BRPI0810901B1 - Cúpula de ventilador e acionamento - Google Patents

Cúpula de ventilador e acionamento Download PDF

Info

Publication number
BRPI0810901B1
BRPI0810901B1 BRPI0810901-0A BRPI0810901A BRPI0810901B1 BR PI0810901 B1 BRPI0810901 B1 BR PI0810901B1 BR PI0810901 A BRPI0810901 A BR PI0810901A BR PI0810901 B1 BRPI0810901 B1 BR PI0810901B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
fan
dome
fan dome
fact
region
Prior art date
Application number
BRPI0810901-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Petr Osipov
Karl-Heinz Tröndle
Michael Riffel
Original Assignee
Sew-Eurodrive Gmbh & Co. Kg
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Sew-Eurodrive Gmbh & Co. Kg filed Critical Sew-Eurodrive Gmbh & Co. Kg
Publication of BRPI0810901A2 publication Critical patent/BRPI0810901A2/pt
Publication of BRPI0810901B1 publication Critical patent/BRPI0810901B1/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F04POSITIVE - DISPLACEMENT MACHINES FOR LIQUIDS; PUMPS FOR LIQUIDS OR ELASTIC FLUIDS
    • F04DNON-POSITIVE-DISPLACEMENT PUMPS
    • F04D29/00Details, component parts, or accessories
    • F04D29/66Combating cavitation, whirls, noise, vibration or the like; Balancing
    • F04D29/661Combating cavitation, whirls, noise, vibration or the like; Balancing especially adapted for elastic fluid pumps
    • F04D29/663Sound attenuation
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F04POSITIVE - DISPLACEMENT MACHINES FOR LIQUIDS; PUMPS FOR LIQUIDS OR ELASTIC FLUIDS
    • F04DNON-POSITIVE-DISPLACEMENT PUMPS
    • F04D29/00Details, component parts, or accessories
    • F04D29/70Suction grids; Strainers; Dust separation; Cleaning

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Structures Of Non-Positive Displacement Pumps (AREA)

Abstract

cúpula de ventilador e acionamento a presente invenção refere-se a uma cúpula de ventilador (3) e acionamento, sendo que estão dispostas fendas (1) para redução da emissão de ruído na periferia da cúpula do ventilador (3), sendo que as fendas (1) são de tal maneira dispostas que constituem obstáculo à difusão das frações de vibração transferidas.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para CÚPULA DE VENTILADOR E ACIONAMENTO.
[001] A presente invenção refere-se a uma cúpula de ventilador e a um acionamento.
[002] Da US 5 118 252 é conhecida uma cúpula de ventilador, que torna possível alcançar ruídos operacionais reduzidos por áreas de reforço (conforme coluna 4, linha 21 e concretizações deste documento). A fabricação da cúpula de ventilador é então muito dispendiosa, exceto como peça moldada a injeção de plástico.
[003] Da US 6 896 095 B2 é conhecida uma cúpula de ventilador, em que são evitados ruídos de fluxo por meio de recessos.
[004] Da JP 072 985 A é conhecida uma máquina rotativa com estator e rotor bem como ventilador.
[005] Da JP 622 178 33 é conhecido um motor elétrico, que apresenta um ventilador. É então prevista uma cúpula de ventilador, que abrange caixas de ressonância, provavelmente ressoadores Helmholtz, para absorção de vibrações de determinadas frequências.
[006] A invenção tem, portanto, como objetivo aperfeiçoar a segurança e a proteção ambiental, sendo que devem ser especialmente reduzidas as emissões com acionamentos industriais.
[007] Segundo a invenção, o objetivo é alcançado na cúpula de ventilador e no acionamento.
[008] Características importantes da invenção são que na cúpula de ventilador estão dispostas fendas para redução da emissão sonora na periferia da cúpula do ventilador, sendo as fendas de tal maneira dispostas que constituem obstáculo à difusão de frações de vibrações transferidas, especialmente na região de união de frações de vibrações transferidas.
[009] Alternativamente segundo as importantes características da invenção, a cúpula de ventilador abrange regiões de união para fixa
Petição 870190040422, de 29/04/2019, pág. 4/25
2/14 ção da cúpula do ventilador a um componente apresentado ruído de estrutura, sendo as fendas previstas para redução da irradiação de ruído do ar produzido pelo ruído de estrutura transferido pelas regiões de união.
[0010] Em outra alternativa segundo as importantes características da concretização, a cúpula de ventilador abrange regiões de união para fixação da cúpula do ventilador a um componente apresentado ruído de estrutura, sendo as fendas previstas como freio sonoro para ruído de estrutura transferido pelas regiões de união.
[0011] A cúpula do ventilador é prevista, por exemplo, para acionamentos industriais que abrangem, em geral, transmissões que são acionadas por motores elétricos, sendo os motores elétricos supridos por conversores de frequência. A operação dos conversores, modulada em amplitude de pulso, bem como outras grandezas elétricas, conduzem a forças temporalmente variadas em partes do acionamento. Por exemplo, vibrações são estimuladas por partes eletromagneticamente influenciadas. Essas vibrações produzem a irradiação de som como emissão para o meio ambiente. Especialmente vibrações também do alojamento do motor, abrangendo flange de suporte, são transmitidas por uniões aparafusadas à cúpula do motor aparafusada ao alojamento do motor e ali irradiadas como som.
[0012] É então vantajoso que com meios muito baratos as emissões sonoras possam ser reduzidas e, assim, melhorada a proteção ambiental. Além disso, a massa da disposição, portanto do acionamento, é reduzida e, com isso, o peso. Além disso, o material por ser economizado e assim também melhorada a proteção ambiental. Na invenção é, portanto, importante que ruído de estrutura seja de fato transferido aos pontos de fixação na cúpula do ventilador, mas por meio das fendas como freio sonoro ou obstáculo ao ruído de estrutura possa ser impedida a difusão do ruído de estrutura para outras regiões
Petição 870190040422, de 29/04/2019, pág. 5/25
3/14 da cúpula do ventilador ou ao menos reduzida. Assim até mesmo chapa pode ser selecionada como material para a cúpula do ventilador e, apesar disso, reduzida a conversão de ruído de estrutura em ruído do ar, que sem as fendas seria muito forte. As fendas são, portanto, dispostos na região em torno dos meios de fixação, a saber, de tal maneira que dificultam a difusão do ruído de estrutura. É então também importante o ruído de estrutura vibre em diversos modos, portanto apresente formas de vibração em direção radial, axial e semelhantes. Segundo a invenção as fendas são de tal maneira dispostas que os modos que perfazem a fração principal do ruído de estrutura transferido são evitados ou até mesmo impedidos pela forma e pela cunhagem das fendas.
[0013] Para distinção das formas de som aqui mencionadas, são os ruídos de fluxo e a emissão sonora a isso associada, que são ocasionados pela aleta do ventilador girando e os fluxos de ar assim produzidos. A invenção não se refere a essas emissões sonoras. A lista de sons corporais do dispositivo transferidos à cúpula do ventilador, mencionados segundo a invenção, é produzida pelo dispositivo, em que a cúpula do ventilador está fixada. Exemplo disso é um acionamento, cujo motor elétrico é alimentado por um conversor. De um lado, assim, são transferíveis vibrações pelo conversor; de outro lado, também são transferíveis vibrações pela corrente alternada dos enrolamentos do estator. Além disso, vibrações são provenientes também da transmissão ou de suportes e de componentes não completamente balanceados. Também há outras causas. Dessa maneira, é produzido ruído de estrutura que ocorre na parte de alojamento do acionamento, especialmente também em um quadro de mancal do motor elétrico do acionamento. Por meio das regiões de fixação são providas possibilidades de transferência para esse ruído de estrutura na cúpula do ventilador. Como a cúpula do ventilador é executada, no sentido do motor,
Petição 870190040422, de 29/04/2019, pág. 6/25
4/14 essencialmente redonda ou como polígono arredondado, igualmente o motor é executado, no sentido da cúpula do ventilador, essencialmente redondo, sendo que aletas de refrigeração e semelhantes não são consideradas. Portanto, uma fração essencial do ruído de estrutura transferido se difunde em direção periférica e uma outra fração importante também em direção axial. Correspondentemente, as fendas são de tal maneira executadas que a difusão pode ser reduzida ou até mesmo eliminada.
[0014] De preferência, como material para a cúpula do ventilador pode ser selecionada uma chapa, especialmente chapa de aço. Assim, as fendas podem ser produzidas por estampagem de modo simples e rápido. Além disso, pode ser alcançada uma alta resistência contra solicitações mecânicas, especialmente à diferença do emprego de plástico.
[0015] Em uma configuração vantajosa, com eliminação das fendas, a fração essencial das frações de vibração transferidas se difundiria em direção periférica e/ou em direção axial. É então vantajoso que as fendas sejam de tal maneira moldáveis que possa ser impedida ou evitável a difusão dessas frações essenciais.
[0016] Em uma configuração vantajosa, as fendas são orientadas em direção axial e/ou periférica. Quando as fendas são orientadas em direção axial, vantajosamente podem ser reduzidas as amplitudes de vibração de modos radiais, que se difundiriam também em direção periférica a partir das regiões de transferência. Com orientação em direção periférica, vantajosamente, correspondentemente podem ser reduzidas amplitudes de vibração de outros modos. Especialmente podem também ser combinados ambos os tipos de fenda.
[0017] Com uma configuração vantajosa, as fendas envolvem em forma de arco, em forma de U e/ou em forma de C as regiões de transferência. Especialmente, então, a abertura do arco, do U ou do C é
Petição 870190040422, de 29/04/2019, pág. 7/25
5/14 orientada em direção axial. É então vantajoso que a difusão de correspondentes modos na cúpula do ventilador possa ser evitada ou ao menos reduzida.
[0018] Em uma configuração vantajosa, as regiões de transferência abrangem regiões de união, especialmente ligações aparafusadas, com o alojamento do motor, especialmente com um quadro de mancal do alojamento do motor. É então vantajoso que possam ser utilizados meios de união usuais, pelos quais pode ser transferido também o ruído de estrutura. Portanto, não precisam ser empregados meios de união amortecedores de som, como por exemplo discos intermediários de plástico ou parafusos de plástico. Quando de um emprego desses meios, naturalmente ainda podem ser alcançadas maiores reduções das emissões sonoras.
[0019] Com uma configuração vantajosa, a cúpula do ventilador abrange em uma primeira etapa axial uma região cilíndrica, em uma segunda região axial uma região chanfrada e em uma terceira região axial uma grade de cúpula de ventilador. É então vantajoso que possam ser previstas outras fendas redutoras de som. Além disso, elas são de fabricação barata.
[0020] Em uma configuração vantajosa, as fendas se estendem em direção axial apenas parcialmente pela largura da região cilíndrica. É então vantajoso que a estabilidade da cúpula do ventilador seja apenas ligeiramente afetada. Especialmente se estendem a partir da borda ou estão previstas apenas no interior da cúpula do ventilador.
[0021] Em uma configuração vantajosa, as regiões de união, especialmente uniões aparafusadas, formam com o alojamento do motor na periferia um ângulo de a =---- entre si. É então vantajoso que na n
invenção possa ser previsto um número qualquer desejado de pontos de fixação na periferia.
[0022] Em uma configuração vantajosa, uma fenda respectivamenPetição 870190040422, de 29/04/2019, pág. 8/25
6/14 te disposta em direção periférica antes da região de união apresenta
X um ângulo β para com a região de união, ao qual se aplica 0 < β < —,
X X especialmente — < β < —. Igualmente uma fenda 1 disposta respectivamente em direção periférica depois da região de união apresenta
X um ângulo γ para com a região de união, ao qual se aplica 0 < γ < —,
X X ' especialmente — < γ < —. é então vantajoso que possa ser alcançada uma redução especialmente boa da emissão de ruído do ar, especialmente em motores elétricos com uma potência entre 0,3 kW e 500 kW e com um número de rotações entre 0 e 500 revoluções por minuto.
[0023] Em uma configuração vantajosa, é válido para a dilatação axial t da fenda, sendo c a distância do ponto central da região de união para com a borda da cúpula do ventilador. É então vantajoso que, assim, nos motores elétricos com uma potência entre 0,3 kW e 500 kW e com um número de rotações entre 0 e 5000 de revoluções por minuto, possa ser alcançada uma redução especialmente boa das emissões de ruído do ar.
[0024] Em uma configuração vantajosa, o ângulo γ e o ângulo β são iguais em valor. É então vantajoso que possa ser obtida uma fabricação simples e uma redução especialmente boa da emissão de ruído do ar.
[0025] Em uma configuração vantajosa, as fendas dispostas respectivamente em direção periférica depois e antes da região de união são dispostas simetricamente para com a região de união. É então vantajoso que.....
[0026] Em uma configuração vantajosa, disposição e conformação das fendas são de tal maneira executadas que as emissões sonoras são reduzidas. É então vantajoso que o tipo de conformação não au
Petição 870190040422, de 29/04/2019, pág. 9/25
7/14 mento os custos e, assim, seja previsto um método barato para a redução da emissão.
[0027] Em uma configuração vantajosa, as fendas estão dispostas na periferia da cúpula do ventilador entre parafusos de fixação, especialmente à volta da mesma. É então vantajoso que grandes amplitudes de vibração de ondas circulantes e também de ondas estacionárias que ali ocorrem possam ser reduzidas.
[0028] Em uma configuração vantajosa, a cúpula do ventilador tem uma função provedora de alojamento para um ventilador e/ou um sensor angular unido com o eixo do motor. É então vantajoso que a cúpula de ventilador represente uma parte de alojamento, que difunde pouca emissão sonora de maneira conveniente em custo.
[0029] Características importantes no acionamento são que ele abranja ao menos um motor elétrico e/ou uma transmissão, estando fendas dispostas em ao menos uma parte de alojamento para redução da emissão sonora. Por exemplo, a parte de alojamento é uma aleta de resfriamento, uma caixa de conexão ou uma cúpula de ventilador. Partes especialmente planas ou finas, como aletas ou cúpulas, contribuem sem as fendas para consideráveis frações da emissão sonora.
[0030] É então vantajoso que o acionamento possa ser executado por medidas simples e baratas, como fendas de partes, de modo redutor do som. Em todo caso, o ruído de estrutura produzido pelo motor e/ou acionamento, que é transferido à parte de alojamento em suas respectivas regiões de fixação e/ou regiões de união para união com o motor e/ou transmissão, pode ser impedido em sua difusão dentro da parte de alojamento ou ao menos dificultada a sua difusão. Assim, então, na parte de alojamento ocorre apenas pouco ruído de estrutura e, por conseguinte, apenas pouco ruído do ar é produzido e irradiado. Desse ruído do ar segundo a invenção deve ser distinguido aquele ruído do ar que é produzido por fluxos de ar nas aletas do ventilador
Petição 870190040422, de 29/04/2019, pág. 10/25
8/14 e/ou em recessos da cúpula do ventilador.
[0031] Em uma configuração vantajosa, uma parte de alojamento é uma aleta de refrigeração, uma caixa de conexão ou uma cúpula de ventilador. É então vantajoso que as fendas possam ser previstas em diferentes componentes, não sendo incondicionalmente empregável uma parte de chapa, mas sim também uma parte fundida.
[0032] Em uma configuração vantajosa, regiões de união, especialmente abrangendo parafusos de fixação, que podem ser aparafusados em perfurações de rosca do alojamento do motor, estão previstas para união da cúpula do ventilador com o alojamento do motor, especialmente então ruído de estrutura do alojamento do motor através das regiões de união para a cúpula do ventilador. É então vantajoso que de fato ruído de estrutura possa ser transferido pela região de união, mas que então meios simples, como fendas, sejam empregados para a redução da difusão do ruído de estrutura para a parte de alojamento. Com isso então também dessa parte de alojamento, especialmente cúpula de ventilador, pode ser irradiado menos ruído do ar produzido do ruído de estrutura.
[0033] Em uma configuração vantajosa, fendas estão dispostas em regiões da cúpula do ventilador com menos rigidez ou resistência. É então vantajoso que precisamente nessas regiões ocorreriam grandes amplitudes sem as fendas. Devido ao fato de que as fendas são executadas apenas pequenas, portanto curtas, é então a resistência reduzido de modo apenas não essencial, mas reduzida a capacidade de vibração, pelas fendas é especialmente impedida a formação e difusão de ondas circulantes e pulsantes.
[0034] Em uma configuração vantajosa, fendas estão dispostas na segunda ou terceira região axial da cúpula do ventilador. É então vantajoso que possam ser eliminadas ou ao menos reduzidas correspondentes vibrações.
Petição 870190040422, de 29/04/2019, pág. 11/25
9/14 [0035] Outras vantagens resultam das concretizações.
[0036] A invenção será agora detalhadamente explicada com auxílio de figuras.
[0037] Na figura 1 está representada uma cúpula de ventilador segundo a invenção para o acionamento.
[0038] A cúpula de ventilador 3 está unida com o alojamento do motor do acionamento por meio de parafusos de fixação, que são previstos nos recessos 2. São previstos quatro recessos 2 na periferia.
[0039] A cúpula de ventilador 3 apresenta uma grade de cúpula de ventilador 4, que é prevista para a condução da corrente de ar de refrigeração do ventilador, que é prevista para proteção da cúpula do ventilador 3 e para influenciar a corrente do ar de refrigeração. O ventilador está então montado em uma região extrema do motor, de preferência um flange de suporte. A região cilíndrica 5 está disposta axialmente orientada. A região 6 chanfrada se segue a essa região 5 e termina na região da grade de cúpula de ventilador 4.
[0040] Na periferia da cúpula de ventilador 3 estão previstas oito fendas 1, que são orientadas em direção axial. De preferência estão previstas duas a duas próximas em torno do respectivo recesso 2.
[0041] Em outros exemplos de execução segundo a invenção, estão previstos oito ou um outro número de recessos 2. Também o número das fendas e a forma, especialmente comprimento, das fendas são adaptáveis e podem ser correspondentemente adaptados para redução das emissões sonoras.
[0042] Em outros exemplos de execução segundo a invenção, também são vantajosas outras orientações das fendas 1, como por exemplo disposição radial ou inclinada das fendas. As fendas podem, portanto, ser providas também na região chanfrada ou até mesmo na grade de cúpula de ventilador. É especialmente vantajoso aplicar as fendas em regiões onde sem as fendas ocorre uma amplitude de viPetição 870190040422, de 29/04/2019, pág. 12/25
10/14 bração grande ou até mesmo localmente máxima.
[0043] O alojamento de motor transferi ruído de estrutura através de parafusos de fixação na região dos recessos 2. Com orientação axial das fendas 1 ao lado dos recessos 2, é eliminada ou ao menos reduzida uma difusão do ruído de estrutura transferido em direção periférica. A difusão de ondas de vibração em direção periférica é, por assim dizer, impedida. Pelas fendas são acentuadamente reduzidas as amplitudes de vibração e com isso também a irradiação de ruído, portanto também desenvolvimento de ruído do acionamento. É então importante que, em direção periférica nas regiões em que entre as fendas não estão previstos parafusos de fixação, predomine uma baixa tensão no material. Assim, aí, à semelhança de uma corda distendida de um instrumento de cordas, nenhum ou apenas pouco ruído estrutural é conversível em ruído do ar e irradiável. Como material para a cúpula de ventilador 3 pode assim ser selecionado metal, que proporciona melhor proteção do que plástico, mas com fixação apertada irradia uma fração elevada do ruído de estrutura como ruído de ar. Por meio das fendas é, porém, aliviada a região essencial e, assim, reduzida ou até mesmo impedida a irradiação.
[0044] Naturalmente, irradiam igualmente som outras regiões do alojamento, como alojamento do motor, aletas de refrigeração do alojamento do motor, caixa de conexão no alojamento do motor e semelhantes. Também ali é vantajosa e redutora de emissão a disposição de fendas em regiões de mínima resistência.
[0045] Quando o ruído de estrutura transferido pelo alojamento do motor apresenta uma fração essencial de vibrações, que são acentuadas em direção axial ao invés de em direção periférica como descrito acima, prevê-se de preferência a fenda em direção periférica axialmente depois do parafuso de fixação.
[0046] Na figura 4 está mostrada uma combinação de duas fendas
Petição 870190040422, de 29/04/2019, pág. 13/25
11/14 axiais e de uma fenda em direção periférica, em que as fendas são reunidas como fenda 40 em forma de U ou em forma de C dentro do material de chapa da cúpula de ventilador. Assim, difusão e vibrações do ruído de estrutura em direção periférica são reduzidas e completamente impedidas em direção axial. Apenas pelos dois filetes estreitos em direção periférica é ainda transmitido algum ruído de estrutura. Os filetes estreitos têm, contudo, a vantagem de que também quando do aperto dos parafusos de fixação não oco rrem deformações essenciais da região axial da cúpula do ventilador, em que esta está prevista na placa de suporte e/ou alojamento de motor. Mesmo quando, portanto, aletas de refrigeração ou outras ondulações estão previstas no alojamento do motor, ainda assim quando do aperto dos parafusos de fixação pode ser alcançada uma deformação apenas tão pequena quanto possível, de modo que a proteção de contato permanece mantida. Especialmente, nenhum dedo definido segundo a norma pode ser introduzido entre cúpula de ventilador e flange de suporte ou alojamento de motor no interior do motor. A segurança é assim elevada.
[0047] Na figura 3b está representado para explicar como a cúpula de ventilador 3 se deforma, quando os parafusos de fixação são aparafusados na placa de suporte 31 do motor e não há fendas. Com motores grandes, a deformação pode ser de tal maneira considerável que seja prejudicada a segurança, porque um dedo pode ser introduzido entre a placa de suporte e a cúpula de ventilador no interior do motor, embora não possa ser introduzido antes do aperto dos parafusos. Quando da operação do motor, acresce ainda adicionalmente o efeito do movimento da cúpula do ventilador condicionado por vibrações.
[0048] Na figura 3a está mostrado que com a presença das fendas segundo a invenção a cúpula do ventilador 3 não se deforma o u ao menos de maneira não visível, mas sim permanece essencialmente em sua forma cilíndrica, quando os parafusos de fixação são aparafuPetição 870190040422, de 29/04/2019, pág. 14/25
12/14 sados na placa de suporte 31 do motor.
[0049] Na figura 2 está ainda mostrado como é previsto um ótimo dimensionamento das fendas para um motor elétrico industrial. Os dados se referem então às fendas 1 axiais segundo a figura 1, sendo que a fenda 1 prevista respectivamente à esquerda ao lado do parafuso de fixação 30 apresenta um ângulo β para com o parafuso de fixação e a fenda 1 prevista respectivamente à direita ao lado do parafuso de fixação 30 apresenta um ângulo γ para com o parafuso de fixação. Com n parafusos uniformemente dispostos na periferia, o ângulo entre esses parafusos é a = 360-. Assim é possível: 0 < β < a, 0 < γ < a. Mas se a a a a verificou que com: — <β< —, — <γ < — pode ser alcançada redução
5 20 5 muito boa de irradiação de ruído.
[0050] Além disso, a dilatação axial t das fendas é de preferência tal que se tem 0,5 · c < t < 5 · c, sendo c a distância de eixo de parafuso para com a borda de cúpula da cúpula de ventilador 3.
[0051] Não é necessário que ângulo γ e ângulo β sejam quantitativamente iguais, mas é vantajosa uma disposição simétrica no âmbito das tolerâncias de fabricação.
[0052] Para as fendas em forma de U ou em forma de C segundo a figura 4 isso se aplica correspondentemente, sendo que o U ou o C consiste nas duas fendas 1 axialmente alinhadas, às quais se aplicam as mencionadas referências, e em uma fenda de união, que é orientada por exemplo em direção periférica.
[0053] De preferência, a cúpula de ventilador 3 pode ser unida por meio de fecho de baioneta com o flange de suporte ou alojamento de motor, sendo que para isso os parafusos de fixação são aparafusados no flange de suporte ou alojamento de motor. Para tanto, os recessos para os parafusos de fixação são correspondentemente moldados. Dessa maneira, a cúpula de ventilador pode ser unida de modo rápido
Petição 870190040422, de 29/04/2019, pág. 15/25
13/14 e fácil.
[0054] A chapa da cúpula de ventilador é de preferência selecionada como chapa de aço. Em lugar de quatro parafusos de fixação na periferia, comprovaram-se como especialmente vantajosos também três. Importante na invenção é também que a tensão da cúpula do ventilado produzida pela montagem por meio dos parafusos de fixação é reduzida pelas fendas, sendo que as fendas são dispostas de ambos os lados das respectivas uniões de parafuso. A redução da tensão provê então uma redução da irradiação de ruído do ar das regiões distendidas.
[0055] Em exemplos de execução vantajosos, a cúpula de ventilador é executada ao menos no sentido do motor, portanto da região axial, em que estão dispostas as regiões de união, essencialmente redonda ou como polígono arredondado. Dependendo do tipo da execução, de fato podem ser gerados frequências próprias de distinta magnitude e, com isso, difusões de distinta intensidade, mas o princípio ativo que serve de base à invenção é semelhante. As frações de vibração radiais, transferidas pelo motor, se difundem de preferência em direção periférica a partir das regiões de união. Frações de vibração transferidas pela transmissão se difundem também em direção axial a partir das regiões de união. Correspondentemente estão dispostas as fendas como obstáculo ao ruído, especialmente orientadas respectivamente transversalmente às direções de difusão. Também várias fendas podem ser unidas entre si.
LISTA DE REFERÊNCIAS fenda recesso para parafusos de fixação cúpula de ventilador grade da cúpula de ventilador região cilíndrica
Petição 870190040422, de 29/04/2019, pág. 16/25
14/14 região chanfrada parafuso de fixação flange de suporte fenda em forma de U ou em forma de C

Claims (13)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Cúpula de ventilador (3), que por meio de regiões de união dispostas em sua periferia é fixável através de pontos de fixação em um acionamento, sendo que são dispostas fendas (1) para redução da emissão de ruído do acionamento na periferia da cúpula do ventilador (3), sendo que as fendas (1) estão dispostas de tal maneira que elas inibem a propagação nas regiões de união de frações de vibração acopladas, caracterizada pelo fato de que as fendas (1, 40) são executadas em forma de arco, em forma de U e/ou em forma de C e são previstas nas regiões de união, de tal modo que elas envolvem as regiões de acoplamento que surgem através das regiões de união, sendo que a abertura do arco, do U ou do C é orientada especialmente em direção axial.
  2. 2. Cúpula de ventilador (3), de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que são previstas as regiões de união para a fixação da cúpula de ventilador (3) em um componente apresentando ruído de estrutura.
  3. 3. Cúpula de ventilador (3), de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada pelo fato de que através das fendas (1) é evitada a difusão da fração essencial das frações de vibração acopladas em direção periférica e/ou em direção axial.
  4. 4. Cúpula de ventilador (3), de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que as fendas (1) contêm seções que são orientadas em direção axial e/ou em direção periférica.
  5. 5. Cúpula de ventilador (3), de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que as regiões de união são especialmente uniões de parafuso, que unem a cúpula (3) com o alojamento do motor, especialmente com uma placa de suporte do alojamento do motor.
    Petição 870190040422, de 29/04/2019, pág. 18/25
    2/4
  6. 6. Cúpula de ventilador (3), de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que a cúpula de ventilador (3) compreende em uma primeira seção axial uma região cilíndrica (5), em uma segunda região axial uma região chanfrada e em uma terceira região axial uma grade de cúpula de ventilador (4).
  7. 7. Cúpula de ventilador (3), de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que as seções axiais das fendas (1) se estendem em direção axial apenas parcialmente pela largura da região cilíndrica (5), especialmente se estendem da borda ou são previstas apenas no interior da cúpula do ventilador (3).
  8. 8. Cúpula de ventilador (3), de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que na periferia as regiões de união, especialmente uniões de parafuso, com o
    360° alojamento de motor apresentam um ângulo de a =---entre si.
    n
  9. 9. Cúpula de ventilador (3), de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que uma seção da fenda (1) disposta respectivamente em direção periférica antes da região de união apresenta um ângulo β para com a região de a a a união, para o qual é válido 0 < β < —, especialmente — < β < —.
  10. 10. Cúpula de ventilador (3), de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que uma seção da fenda (1) disposta respectivamente em direção periférica depois da região de união apresenta um ângulo γ para com a região de a a a união, para o qual é válido, 0 < γ < —, especialmente — < γ < — e/ou para a dilatação axial t das seções das fendas (1) é válido 0,5 · c < t < 5 · c, sendo que c é a distância do ponto central da rePetição 870190040422, de 29/04/2019, pág. 19/25
    3/4 gião de união à borda de cúpula da cúpula de ventilador (3), e/ou ângulo γ e ângulo β são iguais quantitativamente.
  11. 11. Cúpula de ventilador (3), de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que as seções das fendas (1) dispostas respectivamente em direção periférica depois e antes da região de união estão dispostas simetricamente à região de união e/ou as seções das fendas (1) são dispostas na periferia da cúpula de ventilador (3) entre parafusos de fixação (30), especialmente em torno dos mesmos, e/ou a cúpula de ventilador (3) exerce uma função provedora de alojamento para um ventilador e/ou um sensor angular unido com o eixo do motor.
  12. 12. Acionamento, compreendendo ao menos um motor elétrico e/ou uma transmissão, sendo que uma cúpula de ventilador (3), como definida em qualquer uma das reivindicações precedentes, é fixável por meio de regiões de união dispostas em sua periferia através de pontos de fixação no acionamento, sendo que a cúpula de ventilador (3) apresenta, em sua periferia, fendas (1), as quais são dispostas para redução da emissão de ruído que é causado pelo ruído de estrutura do acionamento e que é emitida para o ar ambiente, caracterizada pelo fato de que as fendas (1, 40) são executadas em forma de arco, em forma de U e/ou em forma de C e são previstas nas regiões de união, de tal modo que elas envolvem as regiões de acoplamento que surgem através das regiões de união, sendo que a abertura do arco, do U ou do C é orientada especialmente em direção axial.
  13. 13. Acionamento, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que uma parte de alojamento é uma aleta de refrigeração, uma caixa de conexão ou uma cúpula de ventilador (3), e/ou as regiões de união, especialmente compreendendo
    Petição 870190040422, de 29/04/2019, pág. 20/25
    4/4 parafusos de fixação (30), que são aparafusáveis em perfurações de rosca do alojamento do motor, estão previstas para união da cúpula de ventilador (3) com o alojamento de motor, sendo que ruído de estrutura é transferido do alojamento do motor pelas regiões de união para a cúpula do ventilador (3).
BRPI0810901-0A 2007-04-13 2008-04-02 Cúpula de ventilador e acionamento BRPI0810901B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102007017875.3A DE102007017875B4 (de) 2007-04-13 2007-04-13 Lüfterhaube und Antrieb
DE102007017875.3 2007-04-13
PCT/EP2008/002627 WO2008125220A1 (de) 2007-04-13 2008-04-02 Lüfterhaube und antrieb

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0810901A2 BRPI0810901A2 (pt) 2014-10-29
BRPI0810901B1 true BRPI0810901B1 (pt) 2020-01-07

Family

ID=39493337

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0810901-0A BRPI0810901B1 (pt) 2007-04-13 2008-04-02 Cúpula de ventilador e acionamento

Country Status (5)

Country Link
EP (1) EP2147217B1 (pt)
CN (1) CN101657645B (pt)
BR (1) BRPI0810901B1 (pt)
DE (1) DE102007017875B4 (pt)
WO (1) WO2008125220A1 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US9157362B2 (en) * 2012-05-23 2015-10-13 Denso International America, Inc. Pressure release slot for fan noise improvement
DE102012222259A1 (de) * 2012-12-04 2014-06-05 Magna Electronics Europe Gmbh & Co.Kg Lüfteranordnung
PL2829737T3 (pl) * 2013-07-23 2017-10-31 Alfa Laval Corp Ab Powietrzny wymiennik ciepła wyposażony w osłonę wentylatora

Family Cites Families (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPS62217833A (ja) 1986-03-18 1987-09-25 Toshiba Corp 回転電機の消音装置
EP0453616A1 (en) * 1990-04-27 1991-10-30 Sumitomo Heavy Industries, Ltd Dynamic electric machine
US5118252A (en) 1990-05-24 1992-06-02 The W. B. Marvin Manufacturing Company Intake grill for electric fan assembly
JPH072985A (ja) 1993-06-18 1995-01-06 Mitsui Toatsu Chem Inc ポリヒドロキシカルボン酸の製造方法
US6664681B1 (en) * 1999-12-27 2003-12-16 General Electric Company Methods and apparatus for attaching a grill to a motor
US6896095B2 (en) 2002-03-26 2005-05-24 Ford Motor Company Fan shroud with built in noise reduction
US20050220640A1 (en) * 2004-04-02 2005-10-06 Finkenbinder David B Fan motor assembly with noise suppression
DE102005045487B4 (de) * 2005-09-22 2024-02-01 Sew-Eurodrive Gmbh & Co Kg Lüfterhaube, Antrieb und Verwendung von Schlitzen bei einer Lüfterhaube eines Antriebs

Also Published As

Publication number Publication date
WO2008125220A1 (de) 2008-10-23
CN101657645B (zh) 2013-01-02
BRPI0810901A2 (pt) 2014-10-29
EP2147217B1 (de) 2018-02-28
DE102007017875B4 (de) 2014-04-03
CN101657645A (zh) 2010-02-24
EP2147217A1 (de) 2010-01-27
DE102007017875A1 (de) 2008-10-16

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US7124733B2 (en) Mounting structure of motor generator for internal combustion engine
CN105723595A (zh) 旋转电机
BRPI0810901B1 (pt) Cúpula de ventilador e acionamento
WO2018012104A1 (ja) 電動過給機
JP4123197B2 (ja) 車両用交流発電機
JP2001295657A (ja) エンジン発電機
JP2008048466A (ja) 回転電機
WO2017183544A1 (ja) インペラ組立体、過給機及びインペラ組立体の組立方法
KR20140077261A (ko) 모터용 베어링 지지기구
BR102013003978B1 (pt) disposição compreendendo um motor de combustão interna e processo para a montagem de uma linha de transmissão
BR102016022328A2 (pt) mecanismo de acionamento de janela de veículo, e, veículo
JP4055696B2 (ja) 車両用交流発電機
JP2005186911A (ja) ラジエータ冷却ファン取付構造
CN111600421B (zh) 一种降噪变频制动电动机
JP3391674B2 (ja) ハイブリッド電気自動車の発電機の取付構造
CN218940792U (zh) 电机和动力总成
JP2009173119A (ja) 車両用駆動装置
CN218940793U (zh) 电机和动力总成
ITMI951452A1 (it) Macchina elettrica, in particolare generatore di corrente trifase per autoveicoli
KR200358481Y1 (ko) 축류팬 모터 고정구조
KR200269236Y1 (ko) 산업차량의 윈드 가이드
DE50002248D1 (de) Antriebsvorrichtung
KR102338309B1 (ko) 하이브리드 변속기 구조
US9337011B2 (en) Electrical device, system and method for operating with reduced acoustic noise generation
JP2008061292A (ja) 車両用交流発電機

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B06T Formal requirements before examination
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 07/01/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.