BRPI0822803B1 - equipamento para extinção de coque a seco - Google Patents

equipamento para extinção de coque a seco Download PDF

Info

Publication number
BRPI0822803B1
BRPI0822803B1 BRPI0822803A BRPI0822803B1 BR PI0822803 B1 BRPI0822803 B1 BR PI0822803B1 BR PI0822803 A BRPI0822803 A BR PI0822803A BR PI0822803 B1 BRPI0822803 B1 BR PI0822803B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
head
coke
chamber
main
small
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Fujikawa Atsushi
Otani Hiroshi
Fukuoka Takashi
Original Assignee
Nippon Steel Eng Co Ltd
Nittetsu Plant Designing Corp
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Nippon Steel Eng Co Ltd, Nittetsu Plant Designing Corp filed Critical Nippon Steel Eng Co Ltd
Publication of BRPI0822803A2 publication Critical patent/BRPI0822803A2/pt
Publication of BRPI0822803B1 publication Critical patent/BRPI0822803B1/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C10PETROLEUM, GAS OR COKE INDUSTRIES; TECHNICAL GASES CONTAINING CARBON MONOXIDE; FUELS; LUBRICANTS; PEAT
    • C10BDESTRUCTIVE DISTILLATION OF CARBONACEOUS MATERIALS FOR PRODUCTION OF GAS, COKE, TAR, OR SIMILAR MATERIALS
    • C10B39/00Cooling or quenching coke
    • C10B39/02Dry cooling outside the oven
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F25REFRIGERATION OR COOLING; COMBINED HEATING AND REFRIGERATION SYSTEMS; HEAT PUMP SYSTEMS; MANUFACTURE OR STORAGE OF ICE; LIQUEFACTION SOLIDIFICATION OF GASES
    • F25DREFRIGERATORS; COLD ROOMS; ICE-BOXES; COOLING OR FREEZING APPARATUS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • F25D31/00Other cooling or freezing apparatus

Abstract

equipamento e método de têmpera de coca tipo seca provido é um equipamento (1) de extinção de coca tipo seca, no qual a coca de calor vermelho é carregada à partir da parte superior de uma câmara (3) tendo sua parte inferior formada em uma forma de cone, na qual um gás resfriado é soprado do meio de alimentação do gás resfriado disposto na parte inferior do interior da câmara, para resfriar a coca de calor vermelho caindo na câmara , e na qual a coca é descarregada à partir de um porto de descarga da coca (12) formado na parte inferior da câmara. o equipamento de extinção da coca tipo seca é constituído de modo que ao menos uma etapa de uma pequena cabeça (45) seja harmonizada abaixo de uma principal (41). esta cabeça principal pertence à uma cabeça de sopro (4) que é disposta na parte inferior da câmara e tendo um diâmetro (d). a pequena cabeça tem um diâmetro inferior ao da cabeça principal. assim a queda da coca na câmara é homogeneizada para 15 melhorar a eficiência do resfriamento da coca.

Description

“EQUIPAMENTO PARA EXTINÇÃO DE COQUE A SECO” [0001] A presente invenção relata um equipamento de extinção de coque a seco para resfriar coque de coque incandescente e um método de extinção de coque a seco.
[0002] Os equipamentos de extinção de coque a seco (CQD) instalados em siderúrgicas e outros é um equipamento para o resfriamento de coque de coque incandescente destilada em um forno de coque usando um gás de resfriamento como um gás inerte. A alta temperatura do coque é gradualmente resfriada para melhorar sua qualidade de modo que, a operação de um alto forno de aço seja estabilizada. O equipamento de extinção de coque a seco é caracterizado por o gás resfriado ser circulado no sistema para permitir o pó do coque ser prevenido de ser dispersado e que o calor sensível do coque seja recuperado por um aparelho de recuperação de calor como uma caldeira de calor residual para economizar energia.
[0003] Como mostrado na Figura 6, um convencional equipamento de extinção de coque a seco 1 tem uma câmara na qual uma pré-câmara tendo um porto de descarga do coque 10 formado em sua parte superior sendo verticalmente conectado à uma câmara de resfriamento 3 incluindo uma unidade de descarga do coque 11 disposta em sua parte inferior.
[0004] A câmara de resfriamento 3 é formada para ter uma parte inferior cônica (por exemplo, uma parte inferior cônica truncada invertida ou cônica invertida). Uma cabeça de sopro 4 servindo como uma unidade de suprimento de gás de resfriamento para a injeção do gás de resfriamento como um gás inerte para tornar o fluxo descendente do coque uniforme sendo disposto no centro da parte cônica. A cabeça de sopro 4 inclui um membro tampa substancialmente cônico chamado de cabeça principal 41 e sendo configurado de modo que o gás de refrigeração seja circunferencialmente injetado à partir de um porto de injeção (não mostrado) formado no membro tampa da cabeça principal 41. A cabeça de sopro 4 é apoiada por um membro de apoio 42 tendo uma passagem de fluxo de gás no interior do mesmo, e o membro de apoio do interior da passagem de fluxo de gás 42 estando em comunicação com a câmara de fornecimento de gás 43. Uma parte do gás de resfriamento suprido à câmara de fornecimento de gás 43 é configurada para ser suprida à câmara de resfriamento 3 e também às unidades de fornecimento do gás resfriado (por exemplo, portas de suprimento 44) dispostas circunferencialmente em uma parte inclinada da câmara de resfriamento 3 que é posicionada na parte inferior da mesma. [0005] Além disso, uma pluralidade de pequenas emissões divididas 5 fluem para descarregar o gás injetado na câmara de resfriamento 3 formada de modo a circunferencialmente circundar a parte da parede da pré-câmara 2. [0006] Na configuração acima, o coque de coque incandescente de alta temperatura 6 é carregada na câmara através da porta de carregamento do coque 10 e continuamente descarregada a partir da parte inferior da câmara através da unidade de descarga do coque 11. Durante este processo, a coque 6 descendendo no interior da câmara é resfriada pela troca de calor com o gás de resfriamento da parte inferior da câmara que inclui a cabeça de sopro 4. O gás de resfriamento aumentado em temperatura pela troca de calor é descarregado da câmara através de pequenas emissões 5. Apesar de não mostrado nos desenhos, o gás descarregado passa através de uma unidade de remoção do pó sendo então suprido a um aparelho de recuperação de calor como uma caldeira de gás residual para recuperar o calor, e novamente suprido como gás de resfriamento à câmara.
[0007] No acima mencionado equipamento de extinção de coque a seco 1, nem toda a coque 6 na câmara desce diretamente de forma uniforme. A coque 6 no interior da câmara gradualmente desce ao longo dos diferentes atalhos em diferentes direções devido à influência da forma e a superfície da parede da câmara, além de diferentes propriedades do coque. A descida não uniforme causar variada troca de calor do coque 6, resultando em baixa eficiência de resfriamento da câmara como um todo, que tem sido um sério problema por um grande tempo. Outro problema é que ampla câmara é requerida para resfriar o coque 6 a uma predeterminada temperatura face à eficiência de resfriamento da câmara na sua totalidade ser baixa.
[0008] Um método conhecido para solucionar os problemas acima é o aperfeiçoamento da cabeça de sopro 4 (ver, por exemplo, Documentos Patentes 1 e 2). O Documento Patente 1 descreve a cabeça de sopro sendo direcionada para se estender e contrair, de modo que a largura de passagem do coque é alterada para controlar a variação na troca de calor. O Documento Patente 2 descreve um método no qual a inteira parte da cabeça da cabeça de sopro é verticalmente elevada e abaixada.
[0009] A cabeça de sopro 4 disposta na parte inferior da câmara recebe uma alta pressão do coque carregada 6 (como a pressão causada pelo peso do coque e a descida da mesma). Dessa forma, para elevar e baixar a cabeça de sopro ou para estender ou baixar a extremidade da cabeça de sopro como descrito nos Documentos Patentes 1 e 2, uma extensiva unidade de transporte com alta energia será requerida. Em adição, a temperatura no interior do ambiente da câmara é alta, e câmara contendo uma grande quantidade de poeira. Dessa forma, o uso de uma cabeça de sopro móvel como mostrado nos Documentos Patentes 1 e 2 poderão causar problemas no equipamento.
[Documento Patente 1] Pedido de Patente Japonês Publicação No. Hei 1110592;
[Documento Patente 2] Pedido de Patente Japonês Publicação No. Sho 6310691.
[00010] A presente invenção foi idealizada em vista das acima mencionadas circunstâncias. Um objetivo da presente invenção é prover o equipamento de extinção de coque a seco incluindo uma cabeça de sopro que possa descer a coque de maneira uniforme à câmara para contribuir à melhora da eficiência do resfriamento do coque e prover um método de extinção de coque a seco.
[00011] Outro objetivo da presente invenção é prover um equipamento de extinção de coque a seco incluindo uma cabeça de sopro que possa melhorar a eficiência do resfriamento do coque para reduzir o tamanho da câmara e prover um método de extinção de coque a seco.
[00012] No equipamento de extinção de coque a seco da presente invenção, a coque de coque incandescente é carregada à partir de uma parte superior de uma câmara formada para ter uma parte cônica inferior, descendente no interior da câmara enquanto sendo resfriada por uma gás de resfriamento injetado de uma unidade de fornecimento do gás de resfriamento disposta na parte inferior da câmara, e então sendo descarregada de um porto de descarga do coque disposto na parte inferior da câmara. O equipamento de extinção de coque a seco é caracterizado por dispor de ao menos uma pequena cabeça abaixo de uma cabeça principal e tendo um diâmetro inferior ao diâmetro D da cabeça principal, onde uma cabeça de sopro é disposta na parte inferior da câmara e o diâmetro D da cabeça principal é o diâmetro da cabeça de sopro.
[00013] Preferivelmente, a pequena cabeça é disposta de modo que um ângulo (Θ1) entre uma linha do eixo horizontal e a linha (T1) conectando uma borda periférica externa da pequena cabeça ao centro da porta de descarga da coque sendo na faixa de 60o à 80o. Preferivelmente, a pequena cabeça e a cabeça principal são dispostas como os ângulos (Θ1,Θ2) entre a linha do eixo horizontal e as linhas (T1, T2) conectando as bordas periféricas externas da pequena cabeça e da cabeça principal ao centro da porta de descarga do coque em uma faixa de 60o à 80o. Neste caso, os ângulos Θ1 e Θ2 poderão ser iguais ou diferentes.
[00014] Preferivelmente, um ângulo de inclinação Θ3 da parte cônica se encontra na faixa de Θ4 à Θ4 - 25o, onde Θ4 é inferior à um dos ângulos (Θ1, Θ2) entre a linha do eixo horizontal e as linhas (T1, T2) conectando as bordas periféricas externas da pequena cabeça e da cabeça principal ao centro da porta de descarga do coque .
[00015] Preferivelmente, um orifício Dh da porta de descarga do coque é metade ou mais do diâmetro da pequena cabeça (Dh > 0.5 d).
[00016] Preferivelmente, a pequena cabeça é disposta em uma posição na qual H é 1 à 5 vezes o orifício Dh da porta de descarga da porta, onde H é a distância de um ângulo oculto inferior plano do coque que é formado abaixo da pequena cabeça à porta de descarga do coque .
[00017] Preferivelmente, uma passagem de fluxo de gás para o gás de resfriamento é provida na cabeça principal ou em cada da cabeça principal e da pequena cabeça para constituir uma unidade de fornecimento de gás de resfriamento par injetar o gás de resfriamento na câmara.
[00018] Um método de extinção de coque a seco da presente invenção inclui a carga do coque de coque incandescente à partir de uma parte superior de uma câmara formada para ter uma parte cônica inferior, permitindo a coque de coque incandescente descer no interior da câmara e resfriar a coque por um gás de resfriamento injetado de uma unidade de fornecimento de gás disposta em uma parte inferior da câmara, e descarregando a coque da porta de descarga do coque disposta na parte inferior da câmara. O método é caracterizado por dispor de ao menos uma pequena cabeça abaixo de uma cabeça principal e tendo um diâmetro d inferior à um diâmetro d da cabeça principal, onde uma cabeça de sopro é disposta na parte inferior da câmara e o diâmetro D da cabeça principal sendo o diâmetro da cabeça de sopro.
[00019] Preferivelmente, o gás de resfriamento é injetado da cabeça principal ou da cabeça principal e da pequena cabeça para resfriar a coque incandescente.
[00020] De acordo com a presente invenção, uma pequena cabeça é disposta abaixo de uma cabeça principal tendo um diâmetro d inferior ao diâmetro D da cabeça principal, a cabeça de sopro sendo disposta na parte inferior da câmara e o diâmetro D da cabeça principal sendo o diâmetro da [00021] cabeça de sopro. Dessa forma, a variação do coque que desce no interior da câmara é melhorada, e uniforme descida do coque é então alcançada. Isto permite uniforme troca de calor entre o coque e o gás de resfriamento na câmara, e a eficiência do resfriamento do coque sendo aperfeiçoado.
[00022] Na presente invenção, uma vez que a uniforme descida do coque é alcançada, a eficácia do resfriamento do coque é melhorada. Em particular, uma vez que o gás resfriado é injetado também à partir da pequena cabeço, uma região abaixo da cabeça de sopro (cabeça principal), que não é utilizada como zona de resfriamento na convencional estrutura, poderá ser usada como um zona de resfriamento. A eficiência do resfriamento poderá ainda ser aperfeiçoada, e o tamanho da câmara poderá ainda ser reduzido. [00023] Para um melhor entendimento da invenção, descrição detalhada das configurações de invenção será feita com relação aos desenhos em anexo, apresentados em caráter exemplificativo e não limitativo, nos quais: - A Figura 1 é um diagrama esquemático ilustrando o equipamento de extinção de coque a seco de acordo com uma configuração da invenção; - A Figura 2 é uma vista transversal horizontal do equipamento de extinção de coque a seco; - A Figura 3 é um conjunto de diagramas ilustrando uma cabeça de sopro do equipamento de extinção de coque a seco; - A Figura 4 é um diagrama ilustrando a ação da cabeça de sopro; - A Figura 5 é um conjunto de diagramas ilustrando os efeitos da cabeça de sopro; - A Figura 6 é um diagrama esquemático ilustrando um convencional equipamento de extinção de coque a seco.
[00024] DESCRIÇÃO DE REFERÊNCIAS NUMÉRICAS 1 equipamento de extinção de coque a seco 2 pré-câmara 3 câmara de resfriamento 4 cabeça de sopro 41 cabeça principal 42 membro de apoio 45 cabeça pequena [00025] Preferidas configurações do equipamento de extinção de coque a seco e um método de extinção de coque a seco serão descritos em detalhes com referência aos desenhos. Entretanto, o escopo técnico da invenção não é construído para ser limitado à descrição das configurações. [00026] Como mostrado nas Figuras 1 e 2, uma câmara do equipamento de extinção de coque a seco 1 na presente configuração é configurada para incluir uma pré-câmara 2 tendo uma parte de descarga do coque 12 em sua parte inferior 12, a pré-câmara 2 e a câmara de resfriamento 3 sendo conectadas verticalmente. Essas câmaras poderão ser formadas de , por exemplo, um material refratário como aço ou tijolo. A coque de alta temperatura 6 gerada em um forno de coque é carregada na pré-câmara 2 à partir da porta de carregamento do coque 10 usando uma unidade de transferência do coque (não mostrada) como um balde.
[00027] A coque carregada na pré-câmara 2 gradualmente descende e entra na câmara de resfriamento 3. A coque 6 que entra na câmara de resfriamento 3 continua descendo, sendo resfriada por um gás de resfriamento 7, e continuamente descarregada através de uma unidade de descarga do coque 11 disposta na porta de descarga do coque 12. Na operação geral, a coque 6 é continuamente descarregada na unidade de descarga do coque 11 e sendo preenchida em uma base empilhada. Entretanto, a presente invenção não estará limitada à isto.
[00028] A câmara de resfriamento 3 é formada para ter uma parte inferior em forma de cone (por exemplo, uma forma cônica invertida ou cônica invertida truncada). Uma cabeça de sopro 4 que é usada como unidade de suprimento de gás para injetar o gás de resfriamento como um gás inerte e para proceder com um fluxo descendente do coque 6 uniforme sendo disposta na parte central da parte cônica (por exemplo, o eixo central da mesma). Como mostrado na Figura 2, a cabeça de sopro 4 é apoiada por um membro de apoio substancialmente em forma transversal 42 disposto de modo a penetrar na parede lateral da parte cônica. Em adição, uma câmara de fornecimento de gás 43 é formada de modo a circundar a circunferência externa da parte cônica, e as extremidades do membro de apoio 42 que penetram na parede lateral da parte cônica se estendendo no interior da câmara de fornecimento de gás 43. Uma passagem de fluxo de gás (não mostrada) para o gás de resfriamento ser formado no interior do membro de apoio 42. Nesta configuração, o gás suprido à câmara de suprimento de gás 43 é introduzido na cabeça de sopro 4 através da passagem de fluxo de gás e então injetado na câmara através da cabeça de sopro 4. Parte do gás resfriado suprido pela câmara de fornecimento de gás 43 é suprido à câmara de resfriamento 3 também pelas unidades de suprimento de gás (por exemplo, as portas de suprimento 44) dispostas circunferencialmente em uma parte inclinada da câmara de resfriamento 3 que é posicionada na parte inferior da mesma. Entretanto, a invenção não é limitada à este configuração. O gás de resfriamento poderá ser suprido de qualquer um da cabeça de sopro 4 e uma porta de suprimento 44. O membro de suporte de forma substancialmente transversal 42 mostrado na Figura 2 sendo somente um exemplo. A forma do membro de suporte 42 não estará limitada à forma transversal, bem como o membro de apoio 42 poderá apoiar a cabeça de sopro 4.
[00029] A cabeça de sopro 4 da presente configuração tem uma estrutura de cabeça de dois estágios tendo uma cabeça principal 41 disposta em uma seção superior e uma cabeça pequena 45 incluindo um membro tampa substancialmente cônico e sendo configurado de modo que o gás de resfriamento seja injetado, por exemplo, circunferencialmente de uma porta de injeção de gás (não mostrada) formada no membro tampa. O diâmetro d (orifício) da cabeça pequena 45 é inferior do que o diâmetro D (orifício) da cabeça principal 41. As formas das cabeças não estarão limitadas às formas mostradas na Figura 1, uma vez que elas satisfaçam a acima mencionada condição. Preferivelmente, como mostrado na Figura 3(a), a cabeça pequena 45 e a cabeça principal 41 são dispostas de modo que os ângulos (Θ1, Θ2) entre uma linha do eixo horizontal e as linhas (T1, T2) conectando as bordas periféricas externas das cabeças (neste exemplo, as bordas periféricas externas dos membros tampas) ao centro da porta de descarga do coque 12 sendo na faixa de 60o à 80o e particularmente preferivelmente de 70o (condição (I)). “A porta de descarga do coque do coque” na condição (I)) é definida para a extremidade da seção inclinada da parte cônica (ou seja, a extremidade inferior plana da parte cônica), como exemplificado na Figura 3(a).
[00030] Preferivelmente, ambos os ângulos (Θ1, Θ2) estão na faixa de 60 à 80o. Entretanto, quando ao menos o ângulo θ1 da cabeça pequena 45 estive na faixa acima, o ângulo Θ2 da cabeça principal 41 poderá ser fora da acima faixa. A Figura 3(a) mostra uma harmonização exemplar na qual os ângulos Θ1 e Θ2) são diferentes. Entretanto, as cabeças poderão ser harmonizadors de modo que os ângulos Θ1 e Θ2 são iguais.
[00031] Mais preferivelmente, como mostrado na Figura 3(a), o ângulo de inclinação Θ3 da parte cônica está na faixa de Θ4 à Θ4 - 25o (condição (II)), onde Θ4 é inferior e as linhas (T1, T2) conectando as bordas periféricas externas da cabeça pequena 45 e da cabeça principal 41 ao centro da porta de descarga do coque 12.
[00032] Mais preferivelmente, o orifício Dh da porta de descarga do coque 12 mostrado na Figura 3(a), é metade ou mais do diâmetro d da pequena cabeça 45 (Dh > 0.5 d) (condição (III)).
[00033] Preferivelmente, como mostrado na Figura 3(b), a pequena cabeça 45 é disposta em uma posição na qual H é 1 à vezes o orifício Dh da porta de descarga do coque 12 e mais preferivelmente de 1 à 3 vezes do tamanho da orificio Dh (condição (IV)), onde H é a distância do plano inferior (h1) de um espaço formado abaixo da cabeça pequena 45 no ângulo de repouso do coque 6 à porta de descarga do coque 12. “A porta de descarga da porta 12” nesta condição será definida similarmente àquela da condição (I) acima. Geralmente, o ângulo de repouso do coque será de 34o à 35o. Dessa forma, a posição de altura do plano inferior (h1) poderá ser computada ou aritmeticamente calculada usando este valor. Entretanto, a presente invenção não estará limitada a isto. O ângulo de reposta poderá ser computado usando qualquer outro método conhecido. Por exemplo, o ângulo de repouso será medido usando uma amostra do coque .
[00034] Na presente configuração, será preferível que uma das condições (I) à (IV) seja satisfeita. Entretanto, para alcançar uniforme descida do coque de uma mais confiável maneira, será necessário que ambas condições (I) à (IV) sejam satisfeitas. Mais preferivelmente, a condição (I) será combinada com a condição (II) e/ou com a condição (III).
[00035] Referindo-se novamente à Figura 1, uma pluralidade de pequenas emissões divididas 5 para a descarga do gás de resfriamento são formadas de modo a cirunferencialmente circundarem a parte do barril tubular reta da pré-câmara 2. Uma emissão de fluxo 51 é conectada às pequenas emissões 5. A emissão 5 é conectada ao aparelho de recuperação 53 de modo que a caldeira de calor residual através de um aspirador de pó 52 usado como a primeira unidade de remoção de pó. O gás resfriado no aparelho de recuperação de calor 53 passa através de uma segunda unidade de remoção de pó 54, sendo enviada à um pré-aquecedor 56 por uma unidade de supro 55 como um soprador, e novamente suprida como gás resfriado à câmara de resfriamento 3. Esta configuração é muito conhecida, e detalhada descrição da mesma será omitida.
[00036] No acima mencionado equipamento de extinção de coque a seco 1, a coque 6 carregada na pré-câmara 6 à partir da porta de carregamento da porta 10 gradualmente descende e entra na câmara de resfriamento 3, enquanto a coque 6 é continuamente descarregada à partir da parte inferior da câmara de resfriamento3. A coque 6 é então resfriada na câmara de resfriamento 3 pela troca de calor com o gás de resfriamento 7 injetado da cabeça principal 41 e da cabeça pequena 45, e o gás de resfriamento injetado das portas de suprimento 44 e sendo descarregado através da unidade de descarga do coque 11.
[00037] Preferivelmente, o raio do volume de gás por tempo de unidade à partir da cabeça principal 41 à cabeça pequena será 45, será, por exemplo, de 8:2. Como descrito na seção relativa ao ESTADO DA TÉCNICA, o coque 6 descendo no interior da câmara geralmente tende à gradualmente descer ao longo de diferentes atalhos em diferentes seções devido à influência da forma e da superfície da parede da câmara e diferentes propriedades de coque.
[00038] Os presentes inventores descobriram que a principal causa da variação da descida conduzindo intensos estudos.
[00039] Os inventores constataram que a adição da pequena cabeça 45 que é inferior à cabeça principal 41 e estando disposta abaixo da cabeça principal 41 poderá significantemente aperfeiçoar a não uniformidade da descida.
[00040] Os inventores constataram que a razão pela qual a variação da descida poderá ser melhorada é a seguinte. Como esquematicamente ilustrado na Figura 4, na parte cônica da câmara de resfriamento 3, a direção do fluxo do coque 6 descendo na parte central da câmara é alterado para uma direção circunferencialmente externa pela cabeça principal 41, de modo que o lento fluxo descendente do coque próximo da parede do forno será facilitado. Então um fluxo dirigido ao centro do ângulo de repouso é formado abaixo da cabeça principal 41 sendo descarregado através da porta de descarga do coque 12. O estado do fluxo é regulado na parte cônica da maneira acima descrita. Dessa forma, após a coque na parte central da câmara passar sobre a cabeça principal 41, a coque será prevenida de seletivamente descer em direção da porta de descarga do coque 12 e assim descendo uniformemente juntamente com a coque próximo da parede. A variação da descida na câmara de resfriamento 3 será então aperfeiçoada. [00041] Se a condição (I) acima descrita for satisfeita, o fluxo circunferencialmente externo formado pela cabeça principal 41 e pela cabeça pequena 45 poderá mais efetivamente agir em regiões nas quais o ângulo de fricção interno do coque causa baixa fluidez, e a variação da descida poderá ser assim aperfeiçoada de uma forma mais segura. Mais especificamente, os inventores focaram atenção ao fato que o ângulo de fricção interna seja de aproximadamente 75o e os ângulos das bordas periféricas externas da cabeça principal 41 e da cabeça pequena 45 sejam estabelecidos de 60o à 80o. Isto permite o fluxo circunferencialmente externo mais eficiente nas regiões onde o ângulo de fricção interna do coque cause baixa fluidez. Os efeitos operacionais da condição (I) poderão ser mais efetivos quando a condição (I) for combinada com a condição (II) e/ou a condição (III).
[00042] A condição (IV) descrita acima permite que a posição de altura da pequena cabeça 45 seja mais preferível. Se a condição (IV) for satisfeita, a variação da descida poderá ser aperfeiçoada de uma forma mais segura e confiável. Mais especificamente, como ilustrado na Figura 5, quando a condição Dh < distância H < 5Dh sendo satisfeita, a não uniformidade da descida será inferior que aquela quando a distância H for inferior que o orifício Dh e que quando a distância H for superior do que 5 vezes o tamanho do orifício Dh. Isto porque quando a distância H for superior à 5 vezes o tamanho do orifício Dh (Figura 5(b)), a distância da cabeça pequena 45 para a porta de descarga do coque 12 será muito longa, de modo que a coque passe sobre a pequena cabeça 45 seletivamente descendo através da parte central. Quando a distância H for inferior que o orifício Dh (Figura 5(a)), a distância da pequena cabeça 45 à porta de descarga da porta 12 será muito curta. Dessa forma, será assumido que a coque poderá ser descarregada antes do fluxo do coque ser alterado à uma direção circunferencialmente externa abaixo da pequena cabeça 45 e o fluxo sendo formado em um fluxo em direção do centro no ângulo de repouso. Na Figura 5(a)), o espaço entre a cabeça pequena 45 e a superfície da parede da câmara através da qual a coque passa se torna estreita, e isto poderá ser outro problema.
[00043] Como acima descrito, na presente configuração, a pequena cabeça 45 menor que a cabeça principal 41 em tamanho é adicionada para prover uma estrutura de cabeça de duplo estágio na qual a pequena cabeça 45 seja disposta abaixo da cabeça principal 41. A variação da descida do coque no interior da parte cônica da câmara é então melhorada, e assim a uniforme descida do coque é alcançada sobre a inteira câmara. Quando a uniforme descida do coque é obtida no interior da câmara, uniforme troca de calor entre a coque e o gás de resfriamento é alcançada na câmara, e a eficiência do resfriamento do coque poderá ser aperfeiçoada. Em particular, quando as condições (I) à (IV) forem satisfeitas, o referido efeito poderá ser acentuado. [00044] Na presente configuração, uma vez que a eficiência do resfriamento do coque é aperfeiçoada, o tamanho da câmara poderá ser reduzido. Em particular, pela injeção do gás de resfriamento também da cabeça pequena 45, a região abaixo da cabeça principal 41 que não é utilizada como zona de resfriamento na convencional estrutura, poderá ser usada como zona de resfriamento. Dessa forma, a eficiência do resfriamento poderá ainda ser aperfeiçoada, e o tamanho da câmara podendo ainda ser reduzido. Entretanto, o gás de resfriamento poderá não ser injetado da cabeça pequena 45, e o gás de resfriamento poderá ser injetado somente da cabeça principal 41.
[00045] Na presente invenção, o número de pequenas cabeças 45 dispostas abaixo da cabeça principal 41 não será limitado à uma, e uma estrutura de cabeça multi-estágios tendo 3 ou mais estágios poderá ser usada. No referido caso, será preferível reduzir o orifício da cabeça (d) gradualmente para cabeças menores.
[00046] Configurações e exemplos da presente invenção foram exemplificados acima. Entretanto, será aparente para um especialista no assunto, conhecedor do estado da técnica que várias modificações e alterações poderão ser realizadas sem fugir do espírito e escopo da presente invenção e estando dentro da variação tecnológica da presente invenção.
REIVINDICAÇÕES

Claims (9)

1. - “EQUIPAMENTO DE EXTINÇÃO DE COQUE A SECO”, onde o coque de coque incandescente é carregado à partir de uma parte superior de uma câmara (3) formada para ter uma parte cônica inferior, descendo no interior da câmara enquanto sendo resfriada pelo gás de resfriamento injetado de uma unidade de fornecimento do gás de resfriamento disposta em uma parte inferior da câmara (3) , e sendo então descarregada à partir de uma porta de descarga da porta disposta na parte inferior da câmara, caracterizado pela colocação de uma cabeça principal (41) de uma cabeça de sopro (4) tendo um diâmetro D em um membro de apoio disposto de modo a penetrar em uma parede lateral da parte cônica na parte inferior da câmara, e suspendendo ao menos uma pequena cabeça (45) da cabeça de sopro (4) tendo um diâmetro inferior que o diâmetro D da cabeça principal (41) de modo a estar disposto abaixo da cabeça principal (41) alterando uma direção de um fluxo do coque descendente em uma porção central da câmara na porção cônica para uma direção circunferencialmente externa pela cabeça principal (41), suspendendo pelo menos a cabeça pequena em formato de tampa (45) possuindo um diâmetro d menod do que o diâmetro D da cabeça principal (41) de modo que esteja disposta abaixo da cabeça principal, e dispondo a cabeça pequena (45) de modo que um ângulo (Θ1) entre uma linha do eixo frontal passe através da extremidade inferior plana da porção cônica e uma linha (T1) conectando uma borda periférica externa da cabeça pequena para o centro da porta de descarga do coque da cabeça pequena (45) que está na faixa de 60o à 80o.
2. - “EQUIPAMENTO DE EXTINÇÃO DE COQUE A SECO”,de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por um membro de apoio (42) estendido longitudinalmente ser disposto à partir do meio de apoio (42) abaixo da cabeça principal (41) , e a cabeça pequena (45) ser suspensa à partir do membro de apoio estendido (42) longitudinalmente de modo a dispor e fixar a cabeça pequena (45) abaixo da cabeça principal (41).
3. - “EQUIPAMENTO DE EXTINÇÃO DE COQUE A SECO”, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por o membro de apoio estendido (42) longitudinalmente do membro de apoio abaixo da cabeça principal (41) ser disposta e estendida ao longo de um eixo central da cabeça principal (41) e da cabeça pequena (45).
4. - “EQUIPAMENTO DE EXTINÇÃO DE COQUE A SECO”, de acordo com qualquer uma das reivindicações, caracterizado por a cabeça pequena (45) e a cabeça principal (41) serem dispostas de modo que os ângulos (Θ1, Θ2) entre uma linha do eixo horizontal e as linhas (T1, T2) conectando as respectivas bordas periféricas externas da cabeça pequena (45) e da cabeça principal (41) ao centro da porta de descarga do coque seja na faixa de 60o à 80o.
5. - “EQUIPAMENTO DE EXTINÇÃO DE COQUE A SECO”, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, por um ângulo de inclinação Θ3 da parte cônica estar em uma faixa de Θ4 à Θ4 - 25o, onde Θ4 é o menor dos ângulos (θ1, θ2) entre uma linha do eixo horizontal e as linhas (T1, T2), conectando as bordas periféricas externas da cabeça pequena (45) e da cabeça principal (41) ao centro da porta de descarga do coque .
6. - “EQUIPAMENTO DE EXTINÇÃO DE COQUE A SECO”, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado por o orifício Dh da porta de descarga do coque ser metade ou mais do diâmetro d da cabeça pequena (45) (Dh > 0.5 d).
7. - “EQUIPAMENTO DE EXTINÇÃO DE COQUE A SECO”, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes caracterizado por a cabeça pequena (45) ser disposta em uma posição na qual H é 1 à 5 vezes maior que o orifício Dh da porta de descarga do coque, onde H é uma distância de um plano inferior do ângulo de repouso do coque que é formado abaixo da pequena cabeça (45) para a porta de descarga do coque.
8. - “EQUIPAMENTO DE EXTINÇÃO DE COQUE A SECO”, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado por uma passagem de fluxo de gás para injetar o gás de resfriamento ser provida na cabeça principal (41) ou em ambas as cabeça principal (41) e a cabeça pequena (45).
9. - “EQUIPAMENTO DE EXTINÇÃO DE COQUE A SECO”, de acordo com a reivindicação 8, caracterizada por a passagem de fluxo de gás para prover o gás de resfriamento para a cabeça pequena (45) ser formada no interior do membro de apoio (42) estendido longitudinalmente.
BRPI0822803 2008-10-14 2008-10-14 equipamento para extinção de coque a seco BRPI0822803B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/JP2008/068583 WO2010044138A1 (ja) 2008-10-14 2008-10-14 コークス乾式消火設備およびコークス乾式消火方法

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0822803A2 BRPI0822803A2 (pt) 2019-01-15
BRPI0822803B1 true BRPI0822803B1 (pt) 2019-12-10

Family

ID=42106316

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0822803 BRPI0822803B1 (pt) 2008-10-14 2008-10-14 equipamento para extinção de coque a seco

Country Status (7)

Country Link
EP (1) EP2351811B1 (pt)
JP (1) JP5341905B2 (pt)
KR (1) KR101316675B1 (pt)
CN (1) CN102186947B (pt)
BR (1) BRPI0822803B1 (pt)
TW (1) TW201014902A (pt)
WO (1) WO2010044138A1 (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP5438486B2 (ja) * 2009-12-10 2014-03-12 新日鉄住金エンジニアリング株式会社 コークス乾式消火設備
CN102994118A (zh) * 2011-12-21 2013-03-27 山西鑫立能源科技有限公司 煤热解炉的干熄焦装置
CN103131435B (zh) * 2012-04-23 2014-03-26 太原理工大学 气液两相分布器及应用该分布器的熄焦炉
CN102786961B (zh) * 2012-08-06 2014-04-30 山西鑫立能源科技有限公司 一种煤热解炉的熄焦桥弓
CN103087728B (zh) * 2012-08-06 2014-04-30 山西鑫立能源科技有限公司 一种煤热解炉的连续炼焦装置
CN102786960B (zh) * 2012-08-06 2014-04-30 山西鑫立能源科技有限公司 一种煤热解炉的干熄装置
KR101434545B1 (ko) * 2012-11-22 2014-08-27 주식회사 포스코 배출 장치 및 이를 구비하는 코크스 소화 장치
TWI683001B (zh) * 2018-05-18 2020-01-21 日商保羅伍斯Ihi股份有限公司 焦炭乾式滅火設備

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1462119A (en) * 1922-01-19 1923-07-17 Moetteli Arnold Arrangement in coke containers or the like
US1496094A (en) * 1923-03-16 1924-06-03 Firm Of Gebruder Sulzer Ag Container for the dry cooling of coke
DE2952065C2 (de) * 1979-12-22 1984-10-11 Carl Still Gmbh & Co Kg, 4350 Recklinghausen Verfahren zur Trockenkühlung von Koks und Kokskühleinrichtung zur Durchführung des Verfahrens
JPS5917883Y2 (ja) * 1980-01-23 1984-05-24 日立造船株式会社 乾式コ−クス冷却バンカ
DE3215807A1 (de) * 1982-05-04 1983-11-10 Gosudarstvennyj vsesojuznyj institut po proektirovaniju predprijatij koksochimi&ccaron;eskoj promy&scaron;lennosti GIPROKOKS, Charkov Vorrichtung zum trockenloeschen von koks
JPS60172752U (ja) * 1984-04-25 1985-11-15 住友金属工業株式会社 コ−クス乾式消火炉における冷風吹込装置
JPH01110592A (ja) 1987-10-22 1989-04-27 Ishikawajima Harima Heavy Ind Co Ltd コークス乾式消火設備のコークス降下制御装置
JPH0397782A (ja) * 1989-09-09 1991-04-23 Nkk Corp コークス乾式消火設備におけるガス吹込装置
JPH06310691A (ja) 1993-04-23 1994-11-04 Kawasaki Steel Corp 半導体装置

Also Published As

Publication number Publication date
KR20110084921A (ko) 2011-07-26
EP2351811A4 (en) 2014-05-21
EP2351811B1 (en) 2017-04-05
CN102186947A (zh) 2011-09-14
WO2010044138A1 (ja) 2010-04-22
JPWO2010044138A1 (ja) 2012-03-08
CN102186947B (zh) 2014-09-03
EP2351811A1 (en) 2011-08-03
TW201014902A (en) 2010-04-16
BRPI0822803A2 (pt) 2019-01-15
KR101316675B1 (ko) 2013-10-10
JP5341905B2 (ja) 2013-11-13

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0822803B1 (pt) equipamento para extinção de coque a seco
KR101605368B1 (ko) 코크스 건식 소화설비
CN102230626B (zh) 拆流板扁管式自身预热烧嘴
CN208566749U (zh) 一种火焰筒外壁结构
RU193758U1 (ru) Воздухонагреватель с расположенной вверху камерой горения новой модели
BR112014006698B1 (pt) Forno de fundição de resíduos para secar, decompor termicamente e fundir resíduos
JP2013237571A (ja) セメント製造用ロータリーキルン
BRPI1106933A2 (pt) Método para uso quando de realização de combustão em um forno industrial
KR101786304B1 (ko) 고형연료 연소로
JP5554607B2 (ja) コークス乾式消火設備
CN103992027B (zh) 一种钢化玻璃风冷风嘴以及包含该风嘴的风管
US3202196A (en) Method and apparatus for burning fuel
CN207688121U (zh) 一种燃烧器
CN105114954A (zh) 一种多燃料预混旋流燃烧的燃烧装置
BRPI0709377A2 (pt) equipamento e método para aquecimento de gás correlacionado à sinterização
CN112833670B (zh) 一种卧式高温窑炉的炉内热调剂系统
JP6384881B2 (ja) リジェネバーナ装置
CN109135775B (zh) 具有风冷支撑架及环形预存室的干熄炉及其工作方法
KR101300682B1 (ko) 풍구 및 이를 포함한 용광로
JP6757111B1 (ja) コークス乾式消火設備
CN205537093U (zh) 用于电弧炉的炉圈及具有其的电弧炉
CN211475930U (zh) 蓄热式天然气直焰烧嘴
JP5416101B2 (ja) コークス乾式消火設備
EP2944875A1 (en) Torsional combustion chamber
KR101778408B1 (ko) 연소기

Legal Events

Date Code Title Description
B12F Other appeals [chapter 12.6 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 10/12/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 10/12/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS

B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: NIPPON STEEL ENGINEERING CO., LTD. (JP) ; NIPPON S