-08-12 dispositivo de proteção de fechadura de cilindro

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0902836A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP3537834B2 (ja) ロック装置
US7823427B2 (en) Cylinder lock device
US20110313595A1 (en) Electronic key
CN103863132A (zh) 锁闭装置
ITRM960724A1 (it) Dispositivo di comunicazione e di una funzione attivabile a distanza
JP4555206B2 (ja) 車両用電子キー
JP3663333B2 (ja) 盗難防止装置
JP2005075308A (ja) 燃料タンクキャップのロック装置
JP5142389B2 (ja) シリンダ錠の保護装置
JP4627991B2 (ja) シリンダ錠の保護装置
KR100974547B1 (ko) 이모빌라이저 시스템의 키 로킹장치
CA1069995A (en) Apparatus for preventing key-operated device in vehicle from being left inoperative
BRPI0902836A2 (pt) dispositivo de proteção de fechadura de cilindro
JP2007277924A (ja) キー装置
US20190032367A1 (en) Key guard system
BRPI1004976A2 (pt) aparelho para proteger fechadura de cilindro
JP4012379B2 (ja) シリンダ錠の保護装置
JP2024515584A (ja) ハーフシリンダ錠
JP5187943B2 (ja) シリンダ錠の保護装置
JP2010037834A (ja) シリンダ錠の保護装置
JP2007002499A (ja) 電子符号錠用キー
TWI470143B (zh) Protection of the cylinder lock
JP2010037835A (ja) シリンダ錠の保護装置
JP2010037836A (ja) シリンダ錠の保護装置
JP2007277927A (ja) キー装置

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 5A ANUIDADE.

B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2266 DE 10/06/2014.