BRPI0813386B1 - Granular detergent composition, process for washing textile tissues through machine or manually and process for the manufacture of a granular detergent composition - Google Patents

Granular detergent composition, process for washing textile tissues through machine or manually and process for the manufacture of a granular detergent composition Download PDF

Info

Publication number
BRPI0813386B1
BRPI0813386B1 BRPI0813386B1 BR PI0813386 B1 BRPI0813386 B1 BR PI0813386B1 BR PI0813386 B1 BRPI0813386 B1 BR PI0813386B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
composition according
weight
sodium
composition
thiosulfate
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Publication date

Links

Description

Relatório Descritivo de Patente de Invenção Composição Detergente Granular, Processo para a Lavagem de Tecidos Têxteis Através de Máquina ou Manualmente e Processo PARA A FABRICAÇAO DE UMA COMPOSIÇÃO DETERGENTE GRANULAR Campo Técnico [0001] A presente invenção refere-se a composições detergentes granulares, mais particularmente, a composições detergentes granulares que compreendem éster de alquil, em particular, tensoativo de sulfonato de ácido graxo de éster de alquil e grânulos de enzima.
Antecedentes da Invenção [0002] As composições detergentes de lavanderia contêm, há muito anos, sulfonato aniônioo ou tensoativo de sulfato, por exemplo, sulfonato de alquil benze no linear (LAS) ou sulfato de alquil primário (PAS), juntamente com tensoativos não-iôníeos de álcool etoxilado. Os tensoativos não-iônicos de álcool etoxilado usados nas composições de detergente de lavanderia incluem tipicamente alcoóís Ci0-Ci6 etoxilados que possuem um grau médio de etoxilação de 3 a 9.
[0003] Mais recentemente, as composições detergentes granulares têm sido propostas, sendo que parte ou todo o sulfonato de alquil benzeno linear foi substituído por sulfonato de ácido graxo de éster de metíl (MES), que possui a fórmula; em que Ak = cadeia de alquil C-u.ie predominantemente linear.
[0004] O nome IUPAC para, por exemplo, um denominado MES de C16 é ácido Hexadecanóico, 2-sulfo-, 1-metiléster, sal de sódio (C17H33Na05S).
[0005] O sulfonato de éster de metila pode ser obtido por sulfonação de diversas matérias-primas de éster de metil à base de óleo renovável derivado a partir de, por exemplo, coco (C12-C14), semente de palma (C8-18), estearina de palma (C16-18) ou sebo (C16-18). Além da origem renovável, o MES é de especial interesse devido à boa biodegradabilidade, detergência e tolerância à dureza do cálcio, [00061 EP-A-I 634 941 (Lion) ou WO-A-01 /90284 (Huish) apresentam detergentes granulares com alta densidade volumétrica que contém tensoatívos (incluindo o-sulfo-ésteres de ácido graxo), (bi)carbonato, zeólito e um polímero que contém unidades de ácido mono- e di-carboxílico insaturado monoetilénico.
[00071 Embora a substituição (parcial) do LAS por sulfonato de ácido graxo de éster de metil (MES) possa parecer simples, os presentes inventores se depararam, inesperada mente, com um problema de mau cheiro que ocorria mediante armazenamento.
[0008] Supreendentemente, descobriu-se agora que esse problema de mau cheiro pode ser evitado através da composição detergente granular, de acordo com a invenção, que compreende de 1 a 30% por peso de um tensoativo de sulfonato de ácido graxo de éster de alquil e grânulos de enzima, em que a dita composição é substancial mente livre de tiossulfato.
Sumário da Invenção [0009] De acordo com um primeiro aspecto da invenção, é fornecida uma composição detergente granular que compreende de 1 a 30% por peso de um tensoativo de sulfonato de ácido graxo de éster de alquil e 0,1 a 10% por peso de grânulos de enzima, em que a dita composição è substancial mente livre de tiossulfato.
[0010] De acordo com um segundo aspecto da invenção, é fornecido um tablete detergente obtido através da compressão da composição detergente granular, de acordo com a invenção, [0011] De acordo com um terceiro aspecto da invenção, é fornecido um processo para lavagem de tecidos têxteis por máquina ou mio caracterizado por compreender a etapa de imersão dos tecidos em um licor de lavagem que compreende água, na qual uma composição detergente granular ou tablete detergente, de acordo com a invenção, é dissolvido ou disperso.
[0012] De acordo com um quarto aspecto da invenção, é fornecido um processo para a fabricação de uma composição ou tablete detergente granular, de acordo com a invenção.
Descrição Detalhada da Invenção [0013] A composição detergente granular da invenção compreende de 1 a 30% por peso de um tensoativo de sulfonato de ácido graxo de éster de alquil, preferencial mente tensoativo de sulfonato de ácido graxo de éster de metil, e grânulos de enzima. Preferencialmente, a quantidade de ésteres de ácido graxo α-sulfo é de 1 a 15% por peso, mais preferencial mente de 3 a 8% por peso.
[0014] Os métodos de preparação de ésteres de ácido graxo α-sulfo são conhecidos pelos artesãos versados na técnica. (Consulte, por exemplo, US-A-587 500; US-A-5 384 422; US-A-5 382 677; US-A-5 329 030; US-A-4 816 188; e US-A-4 671 900; e The Journal of American Oil Chemists Society 52:323-29 (1975), cujas descrições se encontram aqui incorporadas a título de referência). Os ésteres de ácido graxo α-sulfo podem ser preparados a partir de uma diversidade de fontes, incluindo sebo bovino, óleo de semente de palma, óleo (olefna) de semente de palma, óleo (estearina) de semente de palma, óleo de coco, óleo de feijâo-soja, óleo de canola, óleo da palmeira cohune, manteiga de coco, óleo de palma, gordura branca, óleo de semente de algodão, óleo de milho, óleo de semente de colza, óleo de feijão-soja, gordura amarela, misturas dos mesmos ou frações desses. Os ácidos graxos adequados para produzir ésteres de ácido graxo α-sulfo incluem, mas sem limitação, ácidos graxos caprílico (Ce), cáprico «Cio), láuríco (C12}, mirístico (C14), miristoléico (C14), palmítico (Ci6), palmitoléico (Cie), esteárico (Cie), oléico (Cie), linoléico (Ci8), linolênico (Cie), ricinoléico (Ci8), araquídico (C2o), gadoléico (C2o), beênico (C22) e erúcico (C22). Os ésteres de ácido graxo α-sulfo preparados a partir de uma ou mais dessas fontes estão dentro do escopo da presente invenção.
[0015] As amostras de tensoativo de sulfonato de ácido graxo de éster de alquil preparadas em pó seco por meio dos processos de produção mencionados acima tipicamente contem de cerca de 75 a 85% por peso do tensoativo desejado. Entre os outros componentes em uma típica amostra de produção, há um de relevância específica para a presente invenção, o qual é o metilsulfato de sódio, tipicamente presente a (porém sem limitação) um nível de cerca de 1 a 10% com base no peso do MES como tal.
[0016] A composição também pode compreender um ou mais de outros tensoativos. O outro tensoativo está presente em uma quantidade de5 a 40 % por peso, preferencialmente de 7 a 30 % por peso com base no peso da composição total.
[0017] Os tensoativo são bem conhecidos para aqueles versados na técnica. Muitos compostos ativos por detergente adequados estão disponíveis e são completamente descritos na literatura, por exemplo, em “Surface-Active Agents and Detergents”, Volumes I e II, por Schwartz, Perry e Berch.
[0018] Os exemplos incluem sulfonatos de alquil benzeno, sulfonatos de alquil benzeno ramificado ou linear, sulfatos de álcool primário e secundário, particularmente sulfatos de álcool primário Ce-Cie; sulfatos de éter de alquil, sulfatos de olefina, incluindo sulfonatos de olefina alfa, sulfonatos de alcano, sulfonatos de xileno de alquil, sulfosuccinatos de dialquila e carboxilatos de alquil. Esses podem estar presentes como sais de sódio, potássio, cálcio ou magnésio ou misturas desses. Os sais de sódio são, em geral, preferidos.
[0019] O outro tensoativo é, de preferência, um tensoativo aniônico de sulfonato ou sulfato ou uma combinação dos mesmos. Mais preferencialmente, o tensoativo aniônico é o sulfonato de alquil benzeno linear ou o sulfato de alquil primário. Mais preferencialmente, o outro tensoativo é o sulfonato de alquil benzeno linear. O sulfonato debenzeno de alquil linear pode estar presente como sais de sódio, potássio ou metal terrestre alcalino ou misturas desses sais. Os sais de sódio são, em geral, preferidos.
[0020] O outro tensoativo também pode compreende um tensoativo não-iônico, preferencialmente um tensoativo não-iônico de álcool etoxilado com um grau médio de etoxilação na faixa de cerca de 3 a 9, preferencialmente de cerca de 3 a 7. O álcool pode ser derivado a partir de matéria-prima natural ou sintética. As matérias-primas de álcool preferenciais são coco e semente de palma, predominantemente C12-C14 e alcoóis C12-C15 de oxo.
[0021] O tensoativo não-iônico está adequadamente presente em uma quantidade de 1 a 20% por peso, preferencialmente de 1 a 10, mais preferencialmente de 2 a 6% por peso, mais preferencialmente de 3 a 5% por peso, com base no peso da composição total.
[0022] Os tensoativos ou componentes ativos detergentes adicionais podem compreender outros não-iônicos, como alquilpoliglucosídios, polihidroxiamidas (glucamida), etoxilatos de éster de metila e monoéteres de glicerol. Ademais, tensoativos anfotéricos e/ou tensoativos zwiteriônicos podem estar presentes. Os tensoativos catiônicos preferenciais são os sais de amônio quaternário da fórmula geral R^Rsf^N-l· X-, por exemplo, em que R1 é um grupo alquila C12-C14, R2 e R3 são grupos metila, R4 é um grupo 2- hidróxietila e X. é um íon de cloreto. Esse material está comercialmente disponível como Praepagen (Marca Registrada) HY junto à Clariant GmbH, na forma de uma solução aquosa de 40 % por peso.
[0023] Os tensoativos anfotéricos preferenciais são óxidos de amina, por exemplo, óxido de amina de dimetila de coco. Os tensoativos zwiteriônicos são betainas e, especialmente, amidobetainas. As betainas preferenciais são betainas de amidoalquil de alquil C8 a C18, por exemplo, betaina de amido de coco. Esses podem ser incluídos como co-tensoativos, preferencialmente presentes em uma quantidade de 0 a 10% por peso, mais preferencialmente 1 a 5% por peso, com base no peso da composição total.
Enzimas [0024] As composições detergentes da presente invenção compreendem uma ou mais de outras enzimas, as quais fornecem benefícios de desempenho de limpeza, cuidado com o tecido e/ou saneamento.
[0025] As enzimas adequadas para a incorporação em composições detergentes incluem, de preferência, protease, lípase, amilase, celulase, mananase e oxidase, peroxidase, oxido redutase, beta-glucanase, pectinase e/ou pectato liase. De modo mais preferencial, as composições contêm uma enzima ou protease proteolítica.
[0026] Os membros adequados dessas classes de enzima são descritos na nomenclatura de Enzima 1992: recomendações do Comitê de Nomenclatura da União Internacional de Bioquímica e Biologia Molecular na nomenclatura e classificações de enzimas, 1992, ISBN 0-12-227165-3, Academic Press. As informações mais recentes sobre a nomenclatura de enzimas estão disponíveis na Internet através do Servidor de Biologia Molecular ExPaSy (http://us.expasy.org/).
[0027] A composição pode conter enzimas adicionais, conforme encontrado em WO-A-01/007681, página 15, linha 25, à página 19, linha 29, bem como aquelas encontradas em WO-A-02/02726, página 16, linha 21, à página 19, linha 16 e aquelas encontradas em WO-A-02/02726, página 33, linha 28, à página 39, linha 34, cujos conteúdos estão aqui incorporados a título de referência. Também podem conter α-amilases maltogênicas, conforme descrito em WO-A-02/02726, página 5, linha 14, à página 11, linha 29. As a-amilases maltogênicas são Novamyl™ e Maltogenase™ disponível junto à Novozymes.
[0028] A composição também pode conter um variante de lipase de lanuginosa Humicola com substituições T231R + N233R, comercialmente disponível como Lipe™ junto à Novozymes ou outra variante, conforme descrito em WO-A-00/60063.
[0029] A composição também pode conter outras enzimas comerciais não descritas em nenhum dos relatórios descritivos anteriores, como as novas enzimas disponíveis junto à Novozymes. Mannaway™, Natalase™, Renozyme™, Ovozyme™, CeiluCIean™, Polarzyme™, Stainzyme™, Coronase™, Pectaaway™, Pectawash™, Termamyl Ultra™. E as novas enzimas disponíveis junto à Genencor: FN-3, FN-4, Purafect Prime™, Properase™.
[0030] Nas composições detergentes granulares ou de particulado, as enzimas de detergência sio empregadas em forma granular em quantidades de cerca de 0,1 a cerca de 10,0% por peso, preferencialmente de cerca de 0,2 a cerca de 3% por peso, mais preferencialmente de cerca de 0,2 a cerca de 1 % por peso.
[0031] Concluiu-se que é importante que as composições detergentes sejam substancialmente livres de tios sulfato. Já que, às vezes, os grânulos de enzima contêm tiossulfato, descobriu-se que é importante usar grânulos de enzima livres de tiossulfato. De preferência, os grânulos de enzima contêm menos do que 3% por peso, mais preferencial mente menos do que 1% por peso, mais preferencialmente ainda menos do que 0,1% por peso de tiossulfato. A quantidade de tiossulfato nas composições podem ser determinadas com o uso de técnicas analíticas padrão, O tiossulfato, no contexto dessa invenção, significa qualquer sal do mesmo, como metal de álcali, especiaimente sódio, porém, também sais de amônio, Monoetanol amina ou Trietanolamina.
Reforcador de detergência [0032] As composições da invenção podem conter um reforçador de detergência. Preferencial mente, o reforçador está presente em uma quantidade de 1 a menos do que 80% por peso com base no peso da composição total. Mais preferencialmente, a quantidade de reforçador é de 1 a 60 % por peso. Os reforçadores são bem conhecidos para aqueles versados na técnica. Muitos compostos reforça d o res adequados estão disponíveis. Os exemplos são zeólitos, tripolifosfato de sódio, si li cato em camadas, carbonato de sódio, bicarbonato de sódio, burqueíta, silícato de sódio e misturas dos mesmos.
Outros ingredientes detergentes opcionais [0033] Bem como os tensoativos, os reforçadores e as enzimas discutidas acima, as composições podem conter, opcionalmente, outros ingredientes ativos para intensificar o desempenho e as propriedades.
[0034] As composições da invenção podem conter de 0 a 85 % por peso de um sal não-reforçador inorgânico, como sulfato de sódio, sesquícarbonato de sódio, cloreto de sódio, cloreto de cálcio, cloreto de magnésio e calcita, preferencial mente, de 0 a 60% por peso, preferenciai mente de 0 a 40% por peso, com base no peso da composição total.
[0035] As composições da invenção podem conter um polímero de policarboxilato. Esses incluem homopolímeros e copolímeros de ácido acrílico, ácido maléico e ácidos acrílíco/maléicos. A publicação “Polymeric Dispersing Agents, Sokalan”, uma publicação impressa de BASF Aktiengesellschaft, D-6700 Ludwigshaven, Alemanha, descreve os polímeros orgânicos que são úteis. De preferência, o polímero de policarboxilato é selecionado a partir do grupo que consiste em poliacrilato de sódio, maleato de acrilato de sódio e misturas desses. Os exemplos de polímeros adequados incluem Sokalan CP5, ex poliacrilato BASF, a saber, copolímero de ácido acrílico maléico, com um sal de sódio.
[0036] As composições detergentes da invenção podem compreende um ou mais ingredientes opcionais selecionados a partir de um sabão, alvejantes de peroxiácido e de persal, atívadores de alvejante, catalisadores de alvejante de ar, sequestradores, éteres de celulose e ésteres, polímeros celulósicos, outros agentes de antiredeposição, bicarbonato de sódio, outros sais inorgânicos, fluorescedores, fotoalvejantes, pirrolidona de polivinil, outros polímeros inibidores de transferência de corante, controladores de espuma, reforçadores de espuma, ácido cítrico, polímeros de liberação de mancha, silicone, composto condicionadores de tecido, nódoas coloridas, como nódoas azuis, e perfume. Não se pretende que esta lista esteja completa.
Forma da composição [0037] As composições da invenção são composições detergentes granu lares, preferencialmente em forma de pó, que possuem um tamanho médio de partícula entre 200 e 800 micromeiros. De modo alternativo, as composições podem estar na forma de tablete. As composições podem ser formuladas para uso como detergentes para lavagem manual ou em máquina. Preparação da composição [0038] As composições granulares da invenção podem ser preparadas por qualquer processo adequado. Os pós de densidade volumétrica baixa à moderada podem ser preparados através de secagem por aspe mão de uma pasta aquosa e, opcíonalmente, de pós-dosagem (mistura a seco)de ingredientes adicionais. Os pós "concentrados” ou "compactos'4 podem ser preparados através de processos de mistura e granulação, por exemplo, com o uso de um misturador/granulador de alta velocidade, ou outros processos sem torre.
[0039] Os tabletes podem ser preparados através da compactação de pós, especialmente pós “concentrados”. A escolha de rota de processamento pode ser em parte ditada pela estabilidade ou termo-sensibilidade dos tensoativos envolvidos e a forma em que estão disponíveis. Em todos os casos, todos os ingredientes podem ser adicionados separadamente.
[8040] A invenção serã agora adicionalmente ilustrada pelos exemplos não-limitantes a seguir, nos quais as partes e porcentagens estão expressas por peso, a menos que seja indicado de outra maneira. Nos exemplos, as abreviações a seguir são usadas e os compostos possuem as funções indicadas: LAS de sódio: sulfonato de alquil benzeno Cio-Co de sódio (tensoativo aniônico) 7EO não-iônico: álcool graxo C13-C15 etoxilado com uma média de 7 unidades de oxido de etileno por mole (tensoativos não-iônicos) MÊS: sulfonato de éster de metila C16-C10 de sódio (cálcio 80 a 90% puro que possui um peso molecular médio de sal de sódio = 370 a 390 g/mol (tensoativo aniônico) STP: Tripolifosfato de sódio (reforçador de complexação) Zeólito 4A: aluminosilicato de sódio com Si: razão 1 de Al (reforçador de troca de íon) Carbonato de sódio (reforçador e tampão de precipitação) Calcita (carga) Disilicato de sódio (reforçador e tampão; silicato alcalino) Polímero: tipo de polímero de ácido acrílico/ácido maléico (anti-redeposição, anti-calcinação ou co-reforçador) SCMC: celulose de carbóximetil de sódio (polímero anti-redeposição) Fluorescedor (clareadores ópticos) Sulfato de sódio (sal de carga) Cloreto de sódio (sal de carga) Nódoas: indício visual.
Monohidrato de perborato de sódio; alvejante (peróxido de hidrogênio). MS: metilsulfato de sódio, química disponível junto à Aldrich.
Tiossulfato de sódio: química disponível junto à BDH Prolabo.
Polarzyme 12,0 T: grânulo de enzima de protease disponível junto à Novozymes; o grânulo contém tiossulfato de sódio como estabilizante.
Savinase24,0 GTT (12,0 ou 24,0 T): grânulo de enzima de protease disponível junto à Novozymes; o grânulo contém tiossulfato de sódio como estabilizante.
Stainzyme 12,0 T: grânulo de enzima de amilase disponível junto à Novozymes; o grânulo contém tiossulfato de sódio como estabilizante.
Termamyl 60 T: grânulo de enzima de amilase disponível junto à Novozymes; o grânulo contém tiossulfato de sódio como estabilizante.
Properase 1000M: grânulo de enzima de protease disponível junto à Genencor; o grânulo é livre de tiossulfato de sódio.
Purafect 3450M: grânulo de enzima de protease disponível junto à Genencor; o grânulo é livre de tiossulfato de sódio.
Lipex 100 T: grânulo de enzima de lípase disponível junto à Novozymes; o grânulo é livre de tiossulfato de sódio.
Savinase pura: pó de enzima de protease puro disponível junto à Novozymes; sem revestimento e tiossulfato de sódio.
Grânulo artificial: grânulo disponível junto à Novozymes sem enzimas e tiossulfato de sódio. BSA: Albumina de Soro Bovino; proteína modelo.
Exemplo 1 [0041] As Tabelas seguintes mostram a composição das formulações usadas nos exemplo 3 a 5: . - · 100,0 ’ 100,0 ' 100,0 ' 100,0 ' 1 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 ' ’ ‘ ‘ ioão ‘ 100,0 ‘ 100,0 ' 100,0 ' 100.0 ‘ 1007<Γ 100,0 ' 100,0 ' 100,0 100,0 Exemplo 2 [0042] A molécula de mau cheiro gerada durante o armazenamento foi identificada através de análises em espaço confinado "headspace" GC/MS como um dimetilsulfeto {abreviação DMS), predominantemente dimetüdisulfeto, dimetíltrisulfeto e dimetiltetrasulfeto, A severidade do mau cheiro devido a dimetilsulfetos podem ser melhor avaliados olfativa mente com o uso da seguinte escala de intensidade;
[0043] As amostras de diversos produtos foram armazenadas por 8 semanas em recipientes de vidro fechados em Temperatura Ambiente, 37°C/70%RH e 45°'C.
[0044] A 37°C/70%RH, os produtos também são armazenados em pacotes de papelão fechados.
Exemplo 3 [0045] MES em combinação com proteases que contém tiossulfato em diversos produtos.
[0046] E possíve concluir que o desenvolver do mau cheiro aumenta com o nível crescente de enzimas para todas as formulações com os diversos tipos de reforçador.
Exemplo 4 [0047] MES ou metilsulfato de sódio em combinação com as enzimas que contém tiossulfato.
[0048] A formação de mau cheiro parece ser acionada por uma interação entre as enzimas e o metilsulfato ao invés do próprio MÊS (observação: metilsulfato é um dos principais subprodutos formados durante a produção de MÊS).
Exemplo 5 [0049] Comparação das enzimas de protease com e sem o tiossulfato.
[0050] O mau cheiro ocorre devido a uma interação de MES/MS e tiossulfato (o qual está presente no interior dos grânulos de enzima da Novozymes), já que nenhum mau cheiro se desenvolve na presença de enzimas livres de tiossulfato disponível junto à Genencor, Exemplo 6 [0051] Misturas de MES ou metilsulfato com diversas enzimas (misturas de ingredientes únicos de 1:1) [0052] As misturas de 1:1 mostram novamente que o mau cheiro ocorre devido a uma interação de MES/MS e tiossulfato (o qual está presente no interior dos grânulos de enzima da Novozymes), já que nenhum mau cheiro se desenvolve na presença de enzimas livres de tiossulfato disponível junto à Genencor, Savinase pura, BSA e revestimento livre de tiossulfato dos grânulos da Novozyme. Além disso, um mau cheiro muito forte é gerado durante o armazenamento de MES/MS com tiossulfato como tal. O mau cheiro é identificado através da análise de headspace GC/MS como DMS.
Reivindicações

Claims (22)

1. Composição detergente granular, caracterizada por compreender de 1 a 30% por peso de um tensoativo de sulfonato de ácido graxo de éster de alquíl e 0,1 a 10% por peso de grânulos de enzima, em que os grânulos de enzima contêm menos de 0,3% por peso de tiossulfato, e em que a composição detergente compreende metilsulfato.
2. Composição de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo tensoativo de sulfonato de ácido graxo de éster de alquíl ser o tensoativo de sulfonato de ácido graxo de éster de metil.
3. Composição de acordo com a reivindicação 2, caracterizada por conter de 0,5 a 10% de sulfato de metil, com base na quantidade de sulfonato de ácido graxo de éster de metil.
4. Composição de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2 ou 3, caracterizada pela enzima ser selecionada a partir do grupo que consiste em protease, lípase, amilase, celulase, ma nana se e óxido redutase.
5. Composição de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 4, caracterizada pela dita composição conter menos do que 0,3% por peso de tiossulfato.
6. Composição de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelos grânulos de enzima conterem menos do que 1% por peso de tiossulfato.
7. Composição de acordo com a reivindicação 1 ou 6, caracterizada pelos grânulos de enzima contêrem menos do que 0,1% por peso de tíossulfato.
8. Composição de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 7, caracterizada por compreender adicionalmente o sulfonato de alquíl benzeno linear.
9. Composição de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 8, caracterizada por compreender um tensoativo não-iônico de álcool etoxilado.
10. Composição de acordo com a reivindicação 9, caracterizada pelo tensoativo não-iônico de álcool etoxilado possuir um grau médio de etoxilação n de 3 a 7.
11. Composição de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 9, caracterizada por compreender um reforçador em uma quantidade de 1 a 60% por peso.
12. Composição de acordo com a reivindicação 11, caracterizada por compreender um reforçador em uma quantidade de 1 a 40% por peso.
13. Composição de acordo com a reivindicação 11 ou 12, caracterizada pelo dito reforçador ser selecionado a partir do grupo que consiste em zeólito, tripolifosfato de sódio, silicato em camadas, carbonato de sódio, bicarbonato de sódio, burqueíta, silicato de sódio e misturas dos mesmos.
14. Composição de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 13, caracterizada por compreender sulfato de sódio em uma quantidade de 2 a 50% por peso.
15. Composição de acordo com a reivindicação 14, caracterizada por compreender sulfato de sódio em uma quantidade de 10 a 40% por peso.
16. Composição de acordo com a reivindicação 13, caracterizada pelo silicato de sódio estar presente em uma quantidade de 1 a 20% por peso.
17. Composição de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 16, caracterizada por compreender adicionalmente um tensoativo catiônico em uma quantidade de 0,1 a 5% por peso.
18. Composição de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 17, caracterizada por compreender, ainda, um polímero de policarboxilato selecionado a partir do grupo que consiste em poliacrilato de sódio, maleato de acrilato de sódio e misturas dos mesmos.
19. Composição de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 18, caracterizada por compreender ainda, um ou mais ingredientes opcionais selecionados a partir de sabão, alvejantes de peroxiácido e de persal, ativadores de alvejante, catalisadores de alvejante de ar, seqüestradores, ésteres e éteres de celulose, polímeros celulósicos, outros agentes de antiredeposição, fluorescedores, fotoalvejantes, pirrolidona de polivinil, outros polímeros inibidores de transferência de corante, controladores de espuma, reforçadores de espuma, colorante, ácido cítrico, polímeros de liberação de mancha, compostos condicionadores de tecidos, nódoas coloridas e perfume.
20. Composição detergente de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 19, caracterizada pelo fato de que a composição está na forma de um tablete.
21. Processo para a lavagem de tecidos têxteis através de máquina ou manualmente, caracterizado por compreender a etapa de imersão dos tecidos em um licor de lavagem compreendendo água, na qual uma composição detergente granular conforme definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 20 está dissolvida ou dispersa.
22. Processo para a fabricação de uma composição detergente granular, caracterizado por ser conforme definido em qualquer uma das reivindicações de 1 a 20.

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CN101688152B (zh) 粒状加酶洗涤剂组合物
CA2182158C (en) Detergents and cleaners containing iminodisuccinates
AU611292B2 (en) Detergent composition
CA2034666C (en) Detergent composition
DE4402051A1 (de) Gerüststoff für Wasch- oder Reinigungsmittel
BR0211409B1 (pt) Composição granular colorida, composição detergente particulada de lavagem de roupa e processo para a fabricação de uma composição granular colorida
JPH09507205A (ja) ケイ酸塩ビルダー及び洗濯又は洗浄剤におけるその使用並びに同分野において使用する多成分混合物
CA2412252C (en) Post-added .alpha.-sulfofatty acid ester compositions and methods of making and using the same
JPH01104883A (ja) 布地を柔軟にするための組成物
US10781401B2 (en) Structured washing agent or cleaning agent with a flow limit
GB2076011A (en) Coated white diphenyl and stilbene fabric brighteners
JP3810847B2 (ja) 高密度粉末洗剤組成物
JP2009504836A (ja) アルキルベンゼンスルホネートおよび水和性物質を含む固体洗濯洗浄組成物
ES2232639T3 (es) Composicion con motas coloreadas y composiciones de detergente particulado para lavanderia que la contienen.
US6534464B1 (en) Compositions containing α-sulfofatty acid ester and polyalkoxylated alkanolamide and methods of making and using the same
GB2278125A (en) Detergent composition
BR0313827B1 (pt) Composição detergente para lavagem
BRPI0813386B1 (pt) Granular detergent composition, process for washing textile tissues through machine or manually and process for the manufacture of a granular detergent composition
GB2278124A (en) Detergent composition
ES2268164T3 (es) Composicion detergente en forma de pastilla.
ES2268443T3 (es) Composiciones detergentes.
EP0682693B1 (de) Gerüststoff für wasch- oder reinigungsmittel
JPH05502471A (ja) 液体漂白組成物
CN1301295A (zh) 含有流动性增强的圆柱形漂白活化剂挤出物的洗涤剂组合物
JPH07508055A (ja) 洗浄用および清浄用顆粒