BRPI0805848B1 - Transmissão coaxial, especialmente transmissão de eixo oco para a técnica de transmissão industrial - Google Patents

Transmissão coaxial, especialmente transmissão de eixo oco para a técnica de transmissão industrial Download PDF

Info

Publication number
BRPI0805848B1
BRPI0805848B1 BRPI0805848-2A BRPI0805848A BRPI0805848B1 BR PI0805848 B1 BRPI0805848 B1 BR PI0805848B1 BR PI0805848 A BRPI0805848 A BR PI0805848A BR PI0805848 B1 BRPI0805848 B1 BR PI0805848B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
coaxial transmission
transmission
fact
elements
support
Prior art date
Application number
BRPI0805848-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Michael Schmidt
Thomas Wilhelm
Thomas Bayer
Original Assignee
Wittenstein Se
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Wittenstein Se filed Critical Wittenstein Se
Publication of BRPI0805848A2 publication Critical patent/BRPI0805848A2/pt
Publication of BRPI0805848A8 publication Critical patent/BRPI0805848A8/pt
Publication of BRPI0805848B1 publication Critical patent/BRPI0805848B1/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16HGEARING
    • F16H25/00Gearings comprising primarily only cams, cam-followers and screw-and-nut mechanisms
    • F16H25/04Gearings comprising primarily only cams, cam-followers and screw-and-nut mechanisms for conveying rotary motion
    • F16H25/06Gearings comprising primarily only cams, cam-followers and screw-and-nut mechanisms for conveying rotary motion with intermediate members guided along tracks on both rotary members
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10TTECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
    • Y10T74/00Machine element or mechanism
    • Y10T74/19Gearing

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Rolling Contact Bearings (AREA)
  • Retarders (AREA)
  • Shafts, Cranks, Connecting Bars, And Related Bearings (AREA)
  • General Details Of Gearings (AREA)
  • Arrangement And Driving Of Transmission Devices (AREA)
  • Friction Gearing (AREA)

Abstract

transmissão coaxial, especialmente transmissão de eixo oco para a técnica de transmissão industrial. a invenção refere-se a uma transmissão coaxial, especialmente transmissão de eixo oco para a técnica de transmissão industrial com alta densidade de potência, com um elemento de acionamento (7), um elemento (3) e um elemento de salda de movimento, ocorrendo uma multiplicação bem como uma transmissão de um momento de acionamento entre elemento de acionamento (7) e elemento de saída de movimento por uma pluralidade de segmentos de dentes (5) radialmente móveis, apresentando o ao menos um segmento de dente (5) na região ativa relativamente a um elemento de acionamento (7) um elemento de apoio (11).

Description

PARA A TÉCNICA DE TRANSMISSÃO INDUSTRIAL
A presente invenção refere-se a uma transmissão coaxial, especialmente transmissão de eixo oco para a técnica de transmissão industrial com alta densidade de potência, com um elemento de acionamento, um elemento e um elemento de saída de movimento, ocorrendo uma multiplicação bem como uma transmissão de um momento de acionamento entre elemento de acionamento e elemento de saída de movimento por uma pluralidade de segmentos de dentes radialmente móveis, apresentando o ao menos um segmento de dente na região ativa relativamente a um elemento de acionamento um elemento de apoio.
Transmissões convencionais são conhecidas e encontradas no mercado em qualquer forma e execução.
Essencialmente são empregadas três tecnologias distintas de transmissões no mercado. De um lado, são conhecidas no mercado transmissões planetárias, em que por exemplo dentro de uma roda oca estão previstas coaxialmente uma ou várias rodas planetárias por meio de uma roda solar em geral centralmente disposta para transmissão de um momento em um suporte de roda planetária ou um elemento de saída de movimento.
Em transmissões epicicloidais ou planetárias não pode haver altas velocidades de transmissão nem transmitidos elevados momentos com diâmetros de eixo oco em geral possíveis apenas muito pequenos. Ademais, transmissões desse tipo estão sujeitos a uma pequena resistência e pequena robustez e possuem uma pequena capacidade de sobrecarga.
2/15
E ainda desvantajoso que especialmente com altos números de rotação do lado de acionamento há uma restrição de multiplicação ou de relação de transmissão.
São ainda conhecidas transmissões excêntricas, em que em geral é prevista uma roda planetária dentro de uma roda oca internamente endentação para transmissão dos torques como para produção de multiplicações.
Em transmissões excêntricas é desvantajoso que elas requeiram grandes forças de separação e elementos de mancal muito grandes, especialmente em execuções de eixo oco, e sejam apropriadas apenas para execuções de eixo oco com diâmetro muito pequeno. Também aí apresentam essas transmissões excêntricas pequenas capacidades de sobrecarga e pequena robustez.
Ademais, as faixas de multiplicação são limitadas a cerca de i=3 0 até i=100 e isso apenas com números de rotação de acionamento pequenos. Com números de rotação de acionamento maiores, essas transmissões excêntricas estão sujeitas a um elevado desgaste e apresentam, portanto, curta vida útil, o que é indesejável.
Ademais, essas transmissões excêntricas apresentam elevadas perdas por atrito e portanto pequenos graus de eficácia, quando conectam embreagens ou semelhantes a transmissões excêntricas para transmitirem o movimento de saída de movimento excêntrico a um movimento centrado. Por isso, o grau de eficácia da transmissão excêntrica é muito baixo.
Especialmente com altos números de rotação ocorrem grandes problemas de vibração, que são igualmente indesej áveis.
Além disso, são conhecidas transmissões Harmonic Drive , que de fato também são executáveis como transmissões de eixo oco, estando disposto entre um elemento de acionamento executado em geral oval e uma roda oca internamente endentada um assim chamado Flexspline, que é executado macio e resiliente e transmite o correspondente momento entre acionamento e roda oca bem como permite uma multiplicação.
O assim chamado Flexspline está sujeito a cargas permanentes e frequentemente falha com altos momentos. Ademais, o Flexspline não é passível de sobrecarga e frequentemente se rompe rapidamente a momentos demasiadamente elevados. A transmissão Harmonic Drive tem, ainda, um grau de eficácia ruim e uma pequena resistência à torção.
A DE 31 21 64 representa o mais próximo estado atual da técnica da presente invenção. Ela se refere a uma caixa de câmbio de bloqueio automático, em que vários braços, dispostos em forma de estrela em torno de um eixo oco, estão montados com suas extremidades interiores excentricamente sobre o eixo. Os braços são executados como alavancas de dois braços, seus pontos de rotação são guiados à maneira de cruz e suas extremidades interiores repousam independentemente entre si sobre o excêntrico de acionamento, de modo que as extremidades exteriores executam um movimento de biela. Elas engatam em seguida sucessivamente na roda dentada e acionam a mesma contrariamente à rotação do eixo de acionamento. As áreas de apoio são alargadas relativamente aos pés dos dentes. Todavia, sua união com o dente ou a roda dentada é fixa e
4/15
não solta ou ai?ticulada.
A presente invenção tem, portanto, o objetivo de
prover uma transmissão coaxial do tipo mencionado no
início, que elimine as desvantagens mencionadas das
transmissões coaxiais até agora conhecidas, transmissões planetárias, transmissões excêntricas bem como transmissões Harmonic Drive, devendo ser melhorada uma transmissão de força entre elemento de acionamento e segmento de dente nitidamente para transmissão de forças muito altas.
Ademais, a transmissão coaxial deve apresentar uma capacidade muito elevada de compactação e complexidade com espaço de montagem e peso tão reduzidos quanto possível com certa grandeza de potência.
Para atingimento desse objetivo, o elemento de apoio está unido móvel relativamente a um corpo de base do respectivo segmento de dente, especialmente articuladamente, de maneira articulada, pivotável, ou apoiado de modo deslizante, e os elementos de apoio formam juntos uma montagem segmentada.
Com a presente invenção comprovou-se vantajoso prover uma transmissão coaxial, em que uma pluralidade de segmentos de dentes seja guiada dentro de um elemento linearmente radialmente para fora.
Os segmentos de dentes individuais apresentam, de um lado, correspondentes flancos de dentes, que engatam em correspondentes lacunas de dentes de uma roda oca exterior.
Os segmentos de dentes são movidos poi' meio de um elemento de acionamento, que possui um perfilamento exterior ou um contorno exterior, para produção de um movimento rotativo multiplicado por um correspondente
5/15 movimento de acionamento rotativo na endentação da roda
Comprovou-se então particularmente vantajoso na presente invenção formar elementos de apoio aumentados na região de pé dos segmentos de dentes, para transmitir forças de ação radial muito elevadas do elemento de acionamento, especialmente de seu perfilamento, ao segmento de dente.
Os elementos de apoio podem estar em união com o segmento de dente de maneira articulada direta ou indiretamente, através de elementos intermediários, mancais intermediários, articulações, ou diretamente em uma só peça através de estrangulamentos correspondentes, pontos estreitos ou semelhantes.
Por um comprimento maior dos elementos de apoio em comparação com a espessura do segmento de dente é nitidamente aumentada a área de contato dos elementos de apoio, de modo que ali nessa região uma pluralidade de elementos de mancal transmite as forças do elemento de acionamento ao segmento de dente. Ocorre uma grande distribuição de carga e, assim, também números de rotação muito elevados da transmissão coaxial podem ser garantidos com elevada transmissão de momento.
Além disso, comprovou-se particularmente vantajoso que os distintos elementos de apoio vizinhos entre si engatem uns nos outros do lado frontal e permitam em direção periférica bem como radial uma certa folga.
Uma folga axial, contudo, é garantida por correspondente engate de saliências do lado frontal em
6/15 correspondentes recessos vizinhos dos elementos de apoio vizinhos.
Os elementos de mancal são de preferência rolos de agulhas ou esferas, que podem ser empregados, guiados forçosamente, em gaiolas ou distanciadores, em equipagem plena ou individualmente distanciados.
Também no âmbito da presente invenção inclui-se que por exemplo através de um anel externo de mancal elástico, adicionalmente, entre um lado inferior do elemento de apoio e os elementos de mancal seja possível uma distribuição adicional das forças.
No total, com a presente invenção é provida uma transmissão coaxial, em que forças extremamente altas com velocidades muito elevadas a partir do elemento de acionamento possam ser transmitidas ao movimento radial dos segmentos de dentes e assim à endentação da roda oca.
Outras vantagens, características e detalhes da invenção se depreendem da descrição a seguir de exemplos de execução preferidos bem como com auxílio do desenho, em que mostram:
Figura la - uma seção transversal esquematicamente representada por uma transmissão coaxial;
Figura lb - uma vista do alto em perspectiva de uma parte da transmissão coaxial na região do elemento de acionamento e segmentos de dentes;
Figura lc - uma seção transversal parcial, representada ampliada, da transmissão coaxial segundo a figura la;
Figura 2 - uma representação em perspectiva, esquematicamente representada, de um outro exemplo de
7/15 execução de uma transmissão eoaxial na região de segmentos de dentes e elemento de acionamento;
Figuras 3a a 3c - representações em seção transversal ampliadas de distintos segmentos de dentes com distintos elementos de apoio, direta ou indiretamente unidos e conectados, para apoio em anéis externos de mancal ou mancais de agulhas;
Figura 4 ~ uma representação em perspectiva, esquematicamente representada, de uma parte de um outro exemplo de execução de uma transmissão eoaxial com segmentos de dentes e elementos de apoio;
Figura 5 - uma vista inferior em perspectiva de um exemplo de execução de um elemento de apoio para transmissão do movimento de empuxo dos segmentos de dentes.
Segundo a figura la, uma transmissão eoaxial Ri apresenta uma roda oca 1, que possui uma endentação 2 situada internamente com uma pluralidade de lacunas de dentes 2' . Dentro da roda dentada 1 está inserido à maneira de anel circular um elemento 3, estando inserida no elemento do tipo anel circular uma pluralidade de segmentos de dentes radialmente lado a lado e em correspondentes guias
4. Os segmentos de dentes 5 estão montados dentro das guias 4 radialmente deslocáveis em vaivém e apresentam um flanco de dente 6.
Dentro do elemento 3 com segmentos de dentes 5 alojados está previsto um elemento de acionamento 7, executado como eixo ou como eixo oco, que apresenta um perfilamento 8 exterior, que pode ser executado por exemplo com um contorno 9, como elevação, à maneira de polígono ou de came.
Igualmente, entre o contorno 9 exterior d© perfilamento 8 do elemento de acionamento 7 e os segmentos de dentes 5 estão previstos elementos de mancal 10, como indicado especialmente nas figuras lb e 1c,
Como especialmente vantajoso se comprovou na presente invenção, especialmente com transmissão coaxial Rlz que ao segmento de dente 5 se conecte um elemento de apoio 11 executado aumentado.
Como se depreende especialmente das figuras la, lb e lc, uma articulação 12 une articuladamente o segmento de dente 5 com o elemento de apoio 11.
Além disso, comprovou-se vantajoso na presente invenção que elementos de apoio 11 vizinhos na região respectivamente do lado frontal do elemento de apoio 11 se conectem à maneira de corrente ou à maneira de elos, sendo simultaneamente possível uma folga em direção de seta dupla x representada, isto é, com relação ao movimento da área periférica, e uma folga em direção y, portanto em direção radial, como representado na figura lc.
Comprovou-se então como especialmente vantajoso que o elemento de apoio 11 possa se adaptar pela articulação 12 do contorno 9 ao perfilamento 8 e, assim, simultaneamente esteja associado à posição de guia forçada do segmento de dente 5 inserido na guia 4.
Com isso, o elemento de apoio 11 pode se adaptar facilmente, articuladamente, quando da torção ou movimento rotativo do elemento de acionamento 7 com relação à roda oca 1 e/ou ao elemento 3, ao contorno 9 do elemento de acionamento 7 que se altera pela rotação.
Os elementos de apoio 11 assentam, no presente
9/U exemplo de execução, conforme as figuras la, lb e 1c, diretamente nos elementos de mancal 10, que por sua vez são apoiados externamente no contorno 9 do elemento de acionamento 7.
De preferência, cerno elementos de mancal 10 é empregada uma pluralidade de corpos de rolamento, especialmente rolos de agulhas ou esferas.
No que concerne à modalidade de funcionamento da transmissão coaxial, remete-se ao Pedido de Patente Alemão DE 10 2006 042 786. Ali está exatamente descrita a modalidade de funcionamento.
O presente pedido refere-se a um outro desenvolvimento e aperfeiçoamento da cinemática entre elemento de acionamento 7 e elemento 3, especialmente na região da montagem dos segmentos de dentes 5.
Na figura lb está representada em perspectiva uma parte da transmissão coaxial Rx. Dela se pode depreender como os distintos elementos de apoio 11 engatam uns nos outros lado a lado, do lado frontal, através de correspondentes saliências 13 e recessos 14 e, como representado na figura lc, permitem uma folga em direção x e y. Pelo engate mútuo da saliência 13 de um elemento de apoio 11 no recesso 14 dos elementos de apoio 11 vizinhos é garantida uma boa guia e simultaneamente uma montagem e uma retenção em direção axial.
Mas também é importante na presente invenção que, graças aos elementos de apoio 11 ampliados, estes são sustentados e captados por uma pluralidade de distintos elementos de mancal 10, especialmente mancais de agulhas, de modo que podem forças radiais muito altas podem ser
10/15 absorvidas pela endentação 2 para operação da transmissão coaxial Rx.
Na presente invenção se comprovou ainda vantajoso que, como aqui não representado detalhadamente e apenas indicado na figura 3a, entre o elemento de apoio 11 e o elemento de mancal 10, ou diretamente entre o elemento de apoio 11 e um contorno 9 do elemento de acionamento 7 possa ser inserido intermediariamente um anel externo de mancal 15 (fig. 3a) . O anel externo de mancal 15 é de natureza elástica e auxilia uma distribuição de força entre elemento de apoio 11 e elemento de mancal 10 ou uma distribuição de força entre os elementos de apoio 11 e o contorno 9 exterior do elemento de acionamento 7.
No exemplo de execução da presente invenção segundo a figura 2 está mostrada uma transmissão coaxial R2, em que entre os elementos de apoio 11 e o elemento de acionamento 7, especialmente seus contornos 9, e entre distintos elementos de mancal 10 vizinhos, especialmente rolos de agulhas, estão previstos distanciadores 16. Os distanciadores 16 engatam respectivamente radialmente e do lado frontal nos elementos de mancal 10 de preferência em ambos os lados e os distanciam entre si à maneira de corrente ou de elos.
Desse modo, os distintos rolos de agulhas pode ser distanciados entre si radialmente em torno do contorno 9 do elemento de acionamento 7, sendo respectivamente lateralmente ainda garantida uma guia dos distintos elementos de apoio 11.
Na figura 3a está representado ampliado um segmento de dente 5 com um elemento de apoio 11, sendo previsto em
11/15 um recesso 17 na região de pé do segmento de dente 5 um correspondente perfilamento 18 do elemento de apoio 11, de modo que ainda é garantido um movimento articulado dos elementos de apoio 11 com relação ao segmento de dente 5.
Como representado na figura 3c, também pode ser viável então formar o correspondente perfilamento 18 da região de pé do segmento de dente 5, que então coopera articuladamente com um correspondente recesso 17 do elemento de apoio 11.
Renunciando-se, por exemplo, ao emprego de um anel externo de mancal 15, como representado na figura 3a, comprovou-se vantajoso que os elementos de apoio 11 apresentem fases de introdução 20 em seu lado inferior 19 dirigido para o elemento de mancal 10 especialmente nas regiões do lado frontal.
Dessa maneira, por exemplo, sem anel externo de mancal 15 montado intermediariamente, a carga pode ser
transmitida pelos elementos de mancal 10 diretamente ao
elemento de apoio 11 e, assim, diretamente ao segmento de
dente 5.
Além disso, é vantajoso na presente invenção que do
lado frontal os elemento de apoio 11 apresentem
correspondentes sobreposições 13, 14, por exemplo como
saliência 13 ou recesso 14 ou também como retorno, para garantir em direção periférica como anel externo de mancal segmentado uma guia dos mancais 10 em direção periférica.
Ademais, uma fenda 26 definida se estabelece entre dois elementos de apoio 11 distanciados do lado frontal em função do contorno 9 ou perfilamento 8 do elemento de acionamento 7, para compensar distintos raios do elemento
12/15 de acionamento 7 quando de um movimento de rotação na cooperação com os elementos de apoio 11.
No exemplo de execução segundo a figura 3b está representado que elemento de apoio 11 e segmento de dente 5 são executados em uma só peça, sendo que na região de pé do segmento de dente 5 está executado um estrangulamento 21 como afilamento, para permitir um pivotamento articulado ou à maneira de articulação dos elementos de apoio 11 com relação ao segmento de dente 5, como indicado na direção da seta dupla.
É importante, contudo, na presente invenção, como também representado claramente nas figuras 3a a 3c, que um comprimento L dos elementos de apoio 11 seja maior do que uma espessura D do segmento de dente 5.
O comprimento L dos elementos de apoio 11 pode ter 1,5 a 4 vezes a espessura D do segmento de dente 5. Isso deve igualmente se incluir no âmbito da presente invenção.
Além disso, comprovou-se como especialmente vantajoso na presente invenção, como se pode ver principalmente no exemplo de execução conforme a figura 4, que uma pluralidade de elementos de apoio 11 esteja disposta radialmente e lado a lado distanciada sobre um contorno 9 exterior do elemento de acionamento 7. Os elementos de mancal 10 estão então inseridos em uma ranhura de mancal 23 externamente no contorno 9 ou perfilamento 8, de modo que podem sair axialmente em uma ou na outra direção.
Sobre os elementos de mancal 10 está assentada uma pluralidade de elementos de apoio 11 dispostos lado a lado, que possuem igualmente em seu lado inferior correspondentes
13/15 ranhuras de mancal 24, de modo que do lado frontal correspondentes flanges 25, como representados na figura 5, engatam por cima dos elementos de mancal 10, de modo que o elemento de apoio 11 está axialmente seguro sobre os elementos de mancal 10, especialmente os rolos de agulhas, e permite radialmente uma ótima montagem.
Lateralmente, o elemento de apoio 11 possui uma saliência 13, que está de preferência formada de modo triangular e como triângulo obtuso, e engata em um correspondente recesso 14 ajustado de um elemento de apoio 11 vizinho. O elemento de apoio possui, de um lado, uma correspondente saliência 13 e, de outro lado, um correspondente recesso 14, que serve ao engate da saliência 13 do elemento de apoio 11 vizinho.
Além disso, o correspondente recesso 17 está de preferência executado contínuo, de modo que ao menos um
segmento de dente 5 em sua região de pé 22 pode ali
engatar.
Na presente invenção comprovou-se como
especialmente vantaj oso executar uma pluralidade de
distintos elementos de apoio 11 com elementos de mancal 10 de modo segmentado, os quais como anéis externos de mancal segmentados abraçam o elemento de acionamento 7 propriamente dito, especialmente seu perfilamento 8. Simultaneamente, o elemento de apoio 11 serve à distribuição das forças pelos segmentos de dentes 5, estando os segmentos de dentes 5 montados ou apoiados separadamente dentro dos elementos de apoio 11. Um anel externo de mancal assim segmentado, formado de uma pluralidade de elementos de apoio 11 segmentados, é muito
14/15 resistente e pode suportar forças muito elevadas a altas velocidades periféricas sobre os distintos segmentos de dentes.
Comprovou-se como vantajoso na presente invenção inserir em direção axial uma pluralidade, de preferência dois segmentos de dentes 5 dispostos lado a lado, executados cilíndricos, no elemento 3, especialmente no elemento de saída de movimento, em correspondente guia 4 cilíndrica, ajustada, os quais então são sustentados em conjunto em um elemento de apoio 11.
LISTA DE REFERÊNCIAS roda oca endentação
2' lacunas de dentes elemento guia segmento de dente flanco de dente elemento de acionamento perfilamento contorno elemento de mancal elemento de apoio articulação saliência recesso anel externo de mancal distanciador recesso perfilamento
15/15
19 lado inferior
20 fases de introdução
21 estrangulamento
22 região de pé
5 23 ranhura de mancal
24 ranhura de mancal
25 flange
26 fenda
Ri transmissão coaxial
10 r2 transmissão coaxial
D espessura
L comprimento
M eixo central
X direção
15 y direção
1/4

Claims (14)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Transmissão coaxial, especialmente transmissão de eixo oco para técnica de transmissão industrial com alta densidade de potência, tendo um elemento de acionamento (7), uma roda dentada um (1) de dentes (5) está elemento (3) que é inserido dentro de e na qual uma pluralidade de segmentos inserida radialmente lado correspondentes guias (4), e um elemento de a lado saída em de movimento, transmissão acionamento ocorrendo uma de um momento de (7) e elemento multiplicação bem como uma acionamento entre elemento de de saída de movimento pela pluralidade de segmentos de dentes (5) radialmente móveis, cada segmento de dente (5) tendo um elemento de apoio (11) na região ativa relativamente a um elemento de acionamento (7) , caracterizada pelo fato de que o elemento de apoio (11) está unido móvel ou apoiado de modo deslizante, especialmente articuladamente, direta ou indiretamente de maneira articulada, pivotável, relativamente a um corpo de base do respectivo segmento de dente e os elementos de apoio (11) formam juntos uma montagem segmentada.
  2. 2. Transmissão coaxial, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que uma pluralidade de elementos de apoio (11) radialmente dispostos formam entre si uma fenda (26) definida e variável, para compensar distintos raios de um perfilamento (8) do elemento de acionamento (7) de preferência em forma de polígono.
  3. 3. Transmissão coaxial, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada pelo fato de que um elemento de apoio (11) tem, sobreposto em direção
    Petição 870180160899, de 10/12/2018, pág. 12/15
    2/4 periférica, ao menos uma saliência (13), que engata em direção periférica em ao menos um correspondente recesso (14) ajustado ou retorno de um elemento de apoio (11) vizinho.
  4. 4. Transmissão coaxial, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizada pelo fato de que elementos de apoio (11) vizinhos em direção periférica têm sobreposições (13, 14), para guiar elementos de mancal (10), especialmente corpos de rolamento, na direção periférica.
  5. 5. Transmissão coaxial, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizada pelo fato de que o elemento de apoio (11) é executado como parte segmentada.
  6. 6. Transmissão coaxial, de acordo com a reivindicação 4, caracterizada pelo fato de que elementos de apoio (11) individuais vizinhos se sobrepõe, no lado frontal, a elementos de apoio (11) vizinhos na direção periférica e, assim, formam uma guia exterior axial para os elementos de mancal (10) como um anel externo de mancal.
  7. 7. Transmissão coaxial, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizada pelo fato de que cada elemento de apoio (11) individual pode ser unido no lado frontal com um elemento de apoio (11) vizinho.
  8. 8. Transmissão coaxial, de acordo com a reivindicação 7, caracterizada pelo fato de que dois elementos de apoio (11) vizinhos serem unidos entre si nos lados frontais à maneira de elos e permitir entre si uma folga em direção periférica e/ou radial.
  9. 9. Transmissão coaxial, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizada pelo fato de que
    Petição 870180160899, de 10/12/2018, pág. 13/15
    3/4 entre o segmento de dente (5) e o elemento de apoio (11) está previsto um elemento de união, especialmente uma articulação (12) .
  10. 10. Transmissão coaxial, de acordo com a reivindicação 9, caracterizada pelo fato de que o elemento de união une articuladamente uma região de pé do segmento de dente (5) com o elemento de apoio (11).
  11. 11. Transmissão coaxial, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, caracterizada pelo fato de que os segmentos de dentes (5) são guiados com relação ao elemento de acionamento (7) por elementos de mancal (10) individuais, especialmente rolos de agulhas ou esferas, radialmente dispostos em torno do elemento de acionamento (7).
  12. 12. Transmissão coaxial, de acordo com a reivindicação 11, caracterizada pelo fato de que uma sobreposição (13, 14) do elemento de apoio (11) do lado frontal é executada como saliência (13) ou recesso ou retorno (14) ou semelhante, para garantir uma guia dos elementos de mancal (10) em direção periférica.
  13. 13. Transmissão coaxial, de acordo com a reivindicação 12, caracterizada pelo fato de que saliência (13) e recesso (14) de dois elementos de apoio (11) vizinhos engatam um dentro do outro, distanciados entre si por uma fenda (26) e garantem uma guia permanente e/ou sobreposição dos elementos de mancal (10) individuais.
  14. 14. Transmissão coaxial, de acordo com a reivindicação 11, caracterizada pelo fato de que o elemento de apoio (11) tem em seu lado inferior (19) na região do lado frontal unilateralmente ou bilateralmente uma fase de
    Petição 870180160899, de 10/12/2018, pág. 14/15
    4/4 introdução (20) para a introdução dos elementos de mancal (10) .
BRPI0805848-2A 2007-04-02 2008-02-25 Transmissão coaxial, especialmente transmissão de eixo oco para a técnica de transmissão industrial BRPI0805848B1 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102007016182 2007-04-02
DE102007016182.6 2007-04-02
DE102007019607A DE102007019607A1 (de) 2007-04-02 2007-04-24 Koaxialgetriebe, insbesondere Hohlwellengetriebe für die industrielle Antriebstechnik
DE102007019607.7 2007-04-24
PCT/EP2008/001467 WO2008119418A1 (de) 2007-04-02 2008-02-25 Koaxialgetriebe, insbesondere hohlwellengetriebe für die industrielle antriebstechnik

Publications (3)

Publication Number Publication Date
BRPI0805848A2 BRPI0805848A2 (pt) 2011-08-30
BRPI0805848A8 BRPI0805848A8 (pt) 2017-04-25
BRPI0805848B1 true BRPI0805848B1 (pt) 2019-05-14

Family

ID=39744333

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0805848-2A BRPI0805848B1 (pt) 2007-04-02 2008-02-25 Transmissão coaxial, especialmente transmissão de eixo oco para a técnica de transmissão industrial

Country Status (10)

Country Link
US (1) US8307738B2 (pt)
EP (1) EP2132458B1 (pt)
JP (1) JP5122637B2 (pt)
CN (1) CN101652582B (pt)
AT (1) ATE533967T1 (pt)
BR (1) BRPI0805848B1 (pt)
DE (1) DE102007019607A1 (pt)
ES (1) ES2377677T3 (pt)
RU (1) RU2460920C2 (pt)
WO (1) WO2008119418A1 (pt)

Families Citing this family (36)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102007058605B4 (de) 2007-12-04 2014-06-18 Wittenstein Ag Antriebseinheit für die Antriebstechnik mit hoher Leistungsdichte mit zumindest einer Übersetzungsstufe
EP2672147B1 (en) * 2009-03-30 2020-01-01 TQ-Systems GmbH Vehicle with motor-gear unit
US11280394B2 (en) * 2009-03-30 2022-03-22 Tq-Systems Gmbh Gear, motor-gear unit, vehicle, generator with a gear, and force transmitting element
DE102010011951A1 (de) * 2010-02-12 2011-08-18 Wittenstein AG, 97999 Verspannbares Getriebe
DE102010016581B4 (de) * 2010-04-22 2024-03-07 Wittenstein Se Getriebe
DE102011002147A1 (de) 2011-04-18 2012-10-18 Wittenstein Ag Verzahnungsgeometrie
DE102012102802B4 (de) * 2012-03-30 2016-07-07 Wittenstein Ag Getriebe
DE102012104083A1 (de) * 2012-05-09 2013-11-14 Wittenstein Ag Lager für ein Getriebe
US9228651B2 (en) * 2013-03-05 2016-01-05 Karem Aircraft, Inc. Compact torque-transmitting gearbox with high reduction ratio
US11015685B2 (en) * 2013-03-12 2021-05-25 Motus Labs, LLC Axial cam gearbox mechanism
US10240666B2 (en) * 2013-03-12 2019-03-26 Motus Labs, LLC Simplified gearbox mechanism
US10428916B2 (en) * 2013-03-12 2019-10-01 Motus Labs, LLC Spiral cam gearbox mechanism
WO2014147583A1 (de) 2013-03-20 2014-09-25 Tq-Systems Gmbh Harmonisches pinring-getriebe
DE102013011799A1 (de) * 2013-07-16 2015-01-22 Wittenstein Ag Getriebe
DE102015105523B4 (de) * 2015-04-10 2024-05-02 Wittenstein Se Getriebe
DE102015105524B4 (de) * 2015-04-10 2024-01-18 Wittenstein Se Getriebe
DE102015105520A1 (de) * 2015-04-10 2016-10-13 Wittenstein Ag Getriebe
DE102015105522B4 (de) * 2015-04-10 2024-02-15 Wittenstein Se Bausatz mit einem Antriebselement für ein Getriebe
DE102015105525B4 (de) * 2015-04-10 2024-05-02 Wittenstein Se Schwenksegment
DE102015105526A1 (de) * 2015-04-10 2016-10-13 Wittenstein Ag Antrieb und Verfahren zum Betreiben eines Antriebs
RU2600574C1 (ru) * 2015-04-20 2016-10-27 Российская Федерация, от имени которой выступает Государственная корпорация по атомной энергии "Росатом" Электрическая машина с мультипликатором
DE102015119584A1 (de) * 2015-11-12 2017-05-18 Wittenstein Se Getriebe
DE102015119582A1 (de) * 2015-11-12 2017-05-18 Wittenstein Se Getriebe
DE102016122845A1 (de) 2016-11-28 2018-05-30 Tq-Systems Gmbh Harmonisches Pinring-Getriebe, Drehmomentmessvorrichtung und Freilaufanordnung
DE102017102187A1 (de) 2017-02-03 2018-08-09 Wittenstein Se Transmissionsvorrichtung und Verwendung einer Transmissionsvorrichtung
DE102017102186A1 (de) 2017-02-03 2018-08-09 Wittenstein Se Komparator und Transmissionsvorrichtung mit einem Komparator
EP3421182A1 (de) * 2017-06-29 2019-01-02 HILTI Aktiengesellschaft Elektromechanische gangwahlvorrichtung mit schrittmotor
GB201716311D0 (en) * 2017-10-05 2017-11-22 Freeflow Tech Limited Apparatus and Method
CN110056637A (zh) * 2018-01-19 2019-07-26 陈仕贤 无输出间隙的活齿传动装置
CN109356992A (zh) * 2018-12-11 2019-02-19 凌子龙 变形量可限制的双柔轮谐波减速机
AT521617B1 (de) 2019-07-26 2020-03-15 Univ Graz Tech Koaxialgetriebe
DE102019129667A1 (de) * 2019-11-04 2021-05-06 Wittenstein Se Getriebe
DE102019129660A1 (de) * 2019-11-04 2021-05-06 Wittenstein Se Koaxialgetriebe
DE102020126103A1 (de) * 2020-10-06 2022-04-07 Wittenstein Se Koaxialgetriebe mit Gleitlagerung
DE102020132794A1 (de) * 2020-12-09 2022-06-09 Wittenstein Se Koaxialgetriebe
EP4253796A1 (en) * 2022-03-29 2023-10-04 Vestas Wind Systems A/S Transmission for a wind turbine

Family Cites Families (25)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE312164C (pt)
GB153982A (en) * 1919-08-27 1920-11-25 Walter Charles Pitter Improvements in transmission gearing
US2966808A (en) * 1958-12-23 1961-01-03 Curtiss Wright Corp Power actuated hinge device
DE1182011B (de) * 1958-12-23 1964-11-19 Curtiss Wright Corp Getriebe mit mehreren Zahnraedern
US3068719A (en) * 1961-08-11 1962-12-18 Bell Aerospace Corp Mechanical drive
DE2617951C3 (de) * 1976-04-24 1979-02-08 Kurt G. 6710 Frankenthal Fickelscher Planetengetriebe
PT65597B (de) * 1975-10-11 1978-03-28 Balcke Duerr Ag Planetengetriebe
EP0116034A1 (en) 1982-08-05 1984-08-22 Gauntglen Limited Motion transmitting device
JPS59170549A (ja) * 1983-03-18 1984-09-26 Hitachi Ltd 減速装置
DE3336661C2 (de) * 1983-10-08 1985-08-14 Balcke-Dürr AG, 4030 Ratingen Planetengetriebe
CN85200923U (zh) * 1985-04-01 1986-02-12 湖北省机械研究所 传动轴承
DE3667832D1 (de) * 1985-04-12 1990-02-01 Beijing Inst Of Aeronautics An Exzentergetriebe mit oszillierenden zaehnen.
US5351568A (en) * 1993-03-19 1994-10-04 Core Industries, Inc. Rotary speed changing apparatus
US5331695A (en) * 1993-03-30 1994-07-26 Roger Bales Pivot bearing for wood frame wall bed systems
RU2165552C2 (ru) * 1996-06-05 2001-04-20 Ворошилов Александр Сергеевич Передача с промежуточными звеньями
CN2284883Y (zh) * 1996-07-12 1998-06-24 陈智 纯滚活齿传动
DE29614738U1 (de) * 1996-08-24 1996-10-24 Hirn Helmut Dipl Ing Untersetzungsgetriebe
TR199800063A3 (tr) * 1998-01-14 1999-10-21 Suekrue Altug Kemal Bagimsiz disli redüktör.
US5989145A (en) * 1998-01-30 1999-11-23 Synkinetics, Inc. In-line speed converter with low parts counts
US6416438B1 (en) * 1999-04-30 2002-07-09 ByongChol Choi Transmitting unit
KR200208549Y1 (ko) * 1999-04-30 2001-01-15 최병철 동력 전달 장치
DE10010156C1 (de) * 2000-03-04 2001-10-31 Oechsler Ag Wellgetriebe und Innenrad für ein solches Getriebe
DE10247204B4 (de) * 2002-10-10 2004-12-16 Jan Klindworth Verstellvorrichtung
US20050281500A1 (en) * 2004-06-16 2005-12-22 Hon-Yue Lin Enclosed ball bearing that automatically compensates lubricant
DE102006042786B4 (de) 2006-09-08 2008-09-11 Wittenstein Ag Hohlwellengetriebe

Also Published As

Publication number Publication date
US8307738B2 (en) 2012-11-13
US20100024593A1 (en) 2010-02-04
WO2008119418A1 (de) 2008-10-09
RU2460920C2 (ru) 2012-09-10
BRPI0805848A2 (pt) 2011-08-30
EP2132458A1 (de) 2009-12-16
CN101652582B (zh) 2012-10-03
ATE533967T1 (de) 2011-12-15
JP5122637B2 (ja) 2013-01-16
ES2377677T3 (es) 2012-03-29
CN101652582A (zh) 2010-02-17
DE102007019607A1 (de) 2008-10-16
JP2010523906A (ja) 2010-07-15
EP2132458B1 (de) 2011-11-16
RU2009115828A (ru) 2011-02-10
BRPI0805848A8 (pt) 2017-04-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0805848B1 (pt) Transmissão coaxial, especialmente transmissão de eixo oco para a técnica de transmissão industrial
BRPI1100182A2 (pt) Engrenagem de embreagem dentada
EP3232086A1 (en) Transmission mechanism
JP2018530721A (ja) 内側メッシング伝達機構
JP4897093B1 (ja) 噛合チェーン式進退作動装置
KR101035351B1 (ko) 체인 전동장치 및 체인
JP2607890Y2 (ja) ロッカジョイント
JP7181877B2 (ja) スラストチェーン装置
EP3232085A1 (en) Transmission mechanism
CN110979505B (zh) 髋关节结构及类人形机器人
JP6732069B2 (ja) 動力伝達装置のシフト機構
US20170184184A1 (en) Transmission mechanism
CN203585233U (zh) 一种双相多轴传动系统
JP4224849B2 (ja) 減速機構
US5453058A (en) High capacity phased chain for use in continuously variable transmission with V-pulleys
CN104175856A (zh) 车辆用动力传递装置
JP4452351B2 (ja) 動力伝達用チェーンベルト
RU2590797C2 (ru) Планетарная передача
JP2011196550A (ja) 最適化された歯付きプレートを有する歯付きチェーン
JP5798006B2 (ja) リンク作動装置
KR20220115928A (ko) 연속 가변 변속기용 벨트
EP4030078A1 (en) Internal engagement transmission mechanism
JP2013167344A (ja) トロイダル型無段変速機
JP6087320B2 (ja) 無段変速機
KR20230095914A (ko) 전달 시스템

Legal Events

Date Code Title Description
B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: WITTENSTEIN SE (DE)

B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 14/05/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 14/05/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS