BRPI0807239A2 - Processo de controle dos motores elétricos de um inversor de impulso - Google Patents

Processo de controle dos motores elétricos de um inversor de impulso Download PDF

Info

Publication number
BRPI0807239A2
BRPI0807239A2 BRPI0807239-6A BRPI0807239A BRPI0807239A2 BR PI0807239 A2 BRPI0807239 A2 BR PI0807239A2 BR PI0807239 A BRPI0807239 A BR PI0807239A BR PI0807239 A2 BRPI0807239 A2 BR PI0807239A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
electric motor
duration
power
motor
process according
Prior art date
Application number
BRPI0807239-6A
Other languages
English (en)
Inventor
Michel Dehu
Fabrice Metezeau
Eric Lecossais
Gilles Le Gouellec
Regis Meuret
Sebastien Vieillard
Original Assignee
Aircelle Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=38669956&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0807239(A2) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Aircelle Sa filed Critical Aircelle Sa
Publication of BRPI0807239A2 publication Critical patent/BRPI0807239A2/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F02COMBUSTION ENGINES; HOT-GAS OR COMBUSTION-PRODUCT ENGINE PLANTS
    • F02KJET-PROPULSION PLANTS
    • F02K1/00Plants characterised by the form or arrangement of the jet pipe or nozzle; Jet pipes or nozzles peculiar thereto
    • F02K1/54Nozzles having means for reversing jet thrust
    • F02K1/76Control or regulation of thrust reversers
    • F02K1/763Control or regulation of thrust reversers with actuating systems or actuating devices; Arrangement of actuators for thrust reversers
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F05INDEXING SCHEMES RELATING TO ENGINES OR PUMPS IN VARIOUS SUBCLASSES OF CLASSES F01-F04
    • F05DINDEXING SCHEME FOR ASPECTS RELATING TO NON-POSITIVE-DISPLACEMENT MACHINES OR ENGINES, GAS-TURBINES OR JET-PROPULSION PLANTS
    • F05D2270/00Control
    • F05D2270/60Control system actuates means
    • F05D2270/62Electrical actuators
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y02TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
    • Y02TCLIMATE CHANGE MITIGATION TECHNOLOGIES RELATED TO TRANSPORTATION
    • Y02T50/00Aeronautics or air transport
    • Y02T50/60Efficient propulsion technologies, e.g. for aircraft

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Control Of Multiple Motors (AREA)
  • Electric Propulsion And Braking For Vehicles (AREA)
  • Stopping Of Electric Motors (AREA)
  • Control Of Turbines (AREA)
  • Motor Or Generator Cooling System (AREA)
  • Wind Motors (AREA)
  • Structures Of Non-Positive Displacement Pumps (AREA)
  • Protection Of Generators And Motors (AREA)

Description

"PROCESSO DE CONTROLE DOS MOTORES ELÉTRICOS DE UMINVERSOR DE IMPULSO”.
A presente invenção se refere a um processo de controle de um motor elétrico que aciona uma tampa móvel; que equipa um inversor de impulso para turbo-reator.
O papel de um inversor de impulso, quando da aterragem de um avião é de melhorar a capacidade de frenagem de um avião, redirecionando para frente pelo menos uma parte do impulso gerado pelo turbo-reator. Nessa fase, o inversor obstruía tubulação de ejeção dos gases e dirige o fluxo de ejeção do motor para a frente da nacele, gerando, dessa forma, um contra-impulso vem se acrescentar à frenagem das rodas do avião.
Os meios utilizados para realizar essa reorientação do fluxo variam segundo o tipo de inversor. Todavia, em todos os casos, a estrutura de um inversor compreende tampas móveis deslocáveis entre, por um lado, uma posição desdobrada na qual se abre na nacele uma passagem destinada ao fluxo desviado e, por outro lado, uma posição de escamoteamento, na qual fecham essa passagem. Essas tampas móveis podem, além disso, exercer uma função de desvio ou simplesmente de ativação de outros meios de desvio.
Nos inversores com grades, por exemplo, as tampas móveis deslizam ao longo de trilhos, de maneira que, recuando quando da fase de abertura, eles descobrem grades de pás de desvio dispostas na espessura da nacele. Um sistema de bielas liga essa tampa móvel a portas de bloqueio que se desdobram no interior do canal de ejeção e bloqueiam a saída em fluxo direto e desviá-lo e é, portanto, ativo nessa reorientação. De maneira geral, essas tampas móveis são acionadas por macacos hidráulicos ou pneumáticos que necessitam de uma rede de transporte de um fluido sob pressão. Esse fluido sob pressão é classicamente obtido, seja por parada de ar sobre o 5 turbo-reator, no caso de um sistema pneumático, seja por retirada sobre o circuito hidráulico do avião. Esses sistemas requerem uma manutenção importante, pois o menor escapamento na rede hidráulica ou pneumática pode ser dificilmente detectável e corre o risco de ter conseqüências prejudiciais tanto sobre o inversor, 10 quanto sobre outras partes da nacele. Por outro lado, em razão do espaço reduzido disponível na armação dianteira do inversor, a colocação e a proteção desse circuito são particularmente delicadas e incômodas.
Para prevenir os diversos inconvenientes ligados aos sistemas pneumáticos e hidráulicos, os fabricantes de inversores de impulso procuraram substituí-los e equipar ao máximo seus inversores de acionadores eletromecânicos, mais leves e mais confiáveis. Esse inversor é descrito no documento EP 0 843 089.
Todavia, os acionadores eletromecânicos apresentam também vários inconvenientes que é necessário resolver para aproveitar plenamente vantagens que oferecem em termos de ganho de massa e de volume.
Um desses inconvenientes maiores reside no fato de um motor elétrico não suportar os casos de bloqueio. Com efeito, 25 quando um motor elétrico se acha acidentalmente bloqueado, sua energia de alimentação não é mais convertida em energia motriz, mas se dissipa sob a forma de calor, o que corre o risco de danificar a eletrônica de potência do motor ou suas bobinagens. Essa situação é inaceitável na aplicação considerada e deve ser absolutamente evitada.
Em um caso de aterragem abortada, as tampas móveis devem poder ser fechadas em menos de seis segundos após 5 acionamento pelo piloto. É conhecido que os esforços aerodinâmicos serão suficientemente baixos para um motor elétrico que libera 35 N.m somente aproximadamente três segundos após o acionamento da manobra. Um bloqueio do motor é, portanto, apenas temporário, ío O motor elétrico é ativado, por exemplo, um segundo
após o acionamento. Nesse instante, os esforços aerodinâmicos são ainda muito superiores ao que pode fornecer o motor elétrico e este sofre, portanto, um bloqueio que acarreta o aumento de sua temperatura. O intervalo de tempo, após o qual esses esforços 15 diminuem aquém da potência que pode fornecer o motor elétrico, não pode ser precisamente conhecido, e um acionamento tardio acarretaria uma perda de tempo nefasta, considerando-se os esforços de seis segundos a respeitar no caso da aterragem abortada. Esforços de tempos similares são também definidos 20 para os outros casos de desdobramento e de escamoteamento.
Todavia, a tampa móvel do inversor deve ser mantida na posição na qual o motor é bloqueado e não voltar à posição correspondente ao começo da seqüência sob o efeito das cargas externas. Essa manutenção em posição deverá permitir terminar a 25 seqüência no sentido inicial do comando, desde que o bloqueio tenha desaparecido.
Convém anotar que o tempo de espera, antes de poder ativar o motor elétrico com toda segurança, não é precisamente conhecido e depende dos cenários encontrados. A presente invenção tem por finalidade prevenir os inconvenientes anteriormente evocados, e consiste para isso em um processo de controle de um motor elétrico que aciona uma tampa móvel que equipa um inversor de impulso para turbo- 5 reator, caracterizada pelo fato de compreender as etapas que visam a:
- determinar o estado de funcionamento do motor
elétrico;
- cortar a alimentação do motor elétrico, em caso de não funcionamento deste por uma certa duração;
- reativar o motor elétrico, após um período de repouso e repetir as etapas precedentes ou parar definitivamente este, caso essas etapas tenham sido já repetidas um número pré-definido de vezes.
Assim, alternando períodos de funcionamento do
motor elétrico e períodos de repouso que lhe permitem resfriar, o superaquecimento do motor elétrico e da eletrônica de potência é evitado. Essas operações são repetidas várias vezes até o desaparecimento do bloqueio e a seqüência inicial pode 2 0 prosseguir. Caso contrário, caso o bloqueio não seja temporário, o motor será definitivamente parado, sem ter sofrido superaquecimento. Bastará simplesmente desbloqueá-lo, quando da manutenção do avião, uma vez este no solo, mas não será necessário substituir um motor elétrico gradeado. O processo, de 25 acordo com a invenção, permite, portanto, proteger o motor elétrico e sua eletrônica de potência e ter um volume de manutenção menor.
Preferencialmente, a duração de repouso e/ou a duração de não funcionamento são pré-determinados. Evidentemente, a duração de repouso e/ou a duração de não funcionamento são pré-determinadas. Evidentemente, os valores reais dessas durações dependem do motor elétrico referido, assim como de sua alimentação e de seu isolamento. A determinação do 5 tempo máximo de alimentação, em caso de bloqueio e do tempo de resfriamento necessário podem ser facilmente determinados pelo técnico.
De maneira vantajosa, a duração de repouso e/ou a duração de não funcionamento são determinadas sobre a base da temperatura do motor determinada por um captador apropriado, de forma a se obter uma assíntota da temperatura da eletrônica de potência e do motor ou mais simplesmente por um estudo teórico.
Preferencialmente, o processo, de acordo com a invenção, compreende uma etapa suplementar, visando a analisar 15 um parâmetro representativo da pressão no veio do turbo-reator e a fixar a potência liberada pelo motor elétrico em conseqüência. Se a análise do parâmetro representativo revelar que só uma certa potência deveria ser necessária para acionar a tampa móvel, o motor elétrico aquecerá menos rapidamente do que se lhe fosse 20 solicitado liberar sua potência máxima.
De maneira vantajosa, o processo, de acordo com a invenção, compreende uma etapa suplementar que precede a parada do motor elétrico em caso de não funcionamento, essa etapa visando a comandar o motor para liberar sua potência 25 máxima, se esta não tivesse sido já aplicada. Com efeito, o aumento da potência do motor permite aumentar as chances de desbloquear o motor e prosseguir a seqüência de abertura ou de fechamento. A aplicação da invenção será compreendida melhor com o auxílio da descrição detalhada que é exposta abaixo em relação ao desenho anexado, no qual:
A figura 1 representa uma vista esquemática parcial em perspectiva de uma nacele que integra um inversor de impulso com grade;
A figura 2 é uma representação esquemática das tampas móveis e de seu sistema de acionamento;
A figura 3 representa um diagrama que representa as ío etapas de funcionamento de um processo de comando, de acordo com a invenção;
A figura 4 representa uma curva que representa, em função do tempo, por um lado, a diminuição dos esforços resistentes ligados à diminuição do regime motor, quando de um 15 comando de desdobramento ou de novo fechamento de um inversor de impulso, e, por outro lado, a atividade de um motor elétrico submetido ao processo de comando, de acordo com a invenção.
Antes de descrever em detalhes um modo de 2 0 realização da invenção, é importante precisar que o processo descrito não está limitado a um tipo de inversor em particular. Embora ilustrada por um inversor com grades, ela poderá ser aplicada com inversores de concepção diferente, notadamente com portas.
A figura 1 apresenta uma vista esquemática parcial de
uma nacele que integra um inversor de impulso I. O turbo-reator não está representado. Esse inversor de impulso 1 possui uma estrutura que compreende duas tampas móveis 2 semicirculares capazes de deslizarem para descobrirem grades 3 de pás de desvio colocadas entre as tampas móveis 2 e uma seção de passagem do fluxo de ar 4 a desviar. Portas de bloqueio 5 são dispostas no interior da estrutura, de maneira a poderem girar e passarem de uma posição na qual elas não prejudicam a passagem do fluxo de 5 ar 4 para uma posição na qual elas bloqueiam essa passagem. A fim de coordenar a abertura das tampas móveis 2 com uma posição obturadora das portas de bloqueio 5, estas são mecanicamente ligadas à tampa móvel 2 por dobradiças e à estrutura fixa por um sistema de bielas (não representadas), ío O deslocamento das tampas móveis 2 ao longo do
exterior da estrutura é assegurada por um conjunto de macacos 6a, 6b montados sobre uma armação dianteira no interior da qual são alojados um motor elétrico 7 e árvores flexíveis da transmissão 8a, 8b, respectivamente conectadas aos macacos 6a, 6b para acioná-las.
O sistema de acionamento das tampas móveis 2 está representado sozinho na figura 2. Cada tampa móvel 2 pode ser transladada sob a ação de três macacos 6a, 6b, compreendendo um macaco central 6a e dois macacos adicionais 6b, acionados 2 0 por um único motor elétrico 7 ligado a uma interface de comando 9. A potência liberada pelo motor elétrico 7 é inicialmente distribuída aos macacos centrais 6a por intermédio de duas árvores de transmissão flexíveis 8a, depois aos macacos adicionais 6b por árvores de transmissão flexíveis 8b.
Um diagrama que mostra as etapas de um processo, de
acordo com a invenção, para a abertura em condição normal do inversor de impulso 1 está representado na figura 3.
Inicialmente, a ordem 100 é dada pelo piloto de desdobrar o inversor. O motor elétrico 7 é ativado no decorrer de uma etapa 101 e segue uma seqüência de abertura determinada. O estado de funcionamento do motor elétrico 7 é regularmente testado durante a seqüência de abertura, quando de uma etapa 102. Se a velocidade de rotação real do motor elétrico 7 for inferior a 100 rpm, enquanto recebe uma convenção de velocidade superior a 200 rpm, o motor elétrico 7 será considerado como estando bloqueado, e as etapas do processo, de acordo com a invenção, serão aplicadas.
Inicialmente, uma primeira etapa 103 consiste em analisar o deslocamento da tampa móvel 2. Se esta tiver deslizado de menos de 10 mm, então será possível que o bloqueio encontrado seja devido a esforços muito elevados para o motor elétrico 7, liberando um binário motor inicial baixo, no caso de 10 N.m. Nesse caso, uma convenção que fixa no motor elétrico 7 um binário mais elevado, no caso de 35 N.m, é, então, enviado por uma ordem 104. Caso contrário, o binário motor continua fixado em 10 N.m.
Será possível acrescentar uma etapa que permite distinguir entre várias situações, notadamente entre um desdobramento normal e um desdobramento Aborted Take OFF (ATO), correspondente a uma situação de urgência e de elevados esforços mecânicos. No caso de um desdobramento ALD, a potência do motor será imediatamente fixada em seu valor máximo, a saber 35 N.m., enquanto que, no caso de um desdobramento normal, um primeiro teste é feito a uma potência motor baixa, mas teoricamente suficiente, antes de aplicar uma potência mais elevada. O mesmo acontece com as seqüências de fechamento entre um fechamento em situação normal, e um fechamento de urgência, em caso de aterragem abortado (Aborted Landing, ALD).
Uma vez o bloqueio detectado e o binário adaptado fixado, uma ordem 105 aciona um minutador de 5 superaquecimento. Quando o minutador de superaquecimento atinge uma duração pré-determinada, no caso 0,5 segundo no mínimo, sem que o motor elétrico 7 gire, então a alimentação do motor elétrico 7 é cortada por uma ordem 106. Essa etapa 106 aciona um minutador de resfriamento por uma ordem 107. ío Quando o minutador de resfriamento atinge uma duração de resfriamento pré-determinada, em função do motor elétrico 7 utilizado, o motor elétrico 7 é reativado por uma ordem 108. A reativação 108 do motor elétrico 7 é feita apenas um número limitado de vezes. Esse número pode ser pré-determinado e 15 deduzido, ou ser ligado a uma certa duração de funcionamento do circuito descrito. Notadamente, a reativação 108 do motor elétrico 7 e a relação cíclica entre o corte e a reativação são calculadas, de forma a se obter uma assíntota da temperatura do motor e/ou elementos de controle do motor, permitindo manter um binário 2 0 médio, no sentido da demanda piloto, sem atingir esforços de temperatura prejudiciais para os elementos do sistema, abrangendo uma duração mínima no nível do avião, permitindo- lhe realizar um “GO AROUND” (volta de pista) e repousar.
Quando o número de iteração é atingido ou a duração 25 de execução do circuito tenha expirado, sem que tenha havido desbloqueio do motor elétrico, então, sua alimentação é definitivamente cortada. Evidentemente, é possível prever mensagens de informação transmitidas ao piloto do avião e informando que uma operação de manutenção deve ser efetuada. A figura 4 ilustra a aplicação do processo, de acordo com a invenção, ao fechamento do inversor de impulso 1, em caso de aterragem abortada, de elevado regime de turbo-reator. Nessa situação, as tampas móveis devem poder ser fechadas em menos 5 de 6 segundos após o acionamento pelo piloto, e o motor elétrico 7 deve liberar uma potência muito maior do que em um caso de fechamento normal para vencer os esforços aerodinâmicos elevados devido a um turbo-reator que funciona em regime elevado.
ío Todavia, conforme representado na curva da figura 4,
esses esforços aerodinâmicos diminuem bem rapidamente. É conhecido que os esforços aerodinâmicos serão suficientemente baixos para um motor elétrico que libera 35 M.m somente aproximadamente 3 segundos após o acionamento da manobra.
Para fechar as tampas móveis 2 nessa situação, duas
soluções são consideráveis: ou utilizar um motor elétrico adaptado aos esforços iniciais elevados, ou utilizar um motor elétrico 7 menos potente e ativá-lo apenas quando os esforços tiverem suficientemente diminuído. Convém, no caso, anotar que 20 a massa dos equipamentos é um ponto essencial da construção aeronáutica, e que o inversor constitui o subconjunto da nacele o mais importante em massa. Portanto, é vantajoso procurar diminuir essa massa ao máximo, respeitando as normas de segurança e de resistência. Por conseguinte, a solução que 25 consiste em utilizar um motor elétrico menos potente será preferida.
Todavia, e conforme explicado, o instante de ativação do motor elétrico não é precisamente determinável. Por outro lado, ativar esse motor elétrico muito cedo correria o risco de provocar seu superaquecimento, caso as dificuldades a vencer fossem ainda muito elevadas. O processo, de acordo com a invenção, é, então, inteiramente indicado. Conforme representado na figura 4, o motor elétrico 7 é ativado, por exemplo, 1 segundo 5 após o acionamento e funciona por intermitência até que os esforços aerodinâmicos tenham suficientemente diminuídos. Um processo, de acordo com a invenção, permite parar a alimentação do motor elétrico 7, após um certo tempo de bloqueio, evitando assim seu superaquecimento, e deixá-lo resfriar, antes de renovar ío uma tentativa. Por outro lado, os desvios em relação à diminuição teórica dos esforços aerodinâmicos são também considerados, e assim é possível utilizar um motor elétrico menos potente e, portanto, menor e mais leve, minimizando os riscos de superaquecimento.
Embora a invenção tenha sido descrita em relação com
os exemplos particulares de realização, é evidente que ela não está de modo nenhum limitada e que compreende todos os equivalentes técnicos dos meios descritos, assim como suas combinações, caso estas entrem no âmbito da invenção.
20

Claims (6)

1. Processo de controle de um motor elétrico que aciona uma tampa móvel que equipa um inversor de impulso para turbo-reator, CARACTERIZADO pelo fato de compreender as etapas que visam a: - - determinar o estado de funcionamento do motor elétrico; - cortar a alimentação do motor elétrico, em caso de não funcionamento deste por uma certa duração; - reativar o motor elétrico, após um período de repouso e repetir as etapas precedentes ou parar definitivamente este, caso essas etapas tenham sido já repetidas um número pré-definido de vezes.
2. Processo, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de a duração de repouso e/ou a duração de não funcionamento ser(em) pré-determinada(s).
3. Processo, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de a duração de repouso e/ou a duração de não funcionamento ser(em) determinada(s) sobre a base da temperatura do motor e/ou da eletrônica de potência determinada por pelo menos um captador apropriado.
4. Processo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, CARACTERIZADO pelo fato de compreender uma etapa suplementar, visando a analisar um parâmetro representativo da pressão no veio do turbo-reator e a fixar a potência liberada pelo motor elétrico em conseqüência.
5. Processo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, CARACTERIZADO pelo fato de compreender uma etapa suplementar que precede a parada do motor elétrico, em caso de não funcionamento, essa etapa visando a comandar no motor elétrico a liberação de uma potência mais elevada, caso esta não seja já aplicada.
6. Processo, de acordo com a reivindicação 5, CARACTERIZADO pelo fato de a etapa suplementar só ser aplicada, caso a tampa móvel tenha percorrido um curso inferior a um comprimento pré-determinado.
BRPI0807239-6A 2007-02-14 2008-01-25 Processo de controle dos motores elétricos de um inversor de impulso BRPI0807239A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0701058A FR2912470B1 (fr) 2007-02-14 2007-02-14 Procede de controle des moteurs electriques d'un inverseur de poussee
FR0701058 2007-02-14
PCT/FR2008/000090 WO2008110677A2 (fr) 2007-02-14 2008-01-25 Procede de controle des moteurs electriques d'un inverseur de poussee

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0807239A2 true BRPI0807239A2 (pt) 2014-06-03

Family

ID=38669956

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0807239-6A BRPI0807239A2 (pt) 2007-02-14 2008-01-25 Processo de controle dos motores elétricos de um inversor de impulso

Country Status (10)

Country Link
US (1) US9062627B2 (pt)
EP (1) EP2118476B1 (pt)
CN (1) CN101595292B (pt)
AT (1) ATE554279T1 (pt)
BR (1) BRPI0807239A2 (pt)
CA (1) CA2677395C (pt)
ES (1) ES2386184T3 (pt)
FR (1) FR2912470B1 (pt)
RU (1) RU2451198C2 (pt)
WO (1) WO2008110677A2 (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2922959B1 (fr) * 2007-10-31 2009-12-04 Airbus France Systeme de controle et procede de controle.
US8170771B2 (en) * 2008-06-30 2012-05-01 Honeywell International Inc. Fluid-powered thrust reverser actuation system speed control
CN105888879A (zh) * 2015-01-19 2016-08-24 王小水 一种喷气发电式发动机及燃料多次循环利用的发动机
US10443540B2 (en) * 2015-05-08 2019-10-15 United Technologies Corporation Thrust reversal for turbofan gas turbine engine

Family Cites Families (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3259826A (en) * 1964-06-29 1966-07-05 Worthington Corp Circuit for automatically restarting a compressor motor after a power failure
US4286303A (en) * 1979-03-19 1981-08-25 Franklin Electric Co., Inc. Protection system for an electric motor
FR2755730B1 (fr) 1996-11-14 1999-01-08 Hispano Suiza Sa Systeme de commande electrique pour inverseur de poussee de turboreacteur
US6519929B2 (en) * 2001-04-30 2003-02-18 Honeywell International, Inc. System and method for controlling the deployment of jet engine thrust reversers
US6439504B1 (en) * 2001-06-15 2002-08-27 Honeywell International, Inc. System and method for sustaining electric power during a momentary power interruption in an electric thrust reverser actuation system
US6681559B2 (en) * 2001-07-24 2004-01-27 Honeywell International, Inc. Thrust reverser position determination system and method
FR2846378B1 (fr) * 2002-10-25 2006-06-30 Hispano Suiza Sa Inverseur de poussee electromecanique pour turboreacteur a synchronisation des dispositifs de verrouillage
FR2846375B1 (fr) * 2002-10-25 2006-06-30 Hispano Suiza Sa Inverseur de poussee electromacanique pour turboreacteur a asservissement du deplacement des portes
FR2846377B1 (fr) * 2002-10-25 2006-06-30 Hispano Suiza Sa Inverseur de poussee electromecanique pour turboreacteur a controle permanent de position
BRPI0406949A (pt) * 2003-01-24 2006-01-03 Tecumseh Products Co Sistema de controle de motor cc sem escova e sem sensor com detecção de rotor travado e parado
FR2872222B1 (fr) * 2004-06-29 2006-08-25 Hurel Hispano Sa Procede d'ouverture d'un capot mobile equipant un inverseur de poussee
FR2872223B1 (fr) * 2004-06-29 2006-08-25 Hurel Hispano Sa Procede de commande pour l'actionnement d'un inverseur de poussee
CN101313139B (zh) * 2005-11-21 2012-01-25 埃尔塞乐公司 驱动推力换向器的控制方法

Also Published As

Publication number Publication date
FR2912470A1 (fr) 2008-08-15
WO2008110677A3 (fr) 2009-07-30
CA2677395C (fr) 2015-06-16
ATE554279T1 (de) 2012-05-15
RU2009133822A (ru) 2011-03-20
CA2677395A1 (fr) 2008-09-18
EP2118476A2 (fr) 2009-11-18
US9062627B2 (en) 2015-06-23
CN101595292B (zh) 2011-05-18
CN101595292A (zh) 2009-12-02
WO2008110677A2 (fr) 2008-09-18
FR2912470B1 (fr) 2009-03-20
EP2118476B1 (fr) 2012-04-18
RU2451198C2 (ru) 2012-05-20
US20100115915A1 (en) 2010-05-13
ES2386184T3 (es) 2012-08-13

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0807239A2 (pt) Processo de controle dos motores elétricos de um inversor de impulso
ES2605647T3 (es) Sistemas de despliegue de emergencia de caída libre por gravedad para conjuntos de trenes de aterrizaje retráctiles de aeronaves
JP4528831B2 (ja) 航空機用着陸脚の操作システム及びそのようなシステムを備える航空機
EP3205849A1 (en) Auxiliary drive bowed rotor prevention system for a gas turbine engine through an engine accessory
US8615982B2 (en) Integrated electric variable area fan nozzle thrust reversal actuation system
TWI564481B (zh) 控制風力渦輪機之方法
CN104854335A (zh) 机舱推力反向器和装备有至少一个反向器的机舱
TWI626192B (zh) 用於緊急電力產生器的設備、系統以及方法
TWI612216B (zh) 風力發電系統
CN106240796A (zh) 用于交通工具的可抛弃式紧急出口及其释放方法
BR102013016208A2 (pt) método de desbloquear um freio de roda de aeronave
EP2969765B1 (en) Hydraulically operated latch for a gas turbine engine nacelle and method of operation
CN103748303A (zh) 带有机械检测关闭和开启的锁定设备
BR112015010872B1 (pt) processo de abertura/fecho de uma porta elétrica de aeronave, e, porta elétrica de aeronave
BRPI0908770B1 (pt) dispositivo para abrir uma porta de passageiros de uma aeronave em caso de emergência
CN104285055A (zh) 推力反向控制系统
BR102012032057A2 (pt) Método de gerenciar sistemas associados com o trem de aterrissagem de uma aeronave
JP4034715B2 (ja) スラストリバーサのための保全および阻止プレート
ES2293597T3 (es) Procedimiento de apertura de un capo movil que equipa un inversor de empuje.
RU2463215C2 (ru) Устройство и способ управления питанием, по меньшей мере, одним приводом техобслуживания летательного аппарата
BR112014002723B1 (pt) processo de monitoramento dos meios de bloqueio de um sistema elétrico de inversão de impulso para turbomáquina em um avião, computador e turbomáquina
ES2866898T3 (es) Turbina eólica
ES2380840T3 (es) Procedimiento de funcionamiento de un accionador electromecánico para una persiana con brazos
EP2702910B1 (en) A steam channel for an exhaust system of a steam appliance
US10752335B2 (en) Emergency release for pushout window evacuation

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 9A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2395 DE 29-11-2016 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.