BRPI0806619A2 - processo de preparação de uma solução de uma organofosfato de terra rara - Google Patents

processo de preparação de uma solução de uma organofosfato de terra rara Download PDF

Info

Publication number
BRPI0806619A2
BRPI0806619A2 BRPI0806619-1A BRPI0806619A BRPI0806619A2 BR PI0806619 A2 BRPI0806619 A2 BR PI0806619A2 BR PI0806619 A BRPI0806619 A BR PI0806619A BR PI0806619 A2 BRPI0806619 A2 BR PI0806619A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
rare earth
solvent
organophosphate
solution
process according
Prior art date
Application number
BRPI0806619-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Thomas Mathivet
Original Assignee
Rhodia Operations
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Rhodia Operations filed Critical Rhodia Operations
Publication of BRPI0806619A2 publication Critical patent/BRPI0806619A2/pt
Publication of BRPI0806619B1 publication Critical patent/BRPI0806619B1/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07FACYCLIC, CARBOCYCLIC OR HETEROCYCLIC COMPOUNDS CONTAINING ELEMENTS OTHER THAN CARBON, HYDROGEN, HALOGEN, OXYGEN, NITROGEN, SULFUR, SELENIUM OR TELLURIUM
    • C07F9/00Compounds containing elements of Groups 5 or 15 of the Periodic Table
    • C07F9/02Phosphorus compounds
    • C07F9/06Phosphorus compounds without P—C bonds
    • C07F9/08Esters of oxyacids of phosphorus
    • C07F9/09Esters of phosphoric acids
    • C07F9/11Esters of phosphoric acids with hydroxyalkyl compounds without further substituents on alkyl
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07FACYCLIC, CARBOCYCLIC OR HETEROCYCLIC COMPOUNDS CONTAINING ELEMENTS OTHER THAN CARBON, HYDROGEN, HALOGEN, OXYGEN, NITROGEN, SULFUR, SELENIUM OR TELLURIUM
    • C07F5/00Compounds containing elements of Groups 3 or 13 of the Periodic Table

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Biochemistry (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Molecular Biology (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)

Abstract

PROCESSO DE PREPARAçãO DE UMA SOLUçãO DE UM ORGANOFOSFATO DE TERRA RARA. A invenção se refere a um processo de preparação de uma solução de um organofosfato de terra rara em um solvente orgânico. Este processo é caracterizado pelo fato de que compreende uma primeira etapa na qual se faz reagir com um ácido organofosforado um composto de terra rara escolhido entre os óxidos, os hidróxidos, os acetatos, os carboxilatos, os carbonatos e os bicarbonatos de terra rara, na ausência do solvente orgânico ou na presença de uma quantidade de solvente de no máximo 50% da quantidade final do solvente presente na solução; e uma segunda etapa na qual se acrescenta a quantidade restante de solvente ao produto proveniente da reação da etapa precedente.

Description

"PROCESSO DE PREPARAÇÃO DE UMA SOLUÇÃO DE UM ORGANOFOSFATO DE TERRA RARA"
A presente invenção se refere a um processo de preparação de uma solução de um organofosfato de terra rara em um solvente orgânico.
As soluções de organofosfatos de terra rara são utilizadas notadamente como matéria prima para a preparação de catalisadores para a polimerização de dienos. Conhece-se processos de preparação destas soluções que partem de soluções aquosas de compostos de terra rara e que empregam uma extração líquido/líquido com um solvente orgânico.
A invenção visa fornecer uma variante a este tipo de processo, ou seja, um processo que não faz intervir de extração líquido/líquido e que permite, no entanto obter uma solução orgânica de qualidade satisfatória.
Neste objetivo, o processo da invenção para a preparação de uma solução de um organofosfato de terra rara em um solvente orgânico, é caracterizado pelo fato de que compreende as etapas seguintes:
- faz reagir com um ácido organofosforado um composto de terra rara escolhido entre os óxidos, os hidróxidos, os acetatos, os carboxilatos, os carbonatos e os bicarbonatos de terra rara, na ausência do referido solvente orgânico ou na presença de uma quantidade de solvente de o máximo 50% da quantidade final do referido solvente presente na solução;
- acrescenta a quantidade restante de solvente ao produto proveniente da reação da etapa precedente.
O processo da invenção é de um emprego simples e conduz no entanto a uma solução de boa pureza. Entende-se por isso que esta solução apresenta um teor em composto de terra rara de partida e uma acidez residual que são fracos e em todo caso suficiente para uma utilização posterior da solução em uma preparação de catalisadores. Este processo permite também ter um bom rendimento, próximo, ou igual a 100%.
Outras características, detalhes e vantagens da invenção aparecerão ainda mais completamente à leitura da descrição que irá seguir, bem como diversos exemplos concretos, mas não limitativos destinados a ilustrá-la.
Por terra rara entende-se para a seqüência da descrição os elementos do grupo constituído pelo ítrio e os elementos da classificação periódica de número atômico compreendido inclusivamente entre 57 e 71.
O processo da invenção se aplicável muito particularmente à preparação de um organofosfato de uma terra rara escolhida entre a neodímio, o lantânio, a praseodímio e o cério.
A primeira etapa do processo da invenção consiste em fazer reagir um composto de terra rara do tipo descrito acima com um ácido organofosforado.
Como compostos de terra rara utiliza-se o que foi mencionado acima. No caso de carboxilatos, estes são escolhide no máximo particularmente entre os compostos de 1 a 5 átomos de carbono. Pode-se citar notadamente os acetatos, os propionatos e os formiatos.
Dentre o conjunto dos compostos de terra rara mencionados, pode-se utilizar mais particularmente os óxidos e os hidróxidos.
O ácido organofosforado pode ser, mais particularmente, escolhido entre os monoésteres ou os diésteres de ácido fosfórico de fórmula respectiva (RO)PO(OH)2 e (RO)(RO)PO(OH) nos quais ReR', idênticos ou diferentes, representam radicais alquila ou arila.
Por exemplo ReR' podem ser radicais n-butila, isobutila, pentila, amila, isopentila, 2,2-dimetilhexila, 2-etilhexila, 1-etilhexila, octila, nonila, decila, 2-2 dimetiloctila, tolila, nonafenila. O ácido organofosforado pode também ser escolhido entre os ácidos fosfônicos de fórmulas gerais (RO)RT(O)(OH) e RP(O)(OH)2 nas quais ReR', idênticos ou diferentes, representam radicais alquila ou arila. A título de exemplo ReR' podem ser radicais n-butila, isobutila, pentila, amila, isopentila, 2,2-dimetilhexila, 2-etilhexila, 1-etilhexila, octila, nonila, decila, 2- 2 dimetiloctila, tolila, nonafenila.
O ácido organofosforado pode ainda ser escolhido entre os ácidos fosfínicos de fórmulas gerais R(R')P(0)0H e R(H)P(O)OH nas quais R e R', idênticos ou diferentes, representam radicais alquila ou arila. A título de exemplo ReR' podem ser radicais n-butila, isobutila, pentila, amila, isopentila, 2,2-dimetilhexila, 2-etilhexila, 1-etilhexila, octila, nonila, decila, 2- 2 dimetiloctila, tolila, nonafenila.
Pode-se naturalmente utilizar misturas de ácidos organofosforados descritos acima.
A reação do composto de terra rara com o ácido organofosforado se faz geralmente a uma temperatura pelo menos de 60 0C, mais particularmente compreendida entre 80 0C e 100°C. Temperaturas superiores a IOO0C são, no entanto, possíveis.
A duração deste ataque pode variar em amplos limites por exemplo entre 2 e 6 horas.
De acordo com uma característica importante da invenção, a primeira etapa do processo é conduzida na presença de uma quantidade de solvente orgânico que é de no máximo 50% da quantidade final de solvente que estará presente na solução que se procura obter. Mais particularmente, esta quantidade de solvente presente durante a primeira etapa é de no máximo 30%, notadamente de no máximo 20% e ainda mais particularmente aos mais 10% da quantidade total.
De acordo com um modo de realização preferido da invenção, a quantidade de solvente presente na primeira etapa é nula, esta primeira etapa sendo então conduzida em ausência de solvente.
A segunda etapa do processo consiste consequentemente em acrescentar a quantidade restante de solvente ao produto proveniente da etapa precedente. No caso do modo de realização onde a primeira etapa é conduzida em ausência de qualquer solvente, este último então é introduzido inteiramente na segunda etapa.
O solvente orgânico utilizado é geralmente um solvente hidrocarboneto, mais particularmente um solvente alifático, cicloalifático ou mesmo aromático.
Este solvente pode ser escolhido no grupo que compreende o hexano, o ciclohexano, o metilciclohexano, o heptano, o metilpentano, o metilciclopentano, o pentano, o 3-metilpentano, o 2-metilpentano, o 2,3- dimetilpentano e seus isômeros, o tolueno e os xilenos e as misturas destes. Prefere-se o hexano, o ciclohexano, o metilciclohexan, seus isômeros e suas misturas. Os solventes hidrocarbonetos disponíveis no comércio são os hexanos EXXSOL® fornecidos por Exxon, o heptano EXXSOL® fornecido por Exxon, os ISOPAR®, ISOPAR-M® e ISOPAR-L® fornecidos por Exxon, o SOLVENT 140® fornecido por Exxon, o MINERAL SPIRITS 66® fornecido por Philips, o ciclohexano fornecido por BASF e o metilciclohexano fornecido por Total Fluides.
Resultante da adição do solvente, obtém-se uma solução de organofosfato de terra rara. Esta solução pode ser eventualmente submetida a uma destilação para eliminar a água residual. E possível desta maneira obter uma solução cujo teor de água ou seja ao de no máximo 500 ppm, mais particularmente ao de no máximo 100 ppm. Este teor de água, expresso pela relação molar água/terra rara, pode ser de no máximo 0,2, mais particularmente de no máximo 0,04.
A acidez residual, expressa pela relação molar ácido organofosforado/terra rara, é de no máximo 0,5, mais particularmente de no máximo 0,3.
O rendimento da reação é elevado na medida em que resta na solução apenas uma quantidade muito pequena de composto de terra rara de partida. A solução apresenta, com efeito, um aspecto límpido. É possível ajustar a viscosidade da solução obtida adicionando aí um composto escolhido entre os álcoois, os ácidos carboxílicos ou os ácidos fosfórícos. A título de exemplos não limitativos, pode-se citar o etanol, o etileno glicol, o propileno glicol, o dipropileno glicol, o ácido acético, o ácido propiônico.
Como indicado acima as soluções de organofosfato de terra rara provenientes do processo da invenção podem ser utilizadas para a preparação de catalisadores para a polimerização de dienos como o butadieno e o isopreno.
Exemplos serão agora fornecidos.
Exemplo 1 comparativo
Em um reator previamente inerte ao argônio, se introduz 3,03 g de óxido de neodímio e 16,25 g de ácido di(2-etilhexil)fosfórico (DEHPA) e 80 g de metilciclohexano (MCH). A mistura é em seguida levada a 90 0C durante 2 horas. O azeotropo água/MCH é em seguida destilado com uma montagem tipo Dean-Stark. Uma solução de neodímio di(2-etilhexil) fosfato no MCH assim é obtida. Ela se caracteriza por uma aparência bastante turva em função da presença abundante de Nd2O3 residual, um teor em neodímio em solução de 1,6%, uma acidez livre residual expressa em porcentagem em pesos de DEHPA de 2,5% e um teor de água de 400 ppm. Neste caso, as proporções molares são as seguintes DEHPA/Nd = 0,70 e eau/Nd = 0,20. O rendimento de ataque é de 70%. Exemplo 2
Em um reator previamente inerte ao argônio, se introduz 3,03 g de óxido de neodímio, 17,8 g de DEHPA e 8,08 g de MCH. A mistura é em seguida levada a 90 0C durante 2 horas. 77,27 g de MCH são em seguida acrescentados e a água proveniente da reação é eliminada por destilação do azeotropo água/MCH com uma montagem tipo Dean-Stark. Uma solução límpida de neodímio di(2-etilhexil)fosfato no MCH é assim obtido. Ela se caracterizada por uma aparência límpida, por um teor em neodímio de 2,2%, uma acidez livre residual expressa em porcentagem em pesos de DEHPA de 1,7 % e um teor de água de 90 ppm. Neste caso, as proporções molares são as seguintes DEHP A/Nd = 0,35 e água/Nd = 0,03. O rendimento de ataque é de 100%.
Exemplo 3
Em um reator previamente inerte ao argônio, se introduz 4,09 g de hidróxido de neodímio a 63,46% em peso em Nd, 17,8 g de DEHPA e 6,41 g de MCH. A mistura é, em seguida, levada a 90 0C durante 1 hora, e depois a 120 0C durante 3 horas. Acrescenta-se em seguida 74,55 g de MCH e prossegue o aquecimento a 140°C durante 3 horas. O azeotropo água/MCH é em seguida destilado com uma montagem tipo Dean-Stark. Uma solução de neodímio di(2-etilhexil)fosfato no MCH é assim obtida. Ela se caracterizada por uma aparência límpida, um teor em neodímio de 2,4%, uma acidez livre residual expressa em porcentagem em peso de DEHPA de 1,9% e um teor de água de 304 ppm. Neste caso, as proporções molares são as seguintes DEHPA/Nd = 0,35 e água/Nd = 0,10. O rendimento de ataque e de 96%.
Exemplo 4
Em um reator previamente inerte ao argônio, se introduz 5,79 g de acetato de neodímio e 17,39 g de DEHPA. A mistura é, em seguida, levada a 90°C durante 1 hora, e depois se acrescenta 7,31 g de MCH e leva esta mistura à 120°C durante 1 hora. 140,9 g de MCH são, em seguida, acrescentados à mistura e depois o azeotropo água/MCH sofre em seguida uma destilação flash. 28,05 g de uma mistura água/MCH/ácido acético é assim eliminado do produto. Uma solução de neodímio di(2-etilhexil)fosfato no MCH assim é obtida. Ela se caracteriza por uma aparência límpida, por um teor em neodímio de 1,7%, uma acidez livre residual expressa em porcentagem em peso de DEHPA de 1,1% e um teor de água de 96 ppm. Neste caso, as proporções molares são as seguintes DEHPA/Nd = 0,29 e eau/Nd = 0,04. O rendimento de ataque é de 100%.

Claims (6)

1. Processo de preparação de uma solução de um organofosfato de terra rara em um solvente orgânico, caracterizado pelo fato de que compreende as seguintes etapas: - faz-se reagir com um ácido organofosforado um composto de terra rara escolhido entre os óxidos, os hidróxidos, os acetatos, os carboxilatos, os carbonatos e os bicarbonatos de terra rara, na ausência do solvente orgânico ou na presença de uma quantidade de solvente de no máximo 50% da quantidade final do solvente presente na solução; - acrescenta-se a quantidade restante de solvente ao produto proveniente da reação da etapa precedente.
2. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que se utiliza um ácido organofosforado escolhido entre os monoésteres ou os diésteres do ácido fosfórico, os ácidos fosfônicos e os ácidos fosfínicos.
3. Processo de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que se utiliza um solvente hidrocarboneto, mais particularmente um solvente alifático ou cicloalifático.
4. Processo de acordo com uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que se prepara um organofosfato de uma terra rara escolhido entre a neodímio, o lantânio, a praseodímio e o cério.
5. Processo de acordo com uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que se conduz a reação do composto de terra rara com o organofosfato a uma temperatura pelo menos de 60 0C.
6. Processo de acordo com uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que se acrescenta a totalidade do solvente na segunda etapa.
BRPI0806619A 2007-01-23 2008-01-22 processo de preparação de uma solução de um organofosfato de terra rara BRPI0806619B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0700444A FR2911607B1 (fr) 2007-01-23 2007-01-23 Procede de preparation d'une solution d'un organophosphate de terre rare.
FR07/00444 2007-01-23
PCT/EP2008/050685 WO2008090141A1 (fr) 2007-01-23 2008-01-22 Procede de preparation d'une solution d'un organophosphate de terre rare

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0806619A2 true BRPI0806619A2 (pt) 2011-09-20
BRPI0806619B1 BRPI0806619B1 (pt) 2019-01-02

Family

ID=38342472

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0806619A BRPI0806619B1 (pt) 2007-01-23 2008-01-22 processo de preparação de uma solução de um organofosfato de terra rara

Country Status (11)

Country Link
US (1) US20100137129A1 (pt)
EP (1) EP2125840B1 (pt)
JP (1) JP5206691B2 (pt)
KR (2) KR20120089841A (pt)
CN (1) CN101589051A (pt)
BR (1) BRPI0806619B1 (pt)
FR (1) FR2911607B1 (pt)
PL (1) PL2125840T3 (pt)
RU (1) RU2441871C2 (pt)
WO (1) WO2008090141A1 (pt)
ZA (1) ZA200904471B (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2945803B1 (fr) * 2009-05-19 2011-07-29 Michelin Soc Tech Procede de synthese d'un organophosphate de terre rare et son utilisation pour la preparation d'un systeme calalytique "preforme"
CN103224517B (zh) * 2013-04-17 2016-05-11 中国石油天然气股份有限公司 一种合成溶液型磷酸钕配合物的方法
RU2534012C1 (ru) * 2013-07-17 2014-11-27 Федеральное государственное бюджетное образовательное учреждение высшего профессионального образования "Российский химико-технологический университет имени Д.И. Менделеева" Способ получения лантаноидной соли ди-(2-этилгексил)фосфорной кислоты
RU2540083C1 (ru) * 2013-11-13 2015-01-27 Федеральное государственное унитарное предприятие "Ордена Ленина и ордена Трудового Красного Знамени научно-исследовательский институт синтетического каучука имени академика С.В. Лебедева" (ФГУП "НИИСК") Способ получения раствора диалкилфосфата гадолиния-компонента катализаторов (со) полимеризации сопряженных диенов
CN103694378B (zh) * 2013-12-19 2016-08-31 华宇橡胶有限责任公司 一种合成溶液型稀土橡胶催化剂的方法
CN103694386B (zh) * 2013-12-19 2017-03-08 华宇橡胶有限责任公司 一种有机磷酸钕催化剂体系的制备方法
CN106145078B (zh) * 2015-03-27 2018-03-13 中国石油天然气股份有限公司 一种合成磷酸钕溶液的方法及所合成的磷酸钕溶液

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2983679A (en) * 1958-12-31 1961-05-09 Gulf Research Development Co Mineral oil containing a rare earth metal diester phosphate
US3067224A (en) * 1958-12-31 1962-12-04 Gulf Research Development Co Rare earth salts of phosphoric acid diesters
FR2359192A1 (fr) * 1976-07-22 1978-02-17 Gamlen Naintre Sa Composes oleosolubles du cerium, leur procede de preparation et leur application en tant qu'agents siccatifs ou adjuvants de combustion
US6197713B1 (en) * 1997-12-19 2001-03-06 Bridgestone Corporation Use of Lewis acids for the breakdown of gelatinous rare earth compounds in hydrocarbon solutions
US6767927B1 (en) * 1999-04-26 2004-07-27 Rhodia Rare Earths Inc. Synthesis of stable solutions of rare earth tris (organophosphate) in hydrocarbon solvents
US6544442B1 (en) * 1999-09-22 2003-04-08 Ut-Battelle, Llc Method of loading organic materials with group III plus lanthanide and actinide elements

Also Published As

Publication number Publication date
EP2125840B1 (fr) 2015-01-07
RU2009131716A (ru) 2011-02-27
PL2125840T3 (pl) 2015-05-29
EP2125840A1 (fr) 2009-12-02
BRPI0806619B1 (pt) 2019-01-02
WO2008090141A1 (fr) 2008-07-31
KR20090092846A (ko) 2009-09-01
RU2441871C2 (ru) 2012-02-10
FR2911607A1 (fr) 2008-07-25
JP5206691B2 (ja) 2013-06-12
JP2010516735A (ja) 2010-05-20
FR2911607B1 (fr) 2012-06-22
US20100137129A1 (en) 2010-06-03
KR101265389B1 (ko) 2013-05-22
ZA200904471B (en) 2010-04-28
KR20120089841A (ko) 2012-08-14
CN101589051A (zh) 2009-11-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0806619A2 (pt) processo de preparação de uma solução de uma organofosfato de terra rara
US20010025116A1 (en) Aluminum salts of phosphinic acids
KR101239493B1 (ko) 유기 용매 중 희토류 유기포스페이트 용액의 제조 방법
Rabinowitz Synthesis of monoesters of phosphonic acids
US7312251B2 (en) Synthesis of stable solutions of rare earth tris (organophosphate) in hydrocarbon solvents
JP4777516B2 (ja) 希土類トリス(有機リン誘導体)の安定溶液
US6605736B1 (en) Process for the preparation of condensed phosphoric esters
US6613928B1 (en) Process for the preparation of condensed phosphoric esters
US3053809A (en) Phosphine-metal compound catalyst
US6605737B1 (en) Process for the preparation of condensed phosphoric acid esters
KR101864260B1 (ko) 인산 에스터 제조 방법
US4559184A (en) Phosphate ester synthesis without phosphorylation catalyst
EP0902032B1 (en) Improved process for the preparation of phosphites
CN112321638B (zh) 单烷基亚膦酸二烷基酯、二烷基膦酸酯及其金属盐的制备方法
JP4187353B2 (ja) 低酸価燐酸エステルの製造方法
CN117980313A (zh) 乙烯基膦酸单酯的制造方法

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 02/01/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 13A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2614 DE 09-02-2021 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.