BRPI0816280B1 - espelho retrovisor - Google Patents

espelho retrovisor Download PDF

Info

Publication number
BRPI0816280B1
BRPI0816280B1 BRPI0816280-8A BRPI0816280A BRPI0816280B1 BR PI0816280 B1 BRPI0816280 B1 BR PI0816280B1 BR PI0816280 A BRPI0816280 A BR PI0816280A BR PI0816280 B1 BRPI0816280 B1 BR PI0816280B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
frame
rear view
view mirror
cover
fact
Prior art date
Application number
BRPI0816280-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Michael Ferman
Oliver Clemens Robert Kratzer
Original Assignee
Michael Ferman
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=40428357&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0816280(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Priority claimed from AU2007904749A external-priority patent/AU2007904749A0/en
Application filed by Michael Ferman filed Critical Michael Ferman
Publication of BRPI0816280A2 publication Critical patent/BRPI0816280A2/pt
Publication of BRPI0816280B1 publication Critical patent/BRPI0816280B1/pt

Links

Images

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60RVEHICLES, VEHICLE FITTINGS, OR VEHICLE PARTS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B60R1/00Optical viewing arrangements; Real-time viewing arrangements for drivers or passengers using optical image capturing systems, e.g. cameras or video systems specially adapted for use in or on vehicles
    • B60R1/02Rear-view mirror arrangements
    • B60R1/06Rear-view mirror arrangements mounted on vehicle exterior
    • B60R1/0605Rear-view mirror arrangements mounted on vehicle exterior specially adapted for mounting on trucks, e.g. by C-shaped support means
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60RVEHICLES, VEHICLE FITTINGS, OR VEHICLE PARTS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B60R1/00Optical viewing arrangements; Real-time viewing arrangements for drivers or passengers using optical image capturing systems, e.g. cameras or video systems specially adapted for use in or on vehicles
    • B60R1/02Rear-view mirror arrangements
    • B60R1/06Rear-view mirror arrangements mounted on vehicle exterior

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Multimedia (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Rear-View Mirror Devices That Are Mounted On The Exterior Of The Vehicle (AREA)

Abstract

ESPELHO RETROVISOR. A presente invenção refere-se a um espelho retrovisor para um veículo que apresenta determinadas características aerodinâmicas assimétricas que são combinadas com os detalhes construtivos que tornam o conjunto invertível par o uso em cada lado do veículo e mais fácil instalar do que seus concorrentes do estado da técnica.

Description

Campo da Invenção
[0001] A presente invenção refere-se a espelhos automotivos emais particularmente a um espelho montado em barra para ônibus, caminhões e similares.
Antecedentes da Invenção
[0002] Os veículos grandes como ônibus, caminhões e veículosfora de estrada usam os espelhos retrovisores externos, que permitem ao motorista olhar tanto lateralmente quanto para trás do veículo. Muitas vezes, estes espelhos retrovisores externos são montados em barras verticais que estão localizadas na parte externa do veículo. Estes espelhos são geralmente em forma de retângulos alongados. Os espelhos deste tipo contribuem para arrastar e fazer ruído do vento, quando o veículo está em movimento.
[0003] Embora seja uma vantagem fornecer um espelho retrovisorexterno com acionadores elétricos, também existem desvantagens. Os acionadores elétricos permitem ao motorista, de dentro do veículo, ajustar os ângulos de inclinação e horizontal ("Pan"), dos espelhos. No entanto, os próprios acionadores e os alojamentos e as montagens que eles exigem adicionam ao custo, complexidade e peso da montagem de espelho total. O próprio processo de montagem final é complicado pelo acionador, suas montagens e alojamentos.
[0004] As questões acima são ainda mais complicadas pelo fatode que alguns espelhos retrovisores externos compreendem uma combinação de um espelho plano juntamente com um espelho curvo. O espelho plano é geralmente o maior dos dois e fornece uma superfície refletiva plana convencional. O espelho plano pode, algumas vezes, combinar com um espelho convexo menor que fornece um campo mais amplo, porém distorcido de visão. Por conseguinte, a montagem do espelho pode compreender um par de espelhos, um par de acionadores, um par de montagens de acionador, etc, combinados dentro de um alojamento único. Ter espelhos superiores e inferiores não idênticos distintos torna mais difícil fornecer uma moldura de montagem que pode ser usada tanto em uma orientação vertical quanto em uma orientação invertida. Quando um espelho pode ser usado em uma orientação invertida ele se torna adequado para a montagem em cada lado do veículo, nos casos em que o espelho tem características aerodinâmicas desejáveis que o torna assimétrico.
Objetivos e Sumário da Invenção
[0005] É um objetivo da invenção fornecer e montar espelhosretrovisores externos que abordam e fornecem uma alternativa para, pelo menos, algumas das deficiências em dispositivos da técnica anterior.
[0006] Mais especificamente, é um objetivo da invenção forneceruma montagem de espelho tendo características aerodinâmicas assimétricas que são combinadas com detalhes de construção que tornam o conjunto potencialmente mais leve e mais versátil e mais fácil de instalar do que suas contrapartes da técnica anterior.
[0007] Dessa maneira, é fornecido um conjunto de espelho quecompreende uma armação e uma cobertura. A armação é adaptada para ser montada em uma barra vertical externa. A cobertura é adaptada para ser montada na armação sobre a barra.
[0008] Juntas, a armação e sua cobertura podem ser montadasem cada lado de um veículo, ou seja, tanto em orientação vertical quanto invertida.
[0009] Em modalidades preferidas, a armação e a sua coberturapodem ser montadas em uma pluralidade de localizações lateralmente distanciadas no que diz respeito à barra vertical.
[00010] Em outras modalidades da invenção, a armação acomoda um grampo interno que temporariamente acopla na barra vertical, facilitando, desse modo, a montagem.
[00011] Em outras modalidades da invenção, o ajuste lateral da armação e de sua moldura é facilitado pela provisão de três pares de aberturas alinhados verticalmente. Dois pares de aberturas são fornecidos com um olhal de vedação. O outro par de aberturas é fornecido com um olhal tendo uma abertura receptora de barra formada nele.
[00012] Ranhuras em alinhamento vertical são posicionadas para cooperar com os pares de aberturas de passagem verticalmente alinhados para engatar a barra vertical com um grampo (“clamp”).
Breve Descrição dos Desenhos
[00013] A fim de que a invenção seja melhor compreendida, sãofeitas referências aos seguintes desenhos em que:
[00014] A Figura l é uma vista traseira em perspectiva de umespelho retrovisor incorporando os ensinamentos da presente invenção; A Figura 2 é uma vista de perspectiva traseira do dispositivo descrito na Figura 1; A Figura 3 é uma vista em perspectiva explodida do dispositivo descrito nas Figuras 1 e 2; A Figura 4 é uma vista frontal em perspectiva da armação mostrada na Figura 3; A Figura 5 é uma vista traseira em perspectiva da armação mostrada na Figura 4; A Figura 6 é uma vista traseira em perspectiva descrevendo, em detalhes, o arranjo da barra vertical, pinças de sela, grampo de montagem e olhais; A Figura 7 é uma vista frontal em perspectiva, espelhos removidos, ilustrando a localização dos acionadores; A Figura 8 é uma vista em perspectiva de um adaptador de topo; A Figura 9 é uma vista em perspectiva de um adaptador de fundo; A Figura 10(a) é uma vista em perspectiva de um grampo de montagem; A Figura 10(b) é uma vista em perspectiva descrevendo a observação do grampo descrito na Figura 10(a); A Figura 11 é uma vista traseira em perspectiva da cobertura; A Figura 12 é uma vista frontal em perspectiva da cobertura descrita na Figura 11; A Figura 13 é uma vista em perspectiva de uma peça bruta da cobertura; A Figura 14 é uma vista em perspectiva de um divisor; A Figura 15 é uma vista plana de topo ilustrando a montagem de armação, peça bruta de cobertura e cobertura; A Figura 16 é uma vista plana de topo da cobertura; A Figura 17 é uma vista plana de topo da armação; A Figura 18 é uma vista plana traseira de uma moldura do espelho; A Figura 19 é um corte transversal da moldura do espelho descrevendo o corte transversal de uma aba de retenção; A Figura 20 é um outro corte transversal da moldura do espelho descrevendo o corte transversal de uma porção de aro; e A Figura 21 é uma vista em perspectiva da moldura do espelho.
Melhor Modo e Outras Modalidades
[00015] Como mostra a Figura 1, um espelho retrovisor externo, remotamente ajustável 10 compreende um alojamento formado a partir de uma armação 11 com um aro visível externamente 12, e uma cobertura similar a uma concha 13. A armação 11 retém (por exemplo) um espelho de topo plano ou convexo e alongado 14 e um espelho convexo menor 15 que são separados um do outro por um divisor de localização ajustável 16. Cada um dos espelhos 14, 15 é (opcionalmente) independentemente ajustável por meio de seu próprio acionador elétrico a motor.
[00016] Conforme mostra a Figura 2, a armação 11 e a cobertura 13 são simétricas (de cima para baixo) sobre um eixo transversal 23. Para todas as intenções e propósitos, a moldura da armação e da cobertura é a mesma acima da linha mediana transversal 23 como abaixo da linha mediana transversal 23. No entanto, o espelho não é lateralmente simétrico em relação ao seu eixo longitudinal. Como mostrado, por exemplo, na vista plana de topo da Figura 15, a armação 11 e a cobertura 13 definem um bordo de avanço 150 e um bordo de fuga 151. Em termos brutos, o bordo de avanço 150 tem um raio maior de curvatura do bordo de fuga 151. Por conseguinte, quando o espelho é suportado por uma barra vertical 17 e inclinado de forma que o condutor do veículo possa usá-lo, o bordo de avanço 150 encontra a corrente de ar em movimento antes do bordo de fuga 151. Igualmente como o bordo de avanço de uma asa tem um raio de curvatura maior do que o bordo de fuga de uma asa, fornecer o espelho com um bordo de avanço e um de fuga dá ao espelho qualidades aerodinâmicas que reduzem o arrasto e o ruído quando o veículo está em movimento.
[00017] Um espelho desse tipo não seria utilizável em ambos os lados de um veículo a menos que possa ser invertido ou usado de cabeça para baixo. Por conseguinte, a simetria de cima para baixo descrita na Figura 2 é essencial na preservação das características aerodinâmicas da montagem do espelho 10 em casos onde a mesma montagem do espelho é usada em ambos os lados de um veículo.
[00018] A Figura 2 também ilustra como a localização do espelho, com respeito à barra vertical 17, pode ser ajustada lateralmente. Tendo em mente que a montagem é simétrica em torno da linha mediana 23, tanto o topo quanto o fundo da montagem (como será adicionalmente explicado) são fornecidos com aberturas geralmente em forma oval ou alongada 24. As aberturas 24 são fornecidas em pares de topo e de fundo em cooperação (vide Figura 3). Uma barra vertical 17 pode passar por qualquer um dos pares. No exemplo descrito na Figura 2, são fornecidos três pares de aberturas. As aberturas 24 que não estão em uso são bloqueadas por um olhal de polímero 25. O interior do conjunto é protegido dos elementos por um olhal 26 tendo uma abertura central através da qual a barra 17 passa. A fim de mais convenientemente ajustar o olhal 26 em torno da barra, uma fenda 27 se estende desde o aro do olhal para a abertura central do olhal.
[00019] A Figura 3 fornece uma vista em perspectiva explodida dos componentes principais da tecnologia objeto. Como mostrado aí, a armação 11 tem um aro circundante 12 que engata o aro 31 da cobertura moldada 13. Como será explicado com referência às Figuras 4 e 5, a armação 11 inclui uma superfície de montagem traseira tendo características para engatar a barra vertical 17. A barra vertical 17 é fornecida no veículo e não forma uma parte da montagem do espelho ou uma arte da invenção. Uma pluralidade de pontes (grampos de sela) 32 é usada para se prender a armação à barra 17. Placas metálicas 33 com aberturas rosqueadas 34 podem ser posicionadas na superfície interna da armação de modo que os fechos que passam através das pontes 32 possam ser recebidos pelas aberturas rosqueadas 34. Na verdade, estes grampeiam a armação entre as pontes 32 e as placas 33.
[00020] A superfície interna da armação 11 é também adaptada para receber o divisor 16, de preferência em três locais distintos. Uma localização mediana opcional permite o divisor 16 subdividir o espaço interno da armação em segmentos de igual tamanho, de topo e de fundo. Isso permite que espelhos de topo e de fundo, igualmente dimensionados, sejam adequados para a montagem. Na alternativa, o espaço interno da armação pode ser subdividido conforme ilustrado na Figura 1, criando a oportunidade de montar tanto um espelho plano maior quanto um espelho convexo menor. Fornecendo tanto locais de montagem de topo quanto de fundo para o divisor 16, a montagem retém sua habilidade para ser invertida sem mudança na aparência, características e funcionalidade.
[00021] A superfície interna da armação também é adaptada para receber, por exemplo, dois estilos diferentes de placas de adaptação 35, 36. As placas de adaptação 35, 36 podem ser localizadas em uma variedade de localizações e orientações. Cada placa de adaptação 35, 36, separadamente moldada, é adaptada para reter uma montagem de acionador motorizado 37a, 37b. Cada acionador 37 é adaptado para se prender à superfície traseira de uma unidade de espelho 38a, 38b. Como mostra a Figura 3, duas unidades de espelho de diferentes estilos podem ser usadas na mesma montagem de espelho 10. Neste exemplo, a unidade de espelho superior 38a compreende um espelho plano alongado e geralmente retangular com elemento de aquecimento elétrico opcional. O espelho menor 38b, que está embaixo, é opcionalmente convexo e pode também incorporar um aquecedor eletrônico. A fiação necessária para operar os acionadores 37a, 37b e os aquecedores associados com os espelhos é pretendida para passar através do tubo oco vertical 17 e sair através das aberturas 39 que levam ao interior da montagem do espelho 10.
[00022] Com referência às Figuras 3, 4 e 5 pode ser visto que aarmação incorpora um ou mais arranjos 41 de aberturas retangulares. Cada arranjo 41 é pretendido para receber um grampo de montagem 42 (vide Figura 3 e Figura 10). O grampo de montagem 42 compreende um suporte 100 do qual se estende um número de dedos geralmente flexíveis 101. Os dedos adjacentes 101 definem uma região do pescoço 102, que é adaptada para receber uma barra vertical 17. Pelo fato dos dedos serem flexíveis, a região do pescoço inicialmente resiste, mas depois permite que a barra 17 passe para um espaço de grampeamento 43. Quando no espaço de grampeamento 43, a barra 17 é retida de forma adequada para permitir um montador humano para completar o processo de montagem sem a necessidade das suas mãos para manter a barra 17 em contato e em alinhamento com a armação 11. Observe a partir da Figura 3 que o grampo de montagem 42 entra no arranjo 41 a partir da superfície interna da armação, os dedos 101 se estendendo através das aberturas retangulares do arranjo, de modo a grampear a barra 17 no lado do oposto ou externo da armação. Quando o grampo de montagem é moldado separadamente, o tamanho do grampo e o material podem ser alterados para atender a uma faixa de diâmetros de barra e podem ser feitos de material (plástico ou metal) mais resiliente e elástico do que o material da armação. No entanto, o grampo de montagem pode ser integralmente moldado na armação.
[00023] A Figura 4 mostra as superfícies internas da armação 11. Pode ser visto que a moldura principal funcional da armação compreende uma tela longitudinal 45 que se estende de uma extremidade 46 para a outra extremidade 47 da armação. Esta tela é fornecida com os arranjos de aberturas retangulares 41 previamente discutidos. A tela também fornece os ressaltos e pinos de localização necessários para estabelecer a posição e localização das placas de adaptação. A tela longitudinal 45 também estabelece os três locais de montagem (nominalmente, o topo 48a e o fundo 48b) para o divisor 16.
[00024] O peso da armação foi reduzido através do fornecimento de aberturas grandes contínuas 49 que definem as pernas transversais 49a que servem para fixar as bordas laterais da tela 45 para o aro da armação.
[00025] Como mostra a Figura 5, a superfície traseira ou posterior da tela central 45 caracteriza ranhuras de retenção da barra conformadas em "V". Neste exemplo, as ranhuras são dispostas em três linhas 51, cada linha contendo três ranhuras 52. Cada ranhura é ladeada por um par de aberturas 53 que são utilizadas pelos fechos associados com as pontes ou grampos de sela 32. As ranhuras conformadas em "V"estão em alinhamento vertical e são posicionadas para cooperar com os pares de aberturas verticalmente alinhados definidos pela cobertura e peças brutas de cobertura 13, 22.
[00026] Como melhor visto na Figura 6, a barra vertical 17 estava localizada dentro de um olhal perfurado e grampeado na posição, primeiro pelo grampo de montagem 100 e, eventualmente, pela localização e fixação das pontes 32 com os seus fechos associados.
[00027] A Figura 7 ilustra as placas de adaptação 35, 36 localizadas na superfície interna da armação. Cada uma das placas de adaptação 35, 36 é mostrada como suporte de um acionador eletrônico 37a, 37b. Observe a presença de placas de metal 33 com aberturas rosqueadas 34 usadas na retenção das pontes 32. Observe também o posicionamento e localização do divisor 16 nas aberturas laterais e colunas de localização 48b (vide Figuras 3 e 4).
[00028] A Figura 8 ilustra uma placa de adaptação para um grande acionador. A localização das aberturas de montagem 81 e a conformação do perímetro de 82 impedem a placa de montagem 35 de ser montada na orientação errada com respeito à armação. A placa de adaptação pode ter características visuais moldadas tais como uma flecha 83 que adicionalmente ajuda o montador com orientação da placa de adaptação 35 para a correta orientação e localização.
[00029] A Figura 9 ilustra um outro estilo de placa de montagem. As características similares 81, 82, 83 previamente descritas comreferência à Figura 8 oferecem vantagens semelhantes com respeito a este e outros estilos de placa de adaptação.
[00030] As Figuras 10(a) e (b) ilustram vistas de topo e de fundo do grampo de montagem. As características e funções do grampo foram discutidas em parágrafos anteriores.
[00031] Com referência às Figuras 11 e 12, pode ser visto que a cobertura 13 compreende uma concha delgada moldada que é simétrica de cima para baixo, mas não da esquerda para a direita. As bordas do topo e do fundo 110, 111, da cobertura definem recessos 112 que trabalham em conjunção com as peças brutas da cobertura 22 (vide Figura 13) para definir as duas ou mais (de preferência três) aberturas para receber a barra vertical 17. A superfície interna da cobertura em torno da periferia é vista para formar nervuras de reforço e de localização 113, bem como colunas ocas 114 que são usadas para engatar o aro da armação. A Figura 11 ilustra que a extensão longitudinal central da cobertura 13 forma uma protuberância longitudinal 115 que é fornecida para melhor acomodar as várias posições que a barra vertical pode assumir.
[00032] Como mostra a Figura 13, a peça bruta de cobertura 22 compreende uma moldagem delgada que define três recessos terminados em abertura 131 e uma espiga de montagem 132. A espiga de montagem 132 é recebida pela armação e a tela delgada definiu os recessos terminados em abertura 131 cabe dentro dos recessos 112 formados na cobertura (vide Figuras 11 e 12). As extensões 133 entre os recessos adjacentes 131 são enrijecidos com um aro de reforço 134. A superfície superior 135 da peça bruta de cobertura 22 é pretendida para estar em nível com a superfície externa da cobertura 13.
[00033] O divisor é descrito na Figura 14. O divisor 16 tem um par de colunas 141 que são engatadas por fechos que passam através da armação. As linguetas que se estendem lateralmente 142 localizam o divisor 16 no que diz respeito às aberturas laterais 48 formadas na armação. O divisor é essencialmente opcional, mas serve para enrijecer a armação, facilitar a instalação através de definição dos subcompartimentos em que os acionadores e os espelhos serão instalados.
[00034] Os aspectos do projeto de montagem do espelho que se referem às suas características aerodinâmicas são explicados com referência a 15, 16 e 17.
[00035] Conforme mostrado na vista plana de topo da Figura 15, a superfície frontal 152 do aro 12 da armação 11 pode ser tomada como uma superfície de referência plana. Um plano mediano 153 subdivide a montagem longitudinalmente e é perpendicular à superfície de referência 152. O plano mediano 153 é também paralelo ao eixo longitudinal como definido, por exemplo, pela barra vertical 17. Esta ilustração mostra claramente que as "metades" longitudinais que se juntam ao longo do plano mediano 153 não são iguais. Nesta ilustração, a metade à direita incorpora o bordo de avanço 150 e a metade à esquerda incorpora o bordo de fuga 151. Da mesma forma, a protuberância central 115 é desviada de forma que uma linha tangente 154 projetada onde a superfície superior da protuberância 115 intersecta o plano mediano 153 (onde ele passa através da superfície externa da cobertura) não é paralela com a superfície de referência 152. Da mesma forma, uma linha imaginária 155 que passa através dos centros dos locais de montagem para a barra vertical não é paralela com a superfície de referência 152. Por conseguinte, toda a moldura externa é desviada com referência à superfície frontal plana do aro 152. A fim de moldar por injeção tal moldura, incorporando o desvio (e os bordos de avanço e de fuga 150, 151 arredondados) a linha de separação entre a armação 11 e seu aro 12 e o estojo 13 é inclinada de maneira que ela é geralmente inclinada em relação à superfície de referência 152, mas geralmente paralela à linha imaginária 155 e à tangente 154. Isso permite que o ângulo de profundidade apropriado seja mantido, particularmente na moldagem da cobertura 13.
[00036] A moldagem da cobertura sem a peça bruta da cobertura 22 é descrita na vista plana de topo na Figura 16. Pode ser visto que a superfície de engate do aro 161 está inclinada em relação à superfície de referência 152 e que, por conseguinte, os ressaltos de montagem adjacentes ao bordo de avanço 150 são mais longos do que aqueles que são adjacentes ao bordo de fuga 151. Também são mostrados os semi-círculos de recessos conformados em luneta 163 que cooperam com os recessos terminados em abertura 131 da peça bruta da cobertura para definir as aberturas para receber os olhais (vide Figura 13).
[00037] A Figura 17 ilustra a moldagem da armação em vista plana de topo. Perceba que o bordo distal 171 do aro 12 é inclinado com referência à superfície frontal plana 152. Os centros das ranhuras conformadas em "V" 52 (vide Figura 5) também são inclinados em relação à superfície de referência 152, mas geralmente em paralelo com o bordo distal 171 do aro 12.
[00038] A Figura 18 ilustra uma moldura de espelho 180 na vista plana traseira. Perceba que a face traseira do espelho faceia em direção à frente do veículo. A moldura do espelho 180 facilita a montagem do espelho no acionador 37. Com referência às Figuras 18 a 21, a moldura do espelho 180 compreende uma placa moldada 181 que formou nela uma abertura de acionador aproximadamente central 182. O aro 187 da abertura do acionador 182 é adaptado para receber um acionador 37. O aro 187 compreende uma pluralidade de porções de aro de montagem direcionada para dentro 183. O aro 197 compreende adicionalmente um arranjo de porções de parede lateral 185 tendo abas de retenção (ou "dentes de retenção") 184. As porções de aro 183 são interrompidas pelas porções de parede lateral individuais 185.
[00039] Como mostra a Figura 19, cada porção de parede lateral 185 se estende para longe da superfície frontal ou refletiva do espelho e é inclinada em direção ao interior da abertura 182. Cada aba ou dente 184 é integral com uma porção de parede lateral correspondente 185. A face traseira 192 de cada aba pode ser chanfrada para facilitar a montagem do acionador 37. Cada aba de retenção 184 é adaptada para entrar em uma ranhura circunferencial formada adjacente à face proximal 37C do acionador 37 (vide Figura 3). Cada porção de parede lateral flexível 185 pode ser suportada por um par de filetes laterais (ou "telas") 186. Neste exemplo, os filetes laterais 186 são triangulares em seção transversal.
[00040] Como mostra a Figura 20, cada porção de aro 183 compreende um membro lateral curvado 201 e um membro de sede 2O2. O membro lateral 201 é um segmento de circunferência em torno da abertura 182. O membro de sede 202 está localizado perto do bordo frontal 203 do membro lateral 201, e se estende para a abertura 182.
[00041] Com referência à Figura 21, o acionador 37 (não mostrado) é adaptado para abordar a abertura 182 da face traseira 210 da moldura 180. Todo o aro 187 é, portanto, adaptado para reter o acionador 37 (não mostrado). Conforme a face frontal do acionador 37 passa as abas 184, ela se situa em ou adjacente aos membros de sede 202. As paredes laterais flexíveis 185 flexionam e permitem que as abas 184 flexionem, depois saltem de volta na ranhura circunferencial do acionador conforme o acionador 37 entra em posição com respeito aos membros de sede 202.
[00042] Embora a montagem de espelho da presente invenção tenha sido descrita com referência a detalhes particulares de construção, estes devem ser entendidos como tendo sido fornecidos a título de exemplo e não como limitações no escopo ou espírito da invenção.

Claims (12)

1. Espelho retrovisor (10), para ser suportado por uma barra vertical (17) ligada ao veículo, compreendendo: um alojamento possuindo uma armação (11) e uma cobertura (13); a armação (11) suportando um ou mais espelhos (14, 15); a cobertura (13), ainda compreendendo uma borda de avanço (150) e uma borda de fuga (151); o espelho retrovisor (10) sendo caracterizado pelo fato de que o alojamento possui três pares de aberturas de passagem (24) para receber a barra vertical (17), fornecidos em pares de topo e fundo auxiliares, através dos quais pode-se passar a barra (17); e a armação (11) tendo superfícies de montagem com ranhuras (52) para engatar a barra vertical (17) para ajuste lateral com um grampo (32) para fixar a barra vertical à armação (11) .
2. Espelho retrovisor (10) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que: pelo menos um espelho (14, 15) é ajustável com umatuador motorizado (37) contido no alojamento.
3. Espelho retrovisor (10) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que: o alojamento tem uma simetria de topo e fundo de modo que, em seu uso, ele pode ser invertido e utilizado em ambos lados do veículo.
4. Espelho retrovisor (10) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que: tampões (25) são fornecidos para bloquear qualquer das aberturas de passagem (24) que não possui a barra vertical (17) passando através dela.
5. Espelho retrovisor (10) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que: a cobertura (13) possui uma superfície interna que é adaptada para receber um divisor (16) que subdivide o espaço interno da cobertura (13) em segmentos, cada segmento adaptado para receber um espelho (14, 15).
6. Espelho retrovisor (10) de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que: a superfície interior pode receber o divisor (16) para subdividir o espaço interno da cobertura (13) tanto em segmentos iguais ou desiguais.
7. Espelho retrovisor (10) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que: a armação (11) é adaptada para receber um ou mais grampos de montagem (100), cada grampo possuindo pegadores flexíveis para receber a barra vertical (17).
8. Espelho retrovisor (10) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que: a armação (11) possui uma tela central com uma superfície traseira, na qual são formadas as ranhuras (52) de retenção da barra.
9. Espelho retrovisor (10) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que: a borda de avanço (150) possui um raio de curvatura maior do que a borda de fuga (151).
10. Espelho retrovisor (10) de acordo com a reivindicação1, caracterizado pelo fato de que: cada par de aberturas de passagem (24) de topo e fundo auxiliares que recebem a barra vertical (17) são fornecidos com um olhal perfurado (26).
11. Espelho retrovisor (10) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que: um exterior da cobertura (13) é inclinada com referência à superfície plana frontal da armação (11).
12. Espelho retrovisor (10) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que: uma linha divisória entre a armação (11) e a cobertura (13) é inclinada com referência à superfície plana frontal da armação (11), de modo a assim permitir que um ângulo de profundidade adequado seja mantido na moldagem da cobertura (13).
BRPI0816280-8A 2007-09-03 2008-09-03 espelho retrovisor BRPI0816280B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
AU2007904749 2007-09-03
AU2007904749A AU2007904749A0 (en) 2007-09-03 Rear View Miror
PCT/AU2008/001303 WO2009029978A1 (en) 2007-09-03 2008-09-03 Rear view mirror

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0816280A2 BRPI0816280A2 (pt) 2020-08-04
BRPI0816280B1 true BRPI0816280B1 (pt) 2021-02-09

Family

ID=40428357

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0816280-8A BRPI0816280B1 (pt) 2007-09-03 2008-09-03 espelho retrovisor

Country Status (10)

Country Link
US (1) US8449126B2 (pt)
EP (1) EP2197705B1 (pt)
JP (1) JP2010537883A (pt)
CN (1) CN101827728B (pt)
AU (1) AU2008295436B2 (pt)
BR (1) BRPI0816280B1 (pt)
CA (1) CA2697515A1 (pt)
MX (1) MX2010002481A (pt)
NZ (1) NZ584313A (pt)
WO (1) WO2009029978A1 (pt)

Families Citing this family (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8047665B2 (en) * 2009-06-15 2011-11-01 Smr Patents S.A.R.L. Rearview mirror assembly having a composite reflective surface
EP2415640B1 (de) * 2010-08-03 2013-02-13 SMR Patents S.à.r.l. Außenrückspiegel und Verfahren zu dessen Montage
US8500291B2 (en) * 2011-02-22 2013-08-06 Smarttruck Systems, Llc Devices and methods for reducing vehicle drag
US9187040B2 (en) * 2012-11-30 2015-11-17 William Ebert Adjustable extremely large mirror for a vehicle
CN103963710A (zh) * 2013-01-29 2014-08-06 吴崇芳 一种广角画线汽车反光镜镜片
US9205778B2 (en) 2013-03-14 2015-12-08 SmartTruck Systems, LLC. Drag reducing mirror assemblies for vehicles
DE102013108049B4 (de) * 2013-07-26 2015-07-23 SMR Patents S.à.r.l. KFZ-Außenrückblickspiegelmodul und KFZ-Außenrückblickspiegel
GB2519096B (en) * 2013-10-09 2016-03-09 Milenco Ltd A clamp
WO2016054685A1 (en) * 2014-10-10 2016-04-14 Michael Ferman Quick release mechanism for pole mounted mirror
US10259391B2 (en) 2014-10-16 2019-04-16 Honda Motor Co., Ltd. Side mirror device
JP6159699B2 (ja) * 2014-10-16 2017-07-05 本田技研工業株式会社 サイドミラー装置
CA3042461A1 (en) * 2018-06-08 2019-12-08 Lucerix International Company Rear view mirror
CN109131095A (zh) * 2018-08-30 2019-01-04 杭州锦上行镜业有限公司 一种汽车后视镜的总成装置
USD964249S1 (en) * 2019-04-25 2022-09-20 Waymo Llc Perimeter sensor housing

Family Cites Families (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR648715A (fr) * 1928-02-14 1928-12-13 Dispositif latéro-viseur pour véhicules
US4456333A (en) * 1982-03-15 1984-06-26 Hewitt Delbert C Side view mirror for vehicles
JPS6111438U (ja) * 1984-06-28 1986-01-23 昭和飛行機工業株式会社 車輛用ミラ−ステ−
US4787726A (en) * 1987-03-09 1988-11-29 Hendricks Richard M Remotely controlled vehicle mirror with slip clutch
US5621577A (en) * 1990-03-29 1997-04-15 Mekra Rangau Plastics Gmbh & Co. Kg External rear-view mirror for commerical vehicles
US5268796A (en) * 1992-09-22 1993-12-07 Reg Tomerlin Powered vehicle mirror
US5438457A (en) * 1994-08-03 1995-08-01 Moore; Phillip H. Obstruction eliminator
US6059419A (en) * 1996-09-10 2000-05-09 Rosco, Inc. Single shell, double view vehicular mirror having manual adjustability and precision hinge plate
US6398376B2 (en) * 1996-01-16 2002-06-04 Rosco Inc. Side break-away rear view mirror assembly with telescopic support brace
US5798882A (en) * 1996-03-22 1998-08-25 Sabine Lang Rear-view mirror assembly with internal antenna mount
US5760980A (en) * 1996-03-22 1998-06-02 Heinrich Lang Rear-view mirror assembly
US5687035A (en) * 1996-03-22 1997-11-11 Heinrich Lang Rear-view mirror assembly having dual motor driven mirrors
GB2315720A (en) * 1996-08-01 1998-02-11 Josef Petr Prokopius Side-viewing mirror unit for motor vehicles
JP3061821U (ja) * 1999-03-03 1999-09-24 株式会社カシムラ 2枚鏡式自動車用サイドミラ―
US6474822B2 (en) * 1999-07-14 2002-11-05 David Swindon Potentiometer for motorized mirror
JP4055376B2 (ja) * 2001-06-25 2008-03-05 市光工業株式会社 車両用アウターミラー
DE10351660B4 (de) * 2003-11-05 2007-11-15 Mekra Lang Gmbh & Co. Kg Tragarm für Fahrzeugspiegel

Also Published As

Publication number Publication date
US8449126B2 (en) 2013-05-28
US20100202072A1 (en) 2010-08-12
BRPI0816280A2 (pt) 2020-08-04
NZ584313A (en) 2012-10-26
WO2009029978A1 (en) 2009-03-12
CN101827728B (zh) 2013-02-13
EP2197705A1 (en) 2010-06-23
AU2008295436A1 (en) 2009-03-12
MX2010002481A (es) 2010-06-23
EP2197705A4 (en) 2011-06-01
CN101827728A (zh) 2010-09-08
EP2197705B1 (en) 2013-03-27
AU2008295436B2 (en) 2012-12-13
JP2010537883A (ja) 2010-12-09
CA2697515A1 (en) 2009-03-12

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0816280B1 (pt) espelho retrovisor
ES2271813T3 (es) Conjunto de parte delantera de vehiculo automovil que comprende medios perfeccionados de fijacion y ajuste en posicion, y vehiculo automovil provisto de dicho conjunto.
BR112018008162B1 (pt) Cartucho de barbear e lâmina de barbear
ES2211425T3 (es) Disposicion de fijacion.
ES2499365T3 (es) Montaje guardabarros ajustable
DE3218774C2 (pt)
ES2707673T3 (es) Carcasa para sillín de bicicleta
ES2272015T3 (es) Sistema metaloplastico de fijacion de piezas.
BRPI0707731B1 (pt) Estrutura de piso de um corpo do veículo
BR112012018647B1 (pt) estrutura de carenagem de veículo do tipo de montar
BR102013021917B1 (pt) Estrutura da porção traseira para um veículo do tipo selim
TWI343339B (en) Vehicle with cowling
BRPI1102810A2 (pt) membro de interior de veÍculo
ES2745465T3 (es) Dispositivo para la fijación de un elemento de equipamiento de un automóvil
BR102015007604A2 (pt) chave de torque
BR102016006835B1 (pt) Estrutura frontal para veículo do tipo para montar
BR102016002834A2 (pt) estrutura traseira de motocicleta
ES2286580T3 (es) Tablero frontal para vehiculos automoviles.
DE102015215319A1 (de) Vorrichtung zum Halten eines Schilds
JP4129581B2 (ja) コーン用取付プレート
JP4254414B2 (ja) 車両用アウターミラー装置
BR102022024334A2 (pt) Clipe para fixação de guarnição em pilar de uma estrutura de carroceria
WO2020053457A1 (es) Accesorio para el ajuste de gorras
BR112014015338B1 (pt) Estrutura frontal para veículo do tipo de montar
BRMU9000047Y1 (pt) Disposição construtiva em conjunto de acabamento aplicado em capota

Legal Events

Date Code Title Description
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 09/02/2021, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.