BRPI0807568A2 - Processo para a preparação e aplicação de formulação de pesticida ou de herbicida - Google Patents

Processo para a preparação e aplicação de formulação de pesticida ou de herbicida Download PDF

Info

Publication number
BRPI0807568A2
BRPI0807568A2 BRPI0807568-9A2A BRPI0807568A BRPI0807568A2 BR PI0807568 A2 BRPI0807568 A2 BR PI0807568A2 BR PI0807568 A BRPI0807568 A BR PI0807568A BR PI0807568 A2 BRPI0807568 A2 BR PI0807568A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
herbicide
pesticide
concentrate
fertilizer
adjuvant
Prior art date
Application number
BRPI0807568-9A2A
Other languages
English (en)
Inventor
Simon Alexander Hanson Rose
Susan Margaret Hey
Johanna Elizabeth Early
Original Assignee
Basf Se
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Basf Se filed Critical Basf Se
Publication of BRPI0807568A2 publication Critical patent/BRPI0807568A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01NPRESERVATION OF BODIES OF HUMANS OR ANIMALS OR PLANTS OR PARTS THEREOF; BIOCIDES, e.g. AS DISINFECTANTS, AS PESTICIDES OR AS HERBICIDES; PEST REPELLANTS OR ATTRACTANTS; PLANT GROWTH REGULATORS
    • A01N25/00Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators, characterised by their forms, or by their non-active ingredients or by their methods of application, e.g. seed treatment or sequential application; Substances for reducing the noxious effect of the active ingredients to organisms other than pests
    • A01N25/08Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators, characterised by their forms, or by their non-active ingredients or by their methods of application, e.g. seed treatment or sequential application; Substances for reducing the noxious effect of the active ingredients to organisms other than pests containing solids as carriers or diluents
    • A01N25/10Macromolecular compounds

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Toxicology (AREA)
  • Pest Control & Pesticides (AREA)
  • Plant Pathology (AREA)
  • Agronomy & Crop Science (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Dentistry (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Agricultural Chemicals And Associated Chemicals (AREA)
  • Fertilizers (AREA)

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "PROCESSO PARA A PREPARAÇÃO E APLICAÇÃO DE FORMULAÇÃO DE PESTICIDA OU DE HERBICIDA".
A presente invenção refere-se à preparação de formulações bor5 rifáveis pesticidas ou herbicidas que tenham propriedades melhoradas de arrastamento de spray. As formulações são particularmente adequadas para a aplicação de pesticida ou de herbicida a uma área de terra ou a uma área de plantação.
É bem sabido em agricultura aplicar vários produtos químicos agrícolas a áreas de cultivos de plantas por borrifação. As áreas de cultivos de plantas podem ser de áreas de cultura, que podem ser muito grandes, ou áreas de cultura menores tais como em estufas. Os produtos químicos agrícolas aplicados em spray incluem fertilizantes, herbicidas e pesticidas.
Os fertilizantes podem ser fornecidos sob várias formas, em par15 ticular como composições sólidas ou como suspensões ou soluções do fertilizante em um líquido. As soluções de fertilizantes são geralmente fornecidas pelo fabricante como um concentrado aquoso em grandes bateladas de um tamanho em torno de 1 tonelada em peso. As soluções contêm altas concentrações, frequentemente de 10 a 80 % em peso (de sólidos secos) de 20 fertilizante inorgânico dissolvido.
Os herbicidas e os pesticidas podem ser fornecidos para o fazendeiro em várias formas, por exemplo, como líquidos puros, soluções aquosas, dispersões aquosas ou pastas fluidas de herbicidas ou de pesticidas sólidos. É prática normal para o fabricante fornecer ao fazendeiro o herbicida 25 ou o pesticida na forma de um líquido puro ou como uma solução ou uma pasta fluida de alta atividade. A maneira habitual de aplicação de herbicidas ou de pesticidas a uma área de terra seria por borrifação com spray.
Vários sistemas foram considerados para dosagem conveniente de fertilizantes, herbicidas ou pesticidas. São bem conhecidas bombas de spray que borrifam água de uma tubulação de spray sobre a área da terra ou de plantação e que são projetadas de modo que a solução concentrada de fertilizante, de herbicida ou de pesticida possa ser dosada na bomba, misturada com água antes de ser borrifada.
Para algumas aplicações é habitual combinar dois ou mais produtos químicos agrícolas. Por exemplo, na aplicação de herbicidas, especialmente de herbicidas sistêmicos, é normal combinar o tratamento com um 5 fertilizante, tal como, por exemplo, sulfato de amônio. O fertilizante estimula o crescimento de plantas indesejadas fazendo com que elas absorvam muito mais água, juntamente com o herbicida, através do sistema de raiz. Isto garante uma captação e uma distribuição do herbicida em toda a planta muito mais eficientes. Neste caso, o fertilizante pode ser considerado um adjuvan10 te pelo fato de que ela aumenta a eficiência do herbicida. Desse modo, um fertilizante usado em combinação com um herbicida é denominado um herbicida adjuvante.
Durante a borrifação de fertilizantes, herbicidas e pesticidas é habitual aplicar agentes antiarrastamento para evitar a formação de finas 15 gotículas que podiam ser carregadas além da área que se pretende tratar. Sem o uso de agentes antiarrastamento, a borrifação de fertilizantes, herbicidas e pesticidas seria ineficaz, primeiro de tudo porque podia ser tratamento inadequado das áreas de terra e de cultura que se pretende tratar e em segundo lugar o spray estranho, se arrastado para além da zona de trata20 mento pretendida, podia, por exemplo, ser prejudicial para outras plantações, terras e cursos de rios.
É usual combinar o agente antiarrastamento com a água que é alimentada às bombas de spray ou aplicá-la diretamente nas bombas de spray, usualmente na ou logo depois da zona de misturação onde a água é 25 misturada com o herbicida, pesticida ou fertilizante aquoso concentrado. É importante que a substância química de arrastamento do spray seja medida na dose correta para garantir que não seja formado spray estranho através de subdosagem ou através de superdosagem o ângulo de spray é demasiadamente limitado na distribuição não uniforme do pesticida, do herbicida ou 30 do fertilizante.
Polímeros de acrilamida e outros monômeros etilenicamente ínsaturados têm sido usados como agentes antiarrastamento. Tem sido geralmente aceito que os polímeros que tenham controle ótimo de arrastamento de spray sejam não-iônicos (por exemplo, homopolímero de acrilamida) ou tenham teor aniônico relativamente baixo (por exemplo, 5 a 30 % em peso) e também tenham viscosidade intrínseca relativamente alta, por exem5 pio, acima de 6 dl/g. Tais polímeros tendem a formar soluções aquosas viscosas, a não ser se usados a baixa concentração. Uma prática normal é misturar o polímero em pó ou a emulsão em fase reversa com água diretamente no tanque de spray de modo a formar uma solução aquosa de polímero. No entanto, este tem o problema de que os polímeros em emulsão podem ser 10 difíceis de serem ativados nesta situação e os polímeros em pó levam um longo tempo para se dissolverem. Às vezes é necessário usar mais polímero como um resultado de dissolução ineficiente do polímero. Normalmente para minimizar os problemas com dissolução seria usual empregar polímeros de viscosidade intrínseca na faixa de 6 a 15 dl/g. Tipicamente a água que con15 tém o pesticida, o herbicida ou o fertilizante compreenderia o polímero a uma concentração em excesso de 0,05 % em peso.
O WO-A-0026160 descreve uma composição aquosa que contém um composto inorgânico solúvel em água, tipicamente um adjuvante fertilizante ou herbicida, especialmente sulfato de amônio, e um agente antiarrastamento polimérico aniônico solúvel em água de viscosidade intrínseca de pelo menos 6 dl/g. Este concentrado aquoso de composto inorgânico e agente antiarrastamento pode ser adicionado à mistura do tanque de spray de uma formulação herbicida ou pesticida borrifável. A adição de uma tal composição à mistura do tanque de spray fornece um meio conveniente para incorporar agente antiarrastamento. Não obstante, em alguns casos, para se conseguir o grau correto de propriedades do spray é necessário incorporar maior quantidade desta composição aquosa fertilizante. Embora isto forneça adequadas características de spray, em alguns casos isto irá significar adicionar mais fertilizante do que o nível ótimo necessário. Isto é desvantajoso, pois não apenas é usado fertilizante desnecessário, mas também o fertilizante estranho pode ser lavado para os cursos de água.
A US 2004 0058821 refere-se a um processo e a uma composição para a produção de composição de poliacrilamida ionicamente equilibrada. As propriedades de desempenho são melhoradas quando a composição for formulada com sistemas pesticidas altamente catiônicos. Quando o polímero for aniônico uma fonte de nitrogênio, tal como um sal de amônio, pode 5 ser adicionada para equilibrar as propriedades iônicas. Diz-se que isto é desnecessário quando o polímero for não-iônico. Esta referência descreve que, pelo equilíbrio da proporção das poliacrilamidas não-iônicas e iônicas com um diluente ionicamente contrabalanceado, pode ser conseguida uma vasta faixa de compatibilidade com uma ampla faixa de formulações pestici10 das, especialmente formulações pesticidas altamente catiônicas, sem sacrificar as propriedades antiarrastamento ou de melhoria de deposição. É mencionado um concentrado que contém polímero de acrilamida não-iônico e/ou aniônico solúvel em água com um diluente ionicamente contrabalanceado, opcionalmente contendo adicionalmente herbicida.
Descrições de concentrados aquosos que contém geralmente
auxiliares de deposição poliméricos ou agentes antiarrastamento contendo sal inorgânico e em alguns casos pesticidas são descritos na US 2001 0034304.
A US 2004 0211234 descreve composições agrícolas homogêneas que contêm pelo menos um fertilizante ou óleo e pelo menos um agente de deposição. Diz-se que as composições contêm menores quantidades de fertilizantes nitrogenados e por inclusão de goma guar e de derivados da mesma fornecem características benéficas ao spray.
No entanto, em todos os sistemas mencionados acima haverá 25 tendência a ser uma dificuldade de ser capaz de dissolver polímero suficiente no concentrado para se conseguir arrastamento adequado de spray em todos os casos. Além disso, os tipos de agente polimérico antiarrastamento será limitado àqueles que são suficientemente solúveis nas composições para fornecer propriedades adequadas de arrastamento por spray.
Polímeros têm sido adicionados às formulações agroquímicas
borrifáveis por uma variedade de razões.
Formulações borrifáveis que contém pesticida ou herbicida e um polímero que tem propriedades reoiógicas especiais são descritos na US 6534563. Diz-se que o polímero melhora as propriedades anti rebote da formulação.
A US 5525575 descreve a melhoria da atividade sistêmica de 5 sistemas pesticidas pela incorporação de polímeros solúveis em água tais como poliacrilamidas não-iônicas que tenham um peso molecular suficientemente baixo para ter pouco ou nenhum efeito sobre o padrão de spray de herbicida diluído. A composição pode existir como uma emulsão ou dispersões em fase reversa, solução solúvel ou em água pó.
A WO 2006/087089 descreve concentrados de alimentação de
folhas que contêm pelo menos um nutriente para planta de alimentação com folhas, entre 800 e 50.000 ppm de poiímero solúvel em água e entre 800 e 250.000 ppm de tensoativo. Diz-se que o concentrado forma formulações borrifáveis que têm reduzido escorrimento de gotícula.
O objetivo da presente invenção é fornecer um processo de me
lhorar as características de arrastamento de spray de uma formulação pesticida ou herbicida.
De acordo com a presente invenção fornecemos um processo de formação de uma formulação pesticida ou herbicida borrifável que tem propriedades aperfeiçoadas de arrraste de spray que compreende as etapas de,
i) fornecer um concentrado aquoso que contém pesticida ou herbicida,
ii) fornecer um concentrado aquoso que contém adjuvante pesticida ou herbicida ou fertilizante,
iii) formar uma formulação pesticida ou herbicida borrifável por combinação de água, o pesticida ou o herbicida e o adjuvante pesticida ou herbicida ou o fertilizante,
em que o concentrado aquoso de pesticida ou de herbicida e os concentrados aquosos do adjuvante pesticida ou herbicida ou do fertilizante ambos contenham um ou mais polímeros capazes de melhorar o controle de arrastamento do spray. Foi descoberto que o processo da presente invenção em que o polímero de controle de arrastamento do spray está presente tanto no concentrado de pesticida ou de herbicida como também no fertilizante ou no concentrado de adjuvante fornece melhor controle de arrastamento do spray 5 sem superdosagem por fertilizante / adjuvante ou pelo pesticida ou pelo herbicida. Descobriu-se também que o arrastamento do spray melhorado pode ser conseguido para uma dada dose do polímero.
A formulação pesticida ou herbicida borrifável preparada pelo processo pode ser aplicada a uma área de terra ou a uma área de plantação por escoamento da mesma por meio de um equipamento de distribuição com spray tal que seja formado dessa maneira um spray da dita formulação pesticida ou herbicida.
O polímero deve ser substancialmente solúvel em água e em particular deve ser solúvel no concentrado aquoso de fertilizante / adjuvante 15 e também no concentrado aquoso de pesticida ou de herbicida. Adequadamente, o polímero terá uma solubilidade em água de pelo menos 5 g em 100 ml e 25°C. De preferência o polímero é substancialmente linear e não é reticulado.
Desejavelmente, o polímero pode ser formado partindo de monômero ou de mescla de monômeros solúveis em água, habitualmente solúvel em água de monômero etilenicamente insaturado. O monômero ou monômeros solúveis em água desejavelmente deviam ter uma solubilidade em água de pelo menos 5 g/100 ml e a 25°C. O polímero pode ser catiônico ou anfôtero, porém, de preferência, não-iônico ou aniônico. O polímero pode conter pequenas quantidades de monômero catiônico, por exemplo, até 20 % em peso ou 10 % em peso, porém, habitualmente o teor de monômero catiônico é substancialmente zero. Quando o polímero for aniônico, o teor de aniônico, isto é, a proporção de monômero aniônico na mescla de monômeros usada para formar o polímero, pode ser de pelo menos 1 % em peso e pode ser de até 100 % em peso. Desejavelmente, embora, o teor de aniônico estará habitualmente abaixo de 80 % em peso e muitas vezes não mais do que 70 % em peso, especialmente abaixo de 60 ou de 50 % em peso. Os polímeros particularmente preferidos são polímeros não-iônicos ou polímeros aniônicos que contêm até 30 % em peso de componentes monômeros aniônicos.
O monômero ou a mescla de monômeros usado para formar adequadamente o polímero compreende qualquer monômero aniônico etilenicamente insaturado adequado. Quando o polímero for não-iônico ele pode conter um ou mais monômeros não-iônicos, de preferência, monômeros nãoiônicos solúveis em água, especialmente acrilamida ou metacrilamida. Quando o polímero for aniônico, ele pode conter um ou mais monômeros aniônicos ou uma mistura de um ou mais monômeros aniônicos com um ou mais monômeros não-iônicos, especialmente acrilamida ou metacrilamida. Adequadamente o monômero aniônico pode ser um monômero sulfônico, frequentemente como sódio ou de outro metal alcalino ou de sal de amônio, por exemplo, o ácido 2-acrilamido-2-metilpropano sulfônico. No entanto, geralmente é preferível que o componente monômero aniônico seja um monômero carboxílico etilenicamente insaturado, em particular, monômero acrílico ou metacrílico. Não obstante outros monômeros carboxílicos adequados incluem ácido maléico, ácido fumárico, ácido ítacônico e sal dos mesmos. Os sais de ácido acrílico são preferidos, por exemplo, de amônio ou de metal alcalino, em particular sais de sódio. Os polímeros particularmente preferidos são copolímeros de acrilamida com acrilato de sódio.
Os polímeros anfóteros irão conter tanto monômeros aniônicos como catiônicos e opcionalmente monômero não-iônico. Os polímeros catiônicos irão conter pelo menos um monômero catiônico e opcionalmente pelo 25 menos um monômero não-iônico. Tanto no caso de polímeros catiônicos como de polímeros anfóteros o monômero não-iônico opcional seria desejavelmente acrilamida ou metacrilamida. Os componentes de monômero aniônicos do polímero anfótero podem ser, por exemplo, como descrito em relação aos polímeros aniônicos. Os monômeros catiônicos incluem acrilatos de 30 amino alquila e amino alquil acrilamidas, de preferência dialquil amino alquil (met) acrilatos e dialquil amino alquil (met) acrilamidas e sais de adição de ácido ou de amônio quaternário dos mesmos, em particular dimetil amino etil acrilato, dimetil amino etil metacrilato, dimetil amino propil acrilamida, dimetil amino propil metacrilamida e sais de amônio quaternário, especialmente sais quaternários de cloreto de metila.
Em geral o polímero terá peso molecular suficiente de modo a ter um efeito positivo sobre o controle de arrastamento de spray. De preferência, os polímeros irão exibir uma viscosidade intrínseca de pelo menos 6 dl/g. Mais preferivelmente, a viscosidade intrínseca é de pelo menos 8 dl/g, particularmente de pelo menos 9 dl/g. Ela pode ser de até, por exemplo, 30 dl/g, porém geralmente é descoberto que a combinação ótima de baixa viscosidade da composição e do desempenho do controle de arrastamento de spray é fornecida por polímeros que tenham uma viscosidade intrínseca de não mais do que aproximadamente 22 ou 24 dl/g. Mais preferivelmente ainda a viscosidade intrínseca está entre 10 e 20 dl/g. Os polímeros especialmente preferidos irão tender a exibir viscosidades intrínsecas entre 13 e 18 dl/g.
A viscosidade intrínseca de polímeros pode ser determinada preparando uma solução aquosa do polímero (0,5 - 1 % peso/peso) baseada no teor ativo do polímero. 2 g desta solução de polímero a 0,5 - 1 % são diluídos até 100 ml em um frasco volumétrico com 50 ml de solução a 2 M 20 de cloreto de sódio que é tamponada até pH 7,0 (usando-se 1,56 g de dihidrogenofosfato de sódio e 32,26 g de hidrogenofosfato dissódico por litro de água deionizada) e o todo é diluído até a marca de 100 ml com água deionizada. A viscosidade intrínseca dos polímeros é medida usando-se um viscosímetro de nível suspenso Número 1 a 25° C em solução a 1 M de sal 25 tamponada. Os valores da viscosidade intrínseca citados são determinados de acordo com este método a não ser se for declarado de outra maneira.
O adjuvante pesticida ou herbicida ou o fertilizante estará desejavelmente em solução no concentrado. De preferência, o adjuvante ou o fertilizante será um composto inorgânico solúvel em água. Em alguns casos 30 os fertilizantes e os adjuvantes herbicidas seriam a mesma seleção de compostos. O fertilizante ou o adjuvante herbicida está frequentemente desejavelmente presente em uma concentração de pelo menos 10 % em peso e esta concentração é habitualmente tão alta quanto é conveniente, por exemplo, ela pode ser de pelo menos 20 % em peso. Ela pode ser tão alta quanto 70 ou 80 % em peso, porém não é habitualmente mais do que 60 % em peso. As faixas de concentração preferidas estão entre 10 e 34 % em peso, especialmente entre 15 e 25 % em peso.
Podem ser usados uréia e qualquer um dos materiais fertilizantes inorgânicos conhecidos, que forneçam nitrogênio, fósforo e/ou potássio sejam sozinhos ou em mistura. Estes contêm sais iônicos e incluem nitrato de amônio, sulfato de amônio, fosfato de mono amônio, fosfato de diamônio, 10 fosfato de mono potássio, fosfato de dipotássio, sais de polifosfato, cloreto de potássio, sulfato de potássio e nitrato de cálcio. Um fertilizante e adjuvante herbicida particularmente preferido é o sulfato de amônio. Este fertilizante também age como um agente seqüestrador ou condicionador em água pelo fato de que é capaz de neutralizar o efeito de cátions divalentes, tal como 15 cálcio, que podem reduzir a atividade de vários herbicidas sistêmicos, tal como glifosato.
Exemplos incluem uréia / nitrato de amônio (32-0-0), cloreto de potássio (0-0-10), sulfato de amônio (8-0-0-9S), uma mescla de nitrato de cálcio e de amônio e fertilizantes mesclados com as seguintes análises: 19- 0-8, 10-0-10, 3-18-18,0-0-25-17S, 10-10-10 e 14-2-10-2+2,5 % de matéria orgânica (OM).
Adequadamente, a quantidade de polímero dissolvido no concentrado que contém adjuvante ou fertilizante pode ser de até 3 ou 4 % baseada no peso total de concentrado, dependendo do tipo de polímero em 25 particular. De preferência, este será de até 2 % em peso. Geralmente a quantidade de polímero será de pelo menos 0,25 % e habitualmente de pelo menos 0,5 %. Mais preferivelmente o polímero estará presente no concentrado em uma quantidade entre 0,9 % e 2 %.
O concentrado aquoso de adjuvante / fertilizante pode ser realizado de qualquer maneira conveniente. Por exemplo, o polímero pode ser adicionado à água seguido pelo fertilizante ou os dois podem ser adicionados simultaneamente. Alternativamente, o fertilizante ou o adjuvante pode ser adicionado a uma solução de polímero pré-formada. No entanto, geralmente é preferível que o polímero seja adicionado em forma sólida, isto é, em pó ou em contas. É possível adicioná-lo em outras formas, tal como em dispersão em fase reversa, porém em sólido é preferível. Os sólidos preferi5 dos estão na faixa de tamanho de 70 a 2.000 mícrons e são obtidos de uma maneira padronizada, por exemplo, por polimerização em suspensão para fornecer o polímero na forma de contas ou por polimerização em solução, seguida por diminuição de tamanho e secagem, para fornecer o polímero na forma de pó.
O concentrado assim formado deveria ter uma viscosidade que
torna a composição fácil de manipular. Devia em particular ser fácil de manipular (isto é, de preferência bombeável ou escoável) no equipamento que é atualmente usado para alimentação do mesmo para o tanque de misturação. O polímero pode ser adicionado ao fertilizante ou ao adjuvante na habilidade 15 do fabricante do fertilizante ou do adjuvante e assim a viscosidade devia ser suficientemente baixa para que a solução resultante possa ser manipulada pelo equipamento atualmente no local em tais habilidades. De preferência, a viscosidade está abaixo de 3.000 cPs, mais preferivelmente não mais do que 1.000 cPs. Em particular ela não é mais do que 500 e especialmente não 20 mais do que 250 cPs. Particularmente de preferência ela não é mais do que 100 cPs. Habitualmente encontra-se na faixa de 5 a 50 cPs, de preferência de 10 a 30 cPs, mais preferivelmente na faixa de 15 a 20 cPs. Neste relatório descritivo, a viscosidade é medida usando-se um viscosímetro Brookfield LVT que usa eixo 4 a 30 rpm.
Na formação da formulação pesticida ou herbicida borrifável o
concentrado aquoso de fertilizante/adjuvante será habitualmente diluído pelo menos sete vezes. Tipicamente, a formulação aquosa borrifável irá compreender abaixo de 10 por cento do constituinte concentrado. De preferência, o concentrado será diluído até entre 0,25 e 5 % em peso, mais preferivelmente entre 0,5 e 4 %, em particular entre 0,9 e 3 % em peso.
O pesticida ou o herbicida pode ser qualquer ingrediente ativo adequado que possa ser posto sob a forma de um concentrado aquoso. De preferência, o ingrediente ativo é um herbicida, especialmente um herbicida sistêmico.
Quando o ingrediente ativo pesticida/herbicida for solúvel em água ele é geralmente fornecido pelo fabricante como um concentrado a5 quoso, isto é, uma solução de ingrediente ativo em água. A quantidade de ingrediente ativo pesticida/herbicida será selecionada de acordo com a solubilidade, porém frequentemente está acima de 10 % e frequentemente acima de 30 % e pode ser tão alta quanto 60 % ou até mesmo de 75 % em peso.
Os ingredientes ativos pesticidas / herbicidas preferidos solúveis em água incluem glifosato, glufosinato, Chlormequat, diquat, paraquat, Clopyralid, e hormônios para eliminação de ervas daninhas, tais como Mecoprop, 2,4-D, CMPP ou MCPA, por exemplo, fornecidos como potássio, sódio ou lamina (de preferência isopropil amina) ou outro sal solúvel em água.
Em vez de fornecer o ingrediente ativo como uma solução aquosa, este pode ser fornecido em quaisquer outras formas convencionais, tais como emulsões de óleo em água, concentrados em suspensão e grãos dispersíveis em água. Podem ser fornecidos tais ativos contanto que sejam ou possam ser formados em um concentrado aquoso.
Os ingrediente ativos pesticidas / herbicidas insolúveis em água 20 que podem ser usados incluem Bromoxynil, Ioxynil e Pentanochlor. Outros, e a forma na qual eles são convenientemente fornecidos, incluem Fenoxapropethyl (emulsão de óleo em água), Quizalofop-ethyl (concentrado em suspensão), Fluroxypyr (concentrado emulsificável), Metsulfuron-methyl (grão dispersível em água) e Isoproturon (concentrado em suspensão).
O ingrediente ativo pesticida ou herbicida está adequadamente
presente no concentrado em uma quantidade de até 80 % em peso em peso de concentrado total. Não obstante, este ingrediente ativo pode estar presente em menores quantidades, por exemplo, de até 70 %. Habitualmente, o concentrado irá conter pelo menos 10 % em peso de ingrediente ativo pesti30 cida / herbicida. As quantidades preferidas de ingrediente ativo estão entre 20 e 70 % (200 a 700 g/l).
O concentrado aquoso de pesticida / herbicida irá habitualmente conter o polímero em uma quantidade de até 2 %, baseada no peso total do concentrado aquoso. Geralmente, a quantidade de polímero devia ser de pelo menos 0,05 % em peso e habitualmente de pelo menos 0,1 % em peso. De preferência, o concentrado aquoso do pesticida ou do herbicida irá conter 5 o polímero em uma quantidade de entre 0,1 e 0,25 % em peso.
O polímero incluído no concentrado de pesticida / herbicida pode ser o mesmo ou diferente daquele incluído no concentrado de adjuvante / fertilizante. Quando este for diferente, o polímero geralmente ainda permanece dentro da definição de polímeros anteriormente definidos em relação 10 ao concentrado de adjuvante / fertilizante. De preferência, o polímero ou os polímeros incluídos serão os mesmos que aqueles incluídos com o concentrado de adjuvante / fertilizante. O uso dos mesmos polímeros tanto para o concentrado de pesticida / herbicida como para o concentrado de adjuvante / fertilizante garante uma maior probabilidade de compatibilidade.
Também pode ser desejável incluir no concentrado aquoso de
pesticida / herbicida um ou mais tensoativos. Tipicamente, os tensoativos podem melhorar as características de queda da gotícula das gotículas formadas por borrifação da formulação borrifável final. Os tensoativos desejavelmente irão incluir qualquer tensoativo solúvel em água que, em combina20 ção com o polímero, irá melhorar a queda da gotícula, contanto que este não tenha um efeito detrimental significativo sobre as características de arrastamento do spray. Tipicamente, os tensoativos podem ser qualquer um descrito no WO-A-2006 087089. O tensoativo pode ser não-iônico ou catiônico, porém, mais preferivelmente ainda será catiônico ou pelo menos catiônico 25 na formulação borrifável final. A escolha exata irá depender do pesticida / herbicida em particular, do fertilizante, dos tipos de plantas a serem tratados, da escolha do polímero e da localização. São obtidos resultados eficazes quando o tensoativo for selecionado do grupo que consiste em etoxilato de amina de sebo, etoxilatos de alquil fenol, etoxilatos de álcool e poliglicosí30 deos de alquila. Os etoxilato de amina de sebo mais preferidos são catiônicos no pH relativamente mais baixo da formulação borrifável.
O concentrado aquoso de pesticida / herbicida pode conter pelo menos um tensoativo em uma quantidade de entre 2500 e 250.000 ppm, baseada no peso total de concentrado aquoso. De preferência, o concentrado contém tensoativo em uma quantidade de entre 2500 e 150.000 ppm, mais preferivelmente de 5000 até 100.000 ppm, em particular entre 10.000 e 90.000 ppm baseada no peso total da composição.
O tensoativo ou pelo menos uma parte do tensoativo pode alternativamente estar incluído no concentrado de adjuvante / fertilizante ou em vez disso na formulação borrifável diluída.
Na diluição o concentrado aquoso de pesticida / herbicida pode 10 ser diluído pelo menos sete vezes e habitualmente pelo menos dez vezes. Tipicamente, a formulação aquosa borrifável irá compreender abaixo de 10 por cento concentrado do constituinte de pesticida / herbicida. De preferência, o concentrado será diluído até entre 1 e 5 % em peso, mais preferivelmente entre 2 e 3 % em peso.
O concentrado aquoso de pesticida / herbicida e o concentrado
de adjuvante / fertilizante podem ser combinados cada um com a água de diluição como alimentações separadas ou alternativamente podem ser combinados juntos antes da misturação com a água de diluição. Em uma forma os dois concentrados são combinados separadamente um pouco acima ou 20 diretamente em uma zona de misturação dentro do equipamento de distribuição de spray. Os dois concentrados e a água de diluição podem alternativamente ser misturados juntos um pouco acima de ou diretamente em um tanque de misturação que alimenta o equipamento de spray. Nesta forma a composição borrifável é preparada em um tanque de spray no qual são me25 didos e introduzidos a água, o concentrado que contém o herbicida ou o pesticida e o concentrado que contém o adjuvante pesticida ou herbicida ou o fertilizante.
A formulação de pesticida / herbicida borrifável formada irá tipicamente conter o polímero em uma quantidade de até 400 ppm em peso da formulação total. De preferência esta estará entre 20 e 200 ppm e mais preferivelmente entre 30 e 150 ppm. Em geral, acima de 50 % em peso do polímero total na formulação borrifável serão derivados do concentrado de adjuvante / fertilizante. Tipicamente, o polímero será derivado de ambos os concentrados entre 55 % e 90 % derivado do concentrado de adjuvante / fertilizante e entre 10 % e 45 % derivado do concentrado de pesticida / herbicida. Mais preferivelmente, a contribuição do concentrado de adjuvante / 5 fertilizante é de entre 60 e 80 % e a contribuição do concentrado de pesticida / herbicida é de entre 20 e 40 %.
Descobre-se que o processo fornece melhor controle de arrastamento de spray e minimiza o risco de superdosagem com adjuvante / fertilizante ou pesticida ou herbicida. Além disso descobre-se que o uso mais eficaz do polímero a uma dada dose é conseguido por combinação do polímero em ambos os concentrados.
O controle ótimo de arrastamento de spray e a captura da gotícula podem ser facilmente conseguidos usando-se o processo em que tanto o concentrado de adjuvante / fertilizante como o concentrado de pesticida / 15 herbicida contêm o polímero sem o risco de superdosagem do polímero. Isto é necessário, pois a superdosagem de agente de controle de arrastamento de spray pode resultar em uma deformação do padrão de spray que reduziria a cobertura de pesticida/herbicida, resultando em faixas de ervas daninhas descontroladas no campo. Por outro lado, uma subdosagem pode re20 sultar na perda de pesticida/herbicida devido ao arrastamento descontrolado do padrão de spray. A presente invenção melhora a entrega do pesticida / herbicida à área apropriada de terra ou à área de plantação.
Uma formulação particularmente preferida borrifável é formada com desde 450 e 500 g/l de herbicida sistêmico, especialmente glifosato 25 como o sal de isopropil amina, entre 0,125 e 0,15 % de poliacrilamida substancialmente não-iônica (contendo não mais do que 2 % em peso de hidrólise das unidades de amida a unidades aniônicas de ácido carboxílico) e que tem uma viscosidade intrínseca entre 14 e 18 dl/g (especialmente em torno de 18 dl/g) e entre 5 e 10 % (especialmente em torno de 7 % em peso/peso) 30 de tensoativo (especialmente etoxilato de amina de sebo), o restante sendo formado de água. O produto é desejavelmente aplicado ao tanque de spray a uma taxa de entre 1 e 5 % em peso (especialmente em torno de 2,5 % em peso/peso). Esta formulação é projetada para ser compatível com e pode, de preferência, ser usada em associação com um concentrado de fertilizante inorgânico / adjuvante herbicida (mais preferivelmente ainda sulfato de amônio) que contém 20 % em peso/peso de fertilizante / adjuvante (mais preferi5 velmente ainda sulfato de amônio) e entre 0,5 e 1,5 % peso/peso (especialmente em torno de 1 % em peso) de poliacrilamida substancialmente nãoiônica como definida acima. O concentrado de adjuvante / fertilizante é de preferência usado a uma taxa de dose de entre 0,25 e 0,75 % em peso/peso no tanque de spray. A combinação resultante fornece um excelente controle 10 da gotícula de spray e de deposição da gotícula (isto é, queda reduzida de gotícula).
Os exemplos a seguir ilustram a invenção.
Exemplo 1
A Formulação G1 é uma formulação de glifosato comercialmente disponível (Glystar Plus) que contém 480 g/l de glifosato como o sal de IPA e propriedade de tensoativo. A formulação não contém polímero algum.
A Formulação G2 é preparada de acordo com a seguinte receita O Polímero A é um homopolímero de poliacrilamida de grau sólido com m teor de aniônico de 0 % e uma viscosidade intrínseca de 16 dl/g (Magnafloc 351).
Glifosato IPA grau técnico (62 % ativo) = 66,0 g Polímero A = 0,135 g
Tensoativo (etoxilato de TAE 20 moles) = 7 g Água = até 100 g
A receita acima produz uma formulação que contém 480 g/l
A Formulação AMS 1 contém 20 % peso/peso de AMS e 1 % em peso/peso de polímero A.
É demonstrada deposição de massa melhorada / arrastamento de spray reduzido das formulações por medida da massa da composição que é perdida quando a solução for borrifada sob condições padronizadas.
Soluções para teste são borrifadas em um túnel de vento (dimensões: comprimento 3 m, altura 2 m, largura 2,5 m). Um cabeçote para spray que contém um bocal soprador plano a 110° é montado 60 cm acima do chão. É gerado um vento a 6 mph (medido no centro do túnel) usando um soprador colocado a uma distância de 10 cm atrás do bocal. Um dispositivo de coleta de 2,5 por 3 m é posicionado centralmente sob o cabeçote de spray tal que um comprimento de 2,8 m do dispositivo de coleta esteja abaixo do vento proveniente do bocal. A solução a ser testada é colocada em uma bomba de bronze para spray presa ao cabeçote do spray. São então pesados a bomba, a tubulação e o cabeçote do spray. É usada uma fonte de ar comprimido para expelir a solução do teste através do bocal a uma pressão de 300 kPa (3 bar) sobre um dispositivo de coleta pesado de antemão. As soluções para teste são borrifadas durante 135 segundos. A bomba e o cabeçote do spray são então pesadas novamente para determinar o peso da solução expelida. O dispositivo para coleta é dobrado cuidadosamente e pesado novamente. A massa da solução coletada é então calculada e usada para determinar a perda de spray devida ao arrastamento.
Foram adicionadas formulações G1 e G2 ao tanque de spray a uma taxa de 2,5 % volume/volume enquanto a formulação AMS1 era adicionada a uma taxa de 0,5 % volume/volume. Água da torneira foi testada como um controle.
Tabela 1
Glifosato Adjuvante Perda de gotículas devido ao arrastamento (%) Água Nenhum 12,4% G1 Nenhum 12,3% G2 Nenhum 9,1% G1 AMS1 7,8% G2 AMS1 6,6% Os resultados demonstram que as formulações G2 e AMS1 não fornecem controle ótimo de arrastamento de spray quando usadas separadamente. Quando usadas em associação estas formulações fornecem controle ótimo de arrastamento.
Exemplo 2
A distância média que as gotículas caem pode ser por determinada usando-se o método a seguir.
Foi usado um gerador de Pulso "Hewlett Packard 214B Pulse generator" ligado a um disco piezoelétrico ligado a um bocal de vidro de ponta achatada com uma abertura de 5000 μιη para gerar gotículas de ~ 1000 μιη de diâmetro. A ponta do bocal de vidro foi montada 20 cm acima da superfície da folha, que estava a um ângulo de 45°.
Cada gotícula foi deixada cair 20 cm antes do impacto com uma folha de Ervilha (a variedade usada neste estudo era folhas de ervilha Lincoln) e o resultado é registrado. Também é útil relatar estes resultados como a percentagem de gotículas que seriam desviadas de uma folha de tamanho médio.
Tabela 2
Glifosato Adjuvante Queda (cm) % de Gotículas desviadas Água Nenhum 16,5 100 G1 Nenhum 0,7 14 G2 Nenhum 4,4 48 G1 AMS1 0,9 16 G2 AMS1 0,3 4 Os resultados demonstram que a combinação das formulações G2 e AMS1 fornece a redução ótima na queda da gotícula, uma captura quase completa das gotículas de spray foi observada para esta combinação de formulações.

Claims (12)

1. Processo de formação de uma formulação borrifável pesticida ou herbicida que tem as propriedades de arrastamento de spray melhoradas, que compreende as etapas de, i) fornecimento de um concentrado aquoso que contenha pesticida ou herbicida, ii) fornecimento de um concentrado aquoso que contenha adjuvante pesticida ou herbicida ou fertilizante, iii) formação da formulação pesticida ou herbicida borrifável pela combinação de água, do pesticida ou do herbicida e do adjuvante pesticida ou herbicida ou do fertilizante, em que o concentrado aquoso de pesticida ou de herbicida e os concentrados aquosos do adjuvante pesticida ou herbicida ou do fertilizante ambos contêm um ou mais polímeros capazes de melhorar o controle de arrastamento do spray.
2. Processo de acordo com a reivindicação 1, em que um ou mais polímeros são substancialmente não-iônicos ou aniônicos, de preferência que tenham um teor de aniônico de não mais do que 30 % em peso.
3. Processo de acordo com a reivindicação 1 ou 2, em que um ou mais polímeros têm uma viscosidade intrínseca de pelo menos 6 dl/g.
4. Processo de acordo com qualquer reivindicação precedente, em que o adjuvante pesticida ou herbicida ou o fertilizante é um composto inorgânico selecionado do grupo que consiste em nitrato de amônio, sulfato de amônio, fosfato de monoamônio, fosfato de diamônio, fosfato de monopotássio, fosfato dipotássico, sais polifosfatos, cloreto de potássio, sulfato de potássio, sais polifosfatos e nitrato de cálcio, de preferência, sulfato de amônio.
5. Processo de acordo com qualquer reivindicação precedente, em que o adjuvante pesticida ou herbicida ou o fertilizante está presente no concentrado em uma quantidade entre 10 e 80 % em peso, baseada no peso total do concentrado, de preferência entre 10 e 34 % em peso.
6. Processo de acordo com qualquer reivindicação precedente, em que o concentrado aquoso que contém adjuvante pesticida ou herbicida ou fertilizante contém até 2 % em peso do polímero, baseado no peso total do concentrado.
7. Processo de acordo com qualquer reivindicação precedente, em que o pesticida ou o herbicida é um herbicida sistêmico, de preferência glifosato ou um sal do mesmo.
8. Processo de acordo com qualquer reivindicação precedente, em que o pesticida ou o herbicida está presente no concentrado em uma quantidade de até 80 % em peso de concentrado total, de preferência entre20 e70 %.
9. Processo de acordo com qualquer reivindicação precedente, em que o concentrado que contém o pesticida ou o herbicida contém até 2 % em peso do polímero, baseado no peso total do concentrado.
10. Processo de acordo com qualquer reivindicação precedente, em que o concentrado que contém o pesticida ou o herbicida contém um ou mais tensoativos em uma quantidade de até 20 % em peso da composição total, de preferência até 10 % em peso.
11. Processo de acordo com qualquer reivindicação precedente, em que a formulação borrifável é preparada em um tanque de spray em que são medidos e introduzidos água, o concentrado que contém herbicida ou pesticida e o concentrado que contém o adjuvante pesticida ou herbicida ou fertilizante.
12. Processo de aplicação de herbicida ou de pesticida a uma área de terra ou a uma área de plantação pela formação de uma formulação pesticida ou herbicida borrifável que tenha propriedades de arrastamento de spray melhoradas, que compreende as etapas de, i) fornecimento de um concentrado aquoso que contenha pesticida ou herbicida, ii) fornecimento de um concentrado aquoso que contenha adjuvante pesticida ou herbicida ou fertilizante, iii) formação da formulação pesticida ou herbicida borrifável pela combinação de água com os concentrados que contenham o pesticida ou o herbicida e o adjuvante pesticida ou herbicida ou o fertilizante, em que o concentrado aquoso de pesticida ou de herbicida e o concentrado aquoso do fertilizante ou o adjuvante pesticida ou herbicida ambos contêm um ou mais polímeros capazes de melhorar o controle de arrastamento do spray e então escoamento do dito pesticida ou herbicida borrifável através de um equipamento de distribuição de spray para formar um spray da dita formulação pesticida ou herbicida.
BRPI0807568-9A2A 2007-02-22 2008-02-08 Processo para a preparação e aplicação de formulação de pesticida ou de herbicida BRPI0807568A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GB0703394,7 2007-02-22
GB0703394A GB0703394D0 (en) 2007-02-22 2007-02-22 Process for Preparing and Applying Pesticide or Herbicide Formulation
PCT/EP2008/051547 WO2008101818A2 (en) 2007-02-22 2008-02-08 Process for preparing and applying pesticide or herbicide formulation

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0807568A2 true BRPI0807568A2 (pt) 2014-07-01

Family

ID=37909036

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0807568-9A2A BRPI0807568A2 (pt) 2007-02-22 2008-02-08 Processo para a preparação e aplicação de formulação de pesticida ou de herbicida

Country Status (17)

Country Link
US (1) US20100152048A1 (pt)
EP (1) EP2124571B1 (pt)
CN (1) CN101636087A (pt)
AU (1) AU2008217067B2 (pt)
BR (1) BRPI0807568A2 (pt)
CA (1) CA2677028A1 (pt)
DK (1) DK2124571T3 (pt)
EC (1) ECSP099595A (pt)
ES (1) ES2463467T3 (pt)
GB (1) GB0703394D0 (pt)
MX (1) MX2009008847A (pt)
NZ (1) NZ578786A (pt)
PL (1) PL2124571T3 (pt)
PT (1) PT2124571E (pt)
RU (1) RU2460299C2 (pt)
UA (1) UA97390C2 (pt)
WO (1) WO2008101818A2 (pt)

Families Citing this family (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ATE517548T1 (de) 2004-03-10 2011-08-15 Monsanto Technology Llc Herbizide zusammensetzungen, die n- phosphonomethylglycin und ein auxinherbizid enthalten
AR075294A1 (es) 2008-10-31 2011-03-23 Dow Agrosciences Llc Control de la dispersion de la pulverizacion de pesticidas con esteres auto emulsificables
WO2011019652A2 (en) 2009-08-10 2011-02-17 Monsanto Technology Llc Low volatility auxin herbicide formulations
CN102933076B (zh) 2010-06-08 2015-09-16 陶氏益农公司 用于控制杀虫剂喷雾漂移的微囊化油
US20130150241A1 (en) * 2011-04-20 2013-06-13 Huntsman Petrochemical Llc Spray drift reduction agents comprising low hydrophilic-lipophilic balance surfactants
US10334849B2 (en) 2011-10-26 2019-07-02 Monsanto Technology Llc Salts of carboxylic acid herbicides
WO2013184622A2 (en) 2012-06-04 2013-12-12 Monsanto Technology Llc Aqueous concentrated herbicidal compositions containing glyphosate salts and dicamba salts
EA201500022A1 (ru) * 2012-06-21 2015-06-30 Басф Се Водная композиция, содержащая дикамба и средство, препятствующее сносу
UA116453C2 (uk) * 2012-09-04 2018-03-26 ДАУ АГРОСАЙЄНСІЗ ЕлЕлСі Композиції і способи покращення сумісності розчинних у воді солей гербіцидів
UY39817A (es) * 2012-11-05 2022-07-29 Monsanto Technology Llc Concentrado de composición herbicida de baja volatilidad, una composición adyuvante, métodos de control, reducción y asesoramiento, y un envase combinado
AR093942A1 (es) * 2012-12-19 2015-07-01 Akzo Nobel Chemicals Int Bv Composiciones y metodos para mejorar la compatibilidad de sales herbicidas solubles en agua y fertilizante concentrado
CA2901680C (en) 2013-02-27 2021-09-07 Monsanto Technology Llc Glyphosate composition for dicamba tank mixtures with improved volatility
DE102014211826A1 (de) 2014-06-20 2015-12-24 Evonik Degussa Gmbh Verwendung von Entschäumern als Anti-Drift-Additive
US9750243B2 (en) * 2015-02-06 2017-09-05 Lamberti Spa Aqueous adjuvant concentrates with improved spray drift properties
KR102524963B1 (ko) * 2022-09-15 2023-04-25 산천초목조경(주) 미생물을 이용한 친환경 잔디 생육 및 토양 개선제 조성물

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB9006676D0 (en) * 1990-03-26 1990-05-23 Allied Colloids Ltd Sprayable agricultural compositions
GB9106409D0 (en) 1991-03-26 1991-05-15 Allied Colloids Ltd Sprayable agricultural compositions
ZA917435B (en) * 1990-09-26 1992-05-27 Takeda Chemical Industries Ltd Herbicides
FR2782245B1 (fr) * 1998-08-17 2003-08-29 Rhodia Chimie Sa Utilisation de polymeres comme agent anti-rebond dans des formulations mises en oeuvre en presence d'une solution aqueuse
GB9823752D0 (en) * 1998-10-30 1998-12-23 Allied Colloids Ltd Compositions comprising anti-drift agents and processes and methods for their use
US6423109B2 (en) * 2000-01-19 2002-07-23 Adjuvants Unlimited Inc. Free flowing fertilizer composition with enhanced deposition/anti drift characteristics
US20010034304A1 (en) * 2000-01-21 2001-10-25 Greg Volgas Manufacture and use of an deposition aid
US6939555B2 (en) * 2000-01-21 2005-09-06 Helena Holding Company Manufacture and use of an deposition aid
US6878180B2 (en) * 2001-10-19 2005-04-12 Exacto, Inc. Combination ammonium sulfate/drift reducing adjuvant and wet bond process for making the same
US20040058821A1 (en) * 2002-07-16 2004-03-25 Mickey Brigance Ionically balanced polyacrylamide composition
GB0503152D0 (en) 2005-02-16 2005-03-23 Ciba Sc Holding Ag Foliar feed compositions,their preparations and use

Also Published As

Publication number Publication date
RU2009135068A (ru) 2011-03-27
RU2460299C2 (ru) 2012-09-10
NZ578786A (en) 2011-01-28
PT2124571E (pt) 2014-05-28
AU2008217067B2 (en) 2013-10-10
UA97390C2 (ru) 2012-02-10
ES2463467T3 (es) 2014-05-28
GB0703394D0 (en) 2007-03-28
DK2124571T3 (da) 2014-06-30
CA2677028A1 (en) 2008-08-28
AU2008217067A1 (en) 2008-08-28
US20100152048A1 (en) 2010-06-17
CN101636087A (zh) 2010-01-27
EP2124571B1 (en) 2014-04-09
PL2124571T3 (pl) 2014-09-30
WO2008101818A2 (en) 2008-08-28
MX2009008847A (es) 2009-10-21
ECSP099595A (es) 2010-01-29
EP2124571A2 (en) 2009-12-02
WO2008101818A3 (en) 2009-07-23

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0807568A2 (pt) Processo para a preparação e aplicação de formulação de pesticida ou de herbicida
ES2330471T3 (es) Composiciones pesticidas y/o herbicidas y metodos para su uso.
ES2222741T3 (es) Composiciones que contienen agentes anti-deriva y procesos y metodos para su utilizacion.
AU2008363855B2 (en) A liquid, homogenous herbicide composition, a method of weed control, a method of production of liquid, homogenous herbicide composition and use of a liquid, homogenous herbicide composition for weed control
ES2718662T3 (es) Composiciones y métodos para mejorar la compatibilidad de las sales de herbicidas solubles en agua
SA02230256B1 (ar) تركيبة تحتوي على جليفوسيت
JP3980640B2 (ja) 農薬製剤の効力及び/又は耐雨性を増強する界面活性剤
EP1848676A1 (en) Foliar feed compositions, their preparation and use
BR112014002543B1 (pt) composição herbicida de glifosato em pó solúvel preparada no local e seu processo de preparação
ES2901729T3 (es) Composiciones y métodos para mejorar la compatibilidad de sales herbicidas hidrosolubles
BR112019019178A2 (pt) método de pulverização de uma mistura, e, bocal para pulverização simultânea de pelo menos dois líquidos.
MX2008003540A (en) Pesticide and/or herbicide compositions and methods of their use
MXPA01004210A (en) Compositions comprising anti-drift agents and processes and methods for their use
JP5557128B2 (ja) 除草剤の飛散防止技術

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B07A Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion)
B09B Decision: refusal

Free format text: INDEFIRO O PEDIDO DE ACORDO COM O(S) ARTIGO(S) 24, 8 C/C 13 E 25 DA LPI

B09B Decision: refusal

Free format text: MANTIDO O INDEFERIMENTO UMA VEZ QUE NAO FOI APRESENTADO RECURSO DENTRO DO PRAZO LEGAL.