BRPI0809861A2 - Carro motorizado de um dispositivo de subir escada e dispositivo de subir escada - Google Patents

Carro motorizado de um dispositivo de subir escada e dispositivo de subir escada Download PDF

Info

Publication number
BRPI0809861A2
BRPI0809861A2 BRPI0809861-1A BRPI0809861A BRPI0809861A2 BR PI0809861 A2 BRPI0809861 A2 BR PI0809861A2 BR PI0809861 A BRPI0809861 A BR PI0809861A BR PI0809861 A2 BRPI0809861 A2 BR PI0809861A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
housing
sling
carriage
rail
motorized
Prior art date
Application number
BRPI0809861-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Andrea Turina
Original Assignee
Sites Srl
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Sites Srl filed Critical Sites Srl
Publication of BRPI0809861A2 publication Critical patent/BRPI0809861A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B66HOISTING; LIFTING; HAULING
    • B66BELEVATORS; ESCALATORS OR MOVING WALKWAYS
    • B66B9/00Kinds or types of lifts in, or associated with, buildings or other structures
    • B66B9/06Kinds or types of lifts in, or associated with, buildings or other structures inclined, e.g. serving blast furnaces
    • B66B9/08Kinds or types of lifts in, or associated with, buildings or other structures inclined, e.g. serving blast furnaces associated with stairways, e.g. for transporting disabled persons
    • B66B9/0807Driving mechanisms

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Transportation (AREA)
  • Automation & Control Theory (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Handcart (AREA)
  • Carriers, Traveling Bodies, And Overhead Traveling Cranes (AREA)
  • Types And Forms Of Lifts (AREA)

Description

I "CARRO MOTORIZADO DE UM DISPOSITIVO DE SUBIR ESCADA E DISPOSITIVO DE SUBIR ESCADA".
Campo da Invenção
A presente invenção se relaciona a um carro motorizado de 5 um dispositivo de subir escada ("stairlift") montado em cantilever em um trilho, móvel em relação ao trilho. Em particular, o carro em questão é usado em dispositivos de subir escada para transportar pessoas incapazes de usar escadas. 0 dispositivo de subir escada compreende um 10 carro, onde um apoio de pés, plataforma, ou cadeira é acoplado ao carro através de um linga, e permite que um ou mais lances de escada sejam transpostos confortavelmente e rapidamente.
Histórico da Invenção 15 Um carro de um dispositivo de subir escada deve ser capaz de correr ao longo de trilhos longos tendo diferentes inclinações ou ainda ter um raio de curva, por exemplo, em uma situação onde o trilho faz uma curva provida pelas paredes que ladeiam dois lances de escada. 20 A Patente EP 0725034 do presente depositante descreve um carro de um dispositivo de subir escada que compreende pelo menos dois pares de rodas estabilizadoras livres disposta opostas com respeito às rodas motorizadas para correr ao longo do trilho. 0 carro, ademais, 25 compreende um meio de regular para regular a posição dos dois pares de rodas estabilizadoras na direção paralela ao trilho, para modificar a posição recíproca dos dois pares de rodas estabilizadoras, uma vez conhecida a inclinação do trilho.
A solução descrita acima, no entanto, tem o inconveniente de a calibração dos dois pares de rodas estabilizadoras do carro apresentar uma tolerância de cerca de 10° com respeito à variação da inclinação do trilho e, portanto requerendo uma nova calibração, sempre que se instalar 35 o carro em um trilho diferente.
Também são conhecidos dispositivos de subir escada, acoplados a dois trilhos, que são fixados à parede. A Patente WO 9529867, por exemplo, descreve um carro motorizado de um dispositivo de subir escada que compreende duas unidades motorizadas dispostas em série, equipadas com um rolo estabilizador disposto oposto 5 ao rolo motriz, e ligado a uma seção circular. Quando varia a inclinação do trilho ao longo do dispositivo de subir escada, um dispositivo de subir escada, controlado por um sensor de ângulo, e funcionando entre o carro e o suporte ou plataforma para os pés ou para uma cadeira, 10 ajusta a posição do suporte ou plataforma durante as fases de subida e descida ao longo do trilho, mantendo a posição horizontal.
A solução mencionada acima é particularmente complicada do ponto de vista mecânico, uma vez que as duas unidades 15 motorizadas devem ser acopladas por uma junta articulada, cada unidade motorizada sendo equipada com pelo menos um rolo motriz e um rolo estabilizador. Ademais, o carro motorizado descrito na WO 9529867 requer dois trilhos separados para funcionar corretamente; os trilhos 20 precisam ser posicionados com extremo cuidado em sua instalação, uma vez que uma pequena diferença com respeito ao alinhamento ou paralelismo entre os dois trilhos pode prejudicar o movimento normal do carro.
O propósito da presente invenção é prover um carro 25 motorizado que permita superar os problemas indicados acima de maneira simples e segura, provendo um carro motorizado que se ajuste ao trilho durante a montagem, sem precisar efetuar um ajuste manual prévio das rodas estabilizadoras, com respeito ao mesmo trilho, mesmo 30 quando os trilhos compreendam uma inclinação severa ou uma curva de raio muito acentuado.
Sumário da Invenção
Estes e outros propósitos podem ser conseguidos com o carro motorizado montado em cantilever, de acordo com a presente invenção, e tendo pelo menos um linga para fixar a carga ao carro, compreendendo pelo menos um par de rodas estabilizadoras correndo em um lado do citado trilho, e um meio de mover carro ligado à citada linga e disposto oposto a pelo menos um par de rodas estabilizadoras. Vantajosamente, o carro compreende um primeiro alojamento para alojar o citado pelo menos um 5 par de rodas estabilizadoras, cuja inclinação é ajustada à inclinação do trilho durante a fase de montagem, sendo que o alojamento é giratório com respeito à citada linga.
0 carro é provido com um meio que permita manter 10 a posição de linga na direção vertical, adquirida na fase de montagem. Este meio pode ser escolhido dentre um meio de variar para variar a posição da linga com respeito ao citado primeiro alojamento e um meio de travamento para travar a linga na posição.
Para os propósitos da presente invenção, o termo "linga" se refere a qualquer elemento, ao qual é fixada a parte restante do dispositivo de subir escada, compreendendo um suporte ou plataforma para o usuário. Portanto, em vez da linga, uma ou mais placas ou meios de fixação podem 20 ser usadas.
De acordo com um aspecto da presente invenção, o carro compreende um segundo alojamento para alojar os citados meios de movimento, que é móvel com respeito ao citado primeiro alojamento e giratório com respeito à citada linga, enquanto a inclinação do citado trilho varia.
Na prática, portanto, quando o trilho tem inclinação constante, e com o primeiro alojamento posicionado com respeito ao trilho, o carro se move no trilho transportando uma base ou plataforma integrada à linga, 30 sem que a linga oscile durante subida ou descida. Isto pode ser possível, pelo fato de o primeiro alojamento e a linga serem reciprocantemente travados na posição angular provida na fase de montagem. O travamento entre a linga e o primeiro alojamento 35 é conseguido usando elementos de fixação adequados, tal como, por exemplo, parafusos.
Quando o citado trilho tem pelo menos uma mudança de inclinação, o carro compreende um meio de variar para variar a posição do citado alojamento com respeito à linga de modo controlado, para permitir que o carro possa se deslocar no trilho mantendo a posição vertical 5 da linga. Então, quando o carro satisfaz a variação de inclinação durante o movimento de subida e descida ao longo do trilho, o citado meio de variar inclinação localizado entre o primeiro alojamento e a linga força o primeiro alojamento a girar em relação à linga em torno 10 de um primeiro pivô, de modo a se ajustar à inclinação do trilho. Em razão da rotação, o primeiro alojamento arrasta o segundo alojamento em rotação; o segundo alojamento, por sua vez, se move com respeito ao primeiro alojamento, em torno de um segundo pivô, até alcançar 15 a posição de equilíbrio que é mantido durante toda subida e descida. 0 segundo alojamento é articulado na linga para garantir o movimento de rotação e translação do segundo alojamento com respeito ao primeiro alojamento. 0 segundo pivô sendo móvel ao longo de uma 20 ranhura na linga, assim garantindo a obtenção da posição de equilíbrio do carro sem oscilação da base ou plataforma para os pés ou cadeira de rodas.
Deve ser percebido que, quando o trilho tem inclinação constante, como descrito acima, o segundo alojamento 25 também gira e se move com respeito ao primeiro alojamento, até o carro alcançar a posição de equilíbrio, mas isto ocorre apenas na fase de montagem do carro no trilho. Subseqüentemente, o primeiro alojamento fica permanentemente travado, de modo a manter a linga 30 no mesmo ângulo do trilho, cuja posição é mantida durante todo o período de operação do carro.
No entanto, quando o trilho tem inclinação variável, o citado meio de variar inclinação compreende, por exemplo, um atuador, e um sensor de posição, que 35 verifica e regula a operação do atuador com base na posição da linga. Na verdade, dependendo da posição da carga com respeito à posição da linga, um momento é produzido na linga, que tende a desequilibrá-lo em direção a uma posição diferente daquela inicialmente prevista durante a fase de montagem. 0 atuador, portanto, com base da informação transmitida pelo sensor de 5 posição, atua sobre a linga para fazê-la voltar à posição original.
De acordo com um aspecto preferido da invenção, o meio para mover carro compreende pelo menos uma roda de tração. Preferivelmente, as rodas de tração são duas rodas superpostas e coaxiais. Deste modo, o carro motorizado também é capaz de se deslocar em trilhos com raio de curvatura reduzido; na verdade, o contato entre a roda de tração e o trilho ocorre apenas ao longo dos geradores da roda (ou rodas) de tração, ao invés do carro motorizado conhecido na técnica citada acima, que ocorre em dois geradores distintos localizados nas duas rodas de tração com eixos de rotação paralelos. Nestes carros, a posição das duas rodas de tração deve ser calibrada antes de o carro ser instalado no trilho, quando o trilho tem raio de curvatura diferente.
0 carro, de acordo com a presente invenção, compreende duas rodas estabilizadoras e uma roda de tração, preferivelmente constituída de uma pluralidade de rolos 25 coaxiais, e localizada em posição intermediária entre os eixos das duas rodas estabilizadoras. Na prática, como mostrado em uma vista de topo do carro, as linhas unindo os centros das três rodas (duas rodas estabilizadoras e a roda de tração) formam um triângulo, 30 preferivelmente isósceles, permitindo que carro contorne o raio de curvatura reduzido, sem ter que corresponder geometricamente a posição das rodas estabilizadoras àquela da roda de tração.
Os rolos da roda de tração compreendem uma camada de material elasticamente deformável (por exemplo, borracha ou elastômero) para permitir que o carro mantenha um elevado grau de aderência ao longo de um trilho tendo curvas de diferentes raios de curvatura. Na verdade, nesta situação, enquanto mantém constante a distância entre o par de rodas estabilizadoras e a roda de tração, o carro ainda pode se mover no trilho, devido à 5 compressão do elemento elástico, disposto entre o trilho e a roda de tração, que deve ser suficientemente variável para compensar a diferença de forma do trilho ao longo da curva.
Descrição Resumida dos Desenhos Uma configuração particular da invenção é descrita nesta, por meio de exemplo, mas sem limitação, fazendo referência aos desenhos anexos, nos quais:
A figura 1 é uma vista em seção longitudinal do carro motorizado, de acordo com a presente invenção;
A figura 2 é uma vista em seção transversal do carro motorizado da figura 1;
A figura 3 é uma vista frontal do carro motorizado, que é dotado de meios para variar a posição da linga com respeito ao primeiro alojamento;
A figura 4 é uma vista lateral do carro motorizado montado em um trilho situado a esquerda de um lance de escadas;
A figura 5 é uma vista frontal do carro motorizado montado em um trilho situado a direita de um lance de escadas;
A figura 6 é uma vista em perspectiva do carro motorizado de acordo com a presente invenção, ainda não montado no trilho.
Descrição Detalhada da Invenção Com referência às figuras, um carro motorizado genérico, de acordo com a presente invenção, é indicado pelo número de referência 1.
Este carro 1 compreende uma capa externa 2 que cobre parcialmente uma estrutura que compreende uma linga 4, substancialmente em forma de paralepípedo, que é empregada para fixar o meio suporte de carga, por exemplo, a base de uma cadeira ((não mostrada) que deve se mover ao longo do trilho (8). Na linga é acoplado um primeiro alojamento 3 para alojar um par de rodas estabilizadoras 4 que correm no lado 6 do trilho 8. 0 carro 1 inclui um segundo alojamento 10, ao qual 5 é fixado um meio de mover carro 11 para mover o carro no trilho 8 a partir do lado 7; o meio de mover carro 11 sendo disposto oposto ao par de rodas estabilizadoras livres 4a.
Na configuração mostrada, o meio de mover carro 11 compreende uma roda de tração 70 sub-dividida em dois rolos 12 e 13, motor 14, redutor de engrenagem 15, e conexões elétricas 60, que se estendem ao longo da correspondente pista no lado 6 do trilho 8 em direção a uma fonte de energia. Como discutido acima, os rolos que constituem a roda de tração 7 0 também podem ser um, dois, ou mais; preferivelmente, os rolos (ou rodas) de tração são coaxiais e superpostos, mas em uma configuração alternativa (não mostrada) pode haver pelo menos duas rodas de tração 7 0 localizadas de modo a compreender dois eixos paralelos de rotação separados, mas ainda servindo para mover o carro 1 ao longo do trilho 8.
Na configuração particular da presente invenção descrita, os dois rolos de tração 12 e 13 são montados superpostos e coaxiais, um em relação ao outro, e atuando apenas 25 no lado 6 do trilho 8 ao longo de um gerador que se estende longitudinalmente aos dois rolos 12 e 13. Não obstante, os rolos de tração 12 e 13 também podem ser localizados separados, sem prejudicar, no entanto, a operação correta do carro 1.
As duas rodas do par de rodas estabilizadoras 4a têm seus respectivos eixos geométricos de rotação paralelos àquele da roda de tração 70, como será mais evidente a partir das figuras 1 e 2.
Para facilitar a translação do carro 1 no trilho 8 e evitar possível tombamento, em conseqüência da colocação de uma carga excessiva sobre a linga 4, o primeiro alojamento 3 pode introduzir um par adicional de rodas estabilizadoras livres 5 dispostas opostas às duas rodas 4a, que correm no lado 7 do trilho 8.
De acordo com uma configuração da presente invenção, o primeiro alojamento 3 para o citado par de rodas estabilizadoras 4a é girável com respeito à linga 4, em torno de um primeiro pivô 20, de maneira que o par de rodas 4a se ajuste à inclinação do trilho 8, quando for montado sobre o mesmo. Na verdade, neste caso, o primeiro alojamento 3 gira em torno do pivô 20 até atingir a mesma inclinação do trilho 8. Em conseqüência da rotação do primeiro alojamento 3, o segundo alojamento gira em torno de um segundo pivô 30 e se move com respeito ao primeiro alojamento 3, ao longo de um trilho linear 35. A translação e rotação do segundo alojamento 10, com respeito à linga 4 e ao primeiro alojamento 3, são favorecidas pelo fato de o segundo pivô se encontrar verticalmente alinhado com o primeiro pivô 20 e ser móvel em uma ranhura 31 na linga 4. Os pivôs 20 e 30 operam respectivamente em dois furos 32 e 33 nos alojamentos 3 e 10, e furo 34 e ranhura 31 na linga 4.
De acordo com a presente invenção, o carro 1 é provido com um meio 90 para manter a posição mútua entre o primeiro alojamento 3, o segundo alojamento 10, e a linga 4. O meio 90 é escolhido dentre os meios de travamento permanente 91 e variável 50.
Quando o trilho tem inclinação constante, o primeiro alojamento 3 é travado na linga 4 na mesma posição angular quando da montagem no trilho. 0 travamento entre 30 a linga 4 e o primeiro alojamento 3 é conseguido empregando um meio de travamento permanente 91 conhecido, que compreende um elemento fixador, por exemplo, tipo parafuso (figura 1), que trabalha no furo 32, criando uma conexão entre a linga 4 e o primeiro 35 alojamento 3, que deve ser suficientemente forte para evitar qualquer movimento relativo. Neste caso, o pivô 20 é substituído pelo parafuso 91, apertado no término da montagem do carro 1 no trilho 9.
Na prática, em um trilho de inclinação constante, com o primeiro alojamento 3 posicionado e travado em relação ao trilho 8, o carro 1 se move ao longo 5 do trilho, acoplado integralmente à linga 4, sem oscilar durante subida e descida, se mantendo na posição horizontal do início ao fim do percurso.
Quando o citado trilho 8 compreende pelo menos uma mudança de inclinação, o carro 1 compreende um meio de travamento variável 50 para variar, de modo
.controlado.,......a inclinação do citado primeiro alojamento 3
em relação à citada linga 4 (figura 3) , permitindo que o carro 1 se desloque ao longo do trilho, mantendo a linga na posição vertical. Portanto, quando o carro. 1 15 satisfaz a variação da inclinação durante subida e descida ao longo do trilho 8, o citado meio de variar inclinação 50, localizado entre o primeiro alojamento 3 e a linga 8, força o primeiro alojamento 3 a girar em relação à linga 4 em torno do primeiro pivô 20, 20 arrastando o segundo alojamento 3 em rotação em torno do segundo pivô 30. O segundo alojamento 10, por sua vez, durante a rotação em torno do segundo pivô 30, se move com respeito ao primeiro alojamento 3 ao longo do trilho linear 35 até chegar a uma posição de equilíbrio estável, 25 que deve ser mantida durante toda subida e descida do carro 1 ao longo do trilho 8. Tal posição de equilíbrio estável é alcançada no momento em que o eixo geométrico comum dos dois rolos de tração 12 e 13 é paralelo aos eixos das duas rodas estabilizadoras 4a. 30 Isto resulta evidente a partir das figuras 3, 4 e 5, onde o ajuste da posição dos dois alojamentos 3 e 10 é mostrado durante a translação do carro ao longo do trilho 8, permitindo que os dois pares de roda 4a e 5 e roda de tração 7 0 mantenham seus eixos de rotação 35 paralelos entre si em qualquer condição de movimento, quer horizontal (figura 3) ou inclinada (figuras 4 e 5) . Para efeito de simplicidade, o citado meio de variar inclinação 50 do primeiro alojamento 3 com respeito à linga 4 não foi mostrado nas figuras 4 e 5.
Quando se consegue a posição de equilíbrio, que é feito de modo gradual, em conseqüência de empregar o citado 5 meio de variar 50 posição que permite a variação do ângulo entre o primeiro alojamento 3 e a citada linga 4 quando o carro 1 satisfaz a variação de inclinação ao longo do trilho 8. O citado meio de variação 50 compreende um atuador 51 e sensor de inclinação 52 10 (figura 3) , que comando o atuador a mover o primeiro alojamento 3 com respeito à linga 4.
O sensor de inclinação verifica e regula a operação do atuador com base na posição da linga. Na verdade, dependendo da posição da carga com respeito à linga, 15 um momento é produzido na linga, que produz a tendência de desequilibrá-la para uma posição diferente daquela inicialmente prevista na fase de montagem. O atuador, por conseguinte, com base na informação transmitida pelo sensor de posição atua sobre a linga, para fazê-la 20 voltar para sua posição original. Neste caso, os pivôs 20 e 30 empregam rolamentos adequados (não mostrados) capazes de suportar e distribuir adequadamente a carga colocada sobre os mesmos.
O que se segue, vantajosamente, permite que o carro 1 25 fique alinhado com o trilho 8, qualquer que seja a inclinação do raio de curvatura do trilho, para manter a linga na posição vertical em relação ao chão, e impedir uma possível e repentina oscilação de uma base ou plataforma para os pés ou cadeira de rodas ancorada 30 na linga 4.
Subseqüentemente, de acordo com uma configuração preferida da presente invenção, o citado carro 1 compreende pelo menos uma roda estabilizadora adicional 100 conectada ao citado segundo alojamento 10, e 35 localizada entre os dois pares de rodas estabilizadoras livres 4a e 5, de maneira que o carro 1 adquira uma configuração mais estável e segura em operação ao longo do trilho 8.
De acordo com um aspecto adicional da presente invenção, o citado meio de mover carro 11 compreende uma roda de tração 70 constituída de uma pluralidade de rolos 5 que compreendem o eixo geométrico de rotação, uma unidade redutora de engrenagem 15, um motor 14, e conexões elétricas para suprir energia ao citado motor.
De acordo com um aspecto particular da presente invenção, a roda de tração 70 compreende dois rolos superpostos axiais 12 e 13. Desta forma, o carro motorizado 1 também é capaz de correr ao longo de trilhos 8 que tenham um raio de curvatura particularmente reduzido. Na verdade, o contato entre a roda de tração e o trilho acontece apenas ao longo de um dos geradores da roda 71, ao invés de, como no caso dos carros da técnica anterior, em dois geradores localizados em duas rodas de tração com eixos paralelos de rotação. Nestes carros, a posição de duas rodas de tração deve ser ajustada antes de o carro ser instalado em um trilho com raios diferentes de curvatura. As dimensões das duas rodas de tração devem ser modificadas para superar o problema de trilhos com raio de curvatura reduzido.
O carro motorizado 1, de acordo com a presente invenção, ao invés, compreende duas rodas estabilizadoras livres 4a, e uma roda de tração 70 localizada em posição intermediária entre os eixos das rodas estabilizadoras (figura 2), i.e. a projeção do eixo geométrico da roda de tração 70 é disposta no plano vertical definido pelos eixos das duas rodas estabilizadoras, que permanecem dentro da região definida pelos mesmos dois eixos de rodas estabilizadoras 4a. Na prática, a partir da vista de cima do carro 1, as linhas ligando as três rodas, duas rodas estabilizadoras 4a, e uma roda de tração 70, formam um triângulo T, preferivelmente isósceles, conferindo maior liberdade cinemática ao carro motorizado I. Na verdade, além de permitir que o carro 1 contorne o raio de curvatura reduzido, dispensa a necessidade de fazer corresponder a dimensão da roda de tração 70 à geometria do trilho 8 ou à posição das rodas estabilizadoras 4a.
0 carro 1 é projetado para permitir que qualquer tipo de trilho se ajuste ao mesmo, e, ademais, ajustável aos trilhos 8 localizados, quer a direita ou esquerda dos lances de escada a serem vencidos.
Deve ser apreciado que os rolos 12 e 13 da roda de tração não podem ser superpostas, mas, ao contrário, devem ser separados de uma certa distância, mas sem, com isto, prejudicar a operação correta do carro 1.
Ademais, os dois rolos 12 e 13 da roda de tração 70 são recobertos com uma camada 80 feita a partir de um material elasticamente deformável (borracha ou 15 elastômero), para permitir que o carro 1 mantenha um elevado grau aderência ao longo do trilho 8, quando o trilho tiver curvas com diferentes raios de curvatura. Na verdade, neste caso, a força motiva exercida pela roda de tração 70 é variável, uma vez que varia a posição dos 20 pontos suporte das duas rodas estabilizadoras 4a no trilho 8. Nestes casos, sendo mantida constante a distância entre o par de rodas estabilizadoras 4a e a roda de tração 70, o carro 1 ainda é capaz de se mover ao longo do trilho 8, em razão do fato de ser variável 25 o nível de compressão da camada elasticamente deformável interposta entre o trilho e a roda de tração, para compensar as diferentes formas que o trilho assume ao longo da curva.

Claims (15)

1. Carro motorizado de um dispositivo de subir escada, do tipo montado em cantilever em trilhos (8) e tendo pelo menos um linga (4) para fixar a carga ao carro, compreendendo pelo menos um par de rodas estabilizadoras livres (4a) em um lado (6) do citado trilho (8) e um meio de mover carro (11) acoplado ao citado lado e disposto oposto ao citado pelo menos um par de rodas estabilizadoras, caracterizado pelo fato de compreender um primeiro alojamento (3) para o citado pelo menos um par do rodas__estabilizadoras, o citado alojamento sendo montado giratoriamente com respeito à citada linga para se ajustar à inclinação do trilho; e um meio de travamento (90) para travar o citado primeiro alojamento à citada linga.
2. Carro motorizado, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de incluir um segundo alojamento (10) para alojar o citado meio de mover carro (11) , o citado segundo alojamento sendo restringido à rotação com respeito a linga no mesmo ângulo em que o citado primeiro alojamento gira, e sendo transladável ao longo de um trilho linear (35) no citado primeiro alojamento de acordo com a rotação do citado primeiro alojamento.
3. Carro motorizado, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 e 2, caracterizado pelo fato de o citado meio de travamento (90) compreender um elemento fixador (91) entre o citado primeiro alojamento e a citada linga, para impedir um movimento relativo.
4. Carro motorizado, de acordo com uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo fato de o citado meio de travamento (90) compreender um meio de variar (50) para variar de maneira controlada, o ângulo entre a citada linga e o citado primeiro alojamento, de acordo com a variação de inclinação do citado trilho, o citado meio sendo localizado entre o citado primeiro alojamento e a citada linga.
5. Carro motorizado, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de o citado meio (50) compreender um atuador (51) e pelo menos um sensor de inclinação (52) para comandar o citado atuador, de acordo com a variação de inclinação do citado trilho.
6. Carro motorizado, de acordo com qualquer uma das reivindicações 2 a 5, caracterizado pelo fato de o citado primeiro alojamento e o citado segundo alojamento serem giratoriamente acoplados à linga respectivamente em dois pivôs (20, 30) alinhados verticalmente.
7. Carrxumotorizado, de acordo com a reivindicação 6, , caracterizado pelo fato de o pivô (30) para suportar rotação do citado segundo alojamento ser verticalmente transladável em uma ranhura (31) na citada linga.
8. Carro motorizado, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 7, caracterizado pelo fato de compreender pelo menos um segundo par de rodas estabilizadoras (5) integrado com o citado primeiro alojamento, disposto oposto ao citado par de rodas 20 estabilizadoras livres.
9. Carro motorizado, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 8, caracterizado pelo fato de o citado meio de mover carro (11) compreender um meio de tração (70) selecionado dentre um ou mais rolos ou rodas superpostas e coaxiais, e pelo menos duas rodas de tração separadas, com eixos paralelos de rotação.
10. Carro motorizado de um dispositivo de subir escada, do tipo montado em cantilever em um trilho (8) e tendo pelo menos um linga (4) para fixar a carga ao carro, compreendendo pelo menos um par de rodas estabilizadoras livres (4a) em um lado (6) do citado trilho (8) e um meio para mover carro (11) acoplado à citada linga e oposto ao citado pelo menos um par de rodas estabilizadoras livres, caracterizado pelo fato de o citado meio para mover um carro compreender uma roda de tração (70) compreendendo um ou mais rolos (12, 13), tendo o mesmo eixo geométrico de rotação, sendo que o citado eixo geométrico se mantém paralelo aos eixos de rotação das rodas do citado pelo menos um par de rodas estabilizadoras durante operação do carro.
11. Carro motorizado, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de os citados um ou mais rolos serem dois (12, 13).
12. Carro motorizado, de acordo com qualquer uma das reivindicações 10 ou 11, caracterizado pelo fato de a citada roda de tração ser localizada em uma posição intermediária entre os eixos das citadas duas rodas .estabilizadoras.
13.Carro motorizado, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 10 a 12, caracterizado pelo fato de os citados um ou mais rolos serem revestidos com um material elasticamente deformável.
14. Carro motorizado, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 10 a 13, caracterizado pelo fato de compreender adicionalmente as características de uma ou mais das reivindicações de 1 a 8.
15. Dispositivo de subir escada, caracterizado pelo fato de compreender pelo menos um carro motorizado, conforme definido em qualquer uma das reivindicações de 1 a 14.
BRPI0809861-1A 2007-05-02 2008-04-30 Carro motorizado de um dispositivo de subir escada e dispositivo de subir escada BRPI0809861A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP07425260.2A EP1988050B1 (en) 2007-05-02 2007-05-02 Motorized stair lift
EP07425260.2 2007-05-02
PCT/IB2008/001081 WO2008135835A2 (en) 2007-05-02 2008-04-30 Motorized stair lift

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0809861A2 true BRPI0809861A2 (pt) 2014-09-30

Family

ID=38606644

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0809861-1A BRPI0809861A2 (pt) 2007-05-02 2008-04-30 Carro motorizado de um dispositivo de subir escada e dispositivo de subir escada

Country Status (8)

Country Link
US (1) US20100133045A1 (pt)
EP (1) EP1988050B1 (pt)
CN (1) CN101687612B (pt)
BR (1) BRPI0809861A2 (pt)
CA (1) CA2684918A1 (pt)
ES (1) ES2537169T3 (pt)
RU (1) RU2009144548A (pt)
WO (1) WO2008135835A2 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP4985649B2 (ja) * 2006-10-18 2012-07-25 三菱電機株式会社 エレベータの調速装置及びエレベータ装置
US9547975B2 (en) 2015-02-17 2017-01-17 Elwha Llc Systems and methods for monitoring use of rail on a footpath
US10769926B1 (en) 2018-03-13 2020-09-08 Alarm.Com Incorporated Stair lift monitoring

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5193650A (en) * 1992-05-06 1993-03-16 Kent Jr George W Portable stair lift
SE9401486D0 (sv) 1994-05-01 1994-05-01 Bengt Johansson Styrgejdarrangemang och åtgärder vid trapphissar
IT1273480B (it) 1995-02-01 1997-07-08 S I T E S S R L Carrello motorizzato per montascale
US5709154A (en) * 1996-11-21 1998-01-20 Schott; Fred R. Monorail access system for making a boat handicapped accesible
US6082496A (en) * 1997-03-19 2000-07-04 Bovis; John Edric Stairlift skate
NL1014396C2 (nl) * 2000-02-16 2001-08-20 Freelift Bv Inrichting voor transport langs helling of trap.
GB0214405D0 (en) * 2002-06-21 2002-07-31 Bison Bede Ltd Lift assembly
NL1022760C2 (nl) * 2003-02-22 2004-08-24 Ooms Otto Bv Inrichting voor het van een eerste naar een tweede niveau transporteren van een last, in het bijzonder traplift.
DE102004033754A1 (de) * 2004-07-10 2006-02-09 HIRO LIFT Hillenkötter + Ronsieck GmbH Treppenschrägaufzug

Also Published As

Publication number Publication date
WO2008135835A2 (en) 2008-11-13
WO2008135835A3 (en) 2009-02-05
ES2537169T3 (es) 2015-06-03
CN101687612A (zh) 2010-03-31
US20100133045A1 (en) 2010-06-03
CA2684918A1 (en) 2008-11-13
EP1988050A1 (en) 2008-11-05
RU2009144548A (ru) 2011-06-10
CN101687612B (zh) 2013-11-20
EP1988050B1 (en) 2015-01-28

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2231785T3 (es) Vehiculos y procedimiento de transporte.
ES2699360T3 (es) Aparato para entrenamiento de marcha
ES2618557T3 (es) Control de vehículo por modulación de la inclinación
US9511811B2 (en) Two-wheeled gyroscope-stabilized vehicle and methods for controlling thereof
JP5878877B2 (ja) 水平補償システムを有する車輌
US11607360B2 (en) Multi-function adaptable lift system
ES2724119T3 (es) Aparato y método para controlar un vehículo de autoequilibrio dinámico
ES2381036T3 (es) Dispositivo mecedor de cochecito infantil
US9908745B2 (en) Stairlift
RU2703783C1 (ru) Электрическое устройство для катания на роликах и электрическое балансирное средство передвижения
CN105559984B (zh) 一种护理助动系统
BRPI0809861A2 (pt) Carro motorizado de um dispositivo de subir escada e dispositivo de subir escada
ES2821873T3 (es) Unidad de accionamiento
WO2010109466A1 (en) Wheelchair
JP2019064359A (ja) 電動車両
EP3137034A1 (en) Powered wheelchair
JP4734038B2 (ja) 階段昇降装置
NL8600190A (nl) Amusementsinrichting met een draaibare, zwenkbare en kantelbare starre gondel.
JP2001511757A (ja) 階段昇降機
BR102014007157A2 (pt) "sistema de direção veicular com ângulo de esterçamento acoplado ao ângulo de inclinação lateral e ângulo de caster continuamente variável
JP2012090771A (ja) 移乗支援装置、及びその移乗支援方法
EP3823577B1 (en) Mobility device
PT87804B (pt) Armacao de suporte inclinavel ou reversivel para artigo de puericultura, especialmente para carrinho de bebe
IT202100006815A1 (it) Gruppo di mobilità antiribaltamento per sedie a rotelle e relativa sedia a rotelle elettrica
FR2913656A3 (fr) Essieu a carrossage reglable pour fauteuil roulant

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]
B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]