BRPI0806946B1 - Devices for treating foodstuffs with air conditioning - Google Patents

Devices for treating foodstuffs with air conditioning Download PDF

Info

Publication number
BRPI0806946B1
BRPI0806946B1 BRPI0806946-8A BRPI0806946A BRPI0806946B1 BR PI0806946 B1 BRPI0806946 B1 BR PI0806946B1 BR PI0806946 A BRPI0806946 A BR PI0806946A BR PI0806946 B1 BRPI0806946 B1 BR PI0806946B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
air
drum
outlet
windings
inlet
Prior art date
Application number
BRPI0806946-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Wilhelmus Franciscus Leferink Bernardus
Franciscus Jacobus Maria Van Der Eerden Hendricus
Robert Willemsen Joroen
Cornelus Maria Baltussen Jacobus
Original Assignee
Stork Titan B.V.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Stork Titan B.V. filed Critical Stork Titan B.V.
Publication of BRPI0806946A2 publication Critical patent/BRPI0806946A2/pt
Publication of BRPI0806946B1 publication Critical patent/BRPI0806946B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A21BAKING; EDIBLE DOUGHS
    • A21BBAKERS' OVENS; MACHINES OR EQUIPMENT FOR BAKING
    • A21B1/00Bakers' ovens
    • A21B1/42Bakers' ovens characterised by the baking surfaces moving during the baking
    • A21B1/48Bakers' ovens characterised by the baking surfaces moving during the baking with surfaces in the form of an endless band
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A21BAKING; EDIBLE DOUGHS
    • A21BBAKERS' OVENS; MACHINES OR EQUIPMENT FOR BAKING
    • A21B1/00Bakers' ovens
    • A21B1/02Bakers' ovens characterised by the heating arrangements
    • A21B1/24Ovens heated by media flowing therethrough
    • A21B1/26Ovens heated by media flowing therethrough by hot air

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Drying Of Solid Materials (AREA)
  • Food Preservation Except Freezing, Refrigeration, And Drying (AREA)

Description

“DISPOSITIVOS DE TRATAMENTO PARA TRATAR PRODUTOS ALIMENTÍCIOS COM AR CONDICIONADO” [0001] De acordo com um primeiro aspecto, a invenção refere-se a um dispositivo de tratamento para tratar produtos alimentícios com ar condicionado, em particular para produção em massa.
[0002] É conhecido um dispositivo de tratamento para tratar produtos alimentícios com ar condicionado, que pode ser operado como um forno, por exemplo, pelo pedido de patente Européia EP 0 953 286. Este dispositivo conhecido compreende um alojamento em que pelo menos um meio de transporte é disposto ao longo de um trajeto de transporte helicoidal para transportar os produtos através do alojamento, de uma entrada até uma saída. O meio de transporte compreende um tambor oco composto de tiras substancialmente horizontais e verticais, tambor oco este sendo rotativamente disposto em tomo de um eixo vertical. Além disso, o meio de transporte compreende uma correia transportadora sem fim que, em uso, desloca-se ao longo de um trajeto helicoidal. Ar condicionado pode escoar no meio das tiras do tambor sobre os enrolamentos da correia transportadora. Além disso, estão presentes meio de condicionamento de ar, para condicionar a corrente de ar, por exemplo, sua temperatura e/ou teor de umidade, bem como meio de circulação de ar para circular o ar condicionado por toda o alojamento.
[0003] A capacidade de criar um fluxo eficaz de ar condicionado é um aspecto importante, tal como um dispositivo de tratamento. Isto aplica-se em particular a situações de tratamento, que objetivam obter uniformidade da atmosfera de ar condicionado no inteiro espaço de tratamento. Isto contrasta com situações que são também conhecidas na técnica, em que a atmosfera no espaço de tratamento é intencionalmente mudada localmente com respeito a condições geralmente prevalecentes, utilizando-se meio adicional, tal como aquecimento ou umidificação adicional, a fim de satisfazer a certas exigências do processo. Assim, em tais situações, diversas zonas com diferentes condições de tratamento são criadas, que podem opcionalmente ser separadas entre si por meio de separação física, tal como divisões, paredes ou cortinas (ar).
[0004] De acordo com um primeiro aspecto, é um objetivo da invenção prover um dispositivo de tratamento para tratar produtos alimentícios com ar condicionado, em particular para produção em massa, em que o ar condicionado é circulado por todo o espaço de tratamento em uma maneira eficaz, de modo que fique em contato com os produtos a serem tratados.
[0005] É ainda um outro objetivo da invenção prover tal dispositivo de tratamento, tendo um clima de tratamento essencialmente uniforme com referência a temperatura e/ou umidade do ar e/ou velocidade no inteiro espaço de tratamento, em particular um tal dispositivo de tratamento em que não são requeridos tais meios adicionais que não meio de condicionamento de ar primário e meio de circulação de ar.
[0006] É outro objetivo da invenção prover tal dispositivo de tratamento em que os desvios locais, resultantes do ar sendo condicionado, nas propriedades do ar condicionado, por exemplo, com respeito a temperatura e/ou umidade, são reduzidos.
[0007] É ainda outro objetivo da invenção prover um tal dispositivo de tratamento que seja de projeto compacto.
[0008] O dispositivo de tratamento de acordo com a presente invenção compreende um alojamento tendo uma entrada e uma saída para introduzir os produtos a serem tratados e para descarregar os produtos tratados, respectivamente. O alojamento delimita um espaço ou câmara de tratamento, que fica em comunicação com a entrada e saída. Dentro do espaço de tratamento, um dispositivo de tratamento é provido que se desloca ao longo de um trajeto de transporte entre a entrada e a saída, o trajeto de transporte compreendendo diversos enrolamentos, que são situados uns em cima dos outros e afastados entre si. Próximo destas entrada e saída, o trajeto de transporte compreende seções retas convencionais, que são relativamente curtas em comparação com o inteiro comprimento do trajeto de transporte. O meio de transporte é projetado para suportar os produtos. O meio de transporte compreende pelo menos um tambor oco, que é rotativamente disposto em tomo de um eixo rotativo vertical e é impulsionado durante a operação. Na maneira usual, o dispositivo de tratamento além disso compreende uma correia transportadora sem fim, que é guiada em tomo de um ou mais dos tambores, ao longo do trajeto de transporte compreendendo numerosos enrolamentos situados uns em cima dos outros, e que é acionada por fricção de resvalamento com o(s) tambor(es). O dispositivo de acordo com a presente invenção é também provido com meio de condicionamento de ar, que regula as condições, tais como temperatura e/ou umidade do ar que está essencialmente circulando no espaço de tratamento. O meio de circulação de ar assegura que o ar seja circulado por todo o espaço de tratamento, via o tambor oco e via o meio de condicionamento de ar. Desta maneira, o ar condicionado escoa da circunferência do tambor sobre os enrolamentos do trajeto de transporte do meio de transporte e sobre os produtos transportados pelo último.
[0009] De acordo com o primeiro aspecto da invenção, o meio de circulação de ar do dispositivo de tratamento, visto na direção do fluxo do ar condicionado, é disposto a jusante do meio de condicionamento de ar. Em outras palavras, o lado de entrada do meio de circulação de ar, tal como o lado de sucção de um ventilador, é direta ou indiretamente, porém vantajosamente diretamente, em comunicação fluida com o meio de condicionamento de ar, e o lado da saída do meio de circulação de ar fica direta ou indiretamente em comunicação fluida com a circunferência do tambor.
[00010] Devido à turbulência gerada no meio de circulação de ar, é possível desta maneira que o ar condicionado, que pode ter condições não uniformes, como resultado da configuração do meio de condicionamento, seja misturado a jusante do meio de condicionamento e, assim, seja homogeneizado, de modo que quaisquer desvios locais, resultantes do condicionamento do meio de tratamento, são removidos. Assim, os dispositivos de circulação de ar servem a um duplo propósito: por um lado eles servem para circular o ar condicionado e, por outro lado, eles servem para misturar e, assim, homogeneizar o ar condicionado no meio de condicionamento de ar.
[00011] O trajeto de transporte no espaço de tratamento compreende vários enrolamentos, que são situados uns em cima dos outros. Visto em vista de topo, um enrolamento pode ter o formato de essencialmente uma elipse, um polígono, tal como um triângulo ou retângulo, os respectivos tambores sendo dispostos nas pontas ou cantos extremos. É preferido um trajeto de transporte helicoidal, em que a correia transportadora sem fim é guiada em tomo de um tambor, com um enrolamento essencialmente seguindo o formato de um círculo.
[00012] Em uma forma de realização preferida, os meios de circulação de ar são pelo menos parcialmente dispostos dentro do tambor oco. Tal arranjo dos meios de circulação de ar permite um projeto compacto do dispositivo de tratamento total, uma vez que este arranjo resulta em uma economia de espaço, em comparação com os dispositivos de tratamento conhecidos, em que os meios de circulação de ar são providos no topo do alojamento ou em seu lado. Além disso, devido à posição central do meio de circulação de ar dentro do trajeto de transporte, em particular um trajeto de transporte helicoidal, este arranjo produz uma circulação eficiente do ar condicionado e, assim, um tratamento eficaz dos produtos possível. O ar condicionado que escoa dos meios de circulação de ar é guiado e distribuído uniformemente entre os enrolamentos do trajeto de transporte, via a circunferência do tambor, que é permeável ao fluido de tratamento.
[00013] Preferivelmente, os meios de circulação de ar compreendem um ventilador. Vantajosamente, o seu ventilador é dentro do tambor oco, enquanto a unidade motriz, tal como um motor elétrico, é usualmente fora do alojamento. Vantajosamente, a unidade motriz é posicionada embaixo do fundo do alojamento. Vantajosamente, os meios de circulação de ar são pelo menos parcialmente dispostos dentro do tambor oco em sua base.
[00014] O meio de transporte preferivelmente compreende um tambor cilíndrico oco, que é disposto dentro do forno rotativamente em tomo de um eixo substancialmente vertical, bem como um meio motriz para girar o tambor e uma correia transportadora sem fim guiada em tomo do tambor, ao longo do trajeto de transporte compreendendo diversos enrolamentos situados um em cima do outro. Vantajosamente, o tambor é composto de essencialmente tiras horizontais e verticais e, preferivelmente, tem um diâmetro constante. Vantajosamente, o dispositivo de tratamento é projetado de tal maneira que o ar condicionado flui somente sobre a parte da circunferência interna de todos os enrolamentos do trajeto de transporte helicoidal. Esta parte da circunferência pode ser, por exemplo, de 30 - 180°. Preferivelmente, esta parte é menor do que 90°.
[00015] Em uma forma de realização do dispositivo de tratamento de acordo com a presente invenção, um corpo tubular estacionário é colocado entre o meio de circulação de ar e o tambor e tem uma abertura de fluxo de saída vertical, que se estende pelo menos sobre a inteira altura dos enrolamentos do trajeto de transporte.
[00016] A correia transportadora sem fim é avançada pela fricção de resvalamento entre sua borda interna e a circunferência externa do tambor ou parte dele. O meio motriz, tal como um ou mais motores elétricos, é preferivelmente disposto fora do espaço de tratamento, isto é, fora do alojamento, em particular embaixo de seu fundo. O meio de transporte é preferivelmente uma correia de gaze (metal), que é pelo menos parcialmente permeável ao fluido de tratamento condicionado.
[00017] De acordo com mais uma forma de realização preferida, o eixo rotativo do ventilador coincide com o eixo rotativo do tambor, de modo que a distância do ventilador até a circunferência do tambor é constante. De acordo com outra forma de realização preferida, o ventilador é disposto excentricamente com respeito ao eixo rotativo vertical do tambor. Isto é particularmente vantajoso se pretende permitir que o ar condicionado flua para fora somente sobre uma parte da circunferência dos enrolamentos do trajeto de transporte.
[00018] O meio de guia de ar, para influenciar o fluxo do ar condicionado em uma maneira alvejada, pode estar presente no dispositivo de tratamento de acordo com a presente invenção. Em razão da posição preferida do meio de circulação de ar dentro do próprio tambor oco, o ar condicionado tem que ser distribuído sobre uma distância relativamente curta sobre a circunferência do tambor, em particular sobre o ângulo de abertura da abertura de fluxo de saída do corpo tubular e sobre sua altura, a fim de obter-se um fluxo de saída tão uniforme quanto possível do ar condicionado da circunferência do tambor, em particular dita abertura de fluxo de saída. Tal distribuição do ar sobre a circunferência do tambor, em particular dita inteira abertura de fluxo de saída, contribui para um eficiente fluxo de ar condicionado sobre os produtos que estão situados no meio de transporte. Além disso, esta distribuição de ar é importante a fim de evitar picos da velocidade do ar condicionado, nas posições em que os produtos estão localizados e, assim, evitar condições não-uniformes locais e avaria do produto, por exemplo, a um seu revestimento e/ou evitar coloração não-uniforme do produto. Preferivelmente, para este fim os meios de guia de ar do tambor estão presentes no tambor em uma posição a jusante dos meios de circulação de ar, preferivelmente na abertura de fluxo de saída do corpo tubular. Vantajosamente, os meios de guia de ar são projetados de ta maneira que, durante a operação, o ar condicionado escoa concorrente e contracorrente com respeito à direção de movimento da correia transportadora.
[00019] Os meios de guia de ar de tambor dentro do tambor desenvolvem uma resistência entre os meios de circulação de ar e o meio de transporte, sobre os quais os produtos são situados durante o tratamento. Uma forma de realização preferida de tais meios de guia de ar de tambor compreende numerosos perfis de chicana dispostos verticalmente afastados entre si em paralelo, que assim delimitam os condutos verticais. Em seção transversal (horizontal), estes condutos têm um formato não-linear, de modo que o ar escoando para fora através dos condutos é forçado a mudar de direção. A distribuição do ar condicionado ocorre automaticamente nestes condutos. Isto aplica-se em particular a posições dos condutos em que o ar já sofre uma mudança de direção, enquanto escoando dos meios de circulação de ar para os condutos. A constrição da extremidade de entrada de um conduto é uma medida adicional para influenciar ainda o fluxo através de um conduto. Em posições dos condutos em que o ar vindo dos meios de circulação de ar não sofreu uma mudança de direção, os condutos preferivelmente têm uma seção transversal conformada em S, de modo que suficiente resistência é construída e picos locais na velocidade de ar (jatos) são removidos devido à mudança induzida na direção do ar condicionado dentro destes condutos. A largura do lado de fluxo de saída dos condutos verticais é usualmente maior do que a largura das barras do tambor oco, que gira durante operação, a fim de evitar o fechamento de um conduto e as consequências associadas com ele, o que afeta o fluxo de ar uniforme. A direção dos perfis de chicana no lado de fluxo de saída dos condutos verticais substancialmente determina a distribuição sobre o meio de transporte, sobre o qual os produtos são situados durante operação. Um benefício adicionado de tais perfis de chicana e condutos delimitados por ele é o fato de que eles podem facilmente ser limpados e o risco de bloqueios é baixo. Tais bloqueios por pó podem ocorrer quando uma placa pressurizada é usada (uma placa provida com aberturas relativamente pequenas).
[00020] Como mencionado acima, o meio de circulação de ar pode ser arranjado no centro do tambor. O meio de circulação de ar pode também ser arranjado excentricamente com respeito ao eixo rotativo do tambor, de modo que há uma distância relativamente grande entre o meio de circulação de ar e os meios de guia de ar de tambor. Mais preferivelmente, os meios de guia de ar de tambor são posicionados diametralmente opostos ao meio de circulação de ar.
[00021] Se desejado, meios de guia de ar de correia podem ser providos para guiar ar condicionado, que são dispostos no espaço acima de um ou mais enrolamentos da correia transportadora sem fim. Tais meios de guia de ar de correia, tais como perfis de chicana inclinados ou placas defletoras, possibilitam mais ajustamento da direção de fluxo do ar condicionado escoando sobre os produtos situados sobre os enrolamentos e tomam possível obter-se um fluxo de ar condicionado substancialmente uniforme sobre a largura da correia transportadora. Por meio destes meios de guia de ar de correia, o ar condicionado é direcionado para os produtos, assim aumentando a transferência de calor entre o ar e os produtos. Isto permite tratamento uniforme dos produtos que estão situados tanto na circunferência interna de um enrolamento como na sua circunferência externa. Vantajosamente, estes meios de guia de ar de correia são ajustados para suportar meios para suportar um enrolamento a jusante do trajeto de transporte helicoidal.
[00022] Em uma forma de realização vantajosa, o alojamento compreende uma coifa elevável e uma bandeja com um coletor de água sendo provido no meio.
[00023] Os meios de condicionamento de ar são dependentes do tipo de tratamento que é para ser realizado no dispositivo de acordo com a presente invenção. Em uma forma de realização preferida do dispositivo de tratamento de acordo com a presente invenção como um forno, em particular um forno espiral com um trajeto de transporte helicoidal, os meios de circulação de ar compreendem pelo menos um meio de aquecimento, tais como um trocador de calor (com óleo térmico ou elétrico). Outros exemplos de meios de acondicionamento de ar compreendem meio de umidificação para suprir umidade ao ar circulante, tal como meio de injeção de vapor.
[00024] Os meios de acondicionamento de ar são vantajosamente arranjados em um conduto que tem uma entrada de conduto que fica em comunicação com o espaço de tratamento e uma saída de conduto, que fica em comunicação com os meios de circulação de ar. Preferivelmente, este conduto é provido no lado interno do topo do alojamento, preferivelmente sobre a coifa acima mencionada.
[00025] De acordo com uma aplicação preferida, o dispositivo de tratamento de acordo com a presente invenção pode ser usado para tratar produtos alimentícios com ar condicionado, em particular para o cozimento, assadura, fritagem, grelhamento de carne e produtos de carne, parcial ou completamente, tais como opcionalmente hambúrgueres empanados e/ou marinados, partes de frango e outros produtos conformados. Outras aplicações do dispositivo de tratamento de acordo com a presente invenção compreendem secagem, vaporização, pasteurização e esterilização de produtos alimentícios de origem vegetal e/ou animal. Os produtos alimentícios podem opcionalmente ser embalados.
[00026] Vantajosamente, o aspecto caracterizante, de acordo com o segundo aspecto da invenção, a ser descrito abaixo, é usado no dispositivo de tratamento de acordo com o primeiro aspecto. Este aspecto, em particular o diferente passo do enrolamento próximo da entrada do alojamento com respeito aos enrolamentos a jusante, permite bom controle do clima com condições de clima uniformes no inteiro espaço de tratamento. Como referência, a seguinte parte da descrição do segundo aspecto - mesmo sem a limitação a um forno especificado ali - é incorporada aqui.
[00027] De acordo com um segundo aspecto, a invenção refere-se a um forno para tratar produtos alimentícios com ar condicionado, em particular para produção em massa.
[00028] Um dispositivo de tratamento para tratar produtos alimentícios com ar condicionado, que pode ser operado como um forno, é conhecido, por exemplo, pelo pedido de patente europeu 0953286, em nome do Requerente, como jã foi descrito acima. Este dispositivo conhecido compreende um alojamento em que pelo menos um meio de transporte é disposto ao longo de um trajeto de transporte helicoidal para transportar os produtos através do alojamento de uma entrada para lima saída. Além disso, os meios de condicionamento de ar, para condicionar a corrente de ar, por exemplo, sua temperatura e/ou teor de umidade, bem como meios de circulação de ar para circular o ar condicionado através do alojamento, estão presentes. De acordo com este pedido de patente européia, meios de distribuição de ar são providos no lado interno do trajeto de transporte helicoidal, para distribuir a corrente de ar via somente uma parte do lado interno do trajeto de transporte helicoidal, de tal maneira que o ar condicionado parcialmente flui sobre o meio de transporte concorrente e parcialmente em contracorrente.
[00029] Um problema que pode ocorrer com tal forno é o desvio de temperatura na atmosfera do ar condicionado dentro do espaço do forno, desvio ou queda de temperatura esta na entrada podendo ocorrer como resultado da introdução de produtos (carne) relativamente frios, por exemplo, congelados ou esfriados, tendo uma temperatura de 0 - 4°C ou inferior, bem como pelo próprio meio de transporte relativamente frio. Tal desvio de temperatura pode ser indesejável em situações em que for desejado obter-se uma atmosfera uniforme de ar condicionado no inteiro espaço de forno. Além disso, é possível que os produtos a serem tratados sequem completamente. como resultado do aquecimento ocorrendo muito lentamente. A extensão do tempo de cozimento requerido pode também ser uma consequência desvantajosa. Tal extensão é conseguida passando-se os produtos através do forno em uma velocidade menor, o que resulta na capacidade, expressa em kg/hora, sendo reduzida.
[00030] Incidentemente, deve ser citado novamente que há circunstâncias conhecidas no campo em que a atmosfera dentro do forno é intencionalmente mudada localmente, empregando-se meios adicionais, tais como aquecimento adicional, a fim de satisfazer certas exigências do processo. Assim, em tais situações, diversas zonas com diferentes condições de tratamento são criadas, que podem opcionalmente ser separadas entre si por meio de meios de separação física.
[00031] É um objetivo da presente invenção evitar e/ou pelo menos reduzir dito desvio de temperatura, na maior parte dos casos uma queda de temperatura, durante operação de um forno com uma atmosfera de ar condicionado, que é tão uniforme quanto possível, em particular com respeito a temperatura, umidade e velocidade.
[00032] É um outro objetivo da invenção evitar secagem completa dos produtos a serem tratados.
[00033] É ainda um outro objetivo da invenção evitar a perda de capacidade.
[00034] O forno de acordo com a presente invenção compreende um alojamento tendo uma entrada e uma saída para introduzir produtos a serem tratados e para descarregar os produtos tratados, respectivamente. O alojamento delimita um espaço de forno que fica em comunicação com a entrada e saída. Dentro do espaço de forno, um meio de transporte é provido que se desloca ao longo de um trajeto de transporte entre a entrada e a saída, o trajeto de transporte compreendendo diversos enrolamentos, que são situados uns em cima dos outros e afastados entre si. Próximo da entrada e da saída, o trajeto de transporte compreende seções retas convencionais, que são relativamente curtas em comparação com o inteiro comprimento do trajeto de transporte. O meio de transporte é projetado para suportar os produtos. O meio de transporte compreende pelo menos um tambor oco, que é rotativamente arranjado em tomo de um eixo rotativo vertical e é impulsionado durante operação. Da maneira usual, o meio de transporte compreende além disso uma correia transportadora sem fim, que é guiada em tomo de um ou mais tambores ao longo do trajeto de transporte compreendendo numerosos enrolamentos situados uns em cima dos outros e que é acionada por fricção de resvaladura com o(s) tambor(es). Meios de condicionamento de ar são também providos no forno, que regulam as condições, tais como temperatura e/ou umidade, do ar substancialmente circulando dentro do forno. Os meios de circulação de ar asseguram que o ar seja circulado por toda parte do espaço do forno, via o tambor oco e via os meios de condicionamento de ar. Desta maneira, o ar condicionado flui da circunferência do tambor sobre os enrolamentos do trajeto de transporte do meio de transporte e sobre os produtos transportados pelo último.
[00035] Com o forno de acordo com a presente invenção, pelo menos um enrolamento do trajeto de transporte próximo da entrada tem um passo que é diferente do passo dos enrolamentos a jusante do trajeto de transporte. Em outras palavras, a distância entre dois sucessivos enrolamentos próximos da entrada, em pontos que são perpendicularmente em cima um do outro, difere da distância entre dois sucessivos enrolamentos, que são situados mais a jusante no trajeto de transporte. Como um resultado disso, a influência local sobre a atmosfera total do forno de introduzir produtos a serem tratados no espaço de forno e do meio de transporte, ambos tendo condições que se desviam das condições do forno, em particular a temperatura, pode ser limitada e outras medidas, que poderíam afetar em particular a uniformidade do clima do forno, tal como a velocidade de circulação do ar, pode ser supérflua. Assim, é possível manterem-se as condições do forno prevalecentes “ajustando-se” localmente a densidade do produto (número de produtos/volume unitário) na entrada. Isto resulta nos produtos sendo submetidos a um clima de tratamento substancialmente uniforme de ar condicionado sobre o inteiro trajeto dentro do espaço de forno, da entrada até a saída. Além disso, o risco de os produtos secarem completamente na entrada é reduzido. Uma vantagem adicional da ausência de outras medidas e/ou aspectos é o fato de que o dispositivo de acordo com a presente invenção ser mais fácil de limpar. Além disso, a capacidade pode ser mantida em um alto nível.
[00036] Incidentalmente, deve ser citado que o WO 92/21596 descreve um meio de transporte para um forno de cozimento com uma chamada hélice dupla, que compreende um trajeto de transporte helicoidal ascendente e um trajeto de transporte helicoidal descendente. Em um desenho esquemático de uma sua forma de realização, o passo do primeiro enrolamento próximo da entrada e do último enrolamento próximo da saída parece diferir do passo dos outros enrolamentos. Uma sua descrição não é dada.
[00037] Incidentalmente, deve além disso ser observado que o WO 92/20980 descreve um dispositivo de congelamento criogênico e mecânico combinados, com uma única espiral em que o passo do trajeto de transporte helicoidal é maior na seção criogênica mais na base do que na outra seção acima, a fim de ser capaz de ajustar cabeças de pulverização para o fluido criogênico.
[00038] Deve incidentalmente também ser observado que a EP 1 437 076 A2 descreve um forno em espiral com uma dupla espiral em que uma figura de uma forma de realização mostra um diferente passo na segunda espiral próxima da saída. De acordo com a descrição, o passo é preferivelmente o mesmo do princípio ao fim.
[00039] O trajeto de transporte do espaço de tratamento compreende diversos enrolamentos, que são situados em cima um dos outros. Quando visto em vista de topo, um enrolamento pode essencialmente ter o formato de uma elipse ou polígono, tal como um triângulo ou retângulo, os respectivos tambores sendo dispostos nos pontos ou cantos extremos. É preferido um trajeto de transporte helicoidal, em que a correia transportadora sem fim é guiada em tomo de um tambor, com um enrolamento essencialmente seguindo o formato de um círculo.
[00040] Vantajosamente, as medidas de acordo com o primeiro aspecto da invenção são também usadas em um fomo de acordo com o segundo aspecto da invenção. O que foi descrito acima com respeito ao primeiro aspecto é, portanto, incorporado nesta parte da descrição como referência.
[00041] Em uma forma de realização preferida, o pelo menos um enrolamento próximo da entrada tem um passo que é maior do que aquele dos enrolamentos situados a jusante dele. Em geral, os produtos introduzidos têm uma temperatura mais baixa na entrada do que a temperatura prevalecente do fomo, o que podería resultar em uma queda de temperatura na entrada. Em uma dada densidade de produto por área unitária, um volume maior de ar condicionado e, assim, uma maior quantidade de calor, está presente como um resultado do maior passo para aquecer os produtos introduzidos, em comparação com os enrolamentos a jusante, com um menor passo sob de outro modo idênticas condições.
[00042] Em uma forma de realização do fomo de acordo com a presente invenção, o passo dos enrolamentos do trajeto de transporte é preajustado em um valor fixo. Em outra forma de realização do fomo, meios para ajustar o passo de um ou mais enrolamentos são providos. Por exemplo, a altura do meio de suporte sobre o qual o meio de transporte é guiado, pode ser ajustada em pelo menos um seu enrolamento. Este aspecto permite que o passo seja adaptado aos produtos a serem tratados e a seus processos de tratamento, em particular próximo da entrada do alojamento.
[00043] Vantajosamente, o fomo acordo com a presente invenção é provido com meios de guia de ar de correia, para guiar ar condicionado, que são dispostos no espaço acima do pelo menos um enrolamento com diferente passo. Por estes meios (tais como radialmente para baixo) perfis ou placas defletoras inclinadas, o ar condicionado é dirigido aos produtos e a transferência de calor entre ar e produtos e assim aumentada.
[00044] Em uma forma de realização particular, os meios de guia de ar de correia são encaixados nos meios de suporte para suportar um enrolamento a jusante do trajeto de transporte.
[00045] O meio de transporte preferivelmente compreende um tambor cilíndrico oco, que é rotativamente disposto dentro do fomo em tomo de um eixo substancialmente vertical, bem como um meio de acionamento para girar o tambor e uma correia transportadora sem fim guiada em tomo do tambor, ao longo do trajeto de transporte compreendendo diversos enrolamentos. O tambor preferivelmente tem um diâmetro constante. Vantajosamente, o fomo é projetado de tal maneira que o ar condicionado somente escoa para fora sobre uma parte da circunferência interna de todos os enrolamentos do trajeto de transporte helicoidal. Esta parte da circunferência pode, por exemplo, ser de 30 - 180°. Preferivelmente, esta parte é menor do que 90°. Em uma forma de realização do fomo em espiral acordo com a presente invenção, um corpo tubular estacionário, com uma abertura de fluxo de saída vertical estendendo-se pelo menos sobre a altura do trajeto de transporte, é situado entre o meio de circulação de ar e o tambor.
[00046] A correia transportadora sem fim é avançada pela fricção de resvaladura entre sua borda interna e a circunferência externa do tambor. O meio de acionamento, tal como um ou mais motores elétricos, é preferivelmente disposto fora do espaço do fomo, isto é, fora do alojamento, em particular subjacente a sua base. O meio de transporte é preferivelmente uma correia de gaze (metal), que é pelo menos parcialmente permeável ao fluido de tratamento condicionado.
[00047] Em uma outra forma de realização preferida, os meios de circulação de ar, vistos na direção do fluxo do ar condicionado, são dispostos a jusante dos meios de condicionamento de ar, como foi explicado em detalhes na descrição do primeiro aspecto da invenção. Nesta forma de realização preferida, o lado de entrada dos meios de circulação de ar, tal como o lado de sucção de um ventilador, fica em comunicação fluida com os meios de condicionamento de ar, e o lado de saída fica em comunicação fluida com o tambor. Devido à turbulência gerada nos meios de circulação, é possível desta maneira que o ar condicionado, que pode ter condições não-uniformes como resultado da configuração de tais meios de condicionamento, seja misturado a jusante dos meios de condicionamento e, assim, seja homogeneizado, de modo que desvios locais, resultantes do condicionamento do meio de tratamento dos meios de condicionamento de ar, são removidos. Assim, os meios de circulação de ar servem a uma dupla finalidade: por um lado eles servem para circular o ar condicionado e por outro lado eles servem para misturar e, assim, homogeneizar o ar condicionado nos meios de condicionamento de ar.
[00048] Em uma forma de realização preferida, as pás de um ventilador são dispostas de tal maneira que seu eixo rotativo coincida com o eixo rotativo do tambor.
[00049] Em uma forma de realização preferida, as pás de um ventilador são dispostas excentricamente com respeito ao eixo rotativo vertical do tambor. Isto é particularmente vantajoso se pretende permitir que o ar condicionado flui para fora somente sobre uma parte da circunferência dos enrolamentos do trajeto de transporte helicoidal.
[00050] Os meios de guia de ar, para influenciar o fluxo do ar condicionado em uma maneira alvejada, podem estar presentes no dispositivo de tratamento acordo com a presente invenção, em particular para distribuir o ar condicionado dos meios de circulação de ar para a abertura de fluxo de saída do corpo tubular com um ângulo de abertura limitado. Tal distribuição do ar sobre a circunferência do tambor, em particular sobre a inteira abertura de fluxo de saída, contribui para um eficiente fluxo de ar condicionado sobre os produtos que são situados sobre o meio de transporte. Preferivelmente, portanto, os meios de guia de tambor são providos dentro do tambor em uma posição a jusante dos meios de circulação de ar, preferivelmente na abertura de fluxo de saída do corpo tubular. Vantajosamente, os meios de guia de ar de tambor são projetados de tal maneira que, durante a operação, o ar condicionado flui concorrente e contracorrente com respeito à direção do movimento da correia transportadora. Uma forma de realização preferida dos meios de guia de tambor compreende numerosos perfis de chicana dispostos verticalmente afastados entre si paralelos, que delimitam os condutos verticais. Outro exemplo de meios de guia de ar é uma placa provida com furos, tal como uma placa perfurada. Assim, o ar condicionado pode ser distribuído através de todos os enrolamentos, mesmo através da altura do trajeto de transporte.
[00051] Em uma forma de realização vantajosa, o alojamento do forno compreende uma coifa elevável e uma bandeja, com uma vedação tal como um coletor de água sendo provido no meio. Os meios de circulação de ar são preferivelmente fixados à coifa.
[00052] Os meios de condicionamento de ar, tais como meios de aquecimento, por exemplo, um trocador de calor (óleo térmico ou elétrico) e/ou meios de umedecimento para suprir umidade ao ar circulante, tais como meios de injeção de vapor, são Vantajosamente dispostos em um conduto que tem uma entrada de conduto, que fica em comunicação fluida com o espaço de forno e uma saída de conduto, que fica em comunicação fluida com o meio de circulação de ar. Preferivelmente, este conduto é provido no lado interno do lado de topo do alojamento, mais preferivelmente sobre a coifa acima mencionada.
[00053] Em uma forma de realização preferida, os meios de circulação de ar compreendem pelo menos um ou mais meios de aquecimento.
[00054] O forno de acordo com este aspecto da invenção pode ser usado para tratar produtos alimentícios com ar condicionado, em particular cozimento, assadura, fritagem, grelhamento de carne e produtos de carne, tais como opcionalmente hambúrgueres empanados e/ou marinados, partes de frango e outros produtos conformados.
[00055] A invenção será explicada abaixo com referência aos desenhos anexo, em que: A Fig. 1 mostra uma vista diagramática em seção transversal parcial de uma forma de realização preferida de um dispositivo de tratamento na forma de um forno em espiral, de acordo com o primeiro aspecto da invenção; A Fig. 2 mostra uma vista de topo da forma de realização ilustrada na Fig. 1. A Fig. 3 mostra um detalhe de uma forma de realização de um dispositivo de tratamento acordo com a presente invenção; A Fig. 4 mostra uma seção transversal diagramática de uma forma de realização de um forno em espiral de acordo com o segundo aspecto da invenção; A Fig. 5 mostra uma vista de topo da forma de realização ilustrada na Fig. 4; e A Fig. 6 mostra um outro detalhe desta forma de realização.
[00056] As Figs. 1-2 ilustram diagramaticamente uma forma de realização de um dispositivo de tratamento de acordo com o primeiro aspecto da invenção como um forno em espiral. Nesta forma de realização, o dispositivo de tratamento compreende um alojamento que é indicado pelo numeral de referência 10. O alojamento 10 é provido com uma entrada 12, para introduzir os produtos a serem tratados e uma saída 14 para descarregar os produtos tratados. Na forma de realização ilustrada, um meio de transporte compreende uma correia transportadora sem fim 16, que é disposta no espaço de tratamento 18, delimitado pelo alojamento 10. Este meio de transporte é avançado por fricção de resvaladura através de um tambor de cilindro oco 20, que é acionado por um motor (não ilustrado). A correia transportadora sem fim 16 pode ser movida sobre um trajeto de transporte helicoidal 26, com numerosos enrolamentos, que são dispostos um sobre os outros, em tomo do tambor 20, trajeto de transporte este 26 compreendendo seções retas 32, 34 nos enrolamentos mais no fundo e mais em cima, indicados pelos numerais de referência 18 e 30, respectivamente. Estas seções de trajeto reto estendem-se através da entrada 12 e saída 14, respectivamente. Na forma de realização ilustrada, os meios de circulação de ar 40, neste caso as pás de um ventilador, são dispostos no espaço interno 42, delimitado pelo tambor 20, em uma posição que é excêntrica com respeito ao eixo rotativo vertical 44 do tambor 20. O motor 46 do ventilador 40, com o eixo rotativo 47, é disposto subjacente à base 22 do alojamento 10. Um corpo cilíndrico 48, com uma abertura de fluxo de saída vertical 50, é posicionado entre os meios de circulação de ar 40 e o tambor 20. Nesta abertura de fluxo de saída, são providos meios de guia de ar de tambor 52 que são mostrados mais detalhadamente na Fig. 3. O ar que foi trazido para as condições de tratamento desejadas, com respeito a temperatura e teor de umidade, por meio dos meios de condicionamento de ar 56, tais como um trocador de calor, que são dispostos em um conduto 54, é sugado pelos meios de circulação de ar 40. Subsequentemente, este ar escoa via o espaço de tambor 42 sobre os produtos (não mostrados), que são situados sobre a correia transportadora 16, e para a abertura de fluxo de saída 50, com os meios de guia de ar de tambor 52.
[00057] Na forma de realização ilustrada na Fig. 3, os meios de guia de ar de tambor 52 compreende numerosos perfis de chicana afastados entre si 60, que correm paralelos entre si e são distribuídos sobre a abertura de fluxo de saída 50 do corpo cilíndrico 48. Estes perfis de chicana definem condutos 62, cada um neste caso tendo seu próprio formato único. Os condutos 62 estendem-se sobre a altura dos enrolamentos do trajeto de transporte 26. Como indicado pelas setas da vista de topo da Fig. 2, o ar flui em cocorrente e contracorrente sobre os produtos com respeito à direção de movimento da correia transportadora 16. Diametralmente oposto às aberturas de fluxo de saída 50, o ar é coletado sobre a circunferência externa da correia transportadora sem fim 16 e direcionado para dentro do conduto 54. Como é indicado pelo tamanho das setas, a velocidade de fluxo de ar e, assim, a quantidade de calor suprida aos produtos permanece virtualmente constante por todo o inteiro espaço do forno.
[00058] As Figs. 4-6 mostram diagramaticamente uma forma de realização de um forno de acordo com o segundo aspecto da invenção. Partes idênticas são indicadas pelos mesmos numerais de referência que nas Figs. 1 - 3. Nesta forma de realização, o forno compreende um alojamento que é indicado pelo numeral de referência 10. O alojamento 10 é provido com uma entrada 12 para introduzir produtos a serem tratados e uma saída 14 para descarregar os produtos tratados. Na forma de realização ilustrada, um dispositivo de tratamento compreende uma correia transportadora sem fim 16, cuja parte de retomo é parcialmente mostrada, e é disposto dentro do espaço de fomo 18, delimitado pelo alojamento 10. Este meio de transporte é avançado por fricção de resvaladura através de um tambor cilíndrico oco 20, que é acionado por um motor (não mostrado), que é disposto subjacente à base 22 do alojamento 10. A correia transportadora sem fim 16 pode ser movida sobre um trajeto de transporte helicoidal 26, com diversos enrolamentos em tomo do tambor 20, trajeto de transporte este 26 compreendendo seções retas 32, 34 nos enrolamentos mais em cima e mais embaixo, indicados pelos numerais de referência 28 e 30, respectivamente.
Estas seções de trajeto reto estendem-se através da entrada 12 e saída 14, respectivamente. A distância vertical entre o enrolamento 28 e o enrolamento 36 situado acima do último é maior do que a distância vertical entre o enrolamento mais em cirna 30 e o enrolamento 38 situado embaixo do último. Na lorma de realização ilustrada, os meios de circulação de ar 40, neste caso as pás de um ventilador, são dispostos no espaço interno 42, delimitado pelo tambor 20, em uma posição que é excêntrica com respeito ao eixo rotativo vertical 44 do tambor 20. O motor 46, que tem um eixo rotativo 47, é disposto subjacente à base 22. O ar que foi trazido para as condições de forno desejadas com respeito a temperatura e teor de umidade, por meio de meios de condicionamento de ar 56, tais como um trocador de calor, que são dispostos em um conduto 54, é sugado pelos meios de circulação de ar 40. Subsequentemente, este ar escoa via uma tela tubular 48, disposta dentro do espaço de tambor 42, para fora de uma abertura de fluxo de saída vertical 50 de dita tela sobre os produtos que são situados sobre correia transportadora 16. Os dispositivos de guia de ar de tambor 52, tais como o perfil defletor 60 delimitando os condutos 62, que se estendem sobre a altura dos enrolamentos do trajeto de transporte 26, são dispostos nesta abertura de fluxo de saída 50. Como indicado pelas setas na vista de topo da Fíg. 2, o ar escoa em cocorrente e contracorrente sobre os produtos com respeito à direção de movimento da correia transportadora 16. Diametralmente oposto às aberturas de fluxo de saída 50, o ar é coletado sobre a circunferência externa da correia transportadora sem fim 16 e direcionado para dentro do conduto 54. Devido ao maior passo do enrolamento mais embaixo 28, com respeito aos outros enrolamentos do trajeto de transporte 26, uma quantidade relativamente grande de ar (indicada diagramaticamente pelo tamanho das setas) escoa sobre este enrolamento e os produtos situados sobre ele, as condições de cujo ar, tais como temperatura, teor de umidade e velocidade, não diferem substancialmente das condições do ar que escoa sobre, neste caso, os enrolamentos a jusante.
[00059] Como é evidenciado pela Fig. 6, os meios guia 70, tal como uma placa inclinada radial e descendentemente dirigida, pode ser provido sobre os suportes 72 de um enrolamento 36, situado acima dos últimos, a fim de dirigir o ar escoando para fora na direção radial para os produtos situados sobre o enrolamento mais embaixo 28. Estes meios guia 70 podem formar uma parte integrante de ditos suportes 72.
REIVINDICAÇÕES

Claims (17)

1. Dispositivo de tratamento para tratar produtos alimentícios com ar condicionado, compreendendo: um alojamento (10) que delimita um espaço de tratamento (18) para tratar produtos alimentícios com ar condicionado e que é provido com uma entrada (12) para introduzir os produtos alimentícios a serem tratados dentro do espaço de tratamento e uma saída (14) para descarregar produtos alimentícios tratados a partir do espaço de tratamento, cuja entrada (12) e saída (14) ficam em comunicação entre si via o espaço de tratamento (18); pelo menos um meio de transporte para transportar os produtos da entrada (12) por todo o espaço de tratamento (18) para a saída (14), o meio de transporte entre a entrada (12) e a saída (14) seguindo um trajeto de transporte helicoidal (26), o meio de transporte compreendendo: pelo menos um tambor oco acionado (20) que é composto por tiras essencial mente horizontais e verticais que permitem fluxo de ar entre as tiras, o tambor (20) delimitando um espaço interno do tambor (42), e o tambor (20) sendo rotativo em um eixo rotativo vertical do tambor (44); um meio de acionamento para girar o tambor; e, uma correia transportadora (16) para suportar produtos alimentícios, a correia transportadora (16) se estendendo através do espaço de tratamento (18) para transportar produtos alimentícios suportados na correia transportadora (16) da entrada (12) através do espaço de tratamento (18) até a saída (14), a correia transportadora compreendendo uma pluralidade de enrolamentos (28, 30, 36, 38), que são situados uns em cima dos outros para definir o trajeto de transporte helicoidal (26) e os enrolamentos (28, 30, 36, 38) da correia transportadora (16) se estendendo ao redor do tambor (20) de tal maneira que a correia transportadora (16) está em acoplamento de fricção de resvaladura com o tambor (20); e, meios de condicionamento de ar (56) para condicionar ar, que são arranjados em um conduto (54) para condicionamento de ar que escoa no conduto (54), o conduto tendo uma entrada de conduto em comunicação fluida com o espaço de tratamento (18) e tendo uma saída de conduto em comunicação fluida com meios de circulação de ar (40); caracterizado pelo fato de compreender ainda: meios de circulação de ar (40) para circular ar condicionado por todo o espaço de tratamento, via o tambor oco (20), os meios de circulação de ar (40) compreendendo uma pá tendo um lado de sucção e um lado de descarga, a pá sendo disposta no eixo rotativo (47) no espaço interno do tambor (42), o eixo rotativo (47) da pá sendo disposta excentricamente ao eixo rotativo do tambor (44), o lado de sucção sendo conectado à saída do conduto, e o lado de descarga direcionando o ar para dentro do espaço interno do tambor (42), em que os meios de circulação de ar (40), vistos na direção de fluxo do ar condicionado em direção ao trajeto de transporte, sendo dispostos a jusante dos meios de condicionamento de ar (56) em que, durante a operação, o ar escoa do conduto (54), onde o ar é condicionado pelos meios de condicionamento de ar (56), através da saída de conduto dentro do espaço interno do tambor (42) por sucção pelos meios de circulação de ar (40) e do espaço interno do tambor (42) através do tambor (20) sobre os enrolamentos (28, 30, 36, 38) da correia transportadora (16) que transporta os produtos alimentícios a serem tratados no espaço de tratamento (18), e mais adiante na entrada do conduto.
2. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de os dispositivos de guia de ar de tambor (52) serem providos no espaço interno do tambor (42) em uma posição a jusante da pá dos meios de circulação de ar (40).
3. Dispositivo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de os meios de guia de ar de tambor (52) serem projetados para distribuir o ar condicionado sobre uma parte da circunferência dos enrolamentos (28, 30, 36, 38) do trajeto de transporte (26).
4. Dispositivo de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de os meios de guia de ar de tambor (52) serem dispostos de tal maneira que, durante operação, o ar condicionado escoa da parte da circunferência dos enrolameittos sobre a correia transportadora (16) em cueorrenle e contracorrente com relação à direção de movimento da correia transportadora (16).
5. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 2 a 4, caracterizado pelo fato de os meios de guia de ar de tambor (52) compreenderem um corpo tubular (48), que é disposto no espaço interno do tambor (42) posicionado entre os meios de circulação de ar (40) e o tambor (20), em que o corpo tubular (48) compreende uma abertura de 'fluxo de saída vertical (50) que se estende circunferencialmente ao longo apenas de uma parte da circunferência do tambor (20).
6. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 2 a 5, caracterizado pelo lato de os meios de guia de ar de tambor (52) compreenderem uma série de perfis de chicana vertícalmente dispostos e afastados entre si em paralelo (60), os quais são dispostos na abertura de fluxo de saída vertical (50) do corpo tubular (48).
7. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 2 a 6, caracterizado pelo fato de a abertura de fluxo de saída (50) do corpo tubular (48) ser disposta diametral mente oposta aos meios de circulação de ar (40).
8. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo fato de a unidade motriz (46) dos meios de circulação de ar (40) ser disposta fora do alojamento (10) do dispositivo de tratamento.
9. Dispositivo de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de a unidade motriz (46) dos meios de circulação de ar (40) ser disposta subjacente a uma base (22) do alojamento (10).
10. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de pelo menos um enrolamento (28) do trajeto de transporte (26) próximo da entrada ter um passo que é diferente do passo dos enrolamentos a jusante (30,36, 38) do trajeto de transporte (26).
11. Dispositivo de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de o pelo menos um enrolamento (28) próximo da entrada (12) ter um passo que é maior do que aquele dos enrolamentos a jusante (30,36,38) do trajeto de transporte (26).
12. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 10 ou 11, caracterizado pelo fato de os dispositivos de guia de ar de correia (70) serem providos para guiar ar condicionado, que são dispostos no espaço acima do pelo menos um enrolamento (28).
13. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 10 a 12, caracterizado pelo fato de os meios de guia de ar de correia (70) serem equipados com meios de suporte (72) para suportar um enrolamento a jusante (36) do trajeto de transporte.
14. Dispositivo de tratamento para tratar produtos alimentícios com ar condicionado, compreendendo: um alojamento (10) que delimita um espaço de tratamento (18) para tratar produtos alimentícios com ar condicionado, uma entrada (12) para introduzir os produtos alimentícios a serem tratados dentro do espaço de tratamento (18), e uma saída (14) para descarregar produtos alimentícios tratados a partir do espaço de tratamento (18), cuja entrada (12) e saída (14) ficam em comunicação entre si via o espaço de tratamento (18); meios de transporte para suportar os produtos alimentícios, os meios de transporte se estendendo através do espaço de tratamento (18) para transportar os produtos alimentícios suportados nos meios de transporte da entrada (12) através do espaço de tratamento (18) para a saída (14), os meios de transporte compreendendo uma pluralidade de enrolamentos (28, 30, 36, 38) que são situados uns em cima dos outros para definir um trajeto de transporte helicoidal (26), a circunferência interna da pluralidade de enrolamentos (28, 30, 36, 38) tendo um eixo central e definindo um espaço interno; e. um acionador para acionar os meios de transporte, caracterizado pelo fato de compreender ainda: meios de guia de ar (52) compreendendo um corpo tubular (48) que é disposto na circunferência interna da pluralidade de enrolamentos (28, 30, 36, 38), em que o corpo tubular (48) compreende uma abertura de fluxo de saída vertical (50) que se estende circunferencialmente ao longo apenas de uma parte da circunferência interna da pluralidade de enrolamentos (28, 30, 36, 38), em que uma série de perfis de chicana verticalmente dispostos e afastados entre si em paralelo (60) que delimita condutos se estendendo verticalmente (62), é disposta na abertura de fluxo de saída (50) do corpo tubular (48); meios de condicionamento de ar (56) para condicionar o ar, que são dispostos em um conduto (54) para condicionar o ar que escoa no conduto (54), o conduto tendo uma entrada de conduto em comunicação fluida com o espaço de tratamento (18) e tendo uma saída de conduto em comunicação fluida com os meios de circulação de ar (40); e, meios de circulação de ar (40) para circular o ar através do trajeto de circulação de ar, os meios de circulação de ar compreendendo uma pá tendo um lado de sucção e um lado de descarga, a pá sendo disposta no eixo rotativo (47) dentro do espaço interno definido pela circunferência interna da pluralidade de enrolamentos (28, 30, 36, 38), o eixo rotativo (47) da pá sendo disposto excentricamente ao eixo central da pluralidade de enrolamentos (28, 30, 36, 38), o lado de sucção sendo conectado à saída do conduto, e o lado de descarga direcionando o ar dentro do corpo tubular, em que, durante a operação, o ar escoa do conduto (54) onde o ar é condicionado pelos meios de condicionamento de ar (56), através da saída de conduto dentro do corpo tubular (48) através da sucção pelos meios de circulação de ar (40), e do corpo tubular (48) sobre a pluralidade de enrolamentos (28, 30, 36, 38) dos meios de transporte transportando produtos alimentícios a serem tratados no espaço de tratamento (18), e mais adiante na entrada do conduto.
15. Dispositivo de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de os meios de guia de ar de tambor (52) serem dispostos de tal maneira que, durante operação, o ar condicionado escoa da abertura de fluxo de saída (50) do corpo tubular (48) sobre a correia transportadora em cocorrente e contracoirente com relação à direção de movimento da correia transportadora.
16. Dispositivo de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de que a abertura de fluxo de saída (50) do corpo tubular (48) é disposta diametralmente oposta a pá.
17. Dispositivo de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo fato de que o eixo rotativo da pá (47) é disposto com relação ao eixo central da pluralidade de enrolamentos (28, 30, 36, 38) de tal maneira que a distância horizontal entre o eixo rotativo da pá (47) e a abertura de fluxo de saída (50) é maior que a distância horizontal entre o eixo central da pluralidade de enrolamentos e a abertura de fluxo de saída (50).
BRPI0806946-8A 2007-01-22 2008-01-22 Devices for treating foodstuffs with air conditioning BRPI0806946B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
NL1033263 2007-01-22
NL1033263A NL1033263C2 (nl) 2007-01-22 2007-01-22 Behandelingsinrichting voor het met geconditioneerde lucht behandelen van voedselproducten.
PCT/NL2008/000026 WO2008091145A2 (en) 2007-01-22 2008-01-22 Treatment device for treating food products with conditioned air

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0806946A2 BRPI0806946A2 (pt) 2014-05-06
BRPI0806946B1 true BRPI0806946B1 (pt) 2017-11-14

Family

ID=38473105

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0806946-8A BRPI0806946B1 (pt) 2007-01-22 2008-01-22 Devices for treating foodstuffs with air conditioning

Country Status (6)

Country Link
US (1) US9021944B2 (pt)
EP (1) EP2111112B1 (pt)
BR (1) BRPI0806946B1 (pt)
DK (1) DK2111112T3 (pt)
NL (1) NL1033263C2 (pt)
WO (1) WO2008091145A2 (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2012166962A2 (en) * 2011-05-31 2012-12-06 John Bean Technologies Corporation Systems and methods for adjusting oven cooking zones
US20160213011A1 (en) * 2015-01-23 2016-07-28 David Howard Sanitary cutting apparatus, system and method for pre-cooked meat products
EP3419425A4 (en) 2016-02-26 2020-01-08 Provisur Technologies, Inc. COOKING DEVICES AND METHOD FOR USE THEREOF
US10448650B2 (en) 2016-05-05 2019-10-22 Provisur Technologies, Inc. Spiral cooking devices and methods of using the same
US11350650B2 (en) * 2018-06-11 2022-06-07 Praxair Technology, Inc. Helical device for cooling or heating
US10912317B2 (en) 2018-10-19 2021-02-09 John Bean Technologies Ab Thermal processing apparatus

Family Cites Families (18)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1681101A (en) * 1926-10-20 1928-08-14 Continental Can Co Apparatus for treating food products in closed containers
GB1090630A (en) 1965-02-15 1967-11-08 Ashworth Bros Inc Conveyor system
JPS51142144A (en) * 1975-05-31 1976-12-07 Hirofumi Onodera Swirl transport cooling machine
US4078655A (en) * 1977-02-25 1978-03-14 Ashworth Bros., Inc. Small radius conveyor belt and conveying system
US4344291A (en) * 1980-04-28 1982-08-17 Liquid Carbonic Corporation Cryogenic cabinet freezer
US4381442A (en) * 1980-12-30 1983-04-26 Sunset Ltd. Counter-top unit for heating packaged food
US4750416A (en) * 1985-02-05 1988-06-14 Heat And Control Pty. Ltd. Air head module
JPS63127919A (ja) * 1986-11-14 1988-05-31 Daikin Plant Kk 無端コンベアによる物品処理機
US4953365A (en) * 1989-06-28 1990-09-04 Liquid Carbonic Corporation Helical conveyor freezer
US5078120A (en) * 1990-01-26 1992-01-07 Stein, Inc. Cooking oven for slow cooking of food products
US5170631A (en) * 1991-05-23 1992-12-15 Liquid Carbonic Corporation Combination cryogenic and mechanical freezer apparatus and method
WO1992021596A1 (en) 1991-05-28 1992-12-10 Apv Baker Pty. Ltd. Conveyor system
JPH09310958A (ja) * 1996-05-22 1997-12-02 Daikin Plant Kk 無端コンベヤを備えた物品処理装置
WO1998052419A1 (en) * 1997-05-23 1998-11-26 Orlandi Eng. S.R.L. Modular system for conveying bakery products, and oven provided with said modular system
NL1011199C1 (nl) * 1998-04-28 1999-10-29 Stork Titan Bv Behandelingsinrichting voor het met geconditioneerde lucht behandelen van voedselproducten.
US6418834B1 (en) * 1999-07-26 2002-07-16 Paul M. Perrine Apparatus for treating an item during travel of the item along a treating trough
US7107899B2 (en) * 2002-01-10 2006-09-19 Nothum Jr Robert G Spiral oven, heat delivery, enclosure and drive
NL2001142C2 (nl) * 2007-12-28 2009-06-30 Stork Titan Bv Behandelingsinrichting, in het bijzonder oven.

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0806946A2 (pt) 2014-05-06
US20100058937A1 (en) 2010-03-11
WO2008091145A2 (en) 2008-07-31
EP2111112B1 (en) 2019-07-17
WO2008091145A3 (en) 2009-04-16
EP2111112A2 (en) 2009-10-28
DK2111112T3 (da) 2019-10-14
NL1033263C2 (nl) 2008-07-23
US9021944B2 (en) 2015-05-05

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US5407692A (en) Process for treating food products with steam
US9044022B2 (en) Twin sprial oven
BRPI0806946B1 (pt) Devices for treating foodstuffs with air conditioning
EP3573477B1 (en) Spiral conveyor thermal processing system
US8807021B2 (en) Methods of cooking in continuous cooking oven systems
US7107899B2 (en) Spiral oven, heat delivery, enclosure and drive
EP0953286B1 (en) Treatment device for treating food products with conditioned air
EP3289879B1 (en) Method of heating a food product in a spiral oven and spiral oven
US20160000095A1 (en) Dual drum spiral oven
EP0512061A4 (en) Cooking oven for slow cooking of food products
US9700059B2 (en) Treatment device and method for treating food products with conditioned air
JP4358448B2 (ja) 製品の気体処理装置
KR20070115905A (ko) 고효율 유체 이송 시스템
RU2478320C2 (ru) Сушильная тележка и сушильная система с такой тележкой
EP2299807A1 (en) Method for the treating of products, such as eggs to be hatched, with a conditioned gas stream, and climate chamber for carrying out the method
NL8101307A (nl) Opslag en narijpruimte voor vlees- en worstwaren.

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion)
B06A Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application according art. 36 industrial patent law
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted